












O espaço estava propício para aquela tarde literária: café, livros, boa companhia, excelente papo, poesia, ambiente aconchegante e lindo, nos remetendo às casas de antigamente, com aquelas louças com frisos dourados, porcelanas das mais variadas, móveis rústicos e um acolhimento ímpar. Aquela tarde de dezembro de mais um ano atípico nos permitia receber afagos na alma através da literatura, do café quentinho e dos abraços trocados com as promessas de novos reencontros para falar -
mos acerca das nossas impressões sobre o livro. Já quero ler e resenhar, aguardemos cartas.
As horas voaram como já era de se esperar, pois quando o papo é bom não se percebe o tempo passar, mas era hora de cuidar dos outros compromissos. Pensam que os reencontros acabaram por aí? Na saída, na calçada do @vilarica.cafe, quem eu reencontro? A minha professora da terceira série. Incrível como as memórias afetivas são despertadas nas situações mais inusitadas. Fui aluna de Tia Zélia há
41 anos; o mais incrível foi olhar para aquela mulher em pé na calçada do café e ter a certeza de que a conhecia, seu olhar me remetia a um lugar bom da minha história.
Eu fui descendo as escadas em sua direção e, quanto mais eu me aproximava, mais eu tinha certeza que a conhecia. Deixei minha timidez de lado e disse:
– Eu a conheço.
Ela me olhou como se quisesse me reconhecer também; no entanto, era nítido que ela não fazia a menor ideia de quem eu era. Mesmo assim ela disse:
– Eu fui professora – Olhando-me, buscando resgatar algum tipo de lembrança.
– Em qual escola? – perguntei, tomada pela ansiedade de saber o nome da escola.
– Escola Doméstica.
Bingo! Era de lá que eu a conhecia, da escola em que eu praticamente estive desde a mi -
nha infância até a adolescência. Eu estava certa o tempo todo, ela fez parte de uma das esquinas que eu dobrei. Em uma delas, em uma das esquinas da minha existência, ela estava lá, ajudando-me a construir a minha história de vida, contribuindo, de alguma forma, no meu desenvolvimento intelectual, no meu crescimento e evolução como ser, como pessoa, como cidadã, com o que lhe cabia naquele momento, ser educadora.
Hoje eu sei que ela não passou despercebida em minha vida, sua contribuição e importância ficaram registradas nos meus guardados de memória, pois somos frutos daquilo que vivemos. Ela estava ali, de frente para mim, um filme passou pela minha mente, e eu só pude dizer:
– Tia Zélia, que felicidade a reencontrar! Obrigada por tudo.
Eu havia marcado um café, na segunda-feira (20), com o amigo professor e escritor Sueldo Câmara, que acabara de lançar o livro Imagens da Prosa e da Poesia , pela editora Sarau das Letras, que, por sinal, também é a minha editora, por onde publico meus escritos. O final de semana foi por demais agitado, o que me fez passar batida quanto ao horário que havíamos combinado.
A mensagem recebida, quinze minutos antes do horário marcado no Café Vila Rica, me fez saltar da mesa e sair puxando minha amiga pelo braço, desviando das pessoas que estavam pelo meio do caminho; afinal, os shoppings nessa época do ano são sempre lotados, com pessoas apreciando vitrines em busca de presentes para o amigo secreto de mais uma confraternização de final de ano.
O encontro foi poético, estreitamos os laços de amizade, falamos amenidades, trocamos conhecimentos, experiências, relembramos histórias cheias de nostalgias. A tarde estava prometendo ser agradabilíssima. O meu café veio como eu gosto, coado no pano, já a minha amiga optou pelo café mais incrementado, algo mais sofisticado, enquanto o escritor pediu um chá.
No café da manhã com jornalistas, nesta quinta-feira, 22, o prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) desconversou quando perguntado qual seria o nome ideal para ser o seu vice nas eleições 2024, já que o atual vice rompeu com ele ainda em 2021. “Só falo sobre eleições em 2024”, disse, para encerrar o assunto.
c éSA r SA n ToS Da Redação
A
O nome que está na boca dos observadores da cena política é o do presidente da Câmara Municipal de Mossoró, Lawrence Amorim (Solidariedade), parceiro político de Allyson de todas as horas. Lawrence deseja ser o vice. Mas, o prefeito não se empolga. Acha que precisa de um nome de sua extrema confiança.
No projeto político de Allyson Bezerra, se ele for reeleito em 2024, cumprirá apenas dois anos do segundo mandato. Renunciaria em 2026 para ser candidato a governador do RN. Daí, a decisão de escolher um vice que ele possa contar quando ficar sem mandato.
Os vereadores de Mossoró voltam a se reunir em sessão extraordinária nesta sexta-feira, 23, para votar quatro projetos de interesse do Executivo: 1 – institui o Diário Oficial de Mossoró; 2dispõe sobre a política municipal de incentivo ao estágio universitário e amplia o acesso para estudantes dos ensinos médio e técnico; 3 - cria o Sistema Municipal de Segurança Pública e Defesa Social; 4 - regulamenta o uso de carros oficiais em serviço pelo Poder Público Municipal.
Ainda na sessão extraordinária, a Câmara aprecia o Projeto de Lei Ordinária Substitutivo do Legislativo número 04/2022, de autoria do vereador Lamarque Oliveira (PSC), que dispõe sobre o licenciamento urbanístico e ambiental simplificado para funcionamento de igrejas, templos ou edifícios com fins religiosos. A sessão começa às 9h.
Por meio de suas redes sociais, Fátima Bezerra confirmou que continuarão com ela no segundo governo o chefe da Casa Civil, Raimundo Alves; o titular do Planejamento, Aldemir Freire; o secretário da Tributação, Carlos Eduardo Xavier.
Esse trio mantém forte influência na gestão estadual e, invariavelmente, auxiliam as principais decisões da governadora. Raimundo Fernandes foi responsável pela articulação política que viabilizou o palanque forte da reeleição de Fátima Bezerra. Ele costurou a aliança da governadora com o ex-prefeito de Natal, Carlos Eduardo (PDT), tendo que enfrentar resistências internas, mas que prevaleceu o seu poder de convencimento.
Já Aldemir Freire foi o condutor do processo de reequilíbrio das contas públicas do Estado. A governadora, em todas as oportunidades, elogia o trabalho do Planejamento, que permitiu à atual gestão atualizar os salários dos servidores públicos e manter a folha em dia. Quando assumiu
a pasta do Planejamento, em 1º de janeiro de 2019, o estado devia R$ 1 bilhão de salários atrasados. Hoje, toda a dívida está quitada.
Carlos Eduardo Xavier deu outro modelo de gestão à tributação do estado. Ele conduziu uma “operação”, junto com a sua equipe técnica, para recuperar a máquina arrecadadora. Os números positivos deram a Carlos Eduardo a condição de “imexível”.
A governadora também vai manter o time da Comunicação Social, comandado pelo jornalista Daniel Cabral, titular da pasta. Ele assumiu a Comunicação no início de 2022, substituindo a jornalista Guida Dantas, que se transferiu para a Assessoria Especial da governadora, na qual permanece.
Fátima Bezerra decidiu que vai manter a cúpula da segurança pública, cujo trabalho é avaliado como po-
sitivo, embora os números da criminalidade no estado continuem preocupantes.
Dessa forma, o coronel Francisco Araújo seguirá secretário da Segurança e Defesa Social; o coronel Alarico José Pessoa no comando geral da Polícia Militar; e dra. Ana Cláudia, no cargo de delegada geral da Polícia Civil.
A secretária de Administração, Virgínia Ferreira, continuará no segundo governo, mas em outra pasta, na Secretaria de Gestão e Projetos Especiais. Já a advogada Luciana Daltro, que já atua no governo, assumirá a Controladoria Geral do Estado.
bASe políTicA Fátima Bezerra reservou a última semana do ano para anunciar os novos nomes que ocuparão cargos no primeiro escalão de sua segunda gestão. São os indicados por partidos que
formaram o arco de aliança nas eleições deste ano, como o MDB, do vice-governador eleito Walter Alves; e PDT, de Carlos Eduardo, que foi candidato a senador no palanque de Fátima.
Tem ainda a banda do PSDB liderada pelo presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira de Souza, que apoiou a reeleição da governadora. O partido quer ampliar a sua participação na máquina pública para, em troca, sustentar a base política do governo. PSDB elegeu 10 dos 24 deputados estaduais.
A governadora e os aliados que já indicaram os seus nomes, mantém o silêncio sobre os espaços e as secretarias que eles vão ocupar. No entanto, é provável que pastas nas áreas sociais terão novos titulares. A Secretaria de Saúde, se depender da determinação de Fatima Bezerra, continuará na sua cota pessoal.
A presidência da Funasa ficará sob o controle do PSD no governo Lula. Talvez, explique a opção da senadora Zenaide Maia de trocar o Pros pelo partido de Gilberto Kassab. Ela deseja emplacar o esposo e atual secretário de Desenvolvimento Econômico do RN, Jaime Calado, no comando da Funasa.
Pesa, também, a favor de Antenor o fato de ele ter
aceitado sair da chapa majoritária para ceder espaço para o MDB, do vice-governador eleito Walter Alves, sem criar problemas. A governadora reconhece a importância do atual vice.
Nesta semana, no Antenor Roberto recebeu homenagem durante celebração natalina no Centro Administrativo. “Antenor não foi apenas um vice competente, preparado, leal, mas um amigo, um
grande companheiro. Ao longo da nossa gestão dividi com ele todos os momentos, desde os desafios mais simples aos mais complexos. As virtudes que ele tem, materializaram-se no dia a dia da administração”, elogiou a governadora.
Fátima confiou ao vicegovernador várias missões importantes, entre elas a de coordenar a comissão responsável pela elaboração
>> Ida do senador petista para o futuro governo foi selada antes mesmo das eleições deste ano
Ainda não é oficial, mas o martelo foi batido: o senador Jean Paul Prates (PT-RN) será o presidente da Petrobras no terceiro governo do presidente diplomado Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Nome da cota de Lula, que divide opinião de parte do mercado, mas que tem o apoio político dentro e fora do PT.
Nesta quinta-feira, 22, quando Lula anunciava 16 futuros ministros, a jornalista Ana Flor, do Globonews, noticiou que o senador pelo RN foi a escolha para a Petrobras, junto com o também senador Alexandre Silveira (PSD) para o Ministério de Minas e Energias.
A ida de Jean Paul para o futuro governo foi selada antes mesmo das eleições deste ano, quan -
do ele abriu mão de tentar reeleição para viabilizar a candidatura ao Senado do ex-prefeito Carlos Eduardo (PDT), para fortalecer
o projeto de reeleição
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta quinta-feira, 22, mais 16 ministros para o próximo governo. Até o momento, já tinham sido anunciados Fernando Haddad, na Fazenda; Rui Costa, na Casa Civil; Flávio Dino, na Justiça e Segurança Pública; José Múcio, na Defesa; Mauro Vieira, na
Relações Institucionais. A cantora Margareth Menezes já havia informado que aceitou o convite para o Ministério da Cultura, que será recriado.
Segundo Lula, na próxima semana serão anunciados outros 13 ministros. As informações foram divulgadas após entrega do relatório final da equipe de
transição pelo coordenador-geral, o vice-presidente eleito Geraldo Alckimin, que assumirá o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio.
Ao todo, serão 37 ministérios na gestão do governo eleito, conforme havia sido informado pelo futuro ministro da Casa Civil, Rui Costa.
vou à redução dos preços de combustíveis – a lei complementar da monofasia do ICMS.
O senador reforça a promessa de Lula para os combustíveis, que é acabar com a política de paridade internacional de preços, criada pelo governo Michel Temer em 2016.
A ideia do futuro presidente da Petrobras é retomar os investimentos, com mais atenção à transição energética, o que, para o mercado de ações, pode reduzir os pagamentos vultosos de dividendos feitos este ano, que ajudaram nas contas da União.
Paul propõe criar referências regionais que possam levar em conta a formação de preços nacionais e importados. Segundo ele, não se trataria de tabelamento de preços dos combustíveis, no entanto, a proposta precisa ser detalhada.
Jean Pau Prates foi consultor na área de petróleo e gás e secretaria de Energia do Rio Grande do Norte, quando atuou para a instalação e expansão da energia eólica e solar no estado. Em 2014, ele foi o primeiro suplente da senadora eleita Fátima Bezerra e, em 2018, com a vitória da petista para o Governo do RN, assumiu o mandato de senador da República.
Os professores e professoras da rede municipal de ensino de Mossoró encerram o ano sem ter o que comemorar. O que seria a principal conquista salarial, o reajuste do piso nacional do Magistério, que foi de 33,24%, acabou em frustração. A gestão municipal até aumentou o percentual para 33,67%, mas dividiu em sete parcelas que só serão concluídas em novembro de 2023. Até lá, o reajuste está reduzido a cinzas pela inflação.
Para convencer a categoria a aceitar o pagamento estilo Casas Bahia, o prefeito alegou que a pandemia da Covid-19 afetou a saúde financeira do município, e que naquele momento não tinha a menor condição de cumprir o reajuste em prazo menor. Mesmo contrariados, os profissionais de Educação aceitaram.
Agora, será diferente. Ou, pelo menos, o prefeito não terá a desculpa para não cumprir o reajuste do piso salarial integral, conforme determina a Lei Federal 11.738/2008. O cofre da Prefeitura está poderoso, conforme o pró-
prio prefeito, que acaba de aprovar na Câmara Municipal de Mossoró um projeto que autoriza a Prefeitura contratar empréstimos de quase meio milhão de reais.
Além disso, outros projetos aprovados na quarta-feira, 21, criam mais 64 cargos comissionados e a Agência Reguladora dos Serviços Públicos, que terá perfil de secretaria, aumentando mais despesas, o que sugere que o município tem casca financeira para isso.
E mais: o orçamento geral do município para 2023 supera, pela primeira vez na história de Mossoró, a casa de R$ 1 bilhão, sendo que quase 50% desse valor serão destinados para as pastas da Educação e Saúde.
Portanto, Allyson não terá como olhar para professores e professoras e dizer que o município não tem lastro financeiro para recuperar os salários da categoria. Ninguém vai acreditar, muito menos os profissionais da sala de aula.
Diante desse novo cenário, no qual há um espetáculo de números que batem a casa bilhão, os professores e professoras decidiram anunciar a pauta de reivindicação para 2023. Veja:
- Reajuste do Piso Salarial integral de acordo com a Lei Federal 11.738/2008;
- Concessão de licenças-prêmio de acordo com a Lei 029/2008;
- Reajuste do auxílio deslocamento para servidores que trabalham na zona rural;
- Cumprimento da Lei de Responsabilidade (aplicar 30% dos recursos próprios e pagar o 14º para escolas premiadas, inclusive os atrasados);
- Retorno das mensalidades dos sócios em consignado;
- Pagamento da rescisão dos aposentados;
- Cumprir o 1/3 da jornada extraclasse de acordo com a Lei Federal 11.738/2008;
- Cumprimento da Lei nº 070 e correção da tabela salarial para as professoras que não chegaram à classe 10 nos 25 anos de serviço.
- Gestão democrática com eleições diretas para diretores; - Concurso público;
- Iniciar as aulas com auxiliares em sala.
Pauta até modesta para uma Prefeitura que tem previsão orçamentária de R$ 1,19 bilhão e autorização para contratar operações de créditos em reais e dólares de quase meio milhão.
Presidente do sindicato dos servidores Públicos de Mossoró
O prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) deverá fazer a sua primeira viagem internacional, desde que assumiu o poder, em fev ereiro de 2023. Ele foi convidado para participar da maior feira de frutas do mundo na Alemanha, a Fruit Logística Berlin 2023. O melão de Mossoró terá estande de destaque. O convite ao prefeito partiu do Comitê Executivo de Fruticultura do RN.
A Fruit Logística Berlin deve contar com compradores e visitantes de mais de 100 países com destaque para visitantes da Europa, Ásia, América Latina e Estados Unidos. Cerca de dois mil expositores estarão presentes. Trata-se de uma grande oportunidade de negócios da fruticultura irrigada de Mossoró e do RN. E também um ambiente propício para vender a Expofruit 2023.
Bastante concorrida a reserva de restaurantes para a noite do Natal, amanhã, em Mossoró. e os preços em alta, a partir de R$ 150 por pessoa. No Nova Betânia, não há mais reserva.
Mossoró foi escolhida para sediar a 21ª edição da Convenção de Comércio e serviços do RN. O evento acontecerá de 1º a 3 de junho de 2023, na semana de abertura do Cidade Junina. Lojistas de todo o estado estarão em Mossoró.
Com a licença de operação, expedida pelo Idema, o Hospital da Mulher “Parteira Maria Correia” de Mossoró está apto a funcionar. e, com 100% da estrutura física pronta, a obra deve ser inaugurada ainda este ano, possivelmente no dia 29.
O Governo do RN deposita hoje o restante do 13º salário dos servidores que ganham até R$ 5 mil. O dinheiro estará disponível a partir de amanhã. Daí, fica restante o pagamento da gratificação natalina de quem ganha acima de R$ 5 mil.
O auxilio Brasil (Bolsa Família) terá o valor de R$ 600 garantido em 2023, com a promulgação da PeC de transição. e mais R$ 150 para filhos menores dos beneficiários.
Estados de todas as regiões do país registram aumento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), de acordo com o novo Boletim InfoGripe da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado ontem (22). Com a proximidade das celebrações
de final de ano, a recomendação é manter os cuidados em relação a situações de risco de infecção.
Os dados, referente ao período de 11 a 17 de dezembro, indicam crescimento dos casos em todas as faixas etárias, com maior destaque na população adulta. A predominância é de casos de covid-19.
De acordo com o boletim, nas últimas quatro semanas epidemiológicas, a prevalência entre os casos como resultado positivo para vírus respiratórios foi de 1,7% para influenza A; 0,1% para influenza B; 8,3% para Vírus Sincicial Respiratório (VSR); e 80,2% Sars-CoV-2 (covid19). Entre as mortes, a presença destes mesmos vírus entre os positivos foi de
1,7% para influenza A; 0,1% para influenza B; 8,3% para VSR; e 80,2% Sars-CoV-2.
O estudo mostra crescimento na tendência de longo prazo, ou seja, consideradas as últimas seis semanas, e estabilidade na de curto prazo, consideradas as últimas três semanas. Foi mantida, no entanto, a desaceleração na curva nacional, que segundo a Fiocruz, pode ser atribuída à queda recente nos casos de SRAG nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo.
Diante dessa situação, a recomendação do coor-
denador do InfoGripe, o pesquisador Marcelo Gomes é manter a cautela, especialmente para pessoas com maior risco de desen volver casos graves. Segundo ele, o uso de máscaras adequadas no transporte público, locais fechados ou mal ventilados, e nas aglomerações deve ser mantido até que o cenário epidemiológico volte à situação de baixa circulação do Sars-CoV-2.
O boletim mostra que 20 das 27 unidades federativas apresentam crescimento moderado de SRAG na tendência de longo prazo: Alagoas, Bahia, Ceará,
Acontece hoje a primeira edição do projeto “Mossoró Sal & Luz”, criado para fortalecer a cultura gospel na cidade. A Praça de Eventos receberá as atrações Banda Som & Louvor e o cantor e compositor Davi Sacer, a partir das 18h. A realização é da Prefeitura de Mossoró.
A deputada federal reeleita Natália Bonavides é o melhor nome do PT para disputar a Prefeitura de Natal em 2024. A parlamentar quer, o PT, também. Para o deputado federal eleito Fernando Mineiro, a companheira está pronta. A maior prefeitura potiguar é um sonho acalentado pelo partido desde sempre.
O ex-prefeito Carlos Eduardo (PDT) espera o apoio do PT para tentar voltar à Prefeitura de Natal. Ele tem a simpatia da governadora Fátima Bezerra, com quem se aliou nas eleições 2022. Não há palavra empenhada, mas haverá cobrança.
A deputada estadual reeleita Isolda Dantas é nome certo do PT para disputar a Prefeitura de Mossoró nas próximas eleições. O comando da segunda maior cidade do estado também é um sonho antigo do partido que vem desde 1982. Isolda está disposta a sair da “bolha” para construir uma frente ampla de oposição.
Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins. Nesses estados, o aumento está presente na população adulta e nas faixas etárias acima de 60 anos, compatível com aumento de internações associadas à covid-19.
Já nos estados da Paraíba, Rio de Janeiro e São Paulo, observa-se a queda no número de novos casos semanais.
O sentimento de professores e professoras é de muita expectativa”
>> Uso eficiente de eletroeletrônicos evita consumidor comprometer o orçamento doméstico
crispinianoneto@gmail.com
Sobre Eduardo Cunha, Dilma Rousseff disse certa vez que o diálogo com o então presidente da Câmara Federal seria possível, desde que você conversasse de joelhos diante dele. Não quiseram entender a altíssima periculosidade do sujeito e deu no que deu. Ao ser acusado de corrupção exigiu o apoio dos deputados do PT na Comissão de Ética da Câmara Federal para se safar, já que “safado” sempre foi.
O PT não apoiou a sua bandalheira, Dilma não se dobrou e os deputados petistas daquela comissão não votaram a favor de Cunha e ele foi condenado. Não titubeou em abrir, como arma de vingança, um dos pedidos de impeachment contra Dilma. E ela, fragilizada por não aceitar chantagens de outros bandidos do naipe de Cunha, acabou caindo como já é do conhecimento geral.
As consequências disto já são História. Vieram Temer e Bolsonaro e com eles a destruição de um Brasil que desceu a ladeira, regrediu historicamente e perdeu o rumo do futuro, desmoralizado no concerto das nações e com a democracia totalmente fragilizada, a ponto de só ter sobrado Lula para derrotar um nazifascista insano e completamente irresponsável e inconsequente.
Asensação de calor mais intenso nos últimos dias comprova que já é verão no Rio Grande do Norte. A estação mais quente começou no Hemisfério Sul oficialmente na quarta-feira, 21, e a previsão da Empresa de Pesquisas Agropecuárias do Rio Grande do Norte (Emparn) é que as temperaturas médias atinjam os 35 ºC, podendo chegar aos 40ºC, no interior do estado.
Nesse período, a tendência é de aumento de consumo de energia elétrica em razão do maior número de ventiladores e aparelhos de ar-con-
dicionado ligados por períodos maiores. A Neoenergia Cosern lista dicas de consumo consciente para evitar sustos com a conta de luz.
“No nosso estado, não há estações do ano tão definidas como em outras regiões do país. A sensação é de que sempre estamos no verão, mas não é bem assim. Hoje começou o período mais quente do ano e a população precisa ficar atenta para não exagerar no consumo de energia com ventiladores e aparelhos de ar-condicionado ligados por tanto tempo e para seguir regras de segurança para
evitar riscos de curtos-circuitos, por exemplo”, ressalta Daniel Burgos, engenheiro eletricista da Neoenergia Cosern.
Para evitar surpresas que podem comprometer o orçamento doméstico, a Neoenergia Cosern recomenda o uso eficiente de eletroeletrônicos. O clima quente leva a maioria das pessoas a atenuar o desconforto das altas temperaturas abrindo mais vezes a geladeira, por exemplo. Comportamentos eficientes na utilização da energia, além da atenção aos desperdícios, são essenciais para que
- Evite o uso do chuveiro elétrico durante o verão. Mas se não conseguir deixar o banho quentinho de lado, coloque o chuveiro elétrico na posição verão. Quanto mais alta a temperatura da água, maior o consumo;
- Ajuste a temperatura do ar-condicionado para 23°C. Utilize o timer (temporizador) e evite o funcio-
namento desnecessário do equipamento;
- Após a refrigeração do cômodo, o consumidor pode recorrer aos ventiladores, para manter o clima agradável. É importante lembrar da limpeza regular desses equipamentos. Além de higiênica, a medida contribui para um desempenho mais econômico;
Veja a preVisão do tempo neste fim de semana
- No caso das geladeiras, quando em mau estado de conservação, elas chegam a representar 30% do consumo de uma residência. Além disso, freezers e geladeiras devem ser instalados em locais ventilados, com espaço mínimo de 15 centímetros de paredes e armários. É importante observar periodicamente a borracha de veda-
Hoje (23/12) – Céu parcialmente nublado a claro em todas as regiões, com possibilidade de pancadas de chuva em todas as regiões. sábado (24/12) – Céu parcialmente nublado a claro em todas as regiões. domingo (25/12) – Céu parcialmente nublado a claro em todas as regiões, com possibilidade de pancadas de chuva no Alto Oeste
o consumidor evite surpresas, sem, necessariamente, abrir mão do conforto.
A Neoenergia Cosern também aconselha o consumidor a ter atenção no momento da compra de eletrodomésticos. É importante optar por produtos que apresentam o Selo Procel – que indicam os aparelhos mais eficientes e que consomem menos energia.
É recomendável o uso de lâmpadas LED, que chegam a economizar cerca de 80% de energia elétrica e têm durabilidade superior quando comparadas às lâmpadas ineficientes.
ção que, uma vez ressecada, causa um grande desperdício de energia;
- Fornos e ferros elétricos somente devem ser usados quando necessário. É importante otimizar esses equipamentos, para aproveitar o calor, evitando desligar e reaquecer o aparelho com frequência;
- Se organize para usar a máquina de lavar uma vez por semana, reunindo todas as roupas de cama, mesa e banho que precisam ser lavadas.
Lira já estava no tabuleiro, no impeachment de Dilma. Era próximo de Eduardo Cunha e hoje é apresentado com um dos seus fiéis e assíduos alunos na escola da maldade e da corrupção. Discreto e frio, Lira não se expôs naquele tempo e foi comendo pelas beiradas até chegar à Presidência da Câmara Federal em “tenebrosas transações” que o levaram a salvar Bolsonaro de mais de cem pedidos de impeachment. Agregou em suas mãos o poder de um primeiro-ministro, em pleno presidencialismo e passou a agir como uma espécie de “vice-rei de um governo no qual Bolsonaro era apenas o “bobo da corte”, como bem disse Lula na campanha. Açambarcou o poder de indicar e derrubar ocupantes de cargos de confiança quando colocou o Centrão no colo de Bolsonaro, recebeu em troca a força de administrar o grosso do Orçamento da União. Como se não bastasse a fórmula sugerida por Rogério Marinho entregou, nas suas mãos hábeis e inescrupulosas, o ‘Orçamento Secreto’, depois de já terem virado prática as chamadas “Emendas impositivas” que já tiravam do Poder Executivo uma boa parte do poder que a Constituição Federal lhe confere. Uma distorção incontornável na independência dos poderes. Fico a lembrar que antes das emendas impositivas e do Orçamento Secreto, o ex-secretário de Saúde do RN, Rui Pereira, grande conhecedor dos meandros do poder público, dizia: Quer saber onde está a corrupção no Brasil, siga o dinheiro das emendas parlamentares”. Imaginem agora com todo este arreganhamento nas leis.
Lula, sabiamente evitou bater de frente com Lira na disputa pela presidência da Câmara. Ele vem de momento de poder absoluto quando mandava na Câmara, no Orçamento do Executivo e tinha Bolsonaro debaixo do seu tacão. Enfrentá-lo com um candidato a presidente da Câmara poderia impingir a Lula a primeira grande derrota depois de uma vitória que foi gigantesca muito mais pela simbologia, que pela margem de maioria de votos, que foi reconhecidamente estrita, apesar dos seus mais de 60 milhões de votos.
Gato escaldado precisa pisar no chão devagar, diante da água fria. E o PT já sentiu na pele o que representa fazer uma disputa inviável no parlamento, deixando o partido fora da mesa diretora da Câmara como aconteceu durante o reinado de Severino Cavalcanti, na Era Lula e de Eduardo Cunha, no tempo de Dilma. Não dá para arriscar e o PT se submeteu à amarga missão de apoiá-lo, mas Lira não quer apenas o apoio do PT. Quer rendição. Não admite que o Presidente da República, que obteve mais de 60 milhões de votos mande mais que ele que granjeou pouco mais de 200 mil sufrágios, num dos menores estados do Brasil.
Agora acusa Lula de ter entrado nas articulações para derrubar o Orçamento Secreto. Não creio que Lula entrou nessa arapuca, se bem que deveria ter entrado. Presidente nenhum tem moral, com um deputado tendo mais poder que ele. Lira não quer ser “apenas” presidente da Câmara, ele quer ser, na prática, Presidente da República de fato. Ou Lula enquadra Lira ou Lira derruba Lula. Simples assim.
AReceita Federal abriu nesta quintafeira, 22, consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) de dezembro de 2022. O crédito será feito no dia 29 de dezembro para mais de 488.637 contribuintes.
Neste lote, o valor das restituições é de mais de R$ 903,37 milhões. Os lotes residuais são de contribuintes que caíram na malha fina e regularizaram as pendên-
Já disse outras vezes, eu sei. Tenho horror ao Natal. Desde a infância. Bate-me uma tristeza profunda, indizível. E a tal ponto que tenho de recolher-me para não ouvir as saudações natalinas. Me reviram o estômago, que é como as pessoas costumam dizer. Por favor, me errem. Se há uma coisa que não consigo tolerar, essa, é a hipocrisia. Nunca me conheci diferente.
Enfim, tudo no natal me desgosta, e dezembro é o mês do meu desgosto. Fico triste de não ter jeito, como devia dizer o meu poeta Manuel Bandeira. Luzes, cores e semblantes, tudo me dá uma sensação de repugnância, sei lá. Quase de morte. Como disse, experimento esse estado de espírito desde menino, e nada posso fazer para evitá-lo. Nem quero.
As razões desse sentimento em face do natal, dispenso-me de explicá-las. Daria um romance, como se diz. Basta-me confessar que, chegando dezembro, todo o meu ser interior se transforma. Numa agonia. Sinto-me outra pessoa, no sentido negativo da expressão, é claro. Nem tudo, porém, nas comemorações do Natal me desencanta, devo dizer. Toda regra tem exceção. Não é assim que se diz? E é verdade. Estou falando assim, porque, até há pouco, não perdia a missa episcopal no Vaticano, transmitida pela televisão. Uma ópera bonita, e nada mais do que isso, ao menos, para mim. Não creio na espiritualidade, eu que tenho a convicção, inarredável, de que a realidade é o que existe, isto é, aquilo que se pode provar materialmente.
Em matéria de arte, sacra ou não, que poderá haver de mais belo do que o canto gregoriano? Direi que é a alma das catedrais, notadamente as mais antigas. Mas, por isso ou por isto, deixei de assistir à mais alta ópera do Vaticano, com seus efeitos de refrigério e de consolo para o coração humano. E de tal modo, que não sinto falta. Nem me passa pela vontade.
Pois é isso mesmo. Chega dezembro, aproxima-se a festa do Natal, e todo o meu ser, interior e exterior, se deixa absorver por uma tristeza, uma angústia, uma agonia, um não sei quê, e de tal maneira, que até o ar sufoca, e eu sinto para cada coisa uma agonia. E talvez mais triste fico quando das alegrias da virada do ano, com suas ilusões, que são barcos de papel.
Geralmente, fecho-me no meu quarto, angustiado. Não quero conversa com ninguém, mesmo os de casa. Prefiro o isolamento total, o silêncio total, se não fosse pelas vozes da presença humana, dentro de casa e fora desta. As vozes que passam alegres pela rua. Começo a respirar aliviado quando entra fevereiro, passadas as euforias bestas do Ano-Novo.
Sou um sujeito esquisito? Bom, você tem todo o direito de pensar assim. Não me incomodo. O fato é que sou o que sou, e como sou, e não devo ser acusado de contrariar o resto da humanidade. Não tenho essa intenção. Também não tenho culpa de a vida ter-me feito assim, por força de suas contingências. Afinal, deixem-me em paz com minhas tristezas.
Viu aí o aumento os poderes da República e subalternos aumentados como querem? Mas falta dinheiro para o aumento do salário mínimo. Digo aumento, e não simples reposição. Já disse e redigo, os recursos existem, o que falta é boa vontade.
Claro que não entendo de economia, porém arrisco afirmar que, dentro do estabelecimento de uma política salarial, justa e equilibrada, podem-se encontrar os recursos necessários à melhoria do salário mínimo. Seria por aí.
Não é preciso ir muito longe, nem vir de muito perto, para verificar que o aumento real do salário mínimo não é um problema, é uma solução. Quando mais não seja, uma atitude de fraternidade social e humana. E fica-se aí na embromação.
Concordância. Tratamos aqui da concordância do verbo com o sujeito composto, no caso específico da sequência da palavra “cada” modificando os núcleos. Singular ou plural? Em verdade, não sou poucos os que ficam em dúvida. Gente grande, até. Tomemos esta frase: Cada sobrado, cada rua, cada recanto da cidade velha, evoca um passado romântico. A concordância do verbo se faz no singular, justamente com “cada”. É a lição que se colhe dos mestres da palavra. Antigos e modernos. Está certo que o processo sintático da concordância verbal o mais das vezes obedece a razões de caráter subjetivo, mas isso não quer dizer total desprezo pelas razões lógicas. É preciso haver um determinado equilíbrio entre o objetivo e o subjetivo, observado o espírito da língua. Nem tanto ao mar, nem tanto à costa. Toda língua tem sua lógica e sua psicologia, determinantes dos fatos relativos à inteireza da comunicação social.
cias. O valor da restituição é atualizado pela taxa Selic a partir do mês seguinte ao prazo final de entrega da declaração até o mês anterior ao pagamento, mais 1% no mês do depósito.
Do total, R$ 235,61 milhões serão destinados a contribuintes com prioridade: 4.613 idosos acima de 80 anos, 31.743 entre 60 e 79 anos, 3.718 com alguma deficiência física, mental ou moléstia grave e 11.433 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério. Foram contemplados ainda 437.130 contribuintes não prioritários.
Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deve acessar a página da Receita na internet, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, em “Consultar a Restituição”. No serviço Portal e-CAC, também é possível verificar o extrato da declaração.
A Receita disponibiliza ainda aplicativo para tablets e smartphones, para consul-
ta à declaração e à situação cadastral no CPF. Com o aplicativo, é possível verificar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre a liberação das restituições.
O pagamento da restituição é feito diretamente na conta bancária informada pelo contribuinte na declaração, de forma direta ou por indicação de chave Pix. Se, por algum motivo, o crédito não for realizado (se, por exemplo, a conta foi desativada), os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
Nesse caso, o cidadão pode reagendar o crédito dos valores, em seu nome, pelo Portal BB, acessando o endereço www.bb.com.br/ irpf, ou ligando para a Central de Relacionamento BB por meio dos telefones 4004-0001 (capitais), 0800729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Caso o contribuinte não resgate o valor de sua restituição no prazo de um ano, deve requerê-lo pelo Portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal, acessando o menu Declarações e Demonstrativos - Meu Imposto de Renda e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
A Petrobras colocou em operação o navio plataforma P-71, instalado no campo de Itapu, no pré-sal da Bacia de Santos, a 200 quilômetros da costa do Rio de Janeiro. A produção estava originalmente prevista para 2023 e foi antecipada pela companhia.
O diretor de Desenvolvimento da Produção da Petrobras, João Henrique Rittershaussen, indicou que a empresa vai conseguir antecipar também o ramp-up (evolução da produção). Na sua avaliação, essa “é uma excelente notícia não só para a Petrobras como para o país, que receberá mais cedo os royalties desta produção”.
Posicionada em uma profundidade d’água de 2.010 metros, a P-71 será a única a produzir no campo de Itapu, operado integralmente pela Petrobras nos regimes de Cessão Onerosa e Partilha de Produção. A previsão da companhia é que a unidade alcançará
sua capacidade máxima de produção no próximo ano.
A P-71 faz parte do portfólio de plataformas próprias da Petrobras. É uma plataforma do tipo FPSO (sistema flutuante de produção, armazenamento e transferência) e tem capacidade para processar diariamente até 150 mil barris de petróleo e 6 milhões de metros cúbicos (m 3 ) de gás, além de armazenar até 1,6 milhão de barris de óleo.
Essa é a sexta e última da série de plataformas replicantes operadas pela Petrobras. Essas unidades possuem um projeto de engenharia padronizado, alta capacidade de produção e tecnologias avançadas de operação e redução de emissões de gases de efeito estufa. Uma das tecnologias de baixo carbono da unidade é o chamado sistema de FGRU (sigla do inglês ‘Flare Gas Recovery Unity’), que contribui para um maior aproveitamento do gás produzido e redução das emissões, de acordo com informação da assessoria de imprensa da Petrobras.
>> Texto também inclui autorização para pagamento de R$ 150 para crianças de até 6 anos e reajuste de 9% para servidores
OCongresso Nacional aprovou nesta quinta-feira, 22, o Orçamento de 2023. O texto já havia passado pela Comissão Mista de Orçamento (CMO) e, com a aprovação pelo plenário, segue para sanção presidencial.
- pagamento de R$ 600 do Bolsa Família em 2023 (a proposta do governo Bolsonaro previa R$ 405);
- adicional de R$ 150 por criança de até seis anos;
- salário mínimo de R$ 1.320,00 em 2023 (a proposta do governo Bolsonaro previa R$ 1.302,00)
A votação do orçamento acontece um dia após a promulgação da chamada PEC da Transição, que abriu espaço no orçamento para essas despesas por meio da alteração da regra do teto de gastos (que limita a maior parte dos gastos à inflação do ano anterior).
A PEC liberou R$ 145 bilhões em despesas dos ministérios no ano que vem, além de mais recursos para investimentos.
Veja outros pontos do relatório aprovado: - Reserva R$ 11 bi-
Em sessão nesta quintafeira, 22, o Congresso Nacional promulgou a PEC (proposta de emenda à Constituição) da Enfermagem. O texto garante recursos do superávit financeiro de fundos públicos e do Fundo Social, para o pagamento do piso salarial da categoria. Durante a sessão de promulgação, o presidente do Congresso Nacional, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), destacou
que a emenda à Constituição é um reconhecimento de deputados e senadores ao trabalho dos enfermeiros durante a pandemia.
“Entre esses profissionais, uma categoria se destacou [na pandemia]: os profissionais da área de enfermagem. Expostos ao contato diário e incessante com os vetores de transmissão da covid-19, os profissionais atenderam ao chamado de suas vocações e não hesita-
lhões adicionais para conceder reajuste de 9% a servidores do Poder Executivo em 2023, equiparando-os aos funcioná-
ram em exercer suas atribuições sob as condições mais adversas”, disse.
O valor do piso salarial de enfermeiros será de R$ 4.750. No caso de técnicos de enfermagem, a remuneração é R$ 3.325. Para auxiliares de enfermagem e parteiras o piso será de R$ 2.375. A proposta foi aprovada pelo Congresso em agosto e passou a ser alvo de um imbróglio judicial, porque originalmente, não previa o impacto financeiro da medida para estados, municípios e hospitais. A fonte para custear a medida
rios do Poder Judiciário. A proposta do governo Bolsonaro era de um aumento de 4,85% para servidores do Executivo.
também não foi apontada. Sem esse detalhamento, provocado pela Confederação Nacional de Saúde, Hospitais, Estabelecimentos e Serviços, uma decisão do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), de setembro suspendeu liminarmente os efeitos da lei do piso nacional da enfermagem. Confirmada depois pelo plenário da Corte, por 7 votos a 4, o STF foi alvo de críticas por parte de parlamentares que entenderam a medida como interferência no Legislativo.
- Prevê a destinação de ao menos R$ 22,7 bilhões a mais para o Ministério da Saúde, valor reivindicado pelo grupo técnico da tran-
sição do governo eleito para recompor os recursos de programas da pasta, como o Farmácia Popular.
- Contempla R$ 1,5 bilhão a mais para o auxílio gás. A proposta orçamentária enviada pelo presidente Jair Bolsonaro previa R$ 2,2 bilhões para o custeio do benefício e, com isso, o auxílio gás voltaria a ser de 50% a partir de janeiro de 2023.
- Prevê a destinação adicional de, pelo menos, R$ 11,2 bilhões para a Educação em 2023, sendo R$ 1,5 bilhão para as instituições federais de ensino superior; R$ 100 milhões para apoio ao transporte escolar na educação básica e R$ 1,5 bilhão para merenda escolar.
- Também traz cerca de R$ 2,15 bilhões a mais para concessão de Bolsas de Estudo no Ensino Superior, além de recursos para a emissão de passaportes pela Polícia Federal.
- Contempla, também, recursos adicionais para o Atendimento às Mulheres em Situação de Violência, para Regularização, Demarcação e Fiscalização de Terras Indígenas, e para o Apoio a Iniciativas de Valorização da Diversidade, de Promoção dos Direitos Humanos e de Inclusão, entre outros.
- Eleva para, ao menos, R$ 70,4 bilhões a previsão de investimentos do Executivo em 2023. A proposta inicial do governo era de R$ 22,4 bilhões. O acréscimo foi de R$ 49,3 bilhões.
- O valor de emendas parlamentares é de R$ 38,8 bilhões, com alta frente ao patamar aprovado no orçamento de 2022, de R$ 35,7 bilhões para emendas.
A Câmara dos Deputados aprovou a proposta que estabelece o número do CPF como único número do registro geral (RG) em todo o país. O projeto foi aprovado na noite des-
ta quarta-feira, 21, e será enviado à sanção presidencial.
O texto estabelece que o CPF deve constar nos cadastros e documentos de ó rgã os pú blicos, do
registro civil de pessoas naturais ou em documentos de identificação emitidos pelos conselhos profissionais.
Assim, a partir da vigência da futura lei, o CPF será usado como número em certidões (nascimento, casamento e óbito), como identificação perante o INSS
(NIT), na carteira de trabalho, na CNH e outros.
A vigência prevista é de 12 meses a partir da publicação para que órgãos e entidades realizem a adequação dos sistemas e dos procedimentos de atendimento aos cidadã os para adoç ã o do CPF como número de identificação.
Promulgada PEC que define pagamento do piso da enfermagem
Câmara aprova projeto que torna CPF único registro de identificação
>> O Idema emitiu uma licença de operação permitindo que o Governo do Estado coloque a unidade em funcionamento
Apromessa feita pela governadora Fátima Bezerra de inaugurar o Hospital da Mulher Parteira Maria Correia está cada vez mais próxima de ser cumprida, após a emissão da Licença de Operação feita pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) para a unidade de Mossoró. Com a emissão da licença, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde Pública (SesapRN), está autorizado a colocar a unidade materno-infantil em funcionamento.
O Hospital da Mulher oferecerá apoio à saúde da mulher em todos os seus níveis, abrangendo, inclusive, o cuidado ao nascituro. Conta com exames laboratoriais e de imagem, internação, UTI, centro cirúrgico, banco de leite humano, ambulatório, além de setores administrativos e áreas técnicas necessárias ao bom funcionamento do hospital.
O diretor do Idema, Leon Aguiar, informou que o funcionamento do Hospital da Mulher vai desafogar o sistema de saúde da região Oeste do Estado. “O documento vai beneficiar muitas mulheres na região Oeste, que atualmente sofrem com a falta de hospitais. A possibilidade de ter um equipamento pronto para receber a população é o principal benefício e uma grande necessidade para Mossoró. Sem dúvida, será referência na rede estadual de saúde e mudará a realidade da assistência à saúde da mulher”, afirmou.
O arquiteto e técnico do Núcleo de Análise de Obras Públicas do Idema (Naop), Eugênio Morais, também enfatizou a importância da unidade hospitalar, que está com quase 100% das obras concluídas. “O Hospital da Mulher significa uma inovação em relação aos hospitais que já existem no estado, tanto pelo aspecto construtivo quanto pelo tipo de atendimento que se destina a fazer”, disse.
Do ponto de vista ambiental, foram identificadas
Conforme o cronograma da obra, em setembro foi iniciada a fase de testes de ações finalizadas, como aparelhos geradores de energia, de tecnologia da informação, câmeras de segurança e iluminação. Toda a infraestrutura e superestrutura das edificações e alvenarias foram concluídas.
O planejamento é de entrada de operação de alguns serviços no início de 2023. Para isso, uma força-tarefa avançou os trabalhos de conclusão da obra. Entre os detalhes desta grande construção estão a sua fachada, parte composta em porcelanato e outra parte em “pele de vidro”, o que favorece a ventilação e a iluminação natural.
O Hospital da Mulher terá mais de 160 leitos focados na atenção maternoinfantil, ginecológica e obstétrica de média e alta complexidade. A meta é de 20 mil atendimentos anuais, de pacientes de mais de 60 municípios. Serão 15 mil m² de área construída dividida em quatro andares com oito elevadores. O terreno,
que soma 36 mil m ² , terá quase 200 vagas de estacionamento.
O governo realizou 16 licitações para compra de equipamentos, mobiliários e veículos para a unidade, que somam mais de R$ 40 milhões. Aparelhos de grande porte, como Raio X, que necessitavam estar no local antes das obras físi -
soluções como o tratamento prévio dos efluentes e esgotos gerados antes da destinação final à Companhia de Águas e Esgotos do RN (Caern), tratamento e aproveitamento da água da chuva para irrigação, posicionamento de esquadrias para ganho de luz natural e ventilação, além da criação de espaços de descanso e convivência. Essas soluções foram pensadas no momento em que a obra foi retomada, após ser suspensa por problemas de drenagem.
No prazo de 180 dias, o Idema deve receber a comprovação do vínculo contratual entre a Sesap e a empresa responsável pela coleta, transporte e tratamento dos Resíduos dos Serviços de Saúde. Além disso, se houver alguma ravina no solo ou assoreamento nas áreas circunvizinhas, causadas pela implantação do empreendimento, vai ser necessário elaborar um novo Projeto de Drenagem e apresentá-lo ao órgão ambiental, para avaliação e aprovação, devendo apresentar ao Idema, semestralmente, um relatório das condições do solo local.
No início desta semana, a reportagem do JORNAL DE FATO noticiou que a previsão é de que o Hospital da Mulher seja inaugurado no dia 29 de dezembro. A governadora quer inaugurar o hospital ainda este ano para que a unidade de saúde comece a funcionar no início de 2023. Trata-se da maior obra pública em execução no Rio Grande do Norte, orçada em mais de R$ 130 milhões, e que vai assistir mulheres de 60 municípios das regiões Oeste, Costa Branca, Vale do Açu e Central.
Os investimentos são feitos por meio de financiamento do Banco Mundial através do projeto “Governo Cidadão”, antes chamado de “RN Sustentável”. O Hospital ocupa uma área total de 36.000,00 m², sendo 15.000,00 m² de área construída. A validade da Licença de Operação é de seis anos.
cas serem erguidas, foram entregues.
Todas as licitações contaram com consultas públicas para dar transparência e promover uma ampla concorrência entre empresas do ramo hospitalar. Todo o processo é amparado pelas Diretrizes de Aquisições do Banco Mundial e passam por análises das áreas técnica e jurídica do Projeto Governo Cidadão.
E a 73 ª edição da Revista Presença tá no ar. Impressa. On-line, digital. Do País de Mossoró para o mundo. Mais uma vez e sempre, a palavra de ordem é GRATIDÃO. Aos nossos colaboradores, time de excelência de colunistas. Aos nossos parceiros e amigos. Falando em amigo, ao nosso editor Marcelo Antunes, da Terceirize Editora, que vai se recuperando de um procedimento cirúrgico. Aprecie os nossos cadernos especiais, natal e educação. Que Deus nos ajude para continuarmos. Em janeiro a gente chega de novo, no novo ano.
Digo, repito e comungo da opinião que é melhor ser amigo do rei. Dos reis e das rainhas. E ser amigo, com A maiúsculo. Sem terceiras intenções. Muito grata a todos e todas.
“Que a saúde mental de todos esteja em equilíbrio para melhores decisões e uma melhor vida. Nos dias atuais nada vale mais do que a saúde e o resto, resolve-se.”
Apagam velinhas hoje: Karina Albuerne, Marco Medeiros, Gileno Lopes, Dyá Souza, Ana Paula Pereira, Mahesh Joshi, Davi Pereira, Thiago Medeiros Celestino, Priscilla Rodrigues, Vanessa Albuquerque, Tássio Farias e Rodrigo Campielo Bezerra. Sucessos!!!
Há um ano celebramos nossa união religiosa. Eu e Charles Paiva, na Igreja de São Manoel, sob as bênçãos de Padre Guimarães Neto. Não foi um evento social. Foi uma bênção e um momento de gratidão. Obrigada, Meu Deus.
Final de ano chegando. Lembre-se de limitar os fogos e os paredões de som. Poluição sonora não é agradável em nenhuma esfera. Mas sejamos solidários principalmente com os idosos, as crianças autistas e os animais.
Em dezembro, celebramos o Natal. Momento da família. Momentos de luz do casal Zélito e ana luiza com o filho Joaquim. Boas festas.
Por isso uma força te leva a cantar... Que a força do seu talento continue te dando coragem para conquistas e vitórias. Feliz aniversário, Dayane Nunes! saúde e fé!
a toda linda Karina, musa do cardiologista Fernando albuerne, apaga velinhas hoje. Renovamos os votos de saúde, paz e alegrias. Tintin, meus amores!
Ela é um anjo doce. a médica endocrinologista, professora UFERsa, aline Gurgel, receba a nossa gratidão e homenagem com o cuidado que tem com a nossa saúde. obrigada!
Levantamento do Portal da Transparência do Registro Civil, administrado pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (ArpenBrasil), mostra que os nomes mais registrados em Mossoró em 2022 foram Maria Alice e João Miguel. Os dados foram divulgados nesta semana pela entidade.
De acordo com o portal, o nome de Maria Alice teve 99 registros. Já o nome de João Miguel foi colocado em 58 crianças do sexo masculino. A pesquisa traz os 50 nomes mais registrados na segunda maior cidade potiguar no ano.
Ainda conforme o levantamento, o segundo nome feminino mais registrado no município foi de Maria Helena. Ele teve 69 registros, que também foi o segundo mais registrado, perdendo somente para o nome de Maria Alice. Outro nome do gênero feminino com alto registro em Mossoró foi de Maria, que teve 59 registros no ano. Maria Cecília (50) e Maria Isis (48) fecham os cinco nomes mais registrados em crianças do sexo feminino em 2022 na cidade.
Já o segundo nome mais registrado em crianças do gênero masculino foi de João Guilherme, que teve 46 registros. Estão ainda entre os
cinco nomes mais registrados Miguel (44), Heitor (33) e Theo (27).
Ainda de acordo com a plataforma, foram registrados em Mossoró no ano 6.631 nascimentos. Em todo o Rio Grande do Norte o número chega a 37.008 registros. Natal, a capital do estado, teve no período 10.159 registros emitidos.
Os dados completos catalogados pelos Cartórios brasileiros integram a base de dados de nascimentos, casamentos e óbitos registrados pelas unidades presentes em todas as 5.570 cidades brasileiras. Na plataforma é possível realizar buscas ano a ano em todo o território nacional, em regiões, estados e municípios, possibilitando ainda recortes por nomes simples e compostos.
No Rio Grande do Norte, segundo a Arpen Brasil, o nome de Maria Alice também foi o mais registrado nos cartórios potiguares. Este nome foi registrado em 414 bebês em 2022. Na sequência aparece o nome de João Miguel, com 318 registros. O terceiro nome mais lembrado foi Maria Helena, que teve 287 registros.
A lista dos dez nomes mais registrados no território potiguar segue ainda com Maria Cecília (264), Miguel (246), Samuel (207), Maria Liz (197), Enzo Gabriel (192), Maria Júlia (185) e Heitor (178).
Em todo o Brasil o nome mais registrado pelos cartórios foi de Miguel. No país,
houve o registro de 27.396 crianças com este nome. Na sequência aparece outro nome masculino na lista. Gael teve 25.689 registros. O nome mais registrado no gênero feminino no Brasil em 2022 foi de Maria Alice, com 24.477 registros.
De acordo com a Arpen, o ranking dos nomes mais registrados é influenciado pelos filhos de personalidades conhecidas no país. Maria Alice é filha da influenciadora digital Virgínia Fonseca e do cantor Zé Felipe, enquanto Gael também tem como pais os influenciadores digitais Zoo e Christian Figueiredo.
Gael também ganhou mais popularidade nos novos batismos, subindo para a se gunda posição na lista de nomes mais escolhidos para
MARIA ALICE: 99 registros
MARIA HELENA: 69 registros
MARIA LIZ: 59 registros
MARIA CECÍLIA: 50 registros
MARIA ISIS: 48 registros
MARIA JÚLIA: 44 registros
MARIA CLARA: 38 registros
ANA LIZ: 27 registros
MARIA ELOÁ: 26 registros
MARIA VITÓRIA: 24 registros
ANA JÚLIA: 24 registros
MARIA VALENTINA: 23 registros
ANA LAURA: 22 registros
MARIA LAURA: 20 registros
MARIA ELISA: 19 registros
MARIA LUIZA: 18 registros
ANNA LIZ: 17 registros
MARIANA: 16 registros
MARIA EDUARDA: 16 registros
MARINA: 15 registros
MAITÊ: 14 registros
MARIA LUISA: 14 registros
MARIA ESTHER: 13 registros
MARIA: 13 registros
meninos no país. Já Valentina, quinta escolha mais comum no ano passado, caiu para a 10ª posição em 2022.
Em comparação aos registros realizados em 2021, os nomes que tiveram maior crescimento foram “Maria Alice” e “Gael” — nome dado pelo youtuber Christian Figueiredo a seu filho. O primeiro desbancou Helena da liderança de nomes femininos, já o segundo assumiu a vice-liderança do ranking geral com 25,2 mil registros.
VAREJISTA G F LTDA., inscrita no CNPJ 02.247.334/0001-90, COMUNICA que foi extraviada uma impressora fiscal: BE10107SC56000037323 Nº DE SÉRIE DO ECF: 990507589 REF 201803, conforme Boletim de Ocorrência registro Nº: 00199250/2022.
Mossoró – RN, 18 de dezembro de 2022
VAREJISTA G F LTDA., inscrita no CNPJ 02.247.334/0001-90, COMUNICA que foi extraviada uma impressora fiscal: BE0107SC56000037323, REF 201907, conforme Boletim de Ocorrência registro Nº: 00199259/2022.
Mossoró – RN, 18 de dezembro de 2022
JOÃO MIGUEL: 58 registros
JOÃO GUILHERME: 46 registros
MIGUEL: 44 registros
HEITOR: 33 registros
THEO: 27 registros
ENZO GABRIEL: 27 registros
JOÃO LUCAS: 27 registros
ARTHUR: 25 registros
DAVI: 24 registros
BERNARDO: 23 registros
JOAO PEDRO: 23 registros
JOAO GABRIEL: 22 registros
SAMUEL: 22 registros
RAVI: 20 registros
JOSÉ MIGUEL: 19 registros
GABRIEL: 17 registros
GAEL: 17 registros
JOSÉ: 16 registros
LUIZ MIGUEL: 15 registros
PEDRO HENRIQUE: 15 registros
ANTHONY GABRIEL: 15 registros
LEVI: 15 registros
ANTHONY RAVI: 14 registros
PEDRO 14 registros
LUCAS GABRIEL: 14 registros
BENÍCIO: 13 registros
RIO GRANDE DO NORTEHoje, vamos conhecer a Miss Brasil CNB Teen 2023, durante programa ao vivo na TV CNB no YouTube, a partir das 20h, sob coordenação de Henrique Fontes.
Aqui, fica a torcida para a representante do Rio Grande do Norte, Amanda Carneiro, da cidade de São Gonçalo do Amarante.
O Boticário em parceira com a TCM Telecom realizou o “Amigo Secreto” com a participação de 4 influenciadores digitais: Kadidja Nascimento, Nathanael Almeida, Eliza Vale e este colunista; e 4 funcionários da tv: Daniele Silveira, Thiago Roberto, Fernando Nicolas e Pâmela Aparecida. A troca de Presentes aconteceu na quarta-feira, 21, durante o programa Manhã TCM. Um prazer fazer parte desse momento. Gratidão! Cedida
Depois de uma temporada de trabalhos em São Paulo/SP pela Another Agency, a modelo Luciana Medeiros encontra-se em solo potiguar para dias de férias. Ela venceu o concurso Tráfego Look Plus Size 2022, e recentemente foi destaque na passarela do São Paulo Fashion Week.
A MMorena Beachwear acionou os serviços da Tráfego Models para mostrar a coluna masculina com o modelo Jaerton Filho. São opções para homens arrasarem no verão e também ótimas dicas para presentear a pessoa querida.
para o Mister Brasil CNB”, comentou George Azevedo, coordenador do concurso estadual. Todos ansiosos!
Sempre que, em alguma parte do mundo, nasce e renasce o amor.
Sempre que nos colocamos a serviço da justiça e da paz, na sociedade, em nosso país.
Sempre que abrimos as portas da casa e do coração aos que sofrem e suplicam conforto.
Sempre que perdoamos a quem nos feriu, ofendeu, machucou.
Sempre que batalhamos pela verdade, sem pactuar com a mentira.
Sempre que renunciamos ao egoísmo, servindo com generosidade.
Sempre que sorrimos para alguém, mesmo quando estamos cansados.
Sempre que enxugamos alguma lágrima de rostos atribulados.
Sempre que estendemos a mão a quem precisa de arrimo.
Sempre que prestamos favores a quem nos pede ajuda.
Sempre que levarmos um pouco de fé e esperança ao mundo de hoje.
Sempre que agradecemos a Deus o dom da nossa vida.
Sempre que o Sermão da Montanha e as lições do presépio, em Belém, se tornarem vivência concreta em nossos itinerários.
O Natal não morrerá, se nós não o deixarmos morrer.
Ele será diário, constante, quando pudermos rezar com São Paulo: - “Já não sou eu que vivo. É Cristo que vive dentro de mim.”
FELIZ NATAL! FELIZ ANO NOVO! (texto enviado pelo amigo Walterlin Lopes, em 23/12/2001, que continuo guardando e continua atualizado). Socializando com os leitores. Obrigado!
sargi13tario@hotmail.com
No
ORio Grande do Norte é o primeiro estado do Nordeste e o quarto do Brasil a contar com uma lei específica para pessoas estrangeiras que foram obrigadas, de alguma forma, a deixar seus países de origem. A Assembleia Legislativa aprovou, por unanimidade, em sessão realizada na quartafeira, 21, a Política Estadual de Atenção aos Refugiados, Apátridas e Migrantes do Rio Grande do Norte (Pearam/RN).
Com o Projeto de Lei Complementar nº 07/2021, enviado à Casa Legislativa pela governadora Fátima Bezerra, em junho de 2021, estão garantidos direitos sociais e acesso a serviços públicos a pessoas migrantes, imigrantes laborais,
estudantes, refugiados, requerentes de refúgio, asilo político ou acolhida humanitária, e apátridas, como também suas famílias, in -
dependentemente de sua situação migratória ou documental.
A Pearam RN é uma política inclusiva e tam -
Atenção aos Refugiados, Apátridas e Migrantes do Rio Grande do Norte (CERAM-RN), criado pela governadora Fátima Bezerra em junho de 2021 por meio de decreto.
Também foi assinado no mesmo período um Termo de Cooperação Técnica com a Organização Internacional para as Migrações (OIM) da ONU. Segundo o presidente do CERAM RN, Thales Dantas, o Projeto de Lei Complementar foi elaborado com a participação de todas as instâncias deliberativas de pactuação e articulação como o próprio Comitê, Defensoria Pública da União (DPU), Projeto de Promoção dos Direitos dos Migrantes (ProMigraUSP), Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR) e a OIM da ONU.
perambulavam pelas ruas de Natal e Mossoró sem qualquer tipo de acolhimento, o Governo do Estado criou o CERAM e ampliou as ações voltadas para migrantes, apátridas e refugiados. Em Mossoró, o Care é executado por uma organização não-governamental, acolhe 80 refugiados, e ambos sob acompanhamento do CERAM.
- Garantir aos refugiados, apátridas e migrantes o acesso a direitos sociais e aos serviços públicos;
- Promover o respeito à diversidade e à interculturalidade;
bém estabelece regras gerais de gestão, pactuação, monitoramento e avaliação das ações do Comitê Estadual Intersetorial de
Thales Dantas destaca que a gestão estadual, em apenas quatro anos, avançou de forma célere na atenção à questão migratória no RN. Já contam com lei específica os estados do Espírito Santo, Santa Catarina e São Paulo.
Em 2019, com a chegada dos indígenas venezuelanos da etnia Warao, que
- Adotar medidas de prevenção e propor medidas de enfrentamento à violação dos direitos dos refugiados, apátridas e migrantes;
- Fomentar a participação social e desenvolver ações coordenadas com organizações da sociedade civil;
- Impulsionar a disseminação de políticas públicas voltadas à inserção social, econômica e familiar dos refugiados, apátridas e migrantes.
Prefeito Marcos Aurélio hoje encerra o Natal Encantado, de Riacho da Cruz/RN. só sucesso! Casal Esdras Pereira/Janda Alves, celebrando 38 anos de casados, em bodas de Carvalho. Parabéns de Lb Colunista Josy Maia/Alex, de Apodi, prestigiando Marilene Paiva no lançamento da Revista Presença, com o Pe. Charles em PDF. O Colunista cumprimenta Neuma França, pelo Título de Cidadania, concedido pelo Vereador Célio Aquino. O Pauferrense Philipe Villeneuve Rego agora é Diácono. sob as mãos do bispo Diocesano, em Mossoró. Concerto Natalino, o Colunista ladeado pelo Presidente da sFP, Jailson santos e a Agente de Cultura, Thaysa barros. O Colunista com os colegas docentes da UERN/ PDF, Miguel Filho, Vanuza Pontes e Ronie souza. Jantar de Natal, no Cris buffet. Amigos de 'anos', Jufran França e Luiz Carlos Guimarães que aniversariou ontem. Meu abraço daqui para Natal. Cedida Cedida Cedida Cedida Cedida Cedida Cedida Cedida Divulgação/Arquivo Crianças venezuelanas da etnia Warao chegaram a Mossoró em 2019>> Governo fortalece ações para acolher indígenas venezuelanos da etnia Warao
>> Homens de 50 e 31 anos estavam a bordo de aeronaves que partiram de São Paulo e foram detidos quando desembarcaram no RN
APolícia Federal (PF) no Rio Grande do Norte realizou, em menos de 12 horas, na tarde desta quarta-feira (21) e nesta madrugada, no aeroporto Internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, a prisão de dois foragidos da Justiça.
Os acusados, de 50 e 31 anos, respectivamente, estavam a bordo de aeronaves que partiram de São Paulo/SP e foram detidos quando desembarcaram em solo potiguar. A PF informou que primeira prisão Um acusado responde por furto qualificado no estado paulista e outro por estupro de vulnerável no território potiguar
se deu em razão do cumprimento de mandado de prisão expedido pela 2 ª Vara Criminal de São Bernardo do Campo/SP, contra um homem condenado por crime de furto qualificado.
Policiais civis da 85 ª Delegacia de Polícia (DP de João Câmara), em ação conjunta com a 10 ª Dele -
gacia Regional de Polícia (DRP) de João Câmara, recuperaram, nesta quintafeira (22), 15 aparelhos
Já a segunda detenção, segundo a PF, aconteceu em cumprimento de mandado de prisão expedido pela Vara Única da comarca de Baraúna/RN, contra um homem condenado por cri-
celulares furtados ou roubados nas devidas áreas de circunscrição. Alguns aparelhos foram encontrados com pessoas que os adquiriram de má-fé e, em desfavor delas, foram instaurados Termos Circunstanciados de Ocorrência (T.C.O) por receptação.
Dentre os celulares apreendidos, havia um iPhone 12, um iPhone XR e um
me de estupro de vulnerável. Após as prisões, os condenados seguiram escoltados por policiais federais do Grupo Especial de Capturas (GECAP/NO/ DREX) para exame de cor-
iPhone SE. A polícia disse que a soma dos valores dos aparelhos recuperados ultrapassa a quantia de R$25 mil reais. E policiais civis da 44 ª Delegacia de Polícia (DP de Tibau) deram cumprimento, nesta quarta-feira (21), a um mandado de prisão preventiva em desfavor de Valdenor de Souza, 60 anos.
Ele, segundo a polícia,
po de delito no Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP).
Em seguida, foram recolhidos na sede da PF, custodiados, à disposição da Justiça.
Policiais civis do Departamento de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (DECCOR-LD) deflagraram, na manhã desta quinta-feira (22), a operação “Smoke”, que investigou a prática de corrupção e roubo praticados por agente públicos estaduais.
Segundo a polícia, o fato que ensejou a operação ocorreu no ano de 2021, quando, na rua Almirante Tamandaré, Lagoa Nova, em Natal, dois homens encapuzados e armados invadiram uma residência para roubar uma carga de cigarros que havia sido deixada no imóvel no mesmo dia, recebendo o auxílio de mais três indivíduos que dirigiram o caminhão em que a carga foi colocada e subtraída do local.
Ainda conforme as investigações, a Polícia Militar foi acionada para atender a ocorrência do roubo e, após a chegada das guarnições, os policiais abordaram os suspeitos, contudo os liberou em seguida, sem fazer nenhuma averiguação, prisão e/ou condução à autoridade policial de plantão.
investigado por estupro de vulnerável, foi detido no bairro Santa Delmira, em Mossoró. O mandado foi expedido pela 2ª Vara Criminal da Comarca de Samambaia, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT). O homem foi conduzido até a delegacia e encaminhado ao sistema prisional, à disposição da Justiça.
Após a liberação dos suspeitos do roubo, três policiais militares, todos da patente de sargento, sendo um lotado no 5 ª Batalhão e os demais no CIPRED, teriam solicitado à vítima uma forma de "resolver a situação" porque não queriam "prejudicar nenhum praça policial", uma vez que entre os suspeitos do roubo havia um, que, inclusive, se identificou como tal para as guarnições.
O Governo do Rio Grande do Norte deverá inaugurar a Delegacia de Plantão de Parnamirim na próxima semana. Com isso, o prédio da DP na Grande Natal deve abrir as portas para atendimento já no começo de 2023. As informações com essas expectativas foram divulgadas nesta semana pela Polícia Civil do Estado (PCRN).
A PCRN anunciou na última quarta-feira (21) que a delegada-geral da corporação Ana Cláudia Saraiva –que foi reconduzida ao co-
mando da instituição -, recebeu das mãos do secretário de segurança de Parnamirim, coronel Marcondes Pinheiro, o termo de entrega do imóvel onde funcionará a Delegacia de Plantão de Parnamirim.
Segundo a PCRN, a iniciativa é fruto de uma parceria entre o Governo do RN, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SESED), e a Prefeitura de Parnamirim. A PCRN anunciou que a inauguração da delegacia está prevista para ocorrer no dia
28 deste mês, com início de funcionamento para janeiro de 2023.
A nova unidade, localizada na avenida Bela Par-
namirim, bairro Vida Nova, terá atribuição para atender as demandas de polícia judiciária que ocorrerem nos municípios de Parnamirim,
A operação também apontou que um dos sargentos ainda inseriu dado falso em sistema de informação da administração pública, ao modular ao CIOSP/COPOM informando da inexistência de ocorrência no local. Durante as diligências efetuadas nesta quinta-feira (22), foram cumpridos dois mandados de buscas e apreensão em imóveis na capital potiguar, além de medida cautelar de afastamento do cargo, tendo os três sargentos envolvidos na ocorrência sido afastados de suas atividades.
Também foram decretadas as prisões preventivas dos dois investigados pelo roubo, sendo um policial militar, identificado como um cabo. Eles não teriam sido encontrados até o fechamento desta matéria, estando na condição de foragidos. Ainda até o fechamento desta matéria, não haviam sido divulgados posicionamentos dos investigados e nem da corporação.
PF RN Prefeitura de Parnamirim !PF cumpriu mandados de prisão em aeroporto de são Gonçalo do amaranteGoverno do estado deve inaugurar dia 28 delegacia de Plantão de Parnamirim
operação aponta cinco PMs suspeitos de ligação com corrupção e contrabando de cigarros no rNNísia Floresta, Macaíba, São José de Mipibu, Monte Alegre, Vera Cruz e Brejinho, no período noturno, fins de semana e feriados.
Rio – O lateral-esquerdo Jorge, novo reforço do Fluminens e , esteve nesta quintafeira, 22, no Centro de Treinamento Carlos Castilho e assinou seu contrato de empréstimo até dezembro de 2023, com opção de compra. Em entrevista ao site oficial do clube das Laranjeiras, celebrou o acordo.
“Confesso que estava
ansioso para chegar aqui neste grande dia, para me apresentar a um grande clube. Sei da pressão que vai ser jogar no Fluminense, que existe uma cobrança muito grande e estou acostumado a isso”.
Jorge, negociado pelo Palmeiras, se junta ao pacote de reforços do Tricolor, formado por Keno, Guga e Vitor Mendes, que defendiam o Atlético-MG,
Lima, ex-Ceará, e Vitor Eudes, do Marítimo (POR).
“Eu me sinto muito feliz por fazer parte desse grupo que hoje o Fluminense tem. Vou dar meu o melhor, estou vindo com muita gana de jogar e ser feliz”.
O Fluminense vira a chave para 2023 e vai em busca da melhor performance em relação ao último ano, sonhando com
novas boas campanhas no Brasileirão e na Copa do Brasil, mas mirando a cobiçada Libertadores.
“Venho para ganhar títulos, algo que a torcida tanto espera. Cada treino e cada jogo vou entrar com esse espírito e essa vontade de vencer para chegar no final de campeonatos importantes dando alegrias à torcida tricolor”.
O meio-campista Edenilson, e 32 anos, não é mais jogador do Internacional. A saída do experiente jogador foi confirmada pelo Colorado na tarde desta quinta-feira, 22. Após seis temporadas, o atleta deixa Porto Alegre para reforçar o Atlético-MG, de Eduardo Coudet, que acertou uma compensação financeira para contar com o volante em 2023.
Apesar dos valores envolvidos não terem sido anunciados pelo Internacional, o AtléticoMG desembolsou cerca de R$ 7 milhões para contratar Edenilson. Além disso, o Galo ainda assumiu uma dívida, que o Colorado tinha com o meio-campista, na casa dos R$ 500 mil. Desta forma o jogador assinou com o time mineiro por duas temporadas.
Contratado em 2017, junto ao Udinese, Edenilson foi importante na reconstrução do Internacional que, na epoca, lutava
para voltar à Série A. Depois disso, conseguiu boa sequência e foi, até mesmo, convocado para a Seleção Brasileira. As últimas três temporadas, no entanto, acabaram minando sua relação com a torcida, mesmo tendo disputado mais de 300 jogos com a camisa da equipe gaúcha.
Apesar do grande número de jogos, e de ser um dos maiores artilheiros da história do novo Beira-Rio, a passagem de Edenilson pelo Internacional acabou ficando marcada por fracassos. Sem nunca ter conseguido ser campeão pelo clube, o meio-campista ainda é presença em alguns dos maiores reveses recentes da equipe, como na derrota para o Athletico na Copa do Brasil – quando é driblado por Marcelo Cirino – ou na perda do título do Brasileirão de 2020 – quando fica em posição de impedimento na hora do gol que garantiria o troféu.
O diretor executivo do Vasco está em São Paulo e pode avançar nas negociações de reforços para a próxima temporada. A tendência é que a viagem também sirva para definir a venda de Andrey Santos para o Chelsea, da Inglaterra, já que Paulo Bracks deve se reunir com os agentes do volante.
O Cruz-Maltino tem ne -
gociações pendentes com os clubes de São Paulo. Uma delas envolve Lucas Piton. O lateral-esquerdo tem o acerto encaminhado com o Gigante da Colina. Conforme noticiado pelo LANCE! nos últimos dias, o Alvinegro gostou da proposta de 3 milhões de euros (R$ 16,6 milhões) por 60% dos direitos econômicos do jogador.
Outra transação envolve Gabriel Menino, do Palmeiras. O Cruz-Maltino fez uma proposta de R$ 25 milhões por 50% dos direitos econômicos do atleta. No entanto, o Alviverde recusou.
Com a presença Bracks em São Paulo, as negociações podem ser destravadas com maior facilidade e mais nomes podem pintar na Colina Histórica.
Stiven Mendoza foi apresentado oficialmente nesta quinta-feira pelo Santos, em coletiva de imprensa, no CT Rei Pelé. O atacante falou que se vê melhor atualmente do que nos últimos anos e negou o estigma de ser apenas um velocista dentro de campo.
"Eu evolui em todos os aspectos. Como pessoa e também como jogador.
Quando cheguei no Corinthians era muito novo ainda e, desde então, foram muitos aprendizados", explicou o colombiano, relembrando a passagem pelo Timão em 2015.
"São muitas diferenças daquela primeira passagem para esta segunda aqui no Brasil. Estou jogando com mais maturidade e já conheço melhor o Campeonato
Brasileiro. Estou mais adaptado ao futebol brasileiro", acrescentou.
Apelidado de "Speed" Mendoza, em referência à sua rapidez, o jogador de 30 anos foi o artilheiro do Ceará nesta temporada, com 20 gols marcados. Trata-se do melhor desempenho ofensivo de sua carreira, incluindo três assistências.
Lima e Vitor eudes
com o tricolor e indica gana por títulosDivulgação/fluminense Jorge se apresentou nesta quinta-feira ao Fluminense Edenilson jogou no inter por seis temporadas
inter confirma saída de Edenilson, que está indo para o ‘Galo’
Diretor executivo do Vasco viaja para avançar em negociações
mendoza chega ao santos e diz que evoluiu ‘em todos os aspectos’
o liveira chegou em janeiro e tem sua primeira oportunidade
Ogoleiro Oliveira, 22 anos, vem trabalhando forte na prétemporada no Potiguar e se mostra confiante em entregar bons resultados à equipe. Ele deverá ser titular da camisa 1 do alvirrubro no amistoso contra o Ferroviário/CE nesta sexta-feira, 23, às 15h30, no CT Elzir Cabral, em Fortaleza.
Oliveira é natural do Rio de Janeiro, mede 1,91 de altura, e está em Mossoró desde janeiro. Veio sem pretensão, até porque tinha proposta de alguns clubes para regressar para o Rio de Janeiro, mas acabou ficando no time mossoroense.
“A minha história aqui é um pouco inusitada. Cheguei no começo da temporada 2022, minha mãe é daqui de Mossoró, vim passar férias de uns 15 dias para depois voltar para o Rio, pois tinha algumas propostas. Nesse período, o João Manoel (ex-atacante do Potiguar) me indicou para a diretoria, então fiquei uns dias treinando, sendo avaliado, recebi o convite e acabei ficando”, lembra ele.
No Estadual deste ano, Oliveira era o terceiro goleiro e terminou como segundo ao fim da competição. Na sequência, foi emprestado ao Mossoró EC para as disputas da 2ª divisão do Estadual e agora está de volta. O goleiro carioca se mostra confiante e preparado para defender o gol alvirrubro.
“Tanto a orientação de Marcão (técnico de goleiros) quanto o treinamento dado pelo professor Emanoel (Sacramento, o treinador) me deixam confortável
e bem confiante. Deixo para eles a escolha pela titularidade, mas estou preparado”, disse.
Na carreira profissional, o Potiguar é o 3º clube de Oliveira – antes, ele defendeu a Friburguense e o Serra Macaense, do Rio de Janeiro.
“Saio jogando com os pés, me considero seguro. Procuro não inventar, simplificar o jogo, evitando correr risco”, diz ele, referindo-se ao estilo de jogo.
O atleta resumiu o sentimento da equipe sobre o trabalho que vem sendo feito pelo técnico Emanoel Sacramento visando às competições de 2023, cuja estreia oficial será no dia 5 de janeiro contra o CSA/AL pela Pré-fase da Copa Nordeste.
“O sentimento é o melhor possível, o professor busca trabalhar um coletivo forte, com posse de bola, fechando os espaços para o adversário; o trabalho
dele é sensacional”, comentou o goleiro.
Além de Oliveira, as demais peças do Potiguar estão definidas para o jogo de hoje à tarde, contra o “Ferrim”. Apenas uma mudança no meio de campo, saindo Gabriel para a entrada de Azevedo, por opção técnica. Assim, o time será Oliveira, Ronaldo, Paulo César, Wallace Ferreira e Giovanni; Azevedo, Romeu e Márcio Mossoró; Wilson, Pedro Pires e Sabão.
Oamistoso que o Potiguar fará nesta sextafeira, 23, lá em Fortaleza, é interessante. O adversário, o Ferroviário/CE, é time de tradição, de respeito no cenário estadual, tem montado ultimamente bons elencos, e deve “forçar” a parada para o time mossoroense.
Jogo de preparação é bom assim, com adversário profissional, de nível, cascudo, para a comissão técnica ter noção real e tirar boas conclusões.
O resultado? Vencer sempre é bom, mas neste momento o mais importante é a movimentação das peças, fazer o apurado daquilo que vem sendo treinado na pré-temporada e buscar os ajustes. Então, o resultado fica em segundo plano.
oliveirA, goleiro do Potiguar, sobre sua característica de jogo
O ABC põe o time para teste em amistoso contra o Botafogo/PB nesta sexta-feira, em João Pessoa. O alvinegro investiu em contratações, manteve uma parte da base da equipe vice-campeã da Série C, permitindo expectativas junto ao seu torcedor sobre a temporada 2023.
O Necaxa, do México, lançou um uniforme diferente nesta semana e homenageou Seu Madruga, célebre personagem da série Chaves. A camisa especial tem tiragem limitada de 1.000 unidades apenas. Na camisa é possível ver algumas das frases famosas de Ramón Valdés, personagem que interpretou o pai de Chiquinha, era torcedor do clube e citou o Necaxa várias vezes durante a série televisiva.
O Botafogo tem se movimentado pouco no mercado. De certo, os alvinegros acertaram o empréstimo do zagueiro Kanu ao Bahia. O defensor perdeu espaço ao longo desta temporada. Com isso, a saída de Kanu visa dar experiência ao jogador. Pelas redes sociais, o defensor se despediu da torcida.
Dudu e Palmeiras vivem um imbróglio na negociação de renovação do atacante, e o Flamengo monitora de perto as conversas entre as duas partes. No entanto, os rubro-negros cariocas podem acabar desistindo da chegada do camisa 7 neste momento, visto que o jogador e o Verdão parecem ter chegado num denominador comum para concretizar a extensão do vínculo entre as duas partes.
Segundo André Hernan, em coluna no Uol, Palmeiras e Dudu avançaram nas
negociações e existe a possibilidade da renovação contratual sair no final do mês de janeiro. Depois de algumas conversas e mudanças de postura na negociação entre as duas partes, ambos parecem ter chegado num acordo.
As informações do jornalista dão conta de que existiu um incômodo com as declarações recentes de Leila Pereira sobre a proposta recente ao atacante.
A publicação garante que existiram problemas em relação à duração do novo contrato. Existe uma
cláusula, na qual o atacante do Palmeiras teria a oportunidade de renovar o seu vínculo por mais um ano, caso fosse titular em 15% das partidas. O Verdão re-
cuou e só aceitou a condição, caso o atleta participasse de 50% dos jogos. A alteração gerou um desgaste, mas, ao que tudo indica, a situação foi definida.
Sem espaço no Palmeiras, o lateral-esquerdo Jorge foi anunciado como reforço do Fluminense na tarde desta quinta-feira, 22. O jogador chega ao Tricolor Carioca por empréstimo até o fim de 2023.
Depois de dois anos vestindo a camisa do Atlético-MG, o meio-campista Nacho Fernández está de volta ao River Plate. Nesta quinta-feira, o clube argentino anunciou a contratação do jogador de 32 anos, que assinou vínculo de três temporadas, até 2025.
''Saio jogando com os pés, me considero seguro. Procuro não inventar, simplificar o jogo, evitando correr risco”
Com Flamengo de olho, Palmeiras e dudu definem futuro