
5 minute read
MOSSORÓ 3 PRINCIPAL
from Jornal de Fato
marcello casau/ABr
o crédito em poupança social digital para os cadastrados nascidos em janeiro será feito no dia 17 de julho
Advertisement
EconoMiA
>> Crédito será liberado a partir de 17 de julho e saques, em agosto
AGênciA BRASil
OMinistério da Cidadania publicou no Diário Oficial da União, desta quinta-feira (15), a Portaria nº 645, de 14 de julho de 2021, que trata do calendário de pagamentos e saques do Ciclo 4 do auxílio emergencial 2021, instituído pela Medida Provisória nº 1.039, de 18 de março de 2021.
De acordo com o calendário, o crédito em poupança social digital para os cadastrados nascidos em janeiro será feito no dia 17 de julho, com o saque em dinheiro marcado para 2 de agosto. Os nascidos em fevereiro, o calendário prevê crédito para 18 de julho e o saque no dia 3 de agosto.
cRéDito EMPouPAnçA social digiTal SAquE em diNheiro


PRoSA VERSo&
crispinianoneto@gmail.com
Temos centros de inteligência no Nordeste. Falta Justiça
social e federalismo
Ogrande estudioso do Semiárido, o agrônomo mineiro João Guimarães Duque, pregava que para superar o atraso do Nordeste, precisávamos de 300 cientistas. Hoje temos 20 universidades federais, com mais de mil cursos superiores de graduação, centenas de cursos de Especialização, de Mestrado e de Doutorado. Afora os cursos de graduação e pósgraduação de mais de 80 institutos federais de Educação e centenas de universidades e faculdades da rede de ensino privado. A UFRN saltou de um curso de doutorado na Instituição, em 1993, na área da Física, para quase 40 no ano de 2014. Atualmente, a UFRN possui 85 programas de pós-graduação, contemplando 41 doutorados, 59 mestrados acadêmicos e 22 mestrados profissionais, com 5.604 alunos vinculados. A UERN tem cerca de 900 professores, quase 500 são doutorados ou doutorandos. A UFERSA com certeza tem mais que os 300 doutores que Guimarães Duque, amigo do seu fundador VingtUn Rosado e patrono de uma fundação de pesquisa que funciona dentro daquela universidade, sonhava para salvar o Nordeste. O que falta, então? Justiça social e respeito ao federalismo, tratando estados, municípios e regiões geoeconômicas com o mesmo respeito e republicanismo. Temos em nosso Nordeste as mais destacadas tecnologias de ponta na extração e processamento do petróleo e do gás; na Irrigação, já não devemos nada a Israel e Califórnia; na Carcinicultura, idem. O biodiesel nasceu numa universidade nordestina; e temos o que há de mais moderno em energias renováveis, como a eólica e a solar. Falta vontade política e um mínimo de inteligência na maioria dos nossos representantes.
DE noVo
O mesmo médico que operou Bolsonaro na “fakeada” foi chamado a Brasília. O que será que será? Facada não houve, mas parece existir a necessidade de juntar lé com cré...
Soluço
Na condição de hipertenso aprendi que soluço é sinal de pressão alta. Nunca falhou. A novidade para mim é que soluço também aparece quando se está com a popularidade baixa... Principalmente quando se vê um presidente com muito soluço e nenhuma solução.



home office foi exercido por 11% dos trabalhadores em 2020
O grupo de brasileiros que trabalhou de forma remota entre os meses de maio e novembro de 2020 chegou a 8,2 milhões de pessoas, apenas 11% dos 74 milhões de profissionais que continuaram a trabalhar durante a pandemia de covid-19. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira, 15, pelo Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea), que mostrou que mulheres (56%), brancos (65,6%) e profissionais de nível superior (74,6%) foram a maioria dos trabalhadores em home office.
A pesquisa do Ipea tem como base dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), referentes ao período de maio a novembro e coletados pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD Covid-19).
O estudo do IBGE mostra que o perfil da população em trabalho remoto diverge da composição da população brasileira, que é formada por 51,1% de mulheres, 54,7% de pretos ou pardos e 13,1% de pessoas com nível superior.
Os 74 milhões de trabalhadores citados pelo Ipea são a parte dos 83 milhões de brasileiros que tinham uma ocupação nesse período e continuaram trabalhando. Entre os 9,2 milhões que se afastaram do trabalho, 6,5 milhões fizeram isso por causa do distanciamento social.
Em termos de faixa etária, a pesquisa mostra que os trabalhadores de 30 a 39 anos responderam por 31,8% daqueles que declararam estar em home office. Já na comparação do setor público com o setor privado, o último concentrou 63,9% do total de profissionais em trabalho remoto.
Quando a pesquisa se debruça sobre cada setor da economia, a educação privada foi a que atingiu o maior percentual de trabalhadores em teletrabalho: 51%. Esse percentual foi de 38,8%, no caso do setor financeiro privado, e de 34,7% na atividade de comunicação privada. Por outro lado, os menores percentuais estavam nas atividades de agricultura (0,6%), logística (1,8%) e alimentação (1,9%).
Entre os funcionários públicos, a esfera federal teve 40,7% dos trabalhadores em regime de home office, enquanto a estadual, 37,1%, e a municipal, 21,9%.
No setor público como um todo, 52,2% dos trabalhadores em home office eram profissionais de ensino. Os menores percentuais foram verificados entre policiais (0,5%) e profissionais de saúde (2,1%).
Por fim, a maior parte dos trabalhadores em home office em 2020 era da Região Sudeste (58,2%). O Nordeste (16,3%), o Sul (14,5%), o Centro-Oeste (7,7%) e o Norte (3,3%) completam a lista.
MESquinho

O deputado Paulo Pimenta disse: Lamentável que, até diante de um problema de saúde pessoal, Bolsonaro consiga ser tão mesquinho. Foi desumano diante da doença de Dilma e Lula, desprezou a dor de milhares de brasileiros vítimas da pandemia e é desprezível quando trata politicamente o momento e usa para atacar o PT.