
15 minute read
geRAIS/OPINIÃO
from Jornal de Fato
eStradaS
governadora assina ordem de serviço para início de reconstrução da rN-233
Advertisement
Elisa Elsie
Governadora assina ordem de serviço da RN-233, em solenidade na cidade de Paraú
Agovernadora Fátima Bezerra, ao lado do vice-governador Antenor Roberto, assinou a Ordem de Serviço para a obra de restauração e alargamento da RN-233, ao cumprir agenda no município de Paraú, nesta quinta-feira (3). A obra beneficiará uma extensão de 41 km da rodovia, do entroncamento da BR-304, passando pelo município de Paraú, até a BR-226, em Triunfo Potiguar.
“A reconstrução desta importante via vai deixá-la mais larga, sinalizada e, consequentemente, mais segura. É uma grande alegria, além de melhorar o tráfego, o escoamento de produções, poder gerar mais empregos para as pessoas, promovendo o desenvolvimento do Rio Grande do Norte”, comemorou a governadora, agradecendo a presença de todos e todas nessa data em que a esperança se renova ainda mais, e dando em primeira mão a notícia de que vai encaminhar o Projeto de Lei à Assembleia Legislativa do RN para que a nova via receba o nome do Padre Pedro Neefs, de forma a homenagear importante personagem da história social do Oeste potiguar.
Prefeita de Paraú, Maria Olímpia registrou em sua fala que “este é um dia histórico para todo o Médio e Alto Oeste, além de marcar a vida de cada um que passa por essa estrada, que escoa suas produções”. E completou: “Isso vai marcar a sua gestão, governadora, porque mostra o cuidado com a qualidade de vida de todos nós, a preocupação com a transformação e o desenvolvimento dessas regiões”.
Na execução, serão aplicados quase R$ 74 milhões por meio do Projeto Governo Cidadão e do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), com recursos advindos do empréstimo junto ao Banco Mundial. A obra tem o prazo de 10 meses para ser finalizada.
“Esta é mais uma iniciativa do Governo Fátima com foco no equilíbrio regional, a iniciativa trará ainda mais desenvolvimento aos potiguares, em especial aos produtores do Alto e Médio Oeste que escoam suas produções por essa estrada”, disse o secretário de Gestão de Projetos e Metas e coordenador do Governo Cidadão, Fernando Mineiro, lembrando que a obra não estava no plano de aplicações do empréstimo e que, após muitas tratativas, foi encaixada nas ações a serem finalizadas até o final de 2022.
“O momento é de agradecimento ao empenho e trabalho árduo em prol do médio e Alto Oeste. A via, para além da melhoria na trafegabilidade e do transporte dos produtos, vai fomentar o turismo regional, pelo qual lutamos tanto”, reforçou o prefeito de Patu e presidente da associação dos Municípios do Oeste Potiguar (AMOP), Rivelino Câmara.
NoVoS trechoS beNeficiadoS
Corroborando Mineiro, Manoel Marques, diretor do DER, completou: “Este é um trabalho a várias mãos, um projeto piloto que vai inovar emplacando a obra desde seus estudos para fazermos o projeto em sua totalidade até a execução da obra”, finalizou. O gestor ainda anunciou que, quando da abertura do orçamento estadual de 2022, outros 29 trechos ao longo do RN serão restaurados ou reconstruídos pelo Governo do Estado.
malha Viária do rN
Ainda por meio do Governo Cidadão, com recursos viabilizados pelo empréstimo junto ao Banco Mundial, o Governo do Estado vem revitalizando diversas estradas por todo o Rio Grande do Norte.
São iniciativas que buscam garantir infraestrutura, mobilidade e acesso entre as regiões do estado, promovendo um maior escoamento da produção e crescimento de novos mercados para os produtores da agricultura familiar, de maneira a possibilitar também o aquecimento do turismo regional.
Entre as estradas beneficiadas estão: RN-011 (conhecida como Estrada da Castanha, em Serra do Mel); RN-015 (Estrada do Melão III, ligando Baraúna à BR 437, no trecho conhecido como estrada do Cajueiro); RN-016, que beneficiou diretamente os produtores de Carnaubais, Serra do Mel e Mossoró; a RN-118, no trecho que liga Jucurutu e Caicó; a RN087, que liga Cerro Corá a Lagoa Nova; a RN-160, em São Gonçalo do Amarante; a RN-307 em Genipabu; a RN-063, que liga Tabatinga a Barreta e a Estrada da Produção, também em São Gonçalo do Amarante.
Além dos já citados, acompanharam a governadora neste evento os secretários de Planejamento e Finanças, Aldemir Freire; de Comunicação, Daniel Cabral; o diretor do Instituto de Gestão de Águas, Auricélio Costa; os deputados estaduais Francisco Medeiros (Francisco do PT), Raimundo Fernandes, Dr. Bernardo Amorim e George Soares; chefes do Executivo municipal, secretários e vereadores da região.
ProSa VerSo&
crispinianoneto@gmail.com
o embargo econômico vai mesmo quebrar a Rússia?
Sanções econômicas não quebram países. Que causam constrangimentos e dificuldades não resta nenhuma dúvida. Mas não é uma equação tão simples. A mídia insiste em dizer que Rússia está totalmente isolada e isto é uma falácia, como é uma falácia dizer que a economia russa vai ser liquidada com este embargo econômico de agora.
A próprio Rússia passou por um embargo total durante a guerra fria. Veio sair do isolamento no governo Nixon, praticamente no início da década de 70. O Brasil só reatou relações comerciais com a Rússia no governo Geisel e com Cuba no Governo Sarney.
Segundo a Agência de Controle de Ativos Estrangeiros dos Estados Unidos no mundo hoje temos vários países sofrendo embargos e nenhum deles teve suas economias liquidadas.
Cuba está sob embargo econômico há 61 anos e continua sobrevivendo e alimentando seu povo, formando um a cada quatro cubanos e tem um sistema de saúde que é um dos melhores do mundo. E olha que seu maior parceiro comercial que era a União Soviética parou de apoiá-la há quase trinta anos.
Vamos aos outros: Bielorrússia, Burundi, Balcãs Ocidentais, Congo, Crimeia, Coreia do Norte, Irã, Iêmen, Líbano. Líbia, República Centro-africana, Síria, Somália, Sudão do Sul, Venezuela e Zimbábue.
A Rússia que sozinha não é pouca coisa, tem, em torno dela pelo menos dez países das ex-repúblicas socialistas que continuará comercializando com ela, além de ter a China e a Índia que juntas têm 2,5 bilhão de consumidores, além do Irã, da Coreia do Norte, Venezuela, Cuba, Vietnã, Afeganistão e outros. Entre grandes e pequenos, fortes e fracos tem 3 bilhões de seres humanos que continuarão negociando com a Rússia e quanto ao sistema bancário, existe um alternativo sob liderança da China que pode se tornar muito mais forte a partir de agora. Os países capitalistas que estão batendo de frente com a Rússia, que por sinal também é capitalista, podem estar dando um tremendo tiro no pé.
Quanto ao aspecto político. É bom anotar que o maior partido de oposição a Vladimir Putin é o velho partido comunista que tem mais de 20% dos votos russos. Vai que derrubam Putin e os comunistas voltam ao poder...
armaS de fogo
Aos que defendem a disseminação de armas de fogo, vale lembrar que anteontem ouvimos no Jornal da BandNews que só a Polícia Rodoviária Federal está apreendendo uma média de 200 armas de fogo por mês nas BRs brasileiras.
Armas de calibre restrito, armas de alto poder de fogo, armas que são usadas em assaltos pelo crime organizado. Não foi por falta de aviso.
Os idiotas, ditos cidadãos de bem que defendem a liberação continuam suando para comprar a fera do mês. Vale a frase: Quem defendia a liberação de armas de fogo para comprar uma Winchester, hoje que elas foram liberadas, não estão conseguido comprar um chester para comer...
fábricaS fechadaS
O jornalista Palmério Dória pergunta: E a fábrica de fertilizantes que o grupo russo comprou da Petrobras com lobby de Tereza Cristina, a Musa do Veneno, hein? Mundo, mundo, vasto mundo!
Só lembrando que foram três as fábricas de fertilizantes fechadas e vendidas pelo governo Bolsonaro.
Agora o agronegócio vai chorar no ombro de quem?
Último ProceSSo
E eis que o último processo contra Lula foi anulado no STF. Era aquela canalhice de acusá-lo por propinas em troca de lobbie para que o Brasil no Governo Dilma comprasse caças Gripen da Suécia. Mas, ora, essa escolha vinha dos tempos de FHC e ainda por cima, foi totalmente realizada pela Aeronáutica. Onde Lula teria feito lobbie?
imagem quE mARcA
cinismo e cirismo vêm se tornando sinônimos. É muita cara de pau o “coronel” do ceará dizer: Vou começar pelo óbvio: sou o único pré-candidato que assume o compromisso de romper com um sistema político que, há 30 anos, é baseado no conchavo e na corrupção. ciro pensa que engana a quem? olha só por quantos partidos ele passou nestesa trinta anos que ele promete mudar.
Vai te catar, ciro gomes.
endividados
Total de famílias com contas atrasadas é o maior em 12 anos
aGênCia Brasil
Opercentual de famílias com dívidas e/ ou contas em atraso apresentou, em fevereiro, o maior patamar desde março de 2010, segundo a Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada ontem (3), no Rio de Janeiro, pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
“Alcançando 27% dos lares, o indicador de inadimplência apresentou, em fevereiro, aumento de 0,6 ponto percentual (pp) em relação a janeiro e de 2,5 pp na comparação com fevereiro de 2021. Já a parcela que declarou não ter condições de pagar suas contas ou dívidas em atraso e, portanto, permanecerá inadimplente, ela também acirrou na passagem mensal, com aumento de 0,4 pp, a proporção chegou a 10,5%, mesmo percentual de fevereiro do ano passado”, disse a CNC.
Segundo a pesquisa, o percentual de famílias que relataram ter dívidas a vencer (cheque pré-datado, cartão de crédito, cheque especial, carnê de loja, crédito consignado, empréstimo pessoal, prestação de carro e de casa) atingiu 76,6% em fevereiro, retomando o nível apurado em dezembro de 2021. Há um ano, a proporção de endividados era de 66,7%, 9,9 pp abaixo do número atual.
Sobre o cenário, o presidente da CNC, José Roberto Tadros, disse que a escalada dos juros, que encarece o crédito, dificulta a renegociação das dívidas. “O panorama mostra que, na margem, o custo do crédito mais elevado e o próprio endividamento entre as pessoas que vivem no mesmo domicílio dificultam a contratação de novas dívidas e o pagamento dos compromissos na data de seus vencimentos”, disse ele, em nota.
Para a CNC, os dados do Banco Central mostram que as taxas de juros médias nas linhas de crédito com recursos livres às pessoas físicas aumentaram de 39,4% em janeiro de 2021 para 46,3% em janeiro de 2022. Em contrapartida, as concessões de crédito com recursos livres para pessoas físicas cresceram 13,1% em termos reais na comparação interanual, mas caíram 2,7% em janeiro ante dezembro, na média diária.
ouTraspalavras
José nicodemos
aristida603@hotmail.com
devo eXpliCar-me
Pode até parecer, mas não é. Sim, não é que tenha eu a intenção, isso muito longe de mim, de influenciar pessoas, quando defendo a conveniência do voto branco ou nulo, nas eleições deste 2022. Apenas, e nada mais do que isso, dou a minha opinião, quer valha alguma coisa, ou nada. Não importa. É o meu direito enquanto ser pensante.
Note-se: a razão disso é porque não vejo como se possa votar de boamente, para tomar decisões políticas, em indivíduos que, além de mentalmente despreparados para essa função, outra intenção mais não os move senão a de conquistar projeção social. Quando menos, isso. Merecem logo o sufrágio popular? Evidentemente que não.
Mas trata-se de poucos entre muitos do panorama político? Penso ao inverso, e é o que realmente se põe de manifesto: a grande maioria, se não todos, não se faz candidato a cargo público, verdadeiramente com boas intenções relativas à melhoria das condições de vida das camadas baixas da população. As mais sofridas.
Eles se deixam ver por dentro, sem grande esforço. Bastará puxar-lhes o histórico, vida particular e pública, para se comprovar o que estou dizendo. Nada que os credencie perante a opinião pública, sem levar-se em conta o total despreparo para o nobre ofício de tomar decisões políticas, em nome da sociedade. De todo incapazes.
Nesse sentido logo é que defendo, e defenderei, a inescapável necessidade do voto branco ou nulo, do que poderá resultar, quem sabe, grande benefício social. É a lição que, dessa maneira, o povo eleitor daria aos maus políticos, com o possível resultado de essa gente desfazer-se de seus métodos de enganação das camadas populares.
Não pode ser assim? É claro que pode. O que parece ser totalmente impossível é que esses embusteiros da política menor que se pratica em nosso país, venham um dia a emendar-se – sem o repúdio popular, manifestado na urna eleitoral, principalmente. O povo eleitor precisa logo dar-lhes uma boa lição, e eu não sei de outra melhor.
De outra forma, quer-me parecer, tudo continuará do mesmo jeito neste país: o tripúdio das classes do prestígio sobre as classes baixas, estas, como dizem, com o único direito de não ter direito. Assim, ou o povo reage às safadezas que lhe fazem os políticos, ou seguirá em inevitável escravidão econômica e moral. Não tem duas.
Eis aí por que me declaro, em público, favorável ao voto branco ou nulo. Rapidinho: o meu, é nulo. Ora se. E não me desdenho de publicá-lo, em que pese aos vigilantes guardiães da democracia. Ora se democracia é isso aí que se vê em nosso país: o tripúdio das classes altas com a cara das classes baixas, cujo único direito é o de não ter direito.

verGonHa
É triste ver pessoas desempregadas pedindo, nas ruas do país, em meio ao trânsito, exibindo placas com o pedido de ajuda financeira. É o que mostra a televisão. E os nossos tomadores de decisões políticas não se envergonham disso.
Mais uma razão por que defendo, a esta hora do país, o voto nulo, como forma de protesto coletivo. O povo miúdo principalmente precisa mandar o seu recado na urna eleitoral. É o voto nulo. Não se perde nada com isso, ao contrário.
E deve-se tudo isso, como é visto e sabido, à má distribuição da renda fiscal do país, sem outro critério que não seja o do privilégio estabelecido em favor das minorias, contra os direitos das grandes maiorias. Voto nulo, então.
proTesTo renda
linguagem
Quem conhece a obra de Mário de Andrade, dos escritores mais cultos do nosso país, ontem e hoje, há de ter verificado o propósito de desviar-se na norma culta, em nome da ideia de uma “língua brasileira”. Notadamente quanto à regência e à topologia pronominal, estabelecidas pela regra. No entanto, entra pelos olhos a construção da frase de acordo com as regras de estruturação, o conjunto finito de que fala o linguista americano Noam Chomsky, fundador da linguística gerativa ou transformacional. Com isso, mantém-se viva a língua portuguesa, por isso mesmo que toda língua consiste em seu sistema fechado, eminentemente estrutural. O resto pertence aos usos, que determinam os processos sintáticos, que, mudados, em nada se altera a língua como estrutura e funcionamento. Mesmos conectivos (preposições e conjunções), mesmo sistema pronominal, conjugações idem.
Agência Brasil

Pesquisa aponta que percentual de famílias que relataram ter dívidas a vencer em cheque pré-datado, cartão de crédito e outros, atingiu 76,6% em fevereiro
mais dívidas
O endividamento e a inadimplência cresceram entre os dois grupos de renda pesquisados. Nas famílias com ganhos até dez salários mínimos, o percentual de endividados aumentou 0,4 pp, chegando a 77,8%. Já na parcela com renda acima de dez salários mínimos, a proporção de endividados alcançou maior patamar histórico, 72,2%, com incremento anual de 10,1 pontos.
Entre os indicadores de inadimplência, o percentual de famílias com contas ou dívidas em atraso na faixa de até dez salários mínimos atingiu o maior nível da série histórica para meses de fevereiro, 30,3%. Um ano antes, essa proporção era de 27,4%. Na parcela com maiores ganhos, o número também aumentou, chegando a 12,6%, o maior percentual desde abril de 2018.
O endividamento no cartão de crédito apresentou a primeira redução entre os endividados desde fevereiro de 2021, mas continua como o principal tipo de dívida no país. Representando 86,5% do total de famílias endividadas, o indicador está 6,5 pp acima do percentual de fevereiro de 2021 e ainda 7,9 pp maior do que em fevereiro de 2020, antes da crise da pandemia de covid-19.
Para a economista da CNC responsável pela pesquisa, Izis Ferreira, o encarecimento do crédito no Brasil e a fragilidade apontada no mercado de trabalho devem seguir afetando a dinâmica do endividamento e da inadimplência dos consumidores, especialmente em ano de maior incerteza pelo processo eleitoral.
“Consideramos necessárias e relevantes as alternativas que suportem o pagamento dos compromissos financeiros assumidos e a renegociação das dívidas ou contas não pagas”, afirmou a economista.
Federação Rio Grande do Norte
ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA
EDITAL DE CONVOCAÇÃO 1ª, 2ª, E 3ª CONVOCAÇÕES CNPJ n° 24.368.771/0001-02
O Presidente do Conselho de Administração da UNIMED RIO GRANDE DO NORTE - FEDERAÇÃO DAS SOCIEDADES COOPERATIVAS DE TRABALHO MÉDICO, no uso de suas atribuições legais e no que confere o Estatuto Social, convoca os Senhores Delegados de suas Federadas, atualmente em número de 3 (três), para se reunirem em ASSEMBLÉIA GERAL ORDINÁRIA (A.G.O), que se realizará no dia 18 de março de 2022, no prédio administrativo da Federação*, situado à Av. Rio Branco, nº 984, Centro, Mossoró/RN, às 13h, 14h e 15h, em 1ª, 2ª e 3ª convocações, com 2/3 (dois terços) das Federadas, metade mais uma Federada e, no mínimo 1/3 (um terço), respectivamente, em condições de votar, quando será discutida a seguinte:
ORDEM DO DIA: a) Apreciação do Relatório de Atividade, Balanço Geral e Demonstrativos da
Conta de Sobras ou Perdas, acompanhada do parecer do Conselho Fiscal e Parecer dos Auditores Independentes, tudo relativo ao exercício de 2021; b) Destinação das sobras ou rateio das perdas do exercício de 2021; c) Eleição dos membros do Conselho Fiscal para o exercício de 2022; d) Eleição do 1º (primeiro) e 2º (segundo) delegados suplentes para representar à Federação junto às cooperativas de graus superiores e organizações das cooperativas no exercício 2022; e) Apresentação e apreciação das Metas para o exercício de 2022; f) Fixação do pró-labore da Diretoria Executiva, e do valor das cédulas de presença dos Conselheiros Vogais e Conselho Fiscal; g) Outros assuntos de interesse do Sistema Cooperativo Médico do Rio
Grande do Norte.
Natal-RN 04 de março de 2022