Jornal

Page 1


Saque Calamidade do FGTS está disponível para atingidos pelas chuvas

Chaiane Koerich: a primeira-dama que une elegância e determinação

Mulheres inscritas no CAD Único têm acesso a absorventes gratuitos

Jovem com câncer metastático continua com campanha para tratamento

Desfile, palestras e eventos marcam programação de aniversário de Gaspar

Aprovado o pedido de audi ê ncia pública no Sert ã o Verde Inscrições abertas para o próximo

Sem empresa responsável pelo serviço, cinco servidores da prefeitura fazem a roçada na cidade. Parques, ruas e demais espaços públicos estão tomados pelo mato, a exemplo da área de lazer do Parque Náutico (foto). Enquanto empresa não é contratada, vereadores, servidores e pessoas da comunidade também fazem ‘roçagem voluntária’.

PÁGINA
PÁGINA
PÁGINA
PÁGINA 5
PÁGINA
PÁGINA 11

Jornal Cruzeiro do Vale

Gaspar, 7 de março de 2025

Expediente

Diretor

Gilberto Schmitt (Registro 1557 - MTB/SC)

Editora

Indianara Schmitt de Freitas

Chefe de Redação Geraldo Genovez redacao@cruzeirodovale.com.br

Financeiro

Ana Lúcia S. Schmitt financeiro@cruzeirodovale.com.br

Comercial

Cristina A. Schramm

Gilberto Schmitt

Indianara Schmitt de Freitas anuncios@cruzeirodovale.com.br

Periodicidade

Semanal

Circulação

Sexta-feira

Tiragem

4.200 exemplares

Impressão

Gráfica Rio Sul

(47) 3332-9060

(47) 99933-8373

Rodovia Jorge Lacerda, 6483, bairro Poço Grande Gaspar/SC

/cruzeirodovale

/cruzeirodovale

@cruzeirodovale

CNPJ: 27.217.563/0001-92

Fundado em 1º/06/1990 por Gilberto Schmitt e Nivaldo Tomazzia

Editorial

No Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, é fundamental refletirmos sobre os avanços conquistados ao longo dos anos, mas também sobre os desafios persistentes na busca por igualdade de gênero. Este dia não é apenas uma comemoração, mas um momento para destacar as lutas diárias das mulheres ao redor do mundo, seja no âmbito profissional, social ou político. Embora muitos pro-

Artigo

gressos, como a crescente presença feminina em cargos de liderança e a ampliação do acesso à educação, ainda enfrentamos desigualdades gritantes, como a disparidade salarial, a violência doméstica e a falta de representação em muitas esferas de poder. O Dia Internacional da Mulher nos convida a reafirmar o compromisso com a transformação dessas realidades. Além disso, é importante lembrar que

Podcasts podem ajudar no processo educacional?

Por Elisiany Leite Lopes de Souza, educadora e escritora

O podcast pode ser um forte aliado na educação de diversas formas. Inicialmente, ele proporciona um método de aprendizado acessível e adaptável, possibilitando que os ouvintes absorvam o conteúdo em qualquer local e a qualquer instante. Isso é particularmente benéfico para aqueles que possuem uma rotina intensa e têm pouco tempo para estudar, como jovens e adultos que trabalham e estudam simultaneamente.

Ademais, os podcasts têm a capacidade de tratar de uma variedade de assuntos, que vão desde ciência e história até competências práticas e crescimento pessoal, tornando o processo de aprendizagem mais variado e interessante. Aqui

Sexta-feira - 07/03

Sol com muitas nuvens durante o dia. Chuva a qualquer hora.

Terça-feira - 11/03

Sol com nuvens durante o dia. Períodos nublado, com chuva a qualquer hora.

podemos mencionar os contos infantis clássicos ou contemporâneos. Outro exemplo é ouvir a narração da história do Brasil e do mundo, que funcionam como um complemento ou revisão para os alunos que farão o Enem. A narrativa cativante e as conversas descontraídas podem simplificar o entendimento de conceitos complexos. Os podcasts ainda são um excelente meio para pro -

A narrativa cativante e as conversas descontraídas podem simplificar o entendimento de conceitos complexos

Sábado - 08/03

Sol com nuvens durante o dia. Períodos nublado, com pouca chuva.

Quarta-feira - 12/03

Sol com nuvens durante o dia. Períodos nublado, com chuva a qualquer hora.

as questões que afetam as mulheres não são homogêneas. Mulheres negras, indígenas, trans e de outras minorias enfrentam obstáculos ainda maiores, exacerbados por preconceitos estruturais que se somam à opressão de gênero. O reconhecimento dessas diversidades e a luta por direitos igualitários para todas as mulheres são essenciais para a construção de uma sociedade verdadeiramente justa.

mover a inclusão, servindo como uma alternativa para aqueles que enfrentam dificuldades de leitura ou que têm preferência por um aprendizado auditivo. Além disso, eles podem incentivar o pensamento crítico e a discussão, uma vez que muitos trazem diversos pontos de vista e convidam os ouvintes a refletirem sobre o conteúdo apresentado. A partir dessa experiência, os alunos podem elaborar

Domingo - 09/03

Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos nublado, com chuva a qualquer hora.

Quinta-feira - 13/03

Sol e aumeto de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde.

resumos e fichamentos das partes que mais os impactaram ou das palavras que chamaram sua atenção. Em síntese, os podcasts se revelam como uma ferramenta versátil, capaz de enriquecer a experiência educacional de maneira divertida e acessível. No meu caso, em sala de aula, faço uso frequente de podcasts que contam histórias infantis, as quais podem impactar positivamente as crianças. Essas narrativas estimulam a imaginação, promovem o amor pela leitura e contribuem para o desenvolvimento da linguagem. Além disso, escutar histórias pode aprimorar a concentração e a capacidade de escuta dos pequenos. É uma maneira lúdica e educativa de aprender!

Segunda-feira - 10/03

Sol com chuva de manhã e diminuição das nuvens à tarde.

Sexta-feira - 14/03

Sol e aumeto de nuvens de manhã. Pancadas de chuva à tarde.

Falecimentos

04/03 - Adenir de Souza

Faleceu às 7h30 de terça-feira, 4 de março, no Hospital Marieta Konder Bornhausen, em Itajaí, aos 63 anos, Adenir Aníbal de Souza, morador do bairro São Vicente, em Itajaí. Deixa seis filhos e quatro netos. O sepultamento foi quarta-feira, dia 5, no Cemitério Municipal de Ilhota.

04/03 - João dos Santos

Faleceu às 16h40 de terça-feira, 4 de março, na Unidade de Pronto Atendimento de Cordeiros em Itajaí, aos 75 anos, João dos Santos. Deixa viúva Maria de Lourdes Farias, sete filhos, 15 netos e seis bisnetos. O sepultamento fois quarta-feira, dia 5, no Cemitério Municipal de Ilhota

03/03 - João Cunhaque

Faleceu às 13h40 de segunda-feira, 3 de março, no Hospital de Gaspar, aos 72 anos, João Cunhaque, morador do bairro Margem Esquerda. Deixa cinco filhos, cinco netos e uma bisneta. O sepultamento foi terça-feira, dia 4, no Cemitério Braço do Baú, em Ilhota.

03/03 - Maria Seibel

Faleceu às 4h08 de segunda-feira, 3 de março, em sua residência no bairro Margem Esquerda, aos 86 anos, Maria de Lourdes Seibel. Deixa seis filhos, sete netos e um bisne -

to. O sepultamento foi terça-feira, dia 4, no Cemitério Municipal de Gaspar.

02/03 - Ricardo Louis

Faleceu às 18h de domingo, 2 de março, vítima de afogamento, aos 15 anos, Ricardo Louis. Deixa familiares. O sepultamento foi segunda-feira, 3 de março, no Cemitério Municipal de Gaspar.

02/03 - Ivanir dos Santos

Faleceu às 21h36 de domingo, 2 de março, em sua residência no bairro Barracão, aos 68 anos, Ivanir Terezinha dos Santos. Deixa três filhos, dez netos e um bisneto. O sepultamento foi segunda-feira, dia 3, no Cemitério Municipal do Barracão.

02/03 - Maria Cunhaque

Faleceu às 5h de domingo, 2 de março, em sua residência no bairro Margem Esquerda, aos 74 anos, Maria Valéria Cunhaque. Deixa viúvo João Cunhaque, cinco filhos, cinco netos e um bisneta. O sepultamento foi domingo, dia 2, no Cemitério Braço do Baú, em Ilhota.

01/03 - Amélio Bordin

Faleceu às 21h10 de sábado, 1 de março, em sua residência no bairro Coloninha, aos 94 anos, Amélio Bordin. Deixa quatro filhos, oito netos e um bisneto. O sepultamento foi domingo, dia 2, no Cemitério Municipal de Gaspar.

01/03 - Jeferson Wirth

Faleceu às 9h50 de sábado, 1 de março, em sua residência no bairro Centro, em Ilhota, aos 41 anos, Jeferson Geraldo Wirth. Deixa viúva Adriana da Rocha Wirth e um filho. O sepultamento foi domingo, dia 2, no Cemitério Municipal de Ilhota.

28/02 - Pedro Adão

Faleceu às 21h30 de sexta-feira, 28 de fevereiro, em sua residência, no bairro Minas, em Ilhota, aos 59 anos, Pedro Adão. Deixa familiares. O sepultamento foi sábado, dia 1, no Cemitério Municipal de Ilhota.

26/02 - Maria Águida Costa

Faleceu às 4h15 de quarta-feira, 26 de fevereiro, no Hospital de Gaspar, aos 98 anos, Maria Águida Costa, moradora do bairro Gasparinho. Deixa cinco filhos, 15 netos, bisnetos, trinetos e tataranetos. O sepultamento foi quarta-feira, dia 26, no Cemitério Municipal de Bocaina do Sul.

25/02 - Haroldo Peterson

Faleceu às 17h40 de terça-feira, 25 de fevereiro, no Hospital Santa Isabel, aos 71 anos, Haroldo Peterson, morador do bairro Fortaleza, em Blumenau. Deixa três filhos e uma neta. O sepultamento foi realizado quarta-feira, dia 26, no Cemitério Municipal de Gaspar.

Horóscopo

Áries (21 de março a 20 de abril)

Mire em seus objetivos mais ousados e busque o apoio dos colegas para realizar seus projetos. Você poderá fazer parcerias e acordos muito vantajosos.

Touro (21 de abril a 20 de maio)

Quanto mais se dedicar, maior a chance de aumentar seus ganhos. Que tal pesquisar cursos, livros e sites que possam contribuir com seu lado profissional?

Gêmeos (21 de maio a 20 de junho)

Se você anda insatisfeito em algum setor, esta é a hora de levantar, sacudir a poeira e dar a volta por cima. Pense em seus objetivos mais ambiciosos e vá à luta.

Câncer (21 de junho a 22 de julho)

O apoio de parentes pode fazer toda diferença para você em uma questão ou decisão importante. Procure observar as atitudes de colegas mais experientes.

Leão (23 de julho a 22 de agosto)

O trabalho está entre as suas prioridades e sua dedicação pode garantir mais estabilidade ou abrir portas para uma mudança que deverá trazer muita realização.

Virgem (23 de agosto a 22 de setembro)

O céu indica uma fase bastante favorável para suas finanças. Você vai se preocupar mais com o dinheiro e em buscar uma vida melhor.

Libra (23 de setembro a 22 de outubro)

Em vez de medir forças com os colegas, que tal somarem forças pelos objetivos em comum? Batalhe pelo seu progresso e invista nos estudos.

Escorpião (23 de outubro a 21 de novembro)

Os astros incentivam você a olhar para o futuro e plantar as sementes para colher amanhã. Pense em coisas que você sabe fazer e que podem render dinheiro.

Sagitário (22 de novembro a 21 de dezembro)

Esta é uma fase de boas oportunidades, por isso, fique ligada em tudo que acontece à sua volta para agarrar as chances que surgirem, especialmente no trabalho.

Capricórnio (22 de dezembro a 20 de janeiro)

Boa fase para refletir sobre as suas finanças. Procure colocar no papel tudo que você ganha e gasta. Isso pode ajudá-la a ver onde pode cortar gastos.

Aquário (21 de janeiro a 18 de fevereiro)

Concentre-se em seus objetivos, mas sem alimentar falsas expectativas. Sonhar é bom, mas foque no que realmente pode concretizar.

Peixes (19 de fevereiro a 20 de março)

Evite acreditar em tudo que os outros vão dizer, pois nem todos vão merecer a sua confiança. Se alguém disser algo para provocar, não caia na armadilha.

Jornal Cruzeiro do Vale

Lâmpadas queimadas

Desde dezembro, duas lâmpadas de iluminação pública na Rodovia Jorge Lacerda, bem frente ao Jornal Cruzeiro do Vale, estão queimadas. Deixei passar o tempo pelo motivo de fim de governo e governo novo. Estamos em março e nada. Na quinta-feira de manhã

fui pessoalmente ao setor de Iluminação Pública da prefeitura. A atendente não me deu muita esperança. Deu a atender que possuem apenas uma caminhonete para fazer reparos. A situação é a mesma em outros pontos da Jorge Lacerda e também em outras ruas.

O vereador Dionísio Bertoldi (PT) está dando de relho em alguns vereadores. Tudo sobre a discussão dos plantões de fim de anos (férias) nos CDIs. A maioria dos vereadores do lado do prefeito são contra. Esse assunto vai dar ainda pano para manga. É hora da prefeitura se manifestar.

O Sindicato dos Servidores Públicos de Gaspar já se reuniu com o prefeito de Gaspar, Paulo Koerich, para tratar sobre o aumento salarial dos servidores. Koerich ouviu atentamente e prometeu se reunir na próxima semana para alinhar a solicitação. Tomara que cheguem num acordo, já que não temos mais a figueira da praça para fazer greves.

Proprietário de uma residência na rua Jose Eberarth, no bairro Coloninha, em Gaspar, está indignado. No ano passado, o Samae fez um reparo na rede de água e retirou os paralelepípedos da rua, colocando em cima da calçada. Já se passaram meses e nada de repor o calçamento. O morador já reclamou várias, mas não foi ouvido. Me ligou pedindo para colocar uma nota no Chumbo. Fui ao local, verifiquei a denúncia e tirei fotos. Realmente, é um descaso. Principalmente porqueinterrompe a passagem dos pedestres, que não podem andar na calçada. Acorda, Samae.

FOTOS:

Sem empresa para roçagem, mato ainda toma conta de Gaspar

O prefeito Paulo Koerich herdou uma cidade sem empresa responsável pela roçagem (herança maldita). E, pouco mais de dois meses depois do início do novo governo, Gaspar ainda não tem uma empresa responsável por este serviço e nem uma licitação lançada para contratá-la. Com as altas temperatu-

Roçagem

voluntária

ras, o mato cresce sem parar. Equipes próprias da prefeitura, com servidores da Secretaria de Obras, estão fazendo o trabalho de roçagem. Porém, a demanda é muito grande e a turma é pequena. Algumas ruas, praças, parques e demais espaços públicos ainda nem conseguiram ‘ouvir’ o barulho da roçadeira. E, de forma

Vereadores e servidores públicos estão tentando dar um jeito na situação e atuando na ‘roçagem voluntária’. Inclusive, o prefeito

O que diz a prefeitura

A prefeitura de Gaspar, através da sua assessoria de imprensa, informou que está com dificuldades orçamentárias para contratações em todas as áreas e que, no caso da roçada, possui apenas um roçador e quatro servidores da Diretoria de Manutenção e Limpeza Urbana. Disse ainda que servidores e pessoas da comu-

paralela, locais que já foram roçados já estão precisando de manutenção novamente. Um servidor da prefeitura informou que cerca de cinco pessoas do Obras trabalham na roçada do município. Eles começam as cinco da manhã e param por volta das 11h, quando o calorão já está de matar.

Paulo Koerich faz parte desse grupo. Funciona assim: eles metem a cara e, com roçadeiras, fazem o que podem para tentar deixar Gaspar sem mato.

nidade estão atuando de forma voluntária em alguns pontos da cidade, com equipamentos próprios; e que são priorizados pontos como rotatórias, áreas de lazer, calçadas e margens de vias.

Em relação à licitação, a contratação de uma empresa terceirizada está em tramitação no Departamento de Compras, segundo a prefeitura.

Área de lazer

A área de lazer que fica no futuro Parque Náutico, em frente ao Ginásio João dos Santos, ainda não ouviu a roçadeira. Lá, o mato está quase do tamanho das crianças que vão brincar. E aquele espaço é super movimentado. Principalmente aos finais de semana, quando muitos pais levam os pequenos. Segundo a prefeitura, a roçada no Parque Náutico está no cronograma da próxima semana.

Fotos feitas na quinta-feira, dia 6, mostram calçadas tomadas pelo mato
FOTOS: GILBERTO SCHMITT / CRUZEIRO DO VALE

CORRIDA CONTRA O TEMPO

Saiba como ajudar Kauan Felaço, jovem de Gaspar com câncer agressivo e metastático

Há diversas maneiras de colaborar, como com doações espontâneas via PIX e vaquinha virtual, além de compra de rifa

Kauan Felaço da Conceição, de 21 anos, é exemplo de foco, força e fé! O jovem gasparense luta contra um câncer agressivo e metastático. Além de lidar com todas as dores que sente por conta da doença, ele ainda enfrenta o medo de não conseguir dar continuidade ao seu tratamento por questões financeiras. Isso significa que, se ele não arrecadar valor suficiente para a compra da próxima dose, suas chances de sobreviver diminuem drásticamente.

Nesse sentido, a família de Kauan está vendendo uma rida com 36 prêmios para dar continuidade ao tratamento do rapaz.

A rifa pode ser adquirida diretamente com a mãe dele, Roseli, através do telefone e WhatsApp (47) 99208-7214. O número custa

R$5 e, ao todo, estão a venda 500 folhas com 40 números cada.

Vale lembrar que o remédio imunoterápico que Kauan necessita, o Pembrolizumabe, não é fornecido pelo SUS. O tratamento de

saúde exige a aplicação desse medicamento, que custa R$44 mil, a cada 21 dias. O valor é muito além do que seus pais têm condições. Essa luta passou a ser abraçada por toda Gaspar. Que tal ajudar?

Formas de ajudar

Doação pela vakinha virtual (www.vakinha.com.br/5318715); doação espontânea via PIX (041.644.949-21); comprar a rifa (através do telefone e WhatsApp (47) 99208-7214). Orações também são muito bem-vindas!

Mulheres inscritas no CAD Único têm acesso a absorventes pelo programa Farmácia Popular

Você sabia que meninas e mulheres inscritas no CAD Único podem ter acesso a absorventes gratuitos em Gaspar? A distribuição é feita nas farmácias cadastradas no programa Farmácia Popular, do Governo Federal. De acordo com a Secretaria, Gaspar possui 17 farmácias com selo

do programa Farmácia Popular. Para ter acesso ao benefício, é preciso emitir uma declaração de inscrição no CAD Único meninas e mulheres com

idade entre 10 e 49 anos têm direito a 40 absorventes higiênicos a cada dois meses.

A declaração pode ser obtida pelo aplicativo de celular ‘Meu SUS’, no botão ‘Dignidade menstrual’, utilizando a conta pessoal do gov.br. Para pessoas com dificuldades de acesso ao aplicativo, os CRAS disponibilizam atendimento para emitir a declaração. Menores de idade devem estar acompanhados de responsáveis para solicitar o item.

SC aumenta em mais de 140% a realização de cirurgias bariátricas pelo SUS

Um dos focos da Secretaria de Estado da Saúde (SES) é proporcionar qualidade de vida às pessoas que sofrem com obesidade em Santa Catarina. Além da linha de cuidado e acompanhamento ao paciente, a SES tem atuado na ampliação da rede hospitalar e na oferta de serviços. Com isso, foi possível aumentar em 143% o número de cirurgias bariátricas no ano de 2024, em comparação a 2022. Atualmente, há nove hospitais que fazem parte da Linha de Cuidado de Atenção à Saúde de Pessoas com Sobrepeso e Obesidade com cobertura em todo o estado. As unidades atendem os

pacientes com indicação para cirurgias bariátricas pelo sistema público de saúde catarinense.

A obesidade é um dos maiores problemas de saúde pública. Em alusão ao Dia Mundial da Obesidade, lembrado neste 4 de março, a SES alerta para a conscientização desta doença crônica não transmissível, que afeta pessoas de todas as idades e tende a piorar com o passar dos anos, caso o paciente não seja submetido a um tratamento adequado e contínuo.

A condição reduz a qualidade de vida e pode gerar diabetes, doenças cardiovasculares, problemas nas

articulações, depressão e alguns tipos de câncer.

Na rede hospitalar, foram feitas 834 cirurgias bariátricas em 2024, um número muito superior ao ano de 2022, com 343 procedimentos. O número de hospitais também saltou de seis (2022) para nove (2024), atendendo os pacientes de todas as regiões.

A instituição que mais realizou bariátrica foi o Hospital Dom Joaquim. Integrado à rede em abril de 2024, até dezembro fez 281 procedimentos. Na sequência o Hospital Santo Antônio (155) e o Hospital Regional Hans Dieter Schmidt (150).

DIVULGAÇÃO
DIVULGAÇÃO

Polícia Militar registra queda nos acidentes e mortes durante o Carnaval 2025 em SC

Balanço da PMSC mostra que a redução de óbitos em relação ao ano passado é de 62,5% nas rodovias estaduais

Nesta semana, o Comando de Polícia Militar Rodoviária (CPMRv) divulgou os números finais da Operação Alegria 2025. Realizada entre as 8h da última sexta-feira, 28 de fevereiro; e as 8h desta quarta-feira, 5 de março, a operação teve como foco a fiscalização das rodovias estaduais, com ações preventivas e educativas para garantir a segurança nas estradas.

O total de sinistros registrados foi de 93, uma redução de 18,42% em relação aos 114 ocorridos na operação do ano anterior. Destes, 53 envolveram vítimas e 40 não apresen-

taram feridos. Ao todo, 159 veículos estiveram envolvidos, número inferior ao de 2024, quando 199 veículos foram contabilizados. O número de feridos também caiu, passando de 86 para 76. Infelizmente, três vidas foram perdidas durante a operação, um número ainda alto, mas que representa uma queda significativa em comparação com o ano anterior, quando oito pessoas morreram nas rodovias estaduais. A redução de óbitos foi de 62,5%, o que demonstra uma evolução positiva no trabalho de prevenção e fiscalização realizado pela

Polícia Militar Rodoviária.

A operação priorizou fiscalizações relacionadas a diversas infrações de trânsito, com destaque para o excesso de velocidade, ultrapassagens proibidas, embriaguez ao volante, o uso de telefone celular e o descumprimento das normas de circulação. Entre as infrações mais comuns, a não utilização do cinto de segurança chamou atenção, com 820 condutores autuados, e a recusa ao teste do etilômetro, que gerou 398 autuações.

O comandante do CPMRv, coronel Marcus Vinicius dos Santos, desta-

ca a importância das ações preventivas e da mudança de comportamento dos motoristas para a redução de acidentes e mortes. “Sabemos que 95% dos sinistros de trânsito ocorrem por culpa exclusiva do condutor. Portanto, a mudança de comportamento das pessoas é fundamental para que vidas sejam salvas. Aliado a esse fator, também é perceptível que as inúmeras ações preventivas da Polícia Militar Rodoviária, por todas as regiões do Estado, bem como os esforços diários na fiscalização de trânsito têm surtido efeito positivo”.

SC recebe 25 novas viaturas para reforço no policiamento rodoviário e ações humanitárias

Santa Catarina acaba de receber um importante reforço para a segurança viária e atendimento a emergências.

O Governo do Estado vem investindo pesado na renovação e modernização da frota para garantir melhores condições ao

trabalho policial e maior proteção à população catarinense. Entre as aquisições mais recentes estão 25 novas viaturas caminhonetes entregues pelo governador Jorginho Mello ao comando da Polícia Militar Rodoviária (PMRV). Os veícu -

los 4×4 estão equipados com guincho, snorkel para transitar em áreas alagadas e capota de fibra para transporte de materiais, que serão empregadas no Policiamento de Trânsito Rodoviário.

O investimento de R$ 7,3

milhões nas novas viaturas da PMRV garantirá a patrulha eficiente dos mais de 4,8 mil quilômetros de rodovias estaduais, além de ampliar a capacidade operacional das equipes em situações de emergência.

As viaturas também atuarão no

atendimento e socorro durante eventos climáticos extremos, como os registrados recentemente em Florianópolis, quando fortes chuvas impactaram principalmente a SC-401, a rodovia mais movimentada do estado.

Adolescente que morreu afogado em Gaspar era haitiano e nadava com os irmãos

O adolescente de 15 anos que morreu afogado em um ribeirão no bairro Gaspar Grande, em Gaspar, era de origem haitiana e estava no local nadando com outro dois irmãos. As informações são do relatório do Corpo de Bombeiros Militar.

O afogamento aconteceu por volta das 15h30 deste domingo, dia 2 de março. Junto

do adolescente estavam seu irmão, de 14 anos; e sua irmã, de 16. Os dois meninos se afogaram e populares conseguiram salvar apenas o mais novo.

Os bombeiros de Gaspar foram acionados e entraram no ribeirão assim que chegaram ao local. Porém, não foi possível localizar o adolescente. Uma equipe de mergulhadores

de Blumenau foi acionada e, após 10 minutos de buscas, localizou o corpo em uma profundidade de cerca de três metros. A Polícia Civil, Polícia Militar e IGP foram acionados. Os bombeiros e os policiais militares foram até a casa da mãe do adolescente informar sobre o afogamento e prestar apoio emocional.

DIVULGAÇÃO
DIVULGAÇÃO

Poder de polícia para guardas municipais divide opiniões dos deputados em SC

Durante sessão na Assembleia Legislativa, deputados como Napoleão Bernardes e Ivan Naatz tiveram opiniões distintas

A decisão do Supremo Tribunal Federal de reconhecer unanimemente o poder das guardas municipais de fazer policiamento preventivo e comunitário, assim como prisões em flagrante, dividiu opiniões entre os deputados de Santa Catarina. Em sessão na

Assembleia Legislativa na quarta-feira, dia 5 de março, o deputado Napoleão Bernardes (PSD) elogiou a decisão do STF e afirmou que a Corte acabou reconhecendo o que na prática já acontecia. “Passam a ter uma ação integrada e cooperada com outras forças,

respeitando as capacidades específicas de cada uma”, argumentou o ex-prefeito de Blumenau, acrescentando que os municípios sempre tiveram um papel proativo nas questões de segurança.

O deputado informou o protocolo de uma Proposta

de Emenda à Constituição

Estadual (PEC) para regulamentar a decisão do Supremo, que tem repercussão geral.

O deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB) discordou do colega: “Com todo respeito ao deputado Napoleão, sou contra esta ideia. É

função da Polícia Militar fazer o policiamento, é função constitucional do estado”. Ivan Naatz (PL), por outro lado, propôs investimentos em tecnologia: “Este parlamento fez uma missão internacional no ano passado à Ásia. Sabe o que tem lá? Tecnologia,

câmeras de monitoramento, identificação facial, em Seul são 200 mil câmeras. Nós não temos sistema integrado de segurança, é importante o material humano, mas precisamos acompanhar tecnologia, IA, monitoramento e leis que funcionem”.

Proposta final da prefeitura para reajuste dos servidores de Gaspar será na segunda

Na próxima segunda-feira, dia 10 de março, a prefeitura de Gaspar vai apresentar sua proposta final para o reajuste salarial dos servidores municipais. A reunião com o Sintraspug está marcada para o período da manhã e às 17h30 vai acontecer uma assembleia com os servidores para deliberar sobre a proposta encaminhada pelo Executivo.

Na metade de fevereiro, o Sintraspug protocolou na prefeitura um ofício com as reivindicações dos servidores. Entre as principais demandas estavam a reposição integral do INPC com aumento real e reajuste do Auxílio Alimentação. Além disso, o sindicato pediu o cumprimento dos pisos salariais do magistério, agentes comunitários e agentes de comenta às endemias. Pediu também melhores condições de trabalho e demandas específicas para diversas categorias. Nesta quinta-feira, dia 6, o prefeito Paulo Koerich e integrantes do Comitê Gestor se reuniram com representantes do Sintraspug para discutir as contrapropostas do município. Na reunião da próxima segunda-feira, o grupo vai chegar em uma proposta final, que será levada à assembleia.

Chaiane Koerich: a primeira-dama que une elegância e determinação

Formada em Direito e Gastronomia, sempre teve contato com questões sociais

Neste sábado, 8 de março, é celebrado o Dia Internacional da Mulher. Esta data é significativa e serve para homenagear todas aquelas que lutam, conquistam, inspiram e fazem a diferença. Um exemplo de mulher que faz jus aos adjetivos citados é Chaiane Mara Brechbuler Koerich, uma gasparense de coração. Ela é mulher, profissional, mãe, esposa e, agora,

primeira-dama de Gaspar. Mais do que isso, é a representação da mulher que se dedica a múltiplos papéis na sociedade, sempre com equilíbrio, determinação e muita elegância.

Natural de União da Vitória, no Paraná, Chaiane tem 45 anos de idade e carrega uma bagagem de experiências que refletem na sua atuação como primeira-dama. Formada em

Direito e Gastronomia, engajada em ações sociais e conhecida pela honestidade, possui uma visão ampla da vida e de suas responsabilidades. Não é à toa que seus passos e sua postura inspiram muitas outras mulheres.

Primeira-dama com ‘D’ maiúsculo

Para Chaiane, ser primeira-dama de Gaspar não se restringe apenas ao nome que carrega por

Mulheres que a inspiram: mãe e avó

Questionada sobre suas inspirações, Chaiane demonstra gratidão pela criação que teve. “As mulheres que mais admiro são: minha avó, Mônica (in memorian) e minha mãe, Marli. Elas são fonte de inspiração diária na minha vida. Com elas, aprendi valores que levarei sempre comigo”.

A primeira-dama também enaltece um feito histórico em Gaspar, que

ser esposa do prefeito. Ela tem se envolvido em diversas ações na área social e está sempre em busca de ajudar diretamente no bem-estar e qualidade de vida da população. “Sempre tive contato com questões sociais, ainda que de forma discreta. Acredito que o voluntariado engrandece a vida das pessoas. Já na área política, meu primeiro contato foi nesta eleição”.

reconhece e a posta na força e na capacidade das mulheres. “Temos pela primeira vez cinco mulheres comandando importantes secretarias municipais. É um avanço significativo, que mostra que somos fortes e prontas para liderar importantes projetos e ações. Por isso, carrego o pensamento de que o lugar da mulher é onde ela quiser”.

“O Dia Internacional da Mulher representa a garra e a força das mulheres. Suas lutas diárias e, sobretudo, suas conquistas. Por isso, mulheres, acreditem em vocês mesmas e nunca tenham medo de buscar os seus objetivos. Juntas, somos mais fortes. Tenham em mente que é possível conquistar grandes realizações, independentemente de qualquer barreira”.

FOTOS: DIVULGAÇÃO
Primeira-dama ao lado do marido, o prefeito Paulo Koerich

Saque Calamidade está disponível para atingidos pelas chuvas

Valor máximo para saque é de R$6.220; solicitação pode ser feita até 8 de maio

As famílias atingidas pelas chuvas de janeiro já podem sacar o FGTS. A Caixa Econômica Federal liberou na última sexta-feira, dia 28 de fevereiro, o Saque Calamidade. Para obter o benefício, é necessário acessar o aplicativo FGTS disponível para Android e iOS. No menu Saque 100% Digital, as pessoas que tiverem

o benefício liberado deverão escolher a opção ‘Saque Calamidade’. O saque deve ser feito até o dia 8 de maio. A liberação ocorre conforme o cadastro enviado pela Defesa Civil de Gaspar, com os endereços atingidos. Têm direito ao saque os trabalhadores residentes nesses endereços, que possuírem saldo no FGTS e não

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Gaspar ganhou um novo micro-ônibus para transportar alunos. O veículo, zero quilômetro, totalmente adaptado e que pode

tiverem feito saques num intervalo mínimo de 12 meses. Cada pessoa pode sacar até R$6.220,00, se houver saldo. Ao fazer a solicitação, o trabalhador pode indicar a conta que receberá os créditos. Em caso de dúvidas, os moradores podem entrar em contato com a Defesa Civil pelo telefone 3091-2020.

O micro-ônibus tem três lugares para transporte de cadeirantes. “O micro-ônibus que temos tem apenas dois lugares. Como temos três alunos que usam cadeiras de rodas na região veículo poderá fazer o transporte de todos juntos”, comemorou o presidente da entidade, Clarindo Fantoni. De acordo com o empresário, a Apae de Gaspar atende atualmente a cerca ir às unidades de saúde, pois aqui recebem atendimento médico, psiquiatra, neurologista, entre outros”, acrescentou.

O micro-ônibus foi adquirido por meio de emenda

ECOLOGIA INTEGRAL

Lançada a Campanha da Fraternidade 2025

Objetivo é sensibilizar fiéis sobre a importância de conservar a natureza

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) deu início à Campanha da Fraternidade 2025 (CF 2025) nesta Quartafeira de Cinzas, 5 de março. O tema deste ano é “Fraternidade e Ecologia Integral”, com o lema bíblico “Deus viu que tudo era muito bom”, retirado de Gênesis 1, 31. Inspirada pela Carta Encíclica Laudato Si’ do Papa Francisco, que em 2025 completará 10 anos, a campanha reflete também sobre o Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis, os 10 anos da Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM) e a realização da COP 30 na Amazônia, em Belém (PA). A escolha do tema visa a promoção de uma conversão integral em tempos de crise socioambiental, chamando a atenção para o grito

dos pobres e da Terra.

A Campanha da Fraternidade, que acontece anualmente desde 1964, é uma tradição da Igreja Católica no Brasil, celebrando o Tempo da Quaresma. A campanha se caracteriza por atitudes de oração, jejum e caridade, culminando com a Coleta da Solidariedade no Domingo de Ramos, que neste ano ocorrerá nos dias 12 e 13

de abril. Os recursos arrecadados durante a coleta são destinados a projetos sociais em todo o país.

O objetivo da CF 2025 é sensibilizar os fiéis sobre a importância da ecologia integral, promovendo a conscientização sobre a crise socioambiental e incentivando ações concretas de solidariedade e responsabilidade com o meio ambiente.

Governador se reúne com cerca de 600 líderes religiosos em Santa Catarina

Em um encontro inédito na história catarinense! O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, recebeu na quarta-feira, 5 de março, pastores de todos os ministérios das igrejas evangélicas do estado. O evento ocorreu na área externa da residência oficial, a Casa d’Agronômica, reunindo cerca de 600 líderes religiosos, além de autoridades civis e políticas. O governador dirigiu-se aos presentes, acompanhado por vereadores, prefeitos, deputados estaduais e federais evangélicos. Em seu discurso, expressou gratidão pelo apoio e

destacou a importância da fé na condução de sua gestão. “Sabemos que governar é uma missão desafiadora, que exige sabedoria, coragem e compromisso com o que é certo. A presença e as orações dos senhores aqui hoje fortalecem nossa caminhada”, declarou Jorginho Mello.

O encontro, organizado em quatro momentos, começou com a recepção e acolhida dos pastores, seguida por uma oração pedindo pelo governador e pelo estado de Santa Catarina. Em um ato simbólico e de fé, os pastores uniram-se em círculo ao redor da residência oficial.

O evento foi organizado por Alexandre da Silva, coordenador do Governo do Estado para temas relacionados com as igrejas evangélicas.

O secretário da Casa Civil, Kennedy Nunes, destacou o caráter espiritual do evento e a necessidade de união entre governo e igreja para promover valores cristãos na sociedade. “Esta não é apenas uma reunião, mas um dia profético. O Espírito Santo está presente neste lugar, blindando a vida do nosso governador e de todas as autoridades aqui reunidas”, afirmou.

Inscrições abertas para o próximo casamento comunitário de Gaspar

Desde terça-feira, 4 de março, estão abertas as inscrições para mais um Casamento Comunitário em Gaspar. Trata-se de uma excelente oportunidade para casais que desejam regularizar sua união de forma simples e acessível. As inscrições seguem até o dia 30 de abril e podem ser realizadas

na Secretaria Paroquial. A secretaria atende de segunda a sextafeira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Aos sábados, o atendimento ocorre das 8h às 11h. Para mais informações ou em caso de dúvidas, os interessados podem entrar em contato via WhatsApp (47) 997290492.

DIVULGAÇÃO
DIVULGAÇÃO

OBRAS

Aprovado o pedido de audiência pública para esclarecimentos no Sertão Verde

Requerimento é de autoria da vereadora Elisete Antunes (PL) e foi aprovado por unanimidade na sessão desta semana

Prevenir enchentes, principalmente em locais críticos, como na comunidade Sertão Verde. Este foi o intuito de um grupo de vereadores ao solicitar Audiência Pública para esclarecimentos sobre a constru ç ão de uma comporta com bomba na comunidade Sertão Verde, localidade de Gaspar com extrema vulnerabilidade a inunda ç ões e deslizamentos. O requerimento nº

56/2025, de autoria da vereadora Elisete Antunes (PL) e assinado também pelos vereadores do PL: Alexsandro Burnier, Alyne Karla Serafim Nicoletti, Carlos Eduardo Schmidt, Sandra Mara Hostins; além de Giovano Borges (PSD) e Thímoti Thiago Deschamps (UNIÃO), entrou na Ordem do Dia da 5º sessão ordinária do ano e foi aprovado por todos os vereadores presentes.

No documento, os parlamentares convocam representantes da Defesa Civil e de departamentos específicos da Prefeitura como Obras, Planejamento e Meio Ambiente para que sejam esclarecidos os impactos ambientais do empreendimento, prazos e benefícios da obra para a comunidade local.

Segundo a vereadora Elisete Amorim Antunes (PL), autora do reque -

Ação da Diretoria de Bem-Estar Animal vacina mais de cem cães em Gaspar

A Secretaria de Agricultura e Aquicultura, junto da Diretoria de Bem-Estar Animal, promoveu a vacina çã o de 118 cães alojados abrigos da cidade. Foram doadas 180 doses do imunizante para aplicação no município, por vo-

jeto Cadeia para Maus-tratos. Cada animal abrigado recebeu uma carteirinha de vacinação personalizada. De acordo com a diretoria, as doses remanescentes serão aplicadas na próxima semana nos animais que

imunizados. A vacina antirrábica é feita em dose única, uma vez ao ano e é a melhor foram de prevenção contra o vírus da raiva tanto para animais, como para humanos. A doença em animais é considerada letal para a maioria

rimento, a obra é de grande relevância para os moradores da região, especialmente pela localiza ç ão da comunidade, que está em área que sofre com alagamentos e deslizamentos de terra nos períodos de chuva intensa. “É preciso esclarecer que somos todos a favor da constru ç ão dessa comporta, desde que feita dentro dos critérios corretos, por isso pedimos uma análise detalhada antes

Prefeitura

da execu ç ão, que inclui seguran ç a e efici ê ncia do projeto”, explica.

O vereador Giovano Borges (PSD) sugeriu que a audi ê ncia p ú blica seja feita na localidade, já que o objetivo é aproximar a participa ç ão de moradores da comunidade. J á o parlamentar Roni Muller (MDB) corroborou o requerimento, citando a importância da inclusão do Servi ç o Autônomo Municipal de Água e

Esgoto (SAMAE) para contribuir com o estudo técnico na aquisi ç ão do sistema de bombeamento de água.

A audi ê ncia p ú blica é um espa ç o democrático de debate, aberto às demandas e sugestões da popula ç ão, com foco na transpar ê ncia das a ç ões do poder p ú blico e que busca construir um diálogo com todos os envolvidos no processo. O evento ainda não tem data definida.

de Gaspar oferece palestra sobre manipulação de alimentos

No dia 27 de março, a Vigil â ncia Sanitá ria de Gaspar vai promover uma palestra sobre Manipula ç ã o de Alimentos, à s 8h, no Auditório das Vigil â ncias em Saúde da Policl í nica Dr. Valmor Beduschi. O objetivo é garantir que os profissionais que têm contato direto com a produ çã o, processamento, elabora çã o, embalagem, armazenamento, transporte, distribui çã o e venda possam realizar o trabalho de forma rigorosa, assegurando a higiene e o controle dos alimentos.

O Secretá rio de Saúde, Arnaldo Gon çalves Munhoz Junior, destaca que a utiliza ç ã o de uma metodologia rigorosa garante que os alimentos n ã o ofere çam perigo à saúde. “Todas as pessoas que trabalham com alimentos precisam realizar esse curso, até para obter a carteira de saúde, item necess ário para os profissionais do setor de alimenta çã o. É importante ter esse cuidado e consciência para o bem-estar e a saúde dos consumidores”.

VASOS DE PORCELANATO

Tamanho 65x31: R$125,00 polido

Tamanho 65x31: R$105 não polido

Tamanho 55x30: R$75,00 polido

Tamanho 47x25: R$55,00 polido

Tamanho 47x25: R$45,00 não polido

Tamanho 28x28: R$25,00 não polido

Tamanho 34x25: R$30,00 não polido

Cores: preto, cinza claro, cinza escuro, marrom e caramelo.

DIVULGAÇÃO

Desfile, palestras e eventos marcam programação de aniversário de Gaspar

Primeiro evento ocorre nesta sexta-feira, 7 de março, com a permissão de construção de uma nova unidade de saúde

O mês de março promete ser especial em Gaspar! Em comemoração aos 91 anos de emancipação político-administrativa, celebrados no dia 18 de março, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Renda e Turismo preparou uma programação com eventos especiais para a população.

Entre as atrações mais aguardadas estão: o desfile histórico comemorativo, que será realizado na rua Coronel Aristiliano Ramos, no Centro de Gaspar, a partir das 8h30 (18 de março); a palestra com o escritor Guilherme Karsten na Escola Norma Monica Sabel (dia 19); a palestra com a pesquisadora Leda Maria Baptista na Igreja Matriz (dia 20); e o Jubileu de Ouro da Biblioteca Pública Municipal Dom Daniel Hostin (dia 27).

Mais atrações

Nesta sexta-feira, 7 de março, às 10h, será assinada a Ordem de Serviço para a construção de uma nova unidade de saúde no bairro Coloninha. O evento acontece no auditório da

Prefeitura, marcando o compromisso da cidade com o bem-estar da comunidade.

No sábado, 8 de março, das 8h às 16h, a Praça Getúlio Vargas será palco de um evento especial em homenagem às mulheres.

Organizado pela Secretaria de Assistência Social, o dia contará com orientações sobre como acessar os serviços da secretaria; atendimento do IPTU para emissão de segunda via; informações sobre saúde da mulher, entre outros. No mesmo dia, ocorre o Sábado Especial da CDL de Gaspar, com várias atrações.

Fique por dentro Entre os dias 11 e 13 de março, a Biblioteca Pública Municipal Dom Daniel Hostin vai apresentar sessões de contação de histórias às 8h30 e 14h, encantando crianças e adultos. Além disso, no dia 11, às 8h, a Unidade de Saúde Gaspar Alto recebe um gabinete odontológico novinho, reforçando o cuidado com a saúde bucal.

Na próxima quinta-feira,

dia 13, às 14h, na Escola de Educação Básica Dolores Krauss está marcada para ocorrer a assinatura do Termo de Cooperação para a instalação da Casa do Basquete, incentivando a prática esportiva. Já na sexta-feira, 14, escritores locais se encontram na Biblioteca Pública para uma roda de conversa às 15h, compartilhando histórias e inspirações.

No próximo sábado, 15 de março, o Ginásio João dos Santos será palco do Programa Agitação e da Copa de Voleibol, a partir das 14h. Uma excelente oportunidade para reunir a família e apoiar o esporte local.

No dia 17, às 19h, a Câmara de Vereadores realiza uma Sessão Solene em homenagem ao aniversário da cidade e para coroar as celebrações, no dia 18, Gaspar realiza o Desfile Histórico Comemorativo, a partir das 8h30, na Rua Coronel Aristiliano Ramos. Um momento para reviver memórias e prestigiar a rica história da cidade.

GUILHERME SPENGLER

SC tem a menor proporção de jovens que nem estudam ou trabalham no Brasil

Em Santa Catarina, a parcela de jovens entre 14 e 24 anos de idade que não estudam e estão fora da força de trabalho ou estão desocupados é de 10,6%. Esse resultado posiciona o estado como o menor índice de “nemnem” do país. O resultado é significativamente menor que a média nacional, de 17,3%, sinalizando uma boa estratégia de inclusão de jovens no mercado de trabalho de SC.

Os dados sobre os “nem-nem” em Santa Catarina são inéditos e foram gerados pela Diretoria de Políticas Públicas da Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan). Para tanto, foram feitos cruza-

É

mentos e análises pormenorizadas dos resultados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua). O estudo tem como base os dados divulgados pelo IBGE em fevereiro de 2025.

A expressão “nemnem” refere-se à denominação inglesa NEET: Not in Education, Employment, or Training. Em tradução literal, significa que a pessoa “não estuda, não trabalha e não está em formação”. A expressão caracteriza os jovens que por algum motivo se encontram fora do mercado de trabalho e fora do sistema educacional. Cabe ressaltar que a

qualificação e inserção dos jovens no mercado de trabalho é uma preocupação que atravessa as esferas estaduais, nacionais e internacionais. Uma alta proporção de população “nem-nem” pode significar que a juventude não está se qualificando para trabalhos futuros e também não está adquirindo experiência de trabalho no presente. Isso pode comprometer a inserção do jovem no mercado de trabalho, principalmente em relação a postos que requerem mais qualificação e, consequentemente, oferecem melhor remuneração.

Atenção internacional Dados da Organização

DE PENSAR NA SUA EMPRESA

Internacional do Trabalho (OIT) revelam que, globalmente, 20,4% dos jovens não estudam, não trabalham e não estão em programas de qualificação profissional. Na América Latina, esse percentual, apesar de alto, apresentou leve queda entre 2019 e 2023, passando de 21,3% para 19,6%. Quando estratificados, os dados da OIT revelam que dois de cada três jovens “nem-nem” são mulheres. No Brasil, de acordo com os dados da PNAD Contínua, o percentual de “nem-nem” registrou queda de 18,3% para 17,3% entre o quarto trimestre de 2022 e o quarto trimestre de 2024. Já em relação

aos dados estratificados, Santa Catarina segue a tendência internacional.

O estado apresenta 63,5% de mulheres que não estudam e nem trabalham e 36,5% de homens na mesma situação, entre a juventude “nem-nem” pesquisada.

Panorama catarinense

A análise demográfica dos dados revela que 65,3% da população “nem-nem” se identifica como branca. Já 33,8% se identifica como preta ou parda e 0,88% como indígena. Esses índices têm estreita relação com o número populacional do estado com idade entre 14 e 29 anos.

Entre o quarto trimes-

O Trabalho de Conclusão do Curso (TCC) do aluno Lucas Martendal, do curso de Engenharia de Software, do Centro de Educação Superior do Alto Vale do Itajaí (Ceavi), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), aprovado – com nota máxima – foi o de desenvolver um aplicativo para o aprendizado de sinais estáticos da Língua Brasileira de Sinais (Libras), construindo e aplicando modelos de inteligência artificial.

A aplicação proposta, denominada Self Libras, permite aos usuários praticar sinais em tempo real, utilizando dispositivos comuns, como smartphones e computadores com câmeras, com uma interface web responsiva. O aplicativo, inclusive, está disponível no link: www.self -libras.vercel.app/ Validado

Um protótipo do projeto foi testado na turma do curso de Libras, do Departamento Municipal de Cultura de Ibirama, na Associação

tre de 2022 e o quarto trimestre de 2024, Santa Catarina registrou pequeno aumento no percentual de jovens “nem-nem” entre 14 e 24 anos. Ou seja, o índice cresceu de 10,2% para 10,6%. Esse desempenho é o melhor alcançado no território nacional, seguido pelo Distrito Federal (10,7%) e pelo Rio Grande do Sul (11,6%). “A geração de micro dados como os relacionados aos jovens no mercado de trabalho em Santa Catarina é essencial para traduzir a realidade socioeconômica local”, declara o Gerente de Avaliação e Monitoramento de Políticas Públicas da Seplan, Pietro Aruto.

Hansahoehe, o que auxiliou na otimização dos modelos de Inteligência Artificial e do aplicativo web. Após a concepção do produto final, foram realizados os testes finais com 69 usuários de diferentes contextos, que utilizaram o aplicativo livremente e responderam à um questionário que validou a experiência com o aplicativo. De acordo com Lucas “os resultados comprovaram, com significância estatística, a contribuição da solução para o aprendizado de Libras, apresentando altos índices de satisfação, usabilidade e eficácia educacional”.

Ele diz ainda que Self Libras se destaca “por sua inovação na construção, treinamento e aplicação dos modelos de inteligência artificial, utilizando tecnologia e engenharia para otimizar o aprendizado e promover interação e engajamento com o idioma, gerando impacto positivo na inclusão social e educacional”.

CLASSIFICADOS

ALUGO apartamento no bairro Sete de Setembro, com dois quartos, sala, banheiro, cozinha, lavanderia, sacada com churrasqueira, interfone, vaga garagem coberta, interfone, portão eletrônico (prédio novo). Restrição: animais. Inf.: (47) 99612-4264.

ALUGO casa com

dois quartos, sala, cozinha, banheiro, área de serviço, garagem. Para casal sem filhos. Não aceito animais. Localizada na rua Norma Mônica Sabel, Margem Esquerda, em Gaspar. Valor: R$1.500,00. Inf.: (47) 99954-4472.

ALUGO apartamento mobiliado, livre de enchente, próximo ao Centro de Gaspar, para rapazes sem crianças e pet. Inf.: (47) 996681674.

ALUGO casa com dois quartos, sala, cozinha, banheiro, área de serviço, garagem. Para casal sem filhos. Não aceito animais. Localizada na rua Norma Mônica Sabel, Margem Esquerda, em Gaspar. Valor: R$1.500,00. Inf.: (47)

Barracão ou Bateias. Inf.: 99164-5599.

VENDO duas casas. Uma de alvenaria no bairro Bela Vista por R$130 mil. E outra mista de dois pisos no bairro Alto Gasparinho também por R$130 mil. Aceito propostas. Direto com o proprietário. Inf.: (47) 99159-1072.

99954-4472.

VENDO casa na rua Artur Poffo, em Gaspar. Troco por casa no

VENDO terreno na rua Frei Solano (um quilômetro do Centro de Gaspar), medindo 675 m2(15x45), pronto para construir. Valor: R$400 mil. Inf.: (47) 99159-1072.

IMOVEL - ALUGO
IMOVEL - VENDO
Jornal Cruzeiro do Vale
Gaspar, 7 de março

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.