Page 1

QUEM FOI?

O nosso país ganhou problemas por falhas gerais e demandas ilícitas.

A MENTE

Fonte para combater transtornos da nossa política (editorial). Pag. 02

Edição 1.248

R$ 3,00

UNIARA

A qualidade científica se encaixa num bem elaborado plano. Pag. 12

20 a 24 de maio - 2017

CULTURA

Profa. Terezinha assina coluna para estimular seu português. Pag. 11

Editor Geraldo Polezze

São Francisco é

“dono” da Beneficência

O pessoal da Santa Casa deve ficar ligado na transação que pode influenciar na transformação de seu pavilhão

Tudo caminha para a construção de um núcleo forte e capaz para atender à demanda. Mas, não se deve ignorar os entreveros e litigância, até pela imprensa, de líderes do hospital que beija a falência, talvez, pela falta de união para gerir uma obra de tão grande significado e complexo como uma casa hospitalar. Esse pormenor bem

Novo conjunto

O plano Benemed já era do São Francisco Saúde. Faltava o imóvel... ele chega com a martelada do leiloeiro. Barato ou caro? Esperança de um núcleo forte é o que vale para a população.

I

Disque 3332-1002 e seja mais um parceiro da democracia escrita.

Assinatura 3332-1002 (Cristiane)

MUSEU

Américo Brasiliense descobre obras seculares a céu aberto. Pag. 09

ESPORTE

que poderia merecer atenção do Ministério Público que é visto como o “advogado do povo”. O hospital teve só uma administração canhestra e infeliz ou problema do endividamento vem de supostos atos pouco convencionais e eventualmente ilegais? O MP não pode se furtar a dar a resposta à coletividade, razão de sua existência.

O vovô da imprensa, considerado Wilson Silveira Luiz, traz as últimas afeanas dentro de nova fase. Pag. 10

antecedência a esperança de nova eleição? Precisamos de novos quadros, com saber, iniciativa e lastro popular para falar e ser respeitado. Pense, mas pense muito porque a eleição está chegando.

Tem gente torcendo o nariz para o modo de administrála, diferente das anteriores visando o coletivo comercial.

Pedágio de R$ 88,60

da e volta a São Paulo equivaleriam a meio tanque de gasolina. Pistas conservadas, mas, quem poderia discutir tal preço com um governo essencialmente político e respirando com

ASSINATURA

ACIA


02

Tanabata

O prefeito Edinho se reuniu com a Associação Cultural Nipo-Brasileira de Araraquara para buscar parceria para a 22ª edição do Festival Tanabata, que será aberta em 7 de julho. “O Tanabata se tornou uma festa oficial do município e faz parte do calendário de eventos. É um momento de recuperar a importância da colônia japonesa nos 200 anos de história da cidade”, afirmou chefe do Executivo.

Presidente

Sérgio Tanizaki diz que apoio da Prefeitura é importante para a organização da festa. “O Edinho está ‘dando uma mão’, sempre foi o prefeito que mais prestigiou a nossa colônia.”

Participação

Ainda participaram da reunião o presidente da Câmara, Jeferson Yashuda; pela Nipo, Mauro Shinzato (diretor social), Nelson Oguri (tesoureiro) e Everton Tanizaki; além do secretário de Gestão e Finanças, Donizete Simioni, e do chefe de gabinete, Alan Silva.

JORNAL DE

ARARAQUARA Publicação semanal da empresa “Jornal de Araraquara Ltda”. Editor: Geraldo Polezze - MTb 9.886 Registrado no Cartório Civil sob o nº 36.264 PABX: (0xx16) 3332-1002 End. Rua Ceará, 1063 Araraquara - SP. CEP 14810-165 Diretora Administrativa: Marilene Volpatti Home page: www.jornaldeararaquara.com.br e-mail: redacao@jornaldeararaquara.com.br facebook.com/jornaldeararaquara youtube: Jornal de Araraquara Impressão: Grafisc - São Carlos

Conquista OPINIÃO

SÁBADO E DOMINGO 20 E 21 DE MAIO DE 2017

Editorial

A

JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br

de futuro melhor

sociedade brasileira passa por mudanças especialmente com a modernização da Previdência Social aspirando aposentadoria equiparada nos setores público e privado. A mudança é vital, mas, o governo acabou cedendo a insistentes pressões de deputados e senadores, estimulados por estridentes sindicalistas que se unem para não perder a grana de “um dia do trabalhador” que, como gravidade, cai em cofres sem nenhum acompanhamento oficial. Se é verdade que “em 10 anos a Previdência responderá por 80% de todas as despesas do governo, restando apenas 20% para suprir as demais demandas estruturais e sociais”, caberia ao governo denunciar a pressão irresistível e colocar o povo ao seu lado para inibir eventuais aproveitadores que combatem ferozmente a força das mudanças.

Quase todo dia uma novidade derruba o astral dos brasileiros Não está fácil ficar em pé diante das di-

ficuldades econômicas. Ainda mais com derrapadas de um número enorme de políticos, embora profissionais. Enquanto a reforma eleitoral não é discutida seriamente, enquanto o número de deputados, vereadores e uma multidão de assessores ficam à margem das transformações urgentes (todos pagos regiamente com nossos impostos), vamos bater na tecla do autocontrole diante dessa janela traumática. Temos que ser gestores da emoção e buscar apoio na atividade física e mental para suportar o tranco. Não podemos esbarrar em transtornos, como a síndrome do pânico. Não merecemos mais sofrimento, temos que ser autores da própria história para combater, com ajuda divina, a insegurança coletiva para inibir a ansiedade. Mais fácil, no entanto, é lutar pela transformação e votar com responsabilidade cidadã. Colocar na urna o nome dos mesmos políticos, com vícios compilados ao longo dos anos, não é inteligente. Afinal são pagos por todos nós... dinheirinho suado e sofrido diante de 14 milhões de desempregados, irmãos angustiados com um amanhã incerto e não sabido. Precisamos de mudança.


SÁBADO E DOMINGO 20 E 21 DE MAIO DE 2017

JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br

Agenda

Cinemas

Sábado (20)

Programação até 24 de maio

Rei Arthur A Lenda da Espada Moviecom 4 (3D): Dublado: Diariamente, sessão às 16h20. Moviecom 4 (3D): Legendado: Diariamente, sessão às 21h45. Moviecom 5: Dublado: Seg. a Sexta-feira, sessão às 19h10. Sábado e Domingo, sessões às 14h40 e 19h10. Cine Lupo 2 (3D): Dublado: Terça a Domingo, sessão às 19h. Cine Lupo 2: Legendado: Terça a Sexta, sessão às 21h15. Sábado, sessões às 16h30 e 21h15. Domingo, sessão às 16h30. Alien: Covenant Moviecom 3: Dublado: Seg. a Sexta-feira, sessão às 21h40. Sábado e Domingo, sessões às 14h50 e 21h40. Cine Lupo 1: Legendado: Terça a Domingo, sessão às 19h. O Poderoso Chefinho Moviecom 4: Dublado: Sábado e Domingo, sessão às 14h15.

Corra! Moviecom 3: Dublado: Diariamente, sessões às 17h20 e 19h30. A Cabana Moviecom 1: Dublado: Diariamente, sessão às 18h50.

O Rastro Moviecom 2: Nacional: Diariamente, sessões às 14h30 e 19h20. Moviecom 5: Nacional: Seg. a Sexta-feira, sessões às 17h15 e 21h50. Sábado e Domingo, sessões às 17h15 e 21h50.

Velozes & Furiosos 8 Moviecom 2: Dublado: Diariamente, sessões às 16h30 e 21h15.

Guardiões da Galáxia Vol. 2 Moviecom 1: Dublado: Diariamente, sessões às 16h e 21h30. Moviecom 4 (3D): Dublado: Diariamente, sessão às 19h. Cine Lupo 1: Legendado: Terça a Sábado, sessão às 21h15.

Despedida em grande estilo Cine Lupo 1: Legendado: Sábado e Domingo, sessão às 16h30.

Os Smurfs e a Vila Perdida Moviecom 1: Dublado: Sábado e Domingo, sessão às 14h. O jornal recebeu a programação diretamente dos promotores.

SESI - 20h espetáculo 4 por 4 – Escuta essa Dança, uma parceria entre a Cia. de Sapateado Pé na Tábua e BR Jazz Quarteto. A entrada é gratuita e os ingressos podem ser reservados pelo Meu SESI (www.sesisp.org.br/meu-sesi). Informações (16) 3305-2500.

internauta Quem não vê?

Araraquara é uma cidade que está à frente de seu tempo. Nosso país, para muitos é atrasado, mas, a cidade se destaca incrivelmente. Tanto em relação à economia como na administração pública. Nosso prefeito Edinho teve a brilhante ideia de deixar gigantescos buracos para que os carros procurassem mecânico ou funileiro. Com isso, o prefeito consegue movimentar nossa economia e gerar empregos... Não entendo porque uma grande parte o critica. Não é preciso resolver as coisas agora, tenho certeza de que se tudo for no longo prazo seremos beneficiados. Obrigado prefeito Edinho, a maioria precisa entender sua postura. (Luis)

Mais um golpe

Nas últimas horas os políticos sofreram mais um golpe. Vários pedidos de impedimento que vão motivar posturas de deputados e

senadores. Será que o Brasil aguenta novos e delicados ataques? (Eulália)

Esquerda/direita

O pessoal, principalmente políticos, aproveita a onda da esquerda contra direita e manda texto para evidenciar seu ponto de vista. Tanto um como outro deveriam pensar primeiramente no país, na sua gente ordeira e laboriosa. (Alcides e Carmem)

Dianda Lopez

A fábrica de óleo (amendoim) à beira da ferrovia, desativada há mais de 20 anos, nos remete à Dianda Lopez. Um nome para alimentar os saudosistas. Mas, nesse período longo nada foi feito e o prédio ocupa lugar apenas para eventual proliferação de mosquitos. Cadê o IPTU progressivo. Cadê os vereadores e o prefeito que não fazem nada para tirar esse gigantesco prédio do mapa dos horrores. (Juarez)

Correspondência e-mail: redacao@jornaldeararaquara.com.br

Panificadora Cristal Pizzas, salgados e bolos para festas, por Kg. Uma homenagem ao seu paladar Rua Alm. Tamandaré, 367 -

(V. Xavier) - Fone:3332-3768

SESC - 20h e o espetáculo de teatro “Leite Derramado”. Adaptado do romance de Chico Buarque, com direção de Roberto Alvim, a montagem traz uma visão de séculos da História do Brasil e propõe uma reflexão acerca da formação política e social dos dias atuais. No teatro, classificação 14 anos, grátis, retirada de convites no dia da atividade. VIRADA CULTURAL

Praça Scalamandré Sobrinho 18h30 - Bloco (DJ) 19h30 - Nego Dito (banda local) 21h - Lurdes da Luz 22h30 - Fresno 15h30 - Renato Albani (humor) 17h - Raimundos 18h30 - Leo e Junior

CEAR 18h (Abertura Oficial) - "Cabaret Fucô”, com Cia. de Teatro Os Satyros (teatro) 22h - "Match”, com O Maravilhoso Coletivo (teatro) 0h30 -"Insanamente”, com Fernando Strombeck (humor) 11h - "O Novo Rei de Beleleu”, com Cia. Ouro Velho (infantil) 16h - "Sala de Espera”, com Eco Teatral (teatro)

Museu Histórico e Pedagógico Viradinha Cultural - início às 19 horas (dia 20) e término às 8h da manhã (dia 21) Inscrições abertas no Museu Voluntários da Pátria - Praça

03

Pedro de Toledo Programação gratuita

Domingo (21)

SESC - 13h Show Trio Manouche Manuxodó, no Garimpo, classificação livre, grátis. - Semana Mundial do Brincar, a partir das 9h30, acontece na Rua Ivo Dalláqua o Festival de Brincadeiras de Rua, com educadores do Programa Curumim, um espaço para que as crianças possam experimentar brincadeiras tradicionais. Logo em seguida, às 11h30, voltado para o público infantil e toda a família, Paulo Freire conta causos e lendas brasileiras, entremeados por canções aprendidas com mestres de viola do sertão e composições próprias na contação “Violinha Contadeira”. A entrada também é franca. VIRADA CULTURAL

Praça do DAAE 0h30 - Teroca e Amigos 1h10 - Márcio Rocha 1h50 - Simpsons of the Universe 2h30 - Bem Aventurados Reggae Roots 3h10 - Ekena 3h50 - Banda Netvno

Quinta-feira (25)

SESC - Semana Mundial do Brincar - a educadora, musicista e pesquisadora da Cultura da Criança e de Música Brasileira, Lydia Hortélio, encerra a Semana Mundial do Brincar com o bate-papo “A Criança Nova...a Criança Eterna”, às 19h30. Voltada para educadores, ela trará imagens da Cultura Infantil através dos tempos e mostrará as relações com o Brasil contemporâneo. As vagas são limitadas e já é possível se inscrever gratuitamente na Central de Atendimentos do Sesc.


04

SÁBADO E DOMINGO 20 E 21 DE MAIO DE 2017

JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br


JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br

Miss Araraquara As inscrições foram prorrogadas até 31 de maio. O concurso “Miss Araraquara-2017” será no dia 16 de setembro, no CEAR a fim de eleger as mulheres mais bonitas: Miss Araraquara, Miss Morada do Sol ou Miss Bueno de Andrada. Nesta edição, o tema será “Mulheres - além de divas araraquarenses que se destacaram ao longo de 200 anos”, em

05

homenagem ao bicentenário. A inscrição é gratuita com realização da ONG Projeto Meu Guri coordenada pela Korina Viana.

Nosso Mister

Haverá eleição de miss plus size e a Korina lembra que os participantes dessas categorias vêm sendo selecionados, Interessados podem entrar em contato pelo (16) 99704-8010.

Pacto Federativo O prefeito Edinho Silva propôs, em Brasília, a criação de uma Comissão que repense o Pacto Federativo. Esteve na capital para o debate “As Questões relacionadas à Situação Financeira no Brasil”. "O pacto federativo que estabelecia o papel de cada ente federado ruiu e, nessa dissolução, não há nenhuma dúvida que o município arca com a maior conta", frisou Edinho.

SÁBADO E DOMINGO 20 E 21 DE MAIO DE 2017

Mário Joel

Malara OAB/SP 19921

Fone: 3322-5790

Rua Itália, 1657 - Centro - Araraquara

DR. CARLOS FERNANDO CAMARGO CRM: 35.058 FONE: 3336-9381


06

SÁBADO E DOMINGO 20 E 21 DE MAIO DE 2017

Bom Dia!

Aos aniversariantes da semana que sejam felizes, sem constrangimento

Vera Lúcia Comito comemora o niver das filhas Julia Comito Brabetz e Laura Comito Brabetz, no Palhoça Music Bar.

ANIVERSARIANTES

20- Antonio Cerqueira, Eliana Kazue T. Sano, Divino Rodrigues da Silva, José Valdemir Bortolazzo, Vanderlei Donizete Batosto, Maurício B. Yoshiba e Indalécio Batista de Carvalho. 21- Vanda Ap. Nunes do N. Fernandes, Ademir Sanita, Geraldo Lupi Neto e Pedro dos Santos. 22- Ary dos Santos, Mário Sérgio Spereta, Roberto Cirino Duarte de Souza, João Luiz Ferreira e Sandra Regina Muniz 23- Alzira Bernardo Micelli, Elvio Lupo Júnior, Walter Sant'Ana, Frederico Renno Lima, Angelita Gasparini Bau, Carlos Alberto Quiles Júnior, Francisco Alarcão, Antonio Luiz Borsari, Marco Alexandre Monteiro Garcia, Gerson Barboni Ramello, José Eduardo Cagnin, Vlademir Iglesias e Cléia C. F. Brondino. 24- Haroldo Petlik, Jorge Luis Piva, Mauro Rodrigues, César Romão, Maria Silvia Speranza, Helena Maria Fedato Sávio, Nair Massumi Tiba, Arthur

César do Amaral, Sandra Regina A. Vicente, Raul Modenezi, Edson Gomes Assumção e José Carlos Rodrigues. 25- Maria Terezinha Sobral, Nelson Léo, Fuad Jacob Abi Rached, Jane Bombarda Pierini, José Aluízio Guedes Paschoal, Ronaldo Afonso Bueno Neto, Cristiana Regina Campani, Maria Antônia Camargo Padovani, Olga Rodrigues Chade, Marta Vilas Boas Macchioni, Rosângela de Fátima Caires Motta e Ana Maria Ribeiro de Carvalho 26- Marcos Toledo Pizza, Maurício Tiozzo, Marilea Assunta F. da Silva Pereira, Maria Aparecida Brito Domingos, José Lopes Vaccari Tesini e Manoel Penna de Barros Cruz 27- Celso Vulcano, Cláudio Roberto Felício, Odete Costa Bodestein e Mário Ito 28- Geraldo Patreze, Débora Cristina Machado, Marcelo Cyrino da Silva, Carlos Rogério Bido, Antônio Guisso Yamada e Antônio Carlos Ribeiro.


Cerco aos devedores

JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br

zenda Pública, João Baptista Galhardo Júnior referente aos anos de 2014 a 2016.

Primeira bateria

P

Juiz João Galhardo Júnior e secretário Donizete Simioni.

refeitura ‘fecha o cerco’ contra devedores de IPTU e ISSQN. Lista com 66 nomes

de empresas e pessoas físicas, totalizando R$ 4,3 milhões, foi entregue ao juiz da Vara da Fa-

Ao todo, R$ 4.379.648,84 serão cobrados judicialmente neste primeiro lote (outros dois ainda serão enviados à Justiça). Desse valor, R$ 2.590.155,83 correspondem a IPTU e R$ 1.789.493,01 a ISSQN. A reunião ocorreu na sede do Fórum: secretário Donizete Simioni, procurador-geral do Município, Rodrigo Cutiggi, subprocurador Geral de Assuntos Fiscais e Tributários, Vinícius Manaia Nunes, coordenador de Negócios Jurídicos, Ernesto Esteves, além do representante da entidade responsável por leilões de bens dos devedores.

Mais cobrança

Segundo Simioni outras duas ações estão sendo patrocinadas. Todos os bens que estão penhorados irão a leilão (no primeiro deles serão 30 veículos e imóveis vendidos) e, a partir de

07

agora, também está sendo exigida a garantia de um bem ao se parcelar uma dívida. “É um processo de intensificar as cobranças para que possamos diminuir o estoque de dívida ativa, que chega a R$ 250 milhões”, diz o secretário.


08

SÁBADO E DOMINGO 20 E 21 DE MAIO DE 2017

Diretas Já De novo...

Márcia Lia

Trinta e três anos depois das manifestações por eleições diretas o povo brasileiro protagoniza um novo Diretas Já, ocupando espontaneamente as ruas e as redes sociais um ano após o golpe institucional e midiático que derrubou o governo legítimo de Dilma Rousseff. As gravações feitas por um empresário em conversas com Michel Temer e com Aécio Neves, protagonistas e artífices do golpe ao lado do preso, calado e ainda bem pago Eduardo Cunha, jogam uma pá de cal no discurso demagógico da direita, que chegou voraz para tomar direitos dos trabalhadores e vender os preciosos recursos nacionais. As provas físicas, produzidas a partir de acordo de delação, derrubam moralmente personagens que conduziam reformas infames contra o povo trabalhador. Personagens dissimulados que não querem a reforma agrária, que não querem moradia para todos, que não querem educação e saúde pública de qualidade para todos. Estas mesmas provas mostram o tamanho da desfaçatez de um senador da República (já afastado), que pede propina para pagar advogados para defendê-lo em SEIS processos na lava jato. Que fala em

eliminar/matar o emissor que receberá o dinheiro, antes da delação. Um roteiro de cinema. Não há mais como sustentar demagogias. O país precisa livrar-se do peso secular da corrupção, da política que cria a miséria e se nutre dela para manter-se no poder, esse mesmo poder que começa a sair pela porta dos fundos, pela tubulação de esgoto. O país precisa de eleições diretas agora. As reformas essenciais precisam começar pela reforma política, pela reforma do judiciário, por uma reforma do estado - hoje pesado, denso e pouco eficaz -, uma reforma das comunicações sociais, em que a democracia seja fortalecida em processos de participação popular, de liberdade de expressão e de garantia de direitos e de deveres a todos.

JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br

Uma momento para matar a saudade: Edinho, então vereador em início de carreira política; Samuel Brasil Bueno recebendo título de cidadania araraquarense das mãos do prefeito Waldemar De Santi e Pezinho, também vereador. Com exceção do primeiro, todos já cumpriram sua missão na terra... deixaram saudade pra mais de metro.

Deputada Estadual” (Assessoria da deputada: (16) 33111300 (Araraquara), (11) 3886-6604 (São Paulo) e (16) 99786-7251 / (16) 99633-6320. Veja mais: Site www.marcialia.com.br; Facebook @marcialia, Twitter @marcialiapt13 e instagram @marcialiapt13.

Jornalista Maurinho, do Jornal Correio da Região (Américo Brasiliense), deixou nosso mundo e ganhou na última edição comentário auspicioso, gratificante e sincero assinado pelo seu grande amigo, Antonio Clóvis Coca Pinto Ferraz.

Galhardo Sociedade de Advogados OAB/SP 11.486

CIVIL - TRABALHISTA DIREITO IMOBILIÁRIO

Av. São Paulo, 735 Fonefax : (16) 3322-4506


SÁBADO E DOMING0 20 E 21 DE MAIO DE 2017

JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br

Américo descobre Museu

P

As pegadas na Praça “Erídio Stain”.

Apoio Cultural

refeitura de Américo Brasiliense detectou pegadas de Dinossauros. A bióloga Andréia Regina Leandro de Campos identificou as pegadas e agora o Centro de Ciências e Educação Ambiental concretiza uma parceria com o Centro de Ciências de Araraquara da UNESP a fim de analisar quais as espécies e o período desses Dinossauros na região. Segundo o Professor da UFSCAR (Universidade Federal de São Carlos) e Paleontólogo Dr. Marcelo Adorna Fernandes foi encontrada em Araraquara pegadas do réptil de três dedos “há mais de 140 milhões de anos”. O museu a céu aberto de Araraquara fica na Rua Voluntários da Pátria (rua cinco) contendo o mesmo tipo de pegada. Alguns pavimentos da cidade são provenientes de pedreiras de arenito, hoje desativadas. A região já es-

teve na borda de um imenso deserto de 1,3 milhões de quilômetros quadrados chegando até o Uruguai.

Primeiro registro

Efetivado em Araraquara não foi em pedreira, estava exposto em uma calçada da vizinha São Carlos e foi descoberto em 1911 pelo Engenheiro de Minas Joviano Pacheco, em Arenito corde-rosa em passeio público. Hoje a pista fóssil faz parte da coleção do antigo Instituto Geográfico e Geológico na capital.

Praça Eridio Stain

A pegada em Américo Brasiliense vem de placas de arenito provenientes de pedreiras da região, hoje desativadas. Nos próximos meses Américo Brasiliense deverá receber uma equipe de Paleontólogos para realizar estudos minuciosos.

Emenda de R$ 200 mil

Fone: 3301-2299

Av. Dr. Leite de Moraes, 1066 - Vila Xavier - Araraquara

Site: www.tetonovo.com.br - e-mail tetonovo@tetonovo.com.br

J.A. na Drogaria Américo tem lugar amplo e bom acolhimento para retirar o J.A.

Droga Centro - João Orávio de Freitas -

Governador Alckmin ladeado pelo deputado Massafera e vice-prefeito Damiano. Deputado Roberto Massafera participou, nesta semana, da liberação de R$ 200 mil fruto de sua emenda para infraestrutura. No total, o Estado liberou R$ 8,4 milhões para 52 municípios

paulistas. A verba para infraestrutura urbana deve ser utilizada em serviços que minimizem os problemas de buraco ainda mais que “os municípios passam por dificuldades econômicas”.

Parabéns aos aniversariantes

20- Vitor Figueira N. de Lima 21- José Eduardo M. Fragiacomo, Ana Lucia Mendes Leal e Ana Pacheco Carrasco 22- Paulo Santoro 23- Sérgio H. dos Santos Seves 24- Fernanda de Freitas 25- Dirceu Joaquim, Rodrigo de

Freitas Branco e Eduardo Barille de Arruda 26- Lindomar Souza Oliveira e Mateus Henrique Laurindo Costa 27- Sabrina Campagna Zignani 28- Roseni Aparecida Pereira, Juliana Maria Simões e Bernadete Ap. Laurindo Oliveira

09

Luigi Vida passa

Sabia que cerca de 25 milhões de células do seu corpo morrem enquanto você lê esta notícia?

Jogos antigos

A Nintendo lançou um miniNES, com trinta jogos inclusos ao custo de 60 dólares. Porém, no Brasil o preço deve chegar a 1500 reais.

Ódio e Amor

Por mais estranho que pareça, as pessoas que se irritam com você mais facilmente, na verdade, tomam essa atitude porque precisam mais de sua atenção. Humanos nunca dizem o que pensam.

Predadores rápidos

Um dos predadores mais rápidos do mundo, por incrível que pareça é uma lagosta. Ela vive nos mares da Austrália e costuma caçar lagartixas e outros répteis e animais pequenos, mas, o que impressionada é o tempo de captura: leva cinco milissegundos para pegá-los. Leonardo da Vinci A maior obra-prima da pintura de todos os tempos, Mona Lisa, de Leonardo da Vinci, foi um dos primeiros retratos da história da arte ocidental a incluir as mãos do modelo. Até então, os retratos mostravam as mulheres apenas do busto para cima.

Maior corrida do mundo

A mais longa corrida no mundo foi a transcontinental saindo se Nova York em 1929. O finlandês Johnny Calo venceu os 5.898 quilômetros em 79 dias (525h 57min 20seg), de 31 de março a 18 de junho. Chegou com apenas 2 min 47 seg à frente do inglês Pietro “Peter” Gavuzzi.

Datas históricas

20- Ascensão do Senhor, Dia do Pedagogo, Dia Nacional do Técnico e Auxiliar de Enfermagem e Dia do Comissário de Menores. 21- Dia da Língua Nacional e Dia do Afilhado. 22- Dia do Apicultor, Dia do Abraço e Dia internacional da Biodiversidade. 23- Dia da Juventude Constitucionalista e Dia da Tartaruga. 24- Dia da Infantaria, Dia do Datilógrafo, Dia do Detento, Dia do Telegrafista, Dia Nacional do Café e Dia do Vestibulando. 25- Dia da Indústria, Dia do Massagista, Dia do Trabalhador Rural, Dia Nacional da Adoção, Dia Internacional do Sapateado, Dia Internacional das Crianças Desaparecidas, Dia do Orgulho Geek, Dia da Costureira, Dia Nacional do Respeito ao Contribuinte, Dia Nacional de Combate ao Glaucoma e Dia do Vigilante. 26- Dia Nacional do Bombeiro e Dia do Revendedor Lotérico.

(*) Mande sua dica pelo e-mail redacao@jornaldeararaquara.com.br


10

SÁBADO E DOMINGO 20 E 21 DE MAIO DE 2017

Wilson

Silveira Luiz

e equipe

J

As guerreiras perderam...

ogando no Rio de Janeiro, quarta-feira desta semana, a equipe feminina de futebol da Ferroviária foi derrotada pelo Flamengo, 2 a zero. O jogo fez parte do Campeonato Brasileiro de Futebol Feminino. As grenás, por enquanto, estão fora da zona de classificação. Faltam dois jogos para encerrar essa fase.

E tem mais

Guerreiras jogam, neste domingo (21), em Valinhos contra a Ponte Preta na sequência do Campeonato Paulista. E na quarta-feira recebem o Foz Cataratas, na ARENA DA FONTE, pelo Certame Brasileiro.

AFE

PC de Oliveira, de novo assume como técnico da Ferroviária.

tição nacional.

Futvôlei

No dia 10 de junho, no Estrela, a Copa Araraquara de futvôlei. Devem participar 32 duplas.

Timão na maior

Pelo certame estadual de futsal, promovido e organizado pela Liga Paulista, o Corinthians esteve em Araraquara, na última terça-feira, vencendo a Uniara por 3 a zero. Na segunda-feira(22), às 19h30, o time de futsal da Unia-

ra, sob comando do técnico Renê, volta a atuar pela Liga Paulista, no Gigantão, contra Bauru.

VOLEISOL

A equipe Voleisol masculino de Araraquara joga neste sábado (20), no Ginásio Santa Felicia, contra São Carlos, pelo certame da APV.

Mirim

O mirim feminino tem compromisso também neste sábado (20), no Ginásio da Pista contra Américo Brasiliense.

Na Moldura

Vôlei Feminino

Neste sábado(20), o time de biribol de Araraquara participa, na cidade de Olímpia, da 2ª etapa da Copa Brasil. E no dia 10 de junho, no Complexo Esportivo do Estrela, a 3ª etapa dessa compe-

+ Marco Elcio Loria, 68 anos. Sepultado, dia 13, Cemitério São Bento.

• + Julia Aparecida Monge Ruano, 74 anos. Sepultada, dia 13, Cemitério São Bento.

+ Dayse Adrielle Costa, 29 anos. Viúvo Lucas Herondi Paulino da Silva. Sepultada, dia 13, em Guatapará.

+ Dorival de Souza, 70 anos. Viúva Nanci Brandão de Paula Souza. Sepultado, dia 13, Cemitério São Bento.

+ Assumpta Lopes Prudenciano, 100 anos. Viúvo Cezarino P. de Souza. Sepultada, dia 13, Cemit. S. Bento.

+ Adail Pinto Mendes Filho, 80 anos. Viúva Maria Regina Pinto Mendes. Sepultado, dia 14, Cemitério São Bento.

+ Diva Rossi da Rocha, 79 anos. Sepultada, dia 16, Cemit. São Bento.

+ José Martins, 82 anos. Viúva Ingracia Leda da Costa Magalhães. Sepultado, dia 16, Cemitério S. Bento.

+ José Cláudio Senapeschi, 69 anos. Sepultado, dia 16, Cemitério São Bento.

+ Edson Luis Sonego, 54 anos. Sepultado, dia 17, Cemitério S. Bento.

+ Antero Souza, 71 anos. Viúva Maria José Oliveira Souza. Sepultado, dia 17, Cemitério das Cruzes.

+ Alice Rodrigues Ribeiro, 68 anos. Viúvo Lourenço Ribeiro. Sepultada, dia 17, Cemitério S. Bento.

+ Sergio dos Santos, 48 anos. Sepultado, dia 18, Cemitério S. Bento.

+ Aparecida Rodrigues Ribeiro, 74 anos. Sepultada, dia 14, Cemitério das Cruzes.

(Apoio cultural: Paraty)

+ Maria Filomena Arruda da Silva, 73 anos. Viúvo Eurides Gorbi da Silva. Sepultada, dia 15, em Guariba.

+ Leila de Lima Alamínio, 65 anos. Viúvo Francisco Alamínio. Sepultada, dia 14, em Nova Europa.

de todo o Interior do Estado. E tudo começou no programa Janela Esportiva, da Rádio Cultura (ainda na Avenida Espanha, 284). Na foto, uma das relíquias existentes na sala – O inesquecível Paulista F C de 1951, também conhecido como “Cimento Armado ou Galo”.

+ Rosalina Aparecida De Marqui Marques, 59 anos. Viúvo Antônio Braz Marques. Sepultada, dia 15, Cemitério das Cruzes.

+ Padre Oswaldo Baldan, 85 anos. Sepultado, dia 18, Cemitério São Bento.

No sábado da próxima semana(27), às 14 horas, no Complexo Aquático “Lucas Nogueira Garcez”, na ARENA DA FONTE, a Torcida Coração Grená vai comemorar mais um aniversário de criação da Sala de Reminiscências Esportivas “Paschoal Gonçalves da Rocha”. É o maior relicário fotográfico esportivo

+ Laércio Francisco Dias, 52 anos. Viúva Maria Aparecida Cardoso Dias. Sepultado, dia 15, em Matão.

+ Dionizio Valério, 81 anos. Viúva Amabile Ravanelli Valério. Sepultado, dia 14, Cemitério São Bento. + João Paulo Siqueira, 63 anos. Viúva Nilva Maria da Silva Siqueira. Sepultado, dia 14, Cemitério da Ressurreição.

Os atletas de Araraquara (masculino e feminino), categorias sub-20 e adulta, participam neste final de semana, em Campinas, de competição oficial.

Copa Brasil de Biribol

+ Victória Carolina de Almeida, 21 anos. Sepultada, dia 12, Cemitério das Cruzes.

Atletismo

Pelo certame São Paulo/Sul de Minas, o futsal sub-10 de Araraquara jogará neste domingo(21), em Motuca: 1º jogo contra Dobrada e 2º contra Santa Lúcia.

+ José Luiz Nunes Pereira, 70 anos. Viúva Olga Maria Zei Pereira. Sepultado, dia 12, Cemitério São Bento.

+ Luiz Vicente Silva, 72 anos. Viúva Romilda Ap. Polis Silva. Sepultado, dia 14, Cemitério Parque dos Lírios.

Jogo marcado para este sábado (20), às 10 horas no Ginásio da Pista entre Araraquara e Guariba vai decidir a fase regional dos Joguinhos da Juventude sub-19. O ganhador irá para a fase final estadual, em Presidente Prudente.

Sub-10 em Motuca

JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br

+ Haroldo Cezar de Oliveira, 57 anos. Viúva Maria Inês Carlos. Sepultado, dia 14, Cemitério São Bento.

+ Ademir Francisco Albino, 56 anos. Viúva Doralice Batista Albino. Sepultado, dia 15, Cemitério das Cruzes.

+ Edcarlos Soares Moreira, 28 anos. Sepultado, dia 15, em Motuca.

+ Geraldo Manoel André, 56 anos. Sepultado, dia 15, Cemitério São Bento.

+ Maria Augusta da Silva Amado, 81 anos. Sepultada, dia 15, Cemitério São Bento.

+ Cleyde Aparecida Moura, 80 anos. Sepultada, dia 18, Cemitério das Cruzes.

• •

+ Neuza de Souza Ribeiro, 57 anos. Viúvo Natalino Gonçalves. Sepultada, dia 18, em Motuca.

+ Virginia Cristiane Souza Malara, 45 anos. Viúvo Evandro Silva Malara. Sepultada, dia 18, Cemitério das Cruzes.

+ Benedicto Paulo Mariano, 88 anos. Viúva Zélia Ferreira Mariano. Sepultado, dia 19, Cemit. S. Bento.

+ Nair Mancini Sedenho, 85 anos. Sepultado, dia 19, Cemitério das Cruzes.

+ Olindo Francisco, 97 anos. Sepultado, dia 19, em Nova Europa.

+ José Antonio de Almeida Coelho, 55 anos. Viúva Maria da Graça Machado Coelho. Sepultado, dia 19, em Tabatinga.

Às famílias enlutadas o pesar do J.A.


JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br

SÁBADO E DOMINGO 20 E 21 DE MAIO DE 2017

Te s t e o s e u Po r t u g u ê s ( 4 5 5 )

11

Terezinha Bellote Chaman (*)

“Devemos dizer, não apenas com a nossa boca, mas com nossos gestos: ‘Sou Cristão’”. (Pe. João Vítor).

A primeira delas foi com relação ao celebrante, Pe. João Vitor. Ele que se ordenou Padre em 22 de abril/17 e celebrava ali a sua primeira Missa em Condomínio. Segundo ele, ficou admirado com o número de

Ca r tó ri o

Registre o seu imóvel. É questão de segurança. (Campanha do J.A.)

pessoas presentes. Transcrevemos alguns trechos importantes de sua homilia: “A mensagem do Evangelho nos diz que como um pastor de ovelhas cuida do seu rebanho, assim Jesus cuida de seus fiéis (o rebanho). Ele conhece todo o seu rebanho e deseja ser conhecido por ele.” “Àquela época, os Judeus, que se diziam entendidos, não compreenderam a presença do escolhido de DEUS, no meio deles. Já os pagãos, em quem não se acreditava, acolheram, reconheceram e deram melhor atenção ao filho de DEUS.” “Essa passagem serve para os dias de hoje. Muitas das vezes dizemos a largos pulmões: Sou Cristão... mas será que vivemos como tal... praticamos o Evangelho?” “Sabemos que não é fácil, pois temos de seguir Jesus e viver à sua imagem e semelhança. Mas, ainda existe uma esperança pois Ele deixou o Evangelho, que é o nosso guia. Ser Cristão é imitar a vida de Jesus: simplicidade, docilidade e Amor.” “Devemos dizer, não apenas com a nossa boca, mas com nossos gestos: ‘Sou Cristão’”.

A segunda surpresa foi à animação daquela Missa em Condomínio. Orientadas pela maestrina Erlenne Dokendal, integrantes do Grupo Shalom de Araraquara fizeram toda a diferença com seus cânticos: as missionárias Cleide e Joice, juntamente com as participantes do Grupo de Oração, Barbara, Raquel e Talita.

) aminduim; ) amendoim; ) minduim.

(*) Professora de Português, especializada em Linguística de Texto - UNESP de Araraquara/SP, Mestre em Comunicação Social – UNESP de Bauru/SP, Doutora em Serviço Social - UNESP de Franca/SP e Pesquisadora do GEPEFA - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Famílias. É Jornalista e assina coluna semanal (Teste o seu Português) em diversos jornais em todo o Brasil. Publicações em revistas técnicas na área de ciências humanas. Produtora de televisão do quadro “Teste o seu Português” por 16 anos em algumas TVs nacionais.

Tertúlia, no contexto, significa um grupo de: a ( ) sacerdotes; b ( ) amigos; c ( ) atletas; d ( ) cozinheiros.

03 - O casal da mesa 5 adora ________ bem picadinha, na ____________. a ( ) cove - fejoada; b ( ) couve - feijoada; c ( ) couvi - feijuada.

E a última e agradável surpresa foi a de que entre as intenções da Missa uma delas era para o querido Pedro José Bellote Chaman, nosso filho, que no dia seguinte completaria 25 anos de vida.

Convido-os a participarem de nossa próxima Missa em Condomínio, no dia 06 de junho, às 20h, no Ed. Mauá (Av. Mauá, 700). Odette Altmann de Campos e Luiz Bernardi aguardam-nos. Desejando que se realize uma Missa em seu Condomínio, faça contato com Carlos e/ou Terezinha Bellote Chaman - 16 - 3336-5548 - 9.9782-6116 - celp@terra.com.br Até lá e fiquem com DEUS. Teste o seu Português

01 - Estou muito ____________. “Não sei se caso ou se compro uma bicicleta”. a ( ) hesitante; b ( ) esitante; c ( ) hezitante; d ( ) ezitante. 02 - Era uma tertúlia musical, bem familiar.

04 - Desse jeito __________. Vá devagar na explicação! a ( ) eu se perdo; b ( ) eu se perco; c ( ) eu me perdo; d ( ) eu me perco.

05 - O que mais gosto de beber é suco de abacaxi com _________. a ( ) hortelã; b ( ) hortelam; c ( ) hortelan; d ( ) ortelã. 06 - A melhor coisa da vida é tomar cerveja acompanhada de _______. a ( ) amenduim;

OBS.: não deixe de assistir ao “Teste seu Português”, no canal You Tube ou pelo Facebook - www.facebook.com/testeseuportuguesonline - Agora também na TV UNIARA, assista pelo canal aberto 55 ou tv uniara araraquara you tube Respostas: Resp 1.: a - Estou muito hesitante. “Não sei se caso ou se compro uma bicicleta”. Hesitante (= vacilante, indeciso). Resp 2.: b - Era uma tertúlia musical, bem familiar. Tertúlia (no contexto) = um grupo de amigos. Resp 3.: b - O casal da mesa 5 adora couve bem picadinha, na feijoada. Couve (= planta hortense, cultivada como comestível). Feijoada (= prato da culinária brasileira). Resp 4.: d - Desse jeito eu me perco. Vá devagar na explicação! Resp 5.: a - O que mais gosto de beber é suco de abacaxi com hortelã. Diga: a hortelã (nome feminino). Hortelã (= planta de folhas pequenas, muito verdes e aromáticas). Resp 6.: c - A melhor coisa da vida é tomar cerveja acompanhada de amendoim. Amendoim (= planta herbácea da família das leguminosas

Aos 9 de maio, foi celebrada mais uma edição (85ª) de nossa Missa em Condomínio. Mais uma vez, a celebração ocorreu no Ed. Rosa de Prata. A síndica, Célia Gonçalves, organizou carinhosamente, como sempre, o evento. Estavam lá presentes 40 pessoas, entre moradores do condomínio e de outros edifícios. Foi uma noite em que vivenciamos algumas surpresas muito interessantes.

b( c( d(

OBS.: Colunista semanal dos jornais Diário do Grande ABC (SP) e Jornal de Araraquara (SP), Jornal Independente - Dois Córregos (SP), Tribuna do Norte - Natal (RN), Jornal de Nova Odessa (SP), Diário da Franca - Franca (SP) e Diário de Sorocaba - Sorocaba (SP) - Jornal de Itatiba - Itatiba (SP) - O Liberal Regional Araçatuba (SP) - Diário da Serra - Tangara da Serra (MT).

Laboratório de Análises Clínicas Dr. Arnaldo Buainaim S/C Ltda.

Análises Clínicas

Marcadores Tumorais

Imunologia

Hematologia

Hormônios

Responsáveis: Dr. Arnaldo Buainaim Dr. Arnaldo Buainaim Jr.

Rua Carlos Gomes, 1560 Fone: PABX (16) 3301-5599 Fax: (16)3322-5700

Posto de Coleta: Alameda Paulista, 1762 (Balão do Sesi) Fone: 3339-1230 - Fax: 3337-4506


12

SÁBADO E DOMINGO 20 E 21 DE MAIO DE 2017

Professor da Uniara

JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br

O Leonardo Estevam de Assis Zanini

Semana da Computação Oferecido a quaisquer interessados entre dias 22 e 26, a partir das 19h na unidade IV da Uniara.

O

s cursos de Engenharia de Computação e Sistemas de Informação da Universidade de Araraquara – Uniara promovem a “Semana da Computação 2017”. As palestras são gratuitas. Já para os minicursos, nos valores de R$10,00 para alunos da Uniara e R$20,00 para os demais interessados, é preciso fazer inscrição prévia na Central de Atendimento da unidade IV. Outras informações no www.uniara.com.br/ eventos/sc2017.

O

Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial e Meio Ambiente – DTMA da Universidade de Araraquara (Uniara) divulgou a programação com-

A

professor Leonardo Zanini, do Curso de Direito da Universidade de Araraquara – Uniara, obteve a titulação de livre-docência em concurso na área de Direito Civil do Departamento de Direito Privado e em Processo Civil da Universidade de São Paulo - USP Ribeirão Preto.

Araraquara – Uniara, pelo Departamento Autônomo de Água e Esgotos de Araraquara - DAAE e pela Secretaria do Meio Ambiente, foram realizadas na tradicional Praça “Pedro de Toledo”.

Para a conquista foi preciso participar de quatro dias de avaliações. “Foi um concurso que contou de uma prova escrita, uma didática em que é preciso ministrar uma aula; a avaliação do memorial (currículo documentado) e elaboração de uma tese de livre-docência melhor elaborada

Políticas Públicas

pleta do seminário, dias 24, 25 e 26 de maio, unidade I. Abrangem palestras, mesas-redondas e sessões orais que podem ser visualizadas no www.uniara.com.br/even-

E

Queimada Urbana

lunos da Escola Estadual “Antonio Joaquim de Carvalho” participaram da campanha contra as queimadas urbanas. As ações, promovidas pelo curso de Biologia da Universidade de

obtém livre-docência

tos/seppu. O SEPPU é destinado a pesquisadores, mestrandos, doutorandos, alunos de graduação e outros profissionais interessados no tema. O se-

Ciclo de Estudos

vento terá continuidade dias 22 e 23 e se estenderá ao longo do ano com novas palestras. O curso de Jornalismo da Uniara promove seu Ciclo de Estudo, no Salão Nobre da unidade I, com o tema “Mercado de trabalho profissional”. O ciclo deste ano é voltado ao mercado de trabalho, suas tendências e áreas em destaque, conta a coordenadora da graduação, Elivanete Zuppolini Barbi.

do que uma de doutorado”, diz o professor Zanini.

Conquista

Essa titulação é raramente concedida, “o professor vitorioso é considerado completo em nível de graduação e pós-graduação”, afirma Leonardo Zanini.

minário abre um ciclo que envolve outras instituições de ensino que tenham preocupação com as políticas públicas em suas linhas de pesquisa.

Feira de Ciências

O

curso de Biologia da Universidade de Araraquara - Uniara promove o “12º Biologando”, quarta-feira (24), das 19 às 22h, no mezanino ao lado da cantina da unidade I. A iniciativa, aberta ao público, apresentará temas no formato de uma feira de ciências. “É um projeto dos alunos de licenciatura com temas sorteados e trabalhados em grupos. Trata-se de uma atividade interessante para os graduandos que aprendem a transformá-lo em atividade prática”, destaca a coordenadora Teresa Kazuko Muraoka.

Edição 1248  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you