
3 minute read
OPINIÃO
from Jornal De Fato
esPaÇo JoRNaLIsta MaRtINs de VasCoNCeLos
organização: CLaudeR aRCaNJo
Advertisement
eNtre(...)lINHaS
ÂNgeLa RodRIgues guRgeL
autora de Ensaio Poético e Confissões Crônicas Idealizadora da confraria Café&Poesia angelargurgel@gmail.com
Quantas “coisas” cabem nas entrelinhas de um texto? E entre as linhas do horizonte, das paredes, das quadras, da vida? Creio que não há uma resposta “certa” ou “errada” para tais perguntas, mas arrisco dizer que, nas “entrelinhas”, cabem todas as intenções, todas as revelações ou omissões daquilo que (não) dizemos ou revelamos. Que, explicitamente ou diretamente, (não) expressam uma mensagem. Portanto, as entrelinhas servem para deixar (sub) entendidas coisas que é melhor não dizer ou não deixar que o outro perceba. As conhecidas “entrelinhas” são, na verdade, excelentes metáforas para designar, de maneira sutil, o “não dito” de um texto. O “espaço vazio” da escrita onde o que não foi escrito não pode ser lido, mas pode ser tão ou mais revelador que a mensagem escrita.
Mas chega de conversa sobre as entrelinhas dos textos. Quero mesmo é falar do Entre Linhas, de Larissa Maciel, lançado dia dezenove de agosto no Ginásio Pedro Ciarlini, evento que perdi por estar trabalhando, mas pude acompanhar através das redes sociais. Esse livro é uma ode à garra, à superação. Gestado em março, mês da mulher, e lançado em agosto, mês que assinala a luta pelo fim da violência contra a mulher, o Entre Linhas de nossa repórter esportiva está repleto de histórias de garra, superação, amor ao esporte, dedicação e muito mais. Uma obra que traz relatos emocionantes do poder feminino, da força da mulher que luta para inscrever seu nome nesse segmento social ainda tão marcado pelo machismo e pelo preconceito.
O livro inteiro está lindo. Projeto gráfico bem elaborado por Raí Lopes e Augusto Paiva. Textos bem escritos. Histórias inspiradoras. Um trabalho cuidadoso e competente de uma equipe que cuidou de cada detalhe. Tive o privilégio de acompanhar todo o processo e alegrar-me com a alegria genuína de quem sabia exatamente o que queria. Sim, apesar dos traços de menina, Larissa é uma mulher forte, determinada, segura do que quer. Sua dedicação e competência estão presentes em cada etapa desse processo criativo. O Entre Linhas, mais que um livro, é uma voz feminina dando voz a outras mulheres. É uma mulher, quase menina, contando a história de coragem, superação e luta de muitas guerreiras que dedicam suas vidas ao esporte. Entre Linhas reacende nossa esperança em um mundo no qual caibam todas as nossas “feminices”...
Para além do projeto do tomo, ela ainda pensou, de forma minuciosa e carinhosa, nos detalhes do convite e do lançamento. Para alguém que, como eu, é apaixonada por livros e café, receber aquele kit foi um carinho na alma, mas Larissa não para de surpreender e, ao folhear o exemplar, encontro o meu nome entre os das pessoas a quem ela agradece. Pura generosidade. Embora honrada e feliz, eu preciso reconhecer que nada fiz para merecer tão honrosa citação, pois tudo que fiz foi testemunhar o nascimento dessa obra. Participar daqueles encontros nas manhãs de sábado, regados a café e boa prosa, foi um grande privilégio para mim. Eu, mulher que acredita na força da escrita e no poder feminino para transformar esse mundo em alguma coisa mais justa, bonita e boa de se viver, é que agradeço a você por dar luz a essa obra. Por nos apresentar essas mulheres e eternizar as suas histórias através de sua escrita.
Se você ainda não adquiriu o seu Entre Linhas, entre em contato com a autora; não perca a oportunidade de ter, em suas mãos, uma obra que veio preencher um espaço vazio de nossa literatura potiguar. Obrigada, Larissa Maciel, por não parar de nos surpreender com o seu talento e o seu pioneirismo.





dI reçÃO geral: César santos dIretOr de redaçÃO: César santos gereN te ad MINIS tra tIVa: Ângela Karina deP. de aSSINatUraS: alvanir Carlos Um produto da Santos Editora de Jornais Ltda.. Fundado em 28 de agosto de 2000, por César Santos e Carlos Santos.
FILIADO À