CIANO MAGNTA AMARELO PRETO MOSSORÓ (RN), SÁBADO, 21 DE JANEIRO DE 2023 | EDIÇÃO 6.570 – ANO XXIII | R$ 2,00 @defato_rn /jornaldefatorn @jornaldefato Assecom/RN Allan Phablo (SECOM/PMM) NESTA EDIÇÃO [ 16 PÁGINAS] OPINIÃO P2 POLÍTICA P3 CÉSAR SANTOS P5 GERAIS/OPINIÃO P6 BRASIL/MUNDO P8 MOSSORÓ/ESTADO P1 A 8 CADERNOS Última atualização: 20 de janeiro de 2023 - às 18h30 229 SUSPEITOS 2.786.015 TOTALMENTE VACINADAS 584.163 CONFIRMADOS 3.031.296 PESSOAS VACINADAS (UMA DOSE) 8.700 ÓBITOS 8.433.786 DOSES APLICADAS MONITORAMENTO DE VACINAÇÃO BOLETIM DA COVID-19 NO RIO GRANDE DO NORTE - Nº 839 Vendas crescem no RN, mas cai arrecadação do ICMS Novo reforço está pronto, mas deve ficar na reserva Governo chama mais de 100 profissionais para hospital
PRINCIPAL 6
ESPORTE
E 8 Hospital da
recebe 112 técnicos
Mesmo com crescimento de 11% nas vendas em dezembro, ICMS caiu em mais de 5%.
Centroavante Robert está regularizado e pronto para reforçar o Potiguar no jogo deste domingo.
7
Mulher de Mossoró
de enfermagem e biodiagnóstico. MOSSORÓ 1
Governadores e governadoras do Nordeste elaboraram a “Carta de João Pessoa” na reunião realizada nesta sexta-feira, 20, na capital da Paraíba
5
ESTADO 5 PRINCIPAL 8 ESTADO
TRIMESTRE ESTUDANTE
INTERDITADO
Avenida Presidente Dutra será interditada a partir de hoje para recuperação de ponte.
PRINCIPAL
>> "Carta de João Pessoa" é composta por prioridades definidas pelos gestores de nove estados e que será entregue ao presidente Lula CÉSAR SANTOS 5 BR-304 está entre as prioridades do Nordeste
TERÁ CHUVAS ACIMA DO NORMAL NO
DO ALTO OESTE VENCE CONCURSO DE POEMA NO PAÍS
Quando criança, minha mãe nos levava, a mim e irmãos, a visitar nossas tias nos sítios São Domingos e Gurjaú, distantes 10 e 12 quilômetros da cidade de Cuité. Íamos a pé, a viagem era uma pequena aventura e um grande exercício de sociabilidade camponesa. Ao longo do caminho, entrávamos em dezenas de casas e em todas elas experimentávamos a acolhida farta, em sentimentos e comida.
No último terço do caminho, cruzávamos a divisa entre os estados do Rio Grande do Norte e da Paraíba. Era uma linha imaginária, como todas as fronteiras, localizada no cabeço de uma ladeira. Brincávamos, postados em estados diferentes, experimentando um diálogo de gritos, como a viver uma impossibilidade. Não havia diferenças profundas entre os dois lugares: a mesma geografia, o mesmo solo, fauna e flora iguais. As divisões geopolíticas nem sempre expressam diferenças geográficas.
E algumas diferenças geográficas, leves ou acentuadas, ocorrem sem divisões geopolíticas. A chã da Serra de Cuité, plana e de solo profundo, diferenciava-se de outras unidades geográficas do seu entorno. Maria Beato, nossa vizinha, referia-se a seu sítio, onde tinha roçado de milho, feijão, fava e outras miudezas, como “A Grota”. Seu sítio ficava “na Grota”. Era uma região nos contrafortes da serra, de relevo e solo diferentes dos da chã. Minha avó chamava o povo que vivia a alguns quilômetros do sopé da serra de “povo da Caatinga”. Viviam “na Caatinga”. Eram expressões correntes: “Maria hoje foi trabalhar na grota”. Ou “As terras da caatinga são boas pra plantar pinha”.
As divisões geopolíticas de um mesmo território têm algo
AO CONTRÁRIO DA JUVENTUDE, A VELHICE NÃO É PASSAGEIRA
em comum com as fases da vida: são importantes como sinalização, mas não indicam mudanças de vulto, pelo menos num primeiro instante.
Para quem espera mudança brusca, é meio decepcionante completar 18 anos, atingir a maioridade: não acontece muita coisa. Do mesmo modo, chegar aos 60 anos, e “oficialmente” cruzar a fronteira da velhice, não traz decepção, mas algum espanto. A velhice não chega aos 60, bruscamente; ela vai chegando, devagar, porém sem interromper o passo.
Aos 60 anos não me senti velho. Nem me sinto agora, aos 66. Sinto-me envelhecendo, e os sinais são muitos. Senti-me, aos 60, inteiro fisicamente, com o corpo funcionando sob o domínio da vontade. Se a vontade era subir uma escada, apressar o passo, curvar-se para apanhar algo no chão, o corpo atendia, obedientemente. Três ou quatro anos mais à frente, começa a aparecer uma ou outra dorzinha insistente. Branda, contudo insistente. Uma dor não precisa ser intensa para ser sentida, basta que um órgão se faça notar para que o incômodo se gere. Não percebemos que temos dedos, mãos ou joelhos, até que eles comecem a doer,
mesmo que delicadamente. A percepção do órgão, a consciência de que ele existe e se localiza numa dada área da anatomia, é, por si só, incômoda. O órgão falha em sua normalidade, que é o anonimato. Só percebemos que andar, sentar-se ou estirar a mão para apanhar alguma coisa são movimentos que se decompõem, quando a sequência apresenta algum problema. Quando uma pontada na articulação ou em algum tecido nos faz interromper o movimento, isto nos traz à consciência a complexidade dele e os passos necessários para realizá-lo. O movimento, que era automático, precisa agora começar do zero, partindo do desejo e projetando-se na sequência que o contém: para pegar algo, preciso agachar-me, mas devagarinho, uma perna não muito distante da outra, estender a mão, projetar os dedos que segurarão o objeto... A racionalização de um ou outro movimento antes automático, e que se dava à revelia da consciência, é um dos incômodos sinais da velhice.
Mas se por um lado o corpo se torna dependente de um aprendizado novo em relação a alguns movimentos, a mente, levando o corpo junto, se liber-
ta do peso de alguns instintos, como o sexual, que não desaparece, mas afrouxa consideravelmente suas garras. Ele não pesa mais tanto nas decisões, na constituição dos prazeres e na organização do tempo como pesou em outras épocas. O tempo agora se abre para outras fruições, a maioria delas gratuitas, oferecidas pela natureza e pelo convívio com as pessoas. Muitas emoções vêm do sol e das cores que ele espalha; da tarde, da manhã, do caminhar das pessoas, do traçado das ruas, da inventividade das fachadas, do florescimento das árvores, da harmonia dos jardins, das conversas com as pessoas – muito das conversas com as pessoas – do observar as crianças e os velhos, do enredo dos livros – muito do enredo dos livros. O mundo contém uma beleza que parecia escondida e, agora, se revela com esplendor, mas sem alarido: uma praia, a linha do horizonte, o movimento das águas, o colorido do céu, a granulação da areia, a majestade da montanha, a desenvoltura da planície; a alegria dos encontros, a felicidade alheia – e a nossa, claro –; tudo é motivo de êxtase, tudo é espetáculo disponível aos olhos que não se cansam de ver.
O declínio do corpo encontra compensação no despertar da mente para muitas novas sensações. Claro que quando o corpo não atende mais aos comandos do dono, ou atende em proporções ínfimas, tudo que poderia ser graça deixa de sê-lo. Ou, que sei eu, outras percepções mais sutis e entranhadas nas coisas se revelam e dão um colorido a um corpo que quase já não se movimenta. Diz um verso do bois-de-reis que “a pior vida do mundo é melhor do que morrer”. A vida, enquanto corre, mesmo lentamente, descobre vias por onde possa correr e finda por achar que “tudo vale a pena se alma não é pequena”, e que a alma pode se reinventar com as debilidades do corpo. Talvez seja por isso que a eutanásia não vira uma epidemia.
De todo modo, com “a dor e a delícia” que cada um conhece bem ao ser o que é, a velhice é um assunto de velhos. Um jovem, por mais sensível e inteligente que seja, não pode saber da velhice senão suas generalidades. Um jovem não se antevê velho. E é bom que assim seja, porque, ao contrário da juventude, a velhice não é passageira e, depois de se entrar nela, só se escapa com a morte.
as CoLUNas E MaTÉRIas assINadas sÃo dE REsPoNsabILIdadE dE sEUs
sábado, 21 de janeiro de 2023 2 OPINIÃO
o rganização: CL auder arC anjo
eSPaÇo jornaLiSTa MarTinS de VaSConCeLoS
a éC io Cândido professor da UERN, aposentado. autor da obra Tempos do verbo aeciocandidocuite@gmail.com
DIREçÃO GERAL: César santos DIRETOR DE REDAçÃO: César santos GERENTE ADMINISTRATIVA: Ângela Karina DEP. DE ASSINATURAS: alvanir Carlos www.defato.com e-MaiL: redacao@defato.com TWiTTer: @jornaldefato_rn | redaÇÃo e oFiCinaS: Sede: Avenida Rio Branco, 2203, Centro, Mossoró-RN – CEP: 59.063-160 TeLeFoneS: (084) 99836-5320 (Mossoró) | CoMerCiaL/aSSinaTuraS: (84) 99956-4810 -
FILIADO À
Imagem meramente ilustrativa Um produto da Santos Editora de Jornais Ltda.. Fundado em 28 de agosto de 2000, por César Santos e Carlos Santos.
(84) 99485-3685
aUToREs
BaSTidoreS de FaTo
comiTê FederaTivo
governadora apresenta proposta para se aproximar de prefeitos
OPCdoB de Mossoró emplacou o professor Ivanilson de Souza como secretário adjunto da Casa Civil. Nome aprovado pela governadora Fátima Bezerra (PT). Com longa militância sindical e tendo coordenado a campanha de Fátima e do presidente Lula (PT) em Mossoró, ele se credenciou ao cargo de confiança. Vai trabalhar na antessala de Raimundo Alves, o secretário da Casa Civil.
ouTra cara
A nomeação de Ivanilson de Souza mostra que o PCdoB de Mossoró vai além de Gutemberg Dias, figura de proa do partido e que nas últimas décadas foi candidato a prefeito,
vice-prefeito, deputado estadual e outros cargos de menor relevo. Ele seria a indicação natural do PCdoB, mas no momento enfrenta tratamento delicado de saúde.
deciSão reTardada
A ex-deputada estadual e federal, ex-prefeita e exvereadora Sandra Rosado se rendeu aos apelos da família. Não será mais candidata a cargos eletivos. A decisão foi retardada. Ela havia recebido o pedido para não ser candidata em 2022, mas insistiu com a postulação à Câmara dos Deputados, tendo recebido apenas 6.760 (0,36%).
Segue
Cabe à vereadora Larissa Rosado (União) seguir com a bandeira do rosadismo na política. Ela será candidata à reeleição nas eleições 2024. Larissa cumpriu quatro mandatos de deputada estadual, tentou se eleger prefeita de Mossoró por quatro vezes e agora se sustenta com mandato na Câmara Municipal.
caminho pavimenTado
Te STado e aprovado Reprodução Reprodução
>> Fátima Bezerra quer melhor relação político-administrativa com os gestores municipais
Agovernadora Fátima Bezerra (PT) pretende melhorar a relação administrativa e política com os gestores municipais. Entende que essa relação é imprescindível para ampliar as ações nos municípios e, por consequência, fortalecer projetos políticos futuros.
Na primeira gestão, a governadora enfrentou dificuldades com a maioria dos prefeitos, principalmente aqueles gestores influenciados pela Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (FEMURN). Em razão de questões políticas, o expresidente da entidade, prefeito Babá Pereira (Republicanos), de São Tomé, dificultou que gestores tivessem melhor relação com o governo. Do outro lado, Fátima Bezerra manteve pautas antipáticas aos prefeitos, como a redistribuição de impostos que afetaram as finanças municipais.
Agora, no início da segunda gestão, Fátima Bezerra emite sinais de boa convivência com os gestores dos municípios. Um deles é a proposta de criação de um Comitê Federativo, que reunirá integrantes do Governo do Estado e da Femurn, para discutir em conjunto todas as pautas de interesse do estado e dos municípios.
A proposta de criação do comitê foi apresentada pela governadora na primeira reunião com o novo presidente da federação, Luciano Santos (MDB), que é o prefeito de Lagoa Nova, e integrante da dire-
toria. “É nesse comitê federativo que vamos dar prosseguimento a todas as pautas, às agendas, às demandas que são do interesse dos municípios e que dizem respeito ao governo do estado. Ou seja: ao invés de a gente se reunir só quando o problema aparece, vamos nos reunir de maneira permanente”, explicou a governadora.
Fátima Bezerra defendeu o diálogo permanente, com transparência, respeito e senso de responsabilidade, para que governo e municípios possam somar na defesa dos interesses do municipalismo, ou seja, na defesa da população das cidades.
A importância que o Governo do Estado quer dar ao Comitê Federativo, segundo a governadora, está expressa na indicação de “três secretarias muito importantes e estratégicas”: Gestão e Projetos Especiais, Tributação e de Planejamento e Finanças.
“É a partir desse comitê que vamos discutir, por exemplo, a pauta inicial que
vocês estão apresentando ao governo. O comitê é a instância máxima”, ressaltou Fátima, lembrando que o Governo do Estado já tem um comitê de negociação permanente com os servidores públicos estaduais, bem como com o setor empresarial.
O presidente da Femurn saiu satisfeito do encontro. Ele entende que é importante o entendimento político-administrativo entre municípios e governo. Ligado politicamente ao vicegovernador Walter Alves (MDB), Luciano Santos diz acreditar que os gestores municipais terão maior acesso à Governadoria.
“Fazemos uma avaliação positiva do encontro. Colocamos algumas pautas que já vinham sendo reivindicadas pela Federação dos Municípios, em anos anteriores, inclusive pela gestão do presidente que me antecedeu, Babá. Essas pautas foram colocadas, a governadora se dispôs a avançar em todas elas, criando um comitê federativo pra que a gente consiga
obter êxito nas ações que pautamos”, avaliou.
As pautas levadas à governadora dizem respeito à discussão conjunta de formas de compensação das perdas de ICMS, estruturas de funcionamento das Microrregiões de Água e Esgoto, entre outras, que deverão ser levadas ao Comitê Federativo.
O secretário de Tributação do RN, Carlos Eduardo Xavier, disse que a reunião marca um novo momento de relação entre o Governo do Estado e a Federação dos Municípios. “Eles trouxeram pautas importantes para os municípios e para o Estado também, principalmente no que diz respeito às formas de compensações das reduções de arrecadação que, tanto o estado quanto os municípios tiveram com a mudança na legislação do ICMS, outros temas também foram discutidos”. Na avaliação do gestor, “é um momento de discussão do federalismo, buscando sempre pautas positivas pra população do nosso estado.”
O deputado reeleito Kleber Rodrigues (PSDB) dá como certa a sua eleição para presidente da Assembleia Legislativa no segundo bimestre da nova legislatura. Para o primeiro bimestre, a reeleição de Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB) está consolidada. Kleber tem o apoio de Ezequiel. Ele estava na reunião do atual presidente com os deputados estaduais novatos Adjuto Dias, Terezinha Maia, Dr. Kerginaldo, Neilton Diógenes, Ivanilson Oliveira e Taveira Jr.
Faraó
A Funpec, braço direito da UFRN para gastos, digamos, aleatórios, deixou pegadas em despesas com passagens aéreas, aluguéis de carros, locações de salões, selo verde e outras de menor custo. Alcançada pela Operação Faraó, a fundação está exposta aos órgãos de controle da coisa pública. Se não houver interferência nas investigações da Polícia Federal e Ministério Público Federal, muitas reputações acadêmicas irão para o ralo da história. É o que se fala.
Fátima foi reeleita com votação histórica
Mesmo não recebendo o apoio de prefeitos de colégios eleitorais importantes, como Natal e Mossoró, por exemplo, a go -
vernadora Fátima Bezerra (PT) foi reeleita em 2022 com maioria de votos em todas as regiões do Rio Grande do Norte, o que veja o reSulTado oFicial:
- Fátima Bezerra (PT) - 1.066.496 votos (58,31%)
- Fabio Dantas (Solidariedade) - 406.461 votos (22,22%)
- Capitão Styvenson (Podemos) - 307.330 votos (16,80%)
- Clorisa Linhares (PMB) - 39.011 votos (2,13%)
- Danniel Morais (PSOL) - 3.691 votos (0,20%)
- Rosália Fernandes (PSTU) - 2.437 votos (0,13%)
- Nazareno Neris (PMN) - 1.325 votos (0,07%)
garantiu vitória ainda no primeiro turno. Na avaliação do governo, o eleitor disse, com o voto, que estava aprovando a primeira gestão de Fátima.
A governadora, inclusive, recebeu votação histórica, passando de 1
milhão de votos, ou mais de 58% dos votos válidos. Fátima teve a maior votação para o cargo na história do RN, superando a marca de 1.022.910 votos que era dela, em 2018, na disputa do segundo turno.
- Bento (PRTB) - 1.178 votos (0,06%)
- Rodrigo Vieira (DC) - 1.045 votos (0,06%)
- TOTAL: 2.086.722
- VÁLIDOS: 1.828.974 (87,65%)
- BRANCOS: 95.721 (4,59%)
- NULOS: 162.027 (7,76%)
- ABSTENÇÕES: 463.569 (18,18%)
SÁBADO, 21 de janeiro de 2023 política 3
Sandro Menezes - Assecom RN
Governadora Fátima Bezerra reunida com a nova diretoria da Femurn
c éSar San ToS Da redação
BolSonaro inelegível
aliados já têm mapa de votos para julgamento do ex-presidente no TSe
>> Presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Alexandre de Moraes, é o relator das 16 ações contra Bolsonaro
STF vai priorizar nomes dispostos a punir o ex-presidente
Para aliados de Bolsonaro, há duas certezas: o STF vai colocar na lista nomes dispostos a punir o ex-presidente, e Lula vai bater o martelo pelo jurista mais inclinado a votar pela condenação.
Nesses cálculos, os dois únicos votos a favor do ex-presidente seriam os de Nunes Marques (substituto de Lewandowski) e de Raul Araújo. A expectativa com o voto da dupla se baseia no perfil conservador dos ministros – e no histórico de decisões dos dois.
Em uma polêmica decisão que foi interpretada como censura, Raul Araújo proibiu a manifestação política de artistas no Lollapalooza no ano passado, o que foi duramente reprovado pelos colegas e por entidades da sociedade civil.
Ele também deu o único voto contra aplicar a multa de R$ 22,9 milhões imposta por Moraes contra o PL após a sigla pedir a anulação de parte dos votos no segundo turno. Araújo considerou o valor exagerado.
estadual bolsonarista Fernando Francischini (União Brasil-PR) por disseminar fake news contra as urnas eletrônicas. É a mesma acusação que paira sobre Bolsonaro agora.
Francischini foi investigado e condenado por uso indevido dos meios de comunicação, além de abuso de poder político e autoridade. Em uma nova reviravolta, a decisão de Nunes Marques acabou derrubada pela Segunda Turma do STF, que manteve de pé a cassação de Francischini.
Com a condenação de Francischini restaurada, segue valendo o entendimento do TSE, que deve ser usado agora contra o Bolsonaro: o de que atacar as urnas eletrônicas sem apresentar provas e tumultuar o processo eleitoral leva à inelegibilidade.
Uma eventual derrota de Bolsonaro no TSE, no entanto, não marcaria o fim da batalha judicial para garantir o direito de ele disputar as próximas eleições, de acordo com integrantes do PL.
rafael MoraeS Moura Brasília
Ainda não foi definido quando o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) vai começar a julgar as 16 ações que investigam a fracassada campanha de Jair Bolsonaro à reeleição, mas aliados do ex-presidente já fazem reservadamente um mapa de votos com a expectativa em torno do voto dos ministros.
Hoje, integrantes do PL, adversários de Bolsonaro e até mesmo membros do TSE ouvidos reservada -
mente pela equipe da Coluna Malu Gaspar/Globo avaliam que não há dúvidas de que o candidato do PL será condenado por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação, o que o deixaria inelegível e impedido de disputar eleições pelos próximos oito anos.
A questão é prever o tamanho de uma possível derrota no TSE, Corte formada por sete ministros: três oriundos do Supremo Tribunal Federal (STF), dois do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e outros dois juristas.
A expectativa dentro do PL é a de que o presidente do TSE, Alexandre de Moraes, o relator das 16 ações contra Bolsonaro, ministro Benedito Gonçalves, e Cármen Lúcia votem para punir o ex-ocupante do Palácio do Planalto.
Os três são considerados rigorosos e já deram duras decisões e votos que contrariaram os interesses de Bolsonaro.
O ministro Ricardo Lewandowski tem se aliado ao trio nos principais casos analisados pelo plenário, mas vai deixar a Corte até maio, quando com -
pleta 75 anos e se aposenta compulsoriamente.
Para os bolsonaristas, é uma boa notícia a troca de Lewandowski. Isso porque quem entra no lugar do magistrado é Kassio Nunes Marques, ministro indicado ao Supremo por Jair Bolsonaro, em outubro de 2020.
Ou seja, sairia do TSE um ministro potencialmente favorável à punição do ex-presidente e entraria no lugar um magistrado mais inclinado a salvá-lo. “Tenho 10% de mim dentro do STF”, chegou a dizer Bolsonaro sobre Nunes Mar-
Nunes Marques, por sua vez, tem dado no Supremo decisões favoráveis a aliados de Bolsonaro, responsável pela sua indicação ao tribunal, em 2020.
Ano passado, ele derrubou uma decisão do plenário do TSE que havia cassado o deputado
ques, após indicá-lo ao STF.
Mesmo assim, nos cálculos de integrantes do PL, Bolsonaro perde no TSE por 5 a 2, partindo do pressuposto de que as ações serão julgadas após a saída de Lewandowski.
Outras trocas vão mexer com a correlação de forças do TSE neste primeiro semestre. O manda-
operação lesa Pátria identifica antidemocráticos
Peduzzi Repórter da Agência Brasil
A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta sexta-feira, 20, a Operação Lesa Pátria com o objetivo de “identificar pessoas que participaram, financiaram ou fomentaram os fatos ocorridos no
8 de janeiro, em Brasília, quando o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal foram invadidos por grupo que promoveu violência e dano generalizado contra os imóveis, móveis e objetos daquelas instituições”.
Estão sendo cumpridos
oito mandados de prisão preventiva e 16 mandados de busca e apreensão em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal. Os mandatos foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
“Os fatos investigados
constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido”, diz nota da PF.
A corporação informou ainda que a Operação Lesa Pátria tem caráter permanente, e que serão feitas atualizações periódicas sobre o número de mandados
judiciais expedidos, pessoas capturadas e foragidas.
A PF pede à população que colabore com os investigadores, caso tenha informações sobre a identificação de “pessoas que participaram, financiaram ou fomentaram os fatos ocorridos”.
As denúncias podem ser encaminhadas para o e-mail denuncia8janeiro@ pf.gov.br.
enTenda
Desde que o presidente
Eles apostam que o ex-ocupante do Planalto vai insistir em levar o caso ao STF. Mas, mesmo assim, acham pouco provável que tenham êxito no Supremo, alvo preferencial de incansáveis ataques de Bolsonaro ao longo de quatro anos de mandato.
to dos dois ministros da cota dos juristas chega ao fim em maio. Tanto Sérgio Banhos quanto Carlos Horbach foram indicados por Bolsonaro, mas só Horbach ainda pode ser reconduzido ao cargo.
A decisão final será de Lula, a quem caberá escolher os nomes das duas vagas a partir de listas tríplices votadas pelo STF.
Lula foi eleito em segundo turno, no final de outubro, apoiadores do ex-presidente Bolsonaro demonstram inconformismo com o resultado do pleito e pedem um golpe militar no país, para depor o governo eleito democraticamente.
As manifestações dos últimos meses incluíram acampamentos em diversos quartéis generais do país e culminaram com a invasão e depredação das sedes dos Três Poderes, no último dia 8.
SÁBADO, 21 de janeiro de 2023 4 GERAIS
ex-presidente jair Bolsonaro ao lado do ministro alexandre de Moraes
Antonio Augusto - Secom TSE
Pedro
césar santos
cesar@defato.com
a VeZ do CONSÓRCIO NORDESTE
Os governadores do Nordeste querem do governo Lula (PT) a conclusão da transposição do rio São Francisco, que contempla o Rio Grande do Norte na bacia hidrográfica do rio Apodi-Mossoró, obras de infraestrutura rodoviária e ferroviária e medidas para garantir segurança alimentar da população.
Essas prioridades compõem a “Carta de João Pessoa”, elaborada na reunião do Consórcio Nordeste nesta sexta-feira, 20, em João Pessoa/PB. Outros pontos acordados são a integração dos sistemas de segurança pública e atenção ao bioma Caatinga, que hoje é considerado pela ciência como de alto potencial farmoquímico.
Estavam presentes os nove governadores nordestinos, todos, sem exceção, aliados do presidente Lula, que receberá a carta na próxima semana. Os gestores estaduais fizeram questão de reforçar que estão unidos, sob a liderança do presidente Lula, pela reconstrução do País, pontu-
ando temas importantes e urgentes como a aprovação da reforma tributária e reestruturação da economia com avanços no pacto federativo.
A governadora Fátima Bezerra (PT), que teve uma participação destacada na reunião, disse que as prioridades do RN estão relacionadas a investimentos em segurança hídrica; melhorias em toda a malha rodoviária, com duplicação para BR304 (Natal-Mossoró, divisa com o Ceará), turismo e construção de um novo hospital de urgência.
Já o governador da Paraíba João Azevêdo, que é o presidente do Consórcio Nordeste, informou que as prioridades regionais - e de cada Estado - serão pauta da reunião do próximo dia 27 com o presidente Lula. Ressaltou que “isto fortalece as relações republicanas e constrói, de forma conjunta, ações positivas para o desenvolvimento regional”.
O Rio Grande do Norte está finalizando as propostas específicas a serem entregues ao Governo Federal, que incluem investimentos em energias renováveis em terra e no mar, construção do porto-indústria verde para dar suporte à produção do hidrogênio verde, recuperação de estradas, fortalecimento e interiorização do turismo, melhoria na educação e ampliação dos serviços de saúde.
Na Carta de João Pessoa, os governadores reafirmam o compromisso de seguir com a parte do Brasil que cresce unida. “Exatamente por isso, apresentaremos ao Governo Federal um conjunto de projetos de transformação de nossa infraestrutura e das condições de vida de nossa população. Projetos de cada um dos estados nordestinos e, também, projetos integradores e estruturadores de toda a região.” Assim, reforçam os governadores, “como já temos o Pacto Social do Nordeste, vamos fazer um Pacto pela Segurança Pública, integrando as polícias estaduais, suas soluções tecnológicas e gabinetes de inteligência, somando esforços com a Polícia Federal e o Ministério da Justiça e Segurança Pública”.
Os governadores dizem também que o Consórcio Nordeste vai liderar um processo de releitura e reposicionamento da região no Brasil e no mundo. “O Brasil precisa conhecer o Nordeste, assim como o próprio Nordeste deve se reconhecer. Nosso compromisso é trabalhar sinergicamente para que nossa história e nossas experiências sejam valorizadas, nossos problemas sejam visíveis e enfrentados em bloco e de maneira objetiva e, sobretudo, para que nossas melhores experiências possam estar conectadas com as grandes causas de nosso tempo.”
é notÍcia
ano LetiVo
O ano letivo na rede municipal de Mossoró não terá início se o prefeito Allyson Bezerra não honrar dois compromissos: a implantação do novo piso salarial dos professores; e a garantia de estagiários em sala de aula para cuidar dos alunos com deficiência. São pontos inegociáveis. Os professores têm assembleia marcada para o dia 31 deste mês. Até lá, esperam uma posição oficial do prefeito.
noVo Piso
Allyson Bezerra já disse que vai cumprir o novo piso dos professores, com reajuste de 14,95%. Mas, como não oficializou a decisão, os professores estão desconfiados. Com razão. Em 2022, o prefeito propagou que havia dado o maior reajuste salarial da história, mas até agora não foi pago na integralidade. Os professores não aceitarão parcelamento como ocorreu no ano passado.
Furtos de equipamentos da rede elétrica do RN cresceram 132% em 2022. Segundo a distribuidora Neoenergia Cosern, foram registradas 2.729 ocorrências entre janeiro e dezembro. Absurdo. É do Paraná, no Alto Oeste,a vencedora do concurso nacional de poemas, organizado pelo Programa Nacional do Livro. Letícia Maria, de 14 anos, venceu com o poema Mulheres da História, Espelhos do Futuro, em homenagem aos 200 anos de independência do país.
O Rio Grande do Norte foi o estado que registrou mais casos de zika em 2022. Foram 9.204 casos confirmados, que representaram 40% de todos os casos ocorridos no País no ano passado.
O jogador Daniel Alves está com a sua reputação nas mãos da Justiça espanhola. A sua prisão por acusação de agressão sexual conflita com a imagem de profissional dedicado e homem honesto, respeitado pelo futebol mundial. Que prevaleça a verdade.
Justiça federal bloqueia mais de R$ 26 milhões de investigados por suposto desvio de dinheiro público em projeto da UFRN, consequência da Operação Faraó. Quem teve acesso aos bastidores do caso afirma que vem muita coisa grave pela frente.
cidadão”.
Após participar de reunião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com comandantes das Forças Armadas, o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, afirmou que os militares estão cientes que o governo poderá adotar punição a integrantes das tropas que eventualmente tenham a participação comprovada nos atos golpistas. O ministro, contudo, disse que o assunto não foi tratado no encontro.
“Os militares estão cientes e concordam que vamos tomar as providências. Evidentemente, no calor da emoção, precisamos ter cuidado para que os julgamentos e acusações sejam justas para que as penas sejam justas. Mas tudo será providenciado no seu tempo”, afirmou.
“Não foi discutido (os ataques de 8 de janeiro). Isso está com a Justiça. Estamos atrás e aguardando as comprovações para que as provi-
dências sejam, e serão, tomadas”.
Após o mal-estar criado por Lula expor sua desconfiança com miliares, a mensagem que o presidente transmitiu na reunião, segundo Múcio, foi de “fé no trabalho deles”.
“Entendo que não houve envolvimento direto das Forças Armadas. Agora, se algum elemento, individualmente, teve a sua participação, ele vai responder como
Segundo Múcio, o assunto do encontro foi investimentos na área de Defesa. A reunião teve a presença do vicepresidente Geraldo Alckmin, do presidente da Fiesp, Josué Gomes e do economista Luciano Coutinho, ex-presidente Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Como mostrou O GLOBO, Múcio trabalhava para reunir Lula com os comandantes das Forças para tentar desfazer o clima da primeira reunião com os comandantes das três Forças após os atos terroristas. Nesse encontro, que ocorreu no dia seguinte aos ataques, Lula foi duro ao
Governo do RN convocou os primeiros profissionais de saúde para o Hospital da Mulher de Mossoró Parteira Maria Correia. Foram 84 técnicos e técnicas de enfermagem e 28 em biodiagnóstico. A lista está publicada no Diário Oficial do Estado. Esses profissionais são contratados temporariamente, enquanto o governo não realiza concurso público.
seGUe
O Hospital da Mulher foi inaugurado no dia 29 de dezembro de 2022. Nos primeiros dias de janeiro entrou em funcionamento o setor de ambulatório. Os demais setores serão abertos gradualmente, obedecendo ao plano previamente estabelecido.
aMericanas
É grande a apreensão de funcionários da Americanas diante da possibilidade de fechamento de unidades em todo o País. A recuperação judicial não é o suficiente para acalmar o mercado. Fornecedores estão recusando novos pedidos temendo calote. A crise bilionária assusta e afasta colaboradores.
aMericanas ii
Americanas está presente em Mossoró com três unidades. A primeira foi instalada no Partage Shopping e as mais recentes atendem os consumidores na Avenida Alberto Maranhão e na Cel. Vicente Sabóia, no movimentado centro comercial
demonstrar a indignação com a conduta dos militares durante os atos de vandalismo.
Após a reunião desta sexta, o ministro afirmou que procurou antecipar a reunião que poderia ocorrer só em fevereiro para tentar virar a página e superar o desgaste sofrido pelas forças em 8 de janeiro. Na avaliação de Múcio, a reunião ajuda a distensionar a relação e cria mais confiança entre Planalto e as Forças:
— Vem cá, nós não tivemos um problema? Precisávamos ter uma conversa que não tratasse disso. Eu queria era virar a página. Foi por isso que procuramos antecipar
essa reunião. Temos que pensar pra frente, temos que pacificar esse país, governar. Então a conversa de hoje que seria no final de janeiro, início de fevereiro, como os relatórios que ele pediu para os comandantes ficaram prontos, eu pedi ao presidente que nós apresentássemos o resultado que cada comandante encontrou.
Na primeira reunião de Lula com os comandantes, em 16 de dezembro, o presidente solicitou um relatório com demandas e necessidades de investimento em cada força. Na última segunda-feira, Lula cobrou Múcio sobre o andamento dos relatórios.
SÁBADO, 21 de janeiro de 2023 política 5
1 2 3
Estamos unidos ao presidente Lula pela reconstrução do Brasil.”
''
FÁti M a B e Z erra Governadora do Rio Grande do Norte.
‘Militares estão cientes de providencias’, diz josé Múcio
HosPitaL da MULHer
r
eita eStadual
Vendas crescem no rn, mas arrecadação do iCMS sofre redução
Amovimentação das atividades econômicas no Rio Grande do Norte apresentou um incremento de 10% em dezembro de 2022 em relação ao ano anterior. O volume de vendas subiu de R$ 12,7 bilhões para R$ 14,1 bilhões no período. A arrecadação, contudo, não acompanhou o ritmo de crescimento do faturamento gerado pelas operações comerciais no último mês do ano.
Segundo a Tributação do estado, a arrecadação do Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) caiu 5,3%, redução que ocorre pelo terceiro mês consecutivo.
O montante recolhido com o tributo baixou de R$ 638 milhões, em dezembro de 2021, para R$ 604 milhões
Déficit ultrapassa o patamar de R$ 360 milhões
Parte dos setores até teve comportamento condizente na relação entre vendas e recolhimento de impostos no Rio Grande do Norte. O volume de operações no comércio varejista em dezembro cresceu 13% e as cifras movimentadas pelas empresas do segmento registrou alta de 15,8%, com um total superior a R$ 4 bilhões, frente aos R$ 3,4
bilhões obtidos em 2021.
O varejo foi o setor com o maior volume de recursos arrecadados no mês passado. E o montante de ICMS recolhido foi de R$ 141 milhões.
Já o atacado teve um aumento de 5,4% nas vendas no comparativo com dezembro do ano anterior e a arrecadação gerada foi de R$ 128 milhões, resul -
tante do ICMS aplicado sobre os R$ 2,4 bilhões faturados pelas empresas do segmento.
A arrecadação da indústria cresceu R$ 10 milhões, chegando a R$ 87 milhões, em função do aumento nas vendas, que somaram no mês R$ 1,8 bilhão.
Porém, os demais não acompanharam essa dinâmica. No ramo de venda e
distribuição de combustíveis, setor que em dezembro do ano anterior ocupava o topo de contribuições com impostos, o volume faturado foi 1,35% maior que em igual mês de 2021, com um volume de R$ 1,9 bilhões faturados.
No entanto, a arrecadação de ICMS não seguiu o desempenho e despencou de R$ 150 milhões para R$ 97 milhões em doze meses, ocupando o terceiro lugar na composição das receitas estaduais. O setor energético também teve redução de recolhimento, caindo de
R$ 71 milhões para R$ 59 milhões, assim como as telecomunicações, cuja redução partiu de R$ 25 milhões para R$ 16 milhões, analisando o mesmo mês dos dois anos.
Desde agosto, quando os reflexos da desoneração desses três segmentos começaram a surtir efeitos, a arrecadação estadual vem apresentando perdas, que, em valores nominais, giraram em torno de R$ 74 milhões no mês passado. Até agora, a arrecadação frustrada dos três setores juntos nos últimos cinco meses
no mês passado.
O ICMS responde por cerca de 93% da arrecadação própria do Rio Grande do Norte, tornando-se a principal fonte de divisas para o Tesouro Estadual. Com esse resultado, a arrecadação total do mês ficou em R$ 631 milhões, o que significa um recuo de 4% na comparação com o mesmo período de 2021, uma vez que o ICMS é o principal tributo a compor as receitas próprias do estado.
Os dados são da Secretaria Estadual de Tributação (SET-RN), que divulgou a 38ª edição do Boletim Mensal da Receita Estadual, contendo informações da movimentação financeira dos setores analisados, assim como o desempenho da arrecadação estadual.
“Novamente, o recolhimento do ICMS sofre redução, que vem sendo verificada nos últimos quatro meses. Nem mesmo o período de aquecimento no comércio devido aos festejos de fim de ano foi insuficiente para reverter essa tendência de baixas. Essa queda de arrecadação do principal tributo de competência do estado vai refletir diretamente no planejamento financeiro deste ano”, avalia o secretário estadual de Tributação, Carlos Eduardo Xavier.
de 2022, período de vigência da Legislação Federal que rebaixou para 18% as alíquotas dessas atividades, chega a mais de R$ 340 milhões.
Em valores atualizados, o déficit é ainda maior e ultrapassa o patamar de R$ 360 milhões, considerando a inflação acumulada nos últimos 12 meses – 5,79% - medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) para indicar a inflação oficial no Brasil.
SÁBADO, 21 de janeiro de 2023 6 gerais/OPiNiÃO
eC
Elisa Elsie - Assecom RN
Comércio varejista do rio Grande do norte cresceu 13% em dezembro de 2022
>> Mesmo com crescimento de 11% nas vendas em dezembro, o recolhimento de ICMS caiu em mais de 5%
Produção e emprego têm queda em dezembro de 2022
evolução ficou em 42,8 pontos, resultado abaixo da linha divisória de 50 pontos, entre queda e crescimento da produção
Levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI) divulgado nesta sexta-feira, 20, apontou a elevada carga tributária, a demanda interna insuficiente e a falta ou alto custo da matéria-prima como as principais preocupações do setor industrial brasileiro. As informações fazem parte da pesquisa Sondagem Industrial e foram colhidas no período de 3 a 13 de janeiro. No total, foram ouvidas 1.688 empresas: 694 de pequeno porte, 571 de médio porte e 423 de grande porte.
O levantamento mostra que a produção, o emprego industrial e a utilização da capacidade instalada (UCI) registraram queda de novembro para dezembro. O índice de evolução da produção ficou em 42,8 pontos, resultado abaixo da linha divisória de 50 pontos, entre queda e crescimento da produção.
ouTrAS PAlAvrAS
José nicodemos
um PASSeio Que PoderiA Ter eviTAdo
Um passeio matinal aqui pelas ruas mais próximas, à beira do rio, e vi que ainda existem casas com quintais de cerca de varas, cobertas de melão de S. Caetano. Mas não vi, nelas, borboletas e passarinhos. Fiquei um tanto espantado. Eram antigamente, quando havia quintais, seus naturais habitantes, de quando em vez, abelhas, docemente douradas de sol.
E demorei-me ali um bom tempo, como a procurá-los escondidos na ramagem verde, ainda com cheiro de chuva, as últimas chuvas do período regular. E nada. Não havia borboletas nem passarinhos. Nuvens esgarçadas, de insetos miúdos, quase invisíveis na claridade do sol. De repente, as emanações do rio podre, e eu segui o meu caminho, nariz tapado.
Amo a natureza, e aquele bafo horrendo do rio, envenenado e pobre, encheu-me de uma tristeza enorme. Bem que ele, com suas águas limpas, poderia servir a uma finalidade social, como a produção de alimento: peixes, frutas, e legumes produzidos em suas margens. No entanto, da forma mais irresponsável, mataram o nosso rio Mossoró, dádiva da serra de Luís Gomes.
E desci, alheio a tudo e a mim mesmo, por uma ruazinha, ainda mais pobre, casaria baixa, porta e janela, e que ia desembocar no incrível mundinho dos mocambos, pedaços de lona velha, materiais plásticos e papelão. Recolhidos do lixo. De novo, ali parei por algum tempo, a contemplar, entre comovido e indignado, aquela afronta
Quando o assunto é dar dignidade ao salário mínimo, mostram-se complicações de ordem orçamentária, e vai por aí. Por esse lado, realmente não é tão fácil. Nunca se procura a solução mais simples, que não exige alterações no orçamento.
à dignidade da condição humana.
Está certo que já vira antes, nos diversos lugares por onde andei já, cenários assim, até piores; mas, profundamente sentido, foi como se fosse a primeira vez. Homens bêbados, já àquela hora da manhã, mulheres esmolambadas, os peitos magros quase de fora, saltando dos vestidos rasgados no peito, crianças, pele e osso, chorando de fome. Senti-me mal, retirei-me.
Foi quando, mais adiante, seja, já entrando na minha rua, dei-me ao exercício do pensamento. Às minhas cismas. À base ampla da revolta contra o regime político e administrativo que criminosamente (esse é o termo) nos é imposto por uma sociedade desumana e egoísta. E o que eu acho pior em tudo isso, é a frieza dos nossos políticos, indiferentes.
Quando somos um país dotado de riquezas naturais, como nenhum outro país, além de uma renda fiscal invejável. Neste particular, muito é de ver que o mal está é na antidemocrática distribuição da renda nacional, bens e serviços, geralmente em desfavor das classes menos favorecidas. As massas fria e brutalmente marginalizadas. Da sociedade e da vida.
Bom, acabei o meu passeio matinal, que esperei ser agradável, um sol macio dentro de um azul muito limpo, com esse peso de chumbo dentro do meu mais íntimo, revoltando, como sou, sempre fui, contra as injustiças sociais. Pois o que deveria ter sido um passeio reconfortante, de repente se tornou numa visão do inferno aqui na terra. Numa intensa amargura.
Estou dizendo que, para tanto, bastaria promover-se à taxação dos altos salários e das grandes fortunas, notadamente as de herança. Pronto. Aqui, devo crer, se reuniria o dinheiro necessário à paga de um salário mínimo menos humilhante.
liNguAgem
Mas a coisa não funciona tão fácil assim? E como não? Antes de mais nada, trata-se de uma forma legitimamente democrática de distribuição da renda, apesar do egoísmo e dos apetites das classes mais favorecidas. Uma questão de fraternidade humana.
O povo reclamam. Sabe-se que o sujeito representado por coletivo leva o verbo para o singular: O povo reclama. No caso, o sujeito muito próximo ao verbo, como no exemplo presente. Há, porém, uma particularidade, de caráter psicológico. Ou estilístico. Aqui, o sujeito distanciado do verbo. Exemplo: O povo, revoltado contra as injustiça, clamam pela intervenção das autoridades públicas. Observe, agora, o verbo no plural. Explica-se. Nessa frase, o autor vê os elementos dissociados, razão por que faz a concordância no plural. A chamada concordância ideológica. Muito comum na língua padrão. De onde se segue que a concordância, como os demais processos sintáticos, nem sempre obedece ao rigor da gramática prescritiva, na medida em que tem atuação decisiva na língua, o fator psicológico. Trata esse assunto muito bem, num aprofundamento, o professor Jesus Belo Galvão, de reconhecida competência e moral didática. Língua e discurso, na dicotomia do suíço Saussure.
“O mês de dezembro é marcado pela desaceleração da produção industrial. Destaca-se, contudo, que o resultado está acima da média para o mês de dezembro (41,8 pontos), ou seja, a queda da produção na passagem entre novembro e dezembro de 2022 foi percebida como menos forte que em outros anos”, diz a pesquisa.
O mesmo ocorreu com o emprego industrial, que também registrou queda no período de avaliação da sondagem. O índice de evolução do número de empregados foi de 46,9 pontos, correspondendo a uma diminuição de 2,1 pontos na passagem de novembro para dezem -
bro. O resultado está abaixo da linha divisória desde outubro, indicando haver percepção de queda do emprego industrial no último trimestre de 2022.
A Utilização da Capacidade Instalada (UCI) também apresentou recuo em dezembro, na comparação com novembro, ficando em 67%. O percentual de dezembro de 2022 é menor que o registrado no mesmo mês dos dois anos anteriores, considerado um período de atípica atividade industrial.
De acordo com a CNI, o comportamento desses índices é usual para o período. Já em relação aos estoques, a pesquisa aponta um pequeno recuo, mas diz que eles seguem acima do planejado. O índice de evolução do nível de estoques foi de 49,5 pontos, pouco abaixo da linha divisória de 50 pontos, indicando uma pequena queda dos estoques em relação ao mês anterior.
Além dos principais problemas elencados por empresários no trimestre encerrado em dezembro de 2022, a pesquisa apresenta indicadores relacionados ao desempenho da indústria no mês de dezembro de 2022 e às expectativas do empresário em janeiro de 2023.
Na avaliação do empresariado, a maioria dos índices de expectativas para janeiro de 2023 aumentou e o “otimismo manteve-se difundido. A intenção de investimento permaneceu estável no período.”
“O índice de intenção de investimento alcançou 53,7 pontos, permanecendo acima da média histórica de 51,4 pontos, o que indica que há intenção de investir na indústria”, diz a pesquisa.
ANTT atualiza tabela do piso mínimo de frete rodoviário
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou no Diário Oficial da União desta sextafeira, 20, uma tabela com os novos preços mínimos de frete rodoviário. A atualização traz um reajuste médio que varia entre 8,35% e 13,19%, segundo o tipo de carga, quantidade de eixos e se a operação de transporte é caracterizada como alto desempenho.
Segundo a resolução da agência reguladora, a revisão dos valores priorizou parâmetros mercadológicos e outros insumos não operacionais, a exemplo do preço do diesel (S10); o salário dos motoristas (variável utilizada para mensuração do custo de mão de obra); o preço do pneu; entre outros.
Os valores foram reajustados com base no índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), data-base de novembro de 2022.
No caso do transporte
rodoviário de carga lotação, o reajuste foi de 13,19%; para a contratação apenas do veículo automotor de cargas a tabela foi reajustada em 12,26%; para transporte rodoviário de carga lotação de alto desempenho o valor foi atualizado em 10,08%; já a contração apenas do veículo automotor de carga de alto desempenho teve atualização de 8,35%.
Cabe à ANTT elaborar a metodologia a ser aplicada no cálculo da tabela com os pisos mínimos de fretes referentes ao quilômetro rodado na realização de frete, por eixo carregado, para diferentes tipos de carga (geral, a granel, frigorificada, perigosa e neogranel).
A legislação que estabeleceu a tabela de piso mínimo de frete rodoviário determina ainda que ela seja atualizada semestralmente, devendo ocorrer até os dias 20 de janeiro e 20 de julho de cada ano ou sempre que houver oscilação superior a 10% no preço do óleo diesel.
economia 7 sábado, 21 jANeiro de 2023
SoNdAgem iNduSTriAl
alto custo da matéria-prima é uma das principais preocupações do setor industrial brasileiro
Jorge adorno - Reuters - agência brasil
aristida603@hotmail.com
ComPliCAÇÕeS FrATerNidAde TAXAÇÃo
luCiANo NASCimeNTo Repórter da agência brasil
luCiANo NASCimeNTo Repórter da agência brasil
destaque
estudante da rede estadual/rn vence concurso nacional de poema
Os versos da estudante Letícia Maria Morais, de 14 anos, foram os grandes vencedores, representando o Nordeste, do concurso Brasil 200 Anos de Independência: Lendo nossa história, escrevendo nosso futuro.
Realizado pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o certame escolheu, entre as redes municipais e estaduais de ensino de todo o Brasil, as melhores produções literárias.
A estudante da Escola Estadual 26 de Março, localizada no município do Paraná/RN e pertencente a 15ª Diretoria Regional de Educação e Cultura, foi a autora do poema Mulheres da História, Espelhos do Futuro, que versa sobre a presença feminina no processo de formação histórica do país, dando espaço para personalidades que, por vezes, não têm sua contribuição destacada. “Decidi escrever sobre a participação das mulheres, não só na independência, mas na história do Brasil, pois as mulheres mal aparecem nos livros didáticos, mesmo com grandes feitos, sendo es -
quecidas ao longo do tempo”, explica Letícia Morais.
Para vencer, o texto da estudante foi analisado por uma comissão avaliadora do que levou em conta cinco critérios para selecionar as melhores poesias de cada região: criatividade, contextualização, harmonia estética (ritmo, rima, métri-
ca), autenticidade e expressividade. “Eu me sinto completamente realizada e feliz pela conquista. Trata-se de uma grande honra”, expressa a estudante Letícia.
O texto finalista nasceu do trabalho em sala de aula. O professor Carlos Alves Vieira acompanhou Letícia em todo o processo de concepção da obra. “Nossa tur-
ma foi convidada a refletir sobre o tema do concurso, onde discutimos toda a temática. Fizemos uma obra coletiva e, em seguida, cada estudante fez seu texto e os melhores foram surgindo. Letícia aprofundou seu tema, que era a presença das mulheres na história do Brasil”, destaca o educador.
Ministério da saúde recebe 50 mil doses de antiviral para tratamento contra covid
O Ministério da Saúde recebeu na noite desta quinta, 19, o segundo lote com 50 mil doses de medicamento para o tratamento contra a covid-19. O antiviral produzido pela Pfizer é formado pelos comprimidos nirmatrelvir e ritonavir.
Segundo o Ministério da Saúde, a distribuição é feita após a solicitação dos estados e Distrito Federal. Os 50 mil antivirais do primeiro lote foram recebidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no ano passado e já foram distribuídos.
Esse é o primeiro tratamento incorporado ao SUS para pacientes com 18 anos de idade ou mais, com diagnóstico confirmado de co -
vid-19, com sintomas leves a moderados, que têm alto risco de complicações pela doença (imunocomprometidos) e que não requerem oxigênio suplementar.
Para pacientes com 65 anos de idade ou mais, ele deve ser administrado em até 5 dias do início dos sintomas. A indicação do tratamento independe do status vacinal.
“O Ministério da Saúde reforça que o medicamento não previne a doença e a melhor forma de evitá-la é por meio da vacinação, inclusive com as doses de reforço. Procure a unidade de saúde mais próxima e complemente a imunização”, alertou a pasta.
Sobre a vitória, ele pondera: “Temos que mostrar aos nossos estudantes que, partindo de uma escola pequena do interior, é possível ser um vencedor, e, mais do que ganhar, trabalhamos para que o estudante tenha gosto pela produção e leitura”, finaliza Carlos.
A Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do
Esporte e do Lazer foi parceira na realização do certame, atuando na divulgação do concurso nas unidades de ensino e nas orientações sobre as regras do edital do certame. Essa etapa foi acompanhada pelo Núcleo do Livro, da Leitura e da Biblioteca, ligado à Coordenadoria de Desenvolvimento Escolar da SEEC.
Os primeiros colocados de cada região brasileira receberão uma premiação em dinheiro, R$ 13 mil, e terão suas poesias impressas nas quartas capas dos livros didáticos do PNLD 2024, além de ganharem uma viagem para o evento de premiação. Os estudantes que ficaram em segundo lugar receberão prêmio de R$ 6 mil e certificado de participação no concurso.
Já as escolas com estudantes selecionados em primeiro e segundo lugar vão receber placas de premiação. O segundo lugar do Nordeste foi conquistado pela estudante Isabel Ester Viana Brasil, da Escola Municipal Creusa do Carmo Rocha, do município de Fortaleza.
A Americanas usou seu pedido de recuperação judicial para, de certa maneira, dar o troco no duro tom empregado pelo BTG Pactual contra a varejista e seus principais acionistas poucos dias antes.
Na petição, a companhia diz que os valores retidos pelo banco na batalha judicial foram “ilicitamente usurpados” e que o desembargador que concedera liminar ao BTG foi “certamente induzido a erro” por aquele que a
Americanas classifica de “ávido banco”.
A varejista também chamou aquela decisão judicial de “temerária medida”.
No recurso apresentado pelo BTG no fim de semana, o banco dizia que a empresa e os principais sócios da Americanas — Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Carlos Alberto Sicupira — tinham arquitetado ao longo de anos a “maior fraude corporativa de que se tem notícia na história do país”.
CIANO MAGNTA AMARELO PRETO
SÁBADO, 21 de janeiro de 2023 8 GERAIS
Letícia Morais terá sua produção publicada nos livros didáticos de todo o Brasil
Rafael Vilela/For The Washington Post via Getty Images
Letícia Maria venceu concurso “Brasil 200 Anos de Independência”
!
Os primeiros colocados de cada região brasileira receberão uma premiação em dinheiro, R$ 13 mil
americanas dá o troco
duro tom
BtG:
banco’
valores
no
do
‘ávido
que ‘usurpou’
Primeiro lote de 50 mil doses já foi distribuído ano passado
Reuters
mossoró
CHaMaMento
Mais de 100 profissionais são convocados para Hospital da Mulher
a lista com os 112 nomes foi publicada no Diário o ficial do Estado (D o E) desta sexta-feira (20)
ASecretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) convocou 112 profissionais para compor o quadro de funcionários do Hospital da Mulher Parteira Maria Correia, em Mossoró. A convocação foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta sexta-feira (20).
A lista tem 84 técnicos e técnicas em enfermagem e 28 técnicos e técnicas em biodiagnóstico para atuar na nova unidade hospitalar. O hospital foi inaugurado no fim do ano passado.
De acordo com a Sesap, o chamamento dos profissionais, que serão contratados em regime temporário, faz parte do planejamento da pasta estadual para a abertura gradual dos serviços no Hospital da Mulher, que já está com seu ambulatório funcionando.
“A chamada viabilizará a ampliação das ofertas de serviços de saúde ambulatoriais que já atendem hoje toda a Macrorregião Oeste, que compreende 63 municípios. Especialmente os serviços de apoio diagnóstico aos atendimentos ginecológicos e obstétricos, além da farmácia central e as pequenas cirurgias ginecológicas que hoje são um grande vazio assistencial para a região”, disse Elenimar Costa, diretora geral do Hospital Parteira Maria Correia.
Os novos trabalhadores reforçam o trabalho de fortalecimento da rede de atenção à saúde maternoinfantil e a continuidade da
a lista tem 84 técnicos e técnicas em enfermagem e 28 técnicos e técnicas em biodiagnóstico
implantação do plano estadual de redução da mortalidade materna.
Ao fim do cronograma de implantação, o Hospital da Mulher será a maior unidade de saúde pública da rede estadual, com mais de 160 leitos e diversos serviços focados na atenção materno-infantil. Os profissionais convocados têm 20 dias para realizar o processo burocrático e assinar o contrato. O detalhamento do processo está publicado no DOE.
O hospital é focado em gestação de alto risco, urgência obstétrica e ginecológica, cuidados neonatais, assistências cirúrgicas neonatal e ginecológica, apoio diagnóstico por ima-
Novo ambulatório é aberto no Hospital da Mulher
Voltado para o atendimento de casos de cardiopatia congênita em crianças, o Ambulatório RN + Coração foi aberto na última quinta-feira (18). A abertura oficial contou com a presença da reitora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
(UERN), Cicília Maia, representantes das Faculdades de Ciências da Saúde (Facs) e Enfermagem (Faen), membros da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) e da gestão do Hospital da Mulher Parteira Maria Correia.
L ançado em maio de
gem, laboratorial clínico e de pesquisa e banco de leite.
A unidade é projetada para ser a maior da rede estadual de saúde pública do Rio Grande do Norte, elevando a um novo patamar o atendimento materno-infantil nas regiões Oeste, Alto Oeste e Vale do Açu.
O Hospital da Mulher conta com números superlativos. O prédio central está dividido em quatro andares. Em espaço físico, são 15 mil m² em área construída. A estimativa é que 20 mil atendimentos anuais sejam realizados quando o hospital estiver com funcionamento total, recebendo pacientes de mais de 60 mu-
2022, por meio de parceria entre a administração estadual e a Associação Amigos do Coração da Criança (Amico), o programa RN + Coração tem como proposta principal estruturar um plano de consultoria e educação continuada para equipes de saúde, com a triagem e detecção precoce das cardiopatias congênitas na infância.
“A Uern soma-se à Sesap
nicípios. O terreno, que soma 36 mil m², terá quase 200 vagas de estacionamento.
A obra foi construída pelo Governo do Rio Grande do Norte, em terreno cedido pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), e com recursos do Banco Mundial. O Hospital da Mulher em Mossoró conta com investimentos na ordem de R$ 134 milhões.
Os recursos estaduais aplicados na nova unidade especializada em saúde feminina foram garantidos pelo empréstimo junto ao Banco Mundial, por meio do Projeto Governo Cidadão e da Sesap, com fiscalização da Secretaria de Estado da Infraestrutura (SIN).
e Amico no programa RN + Coração, atuando no diagnóstico precoce e assistência às crianças com cardiopatias em Mossoró e região através do Hospital da Mulher. Temos certeza que temos muito a contribuir com este projeto que pode salvar muitas vidas através de sua atuação”, destacou a reitora Cicília Maia.
Durante a abertura oficial do novo ambulatório,
GENIVAN FErNANDEs PIMENTA
ELINEIDE FErNANDEs PoMPEU
rICArDo ALEXANDro BArrETo BArBosA
MADJA rEJANE GUIMArAEs ArAGAo BEZErrA
DEUZAMAr BEZErrA JACoME
LUCIANY KELLY soUsA DE oLIVEIrA
ErIsLANDIA LoUrDEs DA sILVA MArTINs
MArIA GILVANETE DE soUsA
MAUrA IrIs sILVA ALBUQUErQUE
BrÍGIDA MICHELE DE FrEITAs MorAIs
ANA LÚCIA CosME DA sILVA
MArIA oZILENE HoNorATo DA sILVA PINHEIro
BrUNA sIMoNE LoPEs PErEIrA sALDANHA
CLEIDE rEGINA BEZErrA DA sILVA
JANE CAroLINE DA sILVA
LUArA LEE PErEIrA DE LIMA oLIVEIrA MArIA rIBAMArA DE oLIVEIrA
JArLANDIEENY
ADrIANA
JoELMA KArLA DUArTE MArINHo
CrIsTIANE DE PAULA DA sILVA
CLAUDINEIDE FELIPE BEZErrA
KALIANNY KADIDJA PoLLINE soArEs AMorIM
FrANCIsCo DE AssIs oLIVEIrA
MArIA LELIANE DA sILVA LoPEs PINTo
FÁBIo MAELKsoN GoMEs DE soUZA
CINArA rAQUEL GoMEs DA sILVA
MArIA CLEIDE DE ALMEIDA oLIVEIrA
CANDICE sArAH DE oLIVEIrA BrITo
MILEIDE rEINALDo DA CosTA
GLENDA PrIsCYLLA DA sILVA BEZErrA
ALINNE rAYHANY HoNorATo PErEIrA
PrIsCILA FErNANDA DE oLIVEIrA
JULIANE MoNTEIro CUsToDIo DUArTE
MAYArA KELLY FrEITAs DA sILVEIrA
EDNA CUNHA Do PATroCINIo
FrANCIsCo MANNAssEs TorrEs FErrEIrA
ALEX sANDrA TArGINo DE oLIVEIrA BrITo
ELIs PATrICIA ArAUJo FErNANDEs DE MUrA
ELENIr ALCÂNTArA DINIZ
NILMAKsoN FErNANDo MArINHo E sILVA JANECLEIA BEZErrA DE soUZA MArIA VILMAr DA sILVA NILo FrANCIsCo CAE
MArANDA MICHELLY DA s, GADELHA Dos sANTos ALCILENE DE soUZA LEITE
JANAÍNA CHAGAs FEITosA
FErNANDA KELLY soUZA DA FoNsECA
EVILANE roDrIGUEs DE MEDEIros
CLAUDIA LÚCIA Dos sANTos sILVA ErILANIA sILVA LEMos
WELLINGToN VIEIrA DA roCHA
sANDrA HELENA FErNNADEs NoLAsCo
ANToNIA GILBErVANIA DA sILVA sHEILA BEGNA DE FrEITAs
MArIA GEsCILDA DE soUZA PINHEIro
IoLANDA DIAs DE LIMA FrEITAs
MArIA rITA DE LIMA
rITA MArIA DE LIMA sANTos ANToNIA rIBEIro CArDoso
FÁTIMA CrIsTINA roCHA BArBosA
FrANCIsCA EDILEUMA HENrIQUE PINHEIro ELIMAr CosTA
a secretária adjunta da Sesap, Lyane Ramalho, enalteceu a participação das entidades envolvidas no funcionamento do Hospital da Mulher e ressaltou o potencial da unidade para o interior do Estado.
“Nós temos muito a caminhar, estamos ainda começando a percorrer esse espaço, mas temos a lição e o desafio de fazer deste hospital um grande exem-
plo. E a Uern e as demais instituições de ensino que participarão serão essenciais para isso”, frisou a secretária adjunta.
A cada cem crianças nascidas no Rio Grande do Norte, estima-se que uma tenha alguma cardiopatia congênita. Entre as que nascem com essa condição, aproximadamente 25% possui alguma doença mais grave.
@defato_rn /jornaldefatorn /photos/jornaldefatorn
Mossoró (rN), sÁBADo, 21 de janeiro de 2023
Ilustração Internet
CarGo: tÉCniCo eM BiodiaGnÓStiCo ii reGiÃo de SaÚde (MoSSorÓ)
CarGo: tÉCniCo eM enFerMaGeM ii reGiÃo de SaÚde (MoSSorÓ)
FrANCIsCo XAVIEr FErrEIrA
MENDoNÇA DE soUZA MoUrA rEGIA ALVANI DA sILVA LUCIENE MArIA Do NAsCIMENTo DAs NEVEs CosTA
rEGINA MArIA DE PAIVA
FrEITAs DE oLIVEIrA MEDEIros
gEntE DE fato
M a R il ENE Pai Va marilene.paiva@gmail.com
amanhã,
Co LÉgio D io CESano Santa LUZ ia
O ano letivo de 2023, para o Ensino Fundamental Anos Finais e Ensino Médio, iniciará no dia 23/01. Depositamos nossa total confiança na equipe técnica e pedagógica do Centenário Diocesano Santa Luzia. Avante!
Exatam E nt E a SS im
Seguindo a linha do bem-estar, vale lembrar que janeiro é o mês “segunda-feira”, ótimo para dar início também àquela rotina alimentar que você vem prometendo a si mesma faz um tempinho.
fo L ia E fo L i ÕES
Os alpendres de Tibau ainda fervendo e muita gente já de olho no carnaval. Pelas redondezas, Aracati, Apodi e Caicó anunciam grandes festas, com suas tradicionais folias e muitas atrações que prometem arrastar multidões. Para os que preferem um carnaval mais tranquilo a aposta é subir a serra e curtir Martins e a sua calmaria. A pousada Rancho da Serra, dos meus amados Selminha e Andiro Cleyton, oferecendo pacote especialíssimo. Garanta sua vaga no paraíso.
ox E. E É D oi D o É?
E o cerimonialista paranaense que fingiu a própria morte e organizou o seu velório? Segundo o próprio, gostaria de saber quem iria. Nos últimos dois anos, ele realizou 889 cerimônias de despedida, e em algumas tinham 2 pessoas, outras havia 500 pessoas. Ele quis ter uma ideia o quão querido era e fez a “brincadeirinha”.
antecipamos os votos de feliz aniversário ao advogado Evânio araújo. Folhinha de segunda, dia 23. É uma pessoa do nosso benquerer. Filho de ari e clotilde. Paizão de Dudu. aqui, com o seu amor maior, Dona clô!
CH am Pan HE no g ELo
Apagam velinhas hoje: Franklin Alexandre de Souza, Sunny Silveira, Fábio Queiroz, Rodolfo Maia, Caroline Carlos Cavalcante, Emanuele Praxedes Freitas, Rafael Maia e Arli Paiva. E amanhã, dia 22: Pe. Sátiro Cavalcanti Dantas, Fátima Gondim Garcia, Elaine Fernandes, Tapuia Câmara, Odeilde Rocha Freitas, Bernardino Neto Veras. Na segunda, dia 23, celebram idade: Margarida Soares, Áquila Paloma, Antônio Augusto Paiva Neto, Diogo Moreira, Evânio Araújo, Daladier da Cunha Lima, Teclivan Fernandes, Dulce Valdes de Murilo. Parabéns!
Prof ESS or S É rgio n og UE ira
Quem nunca disse ou ouviu expressões como “subiu pra cima” ou “saiu pra fora”? Muita gente repete essas frases sem notar que elas apresentam problemas. Não percebe que quem sobe só pode ir para cima (impossível subir para baixo) e que quem sai está, naturalmente, indo para fora. Quando se tornam frequentes, essas transgressões recebem o nome de vícios de linguagem. Se você teve o privilégio de uma graduação, deve evitar esses vícios. Apenas.
minHa jangaDa vai Sair Pro mar...
O Novo sempre vem. Tenho visto pelas postagens do Instagram que o Requinte Del Mar, no Brisa Mall, e a loja Aprecciatte têm conquistado moradores e veranistas em Tibau Beach. Parabéns aos empreendedores.
sábado, 21 DE janEiro DE 2023 2 social
Fotos: Cedidas
Todos os vivas para a aniversariante de segunda, 23, a professora de língua Portuguesa nota mil, Margarida soares. Felicidades, Guida querida!
22, o padre sátiro Dantas celebra 93 anos. Recolhe-se em dias de louvor e graças pela vida em retiro espiritual. sempre antecipo de propósito, porque ele some no dia. Parabéns, meu amor!
a aniversariante muito querida de amanhã, dia 22, Fátima Gondim recebendo os mimos do marido Tacio Garcia. Parabéns. saúde e muitas felicidades!
Cinco linhas de ônibus terão alteração na rota no fim de semana
Tr ansporte coletivo terá itinerário diferente no fim de semana, na altura da Ilha de Santa Luzia, a partir deste sábado, 21.Os condutores e pedestres devem ficar atentos e buscar outras vias para acesso. Além disso, essa interdição altera os itinerários das linhas de ônibus que atendem o Grande Alto de São Manoel.
As pessoas que usam transporte público devem tomar conhecimento de que as rotas serão desviadas e chegarão ao Centro pelo Complexo Viário Vingt Rosado (pista nova). Já o retorno aos bairros ocorrerá pela Avenida Dixneuf Rosado (Leste-Oeste), com exceção da linha Planalto, que retornará pelo Complexo Viário Vingt Rosado.
De acordo com a concessionária do transporte coletivo, Cidade do Sol, sofrerão alterações nos itinerários as linhas Nova Vida, Vingt Rosado, Planalto, Sumaré e Odete Rosado. A linha Nova Vida fará percurso normal na Presidente Dutra até o Supermercado Rebouças, de onde se -
guirá à esquerda e alcançará, à direita, a Rua Dona Mariinha Mendes (Rua da UPA) e seguirá pelo Complexo Viário até a Avenida Alberto Maranhão, passando pelo Hotel Caraúbas, Terminal Carcará e, em seguida, retornará ao bairro pela Avenida Leste-Oeste.
Já a linha Sumaré irá pela Presidente Dutra até a altura da Igreja de São Manoel. De lá, seguirá à esquerda na Rua Chico Linhares até a Rua Dona Mariinha Mendes e, em seguida, ao Complexo Viário, Avenida Alberto Maranhão, passando pelo Hotel Caraúbas, Terminal Carcará. Em seguida, retornará ao bairro pela Avenida LesteOeste, passando pela Avenida Francisco Mota, chegando à Av. Presidente Dutra, à esquerda.
No caso da linha Vingt Rosado, o trajeto seguirá pela Presidente Dutra até o Supermercado Rebouças, de onde seguirá à esquerda e alcançará, à direita, a Rua Dona Mariinha Mendes (Rua da UPA) e seguirá pelo Complexo Viário até a Avenida Alberto Maranhão, passando pelo Hotel Caraúbas, Terminal Carcará
e, em seguida, retornará ao bairro pela Avenida LesteOeste, seguindo à esquerda pela Avenida Francisco Mota.
A linha Odete Rosado irá pela Presidente Dutra até a altura da Igreja de São Manoel. De lá, seguirá à esquerda na Rua Chico Linhares até a Rua Dona Mariinha Mendes e, em seguida, ao Complexo Viário, Avenida Alberto Maranhão, passando pelo Hotel Caraúbas e chegando ao Terminal Carcará. De lá,
Interdição será finalizada na manhã de segunda-feira, 23
retornará ao bairro pela Avenida Leste-Oeste e depois pela Avenida Antônio Campos (Uern).
A linha Planalto seguirá pela Rua Vicente Leite; Rua Dona Delourdes; alcançará a Rua Dona Mariinha Mendes, Complexo Viário, Avenida Alberto Maranhão, Hotel Caraúbas, Cobal e retornará pela Avenida Alberto Maranhão, Complexo Viário, Rua Dona Mariinha Mendes, Rua Dona Delourdes até a Rua Vicente Leite.
que podem ser adotadas rotas alternativas para trafegar pelo Alto de São Manoel.
“A gente aconselha as pessoas que querem ir do Grande Alto de São Manoel para o Centro que utilizem rotas alternativas. Por exemplo, você que vem do bairro Sumaré e quer ir para o Centro pode utilizar a avenida LesteOeste ou também o prolongamento da Coelho Neto. A medida também pode ser feita no sentido contrário”.
PREFEITURA MUNICIPAL DE JOSÉ DA PENHA
AVISO DE LICITAÇÃO
PrEgÃO ELETrônICO nº 001/2023 PE
O Município de José da Penha, por intermédio do Pregoeiro, torna público que às 08:00 do dia 02/02/2023, fará realizar Processo Licitatório Sistema de Registro de Preços (SRP), modalidadePregão Eletrônico, do tipoMenor preço,para Registro de Preços Para Aquisição de Material Escolar destinados aos alunos da rede Pública Municipal de ensino do Município de José da Penha - RN, de acordo com o que determina a legislação vigente, a realizar-se na Sala da CPL.Poderão ser obtidos nos endereços eletrônicos https://portaldecompraspublicas.com.br.com.br/ - https://www.josedapenha.rn.gov.br.
José da Penha/RN, 20 de janeiro de 2023
FAbIAnO FErrEIrA ALVES Pregoeiro
PREFEITURA MUNICIPAL DE JOSÉ DA PENHA
AVISO DE LICITAÇÃO
PrEgÃO ELETrônICO nº 002/2023
D e acordo com planejamento da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Trânsito (SESDEM), o tráfego deve ser normalizado na Avenida Presidente Dutra nas primeiras horas da próxi -
ma segunda-feira (23), sem prejuízos à operação dos ônibus.
“A Secretaria de Infraestrutura vai fazer um reparo na ponte na Presidente Dutra, próximo à agência da Caixa. Em virtude desse trabalho foi
solicitado à Sesdem uma intervenção no local. Ela começará na noite desta sexta-feira e se estenderá até a manhã da segundafeira”, explicou Luís Correia, diretor executivo de Mobilidade.
Luís Correia fala ainda
Ele informa ainda que o local estará sinalizado e com agente de trânsito para orientar os condutores de veículos. “Teremos a presença do agente de trânsito na via para orientar as pessoas que estiverem utilizando a avenida e necessitarem de orientação sobre a melhor alternativa. Vai ter momentos em que o condutor necessitará retornar porque o trecho terá essa intervenção”, finalizou.
O Município de José da Penha, por intermédio do Pregoeiro, torna público que às 09:00 do dia 02/02/2023, fará realizar Processo Licitatório Sistema de Registro de Preços (SRP), modalidadePregão Eletrônico, do tipoMenor preço,para Registro de Preços para futura e eventual contratação de empresa especializada para confecção de Fardamento escolar visando o atendimento das necessidades da Secretaria Municipal de Educação, de acordo com o que determina a legislação vigente, a realizar-se na Sala da CPL.Poderão ser obtidos nos endereços eletrônicos https://portaldecompraspublicas.com.br.com.br/ - https://www.josedapenha.rn.gov.br.
José da Penha/RN, 20 de janeiro de 2023
FAbIAnO FErrEIrA ALVES Pregoeiro
Sábado, 21 de janeiro de 2023 MOSSORÓ 3
TrânsiTo
>> A alteração se dá em decorrência da interdição de uma ponte na avenida Presidente d utra, que passará por reparos
as linhas que sofrerão alteração no itinerário são nova Vida, Vingt rosado, Planalto, sumaré e odete rosado
assecom/PMM
COMISSÃO
LICITAÇÃO ESTADO DO rIO grAnDE DO nOrTE
DE
PE
COMISSÃO DE LICITAÇÃO ESTADO DO rIO grAnDE DO nOrTE
PMM
O trecho da Avenida Presidente Dutra será liberado na madrugada de segunda-feira
Interdição altera os itinerários dos ônibus que atendem o Grande Alto de São Manoel
!
deMAIs
O tradicional ChaFurdo Tropical, em Tibau, vai acontecer hoje com a turma mais animada do verão, às 17h57. Inclusive, encontramos os organizadores fazendo prévia no litoral de Areia Branca. Só gente querida!
Vai rolar micareta em Tibau, sim, senhor! Trata-se do Point Folia 2023 com trio-elétrico circulando pelas ruas da cidade com destino à arena, saindo às 20h. Hoje, Lucas Bokinha, banda Inala e Asas da América; encerrando amanhã, 22, com Juninho Ousado, Forró dos 3 e Asas da América. Simbora!
Dando continuidade ao tour com a família pelo litoral, demos um pulinho em Areia Branca para curtir as delícias daquele lugar na companhia da mamãe Zoraide Azevedo, da prima Ceiça Azevedo, do afilhado João Guilherme e do amigo Egilson Fernandes. Todos hóspedes do Hotel Costa Atlântico, na praia de Upanema. Muito bem recebidos!
Na matéria de Egilson Fernandes para o programa Nosso Dia, registramos as modelos Mariana Queiroz, Sara Amorim, Ana Evelyn, Cinthia Rafaela, Emanoelly Bernardo (Miss Areia Branca Teen 2021), Luna Morais e Emmely Vitória, do cast infantil; Clotildes Alencar, Danyelle Pereira e Ana Beatriz Martinez, do cast Plus Size. Eita cidade pra ter gente linda!
Em viagem para Areia Branca, Egilson Fernandes aproveitou para fazer matéria para seu quadro no programa Nosso Dia, na Nossa TV, ao vivo, direto do Hotel Costa Atlântico ontem, 20, com a participação deste colunista e algumas modelos areia-branquenses que integram o cast Tráfego Models.
Em Areia Branca, encontramos a prefeita Iraneide Rebouças em passeio pela praia de Upanema, por sinal, bem empolgada com o Carnaval da sua cidade que será lançado oficialmente amanhã, 22, durante evento na praia de Ponta do Mel. Estamos de olho!
O segundo editorial de moda produzido durante a Fashion Trip, em Canoa Quebrada/CE, será divulgado amanhã, 22, na coluna STYLE com recheio da modelo Clara Xavier, do cast Tráfego Models Natal, com a coleção Kelyta Moda Íntima e acessórios EMI, fotografada no Ravenala Hotel Boutique por Pedro Sobrinho. Um Luxo!
Cast Tráfego Models Areia Branca em matéria Ao Vivo para Nossa TV: Danyelle, Sara, Cinthia, Beatriz, Clotildes, Ana Evelyn, Luna, Emanoelly, Emmely e Mariana. Lindas!
MAKING OF
A modelo Clara Xavier com a coleção Kelyta Moda Íntima fotografada por Pedro Sobrinho no Ravenala Hotel Boutique para coluna STYLE.
sábado, 21 de jANeIrO de 2023 4 SoCiAL
Egilson Fernandes entrevistando Thomás Magnum, gerente do Hotel Costa Atlântico, em Areia Branca.
G Eo RG i AN o Az EVED o georgianoazevedo@gmail.com
POINT FOLIA 2023
MOdeLANdO
sTYLe
CArNAVAL eM AreIA BrANCA
sÊXTOU COM eGILsON FerNANdes! Cedida
NO LITOrAL!
Wanderléia Lima, Marta Dias, Nelsinho Filho, Tereza Cristina, Waneska Fernandes, Clézia Barreto e Wanderlânia Lima nos preparativos do ChaFurdo Tropical.
CHAFU rd O T rOPICAL
Rio Grande do Norte terá chuvas acima do normal no trimestre fevereiro, março e abril
Aprevisão para o trimestre de fevereiro, março e abril de 2023 no Rio Grande do Norte é de chuvas com volumes acima do normal com boa distribuição temporal e espacial. Esse foi o resultado da reunião da previsão climática ocorrida durante XXV Workshop Internacional de Avaliação Climática para o Semiárido Nordestino que contou com a participação do chefe da unidade instrumental de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), Gilmar Bristot.
O workshop, realizado por videoconferência pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídri-
cos (FUNCEME), reuniu pesquisadores de agências meteorológicas de vários estados do Nordeste, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/Inpe) e de agências internacionais.
Os especialistas discutiram sobre as influências dos campos atmosféricos e oceânicos, anomalias e fenômenos naturais que atuam na região Nordeste. "As condições oceânicas, com as águas superficiais do Atlântico Sul mais aquecidas, a presença do La Niña no oceano Pacífico foram o principal tema do evento. Essa condição está presente e é favorável para a aproximação da Zona de Convergência Intertropical, trazendo mais chuvas para a nossa região", disse Bristot.
Embora até o dia 18 de janeiro as chuvas no estado estejam 8,1% abaixo do esperado, a tendência é que o mês atinja volume normal com a confirmação das precipitações previstas até o final do mês. “A segunda quinzena de janeiro vem registrando bons volumes de chuvas e a tendência é que elas continuem até o
final do mês”, comentou.
Esta reunião antecede às análises e divulgação do prognóstico da quadra chuvosa no semiárido potiguar, que será feito pela Emparn no mês de fevereiro.
Para o fim de semana, a previsão é de céu parcialmente nublado a claro, com possibilidade de pancadas de chuva em todas as regiões. Acesse o Sistema de Monitoramento nos seguintes sites: emparn.rn.gov.br, aba Meteorologia ou meteorologia.emparn.rn.gov.br.
Previsão Fevereiro/ Março/Abril 2023
ReGião oeste PotiGuAR
Fevereiro - 116,5 mm Março - 197,5 mm Abril - 180,2 mm
ReGião CeNtRAl
PotiGuAR
Fevereiro - 93,2 mm
Março - 155,1 mm
Abril -150,2 mm
AGReste PotiGuAR
Fevereiro - 69,6 mm
Março -119,2 mm Abril -133,0 mm
leste PotiGuAR
Fevereiro - 92,2 mm Março - 166,9 mm Abril -195,8 mm
SÁBADO, 21 de jANeiRo de 2023 ESTADO 5
Até o dia 18 de janeiro as chuvas no estado estavam 8,1% abaixo do esperado Mês de janeiro deverá atingir o volume normal com a confirmação das precipitações previstas
RodRiGues
e Facebook @colunistajeanrodrigues
CACIM
Branca ganhará sua sede própria este ano. Projeto futuro dos irmãos bioquímicos e amigos Getúlio
Elisa Elsie - Assecom RN
PRevisão jeAN
Instagram
Laboratório!
Areia
e Juarez Vale!
Música! Ao vivo hoje à noite no Espaço Estilo BR-110. O amigo João de Macedo nos convida a saborear comidas e
bebidas com lazer em seu point!
Premiação! 40 pacotes de cerveja à equipe vencedora do Campeonato Carnavalesco de Futsal. Promoção Show de Preço e Zona Fashion
Gratidão é a mãe de todas as virtudes. A empresária elegante Zilene Marques, Presidenta da TCM Telecom de Mossoró 20 anos. Obrigada, amiga!
Obrigado! Amiga Secretária de Educação da PMAB, Aparecida Medeiros confirma para o início fevereiro as aulas nas Escolas Municipais! Cedida Cedida Cedida Cedida
Vivas! Dia 25, a embaixatriz da elegância de Mossoró, amiga Zélia Macedo, musa de Elder Heronildes. Antecipo o abraço com meus parabéns!
Aniversariou ontem e festeja hoje o gastrônomo Marcos Maciel. Pagode do Coxa koisa Nossa e Bota Pra Torar Bar La-vento. Vivas da família!
Programação do Carnaval 2023 é lançada amanhã pela Prefeita Iraneide Rebouças. Na Festa São Sebastião, Padroeiro de Ponta do Mel, com Grafith!
Baile! Da Saudade, 22ª edição no Carnaval 2023 do Ivipanim Clube, dia 17 Fev. Orquestra Frevança Ô Abre
Alas. Org. Rogério Edmundo, 98852-0696!
Cedida Cedida Cedida Cedida Cedida
Polícia civil do rn segue em busca de três foragidos por roubos a cofres em postos
APolícia Civil do Rio Grande do Norte (PCRN) segue em busca de três foragidos por roubos a cofres em postos de combustíveis no estado. O trio teve imagens divulgadas novamente nesta sextafeira (20), depois de terem sido alvos de uma operação deflagrada em novembro de 2022 no interior do estado que deixou dois suspeitos mortos.
Policiais civis da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (DEICOR) reforçaram ontem a divulgação da imagem de três suspeitos foragidos da Justiça desde as diligências da operação “Moenda”, realizada no dia 30 de novembro do ano passado, no município potiguar de Elói de Souza.
A Deicor informou nesta sexta que estavam foragi -
dos ainda Marcos Miguel de Couto, mais conhecido como “Marquinhos da Sucata”; Clebson da Silva Ferreira; e Gilliano Silva de Andrade. Os outros dois foragidos da Justiça durante a operação Moenda, Ionaldo Lima Silva, mais conhecido como “Macarrão”, 51 anos;
e Jonas Marinho Sancho, mais conhecido como “K1”, 26 anos, morreram na época da ação policial.
A polícia disse que eles não resistiram aos ferimentos após dispararem contra policiais militares do BEPI/ PMPE, no município pernambucano de Salgueiro, e
iniciarem confronto. Segundo as investigações, os dois eram os principais chefes de organizações criminosas atuantes em roubos a bancos e explosões a cofres em postos de combustíveis no Rio Grande do Norte. A Polícia Civil solicita que a população continue enviando infor-
gacia de Polícia (DP de Touros) prenderam em flagrante delito também nesta quinta, Damião Rafael de Lima, 34 anos, pela suspeita da prática do crime de tráfico de drogas.
mações de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181, ou Disque DEICOR (84) 3232-2862 ou (84) 98135-6796 (WhatsApp).
oPeração “Moenda”
No dia 30 de novembro de 2022, Ionaldo Lima e
Jonas Marinho se encontravam em um sítio, em Elói de Souza, preparando-se para mais um roubo. No entanto, equipes da DEICOR chegaram ao local e houve confronto, o qual resultou na morte de Franciellisson Silva Santos, também conhecido como “Bebê”. Na ocasião, também foram apreendidos: quatro fuzis, duas espingardas de calibre 12, uma espingarda de cartucho, e uma pistola da PMRN; assim como seis coletes balísticos, roupas camufladas, vários baldes de grampos, explosivos diversos e um veículo anteriormente roubado em Natal. Ionaldo Lima e Jonas Marinho, assim como outros do grupo, conseguiram fugir, ingressando em um matagal próximo. Após denúncias, Diogo Azevedo Barbosa, também conhecido como “Diego do Passo”, foi preso.
Em três diferentes ações, a Polícia Civil do Rio Grande do Norte prendeu um suspeito por roubo, deteve um acusado de tráfico e apreendeu uma dupla por latrocínio. Na primeira ocorrência, policiais civis da Delegacia Especializada em Furtos e Roubos (DEFUR) de Caicó, com apoio da 48ª Delegacia de Polícia
(DP de Serra Negra do Norte), deram cumprimento, nesta quinta-feira (19), a um mandado de prisão preventiva em desfavor de Luan Alves do Nascimento, 20 anos.
Ele, detido no município de Serra Negra do Norte, é investigado pela suspeita da prática do crime de roubo, cometido no Centro de
Caicó, no dia 4 deste mês. O aparelho celular roubado foi apreendido e será devolvido, após a realização dos procedimentos cabíveis, à vítima. Após ser conduzido até a delegacia, ele confessou a autoria do crime. Luan Alves foi encaminhado ao sistema prisional, à disposição da Justiça. E policiais civis da 88ª Dele-
Na residência dele, a polícia diz ter encontrado dinheiro fracionado, 16 porções de cocaína, 11 pedras de “crack”, quatro porções de maconha, além de balança de precisão e um caderno com anotações contábeis do tráfico de drogas. Ele foi conduzido até a delegacia e encaminhado ao sistema prisional, à disposição da Justiça. Já poli-
ciais civis da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) deram cumprimento, nesta sextafeira (20), a mandados de busca, apreensão e internação provisória de dois adolescentes por ato infracional análogo ao crime de latrocínio, o qual vitimou Vinícius Magalhães Moreira, 22 anos.
O ato infracional foi cometido na madrugada do dia 28 de novembro de 2022, no bairro de Ponta Negra, zona sul de Natal. Segundo as investigações, a vítima caminhava com um amigo quando foi abor-
dada por um grupo de quatro homens. Eles anunciaram o roubo e efetuaram o disparo que causou a morte da vítima. Com a dupla apreendida ontem, a polícia diz ter encontrado diversos aparelhos celulares, as roupas que os adolescentes utilizaram no momento do crime, assim como peças de uma moto com registro de roubo. Ainda segundo a polícia, os menores teriam confessado o ocorrido. A polícia adiantou que as investigações seguem no intuito de identificar os outros dois envolvidos.
Três fuzis e uma grande quantidade de drogas foram retirados de circulação nesta sexta-feira (20) na capital do Rio Grande do Norte. O material foi apreendido pela Polícia Militar do Estado (PMRN).
O flagrante aconteceu na tarde de ontem e foi realizado pela PMRN, por meio da Ronda Ostensiva com Apoio de Motocicletas
(ROCAM). A polícia diz ter encontrado as armas e o entorpecentes na vila de Ponta Negra, na zona Sul de Natal.
Até o fechamento desta matéria, a PMRN ainda não tinha divulgado detalhes sobre a quantidade da droga apreendida. A corporação informou na ocasião que o material seria levado para a Delegacia de Narcó-
ticos (DENARC) e que o entorpecente seria contabilizado.
Imagens divulgadas pela PMRN mostravam dezenas de tabletes sendo
conduzidas para a Especializada em uma viatura. A instituição destacou que segue intensificando e realizando diversas operações policiais na região em combate ao tráfico de drogas.
SÁBADO, 21 de janeiro de 2023 6 segurança
Procura-se
>> Trio teve imagens divulgadas novamente nesta sexta-feira (20), depois de terem sido alvos de operação deflagrada em novembro de 2022 no interior do estado que deixou dois suspeitos mortos
PMRN
Reprodução PCRN
“Marquinhos da sucata”, clebson e Gilliano estão foragidos da justiça
Material encontrado ontem na vila de Ponta negra
!
Polícia Civil potiguar diz que grupo atua em roubos a bancos e explosões a cofres em postos de combustíveis no estado
Polícia civil do rn prende suspeito por roubo, detém acusado de tráfico e apreende dupla por latrocínio
Polícia Militar apreende três fuzis e grande quantidade de drogas na zona sul de natal
eSPanHa
Crime de agressão sexual: entenda caso de daniel alves
Olateral-direito da Seleção Brasileira na Copa do Mundo do Qatar, Daniel Alves, foi detido nesta sexta-feira por conta de uma acusação sobre uma suposta agressão sexual. O fato ocorreu após o pedido de uma prisão preventiva, caso condenado, o atleta pode ter uma prisão sem fiança.
O jogador foi detido na manhã desta sexta-feira após prestar depoimento sobre o caso. Daniel Alves é acusado de ter colocado a mão dentro da roupa de uma mulher, sem consentimento, durante uma festa realizada em uma boate em Barcelona, na Espanha, no último dia 30 de dezembro.
Com a acusação, o jogador responde a um crime que no código penal espanhol tem as seguintes especificações:
A Espanha considera uma
agressão sexual "os atos de caráter sexual que sejam realizados com recurso à violência, intimidação ou abuso de uma situação de superioridade ou vulnerabilidade da vítima";
O Código Penal espanhol prevê pena de um a 15 anos por crimes de agressão sexual, dependendo da gravidade do caso, mas também pode ser reduzida a multas.
Vale destacar, que Daniel Alves ainda não foi julgado. Aliás, o jogador sequer é réu ainda na justiça espanhola. Contudo, partes do código penal do país permitem que um acusado seja preso antes de um julgamento. Confira abaixo:
Pela legislação da Espanha, uma pessoa investigada pode ser presa durante o depoimento, caso os interrogantes enten-
dam que há elementos que justifiquem a detenção;
No sistema espanhol, a Justiça também faz sua própria investigação sobre um caso, ainda que haja um inquérito policial e uma denúncia do Ministério Público - como é este caso;
Como este caso ainda está com o juiz de instrução, Daniel Alves ainda não é considerado réu;
Em paralelo, o Ministério Público pode fazer uma denúncia, como ocorreu nesta situação.
Daniel Alves espera a decisão do juiz para saber se continuará preso ou poderá responder o processo livremente. O jogador afirma que estava na festa onde o suposto crime teria acontecido, mas nega qualquer envolvimento com a vítima.
Vasco quer jogar o clássico com o Botafogo no Maracanã
Corinthians terá mudanças contra a inter de Limeira; Maycon é poupado
O Corinthians encerrou a preparação para enfrentar a Inter de Limeira neste sábado (21), às 18h30, fora de casa, pela terceira rodada do Campeonato Paulista. Para o duelo, o técnico Fernando Lázaro não contará com Fausto Vera e Maycon, titulares no meio-campo.
Fausto Vera, com entorse no tornozelo direito, já trabalha com bola, mas segue fora. Já Maycon será poupado do confronto para evitar lesão muscular. Nas vagas, devem entrar Cantillo e Roni.
Após conseguir adiar o clássico com o Botafogo para o dia 16 de fevereiro, o Vasco tem interesse de levar o jogo para o Maracanã. A Ferj (Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro) já está ciente da intenção do Cruz-Maltino e não tem objeção sobre a mudança do local da partida.
O mando é do Cruz-Mal-
tino e inicialmente o clássico seria disputado em São Januário. Como o Maracanã fica na mesma cidade, não é necessário ter o aval do visitante, que no caso é o Botafogo. A alteração ainda não foi oficializada pelo Consórcio do Maracanã, que é administrado por Flamengo e Fluminense. No entanto, existe otimismo de que o pedido
será aceito. No dia do clássico não há jogo marcado da dupla Fla-Flu.
Além disso, o discurso conciliador do presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, indica que a relação será mais amistosa. Em entrevista à TV Brasil no início da semana, o dirigente afirmou que o Maracanã estará aberto para o Vasco.
Os atletas iniciaram os trabalhos na academia e, na sequência, Fernando Lázaro organizou um treinamento tático e realizou os últimos ajustes na equipe para a partida.
Houve também repetições de bolas paradas ofensivas e defensivas e, como complemento, alguns jogadores fizeram finalizações e cabeceios defensivos.
Assim como nos dois primeiros jogos, alguns atletas da base corintiana serão relacionados: o zagueiro Murillo; o meiocampista Matheus Araújo; e os atacantes Arthur Sousa e Wesley.
sábado, 21 de janeiro de 2023 esporte 7
Daniel Alves é acusado de ter colocado a mão dentro da roupa de uma mulher, sem consentimento, durante uma festa realizada em uma boate em Barcelona
Daniel Alves é acusado de agressão sexual na espanha
Lucas Figueiredo/CbF
!
O jogador foi detido na manhã de ontem após prestar depoimento sobre o caso
Na série B do ano passado, o Vasco enfrentou Cruzeiro e sport no Maracanã
daniel Ramalho/CRVG
Robert está regularizado, mas deve começar no banco
centroavante chegou nesta semana e carece de ritmo de jogo
Onome do centroavante Robert Fischer caiu no Boletim Informativo Diário (BID), da CBF, e assim está apto para estrear com a camisa do Potiguar no duelo deste domingo, 22, diante do xará Potyguar seridoense, no Estádio Leonardo Nogueira.
No entanto, Robert não deverá iniciar entre os titulares, isso porque o atleta está em período de adaptação e ainda carece de ritmo de jogo.
“Estou em adaptação tanto na parte física quanto na parte tática, acho que o professor deva me utilizar pouco no domingo”, disse ele no contato com a reportagem do De Fato.
Há meses, Robert não atua oficialmente. A perda da mãe, dona Simone, fez o jogador dar uma pequena pausa na carreira.
“Estou sem jogar uns seis ou sete meses devido à perda da minha mãe. Precisei ficar com o meu pai na minha cidade (São Francisco do Sul, em Santa Catarina), prestando apoio; ele estava precisando de mim naquele momento”, contou.
“Nesse período, tive proposta para seguir no Gama, surgiu também outras ofertas, mas aquele momento pedia para a gente parar e voltar depois, como está acontecendo agora”,
completou.
Robert se apresentou no domingo, 15, e assistiu à vitória do Potiguar frente ao Alecrim por 5x1. Nesta semana, ele está tendo um contato direto com o grupo, participando dos treinos físicos e táticos/técnicos. O centroavante fez uma análise do time:
“O Potiguar tem atletas qualificados e rodados, outros bastante jovens em ascensão na carreira; uma equipe bem mesclada. Se for olhar peça por peça, a equipe é boa”.
Nos jogos, o alvirrubro
apresenta um plano tático atuando como homem de referência na área, dois atacantes abertos pelos lados, e a chegada de meias e laterais. Tal modelo anima Robert para que ele possa desenvolver o seu melhor.
“Temos o Wilson, o Sabão, Márcio, Giovanni, Romeu, o pessoal de traz também sempre chegando, dando o suporte, e isso favorece para o nosso jogo. A expectativa é boa”, disse.
Robert Alexandre Fischer tem 29 anos e vai para sua segunda passagem pelo Potiguar. A primeira, em
higor césar troca o Alecrim pelo são Paulo crystal/PB
O Campeonato Potiguar mal começou e já apresenta a primeira mudança no comando técnico superior, e ela acontece no Alecrim. O treinador Higor César comunicou o seu desligamento do “Periquito da Capital”, nesta sexta-feira, 20.
O mais novo clube de Higor será o São Paulo Crystal, da Paraíba, com apresentação marcada para este sábado, 21. Ele afirmou que a oferta financeira do time paraibano foi determinante para sua decisão.
De momento, o São Paulo Crystal ocupa a 3ª colocação no Campeonato Paraibano com 6 pontos. Na última rodada, o time perdeu para o Sousa por 1x0.
Higor César assumiu o Alecrim no segundo semes-
Higor césar se apresenta hoje ao clube paraibano
tre do ano passado e foi o responsável pela montagem e condução do elenco, resultando no título da 2ª divisão, colocando o Alecrim de volta à elite, depois
DE LETRA
Marcos santos
msantos@defato.com
clássico ‘Popó’
Potiguar de Mossoró e Potyguar seridoense fazem o clássico “Popó” neste domingo, 22, no Estádio Leonardo Nogueira. Jogo importante para os dois. Se vencer, o time mossoroense se firma na zona de classificação, colocando cinco pontos de diferença em relação ao Globo FC, no grupo B. O mesmo cenário vale para o Potiguar com “y”, podendo construir uma dianteira de 4 pontos sobre Alecrim e Santa Cruz de Natal, pelo grupo A. Em confrontos direto, os números não significam muito, os times são outros, valem mesmo para ilustrar, então informamos que, nos últimos 20 anos, as duas equipes se enfrentaram 12 vezes com 7 vitória do Potiguar, 4 empates e 1 vitória do Leão seridoense. Nessas partidas, o time mossoroense marcou 24 gols, contra 11 do adversário. Ano passado, nos dois jogos válidos pelo Estadual, o Potyguar venceu por 2x1 em pleno Nogueirão – local do jogo de amanhã – e no outro aconteceu empate por 2x2, em Currais Novos.
2017, o jogador foi bem, com boas atuações e fazendo gols, o que credenciou para a sua volta. O atleta também defendeu o Baraúnas em 2016, tem passagem pela Seleção Brasileira de base e também pelo futebol asiático.
No Brasil, além de Gama, Potiguar e Baraúnas, Robert também defendeu Figueirense/SC, Joinvielle/ SC, Metropolitano/SC, São José/RS, Bagé/RS, Cianorte/PR, Guarany de Sobral/ CE, São Bernardo/SP, Sertãozinho/SP e Athletic/ MG.
''O Potiguar tem atletas qualificados e rodados, outros bastante jovens em ascensão na carreira; uma equipe bem mesclada. Se for olhar peça por peça, a equipe é boa.”
ROBERT fIschER, centroavante contratado pelo Potiguar, analisando sua nova equipe.
P RE f ER ênc IA POR E sTRA n GEIRO
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) definiu quatro nomes como prioridade para o comando da Seleção Brasileira no próximo ciclo de Copa do Mundo: Carlo Ancelotti, José Mourinho, Zinedine Zidane e Luis Enrique. Apesar de não fechar portas para a chegada de um brasileiro, há uma preferência por um estrangeiro.
Anúnc IO
a Higor César. O novo técnico estreará na próxima quinta-feira, 26, no duelo contra o América de Natal. Romildo foi jogador nos idos de 80 e 90, conquistando títulos por ABC e América, e também trabalhou como auxiliar de Francisco Diá por anos.
Ano passado, Romildo chegou a comandar o Globo FC por alguns jogos.
AGEnDA
Em março, a Seleção Brasileira encara seus primeiros adversários desde o fim da Copa do Mundo do Qatar por conta da Data Fifa. A ideia da CBF é a de que um nome seja anunciado ainda em fevereiro, embora Carlo Ancelotti e José Mourinho estejam no meio da temporada no comando do Real Madrid e Roma, respectivamente.
R I c ARDI nh O E B ERGUI nh O
No jogo entre Volta Redonda e Botafogo na noite desta quinta-feira, 19, dois jogadores estavam em campo defendendo o “Voltaço” e conhecidos do futebol potiguar: o lateral-esquerdo Ricardinho e o meia-atacante Berguinho. O primeiro defendeu o Potiguar em 2019 e o segundo é cria do ABC. Apesar da derrota por 2x1, o Volta Redonda deu trabalho ao Botafogo. Ricardinho entrou no 2 º tempo e Berguinho começou entre os titulares e depois saiu por cansaço.
sA í DA DE hIGOR
de cinco anos jogando a “Segundona”.
ALECRIM
Por sua vez, o Alecrim agiu rápido e contratou Romildo Freire para suceder
Potyguar/CN
América
Imaginamos que a saída de Higor César do Alecrim não teria sido somente por questão financeira, “seduzido” pela melhor oferta do São Paulo Crystal/ PB, seu novo clube. O Alecrim, com base no jogo que vimos contra o Potiguar, vai dar trabalho para encaixar, e essa questão técnica poderia também ter algum peso na decisão do treinador.
POTIGUAR
robert vive momento de adaptação no alvirrubro
SÁBADO, 21 DE jAnEIRO DE 2023 8 esporte
Marcelo Diaz
Reprodução/Instagram
EsTADUAL Rn
DOMInGO, 22
Potiguar x Potyguar/CN sEGUnDA, 23
Santa Cruz x Força e Luz QUARTA, 25
x Globo FC QUInTA, 26 ABC x Potiguar Alecrim x