Jornal De Fato

Page 1

ATACANTE REVELADO PELO POTIGUAR SE APRESENTARÁ AO ATLÉTICO MINEIRO

MOSSORÓ É UM DOS LÍDERES EM ÁREAS PLANTADAS E COLHIDAS

Infraero vai assumir gestão do Aeroporto Dix-sept Rosado

>> Outorga do aeroporto de Mossoró para a Infraero será assinada no dia 28 deste mês, com a presença do ministro Silvio Filho. Governo também anuncia projeto executivo da BR-304. PRINCIPAL 3

Facção do Ceará derruba rivais do PCC no RN, aponta UOL

Reportagem revela que estaria tentando consolidar hegemonia no RN, matando membros do PCC no estado potiguar. SEGURANÇA 6

Laboratório da UFRN amplia conexão com estações gráficas

Atualmente, 32 estações permanentes enviam dados ao data center do Laboratório Sismológico da UFRN, em Natal. PRINCIPAL 6

STF derruba tese do marco temporal de terras indígenas

Supremo decide invalidar a aplicação da tese do marco temporal na demarcação de terras indígenas. PRINCIPAL 4

VENDAS DESTE ANO DEVEM TER ALTA DE 1,3% EM RELAÇÃO A 2022

INFRAESTRUTURA RODOVIÁRIA É PRIORIDADE NA PAUTA DO RN

NESTA EDIÇÃO [ 16 PÁGINAS]

OPINIÃO P2

POLÍTICA P3

CÉSAR SANTOS P5

GERAIS/OPINIÃO P6

BRASIL/MUNDO P8

CADERNOS

@jornaldefato /jornaldefatorn @defato_rn CIANO MAGNTA AMARELO PRETO
MOSSORÓ (RN), SEXTA-FEIRA, 22 DE SETEMBRO DE 2023 | EDIÇÃO 6.772 – ANO XXIV | R$ 2,00
1 A
MOSSORÓ/ESTADO P
8
Jornal de Fato
Antonio Cruz/Agência Brasil
MOSSORÓ 1 ESPORTES 8
CÉSAR SANTOS 5 ESTADO 5
Indígenas acompanharam pela televisão o julgamento no Supremo Tribunal Federal nesta quinta-feira
Busto de Santos Dumont na entrada do Aeroporto Dix-sept Rosado, em Mossoró

esPAÇo JorNALIstA mArtINs de VAsCoNCeLos

O PINtaSSIlgO

Organização: CLAuder A rCANJ o

trabalhar o Natal nessas aulas. Além do conteúdo explicativo sobre essa grandiosa festa, foram confeccionados enfeites natalinos com a turma, com o objetivo de montar uma grande árvore de Natal, que seria sorteada entre eles.

Papai Noel de casca de ovo, anjinhos de capa de caderno, presentinhos de caixa de fósforos, estrela de papelão, laçarotes, espirais de cartolina, círculos de cartolina, no formato de bolas de Natal, com a foto de cada um deles... Enfim, foram muitas as ideias que surgiram com o passar dos dias.

Um dos seus objetivos, quando enveredou pelos caminhos da educação, era trabalhar com alfabetização de jovens e adultos. Ensejar o aprendizado daqueles que não tiveram, ou deixaram passar, as oportunidades do ensino regular sempre fora o seu maior desejo. No entanto, estava apenas começando como professora concursada do Estado. Não tinha como optar pela turma.

Mais um ano letivo iniciava. Recém-chegada na escola, tentava se ambientar. No final da semana de estudos que antecedia às aulas, cada professor recebeu a relação da sua turma. A sua era um quarto ano, no vespertino, cujos alunos eram fora de faixa. Percebeu, sem muito esforço, que as “melhores turmas” – ou seja, aquelas com os alunos dentro da faixa etária –, eram destinadas aos professores mais antigos na escola. Mas não se abalou, pois os desafios sempre foram bem enfrentados por ela. Sem contar que alguns dos seus alunos eram jovens adolescentes – fato que atenderia, mais ou menos, ao seu desejo primeiro – trabalhar com adultos. Alguém ainda insinuou que a sua turma deveria ficar com algum professor mais experiente, porém como ninguém deu atenção, acabou por ficar do mesmo jeito.

Passou o final de semana organizando a sua primeira aula na turma. Embora, com muitas ideias na cabeça, resolveu iniciar com uma dinâmica de apresentação.

Para a sua surpresa, os seus alunos, em sua maioria, já trabalhavam para ajudar no orçamento familiar. A atividade que deveria ser uma simples apresentação terminou por ocupar o horário todo antes do recreio, pois o atraso de um dos alunos – que justificou estar ajudando o pai a debulhar feijão para vender no dia seguinte – favoreceu a cada um discorrer sobre a sua atividade “profissional”.

No intervalo, os professores,

conhecedores dos alunos trabalhosos, questionaram sobre o segredo de ela ter retido os alunos em classe, sem que perturbassem nas portas. Sem uma resposta precisa, ela sorriu e ficou sem saber o que responder.

A turma era, realmente, um tanto trabalhosa, mas nada que não pudesse mudar.

Pegando uma conversinha aqui e outra ali, ela foi dando conta do recado praticando a “interdisciplinaridade” muito

antes da sua convenção. Todo conhecimento era abordado de forma a se interligar com a vida de cada um. Assim, foi ganhando o carinho e a confiança de todos.

Com o afastamento, já no final do ano, da professora do ensino de artes por motivo de saúde e sem ter como ser substituída, ficou determinado que as aulas semanais seriam ministradas pela própria professora da turma. Resolveu, então,

A troca de presentes seria com os cartões de boas festas, confeccionados por eles mesmos.

No encerramento do ano, após a entrega dos resultados que, diga-se de passagem, foi melhor que o esperado, aconteceu a confraternização.

Tudo foi maravilhoso, com lanches e sucos, o sorteio da árvore; mas, a surpresa maior, veio do Davi, um dos seus alunos. Pediu para ir ao banheiro e, quando voltou, veio com uma gaiola e me deu de presente um pintassilgo. Ele vendia passarinhos lá na COBAL - um local de comercialização de alimentos e outras coisas. Nesse tempo, ainda era permitido.

Mais assustado que eu, ele – o passarinho – pulava sem parar...

Sempre fui contra a prisão dos pássaros, mas como não aceitar? Fiquei feliz, mas preocupada em como alimentar o bichinho. Na folia da turma, todos querendo ver de perto, ele recomendava:

– É só dar milopiste pra ele ... Ele é muito cantadô!

Ela, sem entender direito o que era “milopiste”, só balançava a cabeça em sinal de entendimento.

Cuidou dele por muito tempo! De fato era cantador!

Milopiste? Sim, ela descobriu que era alpiste, comida específica para pássaros.

O pintassilgo encantou os seus dias por muito tempo.

O Davi?! Nunca mais o viu, nem tampouco o esqueceu.

sexta-FeIRa 22 de setembro de 2023 2 OPINIÃO
dIreçÃO geral: César santos dIretOr de redaçÃO:
santos gereNte adMINIStratIVa: Ângela Karina deP. de aSSINatUraS: alvanir Carlos www.defato.com e-mAIL: redacao@defato.com tWItter: @jornaldefato_rn | redAÇÃo e oFICINAs: sede: Avenida Rio Branco, 2203, Centro, Mossoró-RN – CEP: 59.063-160 teLeFoNes: (084) 99836-5320 (Mossoró) | ComerCIAL/AssINAturAs: (84) 99956-4810 - (84) 99485-3685 as COLUNas e MatÉRIas assINaDas sÃO De ResPONsaBILIDaDe De seUs aUtORes FILIAdo À
Um produto da Santos Editora de Jornais Ltda.. Fundado em 28 de agosto de 2000, por César Santos e Carlos Santos.
César
VAN dA mA r IA JACIN to escritora, autora do livro Rabiscando os caminhos da prosa v.m.j@hotmail.com

bastIdores de Fato

Juntos e mIsturados

A governadora Fátima Bezerra (PT), o vice-governador Walter Alves (MDB) e o presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira (PSDB) estão bem ao estilo “ninguém solta a mão de ninguém”. É o movimento do tri para o projeto eleitoral 2026, que passa, antes, pela sucessão municipal de 2024. Em cidades em que os seus partidos terão candidaturas próprias, eles não estarão presentes. A ideia é desafiar o tempo para a aliança chegar inteira no próximo pleito estadual.

Instalação do governo estadual em mossoró terá pacote de obras

projeto de duplicação da BR-304 e transferência do aeroporto para a Infraero são confirmados pela governadora

Se as eleições gerais fossem hoje, a chapa governista seria Walter Alves, governador; Fátima Bezerra e Ezequiel Ferreira, senadores. Lembrando que na disputa de 2026 são duas vagas para o Senado Federal.

VaI sobrar

A senadora Zenaide Maia (PSD), hoje aliada da governadora Fátima Bezerra, sabe que não tem vaga para ela no palanque governista de 2026. Por isso, fará a penosa travessia para a oposição. A partir das eleições municipais do próximo ano, a senadora rabiscará a construção do seu palanque para 2026.

tem uma ChanCe

Se Jaime Calado (PSD), marido de Zenaide, desistir da Prefeitura de São Gonçalo do Amarante para apoiar a reeleição do prefeito Eraldo Paiva (PT), ganhará pontos junto à governadora Fátima. Por gravidade, a aliança Zenaide/Jaime e Fátima Bezerra terá sobrevida. Mínima, mas terá.

Chapa suspeIto

A Prefeitura de Mossoró começou a recuperação da pavimentação asfáltica da Avenida Alberto Maranhão. O prefeito Allyson Bezerra (União Brasil) propaga que a obra é do programa “Mossoró Realiza”, com o dinheiro empres-

saCrIFíCIo

tado pela Caixa Econômica Federal. Daí, pergunta-se: onde foram parar os recursos do Finisa destinados para a pavimentação asfáltica da mesma avenida? Bem que o Ministério Público poderia se sentir provocado.

Governadora Fátima bezerra durante audiência no ministério dos transportes em brasília

p or César santos Da Redação

Ainstalação do Governo do Rio Grande do Norte em Mossoró, entre os dias 27 a 29 deste mês, será marcado por um pacote de boas notícias para a cidade e o estado. O Gabinete Civil será instalado no prédio da Reitoria da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), localizado no centro da cidade, de onde a governadora Fátima Bezerra (PT) despachará durante três dias.

Na agenda positiva, duas boas notícias foram antecipadas nesta quinta-feira, 21: a autorização para elaboração de projeto executivo para duplicação da BR-304 e a transferência da administração do Aeroporto Dix-sept Rosado para a Empresa de Infraestrutura Aeroportuária (INFRAERO). Os dois importantes

benefícios foram confirmados durante a agenda administrativa que a governadora cumpriu em Brasília.

Fátima Bezerra antecipou que a ordem de serviço para elaboração de projeto executivo que trata da duplicação da BR-304 já está assinada. A notícia foi confirmada pela equipe técnica do Ministério dos Transportes. Esta rodovia federal é estratégica para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte por interligar diversas regiões do Estado, proporcionando o escoamento de produção e garantindo fluidez e segurança para a circulação de pessoas e de mercadorias. O projeto da duplicação, reivindicação antiga, foi incluído como obra prioritária do RN no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-3).

O secretário de Estado da Infraestrutura, Gustavo Coelho, destaca que “a du-

plicação é uma obra estruturante para o sistema de transportes do estado, já que conecta com todas as principais vias de nosso sistema rodoviário e, ainda, melhora a ligação do RN com o Ceará.” A previsão é que as obras sejam iniciadas em 2024.

Além da BR-304, outros projetos de infraestrutura rodoviária estão na pauta, inclusive, apresentados anteriormente ao ministro Renan Filho. Destacam-se a federalização do trecho da BR-226 (RNT-226); elaboração do projeto executivo para implantação da BR104, com federalização de trechos de diversas rodovias estaduais construídas há mais de meio século; e publicação do edital para execução das defensas da Ponte Newton Navarro (dolphins) e dragagem do Rio Potengi. O processo de federalização do trecho da RNT-

Infraero assumirá aeroporto de Mossoró no próximo dia 28

226, entre Currais Novos e Florânia, está na última etapa, aguardando apenas a assinatura do Termo de Transferência de Federalização, o que deve ser feito pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, após retorno de uma missão a Portugal.

Também está em fase de lançamento o edital para contratação do projeto de implantação e adequação da BR-104 no RN. Começando em Macau/RN e terminando em Maceió/AL, essa rodovia federal que interliga o interior de quatro estados do NordesteRio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas -, foi projetada para melhorar a integração dos polos econômicos que se desenvolvem ao longo do trajeto nesses estados, representando uma alternativa para o transporte de cargas e de passageiros à BR-101, que margeia o litoral.

O prefeito de Apodi, Alan Silveira (MDB), disse que a sua posição é de veto ao projeto aprovado na Câmara Municipal que prevê o abate de animais de rua no município. A proposta polêmica é do vereador aliado Charton Rego (MDB). Por conta disso, o gestor ainda não vetou o famigerado projeto. O que também é um absurdo.

O ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Filho, cumprirá agenda em Mossoró durante a instalação do Governo do Estado na cidade. No dia 28, ele e a governadora Fátima Bezerra assinarão a transferência de outorga do Aeroporto Dix-sept Rosado, que passará a ser administrado pela Empresa de Infraestrutura Aeroportuária (INFRAERO).

“Junto com a nossa

equipe, quero agradecer a receptividade do ministro Silvio Filho, ocasião em que já fiz o convite a ele para estarmos em Mossoró para a conclusão da transferência de outorga do aeroporto para a Infraero”, disse Fátima Bezerra ao sair da audiência em Brasília.

Além do ministro de Portos e Aeroportos, foi confirmada a presença do presidente da Infraero,

Rogério Amado Barzellay, em Mossoró.

A governadora também apresentou ao ministro o projeto da megaestrutura do Porto-indústria Verde que será construído em Caiçara do Norte. O equipamento terá destaque nacional e internacional na produção e exportação de hidrogênio verde, marcando de vez a mudança da matriz energética no Rio Grande do Norte.

O ministro Silvio Filho garantiu apoio do Governo Federal para a implementação do portoindústria, o que deve gerar emprego e renda para o RN e toda a região Nordeste.

A governadora estava acompanhada dos secretários estaduais Jaime Calado, do Desenvolvimento Econômico; Gustavo Coelho, da Infraestrutura; e Ana Costa, do Turismo (Setur), além de Hugo Fonseca, coordenador do Desenvolvimento Energético da Sedec.

SEXTA-FEIRA, 22 de setembro de 2023 política 3
“CapItal”
Reprodução Assessoria
Fábio Duarte

t err A s indígen A s

maioria do stF vota contra a tese do marco temporal

Trata-se de uma vitória dos povos indígenas, que são contra a tese do marco temporal

OSupremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por maioria dos votos, invalidar a aplicação da tese do marco temporal na demarcação de terras indígenas. Trata-se de uma vitória para indígenas, que são contra a tese do marco temporal.

A tese prevê que só podem ser demarcadas terras que já estavam sendo ocupadas por indígenas no dia 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição. Esse entendimento deriva de uma interpretação literal do artigo 231 da Constituição, que diz:

“São reconhecidos aos índios sua organização social, costumes, línguas, crenças e tradições, e os direitos originários sobre as terras que tradicionalmente ocupam, competindo à União demarcá-las, proteger e fazer respeitar todos os seus bens.”

O julgamento do recurso sobre o caso voltou à pauta do plenário desta quarta-feira, 20. O caso começou a ser deliberado em agosto de 2021.

O voto do ministro Luiz Fux consolidou a corrente

indígenas acompanharam o julgamento do supremo tribunal Federal em brasília

que considera que fere a Constituição usar o marco temporal como critério na concessão de áreas aos povos originários. Votaram nesta linha os ministros: relator Edson Fachin, Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin, Luís Roberto Barroso, Dias Tof-

foli, Luiz Fux, Cármen Lúcia e Gilmar Mendes. Até o fechamento desta edição, faltava o voto da ministra Rose Weber.

Há dois votos no sentido de validar o uso do marco temporal como um requisito objetivo para a concessão das áreas ao uso indígena:

ministros Nunes Marques e André Mendonça. Indígenas são contra o marco temporal. Afirmam que a posse histórica de uma terra não necessariamente está vinculada ao fato de um povo ter ocupado determinada região em 5 de outubro de 1988.

Isso porque, dizem os indígenas, muitas comunidades são nômades e outras tantas foram retiradas de suas terras pela ditadura militar.

Voto que deu a maioria

O voto do ministro Luiz

Fux consolidou a maioria contra o marco temporal, no início da 11ª sessão sobre o caso. Fux salientou que a Constituição não é imune a interpretações. E que as terras indígenas, ainda que não demarcadas, precisam de proteção. “Ainda que não tenham sido demarcadas, terras ocupadas devem ter a proteção do Estado, porque elas têm a proteção constitucional”, afirmou.

A ministra Cármen Lúcia votou logo após Fux. Ela também foi contra o marco temporal. Ela ressaltou que o caso trata da “dignidade de um povo”.

“Estamos a cuidar da dignidade étnica de um povo que foi dizimado, oprimido durante cinco séculos de história”, afirmou a ministra. “Todos os que cuidaram da matéria posta neste recurso reconheceram a impagável dívida que a sociedade brasileira tem com os povos originários”, completou.

CPI do MST pede o indiciamento de 11 pessoas

O deputado Ricardo Salles (PL-SP), relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), leu nesta quinta-feira, 21, parecer em que pede o indiciamento de 11 pessoas. Houve pedido de vista conjunto, e a votação do relatório ficou para a terça-feira, 26.

Os pedidos de indiciamento incluem assessores do deputado Valmir Assunção (PT-BA), acusados de participação em diversos crimes no sul da Bahia, e o general Marco Edson Gonçalves Dias. Conhecido como G.Dias, o ex-ministrochefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) é acusado de ter mentido à CPI.

Ricardo Salles elencou ainda 25 iniciativas já protocoladas na Câmara dos Deputados que, na visão dele, devem ser votadas para trazer segurança jurídica e previsibilidade ao

deputado ricardo salles leu o relatório nesta quinta-feira, 22

campo.

Além disso, o relator defendeu o apoio aos assentamentos existentes, desde que sejam consideradas a eficiência, a meritocracia e a produtividade.

“As invasões de terras recrudesceram fortemente a partir de 1º de janeiro de 2023”, afirmou Ricardo Salles no relatório. “Crimes

graves têm sido cometidos, não apenas contra os produtores rurais, mas, também contra os mais humildes integrantes desses grupos e movimentos de luta pela terra”, continuou o relator.

“Não houve nenhuma surpresa, é um relatório mal escrito, sem provas robustas”, criticou a deputada Sâmia Bomfim (Psol-SP),

citada por Salles pelo apoio recebido dos sem-terra. “Esse relatório será derrotado, porque parte expressiva dos parlamentares não topará colocar sua digital em algo tão desqualificado”, afirmou.

denúnciAs No relatório, Ricardo Salles afirmou que a refor-

ma agrária é uma política pública anacrônica, cara e ineficiente. O relator acusou lideranças e militantes de movimentos de obterem vantagens pessoais e abusarem dos assentados, que seriam submetidos a trabalho análogo à escravidão.

“Ao adotarem práticas ilegais e abusivas, muito mais se assemelham as facções criminosas do tráfico de drogas”, disse o deputado. “Enquanto o acesso à terra servir de bandeira política para manipulação dos mais humildes, e de plataforma para a eleição e enriquecimento dos líderes, o problema não será resolvido.”

sem-terrA no governo

Ricardo Salles disse também que, no atual governo Lula, facções dos sem-terra aparelharam o Ministério do Desenvolvimento Agrário e o Instituto Nacional de Colo-

nização e Reforma Agrária (Incra).

Segundo o relator, a situação é mais grave no sul da Bahia, onde haveria conivência do governo local.

O deputado Valmir Assunção disse em nota que o texto de Salles foi feito para atacar o governo da Bahia e os movimentos sociais e suas lideranças.

“Tal relatório não representa nem o agronegócio, nem a agricultura familiar. Atende apenas a um setor minoritário, extremista, derrotado nas eleições e que quer criminalizar a luta pela terra e a reforma agrária enquanto política pública”, criticou.

A CPI foi instalada em maio para investigar invasões do MST. O prazo de funcionamento do colegiado termina no próximo dia 26, data marcada para votar o parecer de Salles.

Fonte: Agência Câmara de Notícias

SEXTA-FEIRA, 22 de setembro de 2023 4 gerais
Repórter da Agência Brasil
A tese prevê que só podem ser demarcadas terras que já estavam sendo ocupadas por indígenas no dia 5 de outubro de 1988
!
Antônio
Cruz/ABr
Vinícius Oures/Agência Câmara

CésAr sAnTOs

PACOTE DE BRASÍLIA PARA O RN

Agovernadora Fátima Bezerra (PT) retorna de Brasília com boas notícias para o Rio Grande do Norte. Destaque para a luta pela duplicação da BR-304, que teve autorizada a ordem de serviço para elaboração do projeto técnico; e para a nova administração do Aeroporto Dix-sept Rosado, de Mossoró, que ficará com a Empresa de Infraestrutura Aeroportuária (INFRAERO), estatal ligada ao Ministério dos Portos e Aeroportos.

A elaboração do projeto técnico é a certeza que a duplicação da BR-304 será realizada. Aliás, esta importante obra foi inserida na lista de prioridades do novo Programa de Aceleração do Crescimento, o PAC 3, lançado recentemente pelo presidente Lula (PT).

Vale lembrar que o PAC 3 reserva R$ 45,1 bilhões de investimentos públicos e privados em diversas áreas do desenvolvimento econômico e social do Rio Grande do Norte. Será, sem dúvida, um marco

transformador para a vida dos potiguares.

O projeto da BR-304 contemplará 390,9 quilômetros de extensão, ligando Natal/ Mossoró e Mossoró a Aracati, no vizinho Ceará. A rodovia é estratégica para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte por interligar diversas regiões do Estado. É por esta estrada que é feito o escoamento da produção. Quando estiver duplicada, garantirá a fluidez e segurança para a circulação de pessoas e de mercadorias.

A previsão do Ministério dos Transportes é que as obras sejam iniciadas em 2024.

Em relação ao aeroporto de Mossoró, a transferência de outorga do Estado para a Infraero cria a expectativa que este equipamento receba novos investimentos, no sentido de melhorar a sua infraestrutura para ter um funcionamento pleno. Na audiência com o presidente da estatal, Rogério Amado Barzellay, a governadora ouviu a promessa que o Ministério dos Portos e Aeroportos irá liberar recursos para investimentos na infraestrutura de aeroporto e aeródromos do Rio Grande do Norte.

Outros projetos de infraestrutura rodoviária foram discutidos no Ministério dos Transportes, como a federalização do tre-

A duplicação é uma obra estruturante para o sistema de transportes do RN.”

GUsTAVO COELHO Secretário de Infraestrutura do RN sobre a duplicação da BR-304.

TrICOLOr

Nilson Baixinho, torcedor das antigas do Baraúnas, pretende retornar ao Estádio Nogueirão, depois de anos, para apoiar o tricolor no Estadual da Segundona. Nilson é dos bons tempos do Leão do Oeste, quando o futebol mossoroense valia a pena. Ele, assim como a sua geração de torcedores, espera por melhores dias do clube de coração.

O prefeito de Apodi, Alan Silveira (MDB), tem a obrigação de vetar o projeto que permite a matança de animais de rua e até o consumo da carne em creches e escolas. Isso é um absurdo. O gestor municipal não pode fraquejar pelo fato de o projeto ser de um vereador correligionário, o Charton Rêgo (MDB), sob pena de descer ao solo da história.

4

cho da BR-226 (RNT-226); elaboração do projeto executivo para implantação da BR104, com federalização de trechos de diversas rodovias estaduais construídas há mais de meio século; e a publicação do edital para execução das defensas da Ponte Newton Navarro (dolphins) e dragagem do Rio Potengi.

A governadora colheu a informação que o processo de federalização do trecho da RNT-226, entre Currais Novos e Florânia, está na última etapa, aguardando apenas a assinatura do Termo de Transferência de Federalização, o que deve ser feito pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, após retorno de uma missão a Portugal.

Também está em fase de lançamento o edital para contratação do projeto de implantação e adequação da BR-104 no RN. A rodovia começa em Macau/RN e termina em Maceió/AL. Interligando o interior de quatro estados do NordesteRio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas -, a 104 foi projetada para melhorar a integração dos polos econômicos que se desenvolvem ao longo do trajeto nesses estados, representando uma alternativa para o transporte de cargas e de passageiros à BR-101, que margeia o litoral potiguar.

EsTUDAnTE

A Assembleia Legislativa aprovou o projeto que institui a Semana Estadual das Casas dos Estudantes no calendário oficial do RN. A proposta, de autoria da deputada Divaneide Basílio (PT), é um suspiro aos abrigos de estudantes que vivem crise permanente, por falta de política pública que sustente o funcionamento. Essas casas recebem os estudantes mais vulneráveis.

COnFIrmADO

O ministro Silvio Costa Filho, dos Portos e Aeroportos, estará em Mossoró no dia 28 deste mês. Será recepcionado pela governadora Fátima Bezerra (PT), que estará com o governo instalado na cidade. Os dois assinarão a outorga do Aeroporto Dix-sept Rosado para a Infraero.

AbrUEm

A Apae Mossoró iniciou a venda do acesso à sua tradicional feijoada, que este ano celebrará os 50 anos da instituição. O evento está marcado para o dia 8 de outubro, na sede da entidade.

A tradicional Prova Ciclística Governador Dix-sept Rosado será realizada neste domingo, 24, ocupando o Corredor Cultural de Mossoró. em razão do evento esportivo, estará suspenso o projeto “Viva Rio Branco”. Retornará no domingo seguinte.

O Inmet avisa que 11 capitais brasileiras devem bater recorde de calor neste fim de semana. Campo Grande, Boa Vista e Goiânia já bateram o recorde nesta quinta-feira, 21. em Boa Vista, os termômetros marcaram 40,6ºC. O recorde anterior era de 40,1ºC.

O Governo do estado precisa urgentemente cuidar da RN-117, a principal rodovia estadual da região Oeste. entre as cidades de Governador Dix-sept Rosado e Caraúbas têm trechos intransitáveis. essa rodovia é de intensa movimentação diária.

Há exatos 35 anos era aprovada a Redação Final da Constituição.

Dólar sobe e bolsa fecha no vermelho após juros caírem

Odólar fechou em alta nesta quinta-feira, 21, com as primeiras reações de investidores à decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) de cortar 0,50 ponto percentual da taxa básica de juros do Brasil na noite de ontem. A Selic passou de 13,25% para 12,75% ao ano.

Ao longo do dia, analistas também avaliaram a decisão de política monetária nos

E na contramão do câmbio, o Ibovespa, principal índice de ações da bolsa de valores de São Paulo, a B3, encerrou o dia no vermelho.

DÓLAr

A moeda norte-america-

na terminou o dia em alta de 1,10%, cotada a R$ 4,9336. Na máxima do dia, o dólar chegou aos R$ 4,9361. Veja mais cotações. No dia anterior, o dólar fechou com alta de 0,35%, vendido a R$ 4,8725.

Com o resultado desta quinta, a moeda passou a acumular: Alta de 1,29% na semana; quedas de 0,33% no mês e de 6,53% no ano.

IbOVEsPA

O Ibovespa, por sua vez, despencou 2,15%, aos

116.145 pontos. O índice foi influenciado pelo tombo de diversas ações - os papéis da Magazine Luiza, do Grupo Soma e da construtora MRV chegaram a cair mais de 5% ao longo do dia.

Além dessas, os bancos viveram um dia de baixas expressivas após a decisão de política monetária do Copom.

Na véspera, o índice fechou o dia em queda de 0,37%, aos 117.846 pontos.

Com o resultado de ontem, o Ibovespa passou a acumular: queda de 2,20% na semana e altas de 0,34% no mês e de 5,84% no ano.

A Uern vai sediar a 70ª edição do Fórum de Reitores da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais. A reitora Cicília Maia será anfitriã dos colegas de todo o país entre os dias 18 e 21 de outubro. O prestígio é parte das celebrações dos 55 anos da Uern.

VIrTUAL

O TSE começa a julgar hoje, por meio virtual, o recurso contra a decisão que tornou o ex-presidente Jair Bolsonaro inelegível por oito anos. Não há esperança, entre os bolsonaristas, de reviravolta do caso.

O QUE EsTÁ mEXEnDO CO m Os m E rCADOs?

Os investidores ficaram de olho nos dados econômicos do Brasil e dos EUA divulgados na quarta-feira (20). No Brasil, o Banco Central realizou o segundo corte do ciclo de quedas da taxa básica de juros. No comunicado, o colegiado indicou que a decisão aconteceu diante do processo de desinflação, dos cenários econômicos avaliados no Brasil e no exterior e do balanço de riscos.

Segundo especialistas consultados pelo g1, a leitura foi a de que o colegiado reconheceu a me -

lhora dos indicadores de inflação e da atividade econômica brasileira, mas que ainda ponderou a necessidade de execução das metas fiscais do país.

Para as próximas reuniões, o BC informou que a decisão de cortar a taxa básica de juros em 0,50 ponto percentual (p.p.) é “compatível com a estratégia de convergência da inflação para o redor da meta no horizonte relevante” e destacou que caso o cenário esperado pelo comitê seja confirmado, a expectativa é que novas reduções da mesma magnitude aconteçam nas próximas reuniões.

opinião 5 SextA-FeIRA 22 DE sETEmbrO DE 2023
é nOTÍCIA
VETA, PrEFEITO 1 2 3 5 '' cesar@defato.com
A Constituição Cidadã, promulgada em 5 de outubro de 1988, por Ulysses Guimarães, tornou-se o principal símbolo do processo de redemocratização nacional, após 21 anos de regime militar. Por: G1
Estados Unidos. No exterior, o Fed (Banco Central dos EUA) optou por manter suas taxas de juros inalteradas entre 5,25% e 5,50% ao ano - mas indicou a possibilidade de novas altas nas próximas reuniões.

LAborAtÓrIo

UFrN amplia conexão com estações sismográficas

>> Atualmente, 32 estações permanentes enviam dados ao data center, localizado no campus em Natal

GAbrIeLLy VeNcesLAU

Agecom/UFRN

Em 2023, o Laboratório Sismológico (LabSis/UFRN), vinculado ao Departamento de Geofísica, alcançou a maior cobertura de dados sismográficos do Nordeste desde que foi criado na década de 1970. Atualmente, 32 estações permanentes enviam dados ao data center, localizado no Campus Central da Universidade.

Das 32 estações fixas, há uma no Acre, uma no Arquipélago de São Pedro e São Paulo, bem como 30 no Nordeste, distribuídas nos seguintes estados: sete no Rio Grande do Norte, oito na Bahia e seis no Ceará. Em Alagoas, na Paraíba e no Piauí, há uma em cada estado e três em Pernambuco e em Sergipe.

Além destas, existem quatro temporárias em operação no Piauí e uma na Bahia.

O coordenador do LabSis, professor Aderson Farias, comenta que este é um marco histórico, inédito.

“Hoje em dia, temos uma capacidade de monitoramento de basicamente qualquer tremor com magnitude acima de 1.5 na escala Richter. Muitas vezes, ele nem chega a ser percebido pela população, mas já é detectado por uma ou mais estações da nossa rede, devido à densificação que a gente colocou”, explica.

O LabSis é formado por professores do Departa -

prosA Verso

&

crispinianoneto@gmail.com

uma série de tremores de terra, entre os quais o de maior magnitude atingiu 5.1 graus na escala Richter.

A escala é um instrumento de medição da magnitude de um terremoto; um terremoto a partir de 3.5 já é capaz de causar danos estruturais. Na época, o acontecimento repercutiu na mídia nacional, que destacou a importância do laboratório em situações como esta. O papel do LabSis foi importante no sentido de assessorar as autoridades públicas nas tomadas de decisões.

Laboratório sismológico recebe dados de 32 estações permanentes mento de Geofísica e monitora a atividade sísmica em toda a região Nordeste do Brasil. Esse trabalho é desenvolvido por meio da instalação de estações sismográficas em áreas nas quais há atividades a serem estudadas. Também são feitas, periodicamente, visitas de campo para manutenção dos espaços e coleta de dados, que são estudados na UFRN. Para além dos muros da Universidade, é importante destacar o papel social que o LabSis vem desenvolvendo ao esclarecer as dúvidas das populações locais sobre causas, danos e consequências de um terremoto. Um exemplo em que o Laboratório contribuiu, ocorreu em 1986 no município de João Câmara (RN). A cidade foi acometida por

O Laboratório tem um portfólio diversificado de atividades, mas a principal é o monitoramento sísmico, com análises e com a produção de boletins. Algumas das pesquisas desen-

mossoró vai sediar Fórum de Qualidade de Vida no trabalho

Mossoró vai sediar 8° Fórum de Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho, programado para o dia 29 deste mês, na Faculdade de Educação Física (FAEF), campus central da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). O evento visa compartilhar e debater ações em prol da qualidade de vida e bemestar do funcionalismo público estadual.

A iniciativa é do Governo do Rio Grande do Norte, por meio do Programa Estadual de Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho (PQVST), em parceria com a Uern. As inscrições seguem abertas para partici-

pação dos servidores públicos estaduais e interessados na temática. Para participar, é necessário preencher a ficha de inscrição, disponível no site www.qualidadedevida. rn.gov.br.

A programação contará com palestra sobre “Empatia, Bem-estar e QVT” e apresentações da Rede de Gestão de Pessoas (Regesp) e do Projeto Escuta Ativa, além de discussões em torno da Política de Qualidade de Vida no Trabalho na Administração Pública Estadual, instituída pelo Decreto nº 32.623, de abril de 2023.

Para o secretário esta -

dual da Administração, Pedro Lopes, que coordena o Comitê Gestor do PQVST, o fórum é uma oportunidade para que os servidores do município e da região possam apresentar seus anseios e descobrir de perto o que vem sendo feito no tocante à QVST por parte do Executivo Estadual. “O Governo do RN tem preocupação constante com a valorização dos seus servidores e das suas servidoras. Essa é a primeira vez que o fórum será realizado fora de Natal, permitindo, assim, a participação de mais colaboradores e interessados em debater qualidade de vida no traba-

volvidas atualmente são sobre a sismicidade nas proximidades do Arquipélago São Pedro e São Paulo e estudos em cima do monitoramento de vibração causado por atividades humanas.

O professor Aderson Farias comenta que “o Laboratório Sismológico é um repositório de um tipo de informação que é utilizado por pessoas que se interessam pelo tema de sismicidade e tem interação com outros grupos na universidade, como o de Geologia Estrutural e Neotectônica”. O LabSis conta com diversos parceiros, entre eles os órgãos das Defesas Civis dos estados, nos quais fornecem links para transmissão dos dados em campo até o data center do Laboratório.

lho no âmbito das repartições públicas estaduais”, disse.

O presidente da Comissão Estadual de Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho (CEQVST), Ricardo Amaral, lembra que em 2023 foi instituída a Política de Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho no âmbito do Governo do Estado, o que beneficiou a realização das ações.

“A Política de QVT elenca uma série de diretrizes envolvendo as práticas individuais e coletivas no trabalho, gestão organizacional e promoção à saúde e segurança no trabalho, visando à satisfação, reconhecimento socioprofissional, relações interpessoais harmoniosas, ambiente laboral saudável e equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal”.

Nosso País sempre foi machista, até pela herança patriarcal vigente em todas as nossas origens culturais. Do europeu, herdamos o catolicismo medieval que Portugal nos trouxe, onde a figura da mulher era altamente invisibilizada e destituída de poderes e direitos, até no ambiente doméstico. Do índio também herdamos o total poder do macho, onde a poligamia era permitida e dava ao macho poderes absolutos sobre o harém. É muito conhecido o episódio em que as vinte e tantas esposas do Rei Janduí atacaram uma tribo vizinha, porque uma jovem filha de um tuxaua se negara a ser mais uma das muitas esposas do velho rei que já contava com mais de oitenta anos. Os africanos que aqui chegaram pela força do escravagismo mantinham sobre a mulher mais uma forma de opressão. Além de escravizada pelos senhores, a mulher era submetida à supremacia masculina quando conseguiam formar um núcleo familiar. O lugar da mulher, até pouco tempo, era “da sala do meio pra trás”. Mulheres indígenas e africanas, na tão decantada miscigenação das raças, muitas vezes pariram filhos mestiços, frutos de estupros. Os tempos passaram. Veio a independência, a abolição da escravatura, a proclamação das República e outros avanços políticos, mas nada que conseguisse dar novas luzes ao relacionamento homem/mulher. A submissão continuou e a visão do homem permaneceu como a de alguém que tem na mulher uma espécie de propriedade. Quando se sente traído ou rejeitado, o homem, com raras exceções, reage de forma extremamente autoritária e, na maioria das vezes, cruel. No século passado, a mulher conquistou o direito à educação, ao trabalho, ao voto, à escolha do namorado e do marido, ao divórcio e a opção de não casar, se não quiser. Mas o machismo continuou e, com ele, a discriminação, o estupro e o feminicídio. Em São Paulo, o estado mais rico do Brasil, no ambiente interno de uma faculdade, assistimos pelo menos duas dezenas de jovens acadêmicos de Medicina se masturbando em campo aberto, ao assistirem um jogo das colegas universitárias. Seis foram expulsos da faculdade. Uma pena muito reduzida para a amplitude da prática. Além dos seis deveriam ser expulsos os outros doze a quinze que participaram do deprimente espetáculo. Estão vazando depoimentos assustadores de cenas de machismo explícito de dentro das faculdades de Medicina. Diante das revelações, podemos entender melhor a mentalidade destes médicos que receitam cloroquina para COVID-19 e estupram pacientes anestesiadas. Neste ano de 2023, o Distrito Federal, sede do poder federal já registrou nada menos que 25 feminicídios. Sendo Brasília cidade cosmopolita e, sem dúvida nenhuma, desenvolvida. Rara é a semana em que não se tem o assassinato de uma mulher para ser chorado na Capital Federal. Em oito meses, Brasília viu mais mulheres assassinadas que em todo o ano de 2022. No Amazonas, um promotor de Justiça foi afastado porque chamou uma advogada de “cadela” em pleno tribunal, por ocasião de uma plenária. O Tribunal de Justiça não se pronunciou diante da barbaridade. O cretino acrescentou que dizer aquilo era uma agressão à cadela e não à mulher. De acordo com a pesquisa, 17 milhões, 1 em cada 4 mulheres, acima de 16 anos, disseram ter sofrido algum tipo de violência nos últimos 12 meses, principalmente na pandemia. A cada quatro minutos, uma mulher é vítima de algum tipo de agressão. E é porque a subnotificação é muito grande. Muitas mulheres sentem vergonha de ver o nome na rua como aquela que apanha do marido ou do amante ou é abusada pelo assédio dos chefes e, em muitíssimos casos, existe o medo da reação do agressor. E não se pode deixar de reconhecer que existe uma forte razão para isto, porque são muitos os casos em que a mulher acaba assassinada por ter denunciado o bandido que agride.

dIsUrso rUIm...” QUAc!

Moro disse que Lula fez um discurso ruim na ONU. Lula defendeu igualdade social, combate à fome, justiça social, meio ambiente e paz. Moro aplaudiu o inelegível defendendo cloroquina e disseminando fake na ONU. Os iguais se aplaudem. o jIrAU de GIrão

Que coisa mais ridícula, essa queixa prestada pelo deputado general Girão contra o ministro Flávio Dino. Do nada, Flávio Dino se aproxima dele, o ameaça e bate duas vezes no seu peito. E sai chamando-o de moleque. Arre égua, deputado. Depois de tudo isso, o senhor tem a cara de pau de dizer: “Foi assim, mas não tem imagem para provar”. Fala sério, Girão vossa excelência acredita que alguém vai acreditar nisso? Só faltou dizer que as testemunhas são o Saci Pererê, a Mula-semcabeça e a Comadre Fulozinha...

GUerrA e pAz

Quem for falar em guerra e paz no planeta terra, precisa atentar para estes números: Estados Unidos 750 bases militares espalhadas em todos os quadrantes do mundo, Rússia, 20 bases militares, a China, 1 base. Perguntinha besta: Quem quer a guerra?

ImAGem qUE mARcA

transcrevemos mensagem do poeta e jornalista Nazareno silva sobre o salão j ovem: A confiança que a cidade de mossoró tem nos profissionais do “salão jovem”, comprova o trabalho que realizam com o objetivo precípuo de fazerem renascer a autoestima de seus clientes, sendo uma espécie de paradigma para os profissionais que têm a magia de deixarem a beleza aflorar na fisionomia daqueles que procuram o templo da beleza nesta cidade. ser cabeleireiro/barbeiro, exige tato, sensibilidade, bom gosto, intuição e criatividade. s er cabeleireiro, me permitam dizer, é uma profissão de tirar o chapéu, literalmente, para davi paiva e sua equipe, ao lado do mentor Francisco paiva que é conhecido nos principais segmentos da beleza masculina, pelo epíteto de “Francisco do salão jovem”, com o inestimável apoio de sua esposa, a rainha da beleza, magnéria paiva. parabéns, enfim, a Francisco do salão jovem, davi paiva e sua equipe de trabalho, e a magnéria paiva que são os idealizadores do suntuoso templo da beleza de mossoró.

SEXTA-FEIRA, 22 de setembro de 2023 6 OPINIÃO/GERAIS
o brasil é terrivelmente machista
cícero Oliveira/UFRN

CNI aprova redução de 0,50 ponto percentual da taxa selic

>> e xpectativa é de que sejam realizados

AConfederação Nacional da Indústria (CNI) considera acertada a decisão do Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, de reduzir a taxa básica de juros (Selic) em 0,50 ponto percentual. A expectativa é de que sejam realizados novos cortes nas próximas reuniões, à medida que o cenário de controle da inflação continue.

Na avaliação do presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, a decisão do Banco Central evita prejuízos adicionais para o mercado de crédito e para a atividade econômica. “É preciso reverter o quadro negativo de concessão de crédito às empresas. Nos primeiros sete meses do ano, o crédito recuou 5%, na comparação com o mesmo

outras palavras

José nicodemos

aristida603@hotmail.com

em bus C a dos valores perd I dos

Um fenômeno psicológico toma conta da humanidade, hoje. É a ansiedade. Numa definição simples, a carência profunda de alguma coisa, insubstituível. Até mesmo nas classes superiores, digo materialmente bem aquinhoadas, ela existe. E de forma inusitada. Não sei se já se fez um estudo mais profundo desse fenômeno universal. Não sou um estudioso do assunto.

A bem dizer, não tenho grande interesse nisso. Quer dizer: coisa é que não me preocupa tanto. Outras preocupações, de ordem social, é que me ocupam o espírito. Nesse sentido, por exemplo, e estado de pobreza em que vivem dois terços da humanidade. A grande maioria sem o direito biológico ao prato de comida diário. Ou se alimentando muito mal.

Aí, a suprema degradação da condição humana. Ou melhor: da humanidade. Mas o assunto é a ansiedade, epidêmica, que toma conta do mundo, ricos e pobres. Onde a mais convincente explicação para este fenômeno da sociedade moderna? Bom, tenho que ela está na obra do médico e cientista social, Nobel de medicina, Alexis Carrel – O homem perante a vida.

Sim, estou que, nela, tudo está cientificamente esclarecido, sem contestações prováveis. A razão desse desequilíbrio, mental e psicológico, estará, portanto, em que o homem, destruindo os valores milenares norteadores da vida, como que destruiuse a si mesmo como ser humano. E o que é pior – não conseguiu ainda substituí-los por outros que valham a pena.

Daí que, observa o doutor Alexis Carrel, o fenômeno psicológico da ansiedade que, aos poucos e muitos, vai tomando conta da humanidade, em toda parte do mundo, tornou-se inevitavelmente epidêmico. No fundo, a busca de valores que capazes de substituir, positivamente, os valores perdidos. Aqueles valores que se podem dizer intrínsecos à natureza humana.

Não é por outro motivo, ainda o doutor Carrel, que se procura, notadamente entre os mais jovens, suprir semelhante vazio de valores, humanos e morais, pela loucura sonora que em que se tornou a música. Uma anarquia dos ritmos. Com prejuízo dos sentimentos mais belos do espírito humano. Em vez do sentimento estético, a sofreguidão dos tímpanos.

E segue-se, nessa alienação desumanizante, semelhante desequilíbrio mental e psicológico no mundo moderno. Isto porque, segundo faz ver o doutor Alexis Carrel, definitivamente descartados os valores naturais à condição humana, o homem como que se degradou, num terrível caminho de volta, à brutalidade da barbárie. À solidão mental das cavernas.

Na verdade, é isso mesmo. Se for analisar direito, ou seja, do ponto de vista científico, a crise de ansiedade que, de muito, vai-se agravando a cada dia, no mundo inteiro, só se pode explicar esse fenômeno da sociedade moderna como a busca dos valores perdidos. É que, sem estes, o homem ficou desnorteado perante a vida, roda cujo eixo se desprendeu dos raios.

AO LEITOR MUITO OBRIGADO MÉRITO

Domingo, 24, volto a escrever o conto na revista encartada neste jornal, aos domingos, e que tem este nome. São breves aspectos do cotidiano banal, sem outra intenção que não seja a divertir o leitor, se é que divertem. Nada de pretensão literária.

linguagem

Questão de saúde, mais, e outras tantas, obriguei-me a interromper esse meu trabalho neste jornal, por longo tempo, apesar da cobrança de leitores que – muito obrigado – também me apreciam na prática desse gênero literário.

Como se trata de um conto semanal, e de estilo curto, não me custará tanto assim. Dá pra levar. Como disse, são historinhas colhidas do cotidiano, e que, se não educam, pelo menos terão o mérito de divertir. Literatura também é isso.

Camões escreveu: ... Se lá no assento etéreo onde subiste... Quer dizer: os clássicos não faziam a distinção entre “onde” e “aonde”, norma gramatical, hoje. O advérbio onde, no português moderno, emprega-se com verbos estáticos, isto é, que não indicam movimento de um lugar para outro. Assim: Ninguém sabe onde (lugar onde) ele mora. Já aonde, que contém a preposição a, emprega-se com verbos de movimento (indicação de um lugar para outro. Exemplo: Aonde vais? Equivale a – Para onde vais? A que lugar vais? Trata-se de uma distinção de ordem lógica, nada a ver com a tradição clássica da língua, conforme se verifica em Camões (exemplo acima). Todavia o uso antigo pode-se dizer que continua vivo na moderna linguagem da fala, o que se observa mesmo entre intelectuais. Não será para imitar este uso contrário à moderna convenção gramatical, estabelecida pelos especialistas da linguagem. É dever do cidadão bem educado obedecer às convenções linguísticas estabelecidas.

período do ano passado”, explica Andrade.

Além disso, os dados do Produto Interno Bruto (PIB) nos dois primeiros trimestres de 2023 indicam desaceleração da economia, com crescimentos de 0,9% no primeiro trimestre e de 0,6% no segundo. A produção industrial de bens de capital caiu 16,9% em julho de 2023 na comparação com julho de 2022 e, na mesma base de comparação, a produção de bens de consumo caiu 0,7%, o que coloca em dúvida a manutenção do ritmo de crescimento da atividade econômica nos próximos meses.

“A redução da Selic é necessária, não compromete o processo de combate à inflação e evita mais restrições à atividade industrial”, afirma o presidente da CNI

Desde fevereiro de 2022, a política monetária encontra-se em nível suficiente para desaquecer a atividade econômica e, assim, controlar a inflação. No início do ano, o IPCA estava 5,77%, no acumulado em 12 meses, e desacelerou para 4,16%, em agosto, também no acumulado de 12 meses.

Os preços de Alimentos, que pressionaram bastante a inflação em 2021 e 2022, estão com variação negativa de 0,62%, no acumulado em 12 meses até agosto. Outro aspecto favorável na dinâmica atual da inflação são os preços de Serviços, que começaram a desacelerar. A alta dos preços, que estava em 7,58% no acumulado em 12 meses até janeiro, passou para 5,43% no acumulado em 12 meses até agosto.

As expectativas de inflação também apontam para um cenário mais favorável, sobretudo para 2024 e 2025, conforme indica o Relatório Focus, do Banco Central. Para 2024, a inflação esperada está em 3,86%, enquanto para 2025 está em 3,50%.

Mesmo com a redução na Selic realizada em agosto, a taxa de juros real – que desconsidera os efeitos da inflação – está em 8,8% ao ano. São 4,3 pontos percentuais acima da taxa de juros neutra – aquela que não estimula nem desestimula a atividade econômica. Isso deixa claro que a Selic ainda estava em patamar excessivo para o cenário de inflação corrente, assim como para a perspectiva de inflação futura.

Preços de a limentos estão com variação negativa de 0,62%

SEXTA-FEIRA, 22 de setembro de 2023 economia 7
Ia
novos cortes nas próximas reuniões do Copom do Banco Central
INdústr
Agência Brasil Marcelo Camargo - Agência Brasil Presidente da cni , Robson Braga de a ndrade, elogia decisão do Banco central
Entenda por que a redução dos juros é uma decisão acertada

AGÊNCIA BRASIL

OMinistério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) lançou, nesta quarta-feira, 20, em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o Guia Inclua Pop Rua – Avaliação de Riscos de Desatenção, Exclusão ou Tratamento Inadequado da População em Situação de Rua.

A publicação tem o objetivo de orientar o atendimento à população em situação de rua no Brasil. Segundo o MDHC, o guia também poderá contribuir para capacitação e educação continuada de agentes públicos.

No Guia Inclua, com 68 páginas, estão reunidas informações de apoio aos agentes públicos e profissionais para facilitar a condução de trabalhos, o tratamento humanizado e entregas adequadas à população em situação de rua. São orientações técnicas e de boas práticas. O documento se baseia em uma ferramenta virtual do Ipea, chamada Inclua, que é a Plataforma de Recursos PróEquidade em Políticas Públicas.

O objetivo da plataforma Inclua é ajudar na formação, mobilização e reflexão de profissionais que desenham políticas públicas ou atendem diretamente à população, para que esta tenha acesso aos benefícios e serviços públicos a ela destinados.

O instrumento virtual entrega diagnósticos e subsí-

DIREITOS HUMANOS

Guia traz orientações para atendimento à população em situação de rua

Publicação reúne sugestões de boas práticas e tratamento humanizado

indivíduo e diz que devem ser consideradas várias dimensões para essa definição, para que fique restrita apenas à questão de “ausência de moradia regular”. Desta forma, são considerados relevantes aspectos como renda e vínculos familiares e a inserção em serviços de acolhimento institucional.

Além disso, as políticas específicas para esse segmento precisam considerar características sociais e econômicas desse grupo de pessoas, que pode ter mais dificuldades do que o restante da população no caso da apresentação de documentos como comprovantes de renda, escolaridade ou residência.

Os leitores do guia são alertados sobre possíveis riscos de falta de atenção às particularidades e necessidades específicas das pessoas em situação de rua, obstáculos ao acesso a políticas públicas, tratamento inadequado e até a exclusão desse grupo. Segundo o guia, o desconhecimento desses riscos pode também provocar danos e prejuízos graves às pessoas que precisam dos bens e serviços oferecidos pelo Estado.

Publicação chama a atenção para a violência institucional, também conhecida como vitimização secundária

dios para auxiliar agentes públicos na execução de políticas públicas no Brasil.

O Guia Inclua – Pop Rua atende à decisão liminar do Supremo Tribunal Federal (STF), por meio da Arguição de Descumprimento de Pre-

ceito Fundamental (ADPF) 976/2023, que determina aos governos federal, estaduais, distrital e municipais a adoção de ações para preservar a saúde, vida e inclusão das populações em situação de rua.

Pandemia contribuiu para o aumento

No Brasil, os censos populacionais realizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) têm o domicílio como referência para coleta de dados, o que inviabiliza metodologicamente o recenseamento da população em situação de rua. Em 2022, as pessoas em situação de rua ainda não tinham sido incluídas nas estatísticas.

Porém, uma estimativa feita pelo Ipea indica que, no ano passado, 281.472 pessoas viviam em situação de rua no país, com crescimento de 38%, entre 2019 e 2022. O instituto de pesquisa aponta a pandemia de covid-19 como um dos fatores responsáveis por esse aumento.

No dia 14, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania divulgou o relatório População em situação de rua: diagnóstico com base nos dados e informações disponíveis em registro administrativo e sistemas do governo federal, que traz informações sobre a população em situ-

ação de rua, com base nos dados disponíveis nos cadastros e sistemas nacionais. Em 2022, o Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) registrou 236.400 pessoas (1 em cada mil) vivendo em situação de rua, abrangendo essa população em 64% dos municípios brasileiros. Esse grupo é majoritariamente composto por homens (87%), adultos (55%) e negros (68%).

O levantamento incluiu o uso problemático de drogas, como problema de saúde pública; e a necessidade de fortalecimento de acesso a emprego e renda; e igualmente, a implementação de política habitacional.

AÇÕES PARA DIAGNÓSTICO

Segundo o MDHC, desde o início do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, trabalha pela realização de um novo censo nacional da população em situação de rua no país, por meio de acordos de cooperação técnica

com o IBGE e o IPEA, além de articulações institucionais com a Casa Civil da Presidência da República e o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome e de diálogos com organizações da sociedade civil.

De acordo com especialistas, a realização de um censo especializado permitirá que se obtenham dados mais qualificados sobre a população em situação de rua, para dar subsídio à formulação e aprimoramento das políticas públicas.

Na semana passada, o MDHC e o Ipea formalizaram um acordo de cooperação técnica que prevê a construção de indicadores e execução de pesquisas sobre as políticas de direitos humanos e de cidadania no país.

A iniciativa faz parte da construção do Observatório Nacional de Direitos Humanos (ObservaDH). A portaria foi publicada na edição de segunda-feira (18) do Diário Oficial da União.

Cada agente público incumbido de prover serviços nas áreas de segurança, saúde, assistência, educação, além de várias outras, tem o dever de romper ciclos de violências, atuar com ética e respeito pela

promoção dos direitos humanos e da cidadania”, diz o texto de apresentação.

CONTEÚDO

O Guia Inclua – Pop Rua indica como fazer o diagnóstico da situação desse

A publicação chama a atenção para a violência institucional, também conhecida como vitimização secundária, que ocorre quando um órgão público ou agente do Estado submete uma pessoa a procedimentos desnecessários, repetitivos ou invasivos que possam levá-la a reviver, sem necessidade, situações de violência ou geradoras de sofrimento ou estigmatização.

Brasil prepara inclusão de vacinas de covid-19 no calendário de rotina

Após mais de 540 milhões de doses aplicadas em quase três anos, o Brasil vive em 2023 um período de transição na vacinação contra a covid-19, das campanhas emergenciais para a imunização de rotina. A avaliação foi feita na quarta-feira (20) pelo diretor do Programa Nacional de Imunizações (PNI), Eder Gatti, na Jornada Nacional de Imunizações, realizada pela Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), em Florianópolis. O diretor disse que os municípios trabalham há praticamente três anos em uma campanha de vacinação contra a covid, mas a mudança no cenário epidemiológico da doença requer a incorporação dessa vacina no calendário do programa.

Em 2023, o Ministério da Saúde estendeu a vacinação com doses de reforço bivalentes para toda a população acima de 12 anos de idade. A adesão,

porém, foi baixa até mesmo para os grupos prioritários, considerados de maior risco de agravamento da doença. Enquanto 516 milhões de doses de vacinas monovalentes foram aplicadas no país, somente 28 milhões de bivalentes foram administradas, sendo apenas 217 mil em adolescentes.

Para 2024, a proposta ainda em elaboração é a adoção de um calendário de vacinação contra a covid-19 na rotina de crianças menores de 5 anos, e doses de reforço periódicas ao menos uma vez por ano para grupos de risco, como idosos, imunocomprometidos (pacientes com sistema imunológico debilitado) e gestantes, seguindo orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS). Há ainda a possibilidade de inclusão de outros grupos como profissionais de saúde e comunidades tradicionais.

“Vacinar toda a população, como a gente vem fazendo, precisa ser revisado nesse momento de transição em que nos encontramos. Fizemos reuniões técnicas e tiramos diretrizes básicas que o Ministério da Saúde vai seguir em discussões internas. Agora, o anúncio disso ainda depende de uma discussão com a gestão tripartite [governo federal, estados e municípios]”, conta Gatti. “Hoje, avançamos tanto na avaliação da recomendação internacional, da OMS, quanto na discussão com os especialistas, mas precisamos avançar nessa pactuação”, complementa.

O diretor do PNI pretende iniciar uma estratégia de vacinação de rotina contra a covid-19 no início de 2024, para substituir o “caráter de excepcionalidade”, com constantes alterações, que ainda dita o ritmo da imunização contra a doença.

CIANO MAGNTA AMARELO PRETO SEXTA-FEIRA, 22 DE SETEMBRO DE 2023 8 GERAIS
ABr

mossoró

HomEnagEm

Uern é homenageada pela Câmara municipal pelos 55 anos de existência

>> Em sessão solene ocorrida nesta quinta-feira, 21, representantes da comunidade acadêmica receberam várias homenagens

Faltando poucos dias para o aniversário de 55 anos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), a Câmara Municipal de Mossoró (CMM) realizou, nesta quinta-feira, 21, uma sessão solene em homenagem à instituição e aos representantes da comunidade acadêmica, com a entrega de honrarias.

A homenagem foi proposta pelo vereador Francisco Carlos e, durante a sessão solene, foram entregues honrarias a personalidades que contribuíram e ainda contribuem com a história da Universidade. A reitora Cicília Maia agradeceu à Câmara Municipal de Mossoró pelas homenagens e pela parceria e valorização do trabalho da Uern, que há mais de 50 anos vem contribuindo com o desenvolvimento de Mossoró e do Estado.

regiões do Estado”, relembrou a reitora durante a sessão solene.

A Uern, que é referência no ensino superior do país, está presente em seis municípios do RN (Mossoró, Assú, Pau dos Ferros, Patu, Natal e Caicó), ofertando 65 cursos de graduação, 22 cursos de mestrado e quatro cursos de doutorado. Além disso, a instituição dispõe de 15 polos de Educação a Distância (EAD) e mais de 200 projetos de extensão, que possibilitam a ligação da universidade com a sociedade. A reitora Cicília Maia informou que, em toda a sua história, a Uern formou mais de 56 mil pessoas.

a sessão solene ocorrida na Câmara municipal de mossoró marcou o início das comemorações dos 55 anos da Universidade

Vereador propositor destaca importância da Uern para o RN

O vereador Francisco Carlos, propositor da Sessão Solene, parabenizou a Uern, na qual ele também é professor, por seus 55 anos e ressaltou a importância da Instituição para o desenvolvimento social e econômico do Estado. Ele informou que o Legislativo sempre reconhecerá o papel das pessoas que contribuem com a Universidade.

“A Câmara saúda a todas as pessoas que, por diferentes motivos, estão sendo homenageadas nesta manhã. Em 11 anos que estou presente na Câmara, todos os anos a Casa sempre reconhece a

história da Uern, marcando presença desde o nascedouro dessa instituição”, destacou Francisco Carlos.

Com caráter multicampi, a Universidade nasceu no interior do Rio Grande do Norte e já formou mais de 56 mil profissionais ao longo de sua jornada. Em sua história de 55 anos, a Uern se destaca com atividades nas áreas de ensino, pesquisa, extensão, acolhimento, diversidade e inclusão.

Tais iniciativas reforçam o papel da instituição como agente que transforma e é transformada por todas as vidas que por ela

são tocadas. Hoje, a Uern acolhe mais de 15 mil estudantes, dos quais mais de 80% são pessoas egressas de escolas públicas.

De acordo com o vicereitor Chico Dantas, agraciado com o Título de Cidadão Mossoroense, a Uern é um dos principais ativos do RN, destacando-se por levar educação superior aos 167 municípios potiguares. Chico Dantas, que é natural de Serra Negra do Norte/ RN, pontuou que a Uern, assim como a cidade de Mossoró, sempre lhe acolheu valorosamente, sendo isso um fator essencial no trabalho que ele vem

desempenhando na instituição.

“Essa Universidade vem transformando a realidade de Mossoró, do RN, do Nordeste e do país, e continuará dando total empenho em prol do desenvolvimento da região, empoderando a juventude potiguar, contribuindo para o progresso, e cultivando amor pelo conhecimento, educação e ética”, disse.

A sessão solene ocorrida nesta quinta-feira, na Câmara de Mossoró, marcou o início da programação que está prevista para ocorrer em homenagem aos 55 anos da Uern. Conforme o cronograma, a programação se encerra no dia 28 de setembro com a realização da Assembleia Universitária.

“Essa sessão solene representa uma homenagem a todos que contribuíram com essa Universidade com dedicação e amor. Há mais de meio século, um grupo de pessoas tinha o sonho de uma Instituição de Ensino Superior no interior do Estado, que formasse os filhos da classe trabalhadora. E assim nasceu a Uern. Depois, as pessoas que estavam na Universidade viram que era preciso ofertar essas oportunidades em cidades menores, e foi assim que a Uern começou o seu processo de expansão, levando oportunidades para todas as

O vice-reitor da Uern, Chico Dantas, recebeu o título de Cidadão Mossoroense e relembrou sua história com Mossoró. “Vim para Mossoró para prestar o concurso para a Uern. E desde então, minha história está diretamente ligada à Instituição”, diz. E complementa: “Recebo esse título de cidadão com muita humildade, é um reconhecimento ao meu trabalho como educador e de todos aqueles que trabalham comigo em prol da educação”, declarou.

Compuseram o dispositivo de honra, além do propositor (Francisco Carlos), o vereador Lawrence Amorim (Solidariedade) e a vereadora Marleide Cunha (PT); a reitora da Uern, professora Cicília Raquel; o vice-reitor, professor Chico Dantas (representando homenageados); o vice-reitor da Ufersa, professor Roberto Pordeus, e a professora Ana Lúcia Aguiar, diretora de Políticas Inclusivas da Uern.

Confira a programação

dos próximos eventos em comemoração aos 55 anos da Uern

Missa em Ação de Graça

Data: 24 de setembro de 2023

Horário: 11h

Local: Catedral de Santa Luzia de Mossoró

Culto aos Orixás – Chuva de Bênçãos

Data: 25 de setembro de 2023

Horário: 17h

Local: Campus Mossoró – Pátio da Faculdade de Educação

Assembleia Universitária

Data: 28 de setembro de 2023

Horário: 15h

Local: Teatro Municipal Dix-huit Rosado

Av. Rio Branco, s/n – Centro, Mossoró – RN

@defato_rn /jornaldefatorn /photos/jornaldefatorn
a
mina Costa Da redação
CMM

GEntE DE fato

marilene.paiva@gmail.com

CHaMPaNHE NO GELO

Celebram idade nova hoje: Francisco Cure de Medeiros, Neide Pereira, Willian Batista da Mota Filho Vanessa Silva, Izaura Helena, Raiany Menezes, Joaquim a lves Neto, Isabel Maria, Sandra Lima, a lyne Fernandes Vieira, Ruzilene Fernandes, Neide Silva e a ntonio Jaimar Gomes. Felicidades!

o caraubense Marciel antônio de sales é múltiplo em si mesmo. contador e advogado. Professor universitário. Ex-servidor do iNss

Mestrando em Direito pela Universidade Federal Rural do semi-Árido (UFERsa) e Especialista em Direito Previdenciário. atua com excelência no alto oeste Potiguar. salve!

Grata

Meu irmão Mário Júnior me deu um bom-dia especial com essa mensagem: Não precisamos de muito para afinar nossas vidas com a melodia do céu: Alegria, Gratidão, Doação, Esperança e Fé. Obrigada, mano amado.

Elo G iar é pr Eciso

Falando em atendimentos e atendimentos, muito bom, excelente o atendimento da equipe Multicine, no Shopping de Mossoró. Superindico o filme After depois de tudo, com o desfecho da história de amor de Tessa e Hardin Tá valendo a sessão pipoca com guaraná. Silvio é dez!!

oRPHEU

Uma após uma as ondas apressadas

Enrolam o seu verde movimento

E chiam a alva 'spuma

No moreno das praias.

Uma após uma as nuvens vagarosas

Rasgam o seu redondo movimento

E o sol aquece o 'spaço

Do ar entre as nuvens 'scassas. Indiferente a mim e eu a ela, a natureza deste dia calmo

Furta pouco ao meu senso

De se esvair o tempo.

Só uma vaga pena inconsequente

Para um momento à porta da minha alma

E após fitar-me um pouco

Passa, a sorrir de nada.

casal do meu benquerer, jovens empreendedores Karla lucimara e Edson Barreto na reinauguração da livraria Rainha da Paz. Deus os abençoe!

Todos os vivas ao amado, idolatrado, salve, salve, Dr cure de Medeiros, médico oncologista, aniversariante muito querido de hoje. saúde, paz e felicidades.

o Professor chico Dantas, ViceReitor da Uern, recebeu o título de cidadão natalense. No clique, com o jornalista Will Vicente, da comunicação UERN. Parabéns!

a Jornalista e Biógrafa lúcia Rocha recebe o abraço do amigo ilustre Jornalista osair Vasconcelos que ganha espaço no livro autoral de lúcia, a Menina que Queria ir À Guerra, com lançamento dia 12 de outubro. salve!

os irmãos Gilka e Marcos leonardo abraçando o casal Jornalista Monalisa cardoso e Emanuel castro que oficializou sua união matrimonial. Vivas ao amor!

SEXTa-FEIRa 22 DE sEtEmbro DE 2023 2 social

mossoró é um dos municípios líderes em áreas plantadas e colhidas das lavouras potiguares

>> Em 2022, a Capital do Oeste foi o terceiro que mais plantou e líder no valor de produção do total produzido no e stado

Dados da Pesquisa da Produção Agrícola Municipal (PAM), divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que Mossoró foi um dos municípios líderes em áreas plantadas e colhidas das lavouras do Rio Grande do Norte em 2022. Doze municípios potiguares juntos somam 50% de toda área plantada e colhida no RN (159 mil hectares) e seis respondem a 44% do valor de produção (R$ 1,26 bilhão).

Pela ordem, Serra do Mel (9,9%), Baía Formosa (6,4%), Mossoró (6%) e Canguaretama (5,2%) são os que mais plantaram, seguidos de Touros (4,1%), Baraúna (3,3%), Cerro-Corá (2,8%) e CearáMirim (2,6%). Quando o valor de produção é a variável considerada, o ranking inclui alguns municípios que figuram nas maiores áreas plantadas, mas não exclusivamente.

Mossoró, Canguaretama, Alto do Rodrigues, Baraúna, Touros e Baía Formosa lideraram o ranking de valor de produção com 10,9%, 7,2%, 6,8%, 6,6%, 6,5% e 6% do valor total produzido no estado, respectivamente.

Os municípios de Canguaretama (98,6%), Baía Formosa (98,2%), Goianinha (97,1%), Tibau do Sul (96,6%), Arês (96,4%) e Taipu (90,9%) destinaram a maior parte de sua área cultivável à cana-de-açúcar. Tibau, Macau e Jandaíra, municípios que se destacaram no valor de produção do melão, destinaram, respectivamente, 99,2%, 85% e 77,2% de sua área plantada para o cultivo da fruta. Mossoró (68,4%) e Baraúna (69,3%), embora destinando menos área, foram os municípios com o maior valor de produção para o melão.

Já Alto do Rodrigues (88,9%), Rio do Fogo (83,53%) e Ipanguaçu (72,84%) dedicaram a maior parte de sua área plantada para o cultivo de banana, terceiro produto agrícola com o

Doze municípios juntos somam 50% de toda área plantada e colhida no RN e seis respondem por 44% do valor de produção (R$ 1,26 bilhão).

Cana de açúcar, melão e banana respondem por mais de R$ 60% do valor da produção agrícola no RN

Mossoró e Baraúna foram os municípios com o maior valor de produção para o melão

maior valor na produção total do estado.

O município de Serra do Mel aparece com 72% de áreas plantadas destinadas ao cultivo de melancia, ainda que produza cerca de R$ 26 milhões a menos que Mossoró, líder em valor de produção. Embora dedique apenas 26,8% de sua área para o plantio da fruta, o município de Mossoró consegue um alto rendimento (quilograma/hectare) do produto, assim como Baraúna.

Touros, que é o quinto município com o maior valor de produção do estado, é o responsável pelo cultivo de 6.000 hectares de coco-dabaía, o que representa 45,8 % de sua área plantada. Entre os produtos com maior valor de produção do estado, Touros produz também mandioca, batata doce e banana, sendo a banana o maior valor de produção do município entre os principais produtos (21,7%). Touros figura também como o maior produtor de batata doce do estado.

Além do crescimento no valor de produção da banana e do melão já mencionados, em 2022, milho, feijão e maracujá também tiveram altas acima dos 90%, sendo 119,9%, 102,6% e 90,1%, respectivamente. Entre os

CONCESSÃO DE LICENÇA SIMPLIFICADA

ASSÚ SOL SOLAR PARTICIPAÇÕES E GERAÇÃO DE ENERGIA S.A., CNPJ 35.591.186/0001-85, torna público que recebeu do Instituto de Desenvolvimento

Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte - IDEMA a Licença Simplificada - LS n 2022-181717/TEC/LS-0267, com prazo de validade até 20/09/2029, para a implantação da Linha de Transmissão 500kV SE Coletora Assú - SE Açu III, localizada no km 99 da BR-304, Zona Rural do município de Assú/RN.

Fernando Aires de Alencar - Diretor Técnico Operacional

municípios que figuram nos rankings de maiores produtores dos principais cultivos do RN, Serra do Mel aparece como o maior produtor de feijão, com 20% de sua área plantada destinada ao produto; Cerro Corá como o que mais produz maracujá, sendo a fruta responsável por cerca de 79% de todo valor de produção do município; e Baraúna como o maior produtor de milho, com 47,6% de sua área plantada destinada ao cultivo. A castanha de caju, que cresceu 10,4% ante 2021, tem Serra do Mel, Cerro Corá e Lagoa Nova como os principais municípios produtores em razão de seus maiores valores de produção do cultivo.

A Produção Municipal Agrícola tem como objetivo

fornecer informações estatísticas sobre quantidade produzida, área plantada e colhida, rendimento médio e valor da produção agrícola. O inquérito é anual e atinge todo o território nacional, com informações para o Brasil, Regiões Geográficas, Unidades da Federação, Mesorregiões Geográficas, Microrregiões Geográficas e Municípios.

Culturas permanentes são aquelas que possuem um longo ciclo vegetativo, que permitem colheitas sucessivas, sem necessidade de novo plantio e as culturas temporárias são aquelas de curta ou média duração - geralmente inferior a um ano -, em que após a colheita faz-se necessário iniciar um novo plantio.

SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DA CONSTRUÇÃO CIVIL DE MOSSORÓ/RN SINDUSCON/Mossoró

EDITAL PARA ELEIÇÃO ESPECIAL DO VICE-PRESIDENTE, 1° DIRETOR DE MERCADO IMOBILIÁRIO e 2ª DIRETORIA DE MERCADO IMOBILIÁRIO

O Presidente do SINDUSCON/Mossoró, no uso de suas atribuições Estatutárias convoca todos os Associados aptos para votar na Assembleia Geral Extraordinária de Eleição Especial para o Cargo de Vice-Presidente, 1° Diretor de Mercado Imobiliário e 2º Diretoria de Mercado Imobiliário, em razão da vacância dos referidos cargos. O pleito será realizado no dia 26 de Setembro de 2023, em primeira convocação às 09:30h, com a presença da maioria absoluta dos Associados, e em segunda convocação às 10h00, com qualquer número de Associado presente, na sua sede provisória, localizada na Rua Jeremias Rocha, 100, Bairro Santo Antônio, Mossoró/RN.

Mossoró, 21 de setembro de 2023.

PEDRO AUgUSTO DA ESCÓSSIA ChAVES Presidente

No ranking de valor de produção, cana-de–açúcar, melão e banana (cacho) são responsáveis por 25,9%, 18,7% e 16,6% do valor total de produção do estado, respectivamente. Os dados são da Pesquisa da Produção Agrícola Municipal (PAM), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Destaque para o aumento no valor de produção da banana e do melão que cresceram 135,4% e 65,3% ante o valor produzido em 2021.

O bom desempenho da produção de melão, segundo o órgão, mantém o Rio Grande do Norte na liderança nacional com o maior valor de produção da cultura, posição que ocupa há 14 anos consecutivos. Além do melão, em 2022, o Rio Grande do Norte também se destacou nacionalmente nas produções de melancia e batata-doce, ficando na 3ª e 7ª posição entre os outros estados com maior valor de prod ução das respectivas culturas.

Já o milho, apesar de ser a segunda cultura que mais utiliza área no estado (60,3 mil hectares), ou seja, quase 20% de toda área plantada do RN, ocupa a última posição em valor de produção

local, representando apenas 1,36% do total de valor produzido no estado (38,8 milhões). O mesmo acontece com a produção de castanhade-caju e feijão, terceira e quarta posição entre as que mais utilizam área para plantio, com 48,4 mil e 46,5 mil hectares gerando 2,39% e 2,77% do valor de produção do estado, respectivamente.

A Pesquisa da Produção Agrícola Municipal (PAM) destaca que, em 2022, o valor da produção agrícola no Rio Grande do Norte chegou a R$ 2,8 bilhões, uma alta de 33,2% ante 2021. Esse resultado foi puxado principalmente por produções em lavouras temporárias (R$ 1,9 bilhão) e o restante por lavouras permanentes (R$ 889,2 milhões).

A área plantada do estado foi de 318 mil hectares, com alta de 7,3%, ou 21,6 mil hectares a mais do que em 2021. Destes, 303.246 hectares foram efetivamente colhidos, o que representa uma perda de apenas 4,6% na produção. Em 2021, a queda da área colhida tinha sido de 15,7%. Nacionalmente, o Rio Grande do Norte ocupa a 20ª posição em quantidade de área plantada e a 19ª em maior valor de produção.

SINDICATO DAS INDÚSTRIAS DA CONSTRUÇÃO CIVIL DE MOSSORÓ/RN

SINDUSCON/Mossoró

EDITAL PARA ALTERAÇÃO DO ESTATUTO E ELEIÇÃO ESPECIAL

O Presidente do SINDUSCON/Mossoró, no uso de suas atribuições Estatutárias convoca todos os Associados aptos para votar na Assembleia Geral Extraordinária para Alteração do Estatuto, para fins de criação dos cargos de 1º Diretor de Habitação de Interesse Social e 2º Diretor de Habitação de Interesse Social, reformando o art. 28 do Estatuto Social, que passará a dispor da seguinte redação: “Art. 28. Composição da Diretoria Técnica: I – 1º

Diretor de Obras Públicas; II – 2º Diretor de Obras Públicas; III – 1º

Diretor de Mercado Imobiliário; IV - 2º Diretoria de Mercado Imobiliário; V - 1º Diretor de Mercado e Assuntos Sindicais; VI - 2º Diretor de Mercado e Assuntos Sindicais; VII - 1º Diretor de Habitação de Interesse Social; VIII - 2º Diretor de Habitação de Interesse Social.”. Em caso de aprovação da reforma do estatuto, será realizada na mesma ocasião eleição para preenchimento dos cargos de 1º Diretor de Habitação de Interesse Social e 2º Diretor de Habitação de Interesse Social. O pleito será realizado no dia 26 de Setembro de 2023, em primeira convocação às 10h30, com a presença da maioria absoluta dos Associados, e em segunda convocação às 11h00, com no mínimo 1/3 dos associados, na sua sede provisória, localizada na Rua Jeremias Rocha, 100, Bairro Santo Antônio, Mossoró/RN.

Mossoró, 21 de setembro de 2023.

PEDRO AUgUSTO DA ESCÓSSIA ChAVES Presidente

sexta-FeIRa 22 DE sEtEmbro DE 2023 MOSSORÓ 3 ProDução AgrícolA municiPAl
assessoria
!

DEMAIS

GeorGiano azevedo georgianoazevedo@gmail.com

GEORG IANO A ZEVEDO

georgianoazevedo@gmail.com

V I VA OS NO I VOS!

HAPPY HOUR

B O LO DE A N I V ER SÁ RI O!

Kelia Araújo, à frente da MMartan Mossoró, reuniu clientes e convidados especiais na tarde de quartafeira, 20, para comemorar o aniversário de 12 anos da franquia na Terra de Santa Luzia, com Happy Hour na própria loja no ND Mall, com direito a delícias Júnior Souza To Go e Dom Vinhedo.

Kelia

Wanderson Diniz comemorou idade nova durante feriadão, em Tibau, ao lado da esposa Alaianny Medeiros.

ELA É DE M AI S!

VIVA LUCIMAR!

a arquiteta Priscillyanna Gondim conferindo os lançamentos MMartan.

Betinha rosado foi prestigiar Kelia araújo, sempre na maior simpatia!

IGREJINHA DOS BARCOS

Em viagem para Itália, o casal Leonardo Vale e Luana Mendonça anunciou noivado. Parabéns!

pontos turís�icos da Europa, inclusive, comemorou idade nova por lá. Só alegria!

A PAG A N D O

M ode LAN do

V

ELI NH A!

B O DA S DE OPALA

Um grande empreendimento ganha formas bem à beira mar da praia de Pernambuquinho, em Grossos. Trata-se da Igrejinha dos Barcos, um espaço para entretenimento, hospedagem e lazer. E já tem datas agendadas: em novembro, irá abrir o espaço de evento; e em dezembro, chalés e restaurante. Todos ansiosos!

e LA É de MAI s !

Rannier Ferrari e Roberta Duarte celebrando 24 anos de casados. Muito amor!

A Digital Influencer Natália Bars esteve em Mossoró na última quartafeira, 20, para participar de evento “TurbinaVendas” do Sebrae, e conduziu palestra sobre o mercado e o influenciador. Só elogios!

MI ste R NAtAL

convidados. Em seguida, reuniu queridos para um jantar no OMNIA NIGHT CLUB no CESARES PALACE, e encerrou as comemorações na festa SECRETA no LUXOR HOTEL & CASSINO no domingo, 9, com uma badalada pool party.

O jornalista Pedro Barros está à frente da coordenação do concurso Mister Natal CNB 2023 e promete um superevento dia 20 de outubro. Até lá, continua recebendo inscrições para rapazes com idade entre 18 e 35 anos. Mais informações: (84) 99810-3/60 (Sandra Máximo); (84) 98827-0676 (Pedro Barros) e (84) 99170-9999 (Majuh).

Todos convidados receberam de lembrança peças exclusivas da sua coleção color collection da sua marca WM SWIMWEAR.

O aniversariante Wallace Macedo em dia de #BDay no P.F Chang’s China Bistrô, em Las Vegas. Aí, sim!

t URMA e X t RA KI ds

MISS UNIVERSO RIO GRANDE DO NORTE 2023

santino, aniversariante de 21 de setembro, com a moda George azevedo arte. Top, top, top!

A modelo Monique Rego, Miss Rio Grande do Norte 2018, começou a semana de idade nova e daqui segue o nosso abraço!

A Tráfego Models Kids vai abrir uma turma extra para o projeto Modelando Kids. Será um intensivão com 4 horas de aula de passarela, amanhã, 23, começando às 13h30 no Studio de Dança Hykaroo Mendonça. Informações 84.99411-3130.

George Azevedo, coordenador do Miss Universo Rio Grande do Norte, confirma data da edição 2023. Será no dia 17 de maio, na capital potiguar. Voltaremos com detalhes!

22 de seteMbRo de 2023 4 social
sexta-feira,
deMAIs
QUARTA�FEIRA, 12 DE ABRIL DE 2023 4 SOCIAL
Cedida Cedida Cedida Cedida Cedida
araújo recebendo larissa Gabriela, sara loiola, roberta rosado e lizana no Happy Hour MMartan Mossoró. a aniversariante lucimar Balbino com o maridão cristiano rocha. Grande abraço! a empresária Jéssica saraiva com a influencer natália Barhs no evento Turbinavendas, do sebrae. o modelo Gaetano Humberto Lopes Cedida Cedida

lisboa batista

Destaque Empresarial: Provedor de InternetBrisanet, representada por Aislan Costa, Coordenador do Alto Oeste.

Categoria Restaurante: Mulato's - representado por Lara Letícia Diniz dos Anjos.

Categoria Salão de Beleza: Salão "Jânea Bessa", representado pela proprietária Jânea Bessa.

SITE/BLOG: Grupo Cidadão 190, representado pelo proprietário Thiago Aragão.

Categoria Universidade: Universidade do Estado do RN/UERN/CAPF, representada pela Reitora, Profa. Dra. Cicília Maia e pelo Diretor do Campus, Prof. Dr. Agaciel Alves.

Varejo potiguar

Aniversariante de amanhã, 23/9, o Técnico de Enfermagem Francisco Monteiro recebeu o Troféu 'Maria Elisa de A. Maia' na Festa dos Destaques/23. LB antecipa parabéns.

Vendas deste ano devem ter alta de

em relação a 2022

>> Federação diz que comércio do RN caminha para mais um ano de crescimento pouco expressivo

OInstituto Fecomércio RN (IFC) estima que o varejo do Rio Grande do Norte terminará o ano de 2023 com um acréscimo de, aproximadamente, 1,3%, em relação ao volume de vendas registrado em 2022. A projeção faz parte de dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que apurou alta de 2,2% nas vendas do comércio do estado em julho de 2023, comparando a julho do ano passado. No acumulado do ano, a alta é de 1,8% e, em 12 meses, de 2%.

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Rio Grande do Norte (Fecomércio RN) atesta que a expectativa para o desempenho do co-

marcelo Queiroz, presidente da Fecomércio: “pouco expressivo”

Registro especial, o buffet da FD/23 foi assinado pelo Food Hall, responsável pela Chef Manuelle Cezário em parceria com a D'Casa, responsável Wall Carvalho. No Click para a Coluna LB de hoje.

mércio potiguar nos últimos meses do ano é positiva, tendo em vista que os números atuais também são melhores que os registrados em 2019, o último ano antes da pandemia de Covid-19. Na época, até julho, as vendas do varejo tinham alta de apenas 0,3%.

Apesar do potencial de superar o crescimento observado em 2022 (0,5%) e 2019 (0,6%), as vendas registradas em 2023 não devem alcançar os mesmos patamares de 2021 (2,5%), considerando que os números do período foram impulsionados pelo relaxamento das medidas de distanciamento social.

Para o presidente da Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, um possível acréscimo de 1,3% em relação ao ano passado não impressiona.

“O comércio potiguar caminha para mais um ano de crescimento pouco expressivo, uma vez que última grande alta nas vendas ocorreu em resposta ao fim da pandemia”, ressalta Marcelo. “Mesmo assim, os dados nos mostram mudanças importan-

tes no comportamento do consumidor. As vendas dos atacarejos, por exemplo, subiram 9,8%. Isso mostra que as pessoas estão buscando alternativas para baratear as despesas com alimentação”.

serViços

As vendas no segmento de Serviços desaceleraram no sétimo mês do ano, mas seguem acima da média do comércio. Em julho de 2023 foi registrado um aumento de 3,3% no RN, e no acumulado do ano o percentual chega aos 7%. Quando comparado ao acumulado dos últimos 12 meses, de agosto de 2022 a julho de 2023, o crescimento do RN (+5,2%) é menor do que aquele registrado no mesmo período do ano passado (+9,4%).

“Mas quando se olha para 2023 e o cenário prépandemia, em 2019, os números atuais são melhores. Considerando que em 2019 o setor de Serviços teve crescimento de 0,7% no RN, parece razoável estimarmos um crescimento de algo entre 5% e 9% este ano”, detalhou Queiroz.

SEXTA-FEIRA, 22 de setembro de 2023 ESTADO 5
sargi13tario@hotmail.com
Cleanto Rego Cleanto Rego Cleanto Rego Cleanto Rego Cleanto Rego Cleanto Rego Cleanto Rego Cleanto Rego Cedida Categoria Categoria Pet Shop: AMEVET Clínica e Pet Shoprepresentada por Dra. Keyla Fernandes. Categoria Supermercado: Nosso Atacarejo, representado pelo Sócio Empresário João Nogueira.
1,3%
Divulgação/Fecomércio FOTO
CRÉDITO LEGENDAS
LEGENDAS FOTO:

Uma facção criminosa do estado do Ceará estaria derrubando rivais do Primeiro Comando da Capital (PCC) no Rio Grande do Norte. A informação é de uma reportagem publicada nesta quinta-feira (21) pelo site de notícias UOL. Assinada pelo colunista Josmar Jozino, a matéria do portal inicialmente relata sobre dois recentes assassinatos com características de execução sumária ocorridos no município de Umarizal, na região do Médio Oeste potiguar.

Um dos crimes vitimou Carlos Eduardo Alves, de 32 anos de idade, mais conhecido como "Pilato". A informação é de que ele foi encontrado no dia 15 de agosto deste ano, em uma área de mata da cidade, com as mãos amarradas, o pescoço degolado e um saco plástico na cabeça. A reportagem dá conta de que Pilato era integrante do PCC e que estava preso na Cadeia Pública de Caraúbas, também na região do Médio

Oeste potiguar, mas teria sido autorizado pela Justiça a cumprir o regime semiaberto em casa, sem tornozeleira eletrônica, por falta do equipamento.

O outro homicídio citado no início da matéria foi registrado no último dia 17 e vitimou Jeimeson da Costa Moreno, 30 anos, também do PCC. O relato é de que ele teve os pulsos e o órgão genital cortados e os olhos furados; e que os assassinos desovaram o corpo em uma estrada na divisa de Olho D'Água do Borges e Umarizal, também na mesma região. Segundo o

briga de FaCções

Facção criminosa do Ceará derruba rivais do PCC no rN, aponta UoL

>> Matéria publicada deu conta de que a facção cearense Guardiões do e stado (GD e ) estaria tentando consolidar hegemonia no RN matando membros do PCC no estado potiguar

UOL, a polícia Civil local acredita que as duas vítimas foram assassinadas por homens do Guardiões do Estado (GDE), facção criminosa cearense que estaria tentando consolidar a hegemonia também no RN e que estaria aniquilando os inimigos do PCC no estado potiguar com crueldade.

O site afirma que, de acordo com o delegado Alex Freire, da Divisão de Polícia Civil do Oeste potiguar, responsável por investigações de facções criminosas, membros do GDE estariam tentando nos últimos anos se fortalecer no estado, em suposta disputa pelo tráfico de drogas. A reportagem pontua que, conforme o delegado, o conflito entre os dois grupos se intensificou neste ano, quando o número de homicídios aumentou na região potiguar, com o registro de 11 assassinatos em Pau dos Ferros neste ano, contra dois em 2022. Além de oito mortes em Umarizal em 2023, contra

dois no ano passado.

"Freire disse que o Alto Oeste é um dos últimos redutos do PCC no Rio Grande do Norte e a facção nascida em São Paulo quase não tem mais força no esta-

Polícia prende em Pau dos Ferros

Policiais civis da Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher de Pau dos Ferros (DEAM/Pau dos Ferros) prenderam em flagrante nesta quarta-feira (20) um homem, 38 anos, suspeito por destruir vários móveis da residência da mãe. Ele foi preso no município de Pau dos Ferros. O caso foi divulgado nesta quinta (21).

Ele foi encaminhado ao sistema prisional, à disposição da Justiça. A polícia informou que o homem teria destruído diversos bens móveis na casa da mãe, uma idosa enferma de 77 anos. A irmã dele, filha da vítima, compareceu à delegacia para noticiar a prática do crime. O suspeito foi preso no momento em que deixava a residência da idosa.

Segundo a investigação, ela teria se negado a dar dinheiro ao filho para compra de entorpecentes. E policiais civis da Divisão Especializada em Investigação e

Presos no rN condenado por estupro de vulnerável e acusado de violência doméstica

cato RN ou SDC. "Fontes do sistema prisional potiguar disseram à reportagem que até pouco tempo atrás o PCC tinha mais força na região, principalmente nos municípios de Mossoró, Apodi, Umarizal e Pau dos Ferros. O quadro se modificou", detalhou o site.

Policiais civis da 78ª Delegacia de Polícia Civil (DP de Marcelino Vieira) deram cumprimento nesta quintafeira (21) a um mandado de prisão definitiva contra um homem, 23 anos, condenado por estupro de vulnerável. Ele foi preso no município de Tenente Ananias.

Combate ao Crime Organizado (DEICOR) deram cumprimento também nesta quarta a um mandado de prisão contra um homem, 32 anos, suspeito por homicídio. A prisão foi realizada na Cadeia Pública de Mossoró e divulgada ontem. O crime foi praticado no dia 6 de outubro de 2013, em via pública, quando o

suspeito teria efetuado um disparo de arma de fogo contra Márcio Honorato de Melo, atingindo-o no tórax. O mandado de prisão foi expedido pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Mossoró, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN). O homem segue no sistema prisional, à disposição da Justiça.

do nordestino", informou a matéria do portal, dando conta também que em Natal e demais regiões, a hegemonia ainda é da facção Sindicato do Crime, também conhecida como Sindi-

Ainda segundo a matéria, o GDE quer controlar o tráfico de drogas local e busca a hegemonia nas ruas e nas prisões, principalmente nos presídios de Mossoró e Pau dos Ferros, esse último ainda dominado pelo PCC justamente por ainda ter o número maior de faccionados na unidade. "As autoridades não descartam novos conflitos sangrentos entre as três facções criminosas no estado. O Rio Grande do Norte tem 18 unidades prisionais e uma população carcerária em torno de 13 mil prisioneiros. As principais lideranças de facções e do crime organizado estão custodiadas em unidades da capital", finaliza a matéria.

O mandado de prisão definitiva foi expedido pela Vara Única da Comarca de Marcelino Vieira, do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN). O homem foi encaminhado ao sistema prisional, à disposição da Justiça. Já policiais civis da 6 ª Delegacia Regional de Polícia (DRP) de Nova Cruz juntamente com a 64° Delegacia de Polícia de Passa e Fica deram cumprimento também ontem a um mandado de prisão contra um homem, 42 anos.

A polícia disse que ele é suspeito por violência doméstica e descumprimento de medidas protetivas decretadas pela 1 º Vara da Comarca de Nova Cruz.

PF prende em Natal homem com mais de 1.500 micropontos de Lsd

Um homem foi detido na capital do Rio Grande do Norte com mais de 1.500 micropontos de LSD. A ação apreendeu 1.495 micropontos da droga no veículo do suspeito e outros 25 em carta recebida pelos Correios.

O fato aconteceu na última terça-feira (19) e foi divulgado nesta quinta (21) pela Polícia Federal (PF), responsável pela operação,

com a colaboração dos Correios. A PF informou que o acusado foi preso portando mais de 1.500 micropontos (selos) de LSD.

Segundo a PF, no momento da abordagem, foi encontrada uma carta endereçada a ele contendo 25 micropontos de LSD. Durante revista no veículo do indivíduo, os agentes acharam outro envelope contendo 1.495 micropontos.

A droga foi encaminhada para a unidade técnico-científica da PF, para exames preliminares em amostras, tendo sido confirmada a natureza da droga. Testes complementares, para elaboração do laudo definitivo, serão realizados em laboratório da PF. Ele foi autuado em flagrante pelo crime de tráfico de drogas, e teve a prisão convertida em preventiva após audiência de custódia.

1.495 micropontos

sexta-FeIRa , 22 de setembro de 2023 6 segurança
Carlo eduardo alves, "Pilato", morto mês passado em Umarizal, é apontado pela polícia como membro do PCC Homem foi preso por destruir casa da mãe, após ela se negar a dar dinheiro para drogas
Cedida PMRN PF
ação apreendeu de Lsd no veículo do suspeito e outros 25 em carta recebida pelos Correios
acusado de destruir móveis da casa da mãe, e detém homicida em mossoró

São Paulo – Há cinco jogos sem vencer, o Corinthians recebe o líder Botafogo pela 24ª rodada do Brasileirão, nesta sexta-feira, 22. A partida será às 20h, na Neo Química Arena, em São Paulo, e será importante na luta do Timão contra a zona de rebaixamento. Já do outro lado, o Glorioso quer voltar a vencer após sofrer duas derrotas seguidas.

Na classificação, o Botafogo lidera com 51 pontos em 23 jogos, sendo 16 vitórias, três empates e quatro derrotas. Na 14ª colocação, o Corinthians soma 27 pontos em seis vitórias, nove empates e oito derrotas.

CORINTHIANS

O Corinthians vive tensão no Brasileirão, pois não vence há cinco jogos na competição. Neste período, o Timão sofreu uma derrota e quatro empates. O time

BRASILEIRÃO

Botafogo desafia Corinthians para seguir líder com distância

Duelo está marcado para a noite desta sexta-feira, na Arena

está a três pontos do primeiro colocado da zona de rebaixamento, que é o rival Santos.

Porém, na próxima semana o Corinthians começa a disputa contra o Fortaleza na semifinal da Sul-Americana. Por este motivo, o técnico Vanderlei Luxemburgo deve contar com time misto nesta sexta-feira. “Vamos fazer as avaliações, mas a ideia agora é fazer o time que puder e ir

FICHA TÉCNICA

CORINTHIANS

Cássio; Bruno Méndez, Lucas Veríssimo, Gil e Matheus

Bidu (Fábio Santos); Gabriel Moscardo, Maycon e Giuliano (Renato Augusto); Matías Rojas, Wesley (Pedro) e Yuri Alberto. Tec. Vanderlei Luxemburgo

BOTAFOGO

Lucas Perri (Gatito Fernández); Di Plácido, Adryelson, Cuesta e Marçal; Marlon Freitas, Gabriel Pires (Tchê Tchê) e Eduardo; Júnior Santos, Tiquinho Soares e Victor Sá.

Tec. Bruno Lage

Local - Arena Itaquera

Hora – 20h

Juiz – Paulo C. Zanovelli (MG)

trocando dentro do jogo aquilo que pode ser trocado. Ou o inverso, fazer eles entrando no jogo, é isso o que está planejado”, disse o treinador.

Para a partida, o Corinthians conta com os retornos dos zagueiros Gil e Bruno Méndez, pois os jogadores cumpriram suspensão na última rodada. A dúvida no meio de campo é entre Guiliano e Renato Augusto.

Itaquera

BOTAFOGO

O Botafogo quer a reabilitação no Brasileirão, para não se sentir ameaçado nesta reta final da competição. Com duas derrotas nos últimos jogos, o Glorioso viu a vantagem para o Palmeiras diminuir, pois o Verdão não perdeu.

Nas rodadas passadas, o Botafogo perdeu para o rival Flamengo em pleno Nilton Santos, e depois foi su-

perado pelo Atlético-MG fora de casa.

Agora, o Fogão está a sete pontos do segundo colocado, o que ainda é favorável ao time, mas Bruno Lage tem sido cobrado pelo torcedores.

Na escalação desta rodada, a única dúvida é no gol, pois o titular Lucas Perri sentiu dores na lombar e não participou de dois treinos. Gatito Fernández é o reserva.

Com Arrascaeta, Fla treina para a final de domingo

Rio – Após o empate sem gols contra o Goiás pelo Brasileirão, o Flamengo se reapresentou no Ninho do Urubu na tarde desta quinta-feira, 21, e deu início à preparação para enfrentar o São Paulo, pelo jogo de volta da final da Copa do Brasil, no domingo, no Morumbi.

A novidade do treinamento foi a presença de Giorgian de Arrascaeta, que se recupera de lesão e trabalha para estar à disposição do técnico Jorge Sampaoli na decisão. Além do uruguaio, Luiz Araújo também foi a campo e passa pela transição física após lesão.

Os titulares que estiveram em campo no último jogo, contra o Goiás, fizeram um trabalho regenerativo na academia, enquanto os demais realizaram uma atividade física e tática.

O Rubro-Negro ainda fará mais dois treinos antes de viajar para São Paulo, um dia antes da decisão. A final será disputada a partir das 16 horas (de Brasília), no domingo.

Botafogo vem de derrota para Atlético Mineiro, fora de casa

Jogador viraliza após passar por 3 clubes em um mês

O meia Amr Warda conseguiu um feito impressionante na última janela de transferências. O jogador egípcio assinou por três clubes diferentes - e negociou com um quarto - em apenas um mês, em um roteiro que inclui problemas pessoais, investigação policial e até acusações de enriquecimento ilícito.

Tudo começou no dia 12 de agosto. Warda, que disputou a última temporada pelo Apollon Lima-

sol, do Chipre, foi anunciado pelo Raja Casablanca, do Marrocos. Entretanto, menos de duas semanas depois o meia rescindiu o contrato com o clube, alegando "razões mentais e pessoais". Segundo o Raja, o próprio jogador pagou a multa rescisória.

SEGUNDO CLUBE: DOXA KATOKOPIAS, DO CHIPRE

Em 24 de agosto, Warda assinou com o Doxa Katokopias, do Chipre.

Entretanto, um dia depois, o clube apagou de seu site o anúncio oficial. A imprensa local afirmou que o meia foi proibido de entrar no país pela polícia devido a problemas com sua documentação.

Entretanto, a realidade era que o Doxa era apenas uma ponte. O presidente do clube, Costas Christodoulou, é acusado de ser também empresário de Warda. A ideia era revender o jogador para lucrar na operação.

NEGOCIAÇÃO COM O ESTEGHLAL, DO IRÃ

A negociação seguinte foi com o Esteghlal, do Irã. As conversas estavam avançadas, até que o clube iraniano brecou a contratação. Segundo a diretoria, Warda também pediu um salário alto e um avião privado.

“Descobrimos que o dirigente do Doxa pagou 140 mil euros a Warda e queria nos vender por 250 mil euro”, disse Ali Khatir, treinador interino do Esteghlal.

TERCEIRO CLUBE:

PHARCO, DO EGITO

Sem poder fechar com o Esteghlal, Warda tentou voltar ao Raja Casablanca. Em 28 de agosto, o jogador tentou anular sua rescisão de contrato com o clube marroquino, que recusou.

Por fim, Warda acertou com o Pharco, pequeno time do Egito. Ele foi anunciado no dia 9 de setembro como uma das estrelas da equipe. Apesar da confusão, o meia tem currículo extenso: são 30 jogos pela seleção egípica, incluindo uma Copa do Mundo e duas Copas Africanas.

Na semana passada, o Flamengo perdeu de 1 a 0 no jogo de ida, no Maracanã, e precisa vencer por dois gols de vantagem para ser campeão. Em caso de empate no agregado, a partida será definida na prorrogação e, em seguida, na disputa de pênaltis.

!Além do uruguaio, Luiz Araújo também foi a campo e passa pela transição física após lesão

SEXTA-FEIRA, 22 DE SETEMBRO DE 2023 ESPORTE 7
Reprodução

ChanCE

atacante do Potiguar se apresentará ao atlético mineiro na segunda

Kauã passará por período de teste em projeto elaborado pelo ‘Galo’

Ocentroavante Kauã, que pertence às categorias de base do Potiguar, terá a sua primeira grande chance na carreira.

O atleta viajará na segundafeira, 25, para Belo Horizonte, onde se apresentará ao Atlético Mineiro para um período de testes. A informação foi confirmada pelo empresário e parceiro do Potiguar no projeto, Lupércio Segundo.

“Depois do Campeonato Estadual, surgiu interesse de muitos clubes por ele, a gente estava tentando viabilizar alguma coisa que fosse certa, um projeto mais concreto, e dentre vários clubes que apareceram, pelo menos uns oito entre clubes de Série A e B, o Atlético Mineiro trouxe um projeto bacana, então Kauã estará viajando na segunda para se apresentar ao clube”, disse Lupércio no contato com a reportagem do De Fato.

De acordo com Lupércio, não será um teste comum como geralmente ocorre em grandes clubes para quem está chegando ainda jovem, mas, sim, um cuidado especial a fim de analisar da melhor forma o garoto.

“Kauã não vai fazer um teste normal, vai ser inserido já no grupo da categoria, devendo passar pelo menos um a dois meses dentro do clube, adaptando-se, entendendo o processo, já que não vem de um trabalho longo de base. Caso concreto (aprovado), irá em defini-

tivo para o Atlético em acerto de parceria com o próprio Potiguar. Então, entendemos ser um caminho inteligente, natural e estamos confiantes. O atleta tem muita qualidade”, comentou o empresário, que é conhecido nacionalmente por projetos com garotos bemsucedidos.

Na manhã desta quintafeira, 21, Kauã fez exame de eletrocardiograma a pedido do clube mineiro para o atestado à prática de atividade física.

Kauã tem 17 anos e é de Mossoró. Recentemente, foi artilheiro do Estadual Sub17 com 12 gols, e também marcou outros quatro no Estadual Sub-20, defendendo o Potiguar. O que despertou, como já dito por Lupércio, a atenção de vários outros clubes do Brasil.

Em matéria recente ao Jornal de Fato, o técnico do Potiguar da base, Pedrosa Virgolino, disse que Kauã é “bem promissor, tem muito talento” e lembrou que o atleta é focado no seu projeto de vida.

“É muito exigente com ele mesmo, não perde treino, somente em casos especiais por consequência do estudo”, disse.

EXPECtatiVa Kauã está motivado e espera corresponder. Admitiu estar pronto para o desafio.

“Expectativa muito boa, pronto para o desafio. Vou agarrar essa chance com todas as minhas forças pos-

abC defende Estadual 2024 com ele e o américa só na 2ª fase

A Federação Norte-riograndense de Futebol (FNF) publicou edital de convocação aos clubes participantes da Primeira Divisão para começar a discutir a fórmula de disputa da competição do próximo ano. O Conselho Técnico tem a primeira reunião marcada para o dia 26 de setembro, às 14h30, na sede da FNF. Insatisfeito com o modelo de disputa aplicado em 2023, o ABC é um dos que irá sugerir mudanças.

O vice-presidente do ABC, Fred Menezes, acredita que a repetição da fórmu-

la com um grande número de clássicos será um suicídio para competição, já que tiveram clássicos programados que não alteraram em nada os destinos da competição. No sentido de não voltar a sofrer com as questões do calendário, Fred Menezes defende que haja uma espécie de proteção aos clubes que vão disputar as principais competições regionais e nacionais na primeira parte do calendário. Para Fred, esses clubes só deveriam entrar na competição local num segundo momento,

síveis, não vou deixa-la escapar”, disse.

Como é praxe, o atleta revelou ansiedade, mas considerou isso normal diante da boa notícia que teve. “Ansiedade bate, porque tem o friozinho na bar-

com o número de participantes mais reduzido. A diminuição no número de clássicos já se trata de ponto pacífico, para não vulgarizar o maior duelo entre clubes do RN.

O presidente da FNF, José Vanildo, disse que estuda novas alternativas para realização da próxima edição da competição local e que a ideia é tornar o Estadual ainda mais atrativo para os torcedores. A proposta sugerida pela diretoria alvinegra será um ponto de debate.

“A decisão de antecipar a convocação dos clubes para debater o Campeonato Potiguar de 2024 é justamente para isso, para aumentar o prazo de debate sobre as propostas. Estamos anali -

proposta desigual

OABC já se manifestou para o Estadual 2024. Sugere um campeonato com privilégios para ele, o ABC, e também para o América. Ambos só entrariam na disputa a partir da segunda e decisiva fase.

A proposta será analisada a partir do próximo Arbitral de clubes, na terça-feira, 26.

A Federação diz ter outras duas propostas e admitiu que analisará todas elas, objetivando encontrar a melhor para se ter um campeonato atraente.

Pelo jeito, o formato da última edição, com os oito times divididos em dois grupos, vai para “escanteio”.

E tal proposta do ABC é descabida, desigual. Os demais times estariam muito “entorpecidos” se aceitarem o que propõe o time da cartilha.

''Ainda não penso nisso, está longe. Penso na Copa América, e quero chegar bem. E vai ser justamente aqui nos Estados Unidos. Vai ser lindo, já tivemos o Centenário aqui também. Perdemos a final, mas o processo foi lindo. Depois vou ver como vou estar. Os anos se passaram”

LionEL mEssi meia da argentina e do inter Miami, sobre não pensar agora em jogar próximo Mundial, em 2026, nos estados Unidos/México/Canadá

LisCa

Lisca Doido saiu da fila do desemprego. O técnico, anunciado pelo Vila Nova, terá missão de fazer o time goiano reagir e conquistar o acesso nas últimas nove rodadas da Série B.

FiLmE

riga, mas vai passar quando chegar lá e iniciar os treinos”, disse.

“O Atlético Mineiro é um dos maiores clubes do Brasil, muitas referências passaram por lá, e agora é buscar; focar no projeto”.

sando três propostas de competição, uma trazendo o início de uma fase preliminar para dezembro e outras duas com o Estadual tendo largada em janeiro”, afirmou o dirigente.

Tal modelo proposto pelo ABC, o Estadual começaria com seis clubes disputando a fase inicial – os cinco remanescentes da temporada de 2023 e mais o campeão da segunda divisão. Desses, quatro avançariam para segunda fase, onde ABC e América se juntariam para fazer o hexagonal. Neste caso, a primeira parte da competição seria realizada em todo mês de dezembro e o campeão da segunda divisão iria praticamente emendar uma competição na outra.

A Fifa lançou nesta quinta-feira, 21, o filme oficial da Copa do Mundo Feminina 2023. Com 53 minutos de duração, o “Moments” traz um apanhado de grandes jogos e o envolvimento dos torcedores com a competição, disputada na Nova Zelândia e na Austrália. A campeã foi a Espanha, e o Brasil não passou da primeira-fase mesmo ocupando chave fácil.

GoL DE FaLta

Fazia muito tempo que nós não vínhamos gol de falta de uma beleza plástica fora do comum. Saiu dos pés do uruguaio Leo Fernández na vitória do Fluminense sobre o Cruzeiro por 1x0. De longa distância, chutando na parte de fora do pé, com a bola saindo em curva, tirando do goleiro. Golaço!

DosE DuPLa

Não foi a primeira vez de Leo Fernández em gol de falta. No Mexicano, quando defendia o Toluca, ele fez gol semelhante no empate com o Monterrey por 2x2. Tudo é muito parecido: a cobrança de falta, a curva da bola, o goleiro indo na direção contrária.

númEros

Com a vantagem adquirida na partida de ida no Maracanã, o São Paulo joga por um empate diante do Flamengo no domingo, 24, para conquistar a primeira Copa do Brasil de sua história. No Morumbi, palco da final, o tricolor já disputou 27 finais, com um aproveitamento de 63%. O levantamento de Michael Serra, historiador do São Paulo, leva em consideração decisões que tenham sido realizadas em jogo único ou a volta – como será o caso contra o Flamengo – no Morumbi.

sexta-feira, 22 DE sEtEmbro DE 2023 8 esporte
DE LEtra
Kauã é destaque do Potiguar na temporada com boas atuações e muitos gols
reprodução instagram

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.