Page 1

Liderança

Buracos

Facira

Proposta

Vereador

Massafera encerra e Márcia Lia pode substituir Edinho, quem serão nossos deputados? Só um comunicador tem potencial para unificar: José Carlos Magdalena.

Araraquara faz 200 anos e festas são anunciadas visando registrar evento, mas, por que não tampar buracos e deixar a cidade mais apaixonante?

Prefeito Edinho tenta resgatar a beleza e efeitos da Facira, pelo jeito, sem a participação da ACIA que é a dona da marca. É falta de compromisso?

Qual vereador terá força e talento para apresentar um projeto que disponha sobre o fim da desta poluição visual que invade a cidade bicentenária?

Para cidades de todos os tamanhos, tem um custo direto e outro indireto. Sabese que não é pequeno. Então por que não acompanhar o que ele faz?

Edição 1.252

R$ 3,00

17 a 21 de junho - 2017

Editor Geraldo Polezze

Alô MP: hospital foi fechado A

população merece um esclarecimento e os promotores têm força e experiência para verificar o que aconteceu de estranho nas negociações iniciadas com o então presidente

Fábio Santiago. De pronto o cobiçado Plano Benemed e depois o prédio que ora é discutido, com novo presidente que muita gente até desconhecia. Junto com ausência de co-

municação, como se o hospital fosse sem importância à comunidade, fala-se em apropriação indébita em algum momento. Isso precisa de um banho de verdade (editorial). Páginas 02, 12 e 13

Uniara defende “quebra-cabeça” na Espanha sobre ciclo do coração

Pág 05

Assinatura 3332-1002 (Cristiane)

Edinho escolhe conselho da terceira-idade com o líder Alzemiro Ianeli. Vereador Roger Mendes discute com Elisa Santos o avanço na deficiência.


02

OPINI ÃO

SÁBADO E DOMINGO 17 E 18 DE JUNHO DE 2017

JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br

Quando o MP vai cuidar da Beneficência?

Editorial

C

om tempestade de notícia é impossível ao Ministério Público ignorar o desencontro administrativo, verbas diluídas e díviJORNAL DE

ARARAQUARA Publicação semanal da empresa “Jornal de Araraquara Ltda”.

Editor: Geraldo Polezze - MTb 9.886 Registrado no Cartório Civil sob o nº 36.264 PABX: (0xx16) 3332-1002 End. Rua Ceará, 1063 Araraquara - SP CEP 14810-165

Diretora Administrativa: Marilene Volpatti Home page: www.jornaldeararaquara.com.br e-mail: redacao@jornaldeararaquara.com.br facebook.com/jornaldeararaquara youtube: Jornal de Araraquara Impressão: Grafisc - São Carlos

das acumuladas com escassez de informação para a população. A região de Araraquara ficou sem um dos hospitais, o que é grave.

Isso posto, espera-se do MP que, até de ofício, tire a toalha do que restou da casa hospitalar e, de preferência, inicie o processo que visa cas-

tigar quem não fez a lição de casa. Em meio a dúvidas e acusações, inquestionavelmente um hospital foi fechado. Povo quer luz e... ação.


JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br

Cinemas

Programação até 21 de junho A Múmia Moviecom 3: Dublado: Diariamente, sessões às 15h, 17h15, 19h30 e 21h50. Moviecom 4 (3D): Dublado: Diariamente, sessões às 16h45 e 19h. Cine Lupo 1: Legendado: Terça, Quarta e Sexta-feira, sessão às 19h. Sábado, sessões às 16h30 e 19h. Domingo, sessão às 16h30.

Era o Hotel Cambridge Cine Lupo 2: Nacional: Terça a Sábado, sessão às 19h. Domingo, sessão às 16h30.

Baywatch – SOS Malibu Moviecom 1: Dublado: Diariamente, sessões às 14h20, 16h50 e 19h15. Moviecom 1: Legendado: Diariamente, sessão às 21h40.

Meus 15 anos Moviecom 5: Nacional: Sábado e Domingo, sessões às 14h40 e 16h40.

Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar Moviecom 2: Dublado: Diariamente, sessões às 19h10 e 21h45. Cine Lupo 2: Legendado: Terça a Domingo, sessão às 18h30.

Mulher-Maravilha Moviecom 2: Dublado: Seg. a Sexta-feira, sessão às 16h20. Sábado e Domingo, sessões às 13h30 e 16h20. Moviecom 4 (3D): Dublado: Diariamente, sessões às 14h e 21h15. Moviecom 5: Dublado: Diariamente, sessões às 18h40 e 21h30. Cine Lupo 2: Legendado: Terça, Quarta e Sexta-feira, sessão às 21h. Sábado, sessões às 16h e 21h. Domingo, sessão às 18h30. O jornal recebeu a programação diretamente dos promotores.

Uniara em Ubatuba Introdução à biologia marinha, inscrições para todo interessado.

A graduação de Biologia da Universidade de Araraquara – Uniara abre inscrições para curso de extensão universitária “Introdução à Biologia Marinha”, 20 e 23 de outubro em Ubatuba. Será ministrada pelo professor Douglas Peiró, juntamente com o biólogo Eduardo Donato e estudante Rodrigo Ilho. Serão fornecidos subsídios para compreensão do ambiente marinho, de seus organismos e da interação entre eles; formação de um espírito crítico e científico; complemento à formação já adquirida, com aulas no ambiente natural, e ambientes adjacentes ao marinho, como manguezais, restinga e riachos litorâneos. (Informações com Donato, (16) 99991-9479 ou Peiró email douglaspeiro@hotmail.com)

Araraquara fará 200 Anos. Vamos comemorar o abandono? As ruas e avenidas todas esburacadas? As praças sujas entregues a vândalos? A então famosa arborização com poda para os munícipes. Moradores de rua aumentando, viciados em craque pedindo um dinheirinho nas esquinas? Não há nada para comemorar, uma lástima, triste e revoltante. (Andréia)

Absurdo dos absurdos

A Creche do Jardim Cruzeiro do Sul, onde maioria das mães trabalha terá que mudar seus horários. Dia desses a diretora fez uma reunião para informar novo horário. Ao invés de sair às 17h passaria a sair às 16h30. Motivo? Professoras que estão amamentando precisam sair mais cedo e não têm quem fique nessa meia hora. As mães que saem às 17h como farão para pegar seus filhos na creche? Terão que deixar os filhos com outras pessoas ou saírem mais cedo de seus empregos? Que se dane a mãe trabalhadora. Prefeito Edinho, al-

Agenda

Sábado (17)

Semana Luís Antonio - 10h Ponto de partida na Praça de Santa Cruz: “De volta ao Básico”, intervenção cênica com o Núcleo de Formação da Casa da Cultura. SESC Araraquara - 14h Oficina de Teatro com Carlos Canhameiro.

SESI Araraquara - 19h15 “Ella, A Comportada” com Geórgia Rita Palomino. Praça Pedro de Toledo - 22h “O Canto das Mulheres do Asfalto”, e segunda sessão às 23 horas. Sesi - 20h “Uma Noite Sem o Aspirador de Pó”, história de dois solitários. Ingressos gratuitos no sistema Meu SESI (www.sesisp.org.br /meu-sesi)

internauta

Comemorar o quê?

SÁBADO E DOMINGO 17 E 18 DE JUNHO DE 2017

guma coisa está errada.

Ainda o rescaldo

(Vera)

Após TSE absolver a Chapa Dilma/Temer não dá para negar politização no Judiciário. Os brasileiros estão descrentes inclusive ou principalmente com os partidos políticos. Segundo analistas políticos, novas lideranças terão que aparecer até 2018, pois, os que aí estão são marcados pelo descrédito. O povo está de olho. (Fernando)

Muda o cenário

Pesquisa recente diz que as próximas eleições serão decididas pelas redes sociais, mas, político tem que abrir o leque: não pode “esquecer” veículos formadores de opinião. O brasileiro está mudando e devemos a Lava Jato e Juiz Sérgio Moro que mostram a qualidade de boa parte de nossos mandatários. Portanto senhores políticos, também de Araraquara, coloquem a barbinha de molho. (Reginaldo)

Domingo (18)

SESC - 16h Show Bando do Seu Pereira. Um grupo politizado, no Garimpo, grátis. - 14h Cinema “Não aceitamos devoluções”. Valentin leva uma vida despreocupada, até que uma mulher bate à sua porta e deixa um bebê, dizendo ser filha dele. Grátis e convite 1h de antecedência. Semana Luís Antonio Teatro do SESC Araraquara - 11h Guaiá de Todos Nós Cia Burucutu de Teatro no estacionamento da UPA do Valle Verde. - 16h “A Cinderela do Pé Inchado”, espetáculo infantil no estacionamento da UPA do Valle Verde. - 17h “Para Além da Palma de sua Mão”. Grupo Ciranda Rodamundo no Cemitério São Bento como ponto de partida. - 20h “Reviva-me”, um espetáculo cortejo com a Cia Incorporar. Projeto Choro das Águas - Praça Fonte Luminosa - 17h Contação de histórias com o Grupo Perimbolê. - 18h Sambazinho interpreta Samba Raiz.

03

Segunda (19)

Semana Luís Antonio (Sala Jean Paul Sartre) - 18h “Quem foi Luís?” café de investigação com Analu Prestes no Teatro Wallace. - 19h30 “Ta na Hora de Dormir”, o Grupo Meia Dúzia de 3 ou 4 no Palacete das Rosas. - 21h Sessão Zoom

Terça (20)

Semana Luís Antonio (Teatro Wallace) - 19h30 “Nada” com Analu Prestes e Clarisse Derzié no Palacete das Rosas. - 21h30 “Catarinas” com Grupo Todos Nove - Batepapo com Ekena e Amanda.

Quarta (21)

Semana Luís Antonio (Em frente à Casa da Cultura) - 18h30 “Janela Aberta” intervenção cênica com o Núcleo de Formação da Casa da Cultura. Teatro Wallace - 19h30 “O Nariz” com a Cia Garimpo.

Quinta (22)

Semana Luís Antonio (Casa da Cultura) - 19h “Minha Alma é Caipira e meu Corpo é do Mundo” - com Zé Guilherme. Casa da Cultura - 20h “O Nariz” com a Cia Garimpo. Palacete das Rosas - 22h “Quixotes” com a Cia Cais do Porto.

Sexta (23)

Semana Luís Antonio (CAIC Vale do Sol) - 18h “Para Além da Palma de sua Mão” com Grupo Ciranda Rodamundo em frente ao Palacete das Rosas. - 19h “Experimento X nº1” com o Grupo Aberto de Teatro da UNESP, no Palacete das Rosas. - 20h “Quixotes” com a Cia Cais do Porto, no Teatro do SESI. - 20h Quinteto Bachiana SESI e Giovana Maira.


04

SÁBADO E DOMINGO 17 E 18 DE JUNHO DE 2017

JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br

Uniara: agências no TCC

A

Quarto ano de Publicidade da Uniara apresenta Trabalhos de Conclusão de Curso e lança agências.

coordenadora da graduação, Eduarda Escila Ferreira Lopes, explica que os estudantes desenvolvem um plano de comunicação, viabilidade e de mercado. “Eles são avaliados teórica, fundamental e prática de apresentação”. Atividade foi tranqüila “campanhas de lançamento criativas, com novas propostas de mídia”. Na segunda etapa do TCC, final do ano, as agências experimentais apresentarão campanhas publicitárias de seus clientes. “Há alguns diferenciados desta vez, como uma empresa de análise ambiental, onde a comunicação vai sair do trivial e envolver outras ações de marketing. Mas também há clientes tradicionais como um pet shop que certamente renderá uma boa campanha”, finaliza Eduarda.

DR. CARLOS FERNANDO CAMARGO CRM: 35.058

FONE: 3336-9381

Galhardo Sociedade de Advogados OAB/SP 11.486

O seu filho ainda vai estudar aqui

CIVIL - TRABALHISTA DIREITO IMOBILIÁRIO

Av. São Paulo, 735 Fonefax : (16) 3322-4506

A

O recomeço

Texto: Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves

cada episódio revelado de corrupção e impunidade, a política brasileira vai se tornando mais volátil. O momento crítico é inegável, com expressiva parte do Congresso sob suspeição, o presidente da República em alto grau de impopularidade, fustigado por denúncias e sob investigação, e a sociedade atônita com tanta noticia ruim. Michel Temer é obrigado, hoje, a empregar grande parte do seu tempo para se manter no poder e vê a possibilidade de periclitar seu principal e derradeiro capital político: a maioria parlamentar. Dificilmente os indicadores econômicos, que começaram a reagir positivamente no seu governo, continuarão em alta num clima de tanta instabilidade. A sociedade está prenhe de informações sobre os malfeitos

apurados no Mensalão, Lava Jato e outras investigações. Um novo “acordão” é algo impensável num momento em que o povo está excitado e a maior parte das lideranças é alvo de questionamentos. Agora, a França tem uma nova lição. Depois da derrocada do governo de esquerda, o povo francês elegeu um presidente jovem e pertencente a um partido novo, fundado há apenas um ano que também fez a maioria das cadeiras do parlamento. Se a França pode, por que o Brasil não poderá começar tudo de novo? Com novos políticos, novos partidos e novas lideranças, em vez do caos que nos ameaça poderemos ter o sonhado novo país, livre da corrupção e da desigualdade social. (*) Dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo aspomilpm@terra.com.br)


Uniara exporta saberes

JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br

O

professor do curso de Medicina e Pós-Graduação em Biotecnologia em Medicina Regenerativa e Química Medicinal da Universidade de Araraquara – Uniara, Luis Henrique Montrezor, apresenta trabalho no Higher Education Advances – HEAd’17, 21 de junho em Valência (Espanha).

Intitulado “Effect of an educational game on student´s learning: different approaches for evaluation”, o estudo “sustenta a hipótese de que a utilização de metodologias ativas (no caso, o ‘quebra cabeça’), melhora o desempenho dos alunos em avaliações sobre o Ciclo Cardíaco”.

Desempenho

dos estudantes

Foi avaliado em pré e pós testes, antes e após o ‘quebra cabeça’ como metodologia ativa. O trabalho foi aplicado em três instituições, para alunos de diferentes cursos – Medicina, da Uniara; Odontologia, da Facul-

dade de Odontologia de Piracicaba – FOP/Unicamp, e Enfermagem e Fisioterapia, da Universidade Federal do Pampa – Unipampa. Os resultados sugerem que a utilização do ‘quebra cabeça’ foi efetiva para o aprendizado do tema proposto (ciclo cardíaco) para a maioria dos alunos”.

Quanto ganha o seu vereador?

O

que o seu vereador faz na Câmara Municipal? Quantas sessões são realiza-

das e quanto ele ganha por mês? Que tipo de trabalho ele apresenta para representá-lo

lém de formar multiplicadores de conhecimento, como professores, estudantes e comunidade, o vereador Rafael de Angeli sugeriu ao Executivo a criação da Semana do “Amigo Ani-

Vereador Rafael de Angeli defende guarda responsável de animais.

05

Apoio Cultural

Fone: 3301-2299

Av. Dr. Leite de Moraes, 1066 - Vila Xavier - Araraquara

Site: www.tetonovo.com.br - e-mail tetonovo@tetonovo.com.br

com altivez e cidadania? Saiba o que seu vereador faz e quanto ganha para fazê-lo.

Semana do “Amigo Animal”

A

SÁBADO E DOMINGO 17 E 18 DE JUNHO DE 2017

mal”. Prevê fixar uma data no calendário de eventos para atividades nas escolas da rede municipal, com a integração da secretaria do Meio Ambiente, órgãos de defesa animal e médicos veterinários.

J.A. na Drogaria Américo tem lugar amplo e bom acolhimento para retirar o J.A.

Droga Centro - João Orávio de Freitas Parabéns aos aniversariantes

17- Sueli de Fátima Batista 18- Felipe Cavalari 20- Fabiano Becassi Galucci, Berenice N. Della Rovere, Aparecida Brissolari, Hugo Bombarda Pinheiros e Eduarda Nascimento dos Anjos 22- Jaqueline Barbieri da Silva 23- João Salvino 25- Suely Cremonezi Rabatini


06

E

SÁBADO E DOMINGO 17 E 18 DE JUNHO DE 2017

Coração das crianças

m abril de 2011, lei da vereadora Juliana Damus instituiu 12 de junho como o Dia Municipal de Conscientização da Cardiopatia Congênita em Araraquara. Para esclarecer a prevenção e ao tratamento a servidora pública Taísa Ferreira Rodrigues Lima ocupou a Tribuna Popular.

Perdeu a filha

Em 2009, Taísa perdeu uma filha para a cardiopatia congênita complexa, uma doença com incidência oito vezes maior do que a Síndrome de Down entre os recém-nascidos brasileiros.

Não sabia que crianças podiam nascer com problemas no coração.

Desde então, Taísa trabalha incansavelmente para informar

as mães sobre os riscos, sintomas e tratamento das cardiopatias congênitas. Cardiopatia congênita é o nome dado a qualquer anormalidade na estrutura ou função do coração que surge nas primeiras oito semanas de gestação, quando se forma o coração do bebê. As causas das doenças cardíacas não são definidas e acredita-se que decorrem de uma combinação de fatores genéticos e ambientais, porém, algumas características parecem ser mais comuns nas famílias com casos comprovados. São eles: mães com mais de 35 anos; pai, mãe ou filhos anteriores com cardiopatia congênita; mães portadoras de diabetes, hipotireoidismo ou lúpus eritematoso sistêmico (LES); mães que apresentem doenças como toxoplasmose ou rubéola durante a gestação; mães em uso de medicamentos como anticonvulsivantes, anti-inflamatórios, ácido retinóico, lítio durante a gestação; gestação de

gêmeos ou múltiplos; gravidez por fertilização in vitro. Malformações, síndromes e defeitos genéticos também aumentam a incidência das doenças.

As cardiopatias congênitas são identificadas durante exames do pré-natal. Alguns casos requerem tratamento intrauterino, outros requerem medicamentos e cirurgias. Após o nascimento do bebê, uma série de sintomas deve chamar a atenção dos pais, como a cianose (pontas dos dedos e/ou lábios roxos); transpiração e cansaço excessivos durante as mamadas; respiração acelerada mesmo durante o sono; dificuldade para ganhar peso; irritação frequente e choro sem consolo. Nas crianças maiores, os alertas são cansaço excessivo em atividades físicas e dificuldade para acompanhar o ritmo de outras crianças; crescimento e ganho de peso de forma não adequada; infecções pulmonares repetitivas; lábios roxos (cianose) e pele mais pálida quando brincam muito; e coração com ritmo acelerado (taquicardia).

Cartório Registre o se u imóvel. É questão de segurança. (Campanha do J.A.)

JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br


P-01


P-02

Abertura do TIP

Bolo de 93 anos O número que vale por uma história impactante, misto de saudade e realizações.

Amizade a partir do pedal

É uma publicação que visa a aprendizagem do Colégio Progresso de Araraquara. O Conselho Editorial é formado pela Mantenedora, Direção e Equipe Pedagógica da Escola. Jornalista-editor Geraldo Polezze (Mtb 9.886).

Apoio Cultural

Expediente

Ato litúrgico para agradecer


Colégio Progresso Desafio Nacional Acadêmico

Fotos: Coordenadores Evento

entre 1.120 é 7º colocado

O

Progresso no maior desafio de conhecimento pela internet: vitória do coletivo!

Colégio Progresso de Araraquara foi o sétimo colocado, entre 1120 escolas, no Desafio Nacional Acadêmico: o maior desafio de conhecimento realizado pela internet. A disputa, finalizada no

1.120 escolas

0889 fase final

0007 Progresso

Turma buscou conhecimento novo enquanto respondia a temas e desafios atuais!

último dia 27, é fundamentado na filosofia pedagógica WebQuest e tem por objetivo levar os participantes a adquirirem novos conhecimentos enquanto buscam respostas para os desafios propostos. Trata-se de um jogo virtual que leva equipes de todo o País a se confrontarem com 110 desafios e enigmas em onze áreas do conhecimento: meio ambiente, música, curiosidades, atualidades, idiomas, história, tecnologia, esportes, raciocínio lógico, direito e um tema surpresa. A equipe que concluir o maior número de tarefas extras, solucionar o máximo de desafios e desvendar o enigma final dentro do prazo estabelecido é a campeã. Das 1120 participantes deste ano, 889 escolas ficaram para a fase final, realizada sábado, dia 27. Esta é a sétima vez que o Colégio Progresso participa do evento, realizado pelo Projeto Nacional de Ensino a Distância, com apoio do INEP, Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, Secretaria de Educação de Minas Gerais, Secretaria de Educação do Rio Grande do Sul e outros parceiros institucionais. (Matéria veiculada originalmente pelo Jornal “O Imparcial”.)

P-03


P-04

O

Giuliana Vallone (*)

jornal estudantil "Crimson", da Universidade Harvard, revelou em reportagem na última segunda (5) que dez calouros perderam suas vagas na instituição graças a postagens ofensivas no Facebook. As publicações feitas em grupo privado na rede social continham piadas sobre vítimas de abuso sexual, Holocausto e grupos étnicos. Ainda assim, seu conteúdo chegou ao conhecimento da universidade, que decidiu revogar a matrícula dos estudantes. Embora indique, obviamente, problemas maiores no caso desses alunos, o fato mostra o desconhecimento

R a s tr o d i g i ta l dos jovens (e da maioria dos usuários da internet) sobre sua exposição on-line.

A sensação de privacidade é enganosa Quanto você sabe sobre seu rastro digital? O que as pessoas conseguem descobrir ao buscar pelo seu nome? "Privacidade não significa mais a mesma coisa. Só que sua mãe pode não saber de algo que você fez logo depois de você fazê-lo", diz Luvvie Ajayi, autora do livro "I'm Judging You: The Do-Better Manual" (estou te julgando: ma-

nual para agir melhor, em tradução livre). Os jovens que nasceram na era da internet não entendem o peso do que postam on-line. E estão longe de saber a importância de sua reputação digital para a entrada na vida adulta. E, então, vem o segundo problema: o histórico digital prejudica a possibilidade de mudarmos de opinião, a percepção sobre nosso amadurecimento. Todos nos arrependemos de coisas ditas anos atrás. Junte a falta de bom senso, comum entre adolescentes, à conectividade, e você terá uma infinidade de posts dos quais se arrepender no futuro. Podemos ser confrontados o tempo todo com avaliações

equivocadas do passado, coisas das quais nos envergonharíamos terrivelmente hoje. Como é possível provar que não pensamos como antes? É sua palavra contra a sua própria palavra. Você acreditaria na reabilitação de alguém que fez um comentário preconceituoso no passado? .

Tudo isso torna a educação digital a necessidade da hora Esse esforço terá de envolver instituições, educadores e, sim, as empresas de tecnologia. Para elas, é vital que os usuários utilizem suas plata-

formas de maneira positiva. Já sofrendo pressão para ajudar a coibir as "fake news", elas podem ver no futuro um movimento bem pior para os negócios: a ideia de que o único jeito de salvar sua reputação digital seja simplesmente não existir on-line. Enquanto isso, algumas dicas: 1) descubra o que você está mostrando aos outros na internet; 2) revise suas opiniões passadas com frequência e 3) na hora de postar, siga o conselho de Ajayi. Pense se você gostaria de ver sua publicação em um telão na Times Square, em Nova York. Se a resposta for não, NÃO POSTE. (*) É secretária-assistente de Redação. (FSP - Caderno A2 Opinião - 12/06/17)


SÁBADO E DOMINGO 17 E 18 DE JUNHO DE 2017

JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br

Wilson

Silveira Luiz

e equipe

N

Difícil para as Guerreiras

o feriado de quinta-feira, na ARENA DA FONTE, AFE e Corinthians Paulista jogaram pela fase de quartas de finais, do Campeonato Brasileiro de futebol feminino. Vitória corinthiana, 2 a 1. Na próxima semana o jogo de volta será na Arena Barueri. As grenás só passarão para outra fase se vencerem por uma diferença de 2 gols. Missão difícil, obviamente não impossível se levarmos em conta que no futebol acontece.

Elenco Afeano

Para as disputas da Copa Paulista-2017, a partir de 2 de julho, 10 horas da manhã, em Mirassol, a Ferroviária já tem inscritos os jogadores: Gustavo Fraga, Arthur Henrique, Elton da Silva, Odailson, Willian Favoni, Élvis, Íkaro, Danilo Sacramento, Felipe Ferreira, Renato Kaiser, Santiago, Maycon, Matheus Vinicius e Maurício.

Preparação

O técnico Paulo Cesar de Oliveira aproveita os jogos-treino para observar seu elenco. Em Jaú, AFE venceu por 2 a zero e, em Ribeirão Preto, perdeu para o Botafogo, 2 a 1.

XV na chave

A Federação Paulista de Futebol incluiu na chave da Ferroviária, para as disputas da Copa Paulista, o XV de Novembro de Piracicaba, campeão em 2016. Ferroviária foi vice no ano passado.

Fundesport

Professor André Luís Custódio Talora, Coordenador da Fundesport, esteve em Sertãozinho para escolher alojamento para a Delegação que representará Araraquara nos Jogos Regionais da 5º Região Esportiva. Talora informa que é uma Escola nova, com pavimento térreo e 18 salas. É a Escola Municipal “Elvira Arruda de Souza’, no Jardim Alvorada. A Delegação de Araraquara deverá ter mais de 400 integrantes. As duas novidades serão as equipes de Skate e Badminton, oficializadas pela Secretaria Estadual de Esporte - SELJ. Jogos de 19 a 29 de Julho.

Bicicross

As competições deverão ser realizadas em Araraquara, no Centro Esportivo do Pinheirinho.

Finalistas

Os resultados da fase semifinal definiram os quatro finalistas da 24ª Copa Araraquara “Augusto Martins Taveira”. Na próxima semana, Gavião Peixoto receberá o Clube Araraquarense e jogo de volta no Aristocrático. Na outra chave, o Clube Náutico Araraquara receberá a FAE/Jaboticabal e no jogo de volta o Náutico irá a Jaboticabal. Promoção da LIBA presidida por Flaviano Barbosa Leite.

Basquete

A Liga Nacional de Basquetebol fará a decisão do Novo Basquete Brasil-edição 2017, neste sábado(17), às 14h30 no Gigantão. Bauru e Paulistano já fizeram 4 jogos com 2 vitórias cada um. O 5º e decisivo jogo terá Gigantão lotado relembrando grandes eventos, como a final do Sul-Americano Juvenil Masculino entre Brasil e Argentina. Esse jogaço deverá influenciar os dirigentes araraquarenses a fim

de aproveitar o entusiasmo do momento e incrementar nosso basquete.

Craque da Bocha

Faleceu em Araraquara, na semana passada, aos 72 anos, o campeão de bocha Juraci Gonçalves da Silva. Na Copa Araraquara, Juraci obteve várias vezes o título de campeão. No Torneio de 1º de Maio de 2017, atuando por Américo Brasiliense, ganhou o título máximo ao lado de seu irmão José Carlos. O título mais importante de sua vitoriosa carreira foi conquistado em 1996 em Boa Esperança do Sul. No torneio de duplas promovido pela Secretaria Estadual de Esporte e Juventude participaram mais de 1000 duplas. As 16 finalistas jogaram no Clube Náutico no dia 21 de Julho e no Centro de Lazer do Trabalhador de Boa Esperança do Sul. Juraci, formando dupla com Estevarengo, tornou-se campeão estadual. Ele deixou marcado o seu nome como grande craque bochófilo do Estado de São Paulo.

Na Moldura O focalizado da página esportiva é o Dr. Bruno José Ópice de Matos, falecido recentemente e que deixou como legado um conjunto de promoções da comunidade araraquarense. Engenheiro atuante, o saudoso Bruninho foi Presidente do Clube Araraquarense e da Ferroviária. Soube aglutinar um número enorme de amigos leais. Escreveu uma história bonita. Obrigado caríssimo.

(Apoio cultural: Paraty)

Panificadora Cristal Pizzas, salgados e bolos para festas, por Kg. Rua Alm. Tamandaré, 367 - (V. Xavier)

Fone:3332-3768

11

+ Valeria Aparecida Soares de Lacerda, 48 anos. Viúvo João Batista Ramos. Sepultado, dia 09, Cemitério São Bento.

+ Joaquim Sorbo, 74 anos. Viúva Marly Aparecida Bonetti Sorbo. Sepultado, dia 12, Cemitério São Bento.

+ Walter Pavoni, 80 anos. Viúva Jovina Maria Facchini Pavoni. Sepultado, dia 12, em Rincão.

+ Denis Alves Lélis, 32 anos. Viúva Michele Assad Ramos. Sepultado, dia 10, Cemitério das Cruzes. + Clarice Aparecida Silvério, 58 anos. Sepultada, dia 10, Cemitério das Cruzes.

+ Odette Machado, 86 anos. Sepultada, dia 10, Cemitério São Bento.

+ Osmar Fermiano, 87 anos. Viúva Tereza S. Fermiano. Sepultado, dia 10, Cemitério São Bento.

+ Carlos Marcelo Nascimento, 59 anos. Viúva Marlene Bernardo Nascimento. Sepultado, dia 10, em Rincão.

+ Manoel Joaquim de Santana, 79 anos. Viúva Maria Miguel de Santana. Sepultado, dia 11, em Dobrada.

+ Eurimar Borges dos Santos, 35 anos. Viúvo Francisco Pereira dos Santos. Sepultada, dia 11, Cemitério das Cruzes.

+ Alba Helena Cechetti, 85 anos. Sepultada, dia 11, Cemitério São Bento.

+ Ermes Nunes Alves, 87 anos. Sepultada, dia 12, Cemitério São Bento.

+ Antenor Ferreira Júnior, 60 anos. Viúva Neusa Maria Esposto. Sepultado, dia 13, Cemitério São Bento.

+ Adelaide Aparecida Ribeiro de Souza, 71 anos. Sepultada, dia 13, em Matão.

+ Anna Apparecida Santa Maria dos Santos, 92 anos. Sepultada, dia 13, Cemitério São Bento.

+ Maria Valente Minutti Lopes, 83 anos. Sepultada, dia 13, em Dourado.

+ Maria Eulina Vieira Salum, 59 anos. Sepultada, dia 14, Cemitério São Bento.

+ Yolanda Filie Dias Ferreira, 92 anos. Sepultada, dia 14, Cemitério São Bento.

+ Arsenio Pereira, 93 anos. Sepultado, dia 14, Cemitério São Bento.

Às famílias enlutadas o pesar do J.A.

Mário Joel

Malara OAB/SP 19921

Fone: 3322-5790

Rua Itália, 1657 - Centro - Araraquara


12

* * *

Falta a fala do MP

SÁBADO E DOMINGO 17 E 18 DE JUNHO DE 2017

JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br

Mas, a diretoria da Beneficência Portuguesa ignora a população de Araraquara que, no caso, seria a razão de sua existência. Mas, o presidente do hospital desde 15 de Março, Sr. Luiz Humberto de Almeida Pereira, concede entrevista ao jornal "O Imparcial" estranhando uma sequência de fatos que não devem ficar debaixo do tapete. Mas, com o Grupo São FranciscoSaúde adquirindo lista de associados da Benemed e, há pouco tempo, o prédio da Beneficência, a cidade estranha ausência dos políticos aqui eleitos e adormecidos num silêncio total.

Fábio Santiago presidiu a Beneficência e tem detalhes que desencadearam o processo de finalização hospitalar.

A população reclama:

Beneficência Portuguesa é s.m.j. caso de

investigação policial e procedimentos judiciais


JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br

Venda do Hospital

suspeitas

SÁBADO E DOMINGO 17 E 18 DE JUNHO DE 2017

Beneficência levanta

U

rubus pairam na cruz da capela da Beneficência Portuguesa desde a venda do Plano Benemed ao São Francisco. A população questiona a sua falência e a venda do hospital. Anteriormente, o casal Lucílio e Natalina fez várias denúncias contra Fábio Santiago que presidia a entidade hospitalar, como a venda da carteira do plano de saúde Benemed ao São Francisco, por um valor abaixo do mercado. Eles assumiram o nosocômio com uma série de promessas que não conseguiram realizar, como uma última tentativa, propuseram vender alguns imóveis atrelados a Beneficência, mas a diretoria não permitiu. O atendimento, mesmo com plano São Francisco, virou um verdadeiro caos, acumulando dívidas. Natalina deixou a presidência e em pouco tempo o hospital fechou. Foi dito por um ex-diretor que a Beneficência foi

O pai dos jornais de Araraquara, O Imparcial, publicou a história do tradicional e respeitado hospital araraquarense em matéria assinada pelo jornalista José A.C. Silva. construída através de doações e foi registrada como uma entidade de benemerência. Dentro dos estatutos com estas características, no caso de falência, os imóveis devem ser doados para uma entidade similar. O que notamos é que a diretoria perdeu as rédeas - de acordo com a presidente do hospital, Valéria Lopes de Oliveira, “não há mais nada a fazer”. Representando os funcionários, o Sinsaúde moveu uma ação trabalhista, indo a propriedade a leilão. O prédio da Beneficência Portuguesa foi vendido no leilão judicial, no Fórum Trabalhista de Ribeirão Preto. O imóvel, avaliado em R$ 38 milhões, foi arrematado pelo valor mínimo (R$ 23,3 milhões). O lance foi dado de forma presencial, ou seja, diretamente ao juiz responsável pelo caso. As dívidas da Beneficência Portuguesa de Araraquara passam de R$ 70 milhões, estes entraves judiciais não foram explicados a população. E quem vai pagar o resto da dívida? (Publicado no Jornal "O Imparcial", na terça-feira 06 de junho de 2017)

O atendimento mesmo com plano São Francisco virou um verdadeiro caos, acumulou dívidas.

13


14 04

SÁBADO E DOMINGO 17 E 18 DE JUNHO DE 2017 POLÍCIA JUDICIÁRIA DE ARARAQUARA- SPLEILÃO ON LINE DO DIA 05/07/2017 Patio de Itapolis- SP

A POLÍCIA JUDICIÁRIA DO ESTADO DE SÃO PAULO-SP, faz saber que se acha aberto o Leilão no 01/2017, tendo por objeto o leilão de automóveis e motocicletas, sucatas removidas e apreendidas pela Polícia Civil, o qual se realizará a partir da data de liberação no site, para lances on-line, que terá encerramento dia 05/07/2017 a partir das 11:00 horas pelo site: www.savoyleiloes.com.br,e no Escritório da Savoy Leilões, localizado na Rua Joaquim Pinto Seabra, 405 – Vl Everest em Campos do Jordão- SP, pelo Leiloeiro Oficial – Arnold Strass, matriculado na JUCESP sob o número 384,Cópias deste Edital e Anexo poderão ser obtidas pelos interessados na Delegacia Seccional de Araraquara- SP, ou através do site www.savoyleiloes.com.br , sendo que os veículos estarão à disposição dos interessados para inspeção visual no horário de 09 às 17 horas, nos dias 03 e 04 de julho de 2017, no(s) pátio(s): da Oficina Brasil, localizado na Av. Jose Fortuna, 893- em Itapolis - SP, Os objetos deste processo de Leilão são veículos removidos e apreendidos em depósito, discriminados individualmente no Anexo do Edital, onde também, constará a sua condição de sucata. Informações adicionais poderão ser obtidas diretamente com a Comissão de Leilão da Delegacia Seccional de Araraquara- SP, no endereço: R. Padre Duarte, 1323, Araraquara- SP, em dias úteis, no horário das 8 às 17horas de segunda a sexta-feira.

000001 Marca: SUNDOWN/ Modelo: MAX 125 SE/ Chassi: SEM IDENTIFICACAO/ Motor: S IDENTIFICACAO/ Cor: PRETA/000002 Marca: HONDA/ Modelo: CG 125 FAN / Chassi: SEM IDENTIFICACAO/ Motor: S IDENTIFICACAO/Cor: PRETA/000005 Marca: HONDA/ Modelo: CG 125/ Chassi: SEM IDENTIFICACAO/ Motor: S IDENTIFICACAO/ Cor: PRETA/ 000006 Marca: HONDA/ Modelo: CG 125 TITAN KS/ Placa: DHB-5426/ Municipio: RIO DAS PEDRAS/ Chassi: SEM IDENTIFICACAO/ Motor: JC30E13204598/ Ano: 2003/ Cor: AZUL/ Proprietário: DANILO JOSE GOMES FERREIRA/ Comunicado de venda: TEREZINHA CASSAN / 000007 Marca: HONDA/ Modelo: CG 125/ Chassi: SEM IDENTIFICACAO/ Motor: S/ IDENTIFICACAO/ Cor: PRETA/ 000008 Marca: YAMAHA/ Modelo: YBR 125E/ Placa: HBE-7330/ Municipio: IBITINGA/ Chassi: SEM IDENTIFICACAO/ Motor: E337E037274/ Ano: 2003/Cor: ROXA/ Proprietário: FRANCINE ROSE PASCOLI DOS SANTOS/ 000009 Marca: HONDA/ Modelo: CG 125/ Chassi: SEM IDENTIFICACAO/ Motor: CG125BRE1559247/ Cor: VERMELHA/ 000012 Marca: HONDA/ Modelo: CG 125/ Chassi: SEM IDENTIFICACAO/ Motor: S/ IDENTIFICACAO/Cor: AZUL/ 000013 Marca: HONDA/ Modelo: CBX 250 TWISTER/ Chassi: SEM IDENTIFICACAO/ Motor: MC35E8018553/ Cor: AMARELA/000015 Marca: HONDA/ Modelo: CG 150 TITAN KS/ Placa: DXO-4257/ Municipio: SAO PAULO/ Chassi: 9C2KC08108R124438/ Motor: KC08E18124438/ Ano: 2008/ Cor: VERMELHA/ Proprietário: PAMELA LILIANE FLORIANO/ 000016 Marca: YAMAHA/ Modelo: YBR 125/ Chassi: SEM IDENTIFICACAO/ Motor: S IDENTIFICACAO/ Cor: PRETA/000018 Marca: HONDA/ Modelo: CG 125 FAN ES/ Placa: NXW-5301/ Municipio: JABOATAO/ Chassi: 9C2JC4120AR116627/ Motor: JC41E2A116827/ Ano:2010/ Cor: VERMELHA/ Proprietário: ALEXANDRO XAVIER DE LIMA/ 000020 Marca: HONDA/ Modelo: CG 150 TITAN KS/ Placa: IMO-0741/ Municipio: INACIOLANDIA/ Chassi: 9C2KC08105R145757/ Motor: KC08E15145757/Ano: 2005/ Cor: PRETA/ Proprietário: ELENICE DE ALMEIDA/ 000021 Marca: HONDA/ Modelo: CG 125/ Chassi: SEM IDENTIFICACAO/ Motor: S IDENTIFICACAO/ Cor: PRETA/ 000023 Marca: HONDA/ Modelo: CG 125/ Chassi: SEM IDENTIFICACAO/ Motor: JC25EX231249/ Cor: VERMELHA/ 000024 Marca: HONDA/ Modelo: CG 125/ Chassi: SEM IDENTIFICACAO/ Motor: S IDENTIFICACAO/ Cor: PRATA/ 000025 Marca: YAMAHA/ Modelo: YBR 125/ Chassi: SEM IDENTIFICACAO/ Motor: S IDENTIFICACAO/ Cor: ROXA/ 00026 Marca: HONDA/ Modelo: CG 125 TITAN KSE/ Placa: CNJ-7088/ Municipio: ITAPOLIS/ Chassi: 9C2JC30213R501888/ Motor: / Ano: 02/03/ Cor:PRATA/ Proprietário: SILVIA MARA DA SILVA/ 000027 Marca: HONDA/ Modelo: CG 125/ Chassi: CG1251044615 S/IDENT/ Motor: S IDENTIFICACAO/ Cor: VERMELHA/000028 Marca: HONDA/ Modelo: CG 125 FAN/ Chassi: SEM IDENTIFICACAO/ Motor: S INDENTIFICACAO/ Cor: PRETA/000029 Marca: HONDA/ Modelo: CG 125 TITAN / Chassi: SEM IDENTIFICACAO/ Cor: PRETA/ 000030 Marca: HONDA/ Modelo: CG 125 TODAY/ Placa: BGX-3749/ Municipio: ITAPOLIS/ Chassi: 9C2JC1801MR601172/ Motor: JC18E167663/ Ano:1991/ Cor: PRETA/ Proprietário: CELSO ANTONIO GIACOBONI/ Comunicado de venda: FRANCISLAINE CRISTINA RODRIGUES/ 000031 Marca: MONARK/ Modelo: MONARETTA/ Chassi: MIB9143 S/IDENTIF/ Motor: 5102808/ Cor: PRETA/ 000032 Marca: BRANDY/ Modelo: NS2/ Placa: BVL-0306/ Municipio: ITAPOLIS/ Chassi: SEM IDENTIFICACAO/ Motor: 50A015738/ Ano: 1989/ Cor: BRANCA/ Proprietário: BENEDITO CANDIDO DOS SANTOS/ 000034 Marca: SUNDOWN/ Modelo: HUNTER/ Chassi: SEM IDENTIFICACAO/ Motor: JCA6018398/ Cor: AZUL/ 000035 Marca: HONDA/ Modelo: CG 125/ Placa: CJW-9255/ Municipio: FERNANDO PRESTES/ Chassi: 9C2JC1801KR401149/ Motor: JC18E2018688/Ano: 1989/ Cor: VERMELHA/ Proprietário: JOSE APARECIDO DOS SANTOS/ 000036 Marca: YAMAHA/ Modelo: RD 125/ Chassi: 1R2006783/ Motor: 1R2006783/ Cor: VERMELHA/ 000037 Marca: HONDA/ Modelo: CG 125/ Placa: BJW-9139/ Municipio: ITAPOLIS/ Chassi: CG125BR1432821/ Motor: CG125BRE1432844/ Ano: 1985/Cor: VERMELHA/ Proprietário: ELISETTE APARECIDA DE LIMA PARMA/ 000038 Marca: HONDA/ Modelo: CG 125/ Chassi: SEM IDENTIFICACAO/ Motor: S/IDENTIFICACAO/ Cor: VERMELHA/000039 Marca: YAMAHA/ Modelo: YBR 125/ Chassi: SEM IDENTIFICACAO/ Motor: S/IDENTIFICACAO/ Cor: VERMELHA/000040 Marca: HONDA/ Modelo: CG 125/ Chassi: SEM IDENTIFICACAO/ Motor: S/IDENTIFICACAO/ Cor: PRETA/ 000041 Marca: HONDA/ Modelo: CG 125/ Chassi: SEM IDENTIFICACAO/ Motor: S/IDENTIFICACAO/ Cor: BRANCA/000042 Marca: HONDA/ Modelo: CG 150/ Chassi: SEM IDENTIFICACAO/ Motor: S/IDENTIFICACAO/ Cor: PRETA/ 000043 Marca: HONDA/ Modelo: CG 125 TITAN/ Chassi: SEM IDENTIFICACAO/ Motor: JC30E23501888/ Ano: / Cor: PRATA/000044 Marca: HONDA/ Modelo: CG 125/ Chassi: SEM IDENTIFICACAO/ Motor: CG125BR1311988/ Ano: / Cor: VERMELHA/000045 Marca: HONDA/ Modelo: CG 125 TITAN KS/ Placa: CZW-5963/ Municipio: TABATINGA/ Chassi: 9C2JC3010YR029826/ Motor: JC30E1Y029826/Ano: 2000/ Cor: VERDE/ Proprietário: SERGIO LUIS DE ROSSI/ 000046 Marca: HONDA/ Modelo: CG 150/Chassi: SEM IDENTIFICACAO/ Motor: S/IDENTIFICACAO/ Ano: / Cor: AZUL/ 000050 Marca: HONDA/ Modelo: CG 150 TITAN KS/ Placa: DPU-8951/ Municipio: ITAPOLIS/ Chassi: 9C2KC08106R877141/ Motor: KC08E16877141/ Ano:2006/ Cor: AZUL/ Proprietário: GILMAR GIANSANTE / 000051 Marca: HONDA/ Modelo: CG 125/ Placa: / Municipio: / Chassi: SEM IDENTIFICACAO/ Motor: CG125BRE1423141/ Ano: / Cor: BRANCA/ 000052 Marca: HONDA/ Modelo: CG 125/ Placa: / Municipio: / Chassi: SEM IDENTIFICACAO/ Motor: S/IDENTIFICACAO/ Ano: / Cor: PRETA/ 000053 Marca: SUZUKI/ Modelo: EN125 YES/ Placa: BZX-1591/ Municipio: ITAPOLIS/ Chassi: SEM IDENTIFICACAO/ Motor: F466BR336159/ Ano:08/09/ Cor: PRETA/ Proprietário: PATRICIA MACEDO SILVEIRA/ Comunicado de venda: / Detentor de Gravame: BANCO BRADESCO SA/000054 Marca: HONDA/ Modelo: CG 125 TITAN KS/ Placa: DCL-1463/ Municipio: RIBEIRAO PRETO/ Chassi: 9C2JC30102R144700/ Motor:JC30E12144700/ Ano: 2002/ Cor: VERDE/ Proprietário: JOSE ROBERTO DOS SANTOS/ Comunicado de venda: MOACIR FERNANDO VINA/

JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br 000055 Marca: HONDA/ Modelo: CG 125 TITAN/ Placa: / Municipio: / Chassi: SEM IDENTIFICACAO/ Motor: JC25ERS26910/ Ano: 94/95/ Cor: AZUL/000056 Marca: HONDA/ Modelo: CG 125 TITAN/ Placa: / Municipio: / Chassi: SEM IDENTIFICACAO/ Motor: KC08E14808637/ Ano: / Cor: PRETA/000057 Marca: HONDA/ Modelo: CG 125/ Placa: / Municipio: / Chassi: SEM IDENTIFICACAO/ Motor: S/IDENTIFICACAO/ Ano: / Cor: PRETA/ 000058 Marca: HONDA/ Modelo: CG 150 SPORT/ Placa: NGL-8736/ Municipio: LEOPOLDO DE BULHOES/ Chassi: 9C2KC08608R000679/ Motor: KC08E68000379/ Ano: 07/08/ Cor: 07/08/ Proprietário: JOSE ERNANDES LAUREANO/ 000059 Marca: HONDA/ Modelo: CG 125/ Placa: / Municipio: BALBINOS/ Chassi: CG125BR1361439/ Motor: S/IDENTIFICACAO/ Ano: 1984/ Cor:AZUL/ Proprietário: ALCIDES DOS SANTOS MOREIRA/ Comunicado de venda: CICERO APARECIDO VIEIRA/ 000060 Marca: HONDA/ Modelo: CG 125 FAN / Chassi: SEM IDENTIFICACAO/ Motor: S/IDENTIFICACAO/ Cor: PRETA/000061 Marca: HONDA/ Modelo: CG 125 TITAN / Placa: CFN-4857/ Municipio: GUARIBA/ Chassi: 9C2JC250TTR085441/ Motor: JC25EX004870/ Ano:1996/ Cor: AZUL/ Proprietário: ROGIMARIA JANUARIO RIBEIRO/ Comunicado de venda: MANOEL FRANCISCO FERREIRA / 000062 Marca: HONDA/ Modelo: CG 125 TODAY/ Placa: ACR-3178/ Municipio: ITAPOLIS/ Chassi: 9C2JC1801NR237295/ Motor: S/IDENTIFICACAO/Ano: 1992/ Cor: AZUL/ Proprietário: GABRIEL CURIONI/ Comunicado de venda: FATIMA APARECIDA DOS SANTOS FREITAS/ 000063 Marca: HONDA/ Modelo: CG 150 TITAN KS/ Chassi: SEM IDENTIFICACAO/ Motor: KC08E18007027/ Ano: 07/08/ Cor: VERMELHA/000065 Marca: HONDA/ Modelo: CG 125 TITAN / Placa: BJX-6975/ Municipio: VOTUPORANGA/ Chassi: SEM IDENTIFICACAO/ Motor: JC25EV22076/ Ano:1997/ Cor: CINZA/ Proprietário: TIAGO RODOLFO COVIZZI/ 000066 Marca: HONDA/ Modelo: CG 125/ Placa: BVL-0346/ Municipio: ITAPOLIS/ Chassi: 9C2JC1801JR134135/ Motor: JC25ERS19089/ Ano: 1988/ Cor: VERMELHA/ Proprietário: CELIO RODRIGO PEREIRA/ 000067 Marca: HONDA/ Modelo: CG 125 FAN/ Placa: DVW-8977/ Municipio: ITAPOLIS/ Chassi: 9C2JC30708R086910/ Motor: MC27E1010084/ Ano: 07/08/Cor: CINZA/ Proprietário: FLAVIO ANTONIO/ 000069 Marca: HONDA/ Modelo: CG 125 FAN/ Placa: DXO-9729/ Municipio: ITAPOLIS/ Chassi: 9C2JC30708R064158/ Motor: JC30E78064158/ Ano:07/08/ Cor: PRETA/ Proprietário: LUIS FERNANDO GONCALVES/ Comunicado de venda: MARCELO FABIANO DA SILVA/ 000070 Marca: HONDA/ Modelo: CG 150/ Chassi: SEM IDENTIFICACAO/ Motor: S/IDENTIFICACAO/ Cor: PRETA/ Proprietário:000071 Marca: HONDA/ Modelo: CG 125 FAN/ Chassi: SEM IDENTIFICACAO/ Motor: S/IDENTIFICACAO/ Cor: PRETA/000072 Marca: HONDA/ Modelo: CG 125 TITAN KSE/ Placa: CWR-2116/ Municipio: PEDERNEIRAS/ Chassi: SEM IDENTIFICACAO/ Motor:JC30E22533544/ Ano: 2002/ Cor: PRATA/ Proprietário: JOAO SALVADOR NUNES/ 000073Marca: HONDA/ Modelo: CG 150 TITAN KS/ Chassi: SEM IDENTIFICACAO/ Motor: KC08E14024770/ Ano: 2004/ Cor: AZUL/000074 Marca: HONDA/ Modelo: CG 125/ Chassi: SEM IDENTIFICACAO/ Motor: S/IDENTIFICACAO/ Cor: AZUL/ 000075 Marca: HONDA/ Modelo: CG 125/ Chassi: SEM IDENTIFICACAO/ Motor: S/IDENTIFICACAO/ Ano: / Cor: VERDE/ 000076 Marca: HONDA/ Modelo: CBX 200 STRADA/ Placa: / Municipio: / Chassi: SEM IDENTIFICACAO/ Motor: JC25EX001767/ Ano: / Cor: ROXA/000077 Marca: YAMAHA/ Modelo: YBR 125K/ Placa: CWT-9236/ Municipio: TABAPUA/ Chassi: SEM IDENTIFICACAO/ Motor: E338E055812/ Ano: 2004/Cor: PRETA/ Proprietário: GILSON LUIZ BASO/ 000078 Marca: HONDA/ Modelo: CG 125 TITAN/ Chassi: SEM IDENTIFICACAO/ Motor: JC25EV020499/ Cor: PRETA/000079 Marca: HONDA/ Modelo: CG 125/ Chassi: SEM IDENTIFICACAO/ Motor: S/IDENTIFICACAO/ Ano: / Cor: VERMELHA /000080 Marca: HONDA/ Modelo: CG 125/ Chassi: SEM IDENTIFICACAO/ Motor: S/IDENTIFICACAO/ Cor: PRATA/ 000081 Marca: HONDA/ Modelo: CG 125/ Chassi: SEM IDENTIFICACAO/ Motor: CG125BR1309450/ Cor: VERMELHA/000082 Marca: HONDA/ Modelo: CG 125/ Chassi: SEM IDENTIFICACAO/ Motor: S/IDENTIFICACAO/Cor: PRETA/ 000084 Marca: HONDA/ Modelo: CG 125 FAN/ Placa: CZT-1621/ Municipio: ITAPOLIS/ Chassi: 9C2JC30706R895240/ Motor: S/IDENTIFICACAO/ Ano:2006/ Cor: PRETA/ Proprietário: PEDRO SANT ANA/ Comunicado de venda: ROSANGELA DA SILVA/ 000085 Marca: HONDA/ Modelo: CG 125/ Chassi: SEM IDENTIFICACAO/ Motor: S/IDENTIFICACAO/ Ano: / Cor: VERDE/ Proprietário: 000086 Marca: HONDA/ Modelo: CG 125 FAN/ Placa: DWX-5000/ Municipio: ITAPOLIS/ Chassi: 9C2JC30708R632617/ Motor: JC30E78632517/ Ano:2008/ Cor: PRETA/ Proprietário: BRUNO RAFAEL PEREIRA DOS SANTOS/ 000088 Marca: HONDA/ Modelo: CBX 200 STRADA/ Placa: / Municipio: / Chassi: SEM IDENTIFICACAO/ Motor: S/IDENTIFICACAO/ Ano: / Cor: PRATA/ 000089 Marca: YAMAHA/ Modelo: RD 125/ Chassi: SEM IDENTIFICACAO/ Motor: 2MW042160/ Ano: / Cor: VERMELHA/ 000090 Marca: HONDA/ Modelo: CBX 250 TWISTER/ Placa: DPZ-9836/ Municipio: ITAPOLIS/ Chassi: 9C2MC35007R044421/ Motor: MC35E7044421/ Ano: 2007/ Cor: PRATA/ Proprietário: CIRENE APARECIDA PRESTES/ 000091 Marca: HONDA/ Modelo: CG 125 FAN/ Chassi: SEM IDENTIFICACAO/ Motor: JC30E77179715/ Ano: 2007/ Cor: PRETA/000092 Marca: HONDA / Modelo: CG 150 TITAN ES/ Placa: DPD-6506/ Municipio: ITAPOLIS/ Chassi: 9C2KC08506R818470/ Motor: KC08E56818470/ Ano:05/06/ Cor: PRATA/ Proprietário: JERRY ADRIANO CHICONI/ 000093 Marca: YAMAHA/ Modelo: YBR 125K/ Placa: SEM-1/ Municipio: / Chassi: 9C6KE013020021312/ Motor: E314E021574/ Ano: 2002/ Cor: VERMELHA/ Proprietário: ALEXANDRE MAGNO GODOY/ Comunicado de venda: / Detentor de Gravame: BANCO BRADESCO SA/ 000094 Marca: YAMAHA/ Modelo: YBR 125 / Placa: / Municipio: / Chassi: SEM IDENTIFICACAO/ Motor: S/IDENTIFICACAO/ Cor: PRATA/000095 Marca: HONDA/ Modelo: CG 150 FAN/ Chassi: SEM IDENTIFICACAO/ Motor: S/ IDENTIFICACAO/ Cor: PRETA/000096 Marca: HONDA/ Modelo: CG 125 FAN/ Chassi: SEM IDENTIFICACAO/ Motor: S/IDENTIFICACAO/ Cor: PRETA/000097 Marca: HONDA/ Modelo: CBX 250 TWISTER/ Placa: / Municipio: / Chassi: SEM IDENTIFICACAO/ Motor: MC35E5007904/ Cor: PRATA/000098 Marca: SHINERAY/ Modelo: PHONIX/ Chassi: LXYXCBL07F0219557/ Motor: 1P39FMAFA028745/ Ano: / Cor: VERMELHA/000099 Marca: HONDA/ Modelo: CG 150 TITAN / Chassi: SEM IDENTIFICACAO/ Motor: S/IDENTIFICACAO/ Cor: AZUL/000100 Marca: IROS / Modelo: ONE 125/ Chassi: SEM IDENTIFICACAO/ Motor: S/IDENTIFICACAO/ Cor: PRETA/ 000101 Marca: HONDA/ Modelo: CG 125 TITAN ES/ Placa: CNK-3003/ Municipio: FERNANDO PRESTES/ Chassi: 9C2JC3020YR043352/ Motor: JC30E2Y043352/ Ano: 2000/ Cor: VERMELHA/ Proprietário: IZILDO NATAL RAMOS/ 000102 Marca: HONDA/ Modelo: CG 150 TITAN / Chassi: SEM IDENTIFICACAO/ Motor: S/IDENTIFICACAO/Cor: PRETA/000103 Marca: HONDA/ Modelo: CG 125/ Chassi: SEM IDENTIFICACAO/ Cor: PRETA/ 000104 Marca: CARCACA VW/ Modelo: FUSCA / Motor: SEM MOTOR/ Ano: / Cor: VERMELHA/ 000105 Marca: FORD/ Modelo: ESCORT XR-3/ Placa: CAY-3355/ Municipio: VALINHOS/ Chassi: SEM IDENTIFICACAO/ Motor: 412744/ Ano: 85/86/Cor: PRETA/ Proprietário: ROSEMARY APARECIDA TAVARES/ 000106 Marca: FORD/ Modelo: ESCORT XR-3/ Placa: CAS-1723/ Municipio: SAO PAULO/ Chassi: 9BFBXXLBABFU17730/ Motor: 228582/ Ano: 1985/Cor: VERMELHA/ Proprietário: EDUARDO FRANCISCO MORELLI/ 000108 Marca: VW/ Modelo: GOL CL/ Placa: JWJ-0433/ Municipio: PIRAJUI/ Chassi: 9BWZZZ30ZJT012337/ Motor: BR091785/ Ano: 1988/ Cor: BRANCA/ Proprietário: MARCIA REGINA LOPES DOS SANTOS/ Comunicado de venda: VALDECIR APARECIDO LUCAS LEITE/ 000110 Marca: GM (CARCACA)/ Modelo: KADETT SL / Placa: BKD-3518/ Municipio: IBITINGA/ Chassi: 9BGKT08VLL334965/ Motor: SEM MOTOR/ Ano: 1990/ Cor: CINZA/ Proprietário: MARCIO CLEMENTE/ 000112 Marca: FORD/ Modelo: BELINA/ Placa: CFU-1251/ Municipio: ITAPOLIS/ Chassi: LB4FSB81786/ Motor: 3627682/ Ano: 1976/ Cor: MARROM/Proprietário:

JOSE FRANCISCO DE SOUZA/ 000114 Marca:FIAT/ Modelo: 147 L/ Placa: BJT-4327/ Municipio: ITAPOLIS/ Chassi: 147A0109129/ Motor: 127A20110293974/ Ano: 1978/ Cor: BRANCA/ Proprietário: MARIO DE JESUS RONCAIA/ 000115 Marca: FIAT/ Modelo: 147L/ Placa: BJD-1467/ Municipio: ITAPOLIS/ Chassi: 147A0298399/ Motor: S/IDENTIFICACAO/ Ano: 1980/ Cor: BEGE/Proprietário: ALICE TEREZINHA BIELA/ 000116 Marca: GM/ Modelo: VECTRA SEDAN ELEGANC/ Placa: DUI-5522/ Municipio: SAO PAULO/ Chassi: SEM IDENTIFICACAO/ Motor: F6001155W/Ano: 06/07/ Cor: PRETA/ Proprietário: JOSE ANDRADE LOIOLA/ 000117 Marca: FIAT/ Modelo: UNO CS/ Placa: BKM-3998/ Municipio: TABATINGA/ Chassi: 9BD146000H3201179/ Motor: 127A0110192749/ Ano: 1987/Cor: BEGE/ Proprietário: VILMA DUTRA TRALLI/ Comunicado de venda: CANDIDO ALVES CARDOSO/ 000118 Marca: GM/ Modelo: CHEVETE/ / Chassi: SEM IDENTIFICACAO/ Motor: 20LE31003694/ Ano: / Cor: PRETA/000119 Marca: VW/ Modelo: SAVEIRO CL 1.6 MI/ Placa: AHY-5206/ Municipio: ITAPOLIS/ Chassi: 9BWZZZ376WP026494/ Motor: UNF024986/ Ano:98/99/ Cor: CINZA/ Proprietário: APPARECIDO ANTONIO CALCA/ Comunicado de venda: / Detentor de Gravame: BANCO ITAU SA/000121 Marca: GM/ Modelo: CORSA SUPER / Placa: CXV-9102/ Municipio: SANTO ANDRE/ Chassi: 9BGSD1940YC101625/ Motor: CJ0009846/ Ano: 99/00/Cor: PRETA/ Proprietário: ARLINDO RATAO/ 000125 Marca: VW/ Modelo: GOL 16V POWER/ Placa: DHG-2058/ Municipio: SAO PAULO/ Chassi: 9BWCA05X22P084743/ Motor: AZP081585/ Ano:2002/ Cor: PRETA/ Proprietário: BRASIL VEICULOS COMPANHIA DE SEGUROS/ 000126 Marca: FIAT/ Modelo: 147/ Chassi: SEM IDENTIFICACAO/ Motor: 127A20112410890/ Cor: BRANCA/ 000128 Marca: GM/ Modelo: OPALA/ Placa: BHC-1134/ Municipio: MATAO/ Chassi: 5N87DKB139320/ Motor: 0J03274NL/ Ano: 1980/ Cor: BEGE/Proprietário: IDEVALDO PEREIRA/ Comunicado de venda: JONAS GARCIA SANTANA/ 000129Marca: VW/ Modelo: FUSCA 1300/ Placa: BKE-2400/ Municipio: MATAO/ Chassi: BP886698/ Motor: SEM MOTOR/ Ano: 1973/ Cor: AZUL/ Proprietário: CLAUDIO RAIMUNDO DA SILVA/ 000133 Marca: FIAT/ Modelo: PALIO ED/ Placa: HRP-0422/ Municipio: ITAPOLIS/ Chassi: SEM IDENTIFICACAO/ Motor: / Ano: 1998/ Cor: CINZA/Proprietário: BANCO ITAU LEASING SA/ 000134 Marca: FIAT/ Modelo: 147L/ Placa: CYE-5683/ Municipio: IBITINGA/ Chassi: FIAT147A0302194/ Motor: S/IDENTIFICACAO/ Ano: 1980/ Cor:VERDE/ Proprietário: ANDRE LUIZ MACARI DO AMARAL/ 000135 Marca: GM/ Modelo: MONZA SL/E/ Placa: BPW-0432/ Municipio: RIBEIRAO PRETO/ Chassi: 9BG5JK11ZEB031608/ Motor: 18A31001254/Ano: 1984/ Cor: AMARELA/ Proprietário: MILTON BARBOSA ALVES/ Comunicado de venda: / Detentor de Gravame: GRUPO SANTANDER BANESPA(DEP JURIDICO)/000137 Marca: GM/ Modelo: KADETT GL/ Placa: CES-7674/ Municipio: NOVA EUROPA/ Chassi: 9BGKZ08KTTB425019/ Motor: B18YZ31090239/ Ano:1996/ Cor: CINZA/ Proprietário: CLAUDEMIR APARECIDO DA SILVA/ Comunicado de venda: / Detentor de Gravame: BANCO BRADESCO SA/000138 Marca: VW/ Modelo: VOYAGE / Placa: / Municipio: / Chassi: SEM IDENTIFICACAO/ Motor: S/IDENTIFICACAO/ Ano: / Cor: BRANCA/ 000139 Marca: VW/ Modelo: FUSCA 1300L/ Placa: BKE-0019/ Municipio: MATAO/ Chassi: BJ974707/ Motor: BJ648790/ Ano: 1979/ Cor: AZUL/ Proprietário: JULIO MENDES/ 000146 Marca: VW/ Modelo: PARATI 1.6/ Placa: CZI-2600/ Municipio: ITAPOLIS/ Chassi: 9BWDB15X9YT235049/ Motor: UNF177201/ Ano: 2000/ Cor:BRANCA/ Proprietário: MARIA JOSE RODRIGUES/ 000148 Marca: VW/ Modelo: APOLO GL/ Placa: BJD-7111/ Municipio: LENCOIS PAULISTA/ Chassi: 9BWZZZ54ZMB212090/ Motor: US070011/ Ano:1991/ Cor: BRANCA/ Proprietário: JOSE OSVALDO DOS SANTOS/ 000151 Marca: VW/ Modelo: KOMBI/ Chassi: SEM IDENTIFICACAO/Cor: BEGE/ 000152 Marca: FORD/ Modelo: F1000/ Chassi: SEM IDENTIFICACAO/ Motor: SEM MOTOR/ Ano: / Cor: PRETA/ 000153 Marca: FORD/ Modelo: CORCEL II L/ Placa: BJF-7869/ Municipio: ITAPOLIS/ Chassi: LB4KXT57015/ Motor: 928987/ Ano: 1979/ Cor: VERDE/Proprietário: MAIARA DOS SANTOS/ Comunicado de venda: JOSE HARTEMAN GOMES/ 000154 Marca: VW/ Modelo: SANTANA CS/ Placa: BQZ-4187/ Municipio: ITAPOLIS/ Chassi: 9BWZZZ32ZFP228488/ Motor: UE035732/ Ano: 1985/ Cor:AZUL/ Proprietário: MICHELE ERIKA CAMPOS/ Comunicado de venda: VALENTIM ESCOLA/ 000155-Marca:FORD/Modelo: BELINA LDO/ Placa: CQK4813/ Municipio: ITAPOLIS/ Chassi: LB4PYD61936/ Motor: 420364/ Ano: 1980/ Cor: MARROM/Proprietário: JULIANA PAULA GASPARO/ Comunicado de venda: ANZIO ALVES/ 000157 Marca: VW/ Modelo: QUANTUM / Placa: BLT-4496/ Municipio: BAURU/ Chassi: 9BWZZZ33ZGP243604/ Motor: UD010882/ Ano: 1986/ Cor: AZUL/Proprietário: SILVANIA PERES MENEZES/ 000159 Marca: FIAT/ Modelo: BRAVO ABSOLUTE 1.8/ Placa: EZW-0679/ Municipio: VOTORANTIM / Chassi: SEM IDENTIFICACAO/ Motor:370A00117906196/ Ano: 11/12/ Cor: CINZA/ Proprietário: ANDERSON DE CASTRO FONSECA/ Comunicado de venda: / Detentor de Gravame: BANCO ITAU SA/000160 Marca: VW/ Modelo: GOL 1000/ Placa: CCA-8188/ Municipio: IBITINGA/ Chassi: 9BWZZZ30ZSP103136/ Motor: 112647/ Ano: 95/96/ Cor: PRETA/Proprietário: GEREMIAS DA SILVA FROIS/ 000161 Marca: GM/ Modelo: S10 ADVANTAGE D/ Placa: DWJ-8493/ Municipio: S JOSE DO RIO PRETO/ Chassi: 9BG138HU08C409683/ Motor: N80007640/Ano: 07/08/ Cor: PRETA/ Proprietário: BANCO ITAUCARD SA/ 000162 Marca: GM/ Modelo: AGILE LTZ/ Placa: EIK-0723/ Municipio: PEDERNEIRAS/ Chassi: 8AGCN48X0DR123740/ Motor: CSBM08824/ Ano: 12/13/Cor: PRATA/ Proprietário: MARIO GARCIA / Detentor de Gravame: BV FINANC SA CFI/000163 Marca: GORD/ Modelo: CORCEL / Placa: BKI9275/ Municipio: ITAPOLIS/ Chassi: SEM IDENTIFICACAO/ Motor: 146A70114700255/ Ano:1976/ Cor: VERDE/ Proprietário: VALDECIR APARECIDO FERREIRA/ Comunicado de venda: AVELINO RIBEIRO SANTOS/ 000164 Marca: MMC/ Modelo: L200 TRITON 3.2D/ Placa: NSG-0006/ Municipio: BELEM/ Chassi: 93XJRKB8T9C914176/ Motor: / Ano: 2009/ Cor: PRETA/ Proprietário: JULIMAR PEREIRA BARROS/ 000165 Marca: VW/ Modelo: GOL 16V PLUS/ Placa: DBU-5295/ Municipio: JABOTICABAL/ Chassi: 9BWCA05X51P107124/ Motor: / Ano: 2001/ Cor:CINZA/ Proprietário: JOSE ANTONIO MARCONATO/ Comunicado de venda: ELISANGELA APARECIDO DE FATIMA TRENTINI/000166 Marca: GM/ Modelo: PRISMA 1.4MT LTZA/ Placa: FHE-3243/ Municipio: CAMPINAS/ Chassi: 9BGKT69L0EG181738/ Motor: S/IDENTIFICACAO/Ano: 13/14/ Cor: PRETA/ Proprietário: FILADELFO RODRIGUES DE ARAGAO/ Comunicado de venda: / Detentor de Gravame: BANCO DO BRASIL SA- GER FINANC VEICULOS/000167 Marca: GM/ Modelo: S10/ Placa: GTV-3324/ Municipio: BELO HORIZONTE/ Chassi: 9BG124ARSSC906118/ Motor: B22NZ31005954P/ Ano: 1995/Cor: CINZA/ Proprietário: LUCAS BRANDAO DE MIRANDA. Obs: Veículos sem direito a documento. No ato da arrematação os Senhores compradores pagarão 100% e mais 5% de comissão do leiloeiro, mais R$ 75,00 de taxa de administração por lote vendido. O não cumprimento no prazo estipulado incidira na perda do sinal em favor do Comitente (Delegacia de Policia de Itapolis- SP), de acordo com o artigo 39 do Decreto Federal 21.981. A comissão de leilão reservara o direito de liberar ou não os veículos cujos lances não alcançarem os preços mínimos estabelecidos. A retirada dos veículos serão por conta e risco do comprador, dentro do prazo de 10 dias, e será cobrado a estadia do mesmo quando não retirado dentro do prazo estipulado. ARNOLD STRASS – LEILOEIRO OFICIAL – JUCESP 384 E para que chegue ao conhecimento dos interessados e no futuro não aleguem ignorância, expediu-se o presente Edital de Leilão, que será publicado e afixado na Delegacia Seccional de Itapolis- SP e publicado na forma da Lei.


JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br

SÁBADO E DOMINGO 17 E 18 DE JUNHO DE 2017

Te s t e o s e u Po r t u g u ê s ( 4 5 8 )

15

Terezinha Bellote Chaman (*)

ANTES QUE ELES CRESÇAM.

Há um período em que os pais vão ficando órfãos de seus próprios filhos.É que as crianças crescem independentes de nós, como árvores tagarelas e pássaros estabanados. Crescem sem pedir licença à vida. Crescem com uma estridência alegre e, às vezes, com alardeada arrogância. Mas não crescem todos os dias, de igual maneira, crescem de repente. Um dia sentam-se perto de você no terraço e dizem uma frase com tal maneira, que você sente que não pode mais trocar as fraldas daquela criatura. Onde é que andou crescendo aquela danadinha que você não percebeu? Cadê a pazinha de brincar na areia, as festinhas de aniversário com palhaços e o primeiro uniforme do maternal? A criança está crescendo num ritual de obediência orgânica e desobediência civil. E você está agora ali, na porta da

discoteca, esperando que ela não apenas cresça, mas apareça... Ali estão muitos pais ao volante, esperando que eles saiam esfuziantes e cabelos longos, soltos. Entre hambúrgueres e refrigerantes nas esquinas, lá estão nossos filhos com uniforme de sua geração. Esses são os filhos que conseguimos gerar e amar, apesar dos golpes dos ventos, das colheitas, das notícias e da ditadura das horas. E eles crescem meio amestrados, observando e aprendendo com nossos acertos e erros. Principalmente com os erros que esperamos que não se repitam. Há um período em que os pais vão ficando um pouco órfãos dos filhos. Não mais os pegaremos nas portas das discotecas e das festas. Passou o tempo do balé, do inglês, da natação e do judô. Saíram do banco de trás e passaram para o volante de suas próprias vidas. Deveríamos ter ido mais à cama deles ao anoitecer, para ouvirmos sua alma respirando conversas e confidências, entre os lençóis da infância e os adolescentes cobertores daquele quarto cheio de adesivos, pôsteres, agendas coloridas e discos ensurdecedores. Não os levamos suficientemente ao “Playcenter”, ao “shopping”, não lhes demos suficientes hambúrgueres e refrigerantes, não lhes compramos todos os sorvetes e roupas que gostaríamos de ter comprado. Eles cresceram sem que esgotássemos neles todo o nosso afeto. No princípio, iam à casa de praia entre embrulhos, bolachas, engarrafa-

mentos, natais, páscoas, piscinas e amiguinhos. Sim, havia as brigas dentro do carro, a disputa pela janela, os pedidos de chicletes e cantorias sem fim. Depois, chegou o tempo em que viajar com os pais começou a ser um esforço, um sofrimento, pois era impossível deixar a turma e os primeiros namorados. Os pais ficaram exilados dos filhos. Tinham a solidão que sempre desejaram, mas, de repente, morriam de saudades daquelas "pestes". Chega o momento em que só nos resta ficar de longe torcendo e rezando muito para que eles acertem nas escolhas, em busca da felicidade. E que a conquistem do modo mais completo possível. O jeito é esperar: qualquer hora podem nos dar netos. O neto é a hora do carinho ocioso e estocado, não exercido nos próprios filhos e que não pode morrer conosco. Por isso, os avós são tão desmesurados e distribuem tão incontrolável carinho. Os netos são a última oportunidade de reeditar o nosso afeto. Por isso, é necessário fazer alguma coisa a mais, antes que eles cresçam. Obs.: Não sei você, caro(a) leitor(a). Eu amei de paixão! Teste seu Português:

01 - Toda hora ele deixa escapar um ______. a ( ) xiste; b ( ) chiste.

02 - Onde você usaria as palavras: por que, por quê, porque e porquê, nas frases abaixo? a - Não sei o ______ de sua atitude. b - Ela saiu _______, se ninguém autorizou? c - Vamos embora, _____ já é tarde. d - ________ ela saiu?

03 - Onde você colocaria estes coletivos: malta, legião e vara? a - Aquela __________ de desordeiros acabou com a festa. b - Era uma verdadeira __________ de soldados. c - Comiam tanto! Parecia uma ________ de porcos. 04 - Vejam que jogo de palavras interessantes. Você é capaz de acertar? Acéfalo significa sem cabeça. Acebolado significa com cebola. Estas duas informações estão: a ( ) corretas; b ( ) incorretas.

05 – “____________ e caldo de galinha não fazem mal a ninguém”. a ( ) Caltela; b ( ) Cautela; c ( ) Caultela. 06 - A panela de ________ é confeccionada com alumínio ________. a - preção - massisso b - presção - masciço c - pressão - maciço

(*) Professora de Português, especializada em Linguística de Texto - UNESP de Araraquara/SP, Mestre em Comunicação Social - UNESP de Bauru/SP, Doutora em Serviço Social - UNESP de Franca/SP e Pesquisadora do GEPEFA - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Famílias. É Jornalista e assina coluna semanal (Teste o seu Português) em diversos jornais em todo o Brasil. Publicações em revistas técnicas na área de ciências humanas. Produtora de televisão do quadro “Teste o seu Português” por 16 anos em algumas TVs nacionais.

OBS.: não deixe de assistir ao “Teste seu Português”, no canal You Tube ou pelo Facebook - www.facebook.com/testeseuportuguesonline Agora também na TV UNIARA, assista pelo canal aberto 55 ou tv uniara araraquara you tube

RESPOSTAS Resp 1.: b - Toda hora ele deixa escapar um chiste. Chiste (= dito engraçado). É um camarada muito chistoso! Resp 2.: a - Não sei o porquê de sua atitude. b - Ela saiu por quê, se ninguém autorizou? c - Vamos embora, porque já é tarde. d - Por que ela saiu? Resp 3.: a - Aquela malta de desordeiros acabou com a festa. b - Era uma verdadeira legião de soldados. c - Comiam tanto! Parecia uma vara de porcos. Resp 4 .: a - Acéfalo significa sem cabeça. b - Acebolado significa com cebola. As duas informações estão corretas. Acéfalo (= do grego aképhalos) = sem cabeça, sem começo. Acebolado (= de a+cebola+ado) = que tem gosto de cebola, temperado com cebola. Resp 5.: b - Diz aquele velho ditado: “Cautela e caldo de galinha não fazem mal a ninguém”. Cautela (= cuidado, prudência). Obs.: use cauteloso (= cuidadoso), cautelosamente, cauto (= cuidadoso, precavido). Resp 6.: c - A panela de pressão é confeccionada com alumínio maciço. Pressão com ss (= ação ou efeito de comprimir, de apertar). Maciço com c e ç (= Compacto, sem cavidades. Que não é oco).

“Senão podes mudar a direção do vento, corrige tuas velas”.

OBS.: Colunista semanal dos jornais Diário do Grande ABC (SP) e Jornal de Araraquara (SP), Jornal Independente - Dois Córregos (SP), Tribuna do Norte Natal (RN), Jornal de Nova Odessa (SP), Diário da Franca - Franca (SP) e Diário de Sorocaba - Sorocaba (SP) - Jornal de Itatiba - Itatiba (SP) - O Liberal Regional Araçatuba (SP) - Diário da Serra - Tangara da Serra (MT).


16

O

SÁBADO E DOMINGO 17 E 18 DE JUNHO DE 2017

Prefeitura dá Plano de Saúde

s vereadores aprovaram um substitutivo ao projeto da Prefeitura que concede subsídio para contratação de plano de saúde para os servidores ativos da administração direta e da administração indireta autárqui-

ca e fundacional. Inicialmente o projeto não contemplava servidores da Maternidade Gota de Leite, mas, vereadores abriram diálogo com sindicato dos servidores e Prefeitura conseguindo o benefício.

Outro projeto aprovado, que também teve a efetiva participação

e contribuição dos vereadores, reajusta de maneira escalonada o va-

JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br

lor do auxílio-alimentação dos servidores da Gota de Leite.

ANIVERSARIANTES

18- Regina Célia Smirne, Luis Fávero de Souza, Lauro Martins de Oliveira, Marcos Augusto Pimentel e Luciano Adriano Pesce. 19- Adélia Arnosti, Josiane Tosetto Cristofoletti, Margareth Aparecida M. B. Delbon, Heraldo Antônio de Oliveira, Luis Carlos Tedeschi e Neusa Santana. 20- Lucelena Carvalho, Eliana Aparecida Costa, Carlos Alberto Salmazo, Fátima Eliana Granada Garcia, Jorge Luiz Gomes de Assumpção, Zezé Belline, Caroline Pavan Rodriguez e prefeito Edinho Silva

21- Luiz Antônio Goulart Barbieri, Narciso Antônio Zanin e Valmeire Regina Zaparoli Vieira 23- Sueli Campos Leite, Walter Jung, Fábio Eugênio Boschiero Faccio, Sérgio Roberto Apolônio, Guilherme Von Poelhsitz Neto e Kátia Cristina Sano. 24- Elisabete Arnosti Neves, Sérgio Salata, Paulo Eduardo Filpi, João José Rosa, Orandir Ângelo da Silva e Alexandre R. Chade. 25- Marlene Camargo, Vera Olivi Bernardi, Osvaldo Luz Lima, Lourdes Pereira e Fernando Ferreira.

Pé de moleque de leite condensado

Ingredientes - 500 g de amendoim - 1 xícara de açúcar - 1 lata de leite condensado

Modo de Preparo 1- Torre o amendoim retire a casca 2- Coloque em uma panela, acrescente o

açúcar e o leite condensado 3- Leve ao fogo e mexa até começar desgrudar do fundo da panela 4- Em seguida despeje em uma forma untada com óleo 5- Deixe esfriar um pouco e corte em quadradinhos Tempo de preparo: 25 min. - Rendimento: 30 porções

Edição 1252