Page 1

OMAR NAJAR SURPREENDE E TEM IPTU APROVADO

11

JORNAL DA CIDADE JU JENSEN

GRÁTIS

AMERICANA (SP), SEXTA-FEIRA, 9 DE NOVEMBRO DE 2018• EDIÇÃO 1174 • ANO 26

O ALVO! Nunca o nome de um homem público foi tão citado, atacado e criticado numa audiência pública, em Americana, como o do engenheiro civil Eraldo Camargo (foto). Convocado para explicar as mudanças no trânsito da cidade, ele não apareceu, apresentou atestado médico poucas horas antes e conseguiu irritar vereadores da base, da oposição e representantes de segmentos da sociedade. Página 3


JORNAL DA CIDADE JU JENSEN

AMERICANA (SP), SEXTA-FEIRA, 9 DE NOVEMBRO DE 2018

HOLOFOTE

DURA

Uma cena rara na sessão de ontem da Câmara de Americana. O primeiro secretário da Mesa Diretora, Thiago Brochi (PSDB), pediu para o presidente Alfredo Ondas (MDB) ficar quieto enquanto ele se manifesta. No popular, mandou fechar o bico.

FOFOCA

Não teve jeito. Nos corredores da Câmara, nesta quinta-feira, alguns colegas de Guilherme Tiosso (foto), do Pros, o chamavam de arregão. É que ele faltou à reunião que votou dois projetos muito polêmicos.

REAGIU

Na semana passada, na sua estreia como líder do prefeito na Câmara, o vereador Luiz da Rodaben (PP) tomou uma caneta com a derrota do reajuste do IPTU por uma manobra, dentro das regras, de seu antecessor – Rafael Macris (PSDB). Ontem, o líder estava sorridente com a virada do jogo.

SEM FERIADO

Não fosse o prefeito Omar Najar, a cidade teria mais dois feriados neste mês de novembro, que já teve um na semana passada – Finados. Na próxima quinta-feira, 15 de novembro, é feriado da República. No dia 20, terça-feira, não é feriado na cidade pela Consciência Negra.

MKT

Todos sabem que o ex-secretário

de Esportes de Americana, Osvaldo Klein Neto, gostava muito de propagar as ações de sua pasta, por mensagens, aplicativos e redes sociais. Seu sucessor, Ricardo Hetzl, porém, pelo jeito gosta mais ainda...

PAPO

A vereadora Maria Giovana Fortunato (PC do B), de oposição ferrenha ao prefeito, conversou por longo tempo, ontem, durante a sessão da Câmara, com o “primeiro-ministro” da cidade, homem de confiança plena de Omar Najar (MDB), advogado Alex Niuri, secretário municipal de Negócios Jurídicos.

CARO

CARTAS

Devido a tantos assuntos polêmicos na sessão, ontem os vereadores americanenses esqueceram de um assunto que deveria ser pauta entre eles – a sucessão do comando do Poder Legislativo. A eleição do novo presidente acontece dentro de apenas 53 dias.

2

ARTIGO

FIM DE ANO

Major Olímpio

“Tenho certeza que muitos leitores deste jornal já viram, aqui mesmo, artigos em anos anteriores que versavam sobre a caridade de Natal. Eu não esqueço de um texto assinado pelo diretor deste jornal, acho que em 2016, abordando a extrema ajuda das pessoas aos mais necessitados perto de dezembro, com doação de cestas básicas, alimentos, roupas, presentinhos, etc. O texto falava que tudo era muito bonito e elogiável, mas criticava o esquecimento destas mesmas pessoas necessitadas assim que a árvore de Natal era desarmada. Milhares de pessoas arregimentando esforços em novembro e dezembro, mas esquecendo dos coitados de janeiro a outubro. Era, mais ou menos, esse o teor do artigo que li aqui no Jornal da Cidade. O texto mexeu muito comigo. Me fez pensar um pouco mais que ajudar ao próximo precisa ser algo rotineiro e não apenas em datas festivas. Acredito que outros leitores também refletiram e passaram, assim como eu, a ter um novo comportamento. O Natal está chegando e sugiro aos donos deste semanário que publiquem aquele mesmo texto, para que a cabeça de mais alguns mude de atitude”.

LUIZ ANTONIO CRIVELARI

Vamos salvar a Represa de Salto Grande.

A eleição do Major Olímpio como nosso representante do Estado no Senado Federal, com a estrondosa marca de mais de nove milhões de votos de paulistas que depositaram nele a confiança de um trabalho serio, árduo, contundente e eficaz no combate à corrupção no cenário nacional, mostra de vez o nascimento de um ícone da nova política distante do toma lá dá cá reinante até então. Companheiro dos bancos acadêmicos da Academia do Barro Branco, a nossa Escola de Comandantes, onde frequentamos por cinco anos a mesma turma e nos formarmos, sendo ele o líder do grupo, já nos dava uma mostra do que viria a ser este ilibado companheiro, agora Senador da Repúbica. Como deputado estadual, reinou sozinho contra uma Assembleia Legislativa atrelada ao Governo do Estado, tipo “puxadinho” do Executivo, não aceitando qualquer troca de cargos ou favores pelos seus votos, que sempre foram marcantes, com posições firmes tal qual seu caráter e nunca comprometido a não ser com a causa pública. Levado à Câmara Federal, seguiu a mesma trilha, juntou-se a parceiros nobres, dentre os quais o atual presidente eleito Jair Bolsonaro, enfrentou o sistema podre, meteu-se no covil do corrupto governo reinante que tentava de maneira sorrateira nomear Lula ministro da Casa Civil, tornando-o assim imune às leis através do foro privilegiado. Seu grito naquele antro – “vergonha, vergonha!” – ecoou na política nacional como um brado de liberdade, da coragem e da mudança que queríamos e que alcançamos. Derrubou o sistema , enfrentou poderosos, manteve a simplicidade, da qual sou testemunha pela convivência e pelo seu gesto de pobremente arrastar uma caixa de som, tipo maleta, pelas suas andanças pelo Estado de São Paulo clamando o povo para levá-lo como representante na alta corte legislativa nacional. Não gastou dinheiro público, abriu mão dele solenemente e manteve sua altivez inquebrantável. A resposta, como seria de esperar, veio nas urnas. Rompeu de vez o sistema, derrubou velhas raposas e quebrou paradigmas. Para nós, da direita, firmou-se definitivamente como nosso ícone. O Senado da República terá a oportunidade de conhecer a voz mais forte e combativa que jamais passou por aquele recinto. A voz do justo, do legal e do ético.

Jair Bolsonaro, presidente eleito, em vídeo nas redes sociais

Major Luiz Antonio Crivelari é veterano da Polícia Militar e ex-vereador de Americana)

Leonora Perito Dias – Americana (SP)

Na discussão, nervosa, ontem, sobre redução do salário de vereador, Odir Demarchi (PR) revelou um dado que impressionou muita gente no plenário. Segundo Odir, as ausências nas sessões do autor do projeto, Marchelo Meche (PSDB), custaram R$ 45 mil aos cofres públicos para pagamentos dos suplentes tucanos que foram convocados.

ESQUECIDO

PÁGINA

EXPEDIENTE JORNAL DA CIDADE Diretor-presidente e jornalista-responsável: Ju Jensen (MTB 18.239) - Diretora-administrativa: Ilana Alves Ruy Jensen - Diagramação: Marcos Roberto Henrique Publicação semanal da Empresa Editora Jornal de Esportes Ltda. CNPJ: 61.636.908/0001-80 - Fundação: 8 de Outubro de 1993 - Rua Espanha, 617 - Vila Santa Maria - Americana (SP) - Fones: (19) 99141-8118 e 3462-6364 - jujensen@vox90.com e jujensen@sportin.com.br Os textos aqui publicados não podem ser reproduzidos sem autorização. Artigos e colunas de colaboradores não representam, necessariamente, a opinião do jornal.


JORNAL DA CIDADE JU JENSEN

AMERICANA (SP), SEXTA-FEIRA, 9 DE NOVEMBRO DE 2018

PÁGINA

3

Audiência contou com 63% dos vereadores

POLÊMICA

Vereadores atacam e trânsito não muda JU JENSEN jujensen@vox90.com

A

pesar do tiroteio de 12 vereadores contra o secretário-adjunto Eraldo Camargo, nesta semana, em audiência pública sobre as recentes mudanças no trânsito de Americana, nada mudou na programação de alterações em ruas, avenidas e viadutos do município. O descontentamento dos vereadores nem foi tanto contra as mudanças físicas, mas pela ausência de Eraldo Camargo da audiência pública de segunda-feira à noite, na Câmara, disparadamente a mais concorrida e com maior número de parlamentares dos últimos 20 anos. Somente sete vereadores ignoraram a reunião, que contou com casa cheia e representantes de vários segmentos da sociedade. Todos queriam ouvir do secretário-adjunto o motivo de algumas mudanças, como transformar o Viaduto Amadeu Elias em mão-única centro-bairro e a inserção de uma terceira faixa sobre o Viaduto Ralph Biasi. A audiência estava marcada para as 19 horas. Porém, 1 hora e 52 minutos antes, às 17h08, uma funcionária chamada “Luciana” enviou email e atestado médico para o Cerimonial da Câmara informando que Eraldo Camargo não iria ao evento por estar em férias e doente. A reação dos

Viaduto Ralph Biasi: três faixas

vereadores, opositores e também da base de apoio à administração, foi virulenta e radical. O secretário-adjunto virou o grande alvo do problema. Os vereadores viram na atitude em cima da hora uma falta de respeito com o Poder Legislativo e com os populares. Como a audiência foi transmitida pela TV Câmara e toda a imprensa da cidade estava presente, as cenas duras começaram. Thiago Brochi (PSDB), por exemplo, além de criticar Eraldo, rasgou o atestado médico na frente de todos. Odir Demarchi (PR) disse que estava envergonhado pela atitude do servidor. Já o vereador Wellington Rezende (PRP) chegou a duvidar das justificativas, pedindo até que imagens de câmeras do consultório médico fossem solicitadas.

Mas as críticas não foram apenas contra a figura de Eraldo Camargo, que também é engenheiro civil. Para Gualter Amado (PRB), o que se fez no Viaduto Ralph Biasi, com a terceira faixa, “foi uma verdadeira gambiarra”. Nesse caso, o presidente Alfredo Ondas (MDB) foi contundente: “Aquilo ali vai virar um matadouro, com motociclistas querendo passar entre os veículos apertados. Três faixas no Centenário pode ser mesmo um matadouro”, sentenciou. Os ataques não cessavam enquanto a audiência caminhava. Agora inimigo do prefeito, o vereador Rafael Macris (PSDB) falou politicamente. “Na sessão do IPTU tinha uns seis secretários aqui. Hoje, nesta audiência séria, não aparece nenhum”, frisou. E completou quan-

do um popular pediu sua intervenção junto aos deputados Vanderlei Macris e Cauê Macris em busca de verbas: “O senhor prefeito foi atrás de R$ 10 milhões do governo do Estado, mas para melhorar a pista do aeroporto municipal. O povo, por acaso, anda de avião?”, questionou. No final da tarde de anteontem, o secretário-adjunto, finalmente, se manifestou através de mensagem. Explicou que não tinha sido convidado para ir à sessão de ontem da Câmara, mas nada falou sobre sua ausência na audiência pública de segunda-feira. Explicou que o dono da empresa que faz os estudos do trânsito estava sem agenda para esta semana, o que inviabilizaria qualquer debate sobre problemas técnicos. VIADUTO – A Unidade de Transportes e Sistema Viário finalizou a sinalização de trânsito no Viaduto Ralph Biasi. O objetivo é melhorar as indicações viárias no local, que passou a receber a terceira faixa de circulação na última sexta-feira. Para melhorar o fluxo de veículos, está proibido o trânsito de caminhão acima de dois eixos sobre o viaduto, o que deve ocorrer nos próximos dias com a confecção de placas. O viaduto tem agora duas faixas sentido bairro-Centro para desafogar o trânsito na Avenida da Saudade, segundo o secretário adjunto

Cargas e Encomendas Estado de São Paulo | Paraná | Três Lagoas (MS) Americana - (19) 3467-9200 São Paulo - (11) 2951-2727

QUALIDADE | TECNOLOGIA | MEIO AMBIENTE contato@selpack.com.br - (19) 3478.7454

e autoridade municipal de trânsito, Eraldo Camargo. “Estão sendo colocados tachões refletivos entre as faixas de sentidos opostos, reforçando a sinalização sobre o viaduto. Os motoristas de caminhões acima de dois eixos receberão orientações dos guardas municipais nos primeiros dias da proibição, com início provavelmente a partir de quarta-feira. O objetivo da proibição é para melhorar a fluidez no trânsito”, explicou. Sobre a mudança para um único sentido de direção no viaduto Amadeu Elias (sentido Centro-bairro), implantada no dia 12 de outubro, a Utransv irá providenciar uma faixa exclusiva para atender às chamadas de emergências do Corpo de Bombeiros. “Será acrescentada uma faixa com sinalização luminosa para alertar os motoristas no viaduto Amadeu Elias. Desta forma, as viaturas do Corpo de Bombeiros poderão utilizar a via em casos de emergência”, concluiu Eraldo. A Prefeitura tem promovido intervenções no trânsito em diversos pontos da cidade. As mudanças são feitas com base em estudos sobre o mapeamento dos pontos críticos, contagem de veículos, pesquisa de velocidade, reprogramação semafórica, planejamento e desenvolvimento do software de trânsito e simulações, realizados pela empresa Tranzum Planejamento e Consultoria de Trânsito.


JORNAL DA CIDADE JU JENSEN

AMERICANA (SP), SEXTA-FEIRA, 9 DE NOVEMBRO DE 2018

PÁGINA

4

ESPORTES

Americana tenta surpreender nos JAIs JU JENSEN jujensen@vox90.com

PARCERIA

D

esacreditada nos últimos anos em relação às suas equipes de competição por causa da crise financeira que assolou a cidade, Americana tenta surpreender com bons resultados, a partir da próxima semana, na 82ª edição dos Jogos Abertos do Interior, em São Carlos. Vice-campeão dos Jogos Regionais, em julho, a cidade sofreu um golpe administrativo há duas semanas, com a exoneração, por motivos políticos, do secretário de Esportes, Osvaldo Klein Neto, o Foca. Em seu lugar assumiu Ricardo Hetzl, irmão dos ex-prefeito Erich Hetzl Junior. A delegação americanense para a maior competição do esporte amador da América Latina será composto por 200 pessoas entre atletas, dirigentes e apoio. Os JAIs começam quarta-feira, dia 14, e terminam em 24 de novembro. Quatro equipes, todas sub-20, jogam logo no primeiro dia: no bas-

Esporte de Americana mostra resistência

quete, Americana enfrenta Osasco; a disputa do futsal feminino será contra a cidade de Guará; o jogo de tênis masculino será com Peruíbe; e o tênis de mesa masculino será contra a cidade de Pereira Barreto. A definição dos jogos foi feita durante o Congresso Técnico, que contou com a presença do subsecretário de Esportes, Abimael Valadares, e do coordenador de modalidades da Secretaria, Odail de Oliveira. “Os Jogos Abertos reúnem atletas de alto nível e algumas chaves serão mais difíceis, mas estamos confiantes e

nossos jogadores tem total capacidade para obter ótimos resultados”, disse Abimael. Ao todo, Americana contará com 13 equipes na primeira divisão: atletismo masculino, basquete feminino, ciclismo masculino, futebol feminino, futsal feminino, ginástica artística feminina, ginástica rítmica feminina, handebol feminino, karatê masculino, natação feminino e masculino e tênis feminino e masculino. Na segunda divisão serão as seguintes equipes: damas, handebol masculino, karatê feminino, tênis de mesa masculino e voleibol feminino.

Dando sequência ao trabalho de revitalização da Praça Comendador Müller, a Secretaria de Meio Ambiente e a Sicredi (Sistema de Crédito Cooperativo), firmaram parceria e mais uma área terá jardinagem, calçamento, manutenção em lixeiras, bancos e aparelhos de ginástica. “Entre os vários serviços que serão feitos, um deles será a impermeabilização da fonte, que voltará a funcionar dentro de pouco tempo. Estamos tendo também bastante êxito nas parcerias e, por intermédio do programa de adoção de espaços, vários trechos da Comendador Müller serão reformados pela iniciativa privada. Pretendemos concluir as obras em 60 dias e voltar a oferecer um espaço bonito, tranqüilo e familiar para as pessoas”, disse o secretário de Meio Ambiente, Odair Dias. “Nosso propósito é ajudar no crescimento e melhoria da cidade e estamos disponíveis para começar a manutenção na Praça Comendador Müller o quanto antes”, afirmou Robson Alessandro Dias de Souza, gerente geral da Sicred.


AMERICANA (SP), SEXTA-FEIRA, 9 DE NOVEMBRO DE 2018

JORNAL DA CIDADE JU JENSEN

GREVE

Usuários são surpreendidos JORNAL DA CIDADE COMPLETA 23 ANOS DE VIDA

PÁGINA

5

VIA SATÉLITE

P. 2

uma solução em conjunto, porém sem sucesso”.

JU JENSEN jujensen@vox90.com

S

NOTA DA PREFEITURA “Com relação à paralisação do transporte nesta quarta-feira, a prefeitura destaca que não pode ser responsabilizado pelo descumprimento de obrigações trabalhistas entre empresa e trabalhadores. Há mais de um mês foi decretada a caducidade do contrato, com antecipação de datas e exposição de motivos, dando à VPT prazo suficiente para que se organizasse o processo de encerramento. Dentre os muitos problemas da concessionária, a caducidade foi decretada pelo descumprimento por Transporte de Americana: problemas voltaram parte da viação de obrigações trabao término do contrato, a empresa fi- nômico cujo resultado é o enfren- lhistas e fiscais – os impostos eram cou ainda sem a sua receita principal tamento diário de dificuldades no cobrados na tarifa e não repassados. com a proibição da venda de passa- fluxo de caixa. Estas decisões da O que não pode ocorrer é uma invergens e do carregamento de cartões municipalidade mostram a preci- são de responsabilidades. Cabe ao NOTA DA VPT para empresas, em vigor desde o pitação em destruir uma empresa município buscar e fiscalizar para que “A Viação Princesa Tecelã vem a último dia 1 de novembro. Somente que se confunde com a história do o melhor serviço de transporte públipúblico informar a imprensa sobre esta venda é responsável por 65% município e também uma insen- co seja prestado; e cabe à contratada a sua preocupante situação, após a do faturamento da Princesa Tecelã. sibilidade com os compromissos cumprir com suas obrigações relatipublicação do decreto de caducidade A empresa fez todo o possível para principalmente quando todos estes vas ao próprio contrato. À concessiodo transporte urbano de Americana. regularizar a frota - e conseguiu - e atos comprometem imediata, clara nária cabe ainda dar condições aos Já surpreendida com a necessidade também os tributos, mas a Prefei- e especificamente as finanças da trabalhadores para que exerçam suas de arcar com as verbas rescisórias tura mostrou-se insensível e não empresa. A Viação Princesa Tecelã obrigações com dignidade e respeito. de 300 trabalhadoresRafael em dezembro tenta emNajar, reiteradas oportunidades O fim do contrato reconhece que amais situação chegou e Omar Macris, vereador votado, prefeito reeleito, serão os se deu diante da indeste ano, o que era programado onde está porque a sistemática da expor a situação para a Adminis- capacidade de a concessionária cumprincipais líderes políticos de Americana até 2020, período em que a população para ocorrer somente em 2022 com tarifa impõe um desequilíbrio eco- tração Municipal a fim de encontrar prir com suas obrigações mínimas”.

em avisar a população, funcionários da Viação Princesa Tecelã entraram em greve na madrugada de anteontem, parando o serviço de transporte coletivo em Americana e causando um grande problema para, pelo menos, 40 mil usuários dos ônibus circulares. Os trabalhadores decidiram pela paralisação por conta do medo de não receberem seus direitos trabalhistas no final do mês, quando a VPT sairá do sistema para entrada de uma nova empresa contratada pela Prefeitura – a Sancetur. Ontem, alguns ônibus voltaram a operar, mas havia falhas e buracos no sistema. Por conta disso, VPT e Prefeitura emitiram estas notas oficiais:

AMERICANA (SP) 7 DE OUTUBRO DE 2016 - ANO 23 - EDIÇÃO 1089

LÍDERES POLÍTICOS espera mais paz, desenvolvimento, obras concluídas e empregos. Páginas 3 e 5

NATURALMENTE EQUILIBRADA, LEVEZA PARA OS PALADARES MAIS REFINADOS. www.fonteplatina.com.br /aguaplatina /aguaplatina

EMPRESA CERTIFICADA PELA NSF®

A JORNALISTA Paula Martim (foto) foi contratada para atuar na área de comunicação da cooperativa médica Unimed. Trata-se de profissional muito capacitada. QUEM também foi contratada para trabalhar no Todo Dia é a jornalista Beatriz Costa, que possui boa experiência em outras redações e também em assessoria parlamentar. BASICAMENTE, as duas redações dos jornais de Americana têm estes profissionais: O Liberal – João Colosalle, George Aravanis, Leon Botão, Walter Duarte, Paula Nacasaki, Marina Zanaki, Rodrigo Alonso e Rodrigo Pereira; Todo Dia – Wagner de Freitas, André Rossi, Cris Custódio, Alda Queiroz, Beatriz Costa, Francisco Lima Neto e Elias Aredes. COMO em todo final de ano, as faculdades de Comunicação da região “jogam” dezenas de jovens no mercado que está totalmente fechado. Um drama que se repete já há um bom tempo. JOTA Junior, neste final de semana, narra o jogo entre Avaí e Fortaleza, que pode dar ao time cearense o título antecipado da Série B do Campeonato Brasileiro. Será neste sábado, às 17h30, pelo canal Premiére.


JORNAL DA CIDADE JU JENSEN

AMERICANA (SP), SEXTA-FEIRA, 9 DE NOVEMBRO DE 2018

QUESTÃO DE ORDEM ROMERO: O ex-vereador Moacir Romero sofreu uma espetada de leve ontem na sessão da Câmara de Americana. Vereadores lembraram que ele batia muito e cobrava das administrações, mas, agora, trabalhando no outro lado, precisa explicar o que está sendo feito para evitar a proliferação de escorpiões nos cemitérios. Romero é o administrador dos cemitérios da Prefeitura. APROVADO: Foi aprovado por unanimidade, em primeira discussão, o projeto da vereadora Judith Batista (PDT), sobre a inclusão de pessoas com fissura lábio palatina e ou anomalias crânio faciais como pessoa com deficiência no âmbito do município de Americana. De acordo com a parlamentar, o objetivo é facilitar a inclusão social dessas pessoas. O tema foi defendido por Maria Lia Campos Malatesta na tribuna. CARTÕES: Os vereadores aprovaram ontem projeto de Léo da Padaria (PC do B) que autoriza a recarga dos cartões de bilhete único do sistema de transporte público em diversos comércios em Americana. A propositura autoriza farmácias, drogarias, casas lotéricas, bancas de jornal, bares e restaurantes a recarregarem os cartões, com o objetivo de oferecer mais pontos de recarga aos usuários do transporte público. SESSÃO: Por causa do feriado da Proclamação da República, a sessão da Câmara de Americana da próxima semana foi antecipada para quarta-feira, dia 14, às 14 horas. Em segunda discussão, por exemplo, será votado o reajuste de 4% para o IPTU. OPOSIÇÃO: Há pouco mais de duas semanas na oposição, o vereador Rafael Macris (PSDB), campeão de votos em 2016, assim se manifestou após as polêmicas de ontem: “Votei contra o aumento do IPTU e a favor da redução do salário dos vereadores! A população não aguenta mais aumento de impostos!”.

PÁGINA

6

SALÁRIOS

Vereadores rejeitam redução e massacram Marschelo Meche

Juninho: duro contra o autor

Meche lamentou a derrota

JU JENSEN jujensen@vox90.com

M

uitos vereadores massacraram, politicamente, ontem, o tucano Marchelo Meche (PSDB) por conta de sua tentativa de reduzir em 50% os salários dos membros da próxima Câmara Municipal, que assume somente em 1 de janeiro de 2021. O projeto recebeu apenas seis votos, de Meche, Thiago Brochi (PSDB), Padre Sérgio (PT), Wellington Rezende (PRP), Vagner Malheiros (PDT) e Rafael Macris (PSDB). A vereadora Giovana Fortunato (PC do B) se absteve. Todos os demais votaram contra a propositura e atacaram o autor. Como manda a lei, a redução dos salários não poderia atingir a atual legislatura, somente a próxima, que será de 2021 a 2024. Meche aguardava a inclusão da ordem do dia há muitas semanas e reclamou, ontem, por ter entrado

justamente na mesma sessão do reajuste do IPTU. As críticas de quem votou contra a redução dos salários vieram de todos as maneiras. Juninho Dias (MDB) foi o mais duro com Meche, chamando-o, com outras palavras, de demagogo, populista e aproveitador. No entendimento de Juninho, a tentativa do tucano visava apenas ficar bem perante a população e os eleitores, já que Meche, teoricamente, não precisa do salário bruto de R$ 10,3 mil. O vereador do MDB insinuou que o autor não paga aluguel, mora em mansão do pai e estava tentando elitizar a Câmara, que passaria a ser ocupada só por ricos. Dias defendeu sua ação social junto às comunidades carentes e cobrou essa postura do tucano. Com sua conhecida dificuldade em fazer pronunciamentos, Meche silenciou na maior parte do tempo e ficou ouvindo ataques. Críticas vieram também de ou-

tros vereadores, como Thiago Martins (PV), que insinuou também sobre o poderio econômico do autor, o modelo de carro que usa, suas ausências nas sessões e o interesse com o projeto para divulgação de sua imagem nas redes sociais. Sugeriu que Meche e os demais vereadores que votaram a favor da redução dos salários, que tomem esta mesma atitude já, doando 50% dos seus subsídios parlamentares para quem precisa na cidade. O vereador Odir Demarchi (PR), depois de justificar o seu trabalho como vereador, usando seu carro e combustível pago do bolso, sem nunca ter faltado a uma sessão, revelou que as ausências de Marchelo Meche de tantas sessões já custaram R$ 45 mil aos cofres públicos só para pagamentos dos suplentes convocados. Giovana Fortunato (PC do B) estranhou a apresentação do projeto ainda no segundo ano da atual legislatura, quando,

TECIDOS PARA DECORAÇÃO EM GERAL

FISIOTERAPIA GERAL

SHOW-ROOM DE ESTOFADOS

ATENDEMOS CONVÊNIOS

geralmente, este tipo de assunto só é discutido nos meses finais de mandato. “É um projeto muito raso e vazio”, sentenciou. PLANO B – Acuado entre tantos ataques por quase uma hora, Meche apresentou um Plano B ao perceber que seria derrotado no voto. Fez uma emenda reduzindo os salários dos próximos vereadores em 20%. Os demais vereadores nem discutiram a proposta e também rejeitaram. Depois da derrota, pelas redes sociais, o autor assim se manifestou: “Meu projeto que previa a redução no subsídio dos vereadores foi derrubado, numa manobra que o colocou em regime de urgência. Se reduzir em 50% não passava, eu tentei 20%, mesmo assim não deu! Lamentável! A população brasileira quer ver a classe política comprometida com a mudança! Eu jamais desistirei da minha luta!”.

Academia de Prevenção e Reabilitação Cardíaca

Rua Anhanguera, 599 Conserva - Americana - SP 3461.2057 e 3461.9488

Pilates, RPG, Acupuntura e Osteopatia Rua México , 324 - Jardim Frezzarin – Americana www.rodrigopizzi.com.br Telefones: 3012-1674 e 3604-1163

Rua Duque de Caxias, 1.121 - Americana (SP) Fone: (19) 3461-4155 - moroaba@acia.com.br


JORNAL DA CIDADE JU JENSEN

AMERICANA (SP), SEXTA-FEIRA, 9 DE NOVEMBRO DE 2018

PÁGINA

7

NOVA ODESSA

Prazo para concurso termina 2ª feira tido é de 54%. “Tudo isso foi possível graças a uma gestão responsável, em conjunto com outras secretarias. Trabalhamos pesado pela redução das horas-extras, fizemos a reforma administrativa e remanejamentos, enfim, uma gestão que se mostrou eficaz. A realização desse concurso, que visa não só reduzir a demanda reprimida em recursos humanos, mas zerar os RPAs (registros de pagamento autônomos). É também resultado da economia que anunciamos em 2016 na folha de pagamento, fruto de uma gestão responsável”, ressaltou o secretário.

ARTHUR TREVISONI atrevisoni@gmail.com

T

ermina nesta segunda-feira, dia 12, às 23h59, o prazo para a inscrição de candidatos interessados em participar do concurso público idealizado pela Prefeitura de Nova Odessa para o preenchimento de 69 vagas em 28 diferentes cargos nas secretarias de Educação, Administração e Saúde. As inscrições podem ser feitas única e exclusivamente pelo site www.metrocapital. com.br, empresa vencedora da licitação e que ficará responsável por todo o processo. A aplicação das provas objetivas está prevista para o dia 9 de dezembro. Também já está disponível no site da Metrocapital (www.metrocapital.com.br) a lista com as respostas aos recursos interpostos pelos candidatos que tiveram negado o pedido de isenção

Alunos estão envolvidos no projeto

da taxa de inscrição para o concurso público aberto. Os valores das inscrições são: R$ 43,62 (para o cargo que exige ensino fundamental completo); R$ 59,84 (para os cargos que exigem ensino médio completo) e

R$ 71,67 (para os cargos que exigem ensino superior completo). O secretário de Administração, Júlio Cesar Camargo, ressalta que a Prefeitura de Nova Odessa iniciou há vários meses ajustes e adequa-

ções no quadro de pessoal, que permitiu a realização do concurso. Hoje, segundo ele, o índice da folha de pagamento (últimos 12 meses) é de 48,04%, sendo que o limite prudencial é de 51,30% e o máximo permi-

MAIS – Os candidatos podem conferir todos os detalhes do concurso no site www.metrocapital. com.br. Para o início do próximo ano, já está programado um novo concurso para contratação de guardas municipais.

com 20 alunos dos 5º e 8º anos. “Eu perguntei aos alunos o que eles queriam apresentar. Eles responderam que gostariam de uma peça de teatro. Resolvemos realizar ‘Antígona’  para discutir a questão da ética”, lembrou Creuza. “A ética é um assunto importante no ambiente escolar. Os alunos

precisam aprender a trabalhar o contexto do outro. Onde está minha escolha. Preciso olhar o Universo para ver se estou correto. É um viés que traz um questionamento do país, do meio ambiente, etc.”, disse a professora de História. Os próprios alunos construíram os cenários e figurinos. Eles pesqui-

saram na biblioteca da escola e encontraram um livro sobre a peça. Reproduziram os desenhos, coloriram as máscaras e fizeram quatro colunas gregas mais um painel que mostra a parte de uma ruína. “Eles estão preparados para a apresentação de segunda. São muito dedicados”, afirmou a professora.

ESCOLA

Mostra discute ética e sustentabilidade A Mostra Cultural da Escola Municipal do Ensino Fundamental Jonas Corrêa de Arruda Filho, de Americana, terá a apresentação de 16 trabalhos que envolvem temas como energia renovável, reciclagem e meio ambiente, história de Americana, ética e sustentabilidade. O evento acontece na próxima segunda-feira, dia 12, das 17 às 20 horas. O objetivo do evento é mostrar aos pais e responsáveis pelos quase 900 alunos da escola os trabalhos que

foram desenvolvidos durante o ano. O tema central é Sustentabilidade. “É discutir o planeta, a reutilização dos materiais, o desperdício e o meio ambiente”, revelou a pedagoga da unidade de ensino, Roberta Fonseca Vilela. “A escola como um todo discutiu a questão da sustentabilidade, afinal qual é a nossa ética para com o Planeta? ”, completou a professora de História, Creuza Meneghel. Um dos momentos da Mostra será o teatro, “Antígona”,

100 95

CARLOS EDUARDO BAIRD CORRETOR

75

25

Rua Vital Brasil, 610 - Jardim Girassol - Americana (SP) Fones: (19) 3645.4958 e 99143.8282 ber@berseguros.com - www.berseguros.com

5 0

Anuncio 30x8 terça-feira, 3 de abril de 2018 19:21:49


JORNAL DA CIDADE

Gente GENTE

JU JENSEN

AMERICANA (SP), SEXTA-FEIRA, 9 DE NOVEMBRO DE 2018

By

Ilana Jensen

PÁGINA

8

Ilana Jensen

i l a n a j e n s e n @ h o t m a i l. c o m

ilanajensen@hotmail.com

Flagras!

A querida amiga Mari Castro, com toda sua simpatia, recepNa colunaamigos de hoje, mais alguns flagras de gente querida seus 50 anos cionou e familiares para comemorar de Americana e região em alguma ação positiva. com feijoada, samba e pagode. O salãoConfira! de festas do condomínio Trípoli foi todo decorado por Solange Pasquoto, numa profusão de flores amarelas. O grupo Alto Astral animou os convidados com muita música boa. Uma tarde deliciosa junto a amigos queridos. Aqui deixamos também a nossa homenagem à mãe da aniversariante, Maria, que faleceu alguns dias após esta comemoração. Um carinhoso abraço, Mari!

A aniversariante Mari Castro Prefeito Dênis Andia na entrega de cadeiras motorizadas em Santa Bárbara

Paulinho Campos, Felipe Jensen e Bibi Campana: começou o Iate Open de Raquetinha David Oliveira, Francisco Filho, Marlon Freitas, Gustão Duarte e Guilherme Lahr

Chico Sardelli e o secretário de Segurança, Mágino INSTITUIÇÃO FINANCEIRA COOPERATIVA Alves Barbosa Maria José, Adenilton, a saudosa Maria e Bárbara CastroFilho

Cidinha Tanno Martins, Ilana Jensen e Meire Consulin

INSTITUIÇÃO FINANCEIRA COOPERATIVA

Vanessa Casella e Laís Romão

Elisandra Joelma Bonassi Odail de Oliveira e Abimael Luan Santos, campeão de Fight Pinheiro e Maudy Figueiredo Santos Valadares noseJogos Marinilse Gomes e Caio Moscatelli Nilton Santos Abertos de São Carlos Dragon, com Léo da Padaria

Milena Ronzella Amado PSICOLOGA CRP 06/72586

INSTITUIÇÃO FINANCEIRA COOPERATIVA

INSTITUIÇÃO FINANCEIRA COOPERATIVA

@ milenapsicoterapeuta

Celular (19) 98132.0964


JORNAL DA CIDADE JU JENSEN

AMERICANA (SP), SEXTA-FEIRA, 9 DE NOVEMBRO DE 2018

Odir Demarchi, no Beba & Babe

Viviane Senna e João Jorge de Souza

PÁGINA

Andreia Marinho comemorando niver com amigas

Luiz da Rodaben homenageou a equipe de robótica Sesi Red Rabbit Wander Pessoa, Antonio Jardas, Omar Najar, Valéria Bolsonaro e Cláudia Galante Oswaldo Nogueira na escola Paulo Freire

Faça seu Chá de Lingerie na

Com você no2 momento2 mais íntimo2 Rua Florindo Cibin, 524 • Americana SP /ModaTuttiQuanti

9


JORNAL DA CIDADE JU JENSEN

AMERICANA (SP), SEXTA-FEIRA, 9 DE NOVEMBRO DE 2018

FOI BEM

FOI MAL

Torcedor do Rio Branco não consegue ter uma perspectiva positiva para 2019. A chance de evitar o rebaixamento à 4ª divisão caiu por terra. E já estamos em novembro sem nada planejado para a difícil próxima temporada.

Omar libera R$ 2,5 milhões FOTO: SUSY COUTINHO

O

prefeito de Americana, Omar Najar (MDB), esteve nesta semana na Estação de Tratamento de Água, com o diretor do Departamento de Água de Esgoto, Carlos Cesar Gimenez Zappia, e autorizou a contratação de serviço para reformar os decantadores das duas unidades da ETA, num investimento total de R$ 2,5 milhões. “A reforma faz parte do processo de reconstrução do DAE e se encaixa na série de melhorias que a autarquia vem realizando na cidade, sendo que os últimos reparos foram feitos há mais de 30 anos”, afirmou o prefeito, Omar Najar. “Essa reforma é extremamente importante no processo de clarificação do tratamento de água e não deverá atrapalhar o processo de abastecimento. No entanto, haverá uma redução no volume de água tratada. Podemos dizer que será uma ‘consternação’ que teremos que passar

Omar esteve no DAE

durante as reformas, para garantir a total recuperação dos equipamentos e melhor eficiência no processo de tratamento de água”, disse Zappia.

Fonte: DJ Toco – toco@vox90.com

DATA 9/11 • Dia do Técnico em Eletrônica 9/11 • Dia do Hoteleiro 12/11 • Dia do Supermercado 12/11 • Dia do Diretor de Escola 15/11 • Proclamação da República

Os trabalhos envolvem obras de construção civil, trocas de estruturas de madeira, metálica e de fibra, além da substituição dos módulos e das

calhas dos decantadores. A reforma está programada para começar em novembro e deve levar cerca de seis meses para ser concluída.

ACORDO

5+ DA VOX ZÉ NETO E CRISTIANO NOTIFICAÇÃO PREFERIDA JORGE E MATEUS TRINCADINHO GUSTTAVO LIMA TRINCADINHO HENRIQUE E JULIANO QUEM PEGOU PEGOU MAIARA E MARAISA CORAÇÃO INFECTADO

10

DECANTADORES

JU JENSEN jujensen@vox90.com

Odiado por quem não era torcedor do São Paulo, Rogério Ceni (foto), que foi um goleiro espetacular, mostra agora competência como treinador, colocando, antecipadamente, o Fortaleza de novo na elite nacional.

PÁGINA

Há décadas cuidando de empresas com excelência! Fone/Fax (19) 3406.9920 Rua Gonçalves Dias, 601 - Americana - SP

ANUNCIE AQUI jujensen@vox90.com

19

99141.8118

O Seaac de Americana e Região fechou a Convenção Coletiva que beneficia os empregados de empresas de Comissários de Despachos, Agentes de Carga Aérea, Transitários, Operadores de Transporte Multimodal e Logística na Prestação de Serviços de Comércio Exterior. A data-base destas categorias é 1º de julho e os salários serão reajustados em 3,70%. Os pisos salariais ficaram em R$ 1.115,81 para office-boy, faxineiro e copeiro e R$ 1.402,02 para as demais funções. Outras cláusulas determinam vale-refeição de R$ 26,96 por dia trabalhado, vale-alimentação de R$ 265,54 mensais (independente do vale-refeição), reembolso creche de R$ 165,92 por mês para filhos até seis anos e 11 meses de idade, 10% do piso salarial para empregados que tenham filhos especiais, estabilidade à gestante da concepção até 5 meses após o parto e obrigatoriedade das homologações no Sindicato. “O Brasil vive uma grande instabilidade econômica e social, com desemprego alto e redução dos

direitos protetivos ao trabalhador. Mesmo assim, conseguimos fechar uma Convenção Coletiva que garante reposição integral da inflação, com arredondamento para cima, manutenção das cláusulas sociais conquistadas no passado e ajustes que reduzem os malefícios da Reforma Trabalhista”. comentou a presidenta do Seaac de Americana e Região, Helena Ribeiro da Silva (foto).


JORNAL DA CIDADE JU JENSEN

AMERICANA (SP), SEXTA-FEIRA, 9 DE NOVEMBRO DE 2018

PÁGINA

11

REVIRAVOLTA

Omar muda o jogo e aprova IPTU JU JENSEN jujensen@vox90.com

O

prefeito de Americana, Omar Najar (MDB), mostrou mais uma vez que ele sabe jogar politicamente quando necessário. A fama de ser apenas empresário, sem jogo de cintura nos bastidores, foi derrubada de vez na sessão de ontem da Câmara Municipal. Depois de ter seu projeto de reajuste de 4% para o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) de 2019 rejeitado na semana passada, vítima de uma manobra política do seu ex-líder, Rafael Macris (PSDB), Omar, silenciosamente, nos últimos dias, traçou uma nova estratégia que deu certo ontem sem discussão e em poucos segundos de votação. O reajuste do PTU foi derrubado na semana passada quando Macris se absteve de votar, evitando empate por nove votos e o desempate do presidente Alfredo Ondas (MDB), que

Fernandes, Niuri e Barros ontem na sessão

seria a favor do prefeito. Para que o projeto fosse reapresentado, eram necessárias dez assinaturas dos 19 vereadores, fato conseguido. Com as assinaturas, o projeto foi protocolado ontem em regime de urgência e pas-

sou por 10 a 8. Esse placar a favor do prefeito foi conquistado com a troca de um vereador – Guilherme Tiosso (Pros), que votou contra semana passada, não apareceu na sessão de ontem e foi substituído por Geraldo

Fanalli (PRP), que votou a favor do reajuste. Também na sessão da rejeição, dia 1 de novembro, a vereadora Judith Batista (PDT) faltou e seu suplente, Leco (PDT), votou contra o prefeito. Ontem, Judith apareceu e garantiu mais um voto. Votaram contra estes vereadores: Giovana Fortunato (PC do B), Padre Sérgio (PT), Gualter Amado (PRB), Marschelo Meche (PSDB), Thiago Brochi (PSDB), Rafael Macris (PSDB), Vagner Malheiros (PDT) e Wellington Rezende (PRP). Com isso, caso o projeto seja referendado na sessão da próxima semana, os carnês do IPTU chegarão às casas, empresas e comércios, em janeiro, com aumento de 4%. Para “acompanhamento” da sessão de ontem, três secretários municipais marcaram presença na Câmara – Alex Niuri (Negócios Jurídicos), Juninho Barros (Governo) e Ricardo Fernandes (Fazenda).

FOTO: CLÁUDIO MARIANO/SB NOTÍCIAS

DECISÃO Carioba (foto) e Bocha do padre são as equipes finalistas do Mega Master 5.5, campeonato regional de futebol que reúne os jogadores mais experientes, organizado pela Secretaria Municipal de Esportes de Santa Bárbara d´Oeste. Só participam do torneio quem tem, pelo menos, 55 anos de idade. Nas semifinais, o Bocha, de Santa Bárbara, eliminou o Morada do Sol, enquanto o Carioba, de Americana, desclassificou o Bocha do Padre B. A decisão será neste sábado, dia 10 de novembro, às 15h30, no Centro Social Urbano de Santa Bárbara. Se houver empate no tempo normal, o título será decidido nos pênaltis.

SALÁRIOS

Têxteis e Sinditec em negociação Representantes dos sindicatos dos trabalhadores têxteis de Americana, Nova Odessa, Santa Bárbara D’Oeste, Sumaré e Sinditec (Sindicato Patronal) iniciaram as negociações da campanha salarial 2018/2019. No primeiro encontro ficou estabelecido, conforme já haviam tratativas, que a renovação da Convenção Coletiva será automática para as cláusulas de caráter social, com as negociações centralizando-se nas cláusulas econômicas. Devido ao feriado da próxima semana, aguardo do índice do INPC de outubro e necessidade da Comissão Salarial Patronal se reunir, a próxima rodada de negociações ficou marcada para o próximo dia 26. O presidente do Sindicato dos Trabalhadores Têxteis de Americana, Antonio Martins, avalia que a discussão somente das cláusulas econômicas é um avanço. “Temos uma Convenção Coletiva bem estruturada. Acredito que centralizando as negociações nos pontos econômicos poderemos avançar de forma mais rápida e objetiva. No ano passado, por exemplo, a Convenção foi fechada em janeiro, quase três meses após a data base, que é 1º de novembro”.


JORNAL DA CIDADE JU JENSEN

AMERICANA (SP), SEXTA-FEIRA, 9 DE NOVEMBRO DE 2018

12

meiros classificados do Velocity Tour que ainda não estão entre os Top 35 da classificação mundial.

CAVALEIROS

LUIZ Blanco (Iacanga, Brasil) se firmou depois de terminar em terceiro nas Finais do RVT, enquanto o quinto colocado Juan Carlos Contreras (Huichapan, México) também lhe rendeu um convite. No total, são 17 brasileiros na final mundial da 25th PBR: Unleash The Beast. OS DOIS principais dirigentes do Clube dos Cavaleiros de Americana, Beto Lahr (presidente) e Pé Meneghel (vice-presidente), dentro de algumas semanas começam a colocar no papel os planos para o Rodeio de 2019.

NESTE final de semana, em Las Vegas, nos Estados Unidos, acontece a final do Campeonato Mundial de Montarias em Touros. Os melhores peões do planeta estão lá brigando pelo cobiçado cinturão e por muito dinheiro. São 40 competidores que disputam desde a noite de anteontem na T-Mobile Arena. O mega-evento tem transmissão mundial e em português pelo RidePass. ENTRE os dez melhores colocados, sete são brasileiros e quatro deles estão nas primeiras colocações. A diferença entre Kaique Pacheco e José Vitor Leme é de apenas 1535 pontos. Mas o Brasil ainda tem duas

PÁGINA

ANO que vem, a Festa do Peão de Americana completa 33 anos de história. Os dirigentes do CCA querem surpreender, mais uma vez, mas ainda guardam alguns segredos do que pode virar atração em junho. Rodeio de Americana é o melhor do Brasil grandes forças com chances iguais e nas primeiras colocações. Claudio Montanha Junior e Luciano de Castro estão entre os competidores com excelente desempenho na temporada.

RAMON de Lima, quinto colocado atualmente, é outra grande força. Iron Cowboy de 2018, ele chegou a liderar o campeonato e vem focado na busca pelo título.

Além do Top35, juntam-se aos finalistas os cinco competidores da Real Time Pain Relief Velocity Tour – Francisco Garcia Torres (Salinas, México) conquistou o lu-

gar como o melhor internacional das finais da Velocity Tour. Paulo Lima (Bezerros, Brasil) e Michael Lane (Tazewell, Virgínia) garantiram um lugar como os dois pri-

CONFIRMANDO que o próximo Rodeio de Americana, considerado o melhor do Brasil, será realizado de 13 a 23 de junho de 2019, no recinto do km 120,5 da Via Anhanguera.


JORNAL DA CIDADE JU JENSEN

AMERICANA (SP), SEXTA-FEIRA, 9 DE NOVEMBRO DE 2018

REVIRADA

Zanaga recebe evento Neste fim de semana, sábado e domingo, a Secretaria de Cultura e Turismo, com apoio da Agemcamp e do Governo do Estado de São Paulo, realiza a Revirada Cultural Americana 2018 no bairro Antonio Zanaga, na Praça Lino Duzzi (Rapadão), das 10 às 22 horas. No primeiro dia do evento, amanhã, se apresentam a Orquestra Ukulelê com Shauan Bencks, a cantora Joyce Mattos, Garapa Fest, Alexandre Enzo, grupo Hip-hop Connection, banda de pagode Samba Americana e o cantor Rodrigo José (foto). No domingo, haverá apresentações da Banda Municipal “Monsenhor Nazareno Maggi”, Garapa Fest, Zé Adriano e Juliano, Janaína de Cassia e a Orquestra Sinfônica de Americana fará o encerramento do evento apresentando o projeto “Film’s & Games”. “Pela primeira vez, a Revirada Cultural será no Zanaga e quando fomos ao bairro, tivemos total apoio dos comerciantes e moradores. Estão realmente todos envolvidos. A proposta da Sectur é fazer grandes shows e levar pela primeira vez o projeto da Orquestra “Film’s &

Games” para um local aberto. Além dos artistas no palco, o evento terá praça de alimentação, feira do grupo Ameriart e recreação infantil. Aguardamos a presença de todos”, disse o secretário de Cultura e Turismo, Fernando Giuliani. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone da Sectur (19) 3408-4800.

P

13

ARQUITETURA &

DESIGN

Por Iara Kílaris www.arquitetoaquiles.com.br

Casa Real A mescla de estilos é uma forte característica do projeto arquitetônico da Casa Real, assinado pelo arquiteto Aquiles Nícolas Kílaris. Os proprietários desejavam uma residência neoclássica. O profissional atendeu este pedido e misturou a ele pitadas da arquitetura que valoriza as linhas curvas e formas orgânicas, sua especialidade. O imóvel foi construído em um terreno de 745,30 m² dentro de um condomínio fechado na cidade de

n

PÁGINA

ENCONTRADOS NAS MELHORES CASAS DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO

vendas@torinamadeiras.com.br Fone: 19 3468-2090

FONE: (19) 97106.0202

Campinas. A área total da residência é de 535,24 m². A fachada tem molduras em colunas de pé direito duplo que concebem imponência a entrada do imóvel. Ela foi construída para

uma família formada por um casal de empresários e dois filhos que adoram futebol. A residência é totalmente automatizada e inteligente, pois atende ao comando de voz.


JORNAL DA CIDADE JU JENSEN

AMERICANA (SP), SEXTA-FEIRA, 9 DE NOVEMBRO DE 2018

LEIA Acontece neste fim de semana a 2ª Flaam (Feira Literária e Artística de Americana), que tem como objetivo contribuir com a difusão da literatura nacional, como também o estímulo à leitura. A feira busca ainda promover a união de diversas linguagens artísticas e servir de espaço para divulgação de artistas independentes. A Flaam é organizada por Juliano Schiavo, Márcia Tomiyama e Isabela Oliveira. A segunda edição da feira vai ser realizada no Civi (Centro de Integração e Valorização do Idoso), que fica localizado à Rua Major Rehder, 650, no Centro de Americana, nos dias 10 e 11 de novembro. No sábado, das 18h às 21h30, e no domingo das 9h às 18h, com entrada franca. Durante a feira, serão recolhidas doações de materiais de limpeza a serem doadas para a AAANO (Associação Amigo dos Animais de Nova Odessa). Nesta semana foi divulgado o resultado do 2º Concurso Literário da Flaam, que teve mais de 190 textos inscritos. Todo material foi analisado por uma comissão julgadora, sem que os autores dos textos (poesias e contos) fossem identificados, recebendo pontuações de 0 a 10. A premiação dos alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio ocorrerá nos dias de realização da feira. A Biblioteca Municipal de Americana vai participar com trocas e doações de livros durante a feira. A programação completa compreende 178 atrações, envolvendo escritores, contadores de histórias, artistas visuais, músicos, atores, entre outras expressões artísticas.  Ela pode ser conferida no site oficial do evento: www.flaam.com.br. Até semana que vem!

Crislaine Fernandes é jornalista crislainetfernandes@gmail.com

PÁGINA

14

ÔNIBUS

Sou Americana atende no Terminal FOTO: MARÍLIA PIERRE

JU JENSEN jujensen@vox90.com

A

partir do dia 1 de dezembro, o transporte coletivo de Americana sofrerá mudanças – sai a Viação Princesa Tecelã e entra a Sancetur. A empresa “Sou Americana” já está atendendo aos usuários do transporte coletivo no segundo piso do Terminal Metropolitano, na Avenida Antonio Lobo, área central da cidade. O objetivo é esclarecer dúvidas sobre o serviço que será prestado, os benefícios oferecidos aos usuários e atender os interessados em fazer o cartão “SOU” para facilitar e agilizar o acesso ao transporte e à integração, segundo informações da empresa, que será a prestadora do serviço de transporte coletivo de Americana a partir de 1º de dezembro. O valor da passagem será de R$ 4,00, e R$ 3,90 para usuários que tiverem o cartão. Um novo cartão será necessário para que os usuários pos-

Terminal recebe milhares de usuários por dia

sam acessar o novo serviço. A primeira via do cartão é gratuita e será feita na hora. Para fazer o cartão vale-transporte, o usuário deve solicitar à empresa onde trabalha para acessar o site

www.souamericana.com.br e realizar o cadastro da mesma e de seus funcionários. Para obter o cartão escolar, os estudantes devem preencher o cadastro no site da “Sou Americana” e levar

os documentos CPF, RG e comprovante de endereço.    O atendimento no Terminal está sendo feito de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 19 horas, e aos sábados, das 8 às 17 horas.

TEMPOS ATRÁS Na próxima segunda-feira, dia 12 de novembro, Americana registra uma data muito importante – aniversário de 94 anos de sua emancipação política, ou seja, de sua libertação de Campinas e iniciando, lá em 1924, uma vida mais independente com poderes constituídos. Ou seja, tínhamos aqui apenas um distrito que, a partir de 12 de novembro de 1924, passou a ser o Município de Villa Americana. Esta data tão histórica só é lembrada por causa de um nome de rua na região central. Nada mais do que isso.


JORNAL DA CIDADE JU JENSEN

AMERICANA (SP), SEXTA-FEIRA, 9 DE NOVEMBRO DE 2018

PÁGINA

15

IBNA

Projeto social acontece neste sábado no bairro Cordenonsi MIRNA FERREZ mirnaimprensa@gmail.com

A

Igreja Batista Nova Aliança realiza neste sábado, dia 10, a terceira edição do “Impacto Social Cordenonsi”, evento que oferecerá vários serviços gratuitamente à comunidade, das 9 às 15 horas. A Igreja fica na rua Professor Ignácio Dias Leme, 57, bairro Cordenonsi, presidida pelo pastor Silmar Gonçalves Pereira. Entre os serviços progra-

mados estão: corte de cabelo básico, atendimento odontológico, orientação psicológica, maquiagem, manicure, atendimento de enfermagem, aferição de pressão e teste glicêmico, orientação nutricional, manutenção e limpeza de óculos, aconselhamento espiritual e orientação jurídica. Para as crianças brincarem haverá cama elástica. Segundo o líder do ministério de Missão Integral, Alan de Campos Asbahr, está confirmado também

atendimento pelo PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), com orientação de cadastro de currículos e divulgação das vagas de emprego. O PAT é um serviço da Unidade de Desenvolvimento Econômico, da Secretaria de Planejamento de Americana. No ano passado foram realizados 326 atendimentos, com 60 voluntários atuando para bem atender a comunidade. Mais informações com Alan Asbahr, pelo telefone (19) 97415-7256. Valdir e sua equipe iniciarem um projeto de recuperação moral do clube.

APESAR de não ter nenhum brasileiro no grid e a temporada ter apontado o campeão mundial (Lewis Hamilton), a Fórmula 1 vai lotar, de hoje a domingo, para treinos e corrida, o velho Autódromo de Interlagos. O BRASILEIRO, não adianta, é apaixonado por esta categoria por ter se emocionado, por muitos anos, com Emerson Fittipaldi (foto), Nelson Piquet, Ayrton Senna, Rubens Barrichello e Felipe Massa. INGRESSOS caríssimos, acomodações mais ou menos e banheiros químicos fazem parte do cenário de Interlagos. Porém, o apaixonado por Fórmula 1 não quer nem saber e enfrenta o batidão.

NÃO sei se é apenas impressão minha, mas aquela animação de alguns meses atrás, com a ajuda de Thiago Bernardi e Sandro Hiroshi, deu uma bela esfriada. O Rio Branco precisa muito deles. O PALMEIRAS está mesmo com as duas mãos na taça de campeão brasileiro deste ano. Além de ter 5 pontos a mais do que o segundo colocado, os seis últimos adversários são meio limitados – Atlético-MG, Fluminense, Paraná, América, Vasco e Vitória.

NÃO é apenas o Rio Branco que se

Pastor Silmar Gonçalves Pereira

encontra nesta draga desgraçada. Também o União Barbarense, ano que vem, terá que jogar a 4.a Divisão da Federação Paulista de Futebol. ATÉ domingo, nas duas belas quadras de saibro do Iate Clube de Americana, dezenas de jogos do 4.o Open de Raquetinha, organizado pelos tubarões da modalidade – Paulinho Campos, Bibi Cam-

FECHANDO as de hoje: depois de duas semanas, o prefeito Omar Najar não indicou ainda um novo secretário de Esportes, após a demissão de Osvaldo Klein Neto, o Foco, por briga política. Ricardo Hetzl continua mandando no pedaço. jujensen@vox90.com

O MANDATO do atual presidente do Rio Branco, Valdir Ribeiro da Silva, só termina em dezembro de 2019. Ele tem mais 13 meses e meio à frente do Tigre, clube de 105 anos de vida. COMO o Rio Branco terá mesmo que disputar a última divisão do Estado, em 2019, fica a chance para

INDICADOR PROFISSIONAL

Av. Brasil, 2000 Americana (SP) @colegiopolitec (19) 3406-7273 Serviços de contabilidade em geral

Rua Fonte da Saudade, 960 Fone: (19) 3471-0610 Jardim São Paulo - Americana (SP)

pana e Felipe Jensen de Campos.

Rua Gonçalves Dias, 1.013 Fone: 3461-1445 e fax: 3462-5755 www.andreettacontabil.com.br

QUER ANUNCIAR SUA EMPRESA? LIGUE

99141.8118


JORNAL DA CIDADE JU JENSEN

AMERICANA (SP), SEXTA-FEIRA, 9 DE NOVEMBRO DE 2018

PÁGINA

16

BRASILEIRÃO´2018

Palmeiras com uma mão na taça do Nacional JU JENSEN jujensen@vox90.com

Sábado – 10 de Novembro 17h – Corinthians x São Paulo 17h – América x Paraná 19h – Botafogo x Flamengo 19h – Atlético-PR x Cruzeiro

O

Palmeiras, que já está com uma mão na taça de campeão brasileiro de 2018, pode ficar ainda mais perto do título se vencer o Atlético_MG, domingo, em Belo Horizonte, pela 33.a rodada da competição nacional. Dono de uma sequência de vitórias, o time do técnico Luiz Felipe Scolari tem cinco pontos a mais do que o segundo colocado. Mesmo assim, restam mais seis rodadas e cada equipe pode somar até 18 pontos. Existe ainda muita briga por vagas na Libertadores, Sulamericana e tentativa de fuga da queda. Estariam hoje na Libertadores: Palmeiras, Internacional, Flamengo, São Paulo, Grêmio e Atlético-MG, enquanto na Copa Sulamericana teriam vagas Santos, Cruzeiro, Atlético-PR, Fluminense, Bahia e Corinthians. Os quatro últimos, que hoje estariam rebaixados à segunda divisão, são Vitória, América-MG, Chapecoense e Paraná.

CLASSIFICAÇÃO Palmeiras Internacional Flamengo São Paulo Grêmio Atlético-MG Santos Cruzeiro Atlético-PR Fluminense Bahia Corinthians Vasco Botafogo Ceará Sport Vitória América Chapecoense Paraná

Domingo – 11 de Novembro 17h – Atlético-MG x Palmeiras 17h – Vitória x Bahia 17h – Grêmio x Vasco 17h – Ceará x Internacional 19h – Fluminense x Sport 2ª feira – 12 de Novembro 20h – Santos x Chapecoense

Deyverson, do Palmeiras

VIDA

66 61 60 57 55 46 46 46 43 40 40 39 38 38 37 36 34 34 34 18

QUE OS BONIDSAVENTOS

PROGRAMA

VERDE

LEVEM V

NOVA

A TODO LUGAR.

1 1º P L A N T I O D E Á RVO R E S

Vida Verde no mês de atenção ao prematuro: celebrando a vida! VENHA CELEBRAR A VIDA DO SEU BEBÊ CONTRIBUINDO PARA UM FUTURO SUSTENTÁVEL PARA ELE E PARA O PLANETA: VAMOS JUNTOS SOLTAR 300 BALÕES BIODEGRADÁVEIS COM SEMENTES QUE CAIRÃO E GERMINARÃO EM ALGUM LOCAL DA NATUREZA. NESTA AÇÃO TAMBÉM SERÁ COMEMORADO O MÊS DA PREMATURIDADE, QUE AUMENTA SIGNIFICATIVAMENTE A CADA ANO.

HORA

DATA

10 9h

A partir das

novembro

PARQUE VÓ PALMIRA • Oficina do Cata-Vento • Oficina de plantio de mudas de tempero • Pintura de rosto Rua São Teodoro, 200 • Jd. Nossa Senhora do Carmo • Americana

CUIDAR DE VOCÊ. ESSE É O PLANO.

PARCERIA SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE DE AMERICANA

INFORMAÇÕES 19. 3471.4250

Jornal da Cidade - Edição 1174  
Jornal da Cidade - Edição 1174  
Advertisement