Jornal da Universidade - Edição 182

Page 1

JORNAL DA UNIVERSIDADE /ufrgsnoticias

Porto Alegre | RS | Brasil

Ano XVIII | Número 182

Mala Direta Postal

Básica 9912315177/2012/DR/RS UFRGS CORREIOS

ISSN 2237- 4086

Julho de 2015

FOTOS: FLÁVIO DUTRA/JU

Direito à moradia

Mais de 250 famílias foram expulsas do terreno da ocupação Montepio, na zona leste da capital, no início de junho

Ocupações São quase 300 mil porto-alegrenses vivendo em áreas de ocupação, segundo levantamento do Departamento Municipal de Habitação (DEMHAB). Baixos salários, altos aluguéis, programas de financiamento inacessí-

veis a famílias que recebem até R$1.600 contribuem para o agravamento desse quadro. Desde 2002, conforme a Emenda Constitucional n.º 26, ter um lugar para morar é tido como um direito social. Entretanto, independentemente

ARIADNE

do avanço das políticas públicas para minimizar o desabrigo social, os movimentos organizados por moradia são geralmente questionados quanto à sua legitimidade.

CadernoJU

ECONOMIA

Ópera na UFRGS encanta plateia

P5

P7

POLÍTICA

ENSINO

Utilizada em conjunto com outras formas de participação popular, a internet tem o poder de levar os debates a lugares onde eles não ocorriam. Porém, quando se sabe que apenas 49,3% dos brasileiros têm acesso à rede, basear projetos de lei exclusivamente em pesquisas online significa ignorar a opinião de metade da população do país.

Dados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) indicam que 61% dos alunos do Brasil na faixa dos 15 anos têm baixo desempenho em ciências. Para combater tal defasagem de letramento científico, a universidade realiza projetos de divulgação científica junto a escolas. Um dos objetivos é incentivar talentos potenciais nos alunos.

P4

P8


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.
Jornal da Universidade - Edição 182 by Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Issuu