Jornal Clarim Araxá

Page 1

FUNDADO EM 1996 ANO 17 NÚMERO 823 ARAXÁ, 15 DE JUNHO DE 2012

Restauração da matriz em fase de acabamento

Pré-candidatura de Barbosão é irreversível O pré-candidato a prefeito do Partido dos Trabalhadores (PT), Toninho Barbosão, afirma em entrevista ao Clarim que não abrirá mão desta pretensão. Ele informa que o candidato a vice-prefeito na sua chapa deve estar definido antes da convenção partidária marcada para o próximo dia 28. Barbosão diz que no decorrer desse processo eleitoral houve um momento em que uma composição entre o PT e o Democratas (DEM) estava praticamente

acertada em Araxá, mas ocorreu uma interferência externa em direção contrária. Segundo ele, a convenção do partido será tranquila e consensuada, sem a necessidade de decidir qualquer questão no voto. Barbosão afirma que o lançamento de chapa pura pelo PT está descartado e só ocorrerá se não houver outra alternativa, o que ele acha improvável diante das várias opções já apresentadas, inclusive de composição com o DEM.

Raridades contam história no Barreiro

807

PREFEITURA DISPONIBILIZA ÁREA PARA A MBAC FERTILIZANTES

CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA A POLIO COMEÇA NESTE SÁBADO 804

808

CÂMARA INICIA A CONSTRUÇÃO DOS GABINETES PARA NOVOS VEREADORES 809

BOMBEIRO MILITAR É EXECUTADO COM QUATRO TIROS 806

812 e 13

AUTOR É PRESO DEPOIS DE MATAR HOMEM A FACADAS 806

TREZE PESSOAS SÃO PRESAS EM FESTA POR ENVOLVIMENTO COM DROGAS 806


02

CLARIM

ARAXÁ, 15 DE JUNHO DE 2012

8EDITORIAL

Reta final

O

momento político não foge à regra, ainda não há nada fechado em relação às pré-candidaturas majoritárias (prefeito e vice) que disputarão o pleito em 7 de outubro próximo. E para cada pedra mexida nesse tabuleiro, há uma contrapartida. Por isso, a partir das especulações, as possibilidades de composição partidária vão se fechando à medida que são testadas junto à opinião pública, seja diretamente através de pesquisa ou no corpo a corpo. O que mais cola, é o mais provável de realmente ser consolidado, embora existam candidaturas que não levam quase nada em consideração, a não ser a vontade própria. As convenções partidárias podem ser realizadas até o próximo dia 30 e começam a acontecer, sendo que as mais importantes giram em torno dos atuais três pré-candidatos a prefeito, Toninho Barbosão (PT), Jeová Moreira da Costa (PDT) e Aracely de Paula (PR). Pelo menos até esta semana, os três já se postavam como irredutíveis na pretensão de ser candidato a prefeito. Se o quadro se fechar assim, com três candidaturas, a disputa deve começar bastante equilibrada. Mesmo com três candidatos como em 2008, desta vez, teria tudo para não ser polarizada desde o início em Não é à-toa que cima de apenas dois diante do fechadeles. Além da campanha mento dessa de cada um, o que deve provável aliança pesar muito é o desgasque na verdade te, nem tanto para Jeová que já está no gira em torno do alvo dos adversários ex-governador políticos desde o início Aécio, começa a do seu mandato, como também para Toninho se fortalecer Barbosão que vem susoutra conjuntura tentando a sua postuantes consideralação desde 2010. A noda quase improvidade seria em torno da candidatura do chavável, a da união mado chapão que se de Toninho viabiliza com a união Barbosão e de três lideranças políticas bem conhecidas Jeová. da população, a de Aracely como o précandidato, a do ex-prefeito Antônio Leonardo Lemos Oliveira (PP) e a do deputado estadual Bosco (PTdoB). Além do apoio de forças estaduais e nacionais, como as do senador Aécio Neves (PSDB) e dos deputados federais João Bittar, Marcos Montes e Aelton Freitas. Não é à-toa que diante do fechamento dessa provável aliança que na verdade gira em torno do ex-governador Aécio, começa a se fortalecer outra conjuntura antes considerada quase improvável, a da união de Toninho Barbosão e Jeová. Eles têm afinidades partidárias, estando no PT e PDT, assim como outras que também podem promover essa unidade para fazer frente a outra aliança que se desenha nesse fechamento. O quadro é incerto e pelo visto só estará mesmo definido a partir das devidas convenções partidárias que já estão sendo marcadas pelos partidos, mesmo que todos já digam que vão levar até o fim a candidatura a prefeito.

CLARIM

Clarim é uma publicação da Machado e Kikuchi Comunicação Integrada CNPJ: 00.798.200/0001-31 - Inscrição Estadual: Isenta Rua Lázaro Ribeiro da Silva, 61 - São Cristóvão - Araxá/MG Telefax: (34) 3662-3798 - clarim@terra.com.br Jornalista Responsável Ana Paula Machado Kikuchi - DRT/MG 4753 Diretores Sérgio Yashushi Kikuchi e Ana Paula Machado Kikuchi O artigo assinado não reflete a opinião do jornal e é de exclusiva responsabilidade de quem o assina.

8ANA PAUL A MACHADO DEBATES - Os dois fór uns comunitários que serão realizados pela Câmara Municipal na tarde da próxima segunda-feira, 18, vão discutir a implantação do projeto Cidade Tecnológica de Araxá e a última viagem ao exterior feita com este objetivo pelo secretário de Assuntos Jurídicos, André Sampaio, e o assessor municipal Especial, Alex Ribeiro Gomes, como representantes da prefeitura que custeou as despesas. A expectativa é a de que a Casa do Povo esteja lotada, principalmente por jovens estudantes da unidade local do CefetMG que até criaram uma comunidade no Facebook sobre o projeto. Cerca de R$ 2,4 milhões estão sendo destinados pelo Executivo para essa finalidade através de projeto de lei enviado à Câmara desde 27 de março passado. Para os vereadores, não há informações suficientes sobre o projeto que lhes deem confiança para votá-lo, como quem vai gerir esses recursos. Tudo deve ser esclarecido nos fór uns, quando mais uma vez deve ser dito (o que não consta no projeto) que os recursos serão geridos pela Fundação Cefet Minas e, a maior par te destes, são para a restauração/ refor ma do Hotel Colombo que já foi desapropriado pela prefeitura por R$ 3 milhões. O local deve ser adaptado para funcionar como um hotel/escola, sendo também a sede administrativa da Cidade Tecnológica. NEWS LETTER O deputado federal Aracely de Paula (PR) informa pelo seu canal de comunicação online News Letter , que visitou o senador Aécio Neves (PSDB) acompanhado da cúpula nacional e estadual do seu partido. De acordo com a notícia, foram tratados diversos assuntos do interesse de Araxá e do Estado de Minas . O futuro político do senador também foi abordado no encontro, assim como a previsão da sucessão no Estado e ainda nos municípios com a realização do pleito eleitoral deste ano. O senador mostrou-se bastante otimista e reiterou o seu compromisso com a cidade, suas lideranças e seu futuro , infor ma. O deputado Aracely também esteve com o presidente do PSDB de Minas Gerais, deputado Marcos Pestana, além dos deputados federais João Bittar, Aelton Freitas e Rodrigo de Castro que apoiam a sua pré-candidatura a prefeito. DE CIMA PRA BAIXO É verdade que se dependesse do gover nador Antonio Anastasia (PSDB), ele apoiaria politicamente a reeleição do

prefeito Jeová Moreira da Costa (PDT). Mas acontece que quem dá as cartas mesmo em todo esse processo político em relação ao PSDB mineiro é o exgover nador tucano, senador Aécio Neves, pré-candidato a presidente da República em 2014. Portanto, a vereadora Edna Castro (PSDB) que preside o partido em Araxá e já se postava como pré-candidata a prefeita em franco namoro com Jeová, não terá influência direta nesse fechamento. Até porque, o PSDB não se fortaleceu no processo político local diante do racha entre os seus dois representantes na Câmara, ela e o vereador Marco Antônio Rios. O grupo em tor no do ex-governador Aécio tem como pré-candidato a prefeito de Araxá, o deputado federal Aracely de Paula (PR), que tem tudo para escolher um candidato a vice-prefeito do PP, partido do ex-prefeito Antônio Leonardo Lemos Oliveira que neste pleito cor rerá ao seu lado, inclusive há rumores de que seria o coordenador da sua campanha à prefeitura. Se for assim, os nomes mais cotados dentro do PP local são dos vereado res Lídia Jordão (PP) e do

presidente Carlos Roberto Rosa (PP). FORTE LIGAÇÃO Na entrevista concedida ao Clarim nesta edição pelo précandidato a prefeito do PT, Toninho Barbosão, ele conta que estava praticamente fechado ter um candidato a vice-prefeito do DEM, quando houve a interferência do deputado federal João Bittar (DEM) que, em telefonema ao presidente do par tido em Araxá, vereador Mateus Vaz de Resende, posicionou-se contrário ao acordo previsto. Tanto que Bittar é um dos grandes incentivadores da pré-candidatura do deputado federal Aracely de Paula (PR) a prefeito, obviamente porque se ele for eleito deixa livre a disputa do eleitorado araxaense por uma cadeira no Congresso Nacional em 2014. Não só para Bittar, como para outros concorrentes de fora que ele já teve que enfrentar na disputa pela cadeira que mantém há seis mandatos consecutivos como deputado majoritário de Araxá, a exemplo de Carlos Melles, Marcos Montes e Aelton Freitas.

EMPREGO EM ALTA Cidades do interior do Estado se destacam na oferta de vagas de trabalho em Minas Gerais, dentre elas, Araxá. Os dados foram divulgados pelo jornal Estado de Minas (EM), edição de terça-feira, 12, em matéria intitulada São pequenas, mas fortes no emprego . De acordo com os dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em 44 cidades mineiras, ao todo o emprego formal cresceu acima da média de 4,9% do Estado. Dessa lista, 33 municípios (75%) têm menos do que 100 mil habitantes, inclusive Araxá. A boa notícia para esses municípios é que eles conseguiram manter um ritmo de geração de vagas surpreendente, diante do desempenho fraco da economia brasileira neste ano e que tem levado o governo federal a adotar medidas para reanimar a atividade produtiva , cita a matéria. Dentre os municípios campeões que registraram as maiores taxas de crescimento do emprego formal em 12 meses frente a abril de 2011, Araxá é o 17º com um saldo de vagas em abril passado de 1.738, equivalente a um aumento de 7,84%.


CLARIM

ARAXÁ, 15 DE JUNHO DE 2012

03

Pré-candidatura de Barbosão é irreversível

O pré-candidato a prefeito do Partido dos Trabalhadores (PT), Toninho Barbosão, afir ma em entrevista ao Clarim que não abrirá mão desta pretensão. Ele infor ma que o candidato a vice-prefeito na sua chapa deve estar definido antes da convenção par tidária marcada para o próximo dia 28. Barbosão diz que no decorrer desse processo eleitoral houve um momento em que uma composição entre o PT e o Democratas (DEM) estava praticamente acertada em Araxá, mas ocorreu uma interferência externa em direção contrária. Segundo ele, a convenção do partido será tranquila e consensuada, sem a necessidade de decidir qualquer questão no voto. Barbosão afir ma que o lançamento de chapa pura pelo PT está descartado e só ocorrerá se não houver outra alter nativa, o que ele acha improvável diante das várias opções já apresentadas, inclusive de composição com o DEM. Apresentação O pré-candidato a prefeito do PT é engenheiro eletrônico de formação, mestrando pela Universidade de Campinas (Unicamp), administrador de empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/ SP) e MBA em Gestão Comercial pela FGV/RJ. Barbosão é vice-presidente regional da Associação Mineira de Supermercados, diretor do Sindicato do Comércio Varejista de Araxá e um dos membros do Grupo de Desenvolvimento de Ações Estratégicas (GDAE), além de diretor executivo da rede regional Barbosão Extra Supermercados. Vocação política Parte da política está no sangue da gente, todo ser humano é um ser político por natureza. E a gente entende que não pode viver à margem do processo político como cidadão, tendo a opção de participar dele. Eu optei por participar, porque entendi que os políticos não estão fazendo a sua parte da forma como os cidadãos gostariam que fosse feita. Então, como cidadão indignado, membro da população, eu me senti na obrigação de participar no sentido de não parecer no futuro para os meus filhos que eu fui omisso a essa situação , afirma. Ele acrescenta que não vê hoje a política e os políticos com bons olhos, porque acredita que a prioridade deles realmente não é a população. Não a representam como deveriam e, então, me senti na obrigação de par ticipar do processo para que a gente possa tentar reverter isto , alega. Experiência pública Barbosão foi secretário municipal de Indústria e Comércio nos dois primeiros anos de gestão do ex-prefeito Olavo Dr ummond (PSDB), quando acumulou a Secretaria Municipal de Turismo e, depois de um tempo, também a de Agricultura. Eu permaneci lá por volta de dois anos, não fiquei o governo todo porque não concordei com a for ma como estava sendo tocado. Eu fui um dos coordenadores da campanha do pre-

feito na ocasião e fui inclusive o relator do programa de governo e, senti durante a gestão, que não estava havendo uma fidelidade em relação ao programa traçado. Então, eu tentei inter namente mudar essa situação, fazer com que as coisas se alinhassem, entrassem novamente no eixo que tínhamos programado. Eu não consegui, porque estava sozinho nessa luta. Então, resolvi sair da administração porque não concordava com ela , informa. O retorno Após par ticipar da administração municipal, Barbosão explica que resolveu dedicar-se integralmente às empresas que compõem a rede Barbosão Extra Super mercados. E graças a Deus, o negócio deslanchou, houve um crescimento que superou as nossas expectativas , afir ma. Ele acrescenta que houve um chamamento do Partido dos Trabalhadores para ser candidato a prefeito em 2008, do qual nunca se desfiliou. Os militantes entenderam que precisavam de um nome para o PT voltar a competir, a crescer, lembraram do meu, me convidaram, me convenceram. E eu nessa situação, sentindo que a política não estava trazendo os benefícios que a população precisava e entendendo que pode ser feito de forma diferente, resolvi participar do processo , explica. A campanha de 2008 Eu entrei na campanha muito tímido e as pesquisas mostravam que a gente realmente não tinha a menor chance, com um número muito pequeno. E conseguimos apresentar ideais, fazer um discurso que a população realmente sentiu que poderia ser viável para Araxá. De lá para cá, eu acredito que houve um crescimento em função até da administração atual, que não ofereceu realmente a alternativa que o povo queria. E hoje, a gente é um pré-candidato com grandes possibilidades , afirma Barbosão. Ele obteve quase 12 mil votos no pleito de 2008, com 22% da votação válida. Um número muito próximo dos demais candidatos, as diferenças foram muito pequenas, eu acho que o segundo colocado teve 28% e o que ganhou 33%, senão me engano. Então, acredito que se nós tivéssemos mais uns quinze dias de campanha poderíamos ter passado, porque vínhamos num crescimento linear , lembra. Ele acrescenta que também entrou tardiamente na campanha como candidato do partido. Coisa de última hora, se tivéssemos entrado desde o começo e com uma estratégia eleitoral boa, era bem provável que teríamos ganhado em 2008 , afir ma. Antecedência Eu nunca acreditei em salvador da pátria e, como eu saí de última hora no pleito passado, poderia até ter provocado essa imagem, o que graças a Deus não foi e as pessoas não entenderam isto , afirma. Segundo ele, no atual processo eleitoral, sentiu-se na obrigação de já posicionar -se como pré-candidato dois anos

O PT de Araxá ainda não definiu o candidato a vice-prefeito na chapa de Toninho Barbosão e busca a composição partidária até o último momento antes, em 2010. Para que a população pudesse ter mais tempo para avaliar o meu nome. E eu senti que durante esses dois anos, pelo contrário, ao invés de ocorrer um desgaste, houve uma assimilação por parte da população, no sentido de que realmente o meu perfil é interessante. Eu acho que fui feliz em ter me colocado em 2010, sujeito a todas as adversidades que existem na política, de concorrentes e competidores desleais, que ao longo desse tempo pode tentar prejudicar alguém. Eu tive essa coragem, a ousadia de me colocar, até no sentido de mostrar para a população que a gente tem um nome que não tem telhado de vidro, incapaz de ser perturbado no meio desse processo por qualquer coisa que venha desfazer do nosso caráter e personalidade. Ninguém nesse tempo conseguiu dizer nada que pudesse me desabonar ou abalar a minha sinceridade com relação ao processo político , diz Barbosão. Candidatura irreversível A nossa candidatura hoje é irreversível, não existe nenhuma possibilidade da gente compor com outro nome de pré-candidatos a prefeito, se não for mos como cabeça de chapa. Até porque, os números mostram que talvez nós sejamos o nome de maior potencial hoje para ganhar as eleições em Araxá. Então, não faz sentido sentar numa mesa para negociar essa posição de ser vice, até porque a gente está dentro de uma Ferrari pronto pra dar par tida e seria estranho aceitar carona no banco detrás de um Fusquinha. É irracional, eu diria assim. Eu não vejo entre os nomes colocados nenhum com melhor intenção do que a minha, talvez pode ser que tenha mais capacidade e habilidade política para fazer uma administração, mas com intenção melhor, eu não acredito que tenha , afirma. Ele acrescenta que o seu propósito é fazer uma gestão pública compatível com as necessidades do povo, porque as pessoas são eleitas para tentar resolver os problemas coletivos,

aqueles que não podem ser resolvidos individualmente. A gente delega isso aos políticos e, no fundo, as coisas não acontecem como achamos que deveria acontecer. Eu acho que precisa haver uma quebra do modelo de gestão política atual, principalmente nas municipais que são muitas no sentido de interesses de grupos, de projetos pessoais e partidários. E a gente percebe que a administração pública em si, a gestão do dinheiro público, fica num plano muito inferior. Conversas partidárias Para Barbosão, é preciso ser pragmático nesse processo político. O PT tem uma imagem antiga que já mudou muito, as pessoas estão renovadas, com as cabeças mais abertas, o mundo contemporâneo hoje celebra a diversidade. E as pessoas estão entendendo que o PT de Araxá de quinze anos atrás não é como se pintava, que a gente hoje é um partido realmente aberto e talvez muito mais próximo da população do que eles imaginam , diz. Segundo ele, pessoalmente conversou nos últimos meses com todas as pessoas envolvidas no processo político, com exceção do pré-candidato a prefeito Aracely de Paula (PR). Eu ainda não estive sentado com ele, mas já estive com todos os outros quadros e atores do processo, porque não é for mado apenas por pré-candidatos , informa. Segundo ele, as conversas partidárias sempre iniciam-se numa tentativa de fazer aliança em torno de um projeto que realmente possa ser implementado na cidade. A princípio, a conversa é essa, mas na medida em que a gente vai aprofundando as conversas, percebe que muitas vezes as intenções das outras pessoas não são assim , afirma. Ele acrescenta que por isso aprofundou as conversas com as pessoas que percebe terem sinceridade. Temos sentido que, principalmente esse gr upo que quer lançar uma candidatura única na cidade, leva à sensação de que pretendem fazer com que o povo de Araxá case e

tenha uma relação de amor com quem ele não quer. A gente não pode fazer com que a população engula alguém da forma como se faz hoje, eu acho que nem no Norte do país existe mais esse tipo de coisa. Araxá é uma cidade que está bem acima da média nacional com relação à cultura, ao nível de formação do seu povo, de inteligência e permitir que isso aconteça agora aqui vai ser uma der rota de todos. O processo tem que ser republicano e democrático, botar as cartas na mesa, mostrar quem são os homens predispostos a serem candidatos e se têm competência para poder administrar uma cidade do por te de Araxá, que é grande, não é brincadeira. Desafio Para Barbosão, como Araxá tem um orçamento de R$ 270 milhões, é uma cidade que teoricamente independe dos governos estadual e federal para executar um plano de desenvolvimento . A gente conhece muitos municípios hoje que, mesmo com a ajuda dos governos estadual e federal, não conseguem ter a metade dessa arrecadação. Se entrar e sair prefeito que saiba fazer a gestão desse dinheiro de forma eficiente, poderíamos ser exemplo para o mundo com o que arrecadamos. É cerca de R$ 2,5 mil por pessoa ao longo do ano, uma arrecadação igual a de Uberlândia, a renda per capta é a mesma. E, no entanto, Uberlândia oferece hoje ser viços públicos que eu diria, talvez, vinte vezes melhor do que Araxá. Então, percebe-se que a questão é realmente política e que a gente pode par ticipar do processo no sentido de tor ná-lo bom. Não ao chapão Barbosão acredita que até o momento as infor mações sobre o fechamento das composições partidárias, de que estariam praticamente fechadas, não passam de especulação. No processo eleitoral, acontece uma guer ra, inclusive de infor mação ou desinformação. Eles lançam a cada instante uma informação que não é verdadeira, no sentido de fazer com que as pessoas absorvam, para ver a reação delas. Não é verdade, por exemplo, que o DEM está com esse gr upo chamado de chapão. O DEM é um grupo que estamos conversando desde o começo do processo, porque entendemos que possui um dos melhores quadros políticos de Araxá, com um número de médicos fantástico, de pessoas muito boas, inclusive criadas com a gente desde a infância, que a gente conhece e confia , afir ma. Ele acrescenta que apesar do PT e DEM conversarem desde o começo do processo, existe uma pressão externa em cima das pessoas de Araxá favoráveis a essa composição. O que me deixa mais perplexo, é com relação à fraqueza dos grupos políticos de Araxá. As pessoas são fracas, totalmente dependentes, tomam posição num dia e, no outro, se alguém der uma ligação pra elas, voltam tudo atrás, não conseguem, não

têm estrutura para poder resistir, brigar por seus ideais. Quadro indefinido Barbosão afirma que realmente o processo eleitoral ainda não está definido em Araxá. Não tem definição nenhuma, quando as pessoas vão ao rádio e dizem que fulano e ciclano já estão comigo; aí você vai aos quadros dos partidos para saber se é verdade e muitos estão indignados. Foram antidemocráticos, não provocaram uma discussão, os dois lá que estão dizendo que fechou podem ir, mas o partido inteiro não vai porque 90% são contra. Não adianta, o grupo que eles querem formar pode até levar as siglas, mas não vão levar as pessoas, os quadros , afirma. O vice-prefeito Nós estamos dispostos a fazer aliança com todas aquelas pessoas que compartilharem desse projeto que a gente quer para Araxá. O DEM era um partido que vínhamos conversando para compor uma chapa mesmo à eleição de prefeito e vice, porque tem estrutura para juntos fazermos um governo bem feito. Obviamente, existem outros partidos, porque depois de um simples telefonema de um deputado que não conhece Araxá, consegue fazer o presidente do DEM mudar o que disse publicamente. Araxá, em mãos de quem está? Nós não temos poder sobre a nossa própria cidade, quem manda em Araxá são os outros. Não adianta a gente combinar nada aqui, o povo de Araxá se reunir para tentar resolver seus problemas, porque os de fora, que dificilmente vêm aqui e que não têm nada a ver com a nossa história, com o nosso dia a dia, são capazes de modificar todo o processo político, até sem nunca ter pisado aqui. Isso é um absurdo, Araxá não pode se submeter a uma situação dessa. Não é um problema só do DEM, mas de diversos partidos envolvidos nesse processo , afirma Barbosão. Segundo ele, não tem a menor dúvida de que terá um candidato a vice-prefeito de outro partido. O PT não vai sair sozinho dessa vez, nós temos vários outros partidos que já se colocaram à disposição e estamos hoje numa situação eleitoralmente privilegiada e, obviamente que as pessoas percebem isto, que a vontade popular não pode ser contrariada. Há muitas pessoas boas no meio desse processo que acabam percebendo isso e a gente está tentando inverter a ordem das coisas , afirma. Ele ressalta que o PT tem várias alternativas de composição, por isto o candidato a viceprefeito será de outra sigla. Ninguém é unanimidade, até porque os nomes colocados são muito rejeitados. O vice pode ser uma novidade ou uma pessoa de experiência, para que a gente pudesse avançar num projeto de desenvolvimento de futuro excepcional, mas sem esquecer o nosso passado. Nós temos critérios, o problema é que a discussão do processo político ainda não nos per mite ter a coisa definida.

Inaugurado o maior centro de treinamento físico de Araxá.

Agora oferece várias opções: Dança de salão, Boxe, Yoga, Pilates, Musculação, Spinning, Jump - Localizada, Kung Fú, treinamento funcional e Personal Trainer. - Cafeteria -

Av. Aracely de Paula 2.517 - (34) 3662-9526


04

CLARIM

ARAXÁ, 15 DE JUNHO DE 2012

8TERRAS RARAS

PMA disponibiliza área para a MbAC Durante coletiva de imprensa realizada nesta segunda-feira, 11, o prefeito de Araxá, Jeová Moreira da Costa, anunciou a disponibilização de uma área de 110 hectares, localizada no Km 677 da BR-262, à MbAC Fertilizantes. Como parte da Cidade Inter nacional da Inovação e Tecnologia de Araxá CITAT, o local poderá ser usado pela produtora integrada de fer tilizantes fosfatados e potássicos, caso seu projeto de ter ras raras e outros minerais seja considerado viável. No momento, a empresa

realiza pesquisa mineral em uma área de 214 h ectares. A estimativa inicial de recursos minerais inferidos é de 8 milhões de toneladas, com teor de mais de 4% de óxidos de terras raras. As perspectivas com relação às ter ras raras em Araxá não poderiam ser mais positivas e representam o trabalho da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Parcerias. Uma empresa chinesa demonstrou interesse em produzir magnetos em nosso município. Além da exploração das ter ras

raras, há a possibilidade de termos toda a cadeia de produção ocorrendo em Araxá, o que resultará na geração de emprego e renda e, consequentemente, no desenvolvimento socioeconômico da população , ressalta o prefeito. Na ocasião, o vice-presidente de Ser viços Técnicos da MbAC Fer tilizantes, Carlos Braga Filho, apresentou à imprensa local, a razão social da subsidiária da empresa na cidade, Araxá Mineração e Metalurgia Ltda. A subsidiária foi es-

Câmara realiza fóruns comunitários As duas edições do Fórum Comunitário que serão realizadas pela Câmara Municipal na próxima segunda-feira, 18, às 14h e às 16h, têm como temas a exploração das terras raras e implantação do projeto Cidade Tecnológica de Araxá, além das viagens realizadas ao exterior por representantes da prefeitura sob esta justificativa. O projeto de lei 058/12 do Poder Executivo que autoriza a abertura de créditos especiais no programa de trabalho da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Parcerias, no valor de R$ 2,395 milhões para a implantação do Programa Municipal de Apoio à Ciência e Tecnologia (Cidade Tecnológica), está em tramitação na Câmara desde 27 de março passado. Os vereadores alegam que o projeto do Executivo ainda não foi apreciado pela Casa

porque é preciso que ainda seja esclarecido e, para isto, foram agendados os dois fóruns. Com o assunto, informações referentes às viagens aos Estados Unidos, Espanha, França e Por tugal feitas pelo secretário municipal de Assuntos Jurídicos, André Sampaio, e o assessor municipal Especial, Alex Ribeiro Gomes , o primeiro debate começa às 14h, por solicitação do vereador Mateus Vaz de Resende. Eles viajaram para esses países em maio passado, com as despesas estimadas em R$ 100 mil pagas pela Prefeitura de Araxá, para darem início aos acordos de cooperação técnica que visam a implantação do projeto Cidade Tecnológica. Também na segunda-feira, 18, às 16h, acontece a discussão sobre o projeto Cidade Tecnológica por solicitação do vereador Marco Antônio

Rios. O encontro deve contar com a presença dos representantes do P oder Executivo, como os secretários André e de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Parcerias, Alda Sandra Barbosa Marques, além do Uniaraxá, Uniube e Fundação CefetMG. Central de Documentos Perdidos Depois dos dois fóruns, às 17h de segunda-feira, 18, acontece a inauguração da Central de Documentos Perdidos, instalada pela Câmara Municipal no Museu Legislativo de Araxá, situado na praça Cel. José Adolpho, Centro. A central é uma iniciativa do vereador Mateus que já está em funcionamento, com cerca de 1,5 mil documentos perdidos para serem devolvidos às pessoas que forem a sua procura.

tabelecida no município exclusivamente para o projeto de terras raras e outros minerais. Estamos muito satisfeitos com as perspectivas em Araxá e seguimos confiantes com as pesquisas para avançar os trabalhos na propriedade , afirmou. Sobre a MbAC A empresa foi criada para tornar-se uma importante produtora integrada de fertilizantes

fosfatados e potássicos, nos mercados brasileiro e latinoamericano. A companhia possui uma equipe experiente, com sólida trajetória profissional nas áreas de operações para negócios de fer tilizantes, gestão, marketing e finanças dentro do Brasil e no exterior. Em outubro de 2008, adquiriu a Itafós, a qual consiste em uma mina de fosfato, planta e uma unidade de britagem e sua respectiva es-

trutura, localizadas na região central do Brasil. O portfólio de exploração da MbAC inclui ainda projetos de fosfato e potássio, os quais também estão no Brasil. A empresa continua buscando oportunidades na área de fertilizantes no Brasil e outros mercados da América Latina, onde a forte base agrícola e as oportunidades únicas podem possibilitar o crescimento no curto prazo.


CLARIM

ARAXÁ, 15 DE JUNHO DE 2012

05

Repercussão estadual das terras raras

O jornal Estado de Minas veiculou uma matéria especial sobre ter ras-raras, assinada por Mar ta Vieira e Pedro Rocha Franco, na edição do dia 24 de maio passado, intitulada Minas vai concorrer com a China nas terras-raras e, com o subtítulo, Canadense MBac e CBMM vão produzir minérios para indústria de ponta e de fertilizante e Brasil entra no mercado inter nacional dominado pelo gigante asiático . De acordo com o texto, Minas Gerais deve se tor nar fornecedor dos metais de terras-raras que hoje é uma riqueza concentrada nas mãos dos produtores chineses, que dominam 96% da produção mundial. Os metais obtidos a partir das terras-raras têm aplicações nobres na indús-

tria de telas para computadores e televisores, superimãs para motores, catalisadores para refino de petróleo e geradores de energia eólica, dentre outras destinações. A matéria informa que a multinacional canadense MBac assina agora em junho com o gover no estadual um protocolo de investimentos para trabalhar em áreas promissoras de Araxá. No texto, consta ainda o anúncio do diretor-geral da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), Tadeu Carneiro, sobre o desenvolvimento de tecnologia para o processamento de quatro dos 17 elementos de terras-raras em Araxá. A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico negocia, ainda em fase de sigilo, com outras empresas, entre

uma dezena de investidores estrangeiros que já procuraram o Palácio Tiradentes este ano, infor mou, ontem (23/05/2012), Paulo Sérgio Machado Ribeiro, subsecretário de Desenvolvimento Mínero-Metalúrgico e Política Energética , cita o texto. A Vale já está trabalhando em Patrocínio, também no Alto Paranaíba, para entrar nesse mercado em 2015, conforme anunciou o presidente da companhia, Murilo Ferreira, em recente entrevista ao Estado de Minas , completa. Cidade Tecnológica A matéria cita que o projeto coordenado pela Prefeitura de Araxá denominado Cidade Tecnológica visa aproveitar o potencial de exploração de ter ras-raras na região do Bar reiro. O em-

preendimento tem como foco o início do processo exploratório e de beneficiamento dos elementos químicos que compõem o conjunto chamado de ter rasraras, envolvendo empresas e universidades renomadas do exterior que devem se instalar no município, criando assim um polo de conhecimento , cita o texto. Dada à concentração da tecnologia usada para beneficiamento dos produtos nas mãos dos chineses, outros países têm buscado criar programas próprios para processar os metais e, assim, ter a possibilidade de atrair investimentos voltados para alta tecnologia, como é o caso das indústrias de tablets e televisores de tela plana. A matéria informa que Araxá é apontada como destaque nes-

se segmento por ter ter ras em que as ocor rências dos metais estão em áreas mais superficiais. O jornal cita a viagem dos representantes da prefeitura aos Estados Unidos. E o resultado foi a assinatura de protocolo de intenções com três instituições de ensino de primeiro escalão (Massachusetts Institute of Technology, Worcester Polytechnic Institute e Colorado School of Mines), para que elas componham o projeto Cidade Tecnológica. Outras duas universidades europeias, de Salamanca e Coimbra, já haviam assinado protolocos semelhantes. Com isso, alunos e professores de lá devem vir para a cidade e o mesmo é válido para o corpo docente de faculdades da região. Além disso, cursos de

mestrado e doutorado devem ser ministrados por professores estrangeiros em Araxá. A prefeitura infor ma na matéria que deve investir R$ 9 milhões na implantação do projeto em Araxá, que consiste basicamente na desapropriação de terras para cessão para empresas e universidades. São quase 200 hectares, além do antigo Hotel Colombo pelo qual foram desembolsados R$ 3 milhões desse montante. Nos mais de 12 mil m² da hospedaria construída em 1926 e seu entorno, devem ser instalados laboratórios e salas de aula. No mês que vem (junho), pela primeira vez, estudiosos dessas instituições devem desembarcar na cidade para um seminário sobre ter ras-raras e conhecer as instalações.


06

CLARIM

ARAXÁ, 15 DE JUNHO DE 2012

8POLÍCIA 8DOIS ASSASSINATOS

Bombeiro é executado com quatro tiros A Polícia Militar (PM) está à procura do autor de um homicídio registrado nesta segundafeira, 11, por volta das 22h, contra o militar do Corpo de Bombeiros G.O.R., 38 anos. Os policiais compareceram à r ua Ernesto Nogueira Lima, bairro Alvorada, onde de acordo com as infor mações transmitidas via 190 houve disparos de ar ma de fogo. No local, a PM encontrou uma viatura do Corpo de Bombeiros que já prestava socorro à vítima. Ao chegarem no local do crime, os policiais depararam-se com uma motocicleta ver melha estacionada na calçada, com um boné dos bombeiros em cima do tanque e a vítima estava caída ao solo, chamando pela esposa, K.L.A.O., 28 anos. Mesmo após o socor ro do Corpo de Bombeiros com intensas manobras de reanimação, a vítima não resistiu aos ferimentos a bala e faleceu. O médico legista constatou que a vítima foi alvejada por quatro tiros, sendo um em cada antebraço, um no tórax e outro nas costas. A Polícia Militar realiza intensos rastreamentos no intuito de localizar e prender o autor do delito. <<<< AUTOR É PRESO DEPOIS DE MATAR HOMEM A FACADAS Uma briga entre homens terminou em morte por facadas, no último dia 7. A PM recebeu um chamado pelo 190 às 17h50, relatando que um homem havia sido esfaqueado na r ua Regina Célia Reis, bairro Pedra Azul. Os militares se depararam com uma guar nição do Corpo de Bombeiros que já tinha chegado ao local do crime. Os bombeiros infor maram que após verificação constata-

ram que R.C.C., 38 anos, já estava sem vida quando chegaram ao local. De imediato, a perícia foi acionada e o local isolado. A testemunha W.C.C., 33 anos, relatou à polícia que estava com a vítima no local do crime fazendo uso de pinga, quando a bebida acabou e, então, ele saiu para buscar mais. Segundo ele, ao retor nar deparou-se com C.J.J., 31 anos, que saía rapidamente da casa. A testemunha perguntou ao autor o que havia acontecido, porém ele não disse nada e foi embora. No momento em que a testemunha entrou na casa, encontrou a vítima sentada no sofá, toda suja de sangue. Então, ele começou a perguntarlhe o que havia ocor rido, mas a vítima não dizia nada. Então, a testemunha disse que saiu da casa para pedir socor ro. O perito relatou que a vítima apresentava duas perfurações a facadas, uma no lado esquerdo do peito e outra nas costas. Após os trabalhos de praxe da perícia, o corpo da vítima foi conduzido para o Instituto Mé-

ATA DA 4ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE DE PRATINHA- MÊS DE JUNHO DE 2012 Aos seis dias do mês de Junho de dois mil e doze, reuniram-se os membros do Conselho Municipal de Saúde para a 4º reunião ordinária, em sua sede própria, sito à Praça da Matriz, Nº110, ás 19:00 h para discutir e deliberar a seguinte pauta: - Prestação de Contas do Saúde em Casa 2011. - Aprovação do Plano Municipal de Investimentos de Vigilãncia em Saúde 2012. - Esclarecimento sobre os Agente Comunitários de Saúde do Municipio em 2012. - Esclarecimento sobre as enfermeiras do Municipio em 2012. A Presidente do Conselho, a Sra. Nayara Marques após a verificar o quórum iniciou-se a sessão.No item 01-A Sra Zilma, então Secretária de Saúde veio fazer a prestação de Contas do Programa Saúde em casa 2011.Diante das planilhas constatou-se que o físico financeiro em 31/12/10 tinha de saldo R$6.965,78 ,recebeu em 2011 R$13.750,00 , na poupança R$1093,75, com rendimento total de R$232,36 , os gastos foram de R$18.322,23 , sendo R$15.035,23 com material de consumo e R$3.287,00 com serviço de terceiro restando em conta no dia 31/12/11 o valor de R$3.719,66. O plano de metas ficou com a cobertura do PSF de 100%, a tetravalente com 113,89 , os exames citopatológicos em 0,30 , a cobertura de 7 consultas de pré natal em 62,96% , sendo que esse ultimo não alcançou a meta que era de 75% devido a opção das gestantes pela rede particular e também a gravidez em adolescentes que tende a esconder da familia e do serviço de saúde, por isso há o cadastramento tardio prejudicando o alcance das metas.Mas nas 3 avaliações anuais é passado pela comissão de avaliação e foram aceitas todas as justificativas ficando o municipio com 100% de metas cumpridas.Os conselheiros aprovaram por unanimidade.No item 02-Foi explanado também pelo tecnico em Enfermagem Gustavo Diego sobre o esclarecimento sobre o plano o Municipal de Investimentos de Vigilância em Saúde, ficando aprovado,que det alha o uso dos recursos (R$12.000,00) provenientes da adesão do municipio de Pratinha ao Projeto de Fortalecimento da Vigilância em Saúde, através do qual o municipio se compromete a executar as ações do Elenco 1, descritas na Resolução nº3.152/12. No item 03-Foi esclarecido pela Secretária de Saúde de Pratinha Zilma Valeriano, sobre os Agentes de Saúde que vai compor com os Agentes de saúde que vai compor com 8 agentes sendo 5 na zona urbana e 3 na zona rural para melhor atender a população , e também foi esclarecido sobre a contratação de mais enfermeiras para compor o quadro exigido pelo Coren.Para mais comodidade dos paciente e da população aprovados por unanimidade. Não havendo nada mais a tratar, a pauta foi encerrada, a ata lavrada depois de lida será assinada por todos. Representantes: Nayara Marques da Silva,Heddy de Oliveira,Gustavo Diego Martins,Veliton José da Silva,Cristines Abadia de Morais,Monica Aparecida de Faria,Helcio Gonçalves Ferreira,Flavia Rógeria Veloso,Erica Adriana Ribeiro,Doralice Alves da Silva,Abadia Ângela Silva.

dico Legal (IML) local. De posse das informações sobre o autor do crime, uma equipe do Tático Móvel juntamente com militares da Seção de Inteligência logrou êxito em localizá-lo e prendê-lo, em flagrante delito. O autor relatou que estava dormindo na residência da vítima, quando R.C.C. o acordou ao tentar lhe golpear com uma faca. Segundo ele, tomou-lhe a faca e desferiu dois golpes contra a vítima. O autor foi encaminhado ao P ronto Atendimento Municipal (Pam), onde foi constatada uma pequena lesão no peito. Ele foi medicado e, posteriormente, conduzido para a Delegacia de Polícia Civil. <<<< HOMEM É PRESO POR TENTAR MATAR O CUNHADO A Polícia Militar (PM) prendeu M.L.S., 45 anos, por tentativa de homicídio. No sábado, 9, por volta das 22h, a PM compareceu à r ua Baltazar José Alves, bairro Pedra Azul, onde a vítima V.P.M., 39 anos, disse que estava na casa de sua ir mã juntamente com outros familiares, quando o seu cunhado tentou matá-lo com uma faca. De acordo com a vítima, em dado momento começou um atrito verbal entre ele e M.L.S., sendo que logo em seguida os ânimos se exaltaram mais e o seu cunhado foi até a cozinha da casa e apoderou-se de uma faca. Segundo ele, M.L.S. veio em sua direção e lhe golpeou na barriga, atingindo o seu umbigo. Os ânimos foram contidos por familiares que acionaram a polícia e prestaram socorro à vítima, encaminhandoa para o atendimento médico. Em sua defesa, o autor alegou que estavam na sua casa e que após um atrito com o seu cunhado que lhe desafiou di-

zendo que ele não era homem, foi até a cozinha e pegou uma faca e a enfiou na barriga da vítima. Durante a sua condução até o Pam e, posteriormente na delegacia, o autor repetiu por várias vezes aos policiais que queria e deveria ter matado o seu cunhado. A vítima ficou inter nada para ser submetida a uma cirurgia de emergência. O autor foi preso e encaminhado à Delegacia de Polícia Civil, juntamente com a faca apreendida. <<<< ASSASSINO É PRESO EM SACRAMENTO A Polícia Militar (PM) de Sacramento prendeu o autor de um homicídio na quarta-feira, 13, por volta das 14h, quando realizava patrulhamento pela r ua Assyncrito Natal, bairro João XXIII. Os militares se depararam com um tumulto de pessoas na rua e a testemunha M.A.E., 32 anos, estava abraçada com a vítima que estava toda ensanguentada. Ela pedia por socor ro, para que salvassem a vida de seu marido, N.R.S., 38 anos. Segundo ela, ele tinha sido ferido por uma facada desferida por J.A.S., 47 anos. Ela soltou a vítima que caiu ao solo, já desfalecida, com um corte no pescoço que sangrava bastante. O resgate foi acionado e os policiais foram em busca do autor, que foi localizado a algumas quadras do local. Poucos momentos antes da abordagem da polícia, ele havia dispensado a faca utilizada no crime em um local próximo. O autor levou os policiais até o local onde estava a ar ma que foi apreendida imediatamente. O autor foi preso em flagrante delito e a vítima foi levada ao pronto socorro, porém morreu em decorrência dos ferimentos.

ORAÇÃO SANTA RITA DE CÁSSIA - Festa 22 de Maio, Comemora-se todo dia 22. - Se você se encontra DESESPERADO, numa situação que julga de IMPOSSÍVEL SOLUÇÃO e está precisando de SOCORRO URGENTE, peça ajuda a Santa Rita de Cássia. Esta Santa é invocada nos casos julgados IMPOSSÍVEIS, mas que sempre acabam bem, graças a sua maravilhosa intercessão junto ao N.S. Senhor Jesus Cristo. Oração - Ó Santa Rita de Cássia, não me queres ajudar e consolar? Quereis afastar o vosso olhar e vossa piedade do meu coração tão provado pela dor? Também vós, minha querida Santa, sabeis o que é o Martírio do Coração pelas dores atrozes que sofrestes, pelas lágrimas que santamente derramastes. Ah! Vinde em meu auxílio, falai. Rezai, intercedei por mim que não ouso fazê-lo junto ao Coração de Deus, Pai de Misericórdia e Fonte de toda Consolação. Alcançai-me a graça que tanto desejo e necessito. " FAÇA O PEDIDO". Apresentada por Vos que sois tão cara a Deus a minha prece será certamente atendida. Dizei ao Senhor que esta graça servirme a para melhorar minha vida e os meus hábitos, e proclamar na Terra e no Céu a Misericórdia Divina. Rezar 3 Pai Nosso, 3 Ave Maria e fazer o sinal da Cruz. Agradecimento por graça alcançada M.I.L.

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA JULIANA Publicação Extrato Contrato - Dispensa de Licitação 005/2012 - Objeto: Prestação de serviços de transporte de estudantes do ensino superior, da linha 10, denominada Zelândia/Uberaba, correspondendo a 232 (duzentos e trinta e dois) quilômetros por dia, durante o período letivo consignado pela Secretaria Municipal de Educação, em caráter provisório, até que seja ultimada a licitação para este fim - Contratada: Mara Letícia da Silva - Valor estimado: R$ 11.484,00 - Vigência do contrato: 16/02/2012 a 31/03/2012. Republicado por incorreção. ***** PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA JULIANA Publicação Extrato Contrato - Dispensa de Licitação 008/ 2011 - Objeto: Prestação de serviços de imunização e controle de pragas urbanas, dedetização e limpeza e higienização de nove caixas d'água nas áreas do Hospital Municipal e em três Unidades Básicas de Saúde do Município de Santa Juliana Empresa: Pedro Jorge Inácio Júnior - ME - Valor estimado: R$ 7.060,00 - Vigência do contrato: 20/09/2011 a 19/09/2012. ***** PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA JULIANA Prefeitura Municipal de Sant a Juliana - Pregão 057/2011 - 1º Aditivo para prorrogação de vigência para o período de 01/01/ 2012 a 31/08/2012 - Contratada: Isaura Rosa de Almeida.

Treze pessoas são presas em festa por envolvimento com drogas A Polícia Militar (PM) prendeu treze autores por envolvimento com drogas no sábado, 9, por volta da 1h, numa residência situada na rua Gustavo Rodrigues da Cunha, bairro São Domingos. De acordo com várias denúncias anônimas via 190, estava ocorrendo uma perturbação do sossego no local, onde havia excesso de barulho. Uma abordagem foi realizada no local, onde de imediato os policiais visualizaram vários indivíduos já conhecidos pela prática de atos ilícitos. Durante as buscas, foram encontrados diversos papelotes de cocaína e maconha. Entretanto, nenhum dos papelotes foi encontrado com os indivíduos e sim nas dependências da residência, como no quarto e banheiro. Diante dos fatos, os treze autores foram presos por crime previsto no Artigo 33 Parágrafo 3º da Lei 11.343/06, (oferecer droga, eventualmente e sem objetivo de lucro, a pessoa de seu relacionamento para juntos a consumirem), além de uma menor de 17 anos que foi apreendida. Apesar de nenhum ter assumido a propriedade da droga, todos relataram ser usuários. Com alguns dos envolvidos, foi apreendida certa quantia em dinheiro. Na residência, ainda foram encontradas duas colheres com resquícios de crack, uma bandeja de alumínio com a mesma substância e quatro aparelhos celulares. Na mesma residência, já havia ocorrido um homicídio consumado de um jovem há alguns meses, no momento em que ocorria uma festa semelhante a que acontecia naquele momento. Todos foram presos e encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil. <<<< Menores são apreendidos por tráfico A Polícia Militar (PM) apreendeu três adolescentes por tráfico de drogas na terça-feira, 12, por volta das 15h, durante patrulhamento na r ua Jason Armando de Paula, no bairro Bom Jesus. Assim que os policiais visualizaram o adolescente L.H.A.S., 14 anos, em atitude suspeita, ao vê-los o menor fez sinal para o colega U.G.D.C., 13 anos, indicando a chegada deles no local. Em ato contínuo, U.G.D.C. avisou o comparsa Y.M.P., 14 anos, da mesma forma. Esse menor correu em direção aos fundos de uma unidade de lazer (centro comunitário), situada próxima ao local da abordagem. Os policiais procederem a busca pessoal no primeiro menor, localizando R$ 163 em cédulas de pequeno valor, supostamente provenientes do comércio ilícito de drogas porque o abordado não trabalha. Os policiais também iniciaram uma varredura próxima à unidade de lazer, localizando uma balança de precisão, duas pedras de crack, além de uma lâmina escondidos no meio da grama. Em outro local próximo, os policiais também localizaram duas pedras grandes de crack e dois pedaços de maconha pesando 71g, além de mais uma balança de precisão com resquícios de crack, uma porção envolta em plástico contendo 16g de cocaína, mais duas lâminas tipo Gillete, uma faca, um pote contendo em seu interior diversas pedras já picadas e uma pedra de crack pesando 16g. No total, foram apreendidas 34g de crack que se fracionadas em tamanho usualmente comercializado renderiam 102 pedras da droga. Diante dos fatos, ficou evidenciada a atuação dos menores no tráfico de drogas. Eles foram apreendidos e encaminhados à presença do delegado de Polí-

cia Civil.

<<<< DOIS MENORES SÃO APREENDIDOS POR TRÁFICO A Polícia Militar (PM) apreendeu dois adolescentes por associação ao tráfico de drogas na terça-feira, 12, às 23h, durante patrulhamento pela r ua Piauí, no bairro São Geraldo. A PM verificava uma denúncia anônima sobre dois indivíduos de cabelos vermelhos que estariam comercializando drogas no bairro. Na r ua Piauí, em frente a uma determinada casa, os policiais visualizaram os menores M.D.V.,17 anos, e R.S., 16 anos, que ao perceberem a aproximação da viatura saíram caminhando no sentido crescente da via. Ambos receberam a ordem de parada e, em seguida, de posição de busca. Durante a revista, os policiais localizaram R$ 20 com M.D.V. e, no local em que os menores estavam inicialmente ao perceberem a aproximação da viatura, mais precisamente no meio de umas lajes de cimento, a PM encontrou 15 pedras de crack envoltas em uma sacola plástica. Ao serem questionados, os dois negaram a posse da droga. Eles também responderam negativamente quanto a serem usuários. De acordo com o relato do pai do menor, o seu filho não trabalha e, portanto, ele não sabe explicar a origem do dinheiro apreendido. M.D.V. possui passagens por furto e lesão corporal e o outro menor por tráfico de drogas. Ambos foram apreendidos por associarem-se para comercializar drogas, sendo apresentados na unidade policial, acompanhados de seus respectivos responsáveis. <<<< TRAFICANTES SÃO PRESOS PELA PM A Polícia Militar (PM) prendeu I.X.D., 24 anos, e G.F.G.B., 22 anos, por tráfico de drogas. No sábado, 9, por volta das 18h, os policiais realizavam patrulhamento pela área central da cidade, quando abordaram uma motoneta Honda BIZ 125, preta, na rua Thieres Botelho, ocupada pelos envolvidos I.X.D., 24 anos, e G.F.G.B., 22 anos. Durante a busca pessoal, foi localizado um tablete de maconha dentro da cueca de I.X.D., pesando cerca de 50g, além de uma bucha da mesma substância que foi dispensada por G.F.G.B. antes da abordagem. Questionados, ambos disseram serem usuários de drogas e que pouco antes de serem abordados teriam comprado o entorpecente de um indivíduo conhecido por Rato. Então, I.X.D. realizou uma ligação para o tal indivíduo, simulando a compra de drogas. Porém, o Rato disse que não poderia entregar o entorpecente no momento, mas forneceu o telefone do autor L.P.A., 21 anos. Então, foi combinado um encontro com L.P.A. que foi imediatamente preso pelo crime de tráfico de drogas. Durante a busca pessoal, a PM localizou com ele dois tabletes de maconha e R$ 100 em dinheiro. Ele foi preso na porta da sua casa, onde também foram efetuadas as buscas. No quarto do envolvido, foram encontrados R$ 385, um HT, um tubo vazio de plástico filme e 20g de maconha que estavam dentro de uma gaveta trancada da cômoda. Questionado, o autor assumiu a propriedade da droga. A motoneta abordada com os primeiros autores foi recolhida para um pátio credenciado, tendo em vista que o condutor não era habilitado e não apresentou alguém que pudesse retirar o veículo do local. Todos os envolvidos foram presos e encaminhados à presença do delegado de plantão.


CLARIM

ARAXÁ, 15 DE JUNHO DE 2012

Restauração da Matriz de São Domingos em fase de acabamento As obras de restauração e reforma da Igreja Matriz de São Domingos do Araxá estão em fase de acabamento. A reforma consistiu em uma restauração completa de todo o prédio da igreja, todos os pontos que estavam danificados foram reparados , afir ma o engenheiro responsável pela obra, Pedrinho da Mata. Segundo ele, todas as telhas e algumas madeiras foram substituídas no telhado. Ele explica que o forro de estuque foi recompensado nos pontos onde estava mais frágil e, a pintura foi totalmente refeita, tanto a artística quanto as exter na e inter na. Pedrinho acrescenta que alguns ladrilhos do piso estavam danificados e, como são de característica artesanal, foram substituídos por peças produzidas artesanalmente. Segundo ele, a parte elétrica foi toda refeita, incluindo o sistema de som que foi adaptado dentro de um conceito técnico para atender a igreja. A segurança também foi reformada, inclusive no que diz respeito aos padrões do SPDA (Sistema de Prevenção de Raio) e a parte exter na também está ganhando nova reformulação , afir ma. Segundo ele, na parte exter na o piso foi substituído para compor uma adaptação com a reestruturação da av. Antônio Carlos, dando sequência ao projeto. Ele informa que os custos da obra giram em tor no de R$ 1,5 milhão, sendo realizada em duas etapas. Pedrinho acrescenta que na primeira etapa foram gastos R$ 900 mil e, para esta segunda etapa, havia R$ 400 mil disponíveis. No entanto, com o objetivo de promover a harmonia arquitetônica entre a igreja e a avenida, o projeto original sofreu uma modificação na parte externa e, em virtude desta alteração, houve a necessidade de se fazer um aditivo de R$ 200 mil. Evidentemente, que nesta par te não estão inclu-

PMDB mantém pré-candidatura de Miguel Jr. a prefeito

A Executiva do PMDB de Araxá participou de um encontro com a direção estadual do par tido em Uberaba, no último dia 7. A reunião contou com a presença dos diretórios das principais cidades do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba e foi conduzida pelo presidente estadual, o deputado federal Antônio Andrade. O diretório estadual do PMDB mineiro ratificou o pedido ao vice-prefeito Miguel Júnior para que seja o candidato do partido a prefeito de Araxá. O presidente Antônio Andrade par ticipou do encontro acompanhado dos deputados federais Paulo Piau, Mauro Lopes e do deputado estadual Antônio Júlio. Eles disseram que estão contando com a postulação de Miguel. Na opor tunidade, foram apresentadas e discutidas as orientações do partido para as elei-

ções municipais de 2012, os planos e estraté gias para viabilização de apoio às candidaturas municipais para prefeitos, vice-prefeitos e vereadores. Miguel Júnior manifestou aos presentes a sua disposição em sempre servir e ser fiel às orientações partidárias. Ele ponderou sobre o atual quadro político em Araxá, descreveu as dificuldades e possibilidades e prometeu fazer o possível para que o par tido ocupe lugar de destaque nas eleições deste ano. Quanto à sua candidatura, Miguel falou que estaria à disposição do par tido e que aguardaria por mais um tempo o desenrolar da política local para apresentar a sua decisão. A próxima reunião do PMDB estadual está marcada para o dia 19 de junho e, até lá, os peemedebistas aguardam a definição de Araxá e de Miguel Júnior.

Bosco é homenageado em aniversário da PM

sos serviços que não foram executados por nós, tipo a pintura dos elementos artísticos internamente , esclarece. Quase dois anos depois de iniciadas, a expectativa de Pedrinho é a de que a empresa entregue as obras até o final deste mês. No mais tardar, até

30 de junho, nós vamos estar saindo daqui , afirma. Segundo ele, durante a realização dos serviços surgiram vários imprevistos, mas a obra já entrou na reta final. Nós tivemos uma paralisação, não por completo porque nós em momento algum deixamos o canteiro de obras.

Nós permanecemos aqui, mesmo correndo o risco de não ser o vencedor da segunda etapa , declara o engenheiro. Ele informa também que a única pendência neste momento refere-se ao material de revestimento da escada externa que está para ser entregue.

Cemig abre concursos para 800 vagas A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) divulgou nesta terça-feira, 12, dois editais de concurso público oferecendo 800 vagas no total, com o objetivo de recompor seu quadro de empregados. O Edital 01/2012 oferece 173 vagas para os cargos de Eletricista de Linhas e Redes Aéreas, Eletricista de Transmissão, Eletricista de Redes Subterrâneas de Distribuição, Eletricista de Manutenção, Operador de Usina e Mecânico de Manutenção, com remuneração inicial de R$ 1.280,00. Há vagas disponíveis para Belo Horizonte e para todas as regiões do Estado. Os candida-

07

tos deverão optar pela região de trabalho no ato da inscrição e poderão se candidatar apenas para um cargo. Já o Edital 02/2012 oferece 351 vagas para cargos de nível universitário e 276 vagas para cargos de nível técnico administrativo-operacional, com remunerações que variam de R$ 1.950,00 a R$ 5.287,00. Há uma diversidade de cargos e cidades de trabalho. O candidato deverá infor mar sua escolha no ato da inscrição. Os benefícios concedidos atualmente pela Cemig são: participação nos lucros e resultados, planos de saúde e odontológico,

previdência privada, seguro de vida em grupo, vale-alimentação ou vale-refeição. Os cargos, número de vagas, requisitos necessários para concorrer e outras informações podem ser conferidos, na íntegra, nos editais publicados no jornal Minas Gerais (diário oficial do Governo do Estado) e disponibilizados no Por tal Cemig e no site da Fundação de desenvolvimento da Pesquisa (Fundep). As inscrições do Edital 01/ 2012 vão de 16 de agosto de 2012 a 14 de setembro deste ano, e a taxa de inscrição é de R$ 40,00. Já as inscrições do Edital 02/2012 vão de 21 de

agosto de 2012 a 19 de setembro, e a taxa de inscrição varia de R$ 40,00 a R$ 80,00. As inscrições somente poderão ser feitas por meio do site da Fundep (www.gestaodeconcurso.com.br), entidade responsável pela execução dos dois concursos públicos. O período estabelecido para os pedidos de isenção da taxa de inscrição é de 13 a 20 de agosto deste ano, para ambos os editais. As provas relativas ao Edital 01/2012 serão aplicadas no dia 21 de outubro deste ano e as provas relativas ao Edital 02/ 2012 acontecem no dia 11 de novembro de 2012.

Na noite da terça-feira, 5, o deputado Bosco (PTdoB) foi homenageado no evento em comemoração aos 237 anos da Polícia Militar de Minas Gerais. Promovido pelo 4º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais (4ºBPM) de Uberaba, a cerimônia foi marcada por tributos a colaboradores e policiais, da reserva e da ativa. Por sua atuação na Assembleia e junto ao governo de Minas para o contínuo desenvolvimento das regiões do Alto Paranaíba e do Triângulo Mineiro, o parlamentar foi um dos homenageados como colaborador benemérito da Polícia Militar. Para o parlamentar, participar dessa comemoração é

muito importante, já que a polícia de Minas é a mais antiga do Brasil, sempre reconhecida por seu trabalho sério e eficaz . Além de Bosco, outros quarenta colaboradores das cidades de Araxá, Iturama, Fr utal e Uberaba foram destacados. A PMMG A Polícia Militar de Minas Gerais foi fundada em 1775, com o surgimento do Regimento Regular da Cavalaria de Minas, em Ouro Preto. A instituição tem como patrono o alferes Tiradentes, herói da Inconfidência Mineira, no primeiro movimento de independência do Brasil.


08

CLARIM

ARAXÁ, 15 DE JUNHO DE 2012

Campanha de Vacinação contra a Poliomielite começa neste sábado A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite, mais conhecida como paralisia infantil, começa neste sábado, 16, em todo o país. Crianças de 0 a menores de 5 anos devem ser vacinadas até o dia 6 de julho próximo. A expectativa é a de que sejam vacinadas cerca de 5,9 mil crianças no município. Neste sábado, 16, a vacinação acontece em Araxá nos postos do Programa Saúde da Família (PSFs) e nas Unidades Básicas de Saúde (UNIs) que estarão aber tos das 8h às 17h. Na área central, a vacina será disponibilizada na Unidade de Atendimento Especializado (UAE), no mesmo horário. Não há contrain-

dicações em relação à vacina, portanto, as crianças vacinadas recentemente contra a gripe também devem receber nor malmente as gotinhas da campanha de vacinação. Porém, se a criança estiver com febre aguda ou infecções mais graves, a orientação é que a vacina seja administrada assim que a saúde dela for reestabelecida. Doação de Sangue A Secretaria Municipal de Saúde informa que 14 de junho é a data escolhida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para comemorar o Dia Mundial do Doador de Sangue. Uma for ma de reconhecer as mi-

lhões de pessoas no mundo inteiro que doam sangue voluntariamente todos os dias, salvando vidas e melhorando a qualidade da saúde de muitas pessoas. O objetivo principal da campanha é sensibilizar as pessoas sobre a impor tância de doar sangue regular mente. Deve-se ter em mente que a necessidade é constante de prevenção da escassez de sangue em hospitais e clínicas, principalmente em países em desenvolvimento, como é o caso do Brasil, onde as quantias são muito limitadas. Portanto, é fundamental o ato da doação de sangue e tem o grande potencial de salvar muitas vidas , destaca a secretária municipal de Saúde, Patrícia Auxiliadora da Silva. Ela informa que as pessoas de Araxá que querem ser doadoras de sangue devem procurar a Secretaria Municipal de Saúde, os Programas Saúde da Família (PSFs) ou as unidades básicas de saúde (UNIs) para se informarem. Quem quiser saber se pode ser um doador, também pode se infor mar pelo telefone (34) 3691-7076.

Encontro de Folia de Reis na Antinha espera reunir mais de 20 grupos Os organizadores do XII Encontro de Folia de Reis da Antinha estão ultimando os preparativos para a realização do evento que acontece no distrito r ural dia 1º de julho próximo, das 6h às 18h. A estimativa do coordenador do encontro, José Lázaro, é a de que entre 20 e 25 grupos participem dessa 12ª edição da festa. No ano passado, 31 folias par ticiparam do evento. As apresentações das folias serão realizadas debaixo da árvore da tradicional praci-

nha, onde está o túmulo de Tibúrcio Trindade, na igreja local e no ginásio. Durante todo o dia, haverá diversas palestras sobre acontecimentos ligados às folias de reis e, à noite, a grande atração ficará por conta da realização de um baile. Os organizadores conclamam os capitães de folias e foliões para que par ticipem do evento, de forma que a presença de todos fortaleça mais esses encontros que mantêm a tradição das Folias de Reis.


CLARIM

ARAXÁ, 15 DE JUNHO DE 2012

09

Câmara inicia a construção dos Vale aposta no gabinetes para novos vereadores desenvolvimento A Câmara Municipal deu início à construção de cinco novos gabinetes na sede para atender o aumento no número de vereadores em Araxá, de 10 para 15, a partir de 2013. A solenidade de assinatura da ordem de serviço com a Construtora Adineor aconteceu nesta segunda-feira, 11, às 17h30, no hall da Câmara Municipal. Em seguida, os presentes conheceram a área onde serão constr uídos os novos gabinetes que estarão próximos aos atuais. Além da maioria dos dez vereadores, também estiveram presentes na solenidade a representante do Poder Executivo, a secretária municipal de Educação, Maria Célia Araújo, e da empresa vencedora da concorrência para a execução da obra, Adineor Car neiro de Paula. Segundo ele, a obra que foi efetivamente iniciada nesta terçafeira, 12, deve estar concluída dentro de três a quatro meses, sendo que as cinco salas serão iguais as atuais, de acordo com o projeto da nova sede. Na oportunidade, o presidente lembrou a importância da construção da nova sede da Câmara Municipal na av. João Paulo II. Com a iniciativa de mudar o Legislativo pra cá, o Executivo também veio e o Judiciário vai estar logo aqui com a gente também e, com isto, nós centralizamos esse atendimento à população, numa parceria da Câmara com a prefeitura em prol da comunidade. O presidente informa que a obra não é suntuosa, sendo que deve proporcionar tranquilidade e espaço para o trabalho dos novos vereadores e servidores, que são três para cada gabinete. Em uma ampla área verde, local privilegiado, é a nossa contribuição para o futuro da cidade , destacou. Segundo ele, apesar do aumento do número de cadeiras em um terço não

sustentável

haverá alteração no repasse que é feito pelo Executivo para a Câmara, que permanecerá em 7% do orçamento municipal. Com isso, o Legislativo vai ter que controlar as despesas também. Nós que já fizemos uma transparência total nas obras

que iniciamos, vamos fazer novamente e, em breve, estamos colocando os salários dos servidores da Câmara Municipal no Portal da Transparência, mostrando para a comunidade com o que o dinheiro está sendo gasto e aplicado e se de for ma cor-

reta. É também uma contribuição da Câmara Municipal no sentido de transparência que é o que o Brasil precisa , afirma. O presidente reassalta que orçamento da Câmara comporta com tranquilidade o aumento do número de vereadores, inclusive porque neste ano, mesmo construindo o novo anexo orçado em R$ 300 mil, ainda há previsão de devolução de recursos à prefeitura. É só administrar, cuidar bem dos recursos do Legislativo araxaense e dar continuidade também aos trabalhos da Câmara Municipal. Roberto infor ma que oito concorrentes participaram da licitação para a construção do anexo, sendo que três classificaram-se até o final do processo. A empresa que ganhou foi justamente pelo critério de desempate, já que é de pequeno por te e, com isto, leva uma vantagem nos 10% que podem ser calculados para ganhar.

Para reforçar o seu posicionamento como uma companhia que identifica desafios, apoia discussões e implementa soluções inovadoras para transformar recursos naturais em desenvolvimento sustentável, a Vale Fertilizantes apostou em atividades diferenciadas na Semana do Meio Ambiente. A ação faz parte das inúmeras iniciativas da empresa sobre sustentabilidade, que tem como foco a par ticipação da Vale como parceira oficial da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20). Em razão disso, as 14 unidades da empresa pelo Brasil tiveram uma programação especial na semana do Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), que ressaltou a preocupação da companhia em conciliar princípios econômicos, sociais e ambientais no seu cotidiano. Com o tema Desenvolvimento Sustentável , funcionários diretos e terceirizados par ticiparam de diversas atividades, como rodas de conversa e sessões de cinema. Com a campanha da Semana do Meio Ambiente 2012 e o slogan Vamos fazer mais? , a empresa reafir ma o seu compromisso com o desenvolvimento sustentável do planeta, estimu-

lando em seus empregados a ideia de que sempre é possível fazer mais pelo meio ambiente. A Vale Fer tilizantes protege e ajuda a conservar mais de 13 mil km² de áreas naturais e reaproveita cerca de 79% do volume de água em suas operações, além de contribuir para a descoberta e preser vação de várias espécies botânicas e de insetos, entre outras ações. Vivemos em um mundo cada vez mais integrado e, por esse motivo, vamos falar sobre a importância do desenvolvimento sustentável não só dentro da empresa, mas também no cotidiano de nossos funcionários , explica a gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Vale Fertilizantes, Ana Lúcia Taveira. A programação entre os dias 4 e 6 de junho contou também com concurso de fotografia, diálogos especiais, palestras e atividades interativas com os empregados, prestadores de serviços e comunidades, como plantio de mudas e trilhas ecológicas. Vamos valorizar ações para a preservação do meio ambiente já adotadas em nossas unidades, conhecer práticas sustentáveis dos nossos empregados e parceiros e compar tilhar conhecimentos , completa Ana Lúcia.

CÂMARA MUNICIPAL DE ARAXÁ Processo nº: 14/2012 Tomada de Preços nº: 02/2012 O presidente da Câmara Municipal de Araxá homologa o presente processo de licitação, nos termos da lei nº: 8.666/93. Araxá, 06 de junho de 2012.


10

CLARIM

ARAXÁ, 15 DE JUNHO DE 2012

8OPINIÃO 8SINHÁ MOÇA

A Ignomínia Filmada Guido Bilharinho A Cia. Cinematográfica Vera Cruz, fundada em São Ber nardo do Campo/SP, em 1949, consistiu em tentativa de industrialização do cinema no Brasil. Não deu certo. Por uma série de razões, já bastante debatidas em livros, ensaios e artigos. A referência à produtora de cerca de 18 ou 19 filmes, entre eles Sinhá Moça (1953), codirigido por Osvaldo Sampaio (São Paulo/ SP, 1912-1996) e Tom Payne (Lomas de Zamora/Argentina, 1914-1996), é feita apenas para ressaltar o aspecto infraestr utural dessa realização. O filme, como todos os efetuados por grandes estúdios, visa principalmente o êxito de público como meio para obter retorno, remuneração e lucratividade do capital investido. Constitui tema à parte, examinar, analisar, discutir e avaliar a justeza ou não desse desiderato, que transforma possível objeto artístico e levantamento da realidade e da natureza humana em mero produto industrializado, agravado com o viés da confor mação ideológica. Sinhá Moça, pois, não se destina e nem almeja à realização ar tística, pautando -se por simples narrativa ficcional objetivando atingir amplo e variado público. Desse propósito não resulta qualidade estética. O problema, contudo, não se limita a essa questão. É mais sério, grave e profundo, visto questionarse, antes de tudo, a própria finalidade do cometimento, com o que se cai no debate acima aludido, cujos pressupostos e condicionantes refogem à análise específica do filme. Não se pode, no entanto, deixar de enfocar ou ressaltar sua origem para po der entender porque existe, é desse modo e não de outro. É assim, e não diverso, justamente por sua gênese e finalidade, do que resulta tríplice característica. Plena base infraestr utural, de um lado; pífio tratamento ficcional e evidente convencionalismo for mal, de outro. O filme é tecnicamente bem feito e, sob esse prisma, até surpreendente para a época. Os décors ou cenários interiores são diversificados e apropriados. As locações exter nas muito bem focalizadas em angulações e enquadramentos adequados. A direção e a interpretação de atores não fogem a padrões aceitáveis, alcançando até alto nível no que se refere à heroína, que transmite eficazmente nas expressões faciais o que lhe vai no íntimo, refletindo instantaneamente seu estado de espírito. O número e a mo vimentação dos figurantes apresentam-se avultado no primeiro caso e com boa e cor reta mobilidade no segundo. Assentada sobre essa base técnica-estrutural, ergue-se estória edificante, pela qual, no cr uzamento das ações dos bons e dos maus, padece uma humanidade escravizada, vilipendiada e humilhada,

transfor mada em simples animal de carga, os escravos negros. A trama segue a urdidura de eficaz receituário. Estr uturada sobre as evidências dos fatos, a abordagem temática processa-se superficialmente, explorando, hábil e maniqueísticamente, bons e maus sentimentos e ações. De um lado, o idealismo, a bondade, as retas intenções. De outro, a exploração do ser humano elevada à máxima potência e toda a estr utura mental, comportamental e organizacional destinada a mantê-lo a fer ro e fogo. Esse embate, de permeio à revelação da crueldade humana, do sofrimento do escravo, do amor entre o jo vem casal de protagonistas, for ma o esqueleto ou a espinha dorsal do filme. Como o tratamento temático visa apenas contar estória recheada dos ingredientes necessários a tor ná-la palatável a amplas plateias, seu arcabouço ficcional é frágil e banal. Nele ressalta-se, contudo, como único aspecto positivo e válido, a reconstituição e amostragem da ignominio sa prática da escravidão do ser humano por seu semelhante. Além da cr ueldade ínsita nesse modo de pro dução pré-capitalista, so brepõe-se a injustiça de organização social e do trabalho baseada na apropriação e usurpação violenta e coativa da capacidade de uns em proveito de outros. Se até a exploração do trabalho dos animais ou o modo como é feita podem (e devem) ser questionados, o que não se dizer da escravização do próprio ser humano? O que se retira de uns (os escravos) transfere-se a outros (os senhores), do que resulta tudo faltar aos primeiros e tudo sobejar aos segundos, no maior exemplo possível de disparidade humana e social. Esse aspecto evidenciase no filme, com força e ênfase, constituindo seu maior (e rigorosamente único) atributo. No mais, em sua essência, estrutura e desenvolvimento, a trama é esquemática, não superando o nível das novelas de rádio da época e da televisão de hoje, o que significa, em síntese, não preencher nenhum dos requisitos indispensáveis à configuração da obra de arte. Sob o ponto de vista da linguagem cinematográfica, também padece de igual sor te (ou falta de), dados seu convencionalismo e falta de inventividade, conquanto técnica e profissionalmente utilizada corretamente, virtude contudo não artística, conquanto indispensável para alcançar tal qualificação. Notando -se ainda a influência da linguagem comercial ho llywoodiana de cinema, visível (no duplo sentido) também no tratamento temático. Guido Bilharinho é advogado atuante em Uberaba e autor de livros de literatura, cinema, história do Brasil e regional. Texto do livro de sua autoria O Cinema Brasileiro Nos Anos 50 e 60 , editado pelo Instituto Triangulino de Cultura, em 2009.

O toque

Denise Osborne Ao visitar a Casa Branca, um garotinho negro de 5 anos, chamado Jacob, diz ao presidente Obama que ele queria saber se o cabelo do presidente era igual ao dele. O presidente então diz: Por que você não toca meu cabelo e vê por você mesmo? O presidente então se cur va, abaixando a cabeça, para que a criança possa tocá-la. Nesse momento, o fotógrafo da Casa Branca tira uma foto que iria se tornar uma das mais simbólicas fotografias do governo Obama. O presidente, então, pergunta a Jacob o que ele acha e o garotinho responde: Sim, é a mesma coisa . A foto foi tirada em 2009, mas o diálogo entre o garoto e o presidente somente foi publicado em maio deste ano. Essa foto tem uma força tão grande que se torna difícil escrever sobre ela. A foto discursa sobre raça, um tópico que o presidente Obama prefere manter uma certa distancia. O toque e a identificação com o tipo de cabelo trazem a Jacob um sentimento de familiaridade. O fato de que Jacob precisou tocar o cabelo de Obama para entender que Obama era negro como ele tem também o seu fator simbólico: a eleição de um presidente negro em um país de maioria branca, cuja história é marcada por segregação e preconceitos, parece ficção. E por que o cabelo? Chris Rock, um famoso comediante negro americano, fez um documentário em 2009 chamado Cabelo Bom (Good Hair). Nesse documentário, Rock en-

trevista mulheres negras e discute a questão do cabelo na comunidade negra americana. O filme revela a forte e complexa ligação entre a mulher negra e seu cabelo. O cabelo negro tem sido referência do orgulho negro. Por exemplo, nos movimentos dos direitos civis nos anos 60 e 70 nos Estados Unidos, os negros usavam o cabelo longo e natural, como uma forma de rejeição aos padrões de beleza europeus. Negro é lindo (Black is beautiful) foi um dos movimentos culturais americanos que ressaltaram a cor da pele, expres-

8CALEIDOSCÓPIO

Para Carmem Lúcia Gomes Caro Leitor, Lá na rua Goiás, a dois quarteirões da nossa casa, morava outra família também muito querida. Eram a Dona Isaura e o marido, mais as filhas Sílvia, Car mem Lúcia e Aparecida. O pai era caminhoneiro. Recordo-me bem das suas feições, mas como ele viajava muito, não me lembro do seu nome. A Carmem Lúcia também era minha colega de Grupo e minha companheira de folguedos. Uma vez ela ficou doente. Acho que foi nefrite. Eu passava na casa dela todos os dias depois da aula e a encontrava acamada. Achava muito esquisito uma pessoa ficar sempre deitada (muito mais tarde, entendi a impor tância de se guardar repouso para a recuperação da saúde). Enfim, deixava com ela os cadernos para que copiasse as matérias perdidas no dia. Graças a Deus, ela logo se recuperou e voltamos à nossa rotina inocente. Um dia, eu fiquei doente. Era uma amigdalite renitente. Minha mãe me levou ao médico. Ele, de chofre, informou que eu teria que ser operada e pediu uns exames de SANGUE. Mal ouvi essa palavra, saí correndo assustada do consultório, deixando, atônitos, o médico e a minha mãe. Fui me refugiar no sacrossanto lar da Car mem Lúcia. Dona Isaura, ao me ver chegar, logo procurou saber o motivo de tanto desespero. Depois me repreendeu com brandura, dizendo-me que exame de sangue não doía nada e que se o médico achava que eu deveria ser operada, então eu tinha que me submeter com serenidade. Aconselhada, voltei para minha casa, onde encontrei minha mãe aflitíssima.

No dia marcado, fomos eu e a minha mãe ao Hospital fazer o exame. Fir me nas palavras da dona Isaura, sentei-me e entreguei meu braço ao garrote. Olhei para o lado, para não ver a agulha. Minha mãe ali de pé, ao meu lado, tentava me manter calma. De repente, percebi um movimento, voltei minha cabeça para a enfermeira e notei que tiravam minha mãe de perto. Acabado o suplício, achei minha mãe deitada numa maca, dentro de uma sala, voltando do desmaio. O medo que eu tinha, ela tinha também. Fui entendendo que todos nós podemos ficar doentes, que todos nós temos nossos medos e que as mães são muito sensatas e firmes (embora nem sempre consigam parar em pé). A Carmem Lúcia hoje é médica. Já quanto a mim, sempre que me perguntavam o que queria ser quando crescesse, dizia que achava que queria ser escritora, mas, com certeza, não queria ser médica. Sempre que me encontro com a Dona Isaura, ela me fala de uma vez em que eu e a Carmem Lúcia fomos fazer um trabalho de equipe na casa de outra colega e eu liderei as crianças para sur rupiar mos uma romã que nascia faceira no terreiro da vizinha. É, as mães são sempre muito sensatas e firmes. Aquilo realmente não se faz. Mas, pelo menos na minha época, crianças e ár vores, crianças e frutas e, principalmente, crianças e fr utas do vizinho, eram relações atávicas. Para a Carmem Lúcia e sua família, segue um doce abraço. Para você também, leitor (será que já posso chamá-lo de amigo?). Lucília Candini

sões faciais e o cabelo dos negros como elementos da beleza negra. A identificação de Jacob com o presidente Obama simboliza a impor tância de Obama para a comunidade negra americana. Em um documentário que vi esta semana, chamado A Loteria (The Lottery), um garotinho pobre e negro de 5 ou 6 anos veste uma roupa com gravata para ir à escola pública concorrer a uma vaga. Quando ele veste a roupa ele diz: Eu me sinto como Obama . Todas as semanas, o fotógrafo do presidente tira fotos dos

eventos na Casa Branca e as expõe para o público. E assim, todas as semanas, as fotos são expostas e depois retiradas. Porém, essa foto de Jacob tocando o cabelo de Obama tem sido parte per manente da exposição. E não é difícil imaginar o porque. Denise M. Osborne é araxaense, doutoranda pela Universidade do Arizona (USA) em Aquisição e Ensino de Segunda Língua (SLAT) e pr ofessora pela mesma universidade. E-mail: dmdcame@yahoo.com

Ausência de condições adequadas ao safrista gera dano moral Rodrigo Farnesi de Araujo Dentre os inúmeros deveres do empregador, está o de propiciar ao empregado adequadas condições de trabalho, higiene e conforto, para que bem possa desempenhar suas atividades. Não apenas o empregado urbano, mas também o trabalhador rural está amparado no que se refere às adequadas condições de trabalho. Em determinadas hipóteses, não é tão simples ao empregador garantir aos seus trabalhadores o adequado ambiente de trabalho, devendo minorar as situações que possam se constituir em degradantes. É o caso do trabalho de safra, por exemplo. Referida questão vem sendo debatida em nossos tribunais, e a Justiça do Trabalho tem entendido que a ausência de condições adequadas gera direito ao pagamento de indenização por dano moral. Como é notório, o dano moral consiste na ofensa à honra, aos sentimentos, à saúde, à segurança, à liberdade, à privacidade, à intimidade, à imagem, causando prejuízo de caráter não patrimonial ou material. Praticando algum ato descrito acima, pode o empregador cometer ato ilícito que ofenda a moral do empregado. Algumas situações do trabalho de safra tem levado empregados a bater às portas do Poder Judiciário, como falta de fornecimento de água potável, ausência

de local apropriado para realização de refeições e inexistência de sanitários para utilização dos safristas. Com fundamento especialmente na Norma Regulamentadora 31 do Ministério do Trabalho, que aponta vários deveres do empreendedor rural, os juízes trabalhistas têm condenado inúmeros empregadores ao pagamento de indenização por dano moral. O trabalho em safra, por si só, já é sacrificante. Sem as mínimas condições, se torna degradante. Laborando diariamente sob sol escaldante e calor excessivo, por óbvio que o trabalhador necessita não apenas de hidratação constante, mas ainda de alimentação adequada, a ser realizada em local que tenha o mínimo de higiene e conforto. No que se refere aos sanitários, o empregador tem a obrigação não somente de disponibilizar, mas também facilitar o uso, não colocando aqueles apenas em locais fixos e muito distantes do local de trabalho do empregado. Dessa maneira, a ausência de condições apropriadas, especialmente a inexistência de sanitários para utilização de empregados safristas, expondo-os a situação degradante e humilhante, gera ao trabalhador, de forma inequívoca, direito ao recebimento de indenização por danos morais de seu empregador. Rodrigo Far nesi de Araujo é advogado trabalhista e presidente da OAB/ARAXÁ.


CLARIM

ARAXÁ, 15 DE JUNHO DE 2012

11

8BEM ESTAR 8QUEIMADURAS

Fhemig faz alerta sobre os agentes causadores O Hospital João XXIII, que integra a Rede Fhemig, recebe, em média, 100 pacientes com queimaduras por dia, entre novos, retornos e internados. Estes casos corroboram os dados do Serviço de Cir urgia Plástica e Queimados do hospital, que mostram que a maioria dos pacientes da Unidade de Tratamento de Queimados é do sexo masculino (62,5%), com uma média de idade de 29 anos. Em geral, são vítimas de queimaduras de segundo ou terceiro graus. Atualmente, dos 26 leitos da unidade, 22 estão ocupados, dos quais oito por crianças. As áreas mais atingidas são o tórax anterior, os membros superiores e a cabeça. Em média, os pacientes per manecem inter nados por 23 dias. Em torno de um quarto, ou 15% das pessoas acometidas, mor rem em razão das queimaduras, sendo que o álcool é o principal responsável pelo total de mor tes em mais de 50% dos casos. O chefe do Serviço de Cirurgia Plástica e Queimados, Carlos Eduardo Guimarães Leão, ressalta que a queimadura é um problema mais sociocultural que médico, já que em nenhum outro país do mundo, o álcool é responsável por um número tão expressivos de acidentes . Ele também alerta que os meses de junho e julho representam os momentos mais críticos do ano, haja vista que há um aumento de 12% a 15% do número de vítimas habituais. Isto devido às características deste período em que ocorrem, tradicionalmente, as comemorações das festas juninas que se estendem até julho. Ainda de acordo com Carlos Eduardo Leão, somente a inclusão na grade curricular das escolas de ensino fundamental de uma disciplina voltada à prevenção de acidentes, colocaria fim a essa falta da cultura do perigo que caracteriza nosso povo, mesmo aqueles mais bem inseridos social e economicamente . Somente em maio deste ano, 50% dos casos de queimaduras

Dr. Fernando Eugênio Machado CRMMG: 5290

A Chaminha é o mascote da campanha da Fhemig, que aler ta sobre riscos do fogo atendidos no Hospital João voltou a ser vendido em todo o Diante de uma pessoa queiXXIII tiveram o álcool líquido país. mada, deve-se, imediatamente, como agente causador. O fator A Sociedade Brasileira de afastá-la do agente causador. também é o responsável pelas Queimaduras constatou que, Em seguida, caso a roupa estequeimaduras mais extensas e durante a vigência da proibição, ja queimada, ela deve ser retipela maioria dos óbitos. Diante houve uma queda de 60% do rada. Após essas medidas inideste quadro desolador, fica ainnúmero de acidentes com álcociais, a pessoa deve ser colocada mais evidente a necessidaol (com queda maior entre as da em água fria e corrente (ou de de campanhas de prevenção crianças) e uma redução de 26% colocar sobre ela uma toalha e de leis que proíbam o comérda gravidade das queimaduras. embebida em água fria) e cio varejista dos produtos inflaSomente em Belo Horizonte, encaminhá-la imediatamente máveis, em particular, do álco43% das vítimas atendidas na ao hospital. ol líquido, como for ma eficaz de Unidade de Queimados do HosPara que não haja o agravareduzir a morbidade e a mor tapital João XXIII eram crianças mento do quadro de saúde da lidade decor rentes das queimaentre zero e dez anos de idade. vítima, é fundamental que, em duras. Nesse contexto, o ambiente dohipótese alguma, seja utilizado Outro dado que deve ser desméstico é o local onde ocorrem outro produto que não seja a tacado em relação ao álcool límais da metade dos acidentes, água pura e fria, pois se dificulquido é o seu uso em ocorrêncisendo a cozinha o cenário de ta o trabalho do médico para as de tentativas de autoexter mí80% dos casos. Até os quatro identificar a área queimada, nio. O Ser viço de Cirurgia Plásanos de idade, as crianças são bem como a profundidade da tica e Queimados do HPS regisvítimas de queimaduras decorlesão. trou uma taxa anual de 18% rentes de escaldadura (decorSegundo a Sociedade Brasidestes eventos, com uma rente da ação de líquidos supeleira de Queimados, cuidados prevalência de 95% do álcool líraquecidos). simples, incorporados ao dia a quido como agente e uma taxa No ranking dos principais dia das pessoas, são capazes de de mortalidade de 60%. agentes causadores de queimaevitar queimaduras. Assim, as duras, logo após o álcool líquicrianças não devem ficar soziProibição do, vem os líquidos superaquenhas em casa. O botijão de gás Em 20 de fevereiro de 2002, o cidos, em par ticular a água e o deve, sempre, ser trocado em álcool líquido foi proibido de ser óleo. Em seguida, a chama diambiente aberto. Nunca se deve comercializado no varejo, pela reta. Também merecem atenusar produtos inflamáveis, em Agência Nacional de Vigilância ção os acidentes com fogos de especial o álcool líquido, bem Sanitária (Anvisa). No entanto, artifício, causados pelo manucomo produtos químicos em a proibição foi revogada devido seio inadequado desses artefacasa, além de ter cuidado ao a uma liminar concedida à intos, em muitos casos, associafazer a manutenção da instaladústria envasadora e o produto do à embriaguez. ção elétrica.

ESPECIALISTA.

COLOPROCTOLOGIA Intestino Reto Ânus Hemorróidas com ligadura elástica

AVENIDA ARACELY DE PAULA, 955

FONE (34) 3661-6000

CENTRO DE PSICOLOGIA E TREINAMENTO COGNITIVO

Mineração de dados por imagens auxilia diagnóstico No Instituto de Ciências Matemáticas e da Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, pesquisadores desenvolveram um novo sistema de mineração de dados para imagens médicas. Por meio de algoritmos, fórmulas matemáticas que orientam o funcionamento de programas de computador, são selecionadas imagens do corpo humano que tenham as características solicitadas pelos médicos. A coleta de dados sobre o paciente auxilia na elaboração de diagnósticos. Sistema busca imagens com características solicitadas pelos médicos. Na verdade o computador não realiza o diagnóstico, ele elabora um pré-diagnóstico. Chamamos isso de diagnóstico auxiliado por computador, ou sistemas CAD [Computer Aided Diagnosis] , afirma Alceu Ferraz Costa, que realizou a pesquisa. Os sistemas CAD são apoiados por mineração de imagens, a par tir das quais realiza a extração de características visuais relevantes, como for ma, cor e texturas, que ressaltem os aspectos principais levados em conta pelo especialista médico no momento do diagnóstico. Na pesquisa, o computador se ba-

seia em um algoritmo de extração de características chamado Fast Fractal Steack (FFS), que realiza análises de associações de forma, o que mais se aproxima à distinção que seria feita pelo ser humano. A pesquisa contou com a parceria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP) da USP e procurou avaliar a imagem do pulmão dos pacientes. Entretanto poderia ser usada em outras áreas médicas, como ultrassonografias e radiografias de outros órgãos. Eles nos cediam imagens de pulmões , ex-

plica. Por elas, podíamos analisar qual parte do pulmão estava danificada e então era possível dizer se era um câncer ou alguma outra doença. Agrupamento Adicionalmente, foi desenvolvido o algoritmo de classificação Concept, que emprega mineração de regras de associação para predizer a classe de uma imagem. O aspecto inovador do Concept refere-se ao algoritmo de obtenção de representações de imagens, também desenvolvido nesse trabalho, chamado Multi Feature Space Map (MFS-

Map), que realiza agrupamento das imagens em diferentes espaços de características para aproveitar melhor aquelas extraídas durante o processo de classificação. Costa afirma que começou seu doutorado neste ano no ICMC e pretende seguir trabalhando na área de mineração de dados. Ele defendeu, também neste ano, sua dissertação de mestrado no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, sob orientação da professora Agma Juci Machado Traina. A pesquisa Mineração de imagens médicas utilizando características de forma foi iniciada em 2010. A professora Agma Traina participa de um projeto de análises de imagens médicas pelo Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Convergência Digital (INCT InCoD). O INCod é um projeto gerenciado pelo professor Aldo von Wangenhem, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O ICMC está envolvido no projeto na parte de mineração de imagens médicas. Mais informações: (16) 33739666; site www.incod.ufsc.br

CÂMARA MUNICIPAL DE ARAXÁ Processo nº: 14/2012 Tomada de Preços nº: 02/2012. Extrato de Contrato. Contratante: Câmara Municipal de Araxá. Contratada: Construtora Adineor Lt da Me. Objeto: Ampliação do prédio sede, com a construção de cinco gabinetes parlamentares. Valor: R$ 277.262,45 (duzentos e setenta e sete mil, duzentos e sessenta e dois reais e quarenta e cinco centavos). Dotação Orçamentária: 01.122.0001-1017 Construção Reforma Ampl. Prop. Câmara. 4.4.90.51 Obras e Instalações. V igência: 11/06/2012 a 11/ 12/2012.


12

CLARIM

ARAXÁ, 15 DE JUNHO DE 2012

Raridades contam história no Brazil Classics

Diversos fatores podem explicar a consolidação da 20ª edição do Brazil Classics Fiat Show 2012, que aconteceu de 6 a 9 de junho em Araxá, como o principal evento da categoria na América Latina. Foram 300 raridades expostas no pátio do cinematográfico Tauá Grande Hotel Termas & Convention Araxá, entre modelos nunca vistos em uma exposição no país. A seriedade da organização, o profissionalismo do leilão, e a preocupação pelo conforto e diversão do público presente também foram fundamentais para o sucesso do evento, que recebeu cerca 40 mil visitantes, com organização do Veteran Car Clube de Minas Gerais, patrocínio da FIAT Automóveis, e apoio da Prefeitura Municipal de Araxá e Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM). É uma grande honra para a Fiat ser patrocinadora deste evento. Estamos contribuindo para qualificar este encontro como o mais importante do antigomobilismo no Brasil , enfatizou o Presidente da Fiat Automóveis América Latina, Cledorvino Belini, durante a abertura da exposição. Mas no fundo, depois de 28 anos de encontro, o Brazil Classics continua sendo o motivo ideal para um encontro de amigos apaixonados pelo antigomobilismo. O Brazil Classics surgiu e per manece da mesma forma: um encontro de amigos colecionadores. Somos preservadores da história do automóvel , define o Presidente do Veteran Car Club MG, Otávio Pinto de Carvalho. Movidos por essa paixão, os preser vadores da história do automóvel foram os responsáveis por transformarem o pátio do Grande Hotel em um verdadeiro museu de car ros antigos. Mercedes, Cadillacs, Porsches, Ferraris, Fords, entre outros, fizeram o público presente voltar à era de ouro da história mundial representada pelas raridades expostas.

É competitivo com qualquer outro evento mundial devido à alta qualidade de suas marcas e modelos. E o leilão complementa essa qualidade e importância , avalia.

Estar presente e fazer um evento no Brazil é um desafio constante. O nosso objetivo é aumentar cada vez mais o respeito ao automóvel antigo. O Brazil Classics é um desper tar de memórias , enfatiza o Presidente da Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA), Henrique Thielmann. Um dos convidados ilustres da 20ª edição, o Governador de Minas Gerais, Antonio Augusto Junho Anastasia, deu um depoimento emocionado durante a Cerimônia de Abertura, ocorrida na noite de quinta-feira, 7. É a primeira vez que venho ao evento e estou impressionado com as raridades que vi.

Le Zebre - O Le Zebre 1905 foi um dos carros que atraiu a curiosidade de todos durante o Brazil Classics. Com um design muito original, um dos motivos para o interesse é que o modelo exposto pertencia à família do pai da aviação, Santos Dumont.

O entusiasmo dos colecionadores é fundamental para a preservação dos automóveis. É cuidar com gosto do passado , ressalta. Premiações A solenidade de premiação, ocorrida na noite de sábado, 9, foi outro grande momento do evento. O desfile contou com a presença de 63 raridades premiadas, comprovando o charme do Brazil Classics Fiat Show. Um dos principais antigomobilista do país, Og Pozzoli recebeu uma grande homenagem durante a noite de premiação devido à sua paixão por car ros antigos. Na passarela de premiações, o público se encantou com o desfile de dez Porsches, em uma emocionante homenagem ao seu criador, o engenheiro Ferdinand Alexander (Butzi) Porsche. Premiações especiais O Brasinca 4200 GT 1965, de propriedade de Otávio Pinto de Car valho, recebeu o troféu de melhor esportivo nacional. O Troféu Lalique é transitório e é dado a uma personalidade que se destacou no trabalho de crescimento e reconhecimento do antigomobilismo. Na edição 2012 o antigomobilista premiado foi Nelson Rigotto Gouveia e sua char mosa coleção de Cadillacs. A premiação mais aguardada da noite, o Troféu Roberto Lee, que premia o automóvel mais raro e valioso da exposição, foi para a o

Rolls Royce Silver Springfield 1923, do antigomobilista Rubio Fer nal Fer reira. Leilão Único da categoria realizado no Brasil, o leilão do Brazil Classics Fiat Show, que começou na 15ª edição, aconteceu na noite de sexta-feira, 8, reunindo mais de 1.000 pessoas entre colecionadores, compradores, admiradores e curiosos. Dos 105 automóveis leiloados, 56 foram arrematados, mo-

vimentando R$ 2 milhões e 130 mil reais. O automóvel com o lance mais alto foi uma Ferrari 365 GT Coupe 1970, vendido por R$ 400 mil. O mais baixo foi um Fusca VW 1969, ar rematado por R$ 11 mil. A cada edição o leilão de automóveis antigos ganha mais prestígio e espaço. Para o organizador do leilão, Sérgio Valente, o Brazil Classics é um dos eventos mais importantes no mundo do antigomobilismo.

Passeio e Mercado das Pulgas O já tradicional passeio de automóveis antigos pelas ruas de Araxá organizado pelo Brazil Classics agitou a manhã de sexta-feira, 8. Mais de 30 raridades saíram do pátio da exposição e fizeram um percurso grandioso pelas históricas r uas. Outro destaque foi o movimentado Mercado das Pulgas. No pátio do hotel foi montada uma grande estrutura onde os colecionadores puderam encontrar de tudo relacionado ao antigomobilismo: peças novas e usadas, acessórios e ornamentos para o carro antigo, além de literatura e miniaturas. DESTAQUES Exposição Porsche A edição 2012 do Brazil Classics organizou uma exposição de dez Porsches. O encontro dessas máquinas foi em homenagem a Ferdinand Alexander (Butzi) Porsche, o projetor do mais cobiçado veículo esportivo, o Porsche 911, lembrado até hoje como um dos car ros de competição de maior sucesso. Rolls Phanton Estiveram expostos no pátio do Grande Hotel, para fascínio geral do público, dois Rolls Royce Phantom V, um dos modelos mais cobiçados pela alta classe inglesa e com pouquíssimos exemplares pelo mundo. Aston DB 2 Exemplar único no Brasil, o Aston DB 2 chama a atenção devido ao seu design luxuoso e sua relação com o poder.

Rolls Royce Silver Ghost Springfield 1923 - O grande destaque da premiação 2012 do Brazil Classics Fiat Show foi um modelo Rolls Royce Silver Ghost Springfield 1923. Conta a história que o cobiçado automóvel foi adquirido de segunda mão da família Dupont, logo após a II Guerra, por um barão do cacau da Bahia. O modelo é considerado um dos carros mais importantes do Brasil.


CLARIM

Um dos grandes destaques da 20ª edição do Brazil Classics Fiat Show foi o Benz Patent Motor wagen 1886, réplica do primeiro car ro patenteado do mundo. Construído em janeir o de 1886 por Karl Friedrich Benz, foi o primeiro carro patenteado do mundo. Com três rodas, dois lugares e sem volante, o Benz Patent Motorwagen parecia uma carruagem sem cavalos. Mas tinha motor traseiro com combustão interna e gasolina.

ARAXÁ, 15 DE JUNHO DE 2012

13


14

CLARIM

ARAXÁ, 15 DE JUNHO DE 2012

8AGRONEGÓCIOS 8SAFRA 2011/2012

Minas promete registrar recordes A produção mineira de grãos, na safra 2011/2012, deve alcançar 12 milhões de toneladas, confor me levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgado na terça-feira, 5. Segundo a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), o valor equivale a um aumento de 12,9% em relação à safra anterior. Para o Brasil, a estimativa é de 161,2 milhões de toneladas de grãos, retração de 1,0%. De acordo com o superintendente de Política e Economia Agrícola da Seapa, João Ricardo Albanez, os resultados de Minas reforçam a previsão de safra recorde, liderada pelo milho. O levantamento mostra que a produção do grão deve alcançar 7,7 milhões de toneladas, volume 17,4% superior ao registrado no período 2010/2011. O superintendente considera que, no caso do milho, há o registro de uma expansão da área para 1,3 milhão de hectares, que corresponde ao crescimento de 8,4%. Já a produtividade, da ordem de 5,9 toneladas por hectare, possibilita um aumento de 8,3% na comparação com o volume apurado na safra anterior. A crescente demanda por milho no mercado interno, principalmente para atender à produção de ração utilizada nos segmentos de aves e suínos, é o principal fator de incremento da produção mineira do grão , explica. Além disso, existe a perspectiva de atender à demanda inter nacional em função da queda dos estoques mundiais. Atualmente, a produção de milho em Minas equivale a 61% da safra estimada do grão no Sudeste do Brasil , acrescenta o superintendente. Ele aponta também a expansão da safra de soja, com estimativa de 3,0 milhões de toneladas, volume 5,0% superior ao registrado em 2010/2011. Segundo Albanez, predominaram no Estado condições climáticas favoráveis à produção. Este fator, mais a utilização de tecnologia, possibilitaram uma produtividade média de 3 toneladas por hectare, volume 5% maior que o obtido na safra anterior. Para Albanez, também no caso da soja, a produção está sendo estimulada pelas oportu-

Minas Gerais Milho Soja Feijão Sorgo Amendoim Brasil

SAFRA 2011/2012 12 milhões/t 7,7 milhões/t 3,0 milhões/t 628,4 mil/t 431,5 mil/t 8,3 mil/t 161,2 milhões/t

nidades de comercialização do grão no mercado interno, neste caso para atender ao processamento do grão para a produção de óleo e farelo. A análise dos dados de Minas mostra também números expressivos para o sorgo, que deve alcançar uma safra de

(+12,9%) (+17,4%) (+5,0%) (+7,9%) (+17,3%) (+ 2,5) (-1%)

431,5 mil toneladas, o que significa um aumento de 17,3%. O resultado foi beneficiado pela expansão da área plantada, que alcançou 135,0 mil hectares, 6,5% maior que a da safra passada. E a produtividade de 3,2 toneladas por hectare equivale a um crescimento de 10,2%.

Outro produto com resultado expressivo em Minas é o feijão, que deve alcançar uma safra de 628,4 mil toneladas. O crescimento da produção em 7,9% deve ser atribuído aos plantios da segunda safra, com a provável expansão da terceira. Segundo Albanez, os produtores aumentaram o uso de tecnologia porque o mercado tem proporcionado bom retorno aos investimentos nas lavouras. Já o amendoim cultivado em Minas tem safra prevista de 8,3 mil toneladas, volume 2,5 superior aos registros do período anterior. A projeção pode ser atribuída à produtividade de 3,2 toneladas por hectare, crescimento de 18,2%.


CLARIM

ARAXÁ, 15 DE JUNHO DE 2012

15

8IMÓVEIS PJ:1023

BOANA

CRECI 10148

RUA PADRE ANCHIETA, 323, LOJA B

Av. Getúlio Vargas, 850

TELEFAX 3662-1800 CASAS PARA ALUGUEL - R. João Verçosa – S. Pedro. - R. Bernardo Guimarães – Área III. - R. Francisco Verçosa – V. Silvéria. - R. Uberaba – Alvorada. - R. Pr. Olegário Maciel – Centro. - R. Selda de Castro Alves – Fertiza. - R. Rio Grande do Sul – S. Geraldo. - r. Urbano Vilela – Centro. - R. Baltazar F. Rezende – P. Pezzuti. - R. Jose Torres de Araújo – V. Silvéria. - R. Odilon de Brito – Mangueira II. - R. Padre Anchieta – Centro. - Av. Geraldo P. Botelho – Barreiro. - R. Joaquim da Silva soares – S. Antonio. - Av. Getulio Vargas - Centro. QUITINETES PARA ALUGUEL - R. Osvaldo Álvaro da Silva – V. Estância. - R. Ipiaó – Centro. - Av. Senador Montandon – Centro. APARTAMENTO PARA ALUGUEL - R. N. senhora da Conceição – Centro. - R .Alexandre Gondin – Centro. - R. Alexandre Gondin – Centro. - Av. Aracely de Paula – Centro. - R. N. S. Conceição – Centro. - R. N. Senhora da Conceição – Centro. LOJAS PARA ALUGUEL - R. Calimério Guimarães – Centro. - R. Pr. Olegário Maciel – Centro. - R. Capitão J. Porfírio - Centro. - Av. Senador Montandon – Centro. SALAS PARA ALUGUEL - R. Cecílio Salomão – Centro. - Av. Antonio Carlos – Centro - R. Pr. Olegário Maciel – Centro. - Av. Getulio Vargas – Centro. - R. Mariano de Ávila – Centro. CÔMODOS PARA ALUGUEL - Tv. Manoel A. Silva – S. Antonio. - Av. Vereador João Sena – Centro. - Av. Senador Montandon – Centro. - R. Dr. Franklin de Castro – Centro. - R. Joaquim Ribeiro de Rezende – D. Zema. - R. Alexandre Dumont- Centro. - Av. Washington Barcelos – U. Lemos. TERRENOS PARA ALUGUEL - R. Ananias Teixeira – S. Rita - Av. Aracely de Paula – S. Terezinha. - R. Zequinha Goulart –Fertiza. - Av. João Moreira Sales – 4.000 metros quadrados – Pe. Alaor. - Av. Cassiano de Paula Nascimento s/n – S. Antonio. - Av. Damaso Drummond 15 x 60 – S. Rita - R. Pedro Dias de Carvalho – S. Terezinha CHÁCARA PARA ALUGUEL - Av. Tancredo Neves – v. Silveira. - Estrada Araxá-Uberlandia – 7km – 57 hectares. CASAS À VENDA - R. Pr. Olegário Maciel – Centro. - R. Virgilio de Abreu – Centro. - R. Ângela Marques Torres – Centro. - R. Calimério Guimarães – Centro. - R. Luiz Colombo- Centro. - R. Alexandre Dumont – Centro. - R. Miguel M. Costa – Alvorada. - R. Abdanur Elias – S. Pedro. - R. Maestro Firmo – S. Pedro. - R. Paul Harris – V. J. Ribeiro. - Av. Aracely de Paula – Fertiza. - R. Jose Barbosa de Castro – Fertiza. - R. Selda de Castro Alves – Fertiza. - R. Francisco Verçosa – V. Silvéria. - R. Campos Altos – S. Cristóvão. APARTAMENTOS A VENDA - Av. Getulio Vargas – (Residencial das Acácias) - Centro. - Av. Senador Montandon - Centro. - R. Alexandre Gondin – Centro. - R. Dona Maroca – Centro. - Av. Aracely de Paula – Fertiza. - R. Rosalia Araújo – Alvorada. TERRENOS À VENDA - Av. Gerardo S. Melo – 3025 m2 – B. Vista - Av. Diomedes G. Santos – Barreirinho. - R .Romeu de Castro Alves – Fertiza. - Av. João Paulo II – Alvorada. - R. Jorge Akel – V. Silvéria. - R. Consolação – centro - Riviera do Lago. CHÁCARAS A VENDA - 63.266 metros quadrados a 3km do centro de Araxá. - 14,60,00 há de terras de campos no município de Ibiá – MG. www.constrec.com.br

3661-5307 3661-5683 minasimobiliaria.com.br CASAS À VENDA - Parque Administrativo R$ 350.000,00 - Casa Pão de Açúcar – 04 quartos (sendo 02 suítes, um com banheira de hidromassagem), sala com 02 ambientes, cozinha, área de serviço, garagem para 02 carros R$ 170.000,00. - Casa Pão de Açúcar – 02 quartos, sala, cozinha, banheiro social, quintal, garagem R$ 100.000,00. - BAIRRO SANTO ANT ONIO 250.000,00 - Rua Carvalho Lopes - Centro 500.000,00 - CASA PRÓXIMO VEREDAS 250.000,00 - Av. Wilson Borges (cômodo e casa) - Santo Antonio 730.000,00 - Rua Dario Castro Alves - Salomão Drumonnd R$ 110.000,00 - Rua Laurindo Baleeiro - Centro R$290.000,00 - Av. Prefeito Aracely de Paula 300.000,00 - Rua Jose Soraggi - Veredas - 3 quartos (01 suíte), 02 salas, cozinha, banheiro social, área de serviço, garagem. - Av. Pedro de Paula Lemos - Av. João Moreira Sales - Bairro Jardim Europa - Bairro Boa Vista - R. Ananias Teixeira - condomínio fechado c/ 08 casas, estacionamento p/ visitante, área de recreação, cada casa c/ 03 quartos (01 suíte), sala, copa, cozinha, lavabo, área de serviço, garagem coberta p/ 02 carros APARTAMENTOS A VENDA - Parque Administrativo - 110.000,00 - Bairro Santo Antonio 300.000,00 - Rua Alberto Tito - Centro - R$ 180.000,00 - Torre Miaui RESIDENCIAL ANDAIARU - R$ 180.000,00 - Rua Almeida Campos - Centro - 03 quartos (01 suíte, 02 com armários), sala, cozinha, banheiro social, área de serviço, garagem. - Av. Imbiara, Fertiza - Rua Abdanur Elias, Centro - Edifício Residencial dasAcácias, preço de ocasião - Rua Mário Campos 1° andar - R$ 120.000,00 TERRENOS A VENDA - Bairro Mangabeira - Rivieira do Lago - Jardim Europa - Jardim Imperial - Bairro Alvorada. - Av. Ministro Olavo Drummond CASAS DE ALUGUEL - Rua Tubal de Freitas - Serra Morena - Rua Augusto Flavio da Silva - Vila Estância - Rua Ferreira Benfica - Vila Estância - Rua Manoel Lemos Neto - Padre Alaor - Rua Hermenegildo Contato - Morada do Sol - Rua Victor Purri Filho - Vila Guimarães - Av.João Moreira Sales - Arasol - Rua Funcionário Guerra – Francisco Duarte - Rua Benedita Maria de Jesus – Residencial Solaris - Rua Domingos di Mambro – Vila Silveria - Rua Lasaro Vaz Teixeira – Urciano Lemos - Rua Mariana Guimarães – Serra Morena - Av.Imbiara – Centro - Rua Virgilio de Abreu – Centro - Rua Joaquim Geraldo Filho – Orozino Teixeira - Rua Arnaldo França – Armando Santos APARTAMENTO DE ALUGUEL: - Rua Joaquim Alves Ferreira Urciano Lemos - Rua Francisco Verçosa - Vila Silveria - Rua Mario Campos – Centro - Rua Capitão Izidro – Centro - Rua Jose Primo de Melo – Centro - Rua Almeida Campos – Centro - Rua Belo Horizonte – Centro - Rua Achilles Nolli – João Ribeiro - Rua Nicanor de Souza CÔMODOS PARA ALUGUEL - Rua Argeu Alves da Costa - Vila Silveria - Av. Pedro de Paula Lemos - Santa Rita - Chalé Ana Jacinta - Barreiro - Rua Presidente Olegário Maciel - Rua Padre Anchieta - Centro - Av. Getulio Vargas - Centro - Av.Doutor Pedro de Paula Lemos Santa Rita II - Chale Ana Jacinta CHACARA A VENDA - TERRA VERMELHA - PRÓXIMA ARAXÁ/MG - 3.000 m2, com água, luz, no local. R$- 25.000,00

IMOBILIÁRIA

Rua Nossa Sra. da Conceição, 250 PJ: 2232

FONE 3661-3435

- Rua Adhemar Rodrigues Valle, Bairro Alvorada 500,00 - Rua Cônego Cassiano, Centro 650,00 - Rua Imbiaça, Bairro São Pedro 700,00 - Av. João Moreira Sales, B. Padre Alaor 780,00 - Rua Limirio Afonso, Centro 780,00 - Av. Getúlio Vargas, Centro 800,00 - Rua Agenor Braga de Araújo, Bairro Silveria 1.200,00 BARRACO R$ - Rua Osvaldo Álvaro Silva, Bairro Estância 300,00 CASA R$ - Rua Limirio Flávio da Silva, Bairro Fertiza 400,00 - Rua Rosemeire Fátima de Rezende, Bairro Jardim Nathália II. 480,00 - Rua João Antonio da Mota, Santo Antônio 480,00 - Rua José Gomes Pereira, Bairro São Francisco 600,00 - Av. João Paulo II, Centro 600,00 - Rua Alameda do Sol, Jardim Residencial Vila Verde 600,00 - Rua José Verissimo Camelo, Bairro Leblon 620,00 - Rua Antonio Pereira dos Santos, Bairro Estância 630,00 - Rua Juca Gonçalves, Bairro Sto. Antônio 650,00 - Rua Osvaldo Álvaro Silva, Bairro Estância 650,00 - Rua José Raimundo Roque, Bairro Francisco Duarte 700,00 - Rua Carlos Alberto da Mota, Bairro Jardim Europa 700,00 - Rua Marechal Deodoro, Bairro Alvorada 750,00 - Rua Araci Perfeito Penello, Bairro Guilhermina Vieira Chaer 750,00 - Rua Corina Maria Luiza, Bairro São Francisco 750,00 - Rua Padre José Zorzal, Mangueira II 800,00 - Rua Consolação, Centro 850,00 - Rua Maria de Lourdes Moreira, Bairro Sta. Rita II 900,00 - Rua Juca Gonçalves, Santo Antônio 1.000,00 - Alameda Everest, Bairro Guilhermina Vieira Chaer 1.100,00 - Rua Celina de Sousa Silva, Centro 1.600,00 - Rua Primeiro de Maio, Centro (IMOVEL PARA FINS COMERCIAIS) 2.200,00 - Rua Padre Antonio Marcigáglia, Centro 2.500,00 GALPÃO R$ - Av. Dr. Danilo Cunha, Bairro Morada do Sol 1.500,00 - Av. Dr. Pedro de Paula Lemos, Bairro Ana Antonia 2.400,00 - Rua Terêncio Pereira, Bairro Sto. Antonio 3.200,00 - Av. Honório de Paiva Abreu, Residencial Solaris 3.800,00 - Av. Ministro Olavo Drumond, Bairro São Geraldo 4.000,00 KITINETE R$ Aluguel - Rua Dom José Gaspar, Centro 400,00 - Av. Imbiara, Centro 430,00 - Rua Dom José Gaspar, Centro 470,00 LOJA R$ - Av. Getúlio Vargas, Centro 200,00 - Av. Prefeito Aracely de Paula, Sta. Terezinha (Próximo ao Sesc) 250,00 - Rua Dom José Gaspar, Centro 300,00 - Travessa Santa Izabel, Centro 350,00 - Rua Cônego Cassiano, Centro 350,00 - Rua Santo Antônio, Santo Antônio 360,00 - Rua Capitão Izidro, Centro 390,00 - Av. Imbiara, Centro 500,00 - Rua Jhonny Nolli, Centro 500,00 - Rua Presidente Olegário Maciel, Centro 550,00 - Av. Getúlio Vargas, Centro 550,00 - Rua Joaquim Antônio Dutra, Centro 600,00 - Av. Sebastião Afonseca e Silva, Bairro Santa Terezinha 600,00 - Av. João Moreira Salles, Bairro Sta. Terezinha 700,00 - Rua Terêncio Pereira, Bairro Sto. Antonio 700,00 - Rua Belo Horizonte, Centro 800,00 - Rua Presidente Olegário Maciel, Centro 1.000,00 - Rua Dom José Gaspar, Centro 1.500,00 - Rua Calimério Guimarães, Centro (Próximo a CEF) 1.500,00 - Rua Capitão Izidro, Centro 1.600,00 - Av. Getúlio Vargas, Centro 1.800,00 - Praça Dom Bosco, Centro (Antiga M Video) 2.500,00 - Rua Calimério Guimarães, Centro 3.000,00 - Av. Imbiara, Centro 8.000,00 - Av. Antonio Carlos, Centro 12.000,00 - SALA R$ Aluguel - Rua Presidente Olegário Maciel, Centro (Centro Comercial) 300,00 - Rua Presidente Olegário Maciel, Centro (em frente ao Clube Araxá) 465,00 - Av. Getúlio Vargas, Centro (Frente a Construvel) 580,00 - Rua Calimerio Guimarães, Centro (onde funciona a Loja Panamericano) 600,00 TERRENO R$ - Rua Juca Gonçalves, Bairro Sto. Antonio 500,00 - Av. Ministro Olavo Drumond (Próximo ao aeroporto) 1.000,00 RELAÇÃO DE IMÓVEIS PARA VENDA APARTAMENTO - Rua Capitão Izidro, Apto 203, Centro - Rua Funcionário João Rosa, Apto 202, Centro CASA - Av. Diomedes Gentil dos Santos, Barreirinho - Rua Domingos Leandro Silva, Bairro Novo Santo Antonio - Rua Idélcio José Rufino, Bairro Mangabeiras - Rua Janaina Andrade Teixeira, Bairro Santa Rita - Rua José Cecílio da Trindade, Bairro Jardim Natália - Rua José Raimundo Roque, Bairro Francisco Duarte - Rua Maria Lucinda da Mota, B. Adhemar Rodrigues Valle - Rua Milton Pereira de Rezende, Bairro Pão de Açúcar - Rua Padre José Zorzal, Mangueira - Rua Paul Harris, Bairro João Ribeiro - Rua Piaui, Bairro São Geraldo - Rua Tia Nica, Bairro São Pedro CHÁCARA - Sítio Serra Azul FAZENDA - Fazenda com 138 ha, Ibiá - MG GALPÃO - Rua Manoel da Cunha Oliveira, Centro SITIO - 11800 m², Perdizes - MG TERRENO - Av. Honório de Paiva Abreu, Bairro Bela Vista - Rua Baltazar José Alves, Bairro Pedra Azul - Rua Nestor Castro Alves, Bairro Francisco Duarte

Imobiliária Porto Seguro

CRECI 12.201

Av. Vereador João Sena, 143-A

CRECI - PJ 3710

COMPRA - VENDE - ALUGA ADMINISTRA AV. VEREADOR JOÃO SENA Nº 85

3662-5324

FONE: 3662-1282 FAX: 3362-7883

TERRENOS A VENDA - Direito um terreno Residencial Camuá R$ 32 mil

CASAS Á VENDA - Casa no Bairro Alvorada - Casa na Rua Maria das Dores Carneiro (Francisco Duarte) - Casa no Bairro Armando Santos - Casa no Bairro Pão de Açucar - Casa no Bairro Ana Pinto de Almeida - Casa no Bairro Ana Antonia - Casa no Bairro Alvorada com Cômodo de Comercio - Casa com Cômodo Comercial na Av.Wilson Borges - Casas no Bairro Boa Vista - Casa na Rua Capitão Chaves (Centro) - Casas no Centro - Casa no Bairro Domingos Zema - Casa no Bairro Fertiza - Casa no Bairro Horozino Teixeira - Casa no Bairro Jardim Natalia II e (III) - Casa no Bairro Jardim Imperial - Casa no Bairro Jardim das Palmeiras - Casa no Bairro Jardim Europa - Casa no Bairro João Bosco Teixeira - Casa no Bairro João Ribeiro - Casa no Bairro Leblon - Casa no Mangabeiras I e Mangabeiras II - Casa no Bairro Novo Horozino - Casa no Bairro Santo Antonio - Casa na Vila São Cristóvão - Casa no Bairro São Geraldo - Casa no Bairro Salomão Drumond - Casa no Bairro São Francisco - Casa no Bairro Santa Luzia - Casa no Bairro Santa Rita - Casa no Bairro São Pedro - Casa no Bairro Solaris I - Casas no Bairro Veredas - Casa no Bairro Vila Estância - Casa na Rua Ipiaó - Próx. á Rua Uberaba . - Apto Av. Vereador João Sena - Aptos Vila Silveria - Cômodo no Bairro Veredas - Cômodo no Bairro Santo Antonio TERRENOS - Terras no Município de Sacramento (19 Alqueires) - Chácara Recanto das Gameleiras - Terreno - Jardim das Palmeiras - Terreno - Residencial Vitoria - Terreno no Bairro Urciano Lemos - Terreno na Av. Ministro Olavo Drumond - Terrenos no Bairro Armando Santos - Terreno no Bairro Alvorada - Terreno na Av. Ananias Aguiar - Terreno no Bairro São Francisco - Terreno no Bairro Serra Morena - Terrenos - Jardim Imperial - Terreno no Bairro Parque das Flores - Terreno no Bairro João Bosco Teixeira - Terreno no Bairro João Ribeiro - Terreno no Bairro Fertiza - Terreno no Bairro Veredas - Terreno no Bairro Santa Terezinha - Terreno na Rua Cassiano Lemos esquina com a Rua Garimpo ALUGUEL - Casa Bairro Santo Antonio - Casa na Av. Aracely de Paula - Casa no Bairro Santa Rita II - Casa no Bairro Alvorada - Casa no Bairro São Francisco - Casa no Bairro São Pedro - Casa na Bairro Vila Silveria - Casa no Bairro Mangueiras - Barraco na área Central - Apto na Av. Aracely de Paula - Apto no Bairro Guilhermina Chaer - Apto na Rua 1ª de Maio (Centro) - Kit Net no Bairro São Geraldo - Cômodo Comercial no Santo Antônio - Cômodo Comercial no Bairro Alvorada - Cômodo Comercial na Av. João Moreira Sales - Cômodo Comercial no Bairro Santa Luzia - Terreno na Av.Terencio Pereira (Santo Antonio) - Terreno no Bairro Alvorada - Terreno no Bairro Amazonas

- B. Armando Santos 10x 24 R$ 37 mil

- Residencial Camuá 360m R$ 49 mil - B. Serra Morena 12 x 30 R$ 45 mil - Av. Pedro de Paula Lmeos, 12 x 30 R$ 48 mil - Residencial Camuá 437m² R$ 52 mil - Setor Administrativo (próximo Câmara Municipal) 12 x 30 R$ 72 mil - Veredas 12 x 30 R$ 100 MIL CASAS PARA ALUGUEL - Casa Central 2 qtos, sala , cozinha, WC, lavanderia, entrada p/ carro. R$ 600,00 APARTAMENTOS PARA ALUGUEL - Apartamento central 3 qtos sendo um suíte, 3 salas, cozinha, wc, lavanderia,e vaga p/ 1 carro R$ 1.500,00 SALA COMERCIAL PARA ALUGUEL - Centro Comercial, R$ 415,00 + condomínio CASAS À VENDA - Barraco no Novo Santo Antonio, Travessa Manoel Antonio Silva, 2 qtos, sala, cozinha, WC, lavanderia R$ 45 mil - Casa nova em fase de acabamento B. João Bosco Teixeira 1 qto, sala, cozinha, wc R$ 50 mil. - Francisco Duarte, 3 qts., sala, coz., WC, lav., gar., R$ 70 mil - Salomão Drummond, 3 qts., sala, coz., WC, lav., gar. , cômodo de comércio, R$ 90 mil - Novo Santo Antonio, R. Frederico Ozamar, 3 qtos, sala, cozinha, WC, lavanderia e garagem R$ 90 mil - Armando Santos, 2 qtos, sala, cozinha 2 wc, lavanderia e garagem 2 carros R$ 100 mil - B. Urciano Lemos, 6 qtos, sendo 1 suíte, sala, cozinha, 2 banheiros, garagem 2 carros, R$ 110 mil. - Serra Morena, 2 qtos, sala, cozinha, WC, lavanderia e entrada p/ carro. R$ 120 mil - Bairro SantoAntônio, 3 qts., sala, copa, gar. p/ 2 carros. R$ 130 mil - B. Novo Orozino (casa nova), 2 qtos sendo 1 suíte, sala, cozinha, wc, lavanderia e garagem 2 carros R$ 130 mil. - B. Joaõ Bosco Teixeira, 3 qtos sendo 1 suíte, sala, cozinha, wc, lavanderia e garagem 2 carros. R$ 135 mil. - Santo Antônio (próximo à Nestlè), R$ 180 mil - Casa central na rua Cristóvão Vilela, 4 qts. sendo 1 suíte, sala, copa, coz., WC, lav., área, churrasqueira, gar. p/ 3 carros. R$ 200 mil - B. Veredas, 3 qtos, sendo 1 suite, sala, copa, cozinha, WC e lavanderia, área p/ churrasqueira, garagem p/ 2 carros. R$ 240 mil APARTAMENTOS PARA VENDA - Central 3 qtos, sendo 1 suíte, sala, copa, cozinha, WC, lavanderia e vaga p/ 1 carro. R$ 220 mil. CÔMODOS PARA ALUGUEL - Padre Alaor Av. João Moreira Sales, R$ 1800,00

PASSAMOS ESCRITURAS DE IMÓVEIS RURAIS E URBANOS, GARANTIMOS O MELHOR PREÇO. TEMOS OS CLIENTES PARA COMPRAR CASAS E TERRENOS. SE VOCÊ ESTIVER INTERESSADO EM VENDER OU ALUGAR SEU IMÓVEL. ESTAMOS PRECISANDO DE IMÓVEIS PARA LOCAÇÃO, TEMOS CLIENTES CADASTRADOS. LIGUE 3662-5324

FAÇA-NOS UMA VISITA E CONFIRA. TEMOS VÁRIOS IMÓVEIS URBANOS.


16

CLARIM

ARAXÁ, 15 DE JUNHO DE 2012

8IMÓVEIS E CONSTRUÇÃO 8CASAS MODULARES

Vantagens e desvantagens

As casas modulares representam um nicho de mercado na constr ução civil que tem crescido de ano para ano, havendo cada vez mais empresas especialistas na matéria. Hoje em dia, quando alguém decide avançar para a construção da sua casa e procura opções no mercado, depara-se com a dúvida se avança para a construção tradicional ou para uma casa modular, entre outras opções. Não é à toa que em Portugal se conhecem cada vez mais casas modulares. Importa por isso abordar o tema e expor as vantagens e as desvantagens das casas modulares, assim como discutir a questão do preço das referidas.

Vantagens <Prazo de execução da obra. Afir ma-se que uma casa de 100.000 euros pode ficar pronta em apenas três meses. <O método construtivo estará menos sujeito a problemas e defeitos em função de ser mais nor malizado. <Esquecendo as burocracias, há a possibilidade de juntar módulos e com isso aumentar o seu espaço. Este é um aspecto muito relevante para quando uma família cresce ou para quando a saúde financeira for melhor e per mitir mais algum investimento na casa. Desvantagens < O gosto da pessoa/família que quer constr uir a casa terá

menos preponderância. Obviamente que não fica reduzido a zero, mas fica condicionado a certos limites. Desenho e soluções constr utivas vêm num cardápio. <Menor flexibilidade criativa a vários níveis. Uma questão indispensável e que não se pode ignorar é a do preço das casas modulares. Serão as casas modulares mais caras ou mais baratas que as casas construídas pelo método tradicional? Esta é uma questão que tem tanto de per tinente quanto de complicada. E, não é por acaso que as opiniões se dividem. Há quem coloque o preço das casas modulares nas suas vantagens e há quem o

coloque nas suas desvantagens. Quando se comparam os preços, convém ter em consideração o preço de todos os outros trabalhos inerentes à montagem das casas modulares. Como por exemplo, ter raplanagens, fundações, interiores, etc. Pode parecer um aspecto desnecessário de ser destacado, mas o certo é que muita gente, quando compara os orçamentos, pega no orçamento da empresa que produz a casa modular e compara-o ao preço que prevê que venha a custar a casa constr uída pelo método tradicional (que incluirá todos os aspectos da construção). Quando compararem preços, comparem bem!

PROMO PNEUS ÇÃO DE DE M O TOS 125 E 150

A MELHOR OPÇÃO EM PNEUS REMOLDADOS DE ARA XÁ E REGIÃO

RUA RIO BRANCO, 386/A - (34) 3664-7213

Rua Santos Dumont nº40, esquina com Antônio Carlos. Telefax-3662-3889

8 VEÍCULOS

Antigos viram alvo de ladrões O Fusca 1973 do militar reformado Marcos Siqueira, 75, passou na inspeção de originalidade, mas não chegou a ter a placa preta fixada. Foi roubado antes. Entraram no estacionamento só para levar o meu Volks , diz Siqueira, que procura pelo sedã vermelho desde o episódio, em dezembro. Segundo o Clube do Carro Antigo do Brasil, o roubo de veículos com mais de 30 anos é cada vez mais comum. Principalmente depois que o mercado de antigos ganhou força, de uns três anos para cá , calcula o presidente da entidade, Ricardo Luna. O governo do Estado não contabiliza as ocor rências conforme o ano do veículo. Mas, de 2008 a 2011, o número total de furtos e roubos cresceu 16% em São Paulo, chegando a 184,2 mil registros.

Presas fáceis A precariedade dos antifurtos originais dos antigos, os transformam em presas fáceis. O fato de chegarem a custar até mais que um zero -quilômetro é outro chamariz. Nacionais dos anos 1960 e 1970, como o Fusca e o Dodge

FONE 3661-6690

do em casa.

Charger, são visados por terem virado moda entre os jovens. Sem tantos recursos financeiros, muitos dos novos consumidores optam por um exemplar em mau estado e mais barato para, em seguida, fazer uma restauração. A prática, indiretamente, acaba fomentando o mercado negro, já que a maioria das peças de reposição deixou de ser fabricada, há décadas. Como as seguradoras não oferecem apólices para os antigos, de difícil precificação, uma alternativa para proteger esse tipo

de carro é o rastreador por GPS ou telefonia, que facilita a localização. O serviço custa cerca de R$ 80 por mês. A internet também tem ajudado na recuperação. Assim que levaram meu Chevrolet Opala 1972, disparei centenas de e-mails. Acharam o carro logo depois , conta Mario Medice, 36. A notícia se espalhou de tal forma que, depois que encontrei o automóvel, um sujeito me ligou para dizer que tinha visto o Opala entrando em uma garagem. Por sorte, era eu chegan-

Novos clássicos Modelos que fizeram sucesso no fim dos anos 1980 e no início da década de 1990 já entraram na lista de clássicos. Os mais cultuados são os esportivos, como o Volkswagen Gol GTi (primeiro nacional com injeção eletrônica) e o Ford Escort XR3 conversível. Em bom estado, esses modelos chegam a custar entre R$ 15 mil e R$ 20 mil, quase o dobro do que é pedido hoje por um sedã de luxo daquele tempo. Uma das explicações para a valorização é a falta de opções na época. Antes da chegada dos importados, no final de 1990, os esportivos nacionais eram os carros mais sofisticados do mercado. O analista de suporte técnico Leandro Pinto, 37, conta que não perderá dinheiro na hora de vender seu Kadett GSi 1992. Hoje me oferecem o mesmo valor que paguei pelo carro há um ano , diz ele. Usados normais depreciam entre 5% e 20% num intervalo de 12 meses, dependendo da idade e do modelo. Fonte: Folha de S. Paulo

CONCURSO PÚBLICO MINISTÉRIO PÚBLICO CARGOS: OFICIAL E ANALISTA – EXCELENTE OPORTUNIDADE! Níveis Médio e Superior. Salários até R$ 3.935,44. Inscrições de 18/05 a 13/06 site www.gestaodeconcursos.com.br. Taxas R$ 50,00 e R$ 75,00. Provas dia 15/07 em BH.

SOLANGETUR EXCURSÕES/INFORMAÇÕES

(34) 3076 1024 - 9144 1094 TIM – 8859 1094 OI E-mail: solangetur@netsite.com.br


CLARIM

ARAXÁ, 15 DE JUNHO DE 2012

8IMÓVEIS CRECI -22642 CASAS - Av. Maria Guimarães de Faria 760 Bairro Alvorada (próximo a Rua Uberaba), 03 quartos (sendo 01 suite), sala, copa, cozinha, armário em todos os quartos, 03 banheiros, garagem para 03 carros, ampla área nos fundos. R$ 250.000,00. - Rua Manoel Amancio Costa 280.000,00 (Arasol) - Apartamento Vila São Pedro R$ 140.000,00 - Jardim imperial R$ 350.000,00 - Jardim imperial R$ 370.000,00 - Jardim imperial R$ 345.000,00 - Jardim imperial R$ 325.000,00 - Jardim Natalia II (casa com barraco) R$ 150.000,00 - Parque administrativo (acima da nova Câmara Municipal) R$ 290.000,00 - Rua Uberaba R$ 170.000,00 - Novo Santo Antônio R$ 150.000,00 - Vila Silveria R$ 200.000,00 - Rua Rio Branco (Área Comercial) R$ 350.000,00 - Pão de Açucar R$ 100.000,00 - Virgilio de Abreu (centro) R$ 270.000,00 - Capitão Izidro (Apartamento) R$ 150.000,00 - Jardim Europa R$ 185.000,00 - Solaris (IMA) R$ 270.000,00 - Casa central R$ 260.000,00 (ótima localização) - Casa nova (próximo ao ginásio Santa Luzia) R$ 150.000,00 - Serra Morena R$ 150.000,00 - Santo Antônio R$ 150.000,00 - Condomínio Residencial Monte Jardim R$ 250.000,00 - Apartamento vale do Andaiaru R$ 180.000,00 - Condomínio Residencial Monte Verde R$ 400.000,00 - Rua Campos Altos (São Cristovão) R$ 150.000,00 - Santo Antônio área de 40.000 m2, composta por 4 lagos, casa residencial, estrutura para restaurante. (ótima oportunidade). -Rua Alberto Tito (centro) R$ 160.000,00

Residencial Fenícia (Próximo ao CDA do ZEMA) Lotes 12X30 a partir de R$ 39.900,00 financiados em 60 meses. Vale a pena conferir. Lotes p ara Rancho Sentido Antinha 21 km do centro da cidade, Rio Tamanduá a partir de 2.000 m2. Vale a pena conferir.

COMPRA , VENDA DE IMÓVEIS URBANOS E RURAIS, ADMINISTR AÇÃO DE IMÓVEIS, FINANCIAMENTOS, CONSÓRCIOS.

RUA PRESIDENTE OLEGÁRIO MACIEL, 1201 A

(34)3664-1087 - 9108-1087 VENDAS: Casas, Terrenos, Apartamentos, Sítios, Fazendas e Locações. CRECI 6841

RUA DOM JOSÉ GASPAR, 225/101 - 3661-4662 ou 9108-9983

TERRENOS - Residencial Dell Rey 360 m2 R$ 68.000,00 - Mangabeiras R$ 48.000,00 - Av: Pedro de Paula Lemos (Ana Antônia - área comercial) R$ 80.000,00 - Jardim Cecilia R$ 75.000,00 - Solaris (IMA) esquina R$ 85.000,00 - Jardim Cecilia R$ 85.000,00 - Vila Univeritária 362 m2 R$ 55.000,00 - Camuá 680 m2 (esquina) R$ 90.000,00 - Av. João Paulo II 570 m2 R$ 170.000,00 Imóveis Rurais: - Fazenda c/ 10,5 alqueires a 22 KM de Araxá, rumo a Uberlândia, 800 m do asfalto, Sede, topografia levemente ondulada, terra mista gado/leite, estrutura para leite R$ 750.000,00. - Temos também fazendas sentido Araxá-Patos, Araxá-Uberaba, Araxá - Perdizes.

Rua Rio Branco 994 - 3664-4612 - 8816-2726 - 9258-0133

Vende-se Parati 97, 1.6 prata. Tratar com Dico 3661-3146. Vendo terreno no Jardim Europa I, na Rua Theodora Teixeira de Resende, Quadra T, lote 15, com 356,70 m2. Preço a combinar. Telefone de contato: 8872-0308 ou 3661-2798.

RUA LUIZ COLOMBO, 290

Vende-se uma casa no B.Armando Santos, R. Wagner Tadeu de Rezende, 130, sala, cozinha, wc, garagem, comodo de comercico. Valor R$ 70 mil. Tratar com Leandro 8801-6176 ou 9931-0311.

Vende-se apartamento de 2 qtos, em fase final de construção na R. Capitão Izidro,4º andar. Valor: R$ 200 mil. Tratar 3662-5110 ou 8818-6075. CRECI J 2940 VENDA DE LOTES E CASAS EM VÁRIAS LOCALIDADES

(34) 3662-5080

Praça São Domingos, 353, Sala 2 - Centro

Vende- se um ter reno na R. Totonho Pereira, nº 440, B. Santo Antonio, 49 m de comprimento, 20 m de frente e 30 m de fundo. Tratar com Maria Abadia (34) 3313-6219, valor R$ 180 mil.

17


18

CLARIM

ARAXÁ, 15 DE JUNHO DE 2012

8UM SÁBADO QUALQUER/Carlos Ruas

www.umsabadoqualquer.com

8BOAS PALAVRAS

MARCELINO PEREIRA DA CUNHA

Íntimo em desacerto Coração que chora de desespero, buscando a luz meridiana da felicidade que parece um sonho impossível. Talvez as cinzas do desencanto encobrem a solução para tantos transtor nos. Se choras, ao relento das paixões ou se agasalha nas palhas das ilusões poderás achar o consolo nas br umas das recordações. Poeticamente, os desencantos têm ritmo sonoro que harmonizam as tristezas com uma doce pincelada de romantismo fr ustrado. Mas na realidade, o que se busca nada mais é do que uma solução duradoura. Que ascenda a alma desiludida em um patamar onde poderá sossegar o desespero que como um vulcão incandescente apodera do sentimento doentio. Todavia, quando busca respostas, elas aparecem. Analisando melhor a situação obser va-se com razão que, em toda causa, o efeito aparece. Se a causa for o desespero íntimo, com certeza o mesmo não sur-

giu do acaso, houve uma causa. Então, a solução será criar uma situação oposta para o problema. Mas sempre se encontra um coração cansado da luta, pronto a se entregar diante do primeiro obstáculo. Portanto, uma lembrança precisa estar presente, de que é hora de renovar recomeçando novos métodos de vida. Não importa a idade, não importa o estado de saúde, o que precisa é assentar a razão no foco a atingir, na meta a alcançar. Seja em curto ou longo prazo, pouco importa, mas dar o primeiro passo é de vital importância, ar mazenar-se de coragem e seguir em frente em busca da solução. A perseverança confiante na mudança, firme no foco, no objeto a alcançar, for necerá energias suficientes para o êxito da empreitada. Nossos erros sempre oferecem resposta precisa para o acerto. O difícil é reconhecer nossos erros. Sempre existiu aquela desculpa para encobrir

8TAROT z 10 DE ESPADAS

Momento decisivo! O 10 de Espadas emerge como arcano de conselho neste momento de sua vida, sugerindo que é chegada a hora de agir de maneira decisiva, ainda que cortante e antipática, para resolver as confusões e solucionar as questões. A opor tunidade para colocar um ponto final nas questões que tanto lhe incomodam surgirá. Não a desperdice tendo pena dos outros. Faça o que deve ser feito e assim evitará dores maiores, não apenas para si, como também para os

outros. Nesse momento, quanto mais você se preocupar em ter uma imagem boazinha, pior será para todos. A despeito do que pregam as disciplinas esotéricas, muitas vezes é fundamental agir de uma for ma cortante, a fim de que os problemas não piorem. Conselho: Um pouco de impiedade pode ser o bisturi que faz a diferença numa cirurgia em que um problema é extirpado.

nossa mazela. O qual seria muito mais fácil aceitar o erro, do que viver no engano que estava certo. Claro que tudo isso é uma tremenda falta de humildade, de dignidade íntima. Sempre agimos como se nossa consciência fosse bur ra, muda e cega. Mas na verdade, Ela está bem atenta a todos nossos atos, fala sempre ao nosso mundo íntimo alertando-nos dos erros, obser vando com muita altivez nossas atitudes. A vida é cheia de acer tos e desacertos, mas é muito bela quando nossos olhos aprendem a ver e nossos ouvidos a escutar a sonoridade e os encantos do mundo em nossa volta. Na realidade, o que povoa em torno de nós é o belo e o disforme, isto é para que possamos escolher o que realmente desejamos para o dia a dia. Faça a sua escolha, porque tudo depende de você. Mas lembre-se, chora que você chorará sozinho, sorri que todo o universo sorrirá com você . Paz a todos.


CLARIM

ARAXÁ, 15 DE JUNHO DE 2012

19

ESTACIONAMENTO EXCLUSIVO PARA CLIENTES

AV. IMBIARA, 260, LOJA 1

(34) 3612-7075 www.victorotica.com.br atendimento@victorotica.com.br

fatos & fotos

ALAIR BARBOSA (34) 8866-0039 (34) 3664-3629 - afclarim@terra.com.br 880 ANOS - Chegar aos 80 anos com a saúde inabalada e poder assistir o sucesso dos 9 filhos depois de muito trabalho e dedicação, não é para qualquer um. E esse momento está sendo vivenciado pela estrela Terezinha Barbosa de Oliveira, esposa de José Joaquim Divino. Ela comemorou esse dia memorável, com a presença de todos os filhos, netos, parentes e amigos, na Tradicional Chácara das Freiras, no último fim de semana. Várias homenagens aconteceram e, muito emocionada, Terezinha também ganhou uma missa, com muitos abraços, e ela agradeceu a Deus por tudo de bom que a vida lhe dá. Parabéns!

812ª MOSTRA - Foi sem dúvida um grande sucesso a 12ª Mostra dos Produtos de Araxá que aconteceu no último fim de semana, no pátio em frente ao Estádio Fausto Alvim. O evento do Rotary Clube Araxá Sul, em parceria com a Prefeitura de Araxá através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Parcerias. Iniciada no ano 2000, a mostra acontece anualmente na mesma data com a finalidade de expor os trabalhos de todos os artesãos que estão na infor malidade. De acordo com o presidente do Rotary Sul, Marco Antônio Rodrigues, e o presidente da 12ª Mostra, Vanderlei Arantes Galdino, o evento foi um verdadeiro sucesso.

8BAR DO CLUBE ARAXÁ - Finalmente, depois de muitos contratempos e de dois meses sem o Chopp dos Sócios, o carro chefe dos associados, aconteceu nesta última sexta-feira, 8, com a animação da dupla Pedro Henrique e Daniel, a inauguração do moder no Bar da Piscina, com o badalado Chopp dos Sócios. Dirigido há mais de seis anos pelo Sr. Luiz Gonzaga de Paiva, o bar recebeu inúmeras transfor mações, presenteando o sócio com conforto e comodidade. Os associados e convidados lotaram as suas dependências num clima de muita descontração e alegria, comemorando mais uma marca na história do clube.

8COMEMORANDO ANIVERSÁRIO - No último dia 5, quem apagou mais uma velinha de aniversário foi uma das mulheres mais elegantes da sociedade araxaense: a nossa amiga Iara Afonso Borges. Seu niver foi lembrado com muito carinho por uma infinidade de amigos e parentes que foram cumprimentála em sua bonita residência. E neste fim de semana, ela descontraidamente ao lado do amado Tuinzinho, o casal de amigos Altina e Luiz Carlos e a amiga Tininha assistiram com muita euforia o grande show da banda Sambô, que embalou a todos com lindas melodias.

8PARABÉNS - Ele vem com trabalho sério, experiente, se tornando um dos promoters mais bem sucedidos da atualidade em Araxá. Filho de nosso colunista Ronaldo Paiva, Angelo Paiva é a bola da vez. Sempre sintonizado com a esposa Malu e a filha Clara, que são sem dúvida a sua fonte de inspiração para o sucesso. Neste último fim de semana, o Expominas foi palco para o show da banda Sambô, alcançando grande sucesso de público. E a idealização desse grande evento em nossa cidade contou com a batuta do nosso Angelo Paiva. Parabéns a todos!

8SUCESSO - Francielle Francine Francisco, jovem bonita e empreendedora, começa uma nova fase na sua caminhada profissional. Inteligente e com uma grande pitada de carisma, ela inaugurou a mais nova loja de acessórios femininos, com linha completa, no Centro Comercial Domingos Zema, no último dia 30. A loja vem recebendo um grande número de pessoas que vão apreciar e adquirir os lindos produtos expostos. Além do sucesso profissional, a linda Francielle se prepara para o vestibular de Direito que acontece no próximo domingo, 17, no Uniaraxá. Sucessos.

Av. Prefeito Aracely de Paula 2.526 - Fone 3662-9526

A FARMÁCIA ARAXÁ INFORMA O PLANTÃO DAS FARMÁCIAS DESTE FINAL DE SEMANA, DIAS 27 e 28

Droganova......................................................................................3662-9404 Alô 24 horas.....................................................................................3662-4165 Drogamed (filial)................................................................................3662-4299 Drogaria Santa Terezinha..................................................................3661-2381

Rua Calimério Guimarães, 515 - Fones: 3661-2362 e 3662-2362

Maestrina Maria Cândida G. Borges

Voz, Harpa e Teclado z Casamentos z Abertura de Congressos, Jornadas, Encontros z Eventos Especiaisz Aniversários z Demonstrações de Afeto

(34)9259-7999

CÂMARA MUNICIPAL DE ARAXÁ EXTRATO DE CONTRATO. CONTRATANTE: Câmara Municipal de Araxá - CONTRATADA: Araxá Telecomunicações Ltda. OBJETO: Aquisição de uma central de PABX. VALOR: R$ 19.720,00 (dezenove mil, setecentos e vinte reais). DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA: 01.122.0001-2170 Direção Administrativa. 4.4.90.52 Equipamento e Material Permanente. VIGÊNCIA: 11/06/2012 A 11/07/2012. CARLOS ROBERTO ROSA. Presidente da Câmara Municip al de Araxá.


20

CLARIM

ARAXÁ, 15 DE JUNHO DE 2012

MARINA E MARCELO

ORO IMAGEM RADIOLOGIA E DOCUMENTAÇÃO ODONTOLÓGICA SERVIÇOS Radiografias intrabucais Radiografias Panorâmicas e Telerradiografias Documentação Ortodôntica Avenida Prefeito Aracely de Paula, 1780 - Fone 3664-7227

z Contabilidade comercial, industrial e rural z Organização empresarial z Planejamento fiscal e tributário z Processamento de dados Rua Luiz Colombo, nº 290 - Centro - Araxá/MG

(34) 3662-1124 sed@sedcontabilidade.com.br

Foi um dos mais badalados casamentos da temporada. Os noivos MARINA e MARCELO foram cercados pelo carinho de parentes e amigos, tanto na cerimônia religiosa, como na caprichada recepção. A Igreja Nossa Senhora das Graças foi decorada pela Momentos com nuvens de gypsofilla formando arranjos no corredor e outros com rosas, áster e lisiantus no altar. Tudo muito suave. O noivo é filho de Aníbal Altran Filho (em memória) e Satiko Nakayama Altran e a noiva é filha de José Tomaz e Maria Tomázia Lima de Queiroz. *** Momentos também assinou o cerimonial, inclusive o cortejo de entrada, quando ficou evidente a elegância das testemunhas: José Maria Lima e Angela Maria Queiroz Castilho, Jorge Armando Andrade e Cor rêa e Karina Nakayama Altran, Adão Moura Borges e Lígia, Allysson Mesquita e Érika, Fer nando Veloso e Márcia, Alexandre Hissatomi e Márcia, Júlio Cesar Viana e Mariana Viana, Fer nando Machado Dimas e Tatiane Teodoro, Henrique Fer nandes Santos e Nathália Trindade, Álvaro Altran e Fátima, Paulo Augusto Castilho e Virginia, Breno Mariano e Natália Castro Alves, Anderson de Paula e Viviane Car valho,

Alessandro Rosa e Camila, Fabrício Bedeschi e Fabiana Teixeira, Nélio Donizete da Silva e Aline, Eduardo P rado e Letícia Radespiel, Germano Cr uvinel e Kelen Rosa. O irmão da noiva Paulo Antônio Lima Queiroz entrou com a mãe Maria Tomázia (elegante, de verde) ***Já apontada como uma das noivas mais bonitas do ano Marina usou vestido grife Cymbeline, de BH, com planejamentos no corpo e saia e um longo véu preso com camélias brancas. Realçando seu tipo mignon, John Romualdo e equipe fizeram um trabalho elogiadíssimo. O buquê, também grife Mo mentos, era branco de rosas e lisiantus. Padre Antônio Carlos foi o celebrante e a Condor foi responsável pelo som e iluminação decorativa. *** Recepção para 300 convidados no Evas, caprichadíssima, com atendimento nota 10. Caprichadas mesas de frios e de bombons e bolo (do Buffet Patos de Minas). Tendas de Gelson foram ar madas na área exter na onde também foram montados lounges com so fás da Momentos. Os ar ranjos eram coloridíssimos dando um alto astral incrível complementado com som da Condor e DJ Alessandro. Animação foi até às três da matina.

CASAMENTOS - Rosas vermelhas importadas decoram a Igreja Santo Antônio para o casamento de FERNANDA Starling Costa e ROBÉRIO SÉRGIO Magalhães. Será neste sábado, 20h. *** No mesmo dia e mesma hora, mas na Igreja São Geraldo, o sim de JOYCE Cristina Ribeiro Coutinho e FERNANDO EDUARDO Silva.

RONALDO PAIVA

PARABÉNS PRA VOCÊ - Tor ta de nozes para os aniversariantes da temporada: dia 11, JOÃO ALONSO Oliveira e médico ELÍ Severino de Rezende; dia 12, RAILDA Resende Saraiva e Padre ANTÔNIO CARLOS; dia 13, engenheiro JOSÉ LUIZ SAYEGH; dia 15, NEY DUTRA e FERNANDO BRAGA DE ARAÚJO; dia 16, MARIA LUIZA Aguiar; dia 17, ELEGANTE MOMENTOS, CÂNDIDA Lemos, DIVA Batista e MARIA DE FÁTIMA Resende Castro Alves.

Foi no Salão do Reino das Testemunhas de Jeová o casamento de Lúcia e Eder, ela, filha de José Antônio da Silva e Ondina Maria Silva (ambos já falecidos) e o noivo filho de Sebastião Bueno da Silva e Maria Aparecida. Lúcia usou vestido com detalhes em renda no bolero e tiara no cabelo.

EDITAL DE CONVOCAÇÃO O Presidente da Comissão Provisória Municipal do DEMOCRATAS de Araxá, convoca todos os seus convencionais, com direito a voto, segundo o que dispõe os Artigos 36 e 42 do Estatuto do Partido, para participarem da Convenção a realizar-se às 20 (vinte) horas do próximo dia 29 de junho de 2.012, na Pça. Coronel Adolfo, 09, no Museu Legislativo de Araxá, nest a cidade, para deliberar sobre a seguinte Ordem do Dia: a) Escolha dos candidatos que concorrerão às eleições municipais majoritárias e/ou proporcionais a serem realizadas no próximo dia 07 (sete) de outubro de 2012; b) Definições se serão realizadas coligações, tanto para as eleições majoritárias e/ou proporcionais; c) Outros assuntos de interesses partidário. Araxá, 13 de junho de 2012. Mateus Vaz de Resende Presidente da Comissão Provisória Democratas Araxá - MG

O que é bom a Momentos indica. Hoje indico a TRAÇOS E LAÇOS, representante dos produtos CRIATIVA PERSIANAS E CORTINAS que tem um design impecável, produtos fabricados à mão, um por um, sob medida, com alto padrão de qualidade e variedade de cores e modelos. A CRIATIVA tem sempre um produto que combina com seu ambiente. *** FERNANDO BRAGA, ÊNIO BRAGA e OLÍVIA estavam na plateia que aplaudiu (e muito) ANDRÉ RIEU no Ginásio Ibirapuera, São Paulo. *** Sucesso o Encontro de Car ros Antigos de Araxá que resultou em boa mídia para a cidade. Mas para próximo encontro (e outros no mesmo estilo) seria muito bom se fosse montado um bom espaço para estacionamento. Não da para continuar esta bagunça. Mais profissionalismo na área de turismo é o que Araxá precisa. *** E então será que finalmente dia 22 próximo conseguiremos andar no centro da cidade? *** Definido. A FESTA DA FAMÍLIA PALHARES será dia 18 de agosto, na OCA DA ILHA. Os organizadores curtiram demais o espaço bacana que tem a bonita ANA CAROLINA Assis e Souza na coordenação (fone 84024824). *** BOSSA NOVA o bar e restaurante char moso e elegante na Imbiara que, com este frio gostoso, aposta em caldos. Car dápio variado e de muito bom gosto. *** E estamos aguardando outra manifestação cultural que dá char me à cidade. O FESTIVAL DE GASTRONOMIA que este ano será no pátio da Fundação Cultural Calmon Barreto. Programação imperdível. *** DELCIRA MURTA, proprietária da FLOR DE ALECRIM, par ticipando de importante feira em BH, para dar supor te na criação de sua nova coleção. Moda sensacional vem aí que será mostrada na sua vitrine. ***JÚLIA LEIME PILATES no novo endereço, na Aracely de Paula, onde era a Jomano. Júlia, junto com Lorena Guimarães formam a dupla antenada de professores de Pilates. *** Já apontado como a grande festa do ano, a apresentação do SAMBÔ no Expominas que aconteceu neste movimentadíssimo final de semana. *** DANILO DE SOUZA EMPREENDIMENTO E IMOBILIÁRIA recebendo os aplausos pelo novo loteamento que mudará o perfil da cidade. Vejam os detalhes no escritório da Praça São Domingos. *** O COPA BAR E RESTAURANTE recebe *** E a política tá fervendo e o FACE tá comendo. KKKK. Essa turma é fogo.


CLARIM

ARAXÁ, 15 DE JUNHO DE 2012

21

John Romualdo Cabeleireiros & Equipe

Onde você é mais você! RUA 1º DE MAIO, 50 (34) 3661-1080

CATIA MARIA LEMOS MELO ZEMA

Dermatologista na Nutrispa Dr. Alexandre trabalha com todo tipo de tratamento, além de oferecer procedimentos como peeling, botox e laser com um dos mais modernos equipamentos, o Laser Pro Esthetic. O médico veio de São Paulo, com excelência em sua formação, a convite da nutricionista Mariana Coelho para atender os pacientes de Araxá e região.

HOURS-CONCOURS - A médica Virginia Cardoso Afonso Alves obstetra e ginecologista, faz valer os valores de uma medicina humanista, e o faz de forma discreta e eficiente (adjetivos peculiares a sua pessoa), pois humanismo não se proclama; vivese, cumpre-se e exemplifica-se. Pelo exemplo, pela dedicação à medicina, comprometimento, seriedade e competência, nossos aplausos Dra. Virginia!

Na próxima segunda-feira, 18, as 17h, na Praça Coronel Adolfo, (Museu Legislativo) o Presidente da Câmara Municipal de Araxá, vereador Carlos Roberto Rosa, estará inaugurando a Central de Documentos Perdidos. O número de assassinatos em Araxá cresce e é cada vez mais preocupante a violência que assola nossa terra. Aliás, a violência urbana, é um dos problemas mais preocupantes na contemporaneidade e nos faz registrar a importância de investir em segurança pública. Afunila as decisões dos partidos políticos em tor no do próximo pleito do dia 07/ 10. Poderia afunilar também as vaidades e superegos em prol de uma causa maior Araxá. A Coluna apoia a de-

cisão do ex-prefeito Antônio Leonardo de não ser candidato, apesar do grande clamor dos araxaenses. É hora de apoiar a decisão daquele que tanto fez por nossa cidade, renunciando muito de sua vida pessoal. É hora de avivar mos a memória e abrirmos a cancela da nobreza e da gratidão, em vez de criticar e cultivar sentimentos menores. A semana tem tom de homenagem com os aniversários de dois grandes nomes de araxaenses, que militam com grandeza de espírito por nossa ter ra. A Coluna cumprimenta o aniversariante do dia 12/06, vereador Carlos Rober to Rosa Presidente da Câmara Municipal de Araxá e Selma Maria Rios Feres, aniversariante do dia 16/06. Personagens ilustres da terra e por quem temos grande estima. Parabéns!

Vale Saúde . Chic! Sentimentos menores. Choc! Fazer vestibular no UNIARAXÁ-17/06. Chic! Mágoas e ressentimentos políticos. Choc! Academia do Tênis . Chic!

ILUSTRE - Nosso amigo e conterrâneo ilustre, o jor nalista Antônio Carlos Drummond, conhecido como Toninho Drummond, após mais de trinta anos de casa vai deixar em 31/07 a direção da Rede Globo em Brasília, onde fez história pelas entrevistas inusitadas, pela implantação de programas de sucesso e projetos arrojados. Será substituído pelo brasiliense Luiz Marcelo, hoje na Globo em Nova York. Toninho deixa no jor nalismo um patrimônio de eficiência, isenção e, sobretudo, dignidade diante da infor mação, é um descobridor de talentos e colecionador de amigos, um grande orgulho para Araxá. Na foto, Toninho em evento que foi homenageado por esta colunista.

AV. JOÃO MOREIRA SALES, 770 - (34) 3662-9691 - www.clinicacnutrispa.com.br -

Renovando, transformando, criando novas alternativas. Consertos de roupas de qualquer tipo, barras e uniformes.

Comece a tecer que Deus te fornece a linha Rua Mariano de Ávila, 115 - loja 05 - Fone 3662-2847

ARTISTA PLÁSTICA - Sandra Rodrigues Duar te - senhora José Rodrigues Duarte que foi P refeito de Araxá, Deputado Estadual e autor de significativas páginas de conquistas e sucesso da história de nossa terra - recebe os aplausos da Coluna. Sandra, uma das belas mulheres da ter ra encanta também pelo seu talento artístico que merece sem sombra de dúvida um vernissage para que possamos aplaudir seus quadros que encantam os olhos e acalentam o espírito. De pronto, já me coloco como curadora da Mostra que revelará a sensibilidade e a criatividade da pintora que passeia por todos os estilos e temáticas das ar tes plásticas. Parabéns Sandra pelo belíssimo trabalho! Nosso abraço ao Deputado que sempre nos distingue com sua atenção. catialemos@terra.com.br

z CORPORAL: Gordura Localizada, Celulite, Estrias, Flacidez, Lipoaspiração (não invasiva) z Drenagem Linfática, Pré e Pós Operatório, Massagens em Geral z FACIAL: Limpeza de Pele, Manchas, Peeling, Sequelas Acnes (espinhas) z Tratamentos Feminino e Masculino.

APARELHOS MODERNOS DE ÚLTIMA GERAÇÃO z Hertix - Radiofrequencia. z Ultrcavitação - Perde no mínimo 6 cm por sessão z Endermoterapia z Invel Infra Vermelho Longo z Led z Heccus z Corrente Aussie z Peeling z Plataforma.

Av. Senador Montandon 502 - Clinica Femina Fone 3661-2916


22

CLARIM

ARAXÁ, 15 DE JUNHO DE 2012

8ESPORTE 8AMADORÃO 2012

Ipiranga vence Operário e segue na cola do Inter

Em partida realizada na AEF, o Ipiranga continua surpreendente na competição. A equipe venceu o Operário por 3 x 2 e per manece na vice-liderança e na zona para a decisão da Taça Futebol Araxá. Com um bom toque de bola e mostrando um conjunto de muita determinação e entrega em campo, a equipe do treinador Cristiano Macaquinho abriu o marcador aos 25 minutos do primeiro tempo com Rober t Tatsu. Gaega ampliou para 2 x 0 aos 45 minutos. Na segunda etapa, o Operário diminuiu logo no começo. Cleiton marcou aos dois minutos. Mas, nem deu tempo para comemorar, pois aos oito minutos, Carlão marcou mais um gol para o Ipiranga: 3 x 1. Dedé ainda descontou aos 20 minutos, deixando no placar 3 x 2. Os minutos finais mostraram o Operário pressionando em busca do empate e o Ipiranga em contra-ataques perigosos. Mas a partida terminou mesmo com a vitória de 3 x 2 para o Ipiranga que segue no encalço da liderança. Na próxima rodada o Ipiranga enfrenta o Tigrão na AEF às 10h30. Já o Operário, encara a equipe do Cit no Campo do Santa às 08h30. O Ipiranga jogou com: Roni, Willian (Cristiano), Juninho, Carlão, Everton Negão (Br uno/ expulso), Wilton Gaega, Gustavo, Somália (Thiago), Marco Antônio, Rober t Tatsu e Aloanos. Treinador: Cristiano Macaquinho O Operário entrou em campo com: Testa, Cleiton, Gilmar, Mamão, Jhoni (Roberto), Givago (Jardel), Coelho, Bruno, Jackson (Eliezer), Dedê (Tiãosinho) e Cinquentinha (Ronildo). Treinador: Celso O árbitro do jogo foi Amilton Cesar, auxiliado por Marco Antônio Inácio e Mario Lúcio. A representante da LAD foi Priscila Goulart. <<<< DE VIRADA TIGRÃO VENCE O SANTA O Santa Terezinha fez uma boa partida e jogou de igual para igual com o Tigrão por boa par te da partida. Mas o elenco da equipe de Edivaldo Pelanca mostrou sua força ao buscar a virada com dois gols em apenas um minuto. O Santa Terezinha, animado com o bom resultado na rodada passada, abriu o marcador aos cinco minutos, quando Leandro Perez fez boa jogada pela esquerda e deixou com Ricardinho, que cruzou na área, onde Binga cabeceou pro gol e fez 1 x 0 Santa. Aos 17 minutos, Augusto Todda fez boa jogada individual, carregando a bola pela esquerda, batendo forte de fora da área, para empatar a partida: 1 x 1. Apenas um minuto depois, Elvinho fez boa jogada e deixou com Caio, que apenas tocou pro gol, fazendo a virada: 2 x 1 Tigrão. Aos 27 minutos, um cr uzamento da direita e Gordim deu um peixinho na tentativa de marcar, mas a zaga ganhou na dividida. Aos 33 minutos, Binga recebeu, fintou dois marcadores, e bateu pro gol, obrigando o goleiro Arlem a realizar uma grande defesa, mandando a escanteio. Na segunda etapa, o Santa Terezinha voltou melhor e pressionou por boa par te o Tigrão em busca do empate. Diversas opor tunidades foram criadas, mas não aproveitadas. Aos 12 minutos, Binga chegou bem e deu uma de pivô, escorando para Leandro Perez chegar, batendo cruzado com muito perigo. Pouco depois, Leandro Perez recebeu na esquerda e bateu forte, para uma grande defesa

de Arlem. Aos 17 minutos, Wilton Sargento acabou tocando a mão na bola, em uma dividida dentro da área. Pênalti que Leandro Perez cobrou e mandou pra fora. Na resposta do Tigrão, Caio chegou na área pela esquerda e tocou tirando do goleiro Buiu, mas Thiago Bur uta salvou em cima da linha, o que seria o terceiro gol. Aos 31 minutos, Douglas cobrou uma falta da direita com perfeição e acertou o ângulo direito de Buiu, fazendo um golaço: 3 x 1 Tigrão. Aos 43 minutos, Serginho chegou em velocidade invadindo a área e fugindo da falta, para bater pro gol em uma grande defesa de Buiu. No último lance da partida, Caio bateu pro gol e Vaninho desviou pra rede, mas a arbitragem anulou o gol, por impedimento de Vaninho. Com a vitória o Tigrão entra no G8 e enfrenta na próxima rodada o Ipiranga na AEF às 10h30 em um verdadeiro confronto de seis pontos. Mas an-

tes, tem o Santa Terezinha, em campo contra o Gef às 8h30. O Tigrão jogou com: Arlem, Igor Goiaba (Vaninho), Wilton Sargento, Raul (Cleber), Douglas, Augusto Todda, Alan, Caio, Gordim (Serginho), Adam (Guto) e Elvinho (Marcos). Treinador: Edivaldo Pelanca. O Santa Terezinha entrou em campo com: Lino (Buiu), Jefinho, Nélio, Thiago Bur uta, Watson (Beto), Baiano, R alder (Marcone), Wesley (Léo Cabotiá), Binga, Ricardinho e Leandro Perez (Vitor). Treinador: Celso Lobão. O árbitro da partida foi Nivaldo de Souza, auxiliado por Mário Lucio e José Maria. A representante da LAD foi Helena Cor rea. <<<< INTERNACIONAL VENCE MAIS UMA O time da Rua Bahia segue fazendo grande campanha e completou três vitorias em três partidas e, com 100% de apro -

veitamento, lidera o amadorão de forma isolada. A equipe venceu o Cit por 2 x 1 de virada. Paulo Henrique colocou o Cit em vantagem, mas Jean empatou para o Inter e Flávio confirmou a vitória do Inter nacional. Na próxima rodada, o Internacional irá tentar manter a liderança, enfrentando o Ferrocarril no Ernest Duílio Stefani às 9h. O Cit tenta sua primeira vitória contra o Operário, no campo do Santa, às 8h30. O Cit entrou em campo com: Maisena, Zôba, Bené, Anselmo (Br uno), Br uninho (Adriano), Ciél, André, Paulo Henrique, Daniel (Bruno Guarda Chuva), Romarinho e Br uno Melecão. Treinador: Prof. Fer nandinho. O Internacional jogou com: Derson, Wilker, Ricardo, Jontathan, Kiko, Jean, Mar reco, Robson (Fabiano Loucura), Vitinho, João Paulo (Flávio) e Douglas (Cleône). Treinador: Ademir. O árbitro do jogo foi Edilson José, auxiliado por Vicente dos

Reis e José Roberto. A representante da LAD foi Eliane Martins. <<<< FERROVIÁRIO SOFRE OUTRA GOLEADA Em um péssimo início de competição, o Fer roviário completa a sua terceira derrota em três partidas. No clássico do Santo Antônio contra o Vila Nova, o placar de virada ficou em 4 x 1, jogando a equipe do treinador Leandro, na zona de rebaixamento. O Fer roviário saiu na frente, com gol de Fred aos oito minutos do primeiro tempo. Mas, aos 16 minutos, Nicollas empatou para o Vila Nova. Na segunda etapa, o Vila Nova marcou mais três gols, para assumir a 3ª posição da competição. Aos 15 minutos, Matheus marcou o gol da virada. Três minutos depois, Er nane marcou o terceiro gol. O último gol da partida foi marcado também pelo atacante Nicollas, dando números finais ao placar: 4 x 1 Vila. Na próxima rodada, o Vila Nova, mirando a liderança, terá pela frente o Caiçara, no Honorizio Pereira Veloso, às 9h. O Ferroviário tenta se recuperar frente ao Grei, no Dona Adélia, também às 9h. O Ferroviário entrou em campo com: Caio, Raniel (Neguinho), Diego, Rafael Negão, Marquinho, Cadu, André (expulso), Teteu, Leandrinho (Diego Silva), Fred (Marcelo) e Coquinho. Treinador: Leandro. O Vila Nova jogou com: Ricardo, Jabázinho, Coney, Br uno, Saulinho, Eder, Thiago Piriá, Ronaldo (Vitor), V itor Hugo (Ernane expulso), Nicolas e Marcelo Aguiar (João Carlos). Treinador: Nélio Reis. O árbitro do jogo foi João Mariano de Andrade, auxiliado por Nilson Rodrigues e Sebastião Prozolino. A representante da LAD foi Tatiana do Carmo. <<<< GUARANI VENCE A PRIMEIRA Em partida disputada no campo das Mangabeiras, a equipe do treinador Marcio Le Blanc finalmente conquista seus três primeiros pontos. Pior para o Palmeri, que segue na lanterna da competição. O placar foi de 4 x 1 para o Guarani. Os gols do Bugre foram marcados por Careca, Robinho, João Ricardo e Alexandre. Para o Palmeri descontou Germano. De olho em uma vaga na segunda fase, o Guarani tentará sua segunda vitória frente ao Estância, no Campo do Santa, às 10h30. O Palmeri tentará, mais uma vez, se recuperar enfrentando o Dínamo no Mangabeiras, às 9h. O Palmeri jogou com: Branco, Valdo, Chicandu, Zé da Vale, Jhoninho (Santinho), Dinho (Leózinho), Preto (Ger mano), Caique (Etô-o), Magrão, Dalminho e Fabianinho (Baiano). Treinador: Surubim. O Guarani entrou em campo com: Xaneco, Leo (João Ricardo), Aléx, Joãozinho, Eduardinho, Carlinhos, Alexandre, Tiãozinho (Aléx), Preto (João Paulo), Robinho (André) e Careca (Batata). Treinador Marcio Le Blanc. O árbitro foi Wesley Elias, auxiliado por Murilo Gonçalves e Paulo César Viriato. A representante da LAD foi Samara Filipe. <<<< FERROCARRIL VENCE O CAIÇARA Com gol de Neguinho, o Ferrocarril conquista sua segunda vitória consecutiva na competição. O curioso foi que o Caiçara, mesmo derrotado, saiu da zona de rebaixamento. Isto porque o Fer roviário sofreu quatro gols em outra partida e por con-

ta do saldo de gols devedor menor, o Caiçara pulou para 14ª posição. Na próxima rodada o Fer rocarril terá pela frente o líder Inter nacional. O Ferrocar ril jogou com: Batata, Alex (Diogo), Alexsandro, Índio, Adelson (Bilu), Merrinho, Lor ran, Lequim, Paulo Sérgio, Bruno Zói (Felipe) e Marquinhos (Neguinho). Treinador: Evaldo Juvenal. O Caiçara jogou com: César, Bruno (L ucas), Hélio, Amarildo, William (Dudu), Geovani, Coxinha, Fabrício, Walton (Patrick), Thiaguinho e Cairo (Luizinho). Treinador Marcilio. O árbitro do jogo foi: Ronaldo Vicente auxiliado por Sebastião Aparecido e Anésio Rubens. A representante da LAD foi Abigail. <<<< GREI VENCE O CLÁSSICO CONTRA O GEF Em uma par tida tumultuada, com expulsões e briga entre torcedores, o Grei levou a melhor e venceu por 1 x 0 o Gef. A equipe, do treinador Wellington Bem-Bão, ocupa agora a quarta posição. O Gef caiu para décima posição. O ar tilheiro Caceba marcou o único gol da partida, na qual Alex Rodrigues e Princesa se estranharam e acabaram sendo expulsos. Na saída, um tumulto entre torcedores e envolvidos de ambas as equipes, que somente teve final, com a chegada do policiamento. Na próxima rodada, o Grei entra em campo contra o Ferro viário, no Dona Adélia, às 9h. Já o Gef, tentará se recuperar frente ao Santa Terezinha na AEF, às 8h30. O Grei jogou com: Fabinho, Marcelinho Paraná, Rafael Carezatto, Cassiano (Igor Gaêga), Túlio (Rafael Vinhal), Princesa (expulso), Monstrinho, Netinho (Ostinho Careca), Christian (Paulo André), Caceba e Anísio Filho (Vagner Love). Treinador Wellington Bem Bão. O Gef entrou em campo com: Rober t, Amaralzinho, Dudu, Douglas (Ítalo), Emerson, Timim, Renê (Fernando Henrique), Br uno César, Malaia, Aléx Rodrigues (expulso) e Arthur. Treinador: Claudio Macedo. O árbitro do jogo foi Marcilio Adriano, auxiliado por Moacir Pereira e Gilson Olegário. A representante da LAD foi Geise. <<<< ESTÂNCIA E DÍNAMO EMPATAM Apesar de jogar em casa, no Er nest Duílio Stefani, o empate foi um bom resultado para o Estância, já que enfrentou o Dínamo, que é apontado como um dos grandes favoritos ao título do Amadorão. O meia Dalmer estreou no Dínamo, nesta partida. E ainda tem como reforço, para o restante do campeonato, o seu irmão Victor. O empate de 0 x 0, manteve o Estância na 9ª posição e jogou o Dínamo para o sétimo. Na próxima rodada, o Dínamo enfrenta o Palmeri e o Estância encara o Guarani. O Estância entrou em campo com: Luiz Fer nando, Bodinho (Rodrigo), Jederson, Wesley, David, Renato Augusto, Maicon Marlon (Pisquila), Márcio Macaco, Juninho Getho (Alair), Falcão (Tchô) e Robinho (Maicon Helbert). Treinador: Augusto Paraguai. O Dínamo jogou com: Edney, Dunguinha (Ronis), Igor, Dedé, Kelvin (Zé do Tim), Caio Xaropinho, Vertinho (Wanderson), Dalmer, Lineker, Dieguinho (Kanidya) e Deninho. Treinador: Fer nando Bobobó. O árbitro do jogo foi: Vanderlei Medina, auxiliado por Pedro Caetano e Sebastião Aparecido. A representante da LAD foi Abigail.


CLARIM

ARAXÁ, 15 DE JUNHO DE 2012

23

8ESPORTE 8CATEGORIAS DE BASE

Gansinho vence duas partidas O Gansinho segue fazendo bonito no infantil. A equipe do treinador, professor Fer nandinho, venceu mais uma e permanece na ponta. Na categoria Júnior, o Gansinho conquista sua primeira vitória na competição. No Juvenil, o Gansinho acabou sendo derrotado pelo Comercial. <<<< INFANTIL No infantil, o Gansinho entrou em campo no Fausto Alvim, no último sábado, 9, e venceu por 2 x 0. Os gols do Gansinho foram marcados por Breno. O atacante abriu o marcador aos quatro minutos do primeiro tempo e definiu o placar aos 32 minutos do segundo tempo. Com mais esta vitória, o Gansinho per manece liderando a chave B nesta categoria, com 10 pontos, três a mais do que o vice-líder Riachinho. Na próxima rodada, sábado 16, o Gansinho joga em casa novamente e enfrenta o Operário ás 9h. O Gansinho entrou em campo com: F ilipe, Robinho (Ericles), Alamim, Hugo. Netinho, André (Vinicius), Igor, Br uno (Thiago), Nicolas (Pedrinho), Germano e Breno (Lucas). Treinador: Prof. Fer nandinho. O Comercial jogou com: Gabriel, Alexandre, Lucas, Pedro, Anderson, Matheus, Lucas Natan, Pedro Henrique (Humber to), Matheus (Helimar),

Gabriel e Geovanio. Treinador: Gibson. O árbitro do jogo foi Wagner Fer reira de Souza (FMF), auxiliado por Amilton Marcos Moreira (LAD) e Baltazar Ribeiro Rosa Júnior (LAD). <<<< JUVENIL No juvenil, a equipe do Gansinho acabou sendo derrotada por 4 x 2. O Comercial iniciou a partida em ritmo acelerado e abriu o marcador aos 30 segundos com Sérgio. Aos sete minu-

tos, Lucas ampliou para 2 x 0 Comercial. Claudio descontou para o Gansinho aos 20 minutos, mas Gustavo aumentou a vantagem para 3 x 1, ainda no primeiro tempo, aos 38 minutos. Na segunda etapa, o Gansinho diminuiu o marcador aos 5 minutos, com Br uno. Mas, a equipe do Comercial marcou novamente aos 19 minutos, com Sérgio, e definiu o placar em 4 x 2. O Gansinho está na 3ª posição da chave B com quatro pontos. O líder é o Comercial que

tem 12 pontos. Riachinho vem na segunda posição com sete pontos. Na próxima rodada o Gansinho enfrenta o Operário. A partida será dia 16, às 10h30 no Fausto Alvim. O Gansinho jogou com: Luis Felipe, Guilher me, Dener, Paulo Vitor, Vitor Hugo, Bernardo (Carlos Alexandre), Antônio (Hiago Henrique), Waldon, Márcio, Br uno (Murilo) e Cláudio (Iago Pereira). Treinador: Marcelo Silva. O Comercial entrou em campo com: Miguel, Lucas, Aulis, Fabio, Murilo, Jeferson, Gustavo, Diorgenes (Fabrício), Túlio, Sérgio e Jonathas (Bruno). Treinador: Cristovão. O árbitro do jogo foi Elmivan Alves Andrade (FMF), auxiliado por Amilton Marcos Moreira (LAD) e Baltazar Ribeiro Rosa Júnior (LAD). <<<< JÚNIOR Na categoria Júnior, o Gansinho se recuperou e venceu o Januária, no Estádio Municipal de Januária. O gol do Araxá Esporte foi marcado por Guilherme. O Gansinho está na 3ª posição da chave A, com três pontos. O líder é o Uberlândia, com 12 pontos e na segunda posição está Cassimiro de Abreu, com seis pontos. Na próxima rodada, o Gansinho enfrenta o vicelíder Cassimiro de Abreu, no Fausto Alvim, às 15h.

Máfia e Dona Adélia lideram o Ruralão

Na segunda rodada, as duas últimas equipes campeãs do torneio, retor nam à ponta da competição. Nenhuma equipe está classificada e apenas uma, Fazenda Oliveiras, não tem mais chances matemáticas de classificação. O Chácara Dona Adélia assumiu a liderança ao bater a Pratinha por 3 x 2, com gols de Arlem (2) e Lucas. Para a Pratinha marcaram Rodrigo e Br uno. No Mangabeiras, o Bom Sucesso perdeu sua invencibilidade ao ser der rotado pela Estiva por 3 x 2. Os gols da Fazenda Estiva foram marcados por

Urciano, Lucinho e Bar rerito. Para o Bom Sucesso marcaram Fofão e João Copasa. No Honorizio Pereira Veloso deu empate por 2 x 2 entre Córrego da Mata e Juventude da Antinha. Os gols do Córrego da Mata marcados por Leopoldo e Juninho. Para o Juventude marcaram Mazinho e Marquinhos. No campo do Santa, a Fazenda Máfia goleou por 4 x 1 a Fazenda Oliveiras. Os gols da Máfia marcados por Leandro, Beto, Guto Sanchopp e Juninho Valeriano. Vailson marcou o gol de honra da Fazenda Oliveiras. Confira os confrontos que irão

definir os semifinalistas do Ruralão: <Bom Sucesso x Fazenda Maria Mangabeiras 11h (Bom Sucesso precisa vencer para se classificar. Empate dá Máfia e pode classificar também o Bom Sucesso se a Estiva for derrotada). < Fazenda Estiva x Fazenda Oliveiras Vicente Lobo 11h (Um empate garante à Fazenda Estiva na segunda fase. Oliveiras já está eliminada. Estiva pode se classificar. até mesmo com uma derrota, se a Máfia também perder com uma diferença de três gols sofridos a mais do que a Estiva) <Juventude Antinha x Chácara Dona Adélia Antinha 11h (O Juventude precisa vencer de goleada para se classificar. Precisa vencer com quatro gols de diferença. O empate garante o Dona Adélia). <Córrego da Mata x Pratinha Honorizio Pereira Veloso 11h

(Um empate já garante o Cór rego da Mata. Para a Pratinha, somente a vitória interessa). <<<< Campeonato Júnior paralisado O embate entre Trianon e Ipiranga mantém a paralisação da competição, por pelo menos mais duas rodadas. Isto porque o julgamento realizado no último dia 12 acabou não acontecendo. O advogado do Ipiranga, José Espelho de Aquino, pediu adiamento do julgamento, alegando que o clube foi citado no edital sem receber a cópia do recurso, para poder montar a defesa. O presidente da Comissão Disciplinar Despor tiva (CDD), Ironi Menezes, aceitou a solicitação e o novo julgamento está previsto para o dia 26 de junho. Até lá, o campeonato segue paralisado e com a segunda fase indefinida entre Ipiranga ou Trianon, na segunda fase.

8TROCA DE PASSES WILTON BORGES wilton_borges@hotmail.com

Dentro e fora

As brigas no futebol amador araxaense estão acontecendo dentro e fora de campo Dentro: estamos acompanhando uma surpresa agradável no amadorão: o Ipiranga. Grande campanha da equipe na competição até o momento. Na última rodada venceu o Operário por 3 x 2 e segue invicto na competição na posição de vice-líder. E se não fosse o empate frente ao Vila, quando a equipe mandava na partida seriam nove pontos. Fora: no júnior o Ipiranga tem uma missão difícil de manter na competição. Fez a melhor campanha na categoria e foi outra grata surpresa dentro de campo, mas fora de campo, enfrenta uma complicada situação, dado ao fato de ter utilizado um jogador que estava inscrito no júnior do Uberlândia pela FMF. De quem é a culpa? Não vou julgar méritos e nem a falta de méritos, mas quando se envolve um futebol com tantas rivalidades e disputas, e todo o nosso cuidado é pouco, tudo têm que ser observado. O fato é que a equipe realmente jogou com jogador irregular, mas que será uma pena não vê-la na segunda fase, após a campanha realizada, ah isso será. Porém, o Trianon está em seu total direito de recor rer. Toda equipe que se considere prejudicada em uma situação, teria tomada a mesma atitude. É a vontade de vencer, dentro e fora de campo. Dentro: O Operário pode até ter sido der rotado na última rodada pelo Ipiranga, mas mostrou que tem muita raça e vontade. Vem jogando bem e fazendo uma boa campanha, mostrando que tem condições de chegar a segunda fase. Fora: O Trianon ficou de fora, disputando dentro de campo no Junior e tenta agora conquistar sua vaga. Mas é preciso que a equipe tenha aquela balançada na segunda fase do Junior, caso confir me sua classificação no jul-

gamento, para poder enfrentar de igual para igual as demais equipes ou poderá ser desclassificado em campo novamente. Dentro: O Tigrão está dentro do G8. A equipe entrou na zona de classificação, após bater o Santa Terezinha por 3 x 1 na última rodada. A equipe está muito forte com grandes jogadores em seu elenco e mostra que tem condições de chegar entre os melhores do amadorão. Fora: fora de campo, o Tigrão vem se reforçando ainda mais. Depois de Arlem e Cafu, a equipe anuncia a contratação do lateral Filhão. Outro grande nome do futebol profissional chegando a equipe. E as negociações com Dedé continuam, além das tentativas de trazer também Indinho. Dentro: a equipe do Santa Terezinha se mostrou muito mais organizada dentro de campo do que aconteceu na primeira partida, quando foi goleada por 5 x 0 pelo Ipiranga. Empatou com o Dínamo na sequência e sofreu uma der rota para o Tigrão, em uma partida em que a equipe até conseguiu mostrar um futebol de igual com o adversário em certos momentos. Fora: as últimas atuações do Santa Terezinha aumentaram as esperanças em volta da equipe. O empate frente ao Dínamo, por exemplo, bastou para que a equipe ficasse de fora da zona de rebaixamento. O bom jogo frente ao Tigrão, deixou todos animados com a possibilidade de uma campanha acima da expectativa. Os confrontos que me chamam mais atenção para a próxima rodada são: Ferro car ril e Interna cional. Ambas as equipes vem realizando boas campanhas e é o confronto entre o líder e o 5º colocado. A outra partida que considero ser uma das melhores é Ipiranga x Tigrão. O vicelíder frente ao sexto colocado. Serão duas grandes partidas, assim como todas as demais nesta quarta rodada.

8TIRA TEIMA EM ALTA Internacional: venceu a 3ª par tida consecutiva. Única com 100% de aproveitamento, a equipe venceu o Cit de virada, mostrando que tem poder de reação também EM BAIXA A confusão no Estádio Vicente Lobo na partida entre Grei e Gef. Primeiro para o desentendimento entre

Alex Rodrigues e Princesa. Mas também, e principalmente, para a confusão maior na sequência do lado de fora, entre torcedores de ambas as equipes. Galera eu já disse: o futebol é a coisa mais importante das coisas menos importantes de nossas vidas . Vamos para o campo para torcer e se divertir, como deve ser o espírito esportivo.

8CRAQUE DA RODADA <EVERTON NEGÃO - O lateral esquerdo, que também atua como meiaesquerda, Everton Negão foi o craque da rodada do futebol amador. Negão mostrou mais uma vez, que continua sendo um jogador diferenciado e com boa técnica. Sobe bem ao ataque e tem pique para voltar rápido e ajudar os companheiros na defesa. Com um bom passe, e poucos erros neste fundamento, Negão se destaca também por bater bem pro gol, sendo também um ótimo cobrador de faltas. Na vitória sobre o Operário por 3 x 2 Everton Negão não atuou toda a par tida, sendo substituído no meio do segundo tempo, mas mesmo assim foi eleito na parceria Futebol Araxá/Jor nal Clarim, como o melhor em campo e recebeu de brinde um vale-lanche turbinado , para duas pessoas, no Ki-Sabor Pastelaria. Em toda rodada um jogador será eleito o melhor em campo.


24

CLARIM

ARAXÁ, 15 DE JUNHO DE 2012

8ESPORTE

Araxá Esporte agradece o apoio recebido da Prefeitura Handebol araxaense conquista a 1ª fase dos Jogos de Minas

A equipe de Handebol de Araxá, comandada pelo pro fessor Rodrigo (Alemão), par ticipou e se sagrou campeã na categoria adulto feminino e vice-campeão adulto masculino, nos Jogos de Minas 2012. Rodrigo considera que este foi mais um grande resultado conquistado, afinal as meninas já estavam praticamente classificadas para a fase estadual, uma vez que foram campeãs no ano passado. Mas, isto não tirou o brilho da equipe, que jogou para ser campeão e foi eliminando as chances de participação da equipe de Uberaba, na fase estadual. Na campanha, o time araxaense venceu Sacramento por 35 x 16, Uberaba por 30 x 18, na qual a atleta Kenia foi artilheira com 21 gols. Pelo lado masculino, Araxá venceu Sacramento por 42 x 24 e so freu uma derrota para Uberaba por 28 x 25. Nesta partida Rodrigo considera que, se a arbitragem tivesse sido homogenia, a equipe araxaense poderia ter obtido um melhor resultado. Ricardo foi o artilheiro com 20 gols. O professor Rodrigo parabe-

niza seus atletas que conquistaram mais este título: Beatriz Oliveira, Tâmara Rufinio, Fabianne Drumond, Tatiane Vida, Cintia Andrade, Dayane Ananias, Kenia Peres, Jessica Soares, Daiane Silva e Tatiana Oliveira. Na equipe masculina: Lincon Resende, André Luiz, Ricardo Silva, Vinicius Cruz, Hugo Silva, Willian Silva, Dereck Numm, Diego Pereira, Janio Gabriel e Willian Queraria. Agora, as equipes se voltam para os treinamentos, visando os Jogos Regionais Paulista 2012 e a Copa Pompeu 2012. Nos Regionais Paulista 2012, os atletas de Araxá irão representar três cidades: Matão, Taquaritinga e Barretos. Este feito de representar três cidades paulistas é inédito na história do esporte especializado de Araxá, fruto de um trabalho sério, competitivo e organizado. Rodrigo agradece primeiramente a Deus, a sua família e a toda sua equipe que demonstrou garra, união e determinação em atuações brilhantes. Rodrigo agradece também ao apoio recebido do prefeito Jeová Moreira da Costa.

O prefeito Jeová Moreira da Costa recebeu representantes do Araxá Esporte Clube (AEC) na manhã desta quarta-feira, 13, na sala de reuniões de seu Gabinete. Estiveram presentes diretores, membros da Comissão Técnica, o capitão da equipe campeão do Módulo II, Cafu e também alguns atletas das categorias de base. Na ocasião Jeová anunciou que ajuda destinada ao clube em 2013 será maior, garantindo no mínimo 20% de aumento, e que os torcedores do clube podem aguardar surpresas com relação ao apoio da administração à equipe. Na ocasião também foi entregue ao prefeito, um orçamento para a reforma do Fausto Alvim. O presidente do clube, Dailsom Lettieri, agradeceu ao prefeito o apoio recebido e fez questão de lembrar a impor tância de ter uma equipe na elite do futebol mineiro. Afinal, segundo Dailsom, a divulgação da cidade vai além do Estado, chegando a nível nacional. Dailsom citou como exemplo, a cidade de Ipatinga que ganhou notoriedade nacional graças ao título mineiro conquistado pela equipe, assim como chegou a outras três decisões, e numa delas inclusive, ficou como vice e disputa atualmente a Série B do campeonato brasileiro. Outra equipe que também gera divulgação para a sua cidade é o Boa Espor te. Na camisa da equipe está um convite para visitar Varginha. Dailsom citou que este mesmo exemplo poderá ser realizado na camisa do Ganso

que pode estampar um convite para conhecer a Araxá. Dailsom entregou ao prefeito uma medalha de campeão mineiro e fez questão de dizer que esta medalha estava sendo entregue ao torcedor Jeová e não ao prefeito. Em seguida entregou a faixa de campeão, juntamente com uma camisa oficial do clube e uma bolsa personalizada. Jeová falou sobre a importância do trabalho da atual diretoria à frente do clube, que conseguiu resgatar o Ganso e leválo a disputar a competição ao lado das grandes equipes do Estado. Jeová citou que é muito importante a manutenção deste trabalho e que para isto a

prefeitura continuará sendo parceira da equipe. O prefeito citou também que surpresas em relação ao Ganso irão acontecer em breve e que no mínimo a equipe terá 20% a mais do que o orçamento de 2012, já que as dificuldades em 2013 serão maiores para a equipe. Dailsom Lettieri entregou ao prefeito um orçamento referente aos custos necessários para a reforma do Estádio Municipal Fausto Alvim, que apresenta ações a serem promovidas a curto, médio e longo prazo e reforçou a impor tância de que esta reforma seja feita em breve. Afinal, em 2013 a cidade irá receber, além de grandes clubes, diversos profissionais da

imprensa esportiva estadual e também nacional. Vale lembrar que a Rede Globo e o Sportv (através do Premiere) irão transmitir ao vivo, partidas da equipe e por isto o estádio precisa estar estruturado, para que possa realmente receber eventos deste porte. Com relação à refor ma, Jeová afirmou de que está ao lado deste grupo, que deu alegria a tantos araxaenses e que irá se reunir em breve com a diretoria para que se possa estudar a melhor forma de conseguir chegar ao objetivo comum. Jeová disse que como gestor público é com obrigação e satisfação, que pretende ajudar na continuidade deste projeto.