2 minute read

Estudante da uFRN ganha prêmio de iniciação científica da CNPq

Next Article
WANDILSON RAmALhO

WANDILSON RAmALhO

>> Trabalho explora estratégias instrucionais baseadas em dados para o desenvolvimento do técnico em aquicultura

Advertisement

AUniversidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) foi agraciada na 20ª edição do Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), na área das Ciências Exatas, da Terra e Engenharias. Destacada pelo trabalho Estratégias instrucionais baseadas em dados para o desenvolvimento do técnico em aquicultura, Ana Júlia Santos Lopes foi aluna do curso técnico em Aquicultura integrado ao Ensino Médio da Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ).

A premiação anual contempla estudantes que apresentaram relatórios finais considerados de qualidade e de relevância para o alcance

Ana júlia Lopes é destaque nacional em iniciação científica dos objetivos dos programas em que estão vinculados. Agraciada na categoria Iniciação Científica Júnior, Ana Júlia Lopes explicou que a pesquisa dela aborda sobre o uso de dados para a área de cultivo de animais aquáticos.

“Assim, buscamos levar aos estudantes a importância de compreender como os dados são utilizados na aquicultura. Isso foi realizado através da utilização da tecnologia, conhecimento técnico e educação como ferramentas essenciais para esse aprendizado”, ela avalia que utilização dos dados na aquicultura contribui para a formação de profissionais que terão a capacidade de criar soluções inovadoras e que atendam às demandas e necessidades do público-alvo de forma mais eficaz, sustentável e inclusiva.

A estudante contou que durante a pesquisa também foi desenvolvido um aplicativo mobile com o objetivo de ampliar a divulgação do conhecimento sobre os dados, onde foram disponibilizados cursos e aulas sobre alfabeti- zação em dados e uma seção para acessar podcasts, mentores e o perfil do usuário.

A empresária da Master produções e Eventos, Liane Dantas, esposa do amigo Eronildo Pereira brindando à vida segunda, dia 10. Daqui, o nosso abraço.

Para a bolsista, a premiação representa o reconhecimento pelo trabalho desenvolvido e é uma oportunidade de inspirar a futura geração de jovens e cientistas, mostrando que é possível fazer ciência. “Dessa maneira, o desenvolvimento da pesquisa foi um momento em que pude expressar a minha curiosidade e genuíno interesse em aprender, desenvolvendo conhecimentos e compreendendo como a ciência e a tecnologia moldam o nosso mundo”, considerou Ana Júlia. Já o seu professor orientador, Anderson Dias Viana, ressaltou a importância do Prêmio para destacar a iniciação científica no Ensino Médio, demonstrando que é possível, ainda no início da formação profissional, desenvolver aptidão para a ciência.

“Ver o nome da Ana Júlia, bolsista PIBIC-EM da UFRN, como um dos bolsistas premiados na 20 ª Edição do Prêmio Destaque do CNPq foi um grande orgulho para toda UFRN. Entre os 10 bolsistas premiados, seis são de universidades do Nordeste. O programa de bolsas de iniciação científica do CNPq transforma muitas vidas por meio da inserção na ciência”, disse a pró-reitora de Pesquisa (Propesq) da UFRN, Silvana Zucolotto, parabenizando a estudante e seu orientador, pela qualidade e relevância do trabalho.

PRêmIO Nesta edição do Prêmio, há quatro categorias, que são de alunos de graduação bolsistas do Programa de Iniciação Científica; de bolsistas do Programa de Iniciação Tecnológica; de estudantes regularmente matriculados no Ensino Médio e participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica no Ensino Médio (PIBIC-EM) do CNPq; e do Mérito Institucional, que premia instituições participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) do CNPq. Os estudantes vencedores terão a participação na 75ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) custeada pelo CNPq, a ser realizada neste mês de julho, em Curitiba (PR). Além disso, também receberão valores em dinheiro e bolsas de estudo, a depender da categoria.

“G

Avião

This article is from: