Jornal de Fato

Page 1

Jornal de Fato

POLÍTICA

Justiça eleitoral define tolerância

zero com fraude à cota de gênero

TSE aprova súmula sobre fraude à cota de gênero para orientar julgamentos da própria Justiça Eleitoral nas eleições municipais de todo o país.

Principal 3

COLETIVO

Atrasos salariais refletem crise no transporte público de Mossoró

SEGURANÇA

PC desmantela grupo suspeito de mais de 40 homicídios no RN

Polícia Civil prende 7 pessoas suspeitas de participação em grupo de extermínio. Entre os presos da "Operação Caronte" está um policial militar

Principal 6

NOGUEIRÃO

Principal praça de esporte de Mossoró completa 100 dias fechada e abandonada pela gestão municipal

Principal 8

Rodoviária de Mossoró será transferida à iniciativa privada

>> Concessão do terminal rodoviário já tem duas empresas interessadas. A ideia é transformar o equipamento em centro econômico e de serviços, como funciona nas grandes cidades do país

SAÚDE

RN tem mais de 940 pessoas na fila de espera por transplante

Mossoró 3

MOSSORÓ (RN), SEXTA-FEIRA, 17 DE MAIO DE 2024 – EDIÇÃO 6.964 – ANO XXIV – R$ 2,00 NESTA EDIÇÃO: 12 PÁGINAS OPINIÃO P2 | POLÍTICA P3 | NACIONAL/OPINIÃO P4 | COLUNA CÉSAR SANTOS P5 | SEGURANÇA P6 | ESPORTE P7 E 8 | CADERNO MOSSORÓ/ESTADO P1 A 4
@jornaldefato /jornaldefatorn @defato_rn Reprodução
Reprodução
Coluna César Santos 5 Mossoró 1

ESPAÇO JORNALISTA MARTINS DE VASCONCELOS

Organização:

Não é natural, as chuvas não são culpadas

ÂNGELA RODRIGUES

GURGEL

Autora de Ensaio Poético e Confissões Crônicas, idealizadora da confraria Café & Poesia. angelargurgel@gmail.com

Está virando rotina. Ano após ano, o Brasil mergulha nos problemas trazidos pelas chuvas de verão. Em grande volume, elas acarretam deslizamentos de terra, alagamentos, destruição e mortes. A pergunta que não quer calar é: ainda podemos considerar esses fatos como sendo desastres “naturais”?

Há anos lemos e ouvimos alertas para os riscos dos desmatamentos, da exploração ilegal de florestas, da poluição de rios e oceanos, do uso de recursos não renováveis, dentre outros. Tais avisos são de conhecimento público e seus impactos são sentidos direta ou indiretamente pela população mundial. Por mais leigos que sejamos em climatologia ou meteorologia, impossível não saber que tudo no planeta está interconectado, que as consequências de fenômenos climáticos cada vez mais intensos são decorrentes, em grande parte, da ação humana e elas vão além de alagamentos, destruição e mortes, que por si só já são gravíssimos. Estudos apontam que esses efeitos são mais amplos e estão relacionados ao surgimento de novas doenças e do aumento de pessoas em situação de vulnerabilidade social, por exemplo.

A crise envolvendo os eventos climáticos e ambientais são cada vez maiores e mais frequentes. Especialistas vêm alertando sobre os ricos e o que eles estão impactando, de forma cada vez mais intensa, na vida do planeta e propiciando desastres ambientais extremos, como o aquecimento global. Diante disso, o que aconteceu no Rio Grande do Sul não pode ser considerado um desastre “natural”, mas uma tragédia anunciada por falta de prevenção e gestão adequadas. O uso

responsável dos recursos naturais poderia ter evitado essas situações críticas, as mais graves. Todos sabemos que a elevação da temperatura no planeta acarreta reconfigurações dos fenômenos climáticos ameaçando a sobrevivência humana. O fato é “sabemos muito do que poderia ser feito”, mas não fazemos praticamente nada ou fazemos muito pouco; infelizmente as ações isoladas não conseguem substituir a (im)prudência da falta de políticas públicas sérias, comprometidas, com a seriedade que o problema exige. Todos os riscos globais estão mapeados e divulgados. Infelizmente estamos imersos numa imensa onda de risco e a única certeza que temos são as incertezas. Ainda assim precisamos acreditar que a racionalidade, aliada ao conhecimento e a responsabilidade por parte de políticos, governantes, legisladores e gestores de grandes companhias conquistem um espaço nesse cenário desolador e, em algum momento, a voz da razão grite mais alto que a omissão. Que todos aqueles que detêm poder econômico, financeiro, simbólico e político assumam um papel decisório frente a tais questões, antes que a omissão de todos nós gere consequências globais ainda mais graves.

Nunca é demais ressaltar que a cultura da gestão de riscos, da prevenção e do cuidado ainda não é compartilhada nem vivenciada pela maioria dos gestores e da sociedade em geral. Somos, diariamente, expostos a riscos com potencial devastador na mesma proporção em que os poderes públicos e privados e as organizações não possuem dispositivos eficientes para o enfrentamento dessas questões.

Faz-se urgente a criação ou o aperfeiçoamento de políticas públicas voltadas ao enfrentamento dessas crises. Precisamos garantir a proteção das pessoas, dos ecossistemas, do patrimônio público e privado. Não podemos, em nenhum sentido, naturalizar os desastres, quando, na verdade, suas causas poderiam ser atacadas e suas consequências mitigadas com uma gestão sensível às causas do planeta e seus habitantes. Deixo aqui este belo clamor escrito pela capixaba Scheilla Lobato, durante as enchentes de 2020:

Perdoe-me por toda essa bagunça / Eu só queria passar / Eu não fui feito para destruir…/ Eu só queria passar / Já fui Esperança para os Navegantes… / Rede cheia para pescadores…/ Refresco para banhistas nos dias de intenso calor / Hoje eu sou sinônimo de Medo e Dor… / Mas, eu só queria passar… / Me perdoe por suas casas / Por seus móveis e imóveis / Por seus animais / Por suas plantações… / Eu só queria passar / Não sou seu inimigo / Não sou um vilão / Não nasci pra destruição… / Eu só queria passar / Era meu curso natural / Só estava se-

guindo o meu destino / Mas, me violentaram, / Sufocaram minhas nascentes / Desmataram meu leito… / Quando eu só queria passar / Encontrei tanta coisa estranha pelo caminho… / Que me fizeram transbordar… / Muros / Casas / Entulhos / Garrafas / Lixo / Pondes / Pedras / Paus / Tentei desviar… / Porque eu só queria passar / Me perdoem por inundar a sua História, / Me perdoem por manchar esta história… / Eu só estava passando… / Seguindo o meu trajeto / Seguindo o meu destino: / Passar.

Direção Geral: César Santos

Diretor de Redação: César Santos

Gerente Aadministrativa: Ângela Karina

Dep. de Assinaturas: Alvanir Carlos

Um produto da Santos Editora de Jornais Ltda.. Fundado em 28 de agosto de 2000, por César Santos
Carlos Santos.
e
www.defa
da cao@defa
REDAÇÃO
OFICINAS: SEDE Avenida Rio Branco, 2203, Centro, Mossoró-RN – CEP: 59.063-160 TELEFONES
AS CO LU NAS E MA TÉ RIAS AS SI NA DAS SÃO DE RES PON SA BI LI DA DE DE SEUS AU TO RES
to.com E-MAIL : re
to.com TWITTER : @jornaldefato_rn
E
(084) 99836-5320 (Mossoró)
Clauder Arcanjo
clauderarcanjo@gmail.com De Fato com e FI LIA DO À COMERCIAL/ASSINATURAS : (84) 99956-4810 - (84) 99485-3685
SEXTA-FEIRA, 17 DE MAIO DE 2024 2 Opinião Jornal de Fato
Reprodução

Justiça Eleitoral não vai tolerar as chamadas “candidaturas laranjas”

ELEIÇÕES / TSE aprova súmula sobre fraude à cota de gênero para orientar julgamentos da própria Justiça Eleitoral

CÉSAR SANTOS

Da Redação cesar@defato.com

Entre 2023 e 2024, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou mais de 80 chapas de vereadores das eleições 2020 por fraude à cota de gênero. Só este ano, o crime foi reconhecido em julgamentos realizados no Plenário Virtual, tendo sido condenados, em apenas uma sessão – realizada de 23 a 29 de fevereiro –, candidatos e partidos políticos em 14 municípios de seis estados do país.

A Corte Superior estabeleceu “tolerância zero” às chamadas “candidaturas laranjas”, que são usadas por partidos para fraudar a cota de gênero e, por gravidade, beneficiar candidaturas masculinas com os recursos do fundo eleitoral.

O crime ocorre, em quase todos os casos, com a utilização de candidaturas femininas fictícias para concorrer ao cargo de vereador. Como o partido não consegue atingir o mínimo exigido por lei para ser ocupado por candidaturas de cada gênero (30%), comete a fraude para ter o Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP) deferido e, assim, poder concorrer às eleições.

As decisões do TSE têm

Ministro Alexandre de Moraes: “A Justiça Eleitoral vai aplicar em todo o território nacional o respeito à cota de gênero”

seguido um padrão. Após o julgamento e a confirmação do crime, as legendas são punidas com a anulação dos votos recebidos para o cargo naquele pleito. Também é determinada a cassação do DRAP e dos diplomas das candidaturas a ele vinculados. Como consequência, é necessário o recálculo dos quocientes eleitoral e partidário (por se tratar de eleição pelo sistema proporcional). Além disso, em alguns casos, é declarada a inelegibilidade das pessoas envolvidas na fraude.

Súmula 73

Nesta quinta-feira, 16, o

Veja fatos que caracterizam fraude à cota de gênero

A fraude à cota de gênero, consistente no que diz respeito ao percentual mínimo de 30% de candidaturas femininas, nos termos do art. 10, § 3º, da Lei 9.504/1997, configura-se com a presença de um ou alguns dos seguintes elementos, quando os fatos e as circunstâncias do caso concreto assim permitirem concluir:

- Votação zerada ou inexpressiva;

- Prestação de contas zerada, padronizada ou ausência de movimentação financeira relevante; - Ausência de atos efetivos de campanha, divulgação ou promoção da candidatura de terceiros. O reconhecimento do ilícito acarretará nas seguintes penas: - Cassação do Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP) da legenda e dos

TSE aprovou uma súmula sobre fraude à cota e gênero (Súmula 73), com objetivo que haja um padrão a ser adotado pela Justiça Eleitoral para as Eleições Municipais 2024 quanto ao tema, já que o TSE tem jurisprudência consolidada sobre o assunto. A súmula serve para orientar partidos políticos, federações, candidatas e candidatos e julgamentos da própria Justiça Eleitoral.

“Nas eleições municipais, há um número muito maior de fraude à cota de gênero do que nas eleições gerais. Os tribunais regionais eleitorais e os juízes

diplomas dos candidatos a ele vinculados, independentemente de prova de participação, ciência ou anuência deles;

- Inelegibilidade daqueles que praticaram ou anuíram com a conduta, nas hipóteses de Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE);

- Nulidade dos votos obtidos pelo partido, com a recontagem dos quocientes eleitoral e partidário (art. 222 do Código Eleitoral), inclusive para fins de aplicação do art. 224 do Código Eleitoral, se for o caso.

Ney Lopes

nl@neylopes.com.br www.blogdoneylopes.com.br

“Político” sem patota e “assessor” sem padrinho

Osuplente de senador Jean Paul Prates foi demitido diretamente pelo presidente Lula da presidência da Petrobras, de forma “humilhante”, segundo ele. Um técnico de notória competência, agiu na presidência do órgão de acordo com a orientação do presidente da República e terminou punido por isso.

A demissão de Jean Paul Prates, que ocupava o único cargo destinado ao RN na esfera decisória do governo petista, confirma que nos bastidores da política brasileira há dois personagens, que sofrem muitas decepções.

O primeiro é o “político sem patota”, que pertence a um partido (às vezes tem mandato), é bem-intencionado e tenta afirmar-se pelo seu valor pessoal. Anda sozinho, sem “puxa-saco”, a famosa “patota”. É a vocação política, de boa-fé, que sonha com uma oportunidade de afirmar-se no partido e ter voz. Nas horas de crises é procurado. Tem sempre boas ideias conciliatórias e pensa que com isso “soma pontos” com as várias tendências partidárias, quando, na verdade, “perde pontos” com todos os lados. Resolvido o impasse é descartado. Sabe por quê? Os “donos dos partidos”, manipuladores de grupos em benefício próprio (apelidados de “líderes”) logo raciocinam: “vamos eliminar esse cara. É inteligente. Imagine se fica contra nós”. A intriga é o método usado para erradicar o “perigo próximo” de um possível futuro concorrente. Chegam a acusar de infidelidade partidária, para “tomar” o mandato”, quando na verdade o acusado defendia fidelidade ao seu partido. Apenas, não convinha a cúpula aquela defesa. O segundo é o chamado “assessor sem padrinho” (protetor), que não necessita ter vínculo de filiação com o partido. Pode até prestar serviços à base da CLT. A exigência é que não discorde da orientação de quem o nomeou.

eleitorais estarão já com um direcionamento importante para fazer aplicar em todo o território nacional o respeito à cota de gênero”, defendeu o relator do caso e presidente da Corte, ministro Alexandre de Moraes.

De acordo com o relator, a criação da súmula permitirá, também, aos próprios partidos formular as listas das candidatas e dos candidatos para as Eleições 2024, “para que não haja nenhuma surpresa e para que tenham tempo de analisar com total tranquilidade [a sua lista de candidaturas]”.

O que é súmula?uma

O caso de Jean Paul Prates é do “político sem patota”. Era politicamente rejeitado do Palácio Potengi ao Palácio do Planalto. A sua escolha deveu-se à competência técnica demonstrada em encontros diretos com Lula. Ao invés de ajudá-lo a exercer o cargo na Petrobras, a inveja aumentou e ele terminou caindo.

Para fazer política militante no Brasil e ter sucesso, infelizmente, de nada adianta ter boas ideias e propostas. A exigência fundamental é ser “proprietário de um partido”.

O destino dado a Jean Paul Prates é a prova disso... Até Rui Barboza já percebia, que “Há tanto burro mandando em homens com inteligência, que às vezes chego a pensar que burrice é uma ciência! ” – Rui Barbosa (1849 – 1923)

Polêmica sobre horário de verão Transformou-se em tema polêmico adotar o horário de verão na Europa.

Esta medida, introduzida pela primeira vez em 1916 antes de ser abandonada em 1944, foi reintroduzida por um decreto em setembro de 1975. Pretendia-se que fosse temporário e visava limitar o consumo de energia em meio à crise do petróleo. Com o aumento dos pedidos de sobriedade energética, a mudança de horário pode parecer benéfica. Mas será mesmo?

O principal argumento a favor da mudança de horário tem sido, até agora, a economia de energia que ela faria aproveitando os períodos de luz do dia mais longos no verão e se aproximando do ritmo do sol no inverno. Mas vários estudos sobre o assunto mostram economias “modestas” de energia.

Um conjunto de decisões da Corte que seguem uma mesma linha de entendimento sobre determinada questão jurídica pode resultar na criação de uma súmula, que tem como objetivo uniformizar, em um enunciado, uma jurisprudência já consolidada no Tribunal. A súmula pode, a partir daí, ser aplicada em julgamentos semelhantes. Leia o “blog do Ney Lopes” – informação e opinião

A Comissão Europeia, que analisou vários estudos sobre o tema, observou “resultados muitas vezes contraditórios”, com alguns relatórios a “sugerirem que a mudança melhora a segurança rodoviária”, graças a uma melhor visibilidade nas rodovias.

Outros relatórios demonstram “um potencial aumento da sinistralidade rodoviária devido a perturbações do sono”. Ou seja, mais desastres.

Um estudo realizado pela Comissão Europeia escreve que “a saúde pode ser afetada pela mudança no biorritmo do corpo, com possíveis distúrbios do sono e do humor”.

O Senado da França divulgou relatório recente, no qual fica evidente que permanece “muito dividido sobre a existência de distúrbios atribuíveis à hora de verão”. Um tema realmente polêmico.

SEXTA-FEIRA, 17 dE MAIo dE 2024 Política 3 Jornal de Fato
Agência Brasil

Lawrence quer formar um grupo de pessoas para pensar Mossoró

ELEIÇÕES 2024 / Pré-candidato a prefeito afirma que a cidade precisa de um novo projeto para atender aos anseios da população

César santos

Da redação Jornal de Fato

Opresidente da Câmara Municipal e pré-candidato a prefeito nas eleições deste ano, Lawrence Amorim (PSDB), está formando um grupo de pessoas para pensar Mossoró do presente e do futuro, com objetivo de construir um novo projeto para a cidade. Esse grupo deve ser formado por representantes de todos os segmentos da sociedade, principalmente aqueles que não estão satisfeitos com a realidade atual.

A ideia de Lawrence é formar um grupo forte que dialogue com todos os segmentos, mas também que se identifique com o projeto político-eleitoral sustenta-

do pela oposição da atual gestão municipal. Nesse caso, Lawrence sugere a abertura de diálogo com précandidatos de outros partidos, como são os casos do ex-vereador Genivan Vale, do PL; e o vereador Tony Fernandes, do Avante. O diálogo também pode ser estendido à ex-prefeita Rosalba Ciarlini, do Progressistas, e à deputada estadual Isolda Dantas, que pertence à federação Brasil da Esperança, formada por PT, PCdoB e PV. “Estamos formando um grupo de pessoas para pensar o município de Mossoró, para que aquilo que está dando certo tenha continuidade e, aquilo que não foi feito, que poderia ter sido feito, que o Município teve as condições de fazer, mas não fez, seja implementado”, disse

EDITAL 04/2024

CONCORRÊNCIA PARA SERVIÇO DE RESTAURANTE NA ÁREA DE LAZER

O Presidente do Conselho Administrativo do Condomínio Veronique, no uso de suas atribuições escritas na Convenção Condominial, torna público para o conhecimento dos interessados a CONCORRÊNCIA SIMPLIFICADA PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO DE RESTAURANTE no interior do condomínio na forma que especifica.

1. DO OBJETO

1.1. Prestação de serviço na área de restaurante, a ser desenvolvida nas dependências da nova área de lazer do Condomínio Residencial Veronique, localizado à Rodovia RN 15, nº 1521, Bairro Governador Dix - Sept Rosado, Mossoró/RN.

1.2. Os serviços deverão ser executados de acordo com as instruções contidas em contrato, a ser negociado entre as partes após a definição da concorrência.

2. DAS CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

2.1. Poderão participar desta concorrência os interessados pertencentes ao ramo de atividade relacionado ao objeto em tela, conforme disposto nos respectivos atos constitutivos, e que atenderem a todas as exigências legais, inclusive quanto as elencadas pelo Condomínio.

2.2. Não será admitida nesta concorrência a participação de pessoas jurídicas:

2.2.1. Com falência, recuperação judicial, concordata ou insolvência, judicialmente decretada, ou em processo de recuperação extrajudicial.

2.2.2. Estrangeiras que não funcionem no País.

2.2.3. Que tenha algum impedimento de ordem técnica, sanitária ou qualquer outra que obstaculize o perfeito funcionamento do restaurante.

3. DA HABILITAÇÃO E ENTREGA DE PROPOSTAS

3.1. Os interessados deverão se dirigir à sede administrativa do condomínio Veronique para solicitar as informações necessária, visitar o espaço destinado ao restaurante, conhecer a infraestrutura disponível e demais informações do condomínio.

3.2. Os interessados deverão entregar todos os documentos exigidos por este Edital por e-mail financeiro@condominioveronique.com.br até o dia 20 de maio de 2024.

3.3. Os documentos exigidos para habilitação são:

3.3.1. Para qualificação jurídica:

3.3.1.1. No caso de sociedade empresarial ou empresa individual de responsabilidade limitada - EIRELI: ato constitutivo, estatuto ou contrato social em vigor, devidamente registrado na Junta Comercial da respectiva sede, acompanhado de documento comprobatório de seus administradores.

3.3.1.2. No caso de sociedade simples: inscrição do ato constitutivo no Registro Civil das Pessoas Jurídicas do local de sua sede, acompanhada de prova da indicação dos seus administradores.

3.3.1.3. No caso de microempresa ou empresa de pequeno porte: certidão expedida pela Junta Comercial ou pelo Registro Civil das Pessoas Jurídicas.

3.3.2. Para qualificação técnica:

3.3.2.1. Apresentação de todos os certificados, declarações e/ou comprovantes de capacidade técnica para prestação do serviço emitidos por parceiros ou contratantes, na forma da legislação vigente.

3.3.2.2. Apresentar comprovação da capacidade técnico-operacional, mediante um ou mais atestados fornecidos por jurídica de direito público ou privado em nome da interessada, bem como o portfólio de serviços anteriormente prestados.

3.3.3. Qualificação econômico-financeira, de regularidade fiscal e trabalhista:

3.3.3.1. Certidão negativa de falência ou recuperação judicial, ou liquidação judicial, ou de execução patrimonial;

3.3.3.2. Comprovante de inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas;

3.3.3.3. Certidão Negativa de débitos trabalhistas; e

3.3.3.4. Certidão negativa de Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

3.4. Para formalização da proposta de preço, os interessados deverão apresentar documento devidamente timbrado e assinado, fazendo constar:

3.4.1. A proposta de serviços a serem desenvolvidos pelo restaurante;

3.4.2. O cardápio proposto, de forma a evidenciar o leque gastronômico e o preço a ser ofertado para os condôminos;

3.4.2.1. Na proposta de cardápio, o interessado poderá apresentar uma proposta de menu subsidiado, com preços a serem ofertados e os respectivos índices de atualização de preços que serão utilizados para realinhamentos futuros.

3.4.3. Eventuais vantagens para o condomínio, sejam elas participação no lucro ou não, serviços adicionais que serão ofertados etc.

3.4.4. Eventuais contrapartidas a serem exigidas do condomínio, sejam elas econômicas ou financeiras;

3.4.5. A demanda por infraestrutura básica como, por exemplo, ligação de água, energia elétrica etc.

4. DO EXAME DA DOCUMENTAÇÃO E JULGAMENTO DAS PROPOSTAS

4.1. Caberá ao Condomínio Veronique, por meio de seus representantes legais, realizar o exame e julgamento dos documentos e propostas apresentadas pelos interessados.

4.2. Ao Condomínio Veronique fica reservado o direito de decidir sobre a empresa vencedora, segundo seus critérios próprios e melhor juízo, não cabendo recurso de nenhuma espécie por parte das concorrentes.

4.3. Após julgamento, o Condomínio Veronique comunicará à empresa vencedora o resultado da concorrência.

4.4. Os concorrentes poderão, a qualquer tempo, solicitar reunião para negociação das propostas e esclarecimentos necessários a perfeita prestação de serviços.

4.45. Todas as obrigações entre as partes serão firmadas por contrato. Mossoró, 13 de maio de 2024.

Erison Natecio da Costa Torres Presidente do Conselho Administrativo (Síndico)

Lawrence Amorim, em entrevista à rádio 95 FM. No entendimento do pré-candidato a prefeito, Mossoró precisa ter um leque maior de pessoas pensando a cidade, que as decisões não sejam tão centralizadas. “A nossa cidade é muito grande, muito importante, polo de toda a uma região, e precisamos que Mossoró também esteja aberto a trazer parcerias. Seja de pessoas que estão dentro da política, com mandatos, seja de pessoas que podem contribuir através da sua dedicação, das suas ideias”, avaliou.

Lawrence defende que é preciso se pensar em projetos inovadores, “projetos que a gente pensa para o futuro da cidade, não desmerecendo aquilo que foi feito e aquilo que está sendo

feito. Mas vendo o que pode ser melhorado, o que pode ser ampliado, o que pode ser executado para melhorar a nossa cidade”.

O presidente da Câmara, que se queixa de ataques que vem sofrendo desde que a sua pré-candidatura foi lançada pelo PSDB, advogada que o debate político na campanha eleitoral deste ano deve ter alto nível, em respeito ao cidadão-eleitor que precisa conhecer as intenções dos candidatos e seus projetos, para definir o voto.

“Acredito que a sociedade mossoroense merece uma campanha propositiva de todas as partes. Merece uma campanha em que se mostre o que pode ser feito por nossa cidade, e não uma campanha de ataques pessoais. Isso não interessa à população”.

EDITAL 05/2024

CONCORRÊNCIA PARA SERVIÇO DE CONVENIÊNCIA/MINIMERCADO/BODEGA

O Presidente do Conselho Administrativo do Condomínio Veronique, no uso de suas atribuições escritas na Convenção Condominial, torna público para o conhecimento dos interessados a CONCORRÊNCIA SIMPLIFICADA PARA PRESTAÇÃO DE SERVIÇO DE CONVENIÊNCIA/MINIMERCADO/BODEGA no interior do condomínio na forma que especifica.

1. DO OBJETO

1.1. Prestação de serviço na área de CONVENIÊNCIA/MINIMERCADO/BODEGA, a ser desenvolvida nas dependências da nova área de lazer do Condomínio Residencial Veronique, localizado à Rodovia RN 15, nº 1521, Bairro Governador Dix - Sept Rosado, Mossoró/RN.

1.2. Os serviços deverão ser executados de acordo com as instruções contidas em contrato, a ser negociado entre as partes após a definição da concorrência.

2. DAS CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

2.1. Poderão participar desta concorrência os interessados pertencentes ao ramo de atividade relacionado ao objeto em tela, conforme disposto nos respectivos atos constitutivos, e que atenderem a todas as exigências legais, inclusive quanto as elencadas pelo Condomínio.

2.2. Não será admitida nesta concorrência a participação de pessoas jurídicas:

2.2.1. Com falência, recuperação judicial, concordata ou insolvência, judicialmente decretada, ou em processo de recuperação extrajudicial.

2.2.2. Estrangeiras que não funcionem no País.

2.2.3. Que tenha algum impedimento de ordem técnica, sanitária ou qualquer outra que obstaculize o perfeito funcionamento.

3. DA HABILITAÇÃO E ENTREGA DE PROPOSTAS

3.1. Os interessados deverão se dirigir à sede administrativa do condomínio Veronique para solicitar as informações necessária, visitar o espaço destinado à conveniência/minimercado/bodega, conhecer a infraestrutura disponível e demais informações do condomínio.

3.2. Os interessados deverão entregar todos os documentos exigidos por este Edital por e-mail financeiro@condominioveronique.com.br até o dia 20 de maio de 2024.

3.3. Os documentos exigidos para habilitação são:

3.3.1. Para qualificação jurídica:

3.3.1.1. No caso de sociedade empresarial ou empresa individual de responsabilidade limitada - EIRELI: ato constitutivo, estatuto ou contrato social em vigor, devidamente registrado na Junta Comercial da respectiva sede, acompanhado de documento comprobatório de seus administradores.

3.3.1.2. No caso de sociedade simples: inscrição do ato constitutivo no Registro Civil das Pessoas Jurídicas do local de sua sede, acompanhada de prova da indicação dos seus administradores.

3.3.1.3. No caso de microempresa ou empresa de pequeno porte: certidão expedida pela Junta Comercial ou pelo Registro Civil das Pessoas Jurídicas.

3.3.2. Para qualificação técnica:

3.3.2.1. Apresentação de todos os certificados, declarações e/ou comprovantes de capacidade técnica para prestação do serviço emitidos por parceiros ou contratantes, na forma da legislação vigente.

3.3.2.2. Apresentar comprovação da capacidade técnico-operacional, mediante um ou mais atestados fornecidos por jurídica de direito público ou privado em nome da interessada, bem como o portfólio de serviços anteriormente prestados.

3.3.3. Qualificação econômico-financeira, de regularidade fiscal e trabalhista:

3.3.3.1. Certidão negativa de falência ou recuperação judicial, ou liquidação judicial, ou de execução patrimonial;

3.3.3.2. Comprovante de inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas;

3.3.3.3. Certidão Negativa de débitos trabalhistas; e

3.3.3.4. Certidão negativa de Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

3.4. Para formalização da proposta de preço, os interessados deverão apresentar documento devidamente timbrado e assinado, fazendo constar:

3.4.1. A proposta de serviços a serem desenvolvidos pela conveniência/minimercado/ bodega; 3.4.2. Eventuais vantagens para o condomínio, sejam elas participação no lucro ou não, serviços adicionais que serão ofertados etc.

3.4.3. Eventuais contrapartidas a serem exigidas do condomínio, sejam elas econômicas ou financeiras; 3.4.4. A demanda por infraestrutura básica como, por exemplo, ligação de água, energia elétrica etc.

4. DO EXAME DA DOCUMENTAÇÃO E JULGAMENTO DAS PROPOSTAS

4.1. Caberá ao Condomínio Veronique, por meio de seus representantes legais, realizar o exame e julgamento dos documentos e propostas apresentadas pelos interessados. 4.2. Ao Condomínio Veronique fica reservado o direito de decidir sobre a empresa vencedora, segundo seus critérios próprios e melhor juízo, não cabendo recurso de nenhuma espécie por parte das concorrentes.

4.3. Após julgamento, o Condomínio Veronique comunicará à empresa vencedora o resultado da concorrência.

4.4. Os concorrentes poderão, a qualquer tempo, solicitar reunião para negociação das propostas e esclarecimentos necessários a perfeita prestação de serviços.

4.45. Todas as obrigações entre as partes serão firmadas por contrato. Mossoró, 13 de maio de 2024. Erison Natecio da Costa Torres Presidente do Conselho Administrativo (Síndico)

CRISPINIANO NETO crispinianoneto@gmail.com

Que a nossa solidariedade não seja conivente com os criminosos ambientais

Reinaldo Azevedo, sabiamente disse que o Rio Grande do Sul nem chegou à fase de contabilizar os efeitos da tragédia. A razão é simples. Os desastres ainda estão em curso, o que só faz aumentar a perplexidade. Os brasileiros em geral e os gaúchos em particular buscam o fio da esperança, aquela notícia que anuncia o começo do fim do desespero, quando, então, saímos de uma espécie de transe de malignidades.

Até agora, nada! O nível do Guaíba pode aumentar de novo em razão da volta das chuvas no Vale do Taquari; a frente fria deve inverter o sentido dos ventos no estuário da Lagoa dos Patos e dificultar o escoamento da água para o mar; a maré vai subir... A dor parece não ter fim. Mas uma hora passa. E como será no ano que vem? E até o fim desta década? E nas seguintes?

Por enquanto, confesso, não estou muito otimista, não. O que venho observando sobre o assunto — para além do atendimento aos desabrigados com dinheiro de emergência, medidas de crédito, providências para o adiamento do pagamento de impostos e da dívida do estado— parece anunciar que há uma disposição enorme em setores consideráveis do país para que se continue a fazer a coisa errada.

Reinaldo fala de algo que já temos tratado neste espaço. Falo da disposição de políticos gaúchos de extrema direita e dos seus aliados de votarem em todos os projetos de lei que visam ao envenenamento do mundo e à destruição do meio ambiente. Pauta ecológica para eles é tudo visto como absurdo. Desse jeito, não tem como imaginar que a tragédia terá fim.

Conclusão: Ou os criminosos ambientais são punidos ou a natureza vai continuar respondendo duramente a quem comete crimes e também a quem não os comete. As águas das enchentes não distinguem quem é ecologista de quem destruidor da natureza.

DESASTRES NATuRAIS

Num dado revelador sobre a situação do planeta, a oim ( o rganização i nternacional de m igrações) alerta que, em 2023, desastres naturais obrigaram milhões de pessoas a deixarem suas casas e cidades, em busca de abrigo. o número foi superior aos deslocados por guerras, repressão ou violência.

Citando o caso das enchentes no Rio Grande do Sul como exemplo do impacto das mudanças climáticas e alertando que a tendência é de que os deslocamentos continuem, a agência internacional afirma que um número sem precedentes de 75,9 milhões de pessoas estava vivendo em deslocamento interno no final de 2023.

INSANIDADE

derrotar o projeto de criar uma Secretaria Estadual de Cultura é algo insano. Típico de uma oposição sem rumo e sem prumo. Qualquer desculpa usada se torna ridícula diante do absurdo. Totalmente sem lógica.

O muNDO PElO AvESSO

Os EUA doam US$ 150 mil para o Rio Grande do Sul cuidar dos desabrigados pelas enchentes e US$ 1 bilhão para Netanyahu matar crianças palestinas... Questão de prioridade.

SEXTA-FEIRA, 17 dE maio dE 2024 4 Política

Mais de 1.600 médicos de todo o país se candidatam para ajudar vítimas no RS

PROVIDÊNCIAS / Há também um plano de construção de 4 cidades provisórias em Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo e Guaíba

AGÊNCIA BRASIL

MiMilhares de profissionais de saúde estão atravessando o Brasil com um único propósito: ajudar as vítimas da tragédia no Rio Grande do Sul. Nesta semana, o Conselho Federal de Medicina (CFM) convidou médicos para atuar nas cidades gaúchas. Mais de 1.600 profissionais de todo o país já se candidataram em menos de um dia.

José Hiran Gallo, presidente do conselho afirmou que a preocupação é que quando a água baixar, a população será acometida por doenças oportunistas.

“Diarreias infecciosas, animais peçonhentos, tifo. Os médicos estão sensibilizados com o sofrimento da população gaúcha”, declarou.

CONSTRUÇÃO DE CIDADES

O vice-governador do RS, Gabriel Souza, afirmou que deu início a um plano de construção de 4 cidades provisórias em Porto Alegre, Canoas, São Leopoldo e Guaíba.

Em entrevista à Rádio Gaúcha, o político contou que serão montadas grandes estruturas para receber famílias com cozinha comunitária, banheiros, chuveiros, camas e lavanderia coletiva.

Ele também cogita deslocar municípios afetados para novos locais. “Ideia é que semana que vem finalize a contratação de um serviço para comprar as estruturas - trazer insumos para o RS e tempo da montagem. A projeção é que as pessoas abrigadas vão conviver nos abrigos por mais algumas semanas”, detalha.

Além disso, não descartou que cidades atingidas tenham de ser reconstruídas em outras áreas.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Mossoró por sua Diretoria, convoca os seus associados para a “Assembleia Geral Extraordinária”, a realizar-se no dia 23 de maio de 2024, na sala de reunião da diretoria na sede da CDL Mossoró, às 18h30 para deliberar sobre os seguintes assuntos:

a. Alteração do Estatuto da CDL – Mossoró; b. Outros assuntos de interesse da categoria.

Comunicamos que se encontram à disposição dos senhores associados, na sede da CDL Mossoró, as alterações do estatuto a serem debatidas na assembleia geral.

Mossoró-RN, 17 de maio de 2024.

Assinado de forma digital por STENIO MAX FERNANDES DE FREITAS:03124488482 Dados: 2024.05.16 13:37:03 -03'00'

STÊNIO MAX FERNANDES DE FREITAS Presidente da CDL Mossoró

AVISO DE LICITAÇÃO

PREGÃO ELETRÔNICO SRP N° 91012/2024 –EXCLUSIVO PARA ME/EPP/MEI

O Município de Martins/RN, por intermédio do Agente de Contratação

Pregoeiro da Prefeitura Municipal, torna público que a fara a licitação na modalidade PREGÃO ELETRÔNICO SRP Nº. 91012/2024, tipo menor preço, que tem como objeto: Contratação de empresa especializada para Futura e Eventual Locação de Estrutura para Eventos, a fim de atender as necessidades das Secretarias Municipais e Unidades Admi- nistrativas, de acordo com o que determina a legislação vigente, INÍCIO DO ACOLHIMENTO DAS PROPOSTAS: 17/05/2024; DATA DE ABERTURA DAS PROPOSTAS: 30/05/2024, às 09:00; INÍCIO DA SESSÃO DE DISPUTA DE PREÇOS: 30/05/2024, às 09:30. O procedimento licitatório obedecerá ao disposto na Lei Federal nº 14.133, de 01 de abril de 2021, Lei Complementar Federal nº 123, de 14 de dezembro de 2006, e subsidiariamente a Decreto Federal n° 11.462, de 31 de março de 2023, e do disposto no presente edital e seus anexos.

O Edital e seus anexos encontram-se à disposição dos interessados no site https://publicacoes.martins.rn.gov.br/editais_list. php?page=transparencia e www.novobbmnet.com.br. As vistas estão franqueadas a partir da publicação deste Aviso, no horário de expediente, das 08h00min às 13h00min, na Sala de Licitações situada a Rua Dr. Joaquim Inácio, nº 102, Centro, Martins/RN.

João Dias – RN, 16 de maio de 2024.

Nildemarcio Bezerra Agente de Contratação – Pregoeiro

César Santos

cesar@defato.com

NOVO MODELO DE TERMINAL RODOVIÁRIO

OTerminal Rodoviário de Mossoró “Diran Ramos do Amaral” será objeto de concessão à iniciativa privada. As providências já estão bastante avançadas e com pelo menos duas grandes empresas interessadas. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura, iniciou o levantamento de todo patrimônio, das condições em que o terminal se encontra e estimativa de custo da recuperação. O projeto de concessão está sendo modelado por um grupo instituído pela governadora Fátima Bezerra (PT) na Secretaria do Planejamento. A ideia é que a rodoviária de Mossoró seja concessionada tendo o Banco do Nordeste como agente que vai permitir essa concessão. Nos grandes centros, com experiências exitosas, os terminais rodoviários passaram a funcionar como centro comercial e de serviços, que também recebem transportes de passageiros. Ou seja, inverte um pouco a visão de terminal rodoviário restritamente de embarque e desembarque de passageiros. O novo modelo é uma realidade positiva em cidades como Salvador (BA), Belém (PA) e Florianópolis (SC). Partindo desse ponto, a rodoviária de Mossoró vai passar por essa importante intervenção. A previsão é que no segundo semestre deste ano o processo esteja pronto para ser executado. Antes, o Estado deverá fazer manutenção para conservar o equipamento, que hoje se encontra com a sua estrutura comprometida.

CAFEZINHO

O secretário de Infraestrutura do RN, Gustavo Coelho, está no Cafezinho com César Santos da semana. Entre outros temas, ele disseca sobre o investimento de R$ 428 milhões para recuperação das estradas estaduais, e revela novidade sobre a duplicação da BR-304. Confira na edição deste sábado.

É notícia...

1 2 3 4

O terminal rodoviário de Mossoró será objeto de concessão com duas grandes empresas interessadas”

GUSTAVO COELHO ROSADO

Secretário de Infraestrutura do Estado do RN sobre o Terminal Rodoviário Diran Ramos do Amaral

CORRUPÇÃO

Na sessão da Assembleia Legislativa do RN, nesta quinta-feira, 16, a deputada Isolda Dantas (PT) disse que Mossoró tem registrado nos últimos meses uma série de “denúncias de corrupção profundas” e que “é só o começo”. A parlamentar se referiu à gestão do prefeito Allyson Bezerra (União).

A crônica esportiva brasileira perdeu três grandes nomes em menos de 24 horas: Antero Greco, da ESPN; Washington Rodrigues, Apolinho, da Rádio Tupi; e o narrador Silvio Luiz. Luto nas redações e bancadas de rádio, televisão e jornais.

Há 40 anos partia o ilustre mossoroense Manoel Leonardo Nogueira, patrono do Estádio Nogueirão, do qual foi um dos idealizadores. Bancário e desportista respeitado, deixou legado para Mossoró.

Zé Lima vai celebrar “Coisas do Sertão” com uma noite de poesia popular, com a presença de nomes como Antônio Francisco e Nonato Neto. Agende: dia 24, no Boulevard Central, às 20h.

A Assembleia Legislativa realiza audiência pública em Mossoró, hoje, para debater o programa Quintais Produtivos. Às 9h, no plenário da Câmara Municipal.

CORRUPÇÃO II

A fala de Isolda Dantas é referente ao suposto superfaturamento do projeto “Estação Natal”; superfaturamento de contratos na Secretaria de Cultura; e o caso Kadson Eduardo, o “braço direito” de Allyson que ficou ilegalmente no secretariado municipal, depois de condenado à prisão.

“AFILHADO”

Esta semana, em Brasília, o ex-senador José Agripino Maia levou o prefeito Allyson Bezerra aos ministérios do União Brasil. Lá, apresentou o chefe do Executivo mossoroense como “afilhado”, como se Allyson fosse uma “cria” sua. Maia está cada vez mais ocupando espaço na carreira de Allyson.

PODEMOS

O senador Styvenson Valentim confirmou que o seu Podemos tem simpatia pela pré-candidatura de Lawrence Amorim (PSDB), mas que mantém a parceria estabelecida com o PL, do pré-candidato Genivan Vale. Ele acredita que no afunilamento das alianças, todos ficarão no mesmo palanque à sucessão mossoroense.

SEGUE

Em Natal, o Podemos se acertou com o deputado federal Paulinho Freire (União) à Prefeitura. Juntou-se a republicanos, PL, PSDB e mais outras cinco siglas.

SEXTA-FEIRA, 17 DE MAIO DE 2024 Gerais/Opinião 5 Jornal de Fato

Polícia Civil prende 7 pessoas suspeitas de participação em grupo de extermínio

“OperaçãO Car O nte” / Entre os presos está um policial militar. Segundo a PC, o grupo é suspeito de mais de 40 homicídios

A“Operação Caronte” prendeu sete pessoas envolvidas, dentre elas um policial militar, suspeitas de envolvimento num grupo de extermínio responsável por aproximadamente 41 homicídios, além de extorsão, tráfico de drogas e vendas de munições e armas ilegais. A ação foi deflagrada nesta quintafeira (16) por Policiais civis da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e da Divisão Especializada em Investigação e Combate ao Crime Organizado (DEICOR), com apoio da Polícia Federal, por meio da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO).

A Polícia Civil do Rio Grande do Norte (PCRN) informou que foram cumpridos 33 mandados de busca e apreensão e cinco mandados de prisão foram cumpridos em bairros da Zona Norte de Natal e no município de Extremoz. Caronte, na mitologia grega, era o barqueiro de Hades, que carregava as almas dos recém-mortos sobre as águas do rio Estige e Aqueronte, que dividiam o mundo dos vivos do mundo dos mortos.

A investigação da Polícia Civil identificou, ao longo do ano de 2023, uma série de coincidências quanto aos crimes de homicídios ocorridos na cidade de Natal, especialmente na Zona Norte, e em cidades da Região Metropolita -

Foram cumpridos 33 mandados de busca e apreensão e cinco mandados de prisão

na, como São Gonçalo do Amarante, Ceará-Mirim e Extremoz. Os fatos coincidentes eram referentes à forma de execução dos crimes, veículos empregados, tipo de armamento usado e entre outras características.

Ainda de acordo com a PCRN, por meio do trabalho em conjunto com o Setor de Perícias de Balística Forense do Instituto Técnico-Científico de Perícia (ITEP/RN), as suspeitas da existência de um grupo armado suspeito da prática de homicídios na região se confirmaram, quando sistematicamente os confrontos balísticos entre os crimes investigados trouxeram resultados positivos.

GRUPO DE EXTERMÍNIO

A Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) identificou 41 homicídios em um espaço de apenas seis meses. Os crimes foram praticados com as mesmas armas de fogo e ocorreram nas cidades de Natal, São Gonçalo do Amarante e Extremoz.

A Polícia Civil instaurou um inquérito para apurar os crimes com a possibilidade da existência de um “grupo de extermínio”. Com o auxílio da FICCO/ RN, foi identificada a atuação de uma milícia armada, inclusive com a participação de membros das forças de Segurança Pública.

Os investigados usavam uma rede de informantes, incluindo agentes de segu -

Polícia

rança para identificar os alvos, que eram escolhidos com base no retorno financeiro ou para manter o controle de uma certa região que interessava ao grupo. Escolhido o alvo, os integrantes do grupo buscavam seus aliados nas forças de segurança para afastar as viaturas da área e realizavam a ação criminosa.

INVASÕES

Os suspeitos, segundo a Polícia Civil, invadiam as residências dos alvos, muitas vezes identificando-se como policiais e passavam a revistar os imóveis subtraindo os itens de valor e depois executavam as vítimas. Após os homicídios, os investigados repassavam drogas e armas para o terceiro núcleo do

grupo criminoso, que ficava responsável por vender as armas e as drogas.

No curso do Inquérito Policial, foi identificado que ao menos duas das armas vendidas pelo grupo foram apreendidas durante prática de crimes de roubo e homicídios por membros de uma facção criminosa. Além dos assassinatos, o grupo também praticava extorsão, subtraindo drogas de criminosos apenas para revendê-las, mantendo o controle do tráfico de drogas na região.

Durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão, a Polícia Civil apreendeu um carro blindado, uma motocicleta de luxo, 20 quilos de cocaína, seis armas de fogo e diversas munições.

Os onze bombeiros miliares do Rio Grande do Norte enviados para integrarem a forçatarefa humanitária chegaram nesta quinta-feira (16) a cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Os profissionais cumprem a missão de apoio ao estado gaúcho que já registra 112 desaparecidos, 149 mortes, e 806 feridos devido aos grandes volumes de chuva que têm causado inundações em diversos municípios. Os onze bombeiros militares do RN, enviados para integrarem a força-tarefa humanitária no sul do país, foram designados pelo gabinete de gestão de crises do Conselho Nacional dos Corpos de Bombeiros Militares do Brasil (LIGABOM), para atuarem no município de Pelotas. “O efetivo que enviamos é altamente capacitado para atuar em diversas frentes de resgate e salvamento. Além disso, dois cães especializados também irão auxiliar as forças de segurança na procura por desaparecidos. Ainda não há data de retorno dos nossos militares”, disse o coronel Franklin, subcomandante geral do CBMRN.

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul, apesar do nível das águas dos rios estarem baixando, a cidade ainda enfrenta os transtornos das inundações e necessita de ajuda humanitária, patrulhamento, resgate e salvamento.

DOAÇÕES

Bombeiros potiguares chegam ao Rio Grande do Sul Pescador é encontrado morto em salina em Areia Branca

Um pescador foi encontrado morto na manhã de ontem (16) em uma salina no município de Areia Branca. A vítima foi identificada como Jean. Ele saiu para pescar na tarde da última quartafeira (15) e não retornou

para sua residência. O corpo do pescador foi localizado por trabalhadores da região. O grupo acionou a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros. A causa da morte do pescador é desconhecida.

Uma mulher de 38 anos foi presa em flagrante por policiais civis da 80ª DelegaciadeSantaCruz(80ªDP), com apoio da 81ª Delegacia de Tangará (81ª DP) e da 82ª Delegacia de Serra Caiada (82ª DP). Ela é suspeita de dar um golpe em um cliente em uma agência

bancária na cidade de Santa Cruz. A prisão aconteceu na quarta-feira (15).

Segundo as investigações, a suspeita entrou na agência e se aproveitou da falta de conhecimento da vítima em manusear o aplicativo bancário e transferiu o valor para a

própria conta. Após diligências realizadas, foi possível localizar a autora do crime que foi presa em flagrante. O dinheiro da vítima foi recuperado. A suspeita foi encaminhada ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.

O CBMRN está arrecadando doações de alimentos não perecíveis, água e roupas de frio para o povo gaúcho. A população pode deixar suas doações em qualquer quartel da Instituição que estão abertos 24 horas por dia para receber os donativos.

Cedida
prende suspeita por aplicar golpes em cliente no RN sexta-FeIRa , 17 de maio de 2024 6 Segurança Jornal de Fato

Aos 58 anos, Romário projeta estreia pelo América/RJ neste sábado

FUTEBOL / Equipe fará seu primeiro jogo na Série A2 diante do Petrópolis, no Giulitte Coutinho

Comary, casa da Seleção Brasileira, que ele conhece bem.

Rio – O retorno de Romário ao futebol profissional está cada vez mais próximo. No sábado, 18, o América vai fazer sua primeira partida na Série A2, contra o Petrópolis, e o atacante, que é presidente do clube, promete que estará em campo, ainda que por alguns minutos.

Em entrevista coletiva nesta quinta-feira, em Teresópolis, ele projetou sua reestreia:

“Eu tenho treinado, sim, feito o que foi combinado com a comissão técnica. Não tenho condição física de disputar campeonato como a Série A2, que fisicamente é até mais difícil que a primeira. Dependendo da situação do jogo, espero que o time esteja bem, existe a possibilidade real de jogar os 15, 20 últimos minutos do jogo”, afirmou.

Romário se aposentou em 2009, quando disputou poucas partidas também pelo América, cuja torcida herdou do pai. E agora quer realizar o sonho de jogar profissionalmente ao lado do filho, Romarinho, que foi contratado para esta temporada.

Embora não se dedique integralmente ao futebol em razão de seu trabalho no Senado, ele vinha mantendo a forma física antes de iniciar o projeto. Romário deu início aos treinos há pouco mais de 20 dias para entrar em condições de realizar participações pontuais. A reta final da preparação da equipe está sendo realizada na Granja

“Esses 10, 11 dias últimos foram interessantes. Aqui vivi os melhores dias da minha vida. Daqui saímos para ser campeão da Copa América e da Copa do Mundo de 1994. Me traz energia maravilhosa”.

A presença de Romário em campo abriu a possibilidade da chegada de novas fontes de renda ao clube, que nos últimos anos passou por problemas financeiros, salários de funcionários atrasados e dificuldade para avançar na construção da nova sede. Foi anunciada nesta quinta-feira o apoio de uma empresa de apostas esportivas ao clube.

A Superbet, que é patrocinadora master de Fluminense e São Paulo, vai patrocinar o clube durante um ano e terá sua marca estampada na camisa. Os valores não foram revelados.

“Com esses patrocinadores a gente tem conseguido (pagar as dívidas), estamos dando prioridade a funcionários que estão no América que não recebem há dois anos, um número menor que o valor bruto”, considerou.

Para voltar à elite

De olho no acesso para a elite do Carioca, o América se reforçou com alguns medalhões, como o atacante André, ex-companheiro de Neymar no Santos, e do zagueiro Fabrício, formado pelo Flamengo. O time é comandado pelo técnico Marcus Alexandre.

O jogo contra o Petrópolis será realizado no estádio Giulitte Coutinho, em Mesquita, às 15 horas.

ESTADO DO RIO GRANDE

O Campeonato Carioca da Série A2 começa no dia 18 de Maio e a participação de 12 clubes (América, Americano, Araruama, Artsul, Audax Rio, Cabofriense,

Duque de Caxias, Maricá, Olaria, Petrópolis, Resende e Serrano) disputando um turno único no sistema de pontos corridos. Os quatro melhores clas-

Processo Administrativo n° 534/2024

A Prefeitura Municipal de Upanema/RN, através do seu Agente de Contratação, nomeado pela Portaria Nº 0151, de 18 de Abril de 2023, torna público que realizará Processo de Chamamento Público para Credenciamento. Objeto: Credenciamento e cadastramento para prestação de serviços médicos especializados em pneumologista pediátrico(a) no Município de Upanema/RN. O Edital e seus anexos poderão ser obtidos no e-mail pmu_licitação@ hotmail.com ou no site www.upanema.rn.gov.br. Os interessados deverão protocolar toda a documentação a partir das 09h do dia 20 de maio de 2024 até as 09h do dia 10 de Junho de 2024 por e-mail ou por meio físico no seguinte endereço: Rua João Francisco, SN, Centro, Upanema/RN.

Upanema/RN, 16 de maio de 2024

PEDRO HENRIQUE LIMA BEZERRA DE OLIVEIRA AGENTE DE CONTRATAÇÃO

sificados avançam. O 1º colocado é considerado campeão da Taça Santos Dumont e enfrenta o 4º. Já o 2º lugar enfrenta o 3º nas semifinais em dois jogos de ida

e volta. A decisão também será realizada em dois jogos (ida e volta). Apenas o campeão sobe para a primeira divisão do Campeonato Carioca em 2025.

Processo Administrativo n°

A Prefeitura Municipal de Upanema/RN, através do seu Agente de Contratação, nomeado pela Portaria Nº 0151, de 18 de Abril de 2023, torna público que realizará Processo de Chamamento Público durante o período de 17 de Maio de 2024 a 05 de Junho de 2024. Objeto: Aquisição exclusiva de gêneros alimentícios oriundos da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou suas organizações, destinado ao atendimento do programa nacional de alimentação escolar, às unidades da rede municipal de ensino da Prefeitura Municipal de Upanema/RN. Os interessados deverão apresentar a documentação para habilitação e Proposta de Venda até o dia 05 de Junho de 2024, às 09:00horas, na sede da Prefeitura de Municipal. O edital contendo maiores informações encontra-se a disposição dos interessados através do site www. upanema.rn.gov.br, ou solicitado pelo e-mail: pmu_licitacao@hotmail.com.

Upanema/RN, 16 de maio de 2024. PEDRO HENRIQUE LIMA BEZERRA DE OLIVEIRA AGENTE DE CONTRATAÇÃO

Rua São José, 05 – Centro CEP: 59.930-000 licitacao@coroneljoaopessoa.rn.gov.br ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE MUNICÍPIO DE CORONEL JOÃO PESSOA Rua São José, 05 – Centro CEP: 59.930-000 licitacao@coroneljoaopessoa.rn.gov.br

AVISO DE LICITAÇÃO AVISO

PREGÃO ELETRÔNICO Nº 015-004/2024 (Republicação) O MUNICÍPIO DE CORONEL JOÃO PESSOA, por intermédio da SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA, ESPORTE, LAZER E TURISMO, FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE, SECRETÁRIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO, PLANEJAMENTO E CONTROLE INTERNO e FUNDO MUNICIPAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL torna público a realização de procedimento licitatório, em sessão pública, na modalidade Pregão Eletrônico nº 015-004/2024, cujo objeto é o REGISTRO DE PREÇOS para futura aquisição de forma fracionada de material para expediente, conforme condições, quantidades e exigências estabelecidas neste Edital e seus anexos. As propostas e documentos serão recebidos virtualmente no site https://www.portaldecompraspublicas.com.br até o dia 29/05/2024 às 08h00min, quando iniciará a fase de lances às 08h30min, conforme especificações e normas contidas no Edital e seus Anexos, disponíveis no endereço eletrônico acima ou no site www.coroneljoaopessoa.rn.gov.br.

Coronel João Pessoa/RN, 16 de maio de 2024. Miguel Ferreira de Aquino Agente de Contratação

CONCORRÊNCIA Nº 026-002/2024

O MUNICÍPIO DE CORONEL JOÃO PESSOA, por intermédio da SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS, TRANSPORTES E SERVIÇOS URBANO torna público a realização de procedimento licitatório, em sessão pública, na modalidade CONCORRÊNCIA, do tipo menor preço global, sob a forma de execução indireta, no regime de empreitada por preço unitário, na forma ELETRÔNICA, nos termos da Lei nº 14.133, de 2021 e demais legislação aplicável, cujo objeto é a contratação de empresa do ramo de engenharia para realização dos serviços de pavimentação de trechos de estradas vicinais, localizados na Zona Rural no município de Coronel João Pessoa/RN, conforme Contrato de Repasse OGU nº 949645/2023 - CAIXA. As propostas e documentos serão recebidos virtualmente no site https://www.portaldecompraspublicas.com.br até o dia 24/06/2024 às 08h10min, quando iniciará às 08h30min, conforme especificações e normas contidas no Edital e seus Anexos, disponíveis no endereço eletrônico acima ou no site www.coroneljoaopessoa.rn.gov.br. Coronel João Pessoa/RN, 16 de maio de 2024. Miguel Ferreira de Aquino Agente de Contratação

PREGÃO ELETRÔNICO Nº 027-005/2024

O MUNICÍPIO DE CORONEL JOÃO PESSOA, por intermédio da SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA, ESPORTE, LAZER E TURISMO, FUNDO MUNICIPAL DE SAÚDE, SECRETÁRIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO, PLANEJAMENTO E CONTROLE INTERNO e FUNDO MUNICIPAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL torna público a realização de procedimento licitatório, em sessão pública, na modalidade Pregão Eletrônico nº 027-005/2024, cujo objeto é o REGISTRO DE PREÇOS para fornecimento contínuo de gêneros alimentícios, conforme condições, quantidades e exigências estabelecidas neste Edital e seus anexos. As propostas e documentos serão recebidos virtualmente no site https://www.portaldecompraspublicas. com.br até o dia 03/06/2024 às 08h00min, quando iniciará a fase de lances às 08h30min, conforme especificações e normas contidas no Edital e seus Anexos, disponíveis no endereço eletrônico acima ou no site www.coroneljoaopessoa.rn.gov.br.

Coronel João Pessoa/RN, 16 de maio de 2024. Miguel Ferreira de Aquino Agente de Contratação

Wandré Silva - America FC
sexTa-feira, 17 de maio de 2024 Esporte 7 Jornal de Fato
Romário concedeu coletiva de imprensa, na Granja Comary Por G1 Aviso de Chamada Pública
002/2024
Aviso de Chamamento Público
003/2024
101/2024
DE LICITAÇÃO AVISO DE LICITAÇÃO
DO NORTE MUNICÍPIO
CORONEL JOÃO PESSOA
ESTADO
RIO GRANDE
NORTE
CORONEL
DE
Rua São José, 05
Centro CEP: 59.930-000 licitacao@coroneljoaopessoa.rn.gov.br
DO
DO
MUNICÍPIO DE
JOÃO PESSOA

Nogueirão sofre com descaso da Prefeitura e completa 100 dias fechado

CAOS / Nem mesmo nos tempos da LDM, não passou tanto tempo inutilizado

De Letra

msantos@defato.com

América e Potiguar irão

Ase enfrentar pela 2ª vez em Brasileiro

o longo da história em se tratando de campeonato brasileiro, difícil um duelo entre Potiguar e América de Natal. Porque, geralmente, o alvirrubro de Natal ocupou divisão acima. Por isso, recorri ao pesquisador – e dos bons -, Marcos Trindade, para saber dessa rara peleja entre alvirrubros em campeonato nacional. E Marcos, na bucha, informou que apenas um confronto foi realizado, isso em 1979. O duelo ocorreu em 14 de outubro no Estádio Nogueirão, com vitória do Potiguar por 1x0, gol de Ubirani aos 38 minutos do segundo tempo, com renda de Cr$ 203.253,00. Diga-se de passagem, Nogueirão que sofre nas mãos da gestão Allyson Bezerra. Esse jogo valeu pela primeira divisão; isso mesmo! Naquele ano, o Brasileirão era dividido por grupos, envolvendo a participação de 94 clubes. A chave de Potiguar e América tinha também o conterrâneo ABC; os alagoanos CSA e ASA; os sergipanos CRB e Itabaiana; e os cearenses Ferroviário e Fortaleza; e o baiano Leônico. Neste domingo, 19, os alvirrubros irão se enfrentar pela 2ª vez em campeonatos nacionais, na belíssima Arena das Dunas.

3 ícones se vão em menos de 24 horas, morreram três grandes comunicadores esportivos. Na noite de quarta, 16, apolinho, e na manhã desta quinta, 17, antero Greco e o lendário narrador silvio Luiz. deixaram um legado, inspiraram gerações, com jornalismo sério e criativo, mas também com leveza.

Paralisação

Por conta das tragédias no rio Grande do sul, a CBf decidiu suspender as rodadas 7 e 8 do Campeonato Brasileiro. em nota oficial, a federação afirmou que tomou a decisão depois de receber o pedido de 15 equipes pela suspensão da competição até o dia 27 de maio. se não houver mudança, o Brasileirão volta no dia 1º de junho. as series B, C e d, e a Copa do Brasil seguem inalterados.

Dia de título e despedida no Inglês O domingo,19, será de arrepiar na Premier League –campeonato inglês. a definição do título que ficará entre Manchester City ou a rsenal, e a despedida de Jürgen Klopp do Liverpool, após era marcante de títulos e modelo de jogo transformador pelos “ reeds”. O seu time se classificou à Champions de 2025, mas na briga pelo título cumpre tabela por “derrapar” na reta final. City enfrentará West Ham

dependendo só dele para ser campeão, enquanto a rsenal jogará contra e verton, precisando vencer e torcer por derrota ou empate dos “Citizens”.

Justificativa a pretensão do Potiguar enquanto mandante de tirar alguns jogos de assú e levá-los para Natal no estádio do aBC, observase o fator técnico relacionado ao gramado. No entendimento dos alvirrubros, o futebol do time se desenvolve melhor em campo bom, com dimensão maior, diferente do edgarzão, em assú, que é apertado e possui gramado abaixo. No entanto, tal transferência ainda carece de confirmação. contra o racismo a fifa vai passar a castigar o racismo no futebol com punições esportivas. a entidade afirmou que vai obrigar suas 211 filiadas a incluírem, em seus códigos disciplinares, artigos específicos para enquadrar crimes de racismo com "sanções próprias e severas", incluindo o encerramento do jogo – com derrota do time que estiver associado ao ato racista. O segundo ponto do plano anunciado pela fifa é a criação de um gesto específico – os dois braços cruzados na altura dos punhos, com as mãos estendidas e os dedos esticados – a ser feito pelos jogadores para avisar árbitros sobre insultos racistas.

Marcos santos

Da Redação

OEstádio Municipal Leonardo Nogueira está completando 100 dias fechado nesta sexta, 17. O campo está interditado pela Justiça devido à gestora, a Prefeitura de Mossoró, ter descumprido o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para realização de obras de acessibilidade. A ação foi movida pelo Ministério Público (MP).

A interdição ocorreu no dia 7 de fevereiro. No TAC assinado em 2021, a Prefeitura tinha dois anos para executar o serviço, mas desprezou.

Há também outra interdição por determinação da Defesa Civil por consequência da queda da marquise do estádio, ocorrida em 10 de fevereiro, devido a uma forte chuva.

A Prefeitura, por meio do prefeito Allyson Bezerra, não pretende fazer reforma no estádio, mas sim uma permuta via Parceria Público-Privada (PPP). Ao desprezar o TAC e não realizar qualquer serviço no estádio, desde sua municipalização em 2021, supõe a estratégia do prefeito de arruinar ainda mais aquele equipamento para justificar o desejo da permuta.

A área que seria cedida à classe privada tem estimativa imobiliária em R$ 40 milhões, por estar situada em bairro nobre da cidade, o Nova Betânia.

A permuta, pelo que foi dito por Allyson Bezerra na imprensa, consiste na saída do Nogueirão para um outro endereço da cidade, algo polêmico e desaprovado pela sociedade mossoroense. Uma enquete em rede social, por sugestão da Prefeitura, feita pelos clubes, Potiguar e Baraúnas, apresentou números desfavoráveis à mudança de endereço de um estádio histórico – 57 anos de fundação.

Recentemente, uma audiência foi realizada na Câmara Municipal de Mossoró (CMM) e a ideia majoritária foi pela permanência do Nogueirão no local de origem em respeito ao patrimônio público e também ao pertencimento cultural e esportivo. Os debatedores, em

maioria considerável, entenderam que há soluções para a problemática e até mesmo uma permuta, cedendo parte do terreno que compreende o Nogueirão, poderia ser uma saída. Ainda assim, fala-se em permuta do Nogueirão desde 2023, mas a proposta em seus pontos traçados se apresenta em ritmo lento.

DEscaso

O fato é que há um descaso ao Nogueirão. Nem mesmo nos tempos que era gerido pela Liga Desportiva Mossoró (LDM), não passou tanto tempo fechado. Há anos, o estádio apresenta estrutura precária, mas poderia estar funcionando minimamente até se resolver a melhor saída para os seus problemas. O funcionamento dependia da realização da obra de acessibilidade, para ser feita antes da abertura do processo de permuta, o que seria um investimento irrisório para a Prefeitura. Não se pensou assim.

Com isso, o estádio chegou ao seu pior momento desde sua fundação, encontrando-se fechado e sem perspectiva de reabertura. Nesta semana, um trator foi visto arrancando grama/ mato que estava encobrindo as traves.

PrEJUÍZo totaL O Nogueirão fechado representa um prejuízo para todos envolvidos no futebol. Além dos clubes, torcedores e a imprensa específica, também o comércio informal que depende do esporte para sobreviver.

Desde o Estadual, o Potiguar manda os seus jogos em Assú, enfrentando uma despesa calculada em R$ 10 mil por jogo. O Baraúnas também teve esse dissabor.

Por meio de instrumento jurídico, “Cessão de Direitos”, os clubes tentam nos bastidores rever a questão do estádio para evitar prejuízo futuro. A ideia é fazer o serviço pendente, deixá-lo em funcionamento básico para voltar a utilizá-lo em 2025, enquanto não se resolve a problemática.

Os dirigentes querem ouvir a Prefeitura, terem o respaldo para pôr em prática o plano, mas o prefeito, até o momento, evita o diálogo.

sexta-feira, 17 de maio de 2024 8 Esporte
Jornal de Fato
Marcos s antos n ogueirão está interditado pela Justiça desde o dia 7 de fevereiro M Santos

Mossoró

Atrasos salariais refletem crise no transporte público de Mossoró

Mobilidade Urbana / A empresa Cidade do Sol não está conseguindo pagar os salários e vale-alimentação dos funcionários, devido à baixa demanda de passageiros

Otransporte público de Mossoró enfrenta, há alguns anos, sérios problemas devido à baixa adesão dos passageiros às linhas de ônibus. Com a constante redução do número de passageiros, a empresa Cidade do Sol, atual responsável pelo transporte público no município, não vem conseguindo pagar salário, vale-alimentação e FGTS dos trabalhadores em dia.

A situação da empresa foi confirmada pelo presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Mossoró (SINTROM), Francisco de Assis de Medeiros, que definiu o cenário como agravante. “A empresa Cidade do Sol está passando por sérias dificuldades e a situação é bem agravante. Eles não estão conseguindo pagar o vale-alimentação dos motoristas, o salário vem sendo pago à prestação, o FGTS também está atrasado, e o diesel e a manuten-

ção dos veículos também estão no limite”, disse. O presidente do sindicato informou que, anteriormente, o pagamento do valealimentação era feito no primeiro dia do mês, enquanto o salário era pago no 5º dia. Na atual situação, o pagamento vem sendo feito de forma parcelada, conforme a empresa vai “apurando o dinheiro”. “Eles estão pagando de forma parcelada, conforme vão apurando o dinheiro. O pior de tudo é que nem o vale-alimentação eles estão conseguindo pagar para os motoristas”, informa. Francisco de Assis mencionou também o desgaste dos motoristas, que estão tendo que lidar com jornadas intensas de trabalho por falta de profissionais. “Antes, quando o quadro de funcionários era maior, tinha um motorista trabalhando de manhã cedo e outro ficava até a noite. Agora, eles estão fazendo três pegadas, ou seja, saem de manhã cedo, na hora do almoço e à noite. Temos hoje um motorista só que fica o dia inteiro no ônibus. Além disso, os motoristas

que estão conseguindo outro emprego estão pedindo para sair da empresa”, explicou o presidente do sindicato.

Atualmente, 20 motoristas estão trabalhando na empresa Cidade do Sol. A situação está tão crítica que, de acordo com o presidente do SINTROM, os motoristas podem paralisar as atividades a qualquer momento. “Não podemos dizer que estamos preparando uma greve ou algo do tipo. Mas diante dessa situação tão desgastante, é possível que os motoristas decidam paralisar as atividades a qualquer momento. Infelizmente, se parar, quem vai sentir falta é a pessoa com deficiência, o idoso e os estudantes, que são as pessoas que ainda andam de ônibus em Mossoró”.

A reportagem do JORNAL DE FATO tentou entrar em contato com a empresa Cidade do Sol por meio da sua assessoria, para ouvir a versão da empresa sobre a situação. No entanto, até o fechamento desta edição, a assessoria não retornou o contato.

Atualmente, cerca de 10 ônibus estão operando diariamente

Mesmo após várias empresas terem se instalado na cidade, prometendo a ampliação das linhas e a renovação da frota de ônibus, a história problemática de Mossoró com o transporte público é precária, e vem se repetindo. Neste momento, Mossoró conta com uma frota de, aproximadamente, 10 ônibus atendendo toda a cidade.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Mossoró (SINTROM), Francisco de Assis de Medeiros, informou à reportagem do JORNAL DE FATO que os ônibus da empresa Cidade do Sol estão bastante sucateados, funcionando com óleo diesel e manutenção no limite. Essa situação traz para os motoristas, além da pressão pelos salários atrasados, péssimas condições de trabalho.

“O mais grave de toda essa situação é a insegurança da turma (motoristas). Os ônibus estão sucateados, está havendo a dificuldade de colocar uma parte dos ônibus para rodar. Alguns saem de manhã cedo da garagem enquanto outros saem mais tarde por causa do abastecimento de óleo.

Tem dias que apenas 8 ou 10 ônibus rodam em Mossoró, enquanto tem 15 ônibus parados”, relatou. Francisco de Assis Medeiros afirma ainda que, em Mossoró, não está havendo demanda para o transporte público. “A empresa está ficando no prejuízo e isso está piorando a cada dia. Para se ter ideia, tem uma linha que dá acesso ao shopping e, muitas vezes, quando o ônibus chega lá está com um ou dois passageiros”, informa.

Ele explica ainda que, levando em consideração a estimativa do Índice de Passageiro por Quilômetro (IPK), Mossoró deveria ter mais de 60 ônibus funcionando, devido ao seu volume populacional. “Mas o que vemos hoje é que as pessoas não estão mais andando de ônibus. As linhas só estão funcionando nos horários de pico, que é pela manhã, no horário do almoço e no horário das universidades”, disse.

Tem dias que apenas 8 ou 10 ônibus rodam em Mossoró

Jornal de Fato • SEXTa-fEira, 17 dE MaiO dE 2024
Amin A CostA
M
Da Redação
@jornaldefato /jornaldefatorn @defato_rn
Arquivo
Diante da situação, motoristas podem paralisar as atividades a qualquer momento
Francisco de assis, Presidente do sinTroM

Gente De fato

marilene.paiva@gmail.com

Elos do bem

Chrystian de Saboya e o Grupo Elos, composto pelas arquitetas Juliana Maia Leandro, Mara Lopes e Larissa Magalhães, que reformaram a ala masculina do Instituto Juvino Barreto quatro anos atrás, vão, agora, reformar a ala feminina, bem como as áreas comuns do abrigo de idosos, em Natal. Essa semana, no próprio Juvino Barreto, Chrystian e as arquitetas reuniram jornalistas para apresentar o projeto de revitalização do Instituto, num café da manhã incrível produzido Pela “casa de ideias” e com a presença de 30 jornalistas do RN.

Beleza

Toda mamãe gosta de ganhar presentinhos que a deixe mais bonita. Indicamos Royal Face, Emagrecentro, salão Cláudia Guimarães e Vintage Hair.

A empresária Ediane Fernandes Rosado recebeu os Srs Decio Pecin, Ceo do CNA, e José Carlos, diretor de operações, que visitaram as escolas de melhores desempenhos da Rede em todo o país, dentre mais de 700 escolas. Gratidão a toda Família CNA e FOCO!

Na primeira edição do SAMBA MOSSORÓ, no Camarote Vip do Requinte Buffet, sem medo de ser feliz, as amigas Aldenora, Dequinha, Jardete e Marilene Amorim. Adoro!

O todo amado Edgar Julião Pinheiro Filho abriu a semana celebrando 82 velinhas. Ganhou sessão bolo confeitado da esposa Dora Sá Barreto e dos filhos Serginho, Bruno e Edgar Neto. Parabéns, tio Deguinha!

Inflação não combina...

O bacanérrimo Chrystian de Saboya com as queridinhas arquitetas do Grupo Elos Laryssa Magalhães, Mara Lopes e Juliana Maia. Vivas!

Com o Pingo da Mei Dia 1º de junho. Um avisinho aos navegantes. Devagar com os preços. O mar não tá pra peixe graúdo e as piabas contam os tostons para brincar. Visse?

TCM Junina, aqui você se vê mais feliz!

A edição 2024 do projeto TCM Junina, que traz cobertura especial dos festejos juninos no RN, será lançada hoje, dia 17. Todas as novidades e todos os detalhes da campanha serão apresentados na Prévia do TCM Junina que acontece nesta sexta, a partir das 19h15, na Praça de alimentação do Partage Shopping Mossoró. Neste ano, o projeto tem como tema “Aqui, você se vê mais feliz”. A prévia conta com animação Célia Mello, e participações de Aline Reis e de Maxson Comando e Forró com Ella, além de muita cultura, tradição e animação. A prévia do TCM Junina será transmitida ao vivo a partir das 19h46, pelos Canais 10 ou 14.1 e Canal TCM 10 HD no YouTube.

Champanhe no gelo

Festejam idade nova hoje, dia 17: Luciana Couto, Vandja Lima, Kelvin Gibran, Márcio Mello, Ana Lúcia dos Santos, Zoraide Rosado, Mariana Carlos, Walter Lires Lopes, Maria Nauri Nunes, Ceição Barros e Hernegildo Silva. Parabéns!

UNS E OUTROS

> Um dia desses, num desses encontros casuais... Bom demais trocar figurinhas com os amados César Guimarães e Simara Fernandes. Vamos repetir.

> A metodologia Gustavo Borges tem atraído muitos alunos e alunas a praticarem natação na Atividade Fitness. E o que é melhor, não é só a criançada que tem preenchido os horários, as turmas para adultos são um sucesso também. Bom demais!

> Agradecemos a gentileza do ‘master chef’ mossoroense, hoje residindo em Portugal, Gonzaga Júnior, pelas palavras elogiosas ao nosso desempenho como colunista e apresentadora. Sempre gentil e atencioso.

> Hoje, dia 17 de maio, é o Dia de Combate à LGBTfobia. Os últimos acontecimentos em Mossoró, Eliel e Hardison, leva-nos a levantar essa bandeira e rogar às autoridades medidas mais severas para os bandidos e campanhas em prol da liberdade e respeito ao indivíduo e suas escolhas.

SEXTA-FEIRA, 17 DE MAIO DE 2024 2 Opinião Jornal de Fato
MARILENE PAIVA Cedida Cedida Cedida Cedida

Lisboa Batista

sargi13tario@hotmail.com

Maior que a tristeza de não haver vencido, é a vergonha de não ter lutado.”

Rui BaRBosa

ECOSSISTEMA DE INOVAÇÃO

Será no dia 21 de maio, às 18h30, no auditório do SEBRAE/ Pau dos Ferros, o 1º Encontro de Atores do ELI, um trabalho em busca da inovação para o município de Pau dos Ferros, com debates sobre os temas: Como o Ecossistema de Inovação pode impulsionar o meu negócio/instituição? Quais os benefícios de fazer parte do ELI PDF? Faça sua inscrição junto ao Sebrae.

Ontem foi dia de festejar o amigo Ricardo Bruno que ao lado da noiva Adriana Marques e a família celebrou a data no Encanto.

Daqui para Natal, onde reside, o Colunista parabeniza duplamente a mãe Zulmira e o filho Lucas Mateus, pela sua formatura em Medicina e aniversário de vida. Meu abraço!

MISS SERIDÓ 2024

O Colunista seridoense Carlos Magno já definiu a cidade onde ocorrerá a próxima edição do consagrado concurso de Miss e Mister Seridó, que será em Currais Novos, com as 16 candidatas já inscritas ao título. Será no dia 6 de julho, num deslumbrante desfile de traje maiô e vestido de gala. Sucesso.

CELEBRAÇÕES

MISSA DA SAUDADE - Os familiares de Edson Rêgo convidando para a missa de 4 anos de saudade, domingo, dia 19 de maio, às 17h, na Capela de São João Bosco, em Pau dos Ferros. Vamos rezar!

ANIVERSÁRIO DA FM 105 - Recebemos convite para o aniversário dos 36 anos da FM 105, rádio fundada por Pe. Sátiro. Na ocasião será celebrada Missa em Ação de Graças, no Santuário Santa Clara, 17h, próximo domingo. Agradecimentos aos Pe. Charles e Pe. Demétrio pelo convite.

pelo seu aniversário

O Colunista LB cumprimenta a Prefeita de Martins, Mazé

dia 15. Tempo de parabéns!

Todo elegante, o Conde Nilo Amâncio apresentando a Revista Presença impressa para seus leitores. LB cumprimenta

Casal estimado Zezinho Abílio/Ketane Fernandes. Ele celebrou a vida dia 14 e a Coluna LB parabeniza

Maria Elvira, artista da música, Secretária de Cultura de Viçosa/RN, concluiu o Mestrado pelo PLANDITES/CAPF/UERN. O Colunista envia os parabéns.

Abraço para o nobre amigo/colega Leovigildo, Professor e Diretor da FACEM/UERN. Momento pós-Colação de Grau dia 15 com a Reitora Cicília Maia.

RN tem mais de 940 pacientes na fila de espera para transplantes

LISTA DA CENTRAL / São 595 pacientes para transplante de córneas, 330 para transplante renal, 16 para medula óssea

Mais de 940 pessoas estão na lista de espera para transplantes na rede pública do Rio Grande do Norte. Dados da Central de Transplantes apontam que até o fim de abril deste ano eram 595 pacientes para transplante de córneas, 330 para transplante renal, 16 para medula óssea e 1 paciente para transplante cardíaco.

A Central de Transplantes trabalha com a meta de expandir ainda mais os serviços, no sentido de reduzir ao máximo a fila de espera.

“Planejamos para este ano credenciar o serviço de transplante de pele no RN,

aumentar o número de Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes ativas e continuarmos com nosso projeto de educação continuada pelos hospitais do estado”, diz a coordenadora da Central de Transplantes do RN, Rogéria Medeiros.

Os dados da Central apontam para números alentadores, apesar de existir uma fila de espera com mais de 940 pacientes. De janeiro a abril deste ano o Rio Grande do Norte registrou um aumento de 30,7% no número total de transplantes de órgãos realizados, se comparado ao 1º quadrimestre de 2023. O

maior percentual de aumento foi o de córneas com 74%, seguido de medula óssea com 23%.

De acordo com a Subcoordenadoria de Transplantes de Órgãos da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), no 1º quadrimestre de 2024 foram realizados 136 transplantes de órgãos no RN, sendo 15 transplantes renais, 68 de córneas e 53 transplantes de medula óssea. No mesmo período, em 2023, foram realizados 103 transplantes no estado (18 renais, 39 de córneas, 3 cardíacos e 43 de medula óssea).

“Este ano houve um aumento nas doações de ór -

gãos provenientes de outros estados. Além disso, conseguimos mais captações, através da conscientização da população para a doação e das constantes capacitações que fazemos com as equipes das Comissões Intra-Hospitalares de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes”, explicou Rogéria Medeiros.

O número de doações de órgãos no RN também aumentou no primeiro quadrimestre de 2024, sendo 13 doadores de múltiplos órgãos e 33 doações de córneas; um aumento de 30% e 26%, respectivamente. Em 2023 foram 10 doações de múltiplos órgãos e 26 de córneas.

Rio Grande do Norte aumentou em 30,7% o número de transplantes de órgãos realizados este ano

Rogéria explicou que o número de transplantes realizados não está relacionado com o número de captações que ocorre no estado, pois existem órgãos e tecidos advindos de outros estados. “Por isso, muitas vezes existe discrepância entre os dados das tabelas de transplantes realizados se comparados ao número de doações”, pontuou.

SEXta-fEira, 17 dE maio dE 2024 Opinião 3 Jornal de Fato
Gurgel, ocorrido Cedida Cedida Cedida Cedida Cedida Cedida Cedida Cedida

QUARTA-FEIRA, 3 DE ABRIL DE 2024

Paixão de Cristo

Demais

GEORGIANO AZEVEDO

No feriadão da Semana Santa, registramos alguns conterrâneos conferindo o espetáculo Paixão de Cristo, em Nova Jerusalém, o maior teatro a céu aberto do mundo, localizado na cidade de Brejo de Madre de Deus (PE).

georgianoazevedo@gmail.com

SAMBA MOSSORÓ

Buffet.

TCM JUNINA

A TCM Telecom vai realizar a Prévia do TCM Junina, hoje, ao vivo direto da Praça de Alimentação do Partage Shopping Mossoró, a partir das 19h15, com show de Célia Melo e participação de Aline Reis e Forró com Ella.

O Requinte Buffet foi palco para a festa “Samba Mossoró” no último sábado, 11, reunindo grandes nomes do samba e pagode: Dudu Nobre, André da Mata, Xandão, Koisa Nossa, Dr. Ever, Pedro Cassius e Soul Samba com superprodução Master Festas, que arrasou no palco 360°. Quem foi, adorou. Todos já querem a segunda edição!!

Júnior Nunes e Lizana Lima com Elisângela Mendonça e Alcides Felipe no samba que “ferveu” Mossoró.

para segunda-feira, 1º

A apresentadora Keilinha Viviane se jogou no samba.

NORDESTESSE NO DF

o

Dias “Entrando no Clima” com os cantores André da Mata e Dudu Nobre no Requinte Buffet.

NEW FACES

Um time de new faces, revelados no concurso Tráfego Look 2023, vem se destacando no cast Tráfego Models. E, aqui, temos registros de algumas que arrasaram no book digital fotografadas por Pedro Sobrinho:

“RASTAPÉ DA HORTÊNCIA”

BICHO BOI

Depois do sucesso na Carandaí 25, no Jockey Clube, no Rio de Janeiro (RJ), a jornalista Daniela Falcão prepara mais uma edição do Festival Nordestesse. Desta vez, na Quadra Concept, em Brasília (DF), reunindo moda, arte, design e gastronomia nos dias 22, 23 e 24 de maio.

e

o

e Irlanda Carlos prestigiando Érica Lopes.

Entre as marcas participantes do Nordetesse na Quadra, em Brasília (DF), destaque para George Azevedo Arte que vai lançar as coleções “Praieira” e “Bicho Boi”. Vem fechação por aí!

SEXTA-FEIRA, 17 DE MAIO DE 2024 4 Opinião Jornal de Fato
Penélope Heluziane Lucena no comando do #MKT do Samba Mossoró. Ela arrasa! Cedida Cedida Cedida Cedida Cedida Cedida Comercial e de Novos Mossoró para Desenvolvimento do Varejo Requinte Morais Martha Benjamim e a filha Miriam na #Selfie em Nova Jerusalém (PE). Lisboa Filho com a esposa Ivana e as filhas Marina e Marília no espetáculo Paixão de Cristo. Cacio Santos aproveitou feriadão foi conferir espetáculo Paixão de Cristo, em Nova Jerusalém. Hortência Moreira vai reunir queridos, hoje, para comemorar idade nova em clima junino no Boteco Golbar, às 19h30. Ela arrasa! Érica Souza, Bruna Yully, Aline Oliveira e Jeovanna Fernandes, new faces Tráfego Models, em destaque no mercado da moda e publicidade de Mossoró. Lindas! Cedida
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.