JORNAL DE ARARAQUARA
Banho de loja é elogiado A
M E L H O R
Ed. Nº 1.051 - Araraquara, 15 e 16 de junho de 2013
F O T O G R A F I A
D A
S E M A N A
Diretor: Geraldo Polezze
www.jornaldeararaquara.com.br
Cidade suja, há 9 meses, toma banho e troca de roupa (editorial). Página 2
Convite público: leilão da sede social 22 de Agosto. Presidente Pedro Baptistini sabe que o clube está no coração da cidade. Sem custo, espaço aberto para explicar por que o “Mais Querido” está nessa situação. Todos torcem por dias melhores.
Procurador endossa cassação
do prefeito de Araraquara
Barbieri é suspeito de usar site oficial para se promover durante campanha PMDB afirma que a lei foi respeitada e que a oposição “se recusa a aceitar o resultado das urnas”. A Procuradoria Regional Eleitoral deu parecer favorável à cassação do prefeito reeleito de Araraquara, Marcelo Barbieri (PMDB). Na campanha eleitoral do ano passado, ele foi acusado pela coligação liderada pelo PT - rival dele na cidade- de usar a máquina pública para fazer propaganda. Uma ação de investiga-
ção judicial eleitoral aponta que o prefeito utilizou o site oficial da prefeitura para se promover, o que é vedado pela Lei das Eleições, de 1997. Em primeira instância, o prefeito foi absolvido. Agora, o PT busca reverter a decisão no TRE (Tribunal Regional Eleitoral), que julgará o caso. O parecer da Procuradoria foi dado na última sexta-feira (7). Segundo o advogado do PT, José Branco Peres, a ação foi ingressada em dezembro de 2012. "Ele utilizou o site da prefeitura para fazer propaganda", diz Peres.
O artigo 73 da Lei das Eleições determina que só deve ocorrer publicidade institucional em casos de grave e urgente necessidade pública. Estabelece também que o candidato não pode fazer pronunciamento em rádio ou TV fora do horário eleitoral gratuito, o que de acordo com o advogado, também ocorreu. "O prefeito foi duas vezes a um programa de rádio e falou por 20 minutos em cada participação sobre suas obras". Segundo Peres, outros candidatos que disputaram a prefeitura não tive-
ram o mesmo espaço.
OUTRO LADO
O diretório do PMDB informou que a coligação da candidata da oposição, a exvereadora Márcia Lia (PT), já moveu mais de 15 ações contra o prefeito e que todas foram julgadas improcedentes. "É nesse sentido que o PMDB está tranquilo e confiante, pois tudo foi feito seguindo a lei. O PMDB considera que a atitude [da oposição] é antidemocrática, já que se recusa a aceitar o resultado das urnas", diz o partido.
R$ 2,00
Beneficência
H
ospital viveu momentos delicados com acusação de um grupo, liderado pelo Lucílio Corrêa Leite, e defesa do presidente Fábio Donato Gomes Santiago. As partes foram balizadas pelo Judiciário e, agora, todos devem pegar os “cacos” para reconstruir a instituição centenária.
Lucílio, na Câmara de Vereadores, defendeu seu ponto de vista fincado na saída do presidente Fábio. A cidade acha que as acusações precisam de provas.
Do editor
A
matéria da F.S.P. dia 13 de junho (C6) é impactante. Principalmente por situação semelhante na vizinha Boa Esperança do Sul onde o prefeito Jaime Bonassi, eleito com 56%, teve registro cassado por abuso de poder político e econômico durante a campanha. Benassi também foi absolvido na primeira instância, mas, sentença reformada depois de dois meses cassa também o vice, o ex-prefeito Antonio Nelson Rosim. Eleições marcadas para 4 de agosto. Prefeito Marcelo Barbieri, absolvido na primeira instância, confia no TRE para confirmar sua inocência. Acredita que o resultado das urnas será respeitado e sua defesa vai espancar argumentos da oposição. O certo é que, em meio a tantas normas para evitar vantagens de quem está no poder, existe a possibilidade de cassação sujeita à decisão judicial. Pena que as urnas democráticas não sejam portadoras de sentença imutável...
Presidente Fábio Santiago na investidura até posse da diretoria a ser escolhida pelos associados da Beneficência Portuguesa. Interessa-se pela transparência.
Desgaste
Inegavelmente a instituição sofreu arranhões profundos. Algo precisa ser feito para a sua recuperação. Quem sabe o retorno da Benemed já que se fala na eventual desistência da compradora (São Francisco).
Massafera No programa “Arena Livre”, da tevê Alesp, dia 24 deste mês, às 21h, no Canal 7 da NET, a fim de defender o meio ambiente. Nosso deputado Roberto Massafera propõe melhoria a partir da fiscalização dos poluentes originados pelos veículos automotores.
Deputado Edinho valoriza mandato do povo e, junto com prefeito Marcelo, defende interesse de Araraquara. Página 3
Prefeito Marcelo com o Ministro Padilha (Saúde) pede mais teto para Santa Casa. Pedido semelhante ao do Edinho Silva (somatória).
Paula Ortiz, cantor Michel Teló e prefeito Trentim na Feira de Santa Lúcia (suspensão explicada à página 2). Neste final de semana o encerramento com muitas atrações. Página 5
Bastidores
Os principais destaques da semana. Página 6