Jornal De Fato

Page 1


Com Gerson titular, Dorival Jr. tenta encontrar o melhor futebol contra o Peru

Jornal de Fato

Reajustes nas mensalidades devem considerar aprimoramento didático-pedagógico

Mensalidade escolar deve subir o dobro da inflação de 2024

Após três meses em queda, cesta básica volta a subir

Cidade registra dois homicídios e soma 73 no ano

>> São 42 mulheres eleitas e reeleitas no pleito deste ano. Aumentou em relação a 2020, mas ainda continua tímida a presença da mulher no poder.

POLÍTICA

JOSÉ DE PAIVA REBOUÇAS

>> O futuro não começa nas estrelas

Principal 2

NEY LOPES DE SOUZA

>> “Centrão” engole a esquerda

Principal 3

>> Bolsonarismo quer assumir a oposição em Mossoró

MARCOS SANTOS CÉSAR SANTOS

Principal 5

RN terá projeto para geração de energia da Mercedes-Benz e a Raízen Principal 8

Principal 3

Prefeito tem nome de sua preferência para presidência do Legislativo

Eleito com a estrutura do prefeito Allyson Bezerra, o jovem Thiago Marques é o nome da vez, mas o atual líder da bancada governista quer o comando da Câmara.

FOTOVOLTAICA

>> Têm coisas que só acontecem na segundona potiguar

O projeto Dunamis abrange uma extensa área, de 600 hectares, em Santana do Matos, município localizado a 190 quilômetros de Natal, na região central do Estado

Divulgação
Coluna César Santos 5

Organização: Clauder Arcanjo clauderarcanjo@gmail.com

O futuro não começa nas estrelas

JOSÉ DE PAIVA REBOUÇAS

é Estudante de doutorado no Programa de PósGraduação em Demografia (PPGDem/UFRN) josedepaivareboucas@gmail.com

Vivemos em um mundo onde a fantasia científica, outrora confinada às páginas de livros e filmes, transformou-se em promessa de futuro. A crença em que bilionários com suas máquinas e tecnologias nos guiarão à salvação tomou conta do imaginário popular. Essas figuras, elevadas ao status de semideuses, dominam as manchetes e as mentes daqueles que se rendem ao fascínio do dinheiro. Afinal, quem precisa de democracia ou justiça social quando se pode lançar foguetes ao espaço, não é mesmo?

Elon Musk, Jeff Bezos, Peter Thiel – homens que compartilham o sonho de escapar dos limites impostos pela Terra, suas fronteiras físicas e morais, em busca de planetas onde possam recomeçar. A utopia deles? Uma vida sem envelhecimento, sem morte, sem as complicações mundanas que afligem bilhões de pessoas todos os dias. Não se trata apenas de escapar para Marte. Não, isso seria simplista demais. Trata-se de uma fuga simbólica de tudo que é humano, como se nossos maiores problemas fossem as fronteiras do nosso corpo, e não as desigualdades que nós mesmos criamos.

Nessa narrativa, a humanidade deixa de ser coletiva para se tornar individualista ao extremo. A mortalidade, que outrora nos unia em uma experiência comum, é agora vista como uma falha a ser corrigida. Viver para sempre, dizem eles, é o ápice do progresso. Imortalidade! O sonho de Fausto agora repaginado com toques de ficção científica, celebrada por milhões como a promessa de um futuro brilhante. Não há espaço para discussões sobre ética, sobre a concentração de renda ou sobre os efei-

tos sociais de tais tecnologias. Esses temas são irrelevantes quando se trata de derrotar o tempo e colonizar estrelas. O que esses bilionários e seus seguidores esquecem – ou, talvez, preferem ignorar – é que não há escapatória tecnológica para as realidades sociais e econômicas que definem nosso tempo. Lançar foguetes ao espaço não vai eliminar a fome. Desenvolver terapias genéticas para prolongar a vida não vai resolver o problema do acesso precário à saúde em grandes partes do mundo. No entanto, a crença cega nas promessas dessas tecnologias apenas nos afasta mais do que realmente importa.

A popularização científica, em vez de servir ao propósito nobre de democratizar o conhecimento e inspirar soluções coletivas, se tornou um instrumento de culto a figuras como Musk e Bezos. A narrativa dominante é que, graças aos seus bilhões e ao seu “gê-

nio” indomável, a tecnologia continuará avançando e trará soluções para tudo. Como se o avanço tecnológico fosse por si só virtuoso, ignorando os abismos sociais que ele frequentemente reforça. As analogias falaciosas com a queda de Roma revelam o quanto esses ideais estão enraizados em um medo irracional da mudança social. A “substituição” populacional, defendida por certos grupos xenófobos, encontra eco nesse medo de que a elite dominante perca sua supremacia. Nesse cenário distópico, a tecnologia é o último baluarte para garantir que “os superiores” – aqueles com acesso à educação, dinheiro e poder – se mantenham no topo. Para eles, a solução não é mais democracia, mais inclusão, ou uma distribuição mais equitativa de recursos. A solução é a fuga. Se não conseguirmos manter a Terra como nosso playground exclusivo, que seja Marte.

No entanto, o que está em jogo aqui é muito mais do que a sobrevivência física da humanidade. A idolatria desses bilionários e de suas promessas futuristas ameaça a própria ideia de humanidade. Na corrida para se tornar imortais, estamos esquecendo o que significa viver. A vida é feita de

imperfeições, de incertezas e, sim, de limites. Limites que nos lembram de que somos parte de algo maior do que nós mesmos –parte de uma sociedade, de um ecossistema, de um planeta.

Musk pode lançar todos os foguetes que quiser; Bezos pode financiar pesquisas para reverter o envelhecimento. No entanto, enquanto suas ações forem motivadas pelo desejo de escapar das realidades humanas – fome, pobreza, desigualdade, mudança climática –, esses esforços estarão destinados ao fracasso. A grande tragédia da nossa era é que as soluções para nossos problemas estão bem diante de nós, mas preferimos buscar respostas nas estrelas.

O neurocientista Miguel Nicolelis, em várias de suas entrevistas, critica justamente essa crença exacerbada na tecnologia como um fim em si mesma. A ciência, para ele, deve estar a serviço da vida humana em sua totalidade, e não apenas de uma elite que busca transcender as limitações biológicas. A verdadeira inovação está em resolver os problemas terrestres, aqueles que afligem milhões de pessoas todos os dias, e não em escapar para uma galáxia distante.

A imortalidade que deveríamos

buscar não é a física, mas a social – aquela que se alcança quando criamos sociedades justas e equitativas, onde a dignidade humana é preservada e valorizada acima de qualquer tecnologia. O legado que deixamos para as futuras gerações não deve ser de foguetes e terapias genéticas, mas de sistemas sociais que garantam que ninguém seja deixado para trás. Os bilionários de hoje podem sonhar com a colonização de planetas; porém, se não enfrentarmos as injustiças aqui na Terra, que humanidade estaremos levando para o cosmos? Uma humanidade que vira as costas para os mais vulneráveis, que concentra poder e riqueza em um número cada vez menor de mãos? Ou uma humanidade que finalmente entendeu que o verdadeiro progresso não se mede em anos vividos, mas em vidas transformadas?

Que a corrida para o espaço não nos faça esquecer do que está aqui embaixo: o futuro da própria civilização está em jogo, e ele será decidido não nas estrelas, mas nas ruas de nossas cidades, nos campos de nossos países e nos corações daqueles que ainda acreditam que a vida, com todas as suas limitações, vale a pena ser vivida.

Apenas 25% das cidades do RN terão mulheres nas prefeituras

ELEIÇÕES / Eleitores e eleitoras escolheram 42 mulheres no pleito deste ano, sendo 26 eleitas e 16 reeleitas

CÉSAR SANTOS

Da Redação cesar@defato.com

Mossoró, segundo maior colégio eleitoral do Rio Grande do Norte, com quase 185 mil eleitores, teve apenas uma mulher candidata ao cargo de prefeita nas eleições deste ano. Mesmo assim, com rendimento sofrível nas urnas.

Maria da Conceição Cesário, a Irmã Ceição, do PRTB, terminou em último lugar com apenas 360 votos (0,25%).

A pouca representatividade das mulheres no pleito deste ano, em Mossoró, também refletiu no resultado para a Câmara Municipal. Apenas duas mulheres foram eleitas: Marleide Cunha, que já cumpre mandato de vereadora, e Plúvia de Oliveira, ambas do PT.

Esse cenário desafia a cidade que havia estabelecido, nas últimas duas décadas, um número de mulheres em cargos eletivos acima da média estadual e até nacional. Nas eleições de 2016, por exemplo, os eleitores e eleitoras de Mossoró elegeram Rosalba Ciarlini e Nayara Gadelha para os cargos de prefeita e vice-prefeita, além de cinco vereadoras: Sandra Rosado, Isolda Dantas, Izabel Montenegro, Maria das Malhas e Aline Couto, sendo que por quatro anos o Legislativo foi presidido por uma mulher, Izabel Montenegro.

Natália Bonavides tem a chance de interromper período de 16 anos que Natal não é governada por uma mulher

O baixo índice de mulheres eleitas em Mossoró acompanha a performance tímida a nível de Rio Grande do Norte, embora nas eleições deste ano as mulheres tenham sido eleitas para governar 25% das prefeituras potiguares. Em 42 municípios, eleitores e eleitoras escolheram mulheres, cinco a mais em relação ao pleito municipal de 2020, quando 37 prefeitas foram eleitas. Entre as 42 que saíram das urnas vitoriosas no dia 6 de outubro, 16 já são prefeitas, ou seja, elas foram reeleitas, enquanto outras 26 foram eleitas.

O Rio Grande do Norte, apesar do número baixo de prefeitas eleitas e reeleitas, o estado é o segundo com maior número de mulheres escolhidas para governas seus municípios a partir de 2025, ficando atrás apenas

de Roraima, que elegeu mulheres para 26,67% das prefeituras. No entanto, o desempenho ainda é tímido se considerar que as mulheres representam 52,54% do eleitorado potiguar, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

CAPITAL

A performance da mulher potiguar nas urnas pode melhorar um pouco no segundo turno das eleições, caso a deputada federal Natália Bonavides (PT) consiga vencer a disputa pela maior prefeitura do estado contra o deputado federal Paulinho Freire (União Brasil). Ela terminou o primeiro turno em segundo lugar, com 28,45% dos votos válidos, enquanto seu adversário terminou em primeiro com 44,08%.

Se vencer o pleito, Natália quebrará um período de

16 anos que Natal não tem uma mulher ocupando o Palácio Felipe Camarão. A última eleita foi a jornalista Micarla de Souza nas eleições de 2008. Ela não chegou a concluir o mandato, sendo afastada do cargo em outubro de 2012, em decorrência de condenação por improbidade. Assumiu a Prefeitura justamente Paulinho Freire, que era o viceprefeito, e hoje adversário de Natália Bonavides.

Antes de Micarla, apenas uma mulher havia governado Natal, a professora Wilma de Faria (falecida em 15 de julho de 2017). Ela venceu três eleições à Prefeitura da capital em 1988, 1996 e 2000. Depois foi eleita e reeleita governadora do Rio Grande do Norte nas eleições de 2002 e 2006. Wilma de Faria também foi deputada federal constituinte.

CONFIRA A LISTA COMPLETA DAS PREFEITAS ELEITAS E REELEITAS NO RN

PREFEITAS ELEITAS

1 - Dra Raquel (PP) – Alto do Rodrigues

2 - Jéssica Iris (PSD) – Antônio Martins

3 - Camila Melo (MDB) – Baía Formosa

4 - Ceiça Lisboa (União) – Caiçara do Rio do Vento

5 - Maria de Fátima (PSD) – Doutor Severiano

6 - Silvana de Lalá (Republicanos) – Jardim do Seridó

7 - Aize (PSDB) – João Câmara

8 - Fatinha de Marcelo (União) – João Dias

9 - Janaina de Salin (União) – Lagoa de Pedras

10 - Flavinha Veras (PDT) – Macau

11 - Professora Nira (PSD) – Maxaranguape

12 - Rita (União) – Parazinho

13 - Professora Nilda (Solidariedade) – Parnamirim

14 - Wedna Mendonça (PP) – Passagem

15 - Marina (MDB) – Pedro Avelino

16 - Dra. Lays (MDB) – Pendências

17 - Lena do Céu (MDB) – Pilões

18 - Ludmila Amorim (MDB) – Rafael Godeiro

19 - Claudinha (PL) – Rodolfo Fernandes

20 - Aninha de Cleide (MDB) – Santa Cruz

21 - Tatiana (Podemos) – Santana do Seridó

22 - Gisely Porfirio (União) – São Francisco do Oeste

23 - Lena Morais (MDB) – Serra de São Bento

24 - Kauanny Terto (MDB) – Serrinha

25 - Rosânia (União) – Serrinha dos Pintos

26 - Dayane (PL) – Tenente Ananias

PREFEITAS REELEITAS

1 - Dra Jéssica Amorim (MDB) – Almino Afonso

2 - Divanize Oliveira (PSD) – Baraúna

3 - Fátima de Pachica (União) – Coronel João Pessoa

4 - Jussara Sales (PL) – Extremoz

5 - Nira (PP) – Goianinha

6 - Cinthia Sonale (União) – Grossos

7 - Simone Silva (MDB) – Japi

8 - Maria Elce (MDB) – Major Sales

9 - Josiene (MDB) – Paraná

10 - Marianna Almeida (PSD) – Pau dos Ferros

11 - Jane Maria (MDB) – São Vicente

12 – Andrezza Brasil (PT) – Sítio Novo

13 - Klebinha (PSD) – Taboleiro Grande

14 - Lidiane Marques (União) – Tibau

15 - Darkinha (PP) – Triunfo Potiguar

16 - Thuanne Souza (MDB) – Vila Flor

nl@neylopes.com.br www.blogdoneylopes.com.br

“Centrão” engole a esquerda Ney Lopes

Os resultados do primeiro turno da eleição de 2024 fornecem dados, que podem ser aplicados e analisados em todo o Brasil. Por exemplo: Lula tem se mostrado maior que a esquerda. Por isto, muitos eleitores eventuais dele são conservadores. Veja-se SP. O percentual de transferência de votos de Lula para Boulos foi muito menor, do que o esperado. Bom percentual do eleitorado lulista não se identifica com o PSOL. Esse fator colaborou para que a maioria dos prefeitos e vereadores pertencesse atualmente aos partidos do Centrão (MDB, PSD e União Brasil) e da direita (PL, PP e Republicanos). Levantamento mostra, que dos 29 partidos registrados atualmente junto ao TSE, apenas nove são de esquerda ou de centro-esquerda: PT, PDT, PSB, PCdoB, PCB, PSTU, UP, PSOL e PCO. Os demais ou são de direita, centro-direita ou não se manifestam sobre isso em seus estatutos. Vê-se que o “centrão” engoliu a esquerda.

VITÓRIA DO “CENTRÃO”

Neste ano, o “centrão” chegou a 3.613 prefeitos, um crescimento de 12% em relação há quatro anos e que representa 62% de todos os municípios do país. Neste contexto, o PSD obteve o maior número de prefeituras e desbancou o MDB. Pablo Marçal (PRTB) não passou ao segundo turno da capital paulista, mas se consagrou com liderança emergente. A eleição trouxe ainda novidades importantes, como o aumento da presença feminina e evangélica na política, O mais significativo, entretanto, é o MST ter levado à eleição 133 candidaturas à vereança e à prefeitura, ligados à luta pela Reforma Agrária. Dessa forma, foram conquistados 110 eleitos e eleitas para os cargos de vereador e vereadora, além da ocupação de 23 prefeituras, sobretudo em cidades interioranas, distribuídos em 19 estados brasileiros. Outro aspecto das eleições é o índice recorde de reeleição, que atingiu 81%, que reflete o esbanjamento de dinheiro das milionárias emendas parlamentares.

EQUÍVOCO DE ÓTICA DO PT

Conclui-se que os resultados evidenciaram a complexidade do sistema político brasileiro, que exige reformas. A vitória do Centrão e da direita foi impulsionada por recursos financeiros e estratégias políticas eficazes, como a migração partidária que deu excelentes resultados. A esquerda não teve o mesmo desempenho das forças conservadoras. Ao derrotar Jair Bolsonaro (PL) há dois anos, parte da esquerda enganou-se, ao considerar que os valores desse lado do espectro político haviam prevalecido, quando na verdade a sociedade permaneceu conservadora.

O equívoco de ótica política custou caro em 2024. O PT perdeu em Araraquara (SP), que segundo o próprio Lula “tínhamos certeza de que íamos ganhar”. Essa é a cidade do ex-ministro Edinho Silva e principal cotado para assumir a presidência da legenda. Derrotas significativas ainda em São Bernardo do Campo, Santo André, SP. Agora, os olhos se voltam para 2026, quando um presidente da República será eleito.

CURTINHAS

- Honra ao mérito

Justa a recondução à Câmara Municipal de Natal da vereadora Camila Araújo, advogada, pós-graduada em saúde e atuante em áreas comunitárias de Natal. É uma liderança que surge.

- Rogério

O ex-presidente Bolsonaro admitiu a indicação feita pelo deputado Waldemar Costa Neto para que o senador Rogério Marinho assuma a presidência nacional do PL. Isso ocorrendo, abre-se a possibilidade do potiguar ser o indicado para disputar a vice-presidência da República. Nesta hipótese, quem seria o candidato bolsonarista à governador do RN?

- Precedente

Das sete eleições de segundo turno em São Paulo, em seis delas o candidato que ficou em primeiro lugar no primeiro turno também venceu no segundo turno.

HOJE NA HISTÓRIA

- 1897 – Chegada da Congregação Marista ao Brasil

- 1978 – João Figueiredo é eleito indiretamente presidente do Brasil

- 1990 – Anuncio do prêmio Nobel da Paz a Mikhail Gorbatchov

- 1940 – Lançamento do filme O Grande Ditador de Charles Chaplin

- 1993 – Nelson Mandela ganha o prêmio Nobel da Paz

- 1962 – Instituído no Brasil o dia do Professor

Leia o “blog do Ney Lopes” – informação e opinião

Divulgação

Votação histórica coloca Dr. Artur como nome forte da nova geração

ELEIÇÕES 2024 / Prefeito de Governador Dix-sept Rosado foi reeleito com mais de 66% dos votos e com maioria histórica na cidade

Reeleito com mais de 66% dos votos válidos, prefeito de Governador

Dix-sept Rosado, médico

Artur Vale (União Brasil), é um dos destaques das eleições municipais 2024 na região Oeste do Rio Grande do Norte. A vitória nas urnas, pela expressiva votação, consolida-o como um dos políticos promissores da nova geração.

De fato, a vitória de Dr. Artur Vale foi gigante. Ele obteve a maior votação e maior maioria sobre a segunda colocada, Zineuda Macedo (MDB), da história política e eleitoral do município.

Artur recebeu 6.714 votos (66,08%) superando Zineuda por uma maioria de 3.268 votos (32,16%). Ela obteve apenas 3.446 votos (33,92%). Observe que a maioria é quase o mesmo número de votos recebido pela segunda colocada.

A vitória se torna ainda maior quando se compara os números de 2024 com as eleições de 2020. Naquele pleito, Dr. Artur foi eleito 4.506 votos (47,96%) con-

tra 4.049 votos (43,10%) do segundo colocado, o então prefeito Antônio Bolota (MDB). Veja que a maioria de Artur foi de 457 votos (4,86%).

Nas eleições deste ano, Dr. Artur Vale aumentou a sua votação em 2.208 votos ou 18,12%. E a maioria sobre a segunda colocada aumentou em 2.811 votos ou 27,3% dos votos válidos.

AprovAção

A votação histórica da chapa Dr. Artur/Débora de Brejeirinho, sustentada pela coligação “Pra Seguir em Frente”, formada pelo União, PP, PODE e PL, é resultado da gestão que o atual prefeito vem desenvolvendo no município, que fica 36 quilômetros de Mossoró. Nos últimos três anos e dez meses, Dix-sept Rosado deu um salto de qualidade, bem diferente de quando Dr. Artur assumiu a Prefeitura.

“Recebi a Prefeitura quebrada, com dívida milionária, salários atrasados e os equipamentos públicos destruídos”, lembra Dr. Artur. “Primeiro, recuperamos as finanças, tratando o dinheiro público com responsabilidade. Depois, iniciamos uma série de investimentos que melhorou a vida das pessoas”, afirma.

VEJA O RESULTADO DAS ELEIÇÕES 2024

1 - artur Vale (uNiÃo): 6.714 votos (66,08%)

2 - Zineuda Macedo (Mdb): 3.446 votos (33,92%)

- Votos totais: 10.773

- brancos: 196 votos (1,82%)

- Nulos: 417 votos (3,87%)

- abstenção: 1.455 eleitores (11,90%)

- Maioria pró-artur: 3.268 votos (32,16%)

VEJA O RESULTADO DAS ELEIÇÕES 2020

1 - artur Vale (deM): 4.506 votos (47,96%)

2 – antônio bolota (Mdb): 4.049 votos (43,10%)

3 – aisa Martins (republicanos): 564 votos (6%)

4 – Vandinho (PL): 276 votos (2,94%)

- Votos totais: 10.012

- Válidos: 9.395 (93,84%)

- brancos: 159 votos (1,59%)

- Nulos: 458 votos (4,5%)

- abstenção: 1.626 eleitores (13,97%)

- Maioria pró-artur: 457 votos (4,86%)

Um dos destaques foi a infraestrutura urbana, com investimento de mais de R$ 5 milhões em pavimentação asfáltica e calçamento de ruas. “Essa é uma obra histórica porque nenhum gestor investiu tanto para tornar as ruas de Dix-sept Rosado de boa qualidade”, disse.

Outro destaque foi a retomada e a conclusão do

ginásio poliesportivo. Essa obra estava paralisada há uma década. A gestão Artur Vale investiu mais de R$ 2 milhões para concluir o ginásio, sendo inaugurado no primeiro semestre de 2024.

“Outra obra histórica é a construção do Hospital Municipal, que retomamos este ano e vamos concluir. Será a maior obra de uma gestão pública em Governador Dixsept Rosado e que significará um avanço importante na assistência à saúde da população”, destaca.

A gestão de Dr. Artur Va-

le também investiu em cultura como ferramenta social e econômica. Sob a coordenação da primeira-dama Lorena Evangelista, eventos importantes foram criados para movimentar esse segmento. Destaques para Dissé Folia, Dissé Junino, Dissé da Criançada. Esses eventos fortalecem as raízes culturais da cidade, mas também fomentam a economia, beneficiamento todos os setores.

Diante desse cenário, a gestão de Dr. Artur Vale recebe alto índice de aprovação popular. As pesquisas

Mais de 80% dos atuais gestores conseguem reeleição

A eleição municipal de 2024 marcou a maior taxa de reeleição já registrada na históriadesde a implementação, em 1997, da possibilidade de um mandato consecutivo para o Poder Executivo. A cada dez candidatos que tentaram a recolocação, oito obtiveram êxito (81%).

É o que aponta o no -

vo levantamento da Confederação Nacional de Municípios (CNM), que faz parte de uma série de estudos temáticos sobre as Eleições Municipais de 2024. Dos 3.006 gestores municipais que declararam concorrer à reeleição, 2.444 obtiveram êxito (podendo alcançar 2.474 após o julgamento da justiça eleitoral), o que repre -

senta um percentual superior a 81% de sucesso nas urnas.

Historicamente, o percentual sempre esteve em torno de 60%, com exceção do ano de 2016, que - marcado por uma profunda crise política e econômica - apresentou uma taxa de sucesso de 49%. Quando se considera o total de candidatos eleitos e não somen -

recentes apontam que a atual administração tem aprovação de quase 80%, algo nunca visto em Governador Dix-sept Rosado.

“A nossa vitória, com essa votação histórica, mostra que o povo de Governador Dix-sept Rosado reconhece o nosso trabalho. Mas também aumenta a nossa responsabilidade para o segundo mandato. Temos a convicção que vamos fazer muito mais, porque estamos mais experientes, mais preparados, e a prefeitura está equilibrada”, conclui.

te os sujeitos à reeleição, o percentual de candidatos reeleitos foi de 44%.

No atual estudo da série são apresentados os resultados do 1º turno das eleições municipais de 2024. De acordo com os dados levantados pela CNM junto ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), foram 5.471 prefeitos eleitos, 46 eleitos sub judice, que é quando a justiça determinará se o candidato poderá assumir o cargo –, e ainda há 52 disputas de segundo turno.

Prefeito Dr. Artur Vale com a primeira-dama Lorena Evangelista e uma criança

Mensalidade escolar

deve subir o dobro da inflação de 2024

CONTAS / Escolas brasileiras pretendem reajustar o valor de suas mensalidades entre 8% e 10% para o ano letivo de 2025

Bruna Miato

Do g1

As escolas brasileiras pretendem reajustar o valor de suas mensalidades entre 8% e 10% para o ano letivo de 2025, mostra uma pesquisa do Grupo Rabbit com 680 escolas particulares de todas as regiões do país. Esse percentual representa o dobro da inflação projetada para 2024, de 4,37%, segundo o último Boletim Focus, relatório do Banco Central do Brasil.

O estado com os maiores reajustes deve ser Minas Gerais, com uma alta média de 10%, seguido por São Paulo, com média de 9,5% de alta, e Rio de Janeiro, com 9%. A pesquisa não conseguiu levantar a média do Espírito Santo, na região Sudeste. Entre as outras regiões do país, a projeção é que as mensalidades subam, em média: Centro-Oeste, 9%; Nordeste, 9%; Norte, 9%; e Sul, 8%.

O que é considerado no valor do reajuste?

O Grupo Rabbit explica que a alta superior à inflação é uma forma que as escolas encontraram de recuperar parte das perdas que ocorreram na pandemia, “com a

r eajustes nas mensalidades devem considar aprimoramento didático-pedagógico

redução de alunos, e o aumento da inadimplência e dos descontos”.

Mesmo com esse objetivo, os reajustes nas mensalidades costumam seguir três principais aspectos de avaliação, de acordo com o grupo: a inflação acumulada no período; os reajustes nos salários dos professores; os investimentos realizados pela escola.

A inflação oficial do país é divulgada mensalmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que também mostra a variação nos preços acumulada no ano. O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que é a inflação oficial do país e que serve como referência para os reajustes nos preços, mostra que os preços subiram 4,42% na janela de

12 meses. No ano de 2024, o ganho é de 3,31%.

Quais são os direitos dos pais?

A legislação nacional permite que os reajustes nas mensalidades considerem aprimoramento didáticopedagógico, gastos com pessoal e despesas gerais. No entanto, os pais ou responsáveis financeiros pelo estudante têm direito a saber os detalhes sobre tudo isso, para que possam avaliar qual a melhor opção para sua realidade, explica o ProconSP.

“Os valores e demais condições contratuais devem ser informadas antecipadamente pelas instituições de ensino aos pais ou responsáveis, de forma clara e precisa”, diz o Procon.

O que a escola não pode fazer

A legislação determina que o valor do reajuste das mensalidades terá vigência de um ano e que a escola não pode revisar esse valor em um período inferior a um ano.

Inclusive, se o contrato de prestação de serviços previr a revisão ou reajustamento do valor das parcelas da anuidade ou semestralidade escolar em prazo inferior a um ano (a contar da data de sua fixação), a lei considera que a cláusula será nula e não produzirá nenhum efeito.

Os consumidores poderão realizar o pagamento do valor da renovação contratual, seja anual ou semestral, em doze ou seis parce-

las mensais iguais, exceto quando previsto e especificado no contrato um plano alternativo de pagamento.

A escola também não pode obrigar os pais ou responsáveis a pagar algum valor adicional ou fornecer qualquer material escolar de uso coletivo dos estudantes ou da instituição, necessário à prestação dos serviços educacionais contratados.

Todos esses custos necessários para o bom funcionamento da escola e do ensino devem ser contemplados no valor da mensalidade escolar — e demonstrados nas planilhas de custos.

Os alunos já matriculados na escola no ano letivo atual têm o direito à rema-

César Santos

cesar@defato.com

ALLYSON

OVAI

ESCOLHER

O PRESIDENTE DA CÂMARA

prefeito Allyson Bezerra (União Brasil) vai eleger o presidente da Câmara Municipal de Mossoró para a próxima Legislatura. Com 15 dos 21 eleitos nas eleições de 6 de outubro, ele não terá dificuldade para colocar um nome de sua preferência. A princípio, seria Genilson Alves (União Brasil), o atual líder da bancada governista. Mas há uma mudança de rota. Allyson quer no comando do Legislativo um nome que ele possa confiar de olhos fechados, de preferência, de “dentro de casa”. Esse nome é do jovem Thiago Marques (SDD), eleito com a estrutura da máquina administrativa, devidamente autorizada por Allyson. Se Genilson reagir, o prefeito não se incomodará, uma vez que tem lastro para enfrentar qualquer motim na Câmara. Dos 15 vereadores eleitos por sua base política-eleitoral, Allyson Bezerra controla a maioria dos futuros inquilinos da Casa do Povo. Ele tem o controle dos votos dos novatos Thiago Marques, Petras Vinícius, João Marcelo, Vladimir Cabelo de Negro, John Kenneth, Kayo Freire, Alex do Frango e dos reeleitos Raério Cabeção, Ricardo de Dodoca, Wignis do Gás, Ozaniel Mesquita e Tony Cabelos. Teoricamente, Genilson teria a simpatia do vereador reeleito Lucas das Malhas e do novato Vavá, o que seria insignificante para exigir a presidência da Câmara. Mas não se pode afirmar que Genilson está fora do páreo. Entre o líder e o liderado tem muita coisa que pode amolecer o coração do chefe do Palácio.

BOLSONARISMO

O que me inspira é a possibilidade de fazer o novo, de novo.”

Washington o livetto Gênio da publicidade brasileira, que nos deixou no domingo, 13, aos 73 anos

SEGUE

o PL prepara estrutura para construir uma oposição forte em Mossoró, mesmo tendo saído das urnas com míseros 7,7% dos votos e apenas dois vereadores eleitos. o bolsonarismo acredita ser possível fortalecer o palanque para o candidato a governador rogério Marinho até 2026.

É notícia...

A estrutura planejada pelo bolsonarismo passa pelo controle de uma emissora de rádio, a antiga tapuyo (rPC), e o fortalecimento de atividades em vários segmentos, principalmente nos bairros mais populares, onde o prefeito Allyson bezerra (união) reina absoluto. trabalho a partir de 2025.

MAS...

Quem no PL vai liderar o projeto de oposição? o ex-vereador Genivan Vale saiu fragilizado das urnas, na terceira colocação, com pouco mais de 11 mil votos. Jailson Nogueira, o vereador mais votado do PL, não tem o perfil de líder. E a ex-prefeita rosalba Ciarlini não se mostra disposta ao projeto.

PRESIDENTE

trícula para o ano seguinte, exceto quando há inadimplência, dentro dos prazos para matrícula previstos pela escola (e que devem ser informados com antecedência).

No entanto, o fim do contrato de um aluno inadimplente só pode ocorrer ao fim do ano letivo em escolas, ou ao fim do semestre letivo em instituições de ensino superior.

As escolas e faculdades também não podem suspender a realização de provas ou outras avaliações escolares, reter documentos escolares ou aplicar quaisquer penalidades pedagógicas contra os alunos devedores.

1 2 3 4

Nesta data, em 1916, começava a circular em Mossoró o jornal “O Nordeste”, fundado pelo jornalista José Martins de Vasconcelos. O impresso circulou por 18 anos, até 8 de fevereiro de 1934.

Em 1999, nesta data, era inaugurada a Escola Raimunda Soares do Couto, no bairro Santo Antônio, zona norte de Mossoró. Obra da segunda gestão da exprefeita Rosalba Ciarlini.

A combinação entre a 3R Petroleum e a Enauta fez nascer a Brava Energia, uma das maiores companhias independentes de óleo e gás do país. A nova marca já está substituindo a estrutura visual da 3R na região de Mossoró.

Fracassados nas urnas de todo o país, PSDB, Solidariedade e PDT aceleram as negociações para formarem nova federação. Querem chegar forte em 2026.

rogério Marinho retoma o mandato de senador no início de novembro, após quatro meses afastado do cargo para cuidar do PL nas eleições municipais. No seu retorno a brasília, muito provavelmente assumirá a presidência nacional do PL. tem o apoio do atual presidente da sigla, Valdemar da Costa Neto e o aval do ex-presidente Jair bolsonaro.

OTIMISTA

o ex-deputado Souza (união) está convicto que se sairá vitorioso dos tribunais para assumir a Prefeitura de Areia branca. Ele, inclusive, já anunciou 50% do secretariado, com destaque para a ex-prefeita Lidiane Garcia na Saúde. Até aqui, porém, os seus votos são considerados nulos pela Justiça.

MISSÃO

o presidente Lula desembarca em Natal nesta quarta-feira, 16, para tentar reverter votos para a sua candidata à prefeita Natália bonavides (Pt).

Freepik

Mossoró registra dois homicídios no domingo e soma 73 no ano

Violência / Na região do Alto da Pelonha, um homem de 27 anos foi morto a tiros em via pública, e na zona rural da cidade, um outro de 43 foi assassinado a facadas

Mossoró registrou dois homicídios neste domingo (13) e atingiu a marca de 73 crimes letais contra a vida neste ano. Uma das vítimas da violência neste fim de semana na segunda maior cidade do Rio Grande do Norte foi um homem de 27 anos de idade identificado como Alveri de Oliveira Júnior. Ele foi morto a tiros no conjunto Novo, na região do Alto da Pelonha. O crime ocorreu no início da noite deste domingo. A informação é de que ele trafegava de motocicleta pela rua Professora Benigna Martins Machado, quando foi atingido por

diversos disparos e faleceu no local.

A autoria e motivação do crime não foram informadas. Praticamente no mesmo horário, Jaílson Lopes Rodrigues, de 43 anos de idade, foi assassinado com golpes de faca peixeira. O fato se deu no assentamento Hipólito, localizado às margens da BR-304, na zona rural de Mossoró, na saída para a cidade de Assú.

O relato é de que no dia anterior ao crime, a vítima teria se envolvido em uma confusão com o acusado. Até o fechamento desta matéria, nenhum suspeito desses dois homicídios do fim de semana em Mossoró tinha sido preso.

Homem é morto em Pendências e pai e filho se ferem em briga com facada e paulada em Apodi

Além desses dois homicídios na noite deste domingo em Mossoró, a região Oeste potiguar registrou neste fim de semana outros casos de violência. Um homem foi morto

na cidade de Pendências e pai e filho se feriram em uma briga com facada e paulada no município de Apodi.

Uma briga entre pai e filho deixou um ferido a

Dois homicídios foram registrados em Mossoró na noite deste domingo

golpes de faca e outro à paulada. O fato aconteceu na manhã deste domingo (13), em via pública, no bairro Baixa do Caic, em Apodi. A informação é de que pai e filho entraram em vias de fato, quando após uma confusão, o filho teria dado uma paulada no pai e, em seguida, o pai teria golpeado o filho com uma facada.

A Polícia Militar foi acionada e os dois envolvidos foram levados com ferimen-

tos para o hospital. O estado de saúde atual deles não foi divulgado. Já em Pendências, na madrugada deste domingo, Jorge Weide de Brito da Silva, 40 anos de idade, foi assassinado dentro da própria casa. O relato é de que homens armados invadiram a residência e mataram a vítima a tiros. O caso deve ser apurado pela polícia, com o fim de apontar a autoria e motivação do crime.

Foragido preso em Natal após dar entrada em hospital

Um foragido da Justiça foi detido em Natal após dar entrada em um hospital da cidade. A prisão, divulgada nesta segundafeira (14), foi realizada por policiais penais.

O homem foi recapturado no Hospital Walfredo Gurgel. O fato foi divulgado ontem pelo Sindicato dos Policiais Penais do Estado (SINDPPEN-RN), que informou que o foragido tinha sido condenado a 12 anos de prisão.

O sindicato parabenizou a ação dos policiais penais que atuam na custódia na unidade de saúde e explicou que o foragido deu entrada no estabelecimento com nome falso, após ter sofrido um golpe de faca.

O Sindppen-RN disse que o foragido tinha dado entrada inicialmente na UPA da Cidade da Esperança, onde havia se identificado com

o nome de um irmão, mas, que devido à gravidade do ferimento, teve que ser transferido para o Hospital Walfredo Gurgel. No local, os familiares teriam apresentado outro nome já e nem disponibilizado nenhum documento de identificação. O sindicato pontuou que isso levantou suspeita dos policiais penais de plantão que, ao realizarem consulta, constataram que o homem, na verdade, tratava-se de um foragido da Justiça.

“Ele estava na condição de foragido há um ano, após ter rompido a tornozeleira eletrônica que usava. Diante do flagrante, os PPs cumpriram o mandado de prisão e comunicaram à Justiça. O preso agora se encontra na UTI do Walfredo Gurgel sob custódia dos Policiais Penais”, destacou o Sindppen-RN.

PRF prende cinco por embriaguez ao volante neste fim de semana no RN

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu, neste fim de semana, no Rio Grande do Norte, cinco homens por embriaguez ao volante. As ocorrências foram registradas nas cidades de Parnamirim, São Pedro, São Fernando, Extremoz e Macaíba.

A PRF/RN informou que na noite de sextafeira (11), policiais reali -

resumão

“Rota das Máquinas”

Na manhã desta segunda-feira (14), uma ação conjunta entre policiais civis do Rio Grande do Norte (PCRN) e de Minas Gerais (PCMG) resultou na prisão de um homem, de 34 anos, suspeito de estelionato na cidade potiguar de Macau. A operação foi denominada de “Rota das Máquinas”. O acusado foi localizado e preso em Divinópolis, no estado de Minas Gerais. A polícia disse que ele integra uma organização criminosa especializada em aplicar golpes envolvendo máquinas agrícolas, e que o grupo alugava máquinas de grande valor e após o recebimento, os criminosos desapareciam com as máquinas. O grupo, que atua em diversos estados do país, é suspeita de causar prejuízos milionários às empresas vítimas.

zavam patrulhamento no km 103 da BR-101, em Parnamirim, e abordaram uma motocicleta NXR 150, de cor preta, que era conduzida por um homem de 53 anos. O homem apresentava sinais de embriaguez ao volante e realizou o teste do bafômetro, que constatou o crime.

Já no sábado (12), no km 268 da BR-304, na cida-

Maus-tratos

de de São Pedro, policiais rodoviários federais foram acionados a respeito de um sinistro de trânsito envolvendo três veículos de carga e um automóvel Mobi. O ocupante de um dos veículos ficou preso entre as ferragens e a rodovia precisou ser interditada. O motorista (51 anos) de um dos veículos foi preso por apresentar sinais de embria -

guez, comprovada mediante teste de etilômetro.

A via foi liberada após a retirada dos veículos e o ferido encaminhado ao hospital. Ainda no sábado, em São Fernando, durante fiscalização no km 113 da BR-427, policiais prenderam um homem de 31 anos, que pilotava, sob efeito de álcool, uma motocicleta NXR 150. Na tarde deste

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte, por meio da 59ª Delegacia de Polícia (DP) de Macau e da 61ª DP de Guamaré, concluiu nesta segundafeira (14) as investigações sobre quatro casos de maus-tratos a animais, incluindo cães, gatos e um cavalo. Quatro pessoas, com idades entre 35 e 61 anos, foram indiciadas pelos crimes. As investigações tiveram início após denúncias feitas pela Vigilância Sanitária de Macau, que levaram à realização de duas vistorias em residências. Nessas vistorias, foram encontrados indícios de abandono de cães, que estavam em condições de desnutrição, infestados por carrapatos e, em alguns casos, morreram em razão da negligência. A polícia informou que os indiciados alugavam imóveis, mudavam-se e deixavam os animais sem acesso à comida, água ou qualquer tipo de cuidado.

domingo (13), em Extremoz, uma equipe PRF abordou no km 66 da BR-101, o condutor de uma motocicleta modelo 50Q, que apresentava sinais de embriaguez.

E no período da noite, em Macaíba, no km 293 da BR-304, outro homem foi detido por embriaguez ao volante durante abordagem dos policiais.

Estupro e cozinha

Um homem invadiu uma casa, abusou sexualmente da moradora, e ainda obrigou a vítima a cozinhar para ele. O caso aconteceu na madrugada desta segunda-feira (14) em Parnamirim, na Grande Natal. O homem invadiu a casa, com um facão, e após cometer os crimes de estupro e cárcere privado, deixou o local levando dois celulares. O suspeito acabou preso momentos depois. Com ele, a polícia diz ter encontrado um facão e pertences, como semijoias e outros itens de valor, que devem ser resultantes de roubo.

O Câmera
Fim da Linha
SindppenRN
Homem foi detido no Walfredo Gurgel; ele tinha sido condenado a 12 anos de prisão

Botafogo volta aos treinos e começa sequência mais importante da temporada

boa fase / Alvinegro está nas semifinais da Libertadores e lidera o Brasileirão

Rio – O elenco do Botafogo volta aos treinamentos no domingo, 13, após quatro dias de folga. Internamente, a sequência que virá a seguir é classificada como a “mais importante do século” para o clube, que enfrenta o Peñarol nas semifinais da Conmebol Libertadores e lidera o Brasileirão a nove rodadas do fim.

Vale lembrar que o time chegou a treinar no começo da semana, antes do período de descanso, por ordem de Artur Jorge. O português quis que os jogadores fizessem atividades dias depois da partida contra o Athletico-PR para ter um período normal de recuperação pós-jogo.

Agora, os jogadores emendam uma sequência de trabalho até sexta-feira, dia da partida contra o Criciúma, pela 30ª rodada do Brasileiro, no Maracanã. Depois, na quarta-feira seguinte, começa a disputa por uma vaga na decisão da Libertadores contra o Peñarol.

Até a próxima Data Fifa, na metade de novembro, o Botafogo fará cinco jogos –incluindo as semifinais contra a equipe uruguaia.

Botafogo x Criciúma18/10 - Maracanã (Brasileirão)

Botafogo x Peñarol23/10 - Nilton Santos (Libertadores)

RB Bragantino x Botafogo - 26/10 - Nabi Abi Chedid (Brasileirão)

Peñarol x Botafogo30/10 - Campeón del Siglo (Libertadores)

Botafogo x Vasco - A definir - Nilton Santos (Brasileirão)

Botafogo x Cuiabá - A definir - Nilton Santos (Brasileirão)

Não é colocado nenhum tipo de “prioridade” em competições. O plano de Artur Jorge é escalar o melhor time

possível de acordo com o que cada jogo apresentar. Por isso, o foco dos treinamentos durante a Data Fifa será a parte física. Trabalhos específicos no campo serão aliados a exercícios com academia e no Núcleo de Saúde no Espaço Lonier, CT do clube, justamente pensando em mais um período de intensidade.

JEFINHO

Jeffinho foi a novidade no treino do Botafogo nesta

segunda-feira, 14. O atacante treinou com bola ao lado do grupo pela primeira vez em cinco meses. O camisa 47 sofreu uma lesão na coxa direita em maio e passou por complicações no local durante a recuperação.

O atleta participou de boa parte da atividade e foi ao campo durante o trabalho tático. Internamente, a equipe médica do Alvinegro trabalha para que o camisa 47 tenha condições de retornar para a semifinal da Con-

Popó diz que se aposentou e escolhe adversário para sua luta de despedida

Aos 49 anos de idade, parece que Acelino Popó Freitas vai pendurar as luvas em definitivo. Após ensaiar uma aposentadoria em 2007, retornar em 2012, em 2015 e fazer lutas de exibição nos últimos três anos, o tetracampeão mundial de boxe fez neste sábado, no Fight Music Show 5, uma nova luta oficial contra o pugilista profissional argentino Jorge “El Chino” Miranda, oito anos mais

jovem que ele. “A gente queria lutar com um lutador, lutei, troquei, deu pra segurar a onda. Eu fiz 49 anos três semanas atrás, não é mais 29 anos, 19 anos. Venho fazer esse teste porque ainda tenho experiência, mas se você for juntar gás, não é a mesma coisa. O boxe é um esporte muito sério. Pra estar aqui a minha vida toda, não vou estar. (...) Se for pra fazer esse tipo de luta,

eu não luto mais não. Essa aqui foi minha despedida de luta oficial”, afirmou o pugilista.

Isso não significa, contudo, que se acabaram os desafios contra celebridades, apesar que mesmo estes estão próximos do prazo final. Popó tem um último alvo em vista: o influenciador digital e coach Pablo Marçal, que o desafiou nas redes sociais no início do ano, mas não compareceu

ao Ginásio do Canindé para o evento deste sábado.

“Se for pra fazer mais uma luta, a única luta que vou fazer vai ser contra Pablo Marçal, que foi um desafio dele, a gente faz uma luta bacana, só depende dele. Se for fazer mais uma luta, vai ser só contra Pablo Marçal, aí eu me aposento do boxe e vou ajudar a promover o Fight Music Show”, declarou o tetracampeão mundial.

Lateral Alex Sandro volta a trabalhar com grupo do Flamengo

Após uma semana em que participou somente de treinamentos à parte, Alex Sandro voltou a trabalhar com o grupo do Flamengo na atividade da manhã desta segunda-feira, no Ninho do Urubu. Livre do desconforto na coxa direita que o tirou da partida contra o Bahia, Alex está à disposição de Filipe Luís para o clássico com o Fluminense, marcado para quinta-feira, às 20h, no Maracanã, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Na semana passada, Alex realizou trabalhos na academia e treinou à parte no gramado juntamente com os profissionais de fisioterapia.

Nesta segunda-feira, ele participou dos trabalhos táticos e técnicos comandados por Filipe Luís. Após o treino com os companheiros, o atleta de 33 anos ainda fez um complemento com a preparação física.

mebol Libertadores contra o Peñarol, mas sem especificar qual dos jogos.

A última vez de Jeffinho em campo foi justamente na competição internacional: ele marcou o gol da vitória contra o Universitario, ainda na fase de grupos, que decretou a classificação do Alvinegro para as oitavas.

Município de Taboleiro Grande/RN, por intermédio do Pregoeiro, torna público que às 09:00 horas, horário de Brasília/DF, do dia 25 de outubro de 2024, realizará licitação na modalidade Pregão Eletrônico nº 017/2024-SRP, do tipo “menor preço” para o Sistema de Registro de Preços que versa sobre futura contratação de empresa para aquisição de material esportivo destinado ao desenvolvimento das diversas modalidades esportivas e recreativas a serem executadas neste Município, conforme especificações e quantitativos constantes no Termo de Referência, anexo I do Edital, de acordo com o que determina as normas legais vigente.

O procedimento licitatório obedecerá ao disposto na Lei nº 14.133, de 1º de abril de 2021, do Decreto Municipal nº 007/2023, de 16 de março de 2023, Lei Complementar nº 123/2006, alterada pela Lei Complementar nº 147/2014 e demais legislação aplicável.

O Edital e seus Anexos se encontram à disposição dos interessados na sede da PMTG, sito a Avenida Alexandre Soares, nº 96, Centro, Taboleiro Grande/RN, no horário de 7h30 min às 13h00min e na internet nos endereços: http://www.taboleirogrande.rn.gov.br/ ttps://www.portaldecompraspublicas. com.br http://licitafacil.tce.rn.gov.br.

Taboleiro Grande/RN, 15 de outubro de 2024. Suêldo Maia Pinheiro Pregoeiro

Divulgação
Divulgação
Jefinho vive expectativa de reforçar o Botafogo em breve
Alex Sandro , lateral do Fla

Brasil encara Peru, e Dorival muda

time por rendimento melhor

ELIMINATÓRIAS / Treinador mexeu em peças e também no posicionamento para o duelo desta terça, em Brasília

Depois de vencer o Chile, o Brasil volta a campo nesta terça-feira, 15, para enfrentar o Peru, valendo pela 10ª rodada das Eliminatórias da Copa. O técnico Dorival Júnior promoveu algumas mudanças para o duelo, que irá começar às 21h45, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília.

Apesar do bom resultado na última rodada, Dorival sabe que o time precisa melhorar o rendimento, por isso decidiu fazer alterações por ordem técnica e também tática.

Na lateral-direita, Vanderson entrará na vaga de Danilo. No meio de campo, Bruno Guimarães ocupará posto que era de André e Gerson no lugar de Lucas Paquetá, que está suspenso.

Também houve uma mudança de posicionamento no ataque, com Raphinha jogan-

do mais aberto pelo lado direito, Rodrygo centralizado e Savinho na esquerda.

O Brasil ocupa a 4ª colocação, com 13 pontos, e quer somar mais pontos para buscar as primeiras posições e afastar qualquer fantasma de repescagem ou eliminação.

A formação titular deve ser Ederson, Vanderson, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Abner; Bruno Guimarães, Gerson e Rodrygo; Raphinha, Igor Jesus e Savinho.

O Peru deixou a lanterna depois de vencer o Uruguai e está motivado para tentar surpreender os favoritos. O técnico Jorge Fossati deve fazer só uma mudança, no caso o retorno de Advíncula entre os titulares.

O provável peruano será Gallese, Araujo, Zambrano, Callens; López. Advíncula, Peña, Cartagena e Castillo; Flores e Valera.

De Letra

MARCOS SANTOS

WXO e azar

DVanderson ganhou chance de iniciar entre os titulares

msantos@defato.com

eu WXO no jogo entre Laguna x QFC, favorável ao time visitante, o QFC, pelo Estadual da segunda divisão. Em se tratando de competição profissional, fazia tempo, aqui no futebol potiguar, que não ocorria algo semelhante.

O WXO se dá quando uma equipe não apresenta condições de disputar ou seguir disputando uma partida. No caso em voga, não havia ambulância no estádio e, como o Laguna era o responsável pela organização como mandante do jogo, foi punido.

Pela regra, ter ambulância no estádio é obrigação. Como não teve, o QFC venceu por WXO, ganhando os três pontos.

No entanto, o Laguna levou azar. Em entrevista, o presidente do Laguna, Gustavo Nabinger, afirmou que contratou uma ambulância particular, após ter pedido preterido pela Secretaria de Saúde da cidade sede do jogo, Goianinha. Só que a ambulância contratada quebrou, segundo Gustavo. Aí, paciência!

Manga

Punido por envolvimento com a máfia das apostas, Alef Manga cumpriu suspensão por ano, o atacante voltou neste domingo, 13, e marcou um dos gols da vitória do Coritiba sobre o Amazonas por 3x1, no Couto Pereira. Na comemoração, não conteve as lágrimas.

Acesso pelo Piauí

Lá no futebol piauiense, o Piauí conseguiu o acesso de volta à elite. Nomes conhecidos do futebol mossoroense deixaram suas digitais nessa classificação, no caso o volante Xexéu, ex-Mossoró EC, o lateral-esquerdo Izaldo, ex-Potiguar, e o técnico Flávio Araújo, ex-Potiguar. Outra

figura conhecida, mas em nível nacional, também foi importante: o atacante Jorge Henrique, aquele mesmo que defendeu Botafogo/RJ, Corinthians/SP, entre outros clubes.

América/RN

O América acertou a contratação de Constantino Júnior, mas conhecido como "Tininho", para ser o novo gerente executivo do clube para a próxima temporada. O profissional que atualmente é o mandatário da Liga do Nordeste, possui experiência como presidente do Santa Cruz/PE, em que foi campeão da Copa do Nordeste em 2016. Tininho concederá entrevista coletiva na quinta-feira à imprensa de Natal.

Seleção

Contra o Peru nesta terça, 15, vencer é mais do que obrigação para o Brasil. O adversário é fraco e a Canarinha joga em casa. Ainda assim, é vencer e convencer. Ultimamente, o rendimento vem sendo abaixo do esperado nas Eliminatórias da Copa.

‘Saco de pancadas’ No campeonato de acesso do RN, tem um “saco de pancadas”, é o Parnamirim SC. Quatro jogos e quatro derrotas até aqui. Sofreu 18 gols e marcou nenhum. Ainda tem mais seis rodadas por realizar.

Univap de Apodi perde no complemento da 4ª rodada

O Univap de Apodi perdeu para o Rio Grande por 1x0 na tarde desta segunda-feira, 14, no complemento da 4ª rodada do Campeonato Estadual da segunda divisão. O jogo aconteceu no Estádio Nazarenão, em Goianinha.

O único gol da partida foi marcado pelo atacante Túlio Oliveira aos 7 minutos do segundo tempo.

Com a vitória, o Rio Grande chega aos 7 pontos e permanece na briga por classificação. Já o Univap segue com seis

pontos, a quatro do líder QFC, mas necessita se reabilitar na próxima rodada para seguir na briga pelo acesso. A rodada começou no domingo com a goleada do Alecrim frente ao Parnamirim SC por 7x0. Laguna e QFC fariam outro jogo, mas não aconteceu por falta de ambulância.

Com isso, o Laguna, por ser mandante da partida, foi penalizado, sendo derrotado por WxO, com os três pontos computados ao QFC.

Rio Grande chegou aos 7 pontos e está na briga
Reprodução Instagram
Vitor Silva/CBF

Mossoró

Jornal de Fato • terça-feira, 15 de outubro de 2024

Após três meses em queda, cesta básica volta a subir em Mossoró

ICBE / A segunda maior cidade do RN apresentou uma elevação de 4,2% no valor da cesta básica em setembro

AUniversidade Federal Rural do SemiÁrido (Ufersa) divulgou o mais recente Índice da Cesta Básica Essencial (ICBE), calculado pelo Laboratório de Engenharia Econômica, (LECON). O levantamento, referente ao mês de setembro, mostrou que o valor da cesta básica em Mossoró registrou alta após três meses consecutivos apresentando redução.

De acordo com a pesquisa, a segunda maior cidade do RN apresentou uma elevação de 4,2% no valor da cesta básica. Com esse aumento, o valor médio dos produtos essenciais chegou a R$ 465,55. No acumulado do ano, a queda já chega a 5,5%, enquanto, nos últimos 12 meses, a redução acumulada é de 7,8%.

O valor médio da cesta básica registrou três meses consecutivos de queda. Em agosto, o índice foi de -5,24%. Já em junho a redução atingiu o percentual de 1,49%, enquanto que em junho o valor médio da cesta básica caiu 9,74% em relação ao mês anterior.

Entre os 12 itens avaliados, 10 tiveram aumento de preço, com destaque para a banana, carne e café. Em contrapartida, os produtos que mais registraram queda nos preços foram o tomate e a farinha. A pesquisa ainda revelou diferenças regionais: a Zona Oeste apresentou o valor mais elevado da cesta básica, com R$ 483,41, enquanto a Zona Leste teve o menor valor registrado, R$ 443,06.

OUTRAS CIDADES

Além de Mossoró, Pau dos Ferros teve aumento considerável. Já Angicos e Caraúbas continuaram apresentando leve redução nos preços. O Lecon visitou 27 estabelecimentos nas cidades acompanhadas pela Ufersa para coletar dados e avaliar as variações nos preços dos itens essenciais. No alto oeste potiguar, Pau dos Ferros registrou o maior aumento de preços

O valor médio dos produtos essenciais chegou a R$ 465,55

entre as cidades pesquisadas, encerrando um ciclo de quatro meses de queda. Setembro registrou alta de 5,3%, o que elevou o custo médio da cesta básica para R$ 450,10. No acumulado do ano, a variação positiva é de 3,2%, enquanto a retração nos últimos 12 meses foi de 15,4%. Os produtos que mais subiram de preço fo-

ram o café, tomate e leite, enquanto a margarina, açúcar e arroz registraram as maiores reduções.

Em Angicos, o valor da cesta básica também apresentou uma ligeira queda em setembro, com redução de 0,1%, fechando o mês com um custo médio de R$ 468,43. Esse foi o terceiro mês seguido com redução

VALOR DA CESTA BÁSICA EM MOSSORÓ MÊS A MÊS

SETEMBRO: R$ 465,55

AGOSTO: R$ 446,62

JULHO: R$ 471,33

JUNHO: R$ 478,44

MAIO: R$ 530,04

ABRIL: R$ 527,30

MARÇO: R$ 521,70

FEVEREIRO: R$ 501,34

no índice. Com essa diminuição, o acumulado de 2024 aponta uma retração de 6,5%, e nos últimos 12 meses, a queda foi ainda mais expressiva, atingindo 15,5%.

O levantamento indicou que metade dos itens pesquisados teve redução nos preços, com destaque para tomate, pão e leite. Por ou-

tro lado, produtos como feijão, banana e óleo de soja registraram os maiores aumentos.

O município de Caraúbas pelo quarto mês consecutivo apresentou redução no preço da cesta básica com uma queda de 1,4% no mês de setembro. O custo médio dos produtos essenciais fechou o período em R$

470,05. No acumulado de 2024, a retração já alcança 5%, com uma queda significativa de 15,4% nos últimos 12 meses. Entre os itens que mais pesaram no orçamento dos consumidores estão o óleo de soja, o leite e a farinha. Já as maiores quedas de preço foram observadas no tomate, banana e arroz.

VARIAÇÃO DA CESTA BÁSICA ESSENCIAL EM MOSSORÓ MÊS A MÊS

-5,24%

+0,77%

JANEIRO: R$ 497,53 SETEMBRO: +4,24%

+1,01%

Gente De fato

MARILENE PAIVA

marilene.paiva@gmail.com

Os papais Herbert Vieira Júnior e Gisela Dias Branco com a filha debutante Giulia Dias Branco Vieira, recebendo convidados em sua bela festa, na residência da bisavó Matriarca Consuelo Dias Branco, em Fortaleza.

WBrasil

d o incrível Washington Olivetto: “Quando você não tem inteligência, copia pessoas inteligentes”. Como o mesmo não pode ser feito com a beleza ou com o carisma (oh, dura e pontiaguda estrutura da realidade), para se sentirem poderosas, algumas pessoas com baixa capacidade intelectual, sem muitas conquistas e criações na vida, sobretudo, sem nada em si próprias que seja admirável repetem o clichê, não para serem, mas para se sentirem poderosas. o céu ganhou mais uma estrela.

O baile de formatura Medicina turma XX

d e parabéns o empresário t hiego Casado e equipe CYM e xperience pela produção do b aile de Formatura Medicina u E r N, turma XX, no t hermas Hall. r obinz Band abriu a animação, r enno Poeta agitou as pistas, d J r ian e f orró dos 3 levou formando e familiares até às 7h da manhã com um farto café. A cerimonialista Fátima Mattos e o Mestre de Cerimônias Jornalista Carlos a dams recebem nota mil. e uzinha aqui amei. a gradeço as gentilezas.

Elegante em todos os detalhes. No acolher, no vestir, no comando da festa de 15 anos da neta Giulia Dias Branco, sua avó Graça Dias Branco. Très chic!

Na festa de 15 anos de Giulia Dias Branco Vieira, as queridas Andrea Vieira com a filha Beatriz e Claudinha Vieira com a sobrinha Bianca.

A empreendedora criativa Jeanne Souza, mossoroense que reside em Chicago, com a sua filha Bianca em recente viagem pelo Missouri. Salve, simpatias!

Uma das figuras mais incríveis com quem já tive oportunidade de trabalhar. Cinegrafista e empresário da Proimagem, produtor de Broadcast, jornalista Wallace Mota, amor absoluto de Patrícia e Trízia. Parabéns, meu querido!

A médica Bianca Firmino de Paiva em seu baile de formatura, com os irmãos Advogado Lázaro Neto e Lucas Firmino. Lindos da tia!

CHAMPANHE NO GELO

Festejam idade nova: Wallace Mota, Dorinha Oliver, Maria Izabel Cabral Lima, Júlia Rafaela, Tereza Maia Chaves e Luciana Duarte Araújo. Parabéns!!!

ALÉM-MAR MAR PORTUGUÊS

Ó mar salgado, quanto do teu sal São lágrimas de Portugal! Por te cruzarmos, quantas mães choraram, Quantos filhos em vão rezaram! Quantas noivas ficaram por casar Para que fosses nosso, ó mar! Valeu a pena? tudo vale a pena Se a alma não é pequena. Quem quer passar além do b ojador tem que passar além da dor. d eus ao mar o perigo e o abismo deu, Mas nele é que espelhou o céu. Mensagem. Fernando Pessoa.

Todo bom começo...

Na nota de uma partitura./No projeto de arquitetura./Em toda teoria./Em tudo que se inicia. todo bom começo tem um bom professor. Parabéns, meus amores: Alene Pinheiro, Ana Célia Lins, André Pinheiro, r aniére r icardo f ernandes, Jarbas Jácome, Ailton Siqueira, Ângela Lins Araújo, Marcos Araújo, Wanderley Fernandes, Crispiniano Neto, Maria da Paz r ocha, Miguel Aquino, Josafá Inácio, Fausto Guzen , Ana Lúcia, Karisa Pinheiro, Valter rebouças, Lucília f irmino, Ângelo Gurgel, Margarida Soares , Valcione, Marta Garcia, Mima Adour, Mundinha a lmeida, Bosco, Milka Patrícia, Carlos a ugusto, Maria Luiza Pinheiro Néo, Graça f ernandes, Charles Paiva, d omingos Sávio e a luísio Barros. Continuem acreditando na educação. Na formação de uma sociedade mais justa. Só assim teremos um país melhor.

Rafaella Costa!

Enquanto nós vamos ali viver um sonho, a Mestra em e ducação r afaella Costa muito bem conduzirá essa nossa coluna amada. até a volta, meus amores. d eus nos abençoe. Guie e proteja.

Wandilson Ramalho

wr.ramalho@hotmail.com

O óbvio é a verdade mais difícil de se enxergar”

C LAR i CE Li SPECtOR , escritora brasileira.

ABERTURA DA FESTA

O lançamento da Festa de São Sebastião-2025 em Caraúbas/ RN no domingo foi assim: o adro da Igreja Matriz lotado de fiéis após a missa, a Cia. de Teatro da nossa Paróquia fez bonito, o padre Ikaro Dreân cheio de emoção, num texto belíssimo, anunciou o tema central: “‘A esperança não decepciona’. Deste verso retirado do livro de Romanos, capítulo 5, versículo 5, buscamos inspiração e que nomeia o tema central da Festa de São Sebastião de 2025.” Como diz Paulo Freire: “É preciso ter esperança, mas esperança do verbo esperançar”. A banda de música Maestro Joaquim Amâncio emocionou todos nós com uma breve participação e encerrando com o Hino de São Sebastião. Haja emoção!!

Na abertura da Feira do Livro em Mossoró, a querida profa. dra ArileneMedeiros,doProgramadePós-graduaçãoemEducação da UERN, a magnifica Reitora profa. dra Cicília Raquel Maia Leite e o professor Allan Solano Souza, Coordenador do programa de Pós-graduação em Educação da UERN.

A linda Melissa Praxedes celebrando a vida hoje. Em cena nos 75 anos de sua avó Delva com seus pais Joelfa e Miguel Ângelo e o irmão Murilo. Parabéns, linda!

O poeta João Joassi de Menezes celebrou seus 80 anos junto com a família, os filhos João Joassi Segundo, Joenilma, Joelma e Jakilene, e os dois irmãos Raimundo Pessoa e Aderson. Quanta felicidade!!

RN terá projeto para geração de energia da Mercedes-Benz e a Raízen

FOTOVOLTAICA / Anúncio reafirma a condição do Estado na contribuição à descarbonização e geração de energia limpa

AMercedes-Benz do Brasil e a Raízen Power anunciaram uma parceria em projeto de geração de energia fotovoltaica no Rio Grande do Norte. A informação está em destaque no jornal Valor Econômico. A montadora terá participação societária na usina do projeto Dunamis, em construção pela Raízen, o que lhe permitirá obter de fonte renovável a energia necessária ao funcionamento das suas fábricas no Brasil.

“O projeto Dunamis abrange uma extensa área, de 600 hectares, em Santana do Matos, município locali-

zado a 190 quilômetros de Natal, na região central do Estado”, informou o jornal.

“Trata-se de mais um projeto que confirma o protagonismo do Estado em energias

renováveis, desta vez com a presença de uma montadora do porte e importância eco-

Ponto a Ponto

Desde ontem acontece na Casa da Comunidade o Tríduo em honra à Mãe Rainha e, unidos o Apostolado de Mãe Rainha e o Terço dos Homens, prossegue até o dia 18 deste.

Um abraço forte aos familiares de José Cândido da Silva, mais conhecido por Zé Lacraia, que fez sua páscoa definitiva domingo, 13. Hoje, a nossa oração silenciosa.

80 ANOS

O poeta João Joassi Menezes, ou João do Posto, cheio de emoção recebeu convidados para celebrar seus 80 anos sábado na área de lazer da Loja Maçônica Dr Antônio Fernandes junto com sua linda família, amigos e como ele gosta, com uma cantoria com os poetas Geraldo Amâncio e Ismael Pereira. uma festa linda e cheia de luz!!! Gratos pelos momentos tão radiantes!

nômica da Mercedes-Benz do Brasil”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Sílvio Torquato.

Segundo o Valor, o modelo adotado pela Mercedes é o de autoprodução. Nesse modelo, a empresa consumidora de energia é autorizada a investir na geração. “Com a produção na fazenda solar, a montadora terá toda a energia que precisa para o funcionamento das duas fábricas — a de caminhões e ônibus em São Bernardo do Campo (SP) e a de cabines em Juiz de Fora (MG).

“Isso significa o Estado cada vez mais fortalecido do ponto de vista da contribuição à descarbonização e da ampliação de sua importância para o cenário de participação e liderança no mercado de geração de energia renováveis”, ressaltou o secretário de Desenvolvimento do RN.

“Poderemos ter, de forma 100% sustentável, toda a energia que precisamos em nossas fábricas e eventualmente até um excedente, o que nos ajuda em ideias ou atividades futuras”, disse

Muitos vivas para uma pessoa de bem, o jovem bacana Paulo Henrique, aniversariante de amanhã. Sua musa Shamyra em festa. Vivas!

Achim Puchert, presidente da Mercedes-Benz do Brasil, sobre o projeto de geração de energia fotovoltaica no RN. Segundo Puchert, a companhia tem trabalhado para atingir a neutralidade de CO2 nas fábricas em todo o mundo.

O parque em instalação no território potiguar dará uma contribuição para o cronograma dessa meta. O presidente da montadora disse que, com a parceria, a empresa poderá até mesmo antecipar os prazos que definiu rumo a esse objetivo.

O Valor Econômico noticiou que a fase final de construção, segundo a Raízen, do projeto Dunamis envolve quatro usinas solares, com capacidade total instalada de 117,54 megawatts (MW). Frederico Saliba, CEO da Raízen Power, afirmou à publicação que “o projeto permite mais parcerias com outras empresas.

“Trata-se de um projeto que vai evitar a emissão de 20 mil toneladas de CO2 por ano. Isso equivale à plantação aproximada de 140 mil árvores”, destaca Saliba.

Secretário Sílvio Torquato: “Trata-se de mais um projeto que confirma o protagonismo do RN”
Cedida
Jornal de Fato

Paixão de Cristo

Demais

No feriadão da Semana Santa, registramos alguns conterrâneos conferindo o espetáculo Paixão de Cristo, em Nova Jerusalém, o maior teatro a céu aberto do mundo, localizado na cidade de Brejo de Madre de Deus

E).

NA PASSARELA…

A abertura do Miss Rio Grande do Norte Teen 2024 foi com looks náuticos da Riachuelo com coreografia assinada por Hykaroo Mendonça e executada por Alessandra de Castro. Um show à parte!

MISS RIO GRANDE DO NORTE TEEN 2024

A Tráfego Models realizou o concurso Miss Rio Grande do Norte Teen 2024 na última quinta-feira, 10, reunindo meninas de várias cidades do estado na passarela do Midway Fashion Day’s, no Midway Mall, em Natal.

para segunda-feira, 1º

COMISSÃO JULGADORA

Na comissão julgadora do Miss Rio Grande do Norte Teen 2024 registramos: Pedro Barros, diretor da Band RN; Farah Diniz, Advogada especialista em direito digital de crianças e adolescentes; o cantor Abiel; Jefferson Andrade, Mister Rio Grande do Norte CNB 2023; Sabrina Andrade, Miss Paraíba Terra 2024; Rodrigo Loureiro, colunista social; Vitória Esther, apresentadora Band RN; e Kadu Severiano, jornalista.

TOP 3

O Top 3 do Miss Rio Grande do Norte Teen 2024 foi bastante disputado: Karenne Paiva, de Riacho da Cruz, conseguiu a 3ª colocação; Suênya Romão, representante de Upanema; ficou na segunda colocação; e Luísa de Castro, de Parnamirim, foi a grande campeã.

PREMIAÇÃO

A Miss Rio Grande do Norte Teen 2024, eleita, Luísa de Castro, 14 anos e 1,68, ganhou troféu criado pelo artista plástico e arquiteto Carlos Careca, e terá o direito de representar o estado no Miss Brasil CNB Teen 2025, além de presente de várias lojas.

ELA É A TAL!

O concurso Miss Rio Grande do Norte Teen 2024 foi conduzido por Thay Rosado, badalada digital Influencer. Ela, toda linda, usou look George Azevedo Arte e “roubou” a cena.

TOP 3, Miss Rio Grande do Norte Teen 2024: Karenne Paiva (Riacho da Cruz), 3º lugar; Luísa de Castro (Parnamirim), 1º lugar; e Suênya Romão (Upanema), 2º lugar.
Abertura do Miss Rio Grande do Norte Teen 2024 com looks Riachuelo, e coreografia desenvolvida por Hykaroo Mendonça e executada por Alessandra de Castro
Luísa de Castro, de Parnamirim, eleita Miss Rio Grande do Norte Teen 2024, irá representar o estado no Miss Brasil CNB Teen 2025. Belíssima!
Na comissão julgadora… Vitória Esther, Rodrigo Loureiro e Kadu Severiano
Encontro de Misses RN Teen: Larissa Sabino, Alessandra de Castro; Luísa de Castro, Amanda Carneiro e Mel Barros
Jefferson Andrade, Abiel, Sabrina Andrade e Farah Diniz fizeram parte da comissão julgadora do Miss Rio Grande do Norte Teen 2024
Cedida
Cedida
Cedida
(P
Comercial e de Novos Mossoró para Desenvolvimento do Varejo Requinte Buffet.
Morais e Irlanda Carlos prestigiando Érica Lopes.
Lisboa Filho com a esposa Ivana e as filhas Marina e Marília no espetáculo Paixão de Cristo. de Cristo, em Nova Jerusalém.
Cedida
Cedida
Fotos: Lucas França

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.