preço da gasolina terá mais r$ 0,47 em imposto
e Cide, que estava suspensa desde março do ano passado, volta a partir desta quarta-feira. Para atenuar volta dos impostos, Petrobras reduz preço.
Governo fica com comandos das comissões estratégicas
A bancada do prefeito Allyson Bezerra comandará as principais comissões permanentes. principAl 3
distribuidora de energia forma mulheres eletricistas
Neoenergia Cosern já tem 40 mulheres eletricistas em seus quadros. Mais 27 foram formadas. principAl 6
Brasil teve menor taxa de desocupação desde 2015
População desocupada terminou o ano de 2022 com taxa média de 9,3%, segundo IBGE. principAl 7
Governadora apresenta projetos de hidrogênio verde
Fátima Bezerra leva projeto para executivos da EDP Renováveis, em Portugal. principAl 5
chega a Mossoró em junho
CIANO MAGNTA AMARELO PRETO
@defato_rn /jornaldefatorn @jornaldefato
MOSSORÓ (RN), quaRta-FEIRa, 1º DE MaRçO DE 2023 | EDIçÃO 6.601 – aNO XXIII | R$ 2,00
NESta EDIçÃO [
págINaS] OPINIÃO P2 POLÍTICA P3 CÉSAR SANTOS P5 geRAIS/OPINIÃO P6 bRASIL/MUNDO P8 MOSSORÓ/eSTADO P1 A 8 CaDERNOS Não existe cidade educação, sem valorizar professor Bolsa Família terá valor extra para famílias maiores Município tem a obrigação de pagar o novo piso salarial dos professores. céSAr SAnToS 5 Novas regras do programa devem ser anunciadas nesta quinta-feira. principAl 8 Marcelo Casal Jr - Agência Brasil Última atualização: 1o de março de 2023 - às 18h30 205 SUSpeiToS 2.793.306 tOtalMENtE vaCINaDaS 585.861 conFirMAdoS 3.039.963 aS (uMa DOSE) 8.715 ÓBiToS MoniTorAMenTo de VAcinAÇÃo BoleTiM dA coVid-19 no rio GrAnde do norTe - nº 859 >> cobrança de PIS/Cofins
p rincipA l 4
Além de Mossoró, a telefonia móvel 5G contemplará Areia Branca, Baraúna, Grossos, Serra do Mel e Tibau. eSTAdo 5
16
nova tecnologia
Guia Dantas
tOtalMENtE vaCINaDaS
8.489.717
BolSaS, BolSinHaS
Li L ia Souza é escritora, presidente da Academia Paranaense da Poesia, e autora da obra Estórias de Trevol do Nada e Chá das cinco, dentre outras liliasouza@uol.com.b
Sábado de carnaval. Teria visitas para o lanche da tarde e almoço com a sogra no dia seguinte. Pela manhã resolvi buscar algumas coisas na feira perto de casa, onde encontro produtos de alta qualidade.
Cá dentro, o sentido prático e o de segurança já entraram em acordo e me instigaram a pensar em que levar, para evitar muitas tralhas comigo e riscos de roubos – a que nos sentimos mais vulneráveis em andanças na rua, principalmente se há diversas ocasiões de tirar da bolsa a bolsinha com dinheiro. Além do mais, era sábado de carnaval; e algo me dizia que ainda mais audaciosos meliantes de ocasião estariam atentos – Por que motivo pensei isso? Sei não.
Decidi não levar a bolsa, e sim uma bolsa tipo sacola, com alças que se apoiam de um ombro ao outro lado do corpo. Ali guardaria celular, bolsinha, chaves, duas outras bolsas para as compras.
Imagino que está indagando, querido leitor, que diferença faria a bolsa ou a outra bolsa, se o que havia a ser preservado iria dentro da bolsa ou da bolsa outra? Sei não, viu? Além do mais, a bolsa tem zíper em vários pontos, o que aparentemente traz mais segurança. Fica atravessada no corpo como a outra bolsa – que zíper não tem e nem se acomoda tão bem quanto a bolsa; e é mais prática para abrir e fechar, pegar objetos e guardá-los novamente. Pois é. Mas minha opção foi mesmo levar a bolsa atravessada, por praticidade e segurança. Por certo está rindo de mim. Pode rir. Meu único argumento é que há mais mistérios entre minha desarrazoada razão e a bolsa ou a outra
bolsa, do que sonha nossa vã filosofia. Ficou claro agora?
Bem. Lá fui eu, parando aqui e acolá, verificando preços, comprando alguns itens que me seriam úteis.
E contendo-me diante de tantas opções que me faziam brilhar os olhos. Além de evitar excessos no bolso, também precisava cuidar do peso a levar nas bolsas de volta para casa, ou meus pobres e desgastados ombros gritariam de dor, e me acusariam por seu sofrimento. Consegui me conter, inclusive ao sentir o aroma de café que vinha daquelas barraquinhas que o servem em copo americano, acompanhado – se assim desejar o freguês – de um delicioso pastel frito na hora. O cheirinho passeava em (quase) visíveis ondas até minhas narinas, da mesma maneira que nos desenhos animados da Disney.
Falta dizer que havia muita gente. E muitos cachorros! Leitor, você já sabe que esta cronista de araque tem um medo muito real de cães.
Pois lá estavam eles, às dezenas, em guias mais compridas do que o necessário, a se aproximarem dos transeuntes, querendo encostar seu focinho gelado nas pernas dos que passavam, buscando brincadeiras ou brigas com seus semelhantes; e,
muitas vezes, somando-se eles, suas guias e as bolsas dos donos, a tomarem conta de toda a largura da rua – eu esperava quase calmamente que os beligerantes animaizinhos desistissem da contenda e abrissem passagem para minha vez de desfilar na avenida. Tinha desejos de soltar a voz: – “Ô abre alas, que eu quero passar”.
De volta ao lar, a prioridade era finalizar o almoço. Lembro-me de ter retirado da bolsa chaves e celular. Coloquei a bolsa sobre a cama do outro quarto e não parei mais, o dia todinho, até tarde da noite. Na manhã de domingo, finalizei o que levaria à sogra, fui me preparar para sairmos. Depois escolhi uma bolsa que combinava e fui pegar, na tal bolsa da véspera, a bolsinha. Não a encontrei! Saí a procurar sobre prateleiras, escrivaninha, caída sob ou sobre a cama, na mesinha da cozinha, de novo na bolsa, em outra bolsa, em gavetas... Nada! Nem sinal de minha bolsinha. Precisava sair e, além de não encontrar a dita cuja, naquele momento não poderia procurar mais e nem tomar providências que o caso exigia. Sim, porque na pequenina e simples bolsinha, estavam meu cartão de banco e documentos. E algum dinheiro
pouco, que seria o que menos importava no momento. O ideal seria cancelar cartão de crédito, ir à delegacia e fazer um B.O., avisar o banco... Maratona para um domingo de carnaval, e somente após voltar do almoço. Encontraria quem me atendesse?
Saí de casa com a cabeça a mil, o coração acelerado, um aperto no peito. Pelo trajeto, reconstituindo o fio de lembranças da véspera, tentando encontrar uma brecha para alterar as possibilidades, uma saída para acreditar que a bolsinha tivesse sido usada depois, tivesse sido colocada em outro lugar. Nada. Comecei a imaginar a lógica para uma perda: após o último uso, segurando bolsas com compras e tentando recolocar na bolsa junto ao corpo a dita bolsinha, talvez a tivesse enfiado por trás da bolsa, não dentro dela; e a bolsinha então teria escorregado para o chão sem que eu percebesse.
O desespero queria se apoderar de mim. Já visualizava alguém de duvidosa honestidade a encontrar a bolsinha; ladino, conseguir descobrir a senha de meu cartão, clonálo ou coisa assim, usar meu nome e CPF para me lesar, fazer compras, ou cometer algum ato ilícito que me
trouxesse sérias complicações. A mente é de incrível fertilidade quando se tem algum tipo de medo. As horas em família foram agradáveis, porém em minha cabeça um tornado rodopiava em meio às conversas. No caminho para casa, entre novas retomadas dos acontecimentos da manhã de sábado, rezava, pedia à Virgem Mãe que me socorresse, concedesse-me o milagre de encontrar em casa a tal bolsinha. De volta ao lar, logo me envolvi em uma varredura por espaços antes impensados. Nem sinal do objeto. De repente, veio-me à mente a imagem de bolsa azul-marinho, de onde tirara a bolsinha para ir para a bolsa que levaria à feira. Busquei-a no armário, mas pensando ser improvável ali encontrar o que procurava. Abri. Eureca! Lá estava a bolsinha bendita, com cartão, documentos e os trocados! Não tinha lembrança alguma de tê-la guardado em seu devido lugar, parecia-me até impossível, na pressa de cuidar do almoço, ter sido metódica. Agradeci muito à Virgem Mãe, a quem apelara com fervor e a quem atribuía um milagre. Em seguida cumpri o que a ela prometi. Ela, que tantas vezes me atende nos mais variados pedidos. Mesmo que eu pouco mereça.
agosto de 2000,
César Santos
Carlos Santos. direção geral: César Santos diretor de redação: César Santos gerente adMiniStratiVa: Ângela Karina deP. de aSSinatUraS: Alvanir Carlos www.defato.com E-maiL: redacao@defato.com TWiTTER: @jornaldefato_rn | REDaÇÃo E oFiCiNaS: SEDE: Avenida Rio Branco, 2203, Centro, Mossoró-RN – CEP: 59.063-160 TELEFoNES: (084) 99836-5320 (Mossoró) | ComERCiaL/aSSiNaTuRaS: (84) 99956-4810 - (84) 99485-3685 AS COLUNAS E MATÉRIAS ASSINADAS SÃO DE RESPONSABILIDADE DE SEUS AUTORES FILIADO À qUARTA-FEIRA, 1º DE maRÇo DE 2023 2 oPinião ESPaÇo JoRNaLiSTa maRTiNS DE VaSCoNCELoS Organização: CL au DER a RC a NJ o
Um produto da Santos Editora de Jornais Ltda.. Fundado em 28 de
por
e
Reprodução
câmara de mossoró
Bancada governista fica com controle das comissões estratégicas
c ésar santos
>> vereadores governistas Raério Araújo e Marckuty da Maísa são eleitos presidentes da CCJ e da COfC
Abancada governista fez valer a sua superioridade numérica e vai controlar as mais importantes comissões temáticas da Câmara Municipal de Mossoró. A composição das comissões permanentes para o biênio 2023/2024 foi definida nesta terçafeira, 28, e oficializada por meio do Ato da Presidência 02/2023.
Dos nove colegiados, contudo, a Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Cecel) foi formada, mas fará eleição para decidir a distribuição dos cargos. No biênio 2021/2022, foi presidida pelo vereador Professor Francisco Carlos (Avante).
Considerada a mais importante da Câmara, a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR)
Reunião da bancada governista definiu composições das comissões permanentes
Da redação seguirá sob a presidência de Raério Araújo (PSD), um dos vereadores mais fiéis ao prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade). O colegiado, por onde tramitam todas as matérias legislativas, tem ainda os governistas
Veja a composição completa das noVe comissões
1 – comissão de constituição, Justiça e Redação
Presidente: vereador Raério Araújo (PSD)
Vice-presidente: vereador Pablo Aires (PSB)
Secretário: vereador Ricardo de Dodoca (Progressistas)
1º suplente: vereador Naldo feitosa (PSC)
2ª suplente: vereadora Carmem Júlia (MDB)
2 – comissão de oRçamento, Finanças e contabilidade
Presidente: vereador Marckuty da Maísa (Solidariedade)
Vice-presidente: vereadora Larissa Rosado (União Brasil)
Secretário: vereador Lucas das Malhas (MDB)
1º suplente: vereador Pablo Aires (PSB)
2º suplente: vereador Zé Peixeiro (PMB)
3 – comissão de educação, cultuRa, espoRte e lazeR
Membros: vereador Professor francisco Carlos (Avante); vereadora Marleide Cunha (PT); vereador Lamarque Oliveira (PSC); vereador Costinha (MDB) e vereador Didi de Arnor (Republicanos). falta definir a distribuição de cargos.
4 – comissão de saúde e meio ambiente
Presidente: vereador Costinha (MDB)
Vice-presidente: vereador Paulo igo (Solidariedade)
Secretário: vereador Naldo feitosa (PSC)
1º suplente: vereador Lamarque Oliveira (PSC)
2º suplente: vereadora Marleide Cunha (PT)
5 – comissão de desenvolvimento social, diReitos e deveRes do consumidoR
Presidente: vereadora Larissa Rosado (União Brasil)
Vice-presidente: vereador Gideon ismaias (Cidadania)
Secretária: vereadora Marleide Cunha (PT)
1º suplente: vereador Didi de Arnor (Republicanos)
2ª suplente: vereadora Carmem Júlia (MDB)
6 – comissão de planeJamento, uso, ocupação e paRcelamento do solo, obRas e seRviços públicos
Presidente: vereador edson Carlos (Cidadania)
Vice-presidente: vereador isaac da Casca (MDB)
Secretário: vereador Lamarque Oliveira (PSC)
1º suplente: vereador Gideon ismaias (Cidadania)
2º suplente: vereador Omar Nogueira (Patriota)
líder governista fica com presidência da ccj da assembleia legislativa
As Comissões Permanentes da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte começaram a ser instaladas nesta terça-feira, 28, com a eleição de presidente e vice-presidente de cada grupo de trabalho, responsável pela análise, discussão e votação de matérias que serão encaminhadas ao Plenário do Legislativo, para votação final.
A primeira a ser instalada foi a Comissão de Defesa do Consumidor, dos Direitos Humanos e da Cidadania que elegeu o deputado Ubaldo Fernandes (PSDB) presidente e a deputada Divaneide Basílio (PT), vice-presidente. A comissão conta ainda como membro titular com o deputado Ivanilson Oliveira (União) e como suplentes, os parlamentares Kle-
ber Rodrigues (PSDB), Taveira Júnior (União) e Eudiane Macedo (PV).
“Esta Comissão tem a prerrogativa de oferecer pareceres nas matérias que tratam de direitos humanos e defesa do consumidor. Além disso, iremos realizar audiências públicas sobre esses temas. As nossas reuniões serão realizadas nas quintas-feiras, às 8h30”, afirmou o presidente Ubaldo.
A mais importante comissão da Casa, a de Constituição, Justiça e Redação, ficou sob o controle da bancada governista. A presidência ficou com o deputado e líder do governo na Casa Francisco do PT presidente, e a vice-presidência com outro governista, deputado Hermano Morais (PV).
“É uma responsabilidade muito grande presidir essa Comissão que é a mais importante da Casa. Aqui é a porta de entrada de todas as matérias que depois vão prosseguir na
Ricardo de Dodoca (Progressistas) e Naldo Feitosa (PSC), além dos independentes Pablo Aires (PSB) e Carmem Júlia (MDB). Outra comissão estratégica, a de Orçamento, Finanças e Contabilidade (COFC) também fica sob o comando da bancada governista, tendo o vereador Marckuty da Maísa (Solidariedade) como presidente. Essa comissão conta ainda com os governistas Lucas das Malhas (MDB) e Zé Peixeiro (PMB), além de Pablo Aires e a vereadora Larissa Rosado (União Brasil). Com o controle da CCJ e da COFC, o prefeito Allyson continuará encontrando facilidade para encaminhar e aprovar projetos de interesse no Legislativo. Ele conta com o apoio de 16 dos 23 vereadores que compõem a Casa, o que significa mais de dois terços do plenário. Uma maioria confortável.
Foi assim na primeira metade da gestão Allyson. O prefeito aprovou todos os projetos de seu interesse, alguns, inclusive, sem respeitar a tramitação legal. Foi o caso do projeto que autoriza o Executivo a contratar operações de créditos milionárias aos bancos nacionais e internacionais, aprovado em regime de urgência e sem a devida avaliação dos vereadores.
7 – comissão de desenvolvimento econômico e tuRismo
Presidente: vereadora Carmem Júlia (MDB)
Vice-presidente: vereador Zé Peixeiro (PMB)
Secretária: vereadora Larissa Rosado (União Brasil)
1º suplente: vereador Marckuty da Maísa (Solidariedade)
2º suplente: vereador Gideon lsmaias (Cidadania)
8 – comissão de agRicultuRa e coopeRativismo
Presidente: vereador Didi de Arnor (Republicanos)
Vice-presidente: vereador Omar Nogueira (Patriota)
Secretário: vereador Marckuty da Maísa (Solidariedade)
1º suplente: vereador isaac da Casca (MDB)
2º suplente: Vereador Zé Peixeiro (PMB)
9 – comissão de deFesa dos diRetos Humanos da mulHeR, da cRiança, do adolescente, do idoso e da pessoa com deFiciência
Presidente: vereador Tony fernandes (Solidariedade)
Vice-presidente: vereador Costinha (MDB)
Secretária: vereadora Carmem Júlia (MDB)
1º suplente: vereador Marckuty da Maísa (Solidariedade)
2ª suplente: vereadora Larissa Rosado (União Brasil)
tramitação pelas outras comissões específicas. Vamos trabalhar obedecendo à diversidade de opiniões, pois esta é uma Casa plural”, disse o deputado Francisco do PT.
A CCJ tem ainda como membros titulares os deputados Ubaldo Fernandes, Galeno Torquato (PSDB), Kleber Rodrigues, Dr. Kerginaldo (PSDB) e Adjuto Dias (MDB). Os suplentes são: Nelter Queiroz (PSDB), José Dias (PSDB), Dr. Bernardo (PSDB), Tomba Farias (PSDB), Divaneide
Basílio, George Soares (PV) e Coronel Azevedo (PL). As reuniões serão realizadas às terças-feiras, 9h.
Francisco do pt foi eleito presidente da comissão mais importante na alRn
QUARTA-feiRA 1º de março de 2023 política 3
edilberto Barros - CMM
eduardo Maia - ALRN
JéssIca sant’ana e ana Paula castro
G1 e TV Globo
Após reuniões e impasses entra a ala política e a ala econômica sobre o tema, os ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Alexandre Silveira (Minas e Energia) detalharam nesta terça-feira (28) como será a volta dos impostos federais que incidem sobre a gasolina e o etanol a partir desta quartafeira (1º).
Segundo Haddad, a reoneração será de: R$ 0,47 para a gasolina; R$ 0,02 para o etanol. “Estamos com um objetivo claro, que é recompor o orçamento público”, afirmou Haddad. O ministro disse que o valor será menor já que a Petrobras anunciou mais cedo que reduzirá os preços de gasolina e diesel para as distribuidoras.
Haddad explicou que, como a Petrobras reduziu a gasolina em R$ 0,13 por litro, o impacto final a ser sentido pelo consumidor será de R$ 0,34 para a gasolina.
Vale destacar, porém, que a cadeia distributiva tem liberdade para praticar preços, por isso, o valor de fato praticado pelos postos de gasolina ao consumidor final pode variar. Ainda segundo Haddad, o diesel continua isento de impostos federais até o fim do ano, conforme previsto na medida provisória editada pelo governo em janeiro.
No caso da gasolina e do etanol, a decisão do governo foi de uma reoneração parcial, pois, caso houvesse um retorno integral a cobrança dos impostos federais, o impacto por litro seria de R$ 0,69 no caso da gasolina e de R$ 0,24 no caso do etanol.
Haddad disse que a redução dos impostos federais foi uma medida eleitoreira do governo Bolsonaro, que só foi estendida por Lula porque havia rumores de um golpe de estado e a reoneração poderia inflar atos golpistas. Com relação ao gás natural veicular (GVN) e o querosene de aviação civil, combustíveis que estavam previstos para serem reonerados a partir de 1º de março, Haddad afirmou que eles permanecerão desonerados até o fim do ano. O ministro não explicou o motivo.
ImPosto sobre óleo cru
Para preservar a arrecadação, já que a reoneração dos i mpostos foi parcial, o governo vai criar um imposto sobre exportação de petróleo cru, informou Haddad. A alíquota será de 9,2%.
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou que o novo imposto será positivo para incentivar o refino de petróleo dentro do Brasil. A expectativa é que o novo imposto
reoneração
Imposto sobre combustíveis volta a valer a partir de hoje
>> Cobrança de P i S/Cofins e Cide sobre combustíveis estava suspensa desde março do ano passado
arrecade R$ 6,7 bilhões nos q uatro meses em que ficar em vigor. Esse imposto terá duração de quatro meses.
Depois, caberá ao Congresso decidir se o tributo vai continuar ou deixar de existir. Isso porque as mudanças serão feitas por medida provisória, que tem validade imediata assim que publica-
da no Diário Oficial da União, mas precisam ser validadas pelo Congresso em até 120 dias, caso contrário, perdem a eficácia. A reoneração e a criação do imposto sobre exportação estarão previstas em medida provisória, a ser publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira, 1º
entenda a reoneração
A cobrança de PIS/Cofins e Cide sobre combustíveis estava suspensa desde março do ano passado. A suspensão deveria ter durado somente até o fim de 2022. Porém, em janeiro deste ano, o presidente Luiz Inácio Lula da
Silva (PT) prorrogou a isenção de impostos federais para a gasolina e para o etanol até 28 de fevereiro. No caso do diesel, a desoneração foi estendida até 31 de dezembro deste ano.
A decisão, tomada na segunda-feira (28), foi pela volta da cobrança dos im -
postos, mas numa fórmula em que fosse mantida a arrecadação esperada, de R$ 28,9 bilhões, sem prejudicar tanto o consumidor. A fórmula, contudo, só foi detalhada nesta terça pelo governo, mais de 24 horas depois do anúncio do retorno da cobrança dos impostos.
A Petrobras anunciou que a partir desta quartafeira, 1º, o preço médio de venda de gasolina e do diesel para as distribuidoras vai cair. O anúncio foi feito no mesmo dia em que o governo definiu o retorno de parte de tributos federais sobre gasolina e etanol, como forma de elevar a arrecadação em um momento de desequilíbrio nas contas públicas. Esses impostos haviam sido zerados no governo Bolsonaro.
O preço da gasolina para as distribuidoras passará de R$ 3,31 para R$ 3,18 por litro, uma redução de R$ 0,13 por litro. Ou seja, queda de 3,92%. No caso do diesel, o preço médio de venda nas
refinarias passará de R$ 4,10 para R$ 4,02 por litro, uma redução de R$ 0,08 por litro. É um recuo de 1,95%. A queda anunciada pela estatal, disse uma fonte, faz parte do pacote em conjunto feito com o governo federal para amenizar o impacto da reoneração dos preços dos combustíveis.
Após o anúncio da Petrobras sobre queda dos combustíveis, as ações ON (com voto) passaram a cair 1,56%, indo a R$ 29,71, enquanto as ações PN tinham baixa de 0,38%, chegando a R$ 26,03. A redução da gasolina já era esperada pelo mercado, mas a queda no diesel gerou surpresa por parte dos especialistas.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que apresentará na próxima semana uma proposta de lei para garantir “definitivamente” que mulheres receberão salários iguais aos de homens caso exerçam a mesma função no trabalho.
O presidente não detalhou o texto da proposta, que terá de ser analisado pelo Congresso Nacional. Lula afirmou que a apresentação será na próxima semana, no Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março.
“No Dia das Mulheres, a gente vai apresentar definitivamente a tal da lei que vai garantir que a mulher, definitivamente, receba o salário igual o do homem se ela exercer a
mesma função do homem”, afirmou Lula durante discurso no Palácio do Planalto.
Atualmente, a Consolidação das Lei do Trabalho (CLT) prevê no artigo 461 condições para que homens e mulheres recebam o mesmo salário caso desempenhem a mesma função. “Sendo idêntica função, a todo trabalho de igual valor, prestado ao mesmo empregador, no mesmo estabelecimento empresarial, corresponderá igual salário, sem distinção de sexo, etnia, nacionalidade ou idade”, diz o trecho da lei que incluído na legislação pela reforma trabalhista de 2017.
A legislação considera “trabalho de igual valor” a função executada ‘”com
igual produtividade e com a mesma perfeição técnica” entre trabalhadores cuja diferença de tempo de serviço para o mesmo empregador não seja superior a quatro anos e a diferença de tempo na função não seja superior a dois anos.
A lei, contudo, diz que a regra não precisa ser seguida se o empregador tiver funcionários organizados em quadro de carreira ou adotar, por meio de norma interna ou de negociação coletiva, plano de cargos e salários.
Segundo Lula, a atual legislação tem “tantas nuances” que dificulta a equidade de pagamento entre homens e mulheres - historicamente homens recebem mais do que mulheres no mercado de trabalho. Lula ainda frisou que, caso a futura lei seja desrespeitada, caberá ao Ministério do Trabalho e à Justiça do Trabalho analisar.
QUARTA-feiRA 1º de março de 2023 4 GERAIS
Agência Brasil
Para atenuar volta dos impostos, Petrobras reduz preço da gasolina e diesel
l ei vai garantir salário igual entre homens e mulheres
cesar@defato.com
I ne XI stente
C i Da D e e D u CaÇÃO
Ogrito entoado pela Educação nas ruas de Mossoró: “professor na rua, prefeito, a culpa é sua” tem todo sentido. A greve dos professores poderia ser evitada se o prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade) tivesse estabelecido a mesa de negociação. Ele optou por ignorar a luta dos profissionais, não atendendo sequer um pedido de audiência, protocolado pela categoria ainda em dezembro do ano passado.
Os professores querem a implantação do novo piso salarial do Magistério, reajustado em 14,95%. É lei, sancionada em 2008, que estabelece que o reajuste deve ser feito anualmente, sempre no mês de janeiro. Logo, o seu cumprimento é dever. Isso não se discute.
Agora, é possível negociar a forma como esse pagamento pode ser feito. Em 2022, o prefeito negociou e a categoria aceitou o pagamento em sete vezes distribuído em 17 meses, que só será concluído em novembro de 2023. Portanto, não há intransigência por parte dos professores. Cabe a Allyson estabelecer a mesa de negociação e buscar, como
gestor, o melhor caminho para o entendimento.
Ao fugir dos professores, como ele faz agora, depõe contra qualquer discurso que ele possa ter em defesa da Educação. Ora, não existe Educação de qualidade com professores castigados. A valorização do mestre de sala de aula é um caminho inevitável, conforme ensina a boa educação. Não há alternativa.
O prefeito, então, deve se apresentar e assumir a sua posição. Ele tem que dizer à população por que não honra a lei do piso salarial, se é porque não quer ou porque o município não tem as condições financeiras para pagar o custo. O que não pode é Allyson orientar a sua turma midiática a usar as redes sociais para esculhambar os professores. Isso é inadmissível sob todos os aspectos.
Vale ressaltar que a tese da falta de recursos para pagar o novo piso dos professores, se for esta a justificativa, tem dificuldade de convencimento, isso porque o próprio prefeito fez propaganda recentemente do grande orçamento de 2023, o maior da história de Mossoró (para não perder a mania), que pela primeira vez supera a casa de R$ 1 bilhão. Se é verdade, e deve ser, significa que a Prefeitura tem dinheiro suficiente para não
césar santos é
apenas implantar o novo piso da educação, mas também reajustar os salários das demais categorias de servidores que estão congelados há seis anos.
Além disso, o prefeito tem a autorização, concedida pela Câmara Municipal, de contratar operações de créditos que somam quase meio bilhão de reais. Se o município reúne essas condições é porque está com as finanças equilibradas, logo, não há razão para não valorizar os professores e as demais categorias.
Pois bem.
Allyson Bezerra tem a obrigação de chamar o comando de greve para negociar. E isso deve ser feito logo porque já são mais de 7 mil crianças e adolescentes sem aula. Esse número deve aumentar à medida que o movimento grevista for avançando. É bom lembrar que os alunos da rede pública já sofrem enorme prejuízo com a pandemia da Covid-19, e não podem continuar pagando uma conta tão alta.
Se o prefeito não agir de forma correta e optar por continuar usando de expedientes baixos para atingir os professores em greve, que pelo menos se sinta envergonhado cada vez que abrir a boca para propagar a inexistente “Mossoró Cidade Educação”.
José antÔnIo
e LI ete VI e I ra Presidente do Sindiserpum, puxando o grito dos educadores municipais nas ruas de Mossoró
O radialista José Antônio conseguiu os recursos necessários para pagar a delicada cirurgia para preservar a sua visão. Os amigos, ouvintes e pessoas de bom coração, cotizaram a quantia necessária. A cirurgia está agendada para a próxima terçafeira, 7. José Antônio é um decano do rádio mossoroense, com larga experiência e sucesso, a partir do programa popular “Cidade Aflita”, na Difusora.
aIds
Um estudo no Brasil apontou que 64% da população não costuma utilizar preservativos na relação sexual. Esse percentual sobe para 72% entre as pessoas com idades de 40 a 44 anos. Por gravidade, a taxa de transmissão do vírus HIV aumentou 21% em dez anos, enquanto no mundo houve uma queda de 16% no mesmo período. Os números e o comportamento dos brasileiros são preocupantes.
Governadora apresenta projetos em Portugal
O programa estadual de hidrogênio verde e o projeto de instalação do portoindústria, considerados fundamentais para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte, foram apresentados à direção da empresa EDP Renováveis, em Portugal, nesta terçafeira, 28, pela governadora Fátima Bezerra e equipe da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico.
Fátima explicou que vai formalizar grupos de traba-
1 2 3 5
Há 21 anos, o bairro Nova Vida recebia a sua área de esporte e lazer. Obra da terceira gestão da ex-prefeita rosalba Ciarlini. inauguração com a presença dos senadores fernando Bezerra e José agripino.
O apostolado da Mãe rainha de Mossoró celebra 33 anos nesta quarta-feira. foi instalado em 1º de março de 1987 sob a coordenação da saudosa irmã aparecida, do Colégio Sagrado Coração de Maria. O Movimento segue concentrado no bairro Bom Jardim.
a emparn prevê um acumulado de chuvas de 433 mm entre os meses de março, abril e maio. em algumas regiões do rN, as chuvas serão acima do normal. No Oeste, o esperado é de 479,2 mm.
O grupo supermercadista Cidade está investindo na nova unidade que contemplará o Grande alto de São Manoel. O atacadão Cidade ocupará o imóvel onde funcionou a concessionária Volkswagen, com obras já iniciadas. ficará pronto em setembro.
a cantora colombiana sucesso mundial Shakira disse que: “tenho que ser mais forte que uma leoa” depois da separação com o jogador Piqué. Ok. a gora, imagine o que precisa ser a mulher sertaneja que amanhece o dia sem ter o pó do café para levar ao fogão de lenha.
rItUaL de VIce
O vice-governador Walter Alves (MDB) está cumprindo fielmente a missão de interino na Governadoria. Nenhuma medida ou decisão importante que contrarie a norma. No mais, uma verdadeira romaria emedebista escala a rampa da sede do Governo do Estado. São prefeitos, presidentes de Câmaras e políticos regionais liderados por Walter Alves.
À dIsPosIçÃo
Um atento observador dos comportamentos no plenário da Câmara de Mossoró garante que se o prefeito Allyson Bezerra precisar de 18 votos, dois a mais do tamanho de sua bancada, ele tem à disposição. Mas, não pretende gastar “bala” agora.
LaVa Jato
O CNJ, em sessão presidida pela ministra Rosa Weber, decidiu afastar o juiz Marcelo Bretas da 7 ª Vara Federal do Rio. Atendeu reclamação do prefeito Eduardo Paz, que se sentiu perseguido pelo magistrado. Com a punição a Bretas, a Justiça superior vai acabando o que sobrou da Lava Jato.
FaLar nIsso
O ex-governador Sérgio Cabral, condenado a mais de 400 anos de prisão por roubar o dinheiro dos cofres públicos, está livre, leve e solto, curtindo a boa vida no Rio. Cabral foi o principal alvo das sentenças assinadas pelo juiz Marcelo Bretas.
lho em conjunto com a EDP para avançar no tema: “É uma empresa que já tem importantes investimentos no Rio grande do Norte na área de energia eólica. Nosso objetivo é aprofundar essa parceria e expandi-la, apresentando nossos projetos como o novo PortoIndústria Verde, Programa Norte-rio-grandense de Hidrogênio Verde e o Hub de Serviços Para a Energia Eólica e Solar”.
Acompanhada dos secretários de Desenvolvi -
mento Econômico, Jaime Calado, e do Turismo, Ana Costa, além do coordenador de Desenvolvimento Energético do Estado, Hugo Fonseca, a governadora destacou que energia renovável já é uma marca do desenvolvimento do Estado.
Em potência instalada, a matriz elétrica do Rio Grande do Norte é composta por 94% de fontes renováveis. No ano passado, o valor global de investimentos em novos projetos para geração de energias renováveis no RN foi de R$ 31,26 bilhões, sendo R$ 21,88 bilhões para energia solar fotovoltaica e o restante em projetos de ener-
gia eólica, segundo dados da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (Sedec). Os projetos comercializados tiveram como foco o ambiente de contratação livre (Mercado Livre), com previsão de entrada em operação das usinas até o final de 2025.
Segundo a Sedec, em apenas quatro anos, o RN diversificou sua matriz com a introdução de novas fontes como solar fotovoltaica e hídrica, e ampliou a participação das demais, como eólica e biomassa, além do gás natural, considerando um combustível de transição. O Estado é o maior gerador de energia eólica
quarta-feira, 1º de março de 2023 opinião 5
notÍcIa
''
Professores na rua, prefeito, a culpa é sua”
Dantas
Governadora Fátima Bezerra apresenta o projeto de produção de hidrogênio verde
Guia
do País, com 7,43 gigawatts (GW) de potência fiscalizada (em operação). O vo-
lume representa quase um terço (30,2%) de toda a produção eólica no Brasil.
iNclusãO
Distribuidora de energia forma mulheres eletricistas no rN
>> Quase 100 mulheres já se formaram eletricistas e, aproximadamente, 40 integram a força de trabalho na cosern
Um novo capítulo na história de vida de 27 mulheres começou a ser escrito nesta terçafeira, 28. A Neoenergia Cosern e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-RN) formaram a prime ira turma exclusivamente feminina de eletricistas de rede, após seis meses de formação teórica e prática. A cerimônia marcou o início das comemorações do Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, na distribuidora potiguar.
Desde 2020, quando a primeira turma com a presença de mulheres foi lançada, quase 100 mulheres já se formaram eletricistas e aproximadamente 40 já integram a força de trabalho na Neoenergia Cosern.
“Quando a gente sai da zona de conforto e procura novos desafios, a gente não sabe o que está por vir. Isso dá medo. Essas mulheres venceram desafios, deixaram os filhos em casa, tiveram dificuldades para fazer o curso, mas seguiram firmes e acreditaram em dias melhores. E esse dia chegou”, disse a diretora-presidente da Neoenergia Cosern, Fabiana Lopes. “Hoje, essas mulheres estão preparadas para o mercado de trabalho. A parceria com o Senai-RN é muito importante, pois temos a garantia de profissionais de qualidade”, ressaltou.
Turma de 27 mulheres eletricistas formada em curso da Neonergia e Senai
De acordo com a assessora técnica do Senai-RN, Amora Vieira, mais de 300 mulheres se inscreveram para a turma exclusiva de formação de eletricistas. “Foi um número recorde e nos surpreendeu. O curso quebra paradigmas, insere as mulheres em um mercado que antes era genuinamente masculino, e amplia a presença feminina. São muitos os desafios que elas enfrentam, mas temos certeza de que fazemos história”, frisou.
Atualmente, duas turmas mistas (homens e mulheres) estão em curso na Escola de Eletricistas da Neoenergia, sendo uma em Natal e outra em Mossoró.
“Esse é um momento muito especial para a Escola de Eletricistas da Neoe-
nergia. Eu quero parabenizá-las pois sei que os últimos meses foram de muito esforço e sacrifício pessoal.
A Neoenergia é um grupo que aposta em diversidade e inclusão. Em todo o grupo, são mais de 400 mulheres trabalhando como eletricistas, temos a primeira diretora-presidente de uma distribuidora do grupo aqui no Rio Grande do Norte. Tenham sempre a segurança em primeiro lugar, continuem estudando e sejam muito bem-vindas. Aproveitem essa oportunidade. É o primeiro passo”, declarou o CEO da Neoenergia, Eduardo Capelastegui.
Na mensagem de boasvindas às futuras colegas de profissão, a eletricista Keyla Henrique, contratada pela
petrobras volta a fornecer à potigás após mais de um ano
Após mais de um ano sem poder contar com a Petrobras para o fornecimento de gás natural para o Rio Grande do Norte, a Potigás fechou contrato de oito
anos com a Estatal que é a maior produtora de gás natural do Brasil. A partir desta quarta-feira, 1º, a Petrobras irá fornecer 40 mil metros cúbicos de combus-
tível por dia, volume que subirá para 100 mil metros cúbicos diários em janeiro de 2024.
A Petrobras havia abandonado o fornecimento de
Divulgação
Omundo está assistindo, num misto de susto e revolta a um vídeo em que a polícia norte-americana é chamada a um hospital para tirar na marra uma mulher, Lisa Edwards, de 60 anos, que solicita tratamento porque tinha sofrido um desmaio e torcido o tornozelo. A mulher não tinha plano de saúde e o hospital do país mais rico do mundo se negou a dar-lhe assistência, num claro ato de crime de omissão de socorro. A polícia deveria ter ido ao local para prender a direção do hospital e os médicos ali presentes que se negaram a salvar uma vida. A lógica humanitária e de ética médica não vale nada nos Estados Unidos, paraíso do capitalismo mundial, diante da mercantilização da saúde, um dos mais primários direitos humanos.
A mulher também pediu comida quando a polícia a abordou, numa demonstração de que além de doente estava faminta nos País mais rico do mundo, onde um cidadão consome em média 22 vezes mais bens que no Brasil e 500 vezes mais que um africano dos países mais pobres do mundo.
Neoenergia Cosern em 2022, ressaltou os desafios e as conquistas proporcionadas pela nova profissão. Antes de se tornar eletricista, aos 45 anos de idade, ela era recepcionista.
“Hoje, sendo representante de 27 mulheres eletricistas que levam energia com segurança e amor aos lares de milhares de potiguares todos os dias, quero dar boas-vindas às minhas novas colegas eletricistas. A Neoenergia Cosern mudou a minha vida para melhor me proporcionando independência e a chance de cuidar do meu filho, da minha família, como eles merecem. Hoje, como eletricista, eu posso comprovar que lugar de mulher é onde ela quiser estar”, disse Keyla.
gás para as distribuidoras do Nordeste, tendo optado por não participar da Chamada Pública realizada pela Potigás em 2021. Esse cenário foi revertido a partir de tratativas entre a presidência da Companhia Potiguar de Gás e a Petrobras, garantindo segurança no suprimento de gás para o Rio Grande do Norte por meio de um parceiro tão estratégico.
Para Marina Melo, diretora-presidente da Potigás, é uma notícia extraordinária para a Companhia e para os consumidores de gás natural do Estado: “É um contrato de extrema importância por tudo que a Petrobras representa para o nosso país e porque isso significa segurança no fornecimento de gás, tranquilidade no abastecimento do nosso mercado, garantia de que podemos seguir aumentando nossa rede e mantendo nossas tarifas”, afirma.
O sargento que comandava a “operação” foi insensível aos apelos da mulher idosa doente, tal qual aquele policial branco que pisou no pescoço do negro George Floyd. A mulher foi posta à força, numa viatura e levada para uma delegacia pelo “grave crime” de querer receber tratamento de saúde.
A caminho da delegacia a mulher morreu... E com ela morreu a mentira de que o capitalismo neoliberal que transforma tudo em mercadoria, inclusive a saúde das pessoas, é o melhor sistema do mundo.
No Brasil, as pessoas morrem por ineficiência do sistema de saúde, mas existe o direito ao tratamento no SUS – Sistema Único de Saúde, que ainda está longe de ser o ideal, mas já atende milhões de brasileiros que não têm planos de saúde nem podem pagar pelo tratamento. Claro que o SUS está longe de ser o ideal, mas também está longe de se chamar a polícia para uma pessoa que chega doente na porta de um hospital.
rOuaNEt para tODOs
A empresa Havan, do Louro José, Luciano Hang patrocinou 300 mil reais para uma peça de teatro sobre Sílvio Santos, outro ícone da direita brasileira, através da Lei Rouanet. Esta é apenas uma das muitas provas de que a Lei Rouanet não é uma lei criada para beneficiar artistas de esquerda. E que a aprovação dos projetos independente da ideologia dos patrocinados e dos patrocinadores.
caDEia NElE
O jogador Robinho vai cumprir a pena a que foi condenado na Itália por estupro coletivo. Compreensível que o Brasil não extradite os brasileiros natos condenados em outros países, mas deixar que os criminosos fiquem impunes, isso não. Lugar de estuprador é na cadeia.
O prEjuízO é públicO
O Bradesco caba de transferir a dívida de R$ 1,8 bilhão das Lojas Americanas para a União. Quer dizer: Nós vamos pagar a dívida da incompetência e da desonestidade de alguns dos homens mais ricos do Brasil. Se o Bradesco empresta bilhões e lucra, o lucro é do... Bradesco. Mas se o Bradesco empresta bilhões e tem prejuízo, o prejuízo é do povo brasileiro. Eis aí a essência do Mercado Financeiro.
O Centro de Indústria e Comércio de Bento Gonçalves lançou nota dizendo que o problema do trabalho escravo nas vinícolas da região acontece devido à baixa qualificação da mão-de-obra que trabalha ali. Nada disso, o tratamento absurdo aos trabalhadores das vinícolas de Bento Gonçalves não é consequência da falta de qualificação da mãode-obra, é resultado da DESQUALIFICAÇÃO dos empresários nazistóides gaúchos. É grande a campanha para que se deixe de tomar os vinhos da escravidão.
QUARTA-feiRA 1º DE marçO DE 2023 6 OPINIÃO/GERAIS
imaGEm QUe mARcA
Gás canalizado vendido pela Potigás no Rio Grande do Norte
Divulgação
A vida não vale nada nos Estados unidos VErsO
prOsa
&
crispinianoneto@gmail.com
Brasil teve em 2022 a menor taxa de desocupação desde 2015
VITOR ABDALA
Repórter da Agência Brasil
Oano de 2022 terminou com uma taxa média de desocupação de 9,3%, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua, divulgados nesta terça-feira, 28, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A taxa é inferior aos 13,2% registrados no fim de 2021.
Essa também é a menor taxa de desocupação desde 2015 (8,6%). A menor taxa da série histórica, iniciada em 2012, foi registrada em 2014 (6,9%).
Em relação à população desocupada média, o país totalizou 10 milhões de pessoas, queda de 3,9 milhões
OUTRAS PALAVRAS
JOSÉ NICODEMOS
aristida603@hotmail.com
SINTO SAUDADE DE CHICO DE ULISSES
Ia falar sobre minha suspeita do governo atual. Mas paro aqui. Dirão que ainda é muito cedo para qualquer suposição. Vá lá, concordo. Entretanto, desconfio.
Chega. É que de repente me lembro de Chico de Ulisses, quase cego, entanto sempre alegre, em meio a seus infortúnio. Arrimado a sua bengala, que era um pedaço de pau qualquer. De bem com a vida.
Quem? Chico de Ulisses, que, vivo, deve andar aí pelos seus noventa, justos, foi o grande baterista das noites mundanas aqui de Mossoró. Nunca mais o avistei. Esse nunca mais, digo, uns dois ou três anos, por aí. Tenho-lhe procurado notícias, toda vez que vou ao centro da cidade, e nada. Também quem é que dá notícia de pobre? E Chico é, ou era, muito pobre. Sempre viveu da música, desde rapazinho. Começou na banda de música municipal sob a regência de Artur Paraguai, tocador de trompa. Ali pelos anos do 1940? É bem provável. Me Lembro dele, por esse tempo: magrinho, sempre brincalhão, qualidade que cultivou até a velhice. Mexia com todo mundo, mas sem faltar com o devido respeito. Brincadeiras leves.
Mas conheci mesmo Chico de Ulisses, quero dizer, de aproximação, foi ali pelos começos do 1960, baterista da orquestra do Bar Brahma, na zona. Fazia miséria na bateria, que é como as pessoas costumam dizer. Bom de ritmo, era ali. No saxofone, era Altino, que sabia chorar nas notas dele seus ciúmes de Lourdes, sua amante, brigados. Era dona Lourdes.
Por esse tempo, eu vinha sempre passar dias aqui em Mossoró, na casa de tia Silvina, no outro lado da linha do trem. Um casarão fazendo canto com a casa de Zé Rocha, na esquina oposta. Todos em casa já dormindo, eu dava minha escapulida: saía pela porta do fundo, pulava o muro, e me mandava para os ambientes ditos desonestos. Voltava pelas duas da madrugada.
Não dançava. Nunca levei jeito, e ficava de queixo caído, como se diz, com a perfeição rítmica – nem sei mesmo dizer, não tenho palavras – de Costinha de Horácio dançando o bolero. Era quando Chico de Ulisses, na bateria, e Altino, no sax, se exprimiam melhor na sua arte. Com mais alma. As mesas se voltavam, em silêncio, para lhe apreciar as evoluções, incríveis.
(Costinha de Horácio era o máximo.) Bem, ia falando mesmo era de Chico de Ulisses, que, faz bom tempo, desapareceu da luz dos meus olhos. Ninguém me dá notícias dele, se ainda vive entre nós, com sua cegueira divertida, sempre alegre, se já se foi desta para a melhor. Tenho-lhe sentido a ausência nas ruas centrais da cidade, com seu riso (quase) ingênuo. De menino.
Quanto eu gostava de recordar com ele, Chico de Ulisses, os prazeres das noites mundanas: as mulheres bonitas que vinham de toda parte, os amores que inspiravam. E fico-me, aqui, a lembrar as minhas fugidas, de pé macio, da cassa de tia Silvina, tarde da noite, para ir ao encontro das noites devassas, só voltando para casa pelas duas, três da madrugada.
IMPOSTO PRIVILÉGIO PERDA
Interessante. Parece brincadeira, mas não é. Neste país só paga imposto sobre a renda operário e funcionário público. Os milionários, por exemplo, e milionários à custa de um público imbecil, se pagam, é bem, bem! menos do que deviam pagar.
LINGUAGEM
Mas a coisa vai mudar sob Lula? Tolice. O privilégio, que eu diria ser a forma mais nobre da corrupção, sempre foi, é uma instituição nacional. Em verdade, são as elites, no geral, que mandam e desmandam no governo brasileiro. E assim será.
A renda fiscal do país perde mais de um trilhão com a sonegação do imposto sobre a renda. Como dito acima, paga imposto neste país operário e funcionário público, e tudo indica que assim terá de continuar. O governo é das elites, vê-se logo.
Voltando à moderna ciência da linguagem, inaugurada pelo suíço Saussure. Ela não veio para destruir a gramática tradicional, como querem alguns, senão que para renová-la em bases perfeitamente científicas. Tanto que, com o advento da linguística, a gramática tem experimentado grande progresso, em seus métodos e conceitos, conforme observa Evanildo Bechara. Tudo isso a partir do entendimento da língua como estrutura, e esta consiste num sistema de relações sintático-semânticas. De maneira que, quem sabe linguística, sabe gramática, ou deve saber. São elementos indissociáveis no ensino/aprendizagem da língua, segundo observa Mattoso Câmara, como se sabe, pioneiro da linguística entre nós. Assim, pode-se dizer que a função da linguística é propiciar, à gramática tradicional, uma visão científica, que não eliminá-la do estudo das línguas. Nem tanto ao mar, nem tanto à costa. Afinal, toda língua possui um arcabouço gramatical que dever ser conhecido. Fica o aviso de Amado Alonso.
(-27,9%) em relação ao ano anterior. A população ocupada média no ano atingiu 98 milhões, 7,4% acima de 2021.
O nível médio de ocupação, ou seja, o percentual de pessoas em idade de trabalhar que estão efetivamente ocupadas, ficou em 56,6% em 2022, segundo ano de crescimento consecutivo depois de atingir o menor patamar em 2020 (51,2%).
ÚLTIMO TRIMESTRE
Considerando-se apenas o último trimestre de 2022, a taxa de desocupação ficou em 7,9%, a menor taxa para um quarto trimestre desde 2014 (6,6%). No último trimestre de 2021, o indicador havia ficado em 11,1%. Já no terceiro trimestre de
2022, a desocupação atingiu 8,7%. No último trimestre de 2022, a população desocupada chegou a 8,6 milhões de pessoas, quedas de 9,4% (menos 888 mil pessoas) ante o terceiro trimestre daquele ano e de 28,6% (menos 3,4 milhões de pessoas) ante o quarto trimestre de 2021.
A população ocupada atingiu 99,4 milhões de pessoas, estável em relação ao terceiro trimestre e com alta de 3,8% (3,6 milhões de pessoas) ante o último trimestre de 2021.
Já o nível da ocupação do trimestre ficou em 57,2%, igualando-se ao trimestre anterior (57,2%) e subindo 1,6 p.p. na comparação com o quarto trimestre de 2021 (55,6%).
Emprego sem carteira assinada atingiu volume recorde em 2022
VITOR ABDALA
Repórter da Agência Brasil
A média anual de empregados sem carteira de trabalho assinada atingiu 12,9 milhões em 2022. O número é recorde para o indicador desde o início da série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (Pnad), em 2012. O número de pessoas nessa situação aumentou 14,9% em relação a 2021, quando havia 11,2 milhões de trabalhadores sem carteira assinada. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Os trabalhadores por conta própria - formais ou informais - somaram 25,5 milhões no ano, altas de 2,6% em relação ao ano anterior e de 27,3% na comparação com 2012 - o menor patamar da série histórica.
A informalidade também atingiu um recorde em números absolutos: 38,8 milhões de trabalhadores. A pesquisadora do IBGE Adriana Beringuy disse que, mesmo assim, o mercado de trabalho em 2022 pode ser visto de forma positiva.
A população ocupada, por exemplo, atingiu recorde de 98 milhões de pessoas, e a taxa de desocupação ficou em 9,3%, o menor índice desde 2015. Os trabalhadores com carteira assinada também aumentaram em relação a 2021, apesar de em proporção menor àqueles sem carteira (9,2%). Cerca de 35,9 milhões de pessoas estavam nessa situação em 2022.
A própria taxa de informalidade, que é o percentual de informais dentro da popula-
ção ocupada, caiu de 40,1% em 2021 para 39,6% em 2022.
“Diversas atividades ultrapassaram seu nível de ocupação pré-pandemia. É um ano de consolidação da recuperação do impacto que a pandemia da covid teve no mercado de trabalho brasileiro e mundial”, disse Adriana Beringuy.
“Algumas questões ainda temos que monitorar, como a população fora da força de trabalho, que ainda não conseguiu voltar ao nível prépandemia”, acrescentou.
O número médio anual de trabalhadores domésticos atingiu 5,8 milhões, um crescimento de 12,2% em relação ao ano anterior.
SETORES
Em relação aos setores que mais influenciaram o mercado de trabalho em 2022, os destaques ficam com os setores do comércio e dos serviços. O segmento de comércio, reparação de veículos automotores e motocicletas cresceu 9,4% no ano. Entre os serviços, houve crescimentos relevantes nos outros serviços (17,8%) e alojamento e alimentação (15,8%).
De acordo com o IBGE, o setor de agricultura, pecuária, produção florestal, pesca e aquicultura foi o único com queda percentual da população ocupada (1,6%).
A média anual da taxa composta de subutilização foi estimada em 20,8%, redução de 6,4 pontos percentuais em relação a 2021, quando a taxa era estimada em 27,2%. Esse indicador foi de 28,2% em 2020, 15,1% em 2014 e 18,4% em 2012.
QUARTA-FEIRA, 1º DE MARÇO DE 2023 GERAIS 7
Em relação à população desocupada média, o país totalizou 10 milhões de pessoas, queda de 3,9 milhões
DESEMPREGO
População desocupada terminou o ano com taxa média de 9,3%
Fabio Rodrigues Pozzebom - Agência Brasil
As novas regras do programa Bolsa Família devem ser anunciadas na quinta-feira, 2, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Além de retomar as exigências das contrapartidas, o programa deve ter um valor extra para famílias maiores.
As informações são do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias. Segundo ele, as famílias receberão um valor mínimo de R$ 600, o acréscimo de R$ 150 por criança até 6 anos e mais um valor por pessoa.
“O programa terá também uma regra que leva em conta um per capita [por pessoa], a proporção, o tamanho de cada família, para que a gente tenha mais justiça nessa transferência de renda”, disse, em entrevista à imprensa, após participar de evento no Palácio do Planalto, nesta terçafeira (28). Ele não adiantou, entretanto, qual será o valor per capita.
CONTRAPARTIDAS
Com o novo Bolsa Família, o governo deve retomar as contrapartidas das famílias beneficiárias, como a manutenção da frequência escolar das crianças e a atualização da caderneta de vacinação. Durante o governo de Jair Bolsonaro, o programa foi substituído pelo Auxílio Brasil, que não exigia as contrapartidas.
O programa também deve ter o foco na atualização do Cadastro Único e integração com o Sistema Único de Assistência Social (Suas), com a busca
ASSISTENCIALISMO
Bolsa Família terá valor extra para famílias maiores
Novas regras do programa devem ser anunciadas nesta quinta-feira
As famílias receberão um valor mínimo de R$ 600, o acréscimo de R$ 150 por criança até 6 anos e mais um valor por pessoa
ativa para incluir quem está fora do programa e a revisão de benefícios com indícios de irregularida-
Rodrigo Pacheco discute mandado fixo no STF, desagradando à Corte
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (União Brasil-MG), indicou a interlocutores do Supremo Tribunal Federal (STF) que quer no Congresso o mandato fixo para ministros da Corte.
Atualmente, os mandatos não têm limite de duração, e os magistrados só precisam deixar o cargo ao completar 75 anos de idade. A discussão havia sido uma promessa de campanha de Pacheco à reeleição para a presidência do Senado e foi vista como um gesto para conquistar votos de parlamentares do bolsonarismo — que elegeu o STF como alvo permanente de ataques.
Ministros do STF procurados por Pacheco, entretanto, relataram ao blog acreditar que a promessa de Pacheco não fosse adiante — e ficaram surpresos e preocupados com a retomada do assunto.
Para um magistrado, a ideia de discutir mandato fixo para ministro do STF abre margem para outras pautas de ataque ao Supremo, como mudanças na composição da Corte — inclusive dando ao Congresso o poder de indicar integrantes — e nas regras de impeachment dos magistrados. A avaliação foi feita ao próprio Pacheco, segundo o blog apurou.
Nas palavras desse ministro, o movimento seria visto como um revanchismo contra a Corte por decisões que desagradam aos parlamentares.
Pacheco tem confirmado nos bastidores que pretende debater o mandato fixo, mas rechaça a possibilidade de que ela possa levar a alterações em outras regras que regem o funcionamento da Corte — e transmitiu essa avaliação a ministros do STF.
des. Segundo Dias, haverá integração com outros 32 programas de governo voltados para a qualidade
de vida da população. Os novos valores foram garantidos com a aprovação da Proposta de Emen-
da à Constituição (PEC) da Transição, que estabeleceu que o novo governo terá R$ 145 bilhões para
além do teto de gastos, dos quais R$ 70 bilhões serão para custear o benefício social.
PF investiga grupo que extraiu 300 kg de ouro em terras indígenas
A Polícia Federal deflagrou no início desta semana a Operação Kukuanaland, com o objetivo de identificar e desarticular grupo que extraía, comercializava e exportava ouro obtido ilegalmente em reservas indígenas e unidades de conservação federal.
Os investigadores averiguam também suposta lavagem do dinheiro pela mesma organização criminosa. Estão sendo cumpridos cinco mandados de busca e apreensão nas cidades de Goiânia (GO) e Santos (SP). Os mandados foram expedidos pela Vara Única da Subseção Judiciária de Gurupi (TO).
Em nota, a PF informa que, para acobertar a extração ilegal (em terras indígenas e outros garimpos ilegais localizados em outros estados), os suspeitos emitiam “notas fiscais ideologicamente falsas da venda do
ouro”, graças à “posse de uma Permissão de Lavra Garimpeira (PLG), localizada em Natividade (TO).
Esse procedimento foi feito com o objetivo de viabilizar a venda “a instituições financeiras e exportadoras”. “Foi constatado que na PLG indicada não houve a lavra da quantidade de ouro declarada”, complementa a PF.
Os investigadores estimam que o grupo lavou mais de R$ 130 milhões, valor correspondente a cerca de 300 quilos de ouro puro. “Os objetos apreendidos serão analisados visando à identificação de todas as pessoas que praticam a extração e o comércio ilegal de ouro. O trabalho se concentrará na identificação de todos os envolvidos e na recuperação do prejuízo sofrido pelos cofres públicos”, diz a PF.
CIANO MAGNTA AMARELO PRETO QUARTA-FEIRA, 1º DE MARÇO DE 2023 8 GERAIS
Fabio Rodrigues Pozzebom - Agência Brasil
U E rn
mossoró aprovados devem apresentar documentação partir de amanhã
A Universidade recebeu neste ano 18.244 inscrições, 7% a mais do que as inscrições realizadas em 2022
OMinistério da Educação e Cultura (MEC) divulgou o resultado da chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (Sisu 2023). Agora os aprovados e aprovadas para os cursos na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) ficam na expectativa da divulgação do edital do cadastro institucional, como também de matrículas.
Conforme anunciado pela UERN, o documento de convocação deverá ser publicado nesta quarta-feira (1º). A apresentação da documentação para o cadastro institucional ocorrerá nos primeiros dias de março.
“Entre os dias 2 e 8 de março, os aprovados e aprovadas devem apresentar a sua documentação para realização do cadastro institucional. Esse edital vai informar toda a documentação necessária, o local para apresentar essa documentação”, explicou próreitora de Ensino de Graduação, Fernanda Abreu.
Ela esclarece que depois desta etapa será publicado o edital de matrículas. “Depois de realizar o Cadastro Institucional, a partir do dia 17 de março, será publicado o edital de matrículas”.
Para tentar uma vaga, os candidatos usaram a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022. Além de ter feito a prova, os interessados não podem ter zerado a nota de redação nem ter feito o exame como treineiros.
O Sistema de Seleção
Medicina é o curso com a maior concorrência
A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) divulgou os cursos com maior concorrência em cada campus.
Além de Mossoró, há unidades da universidade em Pau dos Ferros, Caicó, Natal, Patu e Assú.
De acordo com o levantamento da instituição, o curso de Medicina tem a maior concorrência no campus Mossoró. São, ao todo, 42,1 candidatos por vaga. Já o curso de Enfermagem na UERN Pau dos Ferros é o que apresenta a maior concorrência: 21,7 candidatos por vaga.
O curso de Enfermagem no campus de Caicó também apresenta o maior número de candidatos por vaga. Na unidade são 13,1 por vaga. Direito, ofertado na UERN Natal, é o que tem a maior concorrência no campus instalado na capital do Rio Grande do Norte. A concorrência chega a 10,7 candidatos por vaga.
Por fim, o curso de Pedagogia em Patu e Assú é o que tem a maior concorrência. No primeiro, a concorrência é de 7,4 candidatos por vaga, enquanto que no segundo o índice chega a 7,2.
Unificada reúne em um sistema eletrônico gerido pelo MEC as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil, sendo a maioria delas ofertada por instituições federais (universidades e institutos). O sistema executa a seleção dos estudantes
com base na nota do Enem. Até o limite da oferta das vagas, por curso e modalidade de concorrência, de acordo com as escolhas dos candidatos inscritos, eles são selecionados por ordem de maior classificação, em cada uma das duas edições anuais do Sisu.
mais DE 18 miL insCriçÕEs
Os seis campi da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte receberam neste ano 18.244 inscrições. Segundo a instituição, o número é 7% maior do que as inscrições realizadas no ano passa -
Confira os DoCUmEntos a sErEm EnviaDos
Não cotistA - o candidato convocado na categoria NÃo Cotista deverá enviar, no ato do Cadastro nstitucional, toda e em um único e-mail, a seguinte documentação, nos casos nos quais for pertinente, frente e verso:
a) 1 (uma) fotografia 3×4 (recente);
b) Histórico escolar do ensino Médio ou de curso equivalente a esse nível de ensino;
c) Diploma ou Certificado ou Certidão de Conclusão do ensino Médio. este documento poderá ser substituído por Diploma ou Certificado ou Certidão de conclusão de curso superior devidamente reconhecido no Brasil pelos órgãos competentes; mas não por histórico de curso superior ou comprovante de vínculo com ies mesmo a uern. Caso exista, no Histórico escolar, a informação expressa de que o candidato concluiu o ensino Médio, este item pode ser dispensado. Não será aceita Declaração de possível concluinte;
c) Certidão de quitação eleitoral, fornecida pelos órgãos da Justiça eleitoral ou obtida no endereço eletrônico do tribunal superior eleitoral (tse): (http://www. tse.jus.br/eleitor/servicos/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral/). serão dispensados da entrega deste documento, mediante comprovação (cópia legível), os candidatos estrangeiros; os que eram menores de 18 anos nas últimas eleições (nascidos depois de 2/10/2004); os maiores de 70 anos nas últimas eleições (nascidos antes de 2/10/1952); os conscritos que estejam cumprindo o serviço militar obrigatório; e os que perderam os direitos políticos;
d) Certidão de Nascimento ou Casamento;
e) Carteira de reservista ou Certificado de alistamento Militar (CaM), quando for o caso ou documentos que comprovem estar em dia com as obrigações militares. obrigatório apenas para os candidatos do sexo masculino que tenham 18 anos de idade completos no dia da realização do Cadastro institucional; sendo dispensada para os maiores de 45 anos de idade no ato do envio dos documentos;
f) CPf ou documento oficial que contenha o número deste documento ou Comprovação de inscrição no CPf obtida no endereço eletrônico da receita federal do Brasil (http://www.receita.fazenda.gov.br/aplicacoes/atcta/cpf/consultapublica.asp);
g) Documento oficial de identificação;
h) Carteira de identidade de estrangeiro – Cie, quando for o caso.
i) Declaração de autenticidade de Documentos.
ArgUmeNto de iNclUsão regioNAl - o candidato convocado na categoria
Não Cotista com uso do argumento de inclusão regional deverá enviar toda e em um único e-mail, a seguinte documentação:
a) todos os documentos da categoria NÃo Cotista;
b) Comprovação de que este cursou integralmente os ensinos fundamental e mé-
do, quando foram registradas 17.041.
De acordo com a UERN, as mulheres representam maioria na convocação da chamada regular. Foram convocadas 1.418 mulheres e 1.035 homens. O resultado da chamada regular pode ser consultado na página do Acesso Único, explica a instituição. Nele, os estudantes podem verificar as vagas oferecidas por modalidade de concorrência, cursos e turnos, instituições e localização dos cursos. Também é possível acessar a íntegra do documento de adesão de cada uma das instituições ao Sisu.
A reitora Cicília Maia avaliou positivamente os números e também destacou que os novos alunos terão uma boa acolhida e também uma experiência única na universidade. “Estamos muito felizes com esse resultado e com a chegada de novos estudantes à nossa Instituição. Faremos uma boa acolhida a todos e todas. Se informem sobre nossa política de assistência estudantil, envolvam-se com iniciação científica e projetos de extensão. Essa vivência na Universidade é um período incrível. Temos orgulho da Uern que transforma e oportuniza pessoas”, afirmou a reitora. Do total de inscritos, 82,1% buscaram a vagas reservadas para as ações afirmativas da instituição: Pessoas com deficiência (PcD), pessoas pretas, pardas ou indígenas (PPI) ou egressos de escolas públicas (EPP). Entre as pessoas que se inscreveram neste ano, 94% residem no Nordeste, sendo 79% destes do Rio Grande do Norte
dio em escolas públicas ou privadas localizadas no estado do rio Grande do Norte: i) Histórico escolar do ensino fundamental (1º ao 9º ano); ii) Histórico escolar do ensino Médio. Cota social – egresso de escola Pública o candidato convocado na categoria Cota social – egresso de escola Pública deverá enviar a seguinte documentação:
a) todos os documentos da categoria NÃo Cotista
b) Comprovante (Histórico escolar) de ter cursado todo o ensino fundamental (ou curso equivalente a esse nível de ensino) em escola pública;
c) Comprovante (Histórico escolar) de ter cursado todo o ensino médio (ou curso equivalente a esse nível de ensino) em escola pública;
d) termo de responsabilidade do Cotista social devidamente assinado à mão;
cotA sociAl – Preto, PArdo oU iNdígeNA - o candidato convocado na categoria Cota social – Preto, Pardo ou indígena deverá enviar a seguinte documentação:
a) todos os documentos da categoria NÃo Cotista;
b) formulário de autodeclaração – Pretos, Pardos ou indígenas, devidamente preenchido;
c) apenas para os candidatos aprovados na subcategoria de indígena: Declaração de etnia e de Vínculo Com Comunidade indígena.
PessoA com deficiêNciA - a entrega da documentação do candidato que se declarou Pessoa com Deficiência divide-se em duas etapas: Cadastro institucional e Junta Multiprofissional.
a) No ato do Cadastro institucional, deverá enviar toda e em um único e-mail, a seguinte documentação: i) todos os documentos solicitados para a categoria Não Cotista; ii) formulário de autodeclaração da Pessoa com Deficiência devidamente preenchido.
b) No ato da Junta Multiprofissional, deverá entregar toda e de uma só vez, a seguinte documentação:
i) Documento de identidade (original e cópia);
ii) Laudo médico (original e cópia) emitido por profissional especialista na área da deficiência autodeclarada, o qual comprove esta. o laudo deve ter sido emitido nos últimos 12 (doze) meses – a contar da data do comparecimento do candidato à Junta Multiprofissional -, devendo ainda conter o código correspondente da Classificação internacional de Doença – CiD 10 e relatar a deficiência do candidato para o exercício ou desempenho de atividades acadêmicas.
iii) exames comprobatórios.
@defato_rn /jornaldefatorn /photos/jornaldefatorn
Mossoró (rN), quarta-feira, 1º DE março DE 2023
UErn ofereceu 2.509 vagas nos cursos presenciais de graduação neste ano
arquivo
GENTE DE FATO
M a R il ENE Pai Va marilene.paiva@gmail.com
SUELY FRANÇA IN USA
A melhor design de sobrancelhas do Rio Grande do Norte, a internacional Suely França, encontra-se nos Estados Unidos atendendo seus clientes da Flórida. É isso aí, amiga, pode quem pensa que pode!
A I N óS...
O Baile da Vogue é patrocinado por Beefeater, Lindt, Stella Artois, Tônica Antárctica, Chandon, 3 Corações, Jean Paul Gaultier, Eudora, Amend, Mastercard, Havaianas, Bulova, Instagram, C6, Azul, Banco Master, Calzedonia, iPlace, Refit, Intimissimi, O.P.I., Phytoervas, Veste, Desinchá, Volvo, Disney e 99, o evento terá 1.600 convidados que irão desfrutar do sonho que valoriza o universo da moda e do Carnaval. Sonha, Alice do País de Mossor ó.
BAND-AID
Parabéns aos aprovados no Sisu 2023. Famílias e feras felizes.
DIOCESANO SANTA LUZIA
Amanhã dia 2, o Colégio Diocesano Santa Luzia completará 122 anos de existência. Em comemoração, haverá uma missa em Ação de Graças no Carecão, celebrada pelo Bispo Dom Mariano Manzana e os concelebrantes Pe Sátiro Cavalcanti Dantas e Pe Charles Lamartine. Viva ao Dió!
ESTANTE
Um livro que mistura ficção com realidade, o romance "Eu, Miguel de Cervantes", conta verdades históricas, possíveis e poéticas. No enredo da dramaturga premiada Maria Gessy Sales, o autor do célebre Dom Quixote deixou suas memórias escritas para um jovem leitor. Eram memórias recentemente encontradas numa escavação no subsolo de um convento e que se tornaram uma surpresa na qual o leitor percebe que a vida do escritor é muito mais rica de aventuras, desenganos e superações do que a do seu personagem mais conhecido. Tá valendo a dica de leitura.
CHAMPANHE NO GELO
Apagam as velinhas hoje: André Luís Oliveira, José Carlos Mattos, Adriana Medeiros, Dhyonne Nogueira, Laila Ester, Angélica Jales, Danilo Magalhães, Alisson Moura, Eunice Da Silva Oliveira, José Emídio Oliveira e Ana Vitoria. Saúde e paz!
Todos os vivas ao advogado andré luís. Hoje a festa é sua. a festa é nossa que compartilhamos os votos de feliz aniversário ao lado da sua esposa Patrícia Targino e dos filhos letícia e andrezinho. Parabéns!
Hoje é dia de bolo confeitado para o querido José carlos Mattos, que celebra idade nova ao lado dos familiares, em agradecimento ao Deus Pai por mais um ano de vida. Paz e bem!
Daqui para Pau dos Ferros, segue o abraço para a aniversariante festejada Rosimar Garcia, ganhando o abraço dos amigos Jenisson Villaça e do colunista lord lisboa Batista. Tintin, meus mores!
Em viagem pela Europa, a queridíssima Zilene Marques de Medeiros, TcM Telecom, encontra com o apresentador Rodrigo Faro. Um clique de celebridades!
UNS E OUTROS
>> adorei participar do Podcast “Nem toda loira é cast” , das loiras e lindas médica Nayana adour e da professora farmacêutica PhD Germana rebouças.
>> até fiquei com vontade. Muitos convites já chegaram... Em análise. Prometo que uma coisa de cada vez.
>> agora estamos com projetos valorosos em andamento. revista Presença, impressa e digital, com Fabrícia Linhares. Livro das Mães, Eu tenho tanto Pra te Falar, com rafaella Costa. E mais... bem mais. Graças a Deus!
>> Ganhar presentes é muito bom. Bom mesmo. agora... poder comprar ,sem ficar devendo é melhor ainda...
>> O Hotel de Portalegre, paraíso da Serra de Portalegre, em breve reabrirá suas portas. Para alegria de turistas e portalegrenses. Sob nova administração. Não está mais na direção do Grupo Sabino Palace.
>> “Nenhum homem é rico o bastante para comprar seu passado.” (Oscar Wilde)
quarta-FEIra 1º DE MARÇO DE 2023 2 social
Fotos Cedidas
HOPE MOSSORÓ | Av. João da Escóssia, nº 159 - Loja 01 | Nova Betânia (84) 98118-0865 @hope.mossoro FAZEMOS DELIVERY
Chuvas na região Oeste Potiguar devem chegar a 480mm até maio
Durante a Reunião de Análise e Previsão Climática 2023 para o semiárido do Nordeste brasileiro, coordenada pela equipe da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), foi feita a previsão meteorológica para os próximos meses. De acordo com as informações divulgadas, a previsão é de que o volume pluviométrico na região Oeste do Estado chegue a quase 480 milímetros, até maio.
De acordo com a Emparn, o volume de chuvas previsto para o período se enquadra na categoria normal a acima do normal. A previsão foi elaborada pelos especialistas com base nas análises de alguns elementos, principalmente, das condições oceânicas, com a ocorrência do fenômeno La Ñina (esfriamento das águas no Pacífico), resfriamento das águas do Atlântico Norte e aquecimento das águas superficiais no Atlântico sul.
Esses elementos devem favorecer a atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) no território potiguar- principal sistema meteorológico que favorece a ocorrência de chuvas no Nordeste do Brasil.
Na região Oeste do Rio Grande do Norte, a previsão
A média de chuvas para a região Oeste do Estado está acima da média estadual
é de que, entre março e maio, sejam registrados 479,2 mm. Esse nível é o segundo maior previsto para todo o Estado e está acima da média estadual, que é de 433,2 mm. Na região Leste, a previsão é que as chuvas acumulem 533,8 mm nos próximos três meses; no Agreste, a previsão é de 343,2 mm e na região Central, a previsão mostra o acúmulo de 376,9 mm em precipitações.
“Os resultados dos modelos meteorológicos dos diversos núcleos de meteorologia do país e do mundo apontam a tendência de chuvas na categoria de normal a acima do normal para
Defesa Civil de Mossoró informa cuidados para o período
A Defesa Civil de Mossoró vem, desde o início do período chuvoso, reforçando os cuidados necessários diante da situação de risco provocada pelas chuvas intensas. As orientações vão desde os cuidados com o descarte correto do lixo, evitando que a água fique empoçada, até a escolha certa de abrigos durante as chuvas.
O coordenador da Defesa Civil de Mossoró, Alcivan Gama, explica que o descarte irregular do lixo provoca
o entupimento de bueiros, galerias e canais, gerando assim alagamento nas ruas e avenidas e até inundação de imóveis. Ele reforça ainda que durante chuvas intensas quem estiver em casa deve retirar aparelhos elétricos da tomada para evitar risco de curto-circuito ou até um princípio de incêndio.
“Enquanto houver chuvas com incidência de raios, a orientação é que se evite o uso de aparelhos como telefone celular (principalmente se conectado à tomada), ele-
o período de março a maio de 2023 no RN com uma boa distribuição espacial. A estação pré-chuvosa apresentou acumulados abaixo da média esperada, devido a bloqueios meteorológicos que, climatologicamente, atuam sob o estado”, comentou o chefe da unidade instrumental de Meteorologia da Emparn, coordenador da reunião, Gilmar Bristot.
O coordenador da Defesa Civil do RN, Coronel Marcos de Carvalho apresentou o Programa de Redução de Riscos e Desastres no RN, o Defesa Civil +Presente. Na oportunidade, Carvalho apresentou algumas medi-
troeletrônicos, chuveiro e secador”, pontuou.
A Defesa Civil também orienta: não se proteger da chuva embaixo de árvores
das de prevenção e orientações para evitar desastres ou minimizar os impactos para a população, no caso de ocorrência de chuvas com volumes intensos.
A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, órgão vinculado ao Gabinete Civil do Governo do Estado, destaca a necessidade de integração entre as instituições, especialmente os municípios, com objetivo de prevenção e redução do tempo-resposta à medida que ocorram eventos adversos. As informações disponibilizadas pela Emparn, destaca Marcos de Carvalho, são essenciais a este planejamento.
ou estruturas metálicas. Em caso de emergência, a Defesa Civil do Município pode ser acionada pela população por meio do telefone 199.
Média mínima esperada para o período de março a maio de 2023
Oeste 479,2 mm
Central 376,9 mm
Agreste 343,2 mm
Leste 533,8 mm
Estado 433,2 mm
AVISO DE LICITAÇÃO RETIFICAÇÃO
Pregão Eletrônico Nº 010/2023 PE
O Município de José da Penha, por intermédio do Pregoeiro, torna público que às 07:00 do dia 13/03/2023, fará realizar Processo Licitatório Sistema de Registro de Preços (SRP), modalidade Pregão Eletrônico, do tipo maior desconto por Lote, para Registro de preços para escolha da proposta mais vantajosa para contratação de empresa especializada em prestação de Serviços de Manutenção Preventiva e Corretiva para a frota veicular do Município de José da Penha, com fornecimento de peças originais do fabricante ou fornecedor autorizado, incluindo-se todos os serviços de mecânica em geral, funilaria, pintura, tapeçaria, eletricidade, ar condicionado, caixa de câmbio e outros afins, com o objetivo de atendimento às demandas do Município de José da Penha/RN, de acordo com o que determina a legislação vigente, a realizar-se na Sala da CPL. https://compras.m2atecnologia.com.br/ - . Informações: https://www.josedapenha.rn.gov.br/ Rua Prefeito Francisco Fontes, 22 - Centro - José da Penha-RN
José da Penha/RN, 17/02/2023
Fabiano Ferreira Alves Pregoeiro
PREFEITURA MUNICIPAL DE TENENTE ANANIAS-RN
CHAMADA PÚBLICA 001/2023
RESULTADO DE JULGAMENTO
Aos 28 de fevereiro de 2023, às 09 h na Secretaria Municipal de Educação, na Rua Maria Arlinda nº 59 – Centro, Tenente Ananias/RN, reuniu-se o Presidente da Comissão Permanente de Licitação e o Secretário Municipal de Educação, em sessão pública para análise, classificação e julgamento dos projetos de vendas apresentados pelos interessados em fornecer produtos da Agricultura Familiar para o exercício de 2023 entregues até as 11h do dia 13/02/2023, em cumprimento do estabelecido pela Lei 11.947/2009 e Resoluções do FNDE. Conforme Edital de Chamada Publica, de conformidade com as especificações e condições descritas no Termo de Referencia, conforme especificações contidas nos anexos deste Edital. Tendo apresentado projetos e documentos de habilitação em envelopes lacrados e identificados a FEDERAÇÃO DE COOPERATIVAS DA AGRICULTURA FAMILIAR E ECONOMIA SOLIDÁRIA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, de CNPJ 19.776.912/0001-88, representante Francisco Fabricio da Silva Franco, COOPERATIVA DE AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DE MOSSORÓ E REGIÃO – COOAFAM, de CNPJ 15.322.872/0001-43, representante José Anderson Douglas mesquita Feitosa, como também o produtor individual CARLOS ANDRÉ DE ANDRADE de CPF 075.782.924- 47 residente e domiciliado no sitio jatobá, zona rural do município de Alexandria/RN. Após análise da documentação constatamos a regularidade da habilitação com os documentos apresentados de acordo com o edital. Em sequência passamos para análise dos projetos de venda, onde constatamos que a FEDERAÇÃO DE COOPERATIVAS DA AGRICULTURA FAMILIAR E ECONOMIA SOLIDÁRIA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE e a COOPERATIVA DE AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DE MOSSORÓ E REGIÃO – COOAFAM ambas apresentaram propostas para os itens 31, 32, 33, 34 e 35 do edital. Neste caso observa-se o item 5.2. Entre os grupos de projetos, será observada a seguinte ordem de prioridade para seleção: II – o grupo de projetos de fornecedores de Região Geográfica Imediata tem prioridade sobre o de Região Geográfica Intermediária, o do estado e o do País; Desta forma, observa-se como prioritária a contratação da COOPERATIVA DE AGRICULTORES E AGRICULTORAS FAMILIARES DE MOSSORÓ E REGIÃO – COOAFAM com sede em Mossoró sendo prioritária para o fornecimento dos itens31, 32, 33, 34 e 35 no valor de R$ 78.239,00 (setenta e oito mil, duzentos e trinta e nove reais) , já a FEDERAÇÃO DE COOPERATIVAS DA AGRICULTURA FAMILIAR E ECONOMIA SOLIDÁRIA DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE foi selecionada para fornecer os itens; 01, 02, 05, 06, 07, 09, 10, 11, 13, 14, 15, 20, 21, 22, 24, 25, 26, 27, 28, 29,30, 36 e 37, no valor de R$ 221.535,00 (duzentos e vinte e um mil, quinhentos e trinta e cinco reais). O Produtor individual CARLOS ANDRÉ DE ANDRADE foi selecionado para fornecer os itens 03, 04, 16 e 17, no valor de R$ 23.292,00 (vinte e três mil, duzentos e noventa e dois reais) Por fim, informa que este resultado será publicado no Quadro de Avisos da Prefeitura Municipal, Diário da FEMURN e jornal de circulação, além do site da Prefeitura Municipal de Tenente Ananias http://tenenteananias.rn.gov.br/. Sem mais a tratar encaminhamos processo para apreciação e homologação da excelentíssima prefeita deste município.
Tenente Ananias, RN – 28 de fevereiro de 2023
Francisco Clesiano de Paiva Lima
Presidente da CPL
José Eronildes Pinto Secretário Municipal de Educação
PREFEITURA MUNICIPAL DE TENENTE ANANIAS-RN
AVISO DE LICITAÇÃO PREGÃO ELETRÔNICO Nº 9/2023-0009
Estado do Rio Grande do Norte, Prefeitura Municipal de Tenente Ananias, torna público estar realizando licitação sob a modalidade de Pregão Eletrônico, que tem como objeto Registro de preços para futura e eventual aquisição de Gêneros Alimentícios para fornecimento de merenda escolar aos alunos matriculados na rede municipal de ensino do ano letivo 2023. Conforme termo de referência que é parte integrante do Edital de acordo com o que determina a legislação vigente, INICIO DO ACOLHIMENTO DAS PROPOSTAS: 06/03/2023; DATA DA ABERTURA DAS PROPOSTAS: 16/03/2023 às 09:00:00; INICIO DA SESSÃO DE DISPUTA DE PREÇOS: 16/03/2023 às 09:05:00
Obs.: O Edital e seus anexos encontram-se à disposição no endereço eletrônico www.tenenteananias.rn.gov.br e www.bbmnetlicitacoes.com.br
TENENTE ANANIAS - RN, 01 de Março de 2023
ARISTOTELES BARRETO DE ARAUJO SARMENTO Pregoeiro
>> De acordo com a Emparn, essa média pluviométrica está dentro do padrão de “normal a acima do normal”
QUARTA-FEIRA, 1º DE MARÇO DE 2023 MOSSORÓ 3
PREVISÃO
Reprodução
AMINA COSTA Da Redação
ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE PREFEITURA MUNICIPAL DE JOSÉ DA PENHA
deMAis
#BdAyLu
GeorG iano a zevedo georgianoazevedo@gmail.com
Luciene Holanda reuniu poucos & bons na noite de domingo, 26, no restaurante Avenida 297 para comemorar idade nova, com direito a delícias do Sushi Fusion.
T ee N
Já que falamos em Miss Teen, a Tráfego Models vai abrir inscrições para Miss e Mister Mossoró CNB Teen. Em breve. Aguarde!
M iss e M F esTA!
A Miss Mossoró CNB Teen 2022, Ingrid Torres, mudou de idade ontem, 28, e comemorou na Serra de São Bento em dia de trabalho com a turma da Tráfego Models.
Flavinho adour começou a semana de idade nova e daqui segue o nosso abraço!
M iss MOss ORÓ
A Tráfego Models segue com inscrições para o concurso Miss Universo Mossoró 2023, para mulheres com idade entre 18 e 27 anos, solteiras, casadas, e desta vez, podem ter filhos. Em breve, vamos anunciar a data do evento. Mais informações no 84.99411-3130.
de VOLTA!
Depois de Carnaval, a Hype 84 Lounge vem aí com superfesta, dia 4 deste mês, com show de Rogerinho, Fellipe Costa e DJ. Simbooora!
ingrid Torres, aniversariante linda do final de fevereiro. Grande abraço!
quarta-feira, 1º de MARÇO de 2023 4 social
Cedida
Pedro Sobrinho
a aniversariante luciene Holanda recebendo abimal e Jéssica, os gêmeos lucas e davi, vitória, Gustavo, Marluce, egilson e zoraide.
luciene Holanda, só alegria, no seu aniversário.
e L e É O TAL!
LISBOA BATISTA
MUSEU DE CULTURA POPULAR
Será realizado neste dia 3 de março, a partir das 19h, o III Encontro com Poesia Popular de Riacho da Thesoura, em Francisco Dantas – RN. Apresentação do Poeta Robson Renato, abertura com João Victor, Cantoria com a dupla Tico & Toinho, e a participação das poetisas pauferrenses, Ingrid Natália, Sofia e Vitória Rego. No Museu de Cultura Popular. À frente, o Diretor do Museu, Prof. Dr. Jairo Campos. Agradecemos convite.
FESTIVAL DE CABOCLOS
A edição 2023 do Festival de Caboclos é promoção da Prefeitura de Major Sales/RN, acontecerá na Semana Santa, tendo ponto alto no sábado de Aleluia, 8 de abril com o 31º Concurso de Caboclos – Malhação de Judas da cidade oestana na Praça de Eventos. É o maior evento de cultura popular do interior do RN, além dos shows com artistas nacionais e regionais, o Festival ainda contará com uma rica programação cultural ao longo da Semana Santa. Solange Almeida, Eric Land, Giannini Alencar fazem a festa dia 8 de abril em Major Sales/RN. Vamos todos.
sargi13tario@hotmail.com
ANIVERSÁRIO DO DIOCESANO
O Padre Sátiro Dantas, pauferrense de 93 anos, Diretor Emérito, receberá amanhã, homenagem com a Medalha de Mérito Educacional, durante a Missa de Aniversário dos 122 anos do Colégio Diocesano Santa Luzia, de Mossoró, a ser presidida pelo bispo Dom Mariano Manzana, no Ginásio Carecão, às 8 horas. É uma forma de reconhecimento ao trabalho de professor, sacerdote e diretor do CDSL, sua grande contribuição à UERN e na Faculdade Católica do RN.
Quero o maior bem ao lindo Ethan. A avó Jânea e a mamy Renata Bessa fizeram a festa de 4 aninhos. Parabéns!
2ª CAVALGADA
Vai acontecer no dia 19 de março a 2 ª Cavalgada de Francisco Dantas/RN, dentro da programação dos 60 anos de sua emancipação política. Contará com a participação especial de Mazzaropi – o locutor do sertão. Organização da Prefeitura Municipal, com inscrições abertas até o dia 15 de março, na Secretaria da Agricultura. Informações pelo (84) 99901-9727.
A vida é breve, mas cabe nela muito mais do que somos capazes de viver.”
Luiz André/ Micarla Monaísa, ele aniversariou dia 28, e o tio aqui renova o abraço de parabéns.
A Médica Lara Figueiredo ladeada dos pais Dr. Nilton/Maria José. Ela aniversariou e o Colunista parabeniza.
Diretora da FACEP/Evolução, Profa. Genisa Raulino fez a festa da vida. No click em lançamento da Revista Presença em dezembro. Brinde de Parabéns.
J OS é SARAMAGO
Municípios da região de Mossoró terão 5G autorizada em junho
Serão contemplados, além de Mossoró: Areia Branca, Baraúna, Grossos, Serra do Mel e Tibau
Sete municípios localizados da chamada grande Mossoró, na região Oeste, deverão contar com licenciamento e ativação das estações de 5G até junho deste ano. Os planejamentos estão aprovados na Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) e serão autorizados obedecendo ao processo de implantação da nova tecnologia em todo o País.
Além de Mossoró, serão contempladas na região: Areia Branca, Baraúna, Grossos, Serra do Mel e Tibau. A Anatel ainda planeja autorizar até junho nas cidades potiguares de São Miguel do Gostoso, Baía Formosa, Brejinho e Lagoa de Pedras, Lagoa Salgada, Poço Branco, Pureza, Rio do Fogo, Senador Georgi-
Nova tecnologia 5G começa a avançar no Rio Grande do Norte
no Avelino, Taipu, Tibau do Sul e Vila Flor.
Nesta semana, a Anatel autorizou o licenciamento e ativação das estações de
5G - na faixa de 3,5 GHzem mais 14 cidades do Rio Grande do Norte. Assim, as prestadoras que adquiriram lotes na faixa de 3,5
GHz poderão solicitar a agência a ativação. Ao todo, no Brasil, a liberação foi para 347 municípios.
Para cada município, as
prestadoras precisam adequar uma quantidade mínima de estações a ser implementadas nos prazos do edital ou conforme estratégias de cada uma.
Os municípios do RN que tiveram a liberação são:
Arez (2 estações mínimas)
Bom Jesus (1 estação)
Ceará-Mirim (9 estações)
Extremoz (4 estações)
Goianinha (3 estações)
Ielmo Marinho (2 estações)
Macaíba (10 estações)
Maxaranguape (2 estações)
Monte Alegre (3 estações)
Nísia Floresta (3 estações)
Parnamirim (33 estações)
São Gonçalo do Amarante (13 estações)
São José de Mipibu (6 estações)
Vera Cruz (2 estações)
A Anatel ressalta, no entanto, que a liberação da faixa não significa que redes do 5G serão instaladas de imediato nas localidades: a instalação antecipada de estações de 5G nessas cidades depende do planejamento individual de cada prestadora.
Além dessas cidades, no RN, Natal já tinha tido o licenciamento e a instalação das estações 5G liberadas no ano passado e o sinal começou a ser liberado em setembro.
DADOS DO BRASIL
Até o momento, 487 municípios do Brasil estão liberados para utilização da faixa de 3,5 GHz por estações do 5G, o que representa uma população de 86 milhões de brasileiros, cerca de 40% da população do país.
Entre as 347 cidades que foram liberadas nesta segunda, elas alcançam 19,5 milhões de brasileiros, 9,1% da população, e são: 177 cidades abaixo de 30 mil habitantes; 111 cidades entre 30 mil e 100 mil habitantes; 37 cidades entre 100 mil e 200 mil habitantes; e 22 cidades acima de 200 mil habitantes.
QUARTA-feiRA 1º DE MARçO DE 2023 ESTADO 5
Dr. Oséas Rodrigo fez a festa para esposa, Andressa Layane. LB parabeniza.
Cedida Cedida Cedida Cedida Cedida
Marcello Casal Jr - Agência Brasil
NOVA TECNOLOGIA
''
rN tem mais de r$ 100 milhões em recursos para segurança
u so dos valores foi detalhado nesta semana pela Secretaria de Segurança do e stado, após repercussão de matéria nacional colocando o RN com o menor uso de recursos federais na área entre 2019 e 2022
ORio Grande do Norte tem garantias de mais de R$ 100 milhões em recursos federais para serem investidos na segurança pública do estado. A utilização dos valores foi detalhada pela Secretaria Estadual de Segurança Pública (SESED), após repercussão de matéria nacional publicada no começo desta semana dando conta de que o RN figurava como o estado brasileiro com menor uso de recursos federais na segurança pública entre 2019 e 2022.
Diante da repercussão do assunto, a Sesed/RN, após solicitação da reportagem do Jornal DE FATO, encaminhou na última segundafeira (27) uma nota informando que parte do valor repassado pela União "está bloqueado até o momento, não podendo ser executado" e que "já foram executados R$ 12.443.735,95"; e pontuou oito principais como "motivos destes recursos
obra do Complexo de Perícias Criminais do ItEP deve utilizar r$ 14,7 milhões desses recursos
não terem sido utilizados", incluindo assim, a questão dos dois anos de pandemia da covid-19; falta de produtos e insumos no mercado; variações anormais e constantes de preços de produtos e insumos no mercado
global; e atrasos burocráticos e de mercado, dentre outros fatores. Nesta terça-feira (28), a Sesed/RN divulgou novas informações sobre o tema. A secretaria destacou que, em relação ao repasse de
recursos federais para investimentos na área da segurança pública estadual, mais de R$ 100 milhões estavam nos cofres do Estado "para melhor equipar as forças de segurança e melhor servir a população
Reprodução
Em relação à parcela 2020, de R$ 26,3 mi, a Sesed disse que tem 69,45%, quando somados os valores contratados e pagos.
"Nesta parcela, inclusive, já está contratada a obra do Complexo de Perícias Criminais do Instituto Técnico-Científico de Perícia do RN que irá utilizar R$ 14,7 milhões", detalhou a secretaria. Quanto à parcela 2021, R$ 27,3 milhões, além dos bens e serviços, a pasta informou que há as obras do Complexo de Delegacias, Divisões e Departamentos da Polícia Civil do RN e o Regimento de Polícia Montada da Polícia Militar do RN, as quais farão uso de R$ 15,3 milhões. Já a parcela 2022, R$ 34,5 mi, ainda há R$ 1,3 milhão bloqueado e duas obras a serem iniciadas: os Centros Administrativo e de Saúde do Corpo de Bombeiros Militar do RN, no valor inicial de R$ R$ 5,4 milhões.
potiguar". A pasta informou ainda no dia anterior que quanto à parcela de 2019, referente à R$ 23,9 milhões, encontra-se com 82,5% dos valores contratados (aguardando liquidação e pagamento) e pagos.
A Sesed ressaltou que o atual ano financeiro e orçamentário do Estado (2023) está com previsão de iniciar em março, quando a parte orçamentária do fundo estadual será reforçada com a suplementação de crédito orçamentário por meio da incorporação de saldos de exercícios anteriores, ficando de acordo com a parte financeira, em conta. "Desta forma, esperamos mais celeridade nas execuções dos recursos ao longo do exercício de 2023", pontuou a secretaria.
O funcionário de um tradicional restaurante em Mossoró continua desaparecido há uma semana. A informação é de que Marcelo Gomes sumiu depois de ter embarcado em uma viagem para o estado do Maranhão. Até o fechamento desta matéria, o paradeiro dele ainda era dado como indefinido.
O estabelecimento onde o churrasqueiro atua divulgou duas notas sobre o ca-
so. No último sábado (25), o restaurante confirmou o desaparecimento do colaborador mais conhecido como “Meu Querido” e disse que o fato tinha ocorrido desde o último dia 21, no estado do Maranhão, para onde ele teria viajado. Nesta terça-feira (28), o estabelecimento publicou a informação que tinha sido "constatada a passagem do veículo que Marcelo Gomes estava pela cidade de
Sobral/CE, por volta das 20h00 da quarta (22). Informamos também que, o amigo que o acompanhou até Presidente Dutra/MA, neste horário encontrava-se em Teresina/PI para embarcar em uma locomoção até Mossoró, o que o impossibilitaria de estar acompanhando-o", detalhou.
O estabelecimento reforçou ainda que a última localização sabida do veículo do colaborador foi na região cearense de Sobral. "Quem por ventura vier a ter alguma informação ou conseguir ajudar, por favor, entrar em contato com a nossa equipe, polícia ou família", solicitou.
Reprodução
23 crimes
Um homem morreu depois de ser baleado em Mossoró junto com a esposa. O crime ocorrido na manhã desta terça-feira (28) fez a cidade somar 23 homicídios neste ano. A mulher da vítima ficou ferida.
O caso aconteceu no começo da manhã de ontem, quando Railson Carlos da Silva Costa, de 27 anos de idade, caminhava em rua do bairro Boa Vista, junto com a esposa. A informação é de que o casal
outros crimes
A Delegacia de Narcóticos (DENARC/Mossoró), em atuação integrada com a Divisão de Policia do Oeste (DIVIPOE/Mossoró), deflagraram no início da manhã desta terça-feira (28) a “Operação Petroleum”. Seis mandados de prisão preventiva e seis mandados de busca e apreensão domiciliar foram realizados em uma comunidade localizada em Mossoró.
A polícia informou que três suspeitos foram presos. A investigação teve como intuito combater uma organiza-
ção criminosa responsável pelo cometimento de roubos, furtos, tráfico de drogas e homicídios. Fernando Gabriel da Silva Dantas; e Allexius Cauã Simão Ferreira foram presos por tráfico de drogas e associação criminosa. Já Jackson Rodrigues da Silva foi preso por receptação.
Os suspeitos foram conduzidos e apresentados ao delegado responsável. Os dois presos com mandado de prisão foram encaminhados à cadeia pública, à disposição da justiça. O pre-
teria sido surpreendido por disparos de arma de fogo efetuados por uma dupla de moto.
Tanto o homem quanto a mulher foram atingidos pelos tiros. Os dois foram socorridos e levados para o hospital. Railson não resistiu e morreu. O estado de saúde da mulher não foi divulgado. A autoria e motivação do crime devem ser apuradas pela polícia.
so por receptação pagou fiança e foi liberado.
vIolêNCIa DoméstICa E a 42ª Delegacia de Polícia (42°DP – Areia Branca), prendeu nesta terça-feira (28) em flagrante um homem, de 29 anos, que tentou arrombar a casa da ex-companheira, no município de Areia Branca. De acordo com a vítima, o homem não aceitou o fim do relacionamento e passou para o estágio de perseguição e ameaça. O suspeito é dependente químico e faz uso de entorpecentes, associando os seus efeitos com os do consumo excessivo de bebidas alcoólicas. Após ser detido, o homem pagou uma fiança e ficará submisso às medidas protetivas impostas pela justiça.
QUARTA-feiRA 1º DE março DE 2023 6 segurança
I N v E st I m EN tos
marcelo sumiu depois de ter embarcado em uma viagem para o estado do maranhão
Funcionário de restaurante segue desaparecido há uma semana
Homem morre após ser baleado junto com esposa e cidade soma
o peração cumpre mandados contra bando acusado de homicídios, tráfico e
Libra muda proposta por liga de clubes brasileiros para buscar união
>> Grupo que reúne os clubes de maior torcida se reuniu em São Paulo nesta terça-feira
ALibra se aproximou das demandas da LFF (Liga Forte Futebol) na tentativa de chegar a um consenso para a liga de clubes no Brasil. Em assembleia realizada nesta terça-feira, 28, na sede da FPF (Federação Paulista de Futebol), as equipes decidiram fazer mudanças na divisão do dinheiro a ser gerado pelo Campeonato Brasileiro a partir de 2025.
O grupo aceita colocar um limite máximo de 3,4 vezes para a diferença entre o time de maior e menor arrecadação. Também mudou o critério de engajamento (um dos itens de remuneração) para levar em consideração apenas a audiência média dos jogos.
São duas reivindicações feitas pela LFF e que, no entender dos cartolas da Libra, emperravam as negociações.
Depois de um período de transição de cinco anos, se chegaria também à fórmula 45-30-25, sendo 45% dos recursos repartidos em partes iguais, 30% pela classificação no campeonato e 25% pela média de audiência.
Antes desta terça, estes 25% seriam determinados por equação que consideraria uma pesquisa de torcida, pay-per-view, redes sociais e público nos estádios. Segundo presidentes de clubes da LFF, são dados que podem ser manipulados.
Até o momento, o projeto de uma liga administrada pelas equipes está dividido em dois blocos. A Libra reúne 18 clubes que atualmente disputam as séries A ou B. Estão nesta entidade os de maior torcida no país: Flamengo,
Corinthians, Palmeiras e São Paulo. A LFF engloba outros 26 das três principais divisões.
"São mais argumentos para outros clubes aderirem à Libra. Vamos voltar a discutir para chegar bem
perto do que anseia a LFF", disse a presidente do Palmeiras, Leila Pereira. Em novas discussões,
Entidade quer a divisão garantida em qualquer circunstância
Para a Libra, o contrato do Forte Futebol com a Seregentti deve ser visto com desconfiança porque teria várias cláusulas não vinculantes. O fundo estaria obrigado a investir apenas de acordo com certas circunstâncias. O LFF descarta essa afirmação.
Uma próxima disputa pode acontecer quanto ao dinheiro a ser recebido por cada agremiação durante os cinco anos de transição. A LFF não aceita que o sta-
tus quo seja mantido nesse período. Flamengo e Corinthians são os que mais arrecadam pelo serviço de pay-per-view, por exemplo.
A Libra propõe que entre 2025 e 2029 nenhum clube receba menos do que o valor previsto para 2024. Entre eles, a garantia mínima de pay-per-view. Os mesmos Flamengo e Corinthians, em 2024, podem embolsar R$ 200 milhões.
A LFF concorda com a
não redução de ganhos durante esses anos de transição, mas quer excluir da conta a performance passada e a garantia mínima de pay-per-view.
"Eu acredito que a gente consiga colocar todo mundo debaixo do mesmo guarda-chuva", define o presidente do Grêmio, Alberto Guerra.
Ele é um dos cartolas de uma comissão da Libra que vai negociar com a LFF. Ele não descarta nem mesmo
os mandatários também prometem debater outra reivindicação do Furte Futebol: retirar a necessida -
uma composição entre os dois investidores, algo que não é bem visto por outros presidentes.
Caso não haja acordo até 2024, a maior probabilidade é que existam dois blocos de negociação de direitos de TV, sem uma emissora com os direitos para todas as partidas.
VEJA OS 18 CLUBES
QUE FAZEM PARTE
DA LIBRA:
Bahia, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Grêmio, Guarani, Ituano, Mirassol, Novorizontino, Palmeiras, Ponte Preta, Red Bull Bragantino, Sam-
de de uma votação unânime para alteração no estatuto da Libra. Leila Pereira disse ser contra o item e apoia a alteração.
"É uma oportunidade que talvez não teremos outra igual", concordou o presidente do São Paulo, Julio Casares.
As duas partes já têm investidores comprometidos a aportar dinheiro na liga a partir de 2025. Até 2024, os direitos de transmissão pertencem ao Grupo Globo. A Libra fechou acordo com a Mubadala, fundo dos Emirados Árabes, que colocaria R$ 4,8 bilhões nas duas principais divisões. A LFF fechou com a norte-americana Serengetti Asset Management por R$ 4,85 milhões.
Mas as duas empresas se comprometem a pagar tal quantia apenas se o acordo englobar os 40 times que compõem as séries A e B.
Além de divergências pessoais e antipatias entre os dirigentes, existe o componente de que um grupo não confia no que o outro diz. A LFF desconfia das promessas da Libra que não estão escritas no estatuto. Segundo Casares, a distribuição do dinheiro e a questão das 3,4 vezes dependeriam "do mercado". Estaria atrelado ao valor arrecadado para os times.
paio Corrêa, Santos, São Paulo, Vasco e Vitória.
VEJA OS 26 CLUBES
QUE FAZEM PARTE
DA LFF:
ABC (RN), Athletico, Atlético Mineiro, AméricaMG, Atlético Goianiense, Avaí (SC), Brusque (SC), Chapecoense (SC), Coritiba (PR), Ceará, Criciúma (SC), CRB (AL), CSA (AL), Cuiabá (MT), Figueirense (SC), Fluminense (RJ), Fortaleza (CE), Goiás (GO), Internacional (RS), Juventude (RS), Londrina (PR), Náutico (PE), Operário (PR), Sport (PE), Vila Nova (GO) e Tombense.
Fluminense
Rio – O Fluminense anunciou o acerto com o atacante Lelê, do Volta Redonda. O jogador assinou um pré-contrato e se apresenta ao clube após o Campeonato Carioca. Lelê chega por empréstimo junto ao Itaboraí Profute até o final do ano, com opção de compra dos direitos econômicos.
O Vasco também nego -
aplica
chapéu no Vasco e anuncia Lelê
ciava a contratação de Lelê e o acerto estava apalavrado, mas o Fluminense conseguiu superar a concorrência do rival, causando grande irritação do diretor técnico Abel Braga, que detonou a postura do estafe do jogador.
“O Vasco desistiu porque o Vasco gosta de negociar com homens de palavra
e esse cara, nem o empresário dele ou o Itaboraí Profute foram homens o suficiente para cumprir aquilo que foi dado à palavra, várias e várias vezes. Esse tipo de jogador para nós não serve”, disse.
O Tricolor vai pagar cerca de R$ 500 mil pelo empréstimo. A opção de compra gira em torno de R$ 4
milhões. A primeira proposta foi rejeitada pelo estafe do jogador. No entanto, a insistência do Fluminense somada ao fato de Lelê ser torcedor do clube e querer disputar a Libertadores, pesaram a favor do time das Laranjeiras.
Lelê é o artilheiro isolado do Campeonato Carioca com nove gols marcados em nove jogos. O vice-artilheiro é o futuro companheiro de Fluminense, o argentino Germán Cano, que balançou a rede sete vezes.
quarta-FEIra , 1º de março de 2023 esporte 7
divulgação Volta redonda
Divulgação
Até o momento, o projeto de uma liga administrada pelas equipes está dividido em dois blocos
Lelê é o principal artilheiro do Carioca pelo Volta redonda
FuteboL nacionaL
OABC volta a campo nesta quarta-feira, 1 º , para enfrentar o Tuntum-MA, no estádio Rafael Seabra, para realizar sua estreia na Copa do Brasil, a competição que melhor premia os clubes participantes no país. Para se ter uma ideia, cada minuto em campo valerá ao clube potiguar R$ 15,55 mil, que passando para segunda fase irá enfrentar o Vasco (vencedor do duelo diante do Trem-AM), acrescentando ao cofre uma cota de R$ 1,4 milhão.
Como são quantias milionárias, equipes emergentes não podem se dar ao luxo de abrir mão de uma quantia, que certamente irá agregar muito ao planejamento financeiro do clube. Na partida que terá início às 19h, na cidade de Tuntum, a ordem do treinador Fernando Marchiori é superar o cansaço e vencer, mas isso sem perder o respeito pelos donos da casa, que prometem incomodar.
Além de todo incômodo da viagem, que teve de ser concluída de ônibus entre São Luiz e Tuntum, quando a delegação abecedista teve de enfrentar um trajeto de mais 5h30, para percorrer uma distância de 373 Km entre as duas cidades. O clube potiguar não irá encontrar um campo em boas condições no estádio Rafael Seabra. Na visita realizada ao estádio, alguns membros da comissão técnica do representante potiguar tiveram a oportunidade de ver que o ABC terá muitas dificuldades e, também, se superar para deixar o Maranhão com a vaga garantida na segunda fase.
Dentro da nova fórmula
O artilheiro Hulk vai comandar o Atlético-MG em Belo Horizonte nesta quartafeira, 1º, um alívio para um ataque que teve problemas para superar a defesa do Carabobo da Venezuela no jogo de ida da segunda fase da Copa Libertadores.
O atacante do Galo, de 36 anos, não participou do empate sem gols em Caracas devido a um teste positivo para covid-19, mas já está recuperado para contribuir com a sua força e gols no objetivo do time mineiro de se aproximar da fase de grupos.
Autor de sete gols em seis partidas no Campeonato Mi-
de disputa da Copa do Brasil, o clube melhor colocado no ranking do futebol nacional, visita o adversário em posição inferior na primeira fase, atuando com a vantagem do empate. Então, para amenizar algumas condições desfavoráveis neste primeiro confronto, o treinador Fernando Marchiori pretende fazer um bom uso do regulamento, com a finalidade de atuar no erro dos adversários.
A meta é segurar o ímpeto do adversário e explorar a fragilidade defensiva dos maranhenses, que nas oito partidas oficiais realizadas na temporada, balançou a rede do adversário 12 vezes, mas, por sua vez, acabou sendo vazado em 11 oportunidades. Além disso, faz quatro rodadas que o
neiro, o atacante será uma arma importante do técnico argentino Eduardo Coudet no jogo no Mineirão às 21h30 (horário de Brasília).
Para o Galo, que também volta a contar com outras duas peças importantes, o argentino Matías Zaracho e o chileno Eduardo Vargas, basta apenas uma vitória para avançar à terceira fase da Libertadores.
Quem vencer o confronto vai encarar o vencedor do duelo entre Millonarios (COL) e Universidad Católica (EQU), que se enfrentam na quinta-feira em Bogotá. No jogo de ida empataram sem gols.
nesta noite, em tuntum
Tuntum não sabe o que é vitória pelo campeonato maranhense, emplacando uma sequência de três empates e uma derrota.
O Tuntum, que na edição do ano passado recebeu o Cruzeiro em seu estádio, acredita que pode inverter a vantagem do ABC e se aventurar na segunda fase da Copa do Brasil frente a outro gigante do futebol nacional. Fato visto pelos torcedores locais como a cereja do bolo para o clube em 2023.
A preparação do Tuntum para encarar os potiguares permitiu ao treinador Dejair Ferreira realizar uma série de ajustes táticos e técnicos. Para avançar de fase na competição nacional, o “Leão dos Cocais” terá que derrotar o atual campeão potiguar dentro dos noventa minutos
boaS e mÁS notíCiaS
Apesar de ser franco favorito contra um adversário que nunca venceu fora de casa na Libertadores (três jogos, três derrotas), o time brasileiro parou em Caracas na defesa venezuelana e principalmente no goleiro francês Jeremy Vachoux.
Paulinho, Ademir e Sasha não conseguiram superar o europeu, então os retornos de Hulk, Vargas e Zaracho são uma esperança para Coudet.
O chileno está disponível após cumprir uma suspensão e o argentino está recuperado de uma lesão no tornozelo esquerdo que o afastou da pré-temporada.
No entanto, Paulinho se prepara para começar a partida ao lado de Hulk e a presença de Zaracho é dúvida, já que "El Chacho" consoli-
MaRcOS SanTOS
msantos@defato.com
Seria bom um amistoso para não deixar o ritmo cair
Opróximo jogo do Potiguar é daqui a 2 semanas, imaginamos que não seria interessante ficar esse tempo sem jogar. O ritmo de jogo pode cair e para que isso não aconteça seria bom um amistoso antes do jogo contra o América. Um adversário mesmo que seja amador, porque o objetivo seria colocar o time em movimentação para manter o ritmo.
De qualquer forma, é um tempo bom para o técnico Júnior Câmara preparar a equipe, ajustar o esquema novo, o 3-4-3, caso ele assim o mantenha.
E lembrando que o técnico poderá contar com a volta de três atletas: o zagueiro Anderson Júnior, que estava suspenso, o lateral-direito Ronaldo, e o atacante Wellington Sabão; ambos devem voltar aos trabalhos nesta semana após uma lesão.
Não sei se o assunto é comentado dentro do Potiguar, mas seria pertinente a chegada de alguns reforços, afinal a vitória frente ao ABC trouxe um ânimo, permitiu perspectiva na tabela.
Entendemos que ainda caberia um volante em caso de ausência de Azevedo ou Giovanni, e um centroavante para ser alternativa de jogo, qualificando o elenco nos próximos jogos que serão bem decisivos e que irão definir o futuro do Potiguar no campeonato.
regulamentares.
Dejair Ferreira falou da expectativa do grupo para o importante duelo desta quarta-feira, antecipando que a equipe tuntuense está treinando firme para avançar à segunda fase da Copa do Brasil. Apesar da certa dose de otimismo na obtenção do resultado positivo, o comandante do Tuntum pregou respeito aos potiguares.
"A preparação está sendo boa, os atletas que se incorporaram ao elenco há pouco tempo, já assimilaram bem a maneira como a gente gosta de jogar. Vamos enfrentar um adversário que já tem uma base do ano passado, mas estamos bem confiantes em fazer um bom jogo e passar de fase, que é o nosso objetivo dentro da Copa do Brasil", afirmou o Dejair.
dou seu meio de campo com Allan, Edenilson, Patrick e Pedrinho.
"Há muitos jogadores na minha posição, mas ninguém tem uma vaga garantida", disse Zaracho.
Coudet, por outro lado, não poderá contar com o zagueiro Bruno Fuchs devido a uma fratura no pé direito, nem com o atacante argentino Cristian Pavón, que cumpre suspensão.
Nathan Silva e Réver brigam pela vaga de Fuchs, que está na enfermaria junto com o lateral Guilherme Arana, o zagueiro Igor Rabelo e o atacante Alan Kardec.
A provável equipe será Everson, Mariano, Nathan Silva (Réver), Jemerson e Dodô; Allan, Edenilson e Patrick; Pedrinho, Hulk e Paulinho.
CarioCa
''Jogo perigoso. Nos Estaduais vemos que acontecem surpresas permanentemente. Não quero que aconteça conosco nesta outra competição. Favoritismo é algo que não devemos pensar, essa palavra não existe. Vamos jogar. Queremos ganhar. Estamos confiantes e sabemos das nossa responsabilidade.
A Copa do Brasil é algo muito querido pelo Botafogo, uma competição muito respeitada. Estamos prontos”
luíS CaStro, técnico do Botafogo/ rJ, sobre o duelo com o Sergipe nesta quinta-feira, pela Copa do Brasil
Encerrada a última rodada com vitória do Vasco sobre o Boavista, o time Cruz-Maltino pulou para a terceira posição e tirou o Botafogo da zona de classificação. Quem fecha o seleto grupo é o Volta Redonda. O Flamengo está classificado para as semifinais. Já o Fluminense tem a situação encaminhada. Uma simples vitória sobre o Bangu classificará o tricolor das Laranjeiras.
Situação
Observando a classificação para a fase semifinal, a missão mais espinhosa é a do próprio Vasco. O CruzMaltino fará o último clássico da fase de grupos. O confronto será contra o maior rival, o Flamengo, no domingo, 5, no Maracanã. O Botafogo, por sua vez, pega o Resende e a Portuguesa, que não possuem mais chances de avançar na competição. O Volta Redonda tem um caminho semelhante ao do Alvinegro: dois jogos contra times que não brigam pelo G4.
radinho liberado
A partir do fim de semana, no jogo entre ABC e Atlético Alagoinhas, pela Copa do Nordeste, o radinho de pilha estará liberado nos jogos em Natal. O aparelho, até então, estava proibido pela Polícia Militar (PM) sob a alegação de ser risco a segurança, em caso de violência dentro do estádio.
oportunidade
O ABC tem ótima chance para avançar de fase na Copa do Brasil e seguir ganhando prêmio financeiro da CBF, porque além da vantagem do empate, o “time da cartilha” enfrentará um adversário, o Tuntum/MA, que não vem jogando, provavelmente sinta o ritmo de jogo intenso, mesmo atuando em casa. Uma eliminação abecedista seria terrível, considerando as circunstâncias.
Futebol quarta-feira, 1º de março de 2023 8 ESPORTE
de letra
Jogo acontece nesta quarta-feira e será na cidade de tuntum
abC tenta avançar de fase na Copa br em duelo no interior maranhense
abC, do atacante Felipe Garcia, tem jogo decisivo
rennê Carvalho
atlético/mG conta com hulk para seguir na ‘liberta’