Page 1

JORNAL DE ARARAQUARA

Banho de loja é elogiado  A

M E L H O R

Ed. Nº 1.051 - Araraquara, 15 e 16 de junho de 2013

F O T O G R A F I A

D A

S E M A N A 

Diretor: Geraldo Polezze

www.jornaldeararaquara.com.br

Cidade suja, há 9 meses, toma banho e troca de roupa (editorial). Página 2

Convite público: leilão da sede social 22 de Agosto. Presidente Pedro Baptistini sabe que o clube está no coração da cidade. Sem custo, espaço aberto para explicar por que o “Mais Querido” está nessa situação. Todos torcem por dias melhores.

Procurador endossa cassação

do prefeito de Araraquara

Barbieri é suspeito de usar site oficial para se promover durante campanha PMDB afirma que a lei foi respeitada e que a oposição “se recusa a aceitar o resultado das urnas”. A Procuradoria Regional Eleitoral deu parecer favorável à cassação do prefeito reeleito de Araraquara, Marcelo Barbieri (PMDB). Na campanha eleitoral do ano passado, ele foi acusado pela coligação liderada pelo PT - rival dele na cidade- de usar a máquina pública para fazer propaganda. Uma ação de investiga-

ção judicial eleitoral aponta que o prefeito utilizou o site oficial da prefeitura para se promover, o que é vedado pela Lei das Eleições, de 1997. Em primeira instância, o prefeito foi absolvido. Agora, o PT busca reverter a decisão no TRE (Tribunal Regional Eleitoral), que julgará o caso. O parecer da Procuradoria foi dado na última sexta-feira (7). Segundo o advogado do PT, José Branco Peres, a ação foi ingressada em dezembro de 2012. "Ele utilizou o site da prefeitura para fazer propaganda", diz Peres.

O artigo 73 da Lei das Eleições determina que só deve ocorrer publicidade institucional em casos de grave e urgente necessidade pública. Estabelece também que o candidato não pode fazer pronunciamento em rádio ou TV fora do horário eleitoral gratuito, o que de acordo com o advogado, também ocorreu. "O prefeito foi duas vezes a um programa de rádio e falou por 20 minutos em cada participação sobre suas obras". Segundo Peres, outros candidatos que disputaram a prefeitura não tive-

ram o mesmo espaço.

OUTRO LADO

O diretório do PMDB informou que a coligação da candidata da oposição, a exvereadora Márcia Lia (PT), já moveu mais de 15 ações contra o prefeito e que todas foram julgadas improcedentes. "É nesse sentido que o PMDB está tranquilo e confiante, pois tudo foi feito seguindo a lei. O PMDB considera que a atitude [da oposição] é antidemocrática, já que se recusa a aceitar o resultado das urnas", diz o partido.

R$ 2,00

Beneficência

H

ospital viveu momentos delicados com acusação de um grupo, liderado pelo Lucílio Corrêa Leite, e defesa do presidente Fábio Donato Gomes Santiago. As partes foram balizadas pelo Judiciário e, agora, todos devem pegar os “cacos” para reconstruir a instituição centenária.

Lucílio, na Câmara de Vereadores, defendeu seu ponto de vista fincado na saída do presidente Fábio. A cidade acha que as acusações precisam de provas.

Do editor

A

matéria da F.S.P. dia 13 de junho (C6) é impactante. Principalmente por situação semelhante na vizinha Boa Esperança do Sul onde o prefeito Jaime Bonassi, eleito com 56%, teve registro cassado por abuso de poder político e econômico durante a campanha. Benassi também foi absolvido na primeira instância, mas, sentença reformada depois de dois meses cassa também o vice, o ex-prefeito Antonio Nelson Rosim. Eleições marcadas para 4 de agosto. Prefeito Marcelo Barbieri, absolvido na primeira instância, confia no TRE para confirmar sua inocência. Acredita que o resultado das urnas será respeitado e sua defesa vai espancar argumentos da oposição. O certo é que, em meio a tantas normas para evitar vantagens de quem está no poder, existe a possibilidade de cassação sujeita à decisão judicial. Pena que as urnas democráticas não sejam portadoras de sentença imutável...

Presidente Fábio Santiago na investidura até posse da diretoria a ser escolhida pelos associados da Beneficência Portuguesa. Interessa-se pela transparência.

Desgaste

Inegavelmente a instituição sofreu arranhões profundos. Algo precisa ser feito para a sua recuperação. Quem sabe o retorno da Benemed já que se fala na eventual desistência da compradora (São Francisco).

Massafera No programa “Arena Livre”, da tevê Alesp, dia 24 deste mês, às 21h, no Canal 7 da NET, a fim de defender o meio ambiente. Nosso deputado Roberto Massafera propõe melhoria a partir da fiscalização dos poluentes originados pelos veículos automotores.

Deputado Edinho valoriza mandato do povo e, junto com prefeito Marcelo, defende interesse de Araraquara. Página 3

Prefeito Marcelo com o Ministro Padilha (Saúde) pede mais teto para Santa Casa. Pedido semelhante ao do Edinho Silva (somatória).

Paula Ortiz, cantor Michel Teló e prefeito Trentim na Feira de Santa Lúcia (suspensão explicada à página 2). Neste final de semana o encerramento com muitas atrações. Página 5

Bastidores

Os principais destaques da semana. Página 6


02

OPINIÃO

SÁBADO E DOMINGO 15 E 16 DE JUNHO DE 2013

Maus-tratos

Secretaria de Meio Ambiente recebe por mês 250 denúncias de envenenamento e maus-tratos de animais. Moradores do Bairro São Geraldo estão preocupados com a morte, por envenenamento, de cinco gatos numa semana. Os veterinários atendem gatos vítimas de envenenamento. A Secretaria vai investigar as mortes desse bichinhos e adverte: envenenamento é crime que deve ser denunciado.

Internauta

“Noto que a população está cansada de reclamar da sujeira na cidade. O que nós, eleitores, não podemos esquecer dos que estão no poder. Isso é fundamental já que a única arma que temos é o voto”. (Ivone)

Internauta-2

“Ribeirão Preto já foi escolhida, pela França, para ser sub-sede da Copa do Mundo. Sinceramente espero que nossa querida Araraquara também seja, pois só assim ela receberá a atenção de nossos governantes”. (Mário)

Editorial

C

Banho de loja

ontrastando com mato em cruzamentos da cidade (em todos os bairros) e lixo em vários locais (excelente meio ambiente para a proliferação do mosquito aedes aegypti), parece que o período desastroso de inapetência após vitória eleitoral está chegando ao final. O lapso de tempo infelizmente pode ser refletido no elevado (quanto desnecessário se houvesse prevenção mais efetiva), no altíssimo número de pacientes com dengue. Nossa população respira aliviada com o prenúncio do banho de loja pelas mãos do vice-prefeito Coca Ferraz. Nem se trata de obras gigantescas: pequenos acertos, sinalização, mãos de direção, semáforo e pintura em pontos estratégicos dão novo visual e o povo percebe que tem administração na cidade

O

revertendo, em serviços indispensáveis, o dinheiro arrecadado com impostos e taxas. Afora o Fundo de Participação Municipal que é filé na mesa da manutenção essencial e ações políticas. Obviamente falta muito na mobilidade urbana, o reinício depois desse período lastimável de metabolização das urnas aumenta a auto-estima de nossa gente. Assim, que seja acelerada a reviravolta sem se esquecer de pontos delicados, como a saúde pública que tem uma Santa Casa com quase R$ 10 milhões inexplicavelmente represados. Por conta e risco da prefeitura municipal que tem reunião decisiva, nesta segunda-feira (17), com a diretoria do hospital que é referência regional para pacientes SUS.

Criar municípios

é repartir miséria

projeto que facilita a criação de municípios foi aprovado pela Câmara dos Deputados. Existem protocolados, nas Assembleias Legislativas estaduais, 397 pedidos de criação de novas cidades, mas, segundo a Confederação Nacional dos Municípios, há dois anos já havia 807 iniciativas de emancipação, o que representa quase 15% do total de municípios existentes no território nacional. Só isso geraria pelo menos 8877 novos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores, sem contar os diretores e assessores que as novas prefeituras e câmaras exigiriam para poder funcionar. O projeto aprovado exige para criar um município pedido à Assembleia Legislativa, assinado por 20% dos eleitores da área geográfica

envolvida. E que a Assembleia elabore, em 180 dias, um levantamento de viabilidade econômica, contendo rendas próprias e as disponibilidades de recursos para o lugar ter vida independente. Se a pretensão for aprovada nessa fase, a população será chamada para um plebiscito e só depois ocorrerá a criação da nova municipalidade, que se instalará nas eleições seguintes. A prática emancipatória do passado é desastrosa. Distritos sem condições foram transformados em municípios, por critérios puramente políticos, e hoje têm como principais rendas o federal FPM (Fundo de Participação dos Municípios) e as cotas do estadual ICMS (Impostos sobre Circulação de Mercadorias e Serviços). E desses recursos tiram o dinheiro para pagar os salários

Todo administrador municipal reclama a falta de meios de seus prefeitos, vices, vereadores, diretores, assessores e outros servidores inexistentes quando distrito. Melhor seria que esse recurso fosse aplicado em serviços públicos. Salvo exceções, a emancipação em nada melhorou a vida da população. O quadro ficou tão difícil que, em 1996, foram impostas regras mais rígidas para a criação e instalação de municípios, que o projeto em tramitação pelo Congresso pode vir a afrouxar. Todo administrador mu-

nicipal reclama a falta de meios para atender às necessidades de seu governo. Os recursos orçamentários têm 40% destinados obrigatoriamente à Educação e Saúde. Dos 60% restantes, até 54% podem ser aplicados para o pagamento de salários e encargos do funcionalismo. Restam apenas 6% para manutenção e investimentos. Para qualquer obra, o prefeito é obrigado a recorrer ao Estado e à União e, muitas vezes, a “vender-se” politicamente em troca das migalhas vindas das capitais. E o povo reclama da má prestação dos serviços! O projeto emancipador vai agora para o Senado. (Tenente Dirceu Cardoso Gonçalves - dirigente da ASPOMIL (Associação de Assist. Social dos Policiais Militares de São Paulo)

Internauta-3

“Que País é este? Que cidade é esta? Que médicos são esses que nem olham na cara do paciente quando da consulta? E olha que estou falando de médico de convênio, não é médico SUS! Se hoje quiser tratamento melhor, c om esclarecimentos devo pagar. Será que vai melhorar essa situação?” (Regina)

Ampliação

O Aeroporto “Bartholomeu de Gusmão” de Araraquara terá ampla área reservada para a ampliação da pista de pouso e decolagem. Prefeitura recebeu autorização dos vereadores para permutar imóveis com o objetivo de prolongar a pista.

Prefeitura de Santa Lúcia

N

a última segunda-feira (10/06), por volta das 17h15, a Prefeitura de Santa Lúcia foi intimada da decisão proferida pela Vara da infância e Juventude de Américo Brasiliense da Liminar que determinou que a Organização da 36ª Feira Regional de Animais não mais permitisse a entrada de menores de 18 anos nas dependências do evento. A decisão teve como fundamento algumas irregularidades apontadas pelo Corpo de Bombeiros em vistoria realizada na sexta-feira (07/06), ou seja, um dia antes do inicio da Feira. Naquela ocasião não estava totalmente concluída a montagem de todas as estruturas do evento, bem por isso não foi possível ao Corpo de Bombeiros verificar a regularidade de suas exigências. Há que se esclarecer ainda que, mercê do esforço do Prefeito municipal e da Comissão organizadora, o par-

que de diversões instalado e apto ao funcionamento, segundo o Corpo de Bombeiros, forneceu gratuitamente às crianças matriculadas na Rede Municipal de Ensino 3.000 (três mil) ingressos para o parque de diversões. Pois bem, como a intimação da decisão ocorreu já no final da tarde da segunda-feira (10/06) e portões do recinto já se encontravam abertos e com muitas crianças que daquele local desfrutam por se tratar de uma praça de esportes, como também aguardavam a abertura do parque de diversões para uso dos ingressos fornecidos gratuitamente, não foi possível atender a decisão judicial naquela data. Entretanto, o Prefeito Trentim já determinou o fechamento dos portões nos dias 11 e 12 de junho (terça e quartafeiras) para que todas as medidas tendentes à regularização das pendências apontadas pelo Corpo de Bombeiros fossem tomadas. Com já dito,

muitas já não existem mais, porém como medida de prevenção o Município contratou profissionais especializados para verificação de toda estrutura para segurança e incolumidade do público participante.

Amplificação

Nas palavras do Prefeito Trentim: “se temos que velar pela segurança, que seja de todos e não apenas dos menores de 18 anos”. Assim, a realização do evento e shows já contratados estão mantidos e a legitima Feira de Animais volta a todo vapor na quinta-feira (13/06), com o imperdível Show do Clube da Viola. Por fim, a Prefeitura de Santa Lúcia deixa claro, para quem puder interessar, que as atividades da 36ª Feira Regional de Animais estão mantidas no período de 13 a 16 de junho de 2013.

JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br

Internauta-4

“Fiquei feliz ao saber que o deputado Roberto Massafera fez um projeto para melhorar a segurança de Parques Infantis, bufês e áreas de diversão para crianças. Uma vistoria por ano para saber as condições desses espaços e evitar acidentes, isso é ótimo. O projeto foi aprovado na Assembleia Legislativa e o laudo técnico deverá ficar disponível para a população em local de fácil visualização. Parabéns deputado”. (Bernadete)

Cassação

A Procuradoria Regional Eleitoral do Estado de São Paulo emitiu parecer favorável ao processo que a Coligação “Frente Popular de Araraquara” move contra o prefeito Marcelo Barbieri (PMDB). A coligação que tinha a ex-vereadora Márcia Lia, como candidata ao Executivo, acusa prefeito Marcelo de usar da ‘máquina’ administrativa para fazer propaganda irregular nos três meses que antecederam as eleições de 2012. Leia matéria à primeira página deste J.A.

Brincar

Prefeitura realiza, neste domingo (16), através da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, gerenciada pelo vereador Porsani, a 5ª edição do Dia Municipal do Brincar com velhas e novas brincadeiras para crianças. O acontecimento será das 8h às 13, na Praça Major Abel Fortes, do Parque Infantil “Dona Leonor Mendes de Barros”. A expectativa é de 15 mil crianças brincando.

JORNAL DE

ARARAQUARA

Publicação semanal da empresa “Jornal de Araraquara Ltda”. Editor: Geraldo Polezze - MTb 9.886 Registrado no Cartório Civil sob o nº 36.264 PABX:(0xx16) 3332-1002 End. Corresp.: Rua Ceará, 1063 Araraquara - SP. CEP 14810-165 Diretora Administrativa: Marilene Volpatti Home page: www.jornaldeararaquara.com.br e-mail: redacao@jornaldeararaquara.com.br Impressão: Jornal “O Liberal” de Americana


+ Irma Masson Pastre, 81 anos. Sepultada, dia 07, Cemitério São Bento.

+ Telmo Maurício Nascimento, 79 anos. Sepultado, dia 08, Cemitério Parque dos Lírios.

+ Maria Trindade da Conceição. Sepultada, dia 08, Cemitério das Cruzes.

+ Carlos Stigliano, 77 anos. Sepultado, dia 08, Cemitério São Bento.

+ Apparecida Grippa Mutti, 74 anos. Viúvo José Mutti. Sepultada, dia 08, em Américo Brasiliense.

+ Osvaldo Liba, 78 anos. Viúva Therezinha Nelita. Sepultado, dia 09, Cemitério São Bento.

+ Hebe Barbosa Liborio, 85 anos. Sepultada, dia 09, Cemitério São Bento.

+ Anna Encarnacion Lineiro de Freitas, 88 anos. Sepultada, dia 09, Cemitério das Cruzes.

+ Margarida Garces Cerri, 85 anos. Sepultada, dia 09, Cemitério São Bento.

+ Levi Rodrigues de Oliveira, 81 anos. Viúva Iracema Mendes de Oliveira. Sepultado, dia 09, Cemitério das Cruzes.

+ Angelo Chiquesi, 83 anos. Sepultado, dia 09, em Ibitinga.

+ João Nunes de Oliveira, 82 anos. Viúva Neusa de Oliveira. Sepultado, dia 10, Cemitério São Bento.

+ Darcy de Oliveira Lins, 77 anos. Viúva Maria Lucilia Lia Lins. Sepultada, dia 10, Cemitério São Bento.

+ Antonio Gonçalves, 89 anos. Sepultado, dia 10, Cemitério São Bento.

+ Régis Albino Serafin, 25 anos. Sepultado, dia 10, Cemitério das Cruzes.

+ Santo Guillardi, 90 anos. Sepultado, dia 10, Cemitério São Bento.

+ Antonio Galati, 84 anos. Sepultado, dia 10, Cemitério das Cruzes.

+ Nelson Rossi, 90 anos. Sepultado, dia 11, Cemitério São Bento.

+ Ezequiel Pereira da Silva, 66 anos. Viúva Creusa de Oliveira Silva. Sepultado, dia 11, Cemitério da Ressurreição.

+ José Cordeiro, 82 anos. Viúva Edna Aparecida dos Santos Cordeiro. Sepultado, dia 11, Cemitério São Bento.

+ José Airton do Nascimento, 66 anos. Viúva Izaura Lourenço Matheus. Sepultado, dia 11, em Taquaritinga.

+ Marlene Ferreira dos Santos, 76 anos. Viúvo Antonio Ferreira. Sepultada, dia 11, Cemitério das Cruzes.

+ Laercio Forte, 55 anos. Sepultado, dia 11, em Boa Esperança do Sul.

+ Maria de Lourdes Oliveira e Silva, 69 anos. Viúvo Joaquim Targino da Silva. Sepultada, dia 13, Cemitério Parque dos Lírios.

Convergência

SÁBADO E DOMINGO 15 E 16 DE JUNHO DE 2013

Sábado (15)

SESC - Festival do Pará: música e culinária, 20h no Teatro. Grátis, ingresso 1 hora antes. - Um, dois, três... contando! Narração de história “O Medo da Sementinha”, às 14h na Área de Leitura. Grátis.

Região merece a somatória fortalecida pela eleição democrática das urnas

O

prefeito Marcelo Barbieri esteve com a ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, durante o Encontro com Novos Prefeitos do Estado, nessa semana, em Ribeirão Preto, e tratou da transferência das oficinas de manutenção da ALL (América Latina Logística) para o pátio de manobras de Tutóia. O prefeito e o deputado estadual Edinho Silva estiveram juntos no evento em Ribeirão e falaram da importância da transferência das oficinas para a retirada dos trilhos da região central da cidade. “Essa área precisa ser liberada, pois, temos um planejamento para ocupação do local com projetos de desenvolvimento econômico com a Funcef”, afirmou prefeito Marcelo. As obras do novo contorno ferroviário, construídas por meio do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), estão em fase final. A construção das oficinas em Tutóia é fundamental para que o trem deixe de pas-

Domingo (16)

SESC - Música com Grupo Metaleiras da Amazônia e Mestre Laurentino, roqueiro antigo do Pará, às 16h no Garimpo. Grátis. - Cinema “O último tango em Paris”, no Teatro, às 14h, acima de 18 anos. Circuito de MC’s - 1ª classificatória (região Sul), no Residencial dos Oitis (ao lado do Grêmio da Policia Militar), das 16 às 21 horas.

Praça da Fonte Luminosa - Às 16h recreação infantil e tendas de alimentos e artesanato; 18h o show de Márcio Rocha, “O Som de Minas”.

Segunda (17)

Casa da Cultura - Cinema em Série: “O Casamento dos Trapalhões”, 20h na Sala Jean Paul Sartre.

Na foto: Marcelo e Edinho pedem agilidade à Ministra Belchior tendo em vista a transferência de oficinas da ALL para Tutóia

sar pelo centro de Araraquara. A ministra Miriam Belchior afirmou que aguarda orçamento da ALL para analisar as possibilidades. “Mas, obras devem ser autorizadas

e comunicado oficial será feito em futuro encontro com

Terça (18)

SESC - Cinema “O último tango em Paris”, no Teatro, às 20h para maiores de 18 anos. - Seda – Semana do audiovisual - Festival integrado de cinema. “Ana” - 2011 - Dir. de Fernando Mori. “O que foi que eu fiz?” 2012, Dir. de Marcelo Tanisho. “Bolívia Viva” 2011 com Dir. de Daniel Mastroiano e Lucas Borges. - Infanto Juvenil – “A Batalha dos Encantados” com Cia. Caixa de Fuxicos, 11h no Teatro. Ingresso individual a partir das 9h30. Grátis.

o prefeito Marcelo e deputado Edinho”, assevera.

Do editor: mágoa, para quê? Essa união interessa ao nosso povo. Parabéns aos agentes Marcelo e Edinho que se unem para unificar reivindicação da região. Com Massafera, um trio de ouro que não devemos desperdiçar.

Para Delfim “é o que falta”

(Texto: Antonio Delfim Netto) Quando existem fatores de produção disponíveis e o Produto Interno Bruto não cresce por falta de demanda, os gastos do governo, financiados com o aumento da Dívida do Tesouro, colocam para trabalhar os fatores disponíveis tornados ociosos pela falta de demanda do setor privado. A demanda do governo supre a deficiência da demanda privada e eleva o nível de renda até utilização da capacidade produtiva. Acontece que, hoje, não existem recursos físicos disponíveis nas proporções adequadas para aumentar o PIB. Como sempre em economia, tudo é questão de observar as “circunstâncias” e como estão as “expectativas”. Nas atuais cir-

+ Constante Hilário Nunes, 84 anos. Viúva Maria Luiza Nunes. Sepultado, dia 13, em Américo Brasiliense.

+ Eraldo Cezar Vanalli Polez, 52 anos. Viúva Claudia Mariani Polez. Sepultado, dia 13, em Guarapiranga.

+ Helena Vargas Zenaro, 54 anos. Viúvo José Zenaro. Sepultada, dia 13, Cemitério São Bento.

+ Antonio Venâncio, 88 anos. Viúva Izabel Venâncio. Sepultado, dia 13, Cemitério São Bento.

+ Fatima Aparecida da Silva Mussato, 55 anos. Viúvo Antonio Carlos Mussato. Sepultada, dia 13, Cemitério São Bento.

+ Antônia Maria, 94 anos. Sepultada, dia 13, Cemitério São Bento.

+ Hilda Vicente Rozato, 86 anos. Sepultada, dia 13, Cemitério São Bento.

+ Leonilda Fonseca Vicentini, 94 anos. Sepultada, dia 14, Cemitério São Bento.

Às famílias enlutadas o pesar do J.A.

03

Agenda

Foto: Sérgio Pierri

JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br

cunstâncias, a insistência no aumento da Dívida Pública Bruta poderá nos levar à situação indesejável de aumentar a relação Dívida/PIB e pressionar os juros, o que significa aumentar o custo da própria Dívida. Desprezando a importância do equilíbrio fiscal para ajudar no controle da taxa de inflação, alguns economistas ainda insistem em defender o financiamento de despesas públicas com empréstimos do Tesouro. Só que ao aumentar a relação Dívida/PIB, o empréstimo pressiona a taxa de juros real e valoriza o câmbio. A demanda do setor público apenas substitui a demanda do setor privado em consumo e investimentos, provavelmente mais adequados ao bem-estar da coletividade. Como a taxa de juros e o câmbio real não se ajustam instantaneamente, o excesso de demanda pública se dissipa em maior inflação e maior déficit em conta corrente. Não é por outro motivo que a Teoria Fiscal do Nível de Preços obriga a uma integração entre a política fiscal e a política monetária sugerindo que a política fiscal é tão (ou mais!) impor-

tante do que a política monetária na determinação do nível geral de preços. Quem tiver interesse deve consultar um trabalho didático do Nobel de Economia de 2011, professor Christopher A. Sims, na American Economic Review (“Paper Money”, 103(2)2013: 563-584).

Voltar a elevar a taxa de juro real é um caminho ruim porque primeiro valoriza o câmbio e em segundo lugar reduz os investimentos, prejudicando o desenvolvimento da economia. Manifestei recentemente a certeza que a Presidente Dilma tem as condições de credibilidade para antecipar os objetivos de um ajuste fiscal que afaste a necessidade de usarmos a política monetária (a taxa de juros) como instrumento principal

para o controle da inflação. Diante da disposição do Banco Central de cumprir a sua missão (devolver a expectativa inflacionária para 4,5%) e da flutuação do dólar imposta externamente, o compromisso crível com uma política fiscal adequada (caminhando para o objetivo do déficit fiscal zero) é tudo o que falta para antecipar o restabelecimento da confiança no desenvolvimento robusto da economia brasileira.

Quarta (19)

SESI - Filme “Tempos Modernos”, às 19h30, livre para todos os públicos. O filme foi um grande sucesso, mas, na época do lançamento foi proibido na Itália e na Alemanha. Agendamento de grupos e escolas, e-mail cacararaquara@sesisp. org.br ou fone 33373100.

Sexta (21)

Teatro Municipal - 25ª Semana “Luiz Antônio Martinez Corrêa”, 20h30. Abertura Oficial: Chama Poética “Lu(i)z na Cidade” com Tato Fischer, Paulo Herculano e Fernanda Prado.

Cinema

Programação até 20 de Junho

Velozes e Furiosos 6 Moviecom 1: Dublado: Seg. à Sexta-feira, sessões às 16h30 e 21h15. Sáb, Dom e Feriado, sessões às 16h30 e 21h15. O Amante da Rainha Cine Lupo 1: Diariamente, sessão às 19h.

Depois da Terra Moviecom 1 Dublado: Seg. à Sexta-feira, sessões às 14h20 e 19h10. Sáb, Dom e Feriado, sessão às 14h20 e 19h10. Cine Lupo 2 (2D - Legendado): Diariamente, sessão às 19h. Se Beber, não Case 3 Moviecom 2: Dublado: Seg. à Sexta-feira, sessões às 17h10, 19h20 e 21h30. Sáb, Dom e Feriado, sessões às 15h, 17h10, 19h20 e 21h30. Cine Lupo 3 (Legendado): Diariamente, sessão às 19h.

Faroeste Cabloco Moviecom 3: Nacional: Seg. à Sexta-feira, sessão às 18h. Sáb, Dom e Feriado, sessão às 18h. Cine Lupo 1: Diariamente, sessões às 16h e 21h30. Um Porto Seguro Cine Lupo 3: Diariamente, sessões às 16h15 e 21h30.

Além da Escuridão Star Trek Moviecom 3: Nacional: Seg. à Sexta-feira, sessões às 15h15 e 20h20. Sáb, Dom e Feriado, sessões às 15h15 e 20h20. Moviecom 4 (3D): Dublado: Seg. à Sexta-feira, sessões às 16h20 e 19h. Sáb, Dom e Feriado, sessões às 13h40, 16h20 e 19h. Moviecom 4 (3D): Legendado: Seg. à Sexta-feira, sessão às 21h40. Sáb, Dom e Feriado, sessão às 21h40. Cine Lupo 2 (Legendado): Diariamente, sessões às 16h e 21h30. Preços

- Moviecom: Seg, Ter e Quinta R$ 13,00 (inteira) e R$ 6,50 (meia). Quarta-feira R$ 9,00 (inteira) e R$ 4,50 (meia). Sexta, sábado, domingo e feriado - R$ 15,00 (inteira) e R$ 7,50 (meia). Preços: 3D Seg, Ter, Quarta e Quinta R$ 16,00 (inteira) e R$ 8,00 (meia), Sex, Sábado, Domingo e Feriado R$ 19,00 (inteira) e R$ 9,50 (meia). - Cine Lupo: Segunda, Terça, Quinta, R$ 12,00 (inteira) e R$ 6,00 (meia). Sexta, Sábado e Domingo, R$ 14,00 (inteira) e R$ 7,00 (meia). Quarta-feira (exceto feriados) - Preço Único R$ 5,00. O jornal recebeu a programação diretamente dos promotores.


04

Fibromialgia

SÁBADO E DOMINGO 15 E 16 DE JUNHO DE 2013

Exercício moderado faz bem

O

exercício moderado melhora sua saúde geral e reduz sintomas da fibromialgia, sem agravar a dor. Para muitas pessoas que têm fibromialgia, apenas o pensamento de fazer um exercício já é doloroso. No entanto, um novo estudo mostra que o exercício não piora a dor associada com a doença e pode até diminuí-la ao longo do tempo. Os resultados estão publicados na edição on-line da revista Arthritis Care & Research. De acordo com os pesquisadores, fazer exercícios leves e moderados, durante um período prolongado de tempo, melhora os sintomas gerais da doença, como a fadiga e os problemas para dormir, ao mesmo tempo em que não aumenta a intensidade da dor do paciente. Os desfechos secundários da prática de exercícios incluíram também uma diminuição das taxas glo-

O seu filho ainda vai estudar aqui

(Filmagens)

bais de severidade da dor e de depressão. "É comum ver pacientes com fibromialgia que se exercitam por uma ou duas semanas apenas e, em seguida, começam a sentir dores e a acharem que o exercício está agravando sua dor. Logo, param de se exercitar. Espero que estes resultados possam ajudar a reduzir o medo dos pacientes e tranquilizá-los. O exercício moderado irá melhorar sua saúde geral e reduzirá os sintomas da fibromialgia, sem agravar a dor", afirma o reumatologista Sergio Bontempi Lanzotti, (CRM-SP 60.377), diretor do Iredo, Instituto de Reumatologia e Doenças Osteoarticulares.

Avaliação

A relação entre a manutenção, a longo prazo, da prática de exercícios físicos com intensidade moderada, definida

como corrida leve ou caminhada rápida de 20 minutos por dia, a equipe de pesquisa recrutou 170 voluntários para estudo de 36 semanas. Os participantes receberam prescrição individualizada de exercícios e fizeram avaliações de acompanhamento da atividade física por meio de questionários nas semanas 12, 24 e 36. O estudo descobriu que os participantes que se envolveram em exercícios de intensidade moderada por pelo menos 12 semanas apresentaram melhoras acentuadas nos sintomas clínicos em comparação com os participantes que não foram capazes de alcançar maiores níveis de atividade física. “Os resultados mostraram que a atividade física, a longo prazo, em níveis compatíveis com as recomendações médicas atuais, não está associada com a piora dos sintomas da dor na fibromialgia”, destaca o médico.

Ortotanásia tem apoio de 83% dos familiares P

esquisa do Iamspe mostra que 43% das famílias querem estar presentes no momento do óbito. Uma pesquisa do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) em 2011 mostra que 83% dos familiares de pacientes internados em situações de irreversibilidade na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), são favoráveis à ortotanásia. O termo é utilizado para a suspensão de tratamentos invasivos que prolonguem a vida de pacientes em estado terminal, sem chances de cura. Para isso, o médico deve ter a anuência do doente ou, se este for incapaz, de seus familiares. Ao contrário do que acontece na eutanásia, não há indução da morte. Por meio de questionário, foram entrevistados 60 familiares de pacientes, dos quais 81,7% eram mulheres. A

maioria dos pacientes internados apresentava patologia neurológica. A pesquisa serviu apenas como tese de mestrado acadêmico. Antes da decisão é importante avaliar a gravidade dos estados clínico e psíquico, além da preferência do paciente e da família, sempre fornecendo informações de qualidade para que a decisão seja a melhor possível”, afirma Débora Bassitt, psiquiatra do Iamspe.

Polêmica

Em meados de 2001, o exgovernador de São Paulo Mário Covas optou por passar os últimos momentos de sua vida recebendo apenas cuidados paliativos. Anos antes, em 1999, ele aprovou uma lei que dispõe, dentre outros direitos, dos usuários de todos os serviços e ações de saúde tanto pública quanto privada a possibilidade de se utilizar a ortotanásia. Em 2006, o Conselho Fe-

deral de Medicina (CFM) aprovou uma resolução regulamentando a prática. No entanto, o então procurador dos Direitos do Cidadão do Distrito Federal, Wellington Oliveira, entendeu que a ortotanásia não está prevista na legislação brasileira e a resolução estimularia os médicos a praticar homicídio. Assim, ingressou com ação civil pública alegando que somente uma lei poderia permitir tal prática. No ano seguinte, obteve liminar na Justiça Federal em Brasília suspendendo a resolução. Só em agosto de 2010, o Ministério Público Federal (MPF) revisou a ação e, em novo parecer, entendeu que Oliveira confundiu ortotanásia com eutanásia. Ao final de 2010, com base no novo parecer do MPF e outras manifestações favoráveis à ortotanásia, a Justiça Federal derrubou liminar e aceitou a prática no Brasil. (www.iamspe.sp.gov.br)

Sono inimigo da produtividade

D

istúrbios do sono, como ronco e apneia, podem prejudicar a carreira e causar acidentes de trabalho. Sonolência diurna, preguiça, falta de disposição, fraqueza do corpo, e dores de cabeça prejudicam muitos profissionais. E todos esses sintomas podem ser provenientes de um mesmo problema: noites mal dormidas. "O sono sem qualidade ocasiona essa fraqueza e sonolência, e depois dá origem a doenças crônicas. A produtividade no trabalho cai e a chance de acidentes de trabalho aumenta", diz Eduardo Rollo Duarte, Doutor em odontologia do Sono.

Ronco, apneia e bruxismo, por exemplo, são distúrbios comuns para muita gente, e são justamente eles que contribuem para um péssimo descanso. "Acredite, tratar o ronco não é só satisfazer os caprichos da esposa ou namorada. Pode ser o primeiro passo para ser mais ativo e produtivo no trabalho, em busca de promoção e sucesso", garante Dr. Eduardo, que tem dado palestras em empresas para relacionar o sono com acidentes de trabalho e queda de produtividade.

Prevenção

“Muitas empresas já com-

preendem os desafios de combater o transtorno do sono, nos mais variados ambientes, desde corporativo até industrial. Essa atitude contribui para o aumento da qualidade de vida e um local de trabalho mais seguro”, explica o Dr Eduardo. A palestra ensina a identificar quem não dorme bem, o que é um sono prejudicado, e principalmente quais suas consequências em relação a acidentes. Com estes diagnósticos ficará mais fácil tratar os sintomas apresentados pelos funcionários, melhorando a qualidade de vida. (www.eduardorollo.com.br)

JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br

Facilidade

O vereador-pastor Raimundo Bezerra (PRB) é autor de projeto de lei instituindo a obrigatoriedade de que todas as agencias bancárias disponibilizem pelo menos um caixa eletrônico com tela e teclado compatíveis à altura de cadeirantes e anões.

Convite

Direção Estadual do PDT convidou Willian Affonso, único vereador eleito pela legenda em Araraquara, para lançar sua pré-candidatura a deputado estadual nas próximas eleições de 2014. Willian analisa convite, como outros nobres vereadores.

Internauta-6

“Araraquara está ficando sem a história do transporte coletivo que se iniciou nos anos de 1959 com tróleibus. Eles não existem, mas, agora a Prefeitura achou por bem se desfazer do prédio onde sempre funcionou a garagem da CTA. Por que isso? A história vai cobrar como cobra hoje a derrubada do Teatro Municipal, era único e isso é triste, muito triste”. (José Antonio)

Beneficência

O doutor Sérgio César Medina, juiz de Direito da 5ª Vara Civil de Araraquara, nomeou Fábio Donato Gomes Santiago administrador da Beneficência Portuguesa de Araraquara desde quarta-feira (12) com a finalidade exclusiva de praticar atos ordinários de administração. Estes atos considerados de gestão ordinária envolvem pagamentos de funcionários e dívidas vencidas, bem como aquisição de bens necessários para o funcionamento regular do hospital, até a posse da nova diretoria.


Final da Feira de Santa Lúcia JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br

Michel Teló conversa com prefeito Trentim e Paula Ortiz.

O artista Teló, público de 10 mil pessoas, com a rainha e as princesas.

João Neto & Frederico e Ronny & Rangel prometem sacudir o “Recinto” neste final

Michel Teló foi a grande sensação da 36ª Feira de Animais de Santa Lúcia. Cerca de 10 mil pessoas prestigiaram o show do artista conhecido mundialmente pelo hit “Nossa, Nossa”. O cantor apresentou um show com músicas autorais, músicas da banda Tradição que o revelaram para o cenário musical além de hits ecléticos. Na abertura de shows, destaque para Dani & Danilo.

Suspensa

Parte da Feira de Animais foi

suspensa em decorrência de fiscalização do Corpo de Bombeiros (tema que será esclarecido depois do evento). Neste final de semana, segundo a prefeitura, tudo concorre para um encerramento dos mais significativos para a comunidade de Santa Lúcia e público visitante.

Cavalgada

Vale destacar a Cavalgada, com 300 animais de comitivas da região, puxada por trio elé-

SÁBADO E DOMINGO 15 E 16 DE JUNHO DE 2013

Saúde

05

Santa Casa e Prefeitura de Araraquara não se entendem. Reunião marcada vai tentar encontrar alternativas para que a Prefeitura pague dívida com o hospital. Essa vultosa (R$ 11 milhões) está refletindo nos serviços à população. Casos já geraram B.O. pelo não atendimento. (Leia à página 9)

Visita

trico que percorreu as principais ruas da cidade. Visivelmente emocionado, o locutor de rodeio Moacir Copacabana disse que, após 10 anos, foi a primeira vez que fez a locução de cavalgada da própria cidade.

Preços

Sábado (15) - João Neto & Frederico (R$ 25,00) Domingo (16)- Ronny & Rangel (R$ 15,00)

A grande sensação com a vice-prefeita Cássia e o Tavião.

(Fotos de Jonnas Bezerra: http://feiradesantalucia.com.br)

O prefeito Marcelo Barbieri deverá procurar o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para solicitar aumento de repasse do Sistema Único de Saúde (SUS) para o município, pois, os gastos na Santa Casa superam o valor recebido pela Prefeitura (sic).

Trabalho

Alfabetização S

ta com a participação articulada dos governos Federal, Estadual e Municipal. Com a presença de diretores escolares, coordenadores e professores de 1°, 2° e 3° anos das escolas municipais, o evento

e comércio para as disputas. Por isso, neste aniversário, nossa equipe agradece a todos que nos acolheram”, diz o presidente Marcos Melandes.

proporciona materiais didáticos de avaliação, gestão e monitoramento. A coordenação e a orientação do PNAIC são de Cristina Sebastiana dos Santos e Lucimara Marques Luiz Gaspar, respectivamente.

Capacitação

suspenso

ecretaria de Educação de Santa Lúcia lançou oficialmente o curso “Pacto Nacional Pela Alfabetização na Idade Certa. Uma ação inédita do Ministério da Educação que con-

A

tlético Tigre Clube completou 13 anos, a fim de representar bem o nome de Santa Lúcia. “Contando com apoio da Prefeitura

Pela Copa Futebol Shop, em Araraquara, a Sub-15 enfrentou AFA Amarela e per-

Ouça a rádio da cidade Progresso 104,9 mHz

O número de ocorrências no trabalho infantil na região de Araraquara diminuiu em 40% nos cinco primeiros meses de 2013 (13 para 8) em comparação com 2012. Levantamento do Ministério Público do Trabalho. Em todas as outras regiões do Estado, juntas, obtiveram crescimento 65% de ocorrências do gênero.

N

o contexto do benefício da atividade física, no Dia do Desafio, o DELT mobilizou seus professores para promover diversão e dança. “Com 1.600 participações conquistamos a vitória frente ao adversário da Colômbia“, informa o coordenador Pascoal Pavone. O prefeito Trentim ficou feliz.

deu. Sub-13 surpreendeu com uma goleada, 7 a 0 no mesmo adversário.

Na Etec Industrial, nesta semana, ocorreu o curso de capacitação de comidas típicas à base de milho-verde e noções de higiene na manipulação de alimentos. O curso foi dado por nutricionistas da VISA Vigilância Sanitária de Araraquara e a participação da Defesa Civil.


06

JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br

SÁBADO E DOMINGO 15 E 16 DE JUNHO DE 2013

Os deputados aprovam

Bastidor es projeto de Massafera

Geraldo Polezze - jornalista -

Vistoria em playgrounds previne acidente

“Os parques e playgrounds são locais importantes para as crianças desenvolverem suas habilidades físicas e sociais, bem como para a diversão de adolescentes e adultos, mas, podem representar um perigo quando não se encontram devidamente estruturados”, justificou Massafera.

Vacinação contra a paralisia infantil segue até 21 deste junho para imunizar crianças de 6 meses a 5 anos. Nas unidades básicas, inclusive SESA, das 7h30 às 16h30.

Mudança

Deputado Massafera apresenta projeto para defender vida das crianças. (Texto: Douglas Braz) A Assembleia Legislativa aprovou projeto de lei de autoria do deputado estadual Roberto Massafera que torna obrigatória, ao menos uma vistoria técnica anual, em parques infantis e playgrounds a fim de evitar acidentes envolvendo crianças. “O número de acidentes e internações é alarmante. A grande maioria das vítimas obviamente são crianças e nossa responsabilidade é zelar pela sua integridade física”, afirma Roberto Mas-

safera. Em 2011, segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde, ocorreram 1.641 internações de vítimas de acidentes em playgrounds. Além do custo médico para o Poder Público, a gravidade dos acidentes tem aumentado e expõe o público infantil a riscos reais, inclusive de morte. Há pouco tempo, num hotel de Águas de São Pedro, do Senac, uma criança morreu por acidente causado em playground em más condições de conservação.

Com a aprovação do Projeto de Lei 514/12 todos os parques de educação infantil de ensino público ou privado; bufês; parques públicos; de diversão; condomínios e hotéis; clubes e similares ficarão sujeitos à vistoria anual feita por engenheiro que emitirá o respectivo laudo técnico, a chamada Anotação de Responsabilidade Técnica (ART). Essa ART deverá ficar disponíveis à consulta da população, fixada em local de fácil visualização inclusive para eventual fiscalização. O projeto de lei prevê ainda multa de 100 Ufesps (Unidade Fiscal do Estado de São Paulo), ou R$ 1.937,00, para o caso de descumprimento da norma. A multa é dobrada em caso de reincidência.

De 21 a 29 de junho, Semana "Luiz Antonio Martinez" que completa 25 anos. Abertura no Teatro Municipal com espetáculo "Lu(i)z na Cidade". Programação no site do J.A.

Neste domingo (16), a partir das 9h no Kartódromo de Araraquara, a terceira etapa da SP Open de Motovelocidade. Promoção da Liga Araraquarense de Pilotos.

Vistoria

Durante a ação fiscalizadora, o técnico deverá avaliar necessidade de manutenção dos equipamentos, apontando revisão em elementos de fixação como parafusos; reaperto e troca de peças; reforço em pontos de soldas; revisão e conserto de encaixes em brinquedos de madeira; lixamento e pintura. Acidente se previne, isso é que vale neste cuidado do deputado Massafera acolhido pelos demais pares do Palácio 9 de Julho.

Deputado Edinho Silva quer debater a situação do futebol interiorano, notadamente para times fora da divisão de elite. O seminário não tem data marcada, mas, é pertinente.

Curso Tecnológico de Estética e Cosmética da Uniara recebe nota 4, numa escala até 5. A coordenadora Carla Cabrini Mauro festejou o verdadeiro certificado de credibilidade.

Vereador Chediek, objetivando trazer recurso pedagógico para Araraquara, visitou planetário de Tatuí. Os alunos agradecem.

Como o Espiritismo vê Direito e Justiça do século XXI. Palestra marcada para o dia 22 deste mês, às 10h na Uniara. Entrada de graça. Informações 3301-7173.

Neste final de semana, até domingo em Bueno de Andrada o festejado "Festival de Milho" resultante de ação daquela comunidade.


SÁBADO E DOMINGO 15 E 16 DE JUNHO DE 2013

JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br

Drogas

Para alinhamento com a Política Nacional sobre Drogas e com tendências internacionais, vereadores aprovaram a alteração do nome do Conselho Municipal antidrogas de Araraquara. Agora, Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas, COMAD.

Internauta-5

“Pelo andar da carruagem, pelo bochichos Araraquara está novamente correndo o risco de ficar sem deputado estadual. Já são muitos os nomes de pré-candidatos na cidade afora paraquedistas de sempre. Que se cuidem nossos deputados Massafera e Edinho. O caldo vai engrossar e a cidade voltar ao passado que emprestava deputado para obras certas e específicas dentro da aspiração do prefeito”. (Heitor)

07

Profissional Grupo Pão de Açúcar condenado: R$ 500 mil por acidente de menor

“Acidente em loja do Extra, em Araraquara, levou fiscais a identificar irregularidades no meio ambiente de trabalho. A Companhia Brasileira de Distribuição (Grupo Pão de Açúcar e Extra Hipermercados) foi condenada pela 3ª Vara do Trabalho de Araraquara ao pagamento de R$ 500 mil por danos morais coletivos, após acidente que feriu menor de idade em máquina de cortar frios. O equipamento não possuía proteção e a jovem não havia recebido treinamento para exercer a função. Os pedidos foram feitos pelo Ministério Público do Trabalho. A sentença também obriga o grupo supermercadista a adotar medidas de segurança para evitar a ocorrência de acidentes, obedecendo às normas do Ministério do Trabalho que exigem proteção para a saúde coletiva e ergonomia. MPT recebeu denúncia da Gerência do Trabalho de Araraquara, noticiando um acidente com uma menor aprendiz na máquina fatiadora de frios da unidade do Extra, no centro de Araraquara. No acidente, a trabalhadora feriu a mão. A fiscalização concluiu que não houve a adoção, por par-

te da CBD, de medidas técnicas de prevenção, como a identificação dos riscos da atividade e proteção de máquinas. Segundo os fiscais, a empresa também deixou de tomar providências para implementar procedimentos formais no setor e capacitar funcionários. O procurador titular do processo chegou a propor ao grupo a celebração de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com o MPT, mas os representantes da empresa se negaram a assinar o documento. Ministério Público ingressou com ação. O juiz Carlos Alberto Frigieri acatou os pedidos do MPT no que diz respeito à adoção de medidas de segurança e medicina do trabalho, devendo a empresa cumprir as normas regulamentadoras nº 7, 12 e 17 na sua integralidade (respectivamente, implementação e manutenção de programas de saúde do trabalho, proteção de máquinas e ergonomia), assim como do artigo 168 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) – medidas preventivas de saúde e segurança no ambiente de trabalho.

Investimento

“Não se pode conceber

Danos causados

CBD pagará R$ 500 mil ao FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador). Se descumprir a sentença, pagará multa diária de R$ 1 mil por trabalhador encontrado em situação irregular. Cabe recurso à Companhia Brasileira de Distribuição no TRT (Tribunal Regional do Trabalho) de Campinas.

Prevenção, Odontopediatria, Cirurgia Endodontia, Implantes, Prótese sobre Implantes

Drª Rosana Maria F. de Andrade Crosp 34622

Drª Sandra Fernandes de Andrade Crosp 43615

Rua Barão do Rio Branco - 1049 - 3332-0021

Dr. Roberto

Dela Coleta

Ortodontista

(16) 3336-6663 e 3336-8626

Avenida Cristovão Colombo, 614

(entre ruas 2 e 3) Araraquara - SP

Crosp - 12.234

Galhardo Sociedade de Advogados OAB/SP 11.486

CIVIL - TRABALHISTA DIREITO IMOBILIÁRIO

Av. São Paulo, 735 Fonefax : (16) 3322-4506

CIRURGIA PEDIÁTRICA DR. CARLOS

FERNANDO CAMARGO CRM: 35.058

AV. BANDEIRANTES, 831

FONE: 3336-9381

Advogado

Benedito Teixeira Ferreira OAB 146023

Fone: (16) 3332-7115 - 8125-0636

Av. Espanha, 761 - Sala 11 - Centro - Araraquara e-mail: bferreira@oabsp.org.br

Oração ao Poderoso Santo Expedito

Leilão

O prédio da CTA, localizado na Fonte Luminosa, vai ser leiloado. O valor Inicial, base para lances será de R$ 21 milhões.

que uma empresa do porte da reclamada, a maior empresa varejista do Brasil, com mais de 1.800 lojas, mais de 150.000 empregados e faturamento superior a 25 bilhões de reais, deixe de investir de forma maciça em segurança do ambiente laboral, já que, exercendo profissionalmente uma atividade econômica, organizada para a produção ou distribuição de bens e serviços, arca com todos os ônus resultantes de qualquer evento danoso inerente ao processo produtivo ou distributivo, inclusive os danos causados por empregados e prepostos, eis que quem se beneficia com uma atividade lícita e que seja potencialmente perigosa (para outra pessoas ou para o meio ambiente), deve arcar com eventuais consequências danosas”, escreveu o magistrado.

ODONTOLOGIA INTEGRADA

Panificadora Cristal Pizzas, salgados e bolos para festas, por Kg. Uma homenagem ao seu paladar

Festa 19 de abril. Comemora-se todo dia 19. Se você está com algum PROBLEMA DE DIFÍCIL SOLUÇÃO e precisa de AJUDA URGENTE, peça esta ajuda a Santo Expedito que é o Santo dos Negócios que precisam de Pronta Solução e cuja invocação nunca é tardia. Oração - Meu Santo Expedido das causas justas e urgentes, socorrei-me nesta hora de aflição e desespero, intercedei por mim junto ao Nosso Senhor JESUS CRISTO! Vós que sois um Santo Guerreiro, Vós que sois o Santo dos Aflitos, Vós que sois o Santo dos Desesperados, Vós que sois o Santo das Causas Urgentes, protegei-me, ajudai-me, daí-me força, coragem e serenidade. Atendei ao meu pedido: “fazer o pedido”. Ajudai-me a superar estas horas difíceis, protegei-me de todos que possam me prejudicar, protegei a Minha Família, atendei ao meu pedido com urgência. Devolvei-me a paz e a tranqüilidade. Serei grato pelo resto de minha vida e levarei seu nome a todos que tem fé. Obrigado. Rezar 1 Pai Nosso, 1 Ave Maria e fazer o Sinal da Cruz.Em agradecimento, mandei publicar esta oração, para propagar os benefícios do grande Santo Expedito. (M.S.B.)

Baile junino comemora aniversário do Náutico Rua Alm. Tamandaré, 367 -

(V. Xavier) - Fone:3332-3768

Dupla de sucesso será uma das atrações da festa que irá celebrar os 50 anos do clube

N

De Sol a Sol

o próximo dia 22, o Náutico promove o esperado Baile Junino, como parte dos festejos pelo cinquenta anos de fundação do clube. Com atrações para associados e convidados de todas as idades, o evento terá os cantores mato-grossenses João Carreiro e Capataz como uma das novidades. A trajetória de sucesso da dupla inclui a canção "Bruto, rústico e sistemático", que fez parte da trilha sonora da novela Paraíso, exibida pela Rede Globo. O trabalho de João Sérgio Batista Corrêa Filho (João Carreiro) e Hilton César Serafim da Silva (Capataz) também esteve na produção Araguaia. O nome da dupla é inspirado nos antigos cantores da música caipira Tião Carreiro e Pardinho, da qual os dois cantores são fãs. Repertório e carisma suficientes para um grande show na praia nauticana.

“Prefácio”

Dupla fará show na praia do Náutico

Após o elogiado CD "Lado A, Lado B", lançado no final de

2011, João Carreiro e Capataz apresentam a nova música da dupla chamada "Prefácio". E vem mais novidade por aí. A agenda dos cantores prevê gravação de DVD em agosto deste ano.

Baile

A banda Matriz irá animar o baile tocando sucessos de vários gêneros e épocas. Com cenários e coreografias especiais, a banda promete agradar o público jovem e adulto com muita versatilidade.

Tenda

Point da moçada, a tenda eletrônica será pilotada pelo DJ Guto Dubra e pela dupla Kléber e Kaue.

Área externa

O clima de festa será completado com a apresentação da banda Talismã, no pátio do estacionamento, na abertura da programação musical do baile.

Brinquedos

O espaço infantil terá brinquedos e muita diversão.

o Show pirotécnic

O espetáculo de fogos de artifício vai encantar a todos numa bela sequência de efeitos especiais na praia do clube.

Programação

18h, fogueira (praia) 19h, brinquedos (pátio do estacionamento) 20h, banda Talismã (pátio do estacionamento) 20h, DJ Guto Dubra (tenda) 21h30, Kléber & Kaue (tenda) 22h30, show pirotécnico (praia) 23h, JOÃO CARREIRO E CAPATAZ (praia) 23h, BAILE com a banda Matriz (salão do restaurante)

Convites

Os convites para o baile podem ser adquiridos mediante a apresentação de um sócio maior de dezoito anos na secretaria do clube.


ANIVERSARIANTES

Bom Dia! Rita Mucio

Aos políticos que desejam ajudar partido, sem pensar na subtração de votos de quem tem mais possibilidade. Pensem e analisem a dimensão do desserviço democrático.

Letício, o impecável O contabilista e empreendedor por natureza, Lourival Letício, recebe láurea do ministro Afif. Com a Marina revive as emoções de respeito e admiração de sua gente. Imagem buscada prazerosamente no arquivo do J.A.

Renascer A palestra sobre comunicação no Orfanato Renascer. Os dois mestres ladearam o amigo e grande incentivador das causas sociais, Gilmar Margonar.

Santa Cruz Lions Clube encaminha convite para a posse da diretoria 2013-2014, neste sábado (15), às 20h30 na sede do LC Fonte, na Vila Xavier. Para o arquivo do Geraldo Paulillo Júnior: cobertores para o Hospital Cairbar, da gestão Aiello-Malvina. Domadoras: Vani Tamer, Ana Maria Coan, Eloá Volpi e Corina De Mori.

Luiz Carlos Bedran, nesta semana, lançou o livro “Pequena História da Filosofia Ocidental” no Palacete das Rosas “Jornalista Paulo A.C.Silva. O livro do estimado e respeitado sociólogo encontra-se na Livraria Machado de Assis. Parabéns ao filho do saudoso Jorge.

15- Cristiane Guimarães, Sérgio Luiz Gagliardi Lopes, Márcia Regina Terasso Magnani e Tatiana Cristina Barrettos. 16- Maria Aparecida Guimarães, Aiko Kitatani Quisté, Silvio Kawakami, Francisco Renato da Silva, Maria Alice Costa Peiró, Maria Assunta Marquesi, Jeferson Tadeu Barroso e Romoaldo Benedito Penteado. 18- Regina Célia Smirne, Luis Fávero de Souza, Lauro Martins de Oliveira, Marcos Augusto Pimentel e Luciano Adriano Pesce. 19- Adélia Arnosti, Josiane Tosetto Cristofoletti, Margareth Aparecida M. B. Delbon, Heraldo Antônio de Oliveira, Luis Carlos Tedeschi e Neusa Santana. 20- Lucelena Carvalho, Eliana Aparecida Costa, Carlos Alberto Salmazo, Fátima Eliana Granada Garcia, Jorge Luiz Gomes de Assumpção, Zezé Belline, Caroline Pavan Rodriguez e Edinho Silva 21- Silvio Eduardo Arruda, Luiz Antônio Goulart Barbieri, Narciso Antônio Zanin e Valmeire Regina Zaparoli Vieira 23- Sueli Campos Leite, Walter Jung, Fábio Eugênio Boschiero Faccio, Sérgio Roberto Apolônio, Guilherme Von Poelhsitz Neto e Kátia Cristina Sano.


JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br

Ato

Funcionários da saúde do Estado reuniram-se na Praça Santa Cruz, última quarta-feira (12), para um ato público ao reivindicar 32,2% de reposição das perdas salariais de 2008 a 2012; vale refeição de R$ 26,22 e prêmio de incentivo igual para todos além de transparência no uso da verba do Fundesp.

Prefeitura deve e não nega:

SÁBADO E DOMINGO 15 E 16 DE JUNHO DE 2013

Santa Casa não é banco

Infantil

Prefeitura de Araraquara por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – Creas Girassóis e do Centro de Referência da Saúde do Trabalhador (Cerest), participaram nesta semana da comemoração do “Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil”. O tema neste ano foi o trabalho infantil doméstico.

A centenária Santa Casa tem futuro, mas, não pode aceitar falta de comprometimento de nenhum integrante da cadeia de financiamento da saúde.

V

alter Curi Rodrigues, na Provedoria da Santa Casa, lembrando a frase do saudoso Cônego Lourenço Cavallini (Banco da Divina Providência jamais abrirá falência) recebe a reportagem do J.A. para falar sobre AIHs represadas. Essas autorizações para internação hospitalar estão, há tempos, represadas na Prefeitura de Araraquara, o que vale dizer: verba engavetada enquanto o hospital tem que comprar dinheiro para alimentar o fluxo de caixa.

parte substancial. Desse dinheiro, o restante é pormenor administrativo entre Santa Casa e Prefeitura.

a) Por que o convênio da Santa Casa com a Prefeitura permite chegar a volume tão grande? Esse dinheiro não faz falta para a Santa Casa?

Massafera, Dimas, todos não conseguimos aumentar o teto. Então sempre Araraquara, SUS, AIH... é assim: uma autorização de internação hospitalar, um cheque assinado pela Prefeitura para internar o paciente aqui, se tem R$ 2 milhões de internação a gente recebe R$ 1,8 milhão. Diferença de trezentos mil, falta um mês, seis meses, um

b) O problema não está no aumento do teto do hospital? Provedor- O teto financeiro de Araraquara todo mundo sabe, todo mundo está cansado de saber e todo mundo ligado à saúde já procurou aumentar e não conseguiu. Nós da Santa Casa, prefeito Marcelo, deputado Edinho, deputado

ano e isso foi represando. Quando o prefeito Marcelo Barbieri foi eleito a primeira vez ele tinha uma fila enorme de cirurgias chamadas de média complexidade, eletivas que poderiam ser adiadas, não apresentavam risco de morte. Havia um monte dessas cirurgias represadas: catarata, hérnia, próteses ortopédicas (...) uma série que o prefeito se dispôs a acabar. Ele conversou com a gente e acabamos com a fila. Mas, essa fila custou caro. As AIHs represadas desde o

gunda-feira (17).

prefeito A, B ou C vem se acumulando. SUS paga uma quantia (x) nós gastamos x + 1 ou x + 2. Então a Santa Casa recebe o paciente pela universalização do atendimento. Braço quebrado é consertado, cabeça operada é consertada, coração, o idoso em número máximo. Na região de Araraquara a expectativa de vida é grande, neste inverno dá uma corrida pelo hospital e veja: 60% dos leitos são ocupados por idosos, esse volume ultrapassa o teto financeiro. As sobras estão sendo negociadas com o prefeito Marcelo.

em pé? Respondendo, estamos em pé porque o governador Serra fez Pró-Santa Casa 1, Pró-Santa Casa 2; o Ministério da Saúde faz contribuição de incentivo à contratualização; transformamos em Hospital de Ensino e vem mais uma verba. Quer dizer, isso não cobre tudo mas oxigena a Santa Casa. Estamos negociando com a Prefeitura uma parte importante e confiamos no resultado desta segunda-feira para equacionar. Esperamos que a gente tenha bom-senso de fazer um acordo porque senão a estrutura da saúde pública de Araraquara vai sofrer muito. Santa Casa – Prefeitura, a população mais carente e pacientes da microrregião precisam desse acordo. Fica certo que a despesa maior é endereçada à Prefeitura Municipal de Araraquara. Por isso é evidente que torcemos pelo consenso, precisamos de verbas e pagamento de serviço prestado para que a saúde global, de competência de nossa cidade não fique na U.T.I com falência múltipla de órgãos.

d) Para o fluxo de caixa a Santa Casa busca dinheiro no banco?

Provedor- Tem a frase do saudoso Cônego Cavallini, mas, no caso da Santa Casa o banco da Divina Providência já abriu umas dez vezes. Com a graça de Deus, apoio de nossos políticos amigos a gente tem conseguido dar nó, se vira. Alguns empresários dizem: “com um déficit de fluxo de caixa de 500 mil como estão

Segunda-feira (17) é “Dia D” para a saúde

Provedor- Muita. É o oxigênio da Santa Casa. Do noticiado pela imprensa (cerca de R$ 11 milhões) tem embutido relevante número de AIH. Portanto, uma

c) Tem reunião marcada para a solução definitiva?

Internauta-8

“Fiquei sabendo que para os Jogos Regionais 2013, Araraquara está tendo um alto custo em que pese estado ajudar. Será que é esse motivo e a cidade estar tão suja e abandonada? Só estou perguntando”. (Jurandir)

Internauta-9

“É vergonhoso ver o Presidente da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) Sr. Paulo Skaf ( PMDB), usando dessa importante e conhecida sigla para fazer propaganda política partidária na televisão. Que é isso minha gente?” (Suzana)

Internauta-10

Internauta-7

“Estou sabendo que o Prefeito Marcelo Barbieri vai apoiar nas eleições de 2014 a Dilma para Presidenta e Massafera para deputado estadual. Estranhei que não foi citado o Edinho Silva para deputado federal. Afinal estamos com Araraquara ou com o quê? Acordem políticos, Araraquara já ficou muito parada e pedindo esmolas a deputados de outras cidades. Deixem o orgulho de lado, vaidade tem limite. Nós passamos e o planeta fica. Entenderam?” (Demerval)

09

Doutor Valter Cury dedica-se de corpo e alma na Santa Casa e acredita em dias melhores.

Provedor- As quantias suplementares que chegam são superinsuficientes. Nesse tempo tem havido sobreposição de dívida em função dessa insuficiência de nosso teto financeiro. É a razão de confiantemente participar de reunião no Paço Municipal para discutir a sonhada solução com o prefeito Marcelo. Sim, será nesta se-

A nossa Santa Casa é referência SUS

“Não dá coragem para sair à noite em Araraquara. Nem durante o dia. A violência está cada vez maior. Já não bastava o trânsito insuportável, cidade suja e agora também os assaltos? Só na última segunda-feira três assaltados. Bem, o Brasil inteiro está violento, o povo está sem referência e irritado com o fato de pagar tanto imposto. Onde se viu trabalhar 5 meses por conta dos impostos...” (Ronaldo)

Revitalizar

As obras da Avenida Sete de Setembro, entre Humaitá e João Gurgel, irão modernizar o corredor do bairro. Durante o período, a passagem de pedestres continua normal. Os ônibus serão desviados para Avenida Dom Pedro II. A Prefeitura dispõe de R$ 850 mil para as obras. Será mudada a pavimentação, colocação de defensas e paisagismo.

Empreendedor

Araraquara é a 20ª colocada entre os 645 municípios do Estrado com a maior média de anos estudados pelos empreendedores. São dois empresários para cada dez pessoas economicamente ativas. A taxa de empreendedorismo coloca Araraquara em 1º lugar na microregião. Os dados são do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) com base no senso de 2010 do IBGE.


Elenco afeano

A

Te s t e o s e u

quase completo

Wilson

Silveira Luiz

Diretoria da Ferroviária monta o elenco para a Copa Paulista. Os torcedores podem anotar alguns já confirmados: Bruno Uchoa, Wilson Júnior, Everlan, Da Silva, Alemão, Luiz Guilherme e Étic. Nos próximos dias outros serão contratados para início da Copa programado para 21 de julho, em Piracicaba, contra o XV de Novembro.

JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br

A Liga de Malhas de São Carlos confirmou a FUNDESPORT como campeã do certame regional. Fundesport e Pirassununga terminaram o campeonato, ambas com 90 pontos. E

Tri-campeã

no critério de desempate, a FUNDESPORT levou a melhor. Os comandados de Paulinho Maradona são trí-campeões regionais desse importante torneio.

Po r t u g u ê s n º 2 6 9

Terezinha Bellote Chaman (*)

“Daí a César o que é de César e a DEUS o que é de DEUS”.

Eles são tri

Técnico e atleta - Paulinho Maradona; Lót, Flaviano, Marião, Daví, Cecílio, Lino, Bida, Piauí, Chico, Joãozão, Ígor, Thomaz e Nézinho.

Realizamos no dia 04 deste mês nossa Missa em Condomínio, em sua 39º edição. Sr. Armando Zanin, síndico do Ed. Mauá e a Srª. Odette Altmann de Campos (organizadora) abriram o salão de festas daquele condomínio para essa celebração. Aproximadamente 30 pessoas estiveram presentes, a maioria moradores daquele edifício. O celebrante foi mais uma vez Pe. Edson Godoy, da Igreja Nossa Senhora das Graças. E em sua homilia assim se pronunciou:

Raquel

Este é um sábado muito especial para quem gosta de bom futebol... futebol feminino. Ferroviária/Fundesport enfrenta, hoje (15), às 15h na Arena da Fonte, a Francana pelo Campeonato Paulista de Futebol Feminino da 1ª Divisão.

Artilheira

A atleta afeana Raquel é a artilheira principal do Campeonato Paulista, com 11 gols. É uma das atrações do time dirigido por Douglas Onça, além das colegas que estão cumprindo extraordinária temporada. Não há cobrança de ingresso.

Decisão

Araraquara decide, neste final de semana, em Campinas, o Campeonato Estadual interseleções de duplas masculinas de bocha. Jogam LIBA/FUNDESPORT, Seleção de Jaú e Liga Paulistana da Zona Leste/Capital.

Vamos brincar?

Neste domingo (16), em volta do Parque Infantil da Rua Três acontece o “Dia dos Brincar”.

Veja os 58 Municípios que confirmaram suas inscrições para os 57º Jogos Regionais em nosso site.

Contagem Regressiva Jogos Regionais: faltam 30 dias. Primeira rodada: dia 17/Julho/2013 quarta-feira

Na Moldura

O Ginásio de Esportes Castelo Branco (GIGANTÃO) está voltando para alegria de toda Araraquara. Considerado durante mais de trinta anos o principal Ginásio de Esportes do Interior do Bra-

sil, palco de memoráveis acontecimentos esportivos, recreativos e sociais, ficou adormecido desde outubro de 2010. Completamente remodelado, tendo agora cadeiras in-

dividuais e quadra oficial para handebol e futsal, o novo GIGANTÃO vai surpreender o público. Será novamente orgulho da gente araraquarense. O primeiro grande even-

(Apoio cultural: Paraty)

to serão os 57º Jogos Regionais da 5ª Região Esportiva, na segunda quinzena de julho. NA MOLDURA mostra aspecto externo do Gigantão que receberá últimos retoques.

É questão de segurança. (Campanha do J.A.)

emocionada, um agradecimento ao Pe. Edson, por aquela noite “memorável”, em que a graça de DEUS privilegiou aquele condomínio. Não pudemos deixar de notar que o ambiente estava ricamente ornamentado, à espera de Jesus Eucaristia e de todos os convidados. Tudo graças ao carinho de Fernanda Ferreira, que cedeu vários arranjos de sua loja “Nina Cattani”, para enfeitar o ambiente. Nosso próximo encontro será em 02/07, às 20h, no Edifício Faveral - Rua Henrique Lupo, 719. O

casal Vânia / Antônio Jorge Moreira, como também Jacira Augusta aguardam-nos. O celebrante será Pe. Edson Godoy (Nsª. Srª. das Graças). Desejando a celebração de uma missa em seu condomínio, fazer contato com Carlos e/ou Terezinha Bellote Chaman - celp@terra. com.br - 3331-3707 / 9782-6116. Teste o seu Português

01 - Veja se você descobre qual a frase menos adequada. Aponte-a: a ( ) Esta é a cidade em que aconteceu o jogo. b ( ) Esta é a cidade que aconteceu o jogo. c ( ) Esta é a cidade onde aconteceu o jogo. 02 - Vou presenteá-lo com uma gata __________. a ( ) ciameza; b ( ) siameza; c ( ) siamesa; d ( ) ciamesa.

03 - Foi _________ que aquele cidadão morreu de __________. a ( ) detequitado - asfiquicia; b ( ) detetado - asfichia; c ( ) detectado - asfixia.

04 - Aquele indivíduo foi ______. Disse não ter presenciado a ___________. a ( ) omisso - colisão; b ( ) omiço - colizão. 05 - Neymar, _____________ jogador do Barcelona, adora ________ seus _________. a ( ) essepcional - dibrar adeversarios; b ( ) excepcional - driblar adversários; c ( ) exepcional - dribrar adiversarios.

(*) Professora de Língua Portuguesa, com especialização em Linguística de Texto UNESP Araraquara. Mestre em Comunicação pela UNESP de Bauru - SP, Doutoranda em Serviço Social pela UNESP de Franca - SP, Jornalista e produtora do quadro “Teste o seu Português”, Programa Mestre-Cuca durante 14 anos na ex-Rede Mulher de TV e posteriormente CNT - Central Nacional de Televisão. Até agosto /2012, no programa Delícias do “Chef ”, na TV Gazeta.

OBS.: Colunista semanal dos jornais Diário do Grande ABC (SP) e Jornal de Araraquara (SP), Jornal Independente - Dois Córregos (SP), Tribuna do Norte - Natal (RN), Jornal de Nova Odessa (SP), Diário da Franca Franca (SP) e Diário de Sorocaba - Sorocaba (SP) - Jornal de Itatiba – Itatiba (SP) - O Liberal Regional - Araçatuba (SP) - Diário da Serra - Tangará da Serra (MT).

Laboratório de Análises Clínicas Dr. Arnaldo Buainaim S/C Ltda.

Cartório

Registre o seu imóvel.

Este evangelho narra que as autoridades enviaram a Jesus um grupo, formado por fariseus e partidários de Herodes, com uma armadilha, a qual consistia na seguinte pergunta: “É lícito ou não pagar imposto a César?” A armadilha foi bem pensada, porque qualquer resposta que Jesus desse, complicaria para Ele. Se falasse que não é lícito, Jesus se colocaria contra os romanos e poderia ser preso. Se respondesse que o imposto era lícito, não só legitimaria a opressão romana, bem como trairia o povo, que sonhava com a independência. E mais, o grupo enviado tinha posições opostas sobre a questão. Para os fariseus, pagar o imposto era um pecado de idolatria, pois César se dizia deus, e a própria moeda trazia seus atributos divinos. Havia, inclusive, entre os fariseus, um grupo radical, chamado zelotas, que combatia o imposto pela luta armada. Já os partidários de Herodes defendiam o imposto, porque recebiam altos salários, vindos justamente desses impostos. Na verdade, os partidários de Herodes eram usados pelos romanos como “laranjas”, junto ao povo judeu. Mas Jesus, como sempre, teve uma saída magistral. Primeiro, mostrou a hipocrisia e o fingimento do grupo, ao lhe fazer a pergunte. Em seguida, deixando de lado o imposto em si, ele foi mais longe, olhando o problema de forma mais profunda. “Daí a César o que é de César e a DEUS o que é de DEUS”. César não é deus, pelo contrário, existe um DEUS acima dele, que criou o mundo e o governa. Entretanto, César constrói a ponte, a escola, a estrada, por isso precisa dos recursos, que vêm dos impostos. Mas, foi DEUS quem fez o rio sobre o qual César construiu a ponte. Foi DEUS quem fez a terra e o material da estrada e da escola, assim como os professores e alunos. DEUS é o nosso criador e a sua religião precisa de recursos, para cumprir a sua tarefa. Mais do que isso, precisa de nós mesmos, da nossa dedicação. Precisamos pagar o imposto justo às autoridades políticas (César), acompanhando a aplicação desses recursos. Ele tem outro Rei, que é DEUS, e outra Pátria, o céu. O Estado não pode proibir a vivência religiosa dos cidadãos, e a religião não pode impedir os religiosos de cumprir seus deveres cívicos. A fé e a política são complementares, pois têm o mesmo destinatário: o homem. Houve época em que se negou a autoridade civil (César), a sua autonomia, colocando-a a serviço do Evangelho, usando a força do braço secular, para implantar a Lei de Cristo. Para Cristo, as duas autoridades (política e religiosa) são complementares, mas independentes na sua gestão. O cristão é também cidadão, portanto, tem de obedecer às duas leis. “Mestre, sabemos que és verdadeiro...” Devemos tomar cuidado com as lisonjas, que muitas vezes

são usadas como “iscas” para nos pegarem, como o pescador faz com o peixe. Odette, ao final da celebração fez,

Respostas Resp 1.: A frase menos adequada é a - b: Esta é a cidade que aconteceu o jogo. Por quê? Se o jogo aconteceu, aconteceu em algum lugar (cidade em que; cidade onde). Resp 2.: c - Vou presenteá-lo com uma gata siamesa. Siamês (= raça de gatos facilmente domesticável). Resp 3.: c - Foi detectado que aquele cidadão morreu de asfixia. Detectar (= descobrir). Borba 2002 (DUP registra: detectar, detetar) Asfixia (= suspensão da respiração e da circulação do sangue). Resp 4.: a - Aquele indivíduo foi omisso. Disse não ter presenciado a colisão. Omisso (= descuidado, negligente). Colisão (= ato de colidir, choque de dois veículos ou dois corpos). Resp 5.: b - Neymar, excepcional jogador do Barcelona, adora driblar seus adversários. Excepcional (= muito bom, extraordinário, excelente). Driblar (= fintar, iludir, enganar, ludibriar). Adversário (= concorrente, rival, antagonista).

10

SÁBADO E DOMINGO 15 E 16 DE JUNHO DE 2013

Análises Clínicas

Marcadores Tumorais

prolimplimpezaemgeral@gmail.com

Rua 3, nº 561 - Jd. Iedda - Tel: 3214-9920

Imunologia

Hematologia

Hormônios

Responsáveis: Dr. Arnaldo Buainaim Dr. Arnaldo Buainaim Jr. Rua Carlos Gomes, 1560 Fone: PABX (16) 3301-5599 Fax: (16)3322-5700

Posto de Coleta: Alameda Paulista, 1762 (Balão do Sesi) Fone: 3339-1230 - Fax: 3337-4506


SÁBADO E DOMINGO 15 E 16 DE JUNHO DE 2013

Municipalismo: Américo na diretoria

JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br

Aprec pressiona Ministério da Saúde pela liberação de projetos

A

4ª reunião da Aprec (Associação dos Prefeitos da Região Central do Estado de São Paulo, em Itápolis, decidiu protocolar ofício ao Ministério da Saúde solicitando aprovação da RUE (Rede de Urgência e Emergência) e da Rede Cegonha, que possibilitarão mais recursos financeiros para as demandas municipais. O tema foi levado, nesta semana, ao ministro Padilha que visitou Ribeirão Preto. Com a ajuda política do deputado Edinho Silva que tem portas abertas em Brasília. Na mesma reunião, prefeito Marcelo Barbieri foi eleito presidente da Aprec, tendo como vice Júlio César Nigro Mazo (Mazinho), de Itápolis; 1º secretário, Dudu Bolito, de Rincão; e 2ª secretária, Cleide Berti, de Américo Brasiliense.

Associação regional: Dudu Bolito, Cleide Berti, Marcelo Barbieri e Mazinho. dimento em âmbito regional. O coordenador regional do Samu, médico César Esteves, da Secretaria Municipal de Saúde de Araraquara, também discorreu sobre atendimento de urgência e emer-

Saúde Pública:

gência na região, cuja base central é Araraquara.

Remédio de alto custo

Assunto debatido, com entusiasmo, fornecimento

de medicamentos de alto custo. Os prefeitos vão propor a formação de uma comissão das Prefeituras e Judiciário para avaliação de internações e liberação de medicamentos por decisão

de juízes.

Próxima reunião

O novo encontro da Aprec ficou agendado para 2 de agosto, uma sexta-feira, às 15h, em Ibitinga.

Unesp abre inscrições E

stão abertas, até 28 de junho, as inscrições para o curso de especialização em saúde pública, lato-sensu, a ser ministrado na Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF) da Unesp, Câmpus de Araraquara, de 1/08/2013 a 13/12/2014, com aulas quin-

ta e sextas-feiras, das 19h30 às 22h30, e sábado das 8 às 12 e das 14 às 18 horas. O objetivo é capacitar profissionais de nível superior para atuação multiprofissional de acordo com diretrizes do SUS a fim de melhorar a qualidade de vida da população.

O Curso é composto por disciplinas obrigatórias e de área de concentração); trabalhos em Serviço de Saúde e apresentação, no final do Curso, de uma Monografia cujo tema faz parte da atividade desenvolvida na área profissional do aluno. Há 30 vagas. A

coordenação e a vice do curso são, respectivamente, dos professores Adalberto Farache Filho e Adriano Mondini. Inscrições das 8h30 às 10 e das 14 às 15 h, na Seção Técnica de Pós-Graduação da FCF. Informações: 16-3301-

refeitura de Araraquara, em parceria com o CUCA/Unesp, abrirá durante os dias 19, 20 e 21 de junho as inscrições para cadastramento de alunos interessados em ocupar as

20 vagas do programa Cursinhos Populares. De acordo com o coordenador do programa, Francisco Paiva, os alunos serão classificados por ordem de chegada, e os demais farão parte de uma

lista de espera que continuará chamando até o final do ano, com surgimento de vagas. Para participar, compareça ao Núcleo de Educação de Jovens e Adultos – NEJA (Avenida Espanha,

536 - Centro), de 19 (quarta-feira) a 21 (sexta-feira) de junho, das 8h às 12h, munidos dos documentos pessoais RG, CPF, Foto 3x4 e comprovante de residência. (Secretaria

mento será feito pelo site www.vunesp.com.br. Taxa de inscrição, R$ 50,00. Os interessados precisam possuir nível médio completo e idade entre 18 e 30 anos. A altura mínima 1m60 para mulheres e

1m65 para homens. A primeira prova, escrita, será aplicada em 4 de agosto, nas cidades de Araçatuba, Bauru, Campinas, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto,

São José dos Campos, São Paulo e Sorocaba. As fases finais são condicionamento físico, exames psicológicos e de saúde, investigação social e análise de documentos e títulos.

Ouvinte no Cursinho Popular P

Concurso na Polícia Militar E

ncontram-se abertas inscrições para concurso da P.M.: 2.369 vagas para soldado PM de segunda classe, para homens e mulheres. O prazo de inscrições vai até 21 de junho, e o cadastra-

Apoio

Cultural

Patrulha

Com a nova onda de furtos e roubos em Araraquara, a Polícia reforçou o patrulhamento e prendeu seis suspeitos. É salutar ver que a Polícia aperta o cerco para aumentar a segurança dos cidadãos.

Felicidade

A RUE

O representante da DRS (Diretoria Regional de Saúde), médico Valter Manso Figueiredo, explicou a importância da implantação da RUE- Rede de Urgência e Emergência, que permite liberação de recursos financeiros pelo Ministério da Saúde para dinamizar aten-

11

Fone: 3301-2299

Av. Dr. Leite de Moraes, 1066 - Vila Xavier - Araraquara

Site: www.tetonovo.com.br - e-mail tetonovo@tetonovo.com.br

6900; posgrad@fcfar.unesp. br e http://www.posgraduacao.fcfar.unesp.br (Assessoria da Unesp-capital)

Com o novo programa federal “Minha Casa Melhor”, para quem possui financiamento no programa Minha Casa Minha Vida, aproximadamente R$ 42 milhões entrarão no comércio de Araraquara, principalmente no ramo de móveis e eletrodomésticos.

A prefeitura cuida da cidade e valoriza o Verde. Faça a sua parte neste processo.

Doçura Pa n i f i c a d o r a

Municipal de Comunicação)

Cada dia mais

gente feliz

Encomendas: 3392-4870 Parabéns aos aniversariantes

15- Dra Flávia Ferreira 16- Antonio de Lucena Eudes, Robson Motta e Salvador Carmem Romania 17- Sueli de Fátima Batista 18- Felipe Cavalari 20- Fabiano Becassi

Galucci, Berenice N. Della Rovere, Aparecida Brissolari, Hugo Bombarda Pinheiros e Eduarda Nascimento dos Anjos 22- Jaqueline Barbieri da Silva 23- João Salvino


12

Saúde: Edinho quer teto maior SÁBADO E DOMINGO 15 E 16 DE JUNHO DE 2013

R$ 60 milhões para oficinas ferroviárias foram confirmados

E

dinho Silva conversou com o ministro Alexandre Padilha sobre aumento de teto para Santa Casa. Com Mirian Belchior sobre transferência das oficinas de manutenção da ALL para Tutóia. O parlamentar da região de Araraquara, que tem portas escancaradas no Governo Federal, participou na quinta-feira (13), do “Encontro de Prefeitos em Ribeirão Preto”. Participaram da atividade, que reúne toda a estrutura dos Ministérios para atendimento individualizado de prefeitos, o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha; do Planejamento, Mirian Belchior; da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti; além da prefeita anfitriã, Darcy Vera, deputados federais e estaduais, chefes de Executivo, gestores públicos e entidades municipalistas.

Santa Casa

Edinho conversou com ministro Alexandre Padilha sobre a Santa Casa de Misericórdia e necessidade de aumento de teto para o hospital. "Reafirmei a importância de apoio e fortalecimento da Santa Casa, que é referência para mais de 700 mil habitantes da nossa região pelo SUS", disse. Segundo nosso deputado, o "represamento" de AIHs, que autorizam serviços junto à Secretaria Municipal de Saúde, já passa de R$ 10 milhões, o que inviabiliza financeiramente o hospital. Edinho ainda destacou para Padilha a importância do credenciamento da Santa Casa em serviços que aumentem seu faturamento e ampliem a assistência SUS.

Centro de Diagnóstico

Ministro da Saúde (amigo pessoal de nosso deputado Edinho Silva) também foi posicionado sobre o processo de aquisição de equipamentos para Centro de Diagnóstico por Imagem que recebeu R$ 6,3 milhões do Governo Dilma. A instalação da unidade foi pleiteada pelo parlamentar no início do ano passado.

JORNAL DE ARARAQUARA www.jornaldeararaquara.com.br

Impasse

Em assembleia na Associação Paulista de Medicina, os médicos da rede pública de Araraquara definiram estratégias para pressionar a Prefeitura a cumprir acordo que prevê elevação do salário dos mensalistas a R$ 6 mil. Eles recebem R$ 5 mil por 20 horas semanais.

Terceirização

Em comitiva com ministros, especialmente Padilha (saúde), Edinho trata de demandas de Araraquara. O Centro de Diagnóstico será dotado de equipamentos de última geração, como aparelhos de videolaparoscopia, laringoscópio e ultrassom, raio-x telecomandado, raio-x móvel, sistema de broncofibroscopia, videoendoscópio, monitores para imagens radiológicas, digitalizador de imagens, aparelhos de raiox fixos. Serão adquiridos também aparelho de ressonância nuclear magnética e tomógrafo computadorizado.

Pulo do gato

“Com a instalação do Centro de Imagens, a Santa Casa terá total domínio dos exames por imagens e poderá se consolidar como referência SUS na área para uma vasta região do estado. Só tenho de agradecer o apoio do Ministério da Saúde aos projetos que levamos até Brasília”, salientou Edinho. É lícito sublinhar que Edinho conquistou o credenciamento da Santa Casa como Hospital de Ensino. Isso elevou o faturamento anual em mais de R$ 3 milhões. Essa também foi uma demanda bastante trabalhada pelo parlamentar junto ao Ministério da Saúde.

Referência

Durante discurso no “Encontro de Prefeitos”, em Ribeirão, sobre o PAC a ministra do Planejamento, Mirian Belchior, citou o novo contorno ferroviário de Araraquara como exemplo de intervenção urbana para o desenvolvimento do estado e do Brasil. Segundo ela, a obra vai possibilitar melhorias na logística, uma vez que aumenta a velocidade dos trens que vão até ao Porto de Santos. Mirian tratou a obra como fundamental do ponto de vista do desenvolvimento econômico.

Os trilhos

A obra dos trilhos foi pauta de conversa entre Edinho e ministra Belchior antes da atividade. O parlamentar afiançou: “Ministra reforçou que a demanda de Araraquara de transferência das Oficinas de Manutenção da ALL do Centro de Eventos para o novo Pátio de Manobras de Tutóia já está equacionado. "Serão mais R$ 60 milhões de investimentos em nossa cidade para construção dos novos prédios das Oficinas. A ministra já havia assumido o compromisso de resolver esse problema em audiência que tivemos em Brasília. Em várias reuniões junto à ALL construímos essa solução", destacou Edinho. A transferência das Oficinas permite a realização integral da obra, conforme projeto iniciado pelo então prefeito Edinho com a liberação de R$ 140 milhões, em 2006.

Investimento macro e certo

A saída efetiva dos trilhos, conseguida pelo Edinho com essa verba espetacular, permite liberar área do Centro de Eventos para o investimento da Funcef (Fundação dos Economiários Federais) que prevê R$ 350 milhões para construção de um hotel, shopping e torres comerciais e residenciais naquele entorno.

de moradias e dessas, 480 mil para São Paulo. "Aqui no estado temos 290 mil casas concluídas. Isso significa que mais de um milhão de paulistas conseguiram realizar o sonho da casa própria".

Governo

Aos prefeitos, a ministra Mirian Belchior destacou a importância dos pilares defendidos pelo Governo Federal de desenvolvimento econômico com inclusão social. Num balanço rápido, ressaltou que o PAC-2 já realizou 56% de quase R$ 1 trilhão dos recursos previstos. "R$ 550 bilhões foram realizados em pouco mais de dois anos". São Paulo recebe 20% do total dos recursos do PAC de todo país, com R$ 208 bilhões.

A ministra Ideli Salvatti focou seu discurso falando sobre a importância desse diálogo mais próximo com as Prefeituras, em especial aquelas menores com maior dificuldades em formular projetos. O Encontro, que faz atendimentos a prefeitos, lideranças e gestores públicos, já percorreu onze estados brasileiros. Diferente das outras etapas estaduais, em São Paulo serão três cidades visitadas, devido ao número de municípios e população. Além do encontro de Ribeirão Preto, a cidade de Araçatuba recebe os Ministérios no próximo dia 20; dia 21 será a vez da capital de São Paulo receber essa atividade.

Para a ministra Belchior, o bom desempenho do PAC se reflete na geração de emprego e renda. "Alavanca a rota do desenvolvimento", ao citar taxa de desemprego de 2012 que foi a mais baixa da história, 5%. Mesmo com a situação de recessão enfrentada no mundo. Mirian ainda falou sobre o investimento em saneamento que chega a R$ 9 bilhões só no estado de São Paulo. O “Minha Casa, Minha Vida” contratou 2,6 milhões

"Muito importante essa iniciativa de trazer o governo para perto da população. Os prefeitos, principalmente os que assumiram pela primeira vez, podem tirar suas dúvidas, ver encaminhamento de projetos, solicitar informações e fazer novos pleitos. Em vez de irem até Brasília, poderão ser atendidos em suas regiões. Parabéns ao governo Dilma por mais essa iniciativa de valorização dos municípios brasileiros”, afirmou Edinho Silva.

Progresso e inclusão

Reflexo

Parabéns

Polezze-entrevista

N

este sábado (15), às 10h30 pela TVARA (canal 31), Net (canal 15) e Site do J.A., Eliana Tolói (diretora do Parque Infantil “Leonor Mendes de Barros”). Provedor da Santa Casa, Dr. Valter Curi, comenta o fluxo de caixa que dimensiona o atendimento aos pacientes da região.

Sem médicos para trabalhar, na rede pública, Prefeitura de Araraquara decidiu terceirizar a contratação de clínicos gerais e especialistas para garantir atendimento à população. Os médicos virão por uma organização social (OS) e irão trabalhar na Upa Central.

Dissídio

Prefeitura promoveu reunião com o Sismar (Sindicato dos Servidores de Araraquara e Região) para discutir Acordo Coletivo. Prefeitura pretende conceder 6,5% aos servidores com base oficial no IPCA e vale-alimentação de R$ 331,07. Outros estão sendo debatidos, como ponto em relógio biométrico com emissão de comprovante.

Denúncia

O vereador Donizete Siomini encaminhou ofício à Promotoria de Justiça e Meio Ambiente de Araraquara denunciando despejo irregular de esgoto e produtos químicos em áreas de preservação ambiental. O local atingido é banhado pelo Córrego dos Martins e deságua no Ribeirão das Cruzes.

IPEM

Eliana Tolói

TVARA (canal 31); NET (canal 15) e SITE do J.A. (www.jornaldeararaquara.com.br)

O IPEM – Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo, montou um estande na Praça de Santa Cruz para distribuição de 500 cartilhas para orientar consumidor e feitas medições e pesagens dos transeuntes.


Edição 1051  
Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you