4 minute read

e

Pb

Uma operação policial integrada realizada nesta terça-feira (4), no Rio Grande do Norte e na Paraíba, teve como alvos principais advogados e líderes de facção criminosa. A ação denominada de "Favens" cumpriu quase 50 mandados de prisão e de busca e apreensão nos dois estados. A polícia informou que as diligências de ontem visaram combater crimes de organização criminosa, tráfico de drogas e associação para o tráfico; além de advogados que intermediavam mensagens ilícitas para detentos.

Advertisement

Segundo a polícia, entre os alvos da operação desta terça estão três advogados, além de líderes da facção apontados como responsáveis por coordenar os recentes ataques ocorridos em março deste ano em vários municípios do Rio Grande do Norte. A polícia disse que cerca de 110 policiais foram acionados para cumprir 26 mandados de prisão e 21 de busca e apre-

Candidatos fizeram TAF entre os dias 4 e 13 deste mês, e resultado final do concurso sai dia 7 de agosto ensão nos municípios potiguares de Natal, Parnamirim e São José de Mipibu; além de Campina Grande e João Pessoa, no estado da Paraíba.

A polícia detalhou que também estavam sendo blo- queadas judicialmente diversas contas bancárias. A medida foi resultante de ação conjunta da Força-Ta- refa Susp Natal, Polícia Federal, Polícia Civil e a Polícia Militar, com apoio do Centro Integrado de Opera- ções Aéreas (CIOPAER), do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e do Grupo Penitenciário de Operações com Cães (GPOC-RN). Ainda de acordo com a polícia, a ação de ontem é realizada no interesse de inquérito policial instaurado para apurar a autoria do “salve” realizado em março de 2023, por meio do qual foi identificada a origem dessa comunicação, bem como a atuação de facção criminosa dedicada ao tráfico de drogas e outros crimes graves por meio da utilização de advogados para levar e trazer informações dos apenados para além dos muros dos presídios.

A polícia explicou que também se identificou que a organização criminosa arrecadou dinheiro, combustível, armas, munições e até mesmo explosivos; e detalhou que os investigados poderão responder por organização criminosa e tráfico de drogas e, se condenados, podem cumprir pena de até 23 anos de reclusão.

Entidades policiais do RN

repudiam homenagem da PMRN à deputada Natália Bonavides

Um homem foi preso em Moss oró suspeito de estupro e um acusado de tentativa de homicídio foi detido em Assú. Os casos foram registrados nas duas cidades da região Oeste potiguar no começo desta semana.

Em Mossoró, um homem de 35 anos foi preso acusado de estupro de uma criança de nove anos. O crime teria ocorrido em um bar e teria sido flagrado por po- pulares que teriam visto o suspeito apalpando as partes íntimas da vítima na presença da mãe da vulnerável.

A Polícia Militar foi acionada e teria encontrado a criança chorando e a ela teria contado o ocorrido para a mãe. Já em Assú, a Polícia Militar registrou uma tentativa de homicídio por arma branca na noite desta segunda-feira (3).

A informação é de que a PM passava pela rua São João, no Centro de Assú, quando populares apontavam para um suspeito de 18 anos que teria golpeado um outro homem. O acusado foi preso em flagrante ainda com a arma do crime na mão suja de sangue. A vítima foi levada ao hospital local sem risco de morte.

A motivação do ataque não foi informada.

Foragido preso na Grande Natal pela PRF por descumprimento de pensão alimentícia

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) no Rio Grande do Norte prendeu, na manhã desta segunda-feira (3), no km 281 da BR-304, em Macaíba, um homem de 40 anos por haver contra si mandado de prisão.

A PRF informou que o fla- grante ocorrido na Grande Natal se deu durante fiscalização a um veículo Spin de cor branca quando se constatou, por meio de consulta aos sistemas operacionais, haver em desfavor do condutor do automóvel mandado de prisão.

Segundo a PF/RN, o pro- cedimento havia sido expedido, em maio de 2022, pela 9ª Vara da Família da Comarca de Fortaleza/CE, por descumprimento de pensão alimentícia. A PRF disse que a ocorrência foi então encaminhada à Delegacia de Polícia Civil em Macaíba.

Duas entidades representativas da categoria policial no Rio Grande do Norte divulgaram nesta terça-feira (4) notas de repúdio contra a anunciada homenagem da Polícia Militar do Estado (PMRN) para a deputada federal Natália Bonavides (PTRN). Por meio de nota divulgada na tarde de ontem, a Associação dos Cabos e Soldados da Polícia Militar do Rio Grande do Norte "(ACSPMRN), entidade representativa dos praças, disse que expressava "repúdio à entrega da medalha Luiz Gonzaga, a mais alta comenda da Polícia Militar do RN, à deputada Natália Bonavides".

A ACSPMRN afirma entender que as ações da parlamentar "não condizem e não a dignificam para tal honraria, uma vez que ela apresenta uma postura desalinhada da defesa dos interesses e dos direitos dos operadores da segurança pública. Como exemplo, a referida parlamentar posicionouse contra penas mais rigorosas para assassinos de policiais militares", asseverou trecho da nota.

"Essa concessão da honraria à deputada causa, no mínimo, estranhamento e revolta, especialmente quando trazemos à memória os recentes casos dos três assassinatos dos bravos guerreiros, policiais militares que tombaram em um intervalo médio de 40 dias no bairro de Felipe Camarão. Tal ato é uma afronta à memória desses guerreiros, bem como às suas famílias e colegas de trabalho", pontuou a ACSPMRN.

A Associação dos Subtenentes e Sargentos Policiais e Bombeiros Militares do RN (ASSPMBMRN) também publicou hoje nota afirmando ser "contrá- ria à homenagem da PMRN à deputada federal Natália Bonavides". A entidade disse reconhecer as emendas e orçamentos conquistados para a segurança do RN, pela parlamentar ao longo do mandato, mas fez a ressalva de que "a deputada Bonavides tem se mostrado antagônica aos interesses e às necessidades da categoria da Polícia Militar, inclusive com votos contrários aos projetos de leis que beneficiam os profissionais da segurança pública".

Até o fechamento desta matéria, ainda não haviam sido divulgados posicionamentos oficiais nem do comando da PMRN, nem da deputada Natália sobre o assunto. As honrarias foram entregues nesta terça, em Natal, durante a solenidade de comemoração do aniversário de 189 anos da PMRN.

This article is from: