Jornal De Fato

Page 1

Larissa vê “injustiça” no TSE e diz que seguirá na política

>> Mandato cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral não aposentará Larissa Rosado da vida pública. Ela reage à decisão, diz-se indignada e garante que vai recorrer e continuar na política.principaL 3

gOvERNO DO RN

EFEtiva MaiS 741 pROMOÇõES E FORMa SOlDaDOS

Lei precisa ser regulamentada para atender mulheres

Lei que reserva vaga de trabalho para mulheres vítima de violência não existe na prática. principaL 4

apÓS 76 aNOS, ROSaDO FiCa SEM MaNDatO ElEtivO

SEgurança 6 céSar SanToS 5

Sistema com energia eólica garante água sem conta de luz

Rio Grande do Norte avança na implantação de sistemas operados por energia solar. ESTaDo 5

NESta EDiÇÃO [ 16 págiNaS]

OPINIÃO P2

POLÍTICA P3

CÉSAR SANTOS P5 geRAIS/OPINIÃO P6 bRASIL/MUNDO P8

CaDERNOS

MOSSORÓ/eSTADO P1 A 8

Mossoró

registra aumento na cesta básica

Valor médio Individual apresentou aumento de 0,9% em abril, segundo pesquisa. MoSSoró 3

potiguar contrata mais reforços para Série D

Alvirrubro apresenta o volante Bebeto e o meia Caíque para sequência do campeonato. ESporTES 7 E 8

CIANO MAGNTA AMARELO PRETO
@defato_rn /jornaldefatorn @jornaldefato
MOSSORÓ (RN), quiNta-FEiRa, 11 DE MaiO DE 2023 | EDiÇÃO 6.659 – aNO XXiii | R$ 2,00 começou nesta quarta-feira, 10, a montagem da estrutura do cidade Junina 2023. MoSSoró 1 policial militar bate continência durante solenidade de ingresso dos soldados do concurso público de 2018
Carmem
Felix - Assecom RN
Toinho Alves

ESPAÇO JORNALISTA MARTINS DE VASCONCELOS

NÃO ESPERE NADA DO AMANHÃ: NOVO ROMANCE DE EDSON SOARES

THIAGO

Escritor e pesquisador da Literatura Potiguar thiagokats@hotmail.com

O escritor Edson Soares lançará, no próximo dia 17 de maio, quartafeira, no Thomé Galeria & Bistrô (Av. Hermes da Fonseca, 1062, Tirol, Natal), das 18h às 22h, seu mais novo livro, Não Espere Nada do Amanhã (Natal: Editora Ideart, 2023). Numa super edição de luxo, muito bela, Edson Soares traz para os leitores um romance de fôlego. São quase oitocentas páginas numa narrativa policial que envolve suspense, drama, além de doses de erotismo e humor. Lemos os primeiros capítulos e a nossa sensação é de que a história fisga o leitor desde as primeiras páginas, nos absorvendo como num filme de Hitchcock.

Sobre Edson Soares transcrevemos, a seguir, um trecho de um ensaio que fizemos a propósito de outro romance de sua autoria, Temporada de Sangue

Escritor, cineasta, roteirista, editor e produtor cultural, Edson Soares nasceu na pequena cidade seridoense de Serra Negra do Norte (RN), começou a sua carreira bem jovem na cidade de Caicó, como locutor e repórter policial da Rádio Seridó. Vindo para Natal, trabalhou como repórter e redator de programas na TV Ponta Negra, além de escrever crônicas e artigos em jornais do Estado. Aqui abrimos parênteses para dizer que a imagem do Edson Soares como repórter de TV é ainda muito viva em nossa mente, pois quando adolescente, víamos o jovem repórter aparecer comandando as mais diversas matérias, inclusive em programas de rede nacional, como Aqui Agora e Programa do Ratinho (SBT).

Edson Soares também foi diretor da TV Câmara de Natal e exerceu as funções de vice-presidente da Funcarte e da Fundação José Augus-

to. Numa temporada em Mossoró, na década de 1990, ele esteve à frente da editoria do tradicional jornal

O Mossoroense. Há algum tempo tem se dedicado a diversos projetos para literatura e ao audiovisual.

Muito ativo, participou de editais e concursos e fez inúmeros trabalhos nestas áreas, inclusive antes da pandemia, conseguiu viabilizar o longa metragem Nova Amsterdã e a minissérie denominada Omicron.

Alguns trabalhos de sua autoria podem ser encontrados no YouTube, como, por exemplo, o curta Caldeirão do Diabo.

As duas produções citadas tiveram recursos financiados pelo Fundo Setorial Audiovisual. Segundo Edson Soares, aproximadamente

R$ 1,5 milhão foi investido nesses empreendimentos culturais.

Na área literária, Edson Soares

também vem obtendo êxito já há algum tempo.

São vários livros de sua autoria até o momento: Temporada de sangue (romance, 2015), Confissões do sefardita errante (romance, 2016), Nova Amsterdam (roteiro cinematográfico, 2016), Os últimos passos do enforcado (2017), inspirado na história do enforcamento de um escravo, ocorrido em Natal, e descrito numa crônica de Câmara Cascudo. O livro foi publicado pela CJA Edições, na versão impressa.

Temporada de sangue, o primeiro romance escrito por ele, foi selecionado pelo FIC-2014. Já Confissões do sefardita errante foi premiado pelo Ministério da Cultura, em 2014, através da Bolsa de Fomento à Literatura, ficando em primeiro lugar na categoria “Criação Literária” na região Nordeste. Concorreu

Organização: CLAUDER ARCANJO

com mais de 200 outros romances. E, em 2003, quando ainda tinha outro título e não estava acabado Confissões , recebeu uma menção honrosa do júri do “Prêmio Câmara Cascudo” da Funcarte.

Com suas narrativas de grande apelo junto ao público leitor, o escritor obteve vários outros prêmios e menções honrosas em concursos literários, inclusive em 2017 ficou entre os finalistas do Prêmio Kindle de Literatura, com projeção nacional. Edson Soares tem publicado diversos livros de ficção pela Amazon, como, por exemplo: Seu amor não vale um beijo de Judas, dentre outros.

Como editor foi responsável por reunir o depoimento de Miriam de Souza, viúva do radialista e político potiguar Carlos Alberto de Souza, para o livro Amor Sem Limites – Minha Vida com Carlos Alberto (Edito-

ra Perse, 2017). Outra curiosidade sobre esse polivalente artista: gravou um CD, bastante instigante, com músicas autorais, denominado Utopia, em 1999.

Entre seus trabalhos mais recentes está um romance em espanhol, publicado na Espanha, chamado Nada Esperes de Mañana (Editora Letra Minúscula e Engady Books). Com este livro, na primeira semana de lançamento Edson ocupou os primeiros lugares da lista dos livros mais vendidos da Amazon Espanha, na categoria “novela negra, suspense e mistério”.

Mais recentemente o romance Temporada de Sangue foi reeditado pela Editora Idearte. Como já dissemos, o livro teve a primeira edição, de 2014, com recursos do FIC, em um projeto captado pelo escritor e cineasta Rui Lopes. Evidentemente, depois de alguns anos Edson Soares resolveu revisar tal edição, que ficou atualizada e sofreu novos acréscimos, criando pontes com seus outros romances.

Impressiona-nos a capacidade de Edson Soares em criar narrativas muitas vezes complexas, em romances longos, criando toda uma ambientação social e psicológica que fundamenta e configura o universo mimético vivido pelas personagens.

Na ficção de Edson Soares, em sua maior parte romances, ele nos apresenta narrativas com fatos criados ou relacionados a personagens. Essas personagens vivem diferentes conflitos ou situações dramáticas, numa sequência de tempo relativamente ampla. As narrativas nos fazem lembrar da teoria de Antonio Candido, quando afirma que a literatura se manifesta universalmente, ao longo dos anos e através dos homens, e tem uma função, um papel humanizador.

A literatura de Edson Soares humaniza porque nos faz vivenciar diferentes realidades e situações. A humanização, de acordo com Antonio Candido, seria o processo que confirma no homem aqueles traços que consideramos essenciais, como o exercício da reflexão, a aquisição do saber, a boa disposição para com o próximo, o afinamento das emoções, a capacidade de penetrar nos problemas da vida, o senso da beleza, a percepção da complexidade do mundo e dos seres, o cultivo do humor. A literatura, enfim, desenvolve em nós a quota de humanidade na medida em que nos torna mais compreensivos e abertos à natureza, à sociedade e ao semelhante.

DIREÇÃO

Um produto da Santos Editora de Jornais Ltda.. Fundado em 28 de agosto de 2000, por César Santos e Carlos Santos.

QUINTA-FEIRA, 11 DE MAIO DE 2023 2 OPINIÃO
GERAL: César Santos DIRETOR DE REDAÇÃO: César Santos GERENTE ADMINISTRATIVA: Ângela Karina DEP. DE ASSINATURAS: Alvanir Carlos www.defato.com E-MAIL: redacao@defato.com TWITTER: @jornaldefato_rn | REDAÇÃO E OFICINAS: SEDE: Avenida Rio Branco, 2203, Centro, Mossoró-RN – CEP: 59.063-160 TELEFONES: (084) 99836-5320 (Mossoró) | COMERCIAL/ASSINATURAS: (84) 99956-4810 - (84) 99485-3685 AS COLUNAS E MATÉRIAS ASSINADAS SÃO DE RESPONSABILIDADE DE SEUS AUTORES FILIADO À
GONZAGA

Reação

BaSTidoReS de FaTo Larissa Rosado afirma que cassação não encerra a sua carreira política

eFeiTo imediaTo

A decisão do TSE, que anulou os votos do PSDB e cassou o mandato da vereadora Larissa Rosado, foi por unanimidade e com cumprimento imediato da decisão, independentemente de publicação do acórdão. Ou seja, decisão definitiva. Porém, a vereadora Larissa tem todo o direito de recorrer, embora saiba que dificilmente reverterá.

PaLeTó

O suplente Marrom Lanche, do partido Democracia Cristã, já mandou engomar o paletó. Está pronto para cumprir 1 ano e 7 meses de mandato na Câmara Municipal de Mossoró. Marrom já conhece o clima da “Casa do Povo”. Em 2022, ele assumiu mandato, interinamente, por 80 dias, substituindo Isaac da Casca (MDB), que pediu licença para fazer a sua campanha a deputado estadual.

Vereadora discorda da decisão do tribunal Superior Eleitoral e garante que continuará na vida pública

Não será essa decisão que vai me impedir de continuar na política.” A afirmação é da vereadora Larissa Rosado (União Brasil), após a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de anular os votos do PSDB nas eleições 2020, por fraude à cota de gênero, que cassou o seu mandato. Larissa, com essa reação, deixa claro que pretende disputar as eleições municipais do próximo ano, já que a decisão da Justiça Eleitoral não a torna inelegível.

A vereadora, em vídeo publicado na sua conta do Instagram (@larissarosado), considerou a decisão do TSE “uma imensa injustiça” e afirmou que está “muito indignada. Segundo ela, o PSDB não fraudou à cota de gênero, por isso, obteve decisão favorável na

Segue

Nas eleições 2020, Marrom Lanche obteve 1.099 votos. Ficou atrás apenas da votação de Isaac da Casca, que foi o vereador mais votado daquele pleito com 3.113 votos. Adjailson Fernandes Valdeger, o Marrom, tem 52 anos e é comerciante com atuação no bairro Boa Vista.

animadoS

Os suplentes Tony Cabelos (Progressistas) e Ozaniel Mesquita (ex-DEM) estão otimistas que serão convocados para assumir mandatos na Câmara de Mossoró. Eles ficarão com as cadeiras de Lamarque Oliveira e Naldo Feitosa, caso o TSE anule os votos do PSC, também por uso de candidaturas “laranjas”. O processo deve entrar na pauta de julgamento ainda em maio.

CandidaTíSSima

A ex-vereadora Aline Couto não ficou inelegível com a decisão do TSE de anular os votos do PSDB. Erra quem noticia o contrário. Ela, inclusive, está avançando a caminhada para tentar voltar à Câmara Municipal de Mossoró nas eleições 2024.

neokaSSaBiSTa

O ex-prefeito Carlos Eduardo Alves acertou os ponteiros com Gilberto Kassab e vai se filiar ao PSD. Os dois se reuniram em São Paulo na terça-feira, 9. A filiação será oficializada no próximo sábado, 13, com a ficha abonada pela senadora Zenaide Maia, presidente do PSD no Rio Grande do Norte. Carlos é pré-candidato a prefeito de Natal.

Reprodução

justiça de primeiro grau (34ª zona eleitoral em Mossoró) e no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte. “Até no TSE a situação era favorável, pois tínhamos quatro votos para rejeitar o recurso contra o PSDB, mas, estranhamente, no julgamento de ontem (terça-feira, 9), o TSE mudou tudo”, reclamou.

Larissa Rosado afirmou, em nota, que a sua assessoria jurídica vai recorrer da decisão. “Tudo que for possível será feito para que a gente possa continuar trabalhando em defesa da população”, garantiu. No entanto, é pouco provável que o TSE mude a decisão (veja matéria abaixo), até porque ela foi unânime e com cumprimento imediato, sem a necessidade de publicação do acórdão.

A vereadora, que ainda não foi oficializada para deixar o mandato, discordou da acusação, contida na

Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), de que o PSDB usou candidaturas fictícias de mulheres para fraudar a cota de gênero. Essa acusação, ressaltou, não condiz com a sua atuação desde que entrou para a política.

“Em 20 anos de vida pública, todos eles foram dedicados a essa pauta, da participação da mulher na política, de luta por mais justiça social, dizendo não à violência contra a mulher, logo não aceitaria fraudar a lei da cota de gênero”, disse, ao reafirmar que “essa luta nós vamos continuar, não abriremos mão desse espaço.”

Larissa Rosado foi eleita vereadora como a quinta mais votada, com 2.516 votos (1,82%). Ela substituiu a mãe, ex-vereadora e exdeputada Sandra Rosado (União Brasil), que não concorreu às eleições 2020.

Antes do mandato de

vereadora, Larissa foi deputada estadual por quatro mandatos, sendo eleita a primeira vez em 2002. Em 20 anos de carreira política, ela também concorreu à Prefeitura de Mossoró por quatro vezes (2004, 2008, 2012 e 2014), mas sem obter sucesso.

Próximo passo O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RN) já recebeu a decisão do TSE. Agora, vai transferir para a 34ª Zona Eleitoral para que seja realizada a recontagem dos votos e, por gravidade, estabelecida a nova formação na Câmara Municipal de Mossoró.

Já se sabe, porém, que a vaga de Larissa ficará com o primeiro suplente do partido Democracia Cristã (DC), Marrom Lanches. A Mesa Diretoria da Câmara Municipal convocará Marrom assim que for notificada pela Justiça Eleitoral.

PSDB de Mossoró teve candidata com zero voto

A decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que anulou os votos do PSDB e cassou o mandato da vereadora Larissa Rosado, reconheceu fraude à cota de gênero praticada pelo partido ao lançar as candidatas fictícias Francisca das Chagas Costa da Silva e Maria Gilda Barreto da Silva para concorrerem ao cargo de vereador nas Eleições Municipais de 2020. O relator do caso foi o ministro Carlos Horbach.

Por unanimidade, o Plenário decretou a nulidade dos votos recebidos pela legenda para o cargo, bem como a cassação do Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP) e dos diplomas e registros de candidatura a ele vinculados, com o consequente recálculo dos quocientes eleitoral e partidário. Além disso, foi declarada a inelegibilidade das duas candidatas envolvidas na fraude.

De acordo com o relator, diferentemente do entendimento do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN), que julgou improcedente Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), existem, sim, provas robustas que confirmam fraude apta a invalidar as candidaturas do partido.

Entre as provas citadas, encontram-se a votação inexpressiva das duas candidatas; a ausência de divulgação nas redes sociais; e a inexistência de despesas e atos nas campanhas elei-

torais. O ministro Horbach enfatizou, inclusive, que uma das candidatas não obteve sequer um voto, ou seja, nem ela votou em si própria.

O TSE impôs o cumprimento imediato da decisão, independentemente de publicação do acórdão, nos termos do voto reajustado do relator Carlos Horbach.

Acompanharam o relator, a ministra Cármen Lúcia e os ministros Nunes Marques, Benedito Gonçalves, Raul Araújo, Sérgio Banhos e Alexandre de Moraes (Presidente).

quinta-FEiRa 11 de maio de 2023 política 3
Edilberto Barros - CMM CéSa R San ToS Da Redação
assessoria
Larissa Rosado: “a decisão do TSe foi uma imensa injustiça”

Omandato da vereadora Marleide Cunha (PT) realiza hoje, às 15h, na Câmara Municipal de Mossoró, reunião para discutir a aplicação da Lei Municipal n º 3958/2022. Essa norma jurídica reserva vagas, em empresas terceirizadas do município de Mossoró, para mulheres vítimas de violência doméstica.

A reunião também tratará da apresentação de Projeto de Lei sobre a Campanha Permanente de Combate à Misoginia. Tanto a Lei n º 3958/2022 quanto o projeto da campanha são de autoria da vereadora Marleide. Sancionada em julho de 2022, a Lei n º 3958/2022, contudo, ainda não foi regulamentada em Mossoró.

“A reunião acontece para discutir quais critérios e procedimentos deverão constar na regulamentação para sugerirmos ao município e garantirmos o acesso das mulheres aos benefícios da Lei”, informa a parlamentar.

Participarão representantes de setores e instituições da sociedade local. É o caso do Centro de Referência à Mulher (CRM), Centro de Referência de Direitos Humanos (CRDH),

Lei reserva vagas de trabalho às mulheres vítimas de violência

>> Reunião discutirá aplicação da norma jurídica por empresas terceirizadas do município de Mossoró

!Sancionada em julho de 2022, a Lei nº 3958/2022, contudo, ainda não foi regulamentada em Mossoró

Vereadora Marleide Cunha alerta que lei ainda não foi regulamentada

Núcleo de Estudos Sobre a Mulher (NEM), Diretoria de Ações Afirmativas e Diversidade (DIAAD), Movimento Brasil Popular (MBP), Conselho Regional de Serviço Social (CRESS), Casa de Apoio à Mulher Vítima

de Violência, OAB Mulher, entre outras organizações.

i m P ortâ NC ia Segundo Marleide Cunha, é relevante o debate acerca da Lei 3958/2022 e de outras normas contra

StF anula decreto que suspendeu condenação de Silveira

O Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou nesta quarta-feira, 10, a validade do indulto de graça constitucional concedido pelo então presidente Jair Bolsonaro ao exdeputado federal Daniel Silveira. Por votos 8 votos a 2, a Corte entendeu que o decreto é inconstitucional por desvio de finalidade de Bolsonaro para beneficiar Silveira.

Com a decisão, fica restabelecida a condenação do político pelo STF a oito anos e nove meses de prisão pelos crimes de tentativa de impedir o livre exercício dos poderes e coação no curso do processo a que responde por ataques à Corte.

O ex-deputado está preso desde fevereiro deste ano por descumprir regras da prisão domiciliar e fazer novos ataques ao Supremo.

No ano passado, Bolsonaro assinou um decreto concedendo graça constitucional à pena de Silveira, apoiador do então presidente e integrante da sua base na Câmara dos Deputados. O decreto foi editado em 21 de abril, um dia após o parlamentar ter sido condenado pelo Supremo.

VotoS

No julgamento, prevaleceu o voto proferido pela

presidente da Corte e relatora dos processos, ministra Rosa Weber, para anular o benefício.

Seguiram o entendimento os ministros Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Dias Toffoli, Cármen Lúcia, Luiz Fux e Gilmar Mendes.

Os ministros André Mendonça e Nunes Marques votaram para validar o indulto. Para eles, a Constituição concedeu ao presidente da República o poder de concessão de graça constitucional a condenados, medida que não poder ser revista pelo Judiciário.

a violência de gênero, porque enfrenta a subordinação da mulher na sociedade. Tal condição, na visão dela, reflete-se nos inúmeros casos de agressões físicas, morais, sexuais e psicológicas, entre outros.

“A dependência econômica das mulheres em situação de violência doméstica e familiar se apresenta como um fator de manutenção do relacionamento violento. Por esse motivo, faz-se im -

portante criar políticas públicas de emprego e renda que possibilitem às mulheres romperem com o ciclo de agressões a que são submetidas todos os dias”, defende a vereadora.

mercado aposta em tarcísio de Freitas para enfrentar Lula

Para 48% dos economistas e gestores do mercado financeiro, o atual governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), deve se consolidar como o principal líder da oposição ao governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), de acordo com a pesquisa “O que pensa o mercado financeiro”, da Genial/Quaest, divulgada nesta quartafeira,10.

O ex-ministro da In -

fraestrutura vem logo à frente do ex-presidente Jair Bolsonaro, que é o principal nome da oposição ao atual governo para 34% dos entrevistados.

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) e o senador e filho do ex-presidente Flávio Bolsonaro (PLRJ) foram sinalizados por 7% e 2%, respectivamente.

Para 10%, nenhum dos quatro nomes será a principal liderança da oposição a Lula.

A pesquisa também

questionou quem Bolsonaro deveria indicar como candidato, caso ele próprio não possa se candidatar. Na primeira colocação, Tarcísio de Freitas foi a opção de 66% dos agentes econômicos, seguido por Romeu Zema, com 25% das indicações. Flávio Bolsonaro recebeu 3% das menções e, Michele Bolsonaro, 1%. As op ções “outros nomes”, “nenhum desses” e os que não sabem ou não responderam somaram 4%.

quinta-FEiRa 11 de maio de 2023 4 GERAIS
Por CNN
Câmara muNiCiPaL
Edilberto Barros/CMM
Por r egy Carte Especial

césAR sANtos

cesar@defato.com

LARANJA NUNCA MAIS

Adecisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de anular os votos do PSDB, que culminou com a perda do mandato da vereadora Larissa Rosado, hoje matriculada no União Brasil, deve estabelecer uma faixa de debate que vai além da mudança na composição da Câmara Municipal de Mossoró. Os partidos e políticos precisam entender que a Justiça Eleitoral, principalmente a sua Corte Superior, está decidida a consolidar a lei da cota de gênero, para que resultados efetivos possam ocorrer no que concerne à participação de mais mulheres na política e na vida pública do país.

Combater as candidaturas femininas fictícias está inserido no conjunto de ações afirmativas que buscam garantir mais mulheres na política. Os ministros do TSE formaram entendimento que a Corte não pode ser leniente e, por consequência, decidiram julgar de forma rigorosa processos sobre fraudes da cota de gênero.

O caso do PSDB de Mossoró é emblemático. O partido tinha a seu favor o placar

de 4 a 3 quando o presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, pediu vista. No retorno, convenceu aos demais ministros a revisar os votos, fazendo valer o entendimento de que houve o uso de candidaturas fictícias de duas mulheres, e a Corte acabou julgando procedente a Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE).

Para enriquecer o debate, faz-se necessário visitar a lei. O estímulo à participação feminina por meio da cota de gênero está previsto na legislação brasileira há 26 anos, mais exatamente no artigo 10, parágrafo 3º, da Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997).

Funciona assim: cada partido ou coligação deve preencher o mínimo de 30% e o máximo de 70% para candidaturas de cada sexo, nas eleições para Câmara dos Deputados, Câmara Legislativa do Distrito Federal, Assembleias Legislativas e Câmaras Municipais.

A regra passou a ser obrigatória a partir de 2009. Desde então, houve vários avanços, mas há, ainda, um longo caminho a percorrer. É fundamental que os partidos deem todo o apoio necessário, legal e judicial às candidaturas das mulheres para que se possa ter um equilíbrio maior na participação de gênero em todos os segmentos da política nacional.

LAR issA RosA do Vereadora, que vai recorrer da decisão do tSE que cassou o seu mandato

eLeGÍVeis

A decisão do TSE, que anulou os votos do PSDB e cassou o mandato da vereadora Larissa Rosado, torna inelegível apenas as duas mulheres das candidaturas fictícias em 2020: Francisca das Chagas e Maria Gilda Barreto. Os demais componentes estão com os direitos políticos preservados e podem ser candidatos nas próximas eleições, inclusive, Larissa Rosado.

RosAdo

Larissa sustentava o último mandato eletivo dos Rosado. A tradicional família ocupava cargo desde a eleição de Dix-huit Rosado para deputado estadual em 1947. No ano seguinte, em 1948, os seus irmãos Dix-sept e Vingt Rosado se elegeram prefeito e vereador de Mossoró. Depois daí, foram 76 anos de mandatos dos Rosado e agregados em Mossoró, no RN e em Brasília.

1 3 4 5

É esse entendimento que o TSE estabeleceu. A composição das cadeiras de vereadores vem sendo alterada em dezenas de cidades após decisões do Plenário que comprovaram irregularidades no cumprimento da cota de gênero.

Em 2019, ao julgar o caso de candidaturas fictícias nas eleições de Valença-PI, relativas às eleições de 2016, o TSE fez definições importantes, entre elas a de que a comprovação da fraude derruba toda a coligação ou partido, ou seja, compromete todo o DRAP (Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários) do partido naquela localidade.

No ano passado, ao julgar o caso dos vereadores de Jacobina-BA, o TSE definiu uma série de critérios para a identificação da fraude à cota de gênero. São eles: a obtenção de votação zerada ou pífia das candidatas; a prestação de contas com idêntica movimentação financeira; e ausência de atos efetivos de campanha.

Portanto, os partidos e políticos devem trabalhar para promover mais mulheres na política. Não cabe mais o “jeitinho brasileiro” para fraudar a cota de gênero, como tem ocorrido até aqui.

A Justiça Eleitoral está implacável. Ainda bem.

decidido

O ex-prefeito Carlos Eduardo Alves passa a ser liderado da senadora Zenaide Maia a partir de sábado, 13, quando ele assinar ficha no PSD. O ex-prefeito acertou a filiação com o líder nacional do partido, Gilberto Kassab, com aval de Zenaide. Carlos, que disputará a Prefeitura de Natal em 2024, acredita que Zenaide pode colocar partidos e lideranças de esquerda no seu palanque.

sANtUÁRio

Um grupo empresarial de Mossoró está disposto a doar uma área de 40 hectares para a construção do santuário de Santa Luzia. O nome é mantido em sigilo para não alimentar especulações. O primeiro passo será a elaboração do projeto, inclusive, com recursos já garantidos. Em seguida, sairá a definição de local e início das obras.

sANtUÁRio ii

Começou a montagem da estrutura do Mossoró Cidade Junina 2023, com a Arena Deodete Dias, no Corredor Cultural. O polo sedia o tradicional Festival de quadrilhas Juninas.

Nesta data, em 1991, Luiz Pinto (in memoriam) assumia a Prefeitura de Mossoró de forma interina durante viagem da prefeita Rosalba Ciarlini. E marcou a passagem com inauguração de um posto policial e área de lazer no bairro Barrocas.

O transporte escolar da zona rural de Mossoró está sucateado, principalmente a frota que atende aos estudantes das comunidades Cabelo de Nego, Pedra Branca e São Francisco. A Secretaria de Educação está sendo chamada para resolver.

O Sesc Mossoró recebe hoje o projeto “Circuito Saúde”, com atendimento gratuito à população. Estarão disponíveis vacinas, testagem de glicemia, orientações nutricionais, atividades físicas, auriculoterapia, entre outras. Das 9h às 15h.

As investigações do Ministério Público de Goiás sobre esquema de manipulação já têm mais de 100 jogadores identificados, embora a maioria ainda não tenha sido citada. O caso caminha para paralisar o futebol brasileiro.

Lula desce rampa do Planalto e defende prédios públicos sem grades

Opresidente Luiz Inácio Lula da Silva foi conferir de perto a entrada do Palácio do Planalto sem grades móveis de proteção, após quase dez anos. De surpresa, Lula desceu a rampa da sede do governo, na tarde desta quartafeira, 10, pouco mais de cinco meses após fazer o tra-

jeto oposto para dar o pontapé do seu terceiro mandato presencial. Horas antes, a Presidência da República havia retirado as grades de proteção que cercavam o Palácio do Planalto. “O que eu acho é que o Brasil não precisa estar cercado de grades. Deixa livre para a democracia, ela não precisa de muros”, disse Lula a jornalistas ao andar sobre a rampa. Ele estava

acompanhado de sua esposa Janja Lula da Silva, e do ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), Paulo Pimenta.

Os equipamentos de proteção estavam no local pelo menos desde 2013, quando milhares de brasileiros foram às ruas em protestos violentos em várias cidades do país, nas chamadas Jornadas de Junho.

Os gradis permaneceram ao longo dos anos seguintes, abrangendo o período de protestos durante o processo de impeachment da então presidenta Dilma Rousseff, os mais de dois anos de governo de Michel Temer e os quatro anos da gestão Jair Bolsonaro, além do episódio de tentativa de golpe de Estado organizado por militantes de extrema-direita bolsonaristas, em 8 de janeiro deste ano.

Lula também determinou a retirada dos blocos de concreto posicionados na via que dá acesso às residências oficiais do presidente e vice-presidente,

respectivamente o Palácio da Alvorada e o Palácio do Jaburu, que ficam numa área um pouco mais isolada, mas próxima da Praça dos Três Poderes.

“Eu vou tirar aquela muralha na frente do Palácio [da Alvorada]”, disse Lula, lembrando que, ao longo dos seus oito anos de mandato, nunca sofreu protestos em frente à residência oficial. “Se eu quiser cercar o povo e não permitir que ele faça protesto, não tem sentido a democracia”, argumentou.

Após conferir o Palácio do Planalto sem grades, o presidente ainda cumprimentou apoiadores que

O município de Assú também terá o seu complexo turístico religioso e o projeto está mais avançado do que Mossoró. O santuário da Beata Lindalva já tem projeto pronto e o terreno doado pela Prefeitura de Assú. Será construído à margem da lagoa do Piató, comunidade onde a beata nasceu.

sANtUÁRio iii

A Diocese de Mossoró vai criar uma comissão para acompanhar todo o processo de construção dos santuários de Santa Luzia e da Beata Lindalva. Decisão tomada pelo bispo dom Mariano Manzana.

estavam no local e tirou foto com eles. A primeiradama Janja também foi bastante solicitada pelos populares, especialmente mulheres.

De acordo com o ministro Paulo Pimenta, a retirada é simbólica e ocorreu a pedido do presidente diante do cenário que o país vive. “Um momento de união e reconstrução não pode ter um monte de gradil”, disse Pimenta a jornalistas mais cedo.

Segundo ele, no entanto, em ocasiões específicas, como solenidades e desfiles, as grades móveis poderão ser recolocadas temporariamente.

opinião 5 qUINtA-FEIRA, 11 de mAio de 2023
é NotÍciA
''
Tudo que for possível será feito para que a gente possa continuar a nossa luta”
2
Por AG. B RA si L

FoRça Dos vENtos

RN busca soluções para explorar potencial eólico

>> Estado lidera produção de energia no país com 243 parques eólicos em operação, segundo dados do Mapa

ORio Grande do Norte segue na liderança da produção de energia eólica no país. Dados do Mapa das Energias Renováveis do Mais RN mostram que, atualmente, o Estado possui 243 par-

ques eólicos em operação que juntos somam, aproximadamente, 7,5 GW de potência fiscalizada.

Em relação aos projetos em andamento, o Rio Grande do Norte já soma, aproximadamente, 4,5 GW em

parques eólicos contratados e em construção para serem implementados nos próximos cinco anos, com investimentos orçados em cerca de R$ 30 bilhões.

Porém, a entrada de novos projetos permanece

Nova empresa atuará no transporte de frutas do RN para outros países

Uma nova empresa atuará no transporte das frutas potiguares para outros países. Trata-se da GreenSea, que será a responsável pela operação no porto de Natal para exportação da produção do setor de fruticultura do estado. A empresa já opera com navios frigoríficos especializados ligando Fortaleza à Europa. A novidade é que os navios da GreenSea serão do tipo Reefer, que dispensam o uso de container e usam pallets.

O anúncio foi feito com a presença da governadora Fátima Bezerra, em solenidade realizada na Agrícola Famosa, instalada em Mossoró.

“Com imensa alegria, anunciamos a empresa que atuará no transporte das frutas potiguares do Porto de Natal para outros países. Fizemos o anúncio aqui em Mossoró, na sede da Agrícola Famosa, que é a maior produtora e exportadora de frutas do Brasil”, comemorou a governadora, lembrando a importância que a fruticultura tem para a economia potiguar.

A previsão da Famosa é embarcar 10 mil pallets por semana na próxima safra de melões e melancias. Até abril deste ano, a Famosa enviou para a Europa 9 mil containers de frutas, o que equivale a 180 mil toneladas, empregan -

do durante a safra cerca de 8 mil trabalhadores.

“Esse tipo de operação já existia há trinta anos, ela foi substituída por contêineres e agora volta com uma força muito grande. Você chega no mesmo lugar, só que de uma forma diferente. No caso da fruta ela chega no tempo correto para os clientes”, destacou Carlo Porro, CEO da Agrícola Famosa.

“Então eu não tenho dúvida que graças a isso nós vamos vender mais, nós vamos melhorar nossa qualidade, vamos aumentar os empregos, aumentar a arrecadação, aumentar a exportação e vai ser benéfico para toda e para todos

comprometida pela falta de escoamento, que ocorre pelas linhas de transmissão. Esses equipamentos são responsáveis por transportar a eletricidade das usinas geradoras até as subestações e distribuidoras,

que levam a energia elétrica até o destino final.

A boa notícia é que a limitação imposta pelos órgãos reguladores às linhas de transmissão pode estar prestes a sofrer mudanças, gerando um novo

horizonte para a continuidade da expansão do setor energético no Rio Grande do Norte.

De acordo com o Diretor-Presidente do Centro de Estratégias em Recursos Naturais e Energia (CERNE), Darlan Santos, apesar do grande número de projetos que solicitaram outorga (autorização para instalação), muitos desses investidores não estão comprometidos com a construção dos empreendimentos. “A grande questão é que o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) contabiliza essas outorgas nos seus cálculos de margem”, aponta o presidente do CERNE.

Para Darlan Santos, pensar em soluções práticas para driblar a falta de margem é essencial para garantir a continuidade da expansão dos projetos de energia renovável no RN. “A proposta de executar uma limpeza na base de projetos é fundamental para determinar a real situação das margens de escoamento nessa região”, ressalta.

Outra solução apontada pelo representante do CERNE como necessária é a realização de novos leilões para construção de linhas de transmissão. Hoje, o setor energético representa para o Rio Grande do Norte um dos principais vetores de desenvolvimento do Estado.

Sobre esse assunto, nos últimos dias, o Ministério de Minas e Energia anunciou a contratação de mais de R$ 56 bilhões em investimentos em transmissão de energia na região Nordeste, em leilões programados para 2023 e 2024.

os produtores de fruta”, afirmou.

O Porto de Natal, localizado no bairro da Ribeira, é administrado pela CODERN (Companhia Docas

do Rio Grande do Norte).

O Porto faz ligação com portos de vários países distribuídos em diferentes continentes. Pelo Porto de Natal passam navios para

exportação de sal, trigo, cargas de projeto eólico e industrial, mas a principal atividade que movimenta o Porto é a de exportação de frutas frescas.

quinta-FEiRa 11 DE maio DE 2023 6 GERAIS
Parques eólicos em operação no Rio Grande do Norte Governadora Fátima Bezerra durante encontro na Agrícola Famosa Sandro Menezes
assecom/Rn

PESQUISA

Bancos fecham 2022 com lucro líquido de R$ 139 bilhões

>> De acordo com o Banco Central, a rentabilidade do sistema deve continuar sob pressão no médio prazo

OUTRAS PALAVRAS

JOSÉ NICODEMOS

aristida603@hotmail.com

O LATIM E EU

Hoje amanheci com vontade de reaver o meu latim. Digo melhor: rudimentos. O mínimo necessário que pude aprender, para o estudo da gramática histórica. A princípio, com o padre Ismar Fernandes, que também sabia muito pouco, depois sozinho. Sabia análise lógica, como então era chamada a análise sintática, tal empreitada não me sendo tão penosa.

Mas tanto tempo sem abrir uma gramática latina, o fato é que perdi a minha lambujem de latim. Tão necessária, se bem que, nos dias de hoje, a febre, como se diz, seja o inglês. Que o mais das vezes se aprende mal, porque se estuda sem gramática. Ora, não se pode dizer que se conhece uma língua sem conhecer-lhe a gramática, visto como toda língua é uma estrutura.

Assim, não existe língua sem gramática, é lógico. É que, como se sabe, em todas as línguas, pelo menos as da civilização, as palavras se combinam de acordo com regras, invioláveis, e essas regras, segundo a gramática gerativa do americano Chomsky, estão fixadas na mente humana. A gramática natural, que está no cérebro de toda criatura humana, de nascença.

Bom, mas de repente, desanimo: essa indisposição, física e mental, ainda agravada por problemas respiratórios. Diz que não existe idade para aprender, no que concordo, mas até certo ponto. Na minha idade octogenária, ou mais precisamente, 85 anos, não é tanto assim, e por diversas razões, fáceis de compreender. E fico só na vontade, confsso.

Em todo caso, quem sabe qualquer dia destes não crio coragem e vou em busca do meu latim perdido? Entre outras razões, porque o latim representa um poderoso exercício de raciocínio lógico, como é sabido, indispensável a qualquer gênero de estudo. Na Alemanha e na Hungria, por exemplo, o latim é matéria obrigatória para o ingresso na universidade.

Por falar nisso, não posso entender por que se tirou o latim da escola brasileira atual, pelo menos sem a consideração de que o nosso idioma é oriundo do latim. Redigo: temos no latim, além de tudo, um excelente exercício para o desenvolvimento da inteligência, pelo caráter analítico. Talvez esteja, aí, sua primeira necessidade. É a opinião dos legítimos eruditos.

Não será por isso que, nos dias de hoje, o aluno chega à universidade sem a mais mínima aptidão para o raciocínio Lógico? Afinal, que aproveita ao alunado brasileiro esse desprezo pelo latim? Não consigo entender. Para completar, a escola não ensina mais análise sintática, de suma utilidade para a inteligência da frase, como observa Gladstone Chaves de Melo, E como se escreve mal em nossos dias! É o que, nessa linha de análise, observam Evanildo Bechara e Walmírio Macedo, entre outros, de igual autoridade em matéria de linguagem. Creio que posso dizer, sem cair em erro, que aí está, não direi unicamente, o fator dessa decadência no ensino brasileiro. Penso nisso, e acho que seja assim. Digo tudo: sou mais o modelo antigo.

INSEGURANÇA IMPUNIDADE SOLUÇÃO

Incrível como não existe, nas autoridades deste país, preocupação nenhuma com o domínio do crime na sociedade brasileira, isto é, a ordem pública sem o controle da lei. É o que se pode chamar, francamente, um território sem lei.

LINGUAGEM

Limitam-se, nossas autoridades, em falar do aparelhamento da instituição policial, homens e armas, ao mesmo passo que não se cuida de uma reformulação, para valer, do sistema de punir. Quer dizer: deixa-se prevalecer o instituto da impunidade.

Alguém já disse não pode haver prosperidade social num país cuja ordem pública deixa-se vencer pelo crime. A solução para esse problema em nosso país não está em outro lugar que não seja no acabar-se com a impunidade. O relaxamento da lei.

Sabe-se que a palavra “onde”, sendo um advérbio pronominal, exerce função sintática na oração a que pertence. Naturalmente, função adverbial: A casa onde ela mora é rústica (onde= adjunto adverbial de lugar). Dá um nó na cabeça o “ondismo”, que vem a ser essa palavra usada sem função lógica nenhuma na frase. Ainda agora ouvi isso na televisão, da boca de importância no serviço público: “A instituição funcionou de imediato, onde evitou consequências graves.” Que função tem aí o onde? Evidente que nenhuma, quanto mais sentido. A frase ficaria correta assim: A instituição funcionou de imediato, evitando (ou: e evitou) consequências graves. Trata-se de um modismo que, sobre ferir fundo o ouvido, envergonha a língua portuguesa. Mas parece estar na moda, sendo inclusive empregado por pessoas de certa consideração intelectual. Ao menos escolarizada. Tudo é “onde”, se constituísse uma elegância da língua. Dá pena ver a nosso idioma tão achincalhado pela ignorância falante.

Em 2022, os bancos tiveram lucro líquido de R$ 139 bilhões, alta de 2% em relação a 2021. Entretanto, após a recuperação a níveis pré-pandemia em 2021 e um crescimento no primeiro semestre de 2022, a rentabilidade no segundo semestre do ano passado teve redução.

De acordo com o Banco Central (BC), a razão principal para o recuo foi o aumento das despesas com provisões (reserva sobre riscos de crédito), acentuada devido ao caso das Lojas Americanas. As informações são do Relatório de Estabilidade Financeira do BC, referente ao segundo semestre de 2022, que foi divulgado nesta quarta-feira, 10.

Em recuperação judicial desde janeiro, as Lojas Americanas enfrentam uma crise desde a revelação de “inconsistências contábeis” de R$ 20 bilhões. Posteriormente, o próprio grupo admitiu que os débitos com os credores podem chegar a R$ 43 bilhões.

“Embora o forte aumento das despesas de provisão no último semestre de 2022 esteja relacionado a esse evento [das Americanas], a materialização do risco tem resultado no elevado aumento dessas despesas de forma geral. Também contribuíram para a redução da rentabilidade o declínio do ritmo de crescimento das rendas de serviços e a pressão da inflação sobre as despesas administrativas”, diz o documento, citando ainda leve piora da eficiência operacional das instituições.

De acordo com o BC, a rentabilidade do sistema deve continuar sob pressão no médio prazo, considerando a perspectiva de atividade econômica mais fraca em 2023, de menor crescimento do crédito e de inadimplência e inflação elevadas.

O relatório destaca que, embora o mercado de crédito continue crescendo em ritmo elevado, a desaceleração foi mais acentuada nas operações de maior risco do Sistema Financeiro Nacional (SFN) com pessoas físicas, como as ligadas a cartões de crédito.

“No geral, o crédito às pessoas físicas arrefeceu, exceto o crédito rural e o crédito imobiliário, cujas taxas de crescimento mantiveramse estáveis. O crédito às empresas desacelerou em ritmo mais suave. Isso porque o crédito seguiu elevado devido aos programas emergenciais para microempresas, ao financiamento de capital de giro e investimento para pequenas empresas e ao financiamento de bens e operações de ‘risco sacado’ para empresas médias”, diz o BC, acrescentando que o mercado de capitais manteve-se como fonte relevante de financiamento, sobretudo para as grandes empresas.

Ainda assim, as instituições financeiras permaneceram apostando em carteiras mais arriscadas. “Apesar do recuo no ritmo de crescimento, o crédito ainda cresceu forte em modalidades mais arriscadas às famílias, como cartão de crédito e crédito não consignado”, diz o documento.

Indústria cresce 1,1% em março após duas quedas seguidas

A produção industrial brasileira teve alta de 1,1% em março deste ano, na comparação com o mês anterior. A alta veio depois de duas quedas consecutivas (em janeiro e fevereiro) e um mês de estabilidade (dezembro de 2022).

Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF), divulgada nesta quarta-feira, 10, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O setor também apresentou crescimento na comparação com março de 2022 (0,9%). No entanto, a produção acumula queda de 0,4% no ano e estabilidade no acumulado de 12 meses.

Na comparação com fevereiro deste ano, a indústria avançou em 16 dos 25 ramos pesquisados, com destaque para as atividades de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (1,7%), máquinas e equipamentos (5,1%) e equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (6,7%).

Outras influências relevantes para o crescimento da indústria vieram de produtos farmoquímicos e farmacêuticos (3,2%), outros equipamentos de transporte (4,8%), produtos químicos (0,6%), couro, artigos para viagem e calçados (2,8%) e de produtos de minerais não metálicos (1,2%).

Um segmento mantevese est ável (produtos diversos) e oito apresentaram queda, entre eles confecção de artigos do vestuário e acessórios (-4,7%), móveis (-4,3%) e produtos de metal (-1%).

Entre as quatro grandes categorias econômicas da indústria, três tiveram alta de fevereiro para março: bens de capital, isto é, as máquinas e equipamentos usados no setor produtivo (6,3%), bens intermediários, isto é, os insumos industrializados usados no setor produtivo (0,9%) e os bens de consumo duráveis (2,5%).

A exceção ficou com os bens de consumo semi e não duráveis, que recuaram 0,5% no período.

QUINTA-FEIRA, 11 DE MAIO DE 2023 GERAIS 7
Bancos recuperam níveis de crescimento após a pandemia da Covid-19 Reprodução

Comu

Telegram apaga mensagem contra PL das Fake News

>> aplicativo cumpre decisão judicial do StF no prazo de uma hora

OTelegram Brasil apagou, na tarde desta quarta-feira, 10, a mensagem enviada em massa, no dia anterior, aos usuários da plataforma digital no país. O texto da mensagem apagada era contrário à aprovação do Projeto de Lei 2.630, conhecido como PL das Fake News, que tramita no Congresso Nacional para propor medidas de enfrentamento à divulgação de conteúdos falsos e à violência digital.

O aplicativo ainda enviou, às 15h41 desta quarta-feira, nova mensagem a todos os usuários com a comunicação de que o texto anterior continha ilicitudes que atentavam contra os poderes da República e a democracia e, ainda, instigava os seus usuários a coagir parlamentares.

“Recebemos uma ordem do Supremo Tribunal Federal (STF) do Brasil que obriga o Telegram a remover nossa mensagem anterior sobre o PL 2630/2020 e enviar uma nova mensagem aos usuários, que está incluída abaixo”, diz a mensagem enviada hoje.

“Por determinação do SUPREMO TRIBUNAL

FEDERAL, a empresa Telegram comunica: A mensagem anterior do Tele -

gram caracterizou FLAGRANTE e ILÍCITA DESINFORMAÇÃO atentatória ao Congresso Nacional, ao Poder Judiciário, ao Estado de Direito e à Democracia Brasileira, pois, fraudulentamente, distorceu a discussão e os debates sobre a regulação dos provedores de redes sociais e de serviços de mensageria privada (PL 2630), na tentativa de induzir e instigar os usuários a coagir os parlamentares”, continua o texto.

As medidas foram adotadas após o ministro do

Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinar que o Telegram apagasse a mensagem da terça-feira e enviasse novo texto com caráter corretivo, no prazo de 60 minutos.

Os representantes do Telegram no Brasil devem ser ouvidos pela Polícia Federal, no prazo de 48 horas, a partir da determinação judicial, pois, o disparo em massa da mensagem pode ser entendido como abuso de poder econômico e prática de desinformação por parte de milícias digitais nas redes

Crm mira médicos que debocharam da saúde de ministra

Por G1

O Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC) abriu uma sindicância para apurar a conduta de médicos que debocharam do diagnóstico de Covid-19 da ministra de Meio Ambiente, Marina Silva, e fizeram comentários antivacina, conforme prints de conversas em um grupo de profissionais.

A conversa vazou no domingo, 7, mas o CRM só se posicionou nesta quarta-feira (10), três dias depois.

Os prints mostram conversas que seriam de um grupo de médicos em que Jorge Lucas da Fonseca, Grace Mônica Alvim Coelho e Nilton Chaves debocham do fato de Marina Silva estar infectada,

mesmo tendo as doses da vacina contra a Covid-19. A ministra foi diagnosticada com Covid-19 no último sábado (6) e internada por conta da doença. Nesta quartafeira (10), ela teve alta médica.

Jorge Lucas encaminhou uma notícia sobre o diagnóstico da ministra com a legenda: “Ué, não era vacinada?”

O mesmo médico reforça o comentário, em seguida, e afirma: “será que ela não tomou a vacina?”

Em seguida, outra profissional, que seria Grace Mônica Alvim Coelho, comenta: ‘Coisas da vida… E da vacinação!’. Por fim, outro médico, Nilton Chaves, acrescenta: “Tomara que o vírus da Covid esteja bem.” Grace já foi secretária de Saúde do Acre

entre 1999 a 2004, na gestão de Jorge Viana.

Por meio de nota, o CRM confirmou a apuração, e afirma que o processo será feito de acordo com o Código de Processo Ético-Profissional e pelo Código de Ética Médica.

Logo após a divulgação da conversa, o Sindicato dos Médicos do Acre (Sindmed) afirmou que o grupo no qual as mensagens foram enviadas não é administrado pela entidade, e destacou que “O único grupo oficial é chamado de ‘Filiados’, existindo regras claras que proíbem a manifestação política, permitindo apenas assuntos médicos, debates trabalhistas, sindicais e a divulgação de informações do sindicato”.

O corpo da cantora Rita Lee, morta na segundafeira, 8, aos 75 anos, chegou por volta das 5h ao Planetário do parque Ibirapuera, em São Paulo, onde acontece o velório da artista.

Por volta das 9h30, centenas de fãs já se reuniam fora do Planetário. São pessoas de várias idades, de idosos a adolescentes. Eles cantavam a plenos pulmões sucessos da cantora, como “Lança Perfume” e “Ovelha Negra”. Admiradores da cantora entram a todo instante no planetário chorando. Alguns deles deixam ao pé do caixão flores e dedicatórias. Fascinada pelo cosmos – assunto frequente em suas canções –, Rita Lee tinha o hábito de visitar o Planetário do Ibirapuera semanalmente. A ideia de realizar o velório lá partiu de sua empresária, Silvia Venna, que teve essa ideia

quando a cantora pediu para ir até o local. No planetário, uma projeção mostra o mapa do céu no dia em que Rita nasceu. Devido à claridade, a projeção não está muito nítida. Reclusa nos últimos anos, a cantora recebeu um diagnóstico de câncer de pulmão em 2021. Após tratamentos, em abril de 2022, a doença teria entrado em remissão.

Filho da cantora, João Lee afirmou que Rita era a sua heroína pela simplicidade e honestidade com as quais encarava a vida. “Era uma loucura a sensibilidade dela para lidar com as pessoas. A forma que ela tinha de se comunicar com o mundo e com o público. É uma pessoa muito única. Tive o privilégio de ter passado 43 anos aprendendo demais com ela”, diz João. “Para mim e para todo mundo, ela vai ser eterna.”

sociais, segundo Moraes.

rEPErCuSSão

Por meio de uma rede social, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, considerou importante a decisão do ministro da Suprema Corte, em relação ao que Dino classifica como “abusos do Telegram”.

Flávio Dino chama a atenção para a necessidade da fixação de marcos de regulação de empresas digitais. “O faroeste digital é incompatível com a Constituição”.

CIANO MAGNTA AMARELO PRETO quinta-FEiRa 11 DE maio DE 2023 8 gerais
Com flores, fãs se despedem de rita Lee em São Paulo
nelson almeida/aFP
Marcello Casal Jr – agência Brasil representantes do Telegram no Brasil devem ser ouvidos pela Polícia Federal Corpo de rita Lee foi velado nesta quarta, no Planetário em ibirapuera
NiCação

mossoró

estrutura da arena de Quadrilhas já está sendo montada na praça sadraque tavares

infraestrutura

mossoró cidade Junina começa a ganhar forma

>> o maior evento da cidade, o MCJ, começa a ganhar forma com a montagem da estrutura da a rena de q uadrilhas

amina costa Da redação

Faltando pouco mais de 20 dias para o início do Mossoró Cidade Junina (MCJ), o evento já começa a ganhar forma, com a montagem da Arena Deodete Dias, que sediará o Festival Independente de Quadrilhas Juninas. Nesta quarta-feira, 10, as equipes de mon -

tagem já começaram a delimitar os espaços e colocar as estruturas que devem ser erguidas nos próximos dias.

O motivo para que a montagem da estrutura da Arena de Quadrilhas já tenha sido iniciada é porque, neste polo, o São João começa mais cedo. De acordo com a Prefeitura de Mossoró, o concurso para escolha do Rei e Rainha do Mossoró Cidade Junina

Cerca de 80 grupos se apresentarão na Arena Deodete Dias

Na Arena Deodete Dias, palco das apresentações, quase 80 equipes vão abrilhantar o período junino, com 172 exibições, em 11 noites. Entre as apresentações estão o concurso da

escolha da Dama da Diversidade, Rei e Rainha, além das exibições na Categoria Municipal, com o “Festival da Melhor Idade” e “Festival da Colheita”; Estilizada Adulto e Infantil;

2023 será realizado no dia 2 de junho, abrindo as apresentações do Festival Independente de Quadrilhas Juninas.

Já a abertura oficial do MCJ ocorre no dia 3 de junho, com o tradicional Pingo da Mei Dia. Neste ano, as expectativas em torno do evento são ainda maiores, levando em consideração as atrações já anunciadas, que foram bem aceitas pelo público. Além

Tradicional Adulto e Infantil e Comédia.

Também integram ao festival as disputas nas categorias Estadual e Interestadual, compostas pelas modalidades estilizada (adulto) e tradicional (adulto). A seleção do Rei e Rainha do “Festival da Colheita” será realizada no dia 7 de junho. Em seguida, no dia 8 de junho,

do baiano Bell Marques e do cantor Raí Saia Rodada, também estará participando do Pingo da Mei Dia o cantor Dan Ventura.

Os polos tradicionais do Mossoró Cidade Junina confirmados para esta edição são o da Estação das Artes, o Chuva de Bala, o Cidadela e a Arena de Quadrilhas. Neste ano, com o intuito de atrair um número maior de pessoas, a Prefeitura idealizou novos

os jurados escolherão o Rei e Rainha do “Festival da Melhor Idade”. Serão três dias de festival para cada categoria. O concurso na disputa Municipal acontecerá nos dias 7, 8 e 15 de junho. A categoria Estadual, nos dias 10, 11 e 16 de junho. Já o concurso Interestadual será realizado nos dias 17, 18 e 23 de junho.

polos. São eles: Polo Arraiá do Povo, Polo Poeta Antônio Francisco e Polo Circo do Forró, que funcionará na Praça da Convivência.

O Polo Arraiá do Povo será instalado no Parque de Exposições Armando Buá e exaltará o São João raiz, com programação aos fins de semana, das 11h às 18h. No local, haverá atrações culturais e praça de alimentação, em um espa -

programação

ço pensado para toda família. Para este polo, já foram confirmadas, até o momento, atrações como: Bartô Galeno, Amazan, Marina Elali, Ferro na Boneca, Bonde do Brasil, Kátia Cilene, Waldonys e Cavaleiros do Forró.

As atividades do Polo Poeta Antônio Francisco serão desenvolvidas no Memorial da Resistência e terá como foco a valorização da cultura popular. O polo irá dispor de palco para intervenções artísticas, além de exposição típica junina em cartaz durante todo mês de junho, no Salão Joseph Boulier.

Já o polo Circo do Forró funcionará na Praça da Convivência, com programação todos os dias, de 7 a 24 de junho, movimentando o Corredor Cultural. O espaço será dedicado à apresentação de artistas locais e música regional.

Confira os artistas Confirmados, até agora, para o mossoró Cidade Junina:

pingo da mei dia - Bell Marques, raí saia rodada, Dan Ventura e artistas locais.

estação das artes - Nattan, Walkyria santos, Mari fernandez, Joelma, eric Land, felipe amorim, simone Mendes, Mara Pavanelly, Márcia fellipe, Júnior Viana, taty Girl, Desejo de Menina, Dorgival Dantas, Xand avião, Zé Vaqueiro, Zé cantor, Leonardo, tarcísio do acordeon, Michele andrade, felipe Grilo e iguinho e Lulinha.

arraiá do povo - Bartô Galeno, amazan, Marina elali, ferro na Boneca, Bonde do Brasil, Kátia Cilene, Waldonys e Cavaleiros do forró.

Boca da noite - Parangolé, Cláudia Leitte e artistas locais.

@defato_rn /jornaldefatorn /photos/jornaldefatorn
Mossoró (rN), quiNta-feira, 11 de maio de 2023
toinho alves

GENTE DE FATO

gEntE DE fato

M a R il ENE Pai Va

marilene.paiva@gmail.com

ILUMINE STUDIO MÉDICO

Com uma proposta de um olhar moderno, humano e inovador, a Ilumine Studio Médico recebe convidados para um coquetel de inauguração amanhã, dia 14, às 19h, no Mossoró Mall. Vamos, sim!

AMOR QUE NÃO SE MEDE

A empresária Raíza Leite é caprichosa como só uma filha de Vânia Leite podia ser; promete surpresinhas mis para sua clientela e um Dia das Mães antecipado, claro. E quer saber mais?

A partir das 17h tem pré-lançamento do livro “Eu tenho tanto pra te falar”, coletânea organizada por mim e Rafaella Costa, em homenagem às mães. Passe lá para conferir.

Temos encontro marcado hoje, a partir das 10h, na loja linda da empresária Raíza leite, a cia Marítima, que celebra 6 anos de muito sucesso e estilo de sobra, em moda praia e casual, além de outras belezuras.

de Aleluia, na Serra de Mar�ins. É sempre um prazer encontrá-los!

A jornalista lançamento do livro Homens que jornalista e amiga há três décadas, Livraria Drumond, Nacional, em

amigo Carlos Augusto recebe hoje, às 19h30 em ponto, convidados para um brinde celebra�ivo ao primeiro ano de sucessos do seu Podcast Feedback, na Nossa TV. Até lá.

a Magnífica Reitora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, a professora cicília Raquel Maia leite, muda de idade hoje. Recebe justas homenagens durante todo o dia. É o reconhecimento à sua expressiva contribuição à sociedade como mulher, educadora e cidadã. Parabéns!!!

ESTANTE

Reserve a leitura: “Quem é José Saramago?” de João Marques Lopes. O livro nos reserva os aspectos polêmicos do escritor, a partir da Revolução dos Cravos, em 1975, quando Saramago dirigiu o Diário de Notícias, em Portugal. Vale a pena.

DIZER NÃO ÀS DROGAS É DIZER SIM À VIDA!

Hoje, dia 11, a acaDEMia aTiViDaDE FiTNEss completa 25 anos de existência. Uma das pioneiras em Mossoró. Ganha nota máxima pela credibilidade e compromisso com a qualidade de vida de seus alunos. o casal gestor Flávio Vasconcelos e Mima adour recebe amigos e convidados para um dia inteirinho de brindes. Parabéns, meus amores!!!

Família do nosso coração, casal Professor PhD da UFERSA Luis Morão e a sua esposa Dra Sandra Holanda festejando 13 aninhos do herdeiro David Luis. Receba o nosso abraço com

CHAMPANHE NO GELO

Exerça sua cidadania. Participe hoje, às 9h, na Câmara Municipal de Mossoró, da audiência que vai debater a situação dos dependentes de Mossoró junto à Frente Parlamentar de Prevenção e Cuidado às Drogas. De parabéns o Vereador Isaac da Casca por liderar essa ação. Vamos todos!

Festa da vida para os que aniversariam hoje: Eduardo Freire, Flávia Morais, Dora Nogueira, Luana Saraiva, Dedeu Guerra, Dhayanne Kemellyn, Denis Rodolfo, Rina Márcia Ciarlini, Raquel

SERVIÇOS DO RN

Márcio custódio celebra 25 anos de colunismo social e recebe chiques e famosos no Requinte Buffet. Todo elegante by Giorgio armani, presente da amiga Graça Dias Branco da Escóssia. Uau!

Recebemos convite para um café manhã, dia 14, amanhã, às 8h, na CDL Mossoró. Trata-se do Lançamento da Convenção Estadual do RN em Mossoró. Na ocasião, será lançada o Vitrine Junina, concurso que incentiva a decoração de lojas em clima junino valorizando tradição e cultura. Confirmamos presença.

Todos os vivas para o amigo Tácio Garcia que festeja idade nova. No clique, com a esposa Fátima Gondim. Tintin! saúde e paz.

O mês de abril inteirinho de vivas para a aniversariante

Cleide Linhares, amor da vida de Silvio Roberto Medeiros. Recebe o abraço das amigas Lucineide Queiroz, Michele Rincon e Singride Rosado.

CONTAGEM REGRESSIVA

Com esse pré-lançamento da obra “Eu tenho tanto pra te falar”, a gente começa a contagem regressiva para o lançamento que irá acontecer dia 23 de maio, no Restaurante Trattoria. Será um momento intimista das 15h às 18h, apenas para as homenageadas que estão no livro e os seus filhos e filhas, responsáveis pelas escritas dos textos. A partir das 18h, o momento será aberto para demais familiares e amigos que queiram chegar para confraternizar-se. Tudo está sendo organizado com muito esmero para que seja um dia inesquecível.

Hoje é dia de bolo confeitado para a amiga Iara de Menezes Chaves que ganha os mimos do marido Nelson Chaves. No clique, com as queridas Ione Brasil e Irlanda Carlos. Saúde e paz.

quinta-FEiRa 11 DE maio DE 2023 2 social Fotos: Cedidas
QUINTA�FEIRA , 13 DE ABRIL DE 2023 2 SOCIAL
M A R IL ENE PAI VA marilene.paiva@gmail.com

demais

DEMAIS

GEORG IANO A ZEVEDO

georgianoazevedo@gmail.com

GeorGiano azevedo georgianoazevedo@gmail.com

V I VA OS NO I VOS!

HOTEL DAS MISSES

B O LO DE A N I V ER SÁ RI O!

O Hotel Senac Barreira Roxa, em Natal, será o hotel que irá receber as candidatas do concurso Miss Universe Rio Grande do Norte 2023, entre os dias 14 e 17 deste mês. E, claro, estaremos por lá registrando tudo!

DE OLHO NAS MAMÃES!

O quadro Por Dentro da Moda, hoje, vai mostrar matéria em homenagem às mamães com participação de modelos do cast Plus Size da Tráfego Models. Todas as mamães com seus filhos!

Elas usando Destack Plus Size e os filhos com looks Riachuelo, em imagens assinadas por Pedro Sobrinho. A partir das 15h no programa Entre no Clima/TCM Telecom!

Madu Morais, Miss Universe rio Grande do norte 2022, prestigiando o concurso Miss Universe Mossoró 2023, no Thermas Hall.

UM ANO

João Fernandes e Midiã reuniram convidados especiais no último domingo, 7, para comemorar o primeiro aniversário do Açaí do Alto Célebre, com direito a agito do DJ Guilherme, ambientação Isadora Decor, cerimonial Fátima Matos e delícias do chef Flavio Magalhães.

A Dra. Priscila Duarte curte merecidas férias visitando pontos turís�icos da inclusive, comemorou idade nova por lá.

a empresária adriana dantas com as mamães destack Plus size: eduarda, sabryna, Beatryz, danielly, Paula e shirley, estrelas do Por dentro da Moda, hoje, na TcM.

Em viagem para Itália, o casal Leonardo Vale e Luana Mendonça anunciou noivado. Parabéns!

B O DA S DE OPALA

MISSES

BODAS DE PRATA

A modelo Monique Rego, Miss Rio Grande do Norte 2018, começou a semana de idade nova e daqui segue o nosso abraço!

DAYWALLACE

Rannier Ferrari e Roberta Duarte celebrando 24 anos de casados. Muito amor!

Algumas candidatas que estão na disputada pelo título Miss Universe Rio Grande do Norte 2023 prestigiaram o evento Miss Universe Mossoró 2023 e arrasaram no palco do Thermas Hall.

Jaine souza, Miss Universe são Miguel 2023

O estilista potiguar, Wallace Macedo, atualmente radicado em Los Angeles, comemorou aniversário na sexta-feira, 7, no P.F. CHANG’S China Bistrô, com almoço intimista para seus convidados. Em seguida, reu niu queridos para um jantar no OMNIA NIGHT CLUB no CE SARES PALACE, e encerrou as comemorações na festa SECRETA no LUXOR HOTEL & CASSINO no domingo, 9, com uma badalada pool party. Todos convidados receberam de lembrança peças exclusivas da sua coleção color collection da sua marca WM SWIMWEAR.

ana Barbosa, Miss Universe Tibau 2023

Karla vasconcelos, Miss Universe Parnamirim 2023

O aniversariante Wallace Macedo em dia de #BDay no P.F Chang’s China Bistrô, em Las Vegas. Aí, sim!

MISS UNIVERSO RIO GRANDE DO NORTE 2023

Flávio Vasconcelos e Mima Adour estão em festa com os 25 anos da Academia Atividade Fitness e vai ser o dia interio de muita badalação. Sucesso!

George Azevedo, coordenador do Miss Universo Rio Grande do Norte, confirma data da edição 2023. Será no dia 17 de maio, na capital potiguar. Voltaremos com detalhes!

quinta-feira, 11 de maio de 2023 4 social
Cedida fotos: Matheus Martins
QUARTA�FEIRA, 12 DE ABRIL DE 2023 4 SOCIAL
A V
DEUSA
Cedida Cedida
João Fernandes e Midiã comemorando o primeiro aniversário do açaí do alto célebre. Cedida Cedida

wANDIlSON RAMAlHO

Mãe é mãe! Única! Domingo é dia das mães!! Saudamos todas as mães pelo seu dia! Para as nossas mães Júlia e Maria vai a nossa oração silenciosa!! Seus legados... conduzimos, suas histórias relembradas... Como Bruno Bezerra disse: “Uma das maiores forças do universo reside no amor de mãe.” Nossa gratidão, mães queridas!

MÉDICA CARAUBENSE

"Grandes coisas tem feito o Senhor por nós, por isso estamos alegres". Com esse pensamento, a família de Isadora Hellen iniciou o anúncio nas redes sociais que a jovem Isadora, finalmente, recebeu o tão sonhado diploma do curso de medicina. Sua mãe Kapinha feliz da vida com o sucesso da filha de ouro. Expectativa, emoção, sonhos! Hoje, é recordar, comemorar e agradecer. Parabéns, jovem doutora, filha desta terra.

ANIVERSÁRIOS

Brindando à vida! Quem? Quando? Hoje, Vanessa Carlos, Valcides Ramalho, Oliveira Neto, Quênia Benevides e Aurivaneide Morais; amanhã, Gilderley Farias e Francisca Leite Alves – Titica; sábado, dr Vivênio Jácome; domingo, 14, Mirian Freire, Erivânia Torres, Juscileide Cruz; segunda-feira, João Gomes, dr Luiz Felipe Fernandes e Juraci Augusta da Cruz.

NOSSA SENHORA DE FÁTIMA

Dez dias de intensa festa religiosa em Caraúbas, especialmente, no bairro Sebastião Maltez quando estamos vivenciando a festa de Nossa Senhora de Fátima, padroeira deste bairro, com dez dias de muita oração, muito louvor. Sábado é o encerramento desta festa de luz! Todos unidos e felizes!! Viva Nossa Senhora de Fátima!!

A foto que ficará para a posteridade no sim de Vanessa e Diego. Vanessa, aniversariante de hoje, e seu tio Oliveira Neto. A esposa Cláudia Gomes superfeliz celebra. Parabéns duplo.

>> Sistema instalado nos poços bombeia a água sem gastos com conta de luz para os consumidores

sendo responsável hoje por 70% dos alimentos que são consumidos pela população brasileira.

O poço foi entregue com sistema de captação e bombeamento de água movido à energia solar, caixa d’água para 5 mil litros e bebedouro para animais.

Para o secretário estadual de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf), Alexandre Lima, “a instalação dos poços contribui para manter a população das comunidades rurais no campo e produzindo”, sendo considerado pelas famílias agricultoras como um grande incentivo que a agricultura familiar precisa: apoio em forma de estrutura para que as famílias possam trabalhar e produzir melhor.

7.172.502,00, sendo a maior parte em recursos próprios.

No Nordeste, 66% por cento das propriedades da agricultura possui até 10 hectares, e a região possui quase 50% do total das propriedades rurais do Brasil.

“A primeira moradora que chegou à comunidade foi dona Tereza, há 48 anos. Então ficaram pisando em cima dessa água o tempo todo e carregando água na carroça. Agora, graças a Deus, está aqui o resultado. Só temos a agradecer à governadora por esse benefício direto às famílias da comunidade”, agradeceu o presidente da Associação dos Moradores do Sítio Arisco, Francisco Cândido Costa, conhecido como Tinga.

“Essa não é uma agenda qualquer, de forma nenhuma. Estamos falando de 120 famílias que passam agora a ter a garantia de segurança hídrica e autonomia energética, sem

gastos com conta de energia, para que continue o seu processo de produ -

ção”, afirmou a chefe do executivo estadual ao lembrar que a agricultura fa -

miliar é capaz de assegurar a segurança e a soberania alimentar da população,

“De forma inovadora no Rio Grande do Norte, pela primeira vez, estamos perfurando poços, todos com energia solar. Serão 120 poços com esse sistema”, explicou Alexandre. O investimento previsto para instalação dos 120 poços é de R$

Em Mossoró, são três poços desse tipo que o governo está implantando: Arisco, Guajará e Olga Benário, situadas na zona rural. Os primeiros poços entregues estão instalados nas comunidades Barra da Espingarda e Umbuzeiro, em Caicó, beneficiando 156 famílias.

quinta-FEiRa 11 DE MAIO DE 2023 ESTADO 5 CAMpO
RN avança em novos sistemas operados por energia solar wr.ramalho@hotmail.com Cedida Cedida
A linda engenheira Vitória Carlos, presença no sim da prima Vanessa Carlos e Diego Quadros. Professor, amigo, irmão, Valcides Ramalho hoje recebendo todas as homenagens pelo seu níver. Vivas!! O amigo radialista João Gomes brindando à vida segunda, dia 15. Tim-TIM!! Um momento de muita emoção no sim de Vanessa e Diego, quando a irmã da noiva, Valéria Carlos, fez homenagem justa à avó Ana Maria. HOMENAGEM
Wigna Ribeiro
o Rio Grande do Norte inserido na modernidade energética”. A avaliação é da governadora Fátima Bezerra sobre a entrega de mais um poço tubular com sistema solar. O evento aconteceu na Comunidade Arisco, que fica a 22 km do município de Mossoró. O sistema de energia solar instalado nos poços bombeia a água sem gastos com conta de luz. Além de ajudar na plantação, também ajuda na pastagem dos animais.Governadora Fátima Bezerra inaugura sistema na comunidade rural Arisco E

OGoverno do Rio Grande do Norte efetivou mais 741 promoções na Polícia Militar do Estado (PMRN) e formou novos 11 soldados. A medida anunciada nesta quarta-feira (10), durante solenidade em Natal de ingresso de nove homens e duas mulheres do concurso de 2018,beneficiou 734 praças e sete oficiais.

O Governo do RN aproveitou a ocasião para destacar que, nos últimos quatro anos, a atual gestão já fez cinco concursos na PMRN, incluindo um que está em andamento para 1.158 vagas de soldados, e efetivou mais de 10 mil promoções dentro da corporação. O Estado informou ontem que a efetivação de mais 734 promoções de praças e sete oficiais da PMRN deve ser publicada na edição desta quinta-feira (11) do Diário Oficial do Estado (DOE).

A medida foi autorizada ontem pela governadora Fátima Bezerra (PT), durante a solenidade de formatura na capital potiguar de 11 novos praças da corporação. O Governo potiguar explicou que os formandos foram aprovados no concurso público de 2018 e convocados recentemente após resolução de pendências burocráticas do certame.

O grupo inclui 11 praças, sendo nove homens e duas mulheres, que concluíram o Curso de Formação de Soldados, com 1.480 horasaula em disciplinas como

Governo do RN efetiva mais 741 promoções e forma novos 11 soldados

Medida anunciada ontem, durante solenidade em n atal do ingresso de nove homens e duas mulheres do concurso de 2018, beneficiou 734 praças e sete oficiais

acontecer. O nosso Governo cumpre a lei, tem compromisso, dedicação e cuida do povo do RN”, ressaltou.

O Governo do RN frisou que desde 2019, início da atual gestão foram realizados cinco concursos na PM. O primeiro, realizado após 15 anos sem concurso público para ingresso na Corporação, formou 1.014 policiais em novembro de 2020. O segundo formou 290 policiais militares, sendo 197 mulheres, em dezembro de 2021. O terceiro é o de Oficial para Área da Saúde, com 78 vagas, o qual os alunos estão em estágio de adaptação e que foi realizado após 21 anos sem contratações.

O quarto concurso foi para oficiais combatentes, com 132 vagas, o qual os alunos estão, atualmente, realizando o Curso de Formação e que foi realizado mais de 15 anos depois do último. E o quinto concurso para a PMRN na atual gestão teve as provas realizadas mês passado e oferta 1.158 vagas para soldados e 30 para Praças Músicos.

co RP o de Bom B ei Ros

mais de 700 novas promoções na PmRN foram anunciadas ontem durante formatura de 11 novos soldados

Direitos Humanos e técnicas de abordagem policial, armamento e equipamento, com duração de dez meses e iniciado em junho de 2022.

Na solenidade desta quarta, após os formandos receberem a aposição do distintivo de soldado e a medalha Tiradentes, a governadora Fátima Bezerra

parabenizou os novos policiais pela conquista. Ela destacou que, nos últimos quatro anos, a atual gestão já realizou cinco concursos na PMRN e efetivou mais

de 10 mil promoções. “Tudo isso sem que o policial precisasse recorrer à justiça para ter seu direito respeitado. As promoções estão na Lei e têm data para

O Corpo de Bombeiros Militar do RN anunciou ontem que nesta sexta-feira (12) 47 alunos do Curso de Formação de Praças da corporação serão formados. A cerimônia acontecerá às 19h, no ginásio da UNIRN, em Natal. A solenidade será transmitida ao vivo pela TV Assembleia.

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte, por meio da Delegacia Especializada em Narcóticos (DENARC/ NATAL), em ação conjunta com a Polícia Militar do Rio Grande do Norte, deflagrou na manhã desta quartafeira (10), uma operação que resultou na prisão de três policiais militares envolvidos com tráfico de drogas e associação para o tráfico, em Natal.

A polícia informou que eles foram presos e conduzidos ao Comando Geral da Polícia Militar do Rio

Grande do Norte; e disse ainda que na ação, um comerciante também foi preso. Segundo a polícia, também foram cumpridos quatro mandados de prisão e cinco mandados de busca e apreensão. Já policiais civis da Delegacia Especializada de Capturas e Polícia Interestadual (DECAP/POLINTER) deram cumprimento também ontem a um mandado de prisão preventiva contra Monize Barreto Marochi, 29 anos.

Ela, suspeita por tráfico

de drogas e associação para o tráfico, foi presa na zona Oeste de Natal. Ela foi encaminhada para o sistema prisional, à disposição da Justiça. O mandado de prisão foi expedido pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG). E policiais civis da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (DEICOR) e policiais da 103 ª Delegacia de Tibau do Sul realizaram na última terça-feira (9), uma operação que resultou na prisão de Washington Lima Leite, conhecido como “Ceará”, de 42 anos. Ele foi preso na praia de Pipa e era foragido da justiça do estado do Ceará por crimes patrimoniais, tráfico de drogas e organização criminosa.

Policiais civis da 76 ª Delegacia de Polícia (DP de Alexandria), com apoio da Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PMRN) deflagraram nesta terçafeira (9) a operação “Turistas Malditos”, com o objetivo de desarticular organização criminosa de origem paraibana, a qual tentava se estabelecer no município de Alexandria desde janeiro deste ano.

Os detalhes da ação foram divulgados nesta quarta (10). A polícia informou que durante as diligências, quatro suspeitos foram presos em flagrante por integrar associação criminosa armada, por tentativa de homicídio duplamente qualificada, porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, por receptação e dano ao patrimônio público. São eles: Cleytson Jose Araujo da Silva, também conhecido como “Véi do Rio”; Jose Policarpo Dantas Neto; Eric Da Silva

Ferreira, também conhecido como “Erikinho”; e Bruna Rafaela Luz Santos.

Ainda segundo a polícia, na posse deles, foram encontrados e apreendidos um bastão de madeira com inscrições e símbolos referentes a uma organização criminosa de origem paulista, com atuação em âmbito nacional; um revólver de calibre 38, com numeração raspada, utilizada na tentativa de homicídio contra Francisco Fabrício Alves de Lima, também conhecido como “Bananão”; munições de calibre 380 e de calibre 38; uma faca e um punhal; aparelhos celulares diversos; uma tornozeleira eletrônica rompida, e um moletom utilizado por Cleytson Jose, durante a prática de um roubo.

Além disso, a polícia disse que também foi cumprido um mandado de busca e apreensão na Colônia Agrícola Penal de Souza,

na Paraíba, onde Jorge Luiz Faustino Da Silva, também conhecido como “Jorginho”, encontra-se preso. Ele estaria coordenando o tráfico de drogas em Alexandria, e determinando homicídios contra os rivais e antigos aliados. Em sua posse, foram encontrados dez aparelhos celulares, quantidade elevada de maconha, assim como anotações referentes ao tráfico de drogas. Todo o material ficou à disposição da Polícia Penal da Paraíba.

A polícia detalhou que os criminosos passaram a intensificar a sua atuação criminosa em Alexandria após o homicídio de Wellington Hugo da Silva, cometido em 27 de dezembro de 2022. Ele, associado ao irmão Wesley Igor da Silva, coordenavam o tráfico de drogas na região e tinham relações com outra organização criminosa, que se opôs à chegada dos rivais. A polícia destacou que após o homicídio de Wellington Hugo, ocorreram sucessivos homicídios na região, junto com outros crimes como roubo com emprego de arma de fogo e tráfico de drogas.

quinta-FEiRa 11 de maio de 2023 6 segurança
operações policiais no RN prendem três Pms ligados ao tráfico, foragida de mG e membro de facção
Polícia prende 4 no alto oeste por organização criminosa e apreende arma, munições e até tornozeleira rompida
integrante de organização criminosa foi detido no litoral do estado
PC Rn
assecom/Rn

Procurador-geral do STJD descarta paralisação do Brasileirão

>> Quinze atletas vão responder no tribunal por envolvimento em esquema de apostas em jogos das Séries a e B

Oprocurador-geral do STJD, Ronaldo Placente, descartou nesta quarta-feira, 10, a possibilidade de paralisação do Campeonato Brasileiro de 2023, diante da denúncia do Ministério Público que resultou em 16 réus na operação Penalidade Máxima II, que investiga envolvimento de jogadores em esquema de apostas de jogos das Séries A e B.

“Nenhuma possibilidade de paralisar o campeonato. Não tem clube envolvido. Não houve prova até agora de influência direta no resultado de partidas”, disse Ronaldo, ao site Globo Esporte; A Justiça de Goiás aceitou na terça-feira, 9, a denúncia do Ministério Público contra os 16 investigados na operação Penalidade Máxima II. Os jogos investigados fazem parte de competições de 2022.

EDUARDO BAUERMANN (ZAGUEIRO, SANTOS)

Artigo 41-C do Estatuto do Torcedor, por duas vezes: solicitar ou aceitar, para si ou para outrem, vantagem ou promessa de vantagem patrimonial ou não patrimonial para qualquer ato ou omissão destinado a alterar ou falsear o resultado de competição esportiva ou evento a ela associado.

Pena: reclusão de dois a seis anos e multa.

O que ele fez: a) aceitou vantagem patrimonial indevida (R$ 50 mil) com o fim de alterar o resultado ou evento de competição esportiva entre Santos x Avaí, da Série A do Campeonato Brasileiro 2022.

b) Aceitou vantagem patrimonial indevida com o fim de alterar o resultado ou evento de competição esportiva entre Botafogo x Santos, da Série A do Campeonato Brasileiro de Futebol de 2022.

A vantagem consistiu na promessa de pagamento em montante ainda não precisado, para que fosse punido com cartão vermelho.

Consta que Bauermann, apesar de ter aceitado valores na rodada anterior (contra o Avaí), não “cumpriu” sua parte no acordo ao não ser punido com cartão amarelo. Por isso, na rodada imediatamente seguinte e ainda com a posse da quantia recebida, novamente aceitou a promessa de valores indevidos para, agora, ser expulso na partida.

Consta que Bauermann não “cumpriu” sua parte no acordo ao não ser punido com cartão amarelo

GABRIEl TOTA (MEIA, YPIRANGA-RS)

Artigo 41-D do Estatuto do Torcedor por duas vezes: dar ou prometer vantagem patrimonial ou não patrimonial com o fim de alterar ou falsear o resultado de uma competição desportiva ou evento a ela associado.

Pena: reclusão de dois a seis anos e multa.

O que ele fez: Bruno Lopez de Moura e Ícaro Fernando Calixto dos Santos, com a participação de Gabriel Tota, previamente ajustados, em unidade de desígnios, prometeram e deram vantagem patrimonial indevida com o fim de alterar o resultado ou evento de competição esportiva entre Juventude x Fortaleza.

Paulo Miranda, de forma consciente e voluntária, ciente da ilicitude e reprovabilidade de sua conduta, aceitou vantagem patrimonial indevida com o fim de alterar o resultado. A vantagem consistiu na promessa de pagamento de R$ 60 mil, dos quais R$ 5 mil foram efetivamente entregues antes mesmo da realização do jogo, mediante pagamento na conta de Gabriel Tota, para posterior repasse a Paulo Miranda, para que este fosse punido com cartão amarelo na partida, o que foi efetivamente providenciado pelo jogador.

Bruno Lopez de Moura, Romário Hugo dos Santos e Ícaro Fernando Calixto dos Santos, com a participação de Gabriel Tota, previamente ajustados prometeram e deram vantagem patrimonial indevida com o

fim de alterar o resultado ou evento de competição esportiva entre Goiás x Juventude.

Consta que Paulo Miranda, de forma consciente e voluntária, ciente da ilicitude e reprovabilidade de sua conduta, aceitou vantagem patrimonial indevida com o fim de alterar o resultado ou evento de competição esportiva entre Goiás x Juventude.

A vantagem consistiu na promessa de pagamento de R$ 50 mil (cinquenta mil reais), dos quais R$ 10 mil foram efetivamente entregues antes mesmo da realização do jogo, mediante pagamento providenciado por Romário Hugo dos Santos para a conta de Gabriel Tota, para posterior repasse a Paulo Miranda, para que este fosse punido com cartão amarelo na partida, o que foi efetivamente providenciado pelo jogador.

PAUlO MIRANDA (ZAGUEIRO, SEM ClUBE)

Artigo 41-C do Estatuto do Torcedor, por duas vezes: solicitar ou aceitar, para si ou para outrem, vantagem ou promessa de vantagem patrimonial ou não patrimonial para qualquer ato ou omissão destinado a alterar ou falsear o resultado de competição esportiva ou evento a ela associado.

Pena: reclusão de dois a seis anos e multa.

O que ele fez: aceitou vantagem patrimonial indevida com o fim de alterar o resultado ou evento de competição esportiva entre Juventude x Fortaleza. A vantagem consistiu na promes-

sa de pagamento de R$ 60 mil, dos quais R$ 5 mil foram efetivamente entregues antes mesmo da realização do jogo, mediante pagamento na conta de Gabriel Tota para posterior repasse a Paulo Miranda para que ele fosse punido com cartão amarelo na partida, o que foi efetivamente providenciado.

Aceitou vantagem patrimonial indevida com o fim de alterar o resultado ou evento de competição esportiva entre Goiás x Juventude. A vantagem consistiu na promessa de pagamento de R$ 50 mil, dos quais R$ 10 mil foram efetivamente entregues antes mesmo da realização do jogo, mediante pagamento providenciado por Romário Hugo dos Santos para a conta de Gabriel Tota para posterior repasse a Paulo Miranda para que ele fosse punido com cartão amarelo na partida, o que foi efetivamente providenciado.

IGOR CARIÚS (lATERAlESQUERDO, SPORT)

Artigo 41-C do Estatuto do Torcedor, por duas vezes: solicitar ou aceitar, para si ou para outrem, vantagem ou promessa de vantagem patrimonial ou não patrimonial para qualquer ato ou omissão destinado a alterar ou falsear o resultado de competição esportiva ou evento a ela associado.

Pena: reclusão de dois a seis anos e multa.

O que ele fez: aceitou vantagem patrimonial indevida com o fim de alterar o resultado ou evento de competição esportiva entre Ce-

manipulação, o esquema não foi concluído.

FERNANDO NETO (VOlANTE, SãO BERNARDO)

Artigo 41-C do Estatuto do Torcedor: solicitar ou aceitar, para si ou para outrem, vantagem ou promessa de vantagem patrimonial ou não patrimonial para qualquer ato ou omissão destinado a alterar ou falsear o resultado de competição esportiva ou evento a ela associado.

Pena: reclusão de dois a seis anos e multa.

O que ele fez: aceitou vantagem patrimonial indevida com o fim de alterar o resultado ou evento de competição esportiva entre Sport x Operário, pela Série B de 2022. A vantagem consistiu na promessa de pagamento de R$ 500 mil, dos quais R$ 40 mil foram efetivamente entregues a Fernando Neto antes mesmo da realização do jogo para que ele fosse punido com cartão vermelho na partida.

MATHEUS GOMES (GOlEIRO, SEM ClUBE)

ará x Cuiabá. A vantagem consistiu na promessa de pagamento em montante total ainda não precisado, porém certo que R$ 5 mil foram efetivamente entregues ao jogador antes mesmo da realização do jogo e ele fosse punido com cartão amarelo, o que foi efetivamente providenciado.

Aceitou vantagem patrimonial indevida com o fim de alterar o resultado ou evento de competição esportiva entre Palmeiras x Cuiabá. A vantagem consistiu na promessa de pagamento de R$ 60 mil para que ele fosse punido com cartão amarelo na partida.

VICTOR RAMOS (ZAGUEIRO, CHAPECOENSE)

Artigo 41-C do Estatuto do Torcedor: solicitar ou aceitar, para si ou para outrem, vantagem ou promessa de vantagem patrimonial ou não patrimonial para qualquer ato ou omissão destinado a alterar ou falsear o resultado de competição esportiva ou evento a ela associado.

Pena: reclusão de dois a seis anos e multa.

O que ele fez: aceitou a promessa de vantagem patrimonial indevida com o fim de alterar o resultado ou evento de competição esportiva entre Guarani x Portuguesa, do Campeonato Paulista de 2023.

A vantagem consistiu na promessa de pagamento de R$ 100 mil para que Victor Ramos cometesse uma penalidade máxima durante a partida. Como os apostadores não encontraram outros jogadores para realizar a

Artigo 41-D do Estatuto do Torcedor: dar ou prometer vantagem patrimonial ou não patrimonial com o fim de alterar ou falsear o resultado de uma competição desportiva ou evento a ela associado.

Pena: reclusão de dois a seis anos e multa.

O que ele fez: prometeu e deu vantagem patrimonial indevida com o fim de alterar o resultado ou evento de competição esportiva entre Sport x Operário-PR, pela Série B de 2022. A vantagem consistiu na promessa de pagamento de R$ 500 mil, dos quais R$ 40 mil foram efetivamente entregues a Fernando Neto antes mesmo da realização do jogo para que ele fosse punido com cartão vermelho na partida. Consta que o contato da manipulação de resultado foi iniciado por Matheus Gomes e posteriormente realizado por Bruno Lopez de Moura com o atleta.

AGENDA JOGOS , QUINTA, 11

SÉRIE A

19h

Coritiba x Vasco

19h30

Botafogo x Corinthians

20h

Fortaleza x São Paulo

LIGA EUROPA –PLAYOFFS

16h Roma x Levenkusen

16h Juventus x Sevilla

quinta-FEiRa 11 DE MAIO DE 2023 esporte 7
Reprodução nstagram @paulomiranda Reprodução
Paulo Miranda aceitou vantagem quando defendia o Juventude/RS
ANIPUlAçãO
M

Potiguar apresenta o volante Bebeto e o meia Caíque Valdivia

Primeiro já treinou ontem; o segundo chega para substituir MM8

Aquarta-feira, 10, foi de novidades no Potiguar. O alvirrubro apresentou duas novas contratações para a sequência da Série D do Campeonato Brasileiro: o volante Bebeto, ex-Santa Cruz de Natal, e o meia Caíque Valdivia, ex-Náutico/ PE.

Bebeto já treinou ontem com o novo grupo, e Caíque inicia os trabalhos nesta quinta-feira. Ambos chegaram com a parte física razoável e poderão ser aproveitados no jogo de domingo, 14, contra o Santa Cruz de Recife, no Estádio Nogueirão.

Devido à lesão do volante Sidney, as chances são favoráveis para Bebeto iniciar entre os titulares. Ontem, Bebeto foi utilizado no trabalho técnico e tático entre aqueles que deverão iniciar o jogo entre os 11 iniciais, sob o comando do treinador Júnior Câmara.

suBsTiTuTo DE mÁRCio Caíque Valdivia tem 30 anos e defendeu clubes importantes como Náutico/PE, Juventude/RS e Cruzeiro/BH. Leva o Valdivia no sobrenome pela semelhança física com o atleta chileno famoso. Ultimamente, ele estava defendendo o União de Rondonópolis, onde foi vicecampeão mato-grossense após perder a final para o Cuiabá.

Ele chega para substituir a Márcio Mossoró no

DE LETRa

sTJD reforma decisão do TJD ao acatar recurso do Potyguar/CN

OSuperior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol (STJD) acatou o recurso do Potyguar de Currais Novos e reverteu uma decisão de perda de 30 pontos da equipe seridoense, que faria o playoff de rebaixamento contra o Globo. Com a decisão, o Alecrim será o rival da Águia de Ceará-Mirim para decidir quem fica na elite estadual e quem será rebaixado à segunda divisão.

A votação na mais alta corte da justiça desportiva ocorreu nesta quarta-feira, 10, em sessão realizada na sede do STJD, no Rio de Janeiro. A vitória do Potyguar de Currais Novos foi conquistada por 3 votos a 2 dos auditores do STJD.

A decisão do Pleno do STJD reforma o julgamento do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Norte (TJD-RN), que havia sentenciado o clube Seridoense pela perda de 30 pontos, entre pontuação conquistada e pena, em virtude da utilização de atletas amadores além do limite de idade permitida.

A Federação estadual de Futebol ainda deverá divulgar as datas das partidas. Das equipes, só o Globo ainda tem calendário definido para a temporada de 2023, com a Série D, da qual estreou com derrota por 5 a 2 no último domingo. Por sua vez, o Alecrim precisará remontar o elenco para os dois jogos extras.

Estava treinando, estava jogando; me sinto bem. Vim para somar e ajudar o Potiguar no processo, que é a classificação e depois o acesso”

meio de campo alvirrubro, o que para ele é “uma honra”, considerando o status de MM8.

“É uma honra para mim vir com essa missão. O Márcio tem uma historia bonita aqui no Potiguar, mas eu vim para fazer a minha, buscar o meu espaço, dar o melhor sempre, e conseguir em nome de Jesus alcançar a classificação e o acesso”, disse Caíque, que falou sobre sua característica de jogo.

“Sou um cara técnico, que gosta de ter o controle da bola, que ajuda os meus

companheiros tanto marcando, quanto atacando. Venho para somar e ajudar. Todos aqui do elenco me receberam muito bem, estou feliz, e agora é esperar a oportunidade”.

A Série D é uma novidade para Caíque; ele irá atuar pela primeira vez, e garantiu que está motivado.

“Nunca joguei a Série D do Brasileiro, joguei a B, a C, estou tendo agora essa oportunidade. Todos falam que é uma competição difícil, bem competitiva, por isso eu vim pelo desa-

fio, pelo projeto do clube. Vou me preparar cada vez mais e poder exercer o meu papel da melhor forma possível”, comentou.

BEBETo

Bebeto tem 25 anos e começou a carreira no ABC. Neste ano, ele defendeu as cores do Santa Cruz de Natal. Diferente de Caíque, Bebeto conhece a Série D, jogou algumas edições e, em uma delas, ele saiu-se feliz. Foi ano passado, quando se sagrou campeão defendendo o América de Natal.

mEia CaíquE VaLDiVia, novo contratado Potiguar, sobre sua motivação no novo clube

CoRinThians

O Corinthians vive uma fase extremamente complicada na temporada. Sob o comando de Vanderlei Luxemburgo – terceiro treinador diferente da equipe nesta temporada –, o time busca recuperar o bom futebol que o levou para a final da Copa do Brasil em 2022. O próximo duelo será contra o Botafogo nesta quinta-feira, 11, no Rio de Janeiro.

‘GaLo’ Em maus LEnçóis

A temporada de 2023 do Atlético/MG não é das melhores. Após um 2021 fantástico, com títulos da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro, o “Galo mineiro” enfrenta uma crise financeira que pode desencadear em grandes problemas em breve. Com uma dívida de mais de R$1,5 bilhão, o clube tenta encontrar soluções para sanar as suas despesas atuais.

Thonny anDERson

O meio-campista Thonny Anderson, contratado pelo ABC no mês passado, é um dos jogadores que foram mencionados em prints que constam no processo do Ministério Público de Goiás, no âmbito da operação Penalidade Máxima, que investiga esquema de manipulação de partidas no futebol Brasileiro. A informação foi revelada pelo jornal O Globo, em que lista outros atletas citados em conversas entre apostadores investigados. O atual jogador do ABC foi mencionado na época em que jogava pelo Coritiba.

o quE Diz o aBC

Acerca da informação trazida por meio de reportagem de “O Globo” sobre a citação do atleta Thonny Anderson em esquema de apostas esportivas, o ABC se manifestou e espera a conclusão dos fatos. A nota do clube diz o seguinte: “O ABC tem o dever de esclarecer que a própria matéria faz questão de registrar que o nominado atleta, assim como outros ali mencionados, NÃO está incluído na investigação procedida pelo MP-Goiás e que apenas teria sido citado em supostas conversas entre apostadores, sem, entretanto, qualquer envolvimento concreto no suposto ilícito. No mais, o clube reitera o compromisso com seus valores éticos e morais historicamente afirmados, assegura aos seus sócios e torcedores que acompanhará, com atenção, os passos da referida investigação”, informou.

quinta-feira, 11 DE maio DE 2023 8 ESPORTE
M Santos M Santos Caíque Valdivia foi vice-campeão mato-grossense neste ano Bebeto já participou do treino desta quarta-feira
''
séRiE D

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.