ISSN 2237- 4086
Jornal da Universidade jornaldaufrgs
Porto Alegre | RS | Brasil
Ano XXII | Número 217
Mala Direta Postal
Básica
9912315177/2012/DR/RS UFRGS CORREIOS
Distribuição Gratuita
Outubro de 2018
jovens cientistas. Um dos projetos destacados foi o Meninas na Ciência (foto), que procura atrair garotas para as carreiras de ciência e tecnologia. O que pode soar como idealismo para os céticos ganha outro caráter quando se sabe que o Índice Anual
da Situação da Ciência/2018 (State of Science Index - SOSI), aplicado em 14 países incluindo o Brasil, mostrou que a Cência é subestimada pela população e precisa de defensores.
Iniciação científica
ações afirmativas
As trajetórias dos jovens cientistas do primeiro SIC
Cotas para pessoas trans na pós-graduação
No ano em que o Salão de Iniciação Científica da UFRGS chega à trigésima edição, o JU convida cinco dos ganhadores do Prêmio Jovem Cientista do Salão realizado em 1989 a refletirem sobre o impacto da premiação em suas carreiras, o momento da pesquisa no país e a importância da iniciação científica na universidade para suas trajetórias pessoais e para a sociedade como um todo.
Seis programas de pós-graduação da UFRGS oferecem cotas para pessoas transexuais e travestis, atendendo a diferentes áreas do conhecimento. Segundo o doutorando em Educação Gustavo Passos, a medida é importante pois proporciona uma formação mais especializada aos poucos indivíduos que conseguem chegar ao ensino superior, visto que os índices de evasão escolar são de até 90%.
Ciência O que a UFRGS tem feito para atrair pessoas para o campo científico? Partindo dessa questão, o JU abriu espaço para coordenadores de diferentes iniciativas nas áreas de ensino, pesquisa e extensão que se preocupam em formar
diversidade
Identidade na fala
P8 e P9
flávio dutra/ju/arquivo dez/2014
flávio dutra/ju/arquivo out/2016
O fluxo de alunos vindos de outras regiões do país para a UFRGS aumentou desde que a Universidade passou a destinar 30% de suas vagas ao Sistema de Seleção Unificada em 2015. Nessa proliferação de sotaques reconhecemos nossas origens e também nossos preconceitos, já que a forma como falamos carrega nossa identidade e nossa cultura; porém, a percepção sobre isso só acontece quando nos deparamos com os outros.
P7
CadernoJU
P6
pesquisa
Monitoramento de precisão na lavoura
P11
Feira do Livro
Som no Salão
Carnaval
UFRGS realiza atividades no evento P12
Oitava edição traz mistura de ritmos P14
Foliões resistem à escassez de incentivos P13
PROGRAMA MENINAS NA CIÊNCIA/ARQUIVO
Primeiras experiências