Jornal de Fato

Page 1

MOSSORÓ (RN), Sexta-feiRa, 7 de OutubRO de 2022 | ediÇÃO 6.485 – aNO xxiii | R$ 2,00 @defato_rn /jornaldefatorn @jornaldefato Violações contra crianças têm alta Reitora diz que bloqueio não afeta contas da Ufersa Caixa lança campanha para clientes pagar dívidas Reitora Ludimilla Oliveira garante que as demandas financeiras do ano de 2022 estão encaminhadas e que não são afetadas. mossoRó 3 Cliente pode quitar dívidas em atraso com até 90% de desconto. O incentivo é da campanha “Você no Azul”, da Caixa. pRinCipal 8 pRinCipal 3 pRinCipal 4 CésaR santos 5 aReia bRaNca vai SediaR MaiOR feStival de kitSuRf da cOSta bRaNca Agência Brasil Safra brasileira de cereais, leguminosas e oleaginosas deve alcançar 261,9 milhões de toneladas em 2022. Produção de café é um dos destaques. pRinCipal 7 Última atualização: 6 de outubro de 2022 - às 18h30 285 sUspEitos 2.761.542 tOtalMeNte vaciNadaS 557.099 ConFiRmaDos 3.009.218 PeSSOaS vaciNadaS (uMa dOSe) 8.470 óBitos 8.185.073 dOSeS aPlicadaS monitoRamEnto DE VaCinaÇÃo BolEtim Da CoViD-19 no Rio gRanDE Do noRtE - nº 784 >> Conselho Tutelar em Mossoró registra 34 violações no terceiro trimestre deste ano. sEgURanÇa 6 PROgRaMa eleitORal dO SeguNdO tuRNO cOMeÇa NeSta Sexta-feiRa PaRtidOS de bOlSONaRO e lula tuRbiNaM baNcadaS de dePutadOS eStaduaiS cláuSula de baRReiRa deixa câMaRa fedeRal MeNOR “PulveRizada” ElEiÇõEs 2º tuRNO saFRa RECoRDE EstaDo 5 Divulgação

“Gerencie seu armazenamen to liberando espaço...”, isto se eu quiser continuar usando o meu e-mail. Caso contrário, terei que comprar mais espaço para armaze nar minhas crônicas, fotos e poe sias, sem falar nos arquivos de emails enviados e recebidos que me são muito caros. Outra opção é cuidar em deletar arquivos, trans ferir para outros locais e coisas do tipo.

Já se deram conta do embaraço que tal mensagem me causou? Que nos causa?

Quando penso nas histórias, contadas através dos e-mails, dia após dia, mês após mês, numa jun tada de anos que descrevem as evo luções humanas em todas as suas nuances, não só minhas, mas de quem, por algum motivo, recebe(u) ou me envia(ou) textos, documen tos, mensagens que, por sinal, fica ram ali registradas, todas as envia das, recebidas e rascunhadas, guar dadas na minha caixa de arquivos necessários, dito isto afirmo ser ain da maior meu apreço pelos arquivos de memórias que pude preservar até aqui.

É nesse instante de pensamentos soltos que me dou conta do quanto meu e-mail diz sobre mim, sobre minha caminhada, sobre quem um dia fez e faz parte desse processo de crescimento e evolução. É que os anos vão passando, as coisas e pes soas vão se modificando, os arma zenamentos, as malas, os sacos vão ficando cheios e chega um momen to que precisamos gerenciar estes espaços, seja esvaziando, jogando no lixo ou buscando outros meca nismos de armazenamentos que não sejam tão intolerantes e restritos.

Tudo bem que o mundo anda intolerante, as pessoas estão cada dia mais egoístas e intransigentes, sem muita empatia pelo próximo, pelas suas dores, sem valorizar as lutas pelas causas sociais, que tanto ne

cessitamos. Porém, há de se saber que, desde que o mundo é mundo, que a intolerância reina, as lutas são frutos dessa necessidade de modifi cação do ser, para quebrar a dureza do coração de pessoas que vivem em suas caixinhas.

Sim, é fácil perceber que algu mas formas comuns de intolerância incluem ações discriminatórias de controle social, como racismo, se xismo, antissemitismo, homofobia, heterossexismo, etaísmo, intolerân cia religiosa e intolerância política.

Repare que tem uma coisa aí no meio de toda essa intolerância, eu creio que em alguns momentos ela,

a intolerância, tem um bom motivo para existir. Por exemplo, hoje dei um jeito na minha coluna quando tentava botar em ordem a minha casa; ao fazer um movimento brus co de girar o corpo, travei minha coluna, o que me deixou toda en trevada no meio da sala, arfei! Nem conseguia respirar, quanto mais me mexer, ainda mais, sem ter por quem gritar e sem voz, caso fosse o caso de pedir socorro. Saí me arrastando, gemendo de dor. A minha tolerân cia com dor é ZERO! Neste caso, tenho total intolerância.

Tolerância zero para algumas situações é fundamental para nossa

sobrevivência e equilíbrio emocio nal, não é mesmo? Fui gemendo e me arrastando até meu quarto em busca de um remédio que remedias se a dor e acabasse com aquela into lerância que estava me deixando louca! Tomei o relaxante muscular, deitei um pouco. Busquei minha paciência ao máximo e esperei o remédio fazer efeito. Lembrei que eu ainda tinha que escrever duas crônicas para esta semana, mais um motivo para vencer minha intole rância.

Bom, para finalizar acho que seria de bom grado esboçar aqui que achei para lá de intolerante por par

te do GOOGLE me pedir para apa gar trechos de minha história e, quiçá, até por demais capitalista esse Gmail por me cobrar por mais espaço de armazenamento, além do mais, o que lhe custa deixar o espa ço ilimitado? Sou fiel ao seu espaço, nunca me rendi aos demais geren ciadores de e-mails espalhados pelo mundo. Só por este motivo, acho eu, mereceria armazenamento ili mitado das minhas histórias conta das, em parte, pelos e-mails recebi dos e enviados.

Abaixo a tolerância zero! Fora _ _ _ _ _ _ _ _ _? Que a estrela volte a brilhar.

sexta-FeIRa 7 de outubro de 20222 OPINIÃO eSPAÇo JorNALIStA MArtINS de VASCoNCeLoS Organização: CLAuder A rCANJ o
F L áVIA ArrudA Pedagoga e escritora, autora do livro As esquinas da minha existência flaviarruda71@gmail.com Um produto da Santos Editora de Jornais Ltda.. Fundado em 28 de agosto de 2000, por César Santos e Carlos Santos. dIreçÃO geral: César santos dIretOr de redaçÃO: César santos gereNte adMINIStratIVa: Ângela Karina deP. de aSSINatUraS: alvanir Carlos www.defato.com e MAIL: redacao@defato.com tWItter: @jornaldefato_rn | redAÇÃo e oFICINAS: Sede: Avenida Rio Branco, 2203, Centro, Mossoró-RN – CEP: 59.063-160 teLeFoNeS: (084) 99836-5320 (Mossoró) | CoMerCIAL/ASSINAturAS: (84) 99956-4810 - (84) 99485-3685 as COLUNas e MatÉRIas assINaDas sÃO De ResPONsaBILIDaDe De seUs aUtORes FILIADO À “VOCÊ USOU 98%% DO SEU ARMAZENAMENTO...”

de FAto

AcomodAção

começa hoje a propaganda eleitoral gratuita do 2º turno

>> p rimeiro a se apresentar será o ex-presidente Lula por ter obtido maior número de votos no primeiro turno

A mossoroense Sa manda Alves assumiu a chefia de gabinete de Se cretaria de Educação do RN. É da cota da governa dora Fátima Bezerra (PT), de quem é liderada há mais de 20 anos. Saman da foi candidata à depu

retorno

tada federal pelo PT, fi cando na primeira su plência com 31.240 votos. O PT potiguar conquistou duas vagas na Câmara com a reeleição de depu tada Natália Bonavides e a eleição de Fernando Mineiro.

Dois nomes devem retornar ao primeiro escalão do governo Fátima Bezerra: Pedro Lopes e Jaime Calado. O primeiro saiu da Controladoria Geral do Estado para ser candidato a deputado estadual pelo PT; o segundo de afastou da Secretaria de Desenvolvimen to Econômico para tentar mandato de deputado fede ral. Fracassaram nas urnas. Se não retornarem agora, voltarão com o novo governo em 2023.

Carlos Eduardo Alves (PDT) disse aos mais próximos que disputará a Prefeitura de Natal nas eleições de 2024. A der rota na disputa para o

Senado não o fará desis tir da política. Natal é o canteiro de votos do pe detista, onde já ganhou três eleições para prefei to.

A partir de 2023, sete partidos estarão representa dos na Assembleia Legislativa do RN. O PSDB com maior número de deputados, 9; PL, com 4; PT e PV, 3 cada; União Brasil e Solidariedade, 2 cada; e o MDB, 1. São 15 deputados eleitos pela oposição e 9 gover nistas.

E o vice-prefeito Fer nandinho das Padarias, hein? Candidato a depu tado federal pelo Republi canos, ele terminou em

45 º lugar com apenas 5.626 votos. Em Mossoró, sua base eleitoral, rece beu menos de 2 mil vo tos.

Apropaganda eleito ral do segundo tur no, nas emissoras de rádio e tv, tem início nesta sexta-feira, 7, e estenderá até o dia 28, dois dias antes da votação. O presidente Jair Bolsonaro (PL), candi dato à reeleição, e o ex-pre sidente Lula (PT) terão os mesmos espaços na propa ganda, assim como os 24 candidatos a governador nos 12 estados onde a dis

puta não terminou no pri meiro turno.

Nesta quinta-feira, 6, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) definiu o plano de mídia referente ao horário eleitoral gratuito. A propa ganda para presidente da República será veiculada na televisão de segunda a sá bado das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40 (dez minu tos de inserção diárias). No rádio, a propaganda para presidente vai ao ar das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10. O plano segue a Resolução

TSE nº 23.610/2019.

De acordo com o artigo 62, o candidato que obteve maior votação no primeiro turno será o primeiro a se apresentar, seguindo a al ternância da ordem a cada programa ou inserção. Nes se caso, Lula abrirá a propa ganda do segundo turno.

Nos 12 estados em que a disputa para governador será definida no segundo turno, os respectivos planos de mídias foram aprovados pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs).

Os candidatos ao cargo de governador poderão vei cular propaganda das 7h10 às 7h20 e das 12h10 às 12h20 no rádio. Na televi são, o horário eleitoral para governador será das 13h10 às 13h20 e das 20h40 às 20h50.

Além disso, as emisso ras devem reservar, de se gunda a domingo, 25 minu tos para cada cargo em disputa para veiculação das inserções de 30 e 60 segun dos ao longo da programa ção.

Veja os candidatos a governador dos 12 estados que têm 2º turno

Em 12 estados a disputa para o governo será defini da em segundo turno. Dois candidatos de cada estado vão se enfrentar em 30 de outubro. Para que a disputa acabasse no primeiro turno, seria preciso que um deles tivesse mais de 50% dos votos.

cPI dAS PeSquISAS

O Senado tem assinaturas suficientes para criação da CPI das pesquisas eleitorais. O requerimento do senador Marcos do Val (Podemos-ES) tem 29 assina turas. Do Rio Grande do Norte, apenas Styvenson Valentim (Podemos) assinou o pedido. Jean Paul Pra tes (PT) e Zenaide Maia (Pros) se posicionam contra a CPI.

Haverá segundo turno em Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Ca tarina, Paraíba, São Paulo, Pernambuco, Bahia, Ama zonas, Alagoas e Sergipe.

SEXTA-FEIRA, 7 de outubro de 2022 política 3
bAStIdoreS
decIdIdo FrAcASSo
eleIçõeS 2022
ABr ABr ex-presidente lula teve 48,4% dos votos válidos Presidente Jair bolsonaro obteve 43,2% dos votos válidos Reprodução
Assessoria
c éSA r SA ntoS Da Redação
VeJA A lIStA A SeguIr espírito Santo – Renato Casagrande (PSB) X Carlos Manato (PL) mato grosso do Sul – Renan Contar (PRTB) X Eduardo Riedel (PSDB) rio grande do Sul – Onyx Lorenzoni (PL) X Eduardo Leite (PSDB) rondônia – Marcos Rocha (União Brasil) X Marcos Rogério (PL) Santa catarina – Jorginho Mello (PL) X Décio Lima (PT) Paraíba – João Azevedo (PSB) X Pedro Lima (PSDB) São Paulo – Tarcísio de Freitas (Republicanos) X Fernando Haddad (PT) Pernambuco – Marília Arraes (Solidariedade) X Raquel Lyra (PSDB) bahia – Jerônimo Rodrigues (PT) X ACM Neto (União Brasil) Amazonas – Wilson Lima (União Brasil) X Eduardo Braga (MDB) Alagoas – Paulo Dantas (MDB) X Rodrigo Cunha (União Brasil) Sergipe – Rogério Carvalho (PT) X Fábio Mitidieri (PSD)

Partidos de bolsonaro e Lula turbinam bancadas nas AL’s

>> PL triplica seu tamanho com eleição de 126 deputados estaduais; PT vem em seguida com 117 parlamentares eleitos

OPL do presidente

Jair Bolsonaro ele geu 126 deputados estaduais, triplicou seu ta manho e se tornou o partido com a maior presença nas assembleias legislativas, de acordo com levantamento feito pelo GLOBO. A legen da é seguida pelo PT do expresidente Luiz Inácio Lula da Silva, que também teve uma forte arrancada, saindo de 85 parlamentares eleitos em 2018 para 117 neste pleito.

Esse novo equilíbrio de forças no pelotão de depu tados estaduais pelo Brasil no ano legislativo de 2023 espelha a composição da Câmara dos Deputados, on de PL e PT também forma rão as maiores bancadas do país. Segundo especialistas, o próximo arranjo das as sembleias — assim como o do Congresso Nacional — aponta para a influência que a disputa no plano nacional entre Bolsonaro e Lula as sumiu nas disputas regio nais.

É o que defende o cien tista político e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Jo sué Medeiros. Ele acredita que a cristalização rápida das intenções de voto entre os líderes das pesquisas determinou a definição da escolha para os políticos regionais.

“Essa polarização mais forte da política nacional começa a se enraizar na so ciedade e pautar as lógicas de voto locais, coisa que não fazia antes”, avalia o espe cialista. “Nesse primeiro turno tivemos a votação

presidencial com a menor distância entre os líderes da História. Nas eleições dos governos dos estados, a ter ceira via não teve espaço, e a maioria também se pola rizou entre um candidato alinhado a Bolsonaro e um

a Lula.”

No Rio de Janeiro, por exemplo, berço político do presidente Bolsonaro, o PL saltou de apenas um para 17 deputados estaduais e se tornou a maior bancada do Legislativo do estado. En

Partido Liberal salta de um para quatro deputados na ALRN

O PL aumentou a sua presença na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte. A partir de 2023, passará a contar com qua tro cadeiras no plenário do Palácio José Augusto. Atualmente, o partido do presidente Jair Bolsonaro é representado apenas pe lo mandato do deputado estadual reeleito Coronel Azevedo.

A força do bolsonaris mo é representada pela votação gigante de Wen del Lagartixa. O policial reformado recebeu 88.265

tre os eleitos estão figuras novatas na política que pe garam carona na onda bol sonarista de 2022, como Thiago Gagliasso e a irmã do vereador Gabriel Mon teiro, Giselle Monteiro.

Já o PT, que havia per

dido o protagonismo na esquerda fluminense para o PSOL, saiu de três para sete deputados na Assem bleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), tornando-se a maior banca da de esquerda da casa e terceira maior no total.

O cenário se repete na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). Lá o PL formou a maior bancada, com 19 deputados, enquan to o PT ocupa a segunda posição, com 18.

Atrás dos partidos de Bolsonaro e Lula no ranking de bancadas das assem bleias estaduais estão União Brasil (94), MDB (94), PP (87), PSD (77), Republica nos (74), PSDB (54), PSB (54) e PDT (43). Em relação a 2018, os partidos da base do governo Bolsonaro tive ram os crescimentos mais expressivos. O Republica nos saiu de 42 em 2018 (quando ainda era PRB) pa ra 74, enquanto o PP saiu de 70 para 87.

Outro fator que chama atenção na comparação com 2018 é o encolhimento do PSDB. Os tucanos per deram 20 cadeiras, caindo de 74 para 54 deputados estaduais. De acordo com Medeiros, isso aponta para uma radicalização do perfil da direita brasileira.

“É uma substituição da direita tradicional pela ex trema-direita”, aponta o cientista político, ressaltan do que no plano federal o PSDB só fez 13 deputados.

Conhecido pela sua ca pilaridade, o MDB se man teve estável em relação a 2018. Já partidos de centroesquerda, como o PDT e o PSB, também tiveram que das significativas, perden do dez deputados cada um. Ainda segundo Josué Me deiros, essa queda também pode ser explicada pelo contexto da polarização, que prejudicou o desempe nho de partidos mais ao centro.

votos (4,69% dos votos válidos), o único deputado estadual eleito no estado que ultrapassou o quo ciente eleitoral. A sua vo tação ajudou o PL a ganhar mais duas cadeiras com a ex-primeira-dama de São Gonçalo do Amarante, Te rezinha Maia, e o atual vice-prefeito de Apodi, Neilton Diógenes.

A federação PT/ PCdoB/PV, que deu sus tentação ao palanque de Lula no RN no primeiro turno das eleições, tam bém saiu forte das urnas elegendo seis deputados estaduais: Isolda Dantas, Francisco e Divaneide, do PT; George Soares, Eudia ne Macedo e Hermano Morais, do PV.

O PSDB foi o partido

que mais elegeu deputa dos estaduais no RN, mas, saiu menor das eleições, caindo dos atuais 12 par lamentares para 9: Eze quiel Ferreira, Gustavo Carvalho, Tomba Farias, Galeno Torquato, José Dias, Nelter Queiroz, Dr. Bernardo Amorim, Kleber Rodrigues e o novato Ker ginaldo Jácome.

Já o União Brasil passa a ter representantes na ALRN com a eleição de dois deputados:Ivanilson Oliveira e Taveira Júnior.

O Solidariedade saiu menor das urnas, caindo de três para duas cadeiras: Cristiane Dantas e Luiz Eduardo. O MDB, que não tem representante atual mente, elegeu Adjuto Dias.

SEXTA-FEIRA, 7 de outubro de 20224 gerais
efeito PoLArizAção
Gráfico mostra distribuição de cadeiras nas Assembleias Legislativas
JA n n ik LA s O Globo Rio Palácio José augusto, sede da assembleia Legislativa do rio grande do Norte Assessoria

César santos

As eleições deste ano reverteram a tendência de “pulverização parti dária” que a Câmara dos Deputa dos vinha registrando desde as eleições de 2002. Dos 23 partidos que con quistava pelo menos um mandato, apenas 13 superaram a “cláusula de barreira” e ga rantiram representação.

A redução da quantidade em relação a 2018 ocorre por conta de fusões partidárias, incorporações de siglas e perda de repre sentação.

O PSL se fundiu com o DEM e formou o União Brasil. O PPL foi incorporado ao PCdoB; o PRP, ao Patriota; o PHS, ao Pode mos.

O DC, PMN e Agir, que elegeram deputa dos há quatro anos, não estarão representa dos na legislatura que começa em 2023.

Só cumpre a cláusula de barreira ou fe deração que eleger 11 deputados federais em pelo menos nove estados ou ultrapassar 2% dos votos válidos na eleição para a Câ mara. Portanto, PSC, Patriota, Solidarieda

de, Novo, Pros e PTB, que elegeram deputados, devem aumentar a lista de fusões ou incorporações por outra sigla. Outra possibilidade é a migração dos eleitos para outra legenda.

O PL, do presidente Jair Bolsonaro, foi o partido que mais elegeu deputados para a Câmara neste ano: 99. A maior bancada da legenda até então havia sido eleita em 2014, com 41 parlamentares. Na época, a sigla tinha o nome de Parti do da República (PR). Em 2018, o PSL, então partido de Bolsonaro, elegeu 52 deputados.

No início deste ano, quando o presi dente já havia deixado o partido, o PSL se fundiu com o DEM — que elegeu 29 deputados há quatro anos. A fusão das siglas resultou no União Brasil, que con quistou, agora, 59 cadeiras na Câmara.

O PT é a sigla de “esquerda” com maior representação na Câmara desde 1994. Seu auge ocorreu em 2002, ano da primeira eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à Presidência, quando empla cou 91 deputados. Os números variaram entre 83 em 2006, 86 em 2010, 68 em 2014 e 54 em 2018.

No pleito deste ano, a bancada do PT voltou a crescer, com 68 parlamentares. Outro destaque da esquerda nas eleições de domingo foi o PSOL, que elegeu 12

A gente tem que votar a regulamentação (empresas de pesquisas).”

artHur LIra Presidente da Câmara dos Deputados sobre a atuação dos institutos de pesquisas

tÚneL do teMPo

Há exatos 10 anos, Cláudia Regina era eleita prefeita de Mossoró, com 68.604 votos, su perando a sua principal concor rente Larissa Rosado, que obte ve 63.309 votos. Cláudia, porém, ficou só 11 meses no cargo. Ela teve o mandato cassado por abu so de poder e compra de votos. Em 2020, Cláudia tentou voltar à política, mas obteve apenas 4.046 votos (2,94%) na disputa à Prefeitura.

A primeira mobilização de campanha no segundo turno das eleições, em Mossoró, será realizada no fim de semana e será a favor do ex-presidente Lula (PT). A programação está sendo organizada e terá a pre sença da governadora reeleita Fátima Bezerra. No primeiro turno, Lula foi o mais votado na cidade com 88.081 votos (61,06%) contra 46.378 (32,15%) de Bolsonaro (PL).

deputados federais — o maior número de sua história. Por outro lado, o PDT e o PSB, siglas históricas da esquerda bra sileira, elegeram suas menores banca das desde 1990 e 1994, respectivamen te.

Nas eleições de 1990 e 1994, o PMDB (atual MDB) foi o partido com mais par lamentares eleitos. Em 1990, emplacou 108 deputados federais; em 1994, 107. O partido ainda liderou a representação em 2006, com 89 parlamentares. Contu do, na última legislatura, a legenda ele geu a menor bancada de sua história, com 34 parlamentares. Neste ano, apre sentou alguma recuperação, com 42 elei tos.

Outra sigla que historicamente esteve entre as mais representadas é o PSDB. A legenda tucana elegeu ao menos 50 deputados para a Casa entre 1994 a 2014 — o pico foi em 1998, com 99 parlamen tares. Assim como o MDB, a sigla regis trou queda em 2018, com 29 eleitos. Neste ano, o PSDB reforçou a tendência de baixa, com 13 deputados eleitos.

Em 1990, 19 partidos tinham repre sentantes na Câmara; em 1994 e 1998, 18. Em 2002, esse número voltou para 19, subindo para 21 em 2006, 22 em 2010, 24 em 2014 e 30 em 2018.

Fonte: CNN

Começa hoje a propagan da eleitoral no rádio e na te levisão do segundo turno das eleições. Bolsonaro (PL) e Lula e os 24 candidatos a governador terão tempos iguais. A propaganda será veiculada até o dia 28 de ou tubro, 2 dias antes da vota ção, marcada para dia 30.

IPeC X data/Poder

As duas primeiras pesqui sas do segundo turno: Ipec mostra Lula com 51% contra 43% de Bolsonaro; Poder/ Data revela Lula com 52% contra 48% de Bolsonaro. Vantagem pró-Lula de 8 a 4 pontos, respectivamente.

Muro

O prefeito Allyson Bezerra (SDD) terá que decidir se é bolsonarista ou lulista. O se nador eleito Rogério Mari nho (PL) deu ultimato para ele sair de cima do muro.

O presidente do tribunal superior eleitoral (tse), ministro ale xandre de Moraes, afirma que testes das urnas eletrônicas no primeiro turno tiveram 100% de aprovação. sem divergência.

a Reitoria da UFRN afirma que o bloqueio de R$ 1,2 bilhão anunciado pelo Ministério da educação, compromete o fun cionamento da instituição; já a Reitoria da Ufersa garante que não. Quem faltou a aula de gestão financeira? Ou a disputa eleitoral justifica?

RN tem a maior taxa bruta de incidência de câncer de mama na região Nordeste, com 61,85 casos para cada 100 mil mulheres, seguido do Ceará (53,35%) e Paraíba (52,93%). Preocupante.

O jornalista e escritor Ruy Castro é o novo imortal da aca demia Brasileira de Letras ( a BL). e le vai ocupar a vaga que ficou aberta em julho, com o falecimento, aos 88 anos, do acadêmico s ergio Paulo Rouanet. Ruy foi eleito com 32 dos 35 votos possíveis.

a Caixa econômica lançou a campanha Você no a zul, que disponibiliza descontos de até 90% para regularização de dí vidas de créditos comerciais de pessoas físicas e jurídicas. Mais de 80% podem liquidar seus débitos por até R$ 1.000. Procure a Caixa.

Confira os parlamentares mais velhos e mais novos eleitos

Com apenas 20 anos, Chiara Bion dini (PP) conquis tou uma vaga na Assem bleia Legislativa de Mi nas Gerais e é a parla mentar eleita mais jovem do país.

No outro extremo da pirâmide etária está a exprefeita de São Paulo Luiza Erundina que, aos 87 anos, foi reeleita para seu sétimo mandato co mo deputada federal pe lo PSOL de São Paulo.

A idade mínima para tomar posse como depu tado estadual ou federal é de 21 anos. Como Chia ra só faz aniversário em 22 de fevereiro, após a cerimônia de posse em 1 º de fevereiro, sua candi datura chegou a ser ques tionada na Justiça Eleito ral.

No entanto, o Tribunal Regional Eleitoral de Mi nas Gerais (TRE-MG) acolheu o argumento uti lizado pela defesa da candidata de que o regi mento interno da ALMG permite que a posse ocor ra até 30 dias depois da cerimônia oficial, e a can didatura foi deferida.

ForÇa dos PreFeItos

Rogério Marinho (PL), o “senador dos prefeitos”, foi o mais votado em 108 dos 167 municípios do RN. Car los Eduardo (PDT), que bri gou com os gestores, venceu em apenas 24. Já Rafael Mot ta (PSB) foi o mais votado em 35 colégios eleitorais.

GÁs

Chega a informação que está vazando gás pelos tubos da Câmara Municipal de Mossoró. E que tem inquilino da “Casa do Povo” doido pa ra riscar um fósforo.

dePutados FederaIs

LuIZa erundIna (PsoL-sP)

Idade: 87 anos

Cargo: deputada federal Votos: 113.983

ÍCaro Costa (PL-se)

Idade: 21 anos

Cargo: deputado federal Votos: 75.912

dePutados estaduaIs

tHeodorICo FerraÇo (PP-es)

Idade: 85 anos

Cargo: deputado estadual es Votos: 20.888

CHIara bIondInI (PP-MG)

Idade: 20 anos

Cargo: deputado estadual MG Votos: 34.126

opinião 5sexta-FeIRa, 7 de outubro de 2022
é notÍCIa
seGundo
turno
1 2 3 5
'' cesar@defato.com
ProPaGanda
4
Chiara
Biondini é a parlamen tar mais jovem do Brasil Luiza Erundina foi reeleita pelo 7º mandato assessoriaassessoria

inflação e cesta básica de natal têm variação negativa em setembro

OÍndice de Preços ao Consumidor (IPC) da cidade do Natal, calculado pela Coordena doria de Estudos Socioeco nômicos (CES) do Instituto de Desenvolvimento Sus tentável e Meio Ambiente (Idema) registrou para o mês de setembro de 2022, variação negativa de 0,13% em relação ao mês anterior.

Com este resultado, a va riação no ano ficou em 5,13%. Nos últimos doze meses (setembro/2021 a agosto/2022) atingiu 7,62% e 604,51% desde o início do Plano Real.

O grupo Alimentação e Bebidas, que responde por 32,43% do índice geral em termos de participação no orçamento familiar, apre sentou variação positiva de 0,81% em relação ao mês

anterior. Os itens que mais contribuíram para esse au mento de preços foram: Enlatados e Conservas (3,45%), Tubérculos, Raízes e Legumes (3,10%), Açúca res e Derivados (2,69%), Bebidas e Infusões (2,69%), Frutas (1,41%) e Hortaliças e Verduras (1,10%).

O setor de Transportes apresentou uma variação negativa de 3,21%. Os itens que mais contribuíram pa ra essa queda de preços foram: Combustíveis (Veí culos) (-8,64%), Transporte Público (-2.98%) e Veículo Próprio (-0,72%).

Já o grupo Comunicação neste período teve uma va riação negativa de 1,17% em função da queda de preços nos seguintes itens: Apare lho Telefônico (-0,97%), e TV a Cabo (-0,98%)

Cesta BásiCa A cesta básica teve uma variação negativa de 0,52% em relação ao mês anterior. Nas despesas com os pro dutos essenciais, o custo com a Alimentação por pessoa foi de R$ 550,51. Para uma família constitu ída por quatro pessoas, esse valor alcançou R$ 2.202,04. Se a essa quantia fossem adicionados os gas tos com Vestuário, Despe sas Pessoais, Transportes etc., o dispêndio total seria de R$ 6.790,26.

Dos treze produtos que compõem a Cesta Básica, oito tiveram variação posi tiva: Açúcar (3,40%), Mar garina (1,83%), Legumes (1,73%), Tubérculos (0,80%), Frutas (0,35%), Carne de Boi (0,28%), Café (0,26%) e Arroz (0,20%).

Covid-19: dose de reforço de vacina diferente protege mais, diz estudo

As variações negativas ocorreram em cinco produ tos restantes: Leite (-6,53%), Óleo (-4,31%), Farinha (-1,98%), Feijão (-1,37%) e Pão (-0,70%).

Cesta Bási C a

Setembro de 2022: (-0,52%)

Valor: R$ 550,51

i n F lação

Janeiro: 0,67%

Fevereiro: 0,91% m arço: 0,88%

Abril: 1,48% m aio: 0,59%

Junho: 0,74%

Julho: 0,14%

Agosto: (-0,24%)

Setembro: (- 0,13%)

O reforço da imuniza ção contra covid-19 com vacinas de mRNA, como a Pfizer, oferece maior pro teção em quem foi vacina do com CoronaVac do que repetir a vacina produzida no Instituto Butantan, na terceira e na quarta doses.

A efetividade da vacinação com doses heterólogas (de tecnologias diferentes) tem sido comprovada por cientistas ao longo do ano. Estudo publicado por pes quisadores da Fundação

Oswaldo Cruz (Fiocruz) e do Instituto de Saúde Glo bal de Barcelona (ISGlo bal) na revista científica Nature Communications traz novas evidências nes se sentido.

Os resultados da pes quisa mostram que a vaci nação com duas doses da CoronaVac, sem reforços, quase não fornece prote ção contra a covid-19 leve causada pela Ômicron, e uma proteção de 40% a 50% contra formas graves da doença.

Quando é adicionada uma dose de reforço da CoronaVac, a proteção

contra os sintomas leves da covid-19 não sobe, en quanto a proteção contra sintomas graves aumenta para 74%. Para as pessoas com 75 anos ou mais, po rém, a dose de reforço com a CoronaVac, em quem já havia recebido essa vacina no esquema primário, não é capaz de elevar a prote ção contra a forma grave além de 50%.

O estudo indica que, por outro lado, o reforço com a vacina de mRNA forneceu proteção adicio nal maior tanto contra a forma sintomática quanto contra a forma grave da

doença (56,8% e 86%, res pectivamente). Além disso, a proteção pareceu perdu rar por pelo menos quatro meses, segundo os pesqui sadores. No caso do Brasil, a única vacina de mRNA disponível contra covid-19 é a desenvolvida pelas far macêuticas Pfizer e BioN Tech.

Os pesquisadores ob servaram dados de dezem bro de 2021 a abril de 2022, em uma análise que incluiu os 5.570 municípios brasi leiros. As bases de dados utilizadas para os casos de covid-19 foram o e-SUS e o Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe), e a de vacinação foi o Sistema de Informações do Progra ma Nacional de Imuniza ções (SI-PNI).

prosa verso

&

Bolsonaro não é humano

Claro

que não me refiro à condição de ‘homo sapiens’. Do ponto de vista biológico, Bolso naro é um ser humano, sim. Tem duas pernas, dois braços, uma cabeça seja lá pra que for, ainda que o cérebro que ali habita não lhe garanta a condição de ser um animal racional e no peito um coração que o torne de fato, humano.

Bolsonaro declarou que muito praticou a zoofilia, ou seja, como se dizia no meu interior: fazia “sexo com bichos brutos”. Por fim, temos um presidente da Re pública que cortou verbas da Farmácia Popular, dimi nuiu mais de cinco milhões de famílias beneficiárias dos programas de transferência de renda, desvirtuou totalmente o programa Minha Casa Minha Vida crian do a Casa Verde e Amarela que não funcionou, ajudan do a estagnar o setor da construção civil que gera tan tos empregos, lutou para não adotar o programa de absorventes gratuitos para mulheres pobres.

Bolsonaro se revelou um monstro ao ironizar pes soas morrendo sem fôlego e imitando as que com a garganta travada por falta de fôlego diziam com voz fina que estavam com COVID, se referindo a um jeito de falar atribuído aos homossexuais, inclusive dizen do que os homens que tomassem vacinas contra CO VID se tornariam jacarés e que poderiam pegar AIDS se tomassem a vacina.

Bolsonaro travou as vacinas como um todo. Deixou de atender mais de oitenta comunicações da Pfizer, envolveu-se com a intenção dos seus cabras da peste de receberem um dólar por dose na vacina Covaxin e complicou, enquanto lhe foi possível, a vacina para crianças.

Afinal de contas, Jair Bolsonaro já deixou muito claro que sua “especialidade é matar”.

Agora se descobre que ele declarou que iria comer carne humana em uma tribo indígena e só não com pareceu ao ritual porque os colegas não aceitaram participar do banquete macabro.

Afinal de contas, vota em Bolsonaro quem for tão desumano quanto ele.

12 milhões de votos

A propósito do que escrevemos aqui ontem sobre se Bolsonaro terá capacidade de virar meio milhão de votos por dia, temos a esclarecer que entre 2018 e o primeiro turno de 2022

O bozo ganhou 1.7 milhões de votos em 4 anos. Naquela eleição, ele conseguiu botar dez milhões de votos na frente de Fernando Haddad, agora ele obteve seis milhões de votos a menos que Lula. Na primeira pesquisa, Lula já colocou 8% na frente dele. Isso re presenta 9,5 milhões de votos. Na projeção somente para os votos válidos, Lula tem 10% a mais.

A rejeição de Lula fica na casa dos 40% e a de Bol sonaro atinge 50%.

Frase

O jornal The Economist, da Inglaterra, o mais influen te do pensamento liberal em todo o planeta, disse a frase mais importante dos últimos dias: “Bolsonaro mente com a mesma facilidade com que respira”. a volta da paralisia inFantil

O tuiteiro Ricardo Pereira lembrou que “O Brasil não re gistrava um caso de paralisia infantil desde 1989. Foram anos de investimento em campanhas de vacinação para erradicar essa doença, mas o negacionismo dos últimos anos, muito estimulado pelo bolsonarismo também acaba de produzir uma vítima: uma criança de 3 anos.”

imaGem quE mARcA

uma frase muito realista. o nordestino sabe que é Brasil, porque foi aqui que o Brasil nasceu e prosperou por 300 anos. as raízes da cultura bra sileira estão no nordeste.

além disso, o nordeste nunca praticou qualquer tipo de preconceito contra o sul ou sudeste.

na verdade, o rio de Janeiro, são paulo e Brasília têm tanto de suor de nordestinos quanto o salgado das águas salgadas do oceano tem de lágrimas de portugal.

SEXTA-FEIRA, 7 de outuBro de 20226 GERAIS
crispinianoneto@gmail.com
>> Pesquisa da coordenadoria de Estudos Socioeconômicos do Idema registra queda de preço do leite, feijão e das despesas com transporte estudo
v
iní C
ius l is B oa Repórter da Agência Brasil - Rio de Janeiro ABr a cesta básica teve uma variação negativa de 0,52% em relação ao mês anterior

ibge estima safra recorde de 261,9 milhões de toneladas em 2022

Asafra brasileira de cereais, leguminosas e oleaginosas deve alcançar 261,9 milhões de toneladas em 2022, de acor do com a estimativa de se tembro do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola, divulgado ontem (6), no Rio de Janeiro, pelo Instituto Brasileiro de Geo grafia e Estatística (IBGE).

Para o IBGE, o resultado é um novo recorde na série histórica, iniciada em 1975, e representa aumento de 3,4% ou 8,7 milhões de to neladas em relação a 2021.

Segundo o gerente de agricultura do IBGE, Carlos Alfredo Guedes, o principal

ouTraS PalavraS

Corrigir é aC erTar

Quem me conhece sabe que não sou dado a efusões de otimismo, muito menos de alegria. É da minha natureza. Otimismo; aqui, o futuro do nosso país, em função da democracia, a saber, das grandes pos sibilidades que ela nos oferece. Mas, diante dos resultados das eleições realizadas domingo atrás, chego mesmo a animar-me a propósito, através proezas da democracia.

Uma surpresa e uma alegria: mais de um terço da nossa repre sentação política não obteve sucesso nas urnas, o que outra coisa mais não quer dizer senão o fim da tolerância coletiva em relação ao descaso com o povo. Um recado. Ou, por outros termos, um “chega” à gozação dos políticos com o grande povo que, tão con fiante, lhes delega sua representação democrática.

Confiança essa, tradicionalmente traída, e da forma mais re pelente, mais irresponsável, digamos logo a palavra de uma vez –mais repugnante à consciência humana. Haja vista as calamidades públicas que se alastram por todos os cantos e recantos do país, sem que se busquem as soluções, perfeitamente praticáveis. Em verdade, estas existem. O que não existe, é vocação política.

Bem, não estou dizendo que, com as substituições nominais na vida pública, ora realizadas em nosso país, as coisas vão mudar de repente da água para o vinho. Nada disso. Até porque o vício coisa é ainda muito intrínseca à vida oficial, administrativa e legis lativa, deste país, tão ofendido e humilhado pela picaretagem (esse é o termo) da grande maioria dos que nos representam.

Fazemos votos para que os novos legisladores, federais e estaduais, cum pram dignamente o papel que lhes foi confiado pelo povo: o da representa ção da sociedade junto ao governo. Desta maneira, terão conquistada a confiança popular. Não custa nada.

linguagem

>> o resultado é visto como um novo recorde na série histórica, iniciada em 1975, e representa aumento de 3,4% ou 8,7 milhões de toneladas em relação a 2021

produto que está puxando o resultado recorde é o milho, principalmente o milho 2 ª safra, com um crescimento de 35,5% frente ao ano an terior.

“A produção está se re cuperando de problemas climáticos em 2021, como a falta de chuvas. Essa recu peração ajuda a explicar a produção em 2022. Além disso, também houve cres cimento de área do milho 2 ª safra, incentivado pelos bons preços que os produ tores têm conseguido nos últimos anos”, disse Gue des, em nota.

A estimativa para a safra foi de crescimento em qua tro grandes regiões: CentroOeste (11,4%), Norte (11%), Sudeste (10,8%) e Nordeste (10,3%). No Sul, a previsão é de queda de 14,6%.

Trigo

A estimativa da produ ção de trigo foi de 9,6 mi lhões de toneladas, declínio de 0,9% em relação a agos to e aumento de 23% em relação a 2021. Segundo o gerente de agricultura, o tri go é um produto cuja produ ção não é autossuficiente.

brasileira de café para 2022, considerando-se as duas espécies - arábica e canéfo ra - foi de 3,1 milhões de toneladas, ou 52,3 milhões de sacas de 60 quilos, queda de 2,7% em relação a agos to e aumento de 6,6% em relação a 2021.

Soja

Principal commodity do país, a produção de soja manteve-se em 119,5 mi lhões de toneladas, estima tiva que representa aumen to mensal de 0,6%, entretan to, retração de 11,4% em comparação à obtida no ano anterior, com queda de 15,6% no rendimento mé dio. “Embora a área colhida tenha crescido 4,9%, proble mas climáticos derrubaram a produção de soja em 2022”, disse Barradas.

r egiõeS

Estou dizendo, sim, ser por aí que os brasileiros podemos con tribuir para a construção de um país decente, respeitável aos olhos do mundo. Um país com menos injustiças. Se erramos hoje em nossas escolhas, seja por desinformação, seja por outra coisa, tem nada não – vem o amanhã, e muda-se de novo, e assim por diante. Até acertar. É assim que se faz democracia, ora.

Isto mesmo, até que as coisas venham a se encaixar com relação aos interesses e desejos populares. Sabidamente, os acertos de ho je, em tudo, derivam dos erros de ontem: nunca nascem prontos. A vida, através de suas circunstâncias, vai sempre nos ensinando, e é burrice desperdiçar a sabedoria dos seus ensinamentos. Ora, afinal, aprende-se errando, não é assim que se diz?

Aparentemente, as coisas começam a mudar (certifico-me, agora), tanto os políticos, profissionais ou ditos emergentes, abusaram da boa-fé das massas populares, num tripúdio da cara do povo. Não contavam, talvez, com uma coisa que se cha ma processo dialético, que pode ser muito lento, mas que fer menta na interioridade de todos os sistemas sociais. Vai um dia, e a casa cai.

E porque é assim – mudando sempre para acertar –, nada mais justo do que mandar embora da cena política do nosso país o ba gulho velho (com perdão da palavra) que não tem mais o que dar, se é que já deu alguma coisa. Então, sem que dúvida nenhuma haja, é por ai que podemos dar dignidade ao nosso país, sob todos os aspectos. E podemos. Tudo depende de nós, povo.

Ouvi ainda agora de um homem do povo: Os que comem, estão com Bol sonaro. Os que não comem, com Lula. De onde se pode concluir que o povo já começa a entender a realidade do pa ís, em relação ao descaso pela luta social, da parte dos políticos.

É com que os políticos, veteranos e novatos, saibam ler nas entrelinhas o recado do povo eleitor nas eleições do domingo atrás. Ninguém tem mais saco

o engodo, já sem graça, dos políti

tradicionais, por exemplo, Garibal

Alves.

Os políticos se agridem entre eles. Ouvi isto dia destes na televisão, da parte de um cientista político, ao comentar sobre a atividade políti ca em nosso país. O conceito está certo, mas a forma de expressão está errada, isto é, não corresponde à regra da modalidade culta da língua.

que, tratando de uma ação reflexiva, reclama sua vez o pronome reflexivo “si”: Os políticos se agridem entre si. É o que está na tradição da língua escrita. Verdade que existem exemplos contrários em bons escritores modernos, por exemplo, Loyola Brandão, mas que não devem ser imitados, até pela escassez. No caso em questão, é de bom conselho seguir o ensinamento da gramática normativa, sobremodo proveitoso em provas de concurso público e exames vestibulares. Nem sempre é permitido violar a norma gramatical em nome da expres são estilística, se resulta prejudicada a clareza do pensamento. Afinal, como quer o poeta Mário Quintana, nada se faz sem gramática. É, por assim dizer, o mapa da linguagem verbal.

Café

Conforme o levantamen to, a estimativa da produção

Entre as grandes regi ões, o volume da produção de cereais, leguminosas e oleaginosas teve a seguinte distribuição: Centro-Oeste, 129,8 milhões de toneladas (49,6%); Sul, 65,1 milhões de toneladas (24,8%); Su deste, 27,6 milhões de tone ladas (10,6%); Nordeste, 25,4 milhões de toneladas (9,7%) e Norte, 14 milhões de toneladas (5,3%).

Copa do Mundo deve injetar r$ 1,37 bi em vendas no brasil, projeta CNC

Um levantamento divul gado na quinta-feira (6) pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) mostra que o comércio brasileiro deve movimentar R$ 1,37 bilhão durante o período da Copa do Mundo. O torneio acon tece no Catar, entre 20 de novembro e 18 de dezem bro.

Caso a projeção se con cretize, o mercado varejista brasileiro e o setor de servi ços registrarão um fatura mento 7% maior em compa ração com a Copa de 2018, que aconteceu na Rússia, entre 14 de junho e 15 de julho.

Somente a venda de ele trodomésticos, com desta que para os televisores, deve injetar R$ 535,5 milhões no comércio varejista. Já o fatu ramento brasileiro com arti gos pessoais deve ultrapas sar os R$ 332 milhões.

De acordo com a pesqui sa, as importações de televi sores para o Brasil quase

triplicaram em setembro deste ano, frente ao mesmo período de 2021, o que mos tra que as lojas estão se pre parando para o possível aumento da procura pelo consumidor.

O pesquisador da CNC Fábio Bentes afirmou que a alta na demanda pelos apa relhos também ganha impul so por conta do barateamen to dos preços. Dados do Instituto Brasileiro de Geo grafia e Estatística (IBGE) mostram que os equipamen tos tiveram uma queda de 3,2% no mês de agosto. Na prática, segundo a CNC, o valor dos televisores caiu de R$ 1.963 para R$ 1.849, em média.

“O varejo e os setores de serviço estão investindo na Copa do Mundo de 2022, puxado principalmente pela venda dos televisores. Mas precisamos lembrar tam bém dos outros setores im portantes, como os bares e restaurantes. As pessoas es tão na expectativa por essa copa, até porque vivencia mos uma pandemia entre este mundial e o anterior em 2018”, disse Bentes.

SEXTA-FEIRA, 7 de ouTubro de 2022 economia 7
Produção agríCola
para
cos
di e Henrique Alves. Os
legiSladoreS fraSe eNgodo aristida603@hotmail.com
É
a estimativa para a safra foi de crescimento em quatro regiões do país Agência Brasil
luCaS jaNoNeda CNN no Rio de Janeiro
Brasil

Caixa lança campanha ‘Você no Azul’ para regularização de dívidas

ACaixa Econômica

Federal lançou, nes

ta quinta-feira, 6, a Campanha Você no Azul, que disponibiliza descon tos de até 90% para regula rização de dívidas de crédi tos comerciais de pessoas físicas e jurídicas.

Estão contempladas na ação contratos de 4 milhões de clientes pessoa física e 396 mil na pessoa jurídica. Mais de 80% podem liqui dar seus débitos por até R$ 1.000.

“Temos buscado apro fundar cada vez mais a nos sa atuação para que o bra

sileiro tenha o nome limpo.

Esta é uma campanha im portante que ajuda no reco meço, as pessoas às vezes têm dificuldade. A gente dá esse impulso, que tradicio nalmente acontece todos os anos. Desde 2017 a Caixa faz a campanha de recupe ração de crédito, estimu lando aqueles que quise rem quitar à vista qualquer tipo de modalidade de cré dito, exceto habitação e agro”, afirmou a presidente da Caixa Econômica Fede ral, Daniella Marques, du rante coletiva de lançamen to, em São Paulo.

A novidade desta edi ção é a ampliação da oferta de renegociação de dívidas em seus canais digitais.

Cerca de 70% das propos tas da campanha Você no Azul 2022 estão habilita das para efetivação por meio do site da Caixa, do aplicativo e WhatsApp Cai xa (0800 104 0104).

“A Campanha Você no Azul deste ano vai levar um atendimento mais digital e mais de 70% dos contratos dos 7 milhões de contratos são passíveis de serem re negociados diretamente pelo site da Caixa ou pelos nossos aplicativos, ou seja, o canal digital vai simplifi car muito esse atendimen to, tirando boa parte desse público que iria até uma agência da Caixa para po der fazer uma transação normal de renegociação”,

destacou o vice-presidente rede de varejo Júlio Volpi.

Os contratos negocia dos serão retirados dos cadastros restritivos de crédito em até cinco dias úteis após a efetivação do acordo por meio do paga mento do boleto.

“A partir do momento em que a dívida é paga, em até cinco dias úteis será retirada do cadastro. São 4 milhões na pessoa física e aproximadamente 400 mil clientes na pessoa ju rídica que atendem aos requisitos da campanha”, disse Volpi.

A campanha Você no Azul 2022 continua até 29 de dezembro em todo ter ritório nacional.

rússia prevê aumento de pressão por sanções, diz Putin

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse nesta quinta-feira, 6, que a deman da do consumidor continua fraca e que prevê que a pres são das sanções sobre a eco nomia russa se intensifique, em reunião com autorida des do governo.

“Em geral, a situação aqui é estável”, afirmou Putin. “Ao mesmo tempo, é importante entender que a pressão das san ções sobre a Rússia só aumentará.”

O Ocidente atingiu Moscou com sanções sem precedentes, depois que a Rússia enviou dezenas de milhares de soldados para a Ucrânia em 24 de feve reiro, o que chama de “ope ração militar especial”.

A economia russa desa fiou previsões de analistas ocidentais, de que estava enfrentando impacto de

15% no Produto Interno Bruto (PIB) este ano.

O Ministério da Econo mia da Rússia agora espe ra uma contração de 2,9% em 2022, enquanto líderes ocidentais preveem que o impacto das sanções seja duradouro e retenha a eco nomia russa por anos.

VAZAmento de GÁS

A Rússia foi informada por canais diplomáticos de que não há planos de con vidar Moscou para partici par de uma investigação sobre vazamentos de gás do Nord Stream, disse o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, a repórte res nesta quinta-feira (6).

Peskov acrescentou que a Rússia considera im possível conduzir a inves tigação sem a participação de Moscou.

CIANO MAGNTA AMARELO PRETO SEXTA-FEIRA, 7 de outubro de 20228 gerais
>> Cliente pode quitar dívidas em atraso com até 90% de desconto eConomiA Reprodução Internet
A novidade desta edição é a ampliação da oferta de renegociação de dívidas em seus canais digitais Ludmi
LLA Sou ZA Agência Brasil

mossoró

Oboletim mais re cente do Centro de Informações Estra tégicas em Vigilância em Saúde do Rio Grande do Norte (CIEVS/RN) mos trou que Mossoró tem três casos confirmados de Monkeypox, mais conheci da como varíola dos maca cos, e 12 casos descartados da doença.

De acordo com os bole tins epidemiológicos pu blicados pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), faz 21 dias segui dos que a segunda maior cidade do Rio Grande do Norte continua com o mes mo número de pessoas infectadas pelo vírus. A al teração de 2 para 3 ocorreu no início da segunda quin zena de setembro.

Em 14 do mês passado, Mossoró somava dois ca sos. No dia seguinte pas sou para três, o mesmo número do último boletim. Os três boletins publicados neste mês de outubro traz a informação de que a ci dade não tem nenhum caso suspeito de varíola dos ma cacos.

O primeiro caso confir mado na cidade aconteceu no início de agosto. Já o segundo ocorreu na segun da quinzena do mesmo mês e o terceiro, como já destacado, foi confirmado no dia 15 do mês passa do.

rIO GrANDE

DO NOrTE

O boletim do último dia 5 aponta que o Rio Grande do Norte passou dos 90 casos positivos da doença. O documento informou que o RN contabiliza 93 casos, sendo deste total, 75 em homens e 18 em mu lheres.

A faixa etária com o maior número de casos é a de 30 a 39 anos. Ela tem 32 casos confirmados. Na se

Mossoró completa 21 dias sem registro de casos da doença

partilhar objetos de uso pessoal, até que seja exclu ída a suspeita, ou até que as lesões tenham desapa recido por completo. As pessoas que tiveram con tato com pessoas contami nadas devem ficar alertas aos sintomas para que pos sam ser diagnosticadas e isoladas.

TrANSMISSÃO

E SINTOMAS

A transmissão para hu manos pode ocorrer por meio do contato com um animal ou humano infecta do, ou com material corpo ral humano contendo o vírus. A transmissão entre humanos ocorre principal mente através de grandes gotículas respiratórias.

O período de incubação da varíola dos macacos po de variar de 5 a 21 dias. O estágio febril da doença geralmente dura de 1 a 3 dias com sintomas que in cluem febre, dor de cabeça intensa, linfadenopatia (in chaço dos gânglios linfáti cos), dor nas costas, mial gia (dor muscular) e aste nia intensa (falta de ener gia).

quência vêm a entre 20 a 29 anos (25 casos) e a de 40 a 49 anos (15 casos).

93 casos, 18 deles fo ram registrados em pesso as de 0 a 19 anos. São oito casos entre a faixa etária de 11 a 19 anos e cinco en tre crianças de 0 a 11 anos.

Além dos três casos confirmados em Mossoró, os municípios potiguares com casos da doença são: Natal (58), Parnamirim (15), Extremoz (3), São Gonçalo do Amarante (3), Caicó (2), Jandaíra (2), Pa relhas (2), Doutor Severia no (1), Equador (1), Espí

rito Santo (1), Goianinha (1) e Serra Negra do Norte (1).

Já as cidades com casos suspeitos são: Natal (14), Jandaíra (8), Parnamirim (8), Caicó (7), São Gonçalo do Amarante (4), Cangua retama (2), Extremoz (2), Bom Jesus (1), Nísia Flo resta (1), Parelhas (1), Pe dro Velho (1), Poço Branco (1) e Riachuelo (1), além de 1 de Portugal computa do para o RN. Há no mo mento 11 casos prová veis.

ALErTA

A Secretaria de Estado

Rio Grande do Norte registra óbito por Covid-19

O Rio Grande do Norte registrou uma morte em decorrência de Covid-19 e 86 novos casos da doença nas últimas 24 horas ante riores à atualização dos da dos sobre a pandemia no território potiguar. Os nú meros constam no boletim epidemiológico publicado pela Secretaria de Estado da

Saúde Pública (Sesap) nesta quinta-feira (6).

Ainda de acordo com a pasta estadual, o óbito foi notificado em Natal. Desde o início do período pandêmi co, em março de 2020, o RN contabiliza 8.470 vítimas do SARS-CoV-2, vírus causador da doença. Há também 1.061 mortes em investigação e

outras 1.738 já descartadas para a Covid-19.

O número de casos con firmados da doença no es tado chega a 557.099. Já os casos recuperados somam 548.147. Os descartados são 1.064.843. Atualmente, o estado tem 285 casos sus peitos e 482 em acompa nhamento.

da Saúde Pública (Sesap) emitiu uma Nota Informa tiva sobre as medidas que deveriam ser adotadas ao se diagnosticar um caso suspeito ou confirmado de monkeypox no final do mês passado. As informa ções são voltadas a profis sionais de saúde e à popu lação em geral.

A pasta destacava que era de fundamental impor tância informar a popula ção em geral de que a monkeypox pode se espa lhar para qualquer pessoa por meio de contato próxi mo, pessoal. O órgão de saúde estadual explica

também que várias medi das podem ser adotadas para evitar a contamina ção, como higienizar com frequência as mãos com álcool 70% ou com água e sabão, evitar contato pró ximo com pessoas que pos sam apresentar quadro clínico compatível, evitar compartilhamento de ob jetos, incluindo roupas de cama e toalhas, e reduzir o número de parceiros sexu ais nesse momento.

Ainda segundo a Sesap, toda pessoa que apresente quadro clínico suspeito de monkeypox deve manter isolamento e evitar com

SITUAÇÃO EPIDEMIOLÓGICA

casos confirmados

O estágio febril é segui do pelo estágio de erupção cutânea, com duração de 2 a 4 semanas. As lesões evo luem de máculas (lesões com base plana) para pápu las (lesões dolorosas fir mes elevadas).

A faixa etária com o maior número de casos é a de 30 a 39 anos. Ela tem 32 casos confirmados

12 descartados

casos confirmados e 12 descartados

casos confirmados e 12 descartados

casos confirmados, 6 suspeitos e 6 descartados 29/9

casos confirmados, 6 suspeitos e 6 descartados 28/9

casos confirmados, 6 suspeitos e 6 descartados 27/9

casos confirmados, 6 suspeitos e 6 descartados 26/9

3 casos confirmados, 6 suspeitos e 6 descartados 25/9

3 casos confirmados, 5 suspeitos e 6 descartados 24/9

3 casos confirmados, 5 suspeitos e 6 descartados 23/9

casos confirmados, 5 suspeitos e 6 descartados 22/9

casos confirmados, 5 suspeitos e 6 descartados 21/9

casos confirmados, 3 suspeitos e 6 descartados 20/9

casos confirmados, 2 suspeitos e 6 descartados 19/9

casos confirmados, 2 suspeitos e 6 descartados 18/9

casos confirmados, 3 suspeitos e 5 descartados 17/9

casos confirmados, 3 suspeitos e 5 descartados 16/9

casos confirmados, 3 suspeitos e 3 descartados 15/9

casos confirmados, 3 suspeitos e 3 descartados 14/9

casos confirmados, 3 suspeitos e 4 descartados

@defato_rn/jornaldefatorn /photos/jornaldefatorn Mossoró (rN), sEXTA-FEIrA, 7 DE OUTUbrO DE 2022
5/10 – 3
e
4/10 – 3
3/10 – 3
30/9 – 3
– 3
– 3
– 3
– 3
– 3
– 3
– 3
– 3
– 3
– 3
– 3
– 3
– 2
FoNTE: CIEVs/rN VAríOLA DOS MACACOS
>> Boletim do CIEVS/RN mostra que Mossoró tem 3 casos confirmados reprodução
Em outubro, o município de Mossoró não registrou nenhum caso suspeito de monkeypox
Dos
EDINALDO MO r ENO Da redação
!

GENTE DE FATO

OKTOBERFEST

THERMAS

Sábado, dia 8 de outubro, a partir das 12h, meio-dia, o Hotel Thermas de Mossoró realiza seu primeiro festival Oktoberfest, com open food em 8 estações de comidas típicas alemãs e churrasco e open bar com cervejas. Robinzband, Banda Cão Véio e Frequência 2 vão tirar todo mundo do chão. Vendas outgo.com. br e por whatsApp 84 3422-1200.

CHAMPANHE NO GELO

Apagam velinhas hoje: Maria do Socorro Oliveira Rosa; Leônia Oli veira, Júlio César Verit, Kalina Leite de Souza Bessa, Hélida Medonça, Ricardo Sérgio de Medeiros, Andréa Azevedo, Lucila Martins de Moura, Andressa Nogueira, Aristófanes Fernandes Torres, Luciano Melo Costa. Parabéns!!!

PRESENÇAS

A noite da Revista Presença, sába do dia 8, no Mirante do Canto, em Martins, tem confirmação dos gran des nomes do colunismo potiguar. Lisboa Batista, Tica Soares, René Gui da, Josy Maia, Toinho Silveira, Sérgio Chaves, Georgiano Azevedo, Zeza Fernandes e equipe TCM. Obrigada, meus amores!

a toda bacana Kaline leite apaga velinhas hoje e ganha os mimos da mãe luzia e de todos nós que a admiramos. Parabéns, saúde, paz e alegrias.

casal muito respeitado pela sociedade martinense, odontólogos da ciso, aníbal e sua bela lígia Fernandes, nas páginas da 72ª edição da Revista Presença em Martins.

só gente do meu benquerer. Bacanas do meu coração, o big boss do colunismo social da serra de Martins, turismólogo Egilson Fernandes com os gerentes com expertise nota mil em hotelaria, Francisco Macedo do lagoa dos ingás e Karlos lacerda do Hotel serrano.

Ela tem mãos de fada. Ela é Vanessa Gomes. inda, competente e muito dedicada à beleza e ao bem-estar dos martinenses. onosco nas páginas da 72ª edição da Revista Presença.

SEXTa-FEIRa 7 DE OuTuBRO DE 20222 social
marilene.paiva@gmail.com
aqui mando um abraço especial para o médico dermatologista Paulo Negreiros que celebra idade nova hoje e ganha sessão bolo confeitado da sua musa lúcia, filhos e netos, em Natal. Tintin! a mega empreendedora alzir lisboa, maior franqueada o Boticário da região oeste potiguar, conosco na Noite Presença, no Mirante do canto em Martins.

reitora da Ufersa assegura que bloqueio não afeta universidade

a última quartafeira, 5, o Governo Federal anunciou mais um corte no orçamen to do Ministério da Educa ção e Cultura (MEC), no valor de R$ 1,059 bilhão. Com esse contingencia mento, o valor total chega a 2,4 bilhões de recursos cortados, podendo inviabi lizar o funcionamento das universidades e institutos federais.

N

De acordo com a Asso ciação Nacional dos Diri gentes das Instituições Federais de Ensino Supe rior (Anfides), esse blo queio impacta, inclusive, nos recursos frutos de emendas parlamentares –RP9. Na prática, toda emenda que ainda não te nha sido empenhada, será retirada do limite. Os cor tes correspondem ao per centual de 5,8%.

“Diferentemente do que ocorreu por ocasião do outro bloqueio ocorrido em agosto, quando os cortes no MEC foram assimilados em uma ação orçamentária es pecífica do FNDE, desta vez as limitações foram distri buídas em todas as unida des do MEC (incluindo uni versidades federais, insti tutos federais, CAPES), que sofreram o mesmo corte linear de 5,8%”, informou a Associação.

Apesar dos valores se rem considerados altos e inviabilizar o funcionamen to das universidades e ins titutos, a reitora da Univer sidade Federal Rural do Semi-Árido, Ludimilla Oli veira, informa que o blo queio não afetará o funcio namento da Universidade, cujo campus central é em

Mossoró. Por meio de nota oficial, a reitora garante que bloqueios e contingen ciamentos anunciados pelo Ministério da Educação não afetará a UFERSA. A reitora explica que o paga mento dos empenhos está mantido e que não haverá prejuízos para nenhum prestador de serviço.

“Na UFERSA a situação se encontra sob controle uma vez que a determina ção diz respeito a novos empenhos”, garantiu Ludi

milla Oliveira, que enfati zou que a gestão adminis trativa da Universidade se preparou para o final do ano financeiro e que as despesas relativas ao ano de 2022 já foram empe nhadas. “Na UFERSA não haverá atrasos de paga mentos e estão assegura dos todos os seus compro missos. A restrição orça mentária anunciada pelo Ministério da Educação se refere a novos empenhos”, finalizou.

A assessoria de im prensa da Ufersa informou à reportagem do JORNAL DE FATO que não houve cortes às universidades e institutos. Apenas o limite temporário de empenhos no orçamento (até novem bro). Informou ainda que podem existir casos pontu ais que as universidades precisem podem procurar diretamente o MEC para uma solução. “Ministro e sua equipe recebem todos os reitores que solicitam

Anfides é convocada para reunião sobre o contingenciamento

Após o anúncio do blo queio, a Associação Nacio nal dos Dirigentes das Ins tituições Federais de Ensi no Superior (Anfides) foi convocada pelo Secretário da Educação Superior, Wagner Vilas Boas de Sou za, para reunião, juntamen

te com o secretário adjunto da SESu, Eduardo Salgado, para tomar conhecimento sobre o detalhamento deste contingenciamento.

COnfirA O DETAlhAmEnTO:

No dia 4 de outubro o

MEC foi comunicado pelo Ministério da Economia des tas “limitações de empenho” e que imediatamente tomou a iniciativa de marcar esta reunião com a Andifes;

O decreto formaliza o contingenciamento no âm bito de todo o MEC de R$

2.399 bilhões (R$ 1.340 bi lhão anunciado entre julho e agosto e R$ 1.059 bilhão agora). Esse bloqueio im pacta, inclusive, nos recur sos frutos de emendas par lamentares – RP9. Na prá tica, toda emenda que ainda não tenha sido empenhada,

reunião”, informou a as sessoria.

“A medida ocorre para respeitarmos a Lei de Res ponsabilidade Fiscal. O orçamento disponível para as unidades é maior que o orçamento de 2021. São 930 milhões de reais a mais neste para universi dades e institutos federais em relação a 2021. Houve aumento e não redução do orçamento para as institui ções federais de ensino. As universidades contam com

será retirada do limite;

Por uma análise prelimi nar deste novo Decreto, este contingenciamento afetou praticamente todos os ministérios, mas o mais afetado foi o Ministério da Educação, que arcou com quase metade da limitação das despesas;

Diferentemente do que ocorreu por ocasião do ou tro bloqueio ocorrido em agosto, quando os cortes no MEC foram assimilados em uma ação orçamentária es pecífica do FNDE, desta vez

R$ 537 milhões (10,4%) e os institutos R$ 393,8 (20%) de orçamento a mais em relação a 2021. As uni versidades também rece beram quase R$ 1 bilhão de reais do MCTI com re cursos do FNDCT, um fun do de investimento em pesquisa”, pontuou a as sessoria de imprensa da Ufersa, ressaltando que o corte seria para novos em penhos, já que as despesas para o 2022 já estão em prenhadas.

as limitações foram distri buídas em todas as unida des do MEC (incluindo uni versidades federais, institu tos federais, CAPES), que sofreram o mesmo corte linear de 5,8%;

Conforme consta no Anexo II do decreto, no dia 1º de dezembro deste ano; os valores serão descontin genciados e os limites de empenho serão retomados. Mas não há garantia de que não possa haver uma nova normatização que mude este quadro.

sexta-FeIRa 7 DE OUTUbrO DE 2022 MOSSORÓ 3 blOqUEiO
>> Por meio de nota, a reitora
Ludimilla Oliveira informou que
as
demandas financeiras
de 2022 estão encaminhadas e que o
bloqueio
interfere
apenas
em
novos empenhos
assessoria
Assessoria da reitoria da Ufersa afirma que não houve cortes, mas sim, bloqueios nas contas da universidade
De acordo com a Anfides, esse bloqueio impacta, inclusive, nos recursos frutos de emendas parlamentares
!

demais

OUTUBRO ROSA

GeorG

PARAÍBA

Depois de realizar as seletivas do Tráfego Look 2022 em Natal e Mossoró, a Tráfego Models realizou a seletiva em João Pessoa/PB na tarde de quartafeira, 5, no Hotel Manaira, classificando três belas paraibanas: Maria Luiza Hipólito, Eduarda Lacerda e Mariah Colpo. Elas estarão na Grande Final, dia 13 deste mês no Spaço Guinza, em Natal.

INALA RETRÔ

do. Agende aí!

SEXTOU

O cantor Renno e a banda Forró dos 3 são atrações do Tchê Hall, hoje, com muita ferveção a par tir das 23h. Senhas à venda no Tchê Restaurante, Smart Fit e pelo OutGo.com.

Maria luiza Hipólito, eduarda lacerda e Mariah colpo selecionadas no Tráfego look 2022, em João Pessoa/PB.

LENÇO

A loja Sensacionaly foi cenário para o lançamen to da campanha Outubro Rosa na quarta-feira, 5, apresentando lenço idea lizado por Carol Dióge nes e Rafaela Dutra, em que toda renda arrecada da na venda dos lenços será revertida para aju dar aos pacientes da UNACOM (SUS) - Oncolo gia Hospital Wilson Ro sado. Ótima iniciativa!

adna canário, Betinha rosado, selma dantas e carol diógenes apresentado o lanço solidário outubro rosa, em lançamento na sensacionaly.

O Terra Music vem aí com a fes ta “Inala Retrô - o reencontro!” Com show da banda Inala relem brando bons tempos. Também, Renata Falcão e Alinne Reis. Dia 11 de outubro, véspera de feria
sexta-feira, 7 de outubro de 20224 social
iano azevedo georgianoazevedo@gmail.com
Lucas frança Cedida ELE É O TAL!
NA
A
BotoPremium
realizou Café da Tarde na última quarta-feira,
5,
para lançar o Outubro Rosa e apresentar as
promoções
para
esse
mês, começando com a Semana do Botox. Hora de aproveitar!
estou, aqui, com
Kátia Maia, luana Figueiredo, Bia castro e aline Maia no café da Tarde da BotoPremium. Bruno leite aniversariou na quarta-feira, 6, e ganhou bolo surpresa preparado pela turma Master Produções e eventos. Cedida

lISBOA BATISTA

CONHEÇA A SERRA DE MARTINS

Localizada na região semiárida nordestina, a cidade de Martins/RN tem a temperatura média anual de 22,7°C, clima ameno, natureza preservada e os diversos pontos históricos culturais e naturais que atraem milhares de visitantes. Dentre vários outros locais, hoje destaco o Mirante do Canto, espaço que vai receber em alto estilo amanhã a Diretora/Editora da Revista Presença, Mari lene Paiva e seus convidados, para o lançamento da edição 72, desta vez impressa, após dois anos em for mato digital, destacando o seu Festival Gastronômico e Cultural. Confirmo presença.

VIVA SÃO BENEDITO!

Já é tradição a festa dedicada a São Benedito, no mês de outubro. Hoje, a segunda noite do tríduo, dedicada às Comunidades Paroquiais e Instituições Públicas e Privadas. Amanhã, às famílias, ex-moradores do bairro e equipes da festa. Já no domingo, as celebrações em honra a São Benedito, alvorada, adoração, procissão, celebração de Missa, jantar de confraternização, espaço sociocultural. Rezemos!

O brilho do sol, do lado de dentro da gente, se chama SONHO.”

SHOW DE KHRYSTAl & BIA GURGEl

A Cantora Khrystal faz show no próximo dia 13, 20h, no Teatro Lauro Monte. Ela foi participante do The Voi ce Brasil, da Globo, em 2013. Terá na ‘janela’ outra grande estrela do reality da emissora global, a mosso roense Bia Gurgel, que brilhou no The Voice Kids 2021. Produção é assinada pela produtora Katharina Gurgel. Vendas de acesso no Varanda Café & Bistrô. (84) 21425838. Imperdível.

Pe. Marcílio Oliveira, à frente da Paróquia de Tenente Ananias, foi homenageado pelo seu aniversário. O abraço de lB.

Areia Branca vai sediar o maior festival de kitsurf da Costa Branca

Festa do Cavalo 2023 será lançada durante a 60ª Festa do Boi

Com realização do Go verno do Estado por meio da Secretaria Estadual da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (Sape/RN) e de entidades ligadas ao setor no RN, a 2ª Festa do Ca valo será lançada durante a 60ª Festa do Boi.

ço a 1º de abril, no Parque Aristófanes Fernandes, em Parnamirim.

APrefeitura de Areia Branca vai realizar, nos dias 15 e 16 de outubro, na praia de Upa nema, a quinta edição do Kitefest, já consagrado co mo o maior festival de kit surf da região Costa Branca e referência no Rio Grande do Norte. A exemplo de edi ções anteriores, a expecta tiva é receber atletas de Estados vizinhos do Nor deste como Ceará, Paraíba e Pernambuco.

“Areia Branca é conhe cida por possuir o melhor vento para as práticas es portivas no ar e também no mar. Temos ondas ideais para as manobras e para os saltos incríveis, sem esque cer o pôr do sol mais bonito do Brasil. São fatores natu rais importantes que nos fazem esperar mais de cem

atletas, deixando a praia de Upanema ainda mais boni ta, colorida e dinâmica”, disse a prefeita Iraneide Rebouças.

O Kitefest 2022 vai ofe recer R$ 8 mil em premia ção para os três primeiros colocados nas seis catego rias em disputa que são Downwind Masculino e Fe minino, Foil Race, Regata Masculino (iniciante, open e master 40+), Regata Fe minina e Big Air. Os primei ros colocados vão receber R$ 500, os segundos R$ 300 e os terceiros lugares R$ 200. Todos os atletas recebem medalhas de par ticipação e suporte técnico no mar e também em terra como apoio de água mine ral e barras de cereal para repor as energias.

As inscrições são gratui

O evento será na quin ta-feira, dia 13, às 17h, na sede do Gabinete do Go verno, no Parque de Ex posições Aristófanes Fer nandes. Na ocasião, serão apresentados todos os de talhes e a programação completa do evento, que acontecerá de 29 de mar

A Festa do Cavalo visa promover esta importante cadeia produtiva que está diretamente ligada à nos sa cultura e que gera mi lhares de empregos e oportunidades em todos os municípios do RN. O Estado abriga entre 12 e 15 mil cavalos. A ativida de de Equinocultura no RN movimenta em torno de R$ 200 milhões e gera cerca de 7 mil empregos diretos e 20 mil empregos indiretos.

sargi13tario@hotmail.com
A cantora Khrystal virá dia 13 a Mossoró para showzaço no Teatro lauro Monte. Sucesso. O Colunista lB ladeado por Sérgio Chaves e o Gerente Souza, do Mirante do Canto/Martins. Confirmamos o apreço. Casal Carlos Herbas/ Clédina Mesquita com o Colunista na FD/2022. Ela aniversariando com os parabéns de lB. À frente da Physical Vip, Ricardo Robson é destaque na FD/22. Pelo seu aniversário, renovo parabéns. Do benquerer, Charles Paiva/Marilene. Recepcionam hoje em Martins no lançamento da Revista Presença. Um brinde! Cedida Cedida Cedida Érick Medeiros Érick Medeiros Cedida Divulgação
Divulgação SAPE
Pernambuquinho é um dos melhores pontos do Brasil para a prática do kitsurf A atividade de Equinocultura
no RN
movimenta
em
torno
de R$ 200
milhões
>> A exemplo de
edições anteriores,
a
expectativa
é
da presença
de
um
grande número de atletas e visitantes de outros
estados
do
Nordeste
TURISMO SEXTA-FEIRA, 7 DE OUTUBRO DE 2022 ESTADO 5
Rubem AlveS
'' tas e podem ser feitas até a próxima segunda-feira, 10 de outubro, no site da Pre feitura de Areia Branca.

Conselho Tutelar registra 34 violações no terceiro trimestre

>> Relatório da 33ª Zona dá conta de dez casos de suposto abuso sexual e um de agressão física, situação de rua e de abandono de incapaz, dentre as ocorrências

A

33 ª Zona do Conse

lho Tutelar em Mos

soró registrou 34 violações contra crianças e/ ou adolescentes no terceiro trimestre deste ano. O ba lanço das ocorrências foi divulgado nesta semana pela entidade.

O levantamento mostra que no geral dos casos no tificados nos meses de ju lho, agosto e setembro de 2022, 17 envolveram viola ções de direitos de meno res relacionadas à educa ção, cultura, esporte e lazer;

16 foram de direito ao res peito e à dignidade; 12 à vida e à saúde; dez envol vendo profissionalização e à proteção no trabalho; e seis violações de direito à convivência familiar e co munitária.

Já no detalhamento das ocorrências, o balanço da 33 ª Zona do Conselho Tu telar em Mossoró dá conta de dez casos de suposto abuso sexual; seis de infre quência escolar; cinco de falta de vaga escolar; três de negligência; e duas de evasão escolar; dentre ou tros como situação de rua, agressão física e abandono de incapaz.

Os dados mostram tam bém que foram nove regis tros em julho, seis em agos to e 19 em setembro; com 16 casos vitimando meno res do sexo feminino e 18 contra vítimas do sexo mas culino, com idades até 17 anos. O levantamento cons tata ainda que terceiros, como padrasto, lideram as ocorrências como agentes violadores de direitos, com nove situações.

O Estado aparece em oito; seguido dos pais em sete registros; e a figura da mãe e do pai, com sete e quatro ocorrências, respec tivamente. Quanto ao nú mero de violações por bair ro, Nova Mossoró lidera com cinco casos cada; se guido do Boa Vista com cinco; Abolição IV e Aero porto II com quatro casos cada; e Santo Antônio, com três; dentre outros bairros, com dois e um caso.

O relatório da entidade afirma que 'os dados de violações são cada vez mais crescentes e ameaça ou vio la os direitos das crianças e adolescentes afetando o desenvolvimento como su jeito de direito'.

sindicato denuncia falta de efetivo em delegacias

O Sindicato dos Policiais Civis e Servidores da Segu rança Pública do Rio Grande do Norte (SINPOL-RN) rea lizou mais uma denúncia envolvendo uma alegada falta de efetivo em delega cias de Polícia Civil do esta do. A entidade visitou nesta semana unidades da corpo ração localizadas na região do Alto Oeste potiguar.

As delegacias recente mente visitadas pela direção do Sinpol-RN foram as dos municípios de Marcelino Vieira e Alexandria. Em am bas as unidades, o sindicato disse ter encontrado uma boa estrutura em relação ao prédio e aos equipamentos.

O sindicato informou que a situação elogiável é resultan te de um convênio com o Tribunal Regional do Traba lho (TRT).

Mas, por outro lado, a di reção do Sinpol-RN criticou uma alegada falta de efetivo nas duas delegacias. Segun do a entidade, no caso da cidade de Marcelino Vieira não haveria nem policiais civis lotados na unidade, que dependeria de um profissio nal da Regional para atender no local.

O sindicato descreveu o quadro como ‘caótico’, diante da população local ser de mais de 20 mil habitantes e sofrer com a ausência de efe

operação contra mercadorias falsificadas prende cinco

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte, por meio da Delegacia Especializada em Falsificações e Defrau dações de Natal (DEFDNatal), realizou, na manhã desta quinta-feira (6), a ope ração "Caça aos piratas", visando combater a comer cialização de brinquedos e peças de vestuário falsifica das ou adulteradas no bair ro do Alecrim em Natal, a partir de registros de bole tins de ocorrência e reque rimentos protocolados pe las empresas NIKE, ADI

DAS, PUMA, LACOSTE, TOMMY HILFIGER, DIS NEY, MARVEL e PINK FONG.

No decorrer da opera ção, seis lojas comerciais no bairro do Alecrim foram submetidas à fiscalização, nas quais foram constata dos e apreendidos cente nas de brinquedos, cami setas e peças de vestuário falsificadas ou adultera das, mercadorias produzi das e comercializadas de forma criminosa, sem au torização das marcas cita

tivo. O Sinpol-RN afirmou ser preciso urgentemente a con tratação de novos profissio nais para a delegacia. A enti dade detalhou ainda que o cenário na cidade de Alexan dria é similar, com boas con dições no imóvel e estrutu rais, mas também sem efeti vo. Para o sindicato, isso atrapalha todo o trabalho in vestigativo.

reForMa de PrÉdios

Na manhã desta quintafeira (6), o secretário titular da SESED, coronel Araújo, e o secretário adjunto, delega do Osmir Monte, foram rece bidos pelo secretário de Es tado da Infraestrutura (SIN),

das, e colocando em risco a vida e a saúde dos consu midores, especialmente das crianças.

Foram presas em fla grante um total de cinco pessoas pela prática dos crimes de fraude no comér cio, receptação qualificada, violação de direito autoral, crime contra as marcas, concorrência desleal e cri me contra as relações de consumo. A polícia disse que colaboraram com a operação cerca de 33 poli ciais civis de delegacias diversas, bem como equi pes do Corpo de Bombei ros Militar (CBMRN) e da Secretaria Estadual de Tri butação (SET).

Gustavo Coelho, para uma reunião sobre o andamento dos processos para as obras em prédios da Polícia Militar e da Polícia Civil. Na ocasião, foram levantados pontos es senciais para reformas e

construções de prédios das instituições. Entre os enca minhamentos, destaque pa ra as construções das novas sedes da Polícia Civil, e do Regimento de Polícia Mon tada (RPMON), a Cavalaria

Homem é condenado a 9 anos de reclusão por estupro

A Justiça da Comarca de Macaíba, na região da Gran de Natal, condenou um ho mem a uma pena de nove anos de reclusão e dez diasmulta, a ser cumprida em regime inicialmente fechado, pelo crime de estupro soma do ao crime de furto pratica dos contra uma pessoa por tadora de enfermidade men tal em 2021.

A decisão judicial divul gada nesta quinta-feira (6) negou ao réu o direito de re correr em liberdade, por es tarem, segundo a Justiça,

presentes ao caso os requisi tos necessários à prisão cau telar, especialmente em razão de o réu responder a outros processos criminais, o que demonstraria uma propen são para a prática delitiva.

Segundo a denúncia, o acusado invadiu uma resi dência em Macaíba, e, arma do com uma faca, constran geu uma portadora de en fermidade mental, a praticar conjunção carnal e atos libi dinosos, tendo ainda sub traído cinco aparelhos celu lares. Para a Justiça, a ma

da Polícia Militar; e entre os projetos de reforma, o pro cesso de reestruturação da 7ª Delegacia de Polícia Civil, do 7º Batalhão, do 12º Bata lhão e do 16 º Batalhão da Polícia Militar.

terialidade e a autoria do crime ficaram comprovadas pelos depoimentos presta dos em juízo, em especial o da vítima, a qual confirmou o estupro.

Foi ressaltado na senten ça condenatória que diver sos documentos, especial mente o atestado médico anexado ao processo, dei xam claro a enfermidade mental da vítima. Portanto, ficou comprovado pelos ele mentos colhidos nos autos, em especial os depoimentos orais, o laudo do Instituto Técnico-Científico de Perí cia (ITEP) e o atestado mé dico, que o acusado teve re lação sexual com morado ra da residência.

Crianças e adolesCenTes Ilustrativa
Reprodução Sinpol RN Violações vitimaram 16 crianças/adolescentes do sexo feminino e 18 masculino dPs de Marcelino Vieira e alexandria foram visitadas pela direção do sinpol-rn
Sexta-FeIRa , 7 de ouTubro de 20226 seguRança
Fábio Vale Da Redação

Presidente da CbF não descarta técnico estrangeiro

Após

evento realiza do na tarde desta quinta-feira, 6, na sede da CBF, o presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Ednaldo Rodri gues, comentou sobre a sucessão de Tite e não des cartou um treinador estran geiro no comando da Sele ção Brasileira.

“A gente não tem ne nhum preconceito com na cionalidade. Pode ser es trangeiro ou brasileiro, desde que tenha competên cia e envolvimento grande com aquilo que o futebol brasileiro necessita”, afir mou o presidente da CBF.

Apesar da declaração, Ednaldo Rodrigues disse que o foco no momento é a disputa da Copa do Mundo e os objetivos da Seleção Brasileira, e que qualquer decisão só acontecerá após a disputa da Copa do Ca tar.

“Nosso foco principal são os objetivos da Seleção, que é muito bem comanda da por Tite e pela comissão. Vamos discutir a situação do comando somente após a

Copa”, disse o mandatário.

Tite já deixou claro que deixará o comando técnico da Seleção Brasileira após a disputa da Copa do Mun do, com ou sem a conquista do hexacampeonato.

LISTA

A lista final de convoca dos para a Copa do Mundo será anunciada no dia 7 de novembro. No dia 21 de outubro, a CBF vai encami nhar para a Fifa uma rela ção com 55 nomes. O Brasil está no Grupo G e estreia dia 24 de novembro, contra a Sérvia. Suíça e Camarões também enfrentam a Sele ção na primeira fase do Mundial.

Auxiliar do técnico Tite, César Sampaio fez uma im portante revelação no pod cast "Denilson Show". Ao pentacampeão, o membro da comissão técnica da Se leção Brasileira afirmou que 80% dos convocados da Copa do Mundo do Qa tar já estão definidos.

“Não está fechada. Ela está estruturada, posso dizer que tem 80% dos

nomes. Nessa convocação (amistosos contra Gana e Tunísia) a gente perde, infelizmente, o Alex San

Messi diz que Catar será sua última Copa do Mundo

Chegando ao fim de uma das gerações mais marcantes da história do futebol, mais um capítulo aconteceu nesta quintafeira. O craque argentino Lionel Messi afirmou que a Copa do Mundo do Ca tar, que será realizada en

tre os dias 20 de novem bro e 18 de dezembro deste ano, será a última que ele irá disputar.

Em entrevista ao jor nalista Sebastián Vignolo, da Star+, o camisa 10 e capitão da Seleção Argen tina confirmou que este

Mundial será seu último e ainda projetou o desem penho de sua seleção:

"Sim, certamente sim (será o último). Não sei se somos os grandes candi datos, mas a Argentina é, sim, candidata sempre, pela história, pelo que sig

No vôlei, brasil encara Holanda pelo mundial feminino

O Brasil entra em qua dra nesta sexta-feira, 7, às 15h15 (de Brasília), para enfrentar a Holanda, equipe da casa, em Roterdã. Com transmissão do SporTV2, a equipe brasileira tenta man ter a invencibilidade na se gunda fase depois de ven cer Itália e Porto Rico.

Depois de avançar na pri meira fase com quatro vitó rias e uma derrota, o Brasil venceu as duas partidas que fez na segunda. No momen to, as brasileiras estão na segunda colocação do Grupo E, atrás somente da Itália.

A Holanda, apesar de ser a equipe da casa, é so

mente a sexta colocada do grupo e precisa muito de uma vitória para se manter viva no torneio. Apenas os quatro primeiros avançam

para a fase mata-mata.

No sábado, o Brasil entra em quadra novamente para enfrentar a Bélgica, última partida da fase de grupos.

dro, que não pôde vir. Tem essa concorrência interna nas posições, a gente não pode fechar. Eu acho difí

nifica. Ainda mais agora no momento que chega mos. Mas não somos os maiores favoritos, para mim. Há outras seleções que estão acima de nós hoje, mas estamos muito perto. Estou contando os dias para o Mundial. Há um pouco de ansiedade e nervosismo ao mesmo tempo. Querer que seja logo, e o nervoso de estar ali, o que vai acontecer. De

cil surgir um cara que nin guém viu, que vá fazer jogos num espaço de tem po curto para vir surpre

ser o último de como ire mos. Não vemos a hora que chegue, e também há o medo de querer que va mos bem".

Eduard Romeu, vicepresidente do Barcelona, falou da possibilidade do retorno de Lionel Messi ao time do catalão na pró xima temporada e deixou uma mensagem animado ra: "Teremos o maior pra zer em recebê-lo. Não

ender a todos nós. Acho difícil estar nos 50. Mas a (lista) de 26 ainda não es tá fechada”, revelou.

haveria problemas finan ceiros porque ele venha de graça".

Em entrevista ao site argentino Infobae, Romeu explicou as chances de Messi voltar ao Barcelona depois de passar pela França e afirmou: “não ve jo grandes dificuldades, embora, claro, não tenha em mente o orçamento pa ra as próximas temporadas neste momento”.

Torcedores rivais fazem petição para Haaland deixar Inglaterra

O sucesso meteórico do atacante norueguês Erling Haaland tem chamado a atenção de torcedores do Manchester City, mas, prin cipalmente, dos torcedores rivais de seu time. Uma pe tição online foi criada no site do Governo do Reino Unido para que o jovem cen troavante de 22 anos seja removido da Premier Lea gue por "ser um robô".

Até a tarde da última quarta-feira, o documento original já havia recebido mais de 400 mil assinatu ras, fazendo com que os principais meios de comu nicação do Reino Unido tivessem de repercutir o

caso. Uma outra petição, alternativa, foi criada com o nome: "Tire Erling Haa land do Futebol da Ingla terra porque não é justo" com a seguinte descrição: "Simplesmente não é jus to. Podemos fazer uma mudança. Agora é a hora de nós, pessoas, agirmos. Esse robô não deveria ter permissão para continuar em nosso país".

Na última rodada da Liga dos Campeões da Europa, Haaland marcou dois gols contra o Cope nhagen, chegando aos 28 gols na competição conti nental em apenas 22 par tidas disputadas. O norue

guês ultrapassou a marca do experiente uruguaio Luis Suárez, que levou 73 partidas para chegar a 27 gols. O reforço do Man chester City já deixou para trás, também, Rivaldo, Ma né e Giggs.

Em breve, Haaland de ve deixar outros nomes icônicos do futebol mun dial para trás na Cham pions League, como Eto'o, Rooney, Kaká e Griez mann, que têm 30 gols marcados. O recordista é o português Cristiano Ro naldo, com 140 tentos, seguido de perto por Lio nel Messi, que conta com 127 gols marcados.

sexta-feira, 7 DE ouTubro DE 2022 esporte 7 Lucas figueiredo/CBf FuTEboL tite deixará a seleção após a Copa do Mundo do Catar
Edinaldo rodrigues disse não ter preconceito com nacionalidade brasileiras estão na segunda colocação, atrás somente da Itália reprodução internet

baraúnas decide efetivar Alexandre dantas no comando técnico do time

tricolor necessita de reforços

OBaraúnas

não pode se iludir. O time precisa de reforços, pelo menos duas peças para o ataque, e um lateral-esquerdo. A vitória fácil diante do frágil Parnamirim SC, não serve de baliza.

É notória a necessidade de ter dois atacantes, sendo um de referência e o outro para as beiradas do campo. Por enquanto, só Jefinho escapa. Li neker é mais meia do que atacante. E Robinho, quando entra, não diz a que veio.

Alexandre

Dantas vai seguir no comando superior técnico da equipe do Baraúnas. A sua efetivação no cargo foi con firmada nesta quinta-feira, 6, pela diretoria leonina. Antes, Alexandre era auxi liar-técnico.

“Decidimos por Alexan dre, ele segue no comando, entendemos que ele tem condições de fazer um grande trabalho, e também era um pedido dos próprios atletas”, disse Edvanilson Bezerra, “Branquinho”.

Mas antes disso, o Ba raúnas negociava com o técnico João Paulo, do fute bol estadual. As partes che garam a um entendimento sobre o salário, mas o en trave foi na quantidade de atletas que JP queria trazer para a equipe – sete no to tal.

Com o orçamento já comprometido, a diretoria informou que não podia atender ao pedido do trei nador, era possível fechar com uns três atletas no má ximo, mas João Paulo não abre mão, segundo infor mou uma fonte ligada à diretoria. Com isso, João Paulo foi descartado.

Alexandre Dantas é do futebol mossoroense e ini ciou o campeonato como auxiliar do técnico cearen se Sérgio Mesquita. As der rotas para o Visão Celeste na estreia e em seguida pa ra o Mossoró EC resultaram na demissão de Serjão.

Com isso, Alexandre foi inçado ao comando técni co, mas como técnico pro visório, no jogo contra o Parnamirim SC na quartafeira, 5, valendo pela 3 ª rodada do Campeonato Po tiguar da segunda divisão. O tricolor venceu por 4x0.

A vitória junto com o pedido dos jogadores e a dificuldade financeira para

atender as condições de João Paulo findaram assim na efetivação de Alexan dre, que é chamado dentro do Baraúnas como “Profes sor Alexandre”.

reForços

Com a vitória no meio de semana, o Baraúnas vol ta para a briga por acesso e se anima para o duelo con

tra o líder Alecrim no pró ximo domingo, 9, na Arena América, em Parnamirim. Alexandre deve ter re forços para essa partida. Nesta quinta, 6, foi regula rizado o atacante Alemão e a expectativa é que mais dois jogadores estejam re gularizados em tempo há bil, no caso o zagueiro Sa muel Lima e o meia Rian.

AbC aposta na defesa no jogo que irá valer a taça

Natal – Com o principal objetivo da temporada já garantido, ABC e Mirassol agora lutam para finalizar o ano de sucesso da melhor forma possível: com a con quista do título da Série C. Para garantir a conquista, cada clube promete apostar naquilo que possui de me lhor. No time potiguar já não é segredo que a primei ra preocupação é impedir que a defesa seja vazada, pois assim o Alvinegro terá pelo menos o direito de de cidir a sorte na cobrança de pênaltis. Já os donos da casa prometem fazer de tudo para furar o forte blo queio defensivo abecedista atrás da conquista de um título inédito em seus 98 anos de história.

glas, que tem chance de ser mantido para o último con fronto da Série C, falou so bre o tema com naturalida de, pois sabe da necessida de que o clube potiguar terá de se defender bem, antes de explorar os espa ços que devem ser deixa dos pelo adversário, nos contra golpes. Diferente do que ocorreu na primeira partida da final, em Natal, o atleta lembrou que diante de seus torcedores os pau listas terão de atacar, bus car propor o jogo, mostran do uma cara bem diferente da apresentada em Natal.

“Nós já demonstramos que temos força para supe rar qualquer adversário fora de casa e tenho certeza que dessa vez não será di ferente. Nosso primeiro

objetivo é evitar tomar gols e sabemos que eles terão de avançar suas linhas, pro por jogo e queremos tirar proveito disso”, afirmou o atleta alvinegro.

O treinador Fernando Marchiori tem passado pa ra o grupo que eles devem manter os pés no chão e não abrir mão do estilo de jogo que levou o ABC a condição de finalista, porém o pedi do mais enfático é que o grupo apresente tranquili dade na hora das defini ções, uma vez que mesmo em decisões as oportunida des aparecem e, geralmen te, leva a melhor aquele clube que sabe manter a calma nos momentos mais tensos.

“Nós iremos nutrir o res peito que o adversário me

rece nessa final, mas tam bém iremos a campo dis postos a realizar mais uma grande partida e cientes de que poderemos trazer mais um o título da Série C para o ABC”, ressaltou.

Há mais de um mês sem balançar a rede de um ad versário atuando fora de Natal, o jogador que conse guiu essa façanha, Lucas Douglas, disse que chega a sonhar em voltar a viver o momento glorioso.

Afinal foi dele o gol na vitória diante do Paysandu, na Curuzu, que colocou fim a um jejum superior há 30 anos sem vitória abecedis ta na casa do Papão. A par tida ocorreu no dia 27 de setembro e aquela foi a par tida que fez o ABC arrancar para a classificação.

A briga por classificação passa pela chegada de reforços pontuais. Do contrário, vai ficar pelo meio do caminho.

''

Sei que tenho muita qualidade para estar (na Seleção Brasileira).

Não posso querer ficar sendo humilde. Sei o quanto tenho trabalhado, me dedicado e como as coisas estão saindo bem.

Por isso, tenho confiança.

A concorrência é muito grande, mas não quero ficar de fora”

rodrygo, atacante do real Madrid, sobre sua confiança em estar na Copa no Qatar

PA r NA mirim s C

O Parnamirim SC deve ser o “saco de pancadas” no Estadual da 2 ª divisão, aliás, já está sendo. Três jogos, três derrotas e duas dessas de goleada. Vi jogar aqui contra o Baraúnas, na quarta-feira. Ti me desorganizado no aspecto tático e com sérios problemas técnicos, o que compromete a parte física.

e xtremoz é quem dá A bo LA ...

Deu Extremoz no Matutão, torneio promovido pela Federação estadual de futebol. Na decisão desta quarta-feira à noite, 5, na Arena das Dunas, a equipe eliminou Arez nos pênaltis (4x3) após empate sem gols no tempo normal de partida.

Foi PA r A os A res

Alguma possibilidade de título do Fluminense, esta foi para os ares após o time ceder a virada no placar para o Atlético Goianiense (2x3). Agora, o “time pó de arroz” tem que focar em se manter entre os primeiros colocados no Brasileirão para tentar ter um lucro considerável e que diminua a diferença do orçamento previsto na temporada.

o rç A me N to

Pelo Campeonato Brasileiro, o Fluminense es tá, até o momento, na terceira colocação, o que garantiria uma premiação de R$ 29,7 milhões. O vice-campeão ganhará R$ 31,3 milhões, o campeão receberá R$ 33 milhões e o quarto, R$ 28 milhões. O clube no início do ano estipulou um orçamento superior a R$ 67 milhões, mas não chegará perto disso ao término da temporada.

Améri CA

A pré-temporada no América vai começar cedo. O time se reapresentará no dia 28 de novembro. Lembrando que o ano de 2023 será marcado pela volta da equipe à Série C do Brasileiro. Além da “Terceirona”, o América disputará Estadual, Copa do Brasil e pré-fase da Copa do Nordeste.

sexta-feira, 7 de outubro de 20228 esporte 2ª divisão do rN Questão financeira e também o pedido dos atletas resultaram na opção caseira; alexandre era auxiliar-técnico
Cedida
Alexandre dantas vinha trabalhando como auxiliar-técnico da equipe
O atacante Lucas Dou

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.