Confira prazos e limites do Imposto de Renda 2024
Principal 5



Principal 5
NESTA EDIÇÃO: 12 PÁGINAS OPINIÃO P2
POLÍTICA
Quase totalidade da Câmara vai mudar de partido durante “janela”
Dos 23 vereadores de Mossoró, 19 mudarão de partido. O União Brasil, do prefeito Allyson Bezerra, deverá receber 13 vereadores. O Solidariedade ficará sem nenhum.
Principal 3
COLUNA CÉSAR SANTOS
Área do Nogueirão tem
40 mil metros quadrados e valor estimado entre 42 a 45 milhões de reais
Principal 5
POLÍTICA P3
NACIONAL/OPINIÃO P4
>> Cão farejador chega do Mato Grosso para auxiliar a força-tarefa na caça aos bandidos que fugiram do presídio de Mossoró. Polícia procura casal que teria comprado roupas para os fugitivos.
Principal 6
ESPORTES
Potiguar prepara estreias e a volta de Talisson para confronto contra o Santa Cruz de Natal
Mossoró 7 e 8
DENGUE
Saúde lança guia para fortalecer combate ao Aedes aegypti
Guia vem com uma série de orientações e ações preventivas para limpeza das casas e arredores, com objetivo de inibir o avanço da dengue no RN.
Mossoró 1
Organização: Clauder Arcanjo
clauderarcanjo@gmail.com
Escritora, autora do livro Rabiscando os caminhos da prosa. v.m.j@hotmail.com
Olá, meu amigo Carlos!
Agradeço o carinho da lembrança em enviar-me tão distinta visita! Adorei o nosso amigo em comum, o Sapo – pelo menos o achei muito parecido com um espécime daqui!
Deixe-me explicar ao caro leitor dessa missiva. Meu querido e saudoso amigo português – que já passou pela transição –, Carlos, dia desses, recebeu a visita de um amigo intergaláctico e resolveu socializar essa amizade com alguns terráqueos, haja vista o visitante, depois de conhecer as terras lusitanas, entediou-se de um jeito que Carlos o mandou para o Brasil.
Não sei se mais algum brasileiro teve o privilégio de, assim como eu, hospedá-lo por alguns dias. Continuarei a carta a meu amigo, e o leitor conhecerá um pouco do que foi tão inusitada visita.
Fiquei deslumbrada com a alegria dessa criaturinha.
Não consegui localizar com exatidão de que parte do Universo se originou nosso amigo, mas não me importo com isso. Desfrutamos a convivência de dias maravilhosos!
Como bem sabes, moro no Nordeste brasileiro, especificamente na cidade de Mossoró, Rio Grande do Norte, onde o sol brilha nos trezentos e sessenta e cinco dias do ano, fato este que me levou a crer que o Sapo, vem de alguma galáxia onde o sol também é o “astro-rei”, pois jamais vira tamanha e tão rápida adaptação climática!
Acreditas que ele, em nenhum momento, reclamou do calor? Embora, sempre que eu descuidava, lá estava ele na piscina. Saiu daqui bronzeadíssimo!
Bom mesmo foi no fim de semana em que o levei à Praia da
Ponta do Mel. Nossa! Ficou maravilhado com a vasta área litorânea do nosso Estado e suas belezas naturais! Só não gostou muito da água salgada do mar, mas, em compensação... se deleitou com a água de coco verde!
Tive dificuldades em trazê-lo de volta à cidade.
Aproveitei, no caminho, para mostrar-lhe uma das muitas salinas da região, bem como os cavalinhos – extratores de petróleo –, duas das fontes econômicas da cidade. Daí foi uma longa história, pois tive que esclarecer o que sei, sobre o sal e o petróleo. Quando avistou os tanques de sal e os morros, pensou que fosse neve e arrepiou-se todo – acho que ele não gosta do frio… ou de sal. Com muita calma fui explicando que não era neve, mas, sim, sal. O coitado continuou apavorado do mesmo jeito! Percebi um certo alívio à medida que íamos nos distanciando da salina.
Na estrada, assim como eu, pareceu gostar principalmente das borboletas. De quando em vez, esticava a sua imensa língua até o para-brisa – acho que na intenção de alcançá-las.
Outro momento marcante foi mostrar e convidá-lo a provar de nossa culinária tão específica. Adorou o nosso cafezinho brasileiro, a tapioca, a paçoca de carne de sol com arroz de leite, pamonha, canjiquinha etc. Mas, acredita, não deixou mosca alguma chegar nem perto da mesa. Por que será? (Risos)
O interessante mesmo foi colocá-lo diante do linguajar aqui do Nordeste.
Realmente é muito bom poder mostrar o que de belo temos aqui nas terras potiguares.
Se ele teve alguma dificuldade com o seu “português”, não sei. Entretanto, temi por esse momento, pois o nosso “nordestinês” difere, e muito, de outras regiões. Como já sabes, o tamanho continental do nosso país faz com que haja diferentes formas linguísticas.
A princípio, percebi certa dificuldade na comunicação, mas, depois, já estava muito melhor que eu, moradora daqui há 37 anos – hoje, quase quarenta e quatro.
Aprendeu a dançar forró e xaxado em “dois palitos”; e, tem mais, todo mundo querendo dançar com ele!
Não foi fácil me despedir do meu mais novo amigo e hóspede, porém prometeu voltar!
Enfim, meu amigo Carlos, adorarei a indicação e, sempre que receberes visitas desse naipe, pode me mandar, que as receberei de braços abertos! Aliás, adoraria a tua visita também!
Adoro o inusitado!
Assim terminei a carta ao querido Carlos, amigo leitor. Realmente é muito bom poder mostrar o que de belo temos aqui nas terras potiguares. E você, como receberia esse amigo Sapo? Espero que com carinho.
Bem, já se faz tarde, a noite chegando, ouço um coaxar ao longe. Serão amigos do meu visitante Sapo dizendo que está com saudade? Também estou, também estou...
REVOADA / Em Mossoró, 19 vereadores mudarão de legendas para as eleições municipais de outubro
CÉSAR SANTOS
Da Redação cesar@defato.com
Apartir desta quintafeira, 7, e até o dia 5 de abril, é possível a desfiliação partidária para mudança de legenda por vereadoras e vereadores que queiram continuar no cargo ou pretendam concorrer ao cargo de prefeito nas eleições municipais deste ano. Já a filiação partidária para se candidatar em 2024 deve ser feita até 6 de abril, ou seja, seis meses antes do primeiro turno eleição, marcado para 6 de outubro.
As datas estão previstas no Calendário Eleitoral das Eleições Municipais, aprovado e publicado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A abertura da chamada
“janela partidária” vai alterar a composição de partidos no plenário da Câmara Municipal de Mossoró. Dos 23 vereadores, apenas quatro seguirão nas siglas atuais, enquanto 19 vão se transferir para outros partidos, em busca de melhores condições para a renovação dos mandatos.
O partido mais atingido será o Solidariedade. Nenhum dos quatro vereadores eleitos em 2024 permanecerão na legenda. Outro partido que ficará sem representantes no Legislativo mossoroense é o Progressistas, que elegeu três vereadores nas últimas eleições municipais.
Por outro lado, o União Brasil vai bombar na “janela partidária”. Pelo menos 13 vereadores se juntarão ao único mandato que a legenda tem hoje, que é do vereador Ozaniel Mesquita. O processo de transferência em massa para o União Brasil é conduzido pelo prefeito Allyson Bezerra, que foi eleito pelo Solidariedade, mas em 2023 trocou de partido para liderar o União em Mossoró. Dessa forma, a bancada do União ficará
nl@neylopes.com.br
www.blogdoneylopes.com.br
DEdilberto Barros - CMM
Plenário da Câmara Municipal de Mossoró perderá duas cadeiras a partir do pleito deste ano
com 14 vereadores (veja quadro nesta página).
O PV, que não elegeu nenhum vereador em 2020, passará a contar, provavelmente, com dois vereadores: Pablo Aires, que está deixando o PSB, e Omar Nogueira, que se desligará do Patriotas.
O Avante é outro partido
que poderá ganhar dois vereadores: Tony Fernandes e Paulo Igo, que estão deixando o Solidariedade. No entanto, a filiação de Tony e Paulo ao Avante ainda não está 100% sacramentada. Os dois vereadores têm convites de outras siglas.
Já o PSDB, que teve cassado o único mandato con-
Apenas quatro vereadores não trocarão de partido: Isaac da Casca e Carmem Júlia, do MDB; Marleide Cunha, do PT; e Ozaniel Mesquita, do União Brasil, sendo que Isaac e Carmem decidiram que não vão tentar renovar o mandato.
Isaac já anunciou que
apoiará a sua mãe, Heliane Duarte, que se filiou ao Republicanos. Já Carmem Júlia vai apoiar a candidata Plúvia, do PT. A disputa por vaga à Câmara Municipal de Mossoró será bastante acirrada, isso porque novos nomes surgiram com apoio de fortes estruturas, prin-
1 – Tony Fernandes (Solidariedade) – Avante, provavelmente
2 – Paulo Igo (Solidariedade) – Avante, provavelmente
3 – Lawrence (Solidariedade) – PSDB
4 – Marckuty da Maísa (Solidariedade) – União Brasil
5 – Ricardo de Dodoca (Progressistas) – União Brasil
6 – Francisco Carlos (Avante) – União Brasil
7 - Wiginis do Gás (Podemos) – União Brasil
8 – Lucas das Malhas (MDB) – União Brasil
9 – Costinha (MDB) – União Brasil
10 – Didi de Arnor (Republicanos) – União Brasil
quistado em 2020, Larissa Rosado, por fraude à cota de gênero, voltará a ter representante no Legislativo. O presidente da Câmara, Lawrence Amorim, sairá do Solidariedade para a sigla tucana. Larissa deixou o PSDB pelo União Brasil, por onde pretende ser candidata outra vez.
cipalmente pré-candidatos apoiados pela gestão do prefeito Allyson Bezerra.
Outro ponto a ser observado é que a Câmara perderá duas vagas no plenário, baixando dos atuais 23 vereadores para 21. A mudança é consequência do Censo Demográfico 2022, que baixou o número populacional de Mossoró para menos de 300 mil habitantes, com isso, a cidade não pode ter mais de 21 de vereadores.
11 –
12 -
13
14 –
15 –
16 –
17 -
18 - Pablo Aires
19 – Omar Nogueira
1 - Isaac da Casca (PMDB)
2 - Carmem Júlia
uas surpresas na eleição norte-americana: a ex-governadora da Carolina do Sul Nikki Haley, filha de imigrantes indianos, renunciou à sua candidatura nas primárias republicanas. Ronald Trump, que estava em silencio sobre o seu apoio à guerra em Gaza, respondeu a um jornalista, dizendo “Sim, estou do lado de Israel”.
Nessas idas e vindas da política internacional, ouvi recentemente de um motorista em Lisboa, a perplexa indagação: “não entendo como um país do nível do Brasil, com tanta tradição, fica entre lideranças do tipo Bolsonaro e Lula”. Uso esse raciocínio e digo o mesmo, em relação ao binômio Trump – Biden, numa nação, berço da democracia.
Enquanto isso, Biden já conquistou pelo menos 607 delegados nas primárias. A surpresa nesta “superterça” foi ele dividir os seis delegados da Samoa Americana, com o desafiante desconhecido Jason Palmer, que faz campanha remotamente, comunicando-se através da plataforma “zoom”. Trump, com a saída de Nikki Haley será o candidato republicano, salvo surpresa na justiça.
O que está sendo diferente de 2024? Não será simplesmente a reprise de quando Biden exaltou sua experiência em política externa e retratava Trump como perigo para interesses dos EUA no mundo. A revanche entre Trump, 77, e Biden, 81 - a primeira disputa presidencial dos EUA desde 1956 - poucos americanos querem. Pesquisas de opinião mostram que Biden e Trump têm baixos índices de aprovação entre os eleitores. Há questões levantadas sobre a idade e a acuidade do presidente Biden, 81, que enfurecem a Casa Branca. Em contraponto, os democratas pressionam agressivamente, no sentido de acusar os lapsos verbais de Trump e os seus pontos de vista draconianos, ao defender as políticas autoritárias.
“Desânimo e descrença” é o que os aliados dos EUA dizem sobre a chance de nova presidência de Trump. Temem vingança contra os interesses europeus e ele pode virar as costas para a OTAN. Como presidente, pousou com Putin e Mohammed bin Salman, da Arábia Saudita. Chamou o ditador assassino da Coreia do Norte de “muito honrado”. Elogiava homens autoritários como o turco Erdogan e o húngaro Viktor Orbán. Em conversa com o golfista profissional John Saly, afirmou que era “muito amigo” e se dava “muito bem” com Putin.
Na Casa Branca, Trump queimou o seu caminho, através de acordos e compromissos sobre mudanças climáticas, comércio, implantações de tropas, saúde pública, armas nucleares e muito mais. Espalhou informações falsas, usou linguagem inflamatória e menosprezava os líderes de nações amigas, como a Grã-Bretanha e a Alemanha.
Mesmo assim, analistas admitem que os eleitores votarão com base em suas prioridades, tais como, linha mais dura sobre a imigração, ou proteção ao seu dinheiro. As maiores influencias nesta eleição deverão ser mais para estimular o individualismo do eleitorado, do que a idade dos candidatos.
É esperar par a ver!
Leia o “blog do Ney Lopes” – informação e opinião
Genilson Alves (Pros) – União Brasil Raério Araújo (PSD) – União Brasil - Gideon Ismaias (Cidadania) – União Brasil Marrom Lanches (DC) – União Brasil Edson Carlos (Cidadania) – União Brasil Tony Cabelos (Progressistas) – União Brasil Zé Peixeiro (PMN) – Novo partido indefinido (PSB) – PV (Patriota) – PVJornal
PESQUISA / Aprovação de Lula caiu três pontos percentuais na comparação com a sondagem anterior, realizada em dezembro de 2023 Divulgação
Pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (6) aponta que 51% dos entrevistados aprovam o trabalho do presidente Lula (PT). Por outro lado, 46% desaprovam.
O levantamento ouviu 2 mil pessoas entre os dias 25 e 27 de fevereiro, em 120 municípios, e foi encomendado pela Genial Investimentos. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos.
A aprovação de Lula caiu três pontos percentuais na comparação com a pesquisa anterior, realizada em dezembro de 2023. À época, 54% dos entrevistados aprovavam o trabalho do presidente, enquan-
to 43% reprovavam.
Segundo o levantamento, 3% dos entrevistados não souberam ou não responderam.
Aprovação do trabalho que o presidente Lula está fazendo:
- Aprovam: 51%
- Desaprovam: 46% - Não sabem/Não responderam: 3%
A pesquisa indica que, entre os evangélicos, o índice de desaprovação de Lula é de 62%. Enquanto isso, 35% dos entrevistados deste público aprovam o trabalho que o presidente está fazendo.
Em relação ao levantamento anterior, divulgado em dezembro de 2023, a desaprovação entre os evan-
gélicos cresceu 6 pontos percentuais, passando de 56% para 62%. Já a aprovação caiu na mesma magnitude, de 41% para 35%.
A aprovação também é maior entre aqueles que ganham menos. Segundo a pesquisa, 61% dos entrevistados que recebem até dois salários mínimos aprovam o trabalho do presidente, enquanto 36% desaprovam.
Entre os que ganham de dois a cinco salários mínimos, 45% aprovam o trabalho de Lula, e 52% desaprovam.
De acordo com a Quaest, 54% dos entrevistados que ganham mais de cinco salários mínimos desaprovam o trabalho do presidente, enquanto 44% aprovam.
Avaliação de governo tem 35% positivo e 34% negativo
A Quaest também perguntou como entrevistados avaliavam o governo Lula de forma geral. Segundo o levantamento, 35% avaliam o governo de forma positiva. A avaliação é negativa para 34% dos entrevistados, e regular para 28%. Não souberam ou não responderam somam 3%.
Na comparação com a pesquisa anterior, a avaliação positiva do governo oscilou 1 ponto percentual para baixo (antes estava em 36%). Já a avaliação negativa cresceu 5 pontos percentuais (antes estava em 29%).
Avaliação geral do governo Lula:
- Positiva: 35%
- Negativa: 34%
- Regular: 28%
- Não sabem/Não responderam: 3%
Entre os entrevistados que afirmaram ser católicos, 42% avaliaram o governo de forma positiva, o que representa uma oscilação para cima de 1 ponto
No recorte por região, a pesquisa da Quaest aponta que a aprovação do trabalho de Lula é maior no Nordeste e no Centro-Oeste/Norte, e pior no Sul e no Sudeste.
Entre os entrevistados da região Nordeste, 68% aprovam o trabalho do presidente, enquanto 31% desaprovam. Já no CentroOeste/Norte há um empate técnico com vantagem numérica para os que aprovam Lula: 50% x 47%.
Segundo a pesquisa, a região Sul é a que registrou o maior índice de desaprovação do trabalho de Lula: 57% contra 40% dos entrevistados que aprovam. Já no Sudeste, 52% desaprovam o presidente, enquanto 44% aprovam.
percentual em comparação com a pesquisa anterior.
Por outro lado, 28% dos entrevistados católicos fizeram uma avaliação negativa do governo — 3 pontos percentuais a mais do que em dezembro.
Já entre os evangélicos, a avaliação é negativa para 48% dos entrevistados — 12 pontos percentuais a mais do que na última pesquisa. Já a avaliação positiva caiu de 27% para 22%.
C ris P iniano neto crispinianoneto@gmail.com
Paulo Pimenta admite que queda na popularidade de Lula tem a ver com declarações sobre Israel.
Paulo Pimenta, ministro da Secretaria de Comunicação Social, falou ontem sobre a pesquisa Genial/Quaest em que 35% avaliaram governo Lula de forma positiva e 34% negativa.
Lula sabia que isso iria acontecer. Mas como um homem de coragem e líder inconteste no Brasil e com uma segura liderança se expandido mundialmente, tendo saído há poucos meses da presidência do Mercosul e assumindo atualmente a presidência do G-20 e dos BRICs, Lula não pode se limitar a posturas tímidas.
O genocídio que Israel está provendo contra os palestinos precisa ser denunciado, mas como se sabe ele mexeu com um dos maiores tabus da humanidade cristã, que é a tese supremacista de “nação escolhida por Deus”, a meu ver, mais supremacista que a teoria da “Raça Ariana” desenvolvida por Hitler e que mobilizou uma banda do mundo contra os judeus, assim como Israel hoje mobiliza uma banda do mundo e 90% do Brasil contra os palestinos, como se todos os palestinos fossem terroristas do Hamas, do Hezbolah e da Jihad Islâmica.
Lula chutou o pau da barraca, de caso pensado. E perdeu temporariamente aqui dentro, mas está ganhando estampa de grande líder internacional. Lula é o novo Nelson Mandela, que aliás, disse, na década de 90 que mais importante que a eleição dele na África do Sul iria ser a de Lula no Brasil.
A s mídias sociais mostram que “traduzindo a pesquisa Quaest. A aprovação do governo Lula continua positiva. Ocorreu uma oscilação de 3% de queda da aprovação. O principal núcleo de queda foi o evangélico. É importante ressaltar que toda a estrutura de comunicação da extrema direita está focada nesse núcleo. Além da questão de Israel que ouve um trabalho midiático grande batendo no presidente existe também a fake news do Marajó. Outra coisa que foi percebida é que as pessoas estão com dificuldade de separar responsabilidade de estudos com responsabilidades do governo federal. Além disso, elas não estão sentindo no dia a dia a melhora da economia porque o setor de serviços e de alimentação tem sobrecarregado o trabalhador. Mas o mais importante é que a informação governamental não está chegando à população e isso contribui para uma visão negativa do governo”.
Concordamos em Lula dar um foco na política interna nos próximos meses para recuperar a aprovação e ganhar gordura para ser queimada na eleição. A direita está viva e pulsando desesperadamente para desgastá-lo.
Bolsonarismo veta livro do meC de Bolsonaro
Nos últimos dias, o bolsonarismo fez o maior ‘auê’ com o fato do livro ‘O avesso da pele’ estar na relação das publicações distribuídas pelo MEC. O que eles não sabiam é que o livro foi aprovado em edital feito pelo governo de Bolsonaro e sua inclusão no plano pedagógico feita a pedido de uma escola. ‘O avesso da pele’ de Jefferson Tenório, venceu o Prêmio Jabuti, em 2021 e traz essencial debate sobre o racismo que assola nosso País. Os tempos obscuros teimam em nos assombrar, mas seguiremos combatendo o conservadorismo hipócrita e mentiroso do bolsonarismo.
Falta enterrar
A extrema direita e o ‘bol-
soNAZISMO’ estão mais vivos do que nunca. Muita gente que eu conheço virou evangélico. As cabeças são fracas. A direita está muito forte no mundo todo. Não importa o que Lula fizer, mesmo que a economia esteja bombando, emprego, etc. Isso pouco vai adiantar.
Quem CumPre metas
Haddad cumpriu 57% das metas como Prefeito. 10 metas ficaram entre 75% e 100% de conclusão, 27 ficaram entre 50 e 75%, 11 entre 25 e 50% e apenas 4 não chegaram a 25% de conclusão. Foi considerado o pior prefeito da história… O Nunes não cumpriu nem 5% e tem a redação da folha e do Estadão mamando ele 24 horas por dia. A isonomia da imprensa paulista é admirável.
NOVAS REGRAS/ Ficam isentos de apresentar a declaração os contribuintes que receberam até R$ 24.511,92 no ano passado
Oprazo de entrega do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) em 2024 começa em 15 de março e vai até 31 de maio. A Receita Federal divulgou nesta quarta-feira, 6, as regras para a declaração do IRPF, com ano-base 2023.
A expectativa da Receita é de receber 43 milhões de declarações. Em 2023, foram recebidas 41.151.515 declarações. O programa de declaração do Imposto de Renda será liberado para download também a partir do dia 15 de março, com versões para desktop e celular (Android e iOS).
EmrazãodaLei14.663/2023 houve alteração nas tabelas progressiva anual e suas faixas, nos limites para obrigatoriedade de entrega anual e nas regras para inclusão de dependentes (pais, avós, bisavós).
Com as novas regras, ficam isentos de apresentar a declaração os contribuintes que receberam até R$ 24.511,92 no ano passado.
A entrega da declaração do IRPF será obrigatória para quem recebeu em 2023 rendimentos tributáveis acima de R$ 30.639,90. No ano passado, esse limite estava em R$ 28.559,70.
Também está obrigado a declarar quem recebeu rendimentos isentos e não tributáveis tributados exclusivamente na fonte que ultrapassaram R$ 200 mil, ante os R$ 40 mil do ano passado; quem obteve receita bruta da atividade rural de R$ 153.199,50, contra R$ 142.798,50 em 2022; quem tinha posse ou propriedade de bens e direitos, inclusive terra nua, superior a R$ 800 mil, até 31 de dezembro de 2023.
A Receita disse que, com as alterações na tabela, quase 4 milhões de contribuintes ficarão desobrigados a preencher a declaração. Para facilitar a vida do cidadão, a Receita criou um bot interativo que auxiliará a saber se a entrega da declaração é obrigatória ou não. A ferramenta também auxiliará com outras dúvidas no preenchimento do IR.
O preenchimento da declaração também é obriga-
tório para quem obteve, em qualquer mês, ganho de capital na alienação de bens ou direitos sujeito à incidência do Imposto; realizou operações de alienação em bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas: cuja soma foi superior a R$ 40 mil ou com apuração de ganhos líquidos sujeitas à incidência do imposto; quem optou pela isenção do Imposto sobre a Renda incidente sobre o ganho de capital com a venda de imóveis residenciais e tenha aplicado o ganho na aquisição de imóveis residenciais localizados no país, no prazo de 180 dias.
Em razão da Lei 14.754/2023, a chamada Lei das Offshores, também é obrigatória a declaração referente a bens e direitos no exterior para quem optou por detalhar bens da entida-
de controlada como se fossem da pessoa física; possuir trust no exterior ou deseja atualizar bens no exterior.
Quem não entregar dentro do prazo fixado, está sujeito a multa mínima de R$ 165,74 e valor máximo correspondente a 20% do Imposto sobre a Renda devido.
Quem optar pela declaração simplificada, terá um desconto “padrão” de 20% na renda tributável, limitado a R$ 16.754,34, mesmo valor do ano passado.
Caso o contribuinte não opte pelo desconto padrão, o valor da dedução por dependente permanece R$ 2.275,08, o mesmo ocorre com o limite anual das despesas com instrução (ensino infantil, fundamental, médio, técnico e superior), que ficou em R$ 3.561,50 e a isenção para maiores de 65 anos.
F J DE SOUZA FILHO & CIA LTDA, CNPJ N.º 40.764.672/0001-98, torna público que está requerendo ao Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte – Idema a LRO para a Comercio Varejista de Madeira e Artefatos, localizada a Rua Luiz Cirilo, 13, Centro, Areia Branca/RN.
Francisco José de Souza Filho Socio Administrativo
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
PREGÃO ELETRÔNICO Nº 90004/2024 - UASG 153033
Nº Processo: 23091.011978/2023-76. Objeto: Registro de preços para aquisição de material para manutenção de bens imóveis.
Total de itens: 315. Entrega das Propostas: a partir de 07/03/2024 às 08:00hs no site www.gov.br/compras. Abertura das Propostas: 21/03/2024 às 09:00hs (horário de Brasília). Edital disponível no site http://licitacao.ufersa.edu.br/noticias/ e ainda no site www.gov.br/ compras. Para informações: (84) 3317 8292 ou 8293. Mossoró-RN, 06 de março de 2024 Márcio Eider de Medeiros Silva Diretor da Divisão de Aquisição de Material e Serviços
PREFEITURA MUNICIPAL DE RIACHO DA CRUZ/RN
Objeto: Contratação de empresa especializada na execução de serviços de obras de pavimentação de vias públicas no Perímetro Urbano do municipio de Riacho da Cruz CR: 945487/2023, conforme Projeto Básico anexo aos autos do processo; Tipo: Menor preço global; Sessão Pública ás 09h do dia 27/03/2024. O edital e todos anexos estão disponível download no endereço eletrônico: https://www.riachodacruz.rn.gov.br/ ou pelo email: licitacao@riachodacruz.rn.gov.br
Riacho da Cruz/RN, 06 de março de 2024.
ANDERSON
cesar@defato.com
OEstádio Manoel Leonardo Nogueira está encravado numa área de 40 mil metros quadrados, com frente para a Avenida João da Escóssia, a mais valiosa do bairro Nova Betânia, zona oeste de Mossoró. O metro quadro desta área é avaliado entre R$ 1.200 a R$ 1.500, o que significa que os quatro hectares do Nogueirão têm um valor imobiliário estimado entre R$ 42 milhões a R$ 45 milhões. Já a construção de uma arena multiuso, com capacidade para 15 mil pessoas, tem custo de mercado entre R$ 20 milhões a R$ 25 milhões. Numa matemática simples é possível afirmar que a permuta do Nogueirão, levando em conta os números acima, proporcionará uma “sobra” de R$ 20 milhões a R$ 25 milhões. Ou seja, a sobra dá para construir mais um Nogueirão. Talvez, e provavelmente, esses números milionários expliquem a correria dos que querem enterrar o Nogueirão para permutar a valiosa área. É muita grana. Os desportistas mossoronses e sociedade como um todo não podem ficar silente diante da ameaça de atrocidade com o bem público. É preciso combater o coveiro do Estádio Municipal Manoel Leonardo Nogueira.
Daqui a exatos 30 dias, se encerrará o prazo de filiação partidária para quem pretende disputar as eleições de 6 de outubro. Também é a data-limite para a desincompatibilização. Teremos, a partir de então, o cenário das eleições municipais. É quando o jogo começa a ser jogado pra valer.
1 2 3 4
A Assembleia Legislativa vai indicar um nome da Casa, precisamos ter representatividade no TCE”
LUIZ EDUARDO
Deputado estadual sobre a indicação de futuro conselheiro do Tribunal de Contas do Estado
Há uma posição na Assembleia Legislativa que o próximo conselheiro do TCERN, a ser indicado pela Casa, tem que sair dos seus quadros. Os deputados entendem que eles são pouco representados, haja vista que a Corte tem hoje apenas um ex-deputado em seus quadros, que é Poti Júnior.
A desembargadora aposentada Zeneide Bezerra receberá nesta sextafeira, 8, o Tributo Ana Floriano, da Prefeitura de Mossoró. A solenidade ocorre no Dia Internacional da Mulher, no auditório da OAB, às 17h.
Projeto do vereador Costinha (MDB), aprovado na Câmara de Mossoró, reconhece a utilidade pública da Diocese de Santa Luzia de Mossoró. Justificada na promoção de ações de cunho pastoral e social.
O presidente nacional do PSDB, Marconi Perillo, vem ao Rio Grande do Norte para comandar um dia de filiação ao ninho tucano. Será na quarta-feira, 13, na Assembleia Legislativa, às 9h.
Os barzinhos do Nova Betânia não têm do que se queixar de Tatu e Martelo. Desde que eles fugiram do presídio federal, que a clientela aumentou com os homens da força-tarefa.
A próxima indicação da Assembleia Legislativa é para a vaga do conselheiro Tarcísio Costa, que se aposentará aos 75 anos em maio próximo. O deputado Gustavo Carvalho (PSDB) avançou bastante na articulação para ser o indicado. Nos bastidores, ele visto como favorito ao cargo no TCE-RN.
O deputado George Soares (PV) é o principal adversário de Gustavo pela vaga na Corte de Contas. Ele tem apoio da bancada governista, que é minoria na Casa. Já o deputado Tomba Farias (PSDB) corre por fora, mesmo apoiando, de público, a indicação de Gustavo Carvalho
Os técnicos administrativos da Ufersa vão deflagrar greve a partir de segunda-feira, 11. A categoria luta por recomposição salarial e reestruturação da carreira. A paralisação começa pelo campus de Mossoró. Depois, chegará a Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros.
O deputado Adjuto Dias vai trocar o MDB pelo Republicanos para ser candidato a prefeito de Caicó. Se conseguir, ele se afastará do cargo por 90 dias para fazer a campanha. Daí, o vereador Isaac da Casca (MDB) assumirá o mandato na ALRN.
Jornal de Fato
Operação chega a 23 dias com mais pistas e rastros
As buscas aos dois presos que conseguiram escapar da Penitenciária Federal em Mossoró completam 23 dias nesta quintafeira (7), sendo considerada já uma das maiores operações de recaptura humana dos últimos anos.
Passados mais de três semanas da fuga, as forças de segurança pública federal e estaduais seguiam nesta quarta (6) com a caçada à dupla de fugitivos, pelo menos até o fechamento desta matéria, no começo da noite de ontem.
Buscas aos fugitivos / Ação de captura dos dois presos que escaparam da Penitenciária Federal em Mossoró há mais de três semanas conta agora com cão farejador e dois agentes especializados em recaptura em matéria publicada pelo site na tarde de ontem.
A informação que circulou na tarde desta quarta é de que a força-tarefa intensificava as buscas a Deibson Nascimento e Rogério Mendonça nas imediações do Parque Nacional da Furna Feia, situado em uma extensa área de mata localizada entre as cidades de Mossoró e de Baraúna, na região do presídio federal potiguar, onde se concentram as ações de caça aos dois fugitivos desde o último dia 14, data da fuga deles da unidade considerada de segurança máxima.
Bio), o parque abriga ao menos 207 cavernas em seus mais de 8,5 mil hectares, e, pelo menos, outras 44 distribuídas pela chamada zona de amortecimento, ao redor da unidade; sendo que cada hectare corresponde às medidas aproximadas de um campo de futebol oficial. Segundo informa o site oficial do ICMBio, a área conta com vegetação da caatinga, com relevo predominante de planícies, com cursos d’água, sítios arqueológicos, cavernas, e a presença de espécies de roedores. A página oficial do Instituto informa também que o local é destinado a visitações durante a semana restritas a atividades pedagógicas e de cunho científico. Mas a informação é de que o parque, por questão de segurança, está com as visitas suspensas desde que a fuga da Penitenciária Federal em Mossoró se tornou pública. “Estamos mantendo as atividades de gestão da unidade, mas, como há um monte de policiais, um monte de gente, rodando pela região, suspendemos as visitações”, disse à Agência Brasil o gestor do parque, Leonardo Brasil de Matos Nunes,
voltado a concentrar buscas
Um cão farejador e dois agentes do estado do Mato Grosso chegaram ao Rio Grande do Norte nesta quarta-feira (6) para reforçar as buscas pelos dois presos que conseguiram escapar da Penitenciária Federal
em Mossoró no último dia 14. A equipe do Centro-Oeste do país desembarcou no aeroporto da Grande Natal no fim da manhã de ontem e seguiu para a região de Mossoró, no interior potiguar.
Casal flagrado por câmeras em loja de Baraúna estaria comprando roupas para fugitivos
Um casal foi flagrado por câmeras de segurança da própria loja comprando, o que seriam, roupas para os dois pre-
sos que conseguiram escapar da Penitenciária Federal em Mossoró no último dia 14. As imagens circularam na tarde
O veículo acrescentou ainda que o gestor limitouse a confirmar que as buscas policiais ocorrem ‘“também”’ no interior do parque. “Fomos orientados a não dar informações referentes às buscas locais,” afirmou ele, segundo a reportagem. No domingo
A Secretaria de Segurança Pública do MT informou que o cão “Fúria” e os dois policiais penais mato-grossenses são especialistas em recaptura humana; e destacou que o animal é treinado em farejamento. A expectativa é de que o cão farejador e os dois agentes participem das ações em área de mata e de outras atividades de buscas que estão sendo desenvolvidas há mais de três
desta quarta-feira (6), em redes sociais de veículos especializados na cobertura do setor policial no estado.
Os vídeos mostram um homem e uma mulher no interior de uma loja de roupas, localizada em Baraúna, comprando camisetas,
(3), os fugitivos invadiram uma propriedade na zona rural de Baraúna em busca de celular, dinheiro e comida. Um homem teria sido abordado por eles e contado ter sido até ameaçado se comunicasse o fato à polícia, que realizou diligências pela região, mas ainda sem desfecho sobre o paradeiro dos fugitivos.
semanas, desde a fuga dos dois presos da penitenciária federal potiguar.
“Os policiais penais Leudyson Arruda e Jezial Marques, do Serviço de Operações Especiais (SOE), da Polícia Penal, junto com o cão treinado, devem contribuir de forma decisiva com mais essa operação de buscas”, ressaltou a secretaria de Segurança de MT, no último
bermudas e outros itens de vestuário. A informação é de que as investigações policiais apontariam que o casal estaria adquirindo na ocasião roupas para os dois fugitivos.
De acordo com o site Fim da Linha, a polícia chegou a essa pista porque, na
fim de semana, ao confirmar a vinda da equipe para auxiliar na caçada aos dois fugitivos em solo potiguar. Na ocasião, a secretaria pontuou que seria uma missão difícil, tendo em vista que os trabalhos de buscas já se estendiam por semanas, mas enfatizou que a equipe está empenhada e disposta a trabalhar pela captura dos dois fugitivos.
A liberação do cão e dos agentes atendeu uma solicitação da Secretaria Nacional de Políticas Penais feita ao Governo de Mato Grosso, por meio da Polícia Penal e das secretarias de Segurança Pública e de Administração Penitenciária. Até o fechamento desta matéria, ainda não havia informação sobre a chegada da equipe em Mossoró e nem sobre o início na participação das buscas.
casa do mecânico detido na semana passada, suspeito de ajudar os fugitivos, havia etiquetas de roupas de uma loja do local, onde as buscas se concentram, perto da divisa com o Ceará.
Ainda conforme o site, os investigadores conse -
guiram identificar que as peças, duas bermudas, quatro camisas e dois bonés, foram compradas por um homem e uma mulher, ambos com mandado de prisão em aberto. A informação é de que a compra do material teria ocorrido no último sábado (17).
CASO DE PROPINA / Magistrados entenderam que o juiz Marcelo Bretas não deveria julgar o caso; ação penal pode ser reiniciada
Por Folha P ress
OTRF-2 (Tribunal Regional Federal da 2ª Região) anulou nesta quarta-feira, 6, a condenação do ex-presidente do COB (Comitê Olímpico do Brasil) e do ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral no caso do suposto pagamento de propina para levar os Jogos Olímpicos de 2016 para o Rio de Janeiro.
Os magistrados da 1ª Turma Especializada entenderam que o juiz Marcelo Bretas não tinha competência para julgar o caso. A decisão, na prática, anula a sentença imposta pelo titular da 7ª Vara Federal do Rio de Janeiro.
A decisão já era esperada após o próprio Bretas declarar sua incompetência para julgar a ação penal em que Cabral é acusado de receber propina do empresário Arthur Soares.
Esse processo tem ligação direta com o de Nuzman, porque o empresário teria sido a fonte do suposto pagamento de US$ 2 milhões (R$ 10,6 milhões, na cotação atual) ao senegalês Lamine Diack, membro do COI (Comitê Olímpico Internacional) morto em 2021.
A ação penal poderá ser retomada por outro juiz, mas há possibilidade do crime estar prescrito para
Nuzman, já que o prazo para abertura de processo contra idoso é menor —o ex-presidente do COB tem 81. Em nota, a defesa de Cabral afirmou que segue "batalhando para que estes danos irreparáveis da famigerada Operação Lava Jato sejam, ao menos, minimizados". Os advogados de Nuzman não se pronunciaram.
Nuzman foi condenado a quase 31 anos de prisão, e Cabral, a 10 anos e 8 meses sob acusação de envolvimento no pagamento de propina a Diack para a compra de votos no COI para a escolha da sede dos Jogos Olímpicos de 2016. Nuzman sempre negou a acusação. Afirmou que não tinha conhecimento de
nenhum pagamento e que a escolha do Rio de Janeiro foi resultado do esforço empenhado pelo comitê de candidatura.
Sua defesa também disse que o caso investigado tratava de uma possível corrupção privada, crime não previsto na legislação brasileira. O magistrado entendeu, porém, que o COB é uma entidade de caráter público e que Nuzman contou com benefícios conferidos a "seletos funcionários públicos", como passaporte diplomático, durante a campanha.
O dirigente chegou a ficar preso preventivamente por 15 dias, mas foi solto por habeas corpus do STJ (Superior Tribunal de Justiça). A investigação levou à renúncia do carto -
Ministério Público espanhol pede prisão para Ancelotti por suposta fraude
O Ministério Público da Espanha anunciou nesta quarta-feira, 6, que vai pedir quatro anos e nove meses de prisão para o técnico do Real Madrid, o italiano Carlo Ancelotti, que deverá ser julgado em breve por suposta fraude fiscal.
Em comunicado, o MP de Madri declarou que "solicita quatro anos e nove meses de prisão" para o treinador, acusa -
do de ter fraudado o Tesouro espanhol em mais de um milhão de euros (R$ 5,3 milhões na cotação atual) entre 2014 e 2015, ao não declarar seus rendimentos de direitos de imagem.
O anúncio ocorreu horas antes do jogo de volta entre Real Madrid e RB Leipzig, pelas oitavas de final da Liga dos Campeões, após a vitória merengue por 1 a 0 na Alemanha.
Em julho do ano passado, a Justiça madrilena já havia anunciado que levaria o treinador a julgamento, após três anos de investigação. No entanto, o processo ainda não tem data marcada, informou o Ministério Público à AFP.
Segundo o MP e a administração fiscal, o treinador italiano declarou seus rendimentos como técnico do Real Madrid
Léo Ortiz desembarcou no Rio de Janeiro na noite desta terça-feira, 5. Após se despedir do Bragantino, o zagueiro de 28 anos está em vias de ser anunciado oficialmente pelo Flamengo. Em suas primeiras declarações, além de falar o trivial de sonho por títulos e o orgulho de vestir rubro-negro, elogiou o Ninho do Urubu.
encontrar Tite, técnico que o convocou para a seleção brasileira pela primeira vez em 2021.
la da presidência do COB após 22 anos no comando da entidade.
Cabral também negou, inicialmente, a acusação. Chegou a classificar em interrogatório a acusação da Procuradoria como um "preconceito racial".
Contudo, o ex-governador mudou a estratégia de defesa, decidiu confessar e, em novo depoimento, confirmou o pagamento de propina. Ele afirmou que o dinheiro repassado compraria até nove votos, citando ex-atletas estrangeiros.
Disse também que o presidente Lula (PT) e o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), ambos à época no cargo, sabiam do pagamento. Eles negam.
em 2014 e 2015, mas não os procedentes de direitos de imagem e outras fontes, como imobiliário.
Segundo o órgão, esta omissão foi voluntária, uma vez que Ancelotti recorreu a uma rede "complexa" e "confusa" de empresas "para canalizar a cobrança de direitos de imagem", ressalta o comunicado.
Desta forma, "simulou" a cessão de seus direitos de imagem para entidades "sem atividade real" com sede fora de Espanha, "buscando assim a opacidade face ao Tesouro Público espanhol", acrescenta.
“Esses últimos meses já foram de ansiedade muito grande porque deu para sentir o tamanho da torcida do Flamengo e a toda repercussão que se deu nas redes sociais. E todo o carinho que já foi demonstrado por mim desde o início”, Léo Ortiz também não escondeu a alegria de re -
“Cara que pude conhecer na Seleção. Ele foi um fator muito primordial para que eu viesse. Estou muito ansioso para trabalhar não só com ele, mas com meus companheiros também, conhecer todos e poder conquistar muitas vitórias com essa camisa”.
Marcos Braz garantiu que Léo Ortiz será inscrito no Campeonato Carioca para disputar as semifinais e a final se o Flamengo se classificar. “Com certeza o Léo estará nas semifinais e nas finais do Campeonato Carioca”, disse Braz à FLA TV.
ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA
O Presidente da COOPERMIL – Cooperativa Regional Mista do Apodi, no uso das suas atribuições legais e tendo em vista o que dispõe o Art. 22 “caput” e Art. 48 inciso VIII c/c o Art. 49 inciso IV do Estatuto Social, convoca os senhores associados desta Cooperativa, e em pleno gozo de seus direitos Sociais, para se reunirem em ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA (AGO) a ser realizada no dia 23 de março de 2024, no parque industrial Diomédio Alves da Silva, situado à rua Manoel Pedro Viana, 310, Cruz de Almas em Apodi/RN, nos seguintes horários: 1ª (primeira) convocação às 07h30min (sete horas e trinta minutos) com a presença de 2/3 (dois terços) do número de associados; em 2ª (segunda) convocação às 08h30 (oito horas e trinta minutos) com a presença de metade e mais um dos associados ou ainda em 3ª (terceira) e última convocação às 09:30 (nove horas e trinta minutos) com no mínimo 10(dez) associados com direito a voto para deliberarem sobre o seguinte:
ORDEM DO DIA
Assembleia Geral Ordinária (AGO): 1) Apreciação das Contas dos Órgãos de Administração, compreendendo: a) Relatório da Gestão; b) Balanço Patrimonial; c) Demonstração das Sobras ou Perdas; d) Parecer do Conselho Fiscal referente ao exercício de 2023; 2) Destinação das Sobras Apuradas ou Rateio das Perdas. 3) Eleição dos Componentes do Conselho Fiscal para o período de abril de 2024 a março de 2025; 4) Fixação do Valor dos Honorários, Gratificações e Cédula de Presença dos Membros do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal. 5) Discussão sobre a Lei 14.166. 6) Outros assuntos não deliberativos de interesse dos associados.
Para efeitos legais e estatutários declara-se que o número de associados é 1.062 para instalação do quórum.
Apodi-RN, 06 de março de 2024.
José Ezinaldo Duarte Presidente
Bruno Kelly/Reuters Divulgação Carlos Arthur Nuzman deixa a Cadeia Pública José, no Rio de Janeiro, onde ficou preso por um mês em 2017 Ortiz posa com a camisa do Flamengo na chegada ao RioESTADUAL / Atacante retorna depois de um período lesionado; Arthur, Jáder, André Gomes e Wilson são novidades
OPotiguar irá estrear no segundo turno do Campeonato Estadual neste sábado, 9, contra o Santa Cruz de Natal, em Assú. O jogo deve marcar a volta do atacante Talisson após um período inativo devido à lesão no joelho, e a estreia de pelo menos quatro jogadores: o zagueiro Arthur Henrique, os laterais Jáder e André Gomes, e o meia-atacante Wilson.
Talisson voltou aos treinos e, nesta semana, ele tem sido utilizado entre os titulares, formando a linha de frente com Wilson e Pedrinho. O atleta vem treinando forte, fazendo movimentos bruscos, o que demonstra estar recuperado de uma contusão no joelho.
Ele iniciou bem a tem -
porada, com boa atuação e fazendo gol na Pré-fase da Copa do Nordeste, mas sofreu a lesão no joelho. Seu último jogo oficial foi contra o Botafogo Paraibano, há quase dois meses. No amistoso de sábado, 2, contra o Força e Luz, Talisson entrou no segundo tempo.
Arthur Henrique, Jáder, André Gomes e Wilson também estão sendo aproveitados na equipe titular, o que indica sua estreia no sábado, no Estádio Edgar Montenegro. Wilson, na verdade, é uma reestreia, pois ele é velho conhecido dos alvirrubros.
Todos os quatro foram contratados para reforçar o elenco para a sequência do campeonato, junto com o volante Dutra e o goleiro Diego Almeida.
Considerando as ativi -
dades, dois esquemas táticos estão sendo trabalhados: um com dois zagueiros e o outro com três zagueiros, sendo este último a tendência para sábado, com Arthur formando o trio de defensores junto com Douglas e Anderson Júnior. Assim, a provável onzena será Oliveira, Arthur, Douglas, Anderson Júnior; Jader, Geovani Silva, Walber e André Gomes; Wilson, Talisson e Pedrinho.
Na movimentação desta quarta-feira, no campo da Ufersa, o técnico Robson Melo trabalhou a parte tática a fim de ajustar a saída de bola rápida e a marcação por pressão em linha alta. A bola parada, com falta nas laterais e frontal, também foi apurada.
Marcos s antos
msantos@defato.com
Sobre o Baraúnas levar o jogo contra o América para Natal e não para Assú, o que rendeu pauta no noticiário esportivo local e também nas redes sociais, é um tema complicado. Óbvio, a questão técnica foi levada para escanteio, dando ao América, teoricamente, o resultado de bandeja, ao contrário se o jogo fosse em Assú, campo apertado do Edgarzão, gramado aquém de uma Arena das Dunas. Onde quer que seja o local do embate, o América é favorito, mas as dificuldades tendem a ser maiores fora de Natal, em campo menor, enfrentando viagem.
Por outro lado, a questão financeira de um clube que saiu há pouco de uma segunda divisão, que enfrenta problemas financeiros e agora sublinhados após o fechamento do Estádio Nogueirão. Lá atrás, quando se planejou a temporada, certamente ninguém do Baraúnas imaginava a interdição do estádio. Então, houve esse fato novo e terrível, o que por consequência aumentam os problemas para o clube.
Para sanar, precisa-se de apoio financeiro, usar régua e compasso, vê possibilidades, para evitar o pior. O Baraúnas foi atrás da Prefeitura. De acordo com o presidente Lima Neto, uma audiência com o prefeito Allyson Bezerra ainda está em compasso de espera após solicitação feita há três semanas. A ideia era ter um sinal do município para viabilizar a logística para o jogo em Assú. Deu com os burros n’água.
Sem esse sinal, surgiu a alternativa de levar jogo para Arena, com a despesa (hospedagem e transporte) provavelmente bancada pela Federação. O que convenceu a diretoria leonina, em que pese interesses mútuos.
Possibilidades de retorno? Há cenários, elementos, para acreditar em um público melhor em comparação se o jogo fosse em Assú. Também não acreditamos que o Baraúnas irá encher o bolso de dinheiro, mas tem possibilidades de evitar um prejuízo.
A questão é que a ficha está caindo, reflexos do Nogueirão fechado, trazendo tempos bicudos para o futebol mossoroense. E se seguir sem o apoio necessário, a coisa só tende a piorar.
O Botafogo/RJ acertou a contratação do goleiro Raul, destaque do São Luiz de Ijuí/RS. O clube carioca pagou a multa rescisória para acertar com o jogador de 26 anos, que irá se apresentar imediatamente e já não enfrenta o América de Natal na próxima semana pela Copa do Brasil.
Vitinho
O atacante Vitinho retornou ao Santa Cruz de Natal e será reforço do time para o duelo com o Potiguar neste sábado, em
Assú. O atleta estava defendendo o Bahia de Feira por empréstimo. Vitinho também irá reencontrar o ex-clube, o Potiguar, em que esteve ano passado, na Série d, antes de se transferir para o futebol baiano.
no BID
d os jogadores que o Potiguar contratou para o segundo turno do Estadual, faltam cair no Bid, da CBF, o goleiro d iego Almeida, o lateral-direito Jáder e o volante d utra. Os demais (André Gomes, Arthur Henrique e Wilson) já estão regularizados. O Bid é o sistema eletrônico
que regulamenta a situação do jogador.
Janela do bilhão
Pela primeira vez desde a criação da janela de transferência em 2022, os times da Série A ultrapassaram a casa do bilhão de reais em contratações. Até aqui, os 20 clubes da elite do futebol brasileiro gastaram R$ 1.055.418.000,00. Os cofres abertos deste início de temporada mostram que as equipes mudaram o comportamento em relação às últimas janelas e algumas delas reforçadas pela chegada da Sociedade Anônima do Futebol (SAF)
Rio – O Vasco enfrenta o Água Santa nesta quintafeira, 7, em partida única válida pela 2ª fase da Copa do Brasil, em São Januário, na zona norte do Rio, às 20h. Em caso de empate, diferentemente da rodada anterior, força a decisão por pênaltis.
Na fase anterior, o Vasco da Gama venceu o Marcílio Dias-SC por 3 a 1, fora de casa. Além disso, o Gigante da Colina se classificou para a semifinal do Campeonato Carioca, onde enfrenta o Nova Iguaçu, e vem de uma invencibilidade de 7 jogos, com 5 vitórias e 2 empates no período.
Para avançar de fase na Copa do Brasil, o Vasco
conta com a boa fase dos estrangeiros, o francês Payet e o argentino Vegetti, e o apoio maciço de sua torcida, que irá lotar o São Januário. O provável time será Léo Jardim; Paulo Henrique, João Victor, Medel, Léo e Lucas Piton; Zé Gabriel (Juan Sforza), Pablo Galdames e Dimitri Payet; Adson (David Corrêa) e Pablo Vegetti.Já o Água Santa, venceu por 2 a 1 o JacuipenseBA, em casa, para garantir a classificação. No Campeonato Paulista, o Netuno enfrenta o Corinthians na última rodada. Em terceiro lugar no grupo B, a equipe ainda tem chances de ficar em segundo e assegurar uma vaga no mata-mata.
Jornal
ENFRENTAMENTO / D ocumento conta com orientações e ações preventivas para limpeza das casas e arredores
EDINALDO MORENO
Da Redação
ASecretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) lançou um guia com uma série de orientações e ações preventivas para limpeza das casas e arredores, além de outros prédios em geral, incluindo um checklist que deve ser feito ao menos uma vez por semana. A Sesap explica que o enfrentamento à dengue passa principalmente pelo combate ao seu principal vetor, que é o mosquito Aedes aegypti.
O documento de inspeções a imóveis é para identificar situações de riscos para proliferação do mosquito. Ainda de acordo com a pasta estadual, o guia foi pensando a partir de dados que apontam que mais de 70% dos focos de mosquitos estão nas residências.
A Secretaria de Saúde do estado destaca que para realizar uma boa inspeção nos imóveis os responsáveis devem seguir alguns passos. O documento traz dois passos para a inspeção da parte externa dos imóveis.
No primeiro, a Sesap ressalta que ao iniciar a vistoria da parte externa (quintais, calçadas e terraços) é necessário estar atento à presença de descartáveis, pneus, latas ou qualquer outro objeto que possa acumular água e servir de criadouro do Aedes aegypti.
“Ao encontrar algum recipiente, objetos ou entulhos que possam servir de criadouro, deve-se imediatamente, recolher os objetos, colocar em sacos de lixo e disponibilizar para coleta de lixo”, frisa a Sesap no documento.
O segundo passo enfatiza que ao observar se existem tanques, caixas d’água, lajes que possam acumular água, e calhas obstruídas, encontrando alguma dessas situações faz-se necessário
proceder às seguintes etapas.
Para caixas d’água e tanques deve-se providenciar cobertura (vedação) total do reservatório. Já para lajes é necessário escoar a água com um rodo e providenciar um dreno para que a água não acumule. Nas calhas faz-se necessário desobstruir as calhas que estejam obstruídas, evitando assim o acúmulo de água.
Uma observação que a Sesap faz é em caso de du-
Arboviroses são doenças causadas por vírus transmitidos por mosquitos. As arboviroses mais comuns em ambientes urbanos são: Dengue, Chikungunya e Zika, transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.
O Aedes aegypti é um mosquito doméstico, que vive dentro ou ao redor de domicílios ou de outros locais como estabelecimentos comerciais, escolas ou igrejas, por exemplo. A infestação do mosquito é sempre mais intensa em razão de água acumulada e de altas temperaturas,
rante a inspeção seja encontrado larvas ou pupas do mosquito, faz-se necessário desprezar o conteúdo, preferencialmente em areia ou em superfície que não acumule água.
Concluída a área externa, a Secretaria Estadual de Saúde destaca que o trabalho de combate ao mosquito transmissor das arboviroses inicia-se a parte in-
fatores que propiciam a eclosão de ovos do mosquito.
Para evitar esta situação, são necessárias ações preventivas e de eliminação de focos do vetor; como o mosquito tem hábitos domésticos, essa ação depende, sobretudo, do empenho de toda a população. Diante do aumento do número registrado de dengue, chikungunya e zika, é preciso intensificar as ações de prevenção, principalmente as ações de inspeção nos imóveis, que devem ocorrer semanalmente.
terna do imóvel, inspecionando todos os cômodos por ordem de encontro. São quatro etapas neste processo.
A primeira é observar a presença de vasos de plantas; existindo, é necessário colocar areia no pratinho que acumula água. Já a segunda é também observar a presença de ralos e sanitários em desuso; existindo, é necessário manter esses locais cobertos/vedados, evitando as-
sim o acúmulo de água e o surgimento de um potencial criadouro.
A terceira medida neste caso é ainda observar a presença de jarras, potes ou outro recipiente que possa acumular água; existindo e não sendo possível eliminar o conteúdo, é necessário manter esses recipientes cobertos com tampas ou telas de malhas, bem finas, para que o mosquito não tenha acesso à água.
Por fim, a última etapa das recomendações da Sesap para a parte interna dos imóveis é verificar o depósito localizado na parte traseira das geladeiras, bebedouros, e dos depósitos de água dos aparelhos de ar-condicionado.
“Realizar a vistoria nesses depósitos ao menos uma vez por semana, secando o recipiente que apresentar água. É importante lavar os recipientes e proceder a esfregação das paredes com uma bucha, essa ação tem como finalidade destruir potenciais ovos, que possam estar alocados nas paredes dos mesmos”, explica a pasta estadual.
DADOS
EPIDEMIOLÓGICOS
Os dados mais recentes divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde mostram que, até a última terça-feira (5), foram notificados 3.486 casos, sendo 565 confirmados e 553 descartados. Não há registro de óbito pela doença em 2024 no território potiguar.
Os casos notificados de chikungunya chegam a 794. A última atualização aponta 36 casos confirmados da doença no estado. Outros 133 foram descartados para a doença e também sem registro de óbito.
Já o total de casos notificados de zika é de 262 com 15 confirmações para o agravo. Foram 54 casos descartados. Não houve morte pela doença. Os casos notificados em gestantes chegam a 11, sendo nenhum positivado. Houve 4 casos descartados.
marilene.paiva@gmail.com
Gosto desde sempre. Das salas de aula do Diocesano. Da redação do De Fato. Das páginas da Glam e da Revista Presença. Dos desfiles do Tráfego Look. Gosto de gostar do aniversariante de hoje. Pessoa do bem. Georgiano Azevedo, filho caçula de Sebastião e Zoraide.
Os mossoroenses poderão usufruir neste sábado (9), a partir das 10h, de serviços gratuitos oferecidos pela Universidade Potiguar (UnP), integrante do maior e mais inovador ecossistema de qualidade do Brasil: o ecossistema Ânima. Para participar, basta se dirigir ao Partage Shopping Mossoró, que contará com uma programação especial do Partage Day. Os visitantes vão usufruir de avaliação nutricional; teste de glicemia; aferição da pressão arterial; revitalização facial; liberação miofascial; saúde da mulher e vacinação antirrábica para cães e gatos. As atividades são desenvolvidas pelos cursos de Farmácia, Biomedicina, Enfermagem, Nutrição, Educação Física e Medicina Veterinária. A população também terá à disposição os serviços ofertados pelas turmas dos cursos da área de Gestão em Negócios e Direito, com orientações para fazer a declaração do Imposto de Renda, entrevista de emprego e orientação jurídica para as mulheres.
A psicóloga Patrícia Mota lembrando que 14 de março é o dia mundial do rim. Todos têm direito ao diagnóstico e acesso ao tratamento. Confira sua creatinina. Cuide-se.
Hoje é dia de abraçar e beijar o aniversariante muito amado, colunista amigo Georgiano Azevedo. Gegê, receba o meu amor e carinho. Parabéns!
A maior escola de oratória da América Latina, a Vox2you rendendo homenagens às suas alunas da unidade Mossoró. No Oitava Mall. Salve, simpatias!
Prefiro os que me criticam, porque me corrigem, aos que me elogiam, porque me corrompem..."Santo Agostinho
Apagam velinhas hoje: Josué Pedrosa, Marília Paiva Dantas, Georgiano Azevedo, Toinho Mendes. Parabéns, saúde, paz e felicidades!
É difícil de acreditar, mas é verdade! No ano 1800, início do século XIX, uma mulher conseguiu ingressar e permanecer no exército brasileiro. Mais do que isso! Ela transformou-se em heroína na luta pela nossa independência. Baiana do interior, ela perdeu a mãe aos dez anos e teve de assumir o seu lugar, cuidando dos seus dois irmãos. Excelente amazona, desde criança aprendeu a montar e manejar armas de fogo. No exército, chegou a ser condecorada com a “Ordem Imperial do Cruzeiro do Sul”. Maria Quitéria viveu entre 1792 e 1853.
Respire fundo. Ela é linda e competente. Quem? Fabiana Galdino, empresária no ramo de perfumaria de ambientes. Ela imprime cheirinho favorito para a sua casa ou local de trabalho. Superindico para presentes do dia da mulher.
wr.ramalho@hotmail.com
Ah, meu Deus!
Eu sei, eu sei que a vida devia ser bem melhor e será!
Mas isso não impede que eu repita:
É bonita, é bonita e é bonita...
GonzaG uinha
Para você, Mulher, que celebra seu dia amanhã, 8, nossa canção! Permita-se amar, realizar, cantar, viver. que esse dia e sempre seja de muita luz e que receba flores, reconhecimento, amor, carinho, respeito. celebre, celebre o poder que reside dentro de você. e , atenção, senhores, não se esqueçam de enviar flores para a linda flor: a MulHer!!
Allan Phablo
a DesembargaDOra ZeneiDe beZerra receberá o Tributo Ana Floriano pela Prefeitura de Mossoró. A entrega da homenagem acontecerá amanhã, dia da Mulher, às 17 horas no Auditório da Ordem dos Advogados do Brasil. Aplausos!
O prefeito de Patu, o caraubense amigo dos bons r ivelino c âmara está feliz da vida com a aquisição de uma locomotiva e dois vagões de trem doados pela c ompanhia Brasileira de trens u rbanos - c B tu e serão instalados na Estação Ferroviária. Palavras de r ivelino: “ u m verdadeiro resgate cultural que promete impulsionar o turismo”. Aplausos!
Uma pessOa maravilhOsa!
Ela do Conselho Tutelar, uma grande amiga Suyane Pamplona, aniversariante de domingo. Muitos vivas!
q uem celebra a vida? Hoje, colunista g eorgiano a zevedo; amanhã, 8, Antônio Martins, Fernando Júnior, a ntônia n orma c unha e a deildo rodrigues; sábado, toinho Bezerra, s uiany s ouza e Mila a lves; domingo, d anúsia Oliveira, s uyane Pamplona, Maria c lara Marques e dra n astassja f igueiredo; dia 11, d J Balinha e i rlanda c arlos.
Cedida Cedida
milla alves celebrando a vida sábado. O amado Gilberto Júnior celebra a data. Parabéns, Milla.
projeto / A proposta apresentada pelo vereador Isaac da Casca foi aprovada pela Câmara em sessão realizada na manhã de ontem, 6.
Apartir da aprovação do Projeto de Lei Complementar do Legislativo nº 01/2024, proposto pelo vereador Isaac da Casca, os bens e logradouros públicos de Mossoró não poderão ter nomes de pessoas que foram condenadas por crimes de violência contra a mulher. A aprovação do projeto ocorreu nesta quarta-feira, 6, durante votação ocorrida na Câmara Municipal de Mossoró.
Em vídeo publicado nas redes sociais, o vereador falou que o projeto foi pensado para uma tentativa de coibir o comportamento agressivo dos homens contra as mu-
O vereador aponta que é necessário proteger as mulheres, que são mais de 50% da população mossoroense.
lheres. Ele lembra que mais de 50% da população mossoroense é feminina e que é preciso protegê-la, já que os vínculos com mulheres são formados desde o momento do nascimento.
“Nós não podemos estar
homenageando pessoas que têm o comportamento de agressão diante das mulheres. As mulheres que são mais de 50% da população de Mossoró e todos nós temos vínculos com as mulheres, desde o nascimento,
depois temos esposa e filhas. Então, esse projeto é pensando nisso, para que quando nós formos homenagear uma pessoa com o nome de rua, que essa pessoa não esteja passando por nenhum processo de violência contra as mulheres”, falou o vereador.
O vereador Isaac observa ainda que, apesar de iniciativas de proteção à mulher nos últimos anos, como a Lei nº 13.104/2015 (Lei do Feminicídio) e da Lei nº 11.340/2006 (Maria da Penha), ainda são comuns casos de desrespeitos aos direitos das mulheres na sociedade brasileira.
Por esse motivo, segundo
O amigo gente muito fina c arlos Araújo anuncia aos quatro cantos que amanhã no Podcast “ f eedback” uma entrevista sobre a mulher! Em cena duas mulheres maravilhosas, a atriz tony s ilva e a enfermeira pediátrica Fernanda Freire. Acesse, sim, será show! Às 19 horas na Nossa TV, Brisanet, telecab, Youtube (podcast f eedback).
Allan Phablo
COlUnista De FatO e Revista Presença, o amigo Georgiano Azevedo, aniversariante de hoje. Ele, coordenador de concursos de beleza, faz acontecer grandes momentos para jovens modelos. Parabéns!!
ele, existe a necessidade de coibir, sobretudo, a violência contra a mulher. Dados apresentados pelo vereador alertam para o fato de que, somente no primeiro semestre de 2023, 722 mulheres foram vítimas de feminicídio no Brasil. “E o projeto é mais um aliado na luta contra a violência. Agradeço aos colegas vereadores pela aprovação”, diz o vereador.
A aprovação do projeto pelos vereadores de Mossoró faz parte da agenda legislativa da Câmara para março, quando se comemora o Dia Internacional da Mulher, dia 8. Entre as ações, também consta a realização de sessão solene, no próximo dia 21, em homenagem às mulheres de destaque em diversos segmentos sociais de Mossoró.
De acordo com a Lei Maria da Penha, os tipos de violência podem ser:
• f ísica – entendida como qualquer conduta que ofenda a integridade ou a saúde corporal da mulher, como lesão corporal e as vias de fato;
• Psic O lógica – entendida como qualquer conduta que lhe cause dano emocional e diminuição da autoestima, como qualquer forma de controle de ações, crenças, constrangimento, humilhação, etc.;
• s exual – é qualquer conduta que a constranja a presenciar, a manter ou a participar de relação sexual não desejada;
• Patri MO nial – entendida como qualquer conduta que configure retenção, subtração, destruição parcial ou total de seus objetos, instrumentos de trabalho, documentos pessoais, bens e etc.;
• M O ral – entendida como qualquer conduta que configure calúnia, difamação ou injúria.
Geor G iano a zevedo
georgianoazevedo@gmail.com
quinta-feira,
Por dentro da moda a criançada da Tráfego m odels Kids vai brilhar na telinha da TC m Telecom hoje no quadro Por d entro da Moda na matéria “ r ock Kids” com looks Lisboa Baby Kids e C& a , a partir das 15h no programa Entre no Clima.
> A semana começou com vários aniversariantes queridos e trouxemos alguns registros:
A apresentadora Penélope Dias ganhou
em pleno programa Entre no Clima / TCM Telecom.
a digital influencer Erica Nesi mostrou dicas de looks George a zevedo a rte com acessórios Collezione, em Natal, e arrasou demais! a qui, três looks incríveis. Confira!
a Tráfego m odels abre inscrições para o concurso m iss r io Grande do Norte CNB teen 2024, para meninas com idade entre 14 e 19 anos. m ais informações no 84.99411-3130.
QUARTA�FEIRA, 12 DE ABRIL DE 2023