Issuu on Google+

FUNDADO EM 1996 ! ANO 16 ! NÚMERO 788 ! ARAXÁ, 30 DE SETEMBRO DE 2011

FOTO: SÉRGIO GOMES

Promover grandes encontros passou a ser uma atividade do Clarim que é desenvolvida com muita responsabilidade e entusiasmo a cada ano. O nosso esforço é para fazer com que tudo transcorra conforme a expectativa de todos, para que seja um evento não só de mídia, de divulgação das forças pujantes da cidade em todos os seus segmentos, mas também de intercâmbio, de reconhecimento, de interatividade, de comemoração por estarmos aqui, na especialíssima Araxá. Uma cidade que oferece qualidade de vida como poucas, em todo o mundo. 8CADERNO ESPECIAL

JOVEM CASAL MORRE EM ACIDENTE AO VOLTAR DE FESTA 811

PC DE ARAXÁ APREENDE 600 SACAS DE CAFÉ ROUBADAS 810

EX-MARIDO MATA MULHER E SIMULA SUICÍDIO 810

ALBERTO PINTO VEM A ARAXÁ PARA ENCONTRO POLÍTICO 803

CONFERÊNCIA DE POLÍTICAS DA JUVENTUDE SERÁ EM ARAXÁ 804

GANSO BUSCA O PRIMEIRO LUGAR CONTRA O PORTAL 823


02

CLARIM

ARAXÁ, 30 DE SETEMBRO DE 2011

CLARIM

Clarim é uma publicação da Machado e Kikuchi Comunicação Integrada CNPJ: 00.798.200/0001-31 - Inscrição Estadual: Isenta Rua Lázaro Ribeiro da Silva, 61 - São Cristóvão - Araxá/MG Telefax: (34) 3662-3798 - clarim@terra.com.br Jornalista Responsável Ana Paula Machado Kikuchi - DRT/MG 4753 Diretores Sérgio Yashushi Kikuchi e Ana Paula Machado Kikuchi O artigo assinado não reflete a opinião do jornal e é de exclusiva responsabilidade de quem o assina.

8EDITORIAL

Nova postura

A insatisfação da comunidade com a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) chegou ao ponto de rever ter a imagem que construiu junto aos araxaenses associada à qualidade e excelência na prestação dos serviços. Pelo contrário, provavelmente pela per versa ingerência política, essa relação chegou às raias, inclusive já está sendo questionada na Justiça pelo Ministério Público (MP). Há quase uma década, a população paga e espera pelo cumprimento do contrato de concessão dos serviços de esgoto assinado entre o município e a estatal em dezembro de 2002, juntamente com a renovação da concessão da água. É sem explicação tudo o que tem acontecido no decor rer dos últimos anos, desde a completa falta de informação por parte da Copasa, o que é um dever do poder público, até o desencontro das obras com o município. Como tem ocor rido com o recapeamento das vias que é feito pela prefeitura e depois vem a Copasa e corta o asfalto novo, para ter que emendá-lo posteriormente. A empresa chegou ao ponto de fazer propaganda subliminar que induziu a população a pensar que já tinha 100% do esgoto tratado, que Araxá é exemplo para Minas Gerais em saneamento. Como dizem em Ibiá, onde esse serviço é municipal, tem base? Somam-se às cobranças, o elevado preço do ser viço de esgoto pago pelo consumidor à Copasa que hoje equivale a 60% do consumo de água, sem qualquer tratamento. Depois, quando estiver sendo tratado, essa cobrança sobe para 75%. Três das quatro Estações de Tratamento de Esgoto (Etes) previstas no contrato de con-

cessão estão em operação, mas a ironia é que são responsáveis pelo tratamento de apenas 10% de todo o esgoto da cidade, e olhe lá. Até pouco tempo, a Ete Central que deveria estar tratando o restante do esgoto, ou seja, cerca de 90%, estava em estado de abandono. As matas no entor no das nascentes de água que estão no perímetro urbano de Araxá e deveriam ser preservadas pela empresa conforme compromisso assumido em audiência pública, na verdade foram reduzidas em cerca de dois terços nos últimos anos. As novas avenidas sanitárias tão necessárias inclusive para proporcionarem opções viárias que desafoguem o tráfego de veículos, como a continuidade da av. Rosalvo Santos até a BR 262 (justamente no ponto onde está localizada a Ete Central) ou a canalização do córrego da Galinha que é uma grande obra pleiteada pelo município junto aos governos estadual e federal, estão sendo postergadas. Quantas manilhas subdimensionadas ainda existem por aí ou locais que nem mesmo têm rede de esgoto? E as tantas ligações de esgoto na rede pluvial que já deveriam ter sido eliminadas pela empresa há anos? Chegou-se ao ponto que a população não espera outra resposta da Copasa que não seja ação, pois do contrário, não faltará apoio para que esse rompimento seja de fato, porque está por um triz. Já antevendo o olho do furacão que se aproxima, a Copasa dá sinais de mudança de postura, como a presença mais frequente no município do diretor de Operação Sudoeste, Paulo Fer nando Rodrigues Lopes, que tem reafirmado todos esses compromissos com Araxá.

8POR CIMA DO MURO PRECEDENTE Depois da abertura de comissão processante pela Câmara Municipal para analisar a execução das obras de revitalização da área central de Araxá e do centro administrativo pelo prefeito Jeová Moreira da Costa, com base numa denúncia que não trás nada de novo em relação ao que já está sendo apurado pelo Ministério Público (MP) em ação civil pública, o fato repetiu-se esta semana. Outra denúncia já em apuração pelo MP, esta de limpeza de um lote urbano que per tence ao prefeito Jeová Moreira, foi apresentada à Câmara Municipal na reunião ordinária desta terça-feira, 27, com novo pedido de abertura de comissão processante. É preciso ficar claro para a população que o julgamento judicial é um, já o político é o que está em desenrolar pela Câmara Municipal. O que pode pesar nisso tudo é a hipocrisia, caso o atual prefeito prove que não fez nada diferente do que já ocorria na administração municipal de Araxá até pouco tempo. Mais ainda, é lamentável essa prática do denuncismo que atropela a comunidade, como uma arma política que de certa forma ainda é utilizada em Araxá. #"# PMDB Diante do fim do prazo de filiações para quem vai ser candidato no próximo dia 7, confir ma-se o fortalecimento do PMDB sob o comando do vice-prefeito Miguel Júnior que deve disputar uma cadeira para vereador. Ele conseguiu reunir um time da pesada para a disputa proporcional, um “chapão” com muito puxador de voto. O ex-candidato a deputado estadual Sérgio Chaer que obteve cerca de 10 mil votos no total também filiou-se cacifando a legenda. Inclusive, ele pode ser o candidato a prefeito do PMDB para capitanear esses votos dos candidatos a vereador. Uma estratégia bem plausível, mas pode ser também que o PMDB apoie a reeleição do prefeito Jeová Moreira da Costa (PDT), afinal já está no gover no. De uma forma ou de outra, o PMDB deve estar em todas as conversas porque, no mínimo, detém o maior tempo de televisão. #"# PT O PT deve tentar uma composição partidária de todas as for mas que dê mais sustentação à candidatura de Toninho Barbosão a prefeito. Existem dois complicadores, o primeiro deles é querer sentar para conversar sem abrir mão da cabeça de chapa. Outra questão é a limitação do partido diante da orientação nacional para que faça alianças somente com as legendas da base de sustentação do gover no de Dilma Rousself, ou seja, o PR do deputado federal Aracely de Paula, o PDT do prefeito

Jeová Moreira da Costa, o PMDB do vice-prefeito Miguel Júnior. Será difícil compor, mas não só o PT, como qualquer outro, não ganha essa disputa sozinho. Dessa forma, deve ser mais fácil conversar com o PR de Aracely que, como presidente da legenda no Estado, já par ticipa da mesa de negociação para a reeleição do prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, que tem como vice-prefeito o petista Roberto Car valho – irmão do provedor da Santa Casa de Araxá, o advogado Nilson Carvalho. #"# DUPLA DINÂMICA O prefeito Jeová Moreira da Costa e o vereador licenciado e atual secretário municipal de Desenvolvimento Humano, José Domingos Vaz, estão juntos no PDT. Como nos dois pleitos municipais anteriores disputados por Jeová, José Domingos deve ser o seu fiel escudeiro na campanha pela reeleição novamente como candidato a vereador. O clima de oposição política acirrou-se até mesmo diante da deter minação do prefeito em ser candidato à reeleição, tendo na manga um rol de realizações que devem concretizar-se até o final do seu governo, como a Cidade Administrativa Juscelino Kubitscheck, o teatro municipal e a revitalização da área central.

ANA PAULA MACHADO

" CORREÇÃO - Na matéria sobre os dois projetos desenvolvidos pela Escola Municipal de Música através da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, com o patrocínio da CBMM e o apoio da Prefeitura de Araxá, erramos ao citar o nome da sua gestora que é Sônia Passos (e não Martins). Aproveitamos a oportunidade para parabenizála pelo excelente trabalho que tem feito em Araxá, especialmente junto à escola de música no resgate da sua orquestra e banda através desses projetos, que inclusive têm impactos sociais muito positivos. Ela é prestadora de serviços na área de projetos socioculturais para várias entidades.

" PROJETO ECOAR – Um incansável batalhador para proporcionar bons momentos culturais na cidade, Joãzinho Uirapuru dá sequência ao projeto Ecoar. Dessa vez, com um show intimista de Renato Teixeira que foi realizado com o Salão Minas Gerais do Tauá Grande Hotel lotado, na última sexta-feira, 23. Como diz Joãozinho, o compositor e cantor é um legítimo representante da música brasileira. Com o projeto, Joãozinho promove a educação ambiental em Araxá e região. Ele explica que o show aconteceu em destaque ao Dia da Árvore, comemorado em 21 de setembro, quando começa a estação da primavera. Renato cantou acompanhado apenas pelos filhos, apresentando todos os seus sucessos, com seu característico humor. Joãozinho explica que o Ecoar apresenta somente artistas que trabalham a temática ambiental em suas canções, como o violeiro e parceiro Almir Sater que participou do projeto em março deste ano, no Dia Mundial da Água. Ele informa que neste ano ainda tem a tur nê da peça teatral “Aventura Saborosa” e mais um show, que pode ser de Geraldo Azevedo.


CLARIM

ARAXÁ, 30 DE SETEMBRO DE 2011

03

Vice-governador Alberto Pinto Coelho vem a Araxá para encontro político O vice-governador de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho (PP), e o vice-presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), Antônio Leonardo Lemos Oliveira (PP), reuniram-se na Cidade Administrativa do Gover no do Estado, em Belo Horizonte. Eles discutiram vários assuntos de interesse do Estado. A audiência teve como foco as áreas vitais dentro da proposta de gestão do gover no, além da participação efetiva de setores da sociedade mineira na constr ução e execução do plano de ação governamental e de políticas públicas. O vice-gover nador tem atuado como articulador político através de ações e estratégias voltadas à aplicação de políticas públicas priorizados pelo gover nador Antonio Anastasia, em diversas regiões do Estado. Como um grande conhecedor da realidade de Minas Ge-

O presidente da Comissão de Minas e Energia da Câmara dos Deputados, L uis Fernando Faria, o vice-presidente da Codemig, Antônio Leonardo Lemos Oliveira, e o vice-governador de Minas Gerais, Alberto Pinto Coelho

Araxá no Portal de Turismo de MG

O município será divulgado no Portal de Turismo de Minas Gerais e para trocar informações sobre o projeto aconteceu uma reunião com representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Parcerias, Circuito da Canastra e empresários do trade. A Secretaria de Estado de Turismo está desenvolvendo o novo portal do turismo que será lançado ainda este ano. O projeto contempla doze circuitos turísticos e Araxá terá o seu espaço dentro do Circuito da Canastra. O objetivo do portal é disponibilizar informações ao turista, como roteiros, mapas, destinos e atrativos através de imagens e links que ofer tarão inúmeros elementos para que ele tenha autonomia para decidir a sua viagem. Entre as principais propostas estão o desenvolvimento do turismo e a promoção do destino Minas Gerais nos âmbitos nacional e inter nacional, o seu fomento para o desenvolvimento socioeconômico do Estado e a sua promoção visando tor ná-lo o melhor e mais visitado destino turístico do Brasil. Junto ao portal, serão associadas as redes sociais e também um dispositivo para celulares que, além de reforçar a presença do turismo de Minas na mídia, atualizará constantemente as informações e possibilitará a troca de experiências dos turistas que visitam os destinos com mais acessibilidade às informações. Empresários do trade turístico que representam as áreas de hospedagem, alimentação, transportes turísticos e agências estiveram presentes no

encontro. Eles puderam conferir os benefícios que a mídia eletrônica pode trazer aos seus estabelecimentos, par ticipando de uma oficina de capacitação durante toda a tarde. O consultor Tiago Carvalho Machado apresentou casos e reforçou a importância da disponibilização atualizada de infor mações por par te do trade. Em sua apresentação, foram mostradas as fer ramentas que serão utilizadas no portal. Segundo Thiago, a Setur já possui um acervo de 5 mil fotos, 35 vídeos e 1,5 mil documentos para a elaboração do projeto, porém, o trabalho não para. “Nosso objetivo é ter a maior cobertura de imagens e acervos em todo o Estado e, assim, permitir um acesso completo inclusive dos destinos que são pouco conhecidos.” Para a secretária de Desenvolvimento Econômico, Turis-

mo e Parcerias, Alda Sandra Barbosa Marques, é mais uma ferramenta que contribuirá com a divulgação do turismo de Araxá. “A parte de reestruturação do turismo em Araxá está acontecendo através das capacitações e projetos que estão sendo concretizados e a Secretaria de Turismo do Estado entra com um importante papel neste momento, que é mostrar através do portal a cidade de Araxá, as suas riquezas e os seus atrativos turísticos.” O presidente do Circuito da Canastra, Leonardo Pereira, afirma que esse é o momento para aproveitar o que a mídia online oferece. “Temos a certeza de que todos os envolvidos no projeto terão muitos ganhos. Hoje, sabemos a dimensão que a internet nos oferece e isto facilita muito o trabalho do setor turístico.”

rais, Alberto entende que a proximidade do governo com os municípios é prioridade, o que está sendo construído no dia a dia através da participação de todos os colaboradores. Temas como segurança pública, saúde, desenvolvimento regional, políticas sociais que constituem verdadeiros desafios já estão sendo trabalhados pelo governo. De acordo com Antonio Leonardo, essa relação com lideranças regionais é fundamental para o cumprimento de metas e o atendimento de demandas junto aos municípios. “A abertura para o debate, a discussão permanente, o zelo pela causa pública, são marcas muito for tes do gover no do Estado. Através dessas reuniões chegaremos a decisões vitais na implantação de ações estratégicas. Essa visão macro, somada ao envolvimento dos segmentos organizados, garantirá uma agenda de resul-

tados positivos a curto e médio prazo”, ressalta. Ele infor ma que, em breve, o vice-governador visitará Araxá, onde se reunirá com lideranças políticas e empresariais. “O encontro será, inclusive, uma oportunidade para agradecer o empenho do governo de Minas através da interlocução sempre presente de Alber to Pinto Coelho e do deputado estadual Bosco com as questões de interesse de Araxá. Vale ressaltar que o vice-go vernador teve par ticipação decisiva para que o BMG pudesse assegurar ao Araxá Esporte Clube uma cota de patrocínio importante para a disputa do campeonato mineiro da terceira divisão. O contato do vice-governador com o diretor do BMG, Nélio Brandt, beneficiando a equipe do Ganso, foi fundamental para a concretização desse impor tante patrocínio”, destaca Antônio Leonardo.


04

CLARIM

ARAXÁ, 30 DE SETEMBRO DE 2011

Congresso das Associações Comerciais de Minas Gerais será em Araxá neste ano

A Federação das Associações Comerciais e Industriais de Minas Gerais (Federaminas) e a Associação Comercial, Industrial, de Turismo, Serviços e Agronegócios de Araxá (Acia) realizam o XIV Congresso de Associações Comerciais de Minas Gerais na cidade. O evento tem como tema “Mudanças: Despertar de Novas Opor tunidades” e acontece nos próximos dias 20 e 21, no Tauá Grande Hotel. O Congresso das Associações Comerciais de Minas Gerais, anualmente, reúne representantes de entidades, empresários, gestores e presidentes das associações de diversas regiões do Estado. Araxá receberá mais de mil empreendedores durante o evento e, juntamente com o congresso, acontece o Mérito Empresarial 2011 que homenageará empreendedores de todas as regiões de Minas Gerais. São esperados representantes de mais de 400 Associações Comerciais e Empresariais. Uma das palestrantes do

evento é a doutora Nise Yamaguchi, médica imuno logista e oncologista, diretora do Instituto Avanços em Medicina, com doutorado na área de câncer pela Faculdade de Medicina da USP. Ela é a atual coordenadora de Prevenção e Pro moção de Saúde do Instituto do Cân cer do Estado de São Paulo da Fundação Faculdade de Medicina da USP e representante do gabinete do ministro da Saúde para o Estado de São Paulo. “Busco transfor mar o mundo onde vivo, cuidando de pacientes e seus familiares. Existe um sonho de me aprimorar como ser humano, enquanto sirvo a outros seres humanos”, diz Yamaguchi que apresentase em Araxá no próximo dia 21, dentro da programação do evento. A Acia e a Federaminas informam que os interessados em participar da programação do XIV Congresso das Associações Comerciais de Minas Gerais podem se infor mar pelo telefone (34) 3669-1331 ou pelo e-mail acia@aciaraxa.com.br

Conferência estadual de políticas públicas da juventude será em Araxá

O subsecretário de Estado da Juventude, Gabriel Azevedo, e o prefeito Jeová Moreira da Costa, assinaram um convênio de cooperação mútua para a realização da 2ª Conferência Estadual de Políticas Públicas da Juventude em Araxá, nesta quar tafeira, 28. O evento estadual acontece nos dias 28, 29 e 30 de outubro próximo. “A prefeitura será uma impor tante parceira para a estr uturação do evento e, com certeza, uma boa anfitriã para nossos jovens”, diz Azevedo. Ele explica que o encontro estadual também contribuirá para o fomento de ações na área de políticas públicas de juventude na região. “Hoje, a localidade apresenta números tímidos em relação aos conselhos municipais de juventude, mas tenho a convicção de que o debate político promovido em Araxá sensibilizará prefeitos e gestores públicos para as questões juvenis e, consequentemente, para a implantação do órgão nessa região”, destaca o sub-

secretá rio. Ele também acredita que a conferência potencializará o turismo de eventos na cidade. “Trata-se de uma oportunidade para que Araxá ganhe visibilidade nesse cenário, estamos de braços abertos para receber os jovens mineiros”, afirma o prefeito Jeová. Durante a etapa es-

tadual, serão trabalhados dez eixos temáticos: formação profissional; educação; sexualidade; política sobre drogas; segurança pública; habitação; cultura e conexão; conviver com o diferente; direito de se associar e mobilização social; diálogo com o governo. No encontro, um documento será elaborado com as

prioridades levantadas pelos representantes da juventude mineira e será levado pelos delegados à conferência nacional, entre os dias 9 e 12 de dezembro próximo, em Brasília. A conferência contará com 660 delegados, de 198 municípios de todas as regiões do Estado.


CLARIM

ARAXÁ, 30 DE SETEMBRO DE 2011

05


06

CLARIM

ARAXÁ, 30 DE SETEMBRO DE 2011

8OPINIÃO

O desempenho das instituições no Exame da OAB Unificado

A força das estações

Alzira Borges " A palavra estação é uma daquelas palavras múltiplas que cabem em vários contextos narrativos, uma vez que tem um leque de quase 20 sinônimos interessantes. Um deles carrega em si um significado próprio e muito expressivo de mudança: as estações do ano. As estações do ano acontecem por causa da inclinação da terra em relação ao sol. O movimento do nosso planeta em torno do sol dura um ano, recebe o nome de translação e a sua principal consequência é a mudança das estações do ano: primavera, verão, outono e inver no. Todo mundo sabe disso. O destaque hoje fica por conta do registro de dois fenômenos ligados às estações do ano. O primeiro deles diz respeito às mudanças climáticas. Elas alteram as características de cada estação de várias maneiras e, acredito que a principal delas, seja a elevação da temperatura. O aquecimento global é uma realidade super atual e não está sozinho. Ele tem duas companhias praticamente perversas: o efeito estufa e a baixa umidade relativa do ar. Esses três companheiros fazem com que vivamos entre os meses de agosto a outubro registros inéditos de altas temperaturas e sensações tér micas provavelmente semelhantes às do inferno. E, o segundo fenômeno, é uma brilhante homenagem estética às estações do ano composta há 288 anos, de autoria do genial Antonio Vivaldi que, não por acaso, se chama “As Quatro Estações”. As Quatro Estações é a mais famosa obra de Vivaldi e compõe um repertó-

rio que nossos ouvidos nunca se cansam de ouvir e as emoções que ela desperta excitam nossa alma. Não entendo da arte musical o suficiente para falar sobre os valores estéticos dessa obra. Mas minha curiosidade me leva a investigar o que faz, além do talento é claro, uma pessoa compor uma obra tão profunda e que mexe tanto com a gente que não viveu na mesma época e, sobretudo, por não entender o ofício de fazer música. A curiosidade me leva a pesquisar e o que encontro me leva a uma deliciosa especulação sobre as emoções que o grande artista consegue despertar nos habitantes no início do século XXI e sobre o que ele sentiu sozinho há 288 anos. De acordo com o blogueiro Fer nando Vasconcelos, esta obra de Vivaldi faz parte de 12 concertos denominados “ O diálogo Entre a Harmonia e a Criatividade”. E, segundo consta, “nessa série se acentua a tendência ao sentido pitoresco, que resulta na tentativa de se expressar, musicalmente, fenômenos da natureza ou sentimentos, como a primavera, o verão, o outono e o inver no”. Ouvir essa obra refletindo sobre as principais características das estações é sentir na pele o reflorescimento da flora e da fauna na primavera; ou as temperaturas se elevarem no verão, com os dias mais longos; ou os dias ficando mais curtos e mais frescos no outono ou ainda a temperatura caindo no inverno. Essas sensações assustadoramente poéticas se manifestam ao longo dos acordes. O poético também se manifesta assustador porque se revela contemporâneo: o caos climático associado às informações e imagens de terremotos, tsunamis, enchentes e toda sor-

te de catástrofes ambientais às quais estamos presenciando atualmente fazem desta obra uma trilha sonora espetacular para ilustrar as mudanças climáticas. Em alguns momentos tudo se acalma, um ou outro violino suspira aliviado e parece que quando o silêncio vai ocupar o lugar da música, de repente, um exército de instrumentos invade nossos ouvidos na mesma intensidade que um tsunami devasta a costa de um continente. E numa espécie de deleite, todos duelam, se harmonizam, se mesclam, se confundem e se afastam deixando pra trás um ou outro violino que mais uma vez geme tentando reconstruir lentamente a harmonia, da mesma maneira como os habitantes da costa devastada choram seus mortos e reconstroem suas vidas. Isso torna a obra “As Quatro Estações” um tenso, lindo e chocante diálogo entre a harmonia e a criatividade do planeta Terra que, às vezes, em algum cantinho mais tranquilo, parece estar juntando suas forças calmamente, quando de repente, numa fúria insana, tenta através de gigantescos desastres recuperar a dignidade, a autonomia e a soberania da sua própria natureza. É bom acreditar que a obra é mais importante do que o autor. Mas aqui cabe uma reverência ao músico que nos idos de 1723 entendeu a natureza do planeta e traduziu em acordes musicais todo o glamour dos seus momentos definidamente cíclicos e, de quebra, numa percepção genial e futurística imprimiu estética ao seu grito de desespero no início do século XXI. Alzira Borges é jornalista e ar ticulista do Clarim

Rodrigo Farnesi de Araujo " A Ordem dos Advogados do Brasil de Minas Gerais vem estampando em seu site os dados estatísticos do IV Exame de Ordem Unificado, com o desempenho das Instituições de Ensino Superior com mais de 10 inscritos, considerando apenas os bacharéis, ressaltando-se que esse resultado corresponde aos dados preliminares e o resultado final será divulgado no dia 04 de outubro. No Estado de Minas Gerais, sete faculdades estão entre as 50 melhores em desempenho dos bacharéis, sendo elas: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF); Universidade Federal de Viçosa (UFV); Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES); Faculdade de Direito Milton Campos (FDMC); Universidade Federal de Uberlândia (UFU); Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). A Instituição de Ensino que lidera o ranking é a tradicional Universidade de São Paulo – USP, com 71,05 % de aprovados no exame, ao passo que nada menos do que 28 faculdades apresentaram 0 % de aprovação, entre centenas de outras com índices baixos, inferiores a 10 %. Ao final do ano de 2010, um desembargador do Tribunal Regional Federal da 5ª Região, ao analisar recurso contra decisão negativa de juiz de primeiro grau, concedeu liminar a dois bacharéis em Direito que pretendiam inscrever-se nos quadros da Ordem dos Advogados do Brasil sem aprovação no exame da OAB. O Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil pediu a cassação da liminar ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) que, entendendo tratar-se de matéria constitucional, encaminhou o feito ao Supremo Tribunal Federal (STF), que cassou a citada liminar, através de decisão do presidente da Corte, Ministro Cezar Peluso. Decisão extremamente acertada. Nos termos do ar tigo 8º da Lei n.º 8.906/94, para que uma pessoa possa se inscrever nos quadros da Ordem dos Advogados do Brasil, como advogado, se faz necessário que preencha os requisitos impostos nos incisos do mencionado artigo, dentre os quais, a apro vação no Exame de Ordem. Infindáveis são os questionamentos acerca da legalidade do aludido exame (especialmente por par te daqueles que não conseguem a aprovação), chegando-se

até mesmo ao extremo de considerá-lo inconstitucional, o que não tem sentido. A Constituição da República, em seu artigo 133, qualifica a atuação do advogado como essencial à Justiça, sendo que o próprio texto constitucional prevê a possibilidade do exercício de profissões ser regulamentado por lei, o que sem sombra de dúvidas foi realizado pela já mencionada Lei n.º 8.906/94 (Estatuto da Advocacia e da OAB). Ora, diante da significativa relevância do advogado para a sociedade e para a democracia, é inequívoco que a realização do exame permite evitar o ingresso nos quadros da Ordem de profissionais incapacitados para o exercício da profissão. É bom lembrar que cursos de Direito não formam advogados. Necessário se faz aferir o conhecimento do candidato para apurar se possui os requisitos básicos para exercer a advocacia, que não é uma profissão como qualquer outra, por ser elevada a nível constitucional e cujo exercício influencia diretamente nos destinos da Justiça do país. Diante do grande número de reprovações evidenciado, às escâncaras, como é possível simplesmente conferir ao bacharel a prerrogativa de se inscrever nos quadros da Ordem? É imprescindível refletir: analisando o desempenho das Instituições de Ensino nas provas, como confiar em “advogados” que não passaram pelo crivo do exame? A aber tura indiscriminada de cursos de Direito pelo país foi um desserviço dos governos anteriores ao ensino jurídico, porém, o controle hoje concedido à OAB é fundamental e imprescindível, não somente para que sejam instalados novos cursos, como também para encer rá-los quando não apresentem nível de ensino satisfatório, sendo que o parecer da Diretoria das Subseções da OAB é de extrema valia para o procedimento de abertura ou fechamento do curso. A necessidade da existência do exame da OAB é a de garantir que o advogado apresente mínimo conhecimento técnico, evitando causar danos em decorrência de má qualificação profissional à instituição, às partes, e a todos os operadores e construtores do Direito. Assim, trata-se de obrigatoriedade imperiosa. Rodrigo Far nesi de Araujo é presidente da Ordem dos Advogados do Brasil de Araxá (MG)


CLARIM

ARAXÁ, 30 DE SETEMBRO DE 2011

07

8COPASA

Diretor regional renova os compromissos com Araxá

A operação da Estação de Tratamento de Esgoto (Ete) Central que per mitirá à Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) tratar mais de 90% do esgoto da cidade, com a eliminação dos pontos críticos onde ainda corre a céu aberto ou junto com a água pluvial, vem sendo postergada desde abril de 2007. Mas, recentemente, houve uma mudança de postura da empresa que até então nem mesmo informava à comunidade sobre a prestação do serviço de esgoto que lhe foi concedido pelo município mediante contrato, em dezembro de 2002. Em entrevista ao Clarim, o diretor de Operação Sudoeste, Paulo Fer nando Rodrigues Lopes, assegura mais uma vez o cumprimento do contrato de concessão que vem sendo aditivado ao longo dos últimos anos. Ele reconhece que houve um afastamento da empresa junto à comunidade araxaense e afir ma que este relacionamento está sendo resgatado.

Os atrasos De acordo com o contrato de concessão original, as quatro Etes previstas para o tratamento de 100% do esgoto produzido pela população seriam constr uídas em etapas até 2004 e todas estariam operando até 2006. A Copasa informa que hoje as Etes do Bar reirinho, do Boa Vista e Distrito Industrial (DI) já tratam cerca de 10% do esgoto de Araxá. No entanto, a Ete Central que será responsável pela grande parte desse tratamento continua inoperante, quase cinco anos depois da assinatura do primeiro aditivo. Todos os prazos contratuais foram extrapolados pela empresa e os compromissos firmados publicamente à época, como a preser vação e manutenção das áreas verdes do município, também não foram cumpridos. Os últimos aditivos previam o tratamento até abril de 2007 e, posteriormente, a par tir de 2009. Depois de descumprido esse último prazo pela empresa e diante do abandono da Ete Central que foi construída há cerca de dois anos e ainda está sem funcionar, o vereador César Romero da Silva (Garrado) está colhendo assinaturas junto à população para mover uma ação popular contra a Copasa. Segundo ele, o mais grave é que há muitos anos a empresa cobra da população por um serviço que não presta. No mesmo sentido, já foi movida uma ação civil pública pelo promotor curador do Consumidor, Marcus Paulo

que tem que ser eliminado”, afirma. Ele acrescenta que para eliminar esses pontos é necessária a cooperação da população. “Não temos como sair quebrando a casa de uma pessoa que está com essa solução implantada há muitos anos, para identificar o esgoto e ligar na rede coletora. É uma coisa que temos que fazer ao longo do tempo e, à medida que formos identificando, a gente criar alter nativas para essa pessoa ligar o seu esgoto. Não queremos trazer mais incômodo, mas ter uma parceria, identificar onde esses esgotos estão sendo lançados e eliminar os que estão junto com a rede pluvial”, destaca. Segundo ele, com essa ação será possível eliminar o mau cheiro que sai das bocas de lobo e impedir que o esgoto chegue nos córregos, “o que é o nosso grande desafio”. Paulo ressalta que a Ete Central funciona mesmo com essas ligações irregulares. “Basta que os equipamentos sejam liberados e fornecidos e estará em operação no dia seguinte em que forem instalados.” Ele acrescenta que todo o esgoto da cidade já está chegando próximo à Ete. “O que tem que existir é um levantamento na cidade para identificar esses

Queiroz Macêdo. A Copasa Paulo Fernando informa que depois de uma car reira de 31 anos na Copasa, ele foi promovido a diretor no Sul de Minas, embora seja natural de Uberaba. Ele acrescenta que, a partir de 2009, assumiu a Diretoria de Operação Sudoeste que engloba os municípios das regiões do Alto Paranaíba e Triângulo Mineiro. Paulo afirma que um processo judicial é o único impedimento para o funcionamento da Ete Central que foi construída à margem da BR 262, na saída para Belo Horizonte. Segundo ele, o processo é relativo a duas empresas que par ticiparam da licitatção para o for necimento dos equipamentos necessários à operação da Ete Central de Araxá. “Estamos aguardando para colocar finalmente a nossa estação de tratamento de esgoto, que está totalmente concluída, em funcionamento. Temos acompanhado e há coisas em que não temos ação, porque dependem de uma decisão judicial, mas estamos procurando ver o que é possível fazer em ter mos alternati-

vos, para poder fazer pelo menos o tratamento preliminar ”, informa. Paulo explica que o tratamento preliminar consiste na eliminação dos resíduos sólidos do esgoto que chega à estação. “É só passar o esgoto por toda a parte de gradeamento, retirando os sólidos, areia, coisas jogadas de maneira inadequada. Tudo é retirado, são removidos os sólidos e recolhidos numa caçamba para que seja dada uma destinação final para um aterro sanitário em sintonia com a prefeitura ou dentro de valas que a gente mesmo tem na área da Ete.” Segundo ele, a Copasa inclusive já está procurando algum outro tipo de equipamento que possa deslocar de outras obras que já estão com seus processos desembaraçados, mas que ainda não estão em operação. “Estamos vendo essa possibilidade, é uma coisa que não temos domínio da situação. Mas a gente espera que seja um processo que tenha uma decisão mais rápida, buscando a possibilidade de que existe uma decisão.” Paulo afirma que o contrato entre o município e a Copasa

previu a execução de todos os serviços em 48 meses, ou seja, quatro anos. “E, em função da necessidade de constr ução dessas avenidas e do prazo que foi necessário para constr uí-las, tivemos que fazer um aditivo de prazo a esse contrato e para que a gente tivesse com todo o sistema concluído até 2009. E a gente só não está com a unidade de tratamento funcionando, em função dos equipamentos. Todos os outros ser viços já foram concluídos, somente a questão legal do recurso impetrado pelas empresas é que está impedindo que a gente coloque a estação em funcionamento”, esclarece. Paulo se comprometeu em levantar todos os problemas relativos ao esgoto existentes no município para que sejam solucionados pela Copasa. “Nós convivemos com uma coisa que é o lançamento de esgoto em rede de água pluvial. Esse esgoto é coletado pela água pluvial e lançado no córrego, dando a impressão que está sendo lançado a céu aberto pela rede coletora, e não é. São ligações que existem há muitos anos e isto provoca esse tipo de desconforto,

pontos a céu aberto e que temos que corrigir, verificando exatamente o que ocorre.” Áreas verdes O diretor adianta que é possível à Copasa ajudar o município a preservar as áreas verdes existentes na cidade, acrescentando que existe todo o interesse da empresa de participar desse trabalho que não é possível ser feito de forma isolada. “A Copasa só pode fazer se for mediante uma parceria entre prefeitura, associações comunitárias, proprietários de áreas da região, Codema, Emater e IEF, que podem nos ajudar muito, inclusive com o fornecimento de mudas. Nós podemos provocar isso, mas o Codema é fundamental, eu acho que podemos acionálo para liderar essas ações.” Segundo ele, a Copasa pode cooperar nas ações para preservar esses ambientes com o cercamento das nascentes, fornecendo arame e postes. “Além de verificar se existe algum tipo de lançamento indevido, como de produtos agrícolas, e orientar os proprietários, dando um destino final mais adequado ao lixo. Vamos ter a proatividade de procurar o Codema para poder fazer com que isso aconteça o mais rápido possível”, afirma Paulo.


08

CLARIM

ARAXÁ, 30 DE SETEMBRO DE 2011

SECRETARIA DO JUÍZO DA ÚNICA VARA CÍVEL - COMARCA DE IBIÁ - MINAS GERAIS - Fórum Des. Eustáquio da Cunha Peixoto - Pça. Santa Cruz, s/nº - EDITAL DE CITAÇÃO - PRAZO 30 DIAS - O Doutor JOSÉ APARECIDO FAUSTO DE OLIVEIRA, Juiz de Direito, em substituição legal, da Única Vara Cível desta cidade e Comarca de Ibiá-MG, na forma da lei, etc... FAZ SABER aos que o presente EDITAL virem ou dele conhecimento tiverem, expedido nos autos de nº 0295.11.002992-9, da Carta Precatória - extraída da Ação de Execução de Título Extrajudicial, requerida por Ouro Verde Transporte e Locação S/A em desfavor de JOSÉ RENATO PRATA DE CARVALHO, JOÃO GUILHERME CAROLO e PLANALTO AGROINDUSTRIAL LTDA, que se processa perante este Juízo e Secretaria da Única Vara Cível, que atendendo ao que lhe foi requerido pela Exeqüente, Ouro Verde Transporte e Locação S/A; pelo presente EDITAL, que será afixado na Sede deste Juízo, no lugar de costume e por cópia publicada no Forma da Lei CITA PLANALTO AGROINDUSTRIAL LTDA, na pessoa do representante legal, inscrita CNPJ/MF nº 02.881.063/0001-20, com endereço incerto e não sabido, PARA NO PRAZO DE 03 (três) DIAS, PAGAR a quantia de R$ 60.207,31 (sessenta mil, duzentos e sete reais e trinta e um centavos), referente ao principal e acessórios, a ser acrescida de honorários de advogado do autor e custas iniciais, sob pena de lhe ser penhorado t antos bens bastem para assegurar a execução. E para que chegue ao conhecimento de todos e ninguém possa alegar ignorância, e em especial PLANALTO AGROINDUSTRIAL LTDA, mandou expedir o presente Edital na forma da Lei. Eu, ________, (Maurílio de Paiva Reis), Técnico de Apoio Judicial, o digitei e subscrevo. Ibiá-MG, 19 de setembro de 2011. - JOSÉ APARECIDO FAUSTO DE OLIVEIRA - Juiz de Direito - Em substituição legal

Barbosão realiza Sipat

A 1ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat) Barbosão Extra foi realizada neste mês, entre os últimos dias 12 e 14. A abertura da semana aconteceu na manhã de segundafeira, 12, com a palestra so bre DST’s e Aids, proferida

pela coordenadora do Centro de Testagem de Araxá (CTA), Roberta. As palestras de terça-feira, 13, foram ministradas pelo Corpo de Bombeiros sobre primeiros socor ros. A nutricionista Kamylla Bittencourt abordou o tema “Manipulação

EDITAL DE CONVOCAÇÃO A Associação dos Ruralistas do Alto Paranaíba (ARAP) CNPJ: 16.911.489/0001-93 através de seu presidente, Sr. Antônio Lúcio Marques, em pleno uso de seus direitos, conforme artigo 21º do Estatuto da Entidade, convoca todos os associados para Assembléia Geral Extraordinária, a ser realizado no dia 22 de outubro de 2011, na sede social situada a Rua Dr. Edmar Cunha nº 250, Parque de Exposição Agenor Lemos, a saber: 1 - Data: 22/10/2011. 2 - Local: Parque de Exposição Agenor Lemos 3 - Horário: das 7:00 as 17:00 horas 4 - Eleição dos novos, membros da Diretoria e Conselho Fiscal para o período de 01/11/2011 a 31/10/2014 que serão empossados na data de 01/11/2011. Araxá, 03 de Outubro de 2011. Antônio Lúcio Marques - Presidente

de Alimentos” na quarta-feira, 14, quando também aconteceu o encerramento da Sipat com a palestra proferida pelo técnico em segurança do trabalho, Adriano Fiusa. Ele falou sobre a importância do uso de Equipamento de Proteção Individual (EPI).

CÂMARA MUNICIPAL DE ARAXÁ - Extrato de Contrato. Origem: Processo 17/2011 - Inexigibilidade de Licit ação nº 01/2011. Contrat ante: Câmara Municipal de Araxá. Contratada: Advocacia Raimundo Cândido Junior. Objeto: Prestação de Serviços de Assessoria Jurídica para acompanhar os trabalhos da Comissão Processante instalada na Câmara Municip al de Araxá, em razão de denúncia protocolada. Vigência: 22/09/2011 a 13/12/ 2011. Valor: R$ 30.000,00 (trint a mil reais). Dotação O r ç a m e n t á r i a : 01.122.0001-2170 - Direção Administrativa.3.3.90.30 - Material de Consumo. Carlos Roberto Rosa - Presidente


CLARIM

ARAXÁ, 23 DE SETEMBRO DE 2011

09

8AGRONEGÓCIOS

Dia de Campo da Capal reúne 300 cafeicultores A Cooperativa Agropecuária de Araxá Ltda (Capal), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Minas Gerais) e o projeto Educampo promoveram mais um Dia de Campo na última sexta-feira, 23. O evento realizado no Campo Experimental de Café da Capal, BR-262, reuniu 300 produtores de café de toda a região e teve como tema a “Tecnologia para altas produtividades na lavoura de Café”. Cinco estações foram montadas para receber os produtores que conheceram técnicas e alter nativas para o aumento de produtividade na lavoura. A programação do Dia de Campo contou com apresentação e discussão de dados da Estação de Avisos Fitossanitários – Ferramenta para Manejo de Irrigação, Pragas e Doenças do Cafeeiro, ministrado pelo professor André Garcia (MAPA Procafé) e o técnico Tales Rodrigues Alves (Educampo Café)”. A palestra “Cultivares de Café – Características e Aspectos Considerados na Escolha” foi ministrada pelo professor José Brás Matiello (MAPA Procafé). A Estação “Implantação e Formação da Lavoura Cafeeira” foi ministrada pelo pesquisador Roberto Santinato (MAPA P rocafé). O tema “Controle de Plantas Daninhas e

Tecnologia de Aplicação” foi apresentado pelos professores da Universidade Federal de Viçosa, Lino Roberto e Luiz Henrique Lopes. O presidente da Fundação Procafé, José Edgar de Paiva, diz que o grande número de produtores presentes no Dia de Campo demonstra a qualidade do trabalho realizado no Campo Experimental de Café da Capal. “Através de experimentos desenvolvidos aqui, os produtores de toda a região têm a oportunidade de conhecer dados fundamentais para que possam conduzir suas lavouras com mais eficiência e produtividade. Apesar da pouco tempo de implantação, o Campo Experimental da Capal é refe-

rência no Estado e o grande número de pessoas presentes neste evento demonstra a credibilidade do trabalho realizado.” Segundo ele, as experiências realizadas no Campo Experimental são essenciais para o desenvolvimento da cafeicultura. “As condições de clima e solo são diferentes em cada região, ou seja, os resultados que temos no Sul de Minas, por exemplo, não serão necessariamente os mesmos no Triângulo Mineiro ou no Alto Paranaíba. Portanto, o que precisamos é ter, cada vez mais, campos de pesquisas localizadas. Assim, teremos lavouras mais eficientes, com menor custo e maior rentabilidade financei-

ra”, destaca o presidente. José Edgar ressalta que o produtor de café já percebeu a importância de um investimento tecnológico e qualificação profissional. “A cada safra o produtor tem se conscientizado da impor tância do investimento tecnológico nas lavouras e na melhoria das técnicas adotadas para resultados mais eficientes e com menor custo. A capacitação tanto do próprio produtor, como dos seus funcionários, também tem se tornado rotina. Com qualificação profissional, conhecimento e investimento em técnicas adequadas, a cafeicultura se desenvolveu muito nos últimos anos e vem conquistando novos mercados.”

FMVZ eleva produção de carne para 600 quilos por hectare Na pecuária de corte tradicional brasileira, cada hectare (ha) de terra — que equivale a 10 mil metros quadrados (m²) é usado para a pastagem de um único animal, levando a uma estimativa de produção anual média de car ne em torno de 54 quilos (kg)/ha. Porém, neste mesmo espaço, quase do tamanho de um campo de futebol, é possível criar, ao mesmo tempo, 8 animais e ainda assim elevar a produção de carne para 600 Kg/ha ao ano. Essa alta produtividade pode ser encontrada no sistema de pastagens de alta lotação de animais, desenvolvido na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da USP, em Pirassununga. “Essa produção elevada decorre de uma série de fatores que incluem, entre outros, nível alto de adubação da pastagem com nitrogênio e o confinamento do gado durante os meses de inverno. Nesse período de estiagem, o gado recebe uma dieta a base de milho, soja, cana-deaçúcar e ureia a fim de levar a um desempenho máximo dos animais”, explica o professor Luis Felipe Prada e Silva, do

Laboratório de Pesquisa de Gado de Corte, do Departamento de Nutrição e Produção Animal (VNP) da FMVZ. De acordo com o professor, “Dados da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes, ABIEC, indicam que, no Brasil, em 2010, foram produzidas 9,2 milhões de toneladas de car ne em equivalentes de carcaça. Se dividirmos este número por 170 milhões de hectares, que é a área de pasto existente no país, chegaremos ao número de produção anual de carne de 54 Kg/ha”, esclarece. Prada e Silva comenta que, atualmente, a pecuária de corte tradicional, no estado de São Paulo, está deixando de ser atrativa, pois não consegue ser tão competitiva em relação ao cultivo de cana-de-açúcar ou laranja, ou mesmo à pecuária leiteira. “A criação de gado de corte está mudando para o nor te do País, em regiões de terras mais baratas e de fronteira. Com isso, há uma intensificação do desmatamento de florestas. Vende-se a madeira de forma a ocupar a área desmatada com pastos destinados a pecuária de

cor te”, explica o coordenador do Laboratório. No entanto, como mostram os estudos da FMVZ, é possível sim inverter este quadro. “Nosso objetivo é promover a intensificação da pecuária de corte, tor nando possível que um número maior de animais sejam criados numa mesma área, com alta produtividade”, destaca o professor. Os professores Augusto Hauber Gameiro e Angélica Pereira, do VNP, também integram o projeto, além de cerca de 15 pesquisadores, entre mestrandos e doutorandos, que desenvolvem estudos com o grupo. Uma dessas pesquisas foi desenvolvida pelo pesquisador Rinaldo Rodrigues. Orientado pelo professor Gameiro, Rodrigues realizou, durante o seu mestrado, uma análise econômica da iniciativa implantada no campus de Pirassununga. A conclusão do trabalho é que o sistema de pastagens de alta lotação de animais é competitivo mesmo em regiões de ter ras mais caras utilizadas para a plantação de laranja e cana-deaçúcar.

Diferenciais O sistema começou a ser implantado em 2009 numa área de 25ha do campus de Pirassununga e passou a funcionar plenamente em 2010. A criação, atualmente, conta com 240 animais, de bezerros a animais adultos. A maioria é criada no pasto. Já os machos adultos próximos ao abate (de 16 a 20 meses) ficam em confinamento. “A média nacional para o abate de machos é de 36 a 48 meses”, informa o pesquisador. No sistema desenvolvido na USP, as fêmeas têm a primeira cria aos 24 meses. No Brasil, isso ocorre, em média, entre os 36 e os 48 meses. A fertilidade também é outro diferencial: na média brasileira, a cada 100 vacas expostas aos touros, entre 50% a 60% ficam prenhes. No sistema implantado na FMVZ, esse índice é de 90%. A adubação do pasto é outro ponto importante. “A maioria dos pecuaristas não cultiva o hábito de adubar o pasto. Em nosso sistema, chegamos a utilizar cerca de 300 quilos de nitrogênio por hectare ao ano”, destaca.

ABANDONO DE EMPREGO - A empresa Transportes e Contruções Ltda estabelecida na Av. Tancredo Neves, 420 Araxá (MG), convoca o Sr. Paulo Henrique dos Reis Teodoro, portador da carta de trabalho nº 65230 Série - 00148, funcionário desta empresa a retornar ao trabalho afim de regularizar sua situação com a mesma.

ABANDONO DE EMPREGO - Aempresa Transportes e Contruções Ltda estabelecida na Av. Tancredo Neves, 420 Araxá (MG), convoca o Sr. Anderson Gregorio Alves, portador da carta de trabalho nº 17574 Série - 00147, funcionário desta empresa a retornar ao trabalho afim de regularizar sua situação com a mesma.

CLARIM.NET.BR

II Encontro de Educação Ambiental – 23 e 24 de setembro. PARTICIPE!


10

CLARIM

ARAXÁ, 30 DE SETEMBRO DE 2011

8POLÍCIA

A Polícia Militar (PM) encontrou A.C.J., de 37 anos, mor ta dentro de sua residência nesta segunda-feira, 26, por volta das 6h, na rua José Auro da Silveira, bair ro São Domingos. A princípio, os policiais suspeitaram de suicídio, porque encontraram um frasco de remédio para rato no local. No entanto, o investigador da Polícia Civil que atua como auxiliar de necropsia no Instituto Médico Legal (IML) de Araxá, Udson Fiuza Lemos, desconfiou da causa da morte ao examinar o corpo e chamou o médico legista, Pedro Pezzuti. O médico precisou radiograr o corpo para vizualizar a provável fratura no pescoço da vítima, o que foi possível com a cooperação do Pronto Atendimento Municipal. Com o resultado em mãos, o médico legista confirmou a fratura contando com o apoio do médico or topedista, Sidnei Gonçalves. O corpo voltou ao IML e Udson acionou o delegado Victor Hugo Heisler e repassou-lhe as novas informações sobre o crime. De acordo com os dados da PM, os policiais depararam-se com a mulher deitada em uma cama já sem vida e, em uma mesinha que estava ao lado, estava o vidro de veneno para ratos. A ocor rência foi registrada como suicídio e os peritos da 2ª Delegacia Regional de Polícia Civil foram acionados pelos militares. Eles realizaram os trabalhos de praxe no local, onde dois fatos chamaram a atenção. Eles constataram que no quarto onde a mulher foi encontra-

GERMANO AFONSO/RÁDIO CIDADE

Mata mulher e simula suicídio

da não havia nenhum sinal de vômito, o que é muito comum em caso de morte por envenenamento. Outro fato foi a região do pescoço da vítima que se movia, embora o seu corpo já estivesse em estado de rigidez cadavérica. Udson explica que a região do pescoço do cadáver foi dessecada, onde foram encontrados sinais de unhada tanto do lado de fora quanto de dentro do corpo, que também estava cheio de hematomas. Ele acrescenta que não foram encontrados sinais de envenenamento, havia apenas um pouco de veneno na boca da víti-

ma. Segundo ele, se houvesse o envenenamento, o veneno deveria estar no estômago. Com a confirmação do homicídio, o principal suspeito passou a ser o ex-amásio da vítima. De acordo com familiares da vítima, o homem vinha ameaçando a ex-amásia de morte, sendo que em uma destas ameaças a Polícia Militar foi acionada e registrou o boletim de ocorrência. O suspeito apresentouse na Delegacia acompanhado de um advogado e, após ser ouvido, foi liberado. O corpo da vítima foi liberado pelo IML no início da noite de segunda-feira, 26, e o sepultamento acon-

teceu nesta terça-feira, 27. O médico legista aguarda os resultados de exames complementares para atestar a morte. O material recolhido foi levado para o laboratório em Belo Horizonte para exames, como o de DNA feito a partir da raspagem das unhas da vítima e do autor. #"# Homem é agredido com golpe de facão A Polícia Militar (PM) procura o autor de uma lesão corporal provocada por um golpe de facão, durante uma briga na zona r ural de Araxá, no Serrote. Neste domingo, 25, por volta das 17h, a Polícia Militar com-

A Polícia Civil de Araxá está em diligência na região e já apreendeu quase 600 sacas de café até a manhã desta quintafeira, 29. De acordo com o delegado regional Heli Andrade, foram apreendidas 314 sacas em Boa Esperança e 252 em Sacramento. O delegado infor ma que, até o momento, nenhum suspeito foi preso, mas acrescenta que o objetivo é chegar logo aos integrantes de uma quadrilha que age nas regiões do Alto Paranaíba, Triângulo Mineiro e Sul de Minas. Segundo o delegado, a polícia já tem os nomes de alguns dos suspeitos, mas para não prejudicar as investigações as identidades não serão divulgadas. A quadrilha é especializada em roubo de cargas de café e, provavelmente, é responsável por crimes praticados em Perdizes e em Araguari. Além das sacas, a Polícia Civil de Araxá

JÚNIOR FERREIRA/PATOSNOTICIAS.COM.BR

Polícia Civil de Araxá apreende 600 sacas de café roubadas

também apreendeu dois caminhões, sendo que um dos veículos estava car regado de café. #"# Autor de tentativa de roubo de sacas de café é preso pela PM A Polícia Militar prendeu o autor de uma tentativa de roubo de sacas de café registrado no dia 16 de julho passado nesta sexta-feira, 23, por volta das 9h, na rua Magda da Conceição Silva, bair ro Camuá. No local, de acordo com denúncias, o autor J.L.O., de 57 anos, estaria com um mandado de prisão proveniente da comarca de Turmalina (MG). Ele foi reconhecido por funcionários de uma fazenda que tinha sido alvo de uma tentativa de roubo de sacas de café, em julho passado. Os policiais realizaram rastreamentos na zona rural e encontraram a casa onde o autor estava residindo, num local ermo, escondido próximo a uma mata fechada. O autor não se encontrava no local, mas acabou sendo localizado e preso em uma residência, no bair ro Camuá. Após a prisão, os policiais deslocaramse novamente para a residência na zona rural, onde acabaram encontrando uma saca de café pesando cerca de 20 quilos. O autor foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil.

pareceu numa fazenda próxima ao chamado local chamado Serrado, onde houve uma briga. Ao chegarem no local, os policiais constataram que a vítima J.R.F., de 40 anos, já tinha sido socorrida e atendida no Pronto Atendimento Municipal (Pam), com um corte profundo sobre a orelha esquerda e outro na mão. De acordo com a ocorrência, a vítima foi imediatamente encaminhada à sala cirúrgica pelos médicos de plantão. A vítima relatou aos policiais que mora na zona rural, próximo ao local conhecido como Ser rote. De acordo com ele, o seu vizinho devia-lhe um dinheiro e, então, foi cobrá-lo, sendo que após algumas palavras foi surpreendido com um golpe de facão na mão, vindo ao solo. A vítima acrescenta que, na sequência, foi atingido com outro golpe no lado posterior da face, causando-lhe uma lesão maior. A vítima ficou inerte no solo e o autor vendo a consequência do seu ato tomou rumo ignorado, com a arma do crime. Ele ainda ameaçou a vítima de morte antes de fugir. De posse dos seus dados, a Polícia Militar continua no rastreamento para localizar o autor. #"# Suspeito de agredir crianças é preso A Polícia Militar (PM) prendeu um homem suspeito de agredir crianças nesta segundafeira, 26, por volta das 18h, na av. José Severino de Aguiar, bairro Bom Jesus. No local, a solicitante disse que seu filho de

8 anos tinha sido agredido. Segundo ela, ele chegou em casa reclamando que o homem que cuida da horta da escola teria lhe desferido um golpe no rosto com um cipó, causandolhe uma lesão. Os policiais deslocaram-se até a horta e conversaram com A.V.C., de 65 anos. Ele disse que após o término das aulas, um grupo de crianças entrou na horta e quando notaram a sua presença fugiram do local, sendo que alguns deles se machucaram na cerca e que não agrediu nenhum deles. Os policiais militares conduziram a vítima e o autor até a Delegacia de Polícia Civil. #"# PM procura foragido por ameaçar a ex-companheira A Polícia Militar (PM) registrou uma ameaça nesta segunda-feira, 26, por volta das 17h, na rua Brígido de Melo Filho, bair ro Bom Jesus. No local, uma mulher de 24 anos que solicitou a presença dos policiais disse estar sendo ameaçada pelo examásio. Segundo ela, está separada de E.F.S., de 55 anos, que naquele dia foi até a sua residência e a ameaçou mais uma vez. De acordo com a vítima, ele disse que iria até a sua residência e, caso ela não se reconciliasse com ele, iria matá-la. Em seguida, o autor das ameaças fugiu. A solicitante, temendo um mal maior, acionou a Polícia Militar que se infor mou sobre as características do autor e iniciou o rastreamento para localizá-lo e prendê-lo.

PM prende suspeitos de tráfico de drogas

A Polícia Militar (PM) prendeu dois autores por tráfico de drogas nesta terça-feira, 27, por volta das 23h, no bairro Alvorada, próximo à rua Carício Afonso Ribeiro. De acordo com várias denúncias, no local havia uma residência onde ocorria o tráfico de drogas e um traficante chamado de Mau- mau agia na região. Próximo à residência, estava o indivíduo J.L.P., de 24 anos, que colocou dois grandes papelotes de cocaína na boca ao avistar os policiais e foi preso imediatamente. No momento em que os policiais o encaminhavam para a delegacia, ele começou a reclamar de dores abdominais e foi levado para a Santa Casa, com suspeita de ter engolido mais drogas, onde ficou em observação. Após rastreamentos, os policiais localizaram o indivíduo Mau-mau em um bar na av. João Paulo II, onde foi abordado e levado até a sua residência, onde não foi encontrado nada ilícito. Com o autor, M. E.A., de 30 anos, o Mau-mau, a PM encontrou R$ 415 e ele foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil, o outro autor continuou internado em observação na Santa Casa. #"# Traficantes são presos pela PM A Polícia Militar (PM) prendeu dois homens por tráfico de drogas nesta sexta-feira, 23, por volta das 23h, no bairro São Geraldo. Durante patrulhamento, os policiais visualizaram em frente uma casa demolida situada na rua Alagoas, o autor E.M.P., de 25 anos, fazendo contato com H.N., de 30 anos, e pegando algo na

mão dele. O homem de 30 anos, ao avistar a viatura policial, dirigiu-se para o outro lado da r ua indo em direção a M.G.S., de 28 anos. Após intensas buscas na residência em demolição foram encontradas 17 pedras de crack entre os tijolos. Com o autor de 30 anos, foram encontrados uma pedra de crack e R$ 29 em dinheiro. A residência é alvo constante de várias denúncias de tráfico de drogas. Os autores foram presos e encaminhados à Delegacia de Polícia Civil. #"# Mulher é presa e menor é apreendida por tráfico de drogas A Polícia Militar (PM) prendeu e apreendeu duas autoras por tráfico de drogas nesta quinta-feira, 24, por volta das 23h, na rua Santo Antônio, bairro Santo Antônio. Os policiais estiveram nas proximidades da casa do indivíduo G.C.S.D., de 18 anos, que é alvo de várias denúncias por envolvimento com o tráfico de drogas. Durante a abordagem aos suspeitos na porta da residência do autor, ele correu dos policiais pulando vários muros e não foi encontrado. Na presença das mulheres que estavam no local, os policiais realizaram uma busca na residência, onde localizaram 290 gramas de maconha prensada; dois aparelhos celulares, dois secadores de cabelo; um aparelho DVD e uma balança de precisão. As infratoras G.P.V.N., de 26 anos, e N.C.R., de 15 anos, foram conduzidas à Delegacia de Polícia Civil, junto com o material apreendido.


CLARIM

ARAXÁ, 30 DE SETEMBRO DE 2011

11

8POLÍCIA

Jovem casal morre em acidente na av. Ministro Olavo Drummond ao voltar de festa na Antinha O condutor de um Ford KA, placa de Araxá, perdeu o controle direcional e chocou-se contra um poste na av. Ministro Olavo Drummond, logo após uma perigosa cur va existente próxima à Capal, no último do mingo, 25, por volta das 3h. Além do condutor, mais quatro passageiros estavam no carro. A jovem K.I.S., de 24 anos, morreu no local e o seu marido B.R.A., de 25 anos, faleceu nesta quarta-feira, 28, depois de ter ficado inter nado em coma induzido. Ambos estavam no banco traseiro do veículo e eram pais de uma criança de apenas quatro meses, já K.I.S. também tinha um filho de 9 anos de outro relacionamento. A Polícia Militar Rodoviária Estadual compareceu à rodo via MG 0710 (av. Ministro Olavo Drummond), onde deparou-se com o Ford KA à margem direita da via por volta das 5h, com danos generalizados. Não havia mais vítimas no local, pois já tinham sido socorridas pelo Corpo de Bombeiros e levadas para a Santa Casa de Misericórdia de Araxá, para onde se dirigiram os policiais. Em contato com o condutor C.G.C., de 25 anos, ele disse que transitava no sentido à BR 262 e perdeu o controle direcional do veículo que saiu da pista de rolamento, chocando -se contra o poste de energia. O poste quebrou e ficou sustentado apenas pelos fios de energia elétrica, o motorista, as vítimas D.C.R, de 23 anos, e P.M.A., de 21, além de B.R.A. que acabou falecendo foram atendidas com diversos ferimentos no Pronto Atendimento Municipal (Pam). A vítima K.I.S. sofreu traumatismo craniano e parada cardíaca, não resistiu aos ferimentos e morreu após o acidente. O motorista do veículo não foi preso por causa do seu estado clínico, ele ficou internado na Santa Casa de Araxá. #"# Motorista embriagado bate em poste A Polícia Militar apreendeu o veículo de um condutor embriagado que envolveu-se em acidente nesta quinta-feira, 22, por volta das 3h, na av. José Ananias de Aguiar. No local, F.R., de 26 anos, disse que saiu de uma boate e dirigia o seu Ford/Fiesta quando, de repente perdeu o controle do veículo que chocou-se contra um poste da Cemig.

O condutor foi socorrido pelos bombeiros e conduzido à Santa Casa de Misericórdia, onde ficou internado com suspeita de traumatismo craniano. Ele apresentava fortes sintomas de embriaguez. O veículo foi apreendido e removido por um autossocorro, sendo que o condutor do veículo ficou internado na Santa Casa de Misericórdia sob observação médica. #"# Fio atravessado na r ua provoca acidente com moto A Polícia Militar (PM) registrou um acidente de trânsito provocado por um fio de eletricidade que estava solto na via pública nesta quinta-feira, 29, por volta das 2h. Os policiais compareceram à ruaThieres Botelho, Centro, por onde o solicitante conduzia a motocicleta Honda CG 125 e, no momento em que passava em frente à residência de número 65, foi atingido na altura do pescoço por um fio preto. O fio estava atravessado de um passeio ao outro da rua, levando eletricidade até outra casa que está sendo reformada. Com o impacto, o condutor da motocicleta perdeu o controle da direção e chocou-se em um GM/Celta que estava estacionado no local, causando danos no veículo. O condutor sofreu escoriações na altura do pescoço e caiu da motocicleta, juntamente com o passageiro. Os envolvidos e os veículos fo-

ram liberados. A PM aler ta: “Não realize obras ou reformas clandestinas e jamais faça ligações elétricas sem o conhecimento e autorização da Cemig”. #"# Motorista atropela e foge A Polícia Militar (PM) está à procura de um motociclista que atropelou uma pessoa nesta sexta-feira, 23, por volta das 13h, fugindo em seguida sem dar-lhe socorro. Os policiais estiveram numa padaria na av. Vereador João Sena, Centro, onde teria ocorrido o atropelamento. No local, eles conversaram com a testemunha A.C.S., de 27 anos, que é funcionário de uma empresa de bebidas. Ele relatou que o seu companheiro de serviço, W.O.S., de 31 anos, teria sido atropelado por uma motocicleta. Segundo ele, o motociclista evadiu-se e o seu colega foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros. A vítima relatou que foi atropelada por uma motocicleta, quando descia do caminhão de entregas. Ele foi atendido no Hospital Dom Bosco, com um corte contuso na perna esquerda. #"# Menor sem CNH é apreendido em Ibiá A Polícia Militar (PM) apreendeu um adolescente inabilitado de 17 anos, em Ibiá, nesta segunda-feira, 26, por volta das 14h, além da motocicleta Honda/Biz 125, que conduzia pela

MGT 235. A apreensão ocor reu durante a realização de uma blitz policial na MGT, no KM 138, quando os policias perceberam que o condutor da Honda Biz 125 que seguia no sentido São Gotardo a Ibiá fez uma conversão na rodovia ao avistar a viatura policial, sem observar as normas de segurança no trânsito. Ele tentou fugir da blitz, entrando em uma estrada vicinal. A PM seguiu a Honda/Biz e o condutor acabou abordado, junto com o passageiro, um homem de 29 anos. Eles relataram que fugiram pelo fato do condutor ser adolescente e a documentação da motocicleta encontrarse em situação irregular. A motocicleta e o condutor foram apreendidos e conduzidos à Delegacia de Polícia Civil. #"# Acidentes de trânsito no Centro e no Tiradentes A Polícia Militar (PM) registrou um acidente de trânsito na noite desta terça-feira, 27, por volta das 21h, na rua presidente Olegário Maciel, Centro. A condutora de um Ford Focus, I.R.F., de 26 anos, ao estacionar chocou-se com a porta dianteira de um Cross Fox que já estava estacionado no local. A proprietária do Cross Fox, M.S.B.P., de 61 anos, disse que ao abrir a porta do carro não percebeu a aproximação do outro veículo. Ambos os veícu-

los ficaram danificados. Outro acidente de trânsito foi registrado nesta terça-feira, 27, por volta das 12h, no bairro Tiradentes. A Polícia Militar compareceu num cr uzamento, onde o condutor L.G.L., de 31 anos, disse que transitava pela rua Anésia Montovani no sentido bair ro Tiradentes ao Urciano Lemos em um GM/Corsa. Segundo ele, ao chegar no cruzamento com a rua Aladir Batista Alves, deparou-se com a motocicleta Honda, preta, que não respeitou a sinalização existente no local. Ele acrescenta que a moto estava em más condições de visibilidade ao atravessar o cr uzamento e não foi possível evitar o acidente. Devido ao impacto, o condutor da motocicleta chocou-se contra o parabrisa do Corsa, sofrendo várias lesões nas costas e no cotovelo do braço direito. De acordo com a versão do condutor da motocicleta, C.A.S., de 23 anos, ele transitava pela rua Aladir Batista Alves e, ao chegar no cruzamento com a r ua Anésia Montovani, veio a abalroar com o veículo que seguia na rua. O condutor da moto foi socorrido pela unidade de resgate do Corpo de Bombeiros até o Pronto Atendimento Municipal, onde foi assistido, medicado e liberado. A PM constatou que o condutor não possuía a CNH ou a

per missão para dirigir. O motociclista foi preso em flagrante delito pelo crime do art. 309 do Código de Trânsito. #"# Preso em motocicleta sem documentação A Polícia Militar prendeu o condutor e apreendeu uma motocicleta que estava sem documentação e os equipamentos obrigatórios nesta quarta-feira, 28, por volta das 17h, no bairro São Domingos. Durante patr ulhamento preventivo pelo bairro, os policiais abordaram o suspeito na r ua Per nambuco. Ele estava com uma motocicleta que não tinha documentos, com o número do chassis raspado e nem mesmo possuía os equipamentos de uso obrigatório. O homem, de 23 nos, disse aos policiais que comprou a motocicleta há cerca de uma semana, Segundo ele, fez a compra na r ua Fer não de Noronha, bairro São Domingos, R$ 300. Porém, ele disse que não conhece a pessoa que lhe vendeu a motocicleta. A motocicleta foi apreendida e o condutor preso e conduzido à Delegacia de Polícia Civil. A PM alerta a população para que não compre objetos ou bens móveis ou imóveis sem a nota fiscal ou a documentação, pois, pode ser algo furtado ou roubado e quem compra corre o risco de ser preso por receptação. #"# PM é acionada em oficina mecânica A Polícia Militar (PM) foi acionada em uma oficina mecânica nesta terça-feira, 27, por volta das 14h, na rua Presidente Olegário Maciel, Centro. De acordo com o solicitante J.W.G., de 52 anos, ele mandou sua motocicleta para o conserto na oficina e, após os reparos, continuou com problemas. Ele acrescenta que, então, voltou a levar a moto ao mesmo mecânico e per maneceu com problemas. O solicitante disse que levou o veículo em um outro mecânico que constatou que um pedaço de chapa provocava o problema. Tendo em vista o prejuízo, ele compareceu na primeira oficina e pediu ao mecânico que devolvesse os R$ 323 referentes ao pagamento do serviço que não foi executado com perfeição. Mas, o mecânico negou-se a devolver o dinheiro e ele acionou a PM, que lavrou o boletim de ocor rência para as providências cabíveis.

Assalto em supermercado na noite de sábado A Polícia Militar (PM) procura os autores de um roubo a super mercado registrado neste sábado, 24, por volta das 22h, na Av. Wilson Borges, bair ro Padre Alaor. No local, três vítimas relataram que três indivíduos armados, encapuzados e de capacetes na cabeça entraram no estabelecimento, sendo que um deles ficou do lado de fora. Eles adentraram o supermercado e anunciaram o assalto, levando certa quantia em dinheiro dos caixas do local. De acordo com o gerente, não foi possível no momento contabilizar a quantia roubada. Os po liciais iniciaram rastreamentos no intuito de localizar os auto res. #"# Bolsa de funcionário continha talheres furtados A Polícia Militar (PM) regis-

trou o furto em um hotel neste domingo, 25, por volta das 14h, no complexo do Barreiro. No local, o chefe da segurança C.R.S., de 41 anos, relatou que durante a revista rotineira nas bolsas de funcionários foi constatado que a de J.R.R.A., de 23 anos, continha diversos talheres da carga do hotel. De acordo com o segurança, o suspeito alegou que ganhou os talheres de presente de outro funcionário do hotel e que desconhecia que eram do estabelecimento. O gerente confirmou que os talheres pertenciam à carga do hotel. O funcionário que presenteou o suspeito não foi encontrado no local. #"# Residência é furtada A Polícia Militar (PM) registrou um furto a residência nesta segunda-feira, 26, por volta

das 11h, na rua Pernambuco, bairro São Geraldo. De acordo com a solicitante, de 26 anos, ela ausentou-se de sua residência por algumas horas e, quando retornou, percebeu que uma das janelas estava arrombada. A vítima deu falta de alguns objetos, como um cobertor de casal, várias roupas femininas, masculinas e de crianças. Segundo ela, as peças de roupas que foram furtadas estavam dentro de um armário. Os policiais militares iniciaram o rastreamento para localizar e prender o autor. #"# Fur to de lancha A Polícia Militar (PM) procura o autor do furto de uma lancha aquática ocorrido nesta quinta-feira, 29, por volta da 1h, na rua José Soraggi. No local, o solicitante, de 42 anos, disse que um autor não identificado

furtou uma embarcação aquática tipo lancha, marca Pantanaltica, modelo Duralumínio naval, de 5 metros, preta, com escritas laterais: “Conquest 16 Sport”. Segundo ele, a lancha estava com uma lona azul e havia um motor marca Mercury, modelo 60hp, preto, que estava sobre uma carretinha. Ele acrescentou que a lancha estava dentro da sua garagem e os portões estavam trancados. #"# Roubo em comércio no Santa Terezinha A Polícia Militar (PM) registrou um roubo a estabelecimento comercial no último dia 22, por volta das 12h, na rua Luis Colombo, bair ro Santa Terezinha. No local, o comerciante, de 42 anos, disse que estava em seu estabelecimento comercial, quando foi surpreen-

dido por um indivíduo que usava blusa e calças pretas, com uma camisa tampando o rosto. O autor estava com uma faca e ameaçou o solicitante para que ele entregasse todo o dinheiro, então, foi até o caixa e pegou cerca de R$ 30. Em seguida, o assaltante saiu correndo, juntamente com outro autor que o aguardava do lado de fora do comércio. A Polícia Militar informou-se sobre as características dos autores e iniciou o rastreamento para localizá-los e prende-los. #"# Fur to em residência no Novo Santo Antônio A Polícia Militar (PM) procura os autores de um furto registrado nesta terça-feira, 27, por volta das 18h, na rua Alzira Carneiro de Paiva, no bair ro Novo Santo Antônio. No local, a vítima T.M., de 38 anos, disse

que ausentou-se de sua residência por alguns minutos e, ao retor nar, notou que indivíduos adentraram no local, usando o quintal de uma casa abando nada que está localizada nos fundos. Os ladrões pularam o muro da casa e, aproveitando que a porta dos fundos estava apenas escorada, entraram no imóvel e furtaram um Play Station II, preto, com um controle branco e outro preto, R$ 110 em notas diversas e R$ 30 em moedas. Após contato com vizinhos, eles relataram para a vítima que viram dois menores pulando o muro da casa abandonada em direção à rua e, em seguida, eles saíram correndo, sendo que um deles levava o possível objeto do furto. De posse dos dados, a Polícia Militar iniciou os rastreamentos para localizar os autores.


12

CLARIM

ARAXÁ, 30 DE SETEMBRO DE 2011

CBMM recebe a visita da Comissão de Minas e Energia do Congresso Nacional Três deputados federais que são membros da Comissão de Minas e Energia do Congresso Nacional visitaram a Companhia Brasileira de Metalur-

gia e Mineração (CBMM) na semana passada. Segundo eles, vieram a Araxá para conhecer a mineradora. O presidente da comissão, Luís Fer-

nando Faria, e os deputados Gabriel Guimarães e Guilherme Mussi foram recebidos pelo diretor Administrativo, Antônio Gilber to de Castro,

pelo diretor Geral, Tadeu Carneiro, pelo responsável pela Comunicação da empresa, J. D. Vital, e o prefeito Jeová Moreira da Costa. O exdeputadoVirgílio Guimarães também visitou a minerado ra junto com a comitiva. Os parlamentares participaram de uma explanação feita pelo diretor Geral e almoçaram na CBMM, onde também fize-

ram um pequeno tour para conhecer as instalações da usina e a mina. Muito bem recebidos, os deputados mostraram satisfação com o que viram e por terem recebido todas as informações sobre a mineradora. O prefeito acompanhou a comitiva durante toda a sua estada na cidade, defendendo os interesses do município.

A visita da Comissão de Minas e Energia acontece no momento em que está em tramitação no Congresso Nacional um projeto de lei que aumenta o valor dos royalties que as empresas mineradoras pagam aos municípios, de 2% para 4%. Assessoria da Prefeitura de Araxá - Jornalista Sérgio Gomes

Concretada a laje final do teatro

Utilizando moderno sistema de impermeabilização, foi concretada nesta quinta-feira, dia 29, a laje superior do Teatro Municipal, que sustentará o espelho d’ água e a fonte luminosa. Esse importante passo já é mostra de que a obra do teatro está prestes a ser concluída, uma vez que quase toda a parte interna já está pronta para receber a pintura, dependendo de pequenos acabamentos. O Prefeito Doutor Jeová e o Secretário João Bosco Borges têm acompanhado de perto o desenvolvimento da obra e já deram outro passo importante que é o trabalho de preparação da par te superior do canteiro central da praça, seguindo até próximo da Igreja Matriz, onde as calçadas serão confeccionadas em grani-

to, mudando totalmente a área central da cidade. Muito em breve começam os preparativos para o gramado e plantio de árvores, que oferecerão beleza especial à “Nova

Araxá”, considerada pelo Prefeito Doutor Jeová, como “A Obra do Século”. Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal Jor nalista Sérgio Gomes

8CONSCIÊNCIA AMBIENTAL

Alunos de Cemei dão exemplo Alunos do primeiro período do Cemei Araci Pedrelina de Lima, acompanhados pela professora Elaine e a diretora Luciana Arantes Afonso Vaz, visitaram o prefeito Jeová Moreira da Costa para lhe apresentar um projeto de educação ambiental que tem dado exemplo de consciência ecológica. No Gabinete, eles falaram sobre o projeto denominado “Conscientização e Prática” que estão desenvolvendo em

parceria com o Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável de Araxá (IPDSA) – Sala Verde, associações e cooperativas (Departamento Municipal de Meio Ambiente/Coleta Seletiva). Eles destacaram a importância da atenção da administração municipal às questões ambientais, como o trabalho desenvolvido pelos catadores que lhe conferiu o selo “Cidade Amiga do Catador”, rece-

bido pelo prefeito Jeová das mãos do ex-presidente Lula e da presidente Dilma Roussef. Emocionado, o prefeito elo giou a iniciativa da professora e diretora, dizendo que a formação da consciência ecológica nas crianças é de uma importância incalculável para que todos tenham mais qualidade de vida. Assessoria da Prefeitura de Araxá - Jornalista Sérgio Go mes


CLARIM

ARAXÁ, 30 DE SETEMBRO DE 2011

13


14

CLARIM

ARAXÁ, 30 DE SETEMBRO DE 2011

8IMÓVEIS PJ:1023

BOANA

CRECI 10148

RUA PADRE ANCHIETA, 323, LOJA B

Av. Getúlio Vargas, 850

TELEFAX 3662-1800 CASAS PARA ALUGUEL - R. Virgilio de Abreu – Centro. - Av. Vereador J. Sena 165 – Centro. - R. Pedro Dias Carvalho – S. Terezinha. - Av. Antonio Carlos- Centro. - R. Pe. Antonio Marcigaglia – Centro. - R. Rio Grande do Sul – S. Geraldo. - R. José Detoni – Centro. - R. Claudovino rosa – N. S. Geraldo. - R .Benedita S. Oliveira – Orozino Teixeira. - R. Antonio Pedro da Costa – S. Terezinha. - R. da Bomba – S. Terezinha. - R .Antonio Pedro da Costa – S. Terezinha. - R. Rio Branco – Centro. - R. Francisco Verçosa – V. Silvéria. - Av. Geraldo P. Botelho – Barreiro. - R. Virgilio de Abreu – Centro. - R. Bernardo Guimarães – Área III. - R. Tiradentes – Centro. - R. Paul Harris – V. J. Ribeiro. - R. Nicanor de Freitas – V. Guimarães. QUITINETES PARA ALUGUEL - R. Belo Horizonte - Centro. - R. Belo Horizonte – Centro. - R. Conquista – S. Cristóvão. - Av. Getulio Vargas – Centro. APARTAMENTO PARA ALUGUEL - Av. Getulio Vargas – Centro. - R. Cassiano Lemos – Centro. - R .Alexandre Gondin – Centro. - R .Mariano de Ávila – Centro. - R. Luiz Colombo – Centro. - Av. Getulio Vargas – Centro. - Av. Aracely de Paula – Centro. - R. Mariano de Ávila - Centro. - R .Adhemar Rodrigues Valle – Alvorada. - Av. Aracely de Paula – Fertiza. - R. Benedito Simões Borges – Centro. - R .Guilherme Scapellini – S. Antonio. LOJAS PARA ALUGUEL - R. Belo Horizonte – Centro. - R. Pr. Olegário Maciel – Centro. - R. N. Senhora da Conceição – Centro. - R. Capitão J. Porfírio - Centro. - R. Capitão J. Porfírio – Centro. - R. Capitão J. Porfírio – Centro. - Av. Getulio Vargas – Centro. - Av. Cassiano de P. Nascimento – S .Antonio. SALAS PARA ALUGUEL - R. Calimério Guimarães – Centro. - Av. Antonio Carlos - Centro - R. Mariano de Ávila – Centro. - Av. Getulio Vargas – Centro. - R. Mariano de Ávila – Centro. - Av. Antonio Carlos – Centro. - R. Dom Jose Gaspar – Centro. - R. Mariano de Ávila – Centro. - R. Costa Sena – Centro. - R. Calimério Guimarães – Centro. CÔMODOS PARA ALUGUEL - R. Dr. Franklin de Castro – centro. - Tv. Santa Izabel – Centro. - R. Calimério Guimarães – Centro. - Pr. Olegário Maciel – Centro. - Tv. Manoel A. Silva – S. Antonio. - R. Cassiano Lemos – Centro. - R. Joaquim Ribeiro de Rezende – D. Zema. - R. São Vicente – Centro. - Av. Senador Montandon – Centro. - R. João Davi – S. Antonio. TERRENOS PARA ALUGUEL - R. Ananias Teixeira – S. Rita - Av. Aracely de Paula – S. Terezinha. - R. Zequinha Goulart –Fertiza. - A v. João Moreira Sales – 4.000 metros quadrados – Pe. Alaor. - Av. Cassiano de Paula Nascimento s/n – S. Antonio. - Av. Damaso Drummond 15 x 60 – S. Rita CASAS À VENDA - R. Pr. Olegário Maciel – Centro. - R. Jose Primo de Melo – Centro. - R. Virgilio de Abreu – Centro. - R. Calimério Guimarães – Centro. - R. Miguel M. Costa – Alvorada. - R. Abdanur Elias – S. Pedro. - R. Maestro Firmo – S. Pedro. - Av. Aracely de Paula – Fertiza. - R. Jose Barbosa de Castro – Fertiza. - R. Selda de Castro Alves – Fertiza. - R. Campos Altos – S. Cristóvão. - R. Cláudio Jose de Faria – Centro. APARTAMENTOS A VENDA - Av. Getulio Vargas – (Residencial das Acácias) - Centro. - Av. Senador Montandon - Centro. - R. Jose Primo de Melo - Centro. - R. Dona Maroca – Centro. - Av. Aracely de Paula – Fertiza. - R. Rosalia Araújo – Alvorada. TERRENOS À VENDA - Av. Gerardo S. Melo – 3025 m2 – B. Vista - Av. Diomedes G. Santos – 2.440 m2. Barreirinho. - R .Romeu de Castro Alves – Fertiza. - Av. João Paulo II – Alvorada. - R. Jorge Akel – V. Silvéria. CHÁCARAS A VENDA. - 14,60,00 há de terras de campos no município de Ibiá – MG. FAZENDAS A VENDA. - Estrada Araxá – Franca – 20 alqueires. - Estrada Araxá – Uberlândia – 15,73 hectares. www.constrec.com.br

3661-5307 3661-5683 minasimobiliaria.com.br CASAS À VENDA - Av. W ilson Borges (cômodo e casa) - Santo Antonio 730.000,00 - Rua Dario Castro Alves Salomão Drumonnd R$ 110.000,00 - Rua Arisa Rodrigues de Oliveira – Mangueira. - Rua Laurindo Baleeiro - Centro R$260.000,00 - Av. Prefeito Aracely de Paula 300.000,00 - Alameda do Sol - Recanto do Bosque - R$200.000,00 - Rua Jose Soraggi - Veredas - 3 quartos (01 suíte), 02 salas, cozinha, banheiro social, área de serviço, garagem. - Av. Pedro de Paula Lemos - Rua Pedro Dias de Carvalho, Santa Terezinha. - Av. João Moreira Sales - Bairro Jardim Europa - Bairro Boa Vista - R. Ananias Teixeira - condomínio fechado c/ 08 casas, estacionamento p/ visitante, área de recreação, cada casa c/ 03 quartos (01 suíte), sala, copa, cozinha, lavabo, área de serviço, garagem coberta p/ 02 carros APARTAMENTOS A VENDA - Rua Alberto Tito - Centro - R$ 180.000,00 - Torre Miaui RESIDENCIAL ANDAIARU - R$ 180.000,00 - Rua Almeida Campos - Centro 03 quartos (01 suíte, 02 com armários), sala, cozinha, banheiro social, área de serviço, garagem. - Av. Imbiara, Fertiza - Rua Abdanur Elias, Centro - Edifício Residencial dasAcácias, preço de ocasião - Rua Mário Campos, 1° andar R$ 100.000,00 e 2° andar - R$ 95.000,00 TERRENOS A VENDA - Rivieira do Lago - Francisco Duarte R$ 16.000,00 - Jardim Europa - Jardim Imperial - Bairro Alvorada. - Lote 10 Quadra D, Condomínio Monte Verde , R$ 70 mil - Av. Ministro Olavo Drummond CASAS PARA ALUGUEL - Rua Pepurure - Centro - Rua Carlos Rallo - Mangueira - Doutor Atílio Colombo - Urciano Lemos - Rua Célia de Lima Pereira - Jardim Europa - Rua Augusto Alves - Serra Morena - Rua Cleide Carvalho Batista - Jardim Natalia - Rua João Alves de Lima - Santa Luzia - Rua Alameda Parnasos - Monte Belo - Rua Adhemar Rodrigues Valle Alvorada - Rua Abílio Jose de Souza - São Geraldo - Av. Ananias Teixeira - Santa Rita - Rua Evaristo Afonso Borges Vere- - Av. João Moreira Sales Arasol APARTAMENTOS PARA ALUGUEL - Rua Joaquim Benevides de Ávila - Veredas - Av. Prefeito Aracely de Paula (Torre Maui) - Centro - Rua Benedito Simões Borges - Rua Tio Aníbal - Vila Silveria - Av. Antonio Carlos - Centro - Rua Almeida Campos - Centro - Rua Capitão Jose Porfírio - Pça Coronel Adolfo - Centro - Rua Nicanor de Souza, Vila Universitária. - Rua Capitão Izidro, Centro - Rua Mário Campos, Centro CÔMODOS PARA ALUGUEL - Presidente Olegário Maciel - Centro - Rua Padre Anchieta - Centro - Rua Capitão Jose Porfírio - Av. Getulio Vargas - Centro - A. Washington Barcelos - Santa Rita - Av. Cassiano de Paula Nascimento – Santo Antonio - Av. Divino Alves Ferreira - Arasol - R. Franklin de Castro, Centro CHACARA A VENDA - TERRA VERMELHA - PRÓXIMA ARAXÁ/MG - 3.000 m2, com água, luz, no local. R$- 23.000,00

IMOBILIÁRIA

Rua Nossa Sra. da Conceição, 250 PJ: 2232

FONE 3661-3435

RELAÇÃO DE IMÓVEIS PARA ALUGUEL APARTAMENTO R$ - Av. Rosália Izaura de Araujo, Guilhermina Vieira Chaer 480,00 - Rua Dr. Adhemar Rodrigues Valle, Bairro Alvorada 540,00 - Av. W ilson Borges, Bairro Pedro Pezutti 600,00 - Av. Prefeito Aracely de Paula, Bairro João Ribeiro 700,00 - Rua Limirio Afonso, Centro 700,00 - Rua Carvalho Lopes, Centro 750,00 - Av. Prefeito Aracely de Paula, B. Fertiza 750,00 - Rua Thieres Botelho, 780,00 - Rua Limirio Afonso, Centro 800,00 - Rua Belo Horizonte, Centro 800,00 - Rua Vicente Rocha, São Vicente 830,00 - Av. Sebastião Afonseca e Silva, Vila Sta. Terezinha 850,00 - Av. Prefeito Aracely de Paula, Bairro Fertiza 850,00 - Rua Vicente Rocha, Centro 900,00 - Av. Prefeito Aracely de Paula, Centro (Ed. Romeu Zema) 1.000,00 - Rua Agenor Braga de Araujo, Vila Silvéria 1.300,00 CASA R$ - Rua Maria Aparecida Montandon, Boa Vista (Antiga Rua 44) 350,00 - Rua Modesto Cristino Filho, Bairro Santa Luzia 400,00 - Rua Cândida Maria de Jesus, Bairro Boa Vista 420,00 - Rua Guimarães Rosa, Jardim Primavera 460,00 - Rua Onezino Simões Borges, Bairro Alvorada 530,00 - Rua Alameda do Araxá, Bairro Alvorada 550,00 - Rua Calimério Guimarães, Centro 550,00 - Rua Bernardo Guimarães, Bairro Jardim Primavera 550,00 - Av. Getúlio Vargas, Centro 560,00 - Rua Pedro Dias de Carvalho, Bairro Sta. Terezinha 600,00 - Rua Calimério Guimarães, Centro 600,00 - Rua Domingos Félix Gondim, Bairro Bela Vista 650,00 - Rua Uberaba, Centro 650,00 - Rua Padre José Piasek, Centro 700,00 - Rua Juca Gonçalves, Bairro Sto. Antonio 700,00 - Alameda Olimpio, Monte Belo 700,00 - Rua Ananias Teixeira, Bairro Santa Rita 750,00 - Rua Dr. Amado Ribeiro de Rezende, Bairro Serra Morena 750,00 - Rua Antonio Lacerda, Centro 800,00 - Rua Cassiano Lemos, Centro 850,00 - Rua Anésio Afonso, Bairro Alvorada 900,00 - Rua Gustavo Martins Oliveira, Bairro Morada do Sol 1.000,00 - Rua Odilon de Brito, Bairro José Ferreira Guimarães 1.100,00 - Rua Geralda Rufino Borges, Bairro Veredas da Cidade 1.200,00 - Rua Manoel da Cunha Oliveira, Centro 1.300,00 - Av Senador Montandon, Centro 1.400,00 - Rua Benedita Maria de Jesus, Bairro Solaris 1.550,00 - Rua Calimério Guimarães, Centro 1.800,00 - Rua Padre Antonio Marcigáglia, Centro 2.500,00 GALPÃO R$ - Rua José Heleno de Souza, Bairro Silvéria 2.500,00 KITINETE R$ - Rua Uberaba, Centro 300,00 - Rua Francisco de Freitas, Bairro Boa Vista 350,00 - Av. Imbiara, Centro 350,00 - Rua Dom José Gaspar, Centro 380,00 - Av. Getúlio Vargas, Centro 390,00 - Rua José Vaz da Silva, Bairro Santo Antônio 400,00 - Rua Dom José Gaspar, Centro 450,00 - Av. Antonio Carlos, Centro 550,00 - Rua Capitão Izidro, Centro 630,00 LOJA R$ - Av. Getúlio Vargas, Centro 200,00 - Av. Prefeito Aracely de Paula, Sta. Terezinha (Próximo ao Sesc)250,00 - Rua Dr. Edmar Cunha, Bairro Santa Terezinha 300,00 - Rua Ipiaó, Centro 350,00 - Rua Cônego Cassiano, Centro 350,00 - Av. Capitão Belarmino de Paula Machado, Bairro Sto. Antonio 350,00 - Travessa Santa Izabel, Centro 350,00 - Rua Doutor Edmar Cunha, Bairro Sta. Terezinha 350,00 - Rua Santo Antônio, Santo Antônio 360,00 - Rua Dom José Gaspar, Centro 400,00 - Av. W ilson Borges, Bairro Santo Antonio 400,00 - Av. Washington Barcelos, Bairro Urciano Lemos 550,00 - Rua Dr. Edmar Cunha, Bairro Sta. Terezinha 550,00 - Av. Sebastião Afonseca e Silva, Bairro Santa Terezinha 600,00 - Rua Presidente Olegário Maciel, Centro 630,00 - Rua Terêncio Pereira, Bairro Sto. Antonio 700,00 - Av. João Moreira Salles, Bairro Sta. Terezinha 800,00 - Rua Presidente Olegário Maciel, Centro 1.000,00 - Rua Presidente Olegário Maciel, Centro 1.200,00 - Av. Senador Montandon, Centro (1º andar) 1.500,00 - Praça Dom Bosco, Centro (Antiga M Video) 2.500,00 SALA R$ - Av. Getúlio Vargas, Centro 400,00 - Rua Olegário Maciel, Centro (em frente ao Clube Araxá) 465,00 - Av. Getúlio Vargas, Centro 480,00 - Av. Getúlio Vargas, , Centro 500,00 - Rua Calimerio Guimarães (onde funciona a Loja Panamericano) 600,00 RELAÇÃO DE IMÓVEIS PARA VENDA APARTAMENTOS - Rua Vicente Rocha, Apto 303, Centro CASAS - Rua Angela Barcelos, Bairro Pão de Açúcar - Rua José Alberto Fontes, Urciano Lemos - Rua Arlindo José da Rocha, Bairro Dona Beja - Rua Tereza Guimarães Natal, Bairro Boa Vista - Rua Idelcio José Rufino, Bairro Mangabeiras - Travessa Manoel Antonio da Silva, Bairro Sto. Antonio - Rua Antônia Rossi Coimbra, Pão de Açúcar - Rua Alzira Carneiro de Paiva, Bairro Novo Santo Antonio - Alameda Olimpio, Monte Belo - Rua Ananias Teixeira Júnior, Bairro Alvorada - Rua Limirio Flávio da Silva, Bairro Fertiza - Rua Juca Gonçalves, Bairro Sto. Antonio - Rua Alameda do Araxá, Bairro Alvorada - Av. Senador Montandon, Centro TERRENO - Rua José Ribeiro de Almeida, Bairro Jardim Europa - Av. José Ananias de Aguiar, Bairro Monte Belo

Imobiliária Porto Seguro

CRECI 12.201

Av. Vereador João Sena, 143-A

3662-5324 OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS - Terreno no Bairro Ana Antônia apenas R$ 30 mil

TERRENOS A VENDA - Francisco Duarte, R$ 15 mil. - Ana Antônia, 10x23, R$ 30 mil - Vila Caetitu, 15x30, R$ 37 mil - Camuá, 12x30 R$ 40 mil - Camuá ,12x30 R$ 40 mil CASAS PARA ALUGUEL - B. Boa Vista, 2 qtos, sala, cozinha, wc, lavanderia e entrada p/ carro R$ 280,00 - B. Santo Antonio, 3 qtos, sala, copa, cozinha, 2 WC, lavaderia, garagem 1 carro. R$ 650,00 - B. Urciano Lemos, 4 quartos, sala, cozinha, wc, lavanderia R$ 700,00 - Central, 3 qtos, sala, cozinha, banheiro, lavanderia e garagem R$ 700,00 APARTAMENTO PARA ALUGUEL - Apartamento Central 3 qtos sendo 1 suite, sala, copa, cozinha, 2 WC, vaga p/ 1 carro. R$ 750,00 - Apartamento Central 3 qtos sendo 1 suite, sala, copa, cozinha, 2 WC, vaga p/ 1 carro. R$ 750,00 SALA COMERCIAL PARA ALUGUEL - Centro Comercial, R$ 415,00 + condomínio CASAS À VENDA - Orozino Teixeira, rua Eustáquio Pinheiro, 2 qts., sala, coz., WC, lav. e ent. para carro. R$ 30 mil - Boa Vista, rua Aparecida de Jesus (antiga rua 46), 2 qtos, sala, coz., WC, lab., gar, R$ 35 mil - Boa Vista, rua José Reinaldo da Silva (antiga rua 14), 2 qts., sala, coz., WC, lav. gar., R$ 45 mil - Francisco Duarte, 3 qts., sala, coz., WC, lav., gar., R$ 70 mil - Jardim Natalia, 2 qtos, sala, cozinha, lavanderia, entrada p/ carro. R$ 75 mil. - Salomão Drummond, 3 qts., sala, coz., WC, lav., gar. , cômodo de comércio, R$ 90 mil - Serra Morena 2 qtos, sala, cozinha, banheiro, lavanderia, garagem R$ 100mil. - Serra Morena, rua Augusto Alves, 3 qts., sala, coz., lav., área de serviço, gar. R$ 105 mil - Casa Dona Beja, 3 qtos, sala, copa, cozinha, wc, lavanderia, garagem. R$ 120 mil - Casa (nova) João Bosco Teixeira 3qtos, sendo 1 suíte, sala, wc, cozinha, lavanderia, entrada p/ carro R$ 125 mil. - Casa Central R. Pepurure, 3 qtos, sala, cozinha, wc, lavanderia, garagem, barraco no fundo R$ 130 mil. - Bairro SantoAntônio, 3 qts., sala, copa, gar. p/ 2 carros. R$ 130 mil - Casa Mangabeiras, 3 qts, sala, copa, coz. WC, lav, garagem p/ 2 carros R$ 140 mil. - Bairro Mangueiras, 3 qts. sendo 1 suíte, sala, copa, coz., WC, lav., garagem p/ 2 carros, R$ 150 mil - Casa (nova) Mangabeiras 3qtos, sendo 1 suite, sala, cozinha, lavanderia, garagem p/ 2 carros. R$ 170mil. - Santo Antônio (próximo à Nestlè), R$ 180 mil - Casa central na rua Cristóvão Vilela, 4 qts. sendo 1 suíte, sala, copa, coz., WC, lav., área, churrasqueira, gar. p/ 3 carros. R$ 200 mil - Sobrado no Santo Antônio, 5 qtos. sendo 1 suíte, coz., WC, lav. e gar. p/ 2 carros. R$ 230 mil APARTAMENTOS A VENDA - Bairro Recanto dos Ipês, 3 qts. sendo 1 suíte, sala, coz., WC e vaga para dois carros. R$ 120 mil CÔMODOS PARA ALUGUEL - Padre Alaor Av. João Moreira Sales, R$ 1800,00 PASSAMOS ESCRITURAS DE IMÓVEIS RURAIS E URBANOS, GARANTIMOS O MELHOR PREÇO. TEMOS OS CLIENTES PARA COMPRAR CASAS E TERRENOS. SE VOCÊ ESTIVER INTERESSADO EM VENDER OU ALUGAR SEU IMÓVEL. ESTAMOS PRECISANDO DE IMÓVEIS PARA LOCAÇÃO, TEMOS CLIENTES CADASTRADOS. LIGUE 3662-5324

CRECI - PJ 3710

COMPRA - VENDE - ALUGA ADMINISTRA AV. VEREADOR JOÃO SENA Nº 85

FONE: 3662-1282 FAX: 3362-7883 CASAS A VENDA - Casa no Bairro Alvorada - Casa no Bairro Armando Santos - Casa no Ana Pinto de Almeida - Casa no Bairro Ana Antonia - Casa no Bairro Alvorada com Cômodo de Comercio - Casa com Cômodo Comercial na Av.Wilson Borges - Casas no Bairro Boa Vista - Casa na Rua Calimerio Guimarães - Casa na Rua Capitão Chaves (Centro) - Casas no Centro - Casa no Bairro Domingos Zema - Casa no Bairro Fertiza - Casa no Bairro Horozino Teixeira - Casa no Bairro Jardim Natalia II - Casa no Bairro Jardim Imperial - Casa no Jardim das Palmeiras - Casa no Bairro Jardim Europa - Casa no Bairro João Bosco Teixeira - Casa no Bairro João Ribeiro - Casa no Bairro Leblon - Casa no Mangabeiras I e Mangabeiras II - Casa no Bairro Novo Horozino - Casa no Bairro Santo Antonio - Casa na Vila São Cristóvão - Casa no Bairro São Geraldo - Casa no Bairro Salomão Drumond - Casa no Bairro São Francisco - Casa no Bairro Santa Luzia - Casa no Bairro Santa Rita - Casa no Bairro São Pedro - Casa no Bairro Solaris I - Casas no Bairro Veredas - Casa no Bairro Vila Estância - Casa na Rua Ipiaó - Próx. á Rua Uberaba . - Apto Av.Getulio Vargas - Apto Av. Vereador João Sena - Aptos Vila Silveria - Salas Comerciais Av.Wilson Borges - Cômodo no Bairro Veredas - Cômodo no Bairro Santo Antonio - Barracão no Bairro Santa Mônica - Galpão com Kitinete na Av. Dâmaso Drumond TERRENOS - Fazenda com 7,29 Alqueires Município de Araxá/MG - Sitio próximo a Estação Estevam Lobo (Argenita) - Terras na Cidade de Pratinha (140 Equitares) - Terras no Município de Sacramento (19 Alqueires) - Chácara Recanto das Gameleiras - Terreno - Jardim Europa (ao lado do Bela Vista) - Terreno - Jardim das Palmeiras - Terreno - Residencial Vitoria - Terreno no Bairro Vila Silvéria - Terrenos no Bairro Armando Santos - Terreno no Bairro Alvorada - Terreno no Bairro Serra Morena - Terrenos - Jardim Imperial - Terreno na Av. Danilo Cunha - Terreno no Bairro João Bosco Teixeira - Terreno no Bairro João Ribeiro - Terreno na Rua do Garimpo (Centro) - Terreno no Bairro São Geraldo - Terreno no Bairro Vila Guimarães - Terreno no Bairro Santo Antonio - Terreno no Bairro Solaris - Terreno no Bairro Fertiza - Terreno no Bairro Aeroporto II ALUGUEL - Casa no Bairro Veredas - Casa na Rua São Cristovão - Casa no Bairro Vila Verde (Próximo á Filomena) - Casa no Bairro Leblon - Casas no Bairro Fertiza - Casa na Av.Vereador João Sena - Apto na Rua Primeiro de Maio (Centro) - Apto no Bairro Vila Silveria (Próximo a Av. Imbiara) - Apto na Rua Thieres Botelho (Centro) - Aptos no Bairro Armando Santos (Próximo a Faculdade) - Barraco no Armando Santos - Barraco na Rua Joaquim Antonio Dutra (Centro) - Aluga-se Imóvel no Centro com 19 Quartos (Hotel) - Cômodo Comercial no Santo Antônio - Cômodo Comercial na Vila Silveria - Cômodo Comercial no Bairro Alvorada

FAÇA-NOS UMA VISITA E CONFIRA. TEMOS VÁRIOS IMÓVEIS URBANOS.


CLARIM

ARAXÁ, 30 DE SETEMBRO DE 2011

15

8IMÓVEIS

Pesquisa analisa a urbanização de SP por meio de seus sambas

ção. Eles ocupavam o centro e percorriam as periferias, sendo uma apropriação diferente da usual”. Nesse período de fechamento de portas, houve a descaracterização física de espaços impor tantes para o samba paulistano. O Largo da Banana, no bair ro da Barra Funda, por exemplo, que é tido como um dos berços do samba na cidade, deu lugar a um viaduto. Os músicos responderam a isso com as temáticas de rememoração, saudosismo e perda. O pesquisador considera isso uma resistência do samba: “já que não tinham mais referência física, agora a faziam no campo simbólico. Eles reivindicavam continuar fazendo seu samba e continuar podendo usar a cidade para isso. Com a institucionalização do Carnaval, eles conseguem legitimar este processo, mas falam bastante da perda do lugar, o que significa que não aceitam totalmente esse confinamento numa única época do ano”, diz. Mudanças O estudo, orientado por Maria Lucia Gitahy, abrangeu as décadas de 1950 e 1960 pela importância da produção musical daquele momento e pelo que representam aqueles anos, de intensa industrialização, para a história da cidade. Além disso, é uma época recém saida de uma ditadura e que desemboca em outra, tendo grande instabilidade política. As décadas estudadas também presenciaram a for mação e estr uturação da indústria cultural brasileira, que per mitiu a profissionalização de alguns sambistas, aumentando a possibilidade de trabalhar com música, mas ainda num processo instável. Com o crescimento e a popularização da MPB e do rock, por exemplo, diminuiu o interesse comercial no samba. Alguns sambistas que se

FONE 3661-6690

profissionalizaram ainda funcionaram como ponte entre os sambistas amadores, gravando suas composições. É o caso de Osvaldinho da Cuíca e de Germano Matias. O trabalho Nos sambas paulistanos, assim como nos do Rio de Janeiro, a associação do sambista com a figura do malandro também acontece, do mesmo modo que há a figura do trabalhador. Ambas as figuras coexistem e não são necessariamente opostas. Virgílio acrescenta ainda que as referências a patrões e

sindicatos não é comum, havendo uma relação mais direta com o trabalho em si. Mas, segundo ele, há um questionamento frequente da ideia de São Paulo como cidade do trabalho, mostrando que vários usos dela são possíveis, inclusive o lazer. Para analisar as canções, o pesquisador também trabalhou com outros aspectos além da letra, como a melodia, que destacou outros aspectos e deu outras ideias a respeito da abordagem de um tema em um samba O arquiteto destaca que é muito grande o número de canções que fazem referência à São Paulo, e que é um material que vale a pena ser estudado para pensar a história da cidade: “fala-se muito de reconhecimento político de diversas frações da sociedade, e que as pessoas não participam porque não sabem ou não querem participar. Na verdade elas estão sim se manifestando, mas não têm seu meio de manifestação reconhecido. “Os de baixo” tinham e ainda têm algo a dizer. Compreender que o modo de vida dessa população se expressa por meios diferentes dos oficiais é uma visão válida que dá ideias de como a cidade poderia ser mais inclusiva”.

COMPRA E VENDA CASAS VEREDAS, SOLARIS (IMA), DEL REY, JARDIM IMPERIAL, JARDIM EUROPA, SANTO ANTÔNIO, CASAS CENTRAIS COM EXCELENTES PREÇOS. TERRENOS VEREDAS, SOLARIS (IMA), DEL REY, JARDIM IMPERIAL, JARDIM EUROPA, SANTO ANTONIO, TERRENOS CENTRAIS COM EXCELENTES PREÇOS. LANÇAMENTO TERRENOS COM EXCELENTES PREÇOS JARDIM EUROPA III - R$ 40.000,00 À VISTA - 360M² OU R$ 3.000,00 ENTR. + 100 PAGAMENTOS SALÁRIO MÍNIMO.

CRECI - 19044

A classe trabalhadora paulistana das décadas de 1950 e 1960 vivenciou e testemunhou a urbanização da cidade de uma maneira par ticular, mas se integrando aos processos políticos e econômicos. Essa é uma das conclusões da tese de doutorado “Debaixo do ’Pogréssio’: Urbanização, Cultura e Experiência Popular em João Rubinato e outros Sambistas Paulistanos (1951-1969)”, defendida na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP e de autoria do arquiteto e urbanista Marcos Virgílio da Silva. Virgilio conta que sua pesquisa pretendia estudar a urbanização de São Paulo sob o ponto de vista dos “de baixo”, descobrindo como eles sentiram este processo. Fazer uma análise sob esse ponto de vista (até então, inédito) implica enfrentar uma série de dificuldades, incluindo a escassez de fontes bibliográficas. Isso explica a utilização das letras e melodias de música popular, que, segundo ele, são um material riquíssimo, embora nem sempre reconhecido academicamente como legítima fonte para estudos da urbanização. O arquiteto explica que seu interesse não estava nas pessoas artísticas dos sambistas e sim na vivência daqueles cidadãos com a cidade de sua época. Por esse motivo, vemos Adoniran Barbosa ser chamado, no estudo, de João Rubinato, entre outros exemplos. Virgilio ainda enfatiza a importância de se tratar a urbanização não como um processo impessoal, mas como uma experiência de vida. Ao analisar os mais de 50 discos e diversas entrevistas, Virgilio concluiu que embora as classes subalter nas fossem vistas como inarticuladas e passivas, não o eram, constr uindo uma rede social densa que resultou em projetos coletivos de expressão política, especialmente por causa das práticas autoritárias em relação ao exercício do samba e cer ta restrição de espaços para sua prática. Ou seja, houve um verdadeiro fechar de portas para o estilo, especialmente no final da década de 1960. Assim, os sambistas buscaram se ar ticular para tentar institucionalizar sua prática. Dessas tentativas é que vem a formalização do Carnaval na cidade de São Paulo, em 1968, subsidiado pela Prefeitura. Tal ação foi tida como descaracterização do samba, mas, segundo Virgilio, “foi uma consequência natural e que só foi possível devido à ocupação do espaço feita por aquela popula-

COMPRA, VENDA DE IMÓVEIS URBANOS E RUR AIS, ADMINISTRAÇÃO DE IMÓVEIS, FINANCIAMENTOS, CONSÓRCIOS.

RUA PRESIDENTE OLEGÁRIO MACIEL, 1201 A

(34)3664-1087 - 9108-1087

VENDAS: Casas, Terrenos, Apartamentos, Sítios, Fazendas e Locações.

CRECI J 2940 VENDA DE LOTES E CASAS EM VÁRIAS LOCALIDADES

(34) 3662-5080

Praça São Domingos, 353, Sala 2 - Centro

CRECI 6841

RUA DOM JOSÉ GASPAR, 225/101 - 3661-4662 ou 9108-9983


16

CLARIM

ARAXÁ, 30 DE SETEMBRO DE 2011

8VEÍCULOS

Sistema anti-colisão reduz os acidentes causados por distração

Aulas Particulares de Inglês Americano Nato

- Preparação para Vestibulares e Viagens - Tradução técnica - Tradução simultânea

Robert (34) 3662-5811

PPRA, PCMSO, PPP, LTCAT Atestados Médicos Ocupacionais Levantamento de Riscos Ambientais Assistência Técnica em perícias Dosimetria de Ruídos e Poeiras Auditorias de Segurança

MEDICINA E SEGURANÇA DO TRABALHO

MEL - MEDICINA E ENGENHARIA DE SEGURANÇA Rua Francelino Cardoso, 36 Próximo à Praça Dom Bosco TELEFAX: (34) 3662.1454

Segundo dados do Departamento Nacional de Infraestr utura de Transportes (Dnit), a distração ao volante representa 8% dos acidentes de trânsito no Brasil. Para evitar as colisões laterais causadas por este motivo, foi desenvolvido na Escola Politécnica (Poli) um sistema de alerta anti-colisão com o objetivo de avisar o motorista quando um veículo se aproxima pelo ponto-cego de seu veículo. O sistema é fruto do mestrado do engenheiro Eduardo Bertoldi, que foi orientado pela professora Lucia Vilela Leite Filgueiras. O estudo Sistema anti-colisão de alerta ao motorista com o uso de estímulo auditivo e háptico levou três anos para ser concluído e utilizou games de corrida opensource (acesso aberto ao código -fonte) nas simulações e coletas de dados. “Com o auxílio do jogo eletrônico medimos o tempo de reação média dos condutores. Percebemos que após a introdução do sistema de alertas o tempo de reação diminuiu, ou seja, os condutores reagiram mais rápido à possibilidade de acidente”, relata Bertoldi. O sistema possui sensores instalados nas laterais do veículo e dois tipos diferentes de alar mes na parte interna do car ro. De acordo com o engenheiro, os sensores laterais são capazes de identificar veículos a vinte metros de distância, em rota de colisão. Dessa forma, caso o sistema detecte uma situação de possibilidade de colisão, dois alarmes internos são acionados para es-

timular o motorista a evitar o choque: um bip com som tridimensional (3D) e um alerta vibratório situado no assento do motorista, próximo ao joelho. Os alertas, situados em todo o interior do veículo, também diferenciam o lado da colisão e possui intensidades que variam de acordo com a iminência da batida. “Os alertas trabalham com sons graves e intensos e vibram em diferentes intensidades também. Tudo isso para que o motorista não precise processar muitas informações e possa reagir com a rapidez necessária para evitar o acidente” descreve Bertoldi. O pesquisador ressalta que o equipamento, de fácil instalação, pode ser acoplado ao sistema elétrico do carro e possui baixo custo. “O sistema funciona como um elemento opcional, que proporciona mais segurança para o moto-

rista. É um aparelho muito próximo a um sensor de estacionamento e com um custo estimado inferior a R$100, 00, que pode ficar ainda mais barato com uma produção em grande escala”. Testes e desenvolvimento O desenvolvimento do sistema anti-colisão foi dividido em duas etapas. A primeira contou com a participação de doze voluntários e avaliou o ambiente virtual de testes. Neste período, foram testados os estímulos visuais que o jogo virtual causava nos voluntários e suas reações típicas, na iminência do acidente. “Verificamos que a reação mais comum aos motoristas é desviar bruscamente o volante quando estão próximos à colisão. Esta reação pode ser perigosa porque pode atingir veículos que se movimentam do outro lado”, diz o engenheiro.

Na segunda etapa de testes, foram medidas as reações aos alarmes. Com a par ticipação de 23 pessoas, durante três dias de testes, o equipamento mostrou-se eficiente como alerta e obteve resultados satisfatórios no que diz respeito ao possível desconforto que poderia causar nos condutores e à incidência de ‘alarmes falsos’. “Conseguimos evitar que os alarmes não assustassem ou causassem incômodo aos condutores e também reduzimos a incidência de erros do sistema”, afir ma o pesquisador. Apesar de diminuir o número de colisões laterais causadas pelo ponto-cego ou pela distração dos motoristas, o protótipo ainda necessita de mais testes, com um número maior de pessoas, para ser otimizado e implementado no mercado. Mais informações: eduardobertoldi@gmail.com

melaraxa@veloxmail.com.br

CONTRATA-SE 1 RECEPCIONISTA

PROMO PNEUS ÇÃO DE DE M O TO S 125 E 150

A MELHOR OPÇÃO EM PNEUS REMOLDADOS DE ARA XÁ E REGIÃO

RUA RIO BRANCO, 386/A - (34) 3664-7213

2º grau completo, conhecimento em PABX, boa comunicação, experiência em atendimento a cliente, informática básica (pacote office). Interessados enviar currículo para: seletivosc@bol.com.br

Rua Santos Dumont nº40, esquina com Antônio Carlos. Telefax-3662-3889

PROMOÇÃO DE BATERIAS 60 A , FABRICADA PELA AJAX R$ 125,00

Rua Carvalho Lopes, 75 - Fone 3662-3000


CLARIM

ARAXÁ, 30 DE SETEMBRO DE 2011

17

8BEM ESTAR

Ação educativa pode evitar a contaminação por Salmonella O planejamento de programas ou ações educativas para a população sobre as práticas na compra e preparo de ovos pode ser uma solução na diminuição dos surtos alimentares causados pela Salmo nella. Desde 1999, dados do Ministério da Saúde apontam esta bactéria como a principal causadora de surtos de contaminação alimentar no Brasil, e os ovos contaminados ou alimentos preparados à base destes, cr us ou mal cozidos, estão associados a esta ocor rência. De acordo com um estudo de mestrado realizado pela nutricionista Daniele Leal, na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da USP, em Piracicaba, os consumidores, durante a compra, devem escolher o produto mais fresco, confor me data de validade, além de não comprar ovos quebrados, rachados ou sujos. Ela ressalta que os ovos in natura não podem ser consumidos crus ou mal cozidos. “Depois de comprados, os ovos devem ser retirados da embalagem e colocados em uma embalagem de plástico com tampa e ar mazenados dentro da geladeira. Antes de usar, devem ser lavados com água corrente e, após a manipulação destes, as mãos e utensílios que tiveram contato com os ovos devem ser lavados com água e sabão. Vale lembrar também que o tempo de cozimento do ovo inteiro deve ser de sete minutos após inicio da fervura e, para outras preparações, as gemas e claras devem estar coaguladas”, explica a pesquisadora. A nutricionista pesquisou o tema entre março e junho de 2009, na cidade de Sorocaba (SP), com o objetivo de avaliar as práticas adotadas pelo consumidor na compra e na utilização do ovo na alimentação. O resultado desta pesquisa está na dissertação de mestra-

Surtos de intoxicação estão associados ao consumo inadequado de ovos

do “Práticas Adotadas pelo Consumidor na Compra e Utilização do Ovo na Alimentação”, realizada junto ao programa de pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos da Esalq. A defesa será no dia 13 de outubro. Orientada pela professora Gilma Lucazechi Sturion, do Departamento de Agroindústria, Alimentos e Nutrição (LAN), Daniele entrevistou 664 pais de alunos de escolas de educação infantil, particulares e municipais, que preencheram questionários sobre práticas adotadas na compra, armazenamento, limpeza, preparo e consumo de ovos. “Com base nos resultados obtidos, a proposta foi subsidiar ações educativas à população e garantir que o produto não tenha efeito nocivo ao ser humano, visando diminuir doenças de origem alimentar (DTA) a partir da contaminação por Salmonella”, explica. Na pesquisa, o público estudado foi predominantemente do sexo feminino, de 31 a 49 anos, com ensino médio completo ou incompleto e com renda familiar de meio a dois

salários mínimos. A média de consumo mensal de ovos relatada pelos entrevistados foi de 4,55 ovos por mês. Destes, 61,3% já relacionaram sintomas de doenças, como febre, diar reia, dor de estômago, náuseas, com algum alimento consumido, demonstrando identificar o risco de ingerir alimentos impróprios. Contaminação Segundo Daniele, a literatura mostra que a contaminação por Salmonella em ovos ocorre por duas origens; durante a fase de formação do ovo e postura ou devido à manipulação e/ou ar mazenamento inadequado pelos produtores, co merciantes e consumidores. “É necessário que haja adequação das práticas adotadas durante a compra, ar mazenamento, manipulação e preparo seguro de ovos no domicílio para a diminuição do risco de infecção por Salmonella”, orienta. Os locais de compra mais citados foram os super e hiper mercados, onde na maioria das vezes o alimento é mantido fora de refrigeração.

O item mais obser vado relatado pela maioria na hora da compra foi a validade. A maioria também citou adotar a prática de não comprar ovos com sujeiras e descarte dos rachados ou quebrados, de armazená-los na porta da geladeira, de não limpá-los antes de utilizar e de lavar as mãos e recipientes com água e sabão após o contato com o ovo cr u. Mais da metade dos questionados consomem ovos cr us ou mal cozidos, considerados de risco pela possibilidade de estarem contaminados com a bactéria Salmonella, pois não sofreram o processo térmico adequado que eliminaria uma possível contaminação. Destes, o mais consumido é o ovo frito com gema mole, seguido por suflês, musses e cober turas de bolos preparados com ovos crus. “Os entrevistados que citaram conhecer a existência de risco de contaminação por práticas inadequadas, relataram consumir menos preparações com ovos crus e mal cozidos, quando comparados com os outros participantes”, conta Daniele.

Dr. Fernando Eugênio Machado CRMMG: 5290

ESPECIALISTA.

COLOPROCTOLOGIA Intestino Reto Ânus Hemorróidas com ligadura elástica

AVENIDA ARACELY DE PAULA, 955

FONE (34) 3661-6000

Resíduos de usuários de insulina não têm o fim adequado

Pesquisa da Escola de Enfer magem de Ribeirão Preto (EERP) analisou como é realizado o despejo de resíduos gerados em domicílios pelos portadores de diabetes mellitus usuários de insulina. A autora, Silvia Carla André, verificou que os resíduos de maneira geral, são descartados de maneira inadequada e que é necessário repensar as estratégias de descarte. O material estudado pela pesquisadora são os chamados resíduos de serviço de saúde (RSS), como seringas e frascos de insulina. Silvia conta que seu objetivo era conhecer a realidade do manejo desses materiais, já que o fato deles serem produzidos em casa não significa que eles não sejam contaminados. Assim, o descuido em seu manejo pode representar grande risco à saúde e ao meio ambiente. Como esperado pela enfer meira, os resultados alertam para a necessidade de um melhor pla nejamento da estratégia de descar te: os frascos de insulina são descartados com o lixo comum pelos usuários, que não vêem risco naquele tipo de material. Já os resíduos per furocortantes (agulhas) devem ser colocados em garrafa

Agulhas devem ser colocadas em garrafa PET e encaminhadas ao posto de saúde

PET e então encaminhados para o posto de saúde, mas pouco mais da metade dos usuários entrevistados o fazem. A pesquisadora utilizou para seu trabalho dados de 31 por tadores de diabetes mellitus usuários de insulina, obtidos em uma Unidade de Saúde da Família de Ribeirão Preto. Por meio de estudos de prontuários, dos dados fornecidos pela unidade e de entrevistas pessoais, a enfermeira obteve as infor mações a respeito dos seus hábitos no despejo dos resíduos gerados por eles diariamente. Orientação Dos resultados encontrados, Silvia destaca que é alto o número de pacientes que não dá o fim adequado ao lixo produzido, mas que isso se dá basicamente por falta de orientação. “Quando estes eram orientados pelos profissionais da unidade de saúde a respeito do descarte dos resíduos, eles

faziam certo”, diz ela. E os números deixam isso evidente: dos entrevistados que declararam ter recebido algum tipo de orientação, menos de 4% despejavam seu resíduo de maneira inadequada. “Isso atenta para a necessidade da educação da equipe de saúde, para que ela realize a conscientização dos usuários de insulina.” Segundo Silvia, a própria legislação brasileira referente ao assunto não deixa claro sobre quais são os procedimentos a serem tomados no descarte domiciliar de RSS gerado por ações de auto cuidado (isto é, o próprio paciente aplica), e ela se deparou com profissionais de saúde que desconheciam protocolos referentes. Para ter uma noção da gravidade do problema, o Brasil tem entre 5 e 6 milhões de portadores de diabetes, e a parcela dos usuários de insulina varia entre 20% e 25%. Ou seja, sem o manejo adequado, são aproximadamente 1 milhão de pes-

soas descartando, diariamente, seringas com o lixo comum. Para a pesquisadora, os pro fissionais da saúde não podem se focar só na doença em si e precisam ter um olhar ampliado sobre a saúde. “Saúde não é só ausência de doença. O descarte inadequado é um problema ambiental e de saúde pública. Várias doenças podem ser contraídas por causa do despejo inadequado, tanto de resíduos perfurocortantes quanto biológicos”, completa. Silvia acha fundamental desper tar a necessidade de criação de políticas públicas na área de saúde ambiental, pois é um problema sério e que expõe a população a grandes riscos. Além disso, ela considera necessária a criação de novas propostas para elaboração de protocolos de manejo desses materiais, e propostas que envolvam toda a equipe da unidade, como o modelo proposto em sua dissertação. O estudo de Silvia, intitulado “Resíduos Gerados em Domicílios de Indivíduos com Diabetes Mellitus, Usuários de Insulina”, foi orientado pela professora Angela Maria Magosso Takayanagui.

EDITAL DE LEILÃO PÚBLICO ANTÔNIO ERNANI DE CARVALHO na qualidade de Presidente do Girassol Clube de Campo, Associação inscrita no CGC 20.011.094/0001-01 com sede social situada na cidade de Araxá - MG, à BR 262 Km 692, em pleno exercício de seu cargo faz saber a todos quantos este edital virem, ou dele conhecimento tiverem, em especial aos sócios cujas ações acham-se abaixo discriminadas, que na forma da lei e nos termos do art. 51 item IV e art. 58 do Estatuto do Girassol Clube de Campo, realizar-se no dia 20 de Setembro de 2011 às 19 horas, na sede campestre do clube sito à BR 262 Km 692 nesta cidade Araxá(MG), o leilão de 61 (sessenta e uma) ações do Girassol Clube de Campo, oriundas da falta de pagamento de 06 (seis) ou mais parcelas de taxa de manutenção, conforme preceitua o estatuto. Ficam desde já, mais uma vez citados os sócios inadimplentes, que, interessados em legalizar sua situação perante o clube, poderão realizar a quitação das referidas parcelas em atraso até 15 (quinze) minutos antes do início do leilão. Art. 59° do estatuto do Clube * Alínea D) - "Na hipótese de não se proceder no dia e hora afixados o arremate das ações disponíveis, o Girassol Clube de Campo adjudicará a si o título patrimonial do sócio devedor, pelo valor da dívida". * Alínea E) - "Havendo licitante, será facultado ao Girassol adjudicar o Título pelo maior lance alcançado no pregão, em caráter preferencial. Neste caso, ou então arremate e pago o Título pelo licitante vencedor, o Girassol descontará do valor recebido a dívida e as despesas decorrentes do leilão e restituirá o saldo, se houver, ao sócio eliminado". Art. 60° - "Não poderá concorrer ao leilão cujo nome não esteja previamente aprovado para compor o quadro social, nos termos do capítulo II do Estatuto, devendo todos os licitantes fazer prova, antes do início do leilão, de que são sócios proprietários ou que já possuem habilitação estatutária para sê-lo, mediante certidão expedida pela secretaria do Girassol." O valor da taxa de transferência é de R$ 600,00 (seiscentos reais) pagos no ato de transferência. Serão objetos de leilão as ações de números: 01, 20, 44, 50, 75, 166, 168, 190, 202, 208, 220, 270, 281, 282, 312, 319, 334, 346, 382, 385, 392, 415, 420, 429, 434, 438, 472, 474, 478, 479, 493, 503, 509, 515, 522, 538, 540, 576, 579, 587, 640, 675, 684, 710, 725, 747, 752, 838, 913, 915, 916, 923, 926, 945, 982, 989, 997, 1006, 1012, 1019, 1046,. Desta forma, evitando qualquer argumentação de ignorância do presente feito determinado que o presente edital será publicado na forma de lei. Araxá, 31 de Agosto de 2010 Antônio Ernani Carvalho - Presidente


18

CLARIM

ARAXÁ, 30 DE SETEMBRO DE 2011

8BOAS PALAVRAS

MARCELINO PEREIRA DA CUNHA

As bênçãos em ser pai Realmente, a vida nos proporciona somente momentos para sermos felizes. Porque a felicidade está no ato de nossa compreensão. Vejamos, então, o tema em questão: a bênção em ser pai. Bênção é sinônimo de paz, de alegria, de ter o privilégio de conviver com outras pessoas ou uma graça divina, o dom do progresso, acesso ao crescimento tanto moral, como material. A vida nesta convivência se alastra através dos dias e da existência, sempre com o objetivo de acondicionar mais experiências e sabedorias. E, neste labor sucessivo, vamos aprendendo como ser feliz. E ter felicidade é uma das metas da existência. Tantas alegrias comoventes estão a nos esperar, mesmo nos labirintos de todas as complicações diárias. Porque o mundo nos proporciona uma grande oportunidade de aprendizado. Mas para aprender, é preciso ultrapassar certos obstáculos que estão a nos esperar. E muitos deles parecem intransponíveis, que são aqueles que residem dentro de nós. Criados pelo nosso egoísmo e que precisam, paulatinamente, ser destituídos do lugar onde estão residindo. Ou melhor, serem banidos de nossa existência para que possamos compreender a bênção em ser pai.

O altruísmo benéfico faz progredir o ser, mas não combina com o egoísmo. Compreender o próximo, permitindo que ele possa viver a própria existência com o seu livre árbitro em função ativa e, ao mesmo tempo, ter que sufocar nossas opiniões na espera de uma oportunidade melhor dentro dos princípios cristãos, não é tarefa fácil. Saber delinear os limites de nossas responsabilidades, pois é preciso ter o equilíbrio no dever que nos compete. É preciso convir que nós, os pais, precisamos também burilar nossos sentimentos neste compartilhar no círculo familiar. É preciso também saber ou-

vir o que têm a dizer aqueles que convivem conosco. Por certo, ali estão eles movidos pelo providência divina, para que na troca constante de experiências possamos, por nossa vez, aprender o divino conceito de ser pai. E, quando temos que mexer nos arquivos de nosso personalismo, sentimos também dificuldade em abandonar velhos hábitos que foram alimentados por longos anos de petulâncias e desmandos. Mas, chega o instante em que prevalecem as verdades divinas, quebrando as barreiras da ignorância para triunfar as bênçãos em ser pai. Paz a todos.

8TAROT

$ÁS DE OUROS Dando-se valor O Ás de Ouros emerge como arcano conselheiro neste momento de sua vida, sugerindo que é chegado o instante de resgatar sua autoestima ao máximo, e de se dar o devido valor. Se você não encarar a si como seu próprio especial investimento, quem o fará? Momento de se dar presentes, de cuidar da própria aparência, de fazer-se radiante de beleza. Procure investir seus recursos financeiros de uma manei-

ra calculada e econômica, o que não significa ser sovina. Diante do que vale a pena, use seus recursos e você os verá multiplicados, o mesmo terá a clara sensação de que realizou bons investimentos. Uma boa relação com o dinheiro é fundamental para tudo, até mesmo para coisas mais abstratas, como a vida espiritual e o amor. Conselho: Aprenda a ter uma boa relação com o dinheiro neste momento!

8UM SÁBADO QUALQUER/Carlos Ruas

www.umsabadoqualquer.com


CLARIM

ARAXÁ, 30 DE SETEMBRO DE 2011

19

ESTACIONAMENTO EXCLUSIVO PARA CLIENTES

AV. IMBIARA, 260, LOJA 1

(34) 3612-7075 www.victorotica.com.br atendimento@victorotica.com.br

fatos & fotos

ALAIR BARBOSA (34)8866-0039 (34)3664-3629 - afclarim@terra.com.br

"DESTACANDO - Querido e admirado por todos, o araxaense João Rober to Barreto é um exemplo de profissional. É também um grande pai de família, casado com Fabíola de Fátima, têm 3 filhos. Badete que trabalhou 27 anos na CBMM, no setor administrativo, é pai de Adriano que é engenheiro Civil, o fisioterapeuta Thiago e o caçula Guilherme formado em Educação Física, orgulhos do casal. Apaixonado por futebol, hoje ele empresta experiência ao Araxá Esporte, como gestor do projeto do Clube, onde a base para formação esportiva é a inspiração deste destacado nome da sociedade Araxaense.

"ANOS 80 - “Fui adolescente em Araxá nos anos 80”, com esta simples frase foi criado um grupo virtualmente no Facebook que já conta com 800 membros. O grupo vir tual já proporcionou encontros e reencontros de pessoas que viveram em um mesmo local, vivenciaram acontecimentos e que relembram festas, moda, cor ridas, jogos e brincadeiras da época. Alguns de seus membros já se reúnem uma vez por semana e idealizam, entre eles, o 1º Encontro do grupo em uma festa para a cidade. “Nos embalos dos anos 80”, que promete agitar nossa sociedade. Aguardem.

Venha conhecer a coleção PRIMAVERA/VERÃO! "INDICADA - Mais uma vez, Araxá foi destaque no Salto em Negócios. A Sra. Oscarina Borges Melo foi uma das indicações da Câmara da Mulher Empreendedora da ACIA, na categoria para concorrer ao prêmio “Mulheres Notáveis de Minas 2011”. Com 70 anos, é viúva do saudoso Sr. Gerardo Melo. Ela fez a opção de continuar o trabalho social deles, voltado para a recuperação de pessoas dependentes de álcool e outras drogas. A Câmara da Mulher esteve presente representando Araxá, através da sua presidente Valéria Sena e das integrantes Marinez (presidente Estadual da CME), Suelene, Regina, Eliza, Dorinha, Maria, Melissa e Car minha. Parabéns à D. Oscarina.

"SECRETÁRIAS - O aroma de perfume no ar indicava que no aconchegante Salão Eva’s Buffet estava acontecendo um animado evento direcionado às mulheres. E, foi exatamente o que constatamos neste último sábado, 24. A festa que acontece todos os anos para as secretárias da área da saúde, que se reúnem para comemorar este dia tão especial. Organizado pela bonita e eficiente Elisângela, carinhosamente chamada por Lis, secretária do Centro Médico Revittá, o encontro foi o maior sucesso. Sorteios de brindes, muita música e descontração, servindo para aproximar ainda mais este setor tão importante na comunidade

RUA NORMA DOS SANTOS, 181 - (34) 3662-3752 AV. PROF. AUXILIADORA PAIVA , 640 - BOA VISTA - (34)3664-2820

A FARMÁCIA ARAXÁ INFORMA O PLANTÃO DAS FARMÁCIAS DESTE FINAL DE SEMANA, DIAS 27 e 28

Droganova......................................................................................3662-9404 Alô 24 horas.....................................................................................3662-4165 Drogamed (filial)................................................................................3662-4299 Drogaria Santa Terezinha..................................................................3661-2381

Rua Calimério Guimarães, 515 - Fones: 3661-2362 e 3662-2362

Maestrina Maria Cândida G. Borges

"7º ANIVERSÁRIO DE LARA LIZ - Era visível a expressão de felicidade estampada no rostinho da graciosa Lara Liz Rodrigues Parreira, no último dia 27, quando na oportunidade ela completou seus sete anos. A homenagem que teve como tema “Branca de Neve” aconteceu na aconchegante residência da avó paterna, Maria José Parreira, que demonstrava toda sua coruji ce. Estudante do Delfim Moreira, onde cursa o 1º ano, a bonita aniversariante é filha de Luciana José Aparecida e Marcio Moura Par reira. Coleguinhas do colégio, primos e parentes estiveram presentes levando abraços e muito carinho ao dia mais importante dessa linda aniversariante.

"ALTO ASTRAL - Eles chegaram a nossa região na década de 90, atraídos pela nossa rica pecuária. Há seis anos, fixaram residência em nossa Araxá e conquistaram uma legião de amigos. Bonitos, simpáticos e transmitindo carisma, o casal Edu Marcelo e Fer nanda Spinaci já se sente araxaense de coração. Paulista de nascimento, Edu Marcelo com sua visão empresarial dirige na cidade vizinha de Serra do Salitre a empresa Montera Agropecuária e vem alcançando grande sucesso. Pais de um lindo casal, fruto dessa bonita relação, eles comemoram o bom momento vivido em Araxá.

Voz, Harpa e Teclado $ Casamentos $ Abertura de Congressos, Jornadas, Encontros $ Eventos Especiais$ Aniversários $ Demonstrações de Afeto

(34)8803-3008


20

CLARIM

ARAXÁ, 30 DE SETEMBRO DE 2011

Momentos destaca o araxaense Professor RODRIGO AFONSO LEITÃO que será, a partir de janeiro de 2012, Diretor Geral do Campus Uberaba da UFTM. Dono de um currículo excepcional, Rodrigo é filho dos simpáticos Orlando Reginaldo Leitão e Leila, é casado com Alexandra Moura e pai da Fernanda.

RONALDO PAIVA

"GIOVANNI E DAYANE"

$ Contabilidade comercial, industrial e rural $ Organização empresarial $ Planejamento fiscal e tributário $ Processamento de dados Rua Luiz Colombo, nº 290 - Centro - Araxá/MG

(34) 3662-1124 sed@sedcontabilidade.com.br

VIAGEM TREM DE FERRO BELO HORIZONTE/VITÓRIA (ES) 10 a 15 de janeiro de 2012

Embarque em Araxá dia 10 ás 8h30 (ônibus LD) P ernoite em BH - Embarque no Trem dia 11 ás 7h30 rumo a Vitória/ES

Apontado como um dos casamentos mais chiques da temporada, o advogado GIOVANNI Dettoni de Paiva e a cirurgiã dentista DAYANE Nascimento disseram o sim no salão de festas do Virgiliu’s Palace Hotel. Os restritos convidados participaram de um evento inesquecível, com detalhes diferenciados. Para começar, foi lá a cerimônia religiosa comandada pelo simpático pastor WELLINGTON Gonçalves dos Santos, da Igreja Presbiteriana de Araxá, que emocionou a todos com suas palavras dirigidas aos noivos. Giovanni e Dayane estavam ladeados pelos pais, FÁBIO VICENTE de Paiva e sua elegante CLEONICE (usando criação em cereja e azul, de Frank P rado, de Uberaba) e de MILTON Gonçalves do Nascimento e MARIA JOSÉ (realçando num longo em bonito tom de verde). Momentos decorou os ambientes desde a entrada, com flores brancas predominando copos de leite. No primeiro salão ficaram as mesas de vidro com bombons e o magnífico bolo de 5 andares. Mesas ainda mais bonitas com belo lustre de cristais sobre elas. Também neste local, lounges e bistrôs atendendo a área do bar.

A noiva usou um belo vestido de Maria Devoz, de Uberlândia, realçando as mangas, resgatando as boca de sino, de renda. Elogiadíssimo o cardápio do Virgíliu’s provocando elogios, principalmente dos convidados

de outras cidades, aos atenciosos proprietários EDUARDO Tannús e CÁTIA. Os noivos curtiram lua de mel em Cancun. *** FLOR DE ALECRIM é a parada obrigatória das noivas quando fazem suas compras de roupas ínti-

mas e aromas especiais em perfumes, sabonetes e cremes sofisticados. A propósito, a vitrine com elegantes peças vermelhas era assunto de reuniões de mulheres chiques. Rua Dom José Gaspar, 655, fone 3661 8263.

"TROFÉU CLARIM - Luzes decorativas no Grann Hall para a badalada festa em que este jornal homenageia os grandes destaques da sociedade em vários setores. Evento capitaneado por ANA PAULA e SÉRGIO KIKUCHI, cerimônia de entrega dos troféus seguida de coquetel e jantar servidos pelo excelente Eva’s Buffet. Entre os homenageados, o ex-prefeito e atual vice-presidente da Codemig ANTÔNIO LEONARDO LEMOS OLIVEIRA e o deputado estadual BOSCO. Também destaque merecido para a empreendedora PAULA LEMOS pela sua TRAÇOS & LAÇOS, loja completa na Calimério Guimarães, onde reina o bom-gosto. *** Na área social CATIA LEMOS e este colunista também recebem o troféu.

(Classe executiva) - City tour em Guarapari - Camisetas de brinde Retorno dia 15 de ônibus - VAGAS LIMITADAS/APROVEITE

SOLANGETUR EXCURSÕES/INFORMAÇÕES

(34) 3076-1024 - 9144-1094 - 8859-1094 E-mail: solangetur@yahoo.com.br

ASSINE O CLARIM 3662-3798

Hoje, 30, DIA DA SECRETÁRIA, aquela que sabe até quanto você deve do cheque especial. Merece flores da MOMENTOS. Concorda? *** Sempre anuncio as boas novas da cidade, principalmente na área do bem estar. Então, com muito prazer passo a vocês o convite de JÚLIA LEIME para conhecer o seu PILATES, muito bem montado na Luiz Colombo, 42ª, fone 8854 9876. *** Cerveja gelada para os aniversariantes: dia 30, hoje, PEDRO ODILON de Paiva e FERNANDO Soares de Souza (que está viajando); dia 2, a comunicadora REGINA Porfírio Rezende; dia 4, EDIGAR VERÇOSA (que não veio para o jantar de aniversário deste colunista); dia 5, MARGARIDA Natal Santos; dia 7, MARIA HELENA Capuchinho, TARCÍSIO Rosa Filho e FERNANDO Figueira de Melo. *** Foi ontem, no Tauá Grande Hotel, o lançamento do pr ojeto INSTITUTO LIONS DA VISÃO e início das festividades do cinquentenário do Lions Clube Araxá. Comentários depois. *** A propósito, será dia 9, no pátio da Fundação Calmon Bar reto, das 11 às 15 horas, o 7º FESTIVAL DO SORVETE. Imperdível. Ingressos a 5 reais com leões e domadoras ou na MOMENTOS. *** DANILO DE SOUZA EMPREENDIMENTO E IMOBILIÁRIA passa imagem de confiança e a cer teza de negócio bem feito. Praça São Domingos, 151. *** Comentarei na próxima coluna a alegre festa que um grupo de amigos convocado pela Elegante SUZI e JOSÉ ADRIANO Oliveira ofereceu a este colunista pelo aniversário, no Virgiliu’s. Detalhes e fotos já estão na coluna Momentos do clarim.net.br e na coluna Aconteceu na Festa, no agitoaraxa. *** O Centro Estético JOHN ROMUALDO fervilha neste fds com tantos agitos. Além da festa do CLARIM, encontro da tur ma de dentistas de Uberaba de 1974 e, no Virgiliu’s, as bodas de 60 anos do Sr. LUIZ LÁZARO Cruz e dona MARIA AUXILIADORA.


CLARIM

ARAXÁ, 30 DE SETEMBRO DE 2011

21

John Romualdo Cabeleireiros & Equipe

Onde você é mais você! RUA 1º DE MAIO, 50 (34) 3661-1080

!GIÔ - Quem passa pela Av. Imbiara é brindado pelo bom gosto da loja “Giô”, de Ana Carolina Andrielli Porfírio que, além das cobiçadas marcas (Patrícia Mota, Sarah Chofakian...), oferece também acessórios e o que é fashion na moda. Giô que foi inaugurada dia 09/09 já traz a magia no nome que homenageia a filha do belo casal (Carol e o prestigiado advogado Marco Túlio Cardoso Porfírio). Na foto da expert Carla Mesquita, Carol e Giordana, exemplos explícitos de família do bem e bem-sucedida.

CATIA MARIA LEMOS MELO ZEMA !PARIS - Quem está comemorando esta semana as Bodas de Prata, em Paris, é o festejado casal Glaciene Leite Almeida e Amarildo Batalha de Almeida competente cirurgião cardiovascular que sempre recebe os araxaenses em São Paulo. A bela fisioterapeuta Glaciene é filha dos estimados Agostinha e Vicente Leite, por quem temos grande estima. Desejamos felicidades a Glaciene e Dr. Amarildo.

!TROFÉU CLARIM - Todas as luzes para a Noite de Gala do “Troféu Clarim” que acontece hoje, sexta-feira, 30, no Grann Hall. A Coluna cumprimenta e aplaude seus diretores, Sérgio Yashushi Kikuchi e Ana Paula Machado Kikuchi, que promovem um evento esperado pela sociedade, onde se destacam empreendedores de todos os segmentos. Na verdade, um reconhecimento àqueles que fazem acontecer. O sucesso do “ Troféu Clarim” já é real. Esta colunista agradece a homenagem recebida que soma-se ao incondicional afeto que nutre pela jornalista Ana Paula.

O burburinho é grande quando se fala do vice-presidente da Codemig, Antônio Leonardo Lemos Oliveira, mesmo porque sabemos que as articulações feitas por ele visam muitos frutos e o bem de Araxá. A última foi seu encontro com o vicegovernador de MG, Alberto Pinto Coelho, que cer tamente renderá e muito... !!!!! Acontecendo amanhã, 01º/10, o aniversário de primeiro ano do pequeno José, filho de Ayres e Heliene Lemos. A tur ma da Galinha Pintadinha estará reunida no Virgilius Palace Hotel para uma big festa. !!!!! O Lions Club de Araxá – José Por fírio de Oliveira abriu em alto estilo as comemorações em torno de seu cinquentenário, ontem, 29/09, no Grande Hotel, com a apresentação do Grupo Musical Amacordes, de Uberlândia. !!!!! O SESC/Araxá a todo vapor com sua agenda de eventos e, com parceiros de peso, faz acontecer a SEMANA DO IDOSO 2011 - “Cuidando da Vida”, em comemoração ao Dia do Idoso que acontece oficialmente amanhã, 1º /10. No dia 27/ 09, comemorou-se o Dia Mundial do Turismo, com a “Noite da Cachaça e Prosa com Música Raiz”, oportunidade que aconteceu o lan-

çamento de novas ações do Araxá Convention & Visitors Bureau (leia-se, Júnia Detoni) e entrega de placas para seus associados. Destaque também para apresentação das ações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e parcerias. !!!!! O Uniaraxá faz acontecer de 05 a 07/10, a 4ª edição da Semana de Agronomia, sendo que no dia 06/10, às 20h, acontece a Palestra de Aber tura com o Deputado Federal, Engenheiro M.e Agrônomo, Paulo Piau, focando o tema: “Perspectiva da Agricultura e as Novas Leis Ambientais”. !!!!! A Escola Municipal de Música Maestro Elias Porfírio de Azevedo realizou nesta quinta-feira, 29, mais uma apresentação dentro do projeto “A Música Vai Aonde o Povo Está”. Vários grupos formados por professores e alunos se apresentaram na Escola Luiz Antônio de Oliveira Correa (Polivalente). !!!!! Hoje, sexta-feira, 30/09, acontece na FCCB, a Jor nada do Patrimônio Cultural, com o Coral Policantu’s, Gr upo Reviver/SESC e Centro de Referência Negra. Na opor tunidade, será entregue a edição especial sobre a “Árvore dos Enforcados”, do Boletim Informativo “O Trem da História”.

!DIREITO & UNIARA XÁ A Coluna aplaude toda a Comunidade Acadêmica do Uniaraxá pela renovação de reconhecimento do Curso de Direito pelo MEC. Vale registrar que os avaliadores ficaram encantados com a Instituição, com sua história, com o comprometimento de seus docentes e funcionários, sintonia e harmonia entre a Mantenedora, Fundação Cultural de Araxá - FCA e Mantida – Uniaraxá. Aplaudimos o Curso de Direito do Uniaraxá por esta significativa vitória e também o Reitor Válter Gomes pela sua conduta íntegra e incansável, em prol do sucesso do Uniaraxá. Bravo, Reitor! Falando no Reitor do Uniaraxá, ele está em São Paulo participando do 13º FNESP – Fórum Nacional do Ensino Superior Particular, com o tema: “Os desafios dos líderes na dinâmica do ensino privado”. Na foto, alunos do curso de Direito aprovados no concorrido Exame da Ordem - OAB; Anderson Marcos da Silva, Paulo César Ferreira da Silva, Alexandre Tadeu Ribeiro Júnior e Tatiana Hollandes Moura - que ainda está cursando o 9° período noturno. É preciso falar mais?!...

!COMEMORANDO - Na última sexta-feira, 23, aconteceu jantar em torno do aniversário de Ronaldo Paiva, com a presença de amigos e familiares (destaque para a simpatia de Cecília). Não faltaram elegância e glamour na noite articulada pela Elegante Momentos – Suzi e José Adriano Lemos Oliveira. Desejamos ao querido amigo, felicidades sempre.

!Deputados Federal e Estadual de Araxá. Chic! !Pessoas que tentam impedir o sucesso dos outros. Choc! !Ações para o bem, da Promotora Mara Lúcia Dourado. Chic! !Pessoas que não param de ar ticular contra as outras. Choc! !Homenageados com o Troféu Clarim. Chic!

LOJA MULTIMARCAS E REVENDEDOR EXCLUSIVO VIDE BULA JR.

Avenida Imbiara, 89 - (34) 3662-1259

AV. JOÃO MOREIRA SALES, 770 - (34) 3662-9691 - www.clinicacnutrispa.com.br -

Renovando, transformando, criando novas alternativas. Consertos de roupas de qualquer tipo, barras e uniformes.

“Comece a tecer que Deus te fornece a linha” catialemos@terra.com.br

Rua Mariano de Ávila, 115 - loja 05 - Fone 3662-2847


22

CLARIM

ARAXÁ, 30 DE SETEMBRO DE 2011

8ESPORTE

Tigrão goleia São Pedro por 10 x 0 e Cit elimina o Dínamo Nesta penúltima rodada do Campeonato Amador de Másteres teve goleada histórica e mais uma equipe eliminada. O Guarani e o Operário ficaram no empate de 1 a 1. O gol do Guarani foi marcado por Tiãosinho enquanto que Valmeres marcou para o Operário. O Guarani já esta classificado para as semi-finais. O Operário terá rodada decisiva frente ao Cit e precisa vencer para se classificar. O árbitro do jogo foi Amilton Marcos Moreira auxiliado por Paulo César Souza e Vicente dos Reis. O Cit bateu o Dínamo por 2 x 0 e entrou no G4. A vitória contou com gols de Tuta e Pedrinho Madona. Com o resultado o Dínamo foi eliminado e entrará na última rodada apenas para cumprir tabela no confronto contra o Estância. O árbitro do jogo foi Gilber to Morais auxiliado por Sebastião P rosolino e Elvécio Gomes.

O Tigrão aplicou uma goleada histórica de 10 x 0 no São Pedro. Os gols foram marcados por Dedé, Bibica (2), Wilson (2), Renatinho, Wilton Sargento e Rildo (3). O São Pedro encerrou sua participação na competição figurando em último lugar. E olha que o Tigrão não contou com seu artilheiro o Urciano. Para esta goleada histórica o Tigrão jogou com: Edinei, Bibica, W ilsão, Lazinho, Daniel Pádua, Renatinho, Maradona (Wilson), Rober to Campos, Rildo (Dedé), Wilton Sargento e Agnaldo (Cocão). Treinador: Fer nando. Já o São Pedro entrou em campo com: Héber, Neo, Ricardo, Hélio, Claudinho, Jorge, Paulistinha (Paulo), Jésus, Rick, Rogério e Agostinho (Márcio). O árbitro do jogo foi Darlan Ar naldo auxiliado por Ronaldo Vicente e Sérgio Mauricio. A representante da LAD foi Neide Goulart.

Rodada do amadorão embola a classificação

O campeonato amador teve mais uma rodada de muitos gols. Destaque para as goleadas do Tigrão sobre o Estância por 7 a 1 e do Dínamo sobre o Fer rocarril por 5 a 0. O Grei venceu o Internacio nal no Dona Adélia por 1 x 0 com gol de Fernando Henrique. O resultado jogou o Grei para o G2 do grupo B. Operário e Gef empataram por 2 a 2 e seguem liderando o grupo C com vantagem do Gef no saldo de gols. O Gef marcou com Elvinho e Lucas Ribite. Para o Operário marcaram Givago e Michel. O Tigrão goleou o Estância por 7 x 1 com gols de Bebeto (3), Serginho (2), David e Alexandre. Para o Estância marcou Wesley. O resultado deixou o Tigrão na 3ª posição do grupo B. O Olympique venceu o Gua-

Gef e Operário empatam e lideram Depois de iniciarem bem a segunda fase vencendo na estreia, estas duas equipes tiveram o confronto direto numa par tida que a vitória daria ao vencedor um grande passo rumo à classificação. Mas com gols de Givago e Michel para o Operário e Elvinho e Lucas Ribite para o Gef, a partida acabou terminando com empate que valeu as duas equipes a permanência no G2 do grupo C. O Gef saiu na frente do marcador ao fazer 1 x 0 com Elvi-

Neste sábado começam mais duas competições: mirim e infantil No próximo sábado a LAD dará início a mais duas competições oficiais. E nesta temporada as oito equipes par ticipantes são as mesmas nas duas categorias e as tabelas da primeira fase também são idênticas. Confira os participantes das competições: - Cr uzeiro Vila Nova - Cruzeiro Dom Bosco - Cr uzeiro Operário - Trianon - Dínamo - Estância - AFV - Ferrocar ril Este ano na categoria infantil não haverá a participação do atual campeão o Gansinho. Isto porque a LAD não permitiu a partici-

pação do Araxá Esporte seguindo a solicitação dos representantes de outras equipes que irão participar. Outro detalhe neste ano é a participação de três equipes da Escolinha do Cruzeiro. Confira os confrontos da primeira rodada (as partidas serão as mesmas tanto na categoria Mirim quanto na Infantil): - Cruzeiro Vila Nova x AFV – Honorizio Pereira Veloso – 8h30 e 9h30 - Cruzeiro Operário x Cruzeiro Dom Bosco – Oacisto Teixeira – 8h30 e 9h30 - Trianon x Estância – 8h30 e 9h30 - Dínamo x Fer rocar ril – 8h30 e 9h30

Musculação A melhor atividade para a melhor idade.

Por quê??

- Com o tempo perdemos massa muscular e força. - A musculação além de ser um trabalho individualizado, não contém impacto e ajuda na preservação da massa muscular, da flexibilidade e da força, proporcionando assim uma vida mais saudável e independente. Ligue e marque uma aula experimental. Horários e valores exclusivos.

(34)3662-9526 AVENIDA IMBIARA, 514

rani por 2 x 1 com gols de Alex e William. Aloanos descontou para o Guarani. O resultado deu a liderança do gr upo B a equipe tapirense, O Inter nacional caiu para a 5ª posição. O Dínamo goleou o Ferrocarril por 5 x 0 com gols de Belchorzinho (2), Bruno Cesar, Anderson e Douglas. Com o resultado o Dínamo em 4º lugar segue na luta por uma vaga. O Cit se recuperou na competição ao bater o Vila Nova por 2 x 1 com gols de Diego e Raul marcando contra. Para o Vila diminuiu Anderson. Ambas as equipes estão com três pontos e na luta por uma vaga. A partida adiada entre Estância e Fer rocarril irá acontecer nesta semana a noite no Honorizio Pereira Veloso. Falta apenas a definição da data: terçafeira ou quinta-feira.

nho no primeiro tempo. Na segunda etapa o Operário voltou e empatou com Givago e virou a partida com Michel.Mas aos 43 minutos o meia Lucas Ribite empatou a par tida. O Operário se fez valer do fator campo jogando em sua casa no Oacisto Teixeira com a presença de sua torcida apoiando a equipe. Mostrou ser mesmo uma equipe difícil de ser batida quando joga no seu campo. Na próxima rodada o Operário en-

frenta o Dínamo no Paraisão às 10h. A equipe entrou em campo com: Guilher me, Michel, Gilmar, Robson Negão, Mamão, Jardel (Baiano), Dione, Bira (Amaral) (Indio), Geovani, Cinquentinha e Bodinho (Givago). Treinador: Celso. Já o Gef não conseguiu a vitória que lhe daria tranquilidade na competição e tem agora, além do próprio Operário, as equipes do Dínamo e do Tigrão na cola com apenas 1 ponto de

diferença. O Gef volta a campo na próxima rodada contra o Estância no Honorizio Pereira Veloso às 10h30 da manhã. A equipe jogou com: Rober t, Rafael Bundinha, Itinho (Alex Rodrigues - Expulso), Emerson, Jean Denner(André), Tininho, Marcos Jr, Lucas Ribite, Elvinho (Paulo Henrique), Malaia, e Arthur (Ostinho Careca). Treinador: Léo Caixeta. O árbitro do jogo foi Odair José auxiliado por Pedro Caetano e Sérgio Mauricio.

Cit bate líder do grupo B e volta à luta

Depois de estrear com derrota, o Cit se recupera e bate o Vila Nova por 2 x 0 no campo do Santa, com gols de Diego e Raul. Com o resultado a equipe volta a luta por uma vaga na segunda fase já que o gr upo B esta todo embolado na classificação. A vitória do Cit contou com a ajuda do zagueiro Raul que marcou um gol contra após tentar cortar um cruzamento. A esta altura o placar já estava 1 x 0 para o Cit que havia aberto o marcador com gol do atacante Diego. No segundo tempo o Vila Nova diminuiu com o zagueiro Anderson mandando pra rede após rebote.

Agora o Cit tenta entrar no G2 enfrentando o Olympique no campo do Santa às 9h na próxi-

ma rodada. Já o Vila Nova tentará se recuperar e retor nar ao G2 enfrentando o Inter nacional

no Honorizio Pereira Veloso às 8h30. O Cit jogou com: Maisena, Anselmo, Cassiano, Fagner, Douglas, Adriano, Léo (Pernambuco), Daniel (Alemão), Fabrício, Diego e Foguinho (Luís Fernando). Treinador: Prof. Fernandinho. O Vila Nova entrou em campo com: Ricardo, Guto, Anderson (expulso), Raul, Tiago Piriá, Éder, Dalmer, Caio (Felipe) e Vinícius (Guilherme) (Eduardo Ratinho), Victor e Edvaldo. Treinador: João Paulo. O árbitro do jogo foi Darlan Arnaldo auxiliado por Sebastião Prosolino e Anésio Rubens. A representante da LAD foi Samara Fer nanda.


CLARIM

ARAXÁ, 30 DE SETEMBRO DE 2011

23

8ESPORTE

Ganso em busca do 1º lugar Depois de completar 4 vitórias seguidas ao bater o Araguari fora de casa por 1 x 0, os jogadores do Araxá Espor te se reapresentaram na terça-feira, 27, visando os trabalhos para a par tida decisiva contra o Portal. O jogo acontece neste domingo, 2, às 10h, no Estádio Municipal Fausto Alvim. A partida é decisiva no que tange à liderança do Ganso, já que a sua vaga na segunda fase já está garantida. Os jogadores tiveram uma semana light nos treinamentos, pois além da folga na segunda-feira, 26, também ficaram livres na tarde desta quarta-feira, 28, e vão folgar nesta sexta-feira, 30, à tarde. O treinador Clebão esteve em Belo Horizonte e retor nou somente nesta quinta-feira, 29, para o primeiro coletivo da equipe. Ele ainda não definiu a equipe, mesmo porque tem esta sexta-feira, 30, e sábado, 1º, para poder chegar numa for mação. Ele diz que está tranquilo com relação à equipe que deve levar a campo frente ao Por tal. A sua única dúvida seria Thiago Pereira que sentiu dores no joelho no início da semana, mas afirma estar à disposição do treinador. As novidades da equipe nesta semana são Breno, lateral esquerdo que teve passagem pelo Uberlândia e pelo Goiás, e o meia Jackson que teve passagem pelo Democrata. A diretoria alvinegra conseguiu viabilizar 300 ingressos para serem distribuídos de forma promocional na expectativa de “turbinar ” o apoio do Ganso nas arquibancadas. Por se tratar de um confronto em que a equipe pode conquistar o primeiro lugar não só no grupo, mas no geral, os diretores acreditam que deverá contar com um bom público desta vez, nesta que pode ser considerada a partida mais esperada desta fase. Nessa partida, a diretoria alvinegra deve elogiar a cidade de Tapira, na pessoa de seu prefeito, o Bar roso, pelo apoio recebido na pré-temporada alvinegra, considerado fundamental na preparação alvinegra para a competição.

8TROCA DE PASSES WILTON BORGES – wilton_borges@hotmail.com

Alerta vermelho

a bola sobrou com Alegrete que tocou de cabeça encobrindo o goleiro Pompeu, mas a bola seguiu pra fora. Aos poucos o Ganso foi dominando a partida, diminuindo o ímpeto adversário e aos 46 minutos Rodrigo Cassimba cobra escanteio da direita, Flávio Torres resvala de cabeça na bola que sobra com Samir que não vacila e manda pra rede: 1 x 0 Araxá. Com a vantagem conquistada no final da primeira etapa o Ganso voltou com tranqüilidade no segundo tempo e se aproveitando de que a ansiedade atrapalha em muito as jogadas do Araguari. Aos 5 minutos Michel Cury, que havia entrado no fim do primeiro tempo, deixou Flávio Torres na cara do goleiro Dida que tocou pro gol, mas Dida defendeu a escanteio. O Araguari teve uma jogada muito bem trabalhada aos 13

minutos quando a bola chegou a Yan na cara do gol para pegar de primeira, mas o goleiro Pompeu fez grande defesa. O Araguari ainda teve outra grande chance quando Fabiano falhou e entregou a bola nos pés de Leandro Alves que viu o goleiro Pompeu crescer a sua frente e evitar o empate. Nos minutos finais da partida houve pressão do Araguari e o Ganso chegou per to em contra-ataques, mas o resultado permaneceu mesmo em 1 x 0 Ganso. Com o resultado o Araxá diminuiu a diferença de 5 para 2 pontos em relação ao líder Portal e na próxima rodada, domingo dia 2, às 10h no Fausto Alvim acontecerá esta partida que significa uma verdadeira decisão pelo primeiro lugar. Se o Ganso vencer ter mina em 1º na chave. Já o Araguari, que enfrenta diversos problemas extra-cam-

po e contou com apenas 3 jogadores no banco de reservas nesta partida contra o Ganso, também terá uma decisão em Santa Rita do Sapucaí. Precisa vencer o Santar ritense para seguir na competição. O Araguari jogou com Dida, Leandro Alves, Rael, Junior, Eddie, Fred, Gustavo, Caetano (Jader) (Tarcisio), Tafael, Yan e Alegrete. Treinador: Célio Costa. O Araxá entrou em campo com: Fer nando Pompeu, Petersom, Felipe Nogueira, Diego, Fabiano, Cafu, Cassimba (Marcelino), Roni (Michel Cur y), Thiago Pereira (Paty), Samir e Flávio Torres. Treinador: Clebão. O árbitro do jogo foi Emérson de Almeida Ferreira (CBF/FMF) auxiliado por Marcus Vinicius Gomes (CBF/FMF) e Mauro Antônio Ferreira Santos (FMF). O 4º árbitro foi José Vicente Gomes Naves (LAF).

Decadência é talvez a melhor palavra a ser utilizada quando se fala no futebol mineiro. Fora fragilidade, desorganização e por aí vai. Mas o que acontece com o futebol em um Estado que tem o maior número de municípios do Brasil? O segundo em população? A resposta pode começar a vir se olharmos a desorganização da Federação Mineira. Falta de incentivos aos clubes do interior. Não conseguem seguir regras por ela mesma elaborada. Muita politicagem e pouca ação. Com times do interior for talecidos, como acontece em São Paulo onde há um grande apoio da Federação Paulista aos clubes, as grandes equipes mineiras, Cruzeiro e Atlético, também ficariam mais fortes. Mas o problema é que nessas equipes também reina desorganização. Estamos correndo o risco de ver mos algo realmente inédito: a queda de 3 equipes mineiras em 4. O risco é real, mas pode ser ainda evitado. Sinceramente, não acredito que vão cair todas as equipes. Na realidade, apenas o América seria minha aposta. Mas que o risco existe, realmente existe.

Houve um tempo em que o futebol mineiro foi a terceira força brasileira. Hoje, é a quarta, atrás do Rio Grande do Sul. Mas corre o risco com o crescimento de outros centros, como o Paraná. Minas já chegou a influenciar torcedores de outros Estados, como Rio e São Paulo. Principalmente, Espírito Santo onde na década de 80 ainda contava com muitos nativos torcendo para Atlético ou Cr uzeiro. Hoje, a cada dia que passa essas duas equipes perdem e, muito, terreno em Minas mesmo. A cada dia que passa os torcedores e simpatizantes dessas equipes vão, aos poucos, diminuindo. Aler ta vermelho também para o futebol amador. O risco de que a cada ano algumas equipes desistam da disputa é preocupante. Já houve 14 equipes na primeira divisão e 16 na segunda. Hoje, são 16 na primeira e 9 na segunda. Nos últimos anos, deixaram de entrar em campo equipes como União, Mila, Milan, Tiradentes, Malvinas, Estrela e Independente, dentre outras. Se mais equipes desistirem pode ser que a segunda divisão acabe e passamos a ter uma única divisão.

8TIRA TEIMA EM ALTA Parabéns ao Operário. Caiu na chave considerada a mais difícil e mesmo com todos apontando Dínamo, Gef e Tigrão como favoritos, a equipe não se intimidou e ganhou 4 de 6 pontos disputados contra os leões da chave. Depois de bater o Tigrão na estreia, empatou com o Gef em uma partida em que estavam vencendo até os 42 minutos do segundo tempo. Se vencer o Dínamo na próxima rodada põe um pé nas semifinais. #"# EM BAIXA Clubes mineiros na primeira divisão. A cada rodada colecionam der rotas e mais derrotas. Nessa última perderam todos. O Cr uzeiro ainda foi goleado em casa por 3 x 0 pelo Vasco.

Araxá 1 x 0 Araguari O Ganso se mantém invicto na competição chegando a sua quar ta vitória seguida. A vitória de 1 x 0 com gol de Samir, após cobrança de escanteio de Cassimba, garantiu ao alvinegro a condição de ainda lutar pela liderança na última rodada frente ao Portal. Uma partida fraca tecnicamente em que o Araguari começou pressionando, meio desordenado, mas criando algumas opor tunidades em que os atacantes do “Galo” não aproveitaram. Aos 10 minutos num cr uzamento da direita e Tafael pegou de primeira levando perigo ao goleiro Pompeu com a bola passando próxima da trave esquerda. Aos 29 minutos um chutão pra frente do meio de campo e

Santa sai na frente na decisão da Segundona Com três gols do atacante Roberto o Santa Terezinha conquista vantagem para a segunda e decisiva partida da grande decisão do amador da segunda divisão. A equipe alvinegra abriu o marcador aos 10 minutos com o meia Ricardinho e ampliou aos 41 minutos com o artilheiro Roberto. No segundo tempo Roberto novamente ampliou para 3 x 0. O Ipiranga descontou com Valtinho aos 23 minutos. Aos 30 minutos o goleiro Rone cobrou falta e fez o segundo.

Aos 47 minutos o artilheiro Roberto fez mais um: 4 x 2 Santa. Porém, mesmo com um homem a menos, já que César foi expulso, o Ipiranga voltou a diminuir no último lance da partida, aos 51 minutos, com Valtinho que acabou sendo também expulso ao tirar a camisa para comemorar o gol. Agora as duas equipes irão voltar a se enfrentar na segunda e decisiva partida. O Santa é campeão com um empate. O Ipiranga se vencer por 1 gol de diferença leva a decisão para disputa de pênaltis. Para ser

campeão direto teria que vencer por 2 gols de diferença. O local, data e horário desta segunda partida serão definidos nesta semana pela LAD. Como o Araxá Esporte tem uma partida marcada para o Fausto Alvim às 10h da manhã no próximo domingo esta partida poderá acontecer no sábado a tarde ou domingo mesmo após o jogo do Ganso no próprio Fausto Alvim. O Ipiranga jogou com: Rone, William (Jairon) (T ierry), Médice (Leandro), Cristiano, Yure, César (expulso), Maradona (Leonar-

do), Cleitinho, Two, Valtinho (expulso) e Bruno (L uciano). Treinador: Macaquinho. O Santa Terezinha saiu na frente com: Fabinho, Jefinho, Nélio, Tiago Buruta, Marco Túlio (Serginho) (Nilsson), Márcio Careca (Nikolas), Tibica, Leo Cabotiá (Vinicius), Ricardinho, Roberto e Binga (Betinho). Treinador: Pedrinho Madona. O árbitro do jogo foi Ronaldo Vicente auxiliado por Vicente dos Reis e Valter José. O 4º árbitro foi Gilberto Morais e a representante da LAD foi Tatiana do Carmo.

Aprenda e pratique o Xadrez A ginástica da inteligência! - Aulas para alunos iniciantes, intermediários e avançados, de todas as idades a partir dos 4 anos, individual ou em grupo. - Aulas para formação de professores de Xadrez. - Participação nos projetos Xadrez de Rua e Xadrez nas Escolas.

Informações e inscrições na rua Dom José Gaspar, 51-A, Centro (anexo ao Perereca Games), fone (34) 3661-5388


24

CLARIM

ARAXÁ, 30 DE SETEMBRO DE 2011

Os campeões da primeira etapa do 9º Sem Fronteiras

A primeira etapa do 9º Sem Fronteiras de Mountain Bike realizada pela Ciclo Araxá aconteceu no último domingo, 25, no Complexo do Barreiro. A prova foi dividida em 14 categorias e contou com um percurso de 40 quilômetros de muita subida, poeira, pedregulho, single track e terra fofa. O sol muito forte contribuiu para a grande presença do público e os atletas araxaenses fizeram bonito, subindo ao podium mais uma vez. Atletas de diversas cidades da região e do Estado de São Paulo participaram da competição. Confira os resultados $ Tiago Lazaro (Pedal Noturno), 1º lugar, Categoria Júnior; $ Naydson Flaviano Cortes, 1º lugar, Categoria Juvenil; $ Roberto Mansour Lemos (Medalhas Pizza), 1º Lugar, Categoria Veterano; $ Roberto Rocha, 1º lugar, Categoria Over; $ Lucas Santos Gonçalves, 1º lugar, Categoria Kids; $ Guilherme Bernardo Silva, 1º lugar, Mirim; $ Ana Cláudia Borges Martins (CBMM/Ekip Ciclo), 2º lugar, Categoria Feminino; $ Eduardo Tannus (Hotel Virgilius), 2º lugar, Categoria Over; $ Gabriel e Givago, 2º lugar, Categoria Duplas; $ Sergio Pittan, 2º Lugar, Categoria Veterano; $ Romario Barbosa Ferrei-

ra (Ciclo Araxá / Casa do Pão de Queijo), 2º Lugar, Categoria Sub 23; $ Danilo Antonio, 2º Lugar, Categoria Kids; $ Mateus Martins Oliveira Ferreira, 2º Lugar, Categoria Mirim; $ Pedro Ribeiro Cruz Neto (Gordin Racing), 3º lugar, Categoria Sub 23; $ Larissa Cristina Paiva (Hidromania, World Nutrition), 3º lugar, Categoria Feminino; $ Branco e Renato, 3º lugar, Categoria Duplas; $ Marcos Antonio Pereira (Kim), 3º lugar, Máster B; $ Antonio Pereira Avila Neto, 3º lugar, Categoria Kids; $ Alex Sander Ferreira, 4º lugar, Categoria Máster A; $ Elton Ferreira Nogueira (Veinho), 4º lugar, Categoria Elite; $ Messias Ber nardes da Costa, 4º lugar, categoria Veterano; $ Edson e Guilherme, 4º lugar, Categoria Duplas; $ Vitor Hugo Silva Nogueira, 4º Lugar, Categoria Mirim; $ Luis Henrique Paiva (Pimenta / Ciclo Araxá), 5º Lugar, Categoria Elite; $ Leonardo Leandro Matias, 5º lugar, Categoria Máster A; $ Sergio Fur tado Souza Junior, 5º lugar, Categoria Sub 30; $ Fer nando Ribeiro dos Reis, 5º lugar, Categoria Juvenil; $ Guilherme e Felipe, 5º Lugar, Categoria Duplas.

Vítor Amorim Fróis é Campeão Brasileiro de Xadrez Escolar

Aconteceu entre os dias 23 a 25 de Setembro no Centro de Atividades do Trabalhador “Donato Piccirillo na cidade mineira de São Sebastião do Paraíso o Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar 2011. A organização ficou a cargo da FMX (Federação Mineira de Xadrez) com chancela da CBX (Confederação Brasileira de Xadrez). Estiveram presentes aproximadamente 400 enxadristas de 11 estados brasileiros divididos em 24 categorias (1º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1º ao 3º ano do Ensino Médio) ambos na categoria Feminino e Absoluto. Araxá esteve presente com o enxadrista da A cademia Araxaense de Xadrez Vítor Amorim Fróis estudante do 3º ano do Colégio Atena. Vítor representou a terra da “Beja” na categoria 3º ano do Ensino Fundamental. Ele jogou 6 partidas durante três dias de competição e em sua categoria participavam 36 enxadristas dos estados brasileiros de MG, SP, RS, GO, RJ, PR e PB. Na sexta-feira, 23, Vítor confrontou na 1ª rodada o enxadrista goiano Raphael Henrique A. dos Santos e conquistou seu primeiro ponto. No mesmo dia ele derrotou na 2ª rodada o enxadrista paulista Kenzo Augusto Kano Carmo conquistando seu 2º ponto. No sábado, 24, Vítor confrontou na 3ª rodada o enxadrista paulista Vinícius Floriano e empatou. Na 4ª rodada ele derrotou o enxadrista Yuri Monteiro Pinheiro da Paraíba. Vítor conquistou 4,5 pontos derrotando o enxadrista paulista Alberto Tonhati Bonvinini. No domingo, 25, aconteceu a última rodada e Vítor estava liderando o Brasileiro em sua categoria juntamente com o enxadrista paulista Vinícius Floriano, na qual empatou na 3ª rodada. Foi uma rodada emocionante na qual Vítor precisaria vencer seu adversário e torcer para que Vinicius empatasse ou perdesse para o enxadrista Carlos Eduardo Oliveira de

Freitas do Rio de Janeiro. O talento, a dedicação, a vontade, a inteligência e o conhecimento do mestrinho Vítor foi fundamental. Ele derrotou seu adversário Arthur Marques de São Paulo na mesa 1 e ainda viu a derrota de Vinicius na mesa 02. Com esta combinação Vítor sagrou-se Campeão Brasileiro de Xadrez Escolar 2011 na categoria 3º ano do Ensino Fundamental. Um título inédito para a historia do xadrez araxaense. Desde a época do maior enxadrista da historia araxaense “Arthur Rosa” até os dias atuais, a cidade nunca registrou um resultado tão fantástico dentro do mundo mágico das 64 casas do tabuleiro, ou seja, um título tão expressivo. Vítor aos oito anos de idade conquistou um título jamais conquistado por um enxadrista araxaense. Um título que nunca será esquecido! Vítor teve uma preparação para este evento bem plane-

jada e organizada. Durante este ano ele teve tudo que precisava para desenvolver e se preparar para os torneios, em especial este Brasileiro. Teve o apoio fantástico dos pais, a dedicação, o amor ao esporte, a vontade, muito estudo, muita inteligência e treinamento com os três enxadristas da Academia Araxaense de Xadrez: Professor Adriano Pena Ribeiro Lemos, o Instr utor César Romero Júnior de 16 anos de idade e o enxadrista Alexandre Augusto de Oliveira Cobos. Além disso, ele disputou diversos torneios pela região e outros estados que ajudou bastante em sua preparação, pois durante as disputas Vítor aprimorou seus conhecimentos, adquiriu mais experiência, avaliou seus resultados, treinou, ganhou ritmo e deixou o nome de Araxá sempre em destaque no xadrez. Tudo caminhou bem e neste final de semana Vítor

consagrou-se sendo o Número Um do país na categoria 3º ano do Ensino Fundamental. Uma conquista muito difícil que abre caminhos para muitas outras que virão. Vítor voltará aos treinos ainda nesta semana na Academia Araxaense de Xadrez com objetivo de disputar diversos tor neios em Araxá e região durante os meses de outubro e novembro. Na segunda quinzena de novembro Vítor representará Araxá, Minas Gerais e o Brasil no Campeonato Mundial da Juventude que será realizado pela primeira vez na America do Sul. Serão 10 dias de evento na cidade goiana de Caldas Novas. Um evento muito grande com despesas altíssimas. A empresa CBMM já confirmou seu apoio ao jovem araxaense na disputa do Mundial e Vítor aguarda outros apoios, como por exemplo, a Prefeitura Municipal de Araxá.

Araxaenses destacam-se no Brasileiro de Jiu-Jitsu

O 22º Campeonato Brasileiro Interclubes de Jiu- Jítsu foi disputado no último fim de semana, em Uberlândia, quando o Centro Educacional de Judô e Jiu-Jítsu do Mestre Juarez Patrício conquistou o 4º lugar geral. É a segunda vez que Uberlândia sedia o evento que recebe atletas de toda a região e do Brasil. Cerca de mil atletas participaram da competição realizada no Sabiazinho e a maior delegação foi a de Araxá, que somente no infantil contou com 80 crianças. Dentre as 43 academias participantes, a equipe araxaense de jiu-jítsu do mestre Juarez conquistou 58 medalhas, sendo 19 de Ouro, 21 de Prata e 18 de Bronze. Com esse resultado, a equipe araxense ficou na quarta posição geral, à frente da sempre forte e tradicional Leão Dourado, de Belo Horizonte. A campeã foi a Múltipla Escolha, de Uberlândia. Os professores, pais e atletas agradecem o apoio recebido da Prefeitura de Araxá pelo patrocínio no transporte da equipe à Uberlândia.


Jornal Clarim