-Rei, foi de 321,93 milhões de li tros, ligeiramente superior (1,1%) ao volume do ano anterior. Já a produção agrícola praticamente
Teve início no dia 1º de agosto o Censo Demográfico realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). De acordo com Kriscia Oliveira, uma das coordenadoras do re censeamento na região do Cam po das Vertentes, “O Censo é fundamental para conhecermos o nosso país nos quesitos de polí ticas públicas, além do fundo de participação que também é muito importante”.
PÁG
Aberto com a ad ministradora de empre sas,
Jogo funcionária ca, e palestrante Nicole Mary.
coach
10
Projeto de lei apresentado pelo vereador Fernando Cha ves (PDT) e aprovado por unanimidade pelos verea dores reconhece a Lagartixa como mascote oficial do mu nicípio de Resende Costa. Já presente em diversos pontos comerciais na cidade, espe cialmente lojas de artesanato, a estátua da simpática “Tixa”, como ficou conhecida, atrai os olhares e a curiosidade dos turistas que visitam Resende Costa. “A ideia agora é fazer mais mascotes da Tixa e ins talá-los em pontos estratégi cos da cidade, para ficar algo mais oficial, dar um sentimen to de acolhida para a popula ção e para os turistas”, disse o prefeito em exercício Lucas Paulo (PSD), que sancionou a lei nº 4.981/2022. PÁG 06
públi
A produção de leite em 2020 (primeiro ano da pandemia) na microrregião do Campo das Ver tentes, com sede em São João del
PÁG 05 @derikneskeFoto: Censo 2022: um retrato do Brasil Leite e milho: carros-chefe da produção agropecuária regional em 2020 EntrevistaA Tixa desperta a curiosidade e atrai turistas que visitam Resende Costa
se manteve estável em 673,14 mil toneladas, puxada pelo milho (388,12 mil t), de acordo com o IBGE Cidades. Resende Costa
Tixa é reconhecida oficialmente como mascote de Resende Costa
Jornal das Lajes ANO XIX • SETEMBRO 2022 • Nº233FUNDADO EM 2003 - RESENDE COSTA www.jornaldaslajes.com.br DISTRIBUIÇÃO GRATUITA
destacou-se entre os produtores de leite, com 20,31 milhões de litros, e também na produção de mel e de tilápia. PÁG 12
artigos assinados não refletem obrigatoriamente a opinião do jornal.
ga por mero descuido. Elas são uma estratégia de guerra de in formação coordenada e financia da em proporção industrial.
Editor
administrador: Antônio
OPINIÃO
Impressão:
Sócio da Silva Ribeiro
O que se observa também é que até agora não surgiram nos planos de governo dos principais candidatos ao Planalto propostas convincentes que vão além do plebiscito: permanecemos com Bolsonaro ou voltamos com Lula? O eleitor, por sua vez, parece que não está disposto a ouvir novas propostas e/ou fazer novas escolhas.
Tiragem: 2000 exemplares
Redação: Rua Assis Resende, 95 Centro - Resende Costa, MG TEL(32)3354-132336.340-000
Neto
Editoração e Site: Rafael Alves
Ainda há tempo de refletir sobre as escolhas que devemos e dese jamos fazer no próximo dia 2 de outubro. Aprovamos o atual modelo po lítico ou desejamos mudar, apostar em novas ideias? Não devemos, em nenhuma situação, nos sentir intimidados ou coagidos a votar levando em consideração argumentos ideológicos que enfraquecem a democracia e banalizam o voto – direito sagrado e inalienável, conquistado historicamen te no Brasil a duras penas.
de administração:
FERNANDO CHAVES*
CEP
Editor-chefe: André Eustáquio Melo de Oliveira
Voto útil na democracia
o mundo “pós-iluminis ta” e “pós-verdade” em que vi vemos!A
Se é possível divulgar e pro pagar informação e conhecimen to, é um tanto óbvio e lamentável que também se possa disseminar deliberadamente a ignorância. E o que é pior: propagar a igno rância pode ser bem mais fácil, acreditem. Hoje, a produção da ignorância atinge os níveis mais elevados de profissionalismo e especialização. Níveis indus triais.O que muitos ainda não compreenderam é que, quan do falamos de fakenews, não estamos tratando daquela in formação que contém erros e equívocos acidentais ou daquele conteúdo que distorce a realida de porque a pessoa que o pro duziu ou propagou cometeu um erro ou uma imperícia ao tratar os dados ou informações. O que chamamos de fakenews é um conteúdo equivocado, produzido deliberadamente e dissemina do em escala, com o intuito de distorcer a realidade, produzir desinformação em massa e, por último, motivar algum tipo de ação, sobretudo política.
Conselho André Eustáquio Melo de Oliveira, Emanuelle Resende Ribeiro, José Venâncio de Resende, Rosalvo Gonçalves Pinto, João Evangelista Magalhães e José Antônio Oliveira de Resende.
*Jornalista
A produção industrial da ignorância
ser humano deseja evitar e que nossa sociedade pós-moderna e hiperconetada tem tido muito êxito em exilar de nossas vidas. Em seu lugar, pode-se colocar uma convicção pré-estabeleci da, assentada em preconceitos e sentimentos, balizada no subjeti vismo. Se nas sociedades tradi cionais tendia-se à imposição de uma verdade rígida e inquestio nável sobre as pessoas em geral, o que foi tensionado pelos valo res iluministas de emancipação do pensamento crítico e da ra zão, na sociedade contemporâ nea pós-iluminista e relativista as narrativas do mundo, ou seja, as “verdades”, são diversas, pro líferas e não mais impostas de modo rígido sobre a sociedade. Elas são entregues como pro dutos personificados, sob medi da para atender os desígnios da alma de quem irá consumi-las, desde os mais cândidos aos mais perversos. Os chamados algo ritmos das redes sociais digitais garantem essa entrega delivery altamente especializada a con tento.Eis
Esse cenário político eleitoral não é bom para o Brasil, enfraquece a democracia e tolhe a liberdade do eleitor de exercer sua escolha. A pre gação do “voto útil” fortalece ainda, se quisermos usar metáforas futebo lísticas, o argumento raso de que eleições são como um campeonato em que o torcedor que não torce por nenhum time escolhe aquele que está ga nhando. Ora, as eleições são um momento único para corrigirmos rotas, es colhermos com liberdade quem é competente e digno de nos representar, seja no executivo, no parlamento e assembleias. Em cada eleição, gerais ou municipais, exercemos nosso direito sagrado de ESCOLHER!
Circulação: Resende Costa e São João del-Rei
Outra tendência que vem se fortalecendo durante esse curto perío do de campanha eleitoral é o chamado “voto útil”. Os dois candidatos que se encontram à frente nas principais pesquisas de intenção de voto utilizam desse argumento e artifício eleitoral. Lula pretende convencer eleitores in decisos ou os que pensam em votar em Ciro ou Tebet, por exemplo, a votarem nele a fim de derrotar já no primeiro turno o presidente Jair Bolso naro, que tenta a reeleição. O presidente Bolsonaro luta para persuadir os não-bolsonaristas, mas que também não querem votar em Lula, a ajudá-lo a conquistar um segundo mandato, derrotando o que ele chama de “o mal que deseja voltar ao poder”.
Uma fakenews é sempre atrativa, sedutora e quase sem pre entregue no endereço cor reto (WhatsApp, e-mail, feed da rede social). Ferramentas de um marketing corrompido, porém eficiente, elas são produzidas sob medida para se assemelhar a uma narrativa verdadeira da re alidade, afinal serão consumidas como tal. Assim, apelam para recursos expressivos que res gatam a própria epistemologia popular, a visão prática, simples, fragmentária e imediata do senso comum, em contraponto à visão abstrata, totalizante, complexa, prospectiva que a análise cien tífica e social muitas das vezes requer.Assim como as fakenews, há outros artifícios que têm por objetivo distorcer a visão que as pessoas têm da realidade, como os robôs ou bots, que são perfis falsos e automatizados, pagos para disseminar determinadas (des)informações ou para curtir, seguir ou comentar em determi nados perfis de redes sociais na internet.Éassim que pensamentos anticientíficos são propagados, como temos visto no caso tão emblemático do movimento an tivacina ou na produção de notí cias falsas voltadas para atacar a reputação de instituições cientí ficas e universidades, na maioria das vezes com finalidades políti cas e de mercado.
Editorial:
“As convicções são prisões” –Friedrich Nietzsche
de Resende
A polarização permanece e o eleitor, pelo que se vê, tende a optar por ela.
assistente:
Editora Vanuza Resende regional: José Venâncio de Resende José Antônio Oliveira
Diretor Eustáquio Peluzi Chaves
O sigilo do voto é a armadura de que dispomos para fazermos nos sas escolhas com total liberdade. O que deve imperar antes de apertarmos a tecla VERDE na urna e confirmarmos nosso voto é a nossa livre vontade de escolha.
PÁG. 2 • JORNAL DAS LAJES ANO XIX Nº 233 - SETEMBRO 2022 ETNEIDEPXE
Jornal das Lajes Ltda
Revisão:
A badalada terceira via que vinha sendo gestada como opção para quebrar a polarização política eleitoral vigente e vigorosa no Brasil, até ago ra, faltando poucos dias para o 1º turno das eleições, não decolou. Principal nome da coligação de partidos que se uniram para estabelecer um contra ponto a Jair Bolsonaro e Lula, Simone Tebet (MDB) não consegue avançar nas pesquisas. Ciro Gomes também não convence e estagnou-se na parte intermediária das pesquisas, não conseguindo atingir sequer dois dígitos.
Enfim, o único “voto útil” é aquele que depositamos conscientemen te na urna. Deixar-se convencer por discursos rasos e meramente eleitorei ros é um desserviço ao processo democrático e um risco ao futuro do país. O brasileiro não pode mais “brincar” com o seu voto. É hora de mostrarmos maturidade e seriedade no momento em que, se fraquejarmos, a história poderá nos cobrar impiedosamente. Exerçamos, pois, o nosso direito à li berdade de votar com o coração e com a consciência. Sejamos, sim, úteis à democracia!
EDITORIAL
“É necessário que ao menos uma vez na vida você duvide, tanto quanto possível, de todas as coisas” - René Descartes
verdade foi convertida em produto, um artigo de consu mo que se adquire sob medida, muitas vezes para se atender aos impérios do ego, para acudir os temores da alma, para satisfa zer nossa natureza infantil. No atual estágio da humanidade, converteu-se a verdade na mais complexa e multifacetada mer cadoria, que agora permite um consumo altamente personaliza do, como uma autoverdade, uma inviolável propriedade narcísica. Tal qual em vitrines e mercados, há uma profusão de convicções, crenças, ideologias prontas, para que sigamos convictos, ine briados de nossa autoverdade! Donos únicos de nossa própria masmorra.
Ao invés, portanto, de escolher o candidato que mais o convence ou refletir sobre propostas que o conquistam, nestas eleições o eleitor, uma vez mais, encontra-se entre a cruz e a espada.
Os
Tel: (31) 2101-3544
Não raro, as fakenews não produzem apenas desinformação e ignorância. Por meio de téc nicas de psicologia das massas, elas excitam sentimentos como o medo, o ódio ou a intolerância, com o objetivo de desencadear ações e posicionamentos pouco ponderados, impulsivos, sem reflexão, apaixonados. Como se vê, as fakenews vão muito além daquela opinião ou informação sem fundamento e equivocada que um cidadão emite ou propa
Em qualquer período histó rico, a busca pela verdade e pelo conhecimento sempre foi um caminho árduo que exige dedi cação, esforço e desprendimento para se abandonar uma velha vi são equivocada em busca de uma nova forma de se compreender e explicar o mundo. Aprender nunca foi fácil. É dolorido mui tas vezes. É essa dor da busca e da dúvida que, não raramente, o
acordo com o projeto, que deu origem à Lei Munici pal n° 4.981/2022, “a lagartixa é um símbolo que faz referência lúdica ao município de Resende Costa há mais de um século. Há registros históricos dessa velha alcunha que se refere aos resen de-costenses ainda nos tempos
A lei também prevê que to das as pessoas físicas e jurídicas com endereço no município de Resende Costa poderão se ca dastrar de forma eletrônica ou presencial.Tendo em vista o princípio constitucional e o direito social da busca pelo pleno empre go, bem como os fundamen
Naquela época antiga, nossos conterrâneos não se orgulhavam tanto do apelido que ganharam dos nossos vizi nhos, os moradores de cidades dos arredores. Porém, com o passar dos séculos, a socieda de mudou. Aos poucos, fomos adotando a lagartixa como um símbolo, como um elemento lúdico da nossa história. “Com o nosso grande espírito empre endedor, nas últimas décadas nós passamos a usar a lagartixa como um produto turístico, que atrai a atenção das pessoas, aju
Foi apresentado pelo verea dor Fernando Chaves e aprova do por unanimidade o Projeto de Lei nº 127/2022, que “Reco nhece a lagartixa como mascote oficial do Município de Resen de Costa e dá outras providên
Aprovada lei que cria o balcão municipal de empregos
Câmara aprovou o projeto do vereador Fernando Chaves por unanimidade e reconheceu a Lagartixa como mascote oficial do município.
tos constitucionais dos valores sociais do trabalho e da livre iniciativa, a criação do “Balcão de Empregos” se faz necessária como política pública do Poder Executivo Municipal, com o ob jetivo de ligar o empregador que necessita de mão de obra qua lificada ao cidadão que está em busca de uma vaga de emprego no mercado de trabalho muni cipal.
mês
- Que seja verificada a pos sibilidade de o Executivo Muni cipal, através da Secretaria Mu nicipal de Turismo, Artesanato e Cultura, promover a confecção
lei tem a finalidade de in formar os profissionais disponí veis no mercado de trabalho do município, através de cadastro junto à Secretaria de Gabinete ou de forma on-line, no site ofi cial do município, de modo que o empregador encontre mão de obra qualificada para sua em presa. Estabelece ainda que o Poder Executivo, através da Se cretaria de Gabinete, promova o agrupamento de informações atualizadas acerca das vagas dis
Por meio de indicação do vereador Cleiton Afonso dos Santos, foi sugerido ao Poder Executivo que elaborasse proje to de lei visando a criar um “Bal cão Municipal de Empregos” em Resende Costa. Assim, o Excu tivo apresentou o projeto de lei, aprovado por unanimidade, que resultou na Lei Municipal nº 4.986.A
do antigo Arraial da Laje.
da a alegrar a nossa cidade, gera boas histórias para os visitantes e chama a atenção para o muni cípio, principalmente nas várias fotos dos turistas com a nossa mascote, as quais circulam pe las redes sociais”, destacou o ve reador Fernando Chaves, autor do projeto.Com a oficialização da mascote, o poder público mu nicipal fica não só autorizado, mas também incentivado a investir na promoção e na di vulgação da “Tixa”, para fins educativos, informativos e de divulgação turística.
- Que o Executivo Muni cipal estude a possibilidade de exercer uma melhor fiscalização no cumprimento do contrato entre a Prefeitura Municipal de Resende Costa-MG junto à em presa que executa os serviços de manutenção e troca de lâmpadas queimadas nos postes do municí pio de Resende Costa-MG, prin cipalmente na zona rural. Exis tem vários pontos de iluminação apagados, apesar de a população solicitar insistentemente o serviço de substituição de lâmpadas que não mais funcionam. (Vereador Zé do Dico)
- Que seja verificada a possi bilidade de o Executivo Munici pal realizar, por meio da Secreta ria Municipal de Obras e Serviços Públicos, a reforma do parquinho que se encontra no interior do estádio dos Expedicionários. Di versos brinquedos encontram-se desgastados pela ação do tempo e do uso. Tal situação vem dificul tando a utilização dos brinquedos pelas crianças e adolescentes. (Ve reador Paulo Altivo)
de cartões-postais alusivos aos pontos turísticos naturais exis tentes no perímetro do municí pio de Resende Costa-MG, com o objetivo único de promover, reforçar e eternizar a divulgação turística desses espaços públicos, construindo assim uma signifi cativa marca particular de cada logradouro. Tal ação valorizará e tornará referências os pontos tu rísticos do municípo, destacando suas potencialidades enquanto patrimônios natural, histórico e/ ou arquitetônico de Resende Cos ta. (Vereador Cleiton)
Indicações aprovadas no de
poníveis no mercado de traba lho e o cadastro de interessados.
agosto INFORME PUBLICITÁRIO
- Que seja avaliada a possi blidade de o Executivo Municipal, através da Secretaria Municipal de Agropecuária e Meio Ambiente, em parceria com o IEF, promover a poda preventiva da árvore que se encontra no canteiro central da praça em frente à igreja do Rosá rio, localizada na Praça Cel. Sou za Maia, Centro. A referida árvore encontra-se em risco iminente de queda de galhos, principalmente devido à sua idade e ao seu por te. Indica-se ainda que se realize a poda das árvores de menor di mensão, localizadas no entorno da referida igreja a fim de que se previnam eventuais acidentes. (Vereador Zé do Dico)
JORNAL DAS LAJES • PÁG. 3ANO XIX Nº 233 - SETEMBRO 2022
cias”.De
CÂMARA DE RESENDE COSTA INFORMA Câmara Municipal aprova lei que cria o Balcão Municipal de Empregos Agora é lei: Lagartixa é a mascote oficial de Resende Costa
Os eventos serão realizados no Parque de Exposições e nas es colas. Cada palestra terá um públi co alvo específico (população, ser vidores, estudantes), mas sempre com foco na prevenção do suicídio e automutilação.Participe, compartilhe as informações e faça parte dessa campanha pela vida.
A reforma inclui a pintura de paredes e grades, limpeza e pe quenos reparos. A sede da associação é de grande importância para o bairro, pois ali são realizadas diversas atividades, como reuniões e oficinas realizadas pela Secretaria de Assistência Social.
No dia 27 de agosto, a Secretaria de Assistência Social, em parceria com a Escola Estadual Assis Resen de e com a Polícia Civil, promoveu uma passeata para promover a campanha do Agosto Lilás, que conscien tiza a população sobre a importância do combate à violência contra a mulher. A passeata contou com o apoio da Polícia Militar e também do CRAS.
A campanha foi criada em referência à sanção da Lei Maria da Penha (Lei Federal Nº 11.340/2006),
FAÇA PARTE DESSA CAMPANHA!
Através da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, a Prefeitu ra reformou a sede da Associação de Moradores e Amigos do Bairro Tejuco (AMAT).
Foram reformados os ele mentos arquitetônicos, como telhados, madeiramentos e re bocos, entre outros aspectos que estavam desgastados. O próximo passo será reformar os elementos artísticos, como telas e pinturas.
Para denunciar casos de violência contra a mu lher, qualquer pessoa pode ligar para o número 180. A ligação é gratuita e o anonimato é garantido. No caso da mulher vítima de violência, ela pode acionar a po lícia pelo número 190 ou ligar para o 180.
A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões e é provavelmente a doença infec to-contagiosa que mais ocasiona mortes no Brasil. Como maneira de alertar para os perigos da doença e mostrar maneiras de se prevenir contra esta infecção, a Secretaria de Saúde promoveu duas palestras em agosto para alunos da rede municipal de ensino e para servidores da
O valor investimento na construção das quadras é proveniente da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer, através do Fun do Municipal do Esporte (FME).
Buscando oferecer um melhor atendimento em saúde nas co munidades rurais, a Prefeitura iniciou as reformas de Postos de Saúde da zonaSerãorural.reformados os postos de saúde do Cajuru, Pintos, Jaca randira, Curralinho e Ribeirão. Com as melhorias, a Prefeitura busca oferecer mais conforto e ofertas de atendimento nas próprias co munidades rurais. Dessa maneira, a população da zona rural passa a receber um melhor atendimento na própria localidade, reduzindo o desgaste do deslocamento até a cidade.
Como parte da campanha Setembro Amarelo, a Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, planejou uma programação espe cial para mostrar que “a vida é a melhor escolha”.
Com o objetivo de preservar o patrimônio histórico e cultural de Resende Costa, a Prefeitura, em parceria com a Paróquia, des tinou R$72 mil para a reforma dos passinhos.
Nos bairros Nova Resende e Santo Antônio, foram construídas duas quadras de areia para a prática de esportes e de outras ativida des recreativas.
Esta conquista traz grandes benefícios para a população, como inclusão e acesso à informação, além de gerar mais conforto aos mo radores, evitando o deslocamento até a agência dos Correios.
A reforma firma o compro misso da prefeitura em fomentar o turismo através da preservação de monumentos culturais e histó ricos de nosso município.
que surgiu da necessidade de inibir os casos de vio lência doméstica no Brasil.
Na Nova Resende, no local da quadra, foi construído também um muro de arrimo, antiga demanda dos moradores do bairro.
Em agosto, através de esforços da Prefeitura, os Correios pas saram a entregar correspondências nos bairros Tejuco e Zé Padeiro. A partir de outubro, o benefício se estenderá também aos bairros Nossa Senhora Aparecida e Mendes.
Em breve, a Prefeitura iniciará a reforma da Associação Dos Mo radores Da Nova Resende (Arnova).
PÁG. 4 • JORNAL DAS LAJES ANO XIX Nº 233 - SETEMBRO 2022 #SETEMBRO AMARELO SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL PROMOVE PASSEATA PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES EM PARCERIA COM A PARÓQUIA, PREFEITURA RESTAURA PASSINHOS PREFEITURA REFORMA SEDE DA ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DO TEJUCO SECRETARIA DE SAÚDE PROMOVE AÇÕES DE COMBATE À COSTA,CORREIOSREFORMAPREFEITURATUBERCULOSEFINALIZAACONSTRUÇÃODEMAIS2QUADRASDEAREIAPREFEITURAINICIAADEPOSTOSDESAÚDENAZONARURALPASSAMAATENDERNOVOSBAIRROSEMRESENDEUMAANTIGADEMANDADAPOPULAÇÃO GOVERNO MUNICIPAL INFORMA INFORME PUBLICITÁRIO
a Prefeitura Municipal concluiu mais duas im portantes obras para o desenvolvimento de nosso município.
A programação oficial vai de 12 a 16 de setembro. Serão rea lizadas diversas atividades, com foco em palestras de conscientiza ção sobre a importância da vida.
saúde.Recentemente,
Com a construção dos novos espaços, a Prefeitura busca ofe recer novas opções de lazer e entretenimento para a população, esti mulando a prática de esportes, a interação social e desenvolvendo a qualidade de vida.
A partir dessa reflexão, pode mos dizer que o trabalho pode ser fonte de felicidade? Existem pes soas altamente felizes e realizadas no trabalho quando conseguem ali nhar seu propósito e valores com a atividade que realizam e/ou quando recebem algum tipo de reconheci mento, percebendo seu valor e sua contribuição. A forma de fazer isso acontecer é ter clareza do seu pro pósito, valores e fortalezas a fim de usá-las a seu favor e em benefício de sua meta.
equilíbrio emocional, observando -se e conhecendo-se os pensamen tos, as emoções e as reações.
Jogo Aberto pessoalarquivoFoto:
Qual a diferença entre coa ching e psicologia?A psicologia é a ciência que trata os processos mentais, ela trata questões de saú de mental e envolve processos do passado com relação ao presente. É um acompanhamento mais pro fundo e duradouro. O coaching é um processo mais curto que foca o
Realização pessoal,
O que fazer para melhorar as motivações no trabalho? Existem
ANDRÉ EUSTÁQUIO
Qual a relação entre reali zação profissional, propósitos e metas? O que nasce primeiro é o desejo, isto é, a origem do propósi to. Qual a razão pela qual uma pes soa acorda todas as manhãs? Que legado ela quer deixar? Depois de definir e mensurar seu propósito, é interessante que a pessoa estabele ça metas e objetivos que lhe trarão a realização profissional desejada. Cada um tem um conceito de rea lização profissional. Para alguns, esse conceito pode estar relaciona do a dinheiro; para outros, o valor do reconhecimento é mais forte. Quando mensura o propósito e traça um plano de ação com o que fazer, como fazer e quando fazer, a pessoa está se organizando para a sua reali zação profissional.
Nesta entrevista ao JL, Nicole Mary fala sobre coaching, carrei ras profissionais, desenvolvimento pessoal e, especialmente, produti vidade e desempenho, temas que interessam tanto à iniciativa privada quanto à gestão pública.
Nicole Mary autoconhecimento e produtividade no trabalho
Quando uma pessoa está na fase da escolha profissional, inú meras possibilidades podem sur gir. O que deve balizar a escolha profissional? Para a escolha profis sional e a carreira serem eficientes, com o objetivo de proporcionar re alização e bem-estar, é interessante conhecer os valores pessoais funda mentais. Quais são os valores dos quais a pessoa não abre mão? Quais são os valores que a pessoa carrega para a sua vida? Quando consegui mos encontrar semelhança entre os valores da organização e nossos valores de vida, a carreira profissio nal tende a ficar mais prazerosa e a motivação para o trabalho torna-se mais forte.
Nicole Mary Nascimento, 34, administradora de empresas com MBA em Planejamento e Gestão Estratégica e experiência de 12 anos como bancária, é tesoureira da Pre feitura Municipal de Resende Costa há pouco mais de um ano. Mas além da sua atividade como funcionária pública, ela vem se destacando no coaching, um processo de autoco nhecimento que atrai adeptos e es pecialistas no mundo inteiro.
comportamento de seus colabora dores. Se as pessoas buscarem se qualificar, seja tecnicamente ou em habilidades interpessoais, o re sultado será maximizado. É muito importante cada pessoa olhar para si e entender onde ela pode melho rar, pois sempre vão existir manei ras mais fáceis e mais rápidas de se realizar o serviço, diferentes das maneiras já conhecidas. Portanto, será necessário o aprimoramento. O indivíduo será o maior beneficiado, pois agregará para sua própria vida novas habilidades e competências, podendo usá-las para atingir seus objetivos.
Como o equilíbrio emocio nal influencia o desempenho e a produtividade no trabalho? Equi líbrio emocional nada mais é do que o indivíduo saber receber um problema, uma crítica ou um “im pacto” negativo e gerenciar seus pensamentos e emoções a fim de controlar suas atitudes e assumir responsabilidade pelo seu resulta do. Quando se consegue essa gestão emocional bem desenvolvida, con segue-se também assumir as rédeas da produtividade e do desempenho. Isso nos dá condições não nos tro narmos “fantoches” dos aconteci mentos e das situações inesperadas do dia a dia. A autoconsciência é o primeiro passo para desenvolver o
dois tipos de motivação: a interna e a externa. A primeira é mais forte e sustentável. Quando o sujeito sabe as razões pelas quais faz o que faz e também por que não faz o que não faz, ele está munido de motivação interna. Portanto, se ele precisa de mais motivação para o seu trabalho, que busque se autoconhecer e en tender o que o move. Assim ele será capaz de alinhar atividades que lhe dão mais prazer, tarefas que desem penha melhor, pessoas com as quais tem mais facilidade de conexão.
O ambiente de trabalho pode influenciar na motivação e na produtividade das pessoas? Sim, o ambiente influencia na motivação externa do indivíduo e a motivação, por sua vez, afeta a produtividade. Como citei anteriormente, a mo tivação interna é mais forte. Se o sujeito consegue alinhá-la com o seu trabalho, terá uma boa baga gem para lidar com os desafios. A motivação externa muitas vezes não está somente sobre a responsabili dade do indivíduo, pois ela envolve outros fatores e pessoas. Porém, se o indivíduo consegue cercar-se de pessoas e ferramentas que se conec tam com aquilo em que ele credita e com o que ele busca, sua motivação externa certamente será equilibrada também. Somos responsáveis por nossos resultados. Produtividade é resultado. Logo, se trabalhamos mais felizes e motivados, teremos mais energia para gerar resultados melhores.
Quando o trabalho se torna um fardo pesado? Quando essa situação ocorrer por longo perío do, significa que a pessoa pode não estar encontrando mais sentido no trabalho que realiza, ou seja, seus valores estão desalinhados com os valores organizacionais. Algumas pessoas até sentem angústia no do mingo porque a segunda-feira se aproxima e é preciso ir trabalhar. Nesse momento, cabem uma refle xão e uma decisão: “O que estou sentindo detalhadamente? O que vou fazer diante desse sentimento? Que mudança se faz necessária para eu me sentir melhor?”
É possível mensurar realiza ção profissional e produtividade no trabalho? Como cada um tem uma definição pessoal de realiza ção profissional, as métricas para mensurá-la também devem partir de cada um, listando acontecimentos e metas para, assim, comparar os re sultados com a realidade que a pes soa está criando. Já a produtividade pode ser medida de acordo com a quantidade e a qualidade das tarefas que essa pessoa realiza, das metas que seu trabalho exige dela e com paradas com o seu resultado final. Aqui cabe avaliar feedbacks, por exemplo, que são uma grande ferra menta para a evolução profissional.
Jogo Aberto com a administradora de empresas, funcionária pública, coach e palestrante Nicole Mary
Como se dá a formação de um coach e qual a área de atu ação? A formação em coaching inicia-se com cursos básicos de “li fe-coaching”, por exemplo, e poste riormente pode-se ir aperfeiçoando e especializar-se em “executive co aching” e “master coaching” (essa é a capacitação completa). Os cur sos básicos existem em módulos on-line, sendo que os demais são presenciais e geralmente são fora do estado (de Minas Gerais). A área de atuação é desenvolvimento humano, ou seja, trabalha-se com a mente humana, o pensamento, o comportamento e tudo o que está relacionado com esses elementos.
O que é o coaching? Coaching é um processo de autoconhecimento e autodesenvolvimento. É uma jor nada de clareza que leva as pessoas ao alcance de seus objetivos. O pro cesso é composto por 10 sessões/ encontros de aproximadamente 1h de duração. Usamos ferramentas e estratégias de coaching para que as pessoas encontrem as respostas que precisam para atingir uma meta traçada no início da jornada. Coa ching abrange qualquer meta que o indivíduo queira conquistar, des de emagrecimento até crescimento profissional, por exemplo.
Desempenho e produtividade são diferentes nas gestões pública e privada... O significado é o mes mo e em ambas as esferas melho rias serão colhidas. Produtividade e desempenho estão relacionados com a realização das tarefas em tempo hábil e a eficiência contínua dos processos, com o objetivo de trazer melhores resultados para a organização. Quando se busca evo luir nos processos como um todo, independentemente do setor, todos estão envolvidos e se espera cola boração genuína. Na esfera privada, geralmente a maximização de lucro é o objetivo final; por sua vez, na esfera pública o foco é trazer me lhores condições para a sociedade e a coletividade.
presente e o futuro. Abrange as per guntas poderosas que são capazes de ajudar a encontrar respostas e or ganizá-las em planos de ação, a fim de serem executados em um prazo determinado. Os dois processos em conjunto podem trazer resultados fantásticos à vida de uma pessoa.
Você estuda as relações de trabalho, especialmente o de sempenho e a produtividade na gestão pública. Como o coaching pode auxiliar as pessoas em suas relações de trabalho? Como eu disse, no processo de coaching as pessoas encontrarão respostas de que precisam para atingirem uma meta. Se essa meta está relacionada ao âmbito profissional, elas serão capazes de desenvolver novas com petências, mudar sua mentalidade, melhorar sua comunicação, geren ciar suas emoções, organizar me lhor suas tarefas e gestão do tempo, tomadas de decisão. Todas essas questões vão refletir na sua produ tividade e desempenho no trabalho.
JORNAL DAS LAJES • PÁG. 5ANO XIX Nº 233 - SETEMBRO 2022
Qual a importância da qua lificação profissional na produ tividade e no desempenho das pessoas em suas atividades no trabalho? O sucesso de qualquer organização vem da atitude e do
borar, fazer mais impressões dessa revista”.De acordo com Cícero, a lei facilitará ao poder público investir mais na divulgação da Tixa e sua utilização enquanto estratégia oficial de marketing. “Facilita para novas aprovações e novos projetos que ve nham a ter, porventura, a participa ção do poder público”.
PÁG. 6 • JORNAL DAS LAJES ANO XIX Nº 233 - SETEMBRO 2022
tag’”. Cícero teve inúmeras ideias até chegar à concepção da estátua da Tixa, que atualmente se encontra presente em diversas lojas de artesa nato e outros pontos comerciais na avenida Alfredo Penido. “Cheguei a pensar em muitas coisas, como, por exemplo, fazer molduras, arrumar carros velhos para as pessoas tirarem fotos fingindo que estão dirigindo... Até que certo dia veio o ‘estalo’ de criar um boneco em tamanho real para que fosse um chamarisco para foto. Eu pensei naqueles mineiros que são feitos de toras de eucalipto. Com poucos minutos depois do ‘es talo’, eu lembrei: Lagartixa!” Após a ideia, veio o período de elaboração. “Depois que eu tive essa ideia, tive a felicidade de guardá-la comigo durante, aproximadamente, ano. E como eu fiquei com isso na minha cabeça, fui construindo o pro jeto como um todo. Foi aí que pensei em fazer os bonecos, as esculturas de Lagartixa.”
A mascote de Resende Costa é também personagem de revista. Cícero conta como foi a criação da “Revista da Tixa”, escrita pelo professor José Antônio Oliveira de Resende e ilustrada pelo desenhista Pablo Quaglia Rodrigues. “Pensei em fazer uma revista cultural, seme lhante a uma revista em quadrinhos, da Lagartixa contando a história da cidade e do tear. Foi somente depois disso que pensei no apelido dela, a fim de torná-la mais lúdica. Fiquei mais de um ano pensando: ‘a lagarti xa, a lagartixa’... De repente eu criei o apelido ‘A Tixa’”.
O empresário do ramo do ar tesanato, Cícero Resende Chaves, criou a Tixa no ano de 2017, quando estava na presidência da Asseturc. Para ele, a importância da Tixa justi fica-se por ela não ser uma mascote inventada, mas idealizada. “Existem registros históricos escritos no sé culo 19 que já citam o resende-cos tense com o apelido de ‘Lagartixa’ e também no conhecimento popular. Em toda a região, principalmente para as pessoas mais velhas, sabe-se do apelido do resende-costense de Lagartixa. Portanto, ela tem cunho cultural, cunho histórico, e isso for talece a Tixa como mascote da cida de. Ela não foi um coelho tirado da cartola, ela tem valor histórico.”
A REVISTINHA DA TIXA
Casal de turistas posa para fotografar com a Tixa
Lucas Paulo, prefeito em exer cício de Resende Costa, chama a atenção para o fato de a população ter aprovado a ideia. “A importância maior é que a população abraçou a ideia e os turistas gostaram. Podemos ver turistas tirando fotos com a Tixa e, com isso, levando a nossa mascote
Cícero conta que durante gran de período da sua vida esteve ativo em sua participação nas associações e instituições culturais, comerciais e turísticas, sempre em busca do desenvolvimento e divulgação do turismo e da cultura em Resende Costa. “Uma vez fazemos parte des ses movimentos, é mais natural que a ideia surja daí. Foi natural, então, que em algum momento viesse o ‘estalo’ de criar algum produto que fizesse com que o turista que aqui viesse fotografasse e postasse nas redes sociais. Ou seja, alguma coisa que chamasse a atenção e que levas se o nome da cidade com uma ‘hash
Lucas Lara, chefe da Divisão de Turismo e Artesanato da Secre taria Municipal de Turismo, Arte sanato e Cultura, comentou sobre a importância da mascote Tixa para a cidade. “A Tixa ser a nossa mascote vem de muito tempo, apesar de que nós resende-costenses nem sempre termos gostado dessa alusão e ape lido. A ideia e o projeto de ressigni ficar nossa relação com esse amado bichinho foi incrível e primordial para o desenvolvimento turístico de nossa cidade. Consequentemente, reforça a curiosidade e a fama do lo cal, atraindo mais turistas. Com isso, mais valorizado e comercializado será o nosso artesanato. Assim como “capital do artesanato têxtil”, sermos a cidade das lagartixas é um ‘place branding’ para Resende Costa. O ter mo é como criar uma marca para o local, potencializando identidades e fortalecendo o local”.
TURISMO
O idealizador da Tixa fala so bre a importância do uso da mas cote como estratégia de marketing, como fixação de marca da cidade na memória e na experiência do tu rista. “No marketing esportivo, por exemplo, a mascote é muito utiliza da. Daí a importância de a cidade ter uma mascote para uso de marketing e para marcar a cidade de várias for mas, não só com o pôr do sol, com o artesanato, mas tendo uma marca lúdica. Quem sabe no futuro, com a tecnologia sendo desenvolvida cada vez mais, possamos pensar na criação de pequenos desenhos ani mados...? O próprio poder público poderia, por exemplo, criar uma campanha de vacinação utilizando a mascote, ou uma campanha de trân sito. Sinto que tem faltado, da parte do poder público, maior divulgação da mascote. Você vai às lajes, por exemplo: fizeram uma praça linda, mas está faltando a mascote lá. A revista que nós fizemos, em parceria com a prefeitura, ficou maravilhosa. Nós já distribuímos quase 20 mil revistas! O turista adora essa revis ta, ela ficou com uma leitura muito ‘gostosinha’ e atinge todos os públi cos. Está faltando a prefeitura cola
Lucas opinou sobre o projeto de lei que oficializa a Lagartixa como mascote de Resende Costa. “O pro jeto de lei de Fernando Chaves é essencial para fortalecer um projeto que já foi acolhido pela população e pelos nossos visitantes. A oficializa ção e reconhecimento da lagartixa como mascote oficial de nosso mu nicípio, de certo, ajudará no envol vimento das pessoas que vivem nos lugares e os utilizam, pretexto fun damental para que qualquer projeto de identificação como este dê certo. Aquilo que era pejorativo hoje é si nônimo de orgulho e simboliza nos sa cidade”.
MARKETING
para diversos lugares do país. Isso é muito bom para o turismo em nosso município, pois desperta a curiosida de de mais e mais pessoas virem nos visitar”. Lucas Paulo informou que é interesse da administração instalar estátuas da Tixa em outros lugares da cidade, além dos pontos comer ciais na Avenida Alfredo Penido, a “Avenida dos Artesanatos”. “A ideia é fazer mais mascotes da Tixa e ins talá-los em pontos estratégicos da ci dade para ficar algo mais oficial, dar um sentimento de acolhimento para a população e para os turistas”.
oficial do município. “Eu acho que hoje já pegou, nós temos um mon te de comércios que usam o nome e a marca Tixa: lanchonete, loja de artesanato, tecelagem, e assim vai. Uma coisa que é importantíssima e que eu gostaria de citar é a partici pação e o envolvimento das associa ções, principalmente a Asseturc e a amiRCo, porque, sem essas pessoas que eu vou citar agora, a Tixa não existiria. Se puder nominar, eu agra deceria muito ao Edmar de Assis, ao Fagner, Luciene, Telinha, Edésio Lara, professor José Antônio, André Eustáquio e tantos outros. Sem o en gajamento dessas pessoas na criação e no desenvolvimento do projeto, a Tixa não teria saído.”
Quando Cícero apresentou a sua ideia às pessoas envolvidas na amiRCo e na Asseturc, o projeto estava praticamente consolidado. Faltava a execução. Ele relata di ficuldades e desafios, como con vencer a população de que “estava meio acanhada no início”. Porém, comemora o sucesso da mascote
CRIAÇÃO
vereador Fernando Chaves falou ao JL sobre seu interesse ao apresentar o projeto de lei. “Tenho interesse pela história da mascote há muito tempo. Em 2012, escrevi um artigo para uma revista comemora tiva dos 100 anos do município de Resende Costa, no qual comento a provável existência de um Jornal Mural intitulado “O Lagartixa”, no antigo Arraial da Lage. Esse fato mostra quanto antiga é essa nossa alcunha e está documentada numa dissertação de mestrado defendi da na Universidade Federal de São João del-Rei por um historiador cha mado Alex Lombello. Depois disso, pude acompanhar, em 2017, uma iniciativa muito criativa da Asseturc (Associação Empresarial e Turísti ca de Resende Costa) e da amiRCo (Associação de Amigos da Cultura de Resende Costa), que editaram uma revista em linguagem de gibi, promovendo a Lagartixa como um personagem lúdico ligado à história de Resende Costa. Desde então, com a expansão do turismo e também das novas mídias, a Lagartixa passou a ser adotada comercialmente na ci dade. Não demorou para várias em presas utilizarem o bichinho em suas estratégias de marketing. Para mim, é uma honra ser autor do projeto de lei que oficializa a nossa mascote municipal. É uma grande satisfação poder coroar com essa lei um movi mento que é espontâneo e que surgiu do espírito empreendedor do povo de Resende Costa”. Fernando desta ca também os benefícios da mascote Tixa para a promoção do turismo em Resende Costa. “O poder público municipal fica não só autorizado, mas também incentivado a inves tir na promoção e na divulgação da Tixa para fins educativos, informati vos e de divulgação turística.”
@sari.ribeirodesignFoto: @melobrunFoto: Agora é oficial! Tixa é reconhecida mascote de Resende Costa VITÓRIA CRISTINA TURISMO E ARTESANATO
A mascote de Resende Costa recebe com alegria os visitantes
No último dia 17 de agosto, foi apresentado na Câmara Municipal projeto de lei nº 127/2022, de au toria do vereador Fernando Chaves (PDT), que reconhece a Lagartixa, carinhosamente apelidada de “Tixa”, como mascote oficial do município de Resende Costa. O projeto foi aprovado por unanimidade e resul tou na Lei Municipal n° 4.981/2022. De acordo com o texto, “a Lagartixa é um símbolo que faz referência lú dica ao município de Resende Costa há mais de um século. Há registros históricos dessa velha alcunha que se refere aos resende-costenses ain da nos tempos do antigo Arraial da Lage.”O
Bicentenário da Independência do Brasil
A Conjuração Mineira se antecipou historicamente. Possui inegáveis traços inovadores. É ne cessário ressaltar isso. E foi, tam bém, o máximo de consciência possível de sua época. Ou seja, o Brasil antes do
JORNAL DAS LAJES • PÁG. 7ANO XIX Nº 233 - SETEMBRO 2022
autor, pela Aquarius Produções Culturais, da obra O caminho do alferes Tiradentes, uma edição come morativa ao Bicentenário Independênciada
das transformações revolucioná rias na França. Com a seguinte di ferença, que dificultava um pouco as coisas: a Revolução Burguesa nos trópicos se processava em um ambienteMesmocolonial-escravista.assim,aConjuração de 1789 colocou questões que só se resolveriam de fato mais de trinta anos depois (e esse é o caso da Independência, em 1822). Ou, ainda, abordou lutas que culmina riam na Abolição da Escravatura e na Proclamação da República, um século mais tarde!
O que verdadeiramente im porta para a análise da Conju ração Mineira, em sua estreita ligação com os acontecimentos que culminaram na Independên cia do Brasil, é a compreensão do seu sentido histórico. Qual o traço de união existente entre o revo lucionário Joaquim José da Silva
*HistoriadorBrasil.e
Alunos da APAE Escola Especializada Pingo de Luz
de Janeiro e este com o brasileiro da Bahia. E por aí vamos. Surgia assim um sentimento de brasilida de que a cultura tão bem expres sava. Por aqui, a cultura saía na frente, como que se antecipando ao Estado Nacional. Todo o poder à sociedade civil, tal poderia ser a palavra de ordem da Conjuração Mineira.Osrevolucionários de 1789 se moviam em um contexto mar cado pela irrupção do ideário bur guês no Ocidente. Eram os tem pos da Revolução Americana e
As comemorações do bicentenário da Independência mobilizaram todo o país. Em Resende Costa, no desfile, realizado na rua Gonçalves Pinto, centro da cidade, marcaram presença alunos das escolas municipais, autoridades locais, como o prefeito licenciado Zinho Gouvea, o prefeito em exercício Lucas Paulo, a secretária municipal de Educação, Esporte e Lazer, Paula Chaves, o secretário municipal de Turismo, Artesanato e Cultura, André Eustáquio, o presidente da Câmara, João Dias, e alguns vereadores.
ACONTECEU Por Luana Chaves
Os alunos desfilaram ao som da Banda de Música Santa Cecília
Alunos da escola Estadual Assis Resende
Xavier, os poetas Tomás Antônio Gonzaga e Cláudio Manoel da Costa, o Padre Toledo? Todos so nharam com um país mais próspe ro e soberano.Naordem do dia, estava a luta pela construção da Nação brasileira. Essa a característica fundamental do movimento de 1789 em Minas Gerais. E por que Minas? Porque em suas terras se formou, pela primeira vez entre nós, um mercado interno, colo cando o brasileiro de Goiás em contato com o brasileiro do Rio
O prefeito em exercício, Lucas Paulo, ao lado do prefeito licenciado Zinho Gouvea
Secretária Municipal de Educação, Esporte e Lazer, Paula Chaves Teixeira Pinto (no púlpito), anfitriã do evento, e autoridades municipais
No dia 7 de setembro, o Brasil comemorou seus 200 anos de independência. A data simboliza o processo de construção de um país que já passou por diversas fases: Monar quia, Império, implantação da República, viveu períodos de ditadura e de democracia. De país agrário baseado na mão de obra escravizada e no latifúndio, passou à condição de economia moderna, com setores industriais e de serviços consolidados.
Desfile dos alunos aconteceu na Rua Gonçalves Pinto, centro de Resende Costa
IVAN ALVES FILHO* De 1789 a 1822 ARTIGO
7 de setembro de 2022: 200 anos da Independência do Brasil
Trilha sonora
independência do nosso país forjou o nascimento do Império do Brasil, um reino e uma nação soberana.Como nação soberana, tudo estava por fazer: desde a cons tituição, as leis e os códigos até a formação da nação, passando pelo esforço empreendido para a manutenção da unidade terri torial.Construir a nação brasilei ra, o povo brasileiro, era criar uma identidade que uniria ho mens e mulheres que viviam nessa terra, que até o ano ante rior, 1821, eram portugueses e, a partir de sete de setembro de 1822, passaram a ser brasileiros. A missão era difícil. Mas, ela foi cumprida!200anos após o grito do Ipi ranga, nós temos nos elementos de nossa identidade aquilo que nos une: nossos traços culturais, linguísticos, artísticos, a nossa história, a nossa geografia, a nossa natureza, enfim, uma série de elementos que nos destacam como brasileiros e brasileiras.
* Doutora em História, Secretária Municipal de Educação, Esporte e Lazer de Resende Costa.
Resgatando a “Canção do Expedicionário”, devemos nos unir e comemorar nossa sobe rania, nossa liberdade, nossa democracia, nosso Estado de Direito e buscar mais, buscar melhor e tornar o nosso país melhor. Assim como os políti cos portugueses, diante da cri se instaurada pela expansão de Napoleão Bonaparte pela Euro pa (destituindo as monarquias absolutistas), viram a oportuni dade de recriar no Novo Mun do o poderoso império, vamos, nesta festa cívica, comemorar a grandeza do Brasil, as boas qualidades dos brasileiros e a nossa riqueza. Como cantamos no Hino Nacional, “o Brasil, um sonho intenso, um raio vívido/ De amor e de esperança à terra desce”, é “Gigante pela própria natureza, és belo, és forte, impá vido colosso” e em nosso futuro espelha toda essa grandeza.
“Moda de Rock – Brasil”, de Ricardo Vignini e Zé Hel der: já escrevi sobre o trabalho brilhante dessa dupla que traz a sonoridade da viola para o rock. Ou seria o contrário? Apesar de terem começado o trabalho em 2010, ainda surpreendem quem os ouve pela primeira vez. Nos discos anteriores, a dupla regis trou clássicos do rock, que iam de Beatles e Rolling Stones ao heavy meta lde Metallica e Bla ck Sabbath, além de um disco dedicado ao Led Zeppelin. Che gou a vez do rock brasileiro e a dupla inovou com um álbum com mais canções e recheado de participações especiais, como Zeca Baleiro, Zé Geraldo, Edgar Scandurra e Ana Deriggi.
apresenta sozinha ou muito bem acompanhada de cordas elegan temente arranjadas e mostram que Makely é um artista multi facetado e dono de uma obra im pressionante.
Não escondo meu gosto por discos em que a viola caipira é o destaque. Sou um apaixona do pelo instrumento desde que o conheci no começo dos anos 90, com os ponteios de Almir Sater na primeira edição da no vela “Pantanal”. Aquele foi um momento crucial para a viola, como bem explica o violeiro e pesquisador Ivan Vilela em seu excelente livro “Cantando a própria história”, onde conta a história da viola e da música cai pira. Vilela aponta corretamente a importância da exposição em rede nacional para o resgate de um instrumento que andava res trito ao nicho de música caipira tradicional.Estava aberto o caminho para a viola conquistar admira dores e atrair novos instrumen tistas que ajudariam a levá-la a outros estilos. A reedição recen te de “Pantanal” traz a viola de volta para a sala de estar de mi lhares de famílias e pode ter um
já escrevi nesta coluna, e pude acompanhar depois outros tra balhos de sua lavra como o ex celente “Cavalo Motor”. Sendo Makely um poeta e violonista inspirado, surpreendeu a notícia de que estava preparando um disco instrumental e de viola caipira. Porém, Makely conse guiu fazer com maestria o salto entre instrumentos tão distintos entre si em termos de sonoridade e linguagem.Apaixão de Makely pelos sertões, explicitada em seu “Ca valo Motor”, torna natural a sua aproximação com a viola, que tão bem representa os caminhos do interior. Compositor de melo dias fluidas, Makely encontrou na viola e sua dinâmica de pon teios cordas duplas e possibili dades de afinações, terreno fértil para apresentar um ótimo disco. Falando em fluidez, os temas das canções são diversos rios que cortam nosso sertão e dão nome às músicas. Sua viola se
manece intacta: a viola é a estre la e, mais que isso, as bases são os ritmos populares, tais como o cururu, a toada ou o pagode de viola. Assim, o que ouvimos é realmente uma fusão de estilos e não somente o rock arranja do para duas violas. Ouça, por exemplo, a faixa “2001” (Tom Zé e Rita Lee) para entender o que é o cururu, ritmo consagra do em “Menino da Porteira”. A mudança de um trabalho instru mental para um disco com várias faixas cantadas deixa o disco bem interessante e pode con quistar outros públicos. Além disso, vale destacar a seleção primorosa de repertório que co bre artistas importantes e estilos diversos do rock brasileiro, indo de precursores, como Mutantes e o rock rural de Sá, Rodrix e Gua rabira até o punk e new wave dos anos 80, ou mesmo grupos menos conhecidos do grande pú blico, como o Joelho de Porco e Cólera.
A viola em alta
No último dia 7 de setem bro de 2022, comemoramos os 200 anos da Independência do Brasil. As ruas do centro da ci dade de Resende Costa foram tomadas por estudantes, profes sores, pedagogas, administrati vos e operacionais das escolas do município que, ao som da “Canção do Expedicionário” e de alguns dobrados entoados pela Banda Santa Cecília, desfi laram e embelezaram a festa da Independência do Brasil. No dia da maior festa cívica do país, celebramos com desfile escolar o Brasil. Estavam presentes au toridades e servidores do execu tivo e do legislativo municipais e servidores do judiciário e se gurança pública, além, é claro, de nossos munícipes que foram participar da maior evento cívi co doComemorarpaís. os 200 anos da
“Rio Aberto”, de Makely Ka: sigo há tempos o trabalho de Makely Ka, que considero um dos compositores mais afia dos e originais da nova geração da música brasileira. Conheci seu trabalho no disco coletivo “A Outra Cidade”, sobre o qual
Independência do Brasil signi fica recordar o nascimento do Estado Nacional do Brasil e a formação da nação brasileira. A Independência proclamada no dia 7 de setembro de 1822 teve como fundamento a luta pela liberdade política, a luta pela soberania do Reino do Brasil frente às Cortes portuguesas e o direito de autogoverno dos bra sileiros, princípios iluministas que ainda se fazem presentes no nossoNaEstado.época da Independência, o Brasil fazia parte do Impé rio Ultramarino português, que mantinha como ideal a grandeza de Portugal e suas colônias. No entanto, formas de entendimen to diversas sobre a formação e os objetivos do “Glorioso Impé rio” ultramarino português de sencadearam disputas entre os reinos de Portugal e do Brasil, que culminaram com a ruptura dos laços que os uniam. Com suas particularidades que deixa ram marcas no desenvolvimen to futuro da nação brasileira, a
RENATO RUAS PINTO
outro efeito positivo: conquistar mais violeiros. Mas as boas ven das do instrumento e os novos discos mostram que talvez a aju da não seja tão necessária. De todo modo, é muito bom ver em horário nobre da TV uma dupla executando clássicos, como a moda “O Rei do Gado”, eterni zada por Tião Carreiro e Pardi nho. Entretanto, para provar que a viola não vive só de passado, falarei de dois lançamentos que mostram não só o quanto ela segue viva, mas também a sua força e versatilidade. São duas audições mais que recomenda das para quem curte música de qualidade e criada com o cuida do e o apreço de artesão.
A fórmula inovadora per
PÁG. 8 • JORNAL DAS LAJES ANO XIX Nº 233 - SETEMBRO 2022 BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA
PAULA CHAVES TEIXEIRA PINTO*
za e a beleza do Brasil. Homens que vieram do morro e do en genho, da selva e dos cafezais, da terra do coco, das montanhas alterosas, das praias sedosas, dos pampas e dos seringais, das margens crespas dos rios e dos verdes mares bravios... sejamos orgulhosos de sempre voltar mos para casa, para o nosso lar, para o nosso país, para o nosso Brasil. Que por mais terra que percorramos, sempre possamos reconhecer nossa grandeza e nossoQuebrilhantismo.acomemoração dos 200 anos da Independência re force em nós, brasileiros e brasi leiras, sentimentos positivos do Brasil. Afinal, o Brasil embeleza a América, iluminado ao sol do Novo Mundo! E “nossos bos ques têm mais vida e nossa vida no teu seio mais amores”.
Para encerrar, volto à “Can ção do Expedicionário”, que, ao relembrar as diferentes origens dos pracinhas, reforça a grande
JORNAL DAS LAJES • PÁG. 9ANO XIX Nº 233 - SETEMBRO 2022
era enfática ao afirmar que “recusar à mulher igualdade de direitos do sexo é negar justiça à metade da popula ção”.
Muitasoutra.outras noites e dias vieram, fazendo do ca lendário uma constelação formada por estrelas de fu maça que se apagam com o sopro do inevitável.
JOSÉ ANTÔNIO*
A noite estava fria, era noite de inverno, igual àque las em que tantas vezes con versamos e rimos, loucos para o dia seguinte chegar rapidinho para de novo nos vermos. Foi numa noite de inverno. Do meu discreto lugar, convidado sem muita importância, observei-te su bir para o altar. Deslumbran te noiva!Omesmo olhar daque les tempos, o mesmo sorriso das tuasCaminhavasalegrias. feliz para o teu par.Eo meu par de olhos sem par moveu-se para den tro de mim. Uma suave can ção impregnava a igreja de emoção e paz. Uma flauta sublimava meu coração em forma de prece que reza o passado.
civil, artistas e intelectuais de peso em favor das “Di retas Já” (ainda que elas só tenham ocorrido a partir de 1989) propiciou memoráveis espetáculos de cidadania em comícios e passeatas marca dos por grande, espontâneo e indiscutível apelo popular.
*JOSÉ ANTÔNIO OLIVEIRA DE RESENDE é professor de Prática de Ensino de Língua Portuguesa, do Departamento de Le tras, Artes e Cultura da Universidade Federal de São João del-Rei. Membro da Academia de Letras de São João del-Rei. E-mail: jresende@mgconecta.com.br
A teia do mundo
Foi uma canção sim ples, poucos acordes. Nela couberam os sonhos que mais doem, aqueles que são sonhados sabendo que serão sempre sonhos. Sussurros doces e sádicos que toda ilu são sibila do jeito que só ela sabe
pela rua solitária, aquela canção que um dia eu fiz e que te entreguei.Depois não cantei mais.
Como ato político, o voto surgiu no Brasil ainda no período da colonização, mas o nosso sistema eleito ral, como o que temos hoje, veio passando, compreensi velmente, por significativas mudanças. Em 1894, por exemplo, com a República proclamada, a consequen te queda da Monarquia e a adoção do lheres.direitosmulherpelaumatica1976),paulistanamenteprocessoidôneorais,Tribunaisnalsecretodoemmomentodosos,tos,21pedidostantastodos.entanto,passagem,Umadenterarealizou-sePresidencialismo,nopaísaprimeieleiçãodiretaparapresidoexecutivofederal.conquista,diga-sedesemserainda,noovotoumdireitodeNessesentido,comrestrições,eramimdevotarmenoresdeanos,mulheres,analfabemendigos,soldadosraindígenaseintegrantesclero.Bemmaisadiante,outrorelevantesedeu1932comainstituiçãovotofemininoedovotoeacriaçãodoTribuSuperiorEleitoraledosRegionaisEleitotornandomaisamplo,etransparentenossodeeleição.Registre-seoportuaquionomedaBerthaLutz(1894-cientista,líderpolíefeminista.BerthafoidaspioneirasnalutaconquistadovotodaepelaigualdadedeentrehomensemuEmsuaspregações,
“Todo o poder emana do povo”
CanteiApenasApenasApenasSilêncio.poucos.ovento.ofrio.eu.baixinho,
Em 1945, como resul tado do fim desses anos de autoritarismo, instituiu-se uma reforma constitucional que aprovava a realização de eleições em todo o país. Daqui até 1964. E então, a partir daí, teve início um longo e infeliz período de nossa história até 1985, e já com um novo processo de redemocratização do Brasil em curso. Nesses tempos de gradual abertura política, si tua-se a Proposta de Emenda à Constituição nº 5, de 1983. Popularmente conhecida como Emenda Dante de Oli veira – seu autor, deputado federal – MT, falecido em 2006 aos 54 anos –, propu nha a volta das eleições dire tas para presidente. Em torno dessa PEC surgiu o “Diretas Já”, que se tornou um dos maiores movimentos popu lares ao mobilizar milhões de brasileiros pelas ruas das nossas maiores cidades. A junção de partidos políticos, representantes da sociedade
Contemplando as palavras REGINA COELHO
Finalizando, cito Marga reth Thatcher resparamocracianoex-primeira-ministra(1925-2013),doReiUnido,paraquem“adenãoéumsistemagarantirqueosmelhosejameleitos,mas,sim,
Comofazer. toda garota que se assusta com uma alegria inesperada, teu coração sal tou do peito para dançar nos olhos. E aceitaste a canção que te ofertei. E sorriste. E foste para casa levando a certeza de que a primavera fora criada somente para ti. E foste.Otempo passou, os dias não ficaram.
Os teus encantamentos já eram por outros motivos. Tuas alegrias de menina sa peca não eram mais para a minha canção. Em teu jorro de vida, eu não navegava mais.Eras
Aos poucos, as circuns tâncias nos levaram para trilhas diferentes. De longe, ainda pude te ver algumas vezes; não perto, pude ou vir em raros momentos a tua voz.
Canção de amor
“Nós queremos que se restaure no Brasil o preceito do artigo primeiro, parágra fo primeiro da Constituição Federal (de 1967, então em vigor): ‘Todo poder emana do povo e em seu nome deve ser exercido’. Esta é a minha mensagem. Este é o meu desejo. Este é o meu pro pósito”, assegurou o jurista Sobral Pinto (1893 - 1991), 90 anos, em discurso para o histórico comício de 10 de abril de 1984 e dizendo que rer falar à nação brasileira através da multidão presente na Candelária (Rio de Janei ro), tomada por um milhão de pessoas.Hoje,com a proximi dade das eleições 2022, fica claro que vivemos outros tempos, com votações fre quentes, confiáveis e garan tidas pela lei. Evidente tam bém que a democracia não se faz somente pelo voto, símbolo mais visível da so berania popular, mas sem ele e toda uma conjuntura que o mantenha ela não existe.
para impedir que os ruins fi quem para sempre”.
Ela se despediu e se re colheu... lá onde morrem as canções de amor.
Na vigência do Estado Novo (1937 a 1945), regime ditatorial também conheci do como o último momento da Era Vargas, nossas insti tuições democráticas foram duramente atingidas com a aplicação de medidas de re pressão, tais como a extin ção dos partidos políticos e o fechamento do Congresso Nacional, das assembleias estaduais e câmaras muni cipais. Nesse contexto de desequilíbrio, coube ao Exe cutivo o controle efetivo so bre as demais instâncias do poder, ainda que tenha sido preservado o Judiciário.
De tanto cantar, acabei decorando aquela canção, assim como decorei cada centímetro de tua lembran ça. Cantei para contar... para contar a mim mesmo que é possível imorrer as coisas que não vivem mais.
Na cadência melíflua da flauta, eu me retirei sutil mente, como o instrumento que se cala quando já não mais deve soar na partitura do concerto.Eujáestava a alguma distância da igreja, mas ain da podia ouvir, apesar do vento frio, os sons dos acor des da flauta suave que iam sumindo aos
JOÃO BOSCO DE CASTRO TEIXEIRA*
De um ponto de vista
População deve receber recenseadores para melhor aproveitamento da pesquisa; dados são sigilosos e usados exclusivamente para fins estatísticos
DE 2020 PARA 2022
Ambos constam no crachá do entrevistador, que também traz um “QR code” que leva à área de identificação no site. Para realizar a confirmação, o cidadão deve for necer o nome, matrícula ou CPF do recenseador.
Em Resende Costa, estão trabalhando 11 recenseadores. O número de residências e imóveis a serem visitados não foi divulga do pelo IBGE. No entanto, a ex pectativa é de que todos os locais sejam visitados. Além de Resen de Costa, Kriscia é responsável por outras seis cidades na região: Barroso, Dores de Campos, La goa Dourada, Madre de Deus de Minas, Prados e Piedade do Rio Grande.
Teve início no dia 1º de agos to o Censo Demográfico realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Uma das coordenadoras do Censo na região, Kriscia Oliveira, explica por que o Censo é importante. “O Censo é fundamental para conhe cermos o nosso país nos quesitos de políticas públicas, além do fundo de participação que tam bém é muito importante”. O Cen so de 2022 vai ser feito no país todo, vamos conhecer cada peda cinho, inclusive da nossa região”.
DOIS TIPOS QUESTIONÁRIOSDE
Recenseadora no trabalho de coleta de dados em Resende Costa
Tomou posse na Aca demia Brasileira de Letras o grande brasileiro EDUARDO GIANNETTI. Não resisti à tentação de transcrever os três minutos finais de seu discurso. Beleza literária aliada a uma declaração de confiança no Brasil, a despeito de momen tos turvos que vamos vivendo. Eis suas palavras:
protocolos de segurança para que o trabalho possa ser feito com su cesso”.Os recenseadores estarão sempre uniformizados, com o colete do IBGE, boné do Censo, crachá de identificação e o DMC. Além disso, é possível confirmar a identidade do agente do IBGE no site “Respondendo ao IBGE” ou pelo telefone 0800 721 8181.
gerado no sistema em menos resi dências. Como ele é mais profun do, o tempo chega a cerca de 30 minutos, porém serão aplicados em apenas alguns casos. O recen seador faz diversos questionários básicos até que o sistema aponte um de amostra a ser realizado”.
O questionário básico traz os seguintes blocos de pergun tas: identificação do domicílio, informações sobre moradores, características do domicílio, identificação étnico-racial, regis tro civil, educação, rendimento do responsável pelo domicílio, mortalidade. Já o questionário da amostra, além dos blocos contidos no questionário básico, investiga também: trabalho, ren dimento, nupcialidade, núcleo familiar, fecundidade, religião ou culto, pessoas com deficiência, migração interna e internacional, deslocamento para estudo, deslo camento para trabalho e autismo.
O Espírito, como o vento das grandes mudanças, sopra onde quer, quando quer e para onde quer. O que aí está, a apo drecer a vida, não pode durar porque não é nada. Quando muito é estrume para o futuro.
(Nota) Acabo de assistir à entrevista que o Presidente Bolsonaro concedeu à Rede Globo. Fiquei envergonhado com o comportamento de jor nalistas experientes, que pen sei maduros. A conversa, que entrevista não foi, se deu com o Presidente, a quem se quer se dirigiram assim, e não com um candidato, de quem se po deria indagar sobre o plano de governo. Uma vergonha. Um tribunal a fazer inveja a tan tos tribunais ditatoriais a que a história já assistiu.
Além de identificar a popu lação por sexo e idade, o Censo segue recomendações da ONU para os questionários. De acordo com o instituto, a pasta acrescenta ainda informações que são impor tantes para acompanhar a realida de brasileira.Assimcomo nas pesquisas anteriores, o IBGE vem aplican do dois questionários durante o período de levantamento: o bási co e o ampliado. O questionário básico será feito com 190 milhões de pessoas no país, segundo esti mativas do instituto, e conta com 26 perguntas. Por sua vez, o ques tionário ampliado será feito com 22 milhões de pessoas no Brasil e tem 77 questões. Como explica a coordenadora do Censo em São João del-Rei, Kriscia Oliveira: “Nós temos dois questionários. Um de amostra e um básico, que é feito na maioria das casas, sen do bem rápido de ser respondido, leva aproximadamente 10 minu tos. Já o de amostra é bem maior, com cerca de 70 perguntas, mas é
Recenseadores do IBGE de todo o país têm relatado alto ín dice de recusa de moradores du rante a pesquisa do Censo, o que compromete o trabalho.
PÁG. 10 • JORNAL DAS LAJES ANO XIX Nº 233 - SETEMBRO 2022
É importante reafirmar que todos os dados recolhidos nas entrevistas são totalmente con fidenciais e as informações são amplamente protegidas. As infor mações são usadas exclusivamen te para fins estatísticos. Kriscia Oliveira destaca que as pessoas não precisam ter receio em rela ção aos seus dados e informações concedidos. “Há algumas pesso as que têm medo, por receberem auxílio do governo, por exemplo. Mas sempre reafirmamos que não estamos recolhendo dados para esse fim. Não há cruzamento fiscal, o nosso trabalho é só esta tístico a fim de analisarmos, por exemplo, os perfis de cada bairro, de cada cidade. Não vamos ana lisar se a pessoa pode ou não re ceber benefícios ou se tem algum dado errado com o governo. Não há nada disso.”
A coordenadora fala também sobre o prazo de realização da co leta de dados. “O Censo começou em agosto e segue até o fim de outubro. No entanto, temos uma data de referência, que é o 31 de julho de 2022. Portanto, quem es tiver vivo nesse dia será contabi lizado no Censo de 2022”.
uma estratégia de contingência. Caso o recenseador não encon tre o morador na primeira visita, ele deixará um bloco de recado e/ ou tentará o contato por telefone. Além disso, o recenseador deverá retornar ao domicílio, no mínimo mais quatro vezes, sendo que uma obrigatoriamente em turno alter nativo. Depois que o recenseador encerra a coleta no setor censitá rio, o supervisor retornará aos do micílios com morador ausente ou com recusa expressa e entregará uma carta de notificação, con tendo um e-ticket válido por dez dias para o preenchimento pela internet.
11 recenseadores estão atuando no Censo do IBGE em Resende Costa
“É difundida a crença de que a idade nos torna confor mistas, céticos e resignados diante da realidade como ela é. Na mocidade combatia, na ma turidade passou a sorrir com descrença.Seéo caso para a maioria, não sei dizer. Mas de uma coi sa estou certo: seguramente, não é o meu caso. Ao contrá rio, sendo que os anos acirra ram em mim a revolta com as injustiças da vida brasileira e, sobretudo, avivaram a espe rança e a fé radical em nosso futuro.O Brasil desceu aos infer nos: a democracia afrontada, a obscena desigualdade agrava da, a floresta violentada. Extra viamo-nos a tal ponto, creem alguns, que, talvez, tenhamos perdido, e de vez essa vez, o caminho. Quem poderá saber?
VANUZA RESENDE
Vocês sabem do que eu estouOfalando.malexiste no mun do para despertar ação, não o desespero; estimular engaja mento, não indiferença; sus citar compaixão, não cinismo. Tudo o que já foi é embrião do que vai vir. Esperança agreste a brotar do fel do desespero. Desencanto, reencanto. Desen gano,OreenganoBrasiltem sede de fu turo. A biodiversidade da nos sa terra, a sociodiversidade de nossa gente, afro-euro-ame ríndia são os principais trun fos brasileiros diante de uma civilização em crise. O futuro se redefine sem cessar. Ele res ponde à força e à ousadia do nossoQueiramos:querer. onde cresce o perigo, cresce também o que salva.Obrigado pela atenção!”
CIDADE
O amor, porém, é ilógico. É Colombo ao ousar o desco nhecido; é Aleijadinho, Machado, Pelé. A África em nós. Daí a minha crença inabalável, no anacronismo/promessa chama do Brasil. Mais cedo, talvez, do que imaginamos, vamos vi rar a página e reencontrar, revi gorados, o caminho. Às vezes, é preciso descer aos infernos para que possa romper ama nhã. O Brasil, quero crer, está grávido no limiar de um parto temporão de cidadania.
*Professor aposentado da UFSJ, membro da Aca demia de Letras de São João del-Rei.
CENSOREALIZAÇÃOCOMPROMETEPOPULAÇÃODADO
Posse na Academia Brasileira de Letras
Kriscia Oliveira destaca que os recenseadores seguem orienta ções e procedimentos para a rea lização das pesquisas. “Nós iría mos fazer em 2020, mas não foi possível devido à pandemia. Mas agora todos os nossos recenseado res já estão atuando e seguindo os
Essas não são palavras de desânimo. São palavras alenta das pela confiança no país que, “descido aos infernos”, encon trará caminhos e, sobretudo, pessoas capazes de ajudar a construirmos uma aurora lumi nosa para o amanhã.
Programado para ser reali zado inicialmente em 2020, mas adiado devido à pandemia, e tam bém adiado em 2021 por questões orçamentárias, o Censo 2022 mar ca 150 anos do primeiro recense amento feito no país. Em 1872, o Censo foi realizado para contar o saldo da Guerra do Paraguai.
RECUSA
DivulgaçãoFoto:
A Agente Censitário Super visor, responsável por Resende Costa, Larissa Moreira, reafirma a importância da população em receber os recenseadores. “Nós nos deparamos com algumas re cusas e portas fechadas. É impor tante conscientizar a população de que os dados são sigilosos e com o objetivo único de pesquisa. E é através das informações que o IBGE coleta que algumas políti cas públicas se tornam possíveis, porque ele é um retrato de como vive nossa população. Só conhe cendo bem nossa população, mu danças serão possíveis. Receber bem o recenseador e responder as perguntas com sinceridade é um benefício para o próprio mora dor”,Emdestaca.caso de recusas ou au sência do morador, o IBGE tem
É nesses momentos de fe licidade que o seu roxo exala o
Para minha irmã Aline Tamires Silva (minha eterna filha) ★ 21/06/1989 † 16/08/2022
Manoel Dias de Oliveira e sua música celebrados em concertos alusivos ao Bicentenário da Independência do Brasil (1822-2022)
EVALDO BALBINO
Guardo comigo uma viole ta. Das plantas que ganhei ou comprei, ela é a única que per manece aqui. Todas morreram ou foram habitar outras casas, porque se tornaram presentes meus para pessoas queridas. Esta violeta, porém, se apegou a mim; e eu, a ela.
que ele tem de vida plena. Vida encarnada, corpórea, real. Ela, assim, é mística, é corpo espi ritual, magia e mistério se des vendando em mim. Ficamos os dois, em minutos eternos, de mãos dadas. Minha violeta e eu. Unidos, vamos purificando corpo e mente, libertando-nos de nossos medos e outras in quietações. Meditamos na vida que nos abranda.
dor, conseguimos ver uma luz no escuro da vida e passamos a aceitar que a vida necessaria mente também é escura. Então nossos olhos brilham, passam a ser um escuro cintilante. Assim como minha violeta vive agora eternamente transformada. Mi nha violeta permanece.
1850), compositor natural da Vila do Príncipe, agora Serro/ MG, além do Miserere, de Ma noel Dias de Oliveira (1734/51813), este natural da vila de São José, atual cidade de Tira dentes. Essas três composições são muito apreciadas tanto no Brasil quanto no exterior. Em Resende Costa, o Miserere é peça fundamental para nós que a interpretamos ano após ano durante a Semana Santa. E seu compositor tem muito a ver co nosco, com a nossa cidade.
Até 1911, todos sabemos disso, Resende Costa pertencia a Tiradentes. Até então, o Ar raial da Lage mantinha relação estreita com a Vila de São José, recebia de sua sede sacerdotes para celebrações litúrgicas, cer tamente artistas para abrilhan tar suas festas e militares. Em pleno século XVIII, por exem plo, aqui esteve o padre Toledo (Carlos Correia de Toledo e
No final do último mês de agosto, foram realizados em Resende Costa, Tiradentes, Prados e São João del-Rei con certos destinados à celebração do Bicentenário da Indepen dência do Brasil. Com verbas do governo federal e projeto encaminhado pelo Núcleo de Pesquisa Ciências da Perfor mance do Curso de Música da Universidade de São Paulo (USP) – campus de Ribeirão Preto/SP –, instrumentistas e cantores apresentaram repertó rio variado de gêneros da músi ca brasileira.Quemassistiu aos espe táculos realizados em quatro igrejas das cidades citadas não apreciou somente repertório sacro; pôde ouvir também mú sicas populares, com destaque especial para dois lunduns, duas modinhas, três canções popula res utilizadas por Heitor Villa -Lobos em obras corais de sua
autoria, além de “Carinhoso”, de Pixinguinha, e um “Pensa mento Sentimental”, obra com posta em 1886 pelo Padre José Maria Xavier na cidade de Ouro Preto. Uma surpresa essa obra, visto que poucos sabem que o padre e compositor são-joa nense é mais conhecido pela volumosa obra que nos deixou de música sacra, a qual estamos acostumados a apreciar durante cerimônias litúrgicas, especial mente na Semana Santa.
Filho de um organista e uma escrava, Manoel Dias se destacou como artista, tendo sido bem remunerado pelas composições que lhe eram en comendadas, principalmente pela Irmandade do Santíssimo Sacramento. Teria ele com posto uma das suas obras aqui no Arraial da Lage? Ainda não sabemos, mas é possível que alguns dos seus trabalhos ar tísticos tenham sido realizados aqui.Durante os concertos pro movidos para celebrar os du zentos anos da Independência do Brasil, tivemos o prazer de interpretar o seu Miserere na igreja de São João Evangelista, em Tiradentes, ao lado da tum ba nº 2, diante do altar, onde o músico foi sepultado e estão seus restos mortais. Foi emo cionante.
JORNAL DAS LAJES • PÁG. 11ANO XIX Nº 233 - SETEMBRO 2022
Violeta inviolável
De repente, um dia, ela faz um voo de pássaro. Muitos não sabem, mas plantas e flores também são aves. E todas per fazem o seu risco no espaço.
Aline Tamires - meu anjo eterno
Melo), natural de Taubaté/SP, nascido em 1713 e com parti cipação direta na Inconfidên cia Mineira. Fazendeiro, padre Toledo foi proprietário da casa – toda de pedra a vista – de nú mero 12, localizada na Praça Cônego Cardoso, a poucos me tros da Matriz de Nossa Senho ra da Penha de França. Além dele, Manoel Dias de Oliveira, o organista, calígrafo e compo sitor, aqui prestou seus serviços como militar. Em 1771 foi pro movido de alferes a Capitão da Ordenança de Pé dos Homens Pardos Libertos no Arraial da Lage, tendo permanecido com essa patente pelo resto de sua vida. Utilizou em suas compo sições textos em português do padre paulistano Ângelo de Si queira (1708-1776), momento em que manteve contato com figuras de destaque da Conjura ção Mineira, tais como: Padre Toledo, Alvarenga Peixoto e,
Retalhos literários
É uma planta singela, nas cida em tempo tardio e amoro so. Gosta do sol, mas de modo oblíquo, pois a luz direta lhe faz mal. Não sei se todas as violetas são assim, mas esta, tão minha, tem seu modo único de ser.Todos os dias a olho com ternura, escuto o que ela tem a me dizer, acaricio-lhe as fo lhas aveludadas e lhe beijo as flores roxas quando estas vêm alegres com seu hálito fraterno em meu rosto. Uma vez por se mana águo seus pés, e seu cor po guarda o fluido que eu levo, com todo o amor que possa ha ver no Muitasmundo.vezes ela se mostra triste, apesar do lindo sorriso visto por todos. Somente comi go ela desabafa, respira as pró prias dores e exala seu perfume que é um pedido de ajuda, de socorro. Introspectiva, em di
preende. Desejamos aceitar o que nos parece inaceitável. Aí vem a percepção de que Deus é também uma folha caindo da árvore sem que nossa vontade interfira na sua queda. A difícil arte da Meditandoaceitação.profundamente, em meio à terrível e rumorosa
De olho na cidade EDÉSIO DE LARA MELO
versos momentos depressiva e melancólica, diz que me ama e pedeProcuroamor. botânicos que pos sam cuidar dela. Em sua sabe doria, eles buscam fazer isso. No entanto persiste a duração da dor. E da minha violeta dori da me torno companheiro cada vez Confessomais. não saber direito lidar com ela, com sua dor, mas busco dar o melhor de mim. Abraço-a forte sem querer ma chucar seu corpo, deito-a no meu colo e tento ser mãe, ser pai, ser o todo no pleno vazio. Assim ela parece melhorar, sentir o dia e o ar que respira mos.Minhas mãos tocam seus instantes melancólicos e ten tam oferecer a ela uma liturgia. Tentam mostrar-lhe o mundo que se descortina para além da paisagem quaresmal, da vida que se abre como flor dadivosa contra o silêncio do escuro.
Quando assim nos encon tramos, abraçados, ela se despe dos tristes paramentos, ergue -se do silêncio sufocante e con versa alegre comigo.
Um arabesco, um desenho sem fim no ar, imagem querendo evaporar-se.Edepois desse “de repente” ficamos tristes. Normal. Pois não entendemos de partidas. Não aceitamos que as nossas flores nos deixem, que elas parem de existir na sua mate rialidade. Choramos, erguemos vários porquês sem respostas. Indagamos ao mundo e a Deus; e, parece, nada nos responde, nem mesmo o eco de nossa voz.Depois do depois desse “de repente”, buscamos com preender o que não se com
certamente, os Resende Costa, pai e filho.
pessoalArquivoFoto:
Além do repertório esco lhido para o programa, o públi co presente recebeu do maestro Rubens Russomanno Ricciardi informações importantes sobre história da música brasileira, principalmente dos séculos XVIII e XIX. Além das modi nhas pradenses, cujos autores ainda são desconhecidos, fo ram incluídos o Salve Regina e o Tercio, de José Joaquim Eme rico Lobo de Mesquita (1746-
Por município, o destaque ficou para São João del-Rei, com 185,3 mil tonela das, seguido de Madre de Deus de Minas (159,5 mil toneladas), Lagoa Dourada (72,4 mil toneladas), Carrancas (50,133 mil toneladas), Itutinga (31,6 mil tonela das) e São Vicente de Minas (31,436 mil toneladas).Um
Valor pago pelo anúncio: R$ 200,00
maiores aumentos na produção foram verificados em Resende Costa (6,9%), Coronel Xavier Chaves (6,1%, para 11,46 milhões de litros) e Ritápolis (5,2%, para 13,76 milhões de litros). Já a maior queda ocorreu em Tiradentes (-19,4%, para 3,04 milhões de litros).
João del-Rei liderou com 57,66 milhões de litros, se guido de São Tiago, com 34,25 milhões de litros, e de Nazareno, 28,56 milhões de litros. Outros destaques foram Itutinga (24,19 milhões de litros), Lagoa Dou rada (22,84 milhões de litros), Madre de Deus de Minas (21,86 milhões de litros), Conceição da Barra de Minas (20,99 milhões de litros), Resende Costa (20,31 milhões de litros) e São Vicente
de Minas (17,02 milhões de li tros).Os
galinhas). Já no caso de São Tiago, a quantidadede galinhas (23,1 mil cabeças) representa 59,84% do total municipal (38,6 mil aves).Orebanho suíno foi de 57,55 mil cabeças, dos quais 9,85% (5.669) eram matrizes. O desta que é o município de Lagoa Dou rada, com rebanho de 40 mil ca beças (69,5% do total), seguido de São Vicente de Minas (5.144 cabeças).Orebanho regional de equi nos é de 11,44 mil cabeças, com destaque para os municípios de Lagoa Dourada (1.438 animais), Resende Costa (1.407), São Tia go (1.093), São Vicente de Mi nas (1.018) e São João del-Rei (1.002 cabeças). del-Rei
JOSÉ VENÂNCIO DE RESENDE REGIONAL @angelomarcio oficial /AngeloMarcioOficial O maior número de projetos apresentados enquanto vereador de Resende Costa Mais de 2 milhões em emendas parlamentares Investimento na saúde, esporte e cultura Garantiu complementação salarial dos aposentados Garantiu a lei de cotas no serviço municipal Criou lei de política para mulheres C A N D I D A T O A D E P U T A D O E S T A D U A L E M M I N A S G E R A I S
M
vacas ordenhadas. Sobressaíram os municípios de São João del -Rei (40,99 mil cabeças), São Tiago (29,63 mil cabeças) e Re sende Costa (24,2 mil cabeças). Outros destaques são Lagoa Dourada (19,8 mil cabeças), Nazareno (19,13 mil cabeças), São Vicente de Minas (18,4 mil cabeças), Carrancas (18,1 mil ca beças), Itutinga (16,53 mil cabe ças) e Madre de Deus de Minas (14,87 mil cabeças).
Â
Já a cana-de-açúcar (32.622 tonela das) teve como principal produtor o mu nicípio de Prados (9.900 toneladas), com destaque ainda para Coronel Xavier Cha ves (5.395 toneladas) e São Tiago (4.800 toneladas).
Na aquicultura, Resende Costa produziu 20 mil quilos de tilápia, seguido de São Tiago (16,5 mil quilos) e de Conceição da Barra de Minas (13,2 mil qui los). O valor total da produção foi estimado em R$ 437,2 mil.
PÁG. 12 • JORNAL DAS LAJES ANO XIX Nº 233 - SETEMBRO 2022 A produção de leite em 2020 (primeiro ano da pandemia), na microrregião do Campo das Vertentes, foi ligeiramente superior à do ano anterior Leite: 321,93 milhões de litros na região de São João
O rebanho bovino da região somou 264,9 mil cabeças (-1,1% em relação a 2019), das quais 29,63% (78,5 mil cabeças) eram
Produção agrícola: 673,14 mil toneladas na região de São João del-Rei
Por produto, o campeão foi o milho, com 388,12 mil toneladas. Mais uma vez, São João del-Rei liderou a produção (130,5 mil toneladas), seguido de Madre de Deus de Minas (93,4 mil toneladas) e
Já a produção de mel na re gião foi de 141,97 mil quilos, com valor estimado de R$ 981 mil. São João del-Rei (48 mil quilos), Resende Costa (34,5 mil quilos) e São Tiago (32,5 mil qui los) são os principais produtores.
A R T E Z A D E U M B O M T R A B A L H O P A R A I N A S G E R A I S ! N G E L O M Á R C I O
A produção de trigo alcançou 43.915 toneladas. O principal produtor foi São João del-Rei (16.200 toneladas), seguido de Madre de Deus de Minas (14.400 to neladas).Ofeijão, com 38.615 toneladas, foi cultivado principalmente em São João del-Rei (11.340 toneladas) e Madre de Deus de Minas (11.138 toneladas).
J.V.R.
Outro destaque é a soja, cuja produ ção foi de 100.725 toneladas. Madre de Deus de Minas (32.292 toneladas), São João del-Rei (21.600 toneladas), Carran cas (14.400 toneladas) e Itutinga (11.700 toneladas) lideraram a produção.
REBANHOS
C E
A produção agrícola da microrerri gião do Campo das Vertentes, em 2020 (primeiro ano da pandemia), foi de 673,14 mil toneladas, praticamente o mesmo vo lume de 2019. O valor desta produção (sem o ajuste pela inflação) foi estima do em R$ 766 milhões, de acordo com o IBGE Cidades.
patamar abaixo, aparecem Nazareno (28.079 toneladas), Prados (26.592 toneladas), Piedade do Rio Gran de (20.662 toneladas), Coronel Xavier Chaves (19.713 toneladas) e São Tiago (17.172 toneladas).
de Lagoa Dourada (48,4 mil toneladas). Também sobressaíram Carrancas (21.280 toneladas), Nazareno (16.800 toneladas), Itutinga (15.000 toneladas) e São Vicente de Minas (14.040 toneladas).
lináceos), sendo que 5,54% (62,4 mil) eram galinhas. A liderança é de Prados, com 393 mil aves, se guido de Coronel Xavier Chaves, 344 mil cabeças. Bem situados, aparecem São João del-Rei, com 99 mil cabeças, Barroso, 73,1 mil aves e Lagoa Dourada, 62,5 mil cabeças.Tanto em Coronel Xavier Chaves quanto em Prados, o percentual de galinhas é muito baixo quando comparado com o rebanho avícola: apenas 0,36% (1.250 cabeças) no primeiro caso
A produção de leite na mi crorregião do Campo das Ver tentes, em 2020 (primeiro ano da pandemia), foi de 321,93 mi lhões de litros, ligeiramente su perior (1,1%) ao volume do ano anterior. O valor da produção (sem considerar a inflação) foi estimado em R$ 526,1 milhões, com base no levantamento por município do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE Cidades).São
Em relação à faixa etária, a maior parte dos eleitores é formada por jovens que têm entre 25 e 29 anos, com 889 eleitores, seguidos dos de 30 a 34 anos, com 851 pessoas. 102 jovens de 16 e 17 anos fize
A excelência dos textos des critivos, como a Serra da Jiboia, a tempestade que dociliza o Sul tão, os carros de boi levando as mudanças para as casas alugadas na Semana Santa e muitos ou tros, a meu gosto, marca o livro e cumpre bem uma das finalidades da descrição, segundo o xará do protagonista Alonso Schokel, S.J: “Provocar em nossa imaginação uma impressão equivalente à im pressão
rão uma noção do meio de vida, dos comportamentos, do lazer e até das fofocas de seus antepas sados.Outra impressão muito posi tiva da leitura é o estilo dos dois narradores, adotando as carac terísticas do nosso Romantismo literário, lembrando até expli citamente Bernardo Guimarães (1825-1884) com seu “O Semi narista”.Mais ainda os temas e ca racterísticas do Arcadismo mi neiro: aproveitar o presente sem se preocupar com o futuro (“car pe diem”); contenção frente aos acontecimentos e uma vida equi librada, sem exageros (“aurea mediocritas”); comunhão com os lugares agradáveis da natureza, sobretudo o bucolismo dos cam pos (“locus amoenus”).
“Maritê”,
Ao modo de alguns clubes de leitura, partilho com o leitor algumas impressões que a leitura de “Maritê” deixou em mim. Não é uma análise literária e sim im
JOÃO MAGALHÃES
Cidade segue os dados nacionais e estaduais, com mulheres sendo maioria no eleitorado
“Maritê” num quadro de roman ce histórico sobre nossa Resende Costa. Ela aparece na descrição das serras, dos morros, dos cór
Resende17h.
tários foram convocados para tra balharem no domingo da eleição. Todos passaram por treinamentos para atuarem no dia 02 de outu bro. E, se for o caso de segundo turno, no dia 30 do mesmo mês.
VANUZA RESENDE
numa grande fazenda colonial mineira, como era a formação educacional, a vida social.
Loas também para o livro sob o aspecto editorial: apresen tação gráfica, capa e fotos ilustra tivas.É o que eu acho. E você? de Stela Vale e Alair Coêlho: impressões de uma leitura
Os contemporâneos, ou seja, os que nasceram e cresceram na época da narrativa (tempo do enunciado), sobretudo na roça, terão suas lembranças bem ex citadas. É o meu caso. Revivi o sítio em que fui criado, as visitas aos meus tios na Restinga, Pintos, Água Limpa, Jabuticaba e tantos outros.Os não contemporâneos te
CRESCIMENTO DE ELEITORES
Como escreveu o jornalista argentino Tomás Eloy Martinez, “talvez a maior maravilha do li vro seja sua capacidade de trans figuração, de ser primeiro a voz que vai se enriquecendo ao passar de geração para geração, até que alguém, com medo de que a voz se perca nos ventos do tempo, ordena retê-la em páginas ma nuscritas para que seja mais tarde folha impressa.” Stela e Alair o fizeram e com muito talento.
CENÁRIOS NACIONAL E ESTADUAL
Um eventual segundo turno para presidente e governador po derá ocorrer no próximo dia 30 de
A chefe do 232º Cartório Eleitoral da Comarca de Resende Costa, Paula da Silva Dias, refor ça a segurança da urnas. “A urna continua segura e com várias bar reiras de segurança. O que mudou foi o layout, a tela onde o leitor vota é maior e, agora, fica acima do teclado. Mas no conteúdo, ela está cada vez mais segura. Ela tem assinaturas digitais, é realmente muito segura. Esse novo modelo tem um processador muito rápi do, mas continua sem conexão
Ao todo, 124 mesários volun
No dia 2 de outubro, primei ro turno das Eleições 2022, 9.415 eleitoras e eleitores poderão com parecer às urnas em Resende Costa para escolher os novos re presentantes políticos, segundo dados do Tribunal Superior Elei toral (TSE). Neste ano, estão em disputa os cargos de presidente da república, governador, senador e deputado federal, deputado esta dual e distrital. Em 2022, todos os locais de votação vão seguir o horário de Brasília, ou seja, das 8h às
No que diz respeito ao grau de instrução, a maioria das pes soas aptas a votar na cidade tem ensino fundamental incompleto: 40,32% – 3.796 eleitores, segui dos dos que possuem ensino mé dio incompleto: 17,77% – 1.673. Sobre o estado civil, a maioria dos eleitores é formada por soltei ros: 54,25% do total. 38,25% são casados e 2,95%, divorciados. Os viúvos somam 3,40% e os separa dos judicialmente, 1,15%.
JORNALoutubro.DAS
Comsensível”.umaagradável e fácil narrativa, através da Roncador, fazenda semelhante a outras fa zendas do município, informa ao leitor jovem como era a vida
Resende Costa recebeu o
Conheça o perfil dos 9.415 eleitores de Resende Costa
O verso e o controverso
NOVO MODELO DE URNAS
Apesar de terem um proces samento 18 vezes mais rápido, as urnas contam com uma nova con figuração. “Os eleitores vão pre cisar esperar por, no mínimo, três segundos para confirmar o seu voto. Por vezes, o eleitor digita va o número e confirmava o voto muito rápido e acabava não vendo a foto do candidato. Agora, a urna pedirá ao menos três segundos para a confirmação do voto e a certeza de visualização da foto do candidato”, explica Paula.
O Brasil conta com 156.454.011 eleitores. O Ca dastro Eleitoral de 2022 mostra que, mais uma vez, a maior parte do eleitorado brasileiro é com posta por mulheres. Ao todo, são 82.373.164 eleitoras, o que equivale a 52,65% do total. Já os homens são 74.044.065, sendo 47,33%. Há ainda outros 36.782 votantes sem informação, num to tal de 0,02%. Minas Gerais conta o total de 16.290.870 eleitoras e eleitores. O número representa um crescimento de 3,75% em re lação às eleições gerais de 2018. Em 2022, as mulheres são 52% do eleitorado mineiro.
Costa segue o pa norama do país e do estado, com as mulheres sendo a maioria no eleitorado. São 4.874 eleitoras do sexo feminino e 4.540 eleitores do sexo masculino. Sendo assim, as mulheres representam 51,77% do eleitorado de Resende Costa.
novo modelo de urna eletrônica. De acordo com o TSE, as urnas modelo UE2020, além de um novo design, possuem um proces sador 18 vezes mais rápido que o da versão anterior. O teclado foi aprimorado e a bateria terá dura ção por toda a vida útil do equi pamento. O terminal do mesário também passou por uma moderni zação: deixou de ter teclado físico e agora conta com tela sensível ao toque. Assim, enquanto uma pes soa vota, outra poderá ser identifi cada pelo mesário, o que aumenta o número de eleitores por seção ou diminui eventuais filas.
De 2014 a 2022, o eleitorado de Resende Costa subiu de 8.846 para os atuais 9.415. Em 2018, a cidade contava com 9.172 eleito res aptos a votarem. Para atender a atual demanda, a cidade conta com oito locais de votação, sendo 31 seções eleitorais. 5.103 eleito res já votam com biometria, o que corresponde a 54,20%.
Os eleitores desobrigados a votar somam 1.121 pessoas, todos com 70 anos ou mais. Inclusive, a cidade conta com uma parcela significativa de idosos entre 70 e 74 anos – 406 pessoas. 301 elei tores têm entre 75 e 79 anos; 182 entre 80 e 84 anos. Os idosos en tre 85 e 89 anos somam 122 pes soas; já os que se encontram na faixa etária entre 90 a 94 anos são 62 pessoas; de 95 a 99 anos são 37. E os que já completaram um século de vida são 11.
Pelo que conheço, reconhe cendo, porém, que posso estar desatualizado, Resende Costa prima por ter muitos bons poetas (alguns poetando até num latim clássico, como no caso de Miled Hannas e no de José Procópio), muitos memorialistas, muitos cronistas, muitos historiadores, mas poucos contistas, novelistas e romancistas.Narealidade, só conheço o Evaldo Balbino, com seu exce lente “Fios de Ícaro”, e o Alai Co êlho, com seus “Casos e causos do vovô Totonho da Chapada” e “Embuçado, agente da Conjura ção Mineira”. Agora, “Maritê”, de Stela Vale Lara e Alair Coêlho de Resende. Se o leitor conhecer outros mais, por favor, atualize -me.
com a internet, sem “Bluetooth”. É como se ela fosse uma calcula dora lacrada e muito segura”.
pressões bem pessoais, lembran do o princípio de Santo Tomás de Aquino (1225-1274); “tudo o que se recebe, recebe-se ao modo do recipiente” (quidquid recipitur ad modum recipientis recipitur).
ELEIÇÕES 2022
“Maritê”, escrito a 4 mãos, mas com simbiose perfeita, como escreve Vivien Gonzaga e Silva no prefácio, remeteu-me ao pri meiro livro que li quando aprendi a ler no Assis Resende – 1947 –, cujo título jamais se apagou em mim: “Contos pátrios”. Escrito por Olavo Bilac e Coelho Neto, portanto a 4 mãos. Só bem mais tarde, trabalhando com literatura, consegui distinguir os textos de Bilac e os de Coelho Neto. Com “Maritê” foi mais fácil, pois já conhecia o teor do Alair em seus escritosMinhapublicados.leitura emoldura
regos e cachoeiras, dos seus lo cais urbanos mais frequentados (“quatro cantos”), das viagens a São João del-Rei, dos institutos onde os remediados iam estudar: os internatos de São João del-Rei e o Caraça, dos ritos de batiza dos, casamentos e primeira co munhão, das festas religiosas etc.
ram o título de eleitor.
LAJES • PÁG. 13ANO XIX Nº 233 - SETEMBRO 2022
O lamento acabou no nal de 2021, com a instalação de um Ponto de Atendimento Eletrônico (PAE) na comunidade. “Agora somos vizinhos de tudo o que precisamos. Estou satisfeito com a tecnologia, com o suporte que recebo. Tanto o é que indico o Sicoob pra todo mundo”, garante. Santa Rita de Ibitipoca também recebeu um PAE numa sequência expansiva que alcançou, ainda, o Pátio Matosinhos, em São João del-Rei. Agora, um dos maiores centros comerciais da cidade tem Caixas Eletrônicos com Cooperativismo.Atéo
PÁG. 14 • JORNAL DAS LAJES ANO XIX Nº 233 - SETEMBRO 2022 TRAJETÓRIA
lamos sobre a importância do acesso justo ao Crédito. Agora, focamos no impacto coletivo da loso a humanista, da luta pelo bem comum”, explica a supervisora de Comunicação e Marketing, Elisa Coelho.Aprodução, de três minutos, foi disponibilizada em diferentes canais da Cooperativa, incluindo o YouTube. Mas algumas histórias são contadas a seguir.
Bárbara do Tugúrio e Bias Fortes. Já em Cipotânea será inaugurada uma agência completa.
Edson Paiva tem 76 anos e um sonho: preservar toda água que puder. Por isso mesmo, juntou as economias e se tornou dono do Sítio da Capetinga, em Coronel Xavier Chaves, com quatro nascentes. Todas protegidas por ele ao longo dos anos. “Acontece que eu fazia do meu jeito, que não era tão certo. Então quando o Sicoob propôs me ajudar, não só aceitei como z as cercas junto com o pessoal”,Seuexplica.Edson integrou a segunda edição do Minas + Vertentes, projeto de Responsabilidade Ambiental que em 2020 e 2021 cercou 40 olhos d’água em 22 pro-
Fundado em 1986, o Sicoob Credivertentes tem sede em São Tiago, no interior mineiro, mas expandiu seu mapa de atuação para outras 21 comunidades. Há, ainda, uma agência na área central da capital mineira, Belo Horizonte; e a possibilidade de associação digital em qualquer lugar do país.
Sicoob Credivertentes celebra trajetória com crescimento em toda a região História da Cooperativa começou na pequena São Tiago, Terra do Café com Biscoito Informe Publicitário
O SICOOB CREDIVERTENTES
“Nosso mundo coloca posses acima de pessoas. Então uma instituição que pensa e cuida da sua gente é um diferencial. Isso é doação, Cooperação. E ela chega a quem precisa”, se emociona José dos Santos. Morador da cidade de Oliveira (MG) e criador de uma iniciativa voltada a “cidadania com comida na mesa”, ele recebeu 22 cestas básicas do Sicoob Credivertentes no início de julho. Todas foram encaminhadas a famílias em situação de vulnerabilidade numa área de reciclagem local. “É verdade o que dizem: quem tem fome, tem pressa. E naquele dia, quando abri a porta e recebi as doações, vi que a Cooperativa entendia isso”, acrescenta Seu José.
A doação de mantimentos foi um dos desdobramentos da instituição durante o Dia de Cooperar (Dia C) em2022. Ao todo, foram distribuídas 20 toneladas de alimentos a mais de 1,1 mil famílias.
CUIDAR COM CONSCIÊNCIA
priedades nas Zonas Rurais de seis municípios. Isso garante recursos hídricos cuidados desde a fonte sem interferência animal, sujeira, intercorrências no solo. Na ponta do lápis, 14 mil metros de área foram isolados com materiais sustentáveis e apoio técnico. O resultado? Fluidez e água limpa a muita gente. Todos os investimentos nessa proposta, ultrapassando R$335 mil, foram custeados pelo Sicoob Credivertentes. Em 2022, o projeto chegará a Piedade do Rio Grande.
“Foi minha primeira carteira assinada e será a última. Quero e vou me aposentar aqui”, diz Antônia Silva, a Teca, funcionária do Sicoob Credivertentes há 33 anos. Agente Administrativo com muita história pra contar, ela garante que o trabalho mudou tudo. Pessoalmente, encontrou estabilidade, cresceu, avançou. Pro ssionalmente, entendeu a importância de “olhar para o outro” em todos os sentidos. “Da resposta à dúvida de um colega à nalização segura de uma transação, tudo envolve cuidado, empatia. Nós lidamos com vidas, nanças, sonhos. Ter isso em mente nos difere de robôs – e faz com que sejamos capazes de oferecer o melhor sempre”, comenta.
m de 2022, outros PAEs serão instalados em Desterro do Melo, Santa
Ederson Diego é comerciante em Santana do Garambéu. Durante anos, pagar um simples boleto exigia malabarismos a quilômetros de distância com las gigantescas, tempo escasso, atendimentos frios e muita dor de cabeça. “Sempre que passava por esses perrengues, pensava nos idosos. Perdi as contas de quantas vezes os vi saindo da roça, cansados ou doentes, só pra receberem a aposentadoria. Isso quando tinham sorte. Como em Santana só havia correspondentes bancários, o dinheiro vivo era escasso e nem todo mundo conseguia sacar. Muitos voltavam pra casa de bolsos vazios”, lembra.
CUIDAR DA COLETIVIDADE
De fato, atualmente o Sicoob Credivertentes realiza nada menos que 11 projetos. Os focos envolvem pautas educacionais, culturais, sociais, ambientais e, ainda, pro ssionalizantes. “Todos os anos, produzimos um vídeo que comunique às pessoas nossa trajetória, agradeça a quem faça parte dela e, ao mesmo tempo, explique a Cooperação na prática. Em 2021, fa-
CUIDAR COM CIDADANIA
O ano era 1986. Mais especi camente um 27 de Agosto tipicamente ensolarado em São Tiago, interior de Minas Gerais. Naquela quarta-feira, mais de 200 pessoas eram aguardadas (com ansiedade) num evento que vinha causando burburinho na comunidade. Só 22 dos convidados, no entanto, apareceram.Poderiacomeçar aí um causo de frustração. Mas se tornou algo muito maior: uma história de Cooperação. Com 22 assinaturas em ata, foi fundada ali a Cooperativa de Crédito Rural Campos das Vertentes. Hoje, exatos 36 anos depois, os 22 idealizadores se multiplicaram para 22 comunidades e se tornaram mais de 30 mil Cooperados. O nome da instituição também ganhou ainda mais importância e uma marca forte: Sicoob Credivertentes.“Daqui, de um município até então desacreditado e abandonado pelo sistema bancário, partimos numa jornada de cidadania nanceira. Não foi fácil, mas desembarcamos em outras cidades e outros distritos levando inclusão, acesso ao Crédito e, ainda, uma gama de projetos transformadores”, mencionou o membro-fundador e presidente do Conselho de Administração da Cooperativa, João Pinto de Oliveira.
CUIDAR COM CONSERVAÇÃO
das vezes, as víti mas se calam não só por medo do agressor, mas por temer o julga mento da sociedade, que, não raro, apresenta fortes comportamentos machistas. Se os números da vio lência contra a mulher aumentaram assustadoramente durante a pande mia, projetos que combatem a vio lência contra a mulher também vêm ganhando forças. Por isso, é tão im portante a conscientização nas es colas e na sociedade como um todo.
Escola Estadual Assis Resende promoveu, com o apoio da Secretaria Municipal de Assistância Social, passeata contra a violência doméstica
Roseni Fernandes, diretora do Assis Resende, não esconde a emoção de ver o envolvimento dos alunos no evento e a participação deles na passeata. Ela adianta que mais eventos com a participação da escola acontecerão. “Fazer par te desse momento foi emocionante e me gratificou muito. Ver nossos alunos engajados nessa luta e tam bém a participação e a parceria de diversos segmentos da nossa co munidade envolvidos na defesa de uma mesma causa nos fazem acre ditar que as coisas podem melho rar. Combater a violência contra a mulher exige um trabalho em dife rentes frentes, como Polícias Civil e Militar, Assistência Social, Saú de Pública, dentre outras. Tivemos uma grande participação dos alu nos, mas acredito que, em próximos eventos, teremos uma participação
O dado representa aumento de 4 pontos percentuais em relação ao levantamento anterior, realizado em 2019. Para apenas 10% das brasi leiras, a violência contra mulheres permaneceu igual nos últimos 12 meses, enquanto 2% apontam re dução.A
Sofia destaca ainda o movi mento de mulheres pretas, do qual ela faz parte na cidade, e como são fundamentais esses movimentos para a união das mulheres. “Eu sou participante de um grupo da cidade, o qual se chama ‘Pretas Presentes!’. Ele também envolve movimentos feministas de empoderamento. No entanto, ‘movimento feminista’ como esse do ‘Agosto Lilás’ foi mi nha primeira participação. Tenho o costume de trazer esses temas para a sala de aula e promover debates sobre eles, porém quase sem resul tado algum, uma vez que, infeliz mente, o machismo ainda é uma re alidade nas escolas e também fora dela”, conclui a estudante.
JORNAL DAS LAJES • PÁG. 15ANO XIX Nº 233 - SETEMBRO 2022
aindaItanemelhor”.Batista, do “Movimento Pretas Presentes”, comentou sobre a passeata e também sobre a comu nicação com os alunos. “Não foi di vertido ou algo que eu sorria em fa zer. Foi muito doloroso ouvir cada mulher, cada criança, cada menina. Chega a ser impossível não escutar um depoimento e não se emocionar junto. Aproximar-se da realidade da vítima, ouvir cada menina ou mu lher foram situações extremamente dolorosas, pois os olhares gritavam o que a boca não falava. No início, os olhares foram muito acanhados e o falar foi tímido. Porém, com uma insistência da professora e da diretora, os alunos do 3° ano se ani maram, a atividade foi feita na área externa e pouco a pouco as alunas do 1° ano se juntaram também, ou tros alunos chegaram mais tarde, e eles soltaram o que o coração deles estava transbordando. Assim o re sultado foi lindo!”
violência sofrida por mulhe res é principalmente física (79%), seguida por psicológica (58%), moral (48%), patrimonial (25%) e sexualNa(22%).maioria
edição da Pesquisa Na cional sobre Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher mostra que o percentual de mulheres que percebem aumento na violência cometida contra pessoas do sexo feminino no último ano segue em linha ascendente e chega a 86%.
No dia 27 de agosto, a Escola Estadual Assis Resende promoveu uma passeata pelas ruas do centro de Resende Costa para celebrar o “Agosto Lilás”. Pelo fim da violên cia doméstica, diversas instituições se uniram, como Câmara Munici pal, Polícias Civil e Militar, CRAS (Centro de Referência de Assistên cia Social) e Secretaria de Assistên cia Social.A9ª
ENVOLVIMENTO DOS ALUNOS
Fonte
tra_a_mulher_2021/taques_pesquisa_violencia_conlencia-domestica-e-familiar/despesquisas-datasenado-sobre-vionado.leg.br/institucional/omv/:https://www12.se
relevância de esses assuntos serem abordados nas escolas, além da im portância da comunicação. “É mui to significativo tratar, nas escolas, sobre a violência contra mulheres, pois é lá que aprofundamos nosso convívio com outras pessoas to talmente diferentes de cada um de nós. É nos conscientizando sobre isso que nós ‘meninas’, ‘mulheres’ ou ‘mulheres trans’, até mesmo na escola e fora da escola, levamos o tema para as ruas. Que tenhamos conhecimento maior para identifi car a violência. Assim, quando você reconhece que está passando por uma violência, qualquer tipo que seja, não se cale. E, além disso, com as escolas trazendo essa campanha com acolhimento, a vítima não se sente coagida, e, sim, liberta para se expressar, para falar! Não se esque cendo também dos ‘homens’ e alu nos ‘homens’ da escola, que, com a relevância do tema que a escola le vanta, abrem mais suas mentes para a captação da ideia. E, ao invés de propiciarem a violência, abraçam a causa e nos ajudam a lutar pelo fim desses crimes contra a mulher!”
um trabalho de prevenção, para que meninos que poderiam se tornar fu turos agressores entendam que isso não é normal e que se configuram como crime determinadas atitudes machistas; e também para que as meninas entendam quais os tipos de violência que se enquadram na lei Maria da Penha e que elas não precisam aceitar passar por situa ções de violência. Muitas vezes, as mulheres nem conseguem identifi car a violência e acham que devem aceitar tudo”.
INICIATIVA
A iniciativa de realizar uma passeata partiu das professoras Sil des, Flávia Cristina e Nelma. No mês de março, em comemoração ao dia e mês da mulher, elas propuse ram a seus alunos que fizessem um trabalho sobre mulheres que muda ram o mundo. “Nesse trabalho, os primeiros anos e o turno da noite pesquisaram sobre mulheres que fizeram algo de importante para o mundo. Entre as mulheres que su gerimos, havia o nome da Maria da Penha. Eles pesquisaram e ficaram muito interessados na história de vida dela e na lei que leva o seu nome”, disse a professora Nelma. Eu estava nas redes sociais e vi que neste ano se completaram 16 anos da lei Maria da Penha e que o Sena do havia aprovado um projeto de lei que institui em todo país o ‘Agos to Lilás’, mês a ser dedicado para conscientização do fim da violência contra a mulher. Isso me fez pensar em continuar o trabalho que tinha começado em março. Foi aí que levei a proposta para o grupo de coordenação do Novo Ensino Mé dio durante uma reunião; a seguir, levamos para sala de aula. O projeto era fazer cartazes físicos e digitais para divulgarmos no dia do even to. Levamos a sugestão de fazer uma passeata para conscientização da população de Resende Costa. A direção da escola abraçou a causa, conseguiu as parcerias e resolveu promover o evento”, acrescentou a professora.Nelma chama a atenção para a importância de temas como esse serem discutidos nas escolas. “É relevante para que possamos fazer
Sofia Nascimento, estudante do Assis Resende, relata como foi sua experiência em participar do evento promovido pela escola. “Como alu na, para mim foi muito importante e revolucionário. Naquele momento, eu estava explodindo de emoções! Aquela causa me tocou de uma forma forte e ainda toca. Creio que cada aluno que estava ali presente de alguma forma voltou para casa com um conhecimento enorme so bre a causa e com um outro intui to”. Ela também comenta acerca da
violência
Escola Estadual Assis Resende, com apoio do poder público, promove passeata pelas ruas de Resende Costa VITÓRIA CRISTINA AGOSTO LILÁS
nunciar e dar um basta na violência, uma vez que existem vários tipos de violência, não só a física, sendo que a mulher pode denunciar. Servem também para diminuir o machismo, que é o fator que mais causa esse tipo de violência. Também deve mos mostrar que nos importamos com a causa e que ela merece aten ção do poder público”.
Pelo fim da doméstica
A professora Nelma Maria fa lou sobre a importância de o mu nicípio fazer mais eventos sobre a conscientização pelo fim da violên cia contra a mulher. “Tais eventos são importantes, pois assim mos tramos que as mulheres podem de
O Expedicionários mediu forças com o Cruzeiro Senhor dos Mon tes – que veio a se sagrar cam peão, e o Social – atual campeão na Taça de Ouro do Torneio de Inverno de Resende Costa.
houve apresentação com o músico Luís AssimPaulo. como no ano passa do, o festival prestou homenagem àqueles que possuem ligação com o esporte no povoado. Em 2022, José Francisco Procópio, mais
bia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela, que tradicionalmente já têm mui to menos apoio financeiro no futebol? E o que já era nítido fica comprovado com as quar tas de final formadas apenas por brasileiros e argentinos – com o Vélez sendo o único sobrevivente. Curiosamente, sobreviveu até a semi porque não encontrou nenhum brasi leiro antes. Aliás, tivemos um único brasileiro eliminado por estrangeiro, o Fortaleza, que caiu para o Estudiantes.
nizadores, Eder Flávio Teixeira, o Tezinho, o festival, que surgiu em 2021 por iniciativa própria da co munidade a fim de resgatar o fute bol no povoado, contou com boa presença de público, o que motiva novas edições. Após as partidas,
No resgate das tradições, Barracão contou com dois times para o Festival
No dia 28 de agosto, o povoa do do Barracão recebeu o segundo Festival de Futebol. Foram quatro jogos: Boca Júnior 2x 3 Ribeirão; Cachoeira, de Coronel Xavier Chaves 1x2 Guarani; Barracão B 1 x 4 Matatu, de Lagoa Dourada;
Pela primeira vez, uma equi pe resende-costense voltou para a casa com um troféu de campeão conquistado durante o Torneio de Inverno de Futsal (TIFS), realiza do pelo Athletic Club. Em 2022, o torneio chegou à sua 49° edição, com jogos nos mês de agosto e início de setembro.
alunos do sub-11: Felipe Lara e Leonardo Kevin, e os atletas do sub 13: Thalles e Matheus. Para o América, foram selecionados os atletas: Pedro Henrique, do sub13, Otávio e Raphael, do sub-14. No sub-15, os atletas Thiago e Diogo já estiveram em avaliação no América e estão agendados para avaliação no Athletic e no Cruzeiro. O presidente do Expedi cionários, Paulo Ricardo, destaca a evolução dos garotos. “Estamos recebendo vários contatos para levarmos garotos para equipes do interior de Minas, caso do Inter de Minas (Itaúna), Paracatu e Atléti co de Três Corações. No entanto, estamos aguardando uma oportu nidade melhor para levarmos os mesmos. Já no futsal, o Atlhetic deixou as portas abertas para que nossos garotos possam compor suas equipes. Isso será avaliado pelos pais e também pela comis são técnica a fim de que possamos dar oportunidades aos meninos sem enfraquecer nossas equipes”, destaca.
PÁG. 16 • JORNAL DAS LAJES ANO XIX Nº 233 - SETEMBRO 2022 VANUZA RESENDE ESPORTE
Barracão
VANUZA RESENDE
Todo esse retrospecto te ria que terminar com a final sendo mesmo brasileira. Mas quem é amante de um bom jogo, de um bom futebol e da magia da Libertadores, sentiu a diferença e a queda do rendi mento do torneio.
De qualquer forma, que bom que o rendimento caiu depois das nossas fronteiras! Talvez você, leitor, acredite que mais uma final brasilei ra seja algo bom. E, lá fora, ganhamos o título do “terror da América”, os “carrascos do continente”. Que sejamos, então! Mas, cá entre nós, uma semifinal com a presença de representantes do Paraguai, Colômbia, Chile e uma final colocando toda a rivalida de de Brasil e Argentina são coisas de deixar saudades. Para 2022, resta acabar com a saudade do Furacão em uma final de Libertadores e torcer por um jogão de bola, desses que o Flamengo vem sempre fazendo!
Com bom trabalho de base sendo realizado pelo Expedicio nários, avaliações serão feitas nos principais clubes do estado. Ao longo desse mês de setembro e início do mês de outubro, alguns garotos vão passar por peneiras. Na Cidade do Galo, farão testes
e Barracão 1x0 Juventus. No final da tarde de domingo, independen te do resultado, todos os times le varam troféus para casa e já estão prontos para voltarem no próximo torneio.De acordo com um dos orga
O Expedicionários participou da competição com 40 atletas da base e 12 do adulto. Na categoria adulto, a equipe de Resende Cos ta foi eliminada na primeira fase.
Na categoria sub-11, o time chegou até as semifinais, sen do eliminado pelo Athletic. No sub-15, a conquista veio com o vice-campeonato. Na grande fi nal, o Athletic venceu por 4x2.
A Prefeitura Municipal, atra vés da Secretaria de Educação, Esporte e Lazer, apoiou a realiza ção dos jogos, garantindo trans porte aos participantes.
Expedicionários sub-13 fatura caneco na edição do 49° Torneio de Inverno de Futsal (TIFS) realiza 2° Festival de Futebol
Mais uma final de Libertadores entre brasileiros. Como fica a América?
Depois dos sonoros 4x0 do Flamengo em cima do Vélez, fora de casa, eu já sa bia que a final da Libertado res seria mais uma vez entre dois brasileiros, apesar de ter errado ao acreditar que o Pal meiras chegaria em mais uma final. Eu, que acreditei na vi tória do Athletico Paranaense em casa, não apostava que o Furacão passaria pelo Porco e voltaria a uma final de Liber tadores após 17 anos.
CRUZEIRO
Já no sub-13, pela primeira vez uma equipe resende-costense se sagrou campeã do tradicional tor neio, vencendo o Athletic por 4x3. De forma invicta e com 100% de aproveitamento: foram 5 vitórias nos 5 jogos, com 34 gols a favor e 11 gols sofridos. A artilharia tam bém ficou com os jogadores do clube: Thalles, com 16 gols, e Ma theus, com 11 tentos marcados.
GAROTOS AMÉRICA,AVALIADOSSERÃOPORATLÉTICO E
conhecido com Cricri, foi o ho menageado. Com os dizeres “Me lhor jogar bola com os amigos é a resenha fora de campo”, o troféu representa a amizade construída fora das 4 linhas e que movimenta o futebol nas comunidades.
Papo de Esportes
Essa é a sexta vez na his tória que dois clubes do mes mo país vão decidir o título do torneio – a quinta com equipes brasileiras que venceram as últimas três edições. Apesar de ter comemorado a certeza de pelo menos um brasileiro na final, com o chaveamento entre Palmeiras e Athletico Paranaense, estive me ques tionando sobre a magia da Li bertadores, que é tão mágica assim, justamente por ser da América.AAmérica vai marcar presença somente sendo pal co da final, que neste ano será disputada em Guayaquil. Mas e o futebol do continente, como anda? Cadê as clássicas finais de Libertadores entre Argentina e Brasil? Sincera mente, os times argentinos que disputaram essa edição do principal torneio do continen te, se disputassem o Brasilei rão dificilmente se classifica riam para o G-6. Isso falando do potencial do futebol Argentino. E como ficam Bolívia, Chile, Colôm