pela PGR podem responder por crimes como associação criminosa armada, golpe de estado, entre outros.













pela PGR podem responder por crimes como associação criminosa armada, golpe de estado, entre outros.
e meio, longe do aconchego dos familiares. Algumas coisas, nesse período, estavam mudadas em minha vida. Nesse curto espaço de tempo, já havia me perdido, e me achado – graças a Deus –, passado por inúmeras dificuldades e até conseguido encontrar a saída de alguns complicados labirintos em que fui aprisionado.
São Paulo, para quem encontra (e deseja) certa facilidade de conhecer a sua vida noturna, é uma armadilha difícil de se livrar. E isso, com o passar do tempo, torna-se viciante, quase obrigatório viver cotidianamente. (In)felizmente, tive o prazer de conhecer o lazer que o dinheiro ganhado podia me proporcionar.
Vista, São Paulo, foi o último lugar onde morei. Por uma estranha coincidência, o prédio de três andares tinha, como locadora, dona Silvia, a mesma da pensão da Rua Jandaia, onde morei, logo que cheguei à capital paulista. Nesse prédio, moravam dezesseis pessoas. Na Kit em que eu morava, somente eu e um jovem de Mirandópolis, o Fernando. Depois, quando eu resolvi que vinha embora, voltar para o Nordeste, um parente meu chegou e foi morar com ele, no meu lugar. Mas ainda passamos um bom tempo os três morando juntos.
insatisfação – por estar trabalhando em algo que não me satisfazia profissionalmente – com a expectativa de ser chamado para trabalhar novamente com esportes, gerava, em mim, uma ansiedade muito grande, na maioria das vezes, só aliviada pelas constantes incursões noturnas.
Para completar, o local onde eu morava ficava “vizinho” às Ruas Augusta e Major Sertório, e seus inferninhos culturais, conhecidos como “a boca do luxo”. Deixei, nelas, uma boa parte do que havia ganhado nos últimos quatro anos e meio...
O ano foi o de 1981. Maio, o mês. De repente, percebi que o sonho infantil de ganhar o mundo, de conhecer São Paulo, de “enricar”, não estava mais fazendo sentido para mim. A mudança de emprego, a saudade e o frio foram combustíveis para a decisão que estava prestes a tomar. Ou seja: retornar para a minha querida cidade de Mossoró.
Confesso que sou de índole emotiva - como se diz “manteiga derretida” - quando se trata de determinadas coisas, especialmente, as puxadas para os vínculos pessoais. E eu já estava, há quatro anos
Duas coisas, porém, foram essenciais para que eu não ultrapassasse, em nenhum momento, os limites: a distância entre onde me encontrava e o local onde se encontravam meus principais parentes. Assim, quando a euforia do prazer mundano queria se sobrepor ao compromisso profissional – que era de onde eu tirava às condições para usufruí-lo –, a reflexão se fazia presente e a avaliação entre o certo e o errado era colocada na ponta da consciência.
Desta forma, mesmo alimentando a superfluidade em mim, prevalecia, no resultado final, o bom senso.
A Rua Santo Antônio, na Bela
Particularmente, não estava satisfeito. A mudança de emprego não estava me fazendo bem. Interessante! A empresa era uma Agência de Publicidade, e o seu dono era meu conhecido. Na verdade, ele tinha sido meu diretor no antigo emprego. Portanto, eu já o conhecia e, entre nós, já existia um vínculo profissional bastante profícuo. No entanto, o modus operandi do novo emprego parecia não cair bem em mim. Nem os colegas de trabalho. Então, cada dia trabalhado era custoso, sofrido, “desprazeroso”. E a promessa de ser contratado, para trabalhar num outro clube famoso da capital, parecia estar fadada ao fracasso.
De tal modo que a mistura de
Com o passar do tempo, a não mudança de emprego e a insatisfação no local de trabalho, forçaramme a pedir demissão. Um erro, hoje admito. Poderia ter me adaptado. E, com certeza, me adaptaria; pois, na verdade, estava no meio do que eu gostava de fazer: que era o de criar. Talvez o estopim de não querer “me adaptar” tenha sido causado pela incompatibilidade que passou a existir, depois que fui contratado. Entrei ganhando um salário acima do maior salário do empregado mais bem pago da agência. Isso causou, acredito, uma certa inveja.
Passei a ser o foco de toda e qualquer atividade, de elogio ou de desrespeito. Por isso, e para não criar um clima (mais) hostil no trabalho, preferi sair.
No meio de toda essa confusão, que envolveu razão e emoção, houve um elemento da natureza que, sem sombra de dúvida, mais cedo ou mais tarde, faria com que eu voltasse: o frio. Ele, para mim, foi cruel. A ele, sim, não tive jeito de me adaptar. Podia vestir o que fosse, me proteger da melhor forma possível, não tinha jeito. A boca ficava cortada, as juntas dos dedos se abriam, os pés ficavam em estado de calamidade, as orelhas sangravam, o corpo só faltava entrar em catatonia (com exagero e tudo). E olha que me protegia da melhor forma possível, com luvas, calças, camisas e meias térmicas, suéteres, blazers, blusões; enfim, quando o frio chegava, eu saía de casa parecendo um esquimó. Mas não tinha jeito. Talvez tenha sido, e foi, o gatilho de que eu precisava para voltar. Nunca mais, depois de 1981, andei em São Paulo (já passei por cima). Deixei vários amigos que até hoje me cobram uma visita. Um dia, quem sabe, eu ande por suas ruas de novo. São Paulo não me fez mal; pelo contrário, ela foi importantíssima para o complemento da minha cidadania. Reservo, em meus arquivos, quase todos os bons momentos – e as angústias que todo jovem também tem –, os amores vividos e os frutos produzidos.
Oministro Alexandre de Moraes, do STF, iniciou a semana bloqueando redes sociais de deputados, confiscando passaporte de suspeitos de ataques aos Três Poderes. Em Brasília, a versão corrente é que o homem “tá com sangue nos olhos”.
>> Prefeito de Patu consolida liderança politica na região do Alto Oeste do Rio Grande do Norte
Oprefeito de Patu, Rivelino Câmara (MDB), foi reconduzido à presidência da Associação dos Municípios do Oeste Potiguar (AMOP) em eleições consensuais realizadas nesta segunda-feira, 16. Ele continuará no comando da entidade por mais dois anos – biênio 2023-2025.
O deputado estadual reeleito Tomba Farias (PSDB) disse ao presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB), que disputará a presidência
da Casa para o segundo biênio da legislatura que começa em 1º de fevereiro. E que espera ter o apoio do atual mandatário, que será reeleito para o primeiro biênio.
Ezequiel Ferreira ouviu, mas não respondeu. Ele sabe que Tomba Farias não reúne votos suficientes para ser eleito, consequência da oposição radical à governadora Fátima Bezerra (PT). A simpatia do governo é para outro deputado tucano, no caso, Kleber Rodrigues.
B O lsA FAM íli AO Ministério do Desenvolvimento Social confirmou para esta quarta-feira, 18, o início do pagamento de janeiro do Auxílio Brasil, que volta a se chamar Bolsa Família, mantendo o valor de R$ 600. Já os R$ 150 para crianças de até seis anos, prometidos por Lula na campanha, não serão somados agora.
O prefeito Allyson Bezerra não vai trocar de partido agora. Permanecerá no Solidariedade até o cenário 2024 ficar nítido. Vai aproveitar o tempo, que é favorável nesse momento. Se a go-
vernadora Fátima Bezerra (PT) abrir espaço para diálogo, ele ocupa. É um desejo político seu, ou necessidade para fragilizar a provável candidatura à prefeita da deputada Isolda Dantas (PT).
A renovação do mandato é consequência da liderança política de Rivelino Câmara na região do Médio e Alto Oeste do Rio Grande do Norte. A entidade, inclusive, surgiu de uma ideia sua para fortalecer o movimento municipalista na região. Foi ele que visitou os prefeitos dos mais de 40 municípios oestanos para convencer a criação da AMOP, mostrando a importância de contar com uma entidade comprometida com a luta municipalista.
A AMOP foi fundada em janeiro de 2021 com a participação de 32 prefeitos. Hoje, a entidade tem em seus quadros 42 municípios filiados. Para Rivelino, esse crescimento é justificado pela ação e conquistas que a entidade conseguiu nos últimos dois anos. Os gestores acreditaram na proposta e se somaram ao grupo fundador.
Numa entrevista ao “Cafezinho com César Santos”, logo no início das atividades da AMOP, Rivelino reforçou o discurso da luta municipalista, afirmando que naquele momento estava estruturando a entidade para fortalecer a ação regional. Ele instalou a sede na cidade de Pau dos Ferros, como ponto de base dos trabalhos da AMOP.
A liderança de Rivelino
Câmara ganhou força no período em que a pandemia da Covid-19 atingiu fortemente o RN. Ele liderou um movimento na região para que o Governo do Estado adotasse medidas regionalizadas, ou seja, levando em consideração o cenário de cada região. A governadora Fátima Bezerra (PT) acatou a ideia e passou a adotar medidas, por meio de decretos, que pudessem melhor atender a cada região.
O presidente da AMOP avançou em pautas importantes, como a formação de consórcios de municípios para fortalecer a saúde pú-
blica na região Oeste. A ideia da gestão estadual ganhou força no Oeste, com a ideia das policlínicas.
Também foi Rivelino Câmara que liderou o movimento de prefeitos oestanos por investimentos nos municípios com recursos federais, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional. E isso aconteceu.
O então ministro Rogério Marinho contemplou toda a região com recursos federais. A própria AMOP foi beneficiada com uma máquina perfuratriz, que já perfurou mais de 100 poços em toda a região.
Rivelino Câmara ganhou força política, tanto que ele liderou os apoios de prefeitos à candidatura vitoriosa de Rogério Marinho ao Senado da República. Marinho foi muito bem votado na região liderada pela AMOP.
Ele também deu sustentação à campanha de reeleição da governadora Fátima Bezerra. Rivelino costurou o apoio de prefeitos, conseguindo que os gestores ficassem com Rogério Marinho, em chapa de oposição, e com Fátima para o governo em outra chapa.
A nova diretoria da Associação dos Municípios do Oeste Potiguar é composta por 13 prefeitos, tendo Rivelino Câmara, de Patu, como presidente, e Marianna Almeida, de Pau dos Ferros, como 1 ª vice-presidente. Veja a formação:
Presidente: Rivelino Câmara, prefeito de Patu;
Vice-Presidente: Mariana Almeida Nascimento, de Pau dos Ferros,
vice-presidente: Maria Elce, de Major Sales;
secretário: Alan Jefferson da Silveira Pinto, de Apodi;
secretário: Salomão Gurgel Pinheiro, de Janduís;
Tesoureiro: Francisco André Regis Junior, de Itaú;
Tesoureiro: Francisco Bruno Ferreira da Costa, de Rafael Fernandes.
Conselho Fiscal - titulares:
- Marcos Aurélio de Paiva Rêgo, de Riacho da Cruz;
- Raimundo Nonato Dias Pinheiro, de Umarizal;
- Francisco das Chagas Eufrásio Vieira de Melo, de Campo Grande;
- José Adolfo da Silva Neto, Francisco Dantas;
- Maria Helena Leite Queiroga, de Olho D’água do Borges;
- Davi Cássio Fernandes da Silva, de Riacho de Santana
Prefeito Rivelino Câmara foi aclamado presidente nesta segunda-feira>> Denunciados podem responder por crimes como associação criminosa armada, golpe de estado e abolição violenta
AProcuradoria Geral da República (PGR) apresentou denúncia ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta segundafeira, 16, contra 39 envolvidos em atos de depredação e vandalismo contra prédios públicos em Brasília no domingo, 8.Segundo a PGR, os denunciados podem responder pelos crimes de:
- associação criminosa armada;
- abolição violenta do Estado Democrático de Direito;
- golpe de Estado;
- dano qualificado pela violência e grave ameaça com emprego de substância inflamável contra o patrimônio da União e com considerável prejuízo para a vítima;
- deterioração de patrimônio tombado.
As denúncias são assinadas pelo subprocurador-geral da República Carlos Frederico Santos, coordenador do Grupo Estratégico de Combate aos Atos Antidemocráticos, criado na semana passada pelo procurador-geral da República, Augusto Aras.
Na sexta-feira, 13, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), entregou a Aras uma representa-
ção com informações sobre terroristas que invadiram o Congresso Nacional.Segundo o presidente do Senado, além de dados dos criminosos, a peça continha sugestões, elaboradas pela Advocacia-Geral do Senado, de punições e reparação dos prejuízos causados pela minoria bolsonarista radical.
O subprocurador também pede:
- a decretação de prisão preventiva dos denuncia -
dos, medida considerada essencial para impedir que novos crimes violentos contra o Estado Democrático de Direito sejam cometidos;
- o bloqueio de bens no valor total de R$ 40 milhões para reparar os danos, tanto os materiais ao patrimônio público quanto os morais coletivos, e a perda dos cargos ou funções públicas nos casos pertinentes;
- que o STF adote as medidas necessárias para impedir que os denunciados deixem o país sem prévia autorização judicial, determinan-
do que os nomes dessas pessoas sejam inseridos no Sistema de Tráfego Internacional da Polícia Federal;
- a preservação de material existente em redes sociais mantidas pelos denunciados.
O MPF dividiu as investigações em 4 núcleos:
- instigadores e autores intelectuais dos atos antidemocráticos
- financiadores - autoridades de Estado responsáveis por omissão
O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), disse não ter visto, até o momento, indícios de que os deputados eleitos para a próxima legislatura André Fernandes (PL-CE), Clarissa Tércio (PP-PE) e Nikolas Ferreira (PL-MG) tenham incitado o grupo de vândalos golpistas que invadiram e depredaram o Congresso Nacional, o Palácio do Planalto e a sede do Supremo Tribunal Federal (STF), no último dia 8.
“Não vi, nos deputados Nikolas Ferreira, André Fernandes e Clarrisa Tércio nenhum ato que corroborasse com os inquéritos”, disse Lira, referindo-se ao pedido
de abertura de inquérito que o Ministério Público Federal (MPF) enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) no último dia 11.
Na petição do MPF, contudo, os procuradores pedem autorização do Supremo para investigar não o deputado eleito e já diplomado Nikolas Ferreira, mas sim a parlamentar Silvia Waiãpi (PL-AP).
Nikolas e outros cinco deputados eleitos são alvos de uma petição apresentada por advogados do chamado Grupo Prerrogativas, que tentam impedir a posse dos seis parlamentares acusando-os de terem ferido o decoro parlamentar ao apoiarem publicamente os ataques ao Estado Democrático de Direito – crime previsto no
nunciados – unidas com iguais propósitos e “contribuindo uns com os outros para a obra criminosa coletiva comum, tentaram, com emprego de violência e grave ameaça, abolir o Estado Democrático de Direito, impedindo ou restringindo o exercício dos Poderes Constitucionais”.
“No interior do prédio sede do Congresso Nacional e insuflando a massa a avançar contra as sedes do Palácio do Planalto e do Supremo Tribunal Federal, os denunciados destruíram e concorreram para a destruição, inutilização e deterioração de patrimônio da União, fazendo-o com violência à pessoa e grave ameaça, emprego de substância inflamável e gerando prejuízo considerável para o erário”, diz a denúncia.
Alertado
imprópria - executores
Os 39 denunciados nesta segunda estão inseridos no núcleo de “executores” dos crimes, diz a PGR. Segundo a acusação, após convocações que circulavam em aplicativos de mensagens e redes sociais, os denunciados se associaram, de forma armada, com o objetivo de praticar crimes contra o Estado Democrático de Direito.
A Procuradoria diz que, no domingo, milhares de pessoas – entre elas, os de-
las, Fernandes e Clarissa Tércio e que voltaria a discutir o assunto com o procurador-geral da República, Augusto Aras.
O presidente da Câmara disse que, em alguns casos, as postagens citadas pelos procuradores para sustentar o pedido de investigação foram publicadas até seis meses antes dos violentos atos antidemocráticos.
Lira, no entanto, avisou que deputados federais que relativizam a gravidade ou negam a depredação das sedes dos Três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), em particular a Câmara dos Deputados, serão convocados a se explicar.
“Estes parlamentares que andam difamando com vídeos, dizendo que houve inverdade nas agressões que a Câmara sofreu, serão chamados à responsabilidade. Todos viram as cenas terríveis, violentas, gravíssimas. Eles terão que ser chamados
Ainda conforme a PGR, a Polícia Legislativa apurou que os invasores usaram as chamadas “armas impróprias”, arremessando contra os policiais objetos contundentes como pontas de aço, paus, pontas chumbadas e diversos itens do mobiliário da Casa Legislativa. Foram apreendidos também itens como um machado cabo de fibra de vidro emborrachado, um canivete preto e uma faca esportiva de camping, caça e selva.
“O ataque às sedes dos Três Poderes tinha por objetivo final a instalação de um regime de governo alternativo, produto da abolição do Estado Democrático de Direito”, diz a acusação. Diz também a denúncia:
“Os autores pretendiam impedir de forma contínua o exercício dos Poderes Constitucionais, o que implicaria a prática reiterada de delitos até que se pudesse consolidar o regime de exceção pretendido pela massa antidemocrática.”
à responsabilidade [porque] um parlamentar eleito não pode divulgar fatos que não condizem com a realidade”, disse Lira, sem citar nomes.
Lamentando os estragos, Lira destacou o trabalho de cerca de 400 servidores da casa que, já na noite de domingo, começaram os serviços de limpeza do prédio para que a Câmara pudesse votar e aprovar o decreto presidencial de intervenção federal na segurança pública do Distrito Federal.
Questionado se considera que o ex-presidente Jair Bolsonaro também pode ser responsabilizado por estimular parte de seus apoiadores a atentarem contra a democracia brasileira, Lira respondeu que cada um deve responder por seus atos.
“Cada um responde pelo que faz. Meu CPF é um, o do presidente é outro. Temos que ter calma neste momento, investigar todos os aspectos. Todos que praticaram e contribuíram para estes atos de vandalismo precisam ser severamente punidos.”
Oprefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) tem três pontos de uma pauta com a Educação de Mossoró que ele não pode faltar na segunda metade de sua administração que está começando:
1 – Concurso público para professores;
2 – Democratização do ensino público;
3 – Cumprimento do novo piso nacional salarial do magistério.
O primeiro ponto é tão antigo quanto urgente. O concurso público para professores era para ter ocorrido na gestão passada da ex-prefeita Rosalba Ciarlini (PP). O projeto foi elaborado, mas não saiu do papel.
Na campanha eleitoral de 2020, o concurso foi prometido por Rosalba, que não se reelegeu, e por Allyson, que conquistou a Prefeitura. Em 2022, ele assinou um TAC com o Ministério Público Esta-
dual (MPRN) para realizar o certame agora em 2023. A secretária de Educação Hubeônia Alencar garantiu, no fim do ano passado, que o processo está pronto para ser iniciado e que o concurso será realizado agora.
O segundo ponto, que é a democratização da rede municipal de ensino, depende exclusivamente de vontade política, uma vez que a sua implantação passa pela eleição direta para diretores e vice-diretores de escolas. Em palanque, durante a campanha eleitoral, Allyson Bezerra jurou que, se eleito, os dirigentes seriam escolhidos pela comunidade escolar, por meio de eleição direta. Depois de eleito, encerrou o assunto.
Allyson fez ainda pior. Instruiu a sua bancada na Câmara Municipal a “enterrar” o projeto de democratização escolar que havia sido enviado à Casa pela gestão passada. A falta de interesse pela eleição direta tem origem na distribuição de cargos aos aliados. Os diretores e vice-diretores são indicados pelos vereadores governistas, como sempre foi.
O terceiro ponto, que é a implantação
do novo piso salarial do magistério, com reajuste de 14,94%, é o mais urgente por parte dos professores da rede municipal. A categoria já decidiu que não aceitará o parcelamento do reajuste, como ocorreu em 2022, quando a gestão municipal dividiu o índice de pouco mais de 33% em sete parcelas distribuídas por quase dois anos, que serão concluídas somente em novembro próximo.
Os professores têm um argumento forte para exigir o cumprimento da lei do piso salarial: a Prefeitura de Mossoró tem dinheiro para pagar a conta. A categoria se baseia em dois pontos: o orçamento 2023 que, pela primeira vez na história, entrou na casa de R$ 1 bilhão; e a autorização de operações de créditos que somam quase R$ 500 milhões. Esses números, no entendimento lógico dos profissionais da Educação, mostram que a Prefeitura está bem de caixa.
Pois bem.
Essa é a pauta da educação 2023. A categoria está organizada e pronta para buscar o que considera direito legítimo. Cabe ao prefeito Allyson resgatar a palavra e cumprir o que prometeu.
Há 10 anos, Mossoró recebia a Maxx Atacado, unidade do grupo Walmart, que já estava na cidade com o Hiper Bompreço. O Maxx funciona na movimentada “Avenida do Shopping”, Nova Betânia.
O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais realiza assembleias nesta terça-feira, 17, para definir pautas de reivindicações 2023. Pela manhã, o encontro será dos profissionais de saúde, às 9h; à tarde, com servidores gerais, às 15h, ambas na sede do Sindiserpum. As categorias não têm recomposição salarial há seis anos.
A governadora Fátima Bezerra recepcionou o casal Gleisi Hoffman, (presidente nacional do PT) e Lindbergh Farias (ex-senador) no fim de semana. O litoral potiguar também é o destino da apresentadora global Fátima Bernardes, e o namorado deputado Túlio Gadêlha.
A cantora mossoroense Caroline Melo é favorita para ser a nova voz feminina da banda Mastruz com Leite. Ela concorre com outras três finalistas. O talento de Carol é atestado pelo público local e o seu trabalho ganhou novos horizontes com sucesso em todo o RN. A final do concurso “A nova voz feminina da Mastruz com Leite” acontece hoje com transmissão ao vivo da banda cearense, às 19h.
Nesta data, em 1904, entrava em circulação o jornal “O Comércio de Mossoró”, de propriedade do capitão João Carlos, morador em Macau. O impresso trazia informações de interesse do comércio da lavoura e da indústria local, sob a direção de Bento Praxedes. O jornal contava com colaboradores como o padre Pedro Paulino, desembargador Felipe Neri e José Martins de Vasconcelos.
Oministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta segunda-feira, 16, que, se depender do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a reforma tributária será votada no Congresso Nacional no primeiro semestre deste ano.O ministro deu a declaração em entrevista concedida em Davos, na Suíça, onde ocorre o Fórum Econômico Mundial.
Para o petista, já há “muita maturidade” no de-
bate sobre a necessidade de mudanças nas regras tributárias na Câmara e no Senado.”Nós queremos aprovar a reforma tributária. Ela é essencial para buscar a justiça tributária e para reindustrializar o país, porque é a indústria que paga hoje quase um terço dos tributos no Brasil e responde por 10% da produção. Então, existe um desequilíbrio muito grande em relação à indústria”, disse Haddad.
O ministro lembrou que há duas Propostas de Emen-
A Rede Globo fechou acordo com a Fifa para transmitir os jogos do Mundial de Clubes pela TV aberta, Sportv, globoesporte.com e globoplay. A competição será realizada entre 1º e 11 de fevereiro. O Flamengo, campeão da Libertadores, é o representante do Brasil.
A Reitoria da Uern divulgou o calendário de pagamento salarial de seus servidores para 2023. Ocorrerá sempre dentro do mês trabalhado. O pagamento de janeiro será feito no dia 31.
A Neoenergia Cosern substituiu mais de 111 mil lâmpadas ineficientes por LED no ano passado. A distribuidora de energia elétrica no RN focou as residências de famílias de menor poder aquisitivo. A ação contemplou clientes dos 167 municípios potiguares.
O Ministério da Saúde enviou mais 8,9 mil doses de CoronaVac para vacinação de crianças contra a Covid-19. O novo lote deve atender ao público entre 3 a 11 anos. Ao todo, a Saúde está distribuindo 740,2 mil doses nos 26 estados e no Distrito Federal.
O veraneio de Tibau não produziu fato novo ou interessante da política. Os alpendres da classe política perderam força e/ou deixaram de ser interessantes. Eram eles que no passado recente pautavam o noticiário político na alta estação. A “redação” mudou de endereço na temporada de férias.
Os meninos que resgataram o Café Mossoró estão organizando o Carnaval das Antigas, com banda de frevo, cortejo carnavalesco e outras atrações que remetem ao carnaval do passado. Coloque na agenda: 11 de fevereiro. Mais detalhes no local.
depender do governo, nós vamos votar no primeiro semestre a reforma tributária”, afirmou Haddad.
da à Constituição (PECs), uma no Senado e outra na Câmara (veja mais detalhes ao final desta reportagem), que vêm sendo discutidas pelos parlamentares. A meta, segundo Haddad, é chegar a um “texto de consenso”.
“Há uma discussão que já aconteceu, tem muito debate que já se realizou, duas propostas que estão chamando a atenção dos parlamentares, e nós entendemos que o caminho é chegar a um texto de consenso. E, se
Questionado sobre o que pretende fazer para evitar efeitos de possíveis crises internacionais na economia brasileira, Haddad disse que, além da reforma tributária, é necessário melhorar o acesso ao crédito e diminuir o número de endividados no país.
As duas PECs citadas por Haddad têm o objetivo de simplificar a cobrança de impostos no país.
A proposta em análise na Câmara foi apresentada em 2019 e estabelece a substi-
tuição de cinco tributos (PIS, Cofins, IPI, ICMS e ISS) por um só, o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) – que segue o modelo do imposto sobre o valor agregado (IVA).
A PEC foi apresentada pelo deputado Baleira Rossi (MDB-SP), com colaboração do economista Bernard Appy, diretor do Centro de Cidadania Fiscal (CCIF). Essa é a reforma que Haddad apoia.
Já a do Senado, também apresentada em 2019, cria o IVA dual, que vai substituir tributos federais, estaduais e municipais que incidem principalmente sobre o consumo de bens e serviços (ICMS, ISS, PIS e Cofins).
Vamos tomar decisões que garantam os direitos dos servidores.”ELIE t E VIEI ra Presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró.
>> Órgão fará uma reunião com donos de empresas para falar sobre os benefícios e detalhar processo de credenciamento
ODepartamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (DETRAN-RN) vai se reunir com representantes de empresas de sucatas com intuito de orientar sobre o credenciamento e regularizar a execução da atividade. A reunião está marcada para quinta-feira, 19, na sede do órgão, no bairro Cidade da Esperança, em Natal, a partir das 10h.
A Comissão de Credenciamento de Sucatas e Oficinas receberá os donos das empresas no Auditório da Escola de Pública de Trânsito (EPT) para explicar sobre os procedimentos e sobre a Lei do Desmonte.
“O funcionamento legalizado oferece diversos benefícios para as empresas, como a participação de leilões públicos e privados, além de evitar multas ou até mesmo o fechamento da empresa”, alerta o membro da Comissão de Credenciamento de Empresas e Oficinas do Detran, Wendell Zerino.
e
Quem está prestes a se aposentar precisa ficar atento. A reforma da Previdência estabeleceu regras automáticas de transição, que mudam a concessão de benefícios a cada ano. A pontuação para a aposentadoria por tempo de contribuição e por idade sofreu alterações. Confira abaixo as mudanças que começam a vigorar neste ano.
AposentAdoriA por idAde A regra de transição estabelece o acréscimo de seis meses a cada ano para as mulheres, até chegar a 62 anos em 2023. Na promulgação da reforma da Previdência, em novembro de 2019, a idade mínima estava em 60 anos, passando para 60 anos e meio em janeiro de 2020. A idade mínima para aposentadoria das mulheres aumentou para 61 anos em 2021, 61
anos e meio em 2022 e agora chegou ao valor estabelecido pela reforma.
Para homens, a idade mínima está fixada em 65 anos desde 2019. Para ambos os sexos, o tempo mínimo de contribuição exigido é de 15 anos.
AposentAdoriA por tempo de contribuição
A reforma da Previdência estabeleceu quatro regras de transição, das quais duas pre-
viram modificações na virada de 2021 para 2022. Na primeira regra, que estabelece um cronograma de transição para a regra 86/96, a pontuação composta pela soma da idade e dos anos de contribuição subiu em janeiro: para 90 pontos (mulheres) e 100 pontos (homens).
Na segunda regra, que prevê idade mínima mais baixa para quem tem longo tempo de contribuição, a idade mínima para requerer o benefício passou para 58 anos (mulheres) e 63 anos (homens). A reforma da Previdência acrescenta seis meses às idades mínimas a cada ano até atingirem 62 anos (mulheres) e 65 anos (homens) em 2031. Nos
dois casos, o tempo mínimo de contribuição exigido é de 30 anos para as mulheres e 35 anos para homens.
Quem alcançou as condições para se aposentar por alguma regra de transição em 2022, mas não entrou com pedido no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no ano passado, não precisa se preocupar. Por causa do conceito de direito adquirido, eles poderão se aposentar conforme as regras de 2022.
Por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) do fim da década de 90, o momento para conquistar o direito à aposentadoria
A reunião terá a participação do Detran e representantes da Polícia Civil e Militar. Para assegurar a presença, é preciso confirmar por meio do telefone (84) 99160-7569 (somente Whatsapp). As vagas são limitadas.
O Detran está implantando a Lei do Desmonte aqui no RN. A Lei Federal n º 12.977/2014 junto à resolução do Contran n º 611 e as portarias do Detran n º 274/2022 e 358/2022 são responsáveis por regular e disciplinar a atividade de desmontagem de veículos automotores terrestres e a comercialização de partes e peças usadas no Estado.
De acordo com Wendell Zerino, da Comissão de Credenciamento, a Lei do Desmonte visa a redução do número de roubos e furtos de veículos. “A execução da lei aqui no RN trará mais segurança para as empresas que trabalham de forma séria e honesta, além de dificultar a receptação e venda de peças roubadas por parte das empresas de sucatas, pois haverá um maior controle”, detalha Zerino.
As atividades de desmontagem, reciclagem, recuperação das partes e peças, e a comercialização dessas partes e peças só podem ser realizadas por empresas que estiverem credenciadas junto ao Detran RN.
O credenciamento de empresas é feito exclusivamente de forma eletrônica no site do Detran www.detran.rn.gov.br. Para mais informações, o contato é o 84 99160-7569 (somente Whatsapp).
ocorre quando o trabalhador alcança as condições, independentemente de data do pedido ou da concessão do benefício pelo INSS. Isso beneficia os segurados que enfrentam longas filas no INSS para ter os processos analisados.
Ao tomar posse, no último dia 3, o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, disse que pretende rever a reforma da Previdência.
Dias depois, o ministrochefe da Casa Civil, Rui Costa, e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, informaram que nenhuma revisão está em estudo e que qualquer decisão desse tipo precisa ser aprovada pelo Palácio do Planalto.
lho Monetário Nacional (CMN), que é de 3,25%, com margem de tolerância de 1,5 ponto percentual (pp), para cima ou para baixo. Assim, a meta será considerada formalmente cumprida se oscilar entre 1,75% e 4,75%.
Para alcançar a meta inflacionária, o BC usa como principal instrumento a taxa básica de juros, a Selic, definida em 13,75% ao ano pelo Comitê de Política Monetária (Copom). A taxa está no maior nível desde janeiro de 2017, quando também estava nesse patamar.
O aumento da previsão de inflação veio acompanhado de uma redução na expectativa de crescimento Produto Interno Bruto (PIB) do país este ano, que ficou em 0,77%, ante 0,78% da semana passada. Na projeção desta semana, o Focus manteve a previsão do PIB para 2024, registrada há sete dias. A nova projeção é de 1,50%. Para 2025, a estimativa é que a economia brasileira cresça 1,90%.
Omercado financeiro aumentou a previsão de inflação para este ano. Segundo projeção do boletim Focus, divulgada nesta segunda-feira, 16, pelo Banco Central, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) deve fechar o ano em 5,39%. Há uma semana, o cálculo do mercado era de que a inflação este ano ficasse em 5,36%%. Há quatro semanas, a previsão era de 5,17%.
O percentual está acima da meta de inflação para este ano, definida pelo Conse-
Eis a verdade final. A não serem rigorosamente punidos, nos termos da lei, os autores intelectuais do movimento golpista, ocorrido em Brasília, domingo, 8, o governo do presidente da República atual, eleito democraticamente, não conseguirá deslanchar do zero. Ninguém pode governar direito em meio a rebeliões contra o Estado Democrático de Direito.
Porém, para começar, o pior que eu acho nisso tudo, digo-o com franqueza, é que essa possibilidade, ou seja, a merecida, e legítima, punição dos seus autores intelectuais, por demais visíveis, coisa é um tanto duvidosa. Dispenso-me, aqui, de explicações, bastando dizer que estou acostumado às coisas do meu país. Mas também admito engano, desta vez.
Até pode ser. Nada neste mundo é imutável, tudo está sujeito a um processo de mudanças, mais cedo, mais tarde, e não será o nosso país uma exceção à regra. Ou a única. Mas, que desconfio, desconfio, e acho que tenho cá minhas razões, sobre fundamentos que me parecem incontestáveis. Como disse atrás, estou acostumado às coisas do nosso país.
Bom, eis o que estou querendo dizer. O tal documento, em forma de decreto presidencial, recente encontrado, pela Polícia Federal, no apartamento do ministro da Justiça do presidente Bolsonaro (não lembro o nome dele agora, desculpe) e que está sendo chamado de “minuta do golpe”, dá materialidade ao crime acima mencionado. Crime contra a democracia.
Para começo de conversa, o dito documento, já amplamente divulgado pela televisão, só poderia ser assinado pelo presidente da República. E quem era, então, o presidente da República? Esse documento, como é o conhecimento de toda gente, tinha como objetivo invalidar a eleição presidencial, de outubro próximo passado, sob a justificativa de fraude eleitoral.
Só que semelhante acusação não se fez ilustrar de prova nenhuma, qualquer que fosse, nem contra os senhores ministros togados, nem contra a lisura e confiança do sistema eleitoral adotado, ou seja, a votação pela via eletrônica. Amplamente aprovado por todos os órgãos dessa especialidade, aqui e lá fora, além do reconhecimento de governos democratas.
Daí se pode concluir, porque muito claro, o propósito golpista do presidente Bolsonaro, para não dizer fascista. Sem que dúvida alguma haja. com apoio de autoridades, civis e militares, dissimuladamente posicionadas de encontro ao Estado Democrático de Direito. Nada é mais notório e mais visível, e com base nessa visibilidade é que se pode descobrir tudo.
Ou dito melhor: será por aí, fora com qualquer contestação, que, seguramente, se pode chegar à autoria intelectual do movimento fascista do domingo, 8, em Brasília. Ora, tudo se oferece com uma clareza por demais luminosa, e só cego, de cegueira total, é que não é capaz de ver e enxergar. Só não se sabe, com certeza, no que tudo isso vai dar?
Dá tristeza ver a nossa cidade de sob uma administração sem projeto e realizações à vista, e não será por falta de recursos. Bastará dizer que o orçamento para o exercício deste 2023 passa de um bilhão. E não há projetos, pode-se dizer.
Só muita propaganda, que aproveita, e só, aos interessados, que se instalaram na prefeitura, pode-se dizer, de encontro a vontade do povo mossoroense. Sendo que o prefeito, como já dito, resta rebaixado à condição de delegado executivo.
É de ver, agora, que o prefeito atual, Alysson Bezerra, não estava preparado para o cargo, como ainda agora, tanto asso que o governo municipal foi parar, notoriamente, nas mãos de um grupo voltado, e tão só, para seus interesses pessoais.
Você já leu o livro (crônicas) “Lado B”, do jornalista Sérgio Augusto? É, sem dúvida, um dos melhores estilos de jornal, hoje. Sim, existe estilo de jornal. Pois, nesse livro, tem uma crônica sobremodo interessante sobre os modismos de linguagem, infelizmente assimilados por pessoas destituídas do mais mínimo preparo linguístico, e que pensam, com isso, escrever bem. São os chamados bocós, sem eira nem beira. É de muita importância a leitura dessa crônica de Sérgio Augusto, pelos que se interessam em escrever em bom português, sem descuidar da naturalidade do estilo. Trata-se de modismos inteiramente dispensáveis, e que para outra coisa mais não servem senão para demonstrar pobreza de estilo, e do domínio dos recursos de expressão que nos oferece a língua portuguesa. Não dá, é claro, para enumerá-los neste espaço. Mas será bem mais proveitoso conhecer esse – Lado B –, onde se encontra a mencionada crônica. Vale a pena.
A próxima reunião do Copom está marcada para 31 de janeiro e 1º de fevereiro deste ano. Para o mercado financeiro, a expectativa é que a Selic seja mantida nos mesmos 13,75% ao ano nessa primeira reunião de 2023.
Divulgado semanalmente, o Boletim Focus reúne a projeção de mais de 100 instituições do mercado para os principais indicadores econômicos do país. Para 2024, o mercado manteve a projeção de inflação da semana passada: 3,70%. Há quatro semanas, a previsão era de que o índice fechasse o próximo ano em 3,50%. Já para 2025, a projeção é de que o IPCA – a inflação oficial do país - fique em 3,50%.
O mercado também projetou alta para a taxa básica de juros, a Selic, para 2023. Na projeção divulgada nesta segunda-feira, a Selic deve ficar em 12,50%, ante os 12,25% da semana passada. Para o fim de 2024, a estimativa do mercado para a Selic se manteve estável, ficando em 9,25%. Para 2025, a previsão é que a Selic fique em 8,25%.
Quanto ao câmbio, a expectativa do mercado para a cotação do dólar em 2023 ficou em R$ 5,28, a mesma da semana passada. Para os anos de 2024 e 2025, a previsão do mercado é de que o a moeda norte-americana fique em R$ 5,30, o mesmo valor da semana anterior.
Mesmo com a desaceleração econômica em todo o mundo, o varejo online continua ganhando destaque como uma fonte de vendas constantes. Mais do que nunca, os consumidores demandam comodidade, e os comerciantes correm para aprimorar o atendimento e oferecer uma maior variedade de produtos.
Para mapear as tendências que afetarão diretamente os negócios no próximo ano e entender as transformações do consumidor, a Octadesk em parceria com a Opinion Box, preparou o anuário E-commerce Trends 2023.
Com a participação de mais de dois mil consumidores, o estudo mostra que 61% dos brasileiros preferem realizar compras online ao invés de se dirigirem às lojas físicas. Ou seja, em média, a cada cinco pessoas, três adquirem algo pelo ecommerce.
Segundo Rodrigo Ricco, CEO da Octadesk, mesmo diante de um cenário positivo, é preciso estar atento às novidades, especialmente para quem quer se aventurar no comércio digital. “Neste material, vimos que preço e praticidade foram os principais fatores que impulsionam o varejo online. 73% dos entrevistados afirma -
ram que nas lojas online é possível encontrar preços mais baixos do que nas lojas físicas. Já 72% contam que a praticidade de comprar sem sair de casa é o principal ponto. Além disso, promoções que só se encontram na internet (69%), facilidade para comparar preços (63%) e maior variedade de produtos (55%) também foram listados”.
Ricco completa que a experiência de compra está ligada aos principais fatores que influenciam o cliente na tomada de decisão. “Além das questões financeiras, é fundamental garantir uma experiência positiva em toda jornada virtual. O processo de compra precisa ser fácil e prazeroso, buscando oferecer uma boa experiência desde a navegação na loja, a descrição do produto, passando pela agilidade no caso de necessidade de atendimento”.
Diante de um cenário de crescimento nas compras online, outro destaque é a frequência da prática: mais de 40% dos participantes afirmaram comprar online mais de uma vez por mêsvariando de uma a várias vezes por semana. Além disso, o anuário mostra que os canais de atendimento também influenciam o consumo do público. “
61% brasileiros compram mais pela internet do que em lojas físicas
>> a umento da previsão de inflação é acompanhado de redução na expectativa de crescimento PIB
OMinistério da Saúde começou a distribuir nesta segundafeira, 16, 740 mil doses da vacina CoronaVac aos estados e ao Distrito Federal. As doses do imunizante serão destinadas para a vacinação de crianças de 3 a 11 anos contra a covid-19.
De acordo com a pasta, a entrega deve ser concluída amanhã (17). Os estados de São Paulo (218,4 mil), Minas Gerais (70,4 mil) e da Bahia (46,8 mil) estão entre as unidades da federação que receberão as maiores quantidades de doses.
Acre (2,6 mil), Tocantins (2,5 mil) e Roraima (1,3 mil) receberão as menores quantidades.
A pasta recomenda a vacinação de crianças de 3 a 11 anos para conter o avanço da doença. “O Ministério da Saúde reforça que é fundamental imunizar as crianças para evitar casos graves e mortes por causa da doença nesse público.
O esquema vacinal recomendado pela pasta inclui
ainda a dose de reforço para crianças entre 5 e 11 anos.
Neste caso, a orientação é que seja aplicada a vacina da
Pfizer, quatro meses depois da segunda dose”, informa o ministério.
O novo lote de vacinas é
oriundo de um contrato aditivo entre o ministério e o Instituto Butantan, responsável pela produção do imu-
Termina na próxima sexta-feira, 20, o prazo para estudantes e instituições de educação superior apresentarem a solicitação de dispensa da prova do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2022. O pedido, contendo a justificativa para a ausência no exame, deve ser feito por meio do Sistema Enade.
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), é preciso comprovar o motivo da falta, mediante documentação, conforme as exigências previstas em edital. “O estudante pode solicitar a dispensa da prova, mas precisa ter cumprido o requisito de preencher o Questionário do Estudante”, informou, em nota, o Inep.
Entre as situações previstas como justificativas de
Começou a ser aplicada a partir desta segunda-feira, 16, a nova forma de notificação de alerta de desastres para a população, enviadas pelos órgãos de Defesa Civil. A nova forma vai permitir que as mensagens apareçam na tela do celular de forma sobreposta e destacada de outros conteúdos. A medida atende determinação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e tem por objetivo “aumentar o potencial de prevenção de riscos de impactos de situações de emergência.”
Atualmente, as mensagens com os alertas de desastres são enviados pelos órgãos de Defesa Civil aos cidadãos pré-cadastrados na plataforma em região que esteja sob risco. As informações são encaminhadas por SMS à população pelas prestadoras de telefonia móvel e vão diretamente para a caixa de entrada de mensagens do celular, necessitando ser aberta para visualização. Já a imagem necessita de ação do usuário para ser fechada.
nizante. Novo aditivo para compra de 2,6 milhões de doses será assinado em breve.
cia por compromissos acadêmicos vinculados ao curso avaliado devem ser registrados pelos coordenadores e analisados pelo Inep”, acrescentou.
No caso das instituições de ensino superior, é também possível – aos coordenadores de curso – registrar declarações referentes a estudantes que não foram inscritos no período previsto, deixaram de ser informados pela instituição sobre sua inscrição; não tiveram indicação correta do polo de apoio presencial, não tiveram seu município de prova alterado em decorrência de mobilidade acadêmica ou foram inscritos indevidamente.
Inicialmente serão feitos testes com as prestadoras de telefonia celular e órgãos de Defesa Civil nos municípios de Anápolis (GO), Petrolina (PE), Parauapebas (PA), Juiz de Fora (MG), Paranaguá (PR), Angra dos Reis (RJ) e Petrópolis (RJ). As pessoas interessadas em participar dos testes e receber as mensagens precisam se cadastrar no número 40199, informando o CEP da sua localidade.
“Nesta primeira fase, a funcionalidade será ativada, em exercício-piloto, em sete municípios e para os alertas encaminhados pelos órgãos competentes classificados como graves”, informou a Anatel.
ausência estão acidente, assalto, casamento, extravio, perda, furto ou roubo de documento de identificação, luto, questões relacionadas à saúde, à maternidade ou à
paternidade, bem como compromissos profissionais e privação de liberdade.
Ainda segundo o instituto, casos de ausência decor-
rentes de motivos pessoais ou profissionais devem ser registrados pelos estudantes e analisados pelos respectivos coordenadores de curso. “Já os casos de ausên-
“Pessoas com o pedido de dispensa deferido serão automaticamente regularizadas no que diz respeito ao Enade 2022, desde que não tenham pendências em relação ao Questionário do Estudante. A lista de regulares pode ser conferida no Sistema Enade pelos coordenadores de curso e procuradores educacionais institucionais”, informou o Inep.
Em operação desde 2017, a Solução de Notificação de Alertas via SMS (telefonia móvel) tem, hoje, mais de 9 milhões de usuários cadastrados. A Anatel informou que em dezembro deste ano vai testar uma nova modalidade de envio de alertas que não precisará de cadastro prévio e que contará com um alarme sonoro que será ativado mesmo quando o celular estiver em modo silencioso.
“O objetivo é complementar e auxiliar as ações dos órgãos de Defesa Civil na prevenção e mitigação dos impactos ocasionados por desastres naturais, alertando os cidadãos que estejam em localidades de risco de eventos como alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra, vendavais, chuvas de granizo, entre outros”, informou a agência reguladora.
>> Esta é a 6ª etapa do calendário de matrículas e é dividida em duas fases: para alunos em vulnerabilidade social e os que não se encaixam nesse critério
Arede municipal de ensino inicia nesta terça-feira, 17, mais uma etapa do calendário de matrículas para os alunos. Esta é a 6ª etapa e ela é dividida em duas fases: matrícula de novos alunos com comprovada vulnerabilidade econômica (até 20 de janeiro) e matrícula de novos alunos sem comprovada vulnerabilidade econômica (de 24 a 26 de janeiro).
É importante lembrar que a última etapa está condicionada à existência de vagas remanescentes da fase anterior, ou seja, após esta 6 ª fase, a Secretaria Municipal de Educação ainda realizará a 7ª etapa, com a matrícula de novos alunos para as vagas remanescentes. A última fase só deve ocorrer se ainda existirem vagas após a etapa atual.
De acordo com a Secretaria de Educação, existem, aproximadamente, 6 mil
vagas na rede municipal a serem preenchidas nestas últimas fases de matrículas. A informação foi confirmada pela secretária Hubeônia Alencar. Em 2022, a rede municipal de ensino possuía mais de 22 mil alunos matriculados. A previsão é de que esse número se mantenha no ano letivo de 2023.
Para os estudantes com comprovada vulnerabilidade econômica, além da documentação prevista na portaria publicada em dezembro, que instituiu o calendário de matrículas, é preciso apresentar a folha resumo do Cadastro Único contendo o Número de Identificação Social (NIS) da criança - caso o aluno seja beneficiário. A apresentação dos documentos deverá ser realizada, na unidade de ensino, em até três dias após a solicitação da matrícula no sistema.
Para realizar a matrícu-
la, o responsável pelo aluno deve acessar o site www. mossoro.rn.gov.br e clicar, inicialmente, na aba “Mossoró Digital”. Em seguida, deve-se clicar em “Educação” e, na sequência, em “SIGEduc”. Com a página de matrículas aberta, o responsável acessa a aba “Novos Estudantes – Realizar Nova Solicitação de Vaga”. A primeira informação solicitada é o número do CPF do aluno. Caso o aluno não tenha CPF, é só clicar em “Continuar”.
Na sequência, deve-se informar o nome do município (Mossoró) e a respectiva etapa de ensino. De acordo com a etapa de ensino informada, o sistema apresentará a escola com a oferta de vaga disponível. No próximo passo são preenchidos o turno, dados pessoais e dados residenciais. Quando finalizado o preenchimento das informações pessoais, basta
confirmar a operação.
Vencidas todas as etapas de matrículas, havendo vagas remanescentes nas unidades de ensino, será publicada portaria específica para preenchimento dessas vagas. Para o ingresso na Pré-Escola, a criança deverá ter idade de 4 anos completos, até o dia 31 de março do ano de 2023. Para o ingresso no primeiro ano do Ensino Fundamental, a criança deverá ter idade de 6 anos completos até o dia 31 de março do ano que vem.
A secretária falou ainda sobre a preparação para o retorno das aulas. "Estamos levando os equipamentos novos do programa Mossoró Educação para as unidades, o fardamento completo já está sob a nossa posse, assim como mochilas escolares, pois vamos distribuir material escolar”, afirmou a secretária de Educação.
a) Certidão de Nascimento, CPF, Cartão de Vacina atualizado, Cartão sUs ou outro comprovante de identidade (cópia);
b) Identidade e CPF dos pais e/ou responsáveis pela matrícula;
c) Histórico escolar, quando for o caso;
d) Comprovante de residência, em Mossoró, em nome do pai/mãe ou responsável (cópia); e) Cartão do Programa Bolsa Família / Auxílio Brasil do responsável - caso a criança/aluno seja beneficiário;
f) Folha resumo do Cadastro Único contendo o número do NIs da criança - caso o aluno seja beneficiário, (item obrigatório para aqueles que precisam comprovar vulnerabilidade econômica);
g) Declaração expedida pela Unidade de ensino onde o/a aluno/a estudou anteriormente, que terá validade de 30 (trinta) dias, prazo em que deve ser apresentado o Histórico escolar, quando for o caso;
h) Laudo médico, em caso dos/as alunos/as com deficiência, transtorno do espectro Autista (teA) ou com Altas Habilidades/superdotação (item obrigatório para aqueles que necessitam comprovar deficiência);
i) Comprovante de trabalho nos dois turnos, Carteira de trabalho assinada ou declaração do empregador (item obrigatório para as mães que pleiteiam vagas destinadas às crianças das turmas de educação em tempo integral);
j) 01 foto 3x4.
- Matrícula de novos alunos com comprovada vulnerabilidade econômica (das 8h do dia 17/1 às 23h59 do dia 20/1 - fase atual);
-Matrícula de novos alunos sem comprovada vulnerabilidade econômica (das 8h do dia 24/1 às 23h59 do dia 26/1);
- Matrículas em vagas remanescentes (conforme portaria a ser publicada).
confira a docuMentação necessária para a efetivação da Matrícula na nova unidade de ensino:
confira o calendário das próxiMas fases de Matrículas
marilene.paiva@gmail.com
Todos os vivas aos aniversariantes de hoje: Brenna Santos, Odete Lopes, Francisca Rodrigues Carneiro, Gideão Lima da Silva, Kelânia Freire Martins, Maria José da Costa Almeida, Antônio Vandilson Gomes, Bernardino Neto Veras, Wilkia Moura, Miramar Diógenes, Monteiro, Izabelle Freire, Dayane Palitot. Felicidades!
Sem mimimi. Sem enrolation. A vida é bela. Tibau é sinônimo das férias dos mossoroenses. E ponto. Só lembrando o que sempre se fala... a praia tá lá o ano inteirinho... De janeiro a janeiro.
O odontólogo Clayton Mesquita sabe viver... aproveita e viaja pelo mundo. Não registra imagens para ostentar. Até poderia, se quisesse, ostentar sua beleza e os lugares lindos por onde passa. Percebo que seus comentários são inspiradores. Levam seus seguidores a terem motivação para conquistar. Quer saber? Acho digno. Beijinho no ombro.
O pernambucano muito amado, decorador Niltinho Jr, já garantindo seu passaporte para um badalado camarote no Galo da Madrugada 2023. Poderoso!
Uma dica. Férias de verão combinam com o parque aquático do Thermas Resort. Para melhorar a diversão da criançada, o que já era muito bom, ficou melhor. Liga 3422-1200.
Hoje é dia de abraçar e beijar a toda bacana advogada Brenna santos. Feliz aniversário, querida. saúde, paz e felicidades.
curtindo
Vivas para a aniversariante amada de hoje, musa de iran Veras, Miramar Diógenes. com o melhor e mais abençoado presente, a princesinha Maria alice. Felicidades!
Respire fundo. É muita beleza numa só imagem. as belas Roberta Rosado, leilene carolino, sandrinha Rolim e aninha Fagundes no Verão das antigas 2023, festa que ganhou nota máxima dos presentes.
selfie das poderosas na Festa Verão das antigas, no comando, a advogata Bárbara Paloma com claudinha leite, sheila Franco e adriana Kazumi. Uau!
A6 ª edição da “Operação Sorriso” em Mossoró teve início nesta segunda-feira (16) pela triagem dos pacientes cadastrados em 2023. Neste ano, aproximadamente, 200 pessoas estão cadastradas e passaram pelo procedimento inicial no Centro Especializado de Reabilitação (CER), localizado no bairro Santo Antônio.
Esta primeira etapa vai dizer quem são os pacientes que irão realizar as cirurgias. O procedimento contou com testagem, consultas clínicas, exames laboratoriais. A equipe é composta de profissionais de todo o Brasil e de outros países como Estados Unidos e México.
Após a triagem, a organização da ação disponibilizará a lista de pacientes aptos a realizar o procedimento cirúrgico. A triagem é feita por uma equipe multidisciplinar, incluindo médicos, pediatras, cardiologista, cirurgiões plásticos, dentistas, fonoaudiólogos, psicólogos, etc.
A diretora executiva da “Operação Sorriso Brasil”, Cristina Murachco, destacou o elevado número de pessoas cadastradas na atual edição. A quantidade de pessoas inscritas nesta edição é em virtude da pandemia da Covid-19 que, por conta das restrições sanitárias, impediu a realização da ação nos últimos dois anos.
“A gente não esperava essa procura que está acima do esperado. Isso de -
monstra a necessidade de a gente ter um serviço e um sistema para atender a crianças e famílias ao longo do ano e cotidianamente”, disse a diretora que informou ainda que a probabilidade nacional e internacional de ter crianças nascendo com fissura é de uma a cada 650 nascidas vivas.
Nesta edição, cerca de 50 procedimentos cirúrgicos devem ser realizados.
As cirurgias serão realizadas no Hospital Wilson Rosado, de 18 a 21 deste mês.
A “Operação Sorriso” atende a crianças, adolescentes
e adultos nascidos com fissura labiopalatal e labiopalatina de forma gratuita.
As missões – como são chamadas as intervenções – duram, em média, uma semana. Após a triagem no primeiro dia, é montado o centro cirúrgico, onde acontecerão as operações nos próximos três a cinco dias, de acordo com a demanda e a disponibilidade do hospital parceiro.
A fissura labiopalatina é mais comumente diagnosticada na região da face em recém-nascidos, caracterizando-se por uma aber-
tura no lábio superior de um ou de dois lados e no céu da boca. Sua causa não está comprovada, mas estudos indicam que envolve uma combinação de fatores genéticos e ambientais associados (doenças, uso de medicamentos, dependência química, etc.).
A fissura labiopalatal interfere no desenvolvimento psicológico, fisiológico e na adaptação social da maioria das pessoas com essa alteração congênita, na medida em que costuma envolver processos de estigmatização. Por isso, é tão
Entre 2016 e 2020, a “Operação Sorriso” operou 270 pessoas nas cinco edições realizadas anteriormente. O maior número de procedimentos cirúrgicos realizados foi em 2018, quando 63 pacientes passaram pela cirurgia, conforme dados revelados pela ONG.
Ainda de acordo com a
ONG, em 2016 foram realizadas 53 cirurgias. Já em 2017 e 2019 foram 50 procedimentos feitos. Em 2020, o menor número registrado: 50 cirurgias.
O número de famílias atendidas nas edições anteriores chega a 513. O levantamento também aponta que nas cinco edições anteriores houve mais de 4 mil
consultas. Ao todo, foram realizadas 4.409 consultas neste período.
O que são fissuras labiopalatinas?
As fissuras faciais são muito comuns. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada três minutos uma criança nasce no mundo com fissura labial e/ou palatina. Porém, você
sabe quais são essas fissuras e suas consequências para a vida dessas crianças?
O que é fissura labial?
É a abertura que acontece no lábio superior. Há vários graus de comprometimento do lábio, desde uma espécie de cicatriz (casos mais simples) até uma abertura parcial ou total de toda espessura do lábio. Pode acontecer em um ou nos dois lados do lábio e sempre acompanha uma deformidade da asa nasal de maior ou menor intensidade.
importante que o paciente com fissura e seus familiares sejam acolhidos e recebam o tratamento e cuidados específicos.
Residente no município de Juazeiro do Norte, no Ceará, Maria Fabiana, mãe do pequeno Antony Michel, de nove meses, viu a divulgação da Operação Sorriso por meio dos grupos de Whatsapp e resolveu vir a Mossoró e parti -
cipar da ação.
“Eu vi a divulgação por meio dos grupos de WhatsApp e então pensei em tentar, pois o tratamento que ele fazia em Fortaleza (CE) estava atrasando. Então, para não demorar mais resolvi vir a Mossoró e participar da “Operação Sorriso”. Isso é muito importante, pois melhora a autoestima. Fiquei sabendo que muitas pessoas sofrem bullying nas escolas e há ainda muito preconceito”, contou.
Também do estado vizinho, Francisca Aparecida é do município de Limoeiro do Norte e mãe de José Eric. “Ele estava fazendo tratamento em Fortaleza (CE). Eu já estava buscando há muito tempo o procedimento para o meu filho, mas estava demorando muito e só sendo remarcado. Eu vi na rede social que ia ter em Mossoró e vim para cá ver se daria certo”.
De São Gonçalo do Amarante, Roseani Dias, mãe de João Miguel, participa da “Operação Sorriso” pela segunda vez. “Eu achei muito importante, pois ele já foi tratado aqui em Mossoró e os médicos são ótimos. É a segunda vez que venho para cá, pois eu acho muito importante realizar o procedimento devido ao preconceito. Ele sofre e chora muito e eu fico magoada com isso”, disse. Ela esteve na edição de 2018 com o filho.
para deliberar acerca da seguinte ordem do dia: 1) Alteração estatutária;
Assuntos Gerais Mossoró – RN, 17 de Janeiro de 2023 FRANCISCO DE
>> A triagem destes pacientes teve início nesta segunda-feira. Esta primeira etapa vai dizer quem são os pacientes que irão realizar as cirurgiasO procedimento inicial foi realizado no Centro Especializado em Reabilitação, no bairro Santo Antônio Assecom/PMM
A equipe é formada por profissionais de todo o Brasil e de outros países como Estados Unidos e México
GEORGIANO AZEVEDO georgianoazevedo@gmail.com
A sexta-feira,
Álibi,
com a
festa “Verão das Antigas” com
Omunicípio de Governador Dix-sept Rosado, distante 36 quilômetros de Mossoró, vai ganhar um hospital para atendimento de urgência e emergência. O projeto será executado pela gestão do prefeito Artur Vale, que é médico atuante e que sabe o tamanho da importância que essa obra representa à saúde da população.
O projeto foi pensando e iniciado na gestão do exprefeito Anax Vale (entre 2012 e 2016), irmão de Artur e também médico. O sucessor, Antônio Bolota (2017 a 2020), ignorou o projeto e deixou a obra paralisada. Uma emenda parlamentar de R$ 2 milhões, indicada pelo deputado federal Beto Rosado (Progressista), voltou por negligência.
Agora, a construção do
hospital será retomada e concluída. Em contato com a reportagem do Jornal de Fato, o prefeito Artur disse
que falta apenas uma licença a ser expedida pelo Idema para o reinício da obra. Os recursos estão garanti-
disponível na Caixa Econômica Federal (CEF). A Prefeitura completará os investimentos, que chegará em torno de R$ 5 milhões.
O Hospital Municipal de Governador Dix-sept Rosado terá 35 leitos de internamento, com centro cirúrgico, sala de raio X, exames laboratoriais e salas para outros atendimentos. A estrutura será capaz de realizar 120 atendimentos por dia, com funcionamento 24 horas.
Artur Vale se mostra empolgado com o projeto. Ele destaca que as mulheres gestantes terão os seus filhos em sua terra natal, porque não precisarão ser levadas para Mossoró, por exemplo. O hospital poderá realizar pequenas cirurgias, exames laboratoriais, partos, entre outros atendimentos de urgências e emergências.
vernador Dix-sept Rosado está fazendo não é comum nas gestões municipais do interior do estado. Os prefeitos preferem comprar ambulâncias e transferirem seus munícipes para centros maiores, ou seja, fogem da responsabilidade de cuidar da população local. Por gravidade, congestiona os hospitais regionais, como acontece no Tarcísio Maia em Mossoró.
dos, inclusive, uma emenda, também indicada pelo deputado federal Beto, no valor de R$ 3 milhões, já está
Quando estiver concluído, equipado e em funcionamento, o que deverá ocorrer em dois anos, o hospital dará um salto de qualidade à saúde dos dix-septienses. Por consequência, vai reduzir muito a transferência de pacientes para outros centros maiores, como Mossoró e Natal. Ou seja, será o fim da chamada “ambulancioterapia”.
O que o prefeito de Go-
Artur Vale quando é questionado se a Prefeitura tem lastro financeiro para bancar as contas de um hospital, ele afirma que é perfeitamente possível. “Eu como profissional da área médica, sei que é possível o município manter o hospital, já disse isso a representantes do Governo do Estado, e vamos comprovar na prática quando o nosso hospital estiver em pleno funcionamento”, afirma.
“Estamos priorizando uma obra que transcende aos limites do nosso município, uma vez que o nosso hospital, quando tiver em funcionamento vai ajudar os gargalos do Hospital Tarcísio Maia, em Mossoró. Será, sem dúvida, uma obra para a história de Governador Dix-sept Rosado”, definiu.
de 42 anos de idade identificado como Gutemberg Costa da Silva Rodrigues. Ele foi morto a tiros em via pública do bairro Aeroporto, na região do “Quixabeirinha”. O crime aconteceu no início da manhã deste domingo (15). A informação é de que o homem teria passagem pelo sistema prisional por tentativa de homicídio.
ma de fogo efetuados por homens armados. Ele morreu no local e o motivo do ataque, que ainda deixou uma pessoa ferida, não foi informado.
Aviolência se manteve neste fim de semana no interior do Rio Grande do Norte. Somente na região Oeste do estado houve homicídios nas cidades de Mossoró, Apodi e Carnaubais. Além disso, o primeiro município citado também registrou nesta segunda-feira (16) duas mortes de suspeitos em alegado confronto com a polícia, fazendo a cidade somar dez condutas violentas letais intencionais neste ano.
O homicídio ocorrido em Mossoró neste fim de semana vitimou um homem
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) recuperou dois veículos neste fim de semana no Rio Grande do Norte. Duas ocorrências foram registradas na últi -
ma sexta-feira (13), nos municípios de Mossoró e Goianinha. A PRF/RN informou que na ocasião uma mulher de 24 anos foi presa por receptação culposa, no
km 148 da BR-101, no município de Goianinha, conduzindo uma motocicleta NXR150 Bros, de cor branca, com sinais de identificação adulterados.
Já uma Strada Adventure branca, roubada em novembro de 2022 em Mossoró, foi localizada pela equipe PRF em ação integrada com a DEPROV (Delegacia Especializada em Defesa e Propriedade de Veículos e Cargas) de Mossoró, no Km 25 da BR-304, também na última sexta. A polícia disse que um homem de 25 anos foi preso por receptação culposa. A informação é de que ele teria alegado ter comprado o veículo levado de um mú-
O caso fez a cidade somar oito assassinatos neste começo de 2023. Já em Carnaubais, o homicídio deste fim de semana aconteceu na tarde deste sábado (14). Um homem - ainda sem identificação oficial até o fechamento desta matéria - foi encontrado morto com marcas de tiros em estrada de barro da cidade. A autoria e motivação do ocorrido não foram apontadas.
E em Apodi, o homicídio do fim de semana aconteceu na madrugada também deste sábado e resultou na morte de um vendedor ambulante de 39 anos identificado como Antônio Marcos Cavalcante de Freitas. O relato é de que ele estava na calçada de um bar localizado às margens da BR-405, quando foi surpreendido por disparos de ar-
sico local sem saber da origem ilícita do mesmo.
E na noite deste sábado (14), no km 73 da BR-226, na cidade potiguar de Serra Caiada, foi detido um homem de 53 anos que dirigia sob influência de álcool e se envolveu num acidente de trânsito grave. Após invadir a pista contrária, o condutor de um Uno colidiu frontalmente em um Ka, deixando seis pessoas feridas e uma morta. A PRF/RN disse que após o atendimento do aci-
Dois suspeitos morreram em alegada troca de tiros com a polícia na tarde de ontem, em Mossoró. A informação é de que o caso aconteceu por volta das 13 horas quando policiais militares foram acionados para atender uma ocorrência de assalto. O relato é de que dois homens teriam invadido a casa de um policial no início da tarde de ontem, na região da Alameda dos Cajueiros, no bairro Planalto 13 de Maio, fazendo esposa e filha dele de reféns. Em seguida, os ladrões fugiram levando o carro e pertences da família. A PM foi acionada e a equipe ao interceptar os suspeitos teria se iniciado uma troca de tiros que resultou nas mortes de dois suspeitos. Até o fechamento desta matéria, ainda não havia identificação dos suspeitos. O caso fez Mossoró somar 10 CVLIS neste ano.
dente e socorro às vítimas, a equipe compareceu ao hospital para realizar o teste do bafômetro nos envolvidos.
Segundo a polícia, o condutor do Uno apresentou concentração alcoólica de 0.44mg/l. Após receber alta do hospital, o homem recebeu voz de prisão e foi encaminhado à Delegacia de Santa Cruz/RN, onde responderá pelos crimes previstos nos artigos 165, 302, parágrafo terceiro e 303, parágrafo segundo.
Em uma ação policial ocorrida em Mossoró neste fim de semana, parte de uma carga roubada foi recuperada e quatro suspeitos do crime foram detidos. O alvo dos ladrões teria sido uma transportadora de produtos diversos. O caso foi registrado pela Polícia Militar.
A PM informou que na noite deste domingo (15), viaturas de Rádio Patrulha e da Força Tática foram até uma residência no bairro Santo Antônio verificar denúncias de que o local estaria servindo para armazenar uma carga contendo vasto material de eletrônicos e eletrodomésticos provenientes de um roubo a uma transportadora.
Segundo a polícia, na ocasião, foi realizado um cerco contra quatro suspeitos que foram detidos. No
local, a PM diz que, além das prisões efetuadas, também encontrou parte da carga roubada. O material inclui eletrodomésticos, como ventilador, liquidificador, impressora de computador de mesa e fraldas infantis.
Ainda de acordo com a PM, já na manhã de ontem, após receber informações de que um outro suspeito estaria vendendo um telefone celular, que possivelmente também seria pertencente à carga roubada, o fato foi constatado e ele detido, com outra parte do material levado, como produtos de beleza.
Todos os suspeitos e material apreendido foram encaminhados para os procedimentos cabíveis na delegacia de Polícia Civil.
parte do material levada pelos ladrões foi recuperada e encaminhada para delegacia
Policiais civis da 42 ª Delegacia de Polícia (DP de Areia Branca), com apoio de equipe de uma empresa especializada em vigilância, recuperaram, no último sábado (14), um carro da marca Chevrolet, modelo Onix Turbo, na cor preta, roubado em Porto do Mangue. Durante a madrugada do sábado (14), três suspeitos invadiram uma casa de praia em Pedra Grande, ameaçando, com armas de fogo, a família que nela estava.
Eles também exigiram as senhas dos celulares e aplicativos de bancos, com o intuito de subtrair dinheiro das contas. Após duas horas, os suspeitos trancaram a família em um cômodo do
imóvel e fugiram no veículo. Foram, contudo, surpreendidos na comunidade de Serra Vermelha, em uma estrada carroçável, onde dispararam contra os policiais, iniciando o confronto com as equipes policiais e de vigilância privada, responsável pela segurança dos poços de petróleo da Petrobras.
Os três suspeitos, então, abandonaram o carro nas proximidades da BR101 e entraram em uma área de mata. Os policiais civis realizaram buscas para capturá-los, mas não tiveram êxito. O veículo recuperado foi levado até a delegacia, para a realização dos procedimentos cabíveis, e foi entregue ao devido proprietário.
e Carnaubais no fim de semanaO Câmera Fotos: O Câmera Homem foi encontrado morto com marcas de tiros em estrada de Carnaubais neste sábado; mossoró teve homicídio na manhã de domingo
>> m ossoró também registrou duas mortes de suspeitos em alegado confronto com a polícia ontem, fazendo a cidade somar dez condutas violentas letais intencionais neste ano
prF prende no rn condutor alcoolizado envolvido em acidente com um morto e seis feridos; carros roubados são recuperados
polícia recupera carga roubada em mossoró e prende quatro suspeitos
polícia Civil recupera carro levado de arrastão em porto do mangue; família é feita refém
Rio – Único representante da América do Sul no Mundial de Clubes, o Flamengo pode contar com um grande bônus cedido pela Conmebol caso seja o vencedor do torneio que reúne os campeões de todos os continentes e o representante do país sede.
A entidade máxima do futebol sul-americano, por meio de seu presidente Alejandro Domínguez, confirmou que dará um prêmio de cinco milhões de dólares se o Flamengo levantar o troféu de melhor clube do mundo. Em seu perfil oficial no Twitter, Domínguez disse que: "A América do Sul quer mais glórias esportivas! A @CONMEBOL concederá um prêmio adicional de USD 5.000.000 ao @Flamengo, campeão da @LibertadoresBR, se ganhar o Mundial de Clubes. É um forte incentivo para o representante de nosso continente neste torneio". A quantia, em reais, é de R$ 25.750,00.
Além do bônus, a FIFA premia os times com outros 5 milhões de dólares ao campeão, 4 milhões ao vice (R$ 20,4 milhões), 2,5 milhões de dólares ao terceiro colocado (R$ 12,75 milhões) e 2 milhões de dólares ao quarto colocado (R$ 10,2 milhões).
Flamengo (Brasil - América do Sul)
Real Madrid (Espanha - Europa)
Seattle Sounders (Estados Unidos - Concacaf)
Wydad Casablanca (Marrocos - país sede)
Al Ahly (Egito - África)
Auckland City (Nova Zelândia - Oceania) Al Hilal (Arábia Saudita - Ásia)**
Rio – O Fluminense está perto de negociar mais um jovem da base. O atacante Luan Brito deve ser emprestado ao Porto-POR.
De acordo com a imprensa carioca, os tricolores vão emprestar Luan Brito por um ano e meio. No fim do período, o Porto terá a opção de compra por 4,5 milhões de euros (R$ 23
milhões), por 80% dos seus direitos.
Luan Brito iria ao Porto para atuar na equipe B portuguesa. O atacante disputou a última Copa São Paulo pelo Fluminense.
O jogador foi o artilheiro do sub-20 do Fluminense em 2022. Luan Brito é filho de Marco Brito, ex-jogador do clube carioca.
O elenco principal do Vasco está nos Estados Unidos, onde vai enfrentar o River Plate-ARG, nesta terça-feira. Será a estreia do técnico Maurício Barbieri no comando da equipe. A diretoria apresentou oficial-
mente o goleiro Ivan e o volante Jair em solo americano. O diretor executivo Paulo Bracks afirmou que os cruzmaltinos seguem de olho no mercado.
"Já são nove contratações e a gente não vai parar
por aí. Queremos objetivos altos e, para objetivos altos, precisamos de jogadores com nível alto", disse.
Até o momento, o Vasco já confirmou as chegadas do goleiro Ivan, do lateral direito Pumita Rodríguez,
dos zagueiros Léo e Robson Bambu, do lateral esquerdo Lucas Piton, dos volantes Jair e De Lucca, do meia Luca Orellano e do atacante Pedro Raul. Além disso, o meia Alex Teixeira renovou contrato com o clube.
Segundo a imprensa carioca, o Vasco segue de olho em um lateral direito, um zagueiro e um meia no mercado.
Rio – O Botafogo fez uma nova investida para contar com Júnior Santos. Nesta segunda-feira, 16, a diretoria enviou novamente uma proposta de empréstimo até o fim do ano, mas o clube alvinegro mostrou-se disposta a arcar com o pagamento integral
do salário do atacante. A informação foi divulgada pelo "GE".
Caso o Sanfrecce Hiroshima, detentor dos direitos econômicos do jogador, aceitar o acordo, Júnior Santos renovará contrato com o clube japonês para ser cedido ao Alvinegro
para ser emprestado até o fim de 2023.
O Glorioso demonstrou interesse na permanência de Júnior Santos no fim do ano passado. Porém, o Sanfrecce Hiroshima indicou que aceitava apenas venda no valor de R$ 20 milhões, o que foi rechaçado pela
diretoria. Como não houve proposta pelo atacante com esse preço, o Botafogo viu uma nova proposta de buscar um empréstimo.
O Alvinegro tem a concorrência de outros clubes. Porém, mostra-se otimista com o 'regresso" de Júnior Santos. O atacante atua como centroavante, mas, como tem boa velocidade, foi utilizado como ponta por Luís Castro na temporada passada.
Flu está perto de negociar atacante da base com o Porto
Atabela não reserva jogo para o Potiguar neste meio de semana. O alvirrubro só voltará a campo no domingo, 22, diante do xará Potyguar seridoense, no Estádio Leonardo Nogueira, completando a 3ª rodada da 1 ª fase do Campeonato Estadual.
Considerando as circunstâncias, o espaço na tabela acabou sendo importante para o time mossoroense. Isso porque alguns atletas titulares alegam dores no adutor da coxa e a semana servirá para tratá-los. É o caso dos zagueiros Wallace Ferreira e Paulo César, além do meia Romeu.
Contra o Alecrim domingo, 15, Wallace foi vetado e PC deixou o campo mais cedo. Entraram Geovani Silva e Matheus Jefferson nos seus respectivos lugares. O primeiro é volante e atuou improvisado.
Romeu participou dos dois tempos, fez dois gols na vitória por 5x1, mas na volta do intervalo ele admitiu que jogou com dor. “Poucos sabem de bastidores, mas quero dizer que joguei com dor todo o segundo tempo. Foi válido, fiz mais um gol, e o time saiu vencedor, o que é mais importante”, disse ele, apesar do incômodo muscular.
Além dos três, o meiaatacante Pedro Pires tam -
bém trata de lesão muscular, mas este só voltará a atuar provavelmente em duas semanas, após passar por trabalho de transição.
Nesta terça, o clube deverá informar o grau de lesão de Wallace, PC e Romeu. A comissão técnica torce que não seja contusão importante porque se trata de atletas considerados titulares e também pelo fato de o elenco alvirrubro ser resumido, com poucas opções.
Com atuação convincente, o Potiguar fez 5x1 no Alecrim. O alvirrubro propôs o jogo, foi um time produtivo tanto no primeiro quanto no
O domingo foi de alegria para os alvirrubros. No intervalo do jogo, quando o Potiguar vencia por 2x1, a diretoria apresentou para a torcida o centroavante Robert Fischer, contratado como reforço para a sequência do Estadual.
Robert tem 29 anos e é do futebol catarinense. No currículo, ele defendeu clubes como Figueirense/SC, Matropolitano/SC, Joinville/SC, São Bernardo/SP, São José/ SP, Cianorte/PR, Sergipe/SE e Gama/DF. Robert também tem passagem pela Seleção Brasileira de base e uma experiência internacional, quando defendeu FC Osaka em 2015.
O centroavante é conhecido do futebol mossoroense, pois defendeu o Baraúnas em 2016 e no ano seguinte esteve no próprio Potiguar.
Robert assistiu ao jogo, no intervalo ele atendeu a imprensa, e afirmou que “preferia estar no campo jogando” do que torcendo, para
evitar a ansiedade.
“Muito feliz por estar aqui, essa será a minha segunda passagem pelo clube, e também muito contente pelo resultado de hoje (domingo). Preferia estar já no campo, jogando, colaborando com a equipe. Foi difícil ficar lá em cima torcendo, mas no final deu certo”, disse.
O domingo foi de alegria para os alvirrubros. No intervalo do jogo, quando o Potiguar vencia por 2x1, a diretoria apresentou para a torcida o centroavante Robert Fischer, contratado como reforço para a sequência do Estadual.
Robert tem 29 anos e é do futebol catarinense. No currículo, ele defendeu clubes como Figueirense/SC, Matropolitano/SC, Joinville/ SC, São Bernardo/SP, São José/SP, Cianorte/PR, Sergipe/SE e Gama/DF. Robert também tem passagem pela Seleção Brasileira de base e uma experiência internacional, quando defendeu FC
segundo tempo, e não deu chances para o adversário.
O técnico Emanoel Sacramento fez a seguinte análise após a partida:
“O resultado extremamente importante para as nossas pretensões, conseguimos desenvolver muito bem a nossa metodologia de jogo, plantamos desde o início do jogo a parte tática que queríamos, depois conseguimos fazer a variação tática, quando eu percebi que eles encaixaram na marcação. Tivemos alguns momentos, uns 4 ou 5 minutos, que estávamos jogando muito para trás, já tínhamos passado da primeira linha e voltávamos, foi nesse mo -
Osaka em 2015.
O centroavante é conhecido do futebol mossoroense, pois defendeu o Baraúnas em 2016 e no ano seguinte esteve no próprio Potiguar.
Robert assistiu ao jogo, no intervalo ele atendeu a imprensa, e afirmou que “preferia estar no campo jogando” do que torcendo, para
mento que levamos o gol de empate, mas logo conseguimos corrigir. No segundo tempo, ajustamos principalmente essa movimentação quando, ao passar da primeira linha dá sequência para frente, e aí contamos com a criatividade e a contundência do nosso ataque. Ficamos muito felizes, um placar elástico, mas construído com muito esforço dos rapazes”, comentou.
Os gols do Potiguar foram marcados por Romeu e Márcio Mossoró – este cobrando pênalti – no 1º tempo, e na segunda etapa Wilson, Allefe e novamente Romeu fecharam o escore. Para o Alecrim, descontou Thallyson.
evitar a ansiedade.
“Muito feliz por estar aqui, essa será a minha segunda passagem pelo clube, e também muito contente pelo resultado de hoje (domingo). Preferia estar já no campo, jogando, colaborando com a equipe. Foi difícil ficar lá em cima torcendo, mas no final deu certo”, disse.
MARCOS SANTOS msantos@defato.comNo jogo de domingo, 15, o Potiguar fez jus ao placar de 5x1 frente ao Alecrim. Foi o time que buscou e propôs o jogo do começo ao fim. Mesmo com gol de empate sofrido no 1º tempo, a equipe não se desarrumou, mantendo o padrão tático.
Menção honrosa para Azevedo e Giovanni, ambos foram essenciais no meio de campo: marcam, jogam, e ditam o ritmo. Tudo com bola no chão.
Romeu “pisa muito” dentro da grande área e foi contemplado com dois gols, e Márcio Mossoró, enquanto teve perna, deu toque de categoria, sabendo jogar com e sem a bola.
Wilson reeditando Wilson de 2019, antes da lesão. Jogo criativo e constante com a canhotinha.
Por sua vez, o técnico Emanoel Sacramento muito feliz na substituição e armação de jogo – Wilson cresceu com a entrada de Allefe pela direita, durante 2º tempo.
E zaga? É bom os alvirrubros ficarem de olho. Jogo foi tranquilo, mas se é um adversário mais qualificado, a coisa poderia azedar.
Não dá para “pesar a mão” em Matheus Jefferson e Geovani Silva, pois entraram e pularam uma “fogueira” graças ao maior volume de jogo do Potiguar. O titular da posição, Wallace Ferreira, trata de lesão no adutor, foi vetado, e o outro titular, Paulo César, saiu cedo do jogo pela mesma contusão. No setor, o cobertor está curto.
É a questão do planejamento/diretoria. O elenco só tem dois zagueiros experientes e um garoto na função? Cadê Zé Antônio? Uma coisa sabemos: Zé sequer foi registrado no Bid. O que houve?
Chama a atenção também o número de atletas lesionados no adutor: além da dupla de zagueiros, o meia Romeu foi para o sacrifício no 2º tempo pelo mesmo problema e também Márcio Mossoró preservado em alguns treinos e jogos.
''Dedico esse troféu a todos da equipe. Na volta do intervalo, senti o adutor, joguei com dor no segundo tempo, mas valeu. O importante foi vencer”
RomEu, meia do Potiguar, sobre sua atuação contra o alecrim e também por ser escolhido o craque do jogo pela equipe de esportes da 93 fM
Muita gente dentro de campo no domingo, após o jogo em que o Potiguar venceu o Alecrim. Quem quisesse, poderia entrar. Uma festa. Uma foto aqui, outra ali, abraços, tapinhas nas costas, etc... O escore dilatado permitiu o clima favorável, mas fica uma pergunta: em caso de derrota, torcedores irados querendo tirar satisfação com o atleta (e isso pode acontecer), haveria a mesma facilidade de acesso? Pra refletir!
Robert se apresentou domingo ao Potiguar. Centroavante raiz e boa técnica. Estando bem físico e clinicamente, e focado, ele terá tudo para entregar bons resultados. Robert já esteve no alvirrubro em 2017 e no anterior defendeu o Baraúnas.
Higor César vai ter trabalho para arrumar o Alecrim. Um time jovem, com vários atletas ainda buscando afirmação na carreira e distante de um jogo sólido. Na 2ª etapa, foi presa fácil para o Potiguar.
Dos bons nomes do Alecrim na campanha do título da “Segundona”, o atacante Matheus Bambu deixou a equipe, transferindo-se o para o futebol pernambucano para defender o Retrô. Bambu foi o principal artilheiro do Alecrim na temporada passada.