Issuu on Google+

EDIÇÃO EXTRA Comente!

Mossoró (RN), Segunda-feira, 8 de outubro de 2012 Edição 3.486 – Ano XII R$ 1,50

@defato_rn

/photos/jornaldefatorn /jornaldefatorn

O povo escolhe Cláudia Regina Eleição A candidata do DEM, Cláudia Regina, vence com mais de 68 mil votos.

Derrota Larissa Rosado teve 46,97% dos votos válidos e ficou com 63.309 votos.

Especial Nesta edição, os números da eleição em Mossoró, no RN e no país.

Marcos Garcia

)) A prefeita eleita Cláudia Regina discursa na Praça Cícero Dias, após confirmada a vitória

Números da eleição para prefeito

eleição para vereador

Cláudia Regina .................................................................... 68.604 votos - 50,90% Larissa Rosado .......................................................................... 63.309 votos - 46-97% Josué Moreira ...............................................................................1.932 votos - 1,43% Cinquentinha ................................................................................. 948 votos - 0,70% Ednaldo Calixto .............................................................................. 0 - 0,00% Abstenção – 21.122 votos

-

Branco – 2.323 votos

NESTA EDIÇÃO

CIANO MAGNTA AMARELO PRETO

12

PÁGINAS

-

Nulo – 6.737 votos

capa CÉSAR SANTOS política política

1 - ALEX MOACIR.................4.701 2 - FRANCISCO CARLOS.......4.452 3 - RICARDO DE DODOCA ...2.928 4 - LAIRINHO ROSADO.........2.662 5 - MANOEL BEZERRA.......2.658 6 - FRANCISCO JOSÉ JR.......2.586 7 - GENIVAN VALE ..............2.568

2 3 4

política política política política

8 - IZABEL DA CAIXA...........2.484 9 - FLAVINHO........................2.391 10 - CLAUDIONOR................2.315 11 - HERÓ................................2.243 12 - LUIZ CARLOS.................2.186 13 - VINGT-UN NETO............2.139 14 - TOMAZ NETO.................2.074

5 6 7 8

15 - TASSYO MARDONNY...1.940 16 - JORIO NOGUEIRA..........1.923 17 - ALEX DO FRANGO .......1.880 18 - SOLDADO JADSON........1.732 19 - CELSO LANCHES..........1.717 20 - NARCÍZIO......................1.655 21 - GENILSON ALVES........1.344

política política política política

9 10 11 12


2

# rápidas

votar 2012

Segunda-feira, 8 de outubro de 2012

)) Ela só precisou de 30 segundos

)) Deu segundo turno

Carlos Eduardo (PDT) e Hermano Morais (PMDB) vão disputar o segundo turno em Natal, com expectativa de nacionalizar a disputa. O PT vai para o palanque de Eduardo e atrairá Lula e Dilma para a capital potiguar.

A professorinha Amanda Gurgel, do PSTU, foi a grande estrela da campanha eleitoral de Natal. Eleita vereadora com uma carrada de votos, mais de 32 mil. Ela precisou só de 30 segundos de fama para alcançar a glória.

césar santos

Cláudia Regina – Prefeita eleita de Mossoró.

cesar@defato.com

)) Venceu a Mossoró que conhecemos

A

data: 1.º de janeiro de 1997. Foi neste dia que Rosalba Ciarlini (DEM) assumiu os destinos de Mossoró para promover o maior projeto político-administrativo de sua história, projeto esse pensado em meados do século passado pelo então prefeito Jerônimo Dix-sept Rosado Maia; e interrompido para ele ser governador do Rio Grande do Norte. Rosalba já havia sido prefeita, entre os anos de 1989-1992, e estava voltando pelos braços do povo, com uma vitória maiúscula nas urnas – em 1996 –, derrotando a hoje deputada Sandra Rosado (PSB) por 32 mil votos de maioria. Primeiro, foi preciso reconstruir a cidade que a gestão anterior havia devastado. Ruas esburacadas, sujas, lixo transportado em carroças, salários atrasados, prédios públicos destruídos. O caos. Rosalba trabalhou duro por dois anos e conseguiu colocar ordem na Casa. Em seguida, começou a construção da nova Mossoró. Saneamento básico saiu de zero para mais de 50%, permitindo o início do processo de verticalização da cidade; distrito industrial instalado; grandes obras realizadas como o Ginásio Pedro Ciar-

lini, primeira Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do Brasil, Teatro Dix-huit Rosado, Portal do Saber, Centro Administrativo Alcides Belo e muitas outras não menos importantes. A autoestima dos mossoroenses foi resgatada, através do fortalecimento de sua cultura e manifestações populares. O Cidade Junina e a Festa da Liberdade deram outra vida a Mossoró e a nossa gente. Rosalba concluiu a sua missão, partindo para novas conquistas, sendo eleita senadora da República e governadora do Rio Grande do Norte, cargo que exerce hoje; daí, coube à prefeita Fafá Rosado (DEM), eleita com seu apoio, continuar o projeto de gestão pública que deu certo. Fafá seguiu a linha empreendedora, principalmente na sua primeira administração; e procurou avançar no segundo governo, mesmo diante da crise na economia mundial que afetou com força os municípios brasileiros. Mossoró se saiu bem porque estava com a sua base fortalecida. Agora, esse modelo de gestão foi colocado a julgamento da população. Cláudia Regina, presente nesses 16 anos de gestão vitoriosa, foi a escolhida para defender o modelo, numa campanha eleitoral em que a oposição se preparou para desconstruir Mossoró. Um debate de 90 dias, em que a população pôde comparar a cidade de Cláudia com a cidade de Larissa. A resposta veio das urnas: o cidadão-eleitor marcou o seu voto de confiança para a Mossoró que ele conhece. A Mossoró de Rosalba, de Fafá e agora da prefeita Cláudia Regina.

Três caras antigas estão de volta

Eleitor evitou o voto em ficha suja

Pau dos Ferros 'cala' Garibaldi A vitória maiúscula do DEM de Pau dos Ferros confirmou a liderança do jovem prefeito Leonardo Rêgo. Eleito e reeleito, em 2004 e 2008, ele elegeu agora o democrata Fabrício Torquato, numa campanha em que o eleitor pau-ferrense não deixou nenhuma dúvida de que aprova o governo que tem. De quebra, os pau-ferrenses deram uma resposta dura – e contundente – ao ministro Garibaldi Filho (PMDB), que foi ingrato com Leonardo ao desembarcar no palanque da oposição na reta final da campanha. Garibaldi perdeu uma fatia considerável do eleitor do Alto Oeste.

))

Mudança em Apodi é histórica A vitória do professor Flaviano Monteiro, do PC do B, no município de Apodi, entra para a história. Ele superou as forças tradicionais que vem se revezando no poder municipal nos últimos 40 anos. Flaviano derrotou a prefeita Goreti Pinto (PMDB), que recebeu o apoio do ex-prefeito José Pinheiro Bezerra (PR). A mudança na geopolítica de Apodi, certamente, será feita a partir de agora, se Flaviano não fugir às origens.

) )

Três ex-vereadores estarão de volta à Câmara Municipal de Mossoró a partir de 1.° de janeiro de 2013: Tomaz Neto (PDT), Luiz Carlos Martins (PT) e Izabel da Caixa (PMDB). Oito vereadores renovaram o mandato e dez novatos vão estrear no Legislativo mossoroense, com destaque para os "azarões" Soldado Jadson (PT do B), Genilson Alves (PTN) e Celso Lanche (PTN).

O eleitor de Mossoró disse, de forma clara, aberta, sem tergiversar, que não aceita eleger ficha suja. Ao negar o mandato de prefeita a Larissa Rosado (PSB), deixou claro que não aceita colocar na Assembleia Legislativa o suplente Lauro Maia, filho da exgovernadora Wilma de Faria. Ele precisa do mandato para responder seus processos de corrupção em foro privilegiado. Mossoró disse "não", ao consagrar o voto limpo. A ética agradece.

Venceu a vontade do povo, a vontade de Mossoró, a vontade de todos."

Os campeões de votos

Ravengar

Há um mês, em silêncio, ele montou o seu quartel-general. Conversou pouco e observou muito, o suficiente para alaranjar Mossoró. Carlos Augusto, o "bruxo".

Os ex-secretários Alex Moacir (PMDB) e Francisco Carlos (PV) foram os campeões de votos à Câmara Municipal; 4.701 e 4.452 votos, respectivamente. Juntos, quase 10 mil votos. A aprovação do trabalho que ambos realizaram em suas pastas e, também, o crédito do governo Fafá. Ninguém, mais do que eles, representou a prefeita nesta campanha eleitoral.

É NOTÍCIA

a duas semanas a OAB deHoje, completa 45 anos da morDeu PSDB e PT no segundo turno Os Ferreiras saíram fortalecidos Ronaldinho Gaúcho reencontrou 1 Daqui fine a lista sêxtupla para a esco- 2 te do revolucionário argentino 3 das eleições de São Paulo. Adver- 4 das eleições de 2012. Renovaram 5 o futebol no Atlético Mineiro. lha do novo desembargador do Ernesto Che Guevara, um dos sários tradicionais que "engolio mandato do prefeito Ademar Merece voltar à Seleção BrasileiTribunal de Justiça (TJRN). Eleição marcada para o dia 22, com urnas em todo o Estado.

líderes, com Fidel Castro, da Revolução Cubana. Morreu nas selvas da Bolívia, em 1967.

ram" Russomanno na reta final do primeiro turno. Agora, será uma disputa nacional.

(PMDB) no município de Caraúbas e elegeram Haroldo (PSD) em Felipe Guerra.

ra. E o tempo verde e amarelo não para: faltam 614 dias para a Copa do Mundo de 2014.

Natal

Carlos Eduardo diz que vai buscar apoio de Fernando Mineiro, do PT

"

Fernando Mineiro levou as eleições para o segundo turno. Ele avançou muito sobre os eleitores de oposição que iriam votar em mim, e foi aí que eu perdi. A partir de agora, vou procurar o PT para dialogar em busca do apoio do partido. Creio que o PT vai me apoiar”. A avaliação foi feita pelo candidato do PDT, Carlos Eduardo Alves, em entrevista coletiva ontem à noite.

Com 99,99% das urnas apuradas, ele ficou com 153.464 votos (40,42% dos válidos) e será obrigado a enfrentar o segundo turno contra Hermano Morais, do PMDB, que obteve até agora 87.380 votos (23,01%) e saiu vitorioso numa apertada disputa contra o petista Fernando Mineiro, que teve apenas cerca de 1.460 votos a menos, numa diferença de 0,38 ponto percentual.

Rogério Marinho (PSDB) ficou em terceiro, com 10,16%, seguido por Robério Paulino (PSOL), com 3,57% e Roberto Lopes (PCB) com 0,21%. A realização do segundo turno em Natal evidenciou que o ex-prefeito Carlos Eduardo, apesar de liderar as pesquisas, não conseguiu envolver maioria do eleitorado em seus projetos no primeiro turno.

carlos eduardo 153.464 votos - 40,42%

hermano moraes 87.380 votos - 23,01%

fernando mineiro 85.915 votos - 22,63%

ROGÉRIO 38.575 votos - 10,16%

professor robério 13.552 votos - 3,57%

roberto lopes 786 votos - 0,21%


)

diz que vai buscar apoio dos partidos da base # rápida )) Haddad O candidato do PT à Prefeitura de São Paulo, Fernando Haddad, disse que pretende buscar neste segundo turno o apoio dos

partidos da base aliada do governo Dilma Rousseff que não estiveram aliados à sua candidatura no primeiro turno, entre eles o PMDB de Gabriel Chalita e o PRB de Celso Russomanno. "É natural que nós, com muito respeito, busquemos o apoio desses partidos", disse o candidato durante entrevista coletiva em um hotel da zona sul da capital paulista. Questionado sobre os atritos com Celso Russomanno durante a campanha, principalmente em relação à proposta do candidato do PRB sobre o novo sistema de tarifação de ônibus, Haddad minimizou o debate.

3

votar 2012

Segunda-feira, 8 de outubro de 2012 Marcos Garcia

) Números da eleição em Mossoró Cláudia Regina – 68.604 votos Larissa Rosado – 63.309 votos Josué Moreira – 1.932 votos Cinquentinha – 948 votos Ednaldo Calixto – 0 Abstenção – 21.122 votos Branco – 2.323 votos Nulo – 6.737 votos

Resultado

Prefeita eleita obteve 68.604 votos, 5.295 a mais que sua adversária mais direta, Larissa Rosado

Cláudia Regina vence com 50,9% Marcos Garcia

Sobre as pesquisas que foram divulgadas ao longo do processo eleitoral e que não lhe beneficiaram, a prefeita eleita disse que não vai medir ou avaliar nenhum método utilizado

às críticas da oposição

EDILSON DAMASCENO Da Re­da­ção redacao@defato.com

O

s percentuais que foram propagados em pesquisas eleitorais e que dariam vitória à candidata Larissa Rosado (PSB) não se confirmaram nas urnas. Sondagens publicadas na última semana da campanha apontavam que a pessebista seria eleita com maioria superior a 7%. Mas não foi esse o resultado que se viu ontem. A democrata Cláudia Regina foi eleita com 68.604 votos, representando 50,9% das opções válidas, contra 63.309 da sua adversária mais direta. O candidato Josué Moreira (PSDC) ficou com 1.932 (1,43%), enquanto que Cinquentinha (PSOL) findou com 948 (0,7%). O candidato Ednaldo Calixto não teve votos pontuados em consequência de problemas relacionados à sua candidata a vice-prefeita. A maioria de Cláudia con-

diz que vitória )) Rosalba de Cláudia foi a resposta

)) Prefeita eleita Cláudia Regina, ao lado de Rosalba e Fafá Rosado tra Larissa Rosado foi de 5.295 votos. “Venceu a vontade do povo de Mossoró quando fez sua escolha livre, democrática e onde a igualdade imperou. O dia da eleição é de maior igualdade, pois o voto do cidadão mais humilde é comparado ao da maior autoridade do país, que é a presidenta. Foi a democracia. A forma pacifista e ordeira mostra a maturidade do povo de Mossoró. Fico feliz e maravilhada com o resultado, claro que com a vitória que nos honra e nos deixa mais comprometida com a cidade de Mossoró”, disse a prefeita eleita Cláudia Regina. Sobre as pesquisas que foram divulgadas ao longo do

processo eleitoral e que não lhe beneficiaram, a prefeita eleita disse que não vai medir ou avaliar nenhum método utilizado pelos institutos. “Sempre acreditei nas pesquisas das ruas, que me diziam que a vitória seria nossa. Pelos afagos, abraços calorosos e abraços extremamente interessantes. Pelas ideias construídas nas ruas. A pesquisa foi a que se retratou nas ruas e ficou comprovada nas urnas. Confio na sabedoria do povo. Cada instituto tem seus métodos de avaliações, mas acredito na pesquisa das ruas”, comentou. Cláudia Regina evitou falar sobre equipe de transição ou nomes que farão parte do

governo. “Quando se ganha eleição, tem algumas etapas a serem vencidas. E essa de agora é de agradecer ao povo de Mossoró, que me concedeu a oportunidade de conduzir os destinos da cidade por quatro anos. As outras etapas, isso tudo a seu tempo. O compromisso que temos, reafirmamos: de fazer um governo com a participação de todos e com o ideal com o povo de Mossoró”, disse. Após o resultado das urnas, a prefeita eleita concedeu entrevista coletiva na Praça Cícero Dias, em frente ao Teatro Municipal Dixhuit Rosado, ao lado da governadora Rosalba Ciarlini (DEM) e da prefeita Fafá Rosado (DEM).

A governadora Rosalba Ciarlini (DEM), ao chegar à Praça Cícero Dias, em frente ao Teatro Municipal Dix-huit Rosado, se disse feliz com a vitória de ontem. “Estou feliz, muito feliz com a vitória da prefeita Cláudia Regina. Agora é trabalhar muito ao lado de Cláudia para fazer Mossoró mais justa e maior para todos”, afirmou. Rosalba, que recebeu críticas da oposição durante a campanha eleitoral, disse que a resposta das urnas “lavou a alma”. “Essa foi a resposta. Eu estava na minha terra. O povo de

Mossoró escolheu com liberdade e sabedoria, escolheu a melhor candidata”, comentou. A prefeita Fafá Rosado disse que a vitória de Cláudia Regina representa o “sentimento do dever cumprido.” Segundo ela, o eleitor de Mossoró aprovou a sua gestão durante de oito anos. “O povo está consagrando o nosso trabalho, que foi iniciado por Rosalba Ciarlini. Isso é gratificante, ver que a população julgou a nossa administração, dando a consagração à vitória de Cláudia Regina”, disse. Carlos Costa

)) Rosalba: "Essa foi a resposta. Eu estava na minha terra. O povo de Mossoró escolheu com liberdade e sabedoria"


4

# rápida

)) PSB é o partido que mais cresce em eleitores e prefeitos

votar 2012

O PSB foi o partido que mais cresceu nestas eleições municipais. O partido comandado pelo governador Eduardo Campos (PE) elegeu mais de 100 prefeitos além do que tinha eleito em 2008. Seus novos prefeitos vão comandar o dobro de eleitores que foram eleitos para comandar há quatro anos. É o maior crescimento absoluto e proporcional entre todos os partidos. O PSB ganhou mais no Nordeste e em Minas Gerais, de acordo com levantamento do Estadão Dados. Além do PSB, só um grande partido elevou seu número de prefeitos eleitos em relação ao que conquistou em 2008: o PT elegeu 39 a mais.

Segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Legislativo

Maria das Malhas, Daniel Gomes e Zé Peixeiro não conseguiram renovar o mandato

Câmara terá 13 novos vereadores EDILSON DAMASCENO A prefeita eleita Cláudia Da Redação Regina (DEM) assumirá a Prefeitura de Mossoró os onze vereacom uma bancada de 12 dores na Câmara Municipal de parlamentares. Maioria. A Mossoró, oito renovaram oposição será composta por seu mandato. Dois ficaram nove vereadores fora da disputa: Chico da

D

Prefeitura (DEM) – que não

Rápidas

buscou a renovação do cargo por motivos de saúde, mas tinha o irmão Dão Dantas (DEM) como representante (e que não se elegeu) – e Cláudia Regina – que foi eleita a nova prefeita de Mossoró. Daniel Gomes e Zé Peixeiro (PMDB) não se reelegeram, assim como a democrata Maria das Ma-

lhas. Obtiveram sucesso nas urnas Claudionor dos Santos (PMDB), Manoel Bezerra de Maria (DEM), Flávio Tácito (DEM), Jório Nogueira (PSD), Lairinho Rosado (PSB), Genivan Vale (PR) Francisco José Júnior (PSD) e Ricardo de Dodoca (PTB). A nova composição da

Câmara Municipal, a partir de 1.º de janeiro de 2013, será com 21 parlamentares. Oito a mais. Desses, se elegeram Alex Moacir (PMDB), Francisco Carlos (PV), Alex do Frango (PV), Celso Lanches (PV), Luiz Carlos (PT), Izabel da Caixa (PMDB), Soldado Jadson (PT do B), Narcízio (PTN),

Tássyo Mardonny (PSDB), Tomaz Neto (PDT), Heró (PT do B), Genivan Alves (PTN) e Vingt-un Neto (PSB). A prefeita eleita Cláudia Regina (DEM) assumirá a Prefeitura de Mossoró com uma bancada de 12 parlamentares. Maioria. A oposição será composta por nove vereadores.

A NOVA COMPOSIÇÃO DA CÂMARA

ALEX MOACIR

FRANCISCO CARLOS

RICARDO DE DODOCA

LAIRINHO ROSADO

MANOEL BEZERRA

4701 votos

4452 votos

2928 votos

2662 votos

2658 votos

francisco josé jr.

GENIVAN VALE

IZABEL DA CAIXA

flavinho

claudionor dos santos

2586 votos

2568 votos

2484 votos

2391 votos

2315 votos

heró

luiz carlos

VINGT-UN NETO

TOMAZ NETO

TASSYO MARDONNY

2243 votos

2186 votos

2139 votos

2074 votos

1940 votos

jório nogueira

ALEX do frango

soldado jadson

CELSO LANCHES

1923 votos

1880 votos

1732 votos

1717 votos

NARCÍZIO FÉ E CORAGEM

1655 votos

genilson alves

1344 votos


Comente!

Curta nossa página no Facebook

Entre no Facebook e curta nossa página. Veja as fotos e as notícias e comente.

Números

@defato_rn /jornaldefatorn /photos/jornaldefatorn

)

5

votar 2012

Segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Conheça quem ganhou e quem perdeu as eleições deste ano no Rio Grande do Norte, de acordo com o resultado das eleições deste ano acontecidas ontem em todo o Estado

Novo mapa político do RN

Felipe Guerra Haroldo Ferreira (PSD) – 51,16% Iolanda (PMDB) – 47,70%

Lagoa de Velhos Igor Araújo (DEM) – 55,54% Severino Ribeiro (PR) – 44,46%

Currais Novos Vilton Cunha (PR) – 58,84% Geraldo Gomes (DEM) – 41,16%

Major Sales Dr. Thales (PMDB) – 82,44% Mascote (PSC) – 17,56%

Caraúbas Ademar (PMDB) – 50,84% Padre Paulo (PR) – 49,16%

Assú Ivan Junior (PP) – 65,62% George Soares (PR) – 34,38%

Extremós Klauss (PMDB) – 47,03% Enilton Trindade (PR) – 26,25%

Nísia Floresta Camila (DEM) – 57,51% Marizeta Leite (PRP) – 42,49%

Santa Maria Celina (PMDB) – 52,04% Deives Urbano (PSD) – 43,08%

Serra de São Bento Emanuel Faustino (PSD) – 54,15% Erasmo Neto (PMDB) – 45,85%

Coronel João Pessoa Pachica (PP) – 100%

Baia Formosa Nivaldo Melo (PSB) – 52,32% Adeilson (PSD) – 46,49%

Francisco Dantas

Nova Cruz Cid Arruda (PSB) – 55,89% Flavio Azevedo (PMDB) – 44,11%

Santana do Matos Lardjane (DEM) – 54,32% Ionara (PSB) – 45,68%

Serra negra do Norte Urbano Faria (PT) – 52,78% Serginho (PSDB) – 47,22%

Lagoa de Pedras Raniere (DEM) – 57,32% Ana Pontes (PMDB) – 42,68%

Parelhas Francisco do PT (PT) – 50,84% Huberto (PSD) – 48,21%

Barcelona Dr. Raroldo (PR) – 100% Zamith (PMDB) – 0% (impugnado)

Ouro Branco Dra Fátima (PT) – 59,68% Luzia de Zé Braço (PR) – 40,32%

Santana do Seridó Dril (PMDB) – 50,34% Hudson (PSD) – 49,66%

Baraúna Isoares Martins (PR) – 49,76% Luciana (PMDB) – 48,60%

Areia Branca Luana Bruno (PMDB) – 53,64% Iraneide (DEM) – 46,36%

Coronel Ezequiel Taú (PSB) – 54,33% Boba (PMDB) – 45,67%

Bento Fernandes Ivanaldo (PP) – 100% Robenilson (PR) – 0% (impugnado)

Paraná Oriana (PMDB) – 55,54% Tatá (PSD) – 44,46%

Santo Antônio Lula Ribeiro (PMDB) – 53,04% Dr. Gilson (PSD) – 46,96%

Caicó Roberto Germano (PMDB) – 48,83% Dra. Francielle (PPS) – 31,56%

Lagoa Danta João Paulo (PR) – 57,57% Tito (PSB) – 42,49%

Cerro Corá Novinho (DEM) – 53,84% Ana Maria (PR) – 46,16%

Boa Saúde Paulinho (PSD) – 55,95% Pedro Birico – 44,05%

Paraú Antonio de Narciso (PSD) – 42,42% Maria Olimpia (PP) – 30,13%

São Bento do Norte Claudio (PSD) – 50,14% Junior Lucas (PR) – 49,86%

Tibau Naldinho (PSD) – 56,17% Rafael Freire (PMDB) – 42,34%

José da Penha Antonio Dólar (PMN) – 75,44% Carlos José (PDT) – 24,56%

Campo Redondo Dr. Alessandru (PMN) – 57,02% Carlinhos da Apami (PR) – 42,98%

Bodó Tinhá (DEM) – 52,88% Marcelo Filho (PMDB) – 47,12%

Parazinho Marquinhos (PR) – 53,71% Bacurau (DEM) – 46,29%

São Bento do Trairi Kaly (PSB) – 62,50% Kleber de São Bento (DEM) – 37,50%

Taboleiro Grande (diferença de 9 votos) Klebinha (PSD) – 50,24% (1.129 votos) Darcilene (PMDB) – 49,76% (1.118 votos)

João Dias (candidato único) Girlano (PMN) – 100%

Caiçara do Rio do Vento Etinho (PMDB) – 100% Felipe Muller (PP, DEM, PSDB, PSD) – 0% (impugnado)

Bom Jesus Junior de D. Lourdinha (PMDB) – 53,14% Dr. Jasso (PR) – 46,86%

Parnamirim Maurício Marques (PDT) – 55,41% Gilson Moura (PV) – 39,27%

São Fernando Genilson Maia (PSB) – 82,72% Ruthenia (PTB) – 14,84%

Passa e Fica Pepeu (PMDB) – 66,76% Orlando (PT) – 33,24%

São Francisco do Oeste Gildene (PTB) – 53,58% Anchieta Raulino (PMDB) – 46,42%

Passagem Dede de Babá (DEM) – 50,99% Tota (PMDB) – 49,01%

São Gonçalo do Amarante Jaime Calado (PR) – 61,92% Prof. Tereza (PSDC) – 27,94%

Pedra Grande Marcão (PMDB) – 52,78% Gonzaga (PDT) - 36,79%

São João do Sabugi Anibal (PMDB) – 49,41% Bola (DEM) – 47,97%

Pedra Preta Luiz de Haroldo (PSDB) – 50,74% Adriano Teixeira (PMDB) – 49,26%

São José do Sabugi Arlindo Dantas (PMDB) – 51,01 Kerinho (PSD) – 45,10%

Pedro Avelino Sérgio Cadó (PMDB) – 51,22% Neide (DEM) – 45,42%

São José do Campestre Sione (PMN) – 50,73% Zequinha Borges (PMDB) – 49,27%

Jundiá Beto de Izáias (PMDB) – 65,07% Dr. Tiago (PT) – 33,99%

Pedro Velho Tio Zé (PSD) – 50,53% Patrícia Targino (PMDB) – 46,56%

São José do Seridó Jackson Dantas (PMDB) – 67,51% Vinicius Medeiros (PP) – 32,49%

Lagoa Nova João Maira (DEM) – 54,38% Luciano Santos (PMDB) – 45,62%

Pendências Ivan Padilha (PMDB) – 56,09% Gustavo Queiroz (PMN) – 43,91%

São Miguel do Gostoso Fafá (PMDB) – 51,92% Renato de Doquinha (PSD) – 48,08%

Lagoa Salgada Alexandre Justino (PSB) – 47,65% Osivan (PMDB) – 47,11%

Pilões Dr. Chagas (PMDB) – 52,80% Maria Augusta (PSD) – 47,20%

São Paulo do Potengi Naldinho (PSD) – 59,14% Azevedo (PMDB) – 40,86%

Triunfo Potiguar Gildenor (PSB) – 100% Toinzinho (DEM) – impugnado

Lajes Benes (PMDB) – 64,59% Dra. Lourdinha (PSDB) – 17,88%

Poço Branco Maurício Menezes (PSD) – 50,09% Valdemar (DEM) – 49,84%

São Pedro Robenice Ribeiro (PR) – 52,15% Liegy (PMDB) – 47,85%

Umarizal Mano (DEM) – 54,24% Elijane (PR) – 48,76%

Macaíba Dr. Fernando (PMN) – 52,53% Marília Dias (PMDB) – 40,76%

Porto do Mangue Titico (PMDB) – 56,66% Raelson (PSB) – 40,87%

São Rafael Arimatéia Braz (PPS) – 53,04% Reno (PSDB) – 46,96%

Upanema Luiz Jairo (PR) – 55,62% Manezinho (PMDB) – 44,38%

Macau Kerginaldo (PMDB) – 55,80% Odete Lopes (DEM) – 27,09%

Rafael Godeiro Abel Filho (PSB) – 53,74% Zé Lobo (PC do B) – 46,26%

São Tomé Gutemberg (PMDB) – 53,19% Junior (PP) – 46,81%

Várzea Getulio (PSD) – 51% Pedro Sales (PR) – 49%

Maxaranguape Neidinha (PSDB) – 56,67% Evânio (PSB) – 32,42%

Riachuelo Mara (PSB) – 61,24% Marcilio Pessoa (PMDB) – 34,77%

São Vicente Joci (PMDB) – 60,70% Bebel (PTB) – 39,30%

Venha-Ver Expedito Salviano (PR) – 53,77% Célio Pinicapau (PP) – 46,23%

Serra do Mel Irmã Lúcia (PMDB) – 100% Manoel Candido (PT) – 0% (candidato impugnado) Rodolfo Fernandes Monteiro Neto (PR) – 58,02% Lilito (PSD) – 41,98% Riachuelo Mara (PSB) – 61,24% Marcilio Pessoa (PMDB) – 34,77% Riacho de Santana Jessé (PSB) – 58,71% Chaerton Soares (PSDB) – 41,29% Riacho da Cruz Bernadete Rêgo (DEM) – 56,22% Dr. Marcondes (PMDB) – 43,78% Rafael Godeiro Abel Filho (PSB) – 53,74% Zé Lobo (PC do B) – 46,26% Rafael Fernandes Nicó Júnior (PMDB) – 49,55% Maria Alzira (DEM) 47,23% Pureza Maria do Sindicato – (PT) 52,91% Soraya Santana – (PSDB) 47,09% Luís Gomes Dr. Tadeu (PPS) – 51,94% Dr. Pio (PSB) – 48,06% Lucrécia Waltinho (PSB) – 60,29% Dr. Fernando (PT) – 39,71% Messias Targino Arthur (PMDB) – 59,99% Nonô (PSDB) – 40,01% Lajes Pintadas Nivaldo (PR) – 51,07% Preta de Jucier (PMDB) – 48,93%

João Câmara Vavá (DEM) – 47,14% Gorete Leite (PMN) – 42,05% Grossos Mauricinho (PMDB) - 44,35% Alexandre (PSB) - 41,46 Jardim do Seridó Padre Jocimar (PMDB) – 51,56% Amazan (PSD) – 48,44% Jardim de Piranhas Elídio Queiroz (PSD) – 52,09% Rogério Couro Fino (PR) – 47,91% Japi Robinho (PSB) – 52,61% Jodoval (PMDB) – 47,39% Jandaíra Beto Roque (PR) – 53,45% Selmo (PPS) – 46,55% Jaçanã Esdras (DEM) – 65,16% Evanuel (PPS) – 34,84% Frutuoso Gomes Dr. Lucídio (PSB) – 65,52% Ticiano (DEM) – 33,85% Francisco Dantas Gilson Dias (PTB) – 56,64% Dr. Marquinhos (PP) – 40,36% Ipanguaçu Ipanguaçu (PT) - 58,17% Rizomar (PMDB) – 41,83% Florânia Júnior de Janúncio (PSD) – 61% Cláudio Pinheiro (PV) – 39% Fernando Pedroza Renato (PV) – 38,81% Daniel Pereira (PMDB) – 37,50% São Miguel Dr. Dario (PP) 57,17% Nirinha (PMN) 42,83%

Cruzeta Nena (PMDB) – 53,32% Joaquim de Medeirinho (PR) – 46,68%

Governador Dix-Sept Rosado Anax Vale (DEM) - 57,70% Aisa Martins (PMDB) - 42,30%

Brejinho Dra Ivete (PR) – 51,70% Marquinhos (PMDB) – 48,30%

Galinhos Aluísio Oliveira (PMN) – 100% (demais impugnados) Goianinha Junior Rocha (PMDB) – 78,13% Manoel Ferreira (PT) – 21,87% Guamaré Hélio de Mundinho (PMDB) – 100% Mozaniel (PMN) (subjudice) Ielmo Marinho Bruno Patriota (PSD) – 50,98% Dr. Cassio (PMDB) – 49,02% Ipueira Paulo (DEM) – 64,47% Galego Paiva (PMDB) – 35,53% Itajá Licélio Guimarães (PSB) – 52,64% Hélio Araújo (DEM) – 47,36% Itaú Ciro Bezerra (DEM) – 57,84% Zé Filho (PTB) – 42,16%

Arês Dr. Erço (PR, PSB, PV) – 52,11% Bergson (PDT) – 47,89%

Caiçara do Norte Alcides (PP) – 50,68% Nelinho (PMDB) – 43,54%

Olho D’água do Borges Brenno Queiroga (PMDB) - 53,23% Antonimar (PR) - 46,77%

Campo Grande Bibi de Nenca (PMDB) – 57,20% Betinho (PR) – 33,35%

Almino Afonso Lawrence Amorim (PMDB) – 57,67% Godeiro (PSC) – 40,82%

Campo Redondo Dr. Alessandro (PMN) – 57,02% Carlinhos da APAMI (PR) – 42,98%

Alexandria Dr. Nei (PSB) - 51,24% Dra. Jaina (PR) - 46,46%

Canguaretama Fátima Marinho (PSD) – 47,80% Wellinson (PR) – 32,05%

Janduís Lígia Félix (PSDB) - 51,82%, Nailka (PT) – 48,18%

Carnaúba dos Dantas Dr. Sérgio (PSB) – 60,61% Valdenor (DEM) – 39,39%

Portalegre Neto da Emater (PP) - 53,96% José Augusto (DEM) – 46,04%

Carnaubais Luizinho (PSB) – 53,74% Dinarte Diniz (DEM) – 46,26%

Pau dos Ferros Fabrício Torquato (DEM) - 55,41% Bráulio Figueiredo (PMDB) – 44,59%

Ceará-Mirim Peixoto (PR) – 31,96% Ednólia Melo (PMDB) – 30,13%

Afonso Bezerra Jackson Bezerra (PSD) – 50,17% Chico Bertuleza (PSB) – 49,83%

Cerro-Corá Novinho (DEM) – 53,84% Ana Maria (PR) – 46,16%

Água Nova Rafaela Carvalho (PMDB) – 60,91% Yria Queiroz (DEM) – 39,09%

Coronel João Pessoa Pachica (PP) – 100% (candidatura única)

Acari Isaias Cabral (PMDB) – 51,57% Tom (PR) 48,43%

Cruzeta Nena (PMDB) – 53,32% Joaquim de Medeirinho (PR) – 46,68%

Angicos Júnior Batista (DEM) - 96,59% Nanau (PT) – 3,41

Doutor Severiano Carlos (PP) – 78,11% Alex da Emater (PDT) – 21,89%

Montanhas Algacir (PSD) – 40,79% Letinha (PMDB) – 30,77%

Rio do Fogo Laerte (DEM) – 54,53% Mirla Campelo (PMDB) – 45,47%

Senador Elói de Souza Kerginaldo (PMDB) – 44,81% Junior Bilú (PMN) – 28,21%

Jandaíra Beto Roque (PR) – 53,45% Selmo (PPS) – 46,55% Jardim de Angicos Suely (PMDB) – 63,24% Paulo Amaro (DEM) – 36,76% Jucurutu George Queiroz (PMDB) – 79,15% Professora da Guia (PP) – 20,85%

Serrinha Fabiano de Souza (PMDB) – 54,78% Manoel do Carmo (PSD) – 45,22% Serrinha dos Pintos Rosania (PT) – 54,25% Ledimar (PSC) – 45,75% Severiano Melo Dr. Dagoberto (PSD) – 53,26% Raimundo Alves (PMDB) – 46,74% Sítio Novo Nenem (PR) – 40,44% Major Edilson (PMN) – 30,26% Taipu Louvado (PSD) – 51,09% Joãozinho Melo (PSB) – 48,91% Tangará Alcimar de Gija (PMN) – 53,53% Miriam Paiva (PSB) – 46,47% Tenente Ananias Mazé (PSB) – 55,73% Dr. Cleodon (PMDB) – 44,27% Tenente Laurentino Cruz Titico de Vicente (PMDB) – 52,03% Junior Laurentino (PSB) – 47,97% Tibau do Sul Mazé (PSB) – 55,73% Dr. Cleodon (PMDB) – 44,27% Timbaúba dos Batistas Chilon Batista (PMDB) – 50,95% Deda (PR) – 49,05% Touros Ney Leite (PSD) – 56,88% Luciana Faria (PPS) – 43,12%

Vera Cruz João Paulo (PMDB) – 60,50% Marleide (PSD) – 39,50%

Lagoa Nova João Maria (DEM) – 54,38% Luciano Santos (PMDB) – 45,62%

Encanto Alberone Neri (DEM) – 57,05% Canindé (PMDB) – 42,95%

Alto do Rodrigues Abelardo Rodrigues (DEM) – 50,89% Eider Medeiros (PMDB) – 49,11%

Equador Noeide Sabino (DEM) – 50,92% Carlinhos Derick (PP) – 49,08%

Monte Alegre Graça (PSD) – Subjúdice Severino da Irmã Dulce (Subjudice)

Ruy Barbosa Nica (PMDB) – 58,19% Lucia (PSC) – 41,81%

Senador Georgino Avelino Val (PMDB) – 52,07% Stela (PSDB) – 47,93%

Viçosa Toinho da Miragem (PP) – 100%

Martins Olga Fernandes (DEM) – 51,16% Mascote (PSC) – 48,84%

Patu Evilásia Gildene (PSB) - 54,35% Magnólia Solano (DEM) – 45,65%

Antonio Martins Zé Julio (PSD) – 58,79% Dr. Edmilson (PMDB) – 41,21%

Espírito Santo Chico Araújo (PMDB) – 58,26% Tonho Branco (PSD) – 41,74%

Monte das Gameleiras Rodolfo dos Anjos (PMN) – 54,52% Edinha (PSD) – 45,48%

Santa Cruz Dra. Fernanda (PMDB) – 52,12% Péricles (PSD) – 41,03%

Serra Caiada Socorro de Faustinho (PMN) – 54,41% Keka (PMDB) – 45,18%

Vila Flor Manoel de Lima (PV) – 38,26% Gomes (PSDC) – 29,38%


6

# rápida

)) Carlos Eduardo quer apoio de Mineiro para o segundo turno

votar 2012

“Fernando Mineiro levou as eleições para o segundo turno. Ele avançou muito sobre os eleitores de oposição que iriam votar em mim, e foi aí que eu perdi. A partir de agora, vou procurar o PT para dialogar em busca do apoio do partido. Creio que o PT vai me apoiar”. A avaliação foi feita pelo candidato do PDT, Carlos Eduardo Alves, em entrevista coletiva na noite deste domingo (7). Com 99,99% das urnas apuradas, ele ficou com 153.464 votos (40,42% dos válidos) e será obrigado a enfrentar o segundo turno contra Hermano Morais, do PMDB.

Segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Polos

Os novos representantes do povo para administrar as cidades pelos próximos quatro anos foram escolhidos ontem em um pleito histórico para o RN

Quem administrará os polos

A

s disputas nos principais polos regionais de todo o Rio Grande do Norte foram marcadas pelo acirramento entre os concorrentes para ocupar os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. Na maioria das cidades,

as eleições acabaram polarizadas entre dois candidatos, o que deixou o pleito ainda mais concorrido. Destacam-se, aqui, as principais vitórias das principais cidades do Rio Grande do Norte além de Mossoró, que elegeu Claudia Regina

(DEM) como continuidade do governo de Fafá Rosado, e de Natal, que terá Carlos Eduardo (PDT) e Hermano Morais (PMDB) no segundo turno. Eleições apartadas como em Caraúbas é apenas um detalhe diante

de vitórias tão esmagadoras como as de Apodi, Assú e Caicó. Flaviano Monteiro (Apodi), que tinha perdido a campanha para Goreti (PMDB) há quatro anos por 300 votos, descontou com muitos juros e venceu com quase três mil. Mais “cruel” foi o

prefeito Ivan Junior (Assú), que despejou mais de 10 mil votos de maioria sobre o seu concorrente, deputado George Soares (PR). Confira o quadro das principais cidades do Estado depois de Mossoró e Natal.

) Apodi

) Pau dos Ferros

) Assú

) Patu

) Caraúbas

Na cidade de Apodi, que conta 27.965 eleitores, teve, na eleição de domingo, 74 candidatos a vereador e dois candidatos a prefeito. O candidato Flaviano Monteiro (PC do B) foi eleito com uma maioria história do município. Foram quase três mil votos sobre a prefeita Goreti Pinto (PMDB). Apodi sedia a 35.ª Zona Eleitoral.

) Currais Novos OmunicípiodeCurraisNovos,que possui um contingente de 32.835 eleitores, tinha 79 candidatos a vere-ador na disputa pela Câmara Municipal.ParaoExecutivo,levou a parada o republicano Vilton Cunha (PR), que venceu o pleito com maioria de mais de 4 mil votos sobre o democrata Geraldo Gomes (DEM). Currais novos é sede da 20ª Zona Eleitoral.

A cidade de Pau dos Ferros, que possui 19.958 eleitores, tinha 35 candidatos a vereador. Os eleitores tiveram a disposição para votar dois candidatos a prefeito. Fabrício Torquato (DEM), candidato governista, foi eleito batendo Bráulio Figueiredo (PMDB), que representa a oposição, com 55% dos votos válidos.

) Parnamirim Mais uma vez não deu para o deputado estadual Gilson Moura (PV). Maurício Marques (PDT) foi reeleito com outra grande maioria, cerca de 13 mil votos. Com mais de 214 mil habitantes, Parnamirim é a terceira maior cidade do Rio Grande do Norte e a que apresenta maior ritmo acelerado de crescimento se ligando a Natal.

O município de Assú, localizado na região do Vale do Açu, teve 132 candidatos a vereador nas eleições de ontem. A disputa pela Prefeitura de Assú foi fácil para o atual prefeito, Ivan Junior (PP), que venceu o concorrente, deputado George Soares (PR), com uma maioria de mais de 10 mil votos.

) Macaíba Dr. Fernando foi outro que ganhou com folga a eleição deste ano, tacando 52% sobre a adversária Marília Dias (PMDB), que não chegou aos 41%. Dr. Menguita (PSB) ainda estava na disputa, mas nem chegou aos 7%. Macaíba também está na região metropolitana de Natal e tem grande importância econômica. A cidade tem 71 mil habitantes.

Exatamente 4.392 eleitores escolheram neste domingo, 7, entre os 36 candidatos a vereador, quem serão seus representantes na Câmara Municipal a partir de 2013. A prefeita Evilásia Gildência (PSB) venceu a oposicionista Magnólia Solano (DEM) com maioria de mais de 600 votos. Patu sedia a 37.ª Zona Eleitoral.

) Macau Não adiantou o esforço da vereadora Odete Lopes (DEM) nem a confusãodeEduardoLemos (PSB) porque o candidato do prefeito Flávio Veras, Kerginaldo (PMDB), abateu todos com diferença fulminante. Pelas contas, ele deu dois por um em Odete, que ficou na segunda posição, e três por um no terceiro colocado. Kerginaldo tirou 55,80 dos votos válidos.

Com uma das eleições mais apertadas do Rio Grande do Norte, os mais de 16.800 eleitores foram às urnas neste domingo, 7, para manter o atual prefeito Ademar Ferreira na frente do Executivo municipal. Com apenas 270 votos, ele venceu o vereador padre Paulo Brasil, que chegou a estar na frente. 11 vereadores foram eleitos.

) Caicó Também não teve misericórdia na terra da carne do sol. Roberto Germano (PMDB) venceu o pleito com mais de 13 pontos na frente da segunda colocada Francielle Lopes (PPS), que foi a grande surpresa dessa campanha, superando com força o grande “favorito” da campanha e candidato do prefeito Bibi, Hugo Marinho (PP).


# rápida )) PSDB supera PT em Janduís

Contradizendo todas as expectativas dos governistas e das pesquisas, o prefeito de Janduís, Salomão Gurgel (PT), não conseguiu fazer sua sucessora no município. Nailka (PT), que contava com a vitória, perdeu o pleito para a oposicionista Lígia Félix (PSDB) por uma diferença de 143 votos. Embora tenha sido disputado por duas mulheres, o pleito em Janduís foi um dos mais acirrados do Estado com muito perigo, inclusive, de atentados.

Reviravolta

)

7

votar 2012

Segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Ex-prefeito de Frutuoso Gomes Fagner Carlos, que disputava a prefeitura pela segunda vez, anunciou sua desistência logo que iniciou a votação

Candidatos desistem na reta final Raimundinho Duarte

# rápidas

Em Baraúna, o candidato a vice-prefeito pelo sistema governista confirmou sua renúncia um dia antes da eleição

))Segurança

Mais de 100 são detidos nas eleições do RN

O

ex-prefeito e candidato a prefeito de Frutuoso Gomes, Fagner Carlos (DEM), anunciou sua desistência em disputar as eleições logo que iniciou a votação. A renúncia de Fagner Carlos se encontrava à disposição dos eleitores através do site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RN). O candidato não foi encontrado para que pudesse explicar os motivos que o levaram a desistir da disputa. Com a renúncia de Fagner Carlos, a disputa pela prefeitura ficou entre o atual prefeito, Lucídio Jácome (PSB), e o candidato do PMN, Francisco Cícero da Silva o Didi. O outro que também desistiu foi o candidato a viceprefeito na chapa governista à Prefeitura de Baraúna, José Bezerra (PSB).

)) Fagner Carlos (à direita) renunciou a candidatura no dia da eleição Ele preferiu não esperar o julgamento de recurso especial ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). José Bezerra era o vice do empresário Isoares Martins (PR). A presença de José Bezerra vinha sendo sustentada pelo candidato a prefeito,

Isoares Martins, para tentar agregar imagem popular à chapa. Quem também desistiu de sua candidatura foi o ex-prefeito de Baraúna, José Araújo (DEM), que colocou a filha Elma Maria para substituí-lo na disputa à Prefeitura. Ele teve

a candidatura negada pelo TRE-RN, devido à “ficha suja”. Acredita que, com a filha, será possível resguardar espaço na política local, uma vez que a possibilidade de vitória é muito reduzida. Antes de Fagner já haviam renunciado à candida-

tura, o candidato e ex-prefeito de Areia Branca, Bruno Filho (PMDB), que indicou a filha Luana Bruno. Ao longo do período de campanha, outros nomes decidiram indicar esposa e filhos para os substituírem nas disputas municipais.

Avaliação

ITEP realiza perícia sobre incêndio no Fórum de Lajes

O

tenente René, responsável pelo comando de policiamento militar em Lajes, confirmou que o Instituto Técnico e Científico de Polícia (ITEP) esteve ainda ontem (7) no Fórum de Lajes realizando perícia para ava-

liar as causas do incêndio ocorrido na noite de sábado e que destruiu alguns documentos e equipamentos. O incêndio atingiu o Fórum da cidade de Lages, mas não chegou a atingir o Cartório judicial que funciona dentro do Fórum. “Todos os

processo e documentos do Cartório foram salvos, já que a população nos comunicou rapidamente sobre o incêndio e com o apoio da população nós conseguimos conter o avanço do fogo antes da chegada dos bombeiros que acabaram com o fogo e

fizeram o rescaldo do local”, disse o tenente. O incêndio aconteceu durante a noite de sábado (6), por volta das 20h. De acordo com tenente René, moradores perceberam um grande volume de fumaça saindo do prédio e entraram em contato com a polícia local. Na ocasião, das quatro centrais de apoio dos bombeiros no Rio Grande do Norte, o pelotão de Natal era o mais

Segurança

próximo e teve que se deslocar rapidamente para atender a ocorrência. Ao tomar conhecimento da situação, o procurador-geral do Estado, Onofre Lopes, se dirigiu para a cidade de Lajes, acompanhado de uma comissão do Gabinete de Segurança Pública, para acompanhar as eleições. O resultado da perícia sobre as causas do incêndio deverá ser anunciado nos próximos dias. www.caraubashotnews.com.br

A

cidades atendidas pelo efetivo. Segundo o secretário de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social, Aldair Rocha, a ação desenvolvida para garantir a segurança nas eleições acabou seguindo todo o plano de ação que havia sido definido na semana passada para as eleições. As ações foram centralizadas diretamente do Gabinete de Gestão Integrada Estadual (GGI-E), que fez a coordenação integrada e centralizada do Sistema

Único de Segurança Pública do Estado. Além do Exército, o trabalho contou com a participação da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal. Pelo menos um agente civil esteve presente em todas as 65 comarcas do RN. De acordo com o secretário, um efetivo de 7 mil policiais militares participou da operação, garantindo tranquilidades na maioria dos 167 municípios do RN. O Exército disponibilizou 1,6 mil soldados para a “Operação de Garantia de

))Violência

Agricultor quebra urna em João Câmara Um agricultor foi detido em João Câmara por destruir uma urna eletrônica na eleição deste domingo, 7. Luiz Barbosa, 26 anos, foi preso pelo ato de vandalismo ocorrido por volta das 14h30. Segundo informações do Gabinete de Gestão Integrada de Segurança Pública, o equipamento danificado estava instalado na Escola Municipal Alice Soares. O motivo pelo ato de violência foi ainda pior: o agricultor disse que quebrou a urna porque não recebeu o dinheiro prometido a ele pelo voto. Luis Barbosa tinha sinais de embriaguez e não divulgou o nome do político corrupto.

))Pelo Estado

Vitórias inusitadas pelo RN

Presença do Exército deixa eleição mais tranquila presença de tropas federais em 118 cidades do Rio Grande do Norte nas eleições municipais do dia 7, com um efetivo de Exército de 1,6 mil soldados para garantir a segurança nos municípios acabou fazendo com que o pleito transcorresse de forma tranquila na maioria dos municípios. O trabalho do Exército no RN contou com o apoio de tropas da Paraíba e de Pernambuco. A decisão coloca o RN como o estado da federação que teve o maior número de

A cúpula da segurança do Rio Grande do Norte divulgou no final da tarde deste domingo, 7, o balanço das ocorrências policiais nas eleições 2012. No Estado, 100 pessoas foram detidas em 33 ocorrências registradas. De acordo o titular da Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social (SESED), Aldair da Rocha, a maioria das ocorrências – 45 – se deu por boca de urna. No balanço apresentado pela secretaria, foi mostrado que a maior parte das ocorrências aconteceu no interior, totalizando 64% delas. “Na região metropolitana tivemos 28% do total”, disse.

)) Tropas do Exército estiveram presentes em 118 municípios Votação e da Apuração” durante todo o dia de ontem. “Os militares ficaram desde o início do dia das eleições nos locais de votação e só começaram a

deixar os locais após a apuração na parte da noite, o que serviu para garantir a segurança de todos os envolvidos no processo”, disse o major.

Várias surpresas foram registradas nas eleições deste ano. A maior delas, talvez, tenha acontecido em Apodi, com a vitória esmagadora de quase três mil votos de maioria do candidato Flaviano Monteiro (PC do B) sobre a prefeita Goreti Pinto (PMDB), com uma campanha bancada praticamente pelos seus eleitores. Novidade também em Felipe Guerra, com a vitória de Haroldo (PSD)sobreIolanda(PMDB), candidata do prefeito que mantinha o poder havia muitos anos. Em Jardim de Piranhas, Elídio Queiroz (PSD) desbancou o candidato do deputado João Maia (PR), Rogério Couro Fino, representante da família Macaco.


8

# rápida

)) Três disseram não ter conseguido votar para prefeito

votar 2012

Segunda-feira, 8 de outubro de 2012

DEM

Pelo menos três pessoas reclamaram de não ter conseguido votar até o final na urna da 21ª secção, instalada na Escola de Artes de Mossoró. De acordo com as informações registradas em ata, eles votaram para vereador, mas não conseguiram votar para prefeito. Há também uma reclamação que uma pessoa votou sem apresentar o documento de identidade. De acordo com a diretoria do local de votação, houve desorganização dos mesários e do presidente da secção. Agora o assunto será discutido entre a Justiça e as coligações para ver se mantém ou anula os votos.

A candidata enalteceu a importância do voto e da tranquilidade verificada ontem de manhã em Mossoró, mesmo em dia de eleição

Cláudia Regina elogiou tranquilidade do pleito

“ Cláudia Regina

Candidata do DEM

Estamos hoje exercendo a cidadania, com uma escolha democrática, através do voto. Com certeza, Mossoró está extremamente feliz que está dentro de um processo de muita tranquilidade"

Gildo Bento

# rápidas

Em entrevista concedida à imprensa antes da votação, a candidata da coligação Força do Povo exaltou o modo como o pleito estava sendo conduzido na cidade

))O TERCEIRO

Josué Moreira tem quase dois mil votos O professor Josué Moreira foi o terceiro candidato mais bem votado em Mossoró no pleito deste domingo, 7. Com quase dois mil votos, o que representou pouco mais de 1,43%, o candidato do PSDC pode se considerar um vencedor. Discutiu-se a união dele com Cinquentinha, porém foi visto que as chamadas “chapas alternativas” ficaram divididas nessas eleições, com as candidaturas próprias.

A

candidata à prefeita de Mossoró, Cláudia Regina (DEM), compareceu ao Centro de Educação Integrada Eliseu Viana, na rua Duodécimo Rosado, bairro Nova Betânia, às 10h30, para votar. Cláudia esteve ao lado do seu vice Welligton (PMDB), assessores e familiares. Em entrevista concedida à imprensa antes da votação, a candidata da coligação Força do Povo exaltou o modo como o pleito foi conduzido na cidade. “É um momento ímpar da cidade de Mossoró e todo país, onde a democracia se caracteriza. O pleito está se dando de forma equilibrada. A paz está reinando na cidade. A gente quer que a Mossoró seja para todos”, disse. A candidata enalteceu a importância do voto e da

))O QUARTO

)) Candidata do DEM, Cláudia Regina parabenizou a cidade por dia de votação tranquilo tranquilidade verificada ontem de manhã em Mossoró, mesmo em dia de eleição. “Estamos hoje exercendo a cidadania, com uma escolha democrática, através do voto. Com certeza, Mossoró

está extremamente feliz que está dentro de um processo de muita tranquilidade, e as pessoas estão tendo a liberdade de expressar os seus desejos e a suas vontades”, disse Cláudia ontem.

E completou: “Gostaria de parabenizar a cidade de Mossoró e a todos os mossoroenses pela forma tranquila e equilibrada como o pleito hoje está acontecendo. É impressionante como a paz

)) ‘É o momento que todo gestor vai

reina na cidade e é o que a gente quer. Que a Mossoró seja realmente para todos e que (os eleitores) possam escolher com tranquilidade quem vai conduzir os destinos da cidade”.

Gildo Bento

a julgamento’, disse governadora

A governadora Rosalba Ciarlini votou por volta do meio-dia de ontem (7) no Colégio e Curso Geo, Centro de Mossoró, acompanhada do marido, o ex-deputado Carlos Augusto Rosado, assessores de imprensa e advogados. Confiante, Rosalba disse que era o momento de o cidadão exercer a democracia e escolher o candidato ou a candidata com quem mais se identificasse. “É o momento que todo gestor vai a julgamento”,

disse a governadora. Tumulto Quando Rosalba encerrava sua votação, o juiz Herval Sampaio, da 34ª Zona Eleitoral, chegou ao local, acompanhado da Polícia Federal, para conferir suposta denúncia de que a governadora estaria visitando outras seções, além da dela, o que não é permitido. O fato causou grande tumulto. As denúncias, contudo, não foram confirmadas.

Ainda ontem

Dois candidatos a vereador foram detidos pela Polícia

P

elo menos dois candidatos a vereador de Mossoró foram detidos pela Polícia e levados para o Ginásio Pedro Ciarlini, quartel geral da Justiça Eleitoral: Miranda

(PSD) e Fuxiquinho (PDT) por estarem visitando locais de votação supostamente fazendo boca de urna. Vingt-un Neto (PSB) também foi encaminhado ao Ginásio Pedro Ciarlini, mas

“Eu vim conferir justamente se isso estava acontecendo. Quando eu cheguei ao local, ela estava na seção dela e eu falei com ela, cumprimentei-a, tudo mais, até porque a conheço. E pedi para que ela saísse, tendo em vista que autoridades tumultuam (os locais de votação). Não é culpa dela. Ela é governadora do Estado. Quando ela chega em qualquer canto, ela chama atenção, é normal”, declarou o magistra- )) Governadora Rosalba Ciarlini e o juiz Herval Sampaio Jr.: "Ela é a governadora. Quando ela chega, chama a atenção" do.

foi acompanhando o assessor Deivison Mendes, detido durante visita à Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA) com “santinhos” no bolso. Vingt-un Neto chegou ao local de votação acompanhado de uma irmã, Deivison Mendes e outros amigos. Como estavam todos com camisas da mesma cor, foi caracterizado “aglomeração”. Deivison estava

com “santinhos” e ficou detido, mas foi liberado logo. O candidato Fuxiquinho, do PTB, ficou detido por estar visitando locais de votação fazendo acenos e pedindo votos. Ele e o candidato Miranda, do PSD, ficaram no ginásio poliesportivo Pedro Ciarlini até às 17h, juntamente com outras 13 pessoas. Dessas 16 pessoas, no-

ve foram enviadas para a Delegacia de Policia Civil, na qual vai ser lavrado um procedimento por boca de urna. Em todo o Estado, de acordo com o Gabinete de Gestão Integrada, 45 pessoas no Estado foram presas, sendo 32 por boca de urna e seis por compra de votos. O número em Mossoró chega a 15, somando tudo.

Cinquentinha ainda consegue quase mil votos O candidato Cinquentinha (PSOL) foi o primeiro dos candidatos a prefeito de Mossoró a votar no pleito deste domingo. O candidato exerceu o seu direito de voto na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (U-ERN), às 8h. Na Uern, a votação foi tranquila, sem maiores filas. Com 0,71% dos votos válidos e menos de 1.000 votos, Cinquentinha ficou na quarta posição do pleito, atrás do professor Josué, que ficou na terceira posição.

))O QUINTO

Edinaldo Calixto aparece sem voto nenhum Um fato inusitado na campanha de Mossoró. De acordo com o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o candidato professor Edinaldo Calixto (PRTB) não tirou nenhum voto no pleito deste domingo, 7. No site ele aparece “zerado”, mas isso não quer dizer que ele não tenha tirado votos. O fato é que sua candidatura estava subjudice e, por isso, os votos não foram computados. Assim, Edinaldo Calixto ficou na quinta posição do pleito deste ano.


# rápida ))

PSB

Apenas 27 urnas deram defeito no RN O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) teve apenas 27 trocas de urnas nas eleições deste domingo (7), sendo seis delas em Natal. Segundo o titular da Secretaria de Tecnologia da Informação (STI), Osmar Fernandes, o balanço foi extremamente positivo, já que corresponde a 0.4% do total de urnas do Estado. “Foi um número muito baixo. Em todo o Rio Grande do Norte, tivemos 6.829 à disposição da população e apenas 27 apresentaram problema”, disse.

votar 2012

Candidata da Coligação Mossoró feliz estava acompanhada do candidato a vice, de familiares, advogados e assessores e disse que fez campanha limpa

Ao votar, Larissa Rosado mostrou-se confiante na vitória Gildo Bento

Larissa concedeu entrevista na entrada da escola, passou por longas filas de eleitores aguardando para votar em outras urnas, pediu votos e falou com mesários

A

candidata Larissa Rosado, do PSB, votou no Centro de Educação Integrada Eliseu Viana, na rua Duodécimo Rosado, bairro Nova Betânia, às 9h20. Ela estava acompanhada do candidato a viceprefeito, Josivan Barbosa (PT), da mãe, a deputada federal Sandra Rosado, das filhas, do marido e de assessores. A candidata disse que

)

A partir de janeiro, vamos fazer uma administração municipal com qualidade nos serviços públicos" Josivan Barbosa Candidato a vice da Coligação Mossoró Feliz

)

9

Segunda-feira, 8 de outubro de 2012

# rápidas

))aINDA ONTEM

Larissa é detida por fazer suposta manifestação A candidata Larissa Rosado (PSB) chegou a ser detida no final da tarde de ontem, pouco antes do final da votação, pela Polícia Federal, por suposta formação de movimentação política antecipada. Mas ela não demorou muito no local. “Estou aqui porque eles disseram que eu estava fazendo passeata, mas estou aqui sozinha”, disse a candidata que estava num carro acompanhada de seus assessores. O juiz de plantão no Ginásio Pedro Ciarlini, quartel geral da Justiça Eleitoral, não quis comentar o caso. Dos dois lados da barreira, tanto na Leste-Oeste quanto na Alberto Maranhão, houve aglomeração de eleitores favoráveis e contrários a ela.

))MAIS UM

Pé Quente é detido expondo pesquisa de Larissa

)) Larissa: “Vamos vencer!” fez uma campanha limpa e que acredita em vitória. Larissa concedeu entrevista na entrada da escola. Seguiu cumprimentando a todos até a seção que vota na última sala do local de votação. Passou por longas filas de eleitores aguardando para votar em outras urnas. Pediu votos e falou com mesários. Antes de chegar ao local de votação, Larissa Rosado e Josivan Barbosa foram abordados pela promotora de Justiça Ana Ximenes, que

pediu para os dois evitarem aglomerações nos locais de votação. Em seguida, Larissa Rosado registrou seu voto e reafirmou sua confiança. “Queremos que neste dia de eleição, o sentimento de paz que implantamos durante toda a nossa campanha continue sendo visto nas ruas. Vamos conseguir a vitória da perseverança para governar Mossoró, cuidando bem das pessoas, porque queremos uma cidade mais feliz”, disse.

Em seguida, Larissa mostrou-se confiante na vitória: “O sentimento é de alegria, de felicidade e de absoluta confiança. O desejo do povo é de mudança e a população aceita nossas propostas. Vamos vencer!”. JOSIVAN O candidato a vice-prefeito da Coligação Mossoró Feliz, professor Josivan Barbosa, chegou à Escola Municipal Professor Manoel de Assis, no bairro Boa Vista,

por volta das 10h. Após efetivar o voto, Josivan atendeu a imprensa e falou que a população deseja mudança. “Nós temos dito que Mossoró é uma cidade rica, mas que está oferecendo serviços de péssima qualidade à população. Acredito que esse vai ser o nosso principal foco a partir de agora. A partir de janeiro, vamos fazer uma administração municipal com qualidade nos serviços públicos”, disse.

O apresentador de TV e animador Pé Quente foi um dos muitos eleitores detidos por cometer algum crime eleitoral durante a campanha deste ano. Ele estava expondo o resultado de uma pesquisa numa estrutura armada acima de seu carro. Ele chegou em frente ao Ginásio Pedro Ciarlini escoltado pela Polícia e teve de explicar o fato. De posse de um jornal local na mão, ele tentou explicar que se tratava de uma pesquisa registrada, apenas reproduzida. Como ele, mais de 20 tiveram de se explicar à Justiça por prática reprovada durante o pleito deste ano.


10

# rápida

)) PM prende dois com duas armas

votar 2012

A Polícia Militar aprendeu na tarde de ontem dois revólveres durante uma abordagem de rotina que realizou no bairro Abolição III (zona oeste). As armas estavam em poder de dois rapazes, que foram presos em flagrante pelo crime de porte ilegal de arma de fogo. Segundo o tenente Ricardo Valadares, oficial responsável pelas operações de ontem na área do Segundo Batalhão de Polícia Militar (II BPM) de Mossoró, a apreensão ocorreu em um patrulhamento de rotina. Os policiais resolveram abordar dois jovens que estavam numa casa. Cada um deles tinha uma arma.

Segunda-feira, 8 de outubro de 2012

No RN

A maior preocupação foi com Olho D’Água do Borges, com ocorrências envolvendo os dois candidatos a prefeito

Eleição é considerada tranquila Blog O Câmera

Delegado-geral e comandante-geral da PM dizem que o trabalho integrado entre as forças da segurança do RN foi responsável pelo resultado positivo das eleições Andrey Ricardo

Da Re­da­ção redacao@defato.com

C

om apenas 33 ocorrências e 100 prisões, as eleições no Rio Grande do Norte foram consideradas tranquilas pelas polícias Civil e Militar. Aproximadamente 90% dos presos foram autuados por crimes eleitorais. Das 167 cidades, a maior preocupação foi com Olho D’Água do Borges, distante 112km de Mossoró, que teve uma suposta tentativa de assassinato contra um dos candidatos a prefeito. O rival dele havia sido preso um dia antes por formação de quadrilha. Na avaliação do delegado-geral da Polícia Civil do RN, Fábio Rogério da Silva, e o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Francisco Araújo Silva, o trabalho integrado de todas as instituições ligadas à segurança foi o grande responsável pelos resultados positivos nesta eleição. “Avalio positivamente. No geral foi tranquila, não tivemos nenhum fato de maior gravidade, a não ser aquela ocorrência em Olho D’Água dos Borges (do suposto atentado). Em época de eleição para prefeito, exis-

))

) Números )) Momento que Antônio Marcos chega a Mossoró, baleado por policiais que faziam a segurança de um candidato tem essas ocorrências. No geral, foi tranquilo e a segurança funcionou”, comentou Fábio Rogério. Araújo Silva lembrou ainda que esse ano a eleição teve um fato atípico, que foi o acréscimo na quantidade de candidatos a vereador. Muitos municípios aumentaram o número de vagas para o Poder Legislativo Municipal, como foi o caso de Mossoró, que saltou de 13 para 21 cadeiras. “É uma eleição tranquila, até o presente momento, com ocorrências de natureza simples... Esse é um pleito di-

ferenciado porque as Câmaras aumentaram o número de vagas e consequentemente aumentou o número de candidatos. Então, diante dessa demanda, que aumentou, foi tranquilo”, avalia Araújo Silva. BLITZ NA ESTRADA Foi em Olho D’Água dos Borges que a Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social teve os maiores problemas. Na noite de sábado passado, o empresário Antonimar Amorim Carlos, 54 anos, candidato a prefeito pelo Partido da Re-

Dois usuários de crack mortos em Mossoró As duas pessoas assassinadas ontem em Mossoró eram usuárias de crack. A polícia trabalha com a suspeita que os dois crimes tenham alguma relação com o tráfico. Em um deles, o suspeito foi até identificado rapidamente. É cunhado da vítima e a matou por vingança, supostamente revoltada com os constantes furtos que vinha sofrendo ultimamente. O delegado Teixeira Júnior, responsável ontem pela Delegacia de Plantão da Polícia Civil, informou que o suspeito do primeiro homicídio é conhecido como Eriston. Ele é vizinho e cunhado de Francisco Jefferson da Silva, de 20 anos, que foi morto com três tiros de revólver por volta das 7h30. Os dois teriam discutido antes.

quatro pessoas, em um carro, e mais dois policiais, noutro, quando teria sido abordado por uma dupla de motoqueiros. Os PMs reagiram e balearam um deles. Os policiais estavam de folga e faziam a segurança participar de Brenno e os outros ocupantes do carro, sendo um deles o atual prefeito da cidade, Jackson Queiroga, o seu tio. O mototaxista Antônio Marcos Araújo do Nascimento, o “Dedé Mototaxis”, de 27 anos, garupa da moto, foi alvejado pelos policiais e está internado no Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM). O outro rapaz, condutor da moto, também foi detido pelos PMs.

Teixeira disse que a vítima teria tentado agredir o suspeito, que revidou efetuando três disparos. Na noite de ontem, Francisco Jefferson arrombou a casa do cunhado e furtou alguns objetos. Os crimes eram motivados pela dependência química, conforme a polícia. No caso do assassinato ocorrido na favela do Fio, por volta das 13h, Rosemberg Bezerra de Paiva, 42 anos, foi morto com quatro tiros, sendo dois deles na cabeça. Segundo o que foi levantado pelo delegado Teixeira e sua equipe, ele também é usuário de drogas. Cerca de trinta minutos após o registro do crime, a Polícia Militar foi acionada para atender outra ocorrência de disparo de fogo, no mesmo local.

pública (PR) foi preso com outras dez pessoas. Segundo o delegado regional de Patu, Sandro Regis, Antonimar foi preso em uma operação que envolveu policiais civis e militares da região. Ele estava fazendo uma espécie de blitz na entrada do município e foi autuado por formação de quadrilha e constrangimento ilegal. Quando chegaram ao local, os policiais descobriram que ele e mais dez correligionários estavam abordando pessoas na estrada, supostamente para fiscalizar se estavam transportando Gildo Bento

)) Na favela do Fio, Rosemberg Bezerra foi assassinado Segundo o tenente Ricardo Valadares, oficial de operações de ontem do Segundo Batalhão de Polícia Militar (II BPM) de Mossoró, não houve feridos. O tenente Ricardo Valadares informou que os policiais fizeram buscas, mas não localizaram os envolvidos. Ele não disse não

saber ainda se os dois casos têm realmente ligação. Questionado sobre os dois crimes, o delegadogeral do RN, Fábio Rogério, classificou-os como “fato isolado”, destacando que em ambos não foi constatada nenhuma ligação com o processo eleitoral.

dinheiro para a compra de votos. Antonimar foi liberado ainda ontem por decisão judicial, mas os dez que foram presos com ele permaneceram. ATENTADO Ontem pela manhã, mais uma ocorrência foi registrada na cidade, esta envolvendo o outro candidato a prefeito de Olho D’Água do Borges, o engenheiro Brenno Oliveira Queiroga de Morais, 32 anos, do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB). Ele saía de uma fazenda com outras

7 mil

policiais militares trabalharam ontem no RN

500

policiais civis foram mobilizados para a eleição

100

pessoas foram presas no estado por crimes diversos

baleado )) Mototaxista não foi pego armado A arma que seria supostamente usada em um atentado contra o engenheiro Brenno Oliveira Queiroga de Morais, 32 anos, candidato a prefeito pela cidade de Olho D’água do Borges, não foi encontrada com os dois suspeitos. A arma foi localizada minutos após a ação e foi apresentada à Polícia Civil. Segundo o delegado Sandro Regis, Antônio Marcos Araújo do Nascimento, o “Dedé Mototaxis”, de 27 anos, foi preso desarmado, no meio do matagal, pelos próprios seguranças do candidato Breno. Além dele, outra pessoa foi detida, mas também estava desarmada. Durante toda a tarde e início da noite, a Polícia Civil colhia depoimentos

e buscava provas para decidir se autuaria os dois homens que foram presos pelos seguranças do candidato ou não. “A gente não sabe se eles estavam realmente armados. Seria prematuro da nossa parte dizer isso agora”, disse Sandro Regis, aguardando a decisão do colega, Leonardo Freitas, que responde pela Polícia Civil em Umarizal e Olho D’Água dos Borges também. Em depoimento, os policiais disseram que viram um dos motoqueiros sacar uma arma quando se aproximou do carro dos candidatos e, por isso, teriam efetuado os disparos. Até o início da noite, a Polícia Civil analisava o caso para decidir quais providências tomaria.


do RN fecha eleição sem votos válidos # rápida )) Cidade A cidade de Monte Alegre, na região metropolitana de Natal (RN), enfrenta uma situação curiosa após a apuração dos

votos na noite deste domingo. Nenhum voto válido foi contabilizado na disputa para prefeito. O município contou com dois candidatos à prefeitura: Maria das Graças Marques Silva, a Graça (PSD), e Severino Rodrigues da Silva, o Severino da Irmã Dulce (PMDB). No entanto, o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) indeferiu a candidatura de ambos, que recorreram da decisão.

São Paulo

O candidato tucano ficou com 30,75 % dos votos (1.883.803), contra 28,98% de Haddad (1.775.543)

) Números

Nove capitais têm prefeitos definidos em primeiro turno

Foi o percentual de Celso Russomanno (PRB), que perdeu a liderança

No sábado, segundo levantamento do Ibope/ TV Globo/ Estado, os três candidatos estavam rigorosamente empatados, com 26% das intenções de voto cada um. Da Agência Estado

J

Elmano (PT) e Roberto Cláudio (PSB) disputam

)) José Serra (PSDB) e Fernando Haddad (PT) irão disputar o segundo turno das eleições paulistas Joelma, centro da cidade, onde chegou às 20h40. Ao seu lado estavam o governador Geraldo Alckmin (PSDB) e o atual prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PSD). Em seu primeiro discurso, o candidato fez agradecimentos e aproveitou para convencer eleitores que não o escolheram na primeira etapa. “Agradeço pelo acolhimento e agradeço pelo voto no primei-

ro turno. E aproveito para pedir a todos os paulistanos que não votaram em nós no primeiro turno por conta dos outros candidatos, que agora se detenham na hipótese de votar em mim no segundo turno pelo bem e pelo futuro de São Paulo”. Pela manhã, ao votar no Colégio Santa Cruz, na zona oeste, Serra antecipava a tônica da campanha na segunda

fase das eleições, que têm nova votação no dia 28 de outubro. “Faremos uma campanha a favor de São Paulo, com propostas para uma cidade mais justa, amigável e acolhedora. Será uma campanha a favor do trabalho, do mérito, da honestidade e do esforço”, declarou, ao lado do vice Alexandre Scheider e de Geraldo Alckmin. Depois de ficar em tercei-

ro lugar durante boa parte da corrida pela Prefeitura, Haddad falou das dificuldades do pleito na capital paulista. “Quero agradecer a todos os que estiveram comigo durante essa jornada. Foi uma jornada difícil. Nós saímos de 3% de intenções de votos e chegamos a 29% dos votos válidos, o que é uma trajetória significativa”, disse ele.

A prefeita de Fortaleza e presidenta estadual do PT, Luizianne Lins disse neste domingo que a campanha do segundo turno contra o candidato do PSB, Roberto Cláudio (PSB) será respeitosa, “mas não levaremos desaforo para casa”. Luizianne se empenhará ao máximo para trazer pessoalmente o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para um comício em favor da candidatura de Elmano de Freitas (PT) (foto).

Continua

Geraldo Júlio, do PSB, é eleito prefeito de Recife

R

SÃO PAULO – Das 26 capitais, nove decidiram a eleição para prefeito em primeiro turno. São elas: Rio de Janeiro (RJ), Aracaju (SE), Recife (PE), Porto Alegre (RS), Belo Horizonte (MG), Goiânia (GO), Maceió (AL), Palmas (TO) e Boa Vista (RR) – as duas últimas não têm segundo turno por terem menos de 200 mil eleitores. O restante só terá o prefeito definido em 28 de outubro. No Rio, Eduardo Paes (PMDB) recebeu mais de 2,97 milhões de votos e foi reeleito no 1º turno.

))FORTALEZA

Pernambuco

ECIFE - O administrador de empresas Geraldo Júlio, de 41 anos, elegeu-se neste domingo, 7, prefeito do Recife, em primeiro tur no, com 51,14% dos votos (com 99,08% dos votos apurados). Filiado ao PSB desde 2002, ele jamais disputara uma eleição antes. A escolha do eleitorado recifense fortalece a condição de personagem nacional do governador Eduardo Campos, presidente nacional do PSB e mentor político de Júlio. Um dia antes do prazo final para a apresentação de candidaturas, Campos escolheu um auxiliar novato que derrotou experimentados políticos de Pernambuco. O segundo lugar (27,66%) ficou com o exvereador e deputado estadual Daniel Coelho (PSDB), de 33, que cresceu na reta final, mas não conse-

Segunda-feira, 8 de outubro de 2012

))DEFINIÇÃO

AE

osé Serra (PSDB) e Fernando Haddad (PT) irão disputar o segundo turno das eleições municipais na cidade de São Paulo. O candidato tucano ficou com 30,75 % dos votos (1.883.803), contra 28,98% de Haddad (1.775.543) e 21,60% de Celso Russomanno (PRB), que perdeu a liderança nas pesquisas na última semana. Gabriel Chalita (PMDB) ficou em quarto, com 13,60%. A apuração das urnas foi concluída às 22h09, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A disputa foi uma das mais apertadas da história da cidade e seguia indefinida a um dia do pleito. No sábado, segundo levantamento do Ibope/TV Globo/ Estado, os três candidatos estavam rigorosamente empatados, com 26% das intenções de voto cada um. Após ter certeza da vitória parcial, Serra se dirigiu ao comitê de campanha, no Edifício

votar 2012

# rápidas

21%

Serra (PSDB) e Haddad (PT) disputam segundo turno em SP

)

11

guiu evitar a eleição em só um turno. Bem atrás, com 17,43% dos votos, o antes favorito Humberto Costa (PT), de 55, senador e exministro. O fracasso da candidatura do petista pôs fim à hegemonia petista de 12 anos na Prefeitura do Recife. O prefeito eleito, Geraldo Júlio (PSB), disse que sua gestão terá a meta de "iniciar o processo de transformação dessa cidade". Ele prometeu trabalhar para "estabelecer a paz política" no Recife. "O povo do Recife demonstrou uma confiança muito grande na nossa candidatura", afirmou o prefeito eleito, que acrescentou que a prioridade das primeiras semanas de gestão será "a manutenção e a limpeza" da cidade. Derrotados. Para Coelho, PSDB e a oposição saem fortalecidos da eleição.

Eduardo Paes é reeleito prefeito do Rio de Janeiro

R

IO - O prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), reeleito neste domingo, 7, agradeceu à presidente Dilma Rousseff e ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante seu discurso na residência oficial, a Gávea Pequena, quando sua vitória já estava consolidada. A apuração foi encerrada pouco depois das 20h e indicou a vitória de Paes com 64,6% dos votos válidos (2,097 milhões de votos). O segundo colocado, Marcelo Freixo (PSOL), teve 28,15% (914 mil votos). "Queria em primeiro lugar agradecer aos cariocas, mas também a duas figuras muito importantes nesses quatro anos de governo: o ex-presidente Lula, que me ensinou a importância de olhar para as pessoas que mais precisam de atenção, e à presidenta Dilma, que ao longo dos últimos quase dois anos foi uma grande

ae

)) Paes: 64,60% dos votos parceira. Se hoje o Rio faz muito, é também graças a ela", disse Paes.

O prefeito reeleito também se referiu ao governador Sérgio Cabral (PMDB). "Queria agradecer a essa figura muito especial, esse companheiro, parceiro e amigo que introduziu na política do Rio um novo jeito de governar". Apesar da votação recorde, Paes voltou a afirmar que não pretende concorrer ao governo do Estado em 2014 e reforçou a já divulgada pretensão de candidatura do vice-governador Pezão. "Tive a honra de representar todos os cariocas e brasileiros, pegar a bandeira olímpica no estádio, em Londres, e vou passá-la adiante no Maracanã. Meu partido tem um candidato, o Pezão. Certamente vamos eleger o sucessor do governador Cabral". Segundo Paes, a grande prioridade de sua próxima gestão será a saúde.

))DILMA

'Brasil é uma democracia estável', diz presidente PORTO ALEGRE - A presidente Dilma Rousseff votou por volta das 9h, em Porto Alegre, e declarou que, se votasse em São Paulo, votaria no candidato petista Fernando Haddad. Na capital gaúcha, Dilma não quis declarar seu voto. Como todos os candidatos integram a base de seu governo, a presidente ficou distante da disputa eleitoral. "Vamos combinar, o voto é secreto. Eu sou presidente, mas aqui estou exercendo a minha condição de cidadã. Vocês têm de entender uma coisa: aqui os três candidatos são da minha base. Em São Paulo eu não votei, mas votaria no Haddad".


12 votar 2012

Segunda-feira, 8 de outubro de 2012

VEJA O RESULTADO DAS ELEIÇÕES NAS CAPITAIS


Jornal de fato