Congresso exige exame toxicológico para primeira habilitação A e B



![]()
Congresso exige exame toxicológico para primeira habilitação A e B





>> Estudo revela que as mulheres mantêm melhores resultados, e o período marca uma tendência geral de ampliação do acesso e conclusão da educação básica no Rio Grande do Norte
POLÍTICA
Pedidos de impeachment de ministro batem recorde em 2025
3
ORÇAMENTO
LDO é aprovada com prazo para governo pagar emendas

JULGAMENTO
Caso Zaira termina com policial condenado a 20 anos de prisão por homicídio e estupro









Organização:
AÉCIO CÂNDIDO
professor da UERN, aposentado.
Autor da obra Tempos do verbo aeciocandidocuite@gmail.com
Ruy Castro, na Folha de São Paulo do dia 13 último, escreveu sua crônica a partir de uma pergunta que deveria estar na cabeça de todos os professores do país. A pergunta é esta: “Como definir quem acredita sinceramente que a Terra é quadrada, oval ou trapezoide ou que se pode rezar para pneus?” Sim, como definir esse interlocutor? Como interessado e comprometido em desvendar e resolver um problema? Como inteligente e perspicaz? Como dotado intelectualmente dos meios para compreensão do problema? Como?
Por que a pergunta de Ruy Castro é interessante? Porque ela diz respeito às bases da aprendizagem, à nossa capacidade de aprender. Ela remete ao limiar do processo de comunicação e de aprendizagem. Para que a comunicação tenha sucesso, é preciso haver uma calibragem entre emissor e receptor. Repertório, capacidade de processamento, disposição e esforço de compreensão da mensagem fazem parte dessa calibragem. Donde se vê que, embora o processo não seja completamente racional, uma vez que simpatias e antipatias, paixões e outros sentimentos pouco controláveis atuam sobre essa calibragem, ele recorre fundamentalmente à razão.
A pergunta me perturba desde algum tempo, e o incômodo cresceu com o fenômeno Bolsonaro, no Brasil, que persiste de modo renitente. E que é a face local de um fenômeno global criado pelo retorno da extrema-direita à cena política internacional, pelos ensaios de teocracia no mundo mulçumano e pelos avanços do evangelismo cristão contaminando a política no Ocidente. Não se trata de um fenômeno novo, claro, ele

deu as caras na Alemanha dos anos 1930, nos Estados Unidos dos anos 1940-1950, com o macarthismo , e, nunca extinto de vez, ele reaparece ciclicamente em muitas partes do mundo. Julgávamos que as experiências históricas traumatizantes haviam deixado a humanidade mais resistente e sábia diante desses assaltos ao pensamento e à vida. Não deixaram. Daí a surpresa de muitos intelectuais, traduzida na pergunta incrédula e amarga do israelense Amós Oz: “Quem poderia imaginar que depois do século XX viria logo a seguir o século XI?”.
Ruy Castro formula a pergunta e adianta algumas pistas não muito otimistas para a resposta. Diz ele: “A obstinação em negar algo já estabelecido, prática hoje de milhões, não pode ser debitada à falta de informação ou a uma cega convicção política. Pode ter razões psiquiátricas ”. Eu acho que tem, por isso coloquei em negrito.
Alguém mais tem o mesmo entendimento. Num livro essencial (Manias e crendices em nome da ciência . São Paulo: IBRASA, 1960), publicado nos Estados Unidos em 1957, o americano Martin Gardner, pioneiro dos jogos matemáticos, se aplica a discorrer sobre as manifestações da pseudociência e sobre os traços psicológicos de seus defensores. Gardner não tem nenhuma complacência para com esse público: “Milhares de neuróticos, que necessitam desesperadamente de eficientes cuidados psiquiátricos, vêm retardando seriamente sua terapia por procrastinação imposta por cultos excêntricos”.
Por que se acredita tão facilmente em afirmações sem evi-

dências, em hipóteses delirantes e improváveis e mesmo em mentiras francamente deslavadas? Enfim, por que se acredita em tanta afirmação maluca? Simples: porque há muitos malucos na plateia, e eles se reconhecem na maluquice. Mas (esta é uma pergunta mais inquietante) por que aqueles com a cabeça no lugar, jornalistas profissionais com boa formação intelectual, reverberam tanta sandice? Por duas razões que não se excluem: ou caíram nas malhas de um antiesquerdismo rasteiro ou, liberais pós-modernistas, partem do pressuposto de que, na arena política, todos os discursos se equivalem e a neutralidade jornalística deve reconhecer legitimidade mesmo aos desvarios mais evidentes.
Sem dúvida, a arena pública está hoje bastante frequentada por esquizofrênicos de toda natureza e variados graus e por gente com um parafuso a menos. Esse pessoal se manifesta politicamente, e boa parte da imprensa trata discursos sem sentido como se eles
tivessem uma coerência irreprochável.
Nosso sistema de crenças configura nossa compreensão das coisas. O que nos torna críticos é a possibilidade de distanciamento desse sistema. O evangélico fundamentalista reconhece coerência no discurso de Malafaia, mas toma como absurdo o mesmo discurso proferido por alguma liderança do Talibã ou do Estado Islâmico. Ou seja: a loucura e o absurdo só existem no campo antagônico.
Nós construímos nossas verdades a partir de referências que, em geral, buscam legitimidade em algum fato empírico. Mas o fato empírico pode simplesmente não existir, ser uma mentira. Os judeus foram perseguidos durante quase dois milênios por causa de supostos fatos empíricos: eles seriam feiticeiros, não acreditavam na vida após a morte, tinham pênis monstruosos, padeciam de deformidades no corpo etc. Hitler acreditou numa ficção e a disseminou como verdade: o livro Os protocolos dos sábios de Sião era “a prova”
de que os judeus estavam se organizando para dominar o mundo. E a difusão de mentiras, dependendo do arranjo das forças políticas, pode ser uma ação orquestrada.
Não se perguntar sobre as origens do pensamento torto pode trazer consequências muito graves para a vida social. É Gardner, no mesmo livro, quem nos adverte: “Se o povo germânico estivesse mais bem adestrado para distinguir entre a boa e a má ciência, teria ele absorvido tão facilmente as insanas teorias raciais dos antropologistas nazistas?”. Certamente que não. No Brasil de nossos dias, a incapacidade dessa distinção pavimenta o crédito em todo tipo de discurso amalucado proferido nas tribunas do Parlamento e nos púlpitos das igrejas. E tanto crédito é dado hoje ao pensamento torto e ao discurso delirante que seus emissores se sentem perfeitamente normais e não veem a menor necessidade de submissão a nenhum tratamento mental.
Direção Geral: César Santos
Diretor de Redação: César Santos
Gerente Aadministrativa: Ângela Karina
Dep. de Assinaturas: Alvanir Carlos


SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL / Mais de 40 pedidos de impeachment de ministros foram protocolados este ano; Alexandre de Moraes lidera
Aliminar do ministro Gilmar Mendes que restringe ao procurador-geral da República (PGR) a prerrogativa de apresentar pedidos de impeachment contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) redesenha, na prática, o destino de ao menos 68 representações hoje ativas no Senado. Todas foram apresentadas por cidadãos ou parlamentares, justamente os atores que, a partir da decisão, perdem o direito de acionar o Senado nesses casos.
Pela decisão de Gilmar, apenas o procurador-geral da República terá essa prerrogativa a partir de agora.
O levantamento do Congresso em Foco no sistema da Casa mostra que 41 desses pedidos foram protocolados só em 2025, ano em que o STF julgou e condenou Jair Bolsonaro e outros acusados de tramar um golpe de Estado. Em 2024, foram apenas dois. O salto consolida o atual ano como o período de maior pressão formal já registrada contra ministros da Corte. O número leva em conta também as petições coletivas, que atingem mais de um magistrado.
A decisão de Gilmar ainda será analisada pelo Plenário virtual entre 12 e 19 de dezembro, mas já provoca efeitos políticos imedia -

tos: acirrou a tensão entre Supremo e Congresso, gerou reação pública do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e unificou, curiosamente, governistas e oposição em críticas à liminar, embora por motivos distintos.
Os pedidos de impeachment ativos no Senado considerados no levantamento miram apenas ministros em atividade e não incluem representações já arquivadas ou indeferidas.
Sozinho, Alexandre de Moraes responde por 32 representações, quase metade de todas as petições ativas no Senado. Ele é o principal alvo da base que apoia o expresidente Jair Bolsonaro (PL) desde o inquérito das fake news, passando pelas investigações sobre ataques
A liminar do ministro Gilmar Mendes altera quatro pilares da atual sistemática do impeachment de ministros do STF:
1 - quem pode pedir impeachment
Como era: qualquer cidadão, inclusive parlamentares e entidades, podia protocolar pedido no Senado, com base na Lei 1.079/1950 (Lei do Impeachment).
Como fica: apenas o procurador-geral da República poderá apresentar denúncia por crime de responsabilidade contra ministros do STF.
2 - quórum no senado
Como era: a abertura do processo dependia de maioria simples, bastando mais votos favoráveis que contrá-
ao sistema eleitoral, atos antidemocráticos e tentativa de golpe.
A entrada de Flávio Dino na Corte, em 2024, também reorganizou o mapa de tensões: em pouco tempo, o exministro da Justiça e ex-governador do Maranhão já acumula sete pedidos, empatando com Gilmar Mendes.
Desde 2021, o Senado recebeu pelo menos 91 pedidos de impeachment contra ministros do Supremo, considerando-se também as petições que tinham como alvo os ex-ministros Luís Roberto Barroso, Rosa Weber e Ricardo Lewandowski, já aposentados.
A explosão de petições em 2025 foi puxada por: - ofensiva organizada de aliados de Bolsonaro contra o STF;
rios entre os presentes.
Como fica: o Senado só poderá instaurar o processo se houver o voto de dois terços dos senadores (54 dos 81) - o mesmo quórum exigido hoje para condenar um ministro.
3 - mérito de decisões não pode ser alvo de impeachment
Gilmar também deixou expresso que o conteúdo das decisões judiciais - isto é, o mérito da atuação jurisdicional - não pode ser usado como fundamento único pa-

nl@neylopes.com.br www.blogdoneylopes.com.br

O risco da “direita” secar água de gelo
Aexperiência colhida na eleição presidencial da Argentina (2007) poderá ser utilíssima para o Brasil, em 2026. Será respondida a dúvida, se a radicalização da direita portenha garantirá nas pesquisas anteriores ao pleito a reeleição de Milei. Ou, ao contrário, o “estado amargo”, atingindo as classes pobres, média e assalariados, conduziria o Presidente ao insucesso eleitoral.
No Brasil, teremos o mesmo dilema. Lula avança no social e algumas vozes da direita condenam e capitalizam “rejeição” para si próprios. O país precisará de um projeto de governo, que absorva ideias e propostas de vários campos ideológicos. Não poderá ser “rua de mão única”, até porque no presidencialismo, uma coalisão partidária certamente será necessária no futuro.
Udenismo da esqUerda
Como bem observa o meu amigo e jornalista Mário Rosas, o “udenismo da esquerda” tomou conta da esquerda brasileira. “Depois de ter sido carbonizada eticamente como sinônimo de todos os malfeitos... a esquerda quer agora vociferar como paladina da moralidade. E operações policiais contra os “poderosos”, os “bilionários” ou simplesmente donos de automóveis de luxo são festejadas como demonstração de combate ao crime do “andar de cima”. Embora com outros objetivos, a “direita” (com exceções) mantém igualmente a posição de “udenismo da esquerda”. Proclama-se a “vestal da República”, a guardiã da moralidade pública e dos princípios liberais e democráticos. Falta ousadia política e social nos pronunciamentos das suas lideranças.
- entrada no tribunal de Flávio Dino, ex-ministro da Justiça de Lula, ampliando o rol de alvos; - pedidos coletivos que reúnem vários ministros em uma mesma petição; - maior mobilização parlamentar, com protagonismo de nomes como Eduardo Girão (Novo-CE), Flávio Bolsonaro (PL-RJ), Nikolas Ferreira (PL-MG), Caroline de Toni (PL-SC) e outros.
É nesse contexto de pressão máxima sobre o Supremo - e logo após a Corte condenar Bolsonaro por tentar dar um golpe de Estado - que vem a liminar de Gilmar Mendes, interpretada por senadores como um “freio de emergência” contra o uso político do impeachment.
ra impeachment. Na prática, a mudança atinge em cheio boa parte das petições protocoladas desde 2021, que atacam diretamente votos e posições dos ministros em casos de grande repercussão política.
4 - afastamento e corte de salário
A liminar ainda suspende: - o afastamento automático do ministro ao receber a denúncia; - o corte de um terço do salário durante a tramitação do processo.
É imprescindível – sob pena de perder a eleição de 2026 –, que um grupo de “centro direita” esclarecido mude a agenda nacional, mostrando aos eleitores da classe trabalhadora que os partidos tradicionais também estão do seu lado e não apenas das elites econômicas.
secar ágUa de bloco de gelo
A questão não se restringe a isenções fiscais, incentivos, crédito fácil, mas sim necessidade do povo ter melhor qualidade de vida. O Tribunal de Contas da União já identificou ineficiências na maioria dos benefícios fiscais concedidos. As isenções e incentivos fiscais beneficiam prioritariamente grandes empresas e os mais ricos. Não há prestação de contas dos valores envolvidos nas isenções fiscais. Embora incentivos possam gerar empregos, os salários terão que ser dignos e condições de trabalho justas, e não apenas a atração de investimentos a qualquer custo. Do contrário, além de permitir que a esquerda prospere com as suas fantasias, a direita ortodoxa continuará diante do risco de “secar” a água de um bloco de gelo, que continua derretendo.
Curtinhas
Filme
Má Influência – NETFLIX - Um ex-presidiário recebe a chance de recomeçar ao ser contratado para ser o guarda costas de uma garota extremamente rica. Ele enxerga a oportunidade como uma chance de mudar de vida. No entanto, o papel de patroa e funcionário é deixado de lado quando se percebe uma forte química entre os dois.
Frase
“Eu gosto dos doidos, porque eles são iguais aos escritores, veem as coisas além das aparências”. Ariano Suassuna.
cai Pib brasileiro
Com a taxa básica de juros no maior patamar em quase 20 anos, a economia brasileira desacelerou. No terceiro trimestre, o PIB cresceu 0,1% na comparação com os três meses anteriores
Joesley batista Fala com madUro (i)
Joesley Batista viajou para a Venezuela para pedir renúncia de Maduro. O proprietário da JBS se reuniu com ditador venezuelano, no último dia 23 de novembro.
Joesley Batista fala com Maduro (II)
A JBS é proprietária da Pilgrim’s Pride Corp., produtora de frango com sede no Colorado, que doou US$ 5 milhões ao comitê de posse de Trump, a maior doação individual. A agência lembra ainda que a JBS obteve recentemente a aprovação da Comissão de Valores Mobiliários para listar suas ações em NY.
Leia o “blog do Ney Lopes” – informação e opinião
Jornal de Fato
ORÇAMENTO / Executivo terá de quitar 65% do total indicado por parlamentares nessas modalidades para as áreas da saúde e da assistência social
OCongresso aprovou nesta quinta-feira, 4, o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2026. Além de estabelecer instruções para execução e elaboração do Orçamento do próximo ano, o texto determina que mais da metade das emendas parlamentares terá de ser paga pelo governo até o fim do primeiro semestre.
A regra vai abranger indicações feitas por parlamentares em duas modalidades de emendas: individuais e de bancadas. Essas categorias têm pagamento obrigatório pelo governo, mas o fluxo de desembolso varia.
O Executivo terá de quitar 65% do total indicado por parlamentares nessas modalidades para as áreas da saúde e da assistência social — que representarão a maior parte dos recursos indicados por deputados e senadores em 2026.
A determinação também valerá para as transferências especiais, popularmente conhecidas como “emendas PIX” e investigadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
A medida atende a um pleito de congressistas que, em ano eleitoral, querem que os valores cheguem aos seus redutos antes das disputas locais. A proposta ainda terá de ser sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O relator da LDO, deputado Gervásio Maia (PSB-PB), afirmou que o percentual e o prazo de pagamento das emendas foram negociados com o Palácio do Planalto.
Antes do acordo, Gervásio e parlamentares defendiam que o governo fosse obrigado a quitar todas as emendas direcionadas à saúde e à assistência social até julho de 2026 — o que, na avaliação do governo, poderia levar a uma espécie de “engessamento” na exe-

O presidente do Congresso, senador Davi Alcolumbre (C), comandou a sessão nesta quinta-feira, 4
cução orçamentária.
- O Planalto projeta que, em 2026, haverá uma reserva de R$ 40,8 bilhões para emendas parlamentares.
- Enviado junto da proposta de Orçamento ao Congresso, o montante ainda não contempla as emendas de comissão, que
devem ser incluídas pelos parlamentares ao longo das negociações.
Pela Constituição, metade do total de emendas
A LDO aprovada pelo Congresso também define a meta fiscal do próximo ano. O texto prevê que o objetivo central será alcançar um superávit (saldo positivo nas contas) de cerca de R$ 34,3 bilhões. A meta será considerada cumprida, no entanto, se o governo fechar as contas dentro dos intervalos de tolerância — superior: superávit de R$ 68,5 bilhões;
O Congresso também aprovou uma mudança no cálculo de correção dos valores que serão destinados ao fundo partidário — verbas repassadas mensalmente aos partidos pa -
ou inferior: déficit zero (equilíbrio entre despesas e receitas, sem resultado negativo ou positivo).
Antes da votação desta quinta-feira, Gervásio Maia atendeu a um pedido do governo e retirou do cálculo da meta fiscal gastos do governo — limitados a até R$ 10 bilhões — com planos de reestruturação financeira de estatais. Parlamentares afir-
mam que a medida atenderá ao esforço do Planalto para socorrer os Correios.
- Também nesta quinta, o relator incluiu um trecho que impede que sejam ampliados benefícios tributários em 2026.
- O dispositivo proíbe a criação de novas despesas obrigatórias e de fundos para financiamento de políticas públicas.
individuais, que têm o maior valor, devem ser obrigatoriamente destinadas para a saúde. Na prática, se o calendário de pagamento for sancionado por Lula, a maior fatia das indicações parlamentares será paga antes das eleições.
O texto também definiu explicitamente que o governo estará autorizado a congelar um volume menor de gastos para alcançar a meta fiscal do próximo ano.
O projeto estabelece que o Planalto poderá adotar o piso da meta fiscal (déficit zero) como referência para o congelamento de despesas ao longo de 2026.
Em setembro, no seu primeiro parecer, Gervásio Maia chegou a propor — contrariando o governo
milhões. O valor exato será conhecido com a análise orçamentária do próximo ano.
— que a referência para o próximo ano deveria ser o centro da meta (superávit de R$ 34,3 bi). À época, o texto contemplava uma decisão do Tribunal de Contas da União (TCU). A equipe econômica do governo Lula chegou a avaliar que a mudança defendida pelo TCU e prevista na LDO de 2026 poderia levar a um “colapso” da máquina pública, obrigando o Executivo a congelar um volume muito maior de despesas para cumprir as regras fiscais.
ra pagar despesas relacionadas ao funcionamento das siglas.
O governo havia proposto, no Orçamento de 2026 (ainda a ser analisado pelo Congresso), que
seriam destinados R$ 1,43 bilhão para o fundo.
Cálculos preliminares de consultores do Orçamento apontam que a mudança deve ampliar o fundo em cerca de R$ 150
O texto original do Planalto sugeria que, em 2026, fosse utilizado como referência o montante aprovado em 2023, com uma correção de até 2,5% acima da inflação do perí -
odo — as regras do arcabouço fiscal. Os parlamentares decidiram aprovar, no entanto, uma mudança no valor de referência. Pelo texto, terá de ser utilizado o valor aprovado em 2016 (R$ 819,13 milhões), com correção de até 2,5% acima da inflação do período.
MOTORISTAS / Obrigatoriedade para as categorias A e B que são destinadas para motoristas de carros, vans e motos de passeio

Obrigatoriedade de exame toxicológico para primeira habilitação
OCongresso Nacional manteve na íntegra três vetos presidenciais e derrubou apenas um após acordo entre governo e oposição nesta quintafeira, 4. Em um quinto veto analisado, deputados e senadores mantiveram um e rejeitaram três dos dispositivos vetados.
Ao rejeitar um dos vetos, o Parlamento estabeleceu a obrigatoriedade de exame toxicológico para primeira habilitação dos motoristas das categorias A e B da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
As categorias A e B são destinadas para motoristas de carros, vans e motos de passeio. Até então, o exame toxicológico era exigido apenas para os motoristas das categorias C e D, que são aqueles que fazem transporte de carga ou de passageiros.
Com a derrubada deste veto, todos os tipos de motorista devem apresentar exame toxicológico negativo para adquirir a primeira CNH. No caso dos motoristas das categorias C e D, o exame é exigido ainda na renovação da habilitação.
O veto derrubado foi aplicado na sanção da Lei 15.153 de 2025 que destina o uso de multas de trânsito para financiar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) de pessoas de baixa renda inscritas no Cadastro Único do governo federal.
Deficiência
Um dos vetos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva mantidos pelo Parlamento foi o que barrou o dispositivo que limitava a
concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC) apenas nos casos de deficiência consideradas moderadas ou graves. O BPC é pago aos idosos de baixa renda ou pessoas com deficiência em situação de pobreza.
Com a manutenção do veto, fica permitida a concessão do BPC também para pessoas com deficiência considerada leve. O veto foi o referente à Lei 15.077 de 2024, que altera normas ligadas à assistência social, previdência e programas de transferência de renda.
PeDófiLoS
Também por acordo, foi mantido o veto do Executivo que derrubou o dispositivo que previa que os dados dos condenados no Cadastro Nacional de Pedófilos e Predadores Sexuais ficariam disponíveis para consulta

pública por 10 anos após o cumprimento da pena.
Com a manutenção do veto, a lista dos condenados por crimes sexuais fica aberta enquanto durar o cumprimento da pena. O veto mantido é referente à Lei 15.035.
eMbraPa
Também por acordo, foi rejeitado o veto presidencial integral ao projeto de lei que isentava a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) do pagamento de taxas e contribuições cobradas pelos órgãos reguladores em pedidos feitos pela estatal.
O governo alegou no veto que a medida previa benefício tributário sem apresentar medidas compensatória de impacto orçamentário, afetando o equilíbrio financeiro das entidades reguladoras.
RuA DR. JOAQuIM INáCIO Nº 102, CENtRO, MARtINS/RN – CEP 59.800-000 tEL./FAx: 84 3391-2245/2289CNPJ: 08.153.462/0001-50
A Prefeitura Municipal de Martins/RN, por intermédio do seu Pregoeiro, designado pela Portaria n.º 265/2025, torna público que às 8h30min do dia 19/12/2025, fará realizar licitação, na modalidade Pregão, sob a forma eletrônica, de nº 046/2025, decorrente do processo administrativo nº 0412002/2025, com critério de julgamento menor preço por item, para a prestação dos serviços hospedagem e alimentação, à pacientes e acompanhantes carentes oriundos do município de Martins/RN em tratamento de saúde na capital do Estado, cidade do Natal/RN, nos termos da Lei nº 14.133, de 1º de abril de 2021, do Decreto Municipal nº 006, de 08 de janeiro de 2025, e demais legislações aplicáveis.
A sessão pública será realizada no site https://www. portaldecompraspublicas.com.br/, com entrega das Propostas a partir da publicação deste aviso.
O Edital e seus anexos encontram-se à disposição dos interessados nos sítios https://www.portaldecompraspublicas.com.br/ - https://www. gov.br/pncp/pt-br, https://martins.rn.gov.br/licitacao, ou na Sala de Licitações da PMM, situada à Rua Dr. Joaquim Inácio, nº 102, Centro, Martins/RN – CEP 59.800-000, a partir da publicação deste Aviso, no horário de expediente.
Martins/RN, 04 de dezembro de 2025. Felipe Emanuel de Queiroz Lisboa Pregoeiro
cesar@defato.com
BANCADA FEDERAL

OPT, que forma federação com PCdoB e PV, aposta em votação recorde de Natália Bonavides para eleger três deputados federais em 2026. A calculadora petista sugere que Natália renovará o mandato com mais de 200 mil votos, ajudará na reeleição do deputado Fernando Mineiro e elegerá um terceiro nome que seria Marleide Cunha ou Samanda Alves. Não é exagero. O potencial eleitoral de Natália Bonavides é bem elevado e consistente. A parlamentar foi campeã em votação à Câmara no pleito de 2022, recebendo 157.565 votos (8,42% dos votos válidos), e surpreendeu nas eleições municipais de Natal, embora tenha ficado em segundo lugar, com uma votação 179.714 votos (44,66%). Natural que em 2026 ela aumente o número de votos. Isso acontecendo, o PT elegerá três deputados federais. Vale lembrar que em 2022, o partido só não elegeu o terceiro deputado porque a votação da terceira colocada Samanda não preencheu os 20% do quociente eleitoral. A disputa pelas oito vagas do RN terá outras duas nominatas fortes, construída pelo PL e pela federação União Progressista. Ambas com chances de eleger dois ou três deputados. Numa previsão rasa, é possível imaginar que o PT, PL e União Progressista elejam dois deputados diretos e disputem as outras duas vagas na chamada “sobra” de votos. A concorrência seria maior se o MDB conseguisse formar uma nominata forte, mas o partido do vice-governador Walter Alves encontra dificuldade para filiar nomes competitivos. Portanto, se as eleições fossem hoje, a bancada federal potiguar seria formada pelos mesmos partidos da formação atual, PT, PL, União e Progressistas.
O PT tem amplas condições de eleger três deputados federais”
Sa M an Da a LV e S Vereadora, presidente estadual do PT e pré-candidata à deputada federal

O prefeito Allyson Bezerra quer o ex-deputado Kelps Lima disputando um mandato de deputadofederalpeloUniãoBrasil. Os dois têm fortes laços de amizade e de parceria política e de negócios, o que será levado em consideração por Kelps na hora de decidir.Antes, Kelps era dado como certo no MDB.
É notícia...
1 2 3 4
O PT aposta em votação recorde de Natália Bonavides para eleger três deputados federais em 2026. A calculadora petista sugere que Natália renovará o mandato com mais de 200 mil votos, ajudará a reeleição do deputado Mineiro e elegerá um terceiro nome que seria Marleide Cunha ou Samanda Alves.
O Carnatal COmeça hOje com os trios de Bell Marques, Saulo, Grafith, Wesley Safadão, Nattan e Banda Eva, e vai até domingo, 7, quando Ivete Sangalo, com novo estado civil, encerrará a micareta dos natalenses.
O padre Charles lamartine será o pregador da noite de hoje na Festa de Luzia, com o tema: “O discípulo de Cristo é um ser de esperança e testemunha do mundo novo”. Às 19h. Em seguida, mais uma apresentação do Oratório de Santa Luzia.
mais de 79 milhões de brasileirOs estão inadimplentes no mês de novembro. Boa parte vai usar o décimo terceiro salário para negociar dívidas. O Feirão Serasa, uma das opções, teve prazo estendido até o dia 19.
O livrO COm a história dO albem - albergue de Mossoró será lançado hoje, na sede da OAB, às 19h. O documento foi escritor por seu fundador, Edson Oliveira, falecido em 2023.
A Prefeitura de Grossos, com mais de 63 milhões de royalties de petróleo em 2025, atrasou salário de servidores. Novembro ainda não caiu na conta. A prefeita Cinthia Sonale está sendo cobrada nas redes sociais. E uma faixa começa a repercutir: “Bicho papão tá levando nosso dinheiro”.
Queiroz Atacadão, que será inaugurada em Natal no dia 10 deste mês, é a 25ª unidade do Grupo Queiroz, liderado pelo supermercadista mossoroense Jair Queiroz, com presença no Rio Grande do Norte e Paraíba. A nova unidade está instalada no bairro Cidade Satélite.
SESTSENATMossoró vai sediar a Feira Emprega Transporte, uma boa oportunidade para quem busca o mercado de trabalho. O evento também proporcionará conhecimento sobre ecossistema do transporte, suas tendências e oportunidades. A feira acontece na terça-feira, 9, no complexo do conjunto Vingt Rosado.
Passou pela CCJ do Senado a possibilidade de professores do ensino público acumularem qualquer outro cargo público. A PEC pode complementar a renda dos docentes, deteriorada ao longo das últimas décadas. Vai à votação no plenário.
Caso Zaira / Pedro Inácio Araújo de Maria foi sentenciado ontem por homicídio e estupro e vai cumprir pena em regime inicialmente fechado pelos crimes contra Zaira Cruz
OMinistério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) obteve a condenação do policial militar
Pedro Inácio Araújo de Maria a 20 anos de prisão em regime inicialmente fechado. O réu foi condenado pelos crimes de homicídio qualificado e estupro da vítima Zaira Cruz.
A decisão foi proferida pelo 2° Tribunal do Júri da Comarca de Natal na madrugada desta quinta-feira (4). A sessão do Tribunal do Júri que culminou na condenação havia sido iniciada na última segunda-feira (1º). O MPRN destacou que, no que se refere ao homicídio praticado por Pedro Inácio, a qualificadora de emprego de asfixia foi reconhecida pelos jurados.
Além disso, ainda segundo o órgão ministerial, foi reconhecida a qualificadora de que o crime foi praticado para garantir a impunidade de outro crime, no caso, o estupro. A sessão do Tribu-

Afastados PMs envolvidos em suposta agressão à advogada em Serra do Mel
A Polícia Militar do Rio Grande do Norte (PMRN) anunciou nesta quartafeira (3) que os policiais militares envolvidos na suposta agressão a uma advogada em Serra do Mel, na região Oeste potiguar, já tinham sido afastados.
A PMRN disse que tomou conhecimento dos fatos ocorridos na madrugada do último domingo (30), no município de Serra do Mel, envolvendo uma advogada e equipes policiais durante o atendimento de uma ocorrência.
rência, todas as circunstâncias do ocorrido. Além disso, a PMRN destacou que procedeu com o afastamento dos policiais do serviço operacional enquanto perdurar a apuração dos fatos. A entidade ressaltou que não compactua com desvios de conduta, abusos ou qualquer atuação que se afaste dos princípios legais, éticos e profissionais que regem a Instituição.
nal do Júri aconteceu no Plenário do Fórum Miguel Seabra Fagundes, na capital potiguar. O processo tramitou sob segredo de justiça para preservar a dignidade da vítima e demais dados sensíveis.
Uma operação integrada das polícias Militar e Civil ocorrida nesta quarta-feira (3) em Angicos, no interior do Rio Grande do Norte, contra a atuação de facções criminosas na região, resultou na prisão de quatro suspeitos. A ação policial conjunta teve como saldo também apreensões de armas, drogas, motocicletas e equipamentos de comunicação. A informação é de que um homem morreu após entrar em alegado confronto com as equipes policiais. A operação na cidade da região Central potiguar aconteceu após uma sequência de episódios violentos atribuídos à disputa territorial entre grupos rivais. O relato é de que o município de cerca
Ministro no RN
O Ministro da Justiça e da Segurança Pública (MJSP), Ricardo Lewandowski, desembarcou na Base Aérea de Natal na tarde desta quinta-feira (4) e foi recepcionado pelo titular da Secretaria de Segurança do RN, coronel Araújo, e pelo secretário adjunto, delegado Osmir Monte. A agenda do ministro para ontem na capital potiguar incluía a inauguração da nova sede da Polícia Científica e apresentação de um balanço da “Operação Território Seguro”.
Por essa razão, o acesso ao julgamento foi restrito a familiares da vítima e do réu. O crime vitimou Zaira
de 12 mil habitantes vem vivenciando nos últimos dias um clima de tensão, com tiroteios, invasões de residências, pichações de símbolos das facções e até mesmo um suposto toque de recolher, que circulou pelas redes sociais.
Nesta quinta-feira (4), a PM divulgou que segue intensificando o patrulhamento em Angicos diante de informações sobre atuação de grupos criminosos. A corporação destacou que na tarde da última quarta, a PM atendeu uma ocorrência de tentativa de
Droga na divisa
Cruz, de 22 anos, que foi encontrada morta no dia 2 de março de 2019, durante o sábado de Carnaval. O fato ocorreu no município de Caicó, no Seridó potiguar.
homicídio, porte ilegal de arma de fogo e roubo ligada ao crime organizado. Na ocasião, dois suspeitos foram presos.
No mesmo dia, a PM disse que as guarnições interceptaram quatro suspeitos que tentaram fugir e detalhou que na ação, foram apreendidos pistola .40, revólver .38, munições, rádios comunicadores, celulares, dinheiro fracionado, materiais para tráfico, uma moto Yamaha YBR 125 e um veículo. A PM aproveitou para alertar sobre informações fal -
Na manhã desta quinta-feira (4), a Polícia Militar do RN, por meio da 10ª CIPM, apreendeu drogas durante uma barreira no Posto Fiscal Caraú, na BR-101, na divisa dos estados do Rio Grande do Norte e da Paraíba. A PMRN informou que a equipe de policiais abordou um automóvel modelo Ford Ka, de cor branca, e encontrou no porta malas cerca de 50 tabletes de maconha. Diante do flagrante, o condutor do veículo recebeu voz de prisão e foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil da cidade de Canguaretama, para adoção das medidas cabíveis.
A instituição militar informou que imediatamente após receber as informações, o Comando-Geral da corporação determinou a abertura de procedimento apuratório para esclarecer, com total rigor e transpa-
sas divulgadas nas redes sociais que não condizem com a realidade.
As forças de segurança pública potiguar garantem que a mobilização é contínua no enfrentamento às facções e poderá ter novos desdobramentos nos próximos dias, com o objetivo de restabelecer a tranquilidade e garantir a segurança da população.
Aul AS MANtiDAS
Ainda na noite de quarta-feira (3), a Prefeitura de Angicos informou, por meio de nota, que as aulas da re-
O caso ocorreu no último dia 30 de novembro, durante a “Festa do Caju”, no município de Serra do Mel. Segundo a OAB Mossoró, a advogada foi brutalmente agredida e algemada por policiais militares após intervir em uma abordagem considerada abusiva contra outra mulher.
de foram mantidas normalmente. De acordo com o comunicado, o comandante Alarico Azevedo garantiu o “reforço do efetivo policial” e reforçou que as escolas possuem condições para funcionamento regular. Por meio de nota, o Diretório Central dos Estudantes (DCE), em nome do corpo discente da Ufersa Angicos, solicitou à universidade a imediata suspensão das atividades, alegando “situação de insegurança e medo instaurada na cidade devidos os últimos acontecimentos”.
A Polícia Civil do Rio Grande do Norte divulgou ontem detalhes da prisão de um homem de 19 anos de idade suspeito de envolvimento na morte da menina Cecília Duarte Cândido, de 7 anos, ocorrida em 25 de outubro deste ano, na zona rural de Nísia Floresta, na Grande Natal. A polícia disse que no local onde ele se escondia foi apreendida uma arma de fogo, munições e objetos pessoais. Na ocasião, o irmão dele também foi preso, mas por posse ilegal de arma. A Polícia Civil destacou que as investigações seguem em andamento.
futebol / As 48 seleções classificadas para o Mundial serão distribuídas em 12 grupos, definidos a partir de quatro potes organizados conforme o ranking da Fifa
Osorteio dos grupos da Copa do Mundo de 2026 acontece nesta sexta-feira, 5, a partir das 14h (horário de Brasília), no Kennedy Center, em Washington, nos Estados Unidos. As 48 seleções classificadas para o Mundial serão distribuídas em 12 grupos, definidos a partir de quatro potes organizados conforme o ranking da Fifa.
A seleção brasileira estará no Pote 1 ao lado de Espanha, Argentina, França, Inglaterra, Portugal, Holanda, Bélgica e Alemanha, além dos três países-sede: Canadá, México e Estados Unidos.
O Pote 2 será formado por Croácia, Marrocos, Colômbia, Uruguai, Suíça, Japão, Senegal, Irã, Coreia do Sul, Equador, Áustria e Austrália.
No Pote 3, estarão Noruega, Panamá, Egito, Argélia, Escócia, Paraguai, Tunísia, Costa do Marfim, Uzbequistão, Catar, Arábia Saudita e África do Sul.
As demais seleções comporão o Pote 4, ao lado dos seis vencedores dos playoffs intercontinentais. Este grupo já conta com Jordânia, Cabo Verde, Gana, Curaçao, Haiti e Nova Zelândia.

Com essa configuração, um possível “grupo da morte” para o Brasil poderia incluir Croácia, Noruega e Gana — um cenário complicado, envolvendo um carrasco recente, o time de Erling Haaland e uma forte seleção africana logo na fase inicial.
Essa possibilidade existe devido a uma regra da Fifa: seleções da mesma confederação não podem cair no mesmo grupo, com exceção das equipes europeias. Como a
Europa terá 16 representantes e apenas 12 grupos, quatro deles terão duas seleções europeias, enquanto os demais terão apenas uma.
Por outro lado, um caminho considerado mais tranquilo para a equipe de Carlo Ancelotti poderia incluir Austrália, Catar e Haiti.
REPESCAGEM E
VAGAS RESTANTES
Das 48 vagas do Mundial, seis ainda estão em aberto. Quatro delas virão
da repescagem europeia, disputada por Albânia, Bósnia e Herzegovina, Dinamarca, Itália, Kosovo, Irlanda do Norte, Macedônia do Norte, Polônia, República da Irlanda, Romênia, Eslováquia, Suécia, Turquia, Ucrânia, País de Gales e Tchéquia.
As duas vagas finais serão definidas no Torneio Classificatório da Fifa, que reúne Bolívia, Iraque, Congo, Nova Caledônia, Jamaica e Suriname.

Contratação mais cara, Lino celebra gol do título: ‘Fui presenteado’
Autor do gol que garantiu a vitória do Flamengo por 1 a 0 sobre o Ceará e selou a conquista do Campeonato Brasileiro de 2025, Samuel Lino foi um dos jogadores mais festejados no Maracanã na noite de quarta-feira, 3. Ainda no gramado, descreveu a atuação decisiva como um “presente”.
“Eu estava tentando, e o time deles bem fechado. Busquei, insisti, e, depois de tantas tentativas, saiu o gol. Mostra como sou resiliente, como luto e batalho. Não só neste jogo. Mas na minha carreira. Fui presenteado com o gol do título”, afirmou. Contratado em julho, Lino chegou como a aquisição mais cara da história do clube —22 milhões de euros (R$ 143 milhões, na cotação da época) pagos ao Atlético de Madrid. No início, enfrentou oscilações e cobranças proporcionais à expectativa criada, mas ganhou confiança do técnico Filipe Luís. Foi titular na decisão da Libertadores,

vencida sobre o Palmeiras, e agora exibe mais um troféu.
Revelado na base rubro-negra, o atacante celebrou o reencontro com o clube em nova condição. “Nunca imaginaria esse cenário. Fui campeão aqui no sub-20 e volto para ser campeão nacional e da Liberta. É um sentimento de gratidão”, disse.
O sentimento é compartilhado por Arrascaeta, protagonista da campanha. “É difícil explicar o que sentimos. Não há palavras para a nossa torcida. Estou aqui há algum tempo, quase virei mais um torcedor. Tento fazer meu trabalho da melhor forma”, afirmou o uruguaio.
Com 18 gols e 14 assistências no Brasileiro, Arrascaeta destacou o desgaste da temporada e a força do elenco. “Estamos na reta final do ano, a perna começa a pesar, ainda mais com as comemorações. Mas temos que celebrar com a torcida, com a nossa família”, concluiu.
Estado do Rio GRandE do noRtE PREFEitURa MUniCiPaL dE doUtoR sEVERiano CNPJ: 08.355.489/0001-26
pREGãO ElETRôNIcO Nº 022/2025 - pMDS
A Prefeitura Municipal de Doutor Severiano CNPJ: 08.355.489/0001-26, através de sua Comissão de Licitação, torna público que realizará o seguinte procedimento licitatório. Pregão Eletrônico nº 022/2025. Objeto: Aquisição de gêneros alimentícios destinados a merenda escolar dos alunos matriculados na rede municipal de ensino do município de Doutor Severiano/RN. Data e Horário da sessão: 17 de dezembro de 2025 às 08h30min (oito e trinta). O Edital e seus anexos estão à disposição nos sites: www.novobbmnet.com.br, www.doutorseveriano.rn.gov.br/ www.gov.br/pncp, conforme preceitua a Lei Federal nº 14.133/2021. George Giovanne Fernandes Lopes. Agente de Contratação.
Doutor Severiano-RN, 04 de dezembro de 2025.

ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE MuNIcípIO DE SãO MIGuEl/RN sites: www.novobbmnet.com.br e www.saomiguel.rn.gov.br
Aviso de Pregão Eletrônico
Objeto: Aquisição de veículo tipo van conforme especificações técnicas oriundo de emenda parlamentar nº 43740017. Sessão pública: 08:30 do dia 22/12/2025, na plataforma www. bbmnet.com.br. Informações: www.saomiguel. rn.gov.br.
Antonio Marcos de Freitas Agente de Contratações.
FUTEBOL / Até a estreia, alvirrubro fará quatro amistosos, dois deles em Serra Negra do Norte
OPotiguar começa a receber os jogadores para as disputas do Campeonato Estadual. Nesta sexta-feira, 5, são aguardados o defensor Wellington Carioca, os atacantes Renan Santos e Alexandre Talento, além do técnico Emanoel Sacramento.
No sábado, 6, chegarão os demais atletas. A apresentação do elenco alvirrubro será no domingo, 7, às 11h, no Oba Show e Restaurante, em evento aberto para a torcida e imprensa.
Dos jogadores acertados, não estarão presentes apenas o atacante Adriano Babi e o volante Jonathan Rato, que irão se apresentar entre os dias 13 e 15.
Os amistosos de pré-temporada também estão definidos. Nos dias 17 e 21 des-

Adriano Babi vem do futebol carioca
te mês, em Serra Negra do Norte, o alvirrubro enfrentará Esporte de Patos e Atlético Cajazeiras, respectivamente. No dia 28, em Tibau, contra adversário a definir. E no dia 4 de janeiro, contra o Sousa, no interior paraibano.
A estreia do Potiguar no Campeonato Estadual será no dia 10 ou 11 de janeiro contra o Santa Cruz de Na-
MARCOS SANTOS


Atal, na casa do adversário.
A pré-temporada de treinos do time será em duas cidades diferentes: Felipe Guerra e Serra Negra do Norte.
CONTRATAÇÕES
Os últimos reforços anunciados oficialmente pelo clube foram o goleiro Wadson Chapa, que estava defendendo o xará Potyguar
msantos@defato.com
Seridoense no campeonato de acesso, o zagueiro Admilton, ex-Americano/RJ, e o volante Jonathan Rato, exMaracaju/RJ, e o centroavante Adriano Babi, ex-Artsul/RJ.
O volante Jean, que defendeu o Mossoró EC no campeonato de acesso, deverá ser anunciado nesta sexta-feira, 5. O atleta é do futebol alagoano.


Band deixará de transmitir o Campeonato Carioca em 2026, após três anos de exibição. A Globo, que retomou o torneio no ano passado, negocia um contrato de exclusividade com a Brax, empresa que tem os direitos comerciais do torneio da Federação de Futebol do Rio de Janeiro (FERJ).
De acordo com matéria da Folha de S. Paulo, a Band não pretende fazer o torneio pela falta de retorno publicitário na edição de 2025. A emissora não pagava para ter os jogos, apenas cedia espaços publicitários. Com isso, o valor dos acordos comerciais era dividido com a Brax.
A Globo paga um valor fixo para exibir o torneio. Além disso, uma casa de apostas que patrocina o Carioca já tem acerto com a emissora para patrocinar as transmissões, assim como fez em 2025.
Em 2026, a empresa carioca exibirá o Campeonato Carioca na TV aberta, no canal esportivo SporTV e no Premiere, o serviço de pay-per-view do grupo. A ideia é mostrar algumas partidas exclusivas para angariar assinantes.
Por causa do novo calendário do futebol brasileiro, com o Brasileirão começando em janeiro, o Campeonato Carioca terá apenas dez datas em 2026.
O início ocorrerá em 14 de janeiro. No novo formato do estadual fluminense, os 12 participantes serão divididos em dois grupos, cada qual com duas equipes grandes e quatro times pequenos.
Os oito melhores se classificarão para as quartas de final, que será decidida em partida única. A semifinal terá dois jogos. A grande decisão será no Maracanã.
HEGEMONIA CARIOCA
Nos últimos dois anos, o futebol carioca arrastou geral. Em 2024, foi o Botafogo com conquista dobrada (Taça Libertadores e Campeonato Brasileiro), agora foi a vez do Flamengo.
SÓ COM OS GAROTOS
Devido ao jogo da próxima semana pela Copa Intercontinental, o Flamengo irá atuar com os garotos do sub-20 na partida contra o Mirassol pela última
rodada do Campeonato Brasileiro. Com o título já comemorado, o duelo virou amistoso de luxo. O foco agora é contra o Cruz Azul, do México, na próxima quarta-feira, 10.
AMISTOSO EM TIBAU
O Potiguar pretende fazer jogo amistoso em Tibau no dia 28, um sábado. Falta definir o adversário, que deverá vir do futebol cearense. Outros amistosos já acertados para os dias 17 e 21 contra Esporte de Pa-
tos/PB e Atlético de Cajazeiras/PB, em Serra Negra do Norte, e no dia 4 de janeiro contra o Sousa, em Sousa, na Paraíba.
JEAN
O volante Jean, 21 anos, deve ser anunciado oficialmente pelo Potiguar nesta sexta-feira, 5. O atleta será cedido por empréstimo pelo Mossoró EC. Jean, oriundo do futebol alagoano, fez bom campeonato de acesso pelo Carcará mossoroense.
Confira o elenco alvirrubro:
GOLEIROS
Diego Almeida e Wadson Chapa
LATERAIS
Ryan, João Antônio, Fábio Almeida e Wellington Carioca
ZAGUEIROS –
Anderson Júnior, Admilton e Damián Barraco
MEIAS
Jean, Jonathan Rato, Vitor Garcia, Natanael e Alex Mineiro
ATACANTES
Pedro Furlan, Andrés Lerma, Alexandre Talento, Adriano Babi e Renan Santos
Ricardo Lopes será avaliado antes de assinar com o América/RN
O atacante Ricardo Lopes, uma das principais transferências do futebol potiguar, pode se tornar um dos reforços do América em 2026. A informação foi repassada pelo técnico Ranielle Ribeiro durante entrevista coletiva na imprensa de Natal. Lopes está sem clube desde que deixou o Lamphun Warrior, da Tailândia, na última temporada.
De acordo com Ranielle, o jogador, de 35 anos, será integrado ao elenco durante o período de prétemporada e passará por avaliações da comissão técnica e do departamento médico do clube. Lopes se apresentou ao clube nesta quarta-feira e iniciou as atividades físicas e técnicas junto ao elenco do América.
Caso seja concretizada a contratação, o atacante, também conhecido como “Urubu”, será o 11° reforço confirmado pelo América visando à próxima temporada. Até o momento, chegaram: o zagueiro Renzo, os laterais Charles e Evandro, os volantes Coppetti e Judson, o meia Alisson Taddei e os atacantes Luccas Gabriel, Iarley, Ítalo Silva e Nycollas Lopo. “Eu costumo comparar o Ricardo (Lopes) no extracampo com o Ciel, são dois caras ‘viciados’ em treino. Então, um atleta que chega à condição muito favorável […] Se ele conseguir desenvolver tudo aquilo que ele pode, pode ter certeza vai nos ajudar bastante”, destacou o treinador do alvirrubro.
Ricardo Lopes se destacou inicialmente no futebol do Rio Grande do Norte, quando atuou pelo Globo em 2014. Após o destaque, foi emprestado ao Fortaleza, Interporto e Jeju United, da Coreia do Sul. Já em 2016, o time de Ceará-Mirim vendeu o jogador para o Jeonbuk Motors, também do futebol sul-coreano.
“Encontrei um atleta supermotivado para fazer parte do processo. Supermotivado de verdade. Isso ele já mostrou desde quando o mesmo disse: ‘deixa eu participar da pré-temporada, deixa eu fazer parte desse processo e depois nós organizamos o processo de contratação ou não, fica a critério de vocês’. Mas encontrei um atleta querendo fazer parte desse processo que nós estamos vivendo”, disse Ranielle.



Ind I cadores / Em todas as etapas, as mulheres mantêm melhores resultados, e o período marca uma tendência geral de ampliação do acesso e conclusão da educação básica
Amais recente Síntese de Indicadores Sociais (SIS) divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) aponta avanço consistente nas taxas de conclusão ao longo das três etapas escolares no Rio Grande do Norte, com melhorias tanto no total quanto entre homens e mulheres. Os dados se baseiam no período de 2016 a 2024.
De acordo com a pesquisa, nos anos iniciais do ensino fundamental (13 a 15 anos), a taxa total cresceu de 91,9% para 96,7%, mantendo a vantagem das meninas, que passaram de 93,0% para 98,3%. No ensino fundamental (17 a 19 anos), o salto foi ainda mais expressivo: a taxa total evoluiu de 75,7% para 88,1%, com aumento notável entre os homens (70,2% para 86,7%) e, especialmente, entre as mulheres (81,1% para 89,6%).
Já no ensino médio (20 a 22 anos), embora os índices permaneçam mais baixos, também houve progresso: o total subiu de 59,3% para 63,3%, com crescimento tanto entre homens (54,6% para 58,5%) quanto entre mulheres (63,4% para 68,3%). Em todas as etapas, as mulheres mantêm melhores resultados, e o período marca uma tendência geral de ampliação do acesso e conclusão da educação básica, com avanços mais acentuados nas etapas intermediárias da trajetória escolar.
O IBGE explica que a análise educacional evidencia desigualdades estruturais no acesso, na permanência e no nível de instrução, fundamentais para monitorar metas do PNE e do ODS 4. Esses indicadores são produzidos principalmente pelo módulo anual de Educação da PNAD Contínua, complementados pelo Censo Escolar e por comparações internacionais. As taxas de frequência e atraso escolar permitem avaliar cobertura, continuidade e adequação idade-série, essenciais para orientar intervenções. Essas medidas têm
como base a PNAD Contínua, que revela avanços, interrupções e retrocessos recentes.
NÍVEL DE INSTRUÇÃO
Entre 2016 e 2024, observou-se um avanço na escolarização da população de 25 anos ou mais no país. O percentual de pessoas sem instrução caiu de 10,6% para 8,9%, enquanto o ensino fundamental incompleto teve redução expressiva, de 37,5% para 29,5%, sinalizando melhora no acesso e conclusão das etapas básicas. Houve estabilidade no ensino fundamental completo (6,3% para 6,0%) e leve queda no ensino médio incompleto (5,7% para 5,4%).
Em contraste, o ensino médio completo aumentou de 25,0% para 29,3%, e o ensino superior apresentou avanços relevantes: o superior incompleto passou de 3,0% para 3,7% e o superior completo subiu de 11,9% para 17,2%. Essas mudanças indicam expansão da trajetória educacional e maior permanência escolar ao longo dos anos.
ANOS DE ESTUDO
No mesmo período, observa-se um avanço consistente na escolarização da população de 18 a 29 anos. O número médio de anos de estudo aumentou de 10,7 para 11,3 anos, indicando maior permanência dos jovens no sistema educacional. Paralelamente, a proporção daqueles que concluíram ao menos 12 anos de estudo — equivalente ao ensino médio completo — passou de 58,6% para 65,3%, um salto de quase 7 pontos percentuais. Esses resultados refletem melhorias no acesso e na conclusão da educação básica, sugerindo avanços nas políticas educacionais e maior continuidade dos estudos na trajetória juvenil. O crescimento simultâneo dos dois indicadores aponta para um cenário de progressiva ampliação das oportunidades educacionais e de maior qualificação entre jo-

vens, com potenciais efeitos positivos sobre empregabilidade e mobilidade social.
TAXA DE ANALFABETISMO
Uma importante redu -
ção da taxa de analfabetismo foi observada no Rio Grande do Norte, entre 2016 e 2024, indicando avanço consistente na alfabetização da população adulta. No estado, a taxa
caiu de 13,9% para 10,5%, redução de 3,4 pontos percentuais, refletindo melhorias no acesso e permanência na educação básica.
Esse resultado reforça o impacto positivo de programas voltados à universalização da educação e à inclusão educacional, além de apontarem progressos no cumprimento das metas nacionais de redução das desigualdades educacionais.
A taxa bruta de frequência escolar no Rio Grande do Norte em 2024 revela um cenário marcado por contrastes entre faixas etárias, evidenciando tanto avanços na idade obrigatória quanto desafios persistentes nas extremidades do ciclo educacional. No ranking nacional e regional, o Rio Grande do Norte
os estados brasileiros e o 4º lugar no Nordeste, com taxas totais de 28,4%, refletindo desempenho semelhante e ligeiramente acima da média regional (28,1%) e da média nacional (27,2%).
No estado, a frequência atinge níveis praticamente universais dos 4 aos 17 anos: 96,4% entre 4 e
anos, 99,1% de 11 a 14 anos e 94,8% entre 15 e 17 anos. Esses valores demonstram consolidação do acesso escolar no período da educação básica obrigatória. Contudo, a taxa reduzida entre 0 e 3 anos (38,3%) indica que a oferta de creches ainda é pode ser insuficiente para atender plenamente a
expansão observada nos últimos anos.
Na população jovem adulta (18 a 24 anos), o RN apresenta frequência de 33,0%, evidenciando desafios na transição para o ensino superior ou na permanência nos estudos após o término do ensino médio. Entre os adultos de 25 anos ou mais, a taxa é ainda menor (5,2%), refletindo que o retorno à educação formal segue restrito a uma parcela pequena da

Fotos: Cedidas

A toda linda médica Eloah Belmont, com expertise em dermatologia estética e capilar, apaga velinhas hoje. Felicidades, saúde e alegrias!
> A empresáriaJeanne Souza, a queridaJê Souza, já tem data e hora para aterrissar no Brasil: 12 de janeiro. Deixa a neve e o frio de Chicago para abraçar as areias brancas e o marzão de Tibau Beach. E, claro, entregou à cerimonialista Aninha da Mata a missão de comandar suas três festas na nossa praia amada.
> Falando em celebrações, Márcio Custódio já está nos preparativos do seu tradicional Viva o Verão, que promete movimentar sua residência em Tibau e abrir a temporada com aquele astral que só ele sabe criar.
> Os alpendres de 2026 prometem ser palcos de conversas quentes: política, eleições e a famosa dança das cadeiras. Tem pauta vindo aí… e quem viver, verá.
> A linda Nayara Rolim segue pilotando com maestria os vídeos da sua Tressê. Uma fofa talentosa que transita com leveza do universo fashion às delícias gastronômicas. Um charme só!
> O comércio está difícil? As vendas ainda não decolaram? Pois é… mas pegue seus limões e faça a limonada. Fácil? Quem disse que seria? Apenas não desista. Siga com coragem — ela move montanhas.

Hoje é dia de festa para a bela Bárbara Figueiredo que recebe amigos e familiares ao lado dos pais Alice Belarmino e Nathan Figueiredo, no Requinte Buffet. Parabéns e felicidades!

Esse 5 de dezembro é todinho dela, da chef Socorro Paiva que assina todas as delícias do Requinte Buffet. Feliz aniversário, Socorro! No clique com o irmão Eronildo Pereira e sua cunhada Liana, casal Master Eventos. Timtim, meus amores!


Toda a minha admiração ao querido amigo, advogado Pascoal Júnior, que vem brilhando no cenário jurídico, dividindo-se entre Mossoró e Fortaleza, sempre com muita dedicação e competência. Na foto, ao lado de sua esposa, a talentosa Chef Bia Moreira, formando um casal que inspira pela leveza, parceria e pelo brilho próprio que cada um carrega.

O advogado tributarista Flávio Júnior, CEO da F7 Produções, em tour pelos Estados Unidos. Iniciando por Las Vegas e Nova York. É isso aí, meu querido, o céu é o limite. Avante!
ORFEU
“Sem fé, não temos esperança, e sem esperança não temos propriamente vida” Fernando Pessoa
Apagam velinhas hoje: Socorro Paiva, Whertz Soares de Medeiros, Alzinete di Oliveira, Patrícia Freitas, Dani Bentes, Lívia Soares, Arthur Freitas, Maria Rêgo Torquato, Tércia Sanzia, Tote Barreto, Eurípedes de Meneses, Raniery Linhares, Pedro Henrique, Eloah Belmont, Lina Maria Vieira, João Marques. Felicidades!


A Pantone divulgou a cor do ano de 2026: Cloud Dancer, um branco etéreo que simboliza calma, leveza e simplicidade em meio a um mundo acelerado. A marca, conhecida por batizar suas cores com nomes poéticos e cheios de significado, explica que essa nomenclatura busca evocar sensações — como a suavidade das nuvens — e inspirar criadores com uma paleta que vai além do pigmento. Uma escolha que promete influenciar moda, design e decoração com elegância e delicadeza. Euzinha, particularmente, já achava esquisito o offwhite…
Mossoró vive, mais uma vez, a emoção da Festa de Santa Luzia, período que enche a cidade de luz, devoção e esperança. As novenas, sempre muito aguardadas, reúnem fiéis de todas as idades em momentos de oração que fortalecem a alma e renovam a fé. E o tradicional Oratório de Santa Luzia, em seus 25 anos, segue encantando o público com sua beleza cênica e espiritual, celebrando a padroeira com arte, cultura e profunda espiritualidade. Uma festa que confirma, ano após ano: a fé não decepciona.


sargi13tario@hotmail.com
Para os dias bons, gratidão. Para os dias difíceis, fé. Para os dias de saudade, tempo. Para todos os dias, CORAGEM.”
Chico Xavier
SOLENIDADE DA IMACULADA
Chegando ao fim da festa da padroeira de Pau dos Ferros, com intensa programação de hoje até 8 de dezembro, cujo dia festivo começará às 5h com Alvorada; 6h, missa em ação de graças pelos dizimistas; 8h, pelas famílias da paróquia; 10h, missa solene sob a presidência do bispo francisco de Sales; 12h, salva; 16h, missa pelos romeiros; e 17h30, solene procissão, seguindo de encerramento. Viva Nossa SENHora da Conceição!

é o aniversário da Sra.
destaque na vida
de parabéns.

Daqui para Mossoró, tempo de parabéns para o casal Carlos Careca/Lúcia Helena, ela aniversariou ontem. Renovo o brinde de parabéns.

Casal Pastor Deivid Alves Pereira/ Kelly Aguiar. Ele ontem recebeu muitas homenagens pela data de aniversário. O Colunista renova o abraço de parabéns.
Uma história feita de futuro, é o aniversário de 30 anos da Ótica A Graciosa de Pau dos Ferros, sob o comando da empresária Leila Fernandes Augusto. Sábado último, um coffe break e música ao vivo marcaram a data, mostrando novidades no ramo da ótica e brindes para clientes e convidados. Renovo cumprimentos.
a manhã, a partir das 8h na Praça da m atriz, continua o projeto cultural com as seguintes duplas: Antônio Hélio/Chico Porfírio, a ntônio Carlos/ m iro Pereira, a ldeci b essa/a lde
ni b essa, Gilson Pessoa/ raimundo Sobrinho, i ran Silva/ i smael Pereira e João Neto/José Albino. Agradeço informações de Raimundo Sobrinho.
Legado / Obra escrita por Edson Oliveira celebra 9 anos da instituição e reúne homenageados, autoridades e apoiadores do projeto social
Amin A
Nesta sexta-feira, 5, o Albergue de Mossoró Edson Oliveira (Albem) viverá um momento muito importante em virtude do lançamento do livro “Albem — O Albergue de Mossoró: A trajetória de uma conquista”, escrito por Edson Oliveira, fundador da instituição, falecido em 2023. O evento de lançamento acontece às 19h, no auditório da OAB Mossoró.
De acordo com o Albem, o evento deve reunir autoridades, apoiadores, homenageados e diversos membros da sociedade civil que fizeram parte da caminhada registrada na obra. A instituição des-
tacou que a cerimônia celebra não apenas a publicação do livro, mas também a memória, o legado e a visão de um dos maiores nomes do trabalho social em Mossoró.
A reportagem do JORNAL DE FATO conversou com o escritor Canindé Silva, responsável por organizar o extenso material deixado por Edson. Segundo ele, o livro não é apenas um relato bibliográfico, mas sim um documento histórico que resgata, com autenticidade, as transformações sociais protagonizadas pelo fundador da instituição ao longo de quase quatro décadas.
“O livro de Edson, por ele mesmo escrito, vem contando toda uma história dos seus passos, do social, que muito fez pela cidade de Mossoró desde os anos de 1986, com
esse seu maior desejo, que é servir o próximo”, afirma Canindé Silva, destacando que a obra possui 505 páginas que relatam, com detalhes, o compromisso social firmado por Edson Oliveira.
Canindé Silva informa ainda que o livro detalha os caminhos que levaram à criação de três iniciativas que mudaram que são mantidas pelo Centro Social Francisco
Dantas: a UEI Júlio Galdino
Neto, o Albergue de Mossoró e o Projeto Konstelação.
“Estes feitos representam marcos na história social do município, e o livro preserva a memória de cada etapa desse processo, desde as primeiras ideias até a concretização dos projetos. E é claro que Edson não caminhou sozinho. Tinha pessoas ao seu lado. E o livro fala sobre todas
essas mãos amigas. Então, o livro tem o objetivo de trazer as histórias por ele passadas, os ‘não’ que recebeu, as conquistas”, informa.
O escritor também comentou sobre o convite que recebeu para assumir a organização do livro. Ele destaca que Edson Oliveira deixou os arquivos do livro todos organizados e que pensou na sustentabilidade do Albem, mesmo após sua partida.
“Eu me senti muito lisonjeado quando fui convidado pela família para fazer essa organização, pela minha experiência na linha de escritor. Edson era tão preocupado com o próximo que até escreveu esse livro pensando em deixar todo o aporte do livro para a manutenção do Albem”, informa.
O livro foi editado pela Sarau das Letras e representa

A Prefeitura de Riacho da Cruz resgata o Natal Encantado, cuja programação será de 6 de dezembro a 6 de janeiro, reunindo show de luzes, apresentações culturais, shows religiosos e festivos em praça pública nos dias 11, 12, 18 e 21/12 com grandes atrações. o Prefeito m arcos a urélio convidando a população da cidade e região. Sucesso!

Momento celebração de 30 anos da Ótica A Graciosa, Leila Fernandes com os filhos Dr. Rudá, Sandi e Nikolas Jr. Renovo o abraço.



A instituição informa que toda a renda arrecadada com a venda do livro
um marco para a instituição e para todos que acompanharam a trajetória de Edson Oliveira. Para Elizabeth Duarte, diretora do Albem e esposa do autor, o lançamento é carregado de emoção e significado. Ela destaca o sentimento de realização que envolve a conclusão do projeto.
“Estou muito orgulhosa por termos conseguido concluir o livro que foi totalmente escrito por Edson e, principalmente, por poder mostrar à sociedade a grandeza da nossa instituição. Agora, estamos realizando um grande sonho, que começou a ser so-
nhado por ele e hoje é uma realidade para todos nós”, afirma.
A diretora-administrativa e filha do fundador, Mikaelly Oliveira, reforça que o lançamento acontece em um momento simbólico, quando o Albem está prestes a completar nove anos de existência. Para ela, unir a celebração da instituição com a publicação do livro é uma forma de honrar sua história. “Essa foi a forma que encontramos para celebrar a data, enaltecendo a nossa história e o trabalho feito com tanto afinco pelo meu pai”, conclui.
A Colcci Mossoró completou 3 anos de sucesso na Terra de Santa Luzia e reuniu clientes, influenciadores digitais e convidados para comemorar a data com Happy Hour na última terça-feira, 2, na própria loja no Nova Betânia. Na ocasião, apresentou as bossas para o Verão 2026. Só elogios!
Marília Golin e Mirian Ávila recebendo Zuíla Negreiros no aniversário da Colcci Mossoró.



O Carnatal 2025, considerada a maior micareta do país, tem início hoje e segue até o domingo (7) na Arena das Dunas, em Natal, com quase 20 atrações, entre elas: Claudia Leitte, Bell Marques, Ivete Sangalo, Wesley Safadão e Grafith.
Durante os três dias de Carnatal, a Band RN vai comandar a maior e melhor transmissão com o programa Band Folia sob o comando de Betinho, Juliana Celli, Luís Eduardo, Vitória Esther, Henrique Fraga e este colunista, a partir das 18h ao vivo pelo YouTube, tv aberta e iBand. Fique ligado!
A turma de hidroginástica do Hotel Thermas, da turma da professora Cleia Maria, reuniu-se na última terça-feira, 2, para confraternização de fim de ano com festa no Requinte Buffet, sorteios e muita animação ao som do DJ Balinha.

Os mossoroenses Jorzel Alves e Layana Gomes escolheram Ipiranga (MG) para oficializar união matrimonial.

Em Ipiranga (MG), o casal Jorzel Alves e Layana Gomes vai jurar amor eterno em cerimônia amanhã (6), na Paróquia Nossa Senhora da Esperança, seguido de festa no Salão Folha de Prata. O noivo é filho de Zélia Maria Alves/Jormar de Paiva Oliveira; e a noiva, Marinete Gomes de Souza/Venilton Santos da Fonseca. Felicidades!



Socorro Paiva, a toda poderosa do Requinte Buffet, em festa pela passagem do aniversário!


Jaqueline Magalhães vai reunir queridos amanhã, 6, para comemorar idade nova com festa das boas em Tibau.

O fashionista Edi Medeiros, assistente da equipe Tráfego Models, está de idade nova hoje e daqui segue o nosso abraço!
