JORNAL DA UNIVERSIDADE Acompanhe o JU pelo
Impresso Especial 9912196297-DR/RS UFRGS CORREIOS ISSN 2237-4086
Porto Alegre | RS | Brasil
Ano XV| Número 146
Março de 2012
Caminho para o futuro FOTOS FLÁVIO DUTRA / JU
P.Central
*Programa de Ações Afirmativas da UFRGS efetiva a inclusão de negros
*Novos cursos criados pelo Reuni
aumentaram as opções de ingresso SEGURANÇA
Laboratórios: conhecer os riscos evita acidentes A Universidade vem investindo em programas de capacitação visando à segurança dos usuários de seus laboratórios. Uma das iniciativas nesse sentido é o Centro de Gestão e Tratamento de Resíduos Químicos (CGTRQ), órgão do Instituto de Química que desenvolve treinamentos para professores, técnicos e estu-
TERRITÓRIOS DA PAZ
Para desarticular o poder do crime
P7
ACORDEÃO
Versatilidade do instrumento P4 permite composições elaboradas
LEGISLAÇÃO
COMPORTAMENTO
Mudança na CLT regula teletrabalho
Uruguai é exemplo de cultura cívica
Especialistas, como a professora do Departamento de Direito Econômico e Social da UFRGS Luciane Cardoso Barzotto, dizem que a aprovação da Lei 12.551 veio corrigir as imperfeições da antiga legislação trabalhista brasileira. Para o presidente da Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleati vidade, Alvaro Mello, o trabalhador que exerce uma atividade a distância tem os mesmos direitos e responsabilidades que qualquer outro empregado. Porém, o grande problema do novo texto é que ele não estabelece critérios para se calcular de que maneira e-mails, torpedos e telefonemas poderão ser convertidos em horas adicionais.
“Os uruguaios têm consciência do pluralismo, das diferenças que são legitimamente respeitáveis, ainda que não coincidam com a opinião da maioria.” Assim Raúl Rojo, docente dos Programas de Pós-graduação em Sociologia e em Relações Internacionais da Universidade, define nossos vizinhos do Prata. O professor de História da UFRGS Enrique Padrós, uruguaio, acredita que o motivo para a sociedade ser avançada em temas controversos, como a união homossexual e o aborto, está ligado ao elevado nível educacional e à alta capacidade de acesso da população à informação.
P5
dantes de graduação, pós-graduação a cada início de semestre. Já o Serviço de Proteção Radiológica da U FRGS realiza, em média, três vistorias anuais nos 56 laboratórios que utilizam materiais radioativos. Rotina que, segundo o supervisor Tullio Moro, se constitui na única do gênero em todo o país.
P10
P13 Paleontologia Descoberta de fóssil abre novo caminho para a pesquisa P11
Cultura O legado da Semana de 22 para a arte brasileira P12