
4 minute read
Com Neymar e sem Paquetá, começa era Diniz na Seleção
from Jornal De Fato
ele merece, até o final da sua carreira, escrever o capítulo mais bonito dessa história, que eu acho que ainda não foi escrito", completou.
A primeira convocação de Fernando Diniz acontece pouco menos de um mês antes do início das eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. No próximo dia 8, o Brasil recebe a Bolívia, em Belém. Quatro dias depois, vai visitar o Peru, em Lima.
Advertisement
A teórica facilidade no início do período de classificação e a provável vaga garantida no Mundial foram fatores que contribuíram para a escolha provisória do treinador. A tese na CBF é que no modelo de disputa atual, dificilmente a seleção ficará fora do torneio a ser disputado nos Estados Unidos, Canadá e México.
Das 10 equipes que jogam as eliminatórias da América do Sul, os seis melhores colocados se classificarão para a Copa. A sétima terá repescagem contra adversário ainda a ser definido. Até 70% das seleções sulamericanas poderão estar na próxima Copa, a primeira expandida para 48 times.
Diniz foi contratado pela CBF com contrato de um ano e, pelos planos do presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues, vai esquentar o lugar até que o italiano Carlo Ancelotti se desvincule do Real Madrid-ESP.
São Paulo e Botafogo medem forças no Morumbi
São Paulo e Botafogo duelam neste sábado, 19, às 16h, no Morumbi, pela 20° rodada do Campeonato Brasileiro. O Tricolor Paulista chega empolgado após se classificar para a final da Copa do Brasil e quer se aproximar da parte de cima da tabela. Por outro lado, o Glorioso é o líder da competição, com 13 pontos de vantagem do segundo colocado e deseja aumentar essa distância na ponta.
O Tricolor Paulista, empolgado pela vaga na final da Copa do Brasil, deve ter novidades no time titular. Afinal, existe a grande expectativa que James Rodriguez comece como titular pela primeira vez a partida.
Mas a permanência do interino não está descartada, a depender dos resultados que a seleção tiver sob o seu comando e o futebol apresentado nesses jogos. Até o final do seu acordo, o Brasil terá jogado seis rodadas das eliminatórias. Tudo está condicionado também à saída de Ancelotti da Espanha. O mandatário da Confederação está otimista que isso vai acontecer.
A escolha de Diniz foi questionada porque ele vai continuar como técnico do Fluminense, que disputa Campeonato Brasileiro e Libertadores. Isso poderia gerar conflito de interesses em convocações.
Pouco mais de 24 horas da sua primeira lista apresentada, neste sábado (19), Diniz estará à beira do campo em partida do clube das Laranjeiras contra o América-MG, pelo Nacional. A CBF pagou ao Fluminense cerca de R$ 6 milhões para contar com Diniz.
A oferta da CBF é que ele possa, em 2024, ser auxiliar de Ancelotti e, talvez, ser preparado para assumir o cargo em definitivo após o Mundial. O italiano não quer ter qualquer envolvimento com a seleção brasileira no período em que o interino estiver no comando. Essa foi também uma condição colocada pelo técnico do Fluminense
GOLEIROS
Alisson (Liverpool-ING)
Bento (Athletico)
Ederson (Manchester City-ING)
LATERAIS
Danilo (Juventus-ITA)
Vanderson (Monaco-FRA)
Caio Henrique (Monaco-FRA)
Renan Lodi (Olympique de Marselha-FRA)
ZAGUEIROS
Gabriel Magalhães (Arsenal-ING)
Ibañez (Al Ahli-ARS)
Marquinhos (PSG-FRA)
Nino (Fluminense)
Fluminense tenta reagir contra o América/MG
Além disso, para preservar alguns jogadores, o técnico Dorival Júnior deve promover algumas mudanças, porém poucas. Por sua vez, o Botafogo segue sem seu principal jogador, Tiquinho Soares. O centroavante trata de lesão no joelho e ainda vai demorar um pouco para retornar aos gramados. Contudo, o substituto do artilheiro chegou. Diego Costa já está regularizado no BID e pode fazer sua estreia no Morumbi. Além disso, o meia Gustavo Sauer, negociado com o exterior, não joga mais pelo Botafogo. Júnior Santos deve herdar a vaga e começar a partida contra o São Paulo.
Com a cabeça nas quartas de final da Libertadores onde irá encarar o OlímpiaPAR à partir de semana que vem , o Fluminense volta a campo neste sábado, 19, focado na reabilitação no Brasileirão para retornar ao G6. Em casa, no Estádio do Maracanã, o time carioca recebe o lanterna América-MG, às 18h30, pela 20ª rodada.
Atualmente, vindo de uma derrota para o Grêmio, por 2 a 1, o Fluminense aparece na sétima colocação com 31 pontos somado e fica de fora do G6 por conta dos critérios de desempate. Já o América-MG vive um momento completamente diferente. Vindo de três derrotas seguidas, o time mineiro é lanterna com apenas 10 pontos e precisa reagir caso não queira ser rebaixado.
Para o duelo, há possibilidade do técnico Fernando Diniz poupar alguns jogadores do Fluminense visando o duelo do meio de semana contra o Olímpia pela Libertadores. Mas, ele não tem novos desfalques. As baixas seguem sendo o lateral Jorge e o zagueiro Manoel.
Assim como o zagueiro Vitor Mendes que está suspenso preventivamente pelo clube por aparecer em prints da investigação do MP de Goiás envolvendo apostas de jogadores. Ele sequer tem treinado com o restante do elenco desde maio. Titular na defesa, Marlon falou sobre as dificuldades que o Fluminense terá diante do lanterna.
MEIO-CAMPO
André (Fluminense)
Bruno Guimarães (Newcastle-ING)
Casemiro (Manchester United-ING)
Joelinton (Newcastle-ING)
Raphael Veiga (Palmieiras)
ATACANTES
Antony (Manchester United-ING)
Martinelli (Arsenal-ING)
Matheus Cunha (Wolverhampton-ING)
Neymar (Al Hilal-ARS)
Richarlison (Tottenham-ING)
Rodrygo (Real Madrid-ESP)
Vinicius Junior (Real Madrid-ESP)
AGENDA JOGOS, SÁBADO (19)
SÉRIE A
16h – Inter x Fortaleza
16h – São Paulo x Botafogo
18h30 – Cuiabá x Palmeiras
18h30 – Fluminense x América
21h – Cruzeiro x Corinthians
SÉRIE B
15h30 – Avaí x Tombense
17h – ABC x CRB
17h – Ituano x Criciúma
18h – Juventude x Sampaio Corrêa
SÉRIE C
16h – Botafogo/PB x Confiança
16h – Brusque x Náutico
19h – Altos x Operário
19h – São José x Amazonas
SÉRIE D – PLAYOFFS
15h30 – Ceilândia x Caxias
16h – Athletic x Camboriú
16h – Nacional/AM x Bahia de Feira
16h – Retrô x Maranhão