De Fato

Page 1


Jornal de Fato

Programa do RN vai ampliar mercado internacional

>> Governo cria o programa “RN + Exportação” para sustentar a indústria potiguar diante das consequências do tarifaço dos Estados Unidos. Principal

POLÍTICA

Projeto do novo PL de Mossoró visa além das eleições 2026

Mais

Ex-presidente do Potiguar defende Nogueirão de volta para a LDM ESPORTE

Jorge do Rosário, que já foi presidente do Potiguar, criticou postura de Allyson Bezerra e disse que o “povo que construiu o Nogueirão vai reconstruir’.

Neoenergia Cosern
Mossoró

ESPAÇO JORNALISTA MARTINS DE VASCONCELOS

Onde se arranja tempo para rever tantas fotos?

AÉCIO CÂNDIDO

professor da UERN, aposentado.

Autor da obra Tempos do verbo aeciocandidocuite@gmail.com

É uma foto 9x14, esta minha, em preto e branco. Apareço nela com um colete de corte clássico e cor inofensiva, com duas pontas avançando para baixo, fazendo par com uma calça curta de acabamento bem cuidado. A gravatinha borboleta, equilibrada milimetricamente como fecho do colarinho, dá um certo ar de gravidade ao menino de três anos. Os sapatos parecem gastos, mas as meias, brancas e em seu devido lugar, recompõem a dignidade ameaçada. As mãos no bolso, não se sabe se por iniciativa própria ou sob ordens do fotógrafo, retomam a gravidade graciosa do menino em pose para foto.

Nesta outra, deitado de bruços num móvel que parece ser uma namoradeira com estofado saliente, com a cabeça levantada, apareço nu, apenas com as meias e uns sapatinhos pretos realçando a pele morena. Bem se vê que quase sete décadas me distanciam dessa foto. Tirada no meu primeiro ano de vida, ela encontraria hoje severa resistência do puritanismo vigente. Haveria de aparecer alguém para censurar a pose clássica de foto infantil daquele tempo.

E nesta aqui, em frente ao altar-mor da igreja matriz, seguro numa mão a vela decorada com um grande laço; e, na outra, um livrinho aberto, atravessado por um terço que pende dele. O uniforme branco, impecável, com-

posto de paletó e calça curta, arrematado pela gravata borboleta preta, compõe o visual da criança que foi trazida à igreja para sua Primeira Comunhão.

Da infância, não tenho muitas outras além destas.

Gosto de imagens, como todo mundo, e reconheço sem contestação que elas podem valer por mil palavras. Diferentemente de um personagem de Borges, que detestava os espelhos e a cópula, porque tais objetos e tal prática multiplicavam os homens, não desgosto de me ver multiplicado, nos espelhos e nas fotos. E certamente não desprezo a cópula.

Acho mesmo preciosa a teologia laica de dois grandes pernambucanos, Gilberto Freyre e Hermilo Borba Filho, que, por caminhos diferentes, associam o gozo sexual à Revelação de Deus, à transcendência da carne e à epifania do Espírito.

Também não há muitas fotos da família. Fotos de família: os habitantes da casa reunidos em pose minuciosa, com suas melhores roupas e o melhor que o rosto pode expressar. Dessas não tenho nenhuma. O mais próximo disso é uma foto que nos reúne, três dos quatro filhos. E outra que reúne meus pais no casamento de uma tia paterna. Nossos álbuns são mirrados, sem a grandiloquência das coleções senhoriais.

Nenhuma foto dos avós de minha mãe. E uma só dos avós

Organização:

de meu pai, resgatados da insignificância do formato 3x4 e da banalidade de um documento pessoal, reunidos depois de mortos para uma pequena lápide de túmulo.

Sem imagens como suporte, é mais difícil sustentar a memória da família. Sem corpo que materialize o nome, sem referência ao jeito de sentar-se ou de manter-se de pé, sem alguma particularidade do olho ou da cor do cabelo, sem esses traços as lembranças se evanescem, perdem-se nomes e histórias.

Embora esfiapadas e imprecisas, algumas narrativas me alcançaram. Como a história de uma tataravó “pega a casco de cavalo”, expressão usava para registrar uma ascendência indígena. Esse tipo de sequestro era uma forma comum de expansão das famílias. Ou a de um tio-avô

mestre de obras, construtor da fachada vistosa de alguns casarões da cidade. Procuro em mim a herança de algum pedacinho desse talento e não encontro nada, infelizmente. Ou ainda a procedência errática da família de minha avó paterna. O sequestro de seu pai, quando criança de colo, por matutos (almocreves que comerciavam sertão adentro, em deslocamentos quase ciganos), embaralhou sua origem genealógica e geográfica.

A parcimônia das fotos explica-se pela raridade das máquinas fotográficas nesse tempo e pelas condições financeiras da família. Instrumento profissional, quem a manejava precisava fazer investimentos, em sua aquisição e na montagem de estúdio. Não havia ainda a câmera pessoal, doméstica.

Em meados dos anos 1970, a

máquina fotográfica começou a se popularizar. Passou a ser possível, para camadas sociais mais amplas, possuir um modelo doméstico, sem muitos recursos de captação da imagem, é certo, sem nitidez tão precisa, mas ainda assim uma máquina fotográfica, com capacidade de registrar em imagens momentos importantes da vida familiar.

O celular banalizou a fotografia e criou ritos diferentes para o trato com ela. Não se fotografa mais para simplesmente eternizar momentos, mas para exibir o presente, sobretudo para quem não se conhece. Hoje, o problema não é a raridade, é a superabundância. Com tantas fotos, tiradas a todo momento, haverá tempo de revêlas e de transformá-las em memória? Certamente que não. O tempo pode até ser relativo, mas não é infinito.

Direção Geral: César Santos

Diretor de Redação: César Santos

Gerente Aadministrativa: Ângela Karina

Dep. de Assinaturas: Alvanir Carlos

Clauder Arcanjo

Projeto do novo PL de Mossoró visa além das eleições 2026

PARTIDO LIBERAL / Jorge do Rosário, que é pré-candidato a deputado estadual, assume partido para construir nova via na política local

Aposse do empresário e político Jorge do Rosário na presidência do Partido Liberal (PL) de Mossoró nesta sexta-feira, 10, não será um ato protocolar. Ele está encarando como o ponto de partida de um projeto que visa estabelecer um novo movimento político a partir de Mossoró, a “capital” da região Oeste e a segunda maior do Rio Grande do Norte.

A forma como o evento foi preparado mostra o propósito que Jorge e o PL pretendem consolidar. A solenidade de posse, no auditório do Villa Oeste, às 19h, contará com a presença do líder da oposição ao governo Lula (PL) no Senado Federal, senador Rogério Marinho, que traz na comitiva deputados federais, estaduais, prefeitos, viceprefeitos, vereadores e lideranças regionais.

Jorge do Rosário sabe exatamente o que ele pretende

“Nosso

construir a partir de sua liderança no PL. Em recente entrevista ao “Cafezinho com César Santos”, publicada no Jornal de Fato, ele disse que o partido pode liderar uma nova oposição em Mossoró, a partir da apresentação de um projeto que possa agregar todos os segmentos da sociedade. A visão de Jorge é clareada pelo fato de a atual gestão municipal não ter uma oposição organizada e forte. Essa lacuna está aberta desde que o grupo da ex-prefeita Rosalba Ciarlini se distanciou da atividade política, logo após perder as eleições municipais de 2020. O prefeito Allyson Bezerra (União Brasil), que é pré-candidato a governador, está governando praticamente sem ser questionado. É possível que esse movimento chegue forte na sucessão municipal de 2028, no entanto, vai ser testado antes, nas eleições estaduais de 2026. Jorge do Rosário é pré-candidato a deputado

estadual e será o principal apoiador em Mossoró da candidatura de Rogério Marinho a governador do Rio Grande do Norte.

“Nosso objetivo é unir, fortalecer e ampliar a presença do PL em Mossoró e na região. O partido tem um papel fundamental no cenário estadual e nacional, e queremos construir juntos um projeto sólido, comprometido com o desenvolvimento e com os valores que defendemos”, afirma.

Rogério Marinho, responsável direto pelo retorno de Jorge do Rosário ao PL, destaca o novo momento do partido em Mossoró e a importância da chegada de Jorge à presidência municipal. “Jorge é um amigo querido, alguém com quem tenho caminhado ao longo da vida pública. É uma pessoa bemintencionada, que comunga dos mesmos valores que nós defendemos, e que é muito bem-vindo ao nosso Partido Liberal.”

Segundo Marinho, Jorge

Empresário e político Jorge do Rosário assume hoje a presidência do PL de Mossoró

do Rosário vai comandar o processo de recomposição do partido na cidade de Mossoró ao lado de outros nomes que ele considera importantes, como o vereador Jailson Nogueira, que assumirá a vice-presidência do Diretório Municipal.

projeto não é apenas para uma disputa eleitoral, ele vai além disso”

Em entrevista ao “Cafezinho com César Santos”, em setembro, Jorge do Rosário afirmou que o projeto do PL de Mossoró vai além das eleições 2026. Ele deixou clara a vontade de o partido assumir uma nova via na política local para, provavelmente, disputar a Prefeitura em 2028. Na entrevista, outros temas importantes foram abordados. Confira alguns trechos:

O senhor vai para a terceira disputa à Assembleia Legislativa. Nas duas vezes anteriores, em 2018 e 2022, apesar da boa votação, não se elegeu em razão da legenda. Para 2026, qual a garantia que o senhor tem do PL para ter uma nominata capaz de viabilizar a sua eleição?

O PL está formando um grupo muito forte para as eleições de 2026. Nós estamos confiantes de que será possível formar uma nomi-

nata capaz de eleger um bom número de deputados estaduais. Nas vezes anteriores que fui candidato a deputado estadual, recebi boas votações, e sempre estive entre os 24 mais votados, que é justamente o número de vagas na Assembleia Legislativa, mas em razão das regras eleitorais, acabei não me elegendo. Eu tive votação de deputado, só não consegui o mandato. Acredito que agora será diferente. Temos um partido grande, forte, bem estruturado, que vai nos oferecer a oportunidade de disputar as eleições com boas chances de vitória. Estamos construindo uma rede de apoio que nos deixa muito otimistas para 2026.

Quando o senhor fala sobre uma rede de apoio, está se referindo ao contexto geral do PL ou a sua postulação para deputado estadual?

O PL está se fortalecendo em todos os sentidos, tanto para a disputa majoritária quanto para as eleições proporcionais. Quando eu falo em rede de apoio em Mossoró e região, também estou me referindo a nossa pré-candidatura a deputado estadual. Estamos começando esse trabalho de forma muito otimista, pela maneira como retornei ao PL, pelo convite que recebi de Rogério Marinho e pelo apoio do grupo de amigos que tenho dentro do partido. Isso nos faz acreditar que é possível conquistar um mandato de deputado estadual. Posso afirmar que dessa vez será bem diferente como foi nas vezes anteriores em 2018 e 2022.

O senhor falou que Mossoró não tem representatividade política na Assembleia Legislativa, embora a cidade tenha a

deputada estadual Isolda Dantas (PT). Essa crítica que o senhor faz leva em conta a quantidade ou qualidade de mandato? Uma coisa leva a outra. A quantidade numérica culmina com ações. Mossoró já teve quatro deputados estaduais e dois deputados federais na mesma legislatura e se tivesse mantido essa representatividade, certamente as ações políticas hoje estariam em outro nível. O povo de Mossoró precisa fazer essa reflexão. A nossa cidade perdeu muito em não ter uma representação política forte como ela já teve no passado. Veja que na hora da divisão do bolo, que já não é tão grande no nosso estado, isso tem um peso muito importante. Basta observar as ações do governo, para onde vai a maior parte dos recursos, para onde o governo direciona as prioridades. Mossoró tem ficado

“Temos uma missão importante, porque Mossoró é a capital do Oeste do RN, e essa missão é fazermos deputados estaduais, federais, termos uma bancada eficiente e elegermos senadores e o próximo presidente da República”, reforça o senador.

para trás. Tudo se resolve por meio da política e se você não tem representação política para lutar em prol do seu povo, as coisas ficam muito mais difíceis. É o que acontece hoje com a nossa cidade.

Esse novo projeto do PL de Mossoró, que o senhor vai liderar, visa ir além das eleições 2026, por exemplo, assumir o comando da oposição local?

Nova comissão municipal do PL em Mossoró

- Jorge do Rosário Presidente

- Vereador Jailson Nogueira Vice-presidente

- Vereador Mazinho do Saci Secretário

- Genivan Vale, Stênio Max e Nayara Gadelha Vogais

Essa é uma crítica a gestão do prefeito Allyson Bezerra?

Estamos falando de uma forma geral, com base no que Mossoró está vivendo. Veja que aqui é quase um crime fazer oposição, uma coisa absurda. Eu, particularmente, se fosse o prefeito da cidade gostaria de ter uma oposição atuante, que pudesse apontar os erros ou sugestões, porque isso iria nos ajudar a governar melhor. Quero dizer que nós vamos fortalecer o PL, já estamos iniciando esse trabalho, e no passo seguinte vamos procurar outros agentes políticos para construir uma frente de oposição forte e atuante, no sentido de defender o melhor caminho para a nossa cidade de Mossoró.

O nosso projeto não é apenas para uma disputa eleitoral, ele vai além disso. Mossoró, por sua importância no contexto político estadual, precisa de uma oposição forte, atuante, coisa que não existe nesse momento. Então, uma das nossas missões será estabelecer um grupo forte de oposição para estabelecer um debate de ideias e de projetos para a cidade. É bom deixar claro que a oposição, que nós vamos trabalhar para construir, é a maneira de colocar em discussão os interesses de Mossoró. A oposição tem um papel importante, porque em qualquer cidade, estado ou país, em qualquer democracia, é a oposição que legitima o governo. Então, posso afirmar que vamos ter uma oposição forte, vamos trabalhar nesse sentido, porque a cidade não pode continuar da forma que está sendo conduzida.

Arquivo

Governadora do RN lança programa para ampliar mercado internacional

RN + EXPORTAÇÃO / Indústria potiguar ganha instrumento para enfrentar as consequências do tarifaço dos Estados Unidos

Agovernadora Fátima Bezerra assinou decreto que cria o programa “RN + Exportação” para sustentar a indústria potiguar diante das consequências do tarifaço adotado pelos Estados Unidos. A nova política estadual de incentivo à exportação tem como objetivo ampliar a participação de empresas do Rio Grande do Norte nas atividades de comércio exterior.

“O RN+ Exportação é resultado de ampla discussão da administração estadual, instituições representativas do empresariado e Sebrae tendo como foco especial o acesso de micro, pequenas e médias empresas ao mercado internacional. O programa atuará para inserir as empresas locais no cenário global, bem como para diversificar a pauta exportadora com produtos de maior valor agregado”, afirmou a governadora Fátima Bezerra durante a solenidade de assinatura do decreto nesta quintafeira, 9, na Governadoria, em Natal.

Segundo a governadora, o programa RN + Exportação mostra a preocupação e o compromisso do governo em fomentar cada vez mais o desenvolvimento e a indústria do RN. “Nosso estado é o único da região Nordeste onde os

Assecom/RN

empregos por CLT superam o programa Bolsa Família. E isso significa inclusão produtiva e inserção do cidadão no mundo do trabalho”.

“Governo é para encontrar soluções e facilitar a vida. O nosso governo está atento e fazendo sua parte promovendo parcerias profícuas pensando na empregabilidade e na saúde financeira do nosso RN”, reforçou o vice-governador Walter Alves.

O secretário estadual da Fazenda, Carlos Eduardo Xavier, disse que a iniciativa fortalece a economia do Rio Grande do Norte e ajuda a reduzir os impactos das medidas do ‘tarifaço’ do governo norte-americano.

“Toda crise gera oportu-

Rua Ozéas Pinto, nº 140, Centro, Viçosa – RN. CEP: 59.815-000 - CNPJ: 08.158.198/0001-48 E-mail: prefeituravicosarn@hotmail.com. Fone (84) 3376 -0044 * 3376 -0102

AVISO DE LICITAÇÃO

PREGÃO ELETRÔNICO

LICITAÇÃO EXCLUSIVA ME/EPP/MEI (LC 123/2006)

Fundo Municipal de Saúde de Viçosa

PREGÃO ELETRÔNICO Nº 020/2025 - PE/SRP (Processo Administrativo n° 08100002/2025) O Governo do Município de Viçosa, Estado do Rio Grande do Norte, através do(a) Fundo Municipal de Saúde de Viçosa , por intermédio do Agente de Contratação/Pregoeiro, designado pela Portaria n.º 003/2022 – GP/PMV, torna público que às 08:00 do dia 22/10/2025, fará realizar licitação na moda- lidade Pregão, na forma ELETRÔNICA, de nº 020/2025 - PE/SRP, para REGISTRO DE PREÇOS, com critério de julgamento Menor preço Por item, para Aquisição de medicamentos injetáveis necessários às atividades da Secretaria Municipal de Saúde de Viçosa/RN, nos termos da nos termos da Lei nº 14.133, de 1º de abril de 2021, do Decreto nº 113, de 26 de dezembro de 2023, e demais legislação aplicável e, ainda, de acordo com as condições estabelecidas no Edital. A sessão pública será realizada no site https://www.portaldecompraspublicas.com.br/, com entrega das Propostas a partir da publicação desta licitação e abertura das Propostas para 22/10/2025 às 08:00. O Edital e seus anexos encontram-se à disposição dos interessados nos sítios https://www.portaldecompraspublicas.com.br/, www.vicosa.rn.gov.br, ou na Sala de Licitações da PMV, sito a Rua Ozéas Pinto, 140, Centro, cidade de Viçosa - RN, a partir da publicação deste Aviso, no horário de expediente. Viçosa/RN, 09/10/2025.

FRANCISCO CANINDÉ DE SOUSA NUNES Agente de Contratação/Pregoeiro

nidades. Tomamos medidas conjunturas como dobrar a compensação dos incentivos do Proedi e adotamos pautas estruturantes junto ao mercado internacional com participação do Sebrae, visando atender grandes setores como sal e pescado e também pequenos empresas e indústrias com o intuito de aumentar participação no mercado internacional”, pontuou.

O secretário do Desenvolvimento Econômico (SEDEC), Alan Silveira, ressaltou que o governo concentrou esforços para fazer o enfrentamento às consequências do tarifaço do presidente norte-americano Donald Trump.

“Desde o anúncio do tarifaço a governadora nos

orientou a dialogar para buscar alternativas. Mantivemos contatos com o Governo Federal, elaboramos propostas do Estado dobrando a compensação financeira do Proedi e construímos o RN + Exportação que tem objetivo de abrir novos mercados. Várias empresas já aderiram e pretendemos chegar a 140 até o final de 2026. Temos uma nova política de Estado voltada para as exportações e que será acompanhada por um comitê para aferir seus resultados”, disse. “O Governo do RN age com visão estratégica para termos grande impacto positivo na economia local”, considerou o secretário adjunto do Desenvolvimento, Hugo Fonseca.

Rua Ozéas Pinto, nº 140, Centro, Viçosa – RN. CEP: 59.815-000 - CNPJ: 08.158.198/0001-48 E-mail: prefeituravicosarn@hotmail.com. Fone (84) 3376 -0044 * 3376 -0102

AVISO DE LICITAÇÃO PREGÃO ELETRÔNICO LICITAÇÃO EXCLUSIVA ME/EPP/MEI (LC 123/2006) Prefeitura Municipal de Viçosa

PREGÃO ELETRÔNICO Nº 019/2025 - PE/SRP (Processo Administrativo n° 02100001/2025)

O Governo do Município de Viçosa, Estado do Rio Grande do Norte, através do(a) Prefeitura Municipal de Viçosa, por intermédio do Agente de Contratação/Pregoeiro, designado pela Portaria n.º 003/2022 – GP/PMV, torna público que às 08:00 do dia 24/10/2025, fará realizar licitação na modalida- de Pregão, na forma ELETRÔNICA, de nº 019/2025 - PE/SRP, para REGISTRO DE PREÇOS, com critério de julgamento Menor preço Por item, para Confecção de material gráfico diverso, destinado ao atendimento das necessidades das atividades desenvolvidas pelas Secretarias Municipais de Viçosa/RN, nos termos da nos termos da Lei nº 14.133, de 1º de abril de 2021, do Decreto nº 113, de 26 de dezembro de 2023, e demais legislação aplicável e, ainda, de acordo com as condições estabelecidas no Edital.

A sessão pública será realizada no site https://www.portaldecompraspublicas.com.br/, com entrega das Propostas a partir da publicação desta licitação e abertura das Propostas para 24/10/2025 às 08:00. O Edital e seus anexos encontram-se à disposição dos interessados nos sítios https://www.portaldecompraspublicas.com.br/, www.vicosa.rn.gov.br, ou na Sala de Licitações da PMV, sito a Rua Ozéas Pinto, 140, Centro, cidade de Viçosa - RN, a partir da publicação deste Aviso, no horário de expediente. Viçosa/RN, 09/10/2025.

FRANCISCO CANINDE DE SOUSA NUNES Agente de Contratação/Pregoeiro

Segmentos produtivos apoiam iniciativa do governo

O programa “RN + Exportação” ecoou positivamente nos segmentos produtivos do Rio Grande do Norte. O presidente da Federação das Indústrias do Estado (FIERN), empresário Roberto Serquiz, afirmou que “o governo do estado dá atenção ao empresariado e beneficia também os micros e pequenos empresários”.

Por sua vez, o vice-presidente da Federação das CDLs, José Lucena, reconheceu a gestão estadual pelas medidas tomadas: “Temos um Governo que olha com uma grande lupa para setor produtivo”.

O vice-presidente da

FCDL, empresário mossoroense Stênio Max, destacou: “este programa será como um novo guarda-chuva para as empresas do RN”. Representante da indústria Salineira, Airton Torres foi taxativo: “As medidas tomadas pelo Governo do RN já contribuem significativamente para manter empregos e a produção”. Superintendente do Sebrae, Zeca Melo, enfatizou a “atuação conjunta com o Governo e empresariado para ampliar a inserção dos pequenos e micros na exportação, incluindo confecções e alimentos. E a nossa perspectiva é de dobrar as exportações”.

Programa reforçará participação do RN no comércio exterior

A Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico coordena o programa “RN + Exportação” que prevê instrumentos para fortalecer a participação potiguar no comércio exterior, como capacitações, treinamentos dos empreendedores visando à manutenção dos empregos, aumento do número de mercados, incremento do número de empresas exportadoras e ampliação do valor e volume exportado pelo RN.

A iniciativa também buscará facilitar o acesso das empresas a linhas de

crédito e a instrumentos de financiamento e seguro de crédito à exportação. Em parceria com o com o SEBRAE a SEDEC ainda vai realizar ações de apoio logístico, diagnóstico, feiras, capacitações, abertura de mercados no comércio internacional.

Para subsidiar as ações do programa, a Secretaria Estadual da Fazenda (SEFAZ) e a Secretaria do Desenvolvimento Econômico farão análises das movimentações econômicas das empresas estabelecidas no Estado.

AVISO DE CREDENCIAMENTO PÚBLICO Nº 003/2025

Município de Taboleiro Grande/RN, por intermédio do Agente de Contratação, torna público o Credenciamento para Pessoa Jurídica e/ou Pessoa Física, para prestação de serviços eventuais de realização de exames de Ultrassonografias, incluindo o fornecimento da infraestrutura necessária, equipe técnica e administrativa, insumos, bem como a execução das etapas de agendamento, realização dos exames, emissão, entrega ou disponibilização dos respectivos laudos, conforme especificações e quantitativos constantes no Termo de Referência, anexo I do Edital, de acordo com o que determina as normas legais vigente, com validade 12 (doze) meses. INÍCIO DO CREDENCIAMENTO: Às 09:00 hs (nove horas) do dia 10/10/2025 FINAL DO CREDENCIAMENTO: Às 23h59min (vinte e três horas e cinquenta e nove minutos) do dia 09/10/2026 LOCAL: PORTAL DE COMPRAS PÚBLICAS – www.portaldecompraspublicas.com.br

O procedimento licitatório obedecerá ao disposto na Lei nº 14.133, de 1º de abril de 2021, do Decreto Municipal nº 007/2023, de 16 de março de 2023, Lei Complementar nº 123/2006, alterada pela Lei Complementar nº 147/2014 e demais legislação aplicável. O Edital e seus Anexos se encontram à disposição dos interessados na sede da PMTG, sito a Avenida Alexandre Soares, nº 96, Centro, Taboleiro Grande/RN, no horário de 7h30 min às 13h00min e na internet nos endereços: http:// www.taboleirogrande.rn.gov.br/ ttps://www.portaldecompraspublicas.com.br http://licitafacil.tce.rn.gov.br.

Taboleiro Grande/RN, 09 de outubro de 2025

Suêldo Maia Pinheiro Agente de contratação

Governadora Fátima Bezerra assina decreto que cria o programa RN + Exportação

Brasil está prestes a ter vacina contra a covid totalmente nacional

IMUNIZANTE / A SpiN-TEC mostrou ter, inclusive, menos efeitos colaterais do que a vacina da norte-americana Pfizer

OBrasil está prestes a ter uma vacina contra a covid totalmente nacional. O país publicou o primeiro artigo científico sobre os resultados dos testes de segurança da vacina SpiN-TEC que mostram que o imunizante é seguro. A vacina avança agora para a fase final de estudos clínicos. A expectativa é que até o início de 2027, ela possa estar disponível para a população.

A vacina foi desenvolvida pelo Centro de Tecnologia de Vacinas (CT-Vacinas) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em parceria com a Fundação Ezequiel Dias (Funed), com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), gerido pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).

Nos testes conduzidos, de acordo com o pesquisador e coordenador do CTVacinas, Ricardo Gazzinelli, a SpiN-TEC mostrou ter, inclusive, menos efeitos colaterais do que a vacina da norte-americana Pfizer.

“Concluímos que a vacina se mostrou imunogênica, ou seja, capaz de induzir a resposta imune em humano. O estudo de segurança foi ampliado e ela manteve esse perfil, na verdade foi até um pouco mais, induziu menos efeitos colaterais do que a vacina que nós usamos, que é da Pfizer”, diz o pesquisador.

A SpiN-TEC adota estratégia inovadora, a imunidade celular. Isso significa que ela prepara as células para que não sejam infectadas. Caso a infecção ocorra, a vacina capacita o sistema imunológico a atacar apenas as células atingidas, que são destruídas. Essa abordagem se mostrou mais eficaz contra variantes da covid-19 nos ensaios em animais e em dados preliminares em humanos.

Ao todo, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) investiu R$ 140 milhões no desenvolvimento da vacina, por meio da RedeVírus, apoiando todas

A SpiN-TEC foi desenvolvida pelo Centro de Tecnologia de Vacinas

as etapas de testes, desde os ensaios pré-clínicos até as fases clínicas 1, 2 e 3. A fase 1 do estudo contou com 36 voluntários, de 18 a 54 anos, e teve como objetivo avaliar a segurança do imunizante em diferentes dosagens. Já a fase 2 contou com 320 voluntários. Agora, os pesquisadores aguardam autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para iniciar a fase 3, com estimativa de 5,3 mil voluntários de todas as regiões do Brasil. De acordo com Gazzinelli, esse é também um marco para o Brasil. O país, segundo o pesquisador, tem “um ecossistema de vacinas quase completo”, com pesquisas em universidades, fábricas de produção de vacinas e distribuição dos imunizantes pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

“O que nós não temos é exatamente essa transposição da universidade para o ensaio clínico, né? Não temos exemplo disso feito no Brasil. Os ensaios clínicos normalmente são com produtos vindo de fora. Ideias, vacinas idealizadas fora. E esse foi um exemplo de uma vacina idealizada no Brasil

e levada para os ensaios clínicos”, explica.

Gazzinelli destaca que esse é um passo importante, inclusive para outras pesquisas. “Eu acho que isso agrega uma expertise que nós não tínhamos e também um aspecto muito importante não só na área de inovação tecnológica de vacinas, mas para outros insumos da área de saúde”, diz.

Caso seja aprovada em todas as fases do estudo, a expectativa, de acordo com o pesquisador, é que a vacina brasileira possa ser disponibilizada no SUS até o início de 2027.

OuTRAS vAciNAS

O CT-Vacinas é um centro de pesquisas em biotecnologia criado em 2016, como resultado da parceria entre a UFMG, o Instituto René Rachou da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz-Minas) e o Parque Tecnológico de Belo Horizonte. Atualmente, reúne cerca de 120 pesquisadores, estudantes e técnicos.

Além da pesquisa sobre covid, o centro trabalha no desenvolvimento de vacinas contra outras doenças, como malária, leishmaniose, chagas e monkeypox.

César Santos

cesar@defato.com

MENTIRA TEM PERNAS CURTAS

Allyson Bezerra (União Brasil) chegou à Prefeitura de Mossoró à base da palavra flácida, porém, encantadora. Em 2018, elegeu-se deputado estadual fazendo discurso contra as oligarquias, acusando as famílias Maia, Alves, Rosado, Faria de governar para os parentes. Em 2020, repetiu o discurso e deu certo. A essa altura, ele já estava abraçado com as oligarquias Maia e Faria e sob a liderança do ex-senador José Agripino Maia, nome emblemático da velha política. Ao assumir a Prefeitura em 2021, seguiu brincando com a verdade ao afirmar que estava recebendo um “rombo” nas contas públicas de R$ 1 bilhão, quando a dívida era de R$ 233,2 milhões naquele momento. Transformar a mentira em verdade era uma carta de garantia para o desmantelo nas contas públicas que viria no futuro, como de fato veio: a dívida atual é de R$ 610 milhões. A estratégia pinoquiana ganhou novo capítulo nesta semana. Cobrado sobre o abandono do Estádio Nogueirão, ele disse, sem gaguejar, que quando assumiu a Prefeitura o estádio estava fechado há três anos. Os repórteres seguraram a risada. Todo mundo sabe que nunca na história o estádio Manoel Leonardo Nogueira ficou três anos fechados. Na verdade, nunca foi fechado na gestão da Liga Desportiva Mossoroense (LDM). Ocorreram intervenções, mas não houve fechamento e abandono como acontece hoje. O que chama a atenção é que Allyson aposta que as pessoas vão continuar acreditando em suas mentiras, sem dá credito à máxima que diz: MENTIRA TEM PERNAS CURTAS.

Quando eu assumi o Nogueirão estava fechado há três anos”

DE SAÍDA

ALLYSON BEZERRA

Prefeito de Mossoró faltando com a verdade, uma vez que o estádio nunca esteve fechado por tanto tempo

TAX FREE

O deputado estadual Luiz Eduardo deve deixar o Solidariedade para tentar a reeleição por outro partido que forme uma nominata competitiva. O parlamentar tem convite do União Brasil, PL e do MDB. O Solidariedade também vai perder a deputada Cristiane Dantas, que deve ir para o PL ou União.

É notícia...

1 2 3 4

Luiz Eduardo cumpre agenda no Rio de Janeiro, onde entregou o título de cidadão potiguar ao secretário de Turismo do Rio, Gustavo Tutuca. Reconhecimento pelo apoio de Tutuca ao projeto “Tax Free”, que o deputado apresentou na Assembleia Legislativa para valorizar o turismo local.

O prefeitO AllysOn BezerrA (UniãO BrAsil) autorizou a reforma da Escola Municipal Felício de Moura, no bairro Bom Jardim, zona norte de Mossoró. Há mais de quatro décadas a escola não recebe obra em sua estrutura física.

A cAntOrA elBA rAmAlhO é a atração da abertura do Festival Gastronômico e Cultural de Tibau nesta sexta-feira, 10. Show em praça pública, a partir das 22h. Festival segue até domingo, 12, com novidades da gastronomia local e shows.

há 90 AnOs, começava a circular em Mossoró o jornal “A Voz do Estudante”, com apoio do Centro Estudantil Mossoroense. O impresso sustentava a luta da classe estudantil local.

nestA dAtA, em 2003, era inaugurado o Centro de Apoio ao Deficiente Visual, na Praça Dom João Costa. Obra da terceira gestão da prefeita Rosalba Ciarlini.

TAX FREE II

Trata-se de um programa de reembolso de parte dos impostos pagos nas compras feitas por turistas durante suas viagens ao Estado. Luiz Eduardo acredita que o incentivo tributário ao turista pode aumentar o volume de consumo no comércio local. Isso já acontece na Argentina, Uruguai e Chile.

LIBERAIS

O senador Rogério Marinho vem hoje a Mossoró para empossar o novo diretório municipal do PL, que tem Jorge do Rosário presidente e o vereador Jailson Nogueira, vice-presidente. Marinho discursará como pré-candidato a governador. O evento será realizado no auditório do Villa Oeste, às 19h.

HOJE

O vice-governador Walter Alves (MDB) pediu para não colocar o nome nas pesquisas para governador 2026. Garante que não será candidato. A fala é de hoje. Não significa dizer, porém, que ele não possa devolver seu nome às pesquisas se houver um apelo dentro do grupo.

AMANHÃ

Walter Alves assumirá o cargo de governador em abril do próximo ano, com a saída da governadora Fátima Bezerra para ser candidata ao Senado. Se até lá Cadu Xavier não se viabilizar, Walter será convocado para exercer o direito à reeleição.

Virgínia Muniz - CTVACINAS
M AR i ANA T O k ARN i A Repórter da Agência Brasil

Operação no RN e outros 7 estados combate fraudes em aposentadorias e pensões

“Sem De S conto” / Ação deflagrada ontem pela PF e CGU cumpriu mandados de busca e apreensão no território potiguar e em SP, SE, AM, SC, PE, BA e DF

Uma operação nacional conjunta realizada nesta quartafeira (9) cumpriu mandados contra fraudes em aposentadorias e pensões. A ação foi deflagrada no Rio Grande do Norte e em outros sete estados brasileiros. Dinheiro e veículos foram apreendidos.

Responsável pela operação, a Polícia Federal (PF) informou que as diligências realizadas ontem resultaram no total no cumprimento de 66 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A PF disse que a ação aconteceu em solo potiguar e nos estados de São Paulo, Sergipe, Amazonas, Santa Catarina, Pernambuco, Bahia e no Distrito Federal.

Denominada de “Sem Desconto”, a operação, que contou com o apoio da Controladoria-Geral da União (CGU), apreendeu dinheiro e veículos. A PF explicou que a ação apura um esquema nacional de descontos associativos não autorizados em aposentadorias e pensões.

Segundo a PF, a iniciativa visou aprofundar as investigações e esclarecer a prática de crimes como inserção de dados falsos em sistemas oficiais; além da constituição de organização criminosa e atos de ocultação e dilapidação patrimonial.

PRF apreende na Grande Natal carro clonado com registro de roubo em PE

Um veículo Hyundai HB20, de cor prata, com sinais de clonagem, foi apreendido na tarde da desta quarta-feira (8), no km 169 da BR-406, no município de São Gonçalo do Amarante, região metropolitana de Natal/RN. A abordagem foi feita por agentes de patrulhamento após alerta de risco indicando suspeita de irregularidades no automóvel.

O flagrante foi realizado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), que informou nesta quinta-feira (9) que o carro estava parado em frente a uma oficina mecânica, onde os policiais identificaram inconsistências que destoavam dos padrões originais da fabri-

cante. O dono do veículo foi localizado na oficina e afirmou que adquiriu o carro há cerca de três meses, em uma troca com um homem na cidade de Tenente Laurentino Cruz/RN.

Segundo o relato, pelo veículo, ele teria dado um outro carro e mais R$ 5 mil. Durante vistoria técnica, a equipe constatou diversos sinais de adulteração nos principais elementos de identificação do carro. A partir dos vestígios ainda legíveis, foi possível confirmar que o carro correspondia a um modelo com queixa de roubo registrada em 3 de agosto de 2020, em Recife/PE.

O homem foi conduzido para a Delegacia de Polícia Civil da Zona Norte, em Natal/RN, para prestar esclarecimentos. O caso foi registrado como receptação e adulteração; o carro foi levado à delegacia para dar continuidade aos procedimentos legais.

Mais

de 200 kg de droga são apreendidos no PE após suposta saída do RN com destino ao PR

Mais de 200 kg de droga foram apreendidos no estado de Pernambuco após suspostamente ter saído do Rio Grande do Norte com destino ao Paraná. O flagrante de possível tráfico interestadual foi registrado na noite da última quarta-feira (8) e teve detalhes divulgados nesta quinta (9).

Segundo o site Pernambuco Notícias, cerca de 230 quilos de haxixe foram encontrados escondidos em um furgão branco, durante abordagem da Polícia Militar, no Centro de Paulista, Região Metropolitana do Recife. A informação é de que o suspeito, cujo nome não foi divulgado, relatou que receberia R$ 40 mil pelo transporte da carga ilícita, que teria saído do RN com destino ao Paraná. O entorpecente teria sido encontrado em uma vistoria mais detalhada no veículo e o relato é de que a carga seria avaliada em, aproximadamente, R$ 2 milhões. Após o flagrante, o homem foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil, junto com o veículo e toda a carga apreendida. A investigação deve seguir para identificar mais envolvidos e a real origem da droga.

resumão

Segurança clandestina

Sete empresas clandestinas de segurança privada foram autuadas no rio Grande do Norte, nesta quintafeira (9), durante uma operação nacional conduzida pela Polícia Federal. A informação é de que sete empresas foram fiscalizadas em Natal, resultando em 6 autos de encerramento; e de que em Mossoró uma empresa foi fiscalizada e recebeu auto de encerramento. A operação Segurança Legal IX contou com ações simultâneas em todos os estados do país, com fiscalização de 565 estabelecimentos.

Foragido recapturado

o Comando de Policiamento r odoviário Estadual (CP r E), por meio do tático o peracional rodoviário/ b P r V, registrou, na noite desta quarta-feira (8), a captura de um homem de 41 anos procurado pela justiça. o fato aconteceu no bairro da r ibeira, zona Leste de Natal. o homem tinha mandado de prisão em aberto pelos crimes de roubo e furto. o CP r E destacou que ele figura como foragido de justiça de número 140 recapturado pela corporação neste ano.

Homicida condenado

o Ministério Público do rio Grande do Norte (MP rN) obteve a condenação do réu Guilherme Assis Silva de s ouza a 29 anos de reclusão pelos crimes de homicídio qualificado por motivo torpe e por recurso que dificultou a defesa da vítima e ocultação de cadáver. A decisão foi proferida nesta terça-feira (7) e divulgada ontem. o s crimes ocorreram em 27 de novembro de 2023 em uma área de mangue entre Macaíba e Natal, e teria sido motivado pela suspeita de que a vítima teria repassado informações da organização criminosa a qual pertence a terceiros.

Operação nacional conjunta apreendeu dinheiro e veículos
Veículo Hyundai HB20, com placa adulterada, foi localizado em frente

Carlo Ancelotti busca solução para o ataque em amistoso em Seul

futebol / Brasil enfrenta Coreia do Sul em amistoso nesta sexta-feira, 10; no retrospecto, seleção tem ampla vantagem, com sete vitórias e apenas uma derrota

No confronto amistoso desta sexta-feira, 10, contra a Coreia do Sul, o técnico Carlo Ancelotti deve apostar, pela primeira vez à frente da seleção brasileira, na dupla de ataque formada por Vinicius Junior e Rodrygo.

Segundo o treinador italiano, o objetivo para a partida contra os coreanos é ter uma equipe que, além de defender bem, também consiga criar mais jogadas quando estiver com a posse da bola, levando perigo ao gol adversário.

“Gostei muito do jogo defensivo nas partidas de junho e setembro. A equipe defendeu muito bem, compacta, unida, com compromisso, intensa. Onde tem que melhorar, e creio que amanhã é uma oportunidade, é no jogo com a bola”, afirmou Ancelotti em entrevista a jornalistas nesta quinta-feira (9), em Seul.

“É onde a equipe tem que mostrar a qualidade que tem com os jogadores individualmente, porque tem muitíssima qualidade”, acrescentou o técnico.

No último compromisso pelas Eliminatórias, o Brasil foi derrotado por 1 a 0 pela Bolívia, em jogo sob forte influência da altitude da cidade de El Alto, mas no qual a equipe nacional também enfrentou sérias dificuldades do meio para frente.

Na ocasião, Vinicius Junior, que estava suspenso para a partida anterior contra o Chile, acabou não sendo convocado por opção do

treinador. Já Rodrygo, que iniciou a temporada pelo Real Madrid começando a maioria das partidas no banco, receberá a primeira chance com Ancelotti na seleção nos amistosos contra a Coreia e o Japão.

No time merengue, o trio conquistou junto os títulos da Champions League (2021/22 e 2023/24), do Campeonato Espanhol (2021/22 e 2023/24) e da Copa Intercontinental (2024), além da Supercopa da Uefa (2022 e 2024), da Supercopa da Espanha (2021/22 e 2023/24) e da Copa do Rei (2022/23).

Embora não esteja jogando com tanta regularidade no time espanhol, todas as vezes em que entrou Rodrygo jogou bem e demonstrou estar em boa condição física, afirmou Ancelotti.

O treinador disse ainda que o atacante é “muito importante” para a seleção, por poder atuar em diferentes posições do ataque. “Creio que ele pode adicionar muito à equipe nacional.”

A última vez em que Vinicius Junior e Rodrygo atuaram juntos pela seleção brasileira foi no fim de março, na derrota para a Argentina por 4 a 1, que acabou resultando na demissão do técnico Dorival Júnior.

De volta à equipe nacional, Rodrygo celebrou a oportunidade e disse sentirse preparado para assumir o desafio no ataque da seleção ao lado de Vinicius Junior.

Pregão eletrônico nº 019/2025 - PMDS

A Prefeitura Municipal de Doutor Severiano CNPJ: 08.355.489/0001-26, através de sua Comissão de Licitação, torna público que realizará o seguinte procedimento licitatório. Pregão Eletrônico nº 019/2025.

Objeto: Aquisição de materiais e equipamentos permanentes para atender às necessidades do município de Doutor Severiano. Data e Horário da sessão: 22 de outubro de 2025 às 08h30min (oito e trinta). O Edital e seus anexos estão à disposição nos sites: www.novobbmnet.com.br, www.doutorseveriano.rn.gov.br/ www. gov.br/pncp, conforme preceitua a Lei Federal nº 14.133/2021.

George Giovanne Fernandes Lopes. Agente de Contratação. Doutor Severiano RN, 09 de outubro de 2025.

“Pareceu uma eternidade. Passei por muitas coisas durante esse tempo. Mas foi bom para refletir, esfriar a cabeça e colocar a cabeça no lugar. Hoje me sinto pronto para estar aqui novamente. Para entregar o meu melhor e mostrar minha melhor versão no futebol”, disse o atacante de 24 anos. O Brasil deve iniciar com Bento; Vitinho, Éder Militão, Gabriel Magalhães e Douglas Santos; Casemiro, Bruno Guimarães e Lucas Paquetá; Rodrygo, Vinicius Junior e Matheus Cunha.

COREIA DO SUL

A seleção brasileira terá

pela frente uma equipe que chega embalada. Nas últimas 19 partidas, a Coreia do Sul teve apenas uma derrota, para o Japão –em partida que não era válida pelas Eliminatórias –, com outras 12 vitórias e 6 empates, sendo a única seleção asiática a carimbar a vaga para a Copa do Mundo de 2026 de maneira invicta.

O principal nome do time é o atacante e capitão Son Heung-min, 33, que atuou por uma década no Tottenham, da Premier League, onde conquistou a Liga Europa, em maio, antes de se transferir para o Los

O Consórcio Intermunicipal Multifinalitário dos Municípios do Oeste Potiguar – CIMOP, por intermédio do Pregoeiro e da Equipe de Apoio, designados pela Portaria n.º 008/2025 – CIMOP, torna público, para conhecimento dos interessados, que em virtude da não publicação do Aviso de Licitação original no Diário Oficial do Município de Apodi/RN, ente de maior nível entre os consorciados, conforme dispõe o § 2º do art. 54 da Lei nº 14.133/2021, fica prorrogada a data de realização da sessão pública do Pregão Eletrônico n.º 005/2025, tipo Menor Preço Global. O certame tem por objeto a contratação de empresa especializada para implantação de projeto de modernização da rede de atenção à saúde dos municípios consorciados, contemplando soluções de tecnologia da informação e comunicação (TIC) para a Atenção Primária à Saúde (APS) e para Média e Alta Complexidade (MAC), incluindo infraestrutura tecnológica, licenças de uso de sistemas de informação, instalação e implantação das soluções, treinamento dos profissionais envolvidos, além de manutenção e suporte aos sistemas, com fundamento na Lei nº 14.133/2021, Resolução CIMOP nº 020/2023, Lei Complementar nº 123/2006, com alterações da Lei Complementar nº 147/2014, e demais normas aplicáveis.

Dessa forma, a nova data de abertura da sessão pública será às 08h00min do dia 27 de outubro de 2025, a ser realizada no site www.portaldecompraspublicas.com.br, permanecendo inalteradas as demais disposições do Edital. O Edital e seus anexos continuam disponíveis aos interessados nos endereços eletrônicos: www.gov.br/pncp, www.portaldecompraspublicas.com.br, www.cimop.com.br, mediante solicitação pelo e-mail cimop.rn@gmail.com, ou presencialmente no Escritório do CIMOP, localizado à Rua Manoel de Freitas, nº 43, Sala 05, Bairro Centro, Portalegre/RN, durante o horário de expediente. Portalegre/RN, 09 de outubro de 2025. EUFRÁSIO DANTAS ROCHA JÚNIOR Pregoeiro

Portaria nº 008/2025 – CIMOP

Angeles FC, dos Estados Unidos, por US$ 26,5 milhões (R$ 141,5 milhões) — maior contratação da história da MLS (liga de futebol norte-americana).

Contra o Brasil, Son deve completar 137 partidas pela equipe nacional, tornandose o jogador que mais vezes defendeu a seleção coreana na história.

Além de Son, a Coreia conta com outros nomes importantes no cenário internacional, caso do zagueiro Min-jae, do Bayern de Munique, e do meia-atacante Kang-in, do Paris Saint-Germain.

O retrospecto é amplamente favorável à seleção brasileira. Em oito confrontos até aqui, o Brasil venceu sete e perdeu apenas um, em amistoso disputado em 1999. No último encontro, nas oitavas de final da Copa do Mundo de 2022, o Brasil venceu por 4 a 1, gols de Vinicius Junior, Neymar, Richarlison e Lucas Paquetá.

A Coreia do Sul deve entrar com Seung-gyu; Moon-hwan, Min-jae, Yu-min, Ju-Sung; Jaesung, Jin-gyu; Kang-in, Dujae, Castrop; Son Heungmin

O Município de São Francisco do Oeste/RN, por intermédio do Pregoeiro, torna público que às 09:00 horas, horário de Brasília/DF, do dia 24 de outubro de 2025, realizará licitação na modalidade Pregão Eletrônico nº 010/2025, do tipo “menor preço por item” para o Sistema de Registro de Preços que versa sobre a aquisição de equipamentos, mobiliário e material permanente, para suprir as necessidades da Prefeitura Municipal de São Francisco do Oeste/RN, conforme especificações e quantitativos constantes no Termo de Referência, anexo I do Edital, de acordo com o que determina as normas legais vigente. O procedimento licitatório obedecerá ao disposto na Lei nº 14.133, de 1º de abril de 2021, do Decreto Municipal nº 245/2022, de 29 de dezembro de 2024, Lei Complementar nº 123/2006, alterada pela Lei Complementar nº 147/2014 e demais legislação aplicável. O Edital e seus anexos encontram-se à disposição dos interessados no site da Prefeitura Municipal de São Francisco do Oeste, endereço: www.saofranciscodooeste.rn.gov.br e no site http://www.portaldecompraspublicas.com.br a partir da publicação deste Aviso. São Francisco do Oeste/RN, 09 de outubro de 2025.

João Paulo Ferreira de Moraes PREGOEIRO

Rodrygo e Vinicius Junior durante treino da seleção brasileira em Seul
Rafael Ribeiro

Jorge do Rosário defende devolução do Nogueirão e mobilização popular

CAMPANHA / Empresário criticou postura de Allyson Bezerra e disse que o “povo que construiu vai reconstruir’

MARCOS SANTOS

Oempresário e ex-presidente do Potiguar, Jorge do Rosário, sugeriu que o prefeito Allyson Bezerra devolva o Estádio Nogueirão à Liga Desportiva Mossoroense (LDM), diante da evidente incapacidade da Prefeitura em resolver os problemas estruturais do local — situação que vem causando sérios prejuízos aos clubes e a toda a cadeia do esporte mossoroense.

Caso o prefeito aceite a ideia, Jorge propõe uma campanha de mobilização popular, para que a própria sociedade mossoroense — a mesma que ajudou a erguer o estádio nos anos 1960 — possa reconstruí-lo por meio de doações e parcerias.

Nogueirão está completamente abandonado pela gestão municipal Jorge do Rosário sugeriu devolução do Nogueirão à sociedade

“Penso que hoje, por incrível que pareça, o melhor caminho seria a Prefeitura devolver o estádio à Liga, à sociedade. O povo que construiu o estádio, da mesma

MARCOS SANTOS

Qforma, o recuperaria através de campanha”, sugeriu Jorge em entrevista ao repórter Jota Nobre, na RPC.

“Estou totalmente disposto a participar, darei a

minha contribuição tranquilamente. Mas é preciso que a Prefeitura saia do meio, devolva o Nogueirão ao povo, que já construiu e irá reconstruir”, completou.

uando assumi fazia três anos que não tinha estádio aberto”, disse o prefeito Allyson Bezerra em entrevista a uma rádio local, na noite desta quarta-feira, 9. Mais uma vez, o prefeito tenta criar uma narrativa. É o velho truque de quem tenta esconder os fatos distorcendo a história, no entanto, dá mão à palmatoria para receber críticas.

Eu estive lá. Cobri jogos oficiais no Nogueirão em 2018, 2019 e 2020 — todos antes da municipalização. O estádio funcionava, sim, com capacidade reduzida por exigências de segurança, mas funcionava. Era administrado pela Liga Desportiva Mossoroense (LDM), que fazia o possível dentro das limitações. Fechado/abandonado, como insiste em dizer o prefeito, nunca esteve nos tempos da LDM.

Curiosamente, essa não é a primeira vez que Allyson repete o discurso. Afirmou o mesmo durante a campanha de reeleição, no mesmo veículo de comunicação.

Merecia contraponto para deixar o ouvinte bem informado, mas o “sistema” não permite contraponto.

Enquanto isso, o Nogueirão segue entregue às baratas. São quase cinco anos de promessas, marketing e nada de concreto. O estádio virou símbolo de propaganda, não de compromisso.

Vale lembrar: em quase seis décadas de história, o Nogueirão jamais havia ficado fora do Campeonato Estadual — fato que só ocorreu nos últimos dois anos, justamente sob a municipalização.

Como desportista e frequentador do Nogueirão desde sempre, não dá para assistir calado. Queríamos ver seriedade, responsabilidade e respeito com o patrimônio esportivo da cidade.

Mas o que temos visto é um jogo de palavras, não de ações. Já se vão cinco anos...

BOM TESTE

O Brasil enfrenta a Coreia do Sul nesta sexta-feira, 10, às 8h, em jogo amistoso. O duelo promete ser um bom teste para o time de Carlo Ancelotti, já que os coreanos costumam apresentar forte disciplina tática e intensidade de jogo. A expectativa é de um adversário bem fechado, apostando na marcação e nos contra-ataques para dificultar as ações ofensivas da Seleção Brasileira.

AVISO AOS NAVEGANTES

O amistoso contra a Coreia do Sul representa uma boa oportu-

nidade especialmente para os jogadores que ainda brigam por espaço na lista final de Carlo Ancelotti para a Copa do Mundo. Uma boa atuação, com atitude e personalidade, pode ser decisiva na avaliação do treinador.

COBRANÇA

Os atletas Nicholas, Felipe Hulk e Keyllo Mancha ingressaram com ação trabalhista contra o Potiguar em razão de atraso salarial. Por meio de seu departamento jurídico, o clube informou que buscará um acordo para quitação de valores em audiência de conciliação.

A preocupação do empresário reflete o sentimento de todos os desportistas locais. Desde a municipalização do Nogueirão, em março de 2021 — celebrada com festa nas redes sociais do prefeito — o que se viu foram promessas e marketing, mas nenhuma ação concreta para resolver a questão.

Pior: o estádio acabou interditado pela Justiça por descumprimento de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) referente a obras básicas de acessibilidade. Desde fevereiro de 2024, o Nogueirão se encontra totalmente abandonado, prejudicando o futebol mossoroense e todos os profissionais que dependem dele.

O resultado é um sentimento generalizado de frustração entre os torcedores, que acreditaram na municipalização como solução, e viram resultar em abandono.

TRAVADO NA JUSTIÇA

Em setembro de 2024, a LDM ingressou com ação judicial pedindo o controle de volta do estádio, apontando diversas irregularidades no processo de reversão do terreno à Prefeitura, incluindo suspeita de falsidade ideológica. O processo tramita na 1ª Vara da Fazenda Pública.

Mesmo ciente dessa situação, Allyson Bezerra autorizou a publicação de edital para atrair empre-

sas interessadas em assumir e explorar toda a área que compreende o estádio em regime de comodato por 35 anos, com o compromisso de construir um novo Nogueirão no mesmo local. O resultado era previsível: nenhuma proposta apresentada, deu deserto.

“Quem entende minimamente de negócio sabe que esse é o problema, não há como sequer analisar a viabilidade econômica diante de tamanha insegurança jurídica”, criticou Jorge.

“Se a Prefeitura tratasse o assunto com sinceridade e compromisso, chamaria a Liga, buscaria um acordo, resolveria a questão jurídica. Sem isso, qualquer ideia já nasce morta. Quem vai colocar dinheiro num estádio judicializado?”, questionou.

Jorge também alertou sobre o valor estratégico do terreno:

“Com todo respeito a quem pensou nesse modelo, é preciso colocar alguém que entenda de negócio. Isso é um negócio público, que exige cuidados e legalidade, mas também viabilidade. O empresário que vem de fora não quer resolver o problema do futebol de Mossoró; ele olha para o terreno, que vale muito dinheiro. Tenho cautela em citar números, mas aquele espaço vale acima de R$ 40 milhões”, finalizou.

Mossoró

Jornal de Fato • SEXTa-fEira, 10 dE ouTubro dE 2025

Iluminação cultural contempla o Museu Histórico Lauro da Escóssia

PATRIMÔNIO CULTURAL / Mais de 300 alunos, divididos em 12 escolas da rede municipal de Educação mossoroense, estão envolvidos no programa

OMuseu Histórico

Lauro da Escóssia, em Mossoró, foi contemplado com o Programa de Iluminação Cultural 2025 do Instituto Neoenergia. Dividido em três eixos, o programa contempla o projeto luminotécnico com foco na valorização cênica e arquitetônica do empreendimento; ação de educação patrimonial, que envolve alunos e professores da rede pública de ensino das zonas urbana e rural do município; além de uma intervenção cultural que celebrará a história, a memória e a capacidade criativa dos participantes em novembro.

Mais de 300 alunos, di-

vididos em 12 escolas da rede municipal de Educação mossoroense, estão envolvidos no programa. Eles são acompanhados por 28 professores que foram sensibilizados para trabalhar os temas relacionados à memória, presente e futuro.

Nesse eixo, os estudantes foram estimulados, a partir do patrimônio histórico e cultural existente no Museu Histórico Lauro da Escóssia, a retratarem a Mossoró do passado, a do presente e a cidade que desejam para o futuro.

“Ampliar o conhecimento de crianças e jovens sobre a importância de se preservar e valorizar o patrimônio cultural brasileiro está alinhado ao nosso compromisso de gerar mais oportunidades para as comunidades potiguares. Essa é a energia

que o programa leva às localidades para impulsionar a inclusão social fortalecendo a conexão das pessoas com a identidade de suas regiões”, afirma Renata Chagas, diretora-presidente do Instituto Neoenergia.

A proposta da Educação Patrimonial é preservar a memória coletiva, fortalecendo a conexão dos moradores com a identidade local a partir de curiosidades sobre o acervo do museu, personalidades históricas locais e práticas de educação. Os estudantes participam de atividades que incentivam a compreensão, o pertencimento e o cuidado com o patrimônio histórico e cultural.

Personagens da história mossoroense como o prefeito Rodolfo Fernandes; o fotógrafo Manuelito Pereira; o

História viva em Mossoró

O Museu Histórico Lauro da Escóssia possui um valioso acervo relacionado à pré-história, à paleontologia e à história de Mossoró. Inaugurado em 1948, é referência na preservação da história do Rio Grande do Norte, reunindo objetos, documentos e fotografias que narram a trajetória da cidade.

Com o apoio do Institu-

to Neoenergia, a revitalização do espaço e o trabalho educativo contribuem para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU, especialmente os de educação de qualidade e cidades e comunidades sustentáveis.

“A educação patrimonial ganha força justamente por envolver diferentes olhares e narrativas com a

O MUNICÍPIO DE JOSE DA PENHA, torna público que realizará as 10:30, do dia 24 de outubro de 2025, no endereço eletrônico https://compras.m2atecnologia.com.br/, PREGÃO nº 026/2025. Objeto: Contratação da prestação de serviços de cerimonial, ornamentação e Buffet com fornecimento de alimentação e utensílios para decoração e auxílio em eventos para atender as necessidades do Município de José da Penha/RN. O edital e seus anexos, poderão ser obtidos nos endereços eletrônicos https:// compras.m2atecnologia.com.br/. https://josedapenha.rn.gov.br/ licitacaolista.php, cpljpenha@hotmail.com ou no endereço: Rua Prefeito Francisco Fontes, 22 - Centro - José da Penha-RN. José da Penha/RN, 09 de outubro de 2025.

Fabiano Ferreira Alves AGENTE DE CONTRATAÇÃO

identidade de Mossoró. É também uma forma de sensibilizar a comunidade, especialmente as novas gerações sobre a importância da valorização da memória já existente e da construção dos saberes que vão moldar o futuro do município", explica Zeca Barros, gestor executivo da Brasilis Produções Culturais, instituição parceria do programa.

alunos da rede municipal de Mossoró visitam o Museu Histórico Lauro da escóssia jornalista Lauro da Escóssia, e a professora Celina Guimarães Viana inspiram os estudantes a criarem projetos –em formato jornalístico - que envolvem temas relacionados às suas vivências individuais e/ou coletivas.

O PrOgrama

Antes de se tornar um Museu, o prédio serviu como Cadeia Pública, Hospital e Câmara Municipal. Foi nele que, em 30 de setembro de 1883, a Sociedade Libertadora Mossoroense declarou livres todos os escravos do município de Mossoró –cinco anos antes da Lei Áurea. Em abril de 1928, a primeira eleitora brasileira, Celina Guimarães Viana, exerceu o direito de voto na eleição do senador José Augusto B. de Medeiros.

Criado em 2015 pelo Instituto Neoenergia, o Programa de Iluminação Cultural já está em sua oitava edição. O objetivo é contribuir com a conservação e preservação de edificações emblemáticas do país, valorizando seu legado histórico.

Ao instalar uma nova iluminação ecoeficiente em construções históricas brasileiras, o projeto também ajuda a estimular o desenvolvimento socioeconômico e o turismo sustentável, principalmente, nas regiões onde a Neoenergia está presente.

Ao longo desses 10 anos, o Programa de Iluminação Cultural promoveu a revitalização de sete monumentos: Cruz de Cabrália, em Santa Cruz de Cabrália (BA); Forte das Cinco Pontas, em Recife (PE); Fortaleza da Barra Grande, no Guarujá (SP); Memorial Câmara Cascudo, em Natal (RN); Theatro Cinema Guarany, em Triunfo (PE); Igreja Senhora Santana, em Rio de Contas (BA); e Convento Nossa Senhora da Conceição, em Itanhaém (SP).

O MUNICÍPIO DE JOSE DA PENHA, torna público que realizará as 09:25, do dia 22 de outubro de 2025, no endereço eletrônico https://compras.m2atecnologia.com.br/, PREGÃO nº 025/2025. Objeto: Aquisição de material gráfico para atender às demandas administrativas das diversas Secretarias do Município de José da Penha/RN. O edital e seus anexos, poderão ser obtidos nos endereços eletrônicos https://compras.m2atecnologia.com. br/. https://josedapenha.rn.gov.br/licitacaolista.php, cpljpenha@ hotmail.com ou no endereço: Rua Prefeito Francisco Fontes, 22Centro - José da Penha-RN.

José da Penha/RN, 09 de outubro de 2025

Fabiano Ferreira Alves AGENTE DE CONTRATAÇÃO

O MUNICÍPIO DE JOSÉ DA PENHA, torna público que realizará as 08:00, do dia 24 de outubro de 2025, no endereço eletrônico https://compras.m2atecnologia.com.br/, PREGÃO nº 024/2025. Objeto: Contratação da prestação de serviços metalúrgicos e de pintura metálica, destinados a atender às necessidades do Município de José da Penha/RN.. O edital e seus anexos, poderão ser obtidos nos endereços eletrônicos https://compras. m2atecnologia.com.br/. https://josedapenha.rn.gov.br/licitacaolista.php, cpljpenha@hotmail.com ou no endereço: Rua Prefeito Francisco Fontes, 22 - Centro - José da Penha-RN. José da Penha/RN, 09 de outubro de 2025.

Fabiano Ferreira Alves AGENTE DE CONTRATAÇÃO

Cedida

Gente De fato

marilene.paiva@gmail.com

Daqui para Tibau, enviamos os votos de feliz aniversário para o mago da fotografia, marketólogo de primeira linha e corretor de imóveis Ricardo Lopes. Parabéns, amigo. Galego lindo!

A alinhada loja Sensacionally reuniu estrelas de primeiríssima grandeza para o momento Outubro Rosa: as irmãs Fafá e Ceição Rosado, Andréa Jales Rosado e Mariah e a anfitriã empresária Adna Canário.

Parabéns para a querida amiga Eliete Amaral, que celebra hoje mais um ano de vida! A comemoração será do jeitinho que ela gosta: bolo confeitado, muito carinho e o amor da família reunida.

mãe, tal filha. A arquiteta Betinha Rosado e sua bela Roberta Rosado sendo anfitrionadas pela empresária Adna Canário no coquetel Outubro Rosa by Sensacionally.

UNS E OUTROS

> Ah… Paris!!! Como não se apaixonar? O casal Vicente Neto e Jacqueline Amaral encantou dançando forró tendo a Torre Eiffel como cenário.

> A saudade de Bento Carlos e Lula é grande! Ver os dois em tour europeu com os amados Michael Charles e Agelda Feitosa é bom demais.

> Agelda e Michael seguem hospedados, em Coimbra, com Bento e Lula — encontros que aquecem o coração.

> A cabeleireira Cláudia Guimarães está

em São Paulo, numa imersão espiritual Raízes Curadoras, cercada por amigas do bem. A jornalista Lia Frota integra a comitiva.

> Sarrafo alto é o atendimento da Academia Atividade Fitness, do casal Mima Adour e Flávio Vasconcelos — referência em saúde e boa forma!

> E por falar em forma… As férias de fim de ano já se aproximam e todo mundo quer estar pronto para os looks ousados. Que acabe logo essa onda de marrom em tudo! Viva às cores!

Todos os vivas para o aniversariante de hoje, o muito lindo e abençoado Ákio Frota. Parabéns, alegrias e felicidades.

Ele alia conhecimento, dedicação e resultados. O médico e professor Vicente Andrade é referência em performance e Medicina Esportiva, com um trabalho que inspira e transforma vidas. Agora vai!

ORFEU

“Adoramos a perfeição, porque não a podemos ter; repugna-la-íamos se a tivéssemos. O perfeito é o desumano porque o humano é imperfeito.”

Fernando Pessoa

Champanhe no gelo

FESTIVAL GASTRONÔMICO DE TIBAU

Tibau se prepara para viver dias de sabor e cultura com o IV Festival Gastronômico e Cultural, que acontecerá de 10 a 12 de outubro. O evento promete uma estrutura impecável, reunindo o melhor da gastronomia regional, feira de artesanato, shows de Elba Ramalho, Zezo e Mara Pavanelly, além de espaços temáticos e atrações para toda a família. A iniciativa movimenta a economia local, valoriza a cultura potiguar e consolida Tibau como um dos destinos mais encantadores do litoral do Rio Grande do Norte. Apagam velinhas hoje: Eliete Amaral, Elena Andrade, Marcos Rosado, Aline Bulhão, Bruno Chaves, Amanda Feitosa, Thúllyo Fernandes, Karla Pedrosa, Espedito Paulo Pereira Filho, Júnior Afonso, Bruno Amorim, Lucianne Pedrosa, Novanes Oliveira, Maria Sales, Ákio Frota, Ricardo Lopes, Lêda Liziane Gurgel Amorim, Talita Nunes, Eduarda Andrade, Mota Júnior, Daniel Cavalcante. Parabéns!

MARILENE PAIVA
Tal

Projeto do novo PL de Mossoró visa além das eleições 2026

PARTIDO LIBERAL / Jorge do Rosário, que é pré-candidato a deputado estadual, assume partido para construir nova via na política local

Aposse do empresário e político Jorge do Rosário na presidência do Partido Liberal (PL) de Mossoró nesta sexta-feira, 10, não será um ato protocolar. Ele está encarando como o ponto de partida de um projeto que visa estabelecer um novo movimento político a partir de Mossoró, a “capital” da região Oeste e a segunda maior do Rio Grande do Norte.

A forma como o evento foi preparado mostra o propósito que Jorge e o PL pretendem consolidar. A solenidade de posse, no auditório do Villa Oeste, às 19h, contará com a presença do líder da oposição ao governo Lula (PL) no Senado Federal, senador Rogério Marinho, que traz na comitiva deputados federais, estaduais, prefeitos, viceprefeitos, vereadores e lideranças regionais.

Jorge do Rosário sabe exatamente o que ele pretende

“Nosso

construir a partir de sua liderança no PL. Em recente entrevista ao “Cafezinho com César Santos”, publicada no Jornal de Fato, ele disse que o partido pode liderar uma nova oposição em Mossoró, a partir da apresentação de um projeto que possa agregar todos os segmentos da sociedade. A visão de Jorge é clareada pelo fato de a atual gestão municipal não ter uma oposição organizada e forte. Essa lacuna está aberta desde que o grupo da ex-prefeita Rosalba Ciarlini se distanciou da atividade política, logo após perder as eleições municipais de 2020. O prefeito Allyson Bezerra (União Brasil), que é pré-candidato a governador, está governando praticamente sem ser questionado. É possível que esse movimento chegue forte na sucessão municipal de 2028, no entanto, vai ser testado antes, nas eleições estaduais de 2026. Jorge do Rosário é pré-candidato a deputado

estadual e será o principal apoiador em Mossoró da candidatura de Rogério Marinho a governador do Rio Grande do Norte.

“Nosso objetivo é unir, fortalecer e ampliar a presença do PL em Mossoró e na região. O partido tem um papel fundamental no cenário estadual e nacional, e queremos construir juntos um projeto sólido, comprometido com o desenvolvimento e com os valores que defendemos”, afirma.

Rogério Marinho, responsável direto pelo retorno de Jorge do Rosário ao PL, destaca o novo momento do partido em Mossoró e a importância da chegada de Jorge à presidência municipal. “Jorge é um amigo querido, alguém com quem tenho caminhado ao longo da vida pública. É uma pessoa bemintencionada, que comunga dos mesmos valores que nós defendemos, e que é muito bem-vindo ao nosso Partido Liberal.”

Segundo Marinho, Jorge

Empresário e político Jorge do Rosário assume hoje a presidência do PL de Mossoró

do Rosário vai comandar o processo de recomposição do partido na cidade de Mossoró ao lado de outros nomes que ele considera importantes, como o vereador Jailson Nogueira, que assumirá a vice-presidência do Diretório Municipal.

projeto não é apenas para uma disputa eleitoral, ele vai além disso”

Em entrevista ao “Cafezinho com César Santos”, em setembro, Jorge do Rosário afirmou que o projeto do PL de Mossoró vai além das eleições 2026. Ele deixou clara a vontade de o partido assumir uma nova via na política local para, provavelmente, disputar a Prefeitura em 2028. Na entrevista, outros temas importantes foram abordados. Confira alguns trechos:

O senhor vai para a terceira disputa à Assembleia Legislativa. Nas duas vezes anteriores, em 2018 e 2022, apesar da boa votação, não se elegeu em razão da legenda. Para 2026, qual a garantia que o senhor tem do PL para ter uma nominata capaz de viabilizar a sua eleição?

O PL está formando um grupo muito forte para as eleições de 2026. Nós estamos confiantes de que será possível formar uma nomi-

nata capaz de eleger um bom número de deputados estaduais. Nas vezes anteriores que fui candidato a deputado estadual, recebi boas votações, e sempre estive entre os 24 mais votados, que é justamente o número de vagas na Assembleia Legislativa, mas em razão das regras eleitorais, acabei não me elegendo. Eu tive votação de deputado, só não consegui o mandato. Acredito que agora será diferente. Temos um partido grande, forte, bem estruturado, que vai nos oferecer a oportunidade de disputar as eleições com boas chances de vitória. Estamos construindo uma rede de apoio que nos deixa muito otimistas para 2026.

Quando o senhor fala sobre uma rede de apoio, está se referindo ao contexto geral do PL ou a sua postulação para deputado estadual?

O PL está se fortalecendo em todos os sentidos, tanto para a disputa majoritária quanto para as eleições proporcionais. Quando eu falo em rede de apoio em Mossoró e região, também estou me referindo a nossa pré-candidatura a deputado estadual. Estamos começando esse trabalho de forma muito otimista, pela maneira como retornei ao PL, pelo convite que recebi de Rogério Marinho e pelo apoio do grupo de amigos que tenho dentro do partido. Isso nos faz acreditar que é possível conquistar um mandato de deputado estadual. Posso afirmar que dessa vez será bem diferente como foi nas vezes anteriores em 2018 e 2022.

O senhor falou que Mossoró não tem representatividade política na Assembleia Legislativa, embora a cidade tenha a

deputada estadual Isolda Dantas (PT). Essa crítica que o senhor faz leva em conta a quantidade ou qualidade de mandato? Uma coisa leva a outra. A quantidade numérica culmina com ações. Mossoró já teve quatro deputados estaduais e dois deputados federais na mesma legislatura e se tivesse mantido essa representatividade, certamente as ações políticas hoje estariam em outro nível. O povo de Mossoró precisa fazer essa reflexão. A nossa cidade perdeu muito em não ter uma representação política forte como ela já teve no passado. Veja que na hora da divisão do bolo, que já não é tão grande no nosso estado, isso tem um peso muito importante. Basta observar as ações do governo, para onde vai a maior parte dos recursos, para onde o governo direciona as prioridades. Mossoró tem ficado

“Temos uma missão importante, porque Mossoró é a capital do Oeste do RN, e essa missão é fazermos deputados estaduais, federais, termos uma bancada eficiente e elegermos senadores e o próximo presidente da República”, reforça o senador.

para trás. Tudo se resolve por meio da política e se você não tem representação política para lutar em prol do seu povo, as coisas ficam muito mais difíceis. É o que acontece hoje com a nossa cidade.

Esse novo projeto do PL de Mossoró, que o senhor vai liderar, visa ir além das eleições 2026, por exemplo, assumir o comando da oposição local?

Nova comissão municipal do PL em Mossoró

- Jorge do Rosário Presidente

- Vereador Jailson Nogueira Vice-presidente

- Vereador Mazinho do Saci Secretário

- Genivan Vale, Stênio Max e Nayara Gadelha Vogais

Essa é uma crítica a gestão do prefeito Allyson Bezerra?

Estamos falando de uma forma geral, com base no que Mossoró está vivendo. Veja que aqui é quase um crime fazer oposição, uma coisa absurda. Eu, particularmente, se fosse o prefeito da cidade gostaria de ter uma oposição atuante, que pudesse apontar os erros ou sugestões, porque isso iria nos ajudar a governar melhor. Quero dizer que nós vamos fortalecer o PL, já estamos iniciando esse trabalho, e no passo seguinte vamos procurar outros agentes políticos para construir uma frente de oposição forte e atuante, no sentido de defender o melhor caminho para a nossa cidade de Mossoró.

O nosso projeto não é apenas para uma disputa eleitoral, ele vai além disso. Mossoró, por sua importância no contexto político estadual, precisa de uma oposição forte, atuante, coisa que não existe nesse momento. Então, uma das nossas missões será estabelecer um grupo forte de oposição para estabelecer um debate de ideias e de projetos para a cidade. É bom deixar claro que a oposição, que nós vamos trabalhar para construir, é a maneira de colocar em discussão os interesses de Mossoró. A oposição tem um papel importante, porque em qualquer cidade, estado ou país, em qualquer democracia, é a oposição que legitima o governo. Então, posso afirmar que vamos ter uma oposição forte, vamos trabalhar nesse sentido, porque a cidade não pode continuar da forma que está sendo conduzida.

Arquivo

Demais

georgianoazevedo@gmail.com

FÉRIAS!

O renomado estilista mineiro Victor Dzenk escolheu o litoral potiguar para dias de férias com a família e curtiu pra valer as praias de Natal e Pipa, em Tibau do Sul.

O estilista mineiro Victor Dzenk em dias de férias no litoral potiguar com os irmãos Ana e Vinicius Dzenk.

ALGODÃO AGROECOLÓGICO

O segundo dia de Midway Fashion Days, no Midway Mall, em Natal, teve início com o projeto AgroSertão, um arranjo produtivo que o Sebrae RN faz com as prefeituras de cidades do Seridó numa parceria com o Instituto Riachuelo, onde produz camisetas à base de algodão sem uso de nenhum insumo químico.

“A Riachuelo tem 78 anos e é a primeira vez que lança uma coleção sustentável tendo a responsabilidade de saber onde o algodão foi plantado, onde foi tinto, até chegar ao consumidor final”, falou Renata Fonseca, gerente do Instituto Riachuelo!

FEITO À MÃO

Renata Fonseca, diretora do Instituto Riachuelo; Zeca Melo, superintendente Sebrae RN; Sergina Dantas, analista Sebrae RN; e Mona Paula, gerente Agro Sebrae RN; com modelos do cast Tráfego Models apresentando a coleção feita de algodão agroecológico.

Francisco Rego em dia de aniversário ao lado da esposa Mariana Azevedo e da filha Giovanna no Restaurante Summit, Balneário Camboriú (SC).

DEU PRAIA!

Dentro da programação do Momento Sebrae RN no Midway Fashion Days aconteceu o momento “Artesanato na Passarela”, com desfile de belíssimos trabalhos feitos à mão com DNA bem nordestino, inclusive, numa homenagem ao Dia do Nordestino, 8 de outubro.

Momento SEBRAE RN com Artesanato na Passarela.

A apresentadora Thay Rosado escolheu look George Azevedo Arte para o segundo dia de Midway Fashion Days. Um arraso!

Nel Albuquerque, Mister Brasil e Mister Sênior Pacific Universe 2025, na passarela do Midway Fashion Days.
Letícia Helena, vencedora do Tráfego Look Plus Size 2025, com a moda Riachuelo. Lindaaaa!
Dhougo Amaro escolheu o Hotel Casa do Mar, em Icapuí (CE) para festejar idade nova. Aqui, com a namorada Maria Fernanda Azevedo.
Bernardo Mori Müller, campeão do Tráfego Look Kids 2024, na fila final do desfile Tip Top.

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.