Jornal de Fato

Page 1

Filhos das vítimas de feminicídio terão pensão

Valor de um salário mínimo deverá ser pago até que filhos ou dependentes completem os 18 anos de idade. PRinciPal 4

canadense vai explorar o ouro do Rio Grande do norte

>> aura Borborema tem uma área de 490 hectares na zona rural de Currais Novos, região do Seridó. A mina de ouro é uma das maiores de todo o Brasil e o projeto é da canadense Aura Minerals que promete gerar 600 empregos.

Servidores da saúde paralisam atividades hoje de advertência

Categoria ainda não recebeu resposta à pauta de reivindicações protocolada na Prefeitura de Mossoró em janeiro. moSSoRó 3

Allyson Bezerra adotou o silêncio como “resposta” ao caos na UBS da Barrinha. Surgem novas denúncias. céSaR SantoS 5

NeSta eDiçÃO [ 16 págiNaS]

OPINIÃO P2

POLÍTICA P3

CÉSAR SANTOS P 5

ge RAIS/OPINIÃO P6

b RA SIL/MUNDO P8

CaDeRNOS Projetos de duplicação da BR-304 serão entregues no início de 2024 para começar o processo de licitação das obras

MOSSORÓ/eSTADO P1 A 8

CIANO MAGNTA AMARELO PRETO
@defato_rn /jornaldefatorn
MOSSORÓ (RN), Sexta-feiRa, 10 De MaRçO De 2023 | eDiçÃO 6.609 – aNO xxiii | R$ 2,00
@jornaldefato
Silêncio de prefeito sobre caos na saúde é comprometedor
Jornal de Fato Jornal
de Fato
PRinciPal 6 Ri O g R a ND e DO NORte vai COM eça R vaC i N a R CON t R a a va R í O la DOS M aCaCOS moSSoRó 1 eStado 5
Imagem ilustrativa

eSPaço JorNaLISTa marTINS de VaSCoNCeLoS

a caMINhO da ItálIa

Va N da m ar I a JaCINTo escritora, autora do livro Rabiscando os caminhos da prosa v.m.j@hotmail.com

gal, partimos felizes.

Num primeiro momento nem percebemos o quanto era apertado o espaço destinado aos passageiros da “classe normal”.

Todavia, passadas algumas horas de voo, o desconforto – pela falta de mobilidade – e o cansaço começaram a pesar.

Chegamos a Portugal por volta das oito horas mais ou menos, já desejando que fosse o fim da jornada. Contudo, ainda faltava um bom tempo de viagem. Por sorte, nossos filhos já haviam programado um passeio belíssimo por Lisboa, até chegar o horário de partida para a Itália.

Tudo começou numa conversa informal com a minha filha, sobre a possibilidade de irmos passar o Natal e o AnoNovo na Europa; para ser mais precisa, na Itália – país onde moram parentes do meu genro. Na ocasião, muitas ideias surgiram, mas tudo ficou sublimado até que ela retornasse ao Brasil (estava nos Estados Unidos) e tornasse a comentar sobre o assunto.

Após um balanço criterioso, resolvemos aceitar o convite. Três casais formariam a comitiva. Eu e o meu esposo Jacinto, minha filha e o seu esposo e os pais do meu genro. A animação tomou conta. Quis logo saber qual seria o nosso roteiro, claro, para me inteirar dos locais para visitações.

Quando tomei conhecimento da dimensão da viagem, vi a extensão de terras e lugares que visitaríamos, pensei se daria conta de tudo. Entretanto, como só se caminha dando o primeiro passo, apertei o cinto e comecei a me organizar.

Passaporte atualizado, passagens compradas, malas novas, reservas de hotéis, lavagens dos agasalhos – há muito esquecidos nos armários –, outros tantos adquiridos, calçados conferidos e assim foi acontecendo.

Finalmente o grande dia!

Tudo pronto para o primeiro embarque, malas com o devido peso, quase nada de bagagem de mão – apenas uma mochila com uma muda de roupa e objetos de higiene pessoal e pronto!

Com o foco no nosso primeiro destino, que era Portu-

No percurso da aeronave até o saguão do aeroporto, percebi algo errado com a minha bota. Sem muito esforço, notei que o solado havia descolado, estando preso apenas na direção do pequeno salto. Pense num sufoco!

Continuei a caminhada, ignorando o ocorrido. A princípio, pensei que havia colado de novo, mas, na realidade, fez foi soltar de vez. Deixei por lá o meu salto. Ou seja, literalmente desci do salto.

Numa olhada rápida, descobrimos que não havia, no aeroporto, lojas sequer para comprar uma sandália. Assim, tivemos que escolher: ou íamos para o centro da cidade comprar um calçado ou faríamos o passeio. Lógico, optei pelo passeio.

Foi deveras agradável! Passamos momentos deliciosos às margens do Tejo. Fomos até a Torre de Belém – fortificação no estilo medieval belíssima, que remonta a data de 1514, como início de sua construção, e cuja influência foi do Rei D. Manuel, o Venturoso.

Caminhando com dificuldade, sabendo que a qualquer hora o que restou do solado – a palmilha da bota poderia se abrir em flor – e meu lindo pezinho tocaria a textura da calçada lusitana, seguimos pelo calçamento molhado até outro grande monumento. Este, em homenagem aos grandes navegadores, cujo tema é “Padrão dos Descobrimentos”, tendo, à frente, o Infante D. Henrique.

Mais um tempo de caminhada, enquanto observávamos gaivotas às margens do lindo rio, e resolvemos procurar um

:

bom restaurante para almoçarmos. Degustamos um delicioso risoto de bacalhau, regado a vinho.

De volta ao aeroporto, não houve jeito: o que sobrou da bota não resistiu. Fui obrigada a calçar uma sandália do tipo

dIreçÃO geral: César santos dIretOr de redaçÃO: César santos gereNte adMINIStratIVa: Ângela Karina deP. de aSSINatUraS: alvanir Carlos

Organização: CL auder arC a NJ o

Havaianas. Deixei por lá os restos mortais da minha famosa bota de viagem.

Resumindo: desembarquei em Roma (que no meu ideário era um luxo) de sandálias Havaianas e de meias nylon preta (que no meu ideário é uma pa-

lhaçada), ou, quem sabe, despropositadamente, reforçando mais uma boa lição: a humildade.

De acordo com o ditado popular: quem tem boca vai (a) Roma. Para mim, quem usa Havaianas, também.

sexta-FeIRa 10 de março de 2023 2 OPINIÃO
Um produto da Santos Editora de Jornais Ltda.. Fundado em 28 de agosto de 2000, por César Santos e Carlos Santos.
www.defato.com e-maIL
redacao@defato.com TWITTer: @jornaldefato_rn | redaçÃo e oFICINaS: Sede: Avenida Rio Branco, 2203, Centro, Mossoró-RN – CEP: 59.063-160 TeLeFoNeS: (084) 99836-5320 (Mossoró) | ComerCIaL/aSSINaTuraS: (84) 99956-4810 - (84) 99485-3685 as COLUNas e MatÉRIas assINaDas sÃO De ResPONsaBILIDaDe De seUs aUtORes FILIADO À
Cedida

BastIdores de Fato

a resposta é “não”

O vereador Omar Nogueira (Cidadania) se sente desconfortável quando alguém insinua que ele deseja voltar à base política do prefeito Allyson Bezerra (Solidariedade). Nega com veemência e até fica irritado. Ele garante que já foi do governo e não sente saudade, e que a sua determinação é continuar no bloco independente “Respeito e Diálogo”.

placar

Hoje, se precisar, o prefeito Allyson Bezerra tem 18 votos no plenário da Câmara Municipal de Mossoró. Mas, oficialmente, a bancada governista é formada por 16 vereadores.

Forte em natal

Carlos Eduardo Alves (PDT) decidiu que vai para a quarta disputa pela Prefeitura de Natal em 2024. Sente-se vitorioso na capital e acredita que confirmará essa condição. De fato, ele ganhou todas as vezes que disputou o cargo de prefeito, em 2004, 2012 e 2016. Na última vez, em 2016, foi eleito em primeiro turno com 63,42% dos votos válidos.

Fraco no resto do estado

Quando a disputa é estadual, Carlos Eduardo não tem a performance de vencedor. Tentou se eleger governador em duas eleições, 2010 e 2018, perdendo ambas para Rosalba Ciarlini e Fátima Bezerra, respectivamente. Em 2022, foi derrotado por Rogério Marinho (PL) nas eleições para senador.

perguntar não oFende

Os R$ 2,5 milhões para propaganda visual da Secretaria Municipal de Mossoró, contratados recentemente em processo cabuloso, não dariam para construir a nova UBS da Barrinha? O que o Ministério Público Estadual (MPRN) acha?

repercussão

É grande a repercussão de uma foto, publicada na primeira página do Jornal de Fato, edição de ontem, que mostra um médico atendendo paciente na sombra de uma árvore no quintal da UBS Marina Ferreira, na Barrinha. A imagem reflete o caos no sistema de saúde pública do município.

tse volta a cassar vereadores por fraude à cota de gênero

>> Ministros da Corte Eleitoral Superior têm sido implacáveis no combate às chamadas “candidaturas laranjas”

ministro carlos Horbach, relator do processo, teve voto confirmado pelo plenário

Por unanimidade, o plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) reformou decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Mato Grosso do Sul (TRE-MS) e reconheceu a prática de fraude à cota de gênero no município de Tacuru nas Eleições Municipais de 2020. A decisão ocorreu na sessão desta quinta-feira, 9, e seguiu o voto do relator, ministro Carlos Horbach.

Os ministros da Corte Superior têm deixado claro o entendimento de combater fraude à cota do gênero, inclusive, com a disposição de modificar resultados de julgamentos dos TREs, onde as provas de existência das chamadas “candidaturas laranjas” são contundentes, mas os juízes aca -

bam relaxando. Dois vereadores de Mossoró estão em situação delicada. Lamarque Oliveira e Naldo Feitosa, ambos do PSC, tiveram os mandatos cassados pela justiça eleitoral de primeira instância, mas devolvidos pelo TRE/RN. O caso subiu para o TSE, onde espera o parecer da Procuradoria-Geral Eleitoral para ser colocado em julgamento em sessão plenária.

No caso do município de Tacuru, ao apresentar o voto, o ministro afirmou que ficou comprovada a candidatura fictícia de Maria Aparecida Leonel pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Segundo o relator, estão presentes no processo diversos pontos que caracte-

rizam a fraude, dentre eles, a votação zerada da suposta candidata; ausência de qualquer propaganda política em suas redes sociais; bem como a relação de parentesco com outro candidato ao mesmo cargo, no caso, seu filho; e a contratação simulada de cabo eleitoral com prestação de serviço em candidaturas diversas.

Assim, o plenário determinou a nulidade dos votos recebidos pelo PSDB no município de Tacuru ao cargo de vereador nas eleições de 2020; o cancelamento do DRAP (Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários); e a consequente cassação do diploma de todos os eleitos para o cargo pela legenda naquela cidade.

alrn aprova formação de frentes parlamentares

Os deputados estaduais aprovaram, à unanimidade, a constituição de cinco Frentes Parlamentares. Sendo elas a Frente Parlamentar da Mulher, a das Águas, a da Gestão Inteligente e Sustentável, a em Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e a em Defesa do Setor Pesqueiro.

A Frente Parlamentar é uma associação suprapartidária de integrantes do

Poder Legislativo destinada a aprimorar a legislação referente a um tema específico. A votação aconteceu nesta quinta-feira, 9, durante sessão ordinária da Assembleia Legislativa.

“O objetivo dessas frentes é fortalecer a causa que defendem. É unir forças em prol de setores considerados importantes para a sociedade. Assim como esta Casa fez nas legislaturas passadas,

não mediremos esforços para que esses instrumentos tornem-se ferramentas úteis na luta por políticas públicas pelos setores representados”, ressaltou Hermano Morais, ao colocar as matérias em votação.

Outro projeto votado e aprovado, à unanimidade, foi a sessão solene pela Campanha da Fraternidade 2023, que este ano tem como tema “Fra -

Com isso, haverá o recálculo dos quocientes eleitoral e partidário, o que altera a composição do legislativo municipal. A decisão deve ser cumprida imediatamente independente da publicação do acórdão.

cota de gênero

O estímulo à participação feminina por meio da chamada cota de gênero está previsto na Lei 9.504/1997 (Lei das Eleições). O artigo 10, parágrafo 3 º , estabelece o percentual mínimo de 30% e o máximo de 70% para candidaturas de cada sexo nas eleições para Câmara dos Deputados, Câmara Legislativa, assembleias legislativas e câmaras municipais.

ternidade e Fome”.

“No Brasil, mais de 33 milhões de pessoas estão em situação de fome. O país voltou a aparecer no mapa da fome da ONU depois de uma década. A emergência sobre o assunto fez com que, pela terceira vez, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) trouxesse luz ao tema, buscando fomentar ações para minimizar os impactos desses dados alarmantes. Daí a importância de valorizar essa campanha em nosso Estado”, disse o propositor da matéria deputado Hermano Morais (PV).

SEXTA-FEIRA, 10 de março de 2023 política 3
Cedida
Carlos Moura - TSE
laranjas”

aProvado na Câmara

Proposta institui pensão especial a filhos das vítimas de feminicídio

>> Valor de um salário mínimo deverá ser pago até que filhos ou dependentes completem os 18 anos de idade

r al P h m aC hado

Agência Câmara de Notícias

OPlenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira, 9, em sessão deliberativa virtual, proposta que institui uma pensão especial aos filhos e outros dependentes menores de 18 anos de mulheres vítimas de feminicídio. O texto segue agora para análise do Senado.

A iniciativa foi aprovada na forma do substitutivo apresentado pelo relator, deputado Capitão Alberto Neto (PL-AM), ao Projeto de Lei 976/22, da deputada Maria do Rosário (PT-RS) e outras sete parlamentares do PT. “Trouxe aprimoramentos, preservando ao máximo a sugestão original”, destacou Capitão Alberto Neto.

A pensão especial, no total de um salário mínimo (R$ 1.320 hoje), será destinada ao conjunto dos filhos biológicos ou adotivos e dependentes cuja renda familiar mensal per capita seja igual ou menor do que 25% do salário mínimo (R$ 330). O benefício será encerrado caso o processo judicial não comprove o feminicídio.

Conforme o texto aprovado, a pensão especial, ressalvado o direito de opção, não será acumulável com quaisquer outros benefícios previdenciá -

rios e deverá ser paga até que filhos ou dependentes

completem os 18 anos de idade.

Na eventual morte de um dos beneficiários, a cota deverá ser revertida aos demais.

orçamento

O impacto orçamentário e financeiro foi estimado em R$ 10,52 milhões neste ano, R$ 11,15 milhões em 2024 e R$ 11,82 milhões em 2025. Segundo o relator, como esses montantes terão pouco efeito nas indenizações e pensões especiais de responsabilidade da União, não houve necessidade de sugerir compensações.

As autoras do texto original afirmam que o Estado deve suprir a ausência da mãe nos casos de feminicídio. “Não podem as crianças e os adolescentes, por razões violentas, serem privadas de condições dignas de existência”, afirmam no texto que acompanha a proposta.

“O relatório do deputado Capitão Alberto Neto foi muito bem construído”, disse Maria do Rosário, relatora, em 2015, da iniciativa que tipificou o feminicídio no País.

A deputada agradeceu o apoio da bancada feminina e de lideranças partidárias na defesa do acolhimento e da proteção dos filhos e dependentes das vítimas. “Temos de avançar para o momento de nenhum feminicídio, porque esse crime não pode ser visto como algo natural”, ressaltou Maria do Rosário. “Mas, dados os números oficiais, resta a nós, além de tudo no combate à violência contra as mulheres, a responsabilidade de proteger as vítimas crianças”, afirmou.

nistros do governo Lula (PT), em Brasília.

A reitora da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), professora doutora Cicília

Maia, defendeu a construção de um sistema nacional de ensino superior, incluindo as universida -

des estaduais e municipais. O tema foi um dos destaques da agenda de reitores e reitoras com mi -

Escolhida para representar todos os colegas, Cicília Maia destacou a importância das instituições estaduais e municipais na formação cidadã e profissional, e de desenvolvimento humano. Assim, ela considera crucial que as universidades estejam incluídas

nas políticas públicas planejadas pelo governo federal para o sistema de ensino superior.

“Ministra, o que queremos aqui, nesta primeira audiência de muitas, é o seu compromisso em olhar para o Brasil - em olhar para o sistema nacional de educação superior - e a senhora já pensar imediatamente que tem conjuntos de instituições estaduais e municipais que estão espalhados em todo Brasil e que são instrumentos de oportunidades e transformações de um povo que há muito tempo grita por uma sociedade mais justa e mais igualitária”, destacou durante fala à ministra Luciana Santos, da Ciência e Tecnologia.

“Teríamos muitas pautas para colocarmos hoje, mas queremos apenas um compromisso: quando falarem em ensino superior, inclua a Abruem. Inclua esse coletivo para as discussões e construções. Olhe para todos nós como agentes de transfor-

mação. A Abruem está aqui em número e em qualidade espalhada em todo Brasil”, reforçou.

Em agenda com o ministro Camilo Santana, da Educação, a reitora da Uern também destacou essa necessidade das instituições e reforçou que todas sempre estiveram à disposição para trabalhar pelo desenvolvimento do País. “As nossas 47 afiliadas como muito bem sabe estão espalhadas em todo Brasil e inteiramente à disposição do governo nessa reconstrução nessa revolução que precisamos” disse.

A reivindicação das instituições busca combater uma política de trabalho do Governo Federal que priorize apenas as instituições de ensino superior do sistema federal (universidades e institutos).

Toda a agenda de trabalho foi conduzida pelo presidente da Abruem, professor Francisco Lima Júnior, reitor da Universidade Regional do Cariri (URCA).

SEXTA-FEIRA, 10 de março de 2023 4 gerais
reitora pede apoio do governo às universidades estaduais e municipais
Arte Agência Câmara Cicília maia, reitora da Uern, durante encontro com ministros do governo lula Divulgação/UERN

césAr sANtOs

cesar@defato.com

sAÚDE DE MOssORÓ Na UtI

Oprefeito Allyson Bezerra (Solidariedade), famoso por ser – reconhecidamente - um exímio marqueteiro, capaz de colocar bode na chuva, como diz nossa gente, optou pelo silêncio, até aqui, em relação ao caos na Unidade Básica de Saúde (UBS) Marina Ferreira, na localidade rural da Barrinha. Nenhuma palavra sobre a denúncia formulada por moradores, publicada nas duas últimas edições do Jornal de Fato, nem mesmo a sua assessoria atendeu à solicitação de uma nota com a posição oficial da Prefeitura.

De fato, não há defesa para as imagens fortes, contundentes, exibidas pela reportagem. Um médico atendendo paciente na sombra de uma árvore no quintal da UBS, como exposto, inibe qualquer desculpa. Daí, o melhor caminho é assumir a culpa (coisa que o prefeito jamais faria) e adotar medidas para solucionar o grave problema.

Aliás, a construção da UBS da Barrinha foi uma promessa de campanha em 2020. Allyson, candidato, visitou a comunidade e

prometeu aos seus cerca de 1.800 moradores que construiria a nova sede tão logo assumisse a Prefeitura. Passaramse dois anos, dois meses e dez dias, e nenhuma medida adotada.

Na UBS da Barrinha está faltando tudo. Medicamentos, materiais e estrutura para trabalhar. Até o aparelho de ar-condicionado na sala dos profissionais foi emprestado por um morador, e não funciona a contento.

O cenário se repete em outras comunidades. O vereador Omar Nogueira (Cidadania) denunciou nesta quintafeira, 9, que tem localidade que o atendimento médico é feito no alpendre de um bar porque não existe sede de UBS. Segundo ele, os profissionais da saúde têm o trabalho comprometido, já que falta material como gazes, luvas, seringas, além de medicamentos simples como um anti-inflamatório.

Quem mais sofre, claro, é a população das camadas mais carentes, que dependem de políticas públicas para ter acesso à assistência à saúde. São essas pessoas que sofrem porque foram jogadas à própria sorte.

Infelizmente, a Mossoró da realidade está bem distante da Mossoró da propa-

OmAr NOGUEIrA Vereador sobre o caos na saúde do município de Mossoró

PArADA

Os servidores da saúde do município de Mossoró se juntam aos enfermeiros e enfermeiras na parada de advertência nesta sexta-feira, 10. A parada nacional é pelo piso da enfermagem. Em Mossoró, soma-se à luta dos servidores por recomposição salarial represada há seis anos. A categoria enviou pauta à gestão municipal no dia 18 de janeiro, mas até ontem não havia recebido qualquer resposta.

A cantora Katharina Gurgel canta Gal Costa no show “Vaca Profana” que ela apresenta na noite de hoje no Sesc-Mossoró. Um show para celebrar as mulheres, com a participação de Bia Gurgel, filha de Katharina, que fez sucesso o The Voice Kids da Globo. O show Vaca Profana foi montado em 2020 para homenagear os 50 anos de carreira de Gal Costa, falecida em novembro de 2022.

ganda. O caos na saúde é fato. As imagens da UBS da Barrinha não deixam restar dúvidas.

O presidente da Câmara Municipal de Mossoró, Lawrence Amorim (Solidariedade), acertou ao renovar a luta dos mossoroenses pela construção do santuário de Santa Luzia. Trouxe para si todos os holofotes de um tema que estava esquecido. A luta pode iluminar a vitória da comunidade católica e, de quebra, elevar o patamar de Lawrence para 2024.

sANtA LUZIA II

O Jornal de Fato traz na edição deste domingo, 12, reportagem especial sobre o projeto do complexo religioso e turístico que fracassou na gestão do ex-prefeito Silveira, e que ganha novo alento agora. São detalhes importantes para o tema. Confira.

BAFAFÁ

Proprietários de veículos com placas terminadas com números 1 e 2 têm até hoje para pagar cota única do IPVa 2023 com desconto, ou primeira parcela do imposto. É só acessar o site do Detran/RN.

Priscilia sales, filha da presidente da Câmara de extremoz, Damares sales, foi presa por suspeita de comprar carga roubada de fraldas descartáveis. Mas, não mais do que de repente, a Justiça potiguar relaxou a prisão, apesar da grande quantidade apreendida.

Hoje é lembrado como o Dia do telefone, em homenagem à descoberta de Graham Bell. O norte-americano testou com sucesso a sua invenção fazendo primeira transmissão, nesta data, em 1876. a Loja Maçônica Liberdade 33 definiu data e detalhes da sua “Liberdade Fest”. será no dia 20 de abril, no novo ambiente do Requinte, com as atrações da Radiola Club (muito bom), Renata Falcão e banda Beat With sax. senhas e mais informações no trattoria.

O Corpo de Bombeiros renovou os laudos do estádio Nogueirão e o Potiguar poderá enfrentar o américa com apoio de sua torcida. Havia risco de o jogo ocorrer com portões fechados. a partida é válida pela segunda fase do estadual, no domingo, às 17h.

stF: conduta de presos por atos golpistas será individualizada

Oministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes disse nesta quinta-feira, 9, que as acusações contra os investigados pelos atos antidemocráticos de 8 de janeiro estão sendo individualizadas. A declaração do ministro foi dada em função de críticas ao STF sobre a suposta análise das condutas de forma geral nas investigações.

Moraes, que é relator da investigação, afirmou que

a Corte cumpriu todo o procedimento previsto em lei no tratamento dos presos.

Segundo o ministro, foram feitas audiências de custódia, análise das liberdades provisórias e enviadas intimações para defesa prévia dos acusados.

“O STF está analisando de forma detalhada e individualizada para que, rapidamente, aqueles que praticaram crime sejam responsabilizados nos termos da lei. Quem praticou crime mais leve terá sanção

mais leve, quem praticou crime mais grave terá sanção mais grave”, afirmou.

BALANÇO

Durante a sessão da Corte, Moraes também apresentou dados sobre o andamento das investigações.

De acordo com o ministro, 919 denúncias foram feitas pela ProcuradoriaGeral da República (PGR) contra os investigados. Do total, 700 denúncias envolvem a conduta de incitação

ao crime, incitação de animosidade das Forças Armadas contra as instituições democráticas e associação criminosa, e 219 são sobre os crimes de dano qualificado, abolição do Estado Democrático de Direito e golpe de estado.

Quanto aos 1,4 mil presos após os ataques, 520 homens e 82 mulheres continuam detidos. Os demais estão em liberdade e cumprem medidas cautelares, como monitoramento por tornozeleira eletrônica.

Na segunda-feira, 6, Moraes e a presidente do Supremo, ministra Rosa Weber, fizeram uma inspeção no presídio da Papuda e na Penitenciária Feminina da

O deputado Bernardo Amorim (PSDB) pleiteou ao Governo do Estado uma nova unidade de Restaurante Popular para Mossoró, que contemplaria a área do popular vuco-vuco. O pleito foi o suficiente para alimentar o “bafafá” que o parlamentar quer disputar a Prefeitura de Mossoró em 2024.

OUtrA DIrEÇÃO

O deputado Bernardo tem outras prioridades para as próximas eleições, bem claras: reeleger a filha Jéssica Amorim na Prefeitura de Almino Afonso; e eleger a esposa Kaline Amorim prefeita de Patu ou de Caraúbas, na região do MédioAlto Oeste.

Alexandre de moraes diz que stF cumpre

opinião 5 sexta-FeIRa, 10 DE mArÇO DE 2023
é NOtÍcIA
1 2 3 5
VAcA PrOFANA
''
Tá faltando tudo, medicamento e até gazes”
4 Rosinei Coutinho/sCO/stF
o procedimento legal Colmeia, no Distrito Federal, onde estão presos os acusados de participação nos atos de 8 de janeiro.

OInstituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA) emitiu a Licença de Instalação para o Projeto Aura Borborema, referente à extração e beneficiamento de ouro em uma área total de 490 hectares, na zona rural de Currais Novos, região do Seridó do Rio Grande do Norte. O documento tem validade de cinco anos.

A mina de ouro do projeto Borborema é uma das maiores de todo o Brasil e é a aposta da empresa canadense Aura Minerals para a expansão na produção do metal.

Segundo o diretor-geral do Idema, Leon Aguiar, o foco da gestão estadual é atrair, cada vez mais, investimentos para o RN, fortalecendo a economia, o desenvolv imento sustentável e a geração de emprego e renda.

“Precisamos retomar todo o potencial de mineração do nosso estado, com a atenção e os investimentos que o setor merece. Agora com o apoio do Governo Federal, sem dúvidas, o RN ganhará ainda mais projetos para desenvolver nossas regiões e fortalecer as atividades. O Estado fica muito orgulhoso de hoje poder entregar a Licença de Instalação à Aura Minerals”, disse Leon.

Dentre as condicionantes estabelecidas na Licença, está que o empreendedor fica ciente que deve seguir rigorosamente as condicionantes impostas na Autorização de Supressão de Vegetação; que deve preservar e respeitar as margens dos corpos hídricos como forma de conservar as condições naturais do ambiente; e, também, que o responsável deverá executar todos os Programas de Controle Ambiental.

Além disso, outros pontos importantes são que o empreendedor deve apresentar, anualmente, um Relatório de Monitoramento Geoquímico de Solo, com pelo menos uma amostragem por semestre, para criação de um padrão geoquímico da área, conforme Resolução CONAMA 420/2009; e que é necessário um sistema de drenagem de águas pluviais eficiente, para evitar erosão e desmoronamentos nas instalações e acessos do projeto.

Projeto para extração de ouro no rN recebe licença do Idema

>> Aura Borborema tem uma área de 490 hectares na zona rural de Currais Novos, região do Seridó

BorBorema

O projeto Aura Borborema entra no portfólio da Aura Minerals como projeto de crescimento e

tem como o objetivo a entrada em operação no quarto trimestre de 2024, segundo seus representantes. A empresa estima

a criação de 747 empregos diretos durante a construção, e 600 empregos diretos durante a operação.

Campanha de negociação de débitos da Caern termina domingo

Os clientes da Companhia de Água e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN), que têm contas atrasadas têm até domingo, 12, para aproveitar a oportunidade de negociar esses débitos – anteriores a dezembro de 2022 – em condições especiais. Esse é o prazo final da primeira campanha

de negociação de débitos da companhia este ano. As condições especiais de negociação incluem descontos de juros e multa, e a possibilidade de parcelamento do saldo devedor em até 60 meses, com entrada de 5% do valor do débito.

No fim de semana, as negociações devem ser fei-

tas exclusivamente pelos canais virtuais, visto que não haverá atendimento presencial no sábado nem no domingo.

A campanha está sendo realizada desde o dia 13 do mês passado. Até agora, já foram fechados 4.284 acordos, resultando em parcelamentos no valor total de

Com a assinatura do Protocolo de Intenções, em janeiro deste ano, comprometeu-se com o Estado em priorizar a mão de obra lo-

cal, em fazer parcerias para capacitação e incentivar a mão de obra feminina para dinamizar a economia da região.

mais de R$ 6 milhões e 200 mil. Somente com arrecadação de pagamentos de entrada dos parcelamentos, a Caern recebeu R$ 645 mil.

O pagamento pode ser feito à vista, mas caso o cliente queira parcelar, pode fazê-lo em até 60 vezes, desde que o valor da parcela seja de, no mínimo, 50% do valor médio da fatura do imóvel. O parcelamento pode incluir qualquer conta,

mas só haverá dispensa de juros e multa para as faturas anteriores a dezembro.

Débitos negociados anteriormente, e não saldados, podem ser incluídos na nova negociação, com a entrada mínima de 10% do total do débito. A negociação também pode ser feita pelo cartão de crédito, sem entrada, com isenção de juros e multas, em até 20 vezes e com parcela mínima de R$ 5.

SEXTA-FEIRA, 10 de março de 2023 6 GERAIS
mINérIo
Reprodução
Diretor do Idema, Leon Aguiar, entregou documento para exploração de mina em Currais Novos

Levantamento

IBGe reduz em 1,3% previsão de safra para este ano

>> Redução deve-se principalmente à estiagem provocada pela La Niña no Rio Grande do Sul

OInstituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quinta-feira, 9, uma nova previsão para a safra de cereais, leguminosas e oleaginosas para este ano. O Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA), realizado em fevereiro deste ano, estimou produção de 298 milhões de toneladas este ano.

A previsão é 1,3% menor (ou 3,9 milhões de toneladas a menos) do que aquela estimada na pesquisa anterior, de janeiro. A redução deve-se principalmente à estiagem provocada pela La Niña, no Rio Grande do Sul, terceiro maior produtor de grãos do país, de acordo com o IBGE.

Apesar disso, a safra deste ano deve ser 13,3% superior (34,9 milhões de toneladas a mais) à observada no ano passado.

O recuo de janeiro para

fevereiro deve-se principalmente à redução das previsões nas safras de soja (-1,7% em relação a janeiro), arroz (-2,5%), milho 1ª safra (-2,5%) e milho 2ª safra (-0,4%).

Mesmo com os ajustes na previsão, esperam-se aumentos, em relação a 2022, nas safras de soja (21,3%), milho (10,2%) e algodão herbáceo (1,4%). “A safra [de 298 milhões de toneladas] é recorde na série histórica do IBGE. As produções de soja e de milho também são recorde na série histórica”, afirma o pesquisador do instituto, Carlos Barradas.

Por outro lado, são esperadas quedas nas safras de lavouras como o arroz (-6%) e o trigo (-13,8%). Em relação à área colhida, o IBGE estima crescimentos, em relação ao ano passado, nos cultivos de soja (4,8%), milho (4,1%) e algodão herbáceo (1,2%). São esperadas quedas nas áreas a serem colhidas nas lavouras de arroz (-5,8%) e de trigo (-2,8%).

s afra de cereais, leguminosas e oleaginosas pode ter redução de 3,9 milhões de toneladas

outras paLavras

José nicodemos

aristida603@hotmail.com

a J ust I ça do tempo

Algum tempo imaginei que se pudesse construir uma sociedade sem classes. Foi quando era militante comunista. Logo vi, porém, essa impossibilidade, a partir da reflexão sobre as tendências da natureza humana. Passei, de certo modo, de Marx a Freud. Em verdade, nada pode impedir a força das tendências naturais. Assim foi, assim é, e assim não pode deixar de ser.

E desde logo (saibam quantos!) me desvaneci do ideal comunista, ou seja, a pregação do marxismo-leninismo. É certo que, dessas ideias doutrinárias, restou-me, e apenas, até hoje, o ideal de justiça social, se bem que até certo ponto. Já se disse que a perfeição não é deste mundo, e está certo. Toda obra humana carrega em si as imperfeições da condição humana.

A termos que, como acabo de dizer, jamais será possível a perfeição em obra humana, qualquer que seja. Mas devo crer, sem dúvida, que todo país é capaz de construir uma sociedade, ou antes, sua civilização com menos injustiças. Em diversos países (quantos? Muitos!) há exemplos para melhor: um sistema social mais aproximado da civilização. Menos injustiças.

Pois é o que hoje, convicto, às evidências, defendo como ideal político. Mais precisamente, a compreensão da política como luta pelos problemas sociais. O que vale, o homem acima de tudo. O conforto coletivo. O que daí sucede? Naturalmente, um sistema social em que todos possam viver com dignidade, o que representa a paz social. Quanto possível, é lógico.

Para tanto, porém, já o disse em outras, é preciso elegerse um parlamento forte – e forte, neste sentido da pura representação dos desejos e aspirações populares. A compreensão, inarredável, da representação política como expressão da vontade coletiva. Seja: um parlamento unicamente voltado para os interesse do povo e do país. Não será isso que aí temos.

Muito pelo contrário: o que temos aí não é mais, nem menos, que uma simples repartição pública, ou uma simples agremiação que outra coisa mais não representa que não sejam os interesses, condenáveis, próprios e de grupos. O povo, especialmente as classes menos favorecidas, não conta nada. Serve, apenas, já se disse, para votar e pagar impostos. Vê-se logo.

Vai daí o poder-se dizer, sem medo erro, se o governo é ruim, é porque o parlamento também não presta. O que significa dizer – não representa, na democracia de representação, como deve ser, ou devia, o interesse coletivo. Ora, sem parlamento forte, no sentido acima, torna-se impossível a ordem no governo. O empenho na luta pela solidariedade social.

Afinal, pois o tempo me fez um sujeito pragmático, não sujeito, portanto, à demagogia, velha e revelha, dos agentes da política menor, que é, está visto, a que se pratica em nosso país, desde o começo dos séculos. Nesse particular, não existe, mesmo, diferença para melhor. Políticos e partidos, tudo igual. Mas quero crer na justiça do tempo. Na força da história.

BradesCo adesÃo desGoverno

Sempre ouvi, em conversas de rua e pela televisão, reclamações contra as safadezas do Bradesco, qualificando-o como um covil de ladrões. E não são poucas pessoas. Descontos indevidos contra os empréstimos, consignados e não.

linguagem

Trata-se, por exemplo, de descontos em favor de seguradoras, sem documento de adesão assinado pelo cliente, o que, naturalmente, vem tipificar crime de extorsão. Ou já não se pode entender o sentido da palavra. O puro arbítrio. É isso.

A razão disso, pode-se afirmar, é que somos um país sem governo, um país avacalhado à medula. Era assim, e continua sendo, apesar das lambanças do governo atual. Pelo visto, não há pensar o contrário. O Brasil cumpre o seu destino.

Comerciante extorquido pelo fisco. Que tal. Gramáticos e professores de português condenam essa expressão, sob o argumento de que, o que existe, é a extorsão de dinheiro. Daí se deve dizer que o comerciante foi, ou é, explorado pelo fisco, e não extorquido. Mas o raciocínio lógico se arrima à ideia de vítima. Por exemplo: a mulher vítima de violência sexual, é mulher estuprada. O político vítima de cassação do mandato, é político cassado. E assim por diante. Logo, o comerciante vítima de extorsão de dinheiro pelo fisco, é comerciante extorquido. Nada impede, portanto, que se lhe aplique a expressão, aliás, contida no Código Penal Brasileiro. Não me ocorre o artigo. Está certo. De onde se pode concluir que, no caso em questão, não há desvio da norma gramatical, dado que, aí, lhe dá fundamento a lógica da língua. A lógica gramatical. Se mais não seja, deve prevalecer, no caso em apreço, a linguagem jurídica. Enfim, nem tudo que os gramáticos prescrevem pode ser aceito sem prévio juízo crítico.

produção de soja tem

A produção nacional de grãos na safra 2022/23 pode alcançar 309,9 milhões de toneladas. Quase metade desse volume vem das lavouras de soja, representando uma colheita em torno de 151,4 milhões de toneladas. Os dados são do 6º Levantamento da Safra de Grãos, divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Segundo a Conab, esse volume, se confirmado, representa um aumento de 20,6% acima ao registrado no período anterior, o que indica uma recuperação na produtividade das lavouras, que foram atingidas pelas condições climáticas adversas no período de 2021/22.

“A atual estimativa de produção da oleaginosa cresce se comparada com o ciclo passado, mas representa uma variação negativa de 1% em relação ao último anúncio da Conab devido à intensificação, em fevereiro, dos danos causados pela estiagem no Rio Grande do Sul. No entanto, essas perdas foram compensadas, em parte, pelos ganhos observados em Tocantins, São Paulo, Goiás e Mato Grosso do Sul”, disse o presidente da companhia, Guilherme Ribeiro.

A Conab informa ainda que a colheita avança em todas as regiões produtoras, com percentuais abaixo na comparação com a safra 2021/22. O ritmo mais lento é explicado por causas específicas, entre elas, o excesso de chuvas, que dificulta o tráfego de máquinas nas lavouras e as precipitações durante a colheita.

O levantamento ressalta que, em algumas áreas, o plantio da soja foi realizado de forma tardia, como em determinados locais produtores de Goiás e do Matopiba (área que engloba os estados de Mato Grosso, do Tocan-

tins, Piauí e da Bahia), enquanto que em outras regiões foi registrada ocorrência de temperatura mais baixa, o que trouxe impacto no desenvolvimento do grão, alongando o ciclo da cultura.

Esse atraso traz impactos na semeadura do milho 2ª safra, que já tem semeada 63,6% da área prevista para a cultura em todo o país. No mesmo período do ano passado, esse índice chegava próximo de 75%. Ainda assim, a companhia projeta um crescimento na produção de 11,3% podendo chegar a 95,6 milhões de toneladas.

“É importante destacar que semear o milho fora da janela ideal pode aumentar os riscos durante o desenvolvimento das lavouras, e não há garantia de como a cultura irá se desenvolver em condições climáticas adversas”, diz a superintendente de Informações da Agropecuária da Conab, Candice Romero Santos.

Já na primeira safra do cereal, a colheita esperada é de aproximadamente 26,76 milhões de toneladas, 6,9% acima da safra 2021/22.

O algodão, outra importante cultura de 2ª safra, já está completamente semeado. Houve aumento de 4% na área, atingindo 1,66 milhão de hectares, informou a Conab. “Com isso, a expectativa é que a colheita da pluma atinja 2,78 milhões de toneladas. Para o arroz, a produção é estimada em 9,9 milhões de toneladas, 8,4% inferior ao volume produzido na safra passada devido à redução de área, aliada às condições climáticas adversas, sobretudo no Rio Grande do Sul, maior estado produtor. No caso do feijão, a Conab estima uma colheita de 2,92 milhões de toneladas, somando as três safras”.

SEXTA-FEIRA, 10 de março de 2023 economia 7
Wanderson Araújo - CNA
variação negativa de 1%
vItor aBdaLa Repórter da Agência Brasil

Criação de emprego em janeiro cai 46,3% em relação ao ano passado

Lei obriga reaproveitamento de águas de esgoto e de chuva

Concessionárias de água e esgoto terão de prevenir o desperdício de água e aproveitar as águas de chuva. É o que determina o Projeto de Lei 175/2020, aprovado nesta quinta-feira (9) pelo plenário do Senado.

controle da poluição de córregos, rios e lagos; promove a preservação dos mananciais hídricos e auxilia no combate à possibilidade de inundações”, destacou o autor da proposta, senador Laércio Oliveira (PP-SE).

>>

abertura de emprego formal caiu por causa da desaceleração econômica e pelo fechamento de vagas temporárias no comércio

Dados divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), da Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia, mostram a criação de 83.297 postos de trabalho com carteira assinada em janeiro deste ano. No mesmo mês do ano passado, tinham sido criados 155.178 postos de trabalho, nos dados sem ajuste, que não consideram declarações entregues em atraso pelos empregadores. A abertura de emprego formal caiu em janeiro de 2023, por causa da desaceleração econômica e pelo fechamento de vagas temporárias no comércio. O indicador mede a diferença entre contratações e demissões. Apesar da desaceleração em relação a janeiro do ano passado, houve melhora em relação a dezembro, quando haviam sido fechados 440.669 postos.

SETorES

Na divisão por ramos de atividade, quatro dos cinco setores pesquisados criaram empregos formais em janeiro. A estatística foi liderada pelos serviços, com a abertura de 40.686 postos, seguido pela construção civil, com 38.965 postos a mais. Em terceiro lugar, vem a indústria (de transformação, de extração e de outros tipos) com a criação de 34.023 postos de trabalho.

i ndicador mede a diferença entre contratações e demissões

O nível de emprego aumentou na agropecuária, com a abertura de 23.147 postos. Somente o comércio, pressionado pelo fechamento de vagas temporárias típico do início de ano, extinguiu empregos com carteira assinada no mês passado, com o fechamento de 53.524 vagas.

DESTaQUES

Nos serviços, a criação de empregos foi puxada pelo segmento de administração pública, defesa e seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais, com a abertura de 19.463 postos formais. A categoria de informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias,

profissionais e administrativas abriu 16.447 vagas.

Na indústria, o destaque positivo ficou com a indústria de transformação, que contratou 33.738 trabalhadores a mais do que demitiu. Em segundo lugar, ficou a indústria extrativa, que abriu 341 vagas.

As estatísticas do Caged, apresentadas em 2020, não detalham as contratações e demissões por segmentos do comércio. A série histórica anterior separava os dados do comércio atacadista e varejista.

rEgiÕES

Três das cinco regiões brasileiras criaram empregos com carteira assinada em janeiro. O Sul liderou a

Legalizar cannabis pode aumentar uso sem reduzir criminalidade

O Conselho Internacional para o Controle de Narcóticos (INCB, na sigla em inglês) alertou nesta quintafeira, 9, que a legalização da cannabis para uso recreativo pode levar a um aumento do consumo, principalmente entre os jovens, sem reduzir a criminalidade associada.

O aviso é dado em mensagem da presidente do conselho, Jagjit Pavadia, no relatório anual da organização de 2022.

O estudo diz que foi analisada “detalhadamente essa tendência entre pequeno número de governos” e

observado “que a legalização da cannabis pode causar muitos efeitos negativos na saúde, principalmente entre os jovens”.

O organismo lembra que o uso não medicinal da droga “viola a Convenção Única sobre Estupefacientes de 1961”, que a classifica “como substância altamente viciante”.

De acordo com o relatório, em locais onde a cannabis foi legalizada para uso recreativo registrou-se maior consumo da substância, bem como “aumento nos efeitos contra a saúde e de transtornos psicóticos” e um “impacto negativo na segurança rodoviária”.

“Cerca de 4% da população global, aproximadamente 209 milhões de pessoas, usam cannabis (dados de 2020)”, o que a torna a “droga ilícita mais utilizada no mundo”, afirma o comunicado de divulgação do relatório, acrescentando que “o cultivo da planta mostra tendência de crescimento na última década” e que o número de usuários “cresceu 23%”.

A utilização da droga varia bastante de acordo com as regiões, mas “é maior na América do Norte, Oceania e na África Ocidental”.

O INCB chama ainda a atenção para o fato de a legalização resultar em “me-

O texto, que ainda depende de sanção presidencial para entrar em vigor, altera a Lei do Saneamento Básico (Lei 11.445, de 2007) ao obrigar as empresas a corrigir as falhas para evitar vazamentos e perdas; aumentar a eficiência e fiscalizar o sistema de distribuição para combater as ligações irregulares.

“Caberá à União estimular o uso das águas pluviais e de águas servidas, especialmente as águas cinzas, resultados de processos como lavagem de louça e roupa, uso de chuveiro, paisagismo, e as utilizadas em atividades, agrícolas, florestais e industriais”, diz um trecho da lei.

abertura de vagas, com 32.169 postos a mais, seguido pelo Centro-Oeste, beneficiado pela safra de grãos, com 27.352 postos. Em seguida, vem o Sudeste, com 18.778 postos. O Nordeste fechou 133 postos de trabalho, e o Norte extinguiu 482 vagas formais no mês passado.

Na divisão por unidades da Federação, 16 registraram saldo positivo, e nove extinguiram vagas. Os destaques na criação de empregos foram São Paulo (+18.663 postos), Santa Catarina (+15.727) e Mato Grosso (+13.715). As maiores variações negativas ocorreram no Ceará (-3.033 postos), Pará (-1.853) e Paraíba (-1.717).

nor perceção do risco” do uso. O conselho manifesta preocupação com a expansão da indústria de cannabis”, que comercializa produtos à base da droga “de modo atraente para os jovens”.

Por outro lado, destaca que são “poucos os dados confiáveis disponíveis sobre o impacto da legalização da cannabis para tirar conclusões significativas”. Além disso, “a variedade de modelos” utilizados dificulta a transferência de conjuntos de dados de um país para outro e as previsões sobre o sucesso ou as falhas de eventual legalização.

A organização recomenda que sejam mais estudados os efeitos do uso de cannabis em indivíduos e sociedades antes da tomada de decisões sobre o tema.

O volume total de água desperdiçada corresponde hoje a 6,5 bilhões de metros cúbicos, segundo o senador Laércio. Isso equivale a sete vezes a capacidade do Sistema Cantareira, o maior na destinação de captação e tratamento de água da Grande São Paulo.

As águas cinzas são aquelas descartadas pelas residências por pias, ralos, máquinas de lavar e chuveiros, exceto as usadas nos vasos sanitários. Pela proposta aprovada, elas serão aproveitadas em atividades que exijam menor qualidade, como irrigação de jardins; lavagem de calçadas; pisos e veículos e também na manutenção de lagos artificiais e chafarizes de parques, praças e jardins.

“A medida favorece o

De acordo com o relator, senador Otto Alencar (PSD-BA), a perda de água tratada no Brasil é muito grande e “o quadro é ainda mais preocupante porque a maior parte das empresas não mede as perdas de água de maneira consistente. É esse um dos primeiros pontos que a proposição visa atacar. O outro flanco aborda a economia de água, por meio do aproveitamento das águas pluviais e do reuso das águas. É preciso reconhecer que a Política Federal de Saneamento Básico, prevista na Lei 11.445, de 2007, avançou muito pouco em relação ao reúso de efluentes sanitários e ao aproveitamento de águas de chuva. A única menção no âmbito dessa política é feita genericamente, enquanto diretriz, mas sem se especificar o meio como se dará o fomento a essas ações”, acrescentou Otto.

CIANO MAGNTA AMARELO PRETO
SEXTA-FEIRA, 10 DE março DE 2023 8 gerais
Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Por ag. b ra S i L
Por rTP

Dobra número de pessoas que procuram pela vacina

>> Último levantamento do LAI s/UF r N nesta quinta-feira aponta que 9.959 pessoas receberam o imunizante. Na última segunda-feira, o total chegava a 4.260 sesap

Em três dias, a Plataforma RN Mais Vacina do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LAIS/UFRN), que acompanha o processo de imunização em todo o estado, registrou que o número de pessoas que procuram pela vacina bivalente contra a Covid-19 dobrou.

O último relatório sintético publicado pela ferramenta mostra que o total de doses do imunizante aplicado até o momento no território potiguar chegou a 9.959. O município com mais procura pelo reforço da imunização foi Natal, com 3.573 aplicações. Parnamirim vem em segundo lugar com 421 e Mossoró, com 208 doses aplicadas.

No boletim publicado na última segunda-feira (6) o quantitativo estava em 4.260 doses. Ao todo, o Rio Grande do Norte recebeu 132. 400 doses para serem aplicadas.

Mossoró iniciou nesta quinta-feira a imunização com a bivalente em profissionais da saúde

Mossoró libera vacina bivalente para profissionais de saúde

Os trabalhadores da Saúde em Mossoró já podem receber a vacina biva-

RN receberá pouco mais de 240 doses da vacina para início da vacinação contra mpox

O Rio Grande do Norte receberá na próxima segunda-feira (13) o primeiro lote de vacina contra a monkeypox (mpox), popularmente conhecida como Varíola dos macacos. O Ministério da Saúde enviará pouco mais de 240 unidades do imunizante nesta remessa inicial.

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) comunicou que o RN receberá 244 doses da vacina contra a mpox. De acordo com a pasta estadual, a vacinação será restrita a um público específico.

Segundo a Sesap, a imunização atingirá profissionais de laboratório que trabalham diretamente com o vírus, pessoas vivendo com HIV/Aids com contagem de linfócitos inferior a 200 células nos últimos seis meses, além de pessoas que tiveram contato direto com fluidos e secreções corporais de pessoas suspeitas, prováveis ou confirmadas para mpox.

A Secretaria Estadual de Saúde destaca ainda que está definindo as estratégias para alcançar este público-alvo, em uma

articulação entre o Programa Estadual de Imunização, Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS) e Programa Estadual de IST/Aids . A expectativa é que a vacinação seja concentrada no Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE).

A mpox é uma doença viral. A transmissão entre humanos ocorre principalmente por meio de contato com lesões de pele de pessoas infectadas. A infecção causa erupções que geralmente se desen-

lente contra a Covid-19. A imunização para este público foi liberada nesta

quinta-feira (9). O município conta com 11 pontos de vacinação.

O imunizante pode ser aplicado nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) UBS Maria Soares da Costa – Alto de São Manoel, Dr. José Leão - Alto da Conceição, Dr. Chico Costa – Santo Antônio, Dr. Lucas Benjamim – Abolição III, Dr. Epitácio da Costa Carvalho – Pintos, Dr. Luiz Escolástico Bezerra – Santa Delmira, Dr. Ildone Cavalcante de Freitas – Barrocas, Raimundo Renê Dantas – Boa Vista, Dr. Chico Porto –Aeroporto, além do Centro Clínico Evangélico –Centro e da Faculdade de Enfermagem da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FAEN/ UERN) – Centro.

Além dos trabalhadores da Saúde, a vacinação bivalente contra a Covid19 está disponível para a população a partir de 60 anos; pacientes imunocomprometidos a partir de 12 anos de idade; pessoas que vivem em Instituições de Longa Permanência (ILP) a partir de 12 anos, abrigados e os trabalhadores dessas instituições; comunidades indígenas, ribeirinhas, e quilombolas a partir de 12 anos de idade; gestantes e puérperas.

Para se imunizar é necessário ter tomado pelo menos as duas primeiras doses das vacinas monovalentes, ou seja, concluído o esquema básico de proteção. Importante destacar também que a última dose deve ter sido aplicada há 4 meses (120 dias).

volvem pelo rosto e depois se espalham para outras partes do corpo. Os principais sintomas envolvem febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, linfadenopatia, calafrios e fadiga.

bra S il

O Ministério da Saúde informa que vai distribuir 47 mil doses da vacina contra a doença aos estados e ao Distrito Federal.

Segundo a pasta, os imunizantes serão enviados de acordo com o andamento da vacinação e com as demandas de cada unidade federativa. A data do início da imunização ainda não foi definida.

De acordo com as

orientações do Ministério da Saúde, o esquema de vacinação será de duas doses (0,5mL cada) da vacina Jynneos Mpox, com quatro semanas de intervalo (28 dias) entre as doses.

A imunização está indicada para uso em adultos com idade igual ou superior a 18 anos. Neste momento, não se recomenda a administração simultânea da Jynneos Mpox com outras vacinas.

O ministério também informou que a estratégia e o público prioritário para a vacinação foram acordados com os estados, municípios e o DF. Os casos da doença estão em queda em todo o mundo e no Brasil.

Da D oS EP i DE miolÓG i CoS

A Secretaria de Saúde do RN informou que o Rio Grande do Norte registrou até o último dia 3 de março 152 casos confirmados da doença.

Os municípios com maior número de caos no estado são: Natal (97), Parnamirim (25), Extremoz (5) e Mossoró (5).

Em julho de 2022, a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou a monkeypox como Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII). No Brasil, até 18 de fevereiro de 2023, já haviam sido confirmados 10.301 casos da doença.

@defato_rn /jornaldefatorn /photos/jornaldefatorn
Mossoró (rN), sEXTA-FEIrA, 10 DE março DE 2023
mossoró
E
bivalEnt
E D inal D o m or E no Da redação

gEntE DE fato

M a R il ENE Pai Va marilene.paiva@gmail.com

Essa é boazinha

“Não é de hoje que sabemos os benefícios que beber (moderadamente) vinho pode trazer a nossa saúde. E parece que agora quem ama um bom vinho, mas foge da academia, pode começar a comemorar. Segundo uma curiosa pesquisa feita no Canadá, uma taça de vinho tinto possui efeitos no seu corpo que equivalem a uma hora de academia! Jason Dyck, responsável pela pesquisa, afirma que isso se deve às altas quantidades de resveratrol presentes na bebida. O resveratrol é um antioxidante poderosíssimo que está presente em alguns alimentos como pele e sementes das uvas, vinhos tintos, amendoins, nozes e até em romãs.” Ixe...

PaiXÃo DE Cristo 2023 Em fazEnDa noVa - PErnambUCo

Foi divulgado o elenco da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém 2023, que será encenada de 1 a 8 de abril, em Fazenda Nova, no município de Brejo da Madre de Deu s , Agreste de Pernambuco. Elenco vai ser formado por Kleber Toledo, no papel de Jesus; Eriberto Leão, como Pilatos; Luiza Tomé, interpretando Maria; Nelson Freitas, vivendo Herodes e Duda Reis no papel de Herodíades.

Além dos artistas convidados, o elenco é formado também por 450 atores e figurantes pernambucanos que atuam no espetáculo sob a direção artística de Robson Pacheco. A Paixão agrega cerca de 600 profissionais, incluindo técnicos, eletricistas, sonoplastas, contrarregras, maquiadores, cabeleireiros e camareiras, entre outros. Já quero! Durante a minha vida já fui umas 20 vezes. Sempre uma emoção intensa.

Pai Da Criança

Todo mundo agora quer ser o pai da criança. Ah... esquecem rápido que a criança teve mãe primeiro. Decifra-me.

baiLE DE PsiCoLogia

O decorador pernambucano

Niltinho Júnior chegando para assinar o décor do Baile de Psicologia da Faculdade Católica do Rio Grande do Norte para 1.300 convidados, no Garbos Recepções. Faz porque sabe. Show!

a muito querida Zilene Marques de Medeiros recebendo o Tributo ana Floriano 2023 ao lado das filhas Taliana e stella Maris. sessão de homenagens na Estação das artes Elizeu Ventania, com o senhor Prefeito alysson Bezerra e sua esposa cintia Pinheiro.

a toda amada Rosângela Barreto abriu a semana festejando idade nova. Ganhou muito amor da mamis chica Boa e o abraço da amiga ceição souza. Meninas de estilo. Parabéns!

Tiete pernambucana é mais tiete do que os outros. Euzinha nos camarins chiquíssimos do Requinte Buffet com o adorável Geraldo azevedo. o moço nos encanta com as suas canções. Bicho de sete cabeças. Não tem coração que esqueça!

CHAMPANHE NO GELO

a bordo do Navio Msc Fantasia, as gêmeas Fafá e ceição Rosado celebraram 70 anos em grande estilo, com direito ao show Emoções by Rei Roberto carlos. No clique, com o multifacetado Tom cavalcante. Valeu, meninas!

Apagam as velinhas hoje:

Rosângela Gurgel, Carlos Lima, Alana Gondim, Mirtes Duarte, Cecília Lopes, Kátia Mônica, Arison Rodrigues da Silva, Amanda Lima, Aretha Brito, Eduarda Costa, Adrielle Lisieux, Raquel Ribeiro e Samuel Oliveira Parabéns!

SEXTa-FEIRa 10 DE março DE 2023 2 social
Célio Duarte

Servidores municipais participam de ato em prol do piso da enfermagem

>> A parada de 24h dos profissionais da enfermagem ocorre em todo o país, e em Mossoró, categoria também aderiu ao movimento

Nesta sexta-feira, 10 de março, os servidores dos estados e municípios que atuam no setor de enfermagem realizam, em todo o país, uma paralisação que dura 24h, denominada Parada Nacional pelo Piso da Enfermagem. A intenção deste ato é pressionar o setor público e privado a implantar o piso nacional da categoria.

Em Mossoró, além da solicitação pelo piso nacional, os trabalhadores e trabalhadoras da saúde também paralisam as atividades por 24h devido à falta de proposta do Executivo mossoroense em relação à pauta de reivindicações para o ano de 2023, protocolada no último dia 18 de janeiro. Por esse motivo, a categoria decidiu que vai realizar uma parada de advertência no município, no dia 23 de março.

“Em reunião realizada na última semana com a secretária Morgana Dantas, nenhuma proposta concreta foi apresentada à categoria para diluir demandas da categoria. Todas as deliberações manterão o quantitativo de 30% determinado por lei para atendimentos de urgência e emergência”, disse o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró (SINDISERPUM).

Ainda de acordo com o

A parada de 24h dos profissionais da enfermagem ocorre em todo o país, e em Mossoró, categoria também aderiu

sindicato, a secretária ficou de intermediar uma nova reunião com a presença do prefeito para dirimir as demandas. “Acerca de questões que envolvem a parte financeira, a secretária fi -

confira a pauta de reivindicações da saúde

Reposição salarial de 35%;

Implementação do Piso da enfermagem tão logo seja aprovado pelo Governo Federal;

Implementação do Piso dos aCss e aCes de acordo com a emenda Constitucional nº 120; atualização do teto do auxílio-transporte; Concurso público;

Insalubridade para os servidores que fazem jus; segurança nos locais de trabalho;

Reajuste das gratificações;

Reajuste nos valores dos plantões; Reformulação no PCCR da saúde; antecipação da data-base para janeiro; 14º salários para aCes e aCss; ePIs para aCes e aCss e demais categorias; aumento da jornada para quem requereu.

cou de avaliar juntamente com a Secretaria de Planejamento e levar na próxima reunião, um posicionamento mais concreto”, disse. As pautas dos profissionais da saúde em Mossoró

são compostas por 15 reivindicações, que incluem desde o concurso público até a atualização de benefícios, como o auxíliotransporte. Eles ainda pedem o pagamento adequa -

do do percentual de insalubridade e segurança nos locais de trabalho, tendo em vista que existem unidades de saúde com grande histórico de assaltos e arrombamentos.

A lei nº 14.434, de agosto de 2022, que define sobre o piso salarial dos profissionais da enfermagem, fixou o piso nacional da categoria, que passou para R$ 4.750 para enfermeiros e enfermeiras; já técnicos de enfermagem devem receber 75% desse valor (R$ 3.325) e auxiliares de enfermagem e parteiras 50% do valor pago aos enfermeiros (R$ 2.375).

Em agosto do ano passado, o projeto foi sancionado pelo expresidente Jair Bolsonaro, mas com veto ao trecho que estabelecia que o piso deveria ser reajustado anualmente de acordo com a inflação calculada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC).

A lei, no entanto, foi suspensa pelo Supremo Tribunal Federal (STF) depois de pedido da Confederação Nacional de Saúde, Hospitais, Estabelecimentos e Serviços (CNSaúde), entidade que reúne empresários do setor privado.

Eles argumentaram que o piso também vinha sendo questionado por gestores de alguns estados e municípios, que diziam não ter condições orçamentárias para aplicar a norma. Um dos pontos que levou o ministro Luís Roberto Barroso, do STF, a suspender a lei foram as dúvidas sobre as fontes de custeio.

MUNICÍPIO DE TIBAU

Rua do Pargo, 76, Centro, Tibau/RN

CEP: 59678000 CNPJ: 01.622.882/0001-90

COMISSÃO PERMANENTE DE LICITAÇÃO - CPL AVISO DE SUSPENSÃO DE LICITAÇÃO CONCORRÊNCIA SRP Nº 1/2022 AVISO DE LICITAÇÃO

PREGÃO ELETRONICO Nº 002/2023-CPL

O Município de Taboleiro Grande/RN, por intermédio do Pregoeiro, torna público que às 15h00min do dia 22 de março de 2023 realizará licitação na modalidade Pregão Eletrônico nº 002/2023CPL, do tipo “menor preço”, objetivando a Locação de um veículo, tipo utilitário, com motorista e combustível, com capacidade para 05 (cinco) passageiros, destinado atender a Equipe Técnica da Secretaria Municipal de Educação, pelo período de 12 (doze) meses, conforme especificações e quantitativos constantes no Termo de Referência que constitui o Anexo I deste Edital

O Edital e seus Anexos se encontram à disposição dos interessados na sede da PMTG, sito a Avenida Alexandre Soares, nº 96, Centro, Taboleiro Grande/RN, no horário de 7h30 min às 13h00min e na internet nos endereços: http://www.taboleirogrande.rn.gov.br/ ttps://www.portaldecompraspublicas.com.br http://licitafacil.tce. rn.gov.br/ Taboleiro Grande/RN, 10 de março de 2023. Suêldo Maia Pinheiro Pregoeiro

A Presidente da CPL, no uso de suas atribuições legais, faz saber a todos interessados que realizar-se-á o Processo Licitatório nº 1125970/2022, na modalidade CONCORRÊNCIA SRP n° 1/2022, cujo objeto é Registro de Preço para posterior contratação de empresa especializada para prestar serviços de requalificação, conservação e recuperação de vias municipais de trânsito urbano, para promoção da segurança de pedestres e veículos no município de Tibau-RN, com abertura marcada para o dia 16 de março de 2023 (quinta-feira) às 09:00 horas (Horário de Brasília), está SUSPENSO, para melhor adequação do Projeto. A nova data da seção pública será informada através dos mesmos meios de divulgação utilizados anteriormente na forma da Lei. Maiores informações de 08:00 às 13:00h pelo Fone: (84) 3326-2228 ou pelo e-mail da Comissão Permanente de Licitação (pmt.licitacoes@gmail.com).

Tibau 09 de março de 2023

Ana Lúcia de Oliveira Presidente da CPL

sexta-FeIRa 10 DE março DE 2023 MOSSORÓ 3 SaúDE
sindiserpum
Parada nacional pede aprovação da lei que define sobre o piso da enfermagem
amina coSta Da Redação

demais

GAL COSTA

O Sesc Mossoró preparou um momento especial para comemorar o Dia Internacional da Mulher, hoje, com show só com mulheres, começando às 19h com Daianne Nunes e Coisa Luz; seguido de Katharina Gurgel apresentando o show “Vaca Profana - Katharina Gurgel canta Gal Costa” e contará com participação da filha Bia Gurgel, participante do The Voice Kids. Entrada gratuita. Vai ser bom, hein!

mULheReS ReUnIDAS

A empresária Alaianny Medeiros fez uma programação especial em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, na loja Alaianny Medeiros, e contou com a participação de Sheyla Edmara, Dra. Regina Pilar e Yasmim Lima. Sucesso, sempre!

GeorGiAno AZevedo georgianoazevedo@gmail.com

TRIBUTO ANA FLORIANO

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Mossoró realizou solenidade para entrega do Tributo Ana Floriano, na noite de quarta-feira, 8, no Auditório da Estação das Artes Elizeu Ventania. A ho menageada deste ano foi a empresária Zilene Marques, diretora do Grupo TCM, representando todas as mulheres que diretamente contribuem para o desenvolvimento político, social, cultural ou econômico de Mossoró.

TS

Tereza Stella reuniu a clientela Chic do Espaço TS para um bate-papo especial no Dia da Mulher, com participação da Blogger Kadidja Nascimento e Jéssica Saraiva. No dia seguinte, pegou estrada com destino a Natal para prestigiar o lançamento da nova coleção SD por Sheila Morais, na Zanzi Coquetéis.

“SexTA nO TChezIm”

A noite hoje promete muita ferveção no Tchê Hall com show de Renno Poeta e Júnior Farra. As senhas estão à venda no Restaurante Tchê Gourmet e pelo OutGo.com. Simbooora!

mULheReS exCeLenTeS

Glícia nardelly, gerente excelência lingerie Mossoró, com sua equipe recebendo clientes no dia internacional da Mulher, com muita festa.

sexta-feira, 10 de março de 2023 4 SoCiAl
- Zilene Marques, recebendo Tributo Ana Floriano, ao lado do prefeito Allyson Bezerra e da primeira-dama Cinthia, e das filhas Stella Maris e Taliane Medeiros. Alaianny Medeiros com Sheyla edmara, dra.regina Pilar e vanessa Furtado. Tereza Stella com Jéssica Saraiva, Kadidja nascimento e clientes espaço TS comemorando o dia internacional da Mulher. Cedida Cedida Cedida Cedida

LISbOA bATISTA

''Para conhecermos os amigos é necessário passar pelo sucesso e pela desgraça. No sucesso, verificamos a quantidade e, na desgraça, a qualidade.”

I FEPEC – CONVITE

CoNfúCio

Pau dos Ferros realiza feiras e festivais; nesse contexto, a Prefeitura por meio da Secretaria de Cultura e Turismo – SECULT e Casa de Cultura Popular “Joaquim Correia” realizam a 1ª edição do Festival Pauferrense de Economia Criativa, no dia 18 de março, a partir de 7h no Mercado Público. No programa, constam música, comidas, alimentos da agricultura familiar e arte popular. Agradeço convite da Secretária Marta Pontes.

KG CANTA GAL COSTA

O SESC/Mossoró celebra o Dia da Mulher hoje, 19h, com abertura de Dayanne Nunes e o Grupo Coisa Luz, às 19h, seguindo do show “Vaca Profana – Katharina Gurgel canta Gal Costa”, com participação especial de sua filha Bia Gurgel, ex-The Voice Kids. Entrada gratuita. Sérgio Chaves nos convida enquanto Assessor de Comunicação do evento. Superindico!

FESTA NO PARAÍSO

No bairro Paraíso, vai acontecer de 18 a 28 de março a festa da padroeira Virgens dos Pobres 2023, sob o tema: “30 anos de vocação, graça e missão”. A capela da Virgem dos Pobres, Paróquia de Nossa Sra. da Conceição, tem a Coordenação Administrativa de Allécio Queiróz. Agradeço convite.

ESTRADA FEDERAL

Prefeito Marcos Aurélio abriu o Ano Legislativo na Câmara

Projetos de duplicação da bR-304 serão entregues no início de 2024

>> Obras poderão ser iniciadas no primeiro semestre do próximo ano, conforme previsão do Dnit

Adiretoria executiva do Departamento Nacional e Infraestrutura de Transportes (DNIT) prevê o início das obras de duplicação da BR304 no primeiro semestre de 2024. A informação é do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, que recebeu a confirmação sobre o projeto nesta semana. Essa é uma luta de décadas e que está inserida na parceria do governo Fátima Bezerra (PT) com o governo do presidente Lula (PT).

Os projetos executivos que envolvem os 289 quilômetros da BR-304, que liga Natal-Mossoró-Aracati (CE), estão em fase de elaboração e começarão a ser entregues

Os parabéns daqui para Campina Grande/Pb. A Odontóloga Liduina Paiva aniversaria no abraço da filha, a PM Daniela Paiva

Jairo Campos, em 3ª Noite de Poesia, no Museu de Cultura de Francisco Dantas/RN, com as poetisas Natália, Sofia e Vitória, e os poetas Tico & Toinho. Foi show

no início do próximo ano. A partir daí, será aberto o processo licitatório, em lotes, para escolher as empresas que executarão as obras.

A informação foi confirmada pelo diretor-executivo do DNIT, Fabrício de Oliveira Galvão, ao secretário de estado da Infraestrutura do RN, Gustavo Coelho. Tratase de entendimento que dá continuidade à pauta tratada pela governadora Fátima com o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), em janeiro deste ano, por ocasião da apresentação de agendas prioritárias pela chefe do Executivo estadual.

“Nossa gratidão ao presidente Lula e ao ministro Renan Filho pela sensibilidade com o pleito, que é um antigo sonho do Rio Grande do Norte. São novos tempos. Governo Federal e Estadual trabalhando juntos pelo desenvolvimento do RN e do Brasil!”, comemorou a governadora na quarta-feira, 8. Um dia antes, o Governo do Ceará havia anunciado a duplicação do trecho entre Aracati e Mossoró.

As obras de duplicação da BR-304 estão orçadas em R$ 2,8 bilhões e, para o Rio Grande do Norte, têm gran-

de relevância por tratar-se de uma rodovia pode onde passa boa parte de tudo o que é produzido e comercializado no estado. O trecho tem 289 km de extensão, iniciando-se no entroncamento com a BR-226 — início também da Reta Tabajara — em Macaíba, chegando até a divisa do RN com o Ceará.

ESTRADA DA MORTE

A estrada, que cruza o Rio Grande do Norte de Leste a Oeste ligando suas duas principais cidades - Natal e Mossoró -, lidera o número de mortes entre as rodovias federais no estado. São os dados oficiais da Polícia Rodoviária Federal (PRF) que compravam isso.

Para se ter ideia, em 2020, ano da pandemia da Covid-19 que a movimentação de veículos foi bastante reduzida, o número de acidentes com mortes foi bastante acentuado na rodovia. De janeiro a maio daquele ano, a BR-304 foi responsável por 67 óbitos, quase 28% do total de mortes nas rodovias federais do RN. Em quatro anos, mais de 120 mortes foram registradas na BR-304, que ficou conhecida como “estrada da morte”.

sargi13tario@hotmail.com
Prof. de Riacho da Cruz. Aplaudido pela população presente. Senadora Zenaide Maia assumindo a Viceliderança do Governo junto ao Senado Federal. O Colunista cumprimenta Padre Netinho, pauferrense que atua em Assú, fez a festa da vida. Em tempo o abraço de parabéns Solange Vilaça Serejo aniversariou ontem, no click com a netinha Laís em festa no EIC. Renovo parabéns
Cedida Cedida Cedida Cedida Cedida Cedida Cedida
Katharina e bia Gurgel, elas cantam hoje no SESC/ Mossoró. Homenagem ao Dia Internacional da Mulher Defato.com bR-304, entre Mossoró e Natal, ficou conhecida como “estrada da morte”
SEXTA-FEIRA, 10 DE MARçO DE 2023 ESTADO 5

operação no Seridó cumpre mandados contra tráfico e organização criminosa

>> a ção deflagrada ontem na cidade potiguar de Parelhas realizou uma prisão em flagrante e apreendeu moto, celulares, drogas e dinheiro em espécie

Uma operação deflagrada na região Seridó do Rio Grande do Norte nesta quinta-feira (9) cumpriu mandados contra um grupo acusado de tráfico de drogas e organização criminosa. A ação realizada na cidade de Parelhas culminou com uma prisão em flagrante e apreendeu moto, celulares, drogas e dinheiro em espécie.

As informações foram divulgadas pelo Ministério Público do Estado (MPRN), responsável pela operação denominada de "Marimbondo". Segundo o MPRN, as diligências de ontem resultaram na apreensão de uma moto, aparelhos celulares, drogas e dinheiro em espécie, além da prisão em flagrante de uma pessoa que não teve a identidade divulgada.

O MPRN disse que a ação visou combater a atuação de um grupo suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas e organiza-

operação contra tráfico de drogas e organização criminosa contou com 24 Pms e realizou apreensões

ção criminosa na cidade de Parelhas; e explicou que os mandados foram expedidos em desfavor de pessoas

durante campanha

Um grupo de detentas de um presídio localizado na capital do Rio Grande do Norte recebeu absorventes arrecadados durante uma campanha de combate à "pobreza menstrual". As internas foram beneficiadas com produto de higiene íntima entregues em alusão ao Dia Internacional das Mulheres, celebrado na úl-

tima quarta-feira (8). A iniciativa é de integrantes do Grupo de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e Socioeducativo do Rio Grande do Norte (GMF/RN) e da Escola da Magistratura (ESMARN). A organização da campanha informou que parte dos absorventes arrecadados foi destinada às

envolvidas diretamente nas atividades da organização e chefias da facção.

Ainda de acordo com o

mulheres que cumprem pena no Presídio Feminino do Complexo Penal Dr. João Chaves.

A equipe realizou também um momento de diálogo com as mulheres. Uma reeducanda, emocionada, agradeceu a visita e falou sobre a importância de ser ouvida, de receber uma orientação mais direta sobre seus direitos. “Nunca esqueço de uma frase de Dr. Fábio Ataíde [magistrado da Justiça potiguar], numa dessas visitas, que mudou o meu pensar. Ele disse que a nossa vida não se resume ao episódio que nos trouxe até aqui”, disse a mulher.

mutirão

MPRN, a operação desta quinta-feira no Seridó potiguar contou com a participação de 24 policiais mili-

tares. O órgão ministerial lembrou que todo o material apreendido será analisado pela instituição.

Polícia Civil prende membro de organização criminosa em mossoró e Pm recaptura foragido

Policiais civis da 27 ª Delegacia de Polícia (DP de Monte Alegre), com apoio da Delegacia Especializada de Defesa da Propriedade de Veículos e Cargas de Natal (DEPROV/Natal), recuperaram nesta quartafeira (8), uma carga de fraldas descartáveis desviada, no dia 2 de dezembro de 2022, de uma empresa localizada no município de Monte Alegre.

Durante as diligências, os policiais encontraram parte da carga em um estabelecimento de atacado e varejo, em Extremoz. A polícia disse que o que levantou suspeita foram os fatos dos produtos estarem sendo ofertados por um preço inferior ao de fábrica, além de serem também do mesmo lote da carga desviada.

A responsável pelo estabelecimento, Elza Priscila Sales dos Santos, 37 anos, disse não saber quem havia comprado os produtos, alegando que existem diversos compradores na empresa. No entanto, por não apresentar nota fiscal, ela foi presa em flagrante por receptação qualificada, e encaminhada ao sistema prisional, à disposição da Justiça.

internas foram beneficiadas com produto de higiene íntima

A Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Norte (DPE-RN) realizou nesta semana um mutirão de atendimentos aos presos da Cadeia Pública de Nova Cruz, a 96 km de Natal. A ação, realizada nos últimos dias 6 e 7, proporcionou atendimento individual e orientações sobre processos em andamento, cálculo de pena, progressões, entre outras situações das pessoas com restrição de liberdade.

Policiais civis da Divisão de Polícia Civil do Oeste do Estado (DIVIPOE) participaram, na terça-feira (7), de uma ação deflagrada pela Força-Tarefa do município de Mossoró/RN. No decorrer das diligências, foram cumpridos dois mandados de prisão em desfavor de Caio Erick Ferreira da Silva, 23 anos, também conhecido como “GTA” e “NK”.

Caio Erick, integrante de uma organização criminosa com atuação nacional, e suspeito por homicídio, foi preso no bairro das Malvinas, em Mossoró, sendo também autuado em flagrante por tráfico de drogas. Em sua posse, foram encontrados e apreendidos: dinheiro fracionado, porções de maconha, uma balança de

precisão e aparelhos celulares.

Caio Erick foi encaminhado para o sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça. Já na manhã desta quinta feira (9), uma equipe da Força Tática do 2 º BPM conseguiu prender um foragido da justiça, no conjunto Abolições, em Mossoró. Durante patrulhamento, um homem em atitude suspeita foi abordado e constatado dois mandados de prisão em desfavor dele pelos crimes de roubo.

Diante do fato, os mandados de prisão foram cumpridos e ele foi encaminhado à DEFUR, onde foi apresentado ao delegado da especializada para os procedimentos cabíveis.

E uma operação deflagrada na última quarta-feira (8) pelas polícia civil e militar cumpriu dois mandados de busca e apreensão e dois mandados de prisão temporária.

Os alvos da "Operação Aliança" foram Pedro Júnior Pinheiro Lins, 22 anos, apontado como chefe de uma organização criminosa; e F rancisco Leandro Barbosa de Oliveira, 22 anos, também conhecido como “Seninha”, e suspeito por integrar a mesma organização criminosa. Os dois foram presos no distrito de Carnaúba, no município de Senador Georgino Avelino, e autuados em flagrante por tráfico de drogas. Eles foram encaminhados para o sistema prisional, à disposição da Justiça.

sexta-FeIRa , 10 de março de 2023 6 segurança
"
marimbondo"
Polícia Civil recupera na Grande n atal carga de fraldas e cumpre no interior mandados
detentas de presídio em natal recebem absorventes arrecadados
Deicor RN tJRN

FutEbol carioca

luís castro balança no cargo, e botafogo avalia demissão

Rio – Luís Castro já não convive com o mesmo prestígio em relação ao que chegou como treinador do Botafogo. Os desempenhos recentes do time fazem o português balançar no cargo e uma demissão não é descartada.

O comandante passará por dias decisivos à frente do comando da equipe. Se o desempenho e o dia a dia não melhorarem praticamente de forma imediata, há a possibilidade de uma mudança e a saída de Luís Castro. A diretoria não está feliz com o desempenho e o dia a dia recente do treinador para com o time.

Os últimos jogos foram determinantes para o português perder status internamente. Entende-se que o time não está performando e a justificativa pela falta de reforços não se mantém diante do nível dos adversários enfrentados – Sergipe e Portuguesa-RJ, por exemplo, disputam a Série D do Brasileirão. Era esperado que o Botafogo fizesse

melhor contra estes adversários. A multa rescisória em caso de demissão também é algo que pesará para a decisão. Caso seja demiti -

números nesta temporada

do, John Textor, acionista majoritário da SAF, terá que pagar mais de R$ 10 milhões a Luís Castro e a comissão – o valor diz respeito aos vencimentos que

Paulinho pode voltar a ser titular do corinthians depois de 315 dias

São Paulo – O técnico

Fernando Lázaro ainda não deu sinais de quem substituirá Renato Augusto no meio de campo do Corinthians para o jogo de domingo, 12, contra o Ituano, na Neo Química Arena, pelas quartas de final do Paulistão. Mas Paulinho, aos 34 anos, aparece como uma opção bastante viável.

Foi o meio-campista quem substituiu Renato ainda no primeiro tempo do jogo contra o Santo André, quando o titular sofreu um estiramento no ligamento colateral me -

dial do joelho direito. A mesma alteração já havia sido promovida pelo treinador antes nos jogos contra Botafogo-SP, Mirassol e Santos. Apesar de ser um volante, Paulinho sempre entrou atuando mais avançado.

Desde que voltou de lesão, Paulinho fez sete jogos, todos saindo do banco. Ele soma 214 minutos e um gol marcado, exatamente na última partida, diante do Ramalhão.

Seu último jogo como titular foi em 1º de maio de 2022, contra o Fortaleza, no

jogo em que sofreu a sua lesão no joelho. Somados, caso a titularidade venha, serão 315 dias até o jogo de domingo, na Neo Química Arena. No último jogo, aliás, voltou a fazer um gol depois de 328 dias.

o português tem para receber até o fim do contrato, que se encerra no fim do ano. As próximas partidas, portanto, serão fundamen-

tais para o futuro. O trabalho está sendo reavaliado, mas se os resultados não melhorarem é muito provável que o "casamento" termine de forma precoce.

A empolgação saudita com a possibilidade de oatacante Lionel Messi ingressar na liga profissional do país aumentou nesta quinta-feira, depois que foi anunciado que ele visitará o reino pela terceira vez em menos de um ano ainda neste mês.

O argentino, que comandou sua seleção ao título da Copa do Mundo no Catar no ano passado, fará uma visita de férias, disse o ministro do Turismo da Arábia Saudita, Ahmed Al-Khatib.

"É uma alegria dar as boas-vindas ao nosso embaixador do turismo... e sua família e amigos neste mês... para desfrutar dos nossos mais belos destinos turísticos, conectar-se com o nosso povo e desfrutar de experiências únicas!", afirmou Al-Khatib no Twitter.

A notícia veio horas antes da eliminação do clube de Messi, o Paris Saint-Germain, da Liga dos Campeões da Europa, na quarta-feira.

A nação rica em petróleo nomeou Messi seu embaixador do turismo no ano passado, e ele visitou Jeddah em maio, antes de retornar em janeiro para um amistoso do PSG contra um time de estrelas da Liga Saudita, quando enfrentou o grande rival Cristiano Ronaldo.

O acordo de Ronaldo com o clube saudita AlNasr selado no ano passado --amplamente divulgado como valendo mais de 200 milhões de euros em 2 anos e meio-- levou a rumores de uma nova rivalidade com Messi na Liga Saudita, depois que a mídia local informou o interesse de Al-Hilal e AlIttihad na contratação do campeão mundial.

Se optar por ele, Fernando Lázaro pode escalar um meio-campo com Roni (Fausto Vera), Giuliano, Paulinho e Adson. A questão será: manter Giuliano como um segundo homem de meio, deixando Paulinho mais adiantado, ou inverter as posições, fazendo de Giuliano o mais solto? paulinho durante treino no alvinegro paulista

Final da libertadores 2023 será disputada no maracanã

A final da Copa Libertadores 2023 será disputada no estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro, e

a decisão da Copa SulAmericana, em Montevidéu, anunciou nesta quarta-feira (8) o presidente da

Conmebol, Alejandro Domínguez.

"Duas partidas únicas que nos inspiram a pensar

grande neste 2023", disse o chefe da entidade que comanda o futebol sulamericano em suas conta s nas redes sociais.

A final da Sul-Americana será no dia 28 de outubro na capital uruguaia e a da Libertadores no dia 11 de novembro no Mara -

canã, informaram oficialmente à AFP fontes da Conmebol.

Ainda não foi definido oestádio que receberá a final da Copa Sul-Americana em Montevidéu, onde o estádio Centenário já sediou as decisões da Copa Libertadores, da Sul-

Os torcedores do AlIttihad cantaram o nome de Messi em uma partida na sexta-feira, e o presidente do clube, Anmar Al-Haeli, se referiu a um acordo com Messi em um vídeo na semana passada, dizendo: "se Deus quiser. O negócio precisa de tempo e acordo."

Americana e da Libertadores feminina em 2021. Em 2020 o Maracanã foi palco de uma final de Libertadores em jogo único, entre Palmeiras e Santos. Naquela ocasião o time alviverde venceu por 1 a 0 e conquistou o bicampeonato.

sexta-feira, 10 DE março DE 2023 esporte 7
t reinador perde prestígio de outrora, atuações recentes não agradam diretoria e mudanças são estudadas caso desempenho não melhore
thiago ribeiro/aGif
luís castro não vem apresentando bons
Empolgação saudita
aumenta com anúncio da 3ª visita de messi
rodrigo Coca/ag. Corinthians

Estádio Nogueirão tem laudos renovados, mas parte da arquibancada será interditada

Risco de jogo do Potiguar ser de portões fechados é descartado

Os laudos técnicos do Corpo de Bombeiros e também do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) foram renovados, com isso o Estádio Nogueirão segue recebendo público nos jogos.

Pela aproximação da partida, havia risco de Potiguar e América no domingo, 12, ser realizada de portões fechados, mas com a emissão dos laudos por parte dos órgãos competentes, feito nesta quinta-feira, 9, tal risco foi descartado. A emissão dos laudos ocorreu dia após ter sido realizada a vistoria no campo. No entanto, parte da arquibancada, no setor esquerdo das cabinas de rádio/TV, será interditada. Foi o que anunciou a Secre-

taria de Esporte do município – gestora do campo –para “realização de reparos” na estrutura física. O setor é onde fica a torcida do Potiguar. De acordo com informações da secretaria, a interdição é temporária e acontece para trabalho de reparo na estrutura do trecho que compreende a escada de acesso da torcida do Potiguar, pela rua Dedé Chatim, até a grade divisória com o setor de cadeiras.

“Permanecerá livre o setor 2, que compreende a curva da arquibancada até osetor por trás do gol do Potiguar”, diz a nota.

Ainda segundo o comunicado, a realização desse reparo já estava prevista, “após estudos realizados pelos engenheiros do Município, sendo a interdição

potiguar: Fisioterapeuta avalia situação de atletas

O meia Giovanni e os atacantes Robert e Wellington Sabão foram as ausências no treinamento do Potiguar realizado na tarde desta quinta-feira, 9, no Estádio Nogueirão. Os três passaram o dia fazendo fisioterapia, mas devem retomar a parte física nesta sexta-feira, 10. Dependen-

do da reação após os exercícios físicos mais bruscos, saberá se os três estarão disponíveis para o jogo contra o América no domingo, 2, pela 2 ª rodada do Quadrangular, do Estadual.

O fisioterapeuta Jorge Canuto, que vem acompanhando os atletas, passou o quadro clínico dos jogadores:

No entanto, parte da arquibancada, no setor esquerdo das cabinas, será interditada por tempo indeterminado

imediata e os trabalhos sendo iniciados até a próxima semana”, completou.

O trabalho de reparo do trecho da arquibancada es-

“Todos três são lesão muscular. Giovanni iniciou a transição, provavelmente vai para preparação física amanhã (hoje) para saber se estará à disposição para o jogo; Sabão é uma lesão pouco mais antiga (duas semanas), do músculo posterior da coxa, porém já sem dor, provavelmente com cicatrização muscular, mas também vai para transição; e Robert foi uma lesão pequena, porém no músculo

Eleição e medo de estádio vazio levam final da Libertadores para o Maracanã

De acordo com matéria publicada pelo site da Folha de S. Paulo nesta quinta-feira, 9, o Maracanã é a bola de segurança da Conmebol para receber a decisão da Libertadores de 2023. Depois de traumáticas experiências com estádios vazios, problemas de transporte, hospedagem, altos custos e trocas de sedes, a CBF convenceu a entidade sul-americana a levar o principal jogo do continente para o Rio de Janeiro. A partida será em 11 de novembro.

Ser a vitrine ideal para a final única continental foi oargumento definitivo para convencer o Conselho da Confederação, responsável pela escolha, a colocar o confronto no Maracanã, que recebeu o evento pela última vez em janeiro de 2021, quando Palmeiras e Santos se enfrentaram pelo título de 2020.

Quem olhar o histórico de propostas e negociações para a cidade vencedora poderia se surpreender com a escolha pelo Brasil. Até o final de 2022, a favorita era a Colômbia, que queria realizar a final em Barranquilla. No início deste ano, parecia que Buenos Aires, no remodelado Monumental de Nuñez, acabariam eleitos.

As duas candidaturas perderam tração. Barranquilla despertou nos dirigentes da Conmebol o mesmo sentimento de Guayaquil em 2022: escassez de voos diretos, dificuldade de locomoção e incerteza quanto à presença de torcedores, já que a probabilidade maior é que uma equipe do país não esteja na decisão.

tará a cargo da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Meio Ambiente, Urbanismo e Serviços Urbanos (SEIMURB).

de muita potência, o mesmo de Sabão, o bíceps femoral, ainda tem um pouco de sintoma leve em algum movimento específico, mas tende a regredir nas próximas horas e dias”, disse.

“Por medida precativa, provavelmente os três estarão fazendo exame de imagem e se não for acusado nenhuma lesão, eles serão liberados para estarem à disposição para o jogo”, completou.

Buenos Aires era viável, mas havia o temor de instabilidade política. É ano de eleições presidenciais na Argentina. A primeira votação está marcada para 22 de outubro e há possibilidade de realização do segundo turno em novembro.

''O que tem prejudicado são as situações de lesão. Se estivéssemos completos, teríamos mais opções e argumentos. É muita gente, de qualidade, fora”

ViTOR pEREiRA, técnico do flamengo, sobre os desfalques do time os quais têm prejudicado para o melhor desempenho da equipe nos jogos

DE OLhO NA ARbiTRAgEm

Saiu nesta quinta-feira, 9, a arbitragem para a segunda rodada do Quadrangular, do Estadual. No sábado, 11, para ABC x Santa Cruz de Natal, apitará Caio Max Augusto, com assistência de Francisco de Assis da Hora e Matheus Lacerda. No domingo, 12, o jogo entre Potiguar x América terá Zandick Gondim Alves no apito, com assistência de João Henrique e Everton Muller. Os dois árbitros com a credencial da CBF.

VAgAs COpA bR 2024

Das 92 vagas da Copa do Brasil 2024, 15 já foram preenchidas: CRB (AL), Goiás (GO), Maranhão (MA), Atlético (MG), Athletic (MG), América (MG), Cruzeiro (MG), Fluminense (RJ), Flamengo (RJ), Volta Redonda (RJ), Vasco (RJ), Palmeiras (SP), Grêmio (RS), Internacional (RS) e Ypiranga (RS).

D’ALEssANDRO NO CRuzEiRO

Começou oficialmente nesta quinta-feira, 9, a passagem de D’Alessandro pelo Cruzeiro. O ex-jogador foi anunciado como coordenador de futebol. “Encontro de multicampeões: Cruzeiro e D’Alessandro! O argentino chega para reforçar a nossa equipe como Coordenador de Futebol”, postou o clube.

miNisséRiE COm ziCO

Zico completou 70 anos neste mês de março e para celebrar sua vida e história, o Kwai em parceria com a media tech LiveSports, lançou uma minissérie exclusiva sobre esse grande jogador narrada pelo próprio “Galinho de Quitino”. O Kwai é um aplicativo de criação e compartilhamento de vídeos curtos. Ao todo serão 7 episódios, que vão contar toda a trajetória do Zico ao longo de seus 70 anos, desde a infância em Quintino, no Rio de Janeiro, passando por suas conquistas pelo Flamengo e pela Seleção Brasileira e a relação que tem até hoje com o futebol.

Marcos santos DE LETRA
sexta-feira, 10 DE mARçO DE 2023 8 esporte FuTEbOL
allan Phablo
msantos@defato.com

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.