Page 1

Casal pra + de metro Edição 1.256

R$ 3,00

15 a 19 de julho - 2017

Raissa Santana, Miss Brasil recepcionada por vereadores no Hotel Morada do Sol. O nobre vereador

Editor Geraldo Polezze

SABEDORIA

Roger Mendes teve o privilégio de abraçá-la com carinho. Ela veio para o tradicional Baile do Carmo.

UNIARA

Aluna de Biomedicina, Nathália Fregonezi desenvolve “Avaliação da atividade mutagênica de complexos de cobre (II) pelo teste do micronúcleo” no Programa de Iniciação Científica em Biotecnologia da Uniara.

Acidente

Na Festa do Carmo, presença da detentora da coroa Miss Brasil. Raissa Santana citou preconceito em sua fala: “Vejo mais comerciais com mulheres negras, pode melhorar”. A festa registra shows, desfile de moda, feijoada, feira, futebol e Baile do Carmo (130 anos de sucesso). Fim do evento neste domingo(16).

Amália Acetozzi Massafera no pedal da máquina, modista e empresária de sofisticados vestidos faz 100 anos. Seus saberes e memória do tempo vivido dão um livro para se guardar no coração. Um centenário comemorado com afeto. Pag.06

Comando do 13

Na passagem de comando do 13º BPM: cel. Ziul, prefeito Edinho, ten cel. Adalberto Ferreira e vereador Tenente Santana. Uma força indispensável.

Coragem dos edis

Postura correta na direção significa segurança no trânsito.

Clube Náutico: uma grande festa (pag.12)

Vereadores criticam morosidade do Executivo em projetos considerados urgentes para creches, conservação de vias públicas e Mais Médicos. Salve a autonomia dos poderes.


02

Dislexia OPINIÃO

SÁBADO E DOMINGO 15 E 16 DE JULHO DE 2017

Editorial

Enquanto o caldeirão queima nas altas esferas, atordoando os brasileiros, desfocando a realidade e deixandonos atônitos (vale dizer: sem um norte para a vida), é salutar desanuviar.

Ler e escrever são chave para outros conhecimentos. Entretanto, boa parte das crianças e adolescentes enfrenta dificuldade. Uma das causas é a Dislexia, o Transtorno de Aprendizagem mais comum entre a população escolar, entre 5 a 17%. A doutora Karina Weinmann responde a perguntas sobre Dislexia com consultoria da NeuroKinder, especializada em desenvolvimento infantil.

JORNAL DE

ARARAQUARA Publicação semanal da empresa “Jornal de Araraquara Ltda”. Editor: Geraldo Polezze - MTb 9.886 Registrado no Cartório Civil sob o nº 36.264 PABX: (0xx16) 3332-1002 End. Rua Ceará, 1063 Araraquara - SP CEP 14810-165 Diretora Administrativa: Marilene Volpatti Home page: www.jornaldeararaquara.com.br e-mail: redacao@jornaldeararaquara.com.br WhatsApp: (16) 99767-8409 facebook.com/jornaldeararaquara youtube: Jornal de Araraquara Impressão: Grafisc - São Carlos

JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br

1. O que é a dislexia? A Dislexia é um Transtorno de Aprendizagem de origem neurobiológica. A condição é caracterizada pela dificuldade de reconhecimento das palavras, fluência na leitura das palavras e baixa competência em ler e escrever. Essas dificuldades são resultado de um déficit fonológico inesperado em relação a idade e outras habilidades cognitivas. Isso quer dizer que apesar da inteligência normal (QI) e da criança estar na idade esperada para aprender a ler e a escrever, ela não consegue.

2. Qual a causa da dislexia? Aprender a ler não é um processo natural como é o da linguagem oral, que se desenvolve por meio da interação social com os adultos ou outras crianças. Para aprender a ler é preciso ter uma boa consciência fonológica, ou seja, o conhecimento consciente de que a linguagem é formada por palavras, as palavras por sílabas, as sílabas por fonemas e que os caracteres do alfabeto representam esses fonemas. A leitura fluente acontece quando todos esses processos acontecem de forma

automática, sem atenção consciente ou esforço. Lembrando, portanto, que a consciência fonológica é uma habilidade adquirida.

3. A dislexia é passada dos pais para filhos? Os estudos ao longo dos anos mostraram que há um fator genético importante na dislexia. Uma mutação genética rompe alguns circuitos cerebrais envolvidos no processo de leitura e escrita, levando a dislexia. A dislexia costuma aparecer em várias pessoas de uma mesma família que compartilham essa mutação genética. 4. Só é possível diagnosticar na fase da alfabetização? Os especialistas afirmam que existem sinais que podem indicar dificuldades futuras. Não é preciso correr para o consultório médico, mas é importante que os pais estejam atentos de que se a criança for diagnosticada tardiamente, os anos perdidos não podem ser recuperados. 5. Quais são os sinais precoces da dislexia? O atraso na aquisição da fala é o primeiro sinal. Essa dificuldade pode indicar várias outras condições, como também pode ser um indício de dislexia no futuro. A dificuldade de pronunciar palavras mais complexas, assim como a omissão ou a inversão de sons (pipocas – popicas), também indicam algum déficit de linguagem.

6. Existe algum exame que comprove diagnóstico? Atualmente não existe nenhum marcador biológico que confirme o diagnóstico da

dislexia, portanto nenhum exame, nem de análises clínicas, nem de imagem, é capaz de comprovar o diagnóstico. Em geral, o neuropediatra é o profissional mais indicado para diagnosticar e tratar a dislexia, juntamente com uma equipe interdisciplinar.

7. Existe alguma relação da dislexia com problemas visuais? Até o momento nenhum estudo comprovou que a dislexia é causada por um problema de visão. 8. Quem tem dislexia tem Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade? Nem todo mundo que tem dislexia tem TDAH. Mas, o TDAH é a comorbidade mais comum associada à dislexia. 9. A dislexia afeta mais homens que mulheres? Sim. Estudos mostram que a dislexia afeta duas vezes mais os meninos do que as meninas.

10. Como é feito o tratamento? O tratamento deve ser feito por uma equipe interdisciplinar: neuropediatra, professor, psicopedagogo, psicólogo e fonoaudiólogo. A família é fundamental para o sucesso da terapia.

11. A dislexia tem cura? Não, ainda não há cura para a dislexia. Porém, quanto antes for feito o diagnóstico e o tratamento, mais cedo a criança irá desenvolver estratégias para ajudar a ler e escrever. (leda@agenciahealth.com.br)


JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br

Bolsa de Estudos

Cinemas

Programação até 19 de julho

Homem-Aranha: De volta ao Lar Moviecom 1 (3D): Dublado: Diariamente, sessões às 17h40 e 20h20. Moviecom 4 (3D): Legendado: Diariamente, sessão às 21h40. Moviecom 2: Dublado: Diariamente, sessões às 16h30 e 21h30. Cine Lupo 1: Dublado: Quarta, Sábado e Domingo, sessão às 17h. Cine Lupo 1: Legendado: Terça, Quinta e Sexta-feira, sessão às 21h. Quarta e Sábado, sessão às 21h15. D.P.A. - Detetives do Prédio Azul Moviecom 1: Nacional: Diariamente, sessões às 13h45 e 15h40.

Carros 3 Moviecom 2: Dublado: Diariamente, sessões às 16h40 e 21h40. Moviecom 4 (3D): Dublado: Diariamente, sessões às 17h e 21h20. Moviecom 5: Dublado: Diariamente, sessões às 14h10 e 19h10. Cine Lupo 2: Dublado: Terça, Quinta e Sexta-feira, sessões às 19h e 21h. Quarta e Sábado, sessões às 19h e 21h15. Domingo, sessão às 19h. Cine Lupo 2 (3D): Dublado: Quarta, Sábado e Domingo, sessão às 16h.

Meu Malvado Favorito 3 Moviecom 3 : Dublado: Diariamente, sessões às 13h50, 15h50, 17h50, 19h45 e 21h45. Moviecom 4 (3D): Dublado: Diariamente, sessões às 14h50 e 19h20. Cine Lupo 1: Dublado: Terça, Quinta e Sexta-feira, sessão às 19h. Quarta, Sábado e Domingo, sessões às 15h e 19h30.

O jornal recebeu a programação diretamente dos promotores.

SÁBADO E DOMINGO 15 E 16 DE JULHO DE 2017

D

iante de um país financeiramente abalado, ingressar ou permanecer no ensino superior tornou-se um desafio. A fim de minimizar desigualdades sociais, o programa “Mais Bolsas” proporciona o acesso a educação de qualidade mediante

bolsas de estudo, descontos de até 50% no Superior e Básico. Os moradores de Araraquara e região podem concorrer a uma das 500 bolsas para o segundo semestre de 2017. Da variedade de cursos ofertados há vagas para Administração, Pedagogia, Logística, Gestão Pública e outros que podem ser conferidos no site oficial do programa. Para José Araújo, gerente do “Mais Bolsas”, muitos encontram nos estudos uma forma de driblar a crise e crescer no mercado de trabalho, mas,

como o financeiro se encontra instável o programa é uma ponte. “Os interessados podem se inscrever gratuitamente no site maisbolsas.com.br escolher a cidade, modalidade e o curso. Mais informações no SAC, CHAT, redes sociais ou central de atendimento fone 4007-2209 para capitais ou 0800 002 5854 para demais localidades. (Samara Galdino samara.galdino@ maisbolsas.com.br)

internauta

Praça “Leonardo Del Duca”

Como moradores do entorno dessa praça reivindicamos e a vereadora Juliana Damus mandou limpá-la. Senhor Adão e esposa Fátima plantaram e regaram. DAAE uma vez por semana faz uma “limpeza” e deixa montes de lixo que são tirados depois de dias. Assim, sr. Adão recolheu folhas de palmeiras que caíram e colocou-as junto. Palmeiras da própria Praça. A empresa contratada pelo Daae veio quinta-feira(13) deixando essas folhas para trás dizendo que não pertenciam ao jardim. Ora como não, se foram colocadas por nós para serem levadas? Depois de chamarmos a atenção dos funcionários e mencionarmos o nome da vereadora, resolveram levar. Assim não dá. Esses funcionários precisam ser orientados e o lixo tirado sempre após a limpeza. Isso deveria ser feito em todas as praças para evitar “lixão”. Não podemos fiscalizar 24h, falta regra. (moradores do entorno)

Impermeabilização

Volta a retirada dos trilhos de trem do centro. Já virou novela, mas a EPTV informou que dentro de seis meses começam as obras para outra via expressa, ciclovias e prédios. Tudo impermeabilizado! Se isso for verdade, teremos que “homenagear” os políticos de Arara-

quara. Está faltando sensibilidade e MP precisa entrar antes que seja tarde. (Sandra)

Comoção e trabalho

Lindo o trabalho do Grupo Central Pet de Achados e Perdidos e Adoção, através de Josiane Toledo (Josi). Ela se deparou com um carroceiro que há 11 anos abusava do excesso de carga pro animal. Tirou foto do cavalinho subnutrido, com ossos aparentes de tão judiado. Josi virou o mundo, denunciou e recebeu grande apoio. Entrou um vereador na jogada dizendo que a lei municipal não está em vigor. Foi desmentido. Uma advogada da OAB deu apoio, enfim, o cavalinho foi tirado do dono por maus tratos, e encaminhado pela Prefeitura a local apropriado onde terá uma velhice feliz. Explorar quem não pode se defender, JAMAIS. (Fabiana)

Um dia histórico

Pela primeira vez no Brasil um ex-presidente é condenado por corrupção. (Poderá se defender em liberdade). As redes sociais e imprensa nacional e internacional bombaram. A Bolsa para o alto e o dólar caiu. Obviamente alguns criticaram, mas, precisam conviver com a Democracia. Não adianta espernear como fizeram as senadoras que tomaram a mesa da presidência por oito horas, comendo e levando ima-

Agenda

03

Sábado (15)

Araraquara Rock no Teatro de Arena -17h Noturnall / Torture Squad / Hellside / Toxic Death / Dysonomia / Os Capial / Sinaya.

SESC - 20h Grupo de dança do Rio de Janeiro apresenta “Os Clássicos do Passinho”, no Teatro. Ingressos: R$ 5,00, R$ 5,50 e R$ 17,00. - 10h Oficinas (gratuitas) “No Rabisco do Passinho (RJ)”. Introdução às bases do Passinho (Sabará, Frevo, Embolada, Rabiscada e Cruzada).

Domingo (16)

gem grotesca ao mundo afora. Querem defender ponto de vista ou acabar com a imagem do País? (Ricardo)

Fuga

Revista Exame, desta semana, afirma que o Canadá contrata brasileiros para trabalhar naquele País. Austrália oferece a brasileiros bolsa integral para quem quiser fazer doutorado ou mestrado com inscrições até onze de agosto. Com isso, nossos melhores jovens tomam novo rumo onde existem educação, saúde, segurança e um povo mais desenvolvido. Enquanto nós ficamos a mercê de políticos que “quanto mais ignorante o povo, melhor”. Muito triste o futuro de nosso Brasil. A esperança está na equipe da Lava Jato. (José Roberto)

Antagonista

“Joesley Batista promoveu um encontro entre Lula e Eduardo Cunha para negociar o impeachment de Dilma Rousseff. A Veja, hoje(13), diz que o dono da JBS armou mais dois encontros para tratar da mesma questão: o primeiro entre Eduardo Cunha e Jaques Wagner e o segundo entre Eduardo Cunha e Edinho Silva, o tesoureiro de Dilma Rousseff ”. Pôxa, Edinho continua na grande imprensa, péssimo para sua família. (Renato)

Correspondência e-mail: redacao@jornaldeararaquara.com.br

Araraquara Rock no Teatro de Arena - 17h Mercenárias / Soulspell / Tessalonica / Hellish War / The Concept / Main Station.

SESC - 16h Música - Show Havana Brasil – Baile Latino, na Convivência. Grátis. - 14h Oficinas (gratuitas), Hip Hop Dance (SP) com Henrique Biachinni. - 11h30 Espetáculo Libel com Cia. Fábrica de Sonhos, no Teatro. Ingressos: Grátis (Crianças até 12 anos e matriculados no Sesc / Credencial Plena); outros R$ 5,00 e R$ 10,00. - 14h Cinema “Brilho Eterno de uma Mente sem lembranças”. Joel e Clementine terminam relacionamento. Desiludida, ela decide esquecer Joel para sempre e aceita se submeter a tratamento experimental. Grátis e retirada de ingresso 1 hora antes.

Sexta (21)

Eventos na Praça das Bandeiras - 21h roda de samba com SambaZinho


04

SÁBADO E DOMINGO 15 E 16 DE JULHO DE 2017

JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br

Não jogue comida

Enquanto um bilhão de pessoas passam fome, o mundo desperdiça 1,3 bilhão de toneladas de comida a cada doze meses. Isso equivale a US$ 940 bilhões por ano. É uma tragédia e uma falta de caridade. Bastaria um terço desse volume desperdiçado para amainar a fome no mundo. Os mais ricos são os que mais desperdiçam. Mas os

pobres também. Nos Estados Unidos, 40% dos alimentos são jogados fora. A rede Refed - Rethink Food Waste apurou que o desperdício atinge US$ 218 bilhões por ano, ou seja, 1,3% do PIB. Para dar uma ideia: são 18% da terra cultivada, 19% do uso de fertilizantes e 21% da água utilizada na agricultura. América Latina joga fora 15% e a África 22% de tudo o que produz. A perda é maior no início da cadeia alimentar, etapas da pro-

dução agropecuária, manuseio e armazenagem. Como reduzir esse descalabro?

Nos países emergentes, há também essa calamidade. Aumentar a eficiência da colheita, melhor planejamento da cadeia de suprimentos, mais investimento em infraestrutura, principalmente estradas e armazéns, incluindo ampliação da cadeia fria, embalagens mais adequadas, acesso aos mercados, ampliar a doação de alimentos que não foram comercializados, fornecer alternativas para preparo integral de alimentos, reduzir o tamanho das porções vendidas, entre propostas de Marcos Sawaya Jank, especialista em questões globais do agronegócio. O Brasil tanto desperdiça na fase inicial como copia os ricos ao jogar fora a comida já manipulada. Precisamos de mais movimentos como o "Save Food Brasil", da FAO, que reúne instituições e empresas em torno de projetos para combater o desperdício alimentar. O "Mesa Brasil", do SESC, uma rede de 220 Bancos de Alimentos públicos e privados, que distribuem alimentos de qualidade preservada para en-

José Renato Nalini, secretário da Educação do Estado de São Paulo, sublinha desperdício de comida: 1 bilhão de toneladas por ano.

tidades assistenciais. Mas a verdadeira revolução começa em casa e a partir da consciência de cada qual. Colocar no prato somente aquilo que se vai comer. Temos de reduzir a porção de comida boa que vai para o lixo e pensar nas crianças que morrem

É má educação deixar alimento no prato. por desnutrição. www.facebook. com/educasp)


SÁBADO E DOMINGO 15 E 16 DE JULHO DE 2017

JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br

05

Editorial esclarecedor da Folha de S. Paulo

Quinta-feira (13), Opinião à página A2

Lula condenado

Sentença de Sergio Moro aponta propina como única explicação para o tríplex; decisão célere na 2ª instância seria benéfica para o país

D

adas as dimensões do personagem, nunca se limitarão aos aspectos meramente jurídicos a análise e a repercussão da sentença que condenou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a nove anos e seis meses de prisão. Em nada surpreendente, a decisão do juiz federal Sergio Moro se reveste de inevitável simbolismo -ainda que as questões referentes à posse de um apartamento tríplex no litoral paulista pareçam minudências diante do oceano de evidências de corrupção bilionária na administração petista. A esta altura, só grupelhos fanáticos ou militantes profissionais negarão a sangria descomunal de recursos da Petrobras -que não se daria em tal escala sem a conivência do primeiro escalão do Executivo- e a sem-cerimônia com que

Mário Joel

Malara OAB/SP 19921

Fone: 3322-5790

Rua Itália, 1657 - Centro - Araraquara

Lula manteve relações com as empreiteiras do esquema. Do escândalo à vista de todos até a caracterização jurídica de um crime e dos criminosos há, decerto, um percurso sujeito à controvérsia. No caso em tela, Moro julgou que o cacique petista recebeu propina da construtora OAS na forma do imóvel em Guarujá e das "custosas reformas" nele realizadas. Nesse sentido, o juiz lista o que entende serem provas documentais de que o apartamento destinava-se a Lula, embora tenha permanecido em nome da empresa. Mas não só: para que tenha havido corrupção passiva, deve-se demonstrar que o presente foi contrapartida a benefícios oferecidos à OAS no governo do ex-presidente. "Não há no álibi do acusado", diz a sentença, "o apontamento de uma causa

Dengue pode matar se não oferecer assistência

médica rápida e eficiente.

lícita para a concessão a ele de tais benefícios materiais". Logo, conclui-se, a "explicação única" para a transação seria acerto relativo a contratos da construtora com a Petrobras.

Descortina-se agora um período de incerteza até que o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), em Porto Alegre, confirme ou reveja a decisão de Moro. Na primeira hipótese, Lula, primeiro colocado em intenções de voto no pleito presidencial de 2018, deverá ser preso e, mais certa-

mente, tornado inelegível isso, claro, se o julgamento na segunda instância ocorrer em tempo hábil. Réu em outras quatro ações penais, líder também entre os rejeitados pelos eleitores, o petista se dedica à pregação farsesca de que seria vítima de perseguição política. Por disparatada que seja tal retórica, seu partido ainda dispõe de força para reverberá-la com o objetivo de pressionar os tribunais. O TRF-4 conquistou reputação de rigor e independência; na Lava Jato, tanto já elevou quanto anulou penas impostas por Moro. Com o conhecimento acumulado nos processos relativos à corrupção na Petrobras, é razoável que possa conferir maior celeridade à análise do caso de Lula. E, sobretudo, desejável: quanto antes a Justiça acertar as contas com o ex-presidente, melhor para todos.


06

SÁBADO E DOMINGO 15 E 16 DE JULHO DE 2017

O tempo passa....

Bom Dia! Às famílias que nutrem o sentimento nobre de buscar harmonia para construir um mundo melhor

Massafera enquanto prefeito e Edinho, vereador (início da década de 90).

Dona Amália Acetozzi Massafera, costureira, modista e empresária numa das lojas do Edifício Lupo. Sozinha educou filhos e tem sido a vértebra da família: um colinho generoso e cheio de energia. 100 anos, final de junho (dia 25). Parabéns.

Filhos Roberto e Luiz Antonio ladeando a mãe centenária, com saúde total.

ANIVERSARIANTES

15- Astir Jorge, Ana Sergia Autullo e José Roberto Cincerre 16- José Carmo Nigro, Alejandro Huidobro, Neide do Carmo Costa, José Antônio Ribeiro dos Santos e Cláudio Alberto Macfaden Juarez. 17- Roberto Bianchi e João Arnaldo Crispim 18- Sandra C. Lemos, Márcia Luiza Marques de Souza, Maria Ninira Iglesias e Benedito Ferreira Dias 19- Emílio Rodrigues, Denise Aranha, Antônio Tadeu Spera, Nilton de Oliveira Bessa, Pedro Henrique de Souza, Claudete Reinhart e Ícaro Schuster Martins da Costa 20- Elaine Michetti Rossi Laurini, Alcides Junquetti, Carlos Augusto Cataneu, Valdemir Ap. Redondo de Conti, Sandra Dall'Acqua e Maria Amália Montoro 21- Maria Elisabete Afonso, Oreste Ferreira, Jarbas Grecco Garcia, Malila, Carlos Casavechia e Carlos Alberto Galeazzi 22- Daniela Abelhaneda, Eduardo Setuo Oishi, Clara Motterani Caires, Thiago Acquarone Gomes, Tiago Ferreira Pires, Júlio Augusto Marchesan Marischen, Irinete Cavalcante Alexandre e Dra. Rosana Maria F. de Andrade 23- Luiz Camilo Trevisan, Rose Mary Blanco Alves Pião, Marideise Zanim, Kátia Squierdo e Willian Pio Martins

Galhardo Sociedade de Advogados OAB/SP 11.486

CIVIL - TRABALHISTA DIREITO IMOBILIÁRIO

Av. São Paulo, 735 Fonefax : (16) 3322-4506


Tudo isso já tinha sido informado pelo próprio Edinho, quando prefeito. Mas, tirar os trilhos para construir prédios? Isso precisa ser discutido com mais cabeças, impermeabilização seria um erro. “O processo conduzido pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) que se comprometeu, por seu diretor Alexandre Porto, a em 180 dias iniciar obras. Com isso, a área central hoje ainda utilizada pelas composições para abastecimento e manutenção das locomotivas, será definitivamente liberada”, pontuou o prefeito.

prolimpararaquara@gmail.com Fones : 16. 3463-8610 99193-5818 Whatsapp : 16-99786-8338

Ingredientes

500g de milho para canjica 2 litros de água 1 lata de leite condensado 400 ml de leite de coco 1/2 litro de leite 3 paus de canela 1/2 colher (chá) de canela em pó 8 cravos-da-índia

Canjica

Açúcar a gosto (opcional)

Modo de preparo Deixe a canjica de molho na água durante a noite. Cozinhe a canjica na água do molho em uma panela por cerca de 1 hora. Quando estiver macia, junte o leite condensado, o leite de coco, o leite de vaca, a canela e o cravo. Cozinhe em fogo baixo por mais uns 15 minutos, ou até engrossar. Coloque mais açúcar se quiser. Sirva quente ou fria.

JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br

Essa obra, orçada em R$ 120 milhões, realizará o sonho de Araraquara de não ser mais uma cidade dividida e libera uma estratégica área urbana para se planejar o futuro. “Será um imenso presente para os nossos 200 anos”, disse Edinho Silva. As obras do contorno ferroviário de Araraquara foram iniciadas no primeiro governo de Edinho, em 2008.

07

ANTT

V

ai conduzir o processo de construção da nova oficina e posto de abastecimento no Pátio de Tutoia “liberando a área central definitivamente”. Em Brasília, o prefeito Edinho obteve o sinal positivo para conclusão das obras de retirada dos trilhos da zona urbana. Ministro Maurício Quintella Lessa “se comprometeu a liberar os recursos”. Edinho foi acompanhado do deputado federal, Capitão Augusto e do vereador Cabo Magal Verri.


08

SÁBADO E DOMINGO 15 E 16 DE JULHO DE 2017

Rei Afonso XII

Foi rei da Espanha de 1886 a 1941 mantendo-se neutro durante a primeira guerra mundial, fez a incrível façanha de manter a paz. Afonso assumiu o trono antes mesmo de nascer, foi coroado seis meses antes. Mulheres preferem parentes

O pesquisador Tamas Bereczkei, da Universidade de Pécs (Hungria), após avaliar 312 adultos de 52 famílias concluiu: mulheres que namoram e se casam com homens com traços físicos parecidos com os de seu pai têm mais chances de felicidade no amor. Elas possuem traços físicos conhecidos e, assim, fica mais fácil demonstrar simpatia pelo marido. Maior expectativa de vida

Grande parte das mortes masculinas resulta de doenças, principalmente cardíacas, câncer e diabetes. Caso essas doenças fossem erradicadas, sua longevidade seria de 99 anos. A prática leva a perfeição

Caso não treinarmos determinado aprendizado ficamos suscetíveis a esquecer

JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br

Luigi 25% em seis horas, 33% em 24 horas e 90% em seis meses. Isso vale para informações recém-adquiridas.

1

Uniara

5

Jogos de azar

Apesar de muitas pessoas gostarem desse tipo de jogo, outras classificam-no como esforço do diabo. Porém curiosamente se você somar os números de uma roleta (1 a 36) resultará o número 666.

Datas históricas

15- Dia do Homem e Dia Nacional dos Clubes. 16- Dia do Comerciante e Dia de Nossa Senhora do Carmo. 17- Dia de Proteção às Florestas. 18- Dia Nacional do Trovador, Dia Internacional de Nelson Mandela e Dia de São Francisco Solano. 19- Dia da Caridade, Dia Nacional do Futebol e Dia de São Símaco. 20- Dia do Amigo e Internacional da Amizade e Dia da 1ª Viagem a Lua (1969). 21- Dia dos Mortos da Marinha.

(*) Mande sua dica pelo e-mail redacao@jornaldeararaquara.com.br

Assine o J.A. um jornal opinativo

8

Manoel Araújo acredita no sucesso da Facira-2017.

6

Digitais Caninas

Assim como os humanos possuem digitais únicas em seus dedos, os cães possuem um nariz único. Caso você tire a superfície do nariz de um cão, ela será única no mundo. Assim como nossas digitais.

Judô conquista 9 medalhas de Ouro em Ribeirão Preto.

2

Nos 200 anos, qual será o sucesso da Morada do Sol?

Vacina contra a gripe. Enquanto houver estoque aplicação no Sesa.

9

Número de Grêmios chega a 92% no Estado.

3

Ciclismo da Fundesport volta a disputar a Copa São Paulo, neste domingo (16), onde é líder.

7

Edinho visita Horta Comunitária do Valle Verde.

10

Prefeito Edinho recebe alguns munícipes para tomar um café.

Olhou diferente, lá vem: o que foi meu? Seja algodão entre cristais. Bom final de semana e obrigado.

Facira, cheirando a cadáver insepulto, terá Festival de Churrasco. Facira poderá ser reabilitada.

FONE: 3336-9381

4

DR. CARLOS FERNANDO CAMARGO CRM: 35.058


JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br

Américo com novo reservatório

SÁBADO E DOMING0 15 E 16 DE JULHO DE 2017

09

Apoio Cultural

A cidade ficou feliz com o anúncio feito pelo prefeito Dirceu Pano. Os vereadores são parte importante do processo legal.

Fone: 3301-2299

Av. Dr. Leite de Moraes, 1066 - Vila Xavier - Araraquara

Site: www.tetonovo.com.br - e-mail tetonovo@tetonovo.com.br

Conferência Municipal de Saúde (Comunicação de João Francisco Amaral) Américo Brasiliense festeja o sucesso da III Conferência Municipal de Saúde subordinada ao tema “A Saúde que temos e o SUS que queremos”. O evento contou com 200 pessoas e presença de várias autoridades como o Prefeito Dirceu Pano, Presidente do Fundo Social e 1ª Dama Nice Pano, Vice-Prefeita Terezinha Viveiros, Diretora Municipal de Saúde Eliana Mar-

A

sili, Diretor da DRS (Diretoria Regional de Saúde) Antônio Martins, representante do Conselho de Secretários Municipais do Estado de São Paulo Sr. Bruno Cobra, Presidente e a Vice Conselho Municipal de Saúde Dr. Willian Pio e Dra. Daniela Spirandelli Salgado, as Médicas Cubanas Ana Montoya Reys e Dylaida Vazco Vargas, Diretora de Saúde de Santa Lúcia Vera Lúcia Bergamim Casterete, Vereadores Diego Viveiros,

Leandro Macha, Mário Campos e Thiago Lima, além dos Diretores do Departamento de Água Esgoto e Meio Ambiente Alan Stein, do CRÁS Deise Dótele e Dr. Ezequiel Ariza Rios. Cidades Ao encontro compareceram Santa Lúcia, Boa Esperança do Sul, Trabiju, Rincão, Matão e Araraquara. O regimento interno da III Conferência Municipal de Saúde foi

Lei da Transparência

reportagem do J.A. foi abalroada, recentemente, tendo levado a ameaça de um vereador de Santa Lúcia para acolhimento e eventual providência do Delegado Romão. Uma causa encaminhada pelo notável advogado Mário Malara. Ainda não temos o resultado da denúncia, mas, certamente esse não é o caminho democrático para a defesa de um ponto de vista. Ainda mais com a responsabilidade de representar o povo e informar sobre trabalho resultante do mandato. Melhor do que ameaças irresponsáveis e perigosas são as cartas dos vereadores que-

aprovado por unanimidade e o Dr. José Carlos Arrojo Júnior palestrou sobre Construindo Novos Paradigmas na Atenção Primária a Saúde: Rompendo com o “sempre foi assim”. Os membros do Conselho Municipal de Saúde se juntaram aos delegados eleitos para votar e aprovar propostas incluídas no Plano Municipal de Saúde com vigência de 2017 a 2020 e seguirão para a Conferência Estadual e Nacional.

rendo contestar certas informações. Podemos não concordar, mas, sempre haverá espaço para a defesa. No entanto, melhor do que retificar, por que não cumprir a Lei da Transparência (12.527 de 2.011) usando espaço do Jornal de Araraquara que há mais de 20 anos circula em Santa Lúcia? Quanto mais informação, mais a população saberá se votou certo neste ou naquele vereador. Vale cumprir a obrigação, sem brigas desnecessárias e nada construtivas. Santa Lúcia merece o melhor dessa relação. (editor Geraldo Polezze)

J.A. na Drogaria Américo tem lugar amplo e bom acolhimento para retirar o J.A.

Droga Centro - João Orávio de Freitas Parabéns aos aniversariantes

15- Vitor Hugo Spinosa Charaba 16- Eduardo Francisco Marques 17- Nina Meirelles 18- José Gilberto Micalli, Sonia Maria Galli Furlan e Edimilson Ferreira 19- Antonio Francisco Brissolari 20- Samuel Peixoto Faleiros, Vera Ap. Moroni e Deolinda Ferreira 21- José Benedito Gomes Figueira, Amanda Briganti Gini e Juliana Bombarda 22- Angelo Brizolari, Laura Belinelli de Jesus, Daniela Pacagnella e Clara Mendes de A. Araújo 23- Laura Maria Roncali Dotele


10

SÁBADO E DOMINGO 15 E 16 DE JULHO DE 2017

Wilson

Silveira Luiz

e equipe

D

epois da vitória por 2 a 1 em Mirassol e 3 a zero em cima do Linense, a AFE joga a Copa Paulista, terça-feira(18), às 19h, em Rio Claro contra o Velo Clube Rioclarense.

Feminino

Ferroviária, classificada para a segunda fase do Campeonato Paulista de Futebol feminino, vai estrear dia 5 de agosto, na Arena da Fonte, contra a Ponte Preta.

Ciclismo

AFE na Copa Paulista livre feminino - Grupo Único: Araraquara, Bebedouro, Pontal e Sto. Antonio da Alegria; Tênis de mesa, masculino, sub 21 - Grupo B: Araraquara, Gavião Peixoto, Sertãozinho e Franca; Vôlei de praia, masculino livre - Grupo F: Araraquara, Pontal, Guaíra e N. Europa; Vôlei de praia feminino, livre, Grupo C: Araraquara, Motuca e Matão; Vôlei feminino, sub 21, Grupo A: Araraquara, Guaíra e Viradouro; Vôlei masculino, livre, Grupo A: Araraquara, Pontal, Serrana e Pitangueiras.

Outras modalidades

ARARAQUARA disputará atletismo convencional e ACD, masculino e feminino; Ciclismo, masculino e feminino (incluindo bicicross cujas provas serão no Parque Pinheirinho de Araraquara; Karatê; Xadrez; Taekwondo; Judô; Capoeira; Badminton; Ginástica artística-feminino 14 anos; Ginástica Artística, feminino e masculino; Ginástica rítmica; Natação, convencional e ACD; Skate Street e Tênis masculino e feminino.

BACKUP

Regionais

Houve alteração para inicio dos Jogos Regionais, em Sertãozinho: de 20 a 30 de julho.

Os Grupos

De acordo com a decisão do Congresso Técnico, ARARAQUARA está inserida nos seguintes grupos: Basquetebol livre feminino - Grupo Único: Araraquara, Franca e Sertãozinho; Basquetebol livre masculino - Grupo B: Araraquara, Serrana, Cristais Paulista e Barretos; Bocha livre - Grupo A: Araraquara, Boa Esperança do Sul e Américo Brasiliense; Biribol - Grupo A: Araraquara, Barretos e Severínia; Damas-Misto - Grupo Único: Araraquara, Barretos, Batatais, Brodowski, Dobrada e Terra Roxa; Futebol feminino livre - Grupo Único: Araraquara, Barretos, Batatais, Brodowski e Franca; Futebol masculino, sub 20 - Grupo B: Araraquara, Taquaritinga e Restinga; Futsal feminino livre - Grupo E: Araraquara, Altinópolis e Severínia; Futsal masculino - Grupo C: Araraquara, Jaboticabal e Ribeirão Corrente; Handebol feminino, sub 21 - Grupo Único: Araraquara, Barretos, Rincão e Sertãozinho; Handebol masculino, sub-21 - Grupo A: Araraquara, Rincão e Matão; Malha livre, Grupo C: Araraquara, Sertãozinho e Brodowski; Tênis de mesa,

+ Paschoal de Castro, 68 anos. Sepultado, dia 05, em Américo Brasiliense.

+ Felício Apparecido Ronchi, 78 anos. Sepultado, dia 06, Cemitério São Bento.

+ Rosa Maria Grecco Sipioni, 52 anos. Viúvo José Antonio Sipioni. Sepultada, dia 06, em Américo Brasiliense.

+ Lindomar Lellis, 74 anos. Viúva Benedita Aparecida Vicente Lellis. Sepultado, dia 07, Cemitério São Bento.

+ Cenira Gonçalves Mendes, 98 anos. Sepultada, dia 08, Cemitério São Bento.

Com 228 pontos e em 1º lugar na Copa São Paulo de ciclismo, a Fundesport participa, neste domingo(16), da 5ª etapa da competição em Jardinópolis. Os jornalistas Roberto Schiavon e Luiz Zakaib realizam o “Projeto Backup Araraquara” que resgata fatos históricos dos 200 anos da Morada do Sol.

JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br

A última à esquerda, Brisa Maria ao lado da Daniela Cabau e ginastas.

Brisa Maria

A araraquarense Brisa Maria Câmara, fisioterapeuta residente em Matão, esteve no Ginásio Prof. Gilberto Maestrelo (ginástica) a convite de Daniela Cabau para

transmitir conhecimentos em preparação física. “Foi uma colaboração muito valiosa. Isso vai nos ajudar bastante na preparação de nossos ginastas”, declarou Daniela.

Na Moldura

+ Valdevino Gomes, 67 anos. Sepultado, dia 08, em Américo Brasiliense.

+ Denirce do Carmo Rocha dos Santos, 67 anos. Viúvo Gervásio Benedito dos Santos. Sepultada, dia 08, Cemitério São Bento.

+ Sandra Helena de Freitas Mendes, 50 anos. Sepultada, dia 11, Cemitério São Bento.

+ André Lucio Moro, 50 anos. Sepultado, dia 11, Cemitério da Ressurreição.

+ Pedro Vieira Filho, 78 anos. Sepultado, dia 12, Cemitério das Cruzes.

+ Claudinéia de Lima Campos, 38 anos. Sepultada, dia 12, Cemitério das Cruzes.

+ José de Oliveira Franco Filho, 90 anos. Sepultado, dia 13, em Nova Europa.

+ Maria Tyroni, 80 anos. Sepultada, dia 09, em Santa Lúcia.

+ Maria Aparecida Teixeira Correa, 71 anos. Viúvo Ercílio Correa. Sepultada, dia 14, Cemitério São Bento.

+ Carmela França, 79 anos. Sepultada, dia 14, em Rincão.

+ Ernesto Tavares da Silva, 65 anos. Viúva Maria José Tavares da Silva. Sepultado, dia 09, em Américo Brasiliense.

+ Maria Delfino Pereira, 75 anos. Sepultada, dia 09, em Jaboticabal.

+ Maria Regina Gouvea, 56 anos. Viúvo Sérgio de Freitas Gouvea. Sepultada, dia 09, Cemitério São Bento.

(Apoio cultural: Paraty)

+ Maria Auxiliadora da Rocha, 76 anos. Viúvo Antônio Leão da Rocha Neto. Sepultada, dia 10, em Matão.

+ Maria Aparecida Lazaro, 76 anos. Sepultada, dia 13, Cemitério São Bento.

gramação bem elaborada que desperta a atenção de todos os que gostam do ritmo. É das 10 às 14 horas, é só conferir. Kiko tem comunicação especial.

+ Jacyra de Andrade Jorge, 83 anos. Sepultada, dia 10, Cemitério das Cruzes.

+ Maria José Renato do Nascimento, 79 anos. Viúvo Gilvan André do Nascimento. Sepultada, dia 09, Cemitério das Cruzes.

+ Augusto Francisco Muniz, 76 anos. Viúva Maria de Lourdes Muniz. Sepultado, dia 09, Cemitério Parque dos Lírios.

Pela Rádio Brasil FM de Araraquara, Kiko Camargo apresenta há mais de 11 anos o programa “SAMBA PEDE PASSAGEM”. Trata-se de uma pro-

pultado, dia 10, C. São Bento.

+ Arlindo Moreira, 88 anos. Sepultado, dia 10, Cemitério da Ressurreição.

+ José da Silva, 81 anos. Viúva Sueli Pereira da Silva. Sepultado, dia 10, em Ibaté.

+ Hélio Castanharo, 90 anos. Se-

+ Márcio Rogério Mariotto, 43 anos. Sepultado, dia 13, em Nova Europa.

• •

+ Paulo Roberto Pereira Junior, 33 anos. Sepultado, dia 14, Cemitério São Bento.

• •

+ José Orides, 69 anos. Viúva Jovelina Prado Pereira. Sepultado, dia 14, em Santa Lúcia.

+ Aparecida de Fátima de Castro, 49 anos. Sepultada, dia 14, em Boa Esperança do Sul.

+ Aparecido Ornelas, 75 anos. Sepultado, dia 14, Cemitério São Bento.

+ João Batista Trevisoli, 67 anos. Viúva Ana Maria Romanholi Trevisoli. Sepultado, dia 14, Cemitério São Bento.

Às famílias enlutadas o pesar do J.A.


JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br

SÁBADO E DOMINGO 15 E 16 DE JULHO DE 2017

Te s t e o s e u Po r t u g u ê s ( 4 6 3 )

11

Terezinha Bellote Chaman (*)

Convido-os a participarem de nossa próxima Missa em Condomínio, no dia 01 de agosto, às 20h, no Ed. Don Benedette (Av. 15 esquina Rua 8). Luis Eduardo Carrascossi aguarda-nos. Desejando que se realize uma Missa em seu Condomínio, faça contato com Carlos e/ou Terezinha Bellote Chaman - 16 - 3336-5548 9.9782-6116 - celp@terra.com.br Até lá e fiquem com DEUS. Teste seu Português:

A Celebração ficou a cargo de nosso estimado Pe. André Santos (Paróquia Menino Jesus de Praga).

De sua homilia, extraímos alguns trechos importantes: “O Evangelho de hoje nos ensina a termos confiança e esperança no poder de

DEUS e na promessa de seu filho Jesus Cristo. Esse mesmo Evangelho nos remete a uma barca... a barca das coisas do mundo. Não são muito boas as coisas que o mundo nos oferece. Nunca nos esqueçamos de que as águas são traiçoeiras. O mar é o mundo e Jesus está nessa barca. E muitas vezes, nós fraquejamos. É quando Jesus nos lembra; ‘Homens de pouca Fé, do que vocês têm medo?’ Nós, quando confiamos no DEUS que está no barco, não devemos, em hipótese alguma, temer. Sozinhos, sem a força e a confiança que vêm de DEUS, não conseguimos nada. Vejam, por exemplo, o barco da vida de todos os nossos Santos. Estes tiveram Fé, confiança e levaram seus barcos sem medo. Para quem confia, DEUS sempre opera milagres. Ainda, o Evangelho de hoje destaca, referindo-se a Jesus: ‘Quem é esse homem que até o mar e os ventos obedecem?’ Que nós jamais tenhamos medo de dar testemunho de nossa Fé. Sejamos como o apóstolo Paulo. Dis-

01 - Anda extremamente envolvida com sua _____________ sobre Serviço Social. a ( ) discertação; b ( ) dicertação; c ( ) dissertação; d ( ) disertação.

02 - Em qualquer receita que se faça, é ______________ colocar uma pitada de carinho. a ( ) imprescindível; b ( ) impressindível; c ( ) imprecindível; d ( ) impresindível. 03 - Deve ser uma delícia comer _________, temperado com __________. a ( ) cuzcus - assafrão; b ( ) cuscus - asafrão; c ( ) cuscuz - açafrão. 04 - A prática de fazer o bem chama-se: a ( ) beneficiência; b ( ) benefisciência; c ( ) beneficência; d ( ) benefisência.

Cart ório

Registre o seu imóvel. É questão de segurança. (Campanha do J.A.)

05 - O time do Itapipoca, do Ceará, precisa ____________. Ele anda meio morto em campo. a ( ) reçussitar; b ( ) ressucitar; c ( ) ressussitar; d ( ) ressuscitar. 06 - Neste final de semana, vou fazer um __________ na panela de ________. a ( ) nhoque - pressão; b ( ) inhoque - preção; c ( ) nhoqui - presção; d ( ) inhoqui - presão. 07 - Vou dar-lhe apenas mais uma ______________. Cuidado ao atravessar a rua! a ( ) admoestasão; b ( ) admoestação; c ( ) adimoestação; d ( ) adimoestasão; e ( ) admoestassão.

08 - Arnaldo Jabor tem o dom de ____________ as pessoas, com suas crônicas. a ( ) fassinar; b ( ) facinar; c ( ) fascinar; d ( ) fasinar.

9 - Pedro, não coma tanto! Isso pode lhe causar uma _____________. a ( ) endigestão; b ( ) indigestão; c ( ) endijestão; d ( ) indijestão.

10 - Eu disse para ele não fazer aquele __________ na janela. Deu no que deu, um grande __________. a ( ) escândalo - vexame; b ( ) iscândalo - vexami; c ( ) escandalo - vechame. (*) Professora de Português, especializada em Linguística de Texto - UNESP de Araraquara/SP, Mestre em Comunicação Social - UNESP de

Bauru/SP, Doutora em Serviço Social - UNESP de Franca/SP e Pesquisadora do GEPEFA - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Famílias. É Jornalista e assina coluna semanal (Teste o seu Português) em diversos jornais em todo o Brasil. Publicações em revistas técnicas na área de ciências humanas. Produtora de televisão do quadro “Teste o seu Português” por 16 anos em algumas TVs nacionais. OBS.: não deixe de assistir ao “Teste seu Português”, no canal You Tube ou pelo Facebook - www.facebook.com/testeseuportuguesonline Agora também na TV UNIARA, assista pelo canal aberto 55 ou tvuniaraararaquarayoutube

Respostas:

Aos 4 de julho, foi celebrada mais uma edição (87ª) de nossa Missa em Condomínio. 36 pessoas encontraram-se no Ed. Mediterrâneo. O Sr. Renato Giglio, síndico do edifício, abriu as portas do salão de festas, para que a querida Maria Callegari pudesse organizar, maravilhosamente, a Missa daquele dia. Mais uma vez, agradecemos a presença de Diogo Tulio. Juntamente com o Sr. Callegari, ambos nos encantaram, com belos cânticos.

se pouco antes de sua morte: ‘Combati o bom combate, terminei a corrida e guardei a Fé.’”

Resp 1.: c - Anda extremamente envolvida com sua dissertação sobre Serviço Social. Dissertação (= trabalho argumentativo escrito). Resp 2.: a - Em qualquer receita que se faça, é imprescindível colocar uma pitada de carinho. Imprescindível (= necessário, indispensável). Resp 3.: c - Deve ser uma delícia comer cuscuz, temperado com açafrão. Cuscuz (= delicioso prato da culinária brasileira). Açafrão (= tempero em pó amarelado, muito aromático). Resp 4.: c - A prática de fazer o bem chama-se: beneficência. Beneficência (= caridade, filantropia). Resp 5.: d - O time do Itapipoca, do Ceará, precisa ressuscitar. Ele anda meio morto em campo. Ressuscitar (= voltar à vida, reaparecer). Resp 6.: a - Neste final de semana, vou fazer um nhoque na panela de pressão. Nhoque (= massa à base de farinha de trigo e batata). Resp 7.: b - Vou dar-lhe apenas mais uma admoestação. Cuidado ao atravessar a rua! Admoestação (= advertência, aviso, conselho). Resp 8.: c - Arnaldo Jabor tem o dom de fascinar as pessoas, com suas crônicas. Fascinar (= encantar, deslumbrar). Resp 9.: b - Pedro, não coma tanto! Isso pode lhe causar uma indigestão. Indigestão (= perturbação digestiva). Resp 10.: a - Eu disse para ele não fazer aquele escândalo na janela. Deu no que deu, um grande vexame. Escândalo (= tumulto, cena). Vexame (= vergonha).

“Que nós jamais tenhamos medo de dar testemunho de nossa Fé”. (Pe. André Santos).

OBS.: Colunista semanal dos jornais Diário do Grande ABC (SP) e Jornal de Araraquara (SP), Jornal Independente - Dois Córregos (SP), Tribuna do Norte - Natal (RN), Jornal de Nova Odessa (SP), Diário da Franca - Franca (SP) e Diário de Sorocaba - Sorocaba (SP) - Jornal de Itatiba - Itatiba (SP) - O Liberal Regional Araçatuba (SP) - Diário da Serra - Tangara da Serra (MT).

Panificadora Cristal Pizzas, salgados e bolos para festas, por Kg. Uma homenagem ao seu paladar Rua Alm. Tamandaré, 367 -

(V. Xavier) - Fone:3332-3768


12

O

SÁBADO E DOMINGO 15 E 16 DE JULHO DE 2017

JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br

Fatec Araraquara

governador Geraldo Alckmin assinou decreto de criação de duas Faculdades de Tecnologia (Fatecs), em Araraquara e Araras, e uma Escola Técnica Estadual

(Etec) em Porto Feliz. Aulas das Fatecs em agosto.

Fatec Araraquara

A faculdade recém-criada fez processo seletivo para o se-

Centro Paula Souza

Administra Faculdades de Tecnologia (Fatecs) e Escolas Técnicas (Etecs) estaduais, além

gundo semestre com 40 vagas no período noturno. O interesse da comunidade é demonstrado pela demanda no Vestibular, 9,4 candidatos para cada vaga.

Foto: Sérgio Pierri

das classes descentralizadas, em 300 municípios. Nas Etecs, mais de 211 mil matriculados. Fatecs, mais de 80 mil alunos.

Carta - Resposta

E

m relação à matéria “Demissão”, publicada pelo Jornal de Araraquara na edição 08 a 12 de julho, a Furp de Américo Brasiliense esclarece que está em pleno funcionamento. A fábrica produz, por ano, cerca de 600 milhões de unidades farmacotécnicas (comprimidos/ cápsulas). Com nível tecnológico alinhado aos melhores laboratórios do segmento no mundo, a fábrica, que tem 27 mil metros de área construída, possui o que há de mais moderno na área de fabricação de medicamentos. Os equipamentos foram adquiridos dos maiores e mais respeitados países fabricantes do mundo: Alemanha e Suíça, além de Itália, Inglaterra, Japão e EUA. A fábrica é totalmente automatizada com uma Central de Controle que monitora todo o funcionamento da indústria, incluindo a área de produção, 24 horas

por dia. O setor produtivo possui, ainda, um sofisticado controle de acesso, com um mecanismo de intertravamento em todas as suas portas. Com ele, quando uma das portas de uma sala do setor se abre, as outras são automaticamente fechadas. Isso previne a contaminação dos diferentes ambientes. Não há falta de funcionários ou equipamentos. Há 200 servidores trabalhando na fábrica de Américo. Os profissionais que atuavam na Universidade Estadual Paulista (UNESP) estavam em cessão temporária para alocação de mão de obra. A cessionária, no caso a UNESP, não se dispôs a efetuar o ressarcimento incluindo os devidos encargos sociais. As dispensas realizadas foram detalhadamente esclarecidas aos funcionários e estão fundamentadas em pareceres jurídicos respaldados pela Procuradoria Geral do Estado.

De olho na programação nauticana No domingo, 16, a família toda se diverte no clube

J

á se programou para o domingo nauticano? Tem atividades criativas, ginástica, música nos bares, brincadeira na praia e muito mais!

otoH Foto: Marcel Minguini_Ph

Artes, exercícios e brincadeiras no salão do restaurante

10h - Pintura 10h - Yoga 11h - Ginástica Relaxante 12h - prova relâmpago: Morto-Vivo 14h - Pintura de Inverno

Espaço Brincar Os ciclistas nauticanos vão enfrentar diversos desafios sobre duas rodas em mais um Campeonato de Mountain Bike

9h - Pilates 10h30 - Amarelinha 14h30 - Basquete com Balões 16h - Esconde-esconde

Agito total na praia do Bar da Mata

14h30 - Trenzinho (saída do balão do restaurante em direção à praia do Bar da Mata) 15h - Gincana Colorida

Música Música nos bares nos bares

12h30 - Musical Espelho D’água - Bar da Praia 14h30 - Eduardo e Lourival - Bar da Mata

Mountain Bike

No domingo, a partir das 9h, os ciclistas nauticanos vão enfrentar obstáculos e desafios no 3o Campeonato de Mountain Bike do Náutico! Apaixonados pela bike de todas as idades vão encarar um novo percurso e mostrar que podem vencer qualquer dificuldade sobre duas rodas! A saída é do Campo 11 de futebol.

Edição 1256  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you