Issuu on Google+

CIRCULAÇÃO: Abaeté, Biquinhas, Belo Horizonte, Curvelo, Felixlândia, João Pinheiro, Morada Nova de Minas, Paineiras, Pompéu, São Gonçalo do Abaeté e Três Marias.

www.jornalburiti.com.br

INFORMAÇÃO COM QUALIDADE E PROFISSIONALISMO

ANO 04 - NÚMERO 44 - 22 DE ABRIL/2011 A 22 DE MAIO/2011

Proteja as Veredas!

MPE investiga documentos e computadores da Prefeitura Municipal de Três Marias

FOTOS: www.jrnoticias3m.com.br

PÁGINA 03

QUALID ADE ALIDADE

CUL TURA ULTURA

DE VID A VIDA

FOTO: Wellisom Lourenço

FOTO: Paulo Emílio/JBT

Exercícios na piscina Alunos de Três Marias mostram criatividade e talento ganham adep t os em proje t o em concurso de poesia voluntário na AAMM

PÁGINA 05

PÁGINA 06

SOCIEDADE

IEBG rreealiz amília alizaa mais uma FFeesta da FFamília

Homof obia: um pr oblema social? Homofobia: problema

PÁGINA 04

PÁGINA 11


2

E XPEDIENTE Jornal Buriti Diretor de Jornalismo: Paulo Emílio Torga Bellardini Jornalista Responsável: Paulo Emílio Torga Bellardini - MG07665JP Proj. Gráfico e Editoração: Clebiane A. de Lima Endereço: Rua Pernambuco, 180 A - Centro Três Marias (MG) - CEP: 39205-000 Tel: (38) 3754-1237 jornalburiti@gmail.com Para anunciar ligue: (38) 3754-1237 ou 99997649 CNPJ: 05.459.023/0001-82 Impressão: Fumarc "Uma publicação da Speed Produções & Eventos Ltda." "Os artigos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores." O JORNAL BURITI autoriza a reprodução das reportagens desde que citada a fonte.

22 DE ABRIL/2011 A 22 DE MAIO/2011

Na maioria das vezes, ir a Belo Horizonte tem se tornado um teste de paciência para milhares de motoristas. A imagem mostra a chegada à capital mineira pela BR040 sentido Brasília BH, próximo ao município de Ribeirão das Neves, na região metropolitana de Belo Horizonte. Para quem sai de Três Marias ou região é provável que encontre um enorme engarrafamento no acesso a BH. O caos no trânsito e o crescimento da frota de veículos em todo o país nos leva a pensar em como será a situação durante a Copa do Mundo. Se agora está assim, imagina em 2014?

A Lenda da Miosótis LIVR CE EM MG LIVROO RETRA RETRATTA SSAA GA DOS ÍNDIOS KRENAK NO VALE DO RIO DO DOCE No dia 21 de abril, o escritor Francisco Dicampos promoveu o lançamento e noite de autógrafos de seu primeiro livro: “A Lenda da Miosótis”. Trata-se de uma lenda contada há séculos, de geração em geração. Um romance em que o autor descreve sua própria versão. Baseada em fatos reais e mesclado com uma boa dose de mitologia e crença dos índios Tupi-Guarani, a história relata a saga dos índios Krenak, que foram perseguidos, execrados e dizimados por latifundiários gananciosos, com

a conivência do governo ditatorial instituído na época. DIZ A PROFECIA: Emergirá do elemento que nos dá a vida, um guerreiro iluminado que guiará os destinos da nação Krenak, virando uma página negra de sua história. SOBRE O AUTOR: Francisco Dicampos, registrado Francisco de Assis Campos, é mineiro da cidade de Conselheiro Pena, localizada próximo à Aldeia Krenak, no Vale do Rio Doce. Hoje é morador de Três Marias.

Nossos amigos Luciana, Matheus, Paulo e Sabrina na festa do bloco "Pirraça" realizada no Espaço Folia em Belo Horizonte. Shows com Alexandre Peixe e a dupla Jorge & Matheus. Muita animação e ótima presença de público marcaram mais uma festa de micareta na capital mineira. BH é um dos grandes locais onde acontecem eventos voltados para quem gosta do ritmo baiano e do sertanejo elétrico.

Foto: Paulo Emílio/JBT

A denúncia do superfaturamento de salários em alguns cargos de confiança na Prefeitura de Três Marias causou grande indignação nos trimarienses. Também não era pra menos, pois o pagamento que caiu na conta destes servidores, de forma irregular, é dinheiro público que poderia ser investido em melhorias substanciais em prol do coletivo. Suamos a camisa para pagar nossos impostos em dia, engordando os cofres públicos para recebermos em troca um ato de corrupção como este. Isso deve acontecer em vários municípios e esferas públicas do país, pois as prefeituras e órgãos governamentais estão cheios de parasitas e oportunistas. É preciso varrer esses depravados do poder público. Decerto, o prefeito não sabia mesmo desta fraude. Disse repetidas vezes que ele mesmo descobriu os altos valores creditados nos salários destes servidores. Que sentiu-se decepcionado ao nomear cargos de confiança e sofrer este duro golpe. Trata-se de um momento delicado, pois não é hora de prejulgar e acusar outras pessoas, além das que já se confessaram. Difícil para todos nós é esperar a conclusão das investigações. Mas podemos tirar uma grande lição disso tudo. A representação do Ministério Público de Três Marias agiu rápido e com rigor. Dessa forma, temos a sensação de não estarmos perdidos e desamparados perante a lei. O clima é tenso. Por um lado, o prefeito tenta mostrar as importantes obras que tem feito na cidade. Por outro, a oposição tenta focar a gestão municipal nos escândalos dos salários superfaturados e muitos ainda aproveitam o momento para dar início a uma discreta campanha política. Assim como todos os cidadãos de bem, estamos na torcida para que a justiça seja feita.

I MAGEM

DO MÊS

E DITORIAL


3

TRÊ ÇÕE RÊSS MARIAS - INVE NVESSTIGA TIGAÇ ÕESS

CONTINU AM ONTINUAM

MPE recolhe documentos e computadores da prefeitura sabotagem no sistema de informática da prefeitura, principalmente no setor de Recursos Humanos para encobrir a fraude. "O prefeito disse que não tinha tomado providências neste caso, portanto decidimos também investigar a empresa de informática que presta serviços à prefeitura de Três Marias", explicou o promotor. Os outros dois depoimentos foram da ex-secretária de Administração, Neide Vicente de Souza e da funcionária do Hospital São Francisco, a enfermeira Ana Paula Medeiros. "A Ana Paula nos procurou antes, dizendo que estava sendo pressionada e se poderia adiantar o depoimento dela. O que nos trouxe mais informações sobre irregularidades no vencimento dos servidores", declarou José Antônio. A partir das denúncias e dos depoimentos, o promotor decidiu acautelar a busca e apreensão dos documentos. "Eu não tive alternativa, a não ser partir para esta investigação própria, nada mais é do que uma obrigação minha", disse.

SOBRE

A POLÊMICA:

O que diz o pr o preefeit eito Adair Divino da Si lv Bem-t evi vi)) Silv lvaa ((Bem-t Bem-tee-vi A gente tem feito um esforço enorme para adequar as despesas com receita. As demandas não acabam e nem podem acabar. Temos que ser criativos, principalmente em momentos de crise.

FOTO: Sabrina Braga

No dia 15/04 (quinta feira) o promotor de justiça de Três Marias, José Antônio Freitas Dias Leite coordenou uma ação do Ministério Público Estadual na sede da Prefeitura. A operação contou com apoio da Polícia Militar e do Gepp (Grupo Especial de Defesa do Patrimônio Público). Segundo informações do promotor, foram recolhidos 22 computadores e milhares de documentos, principalmente contracheques e folhas de pagamento. Em entrevista a 87 FM, emissora de rádio local, José Antônio Freitas afirmou que a investigação começou após denúncia do Sindicato dos Servidores Públicos de Três Marias (Sinditrema), na qual servidores estariam recebendo vantagens irregulares em seus pagamentos. A partir desta denúncia, o promotor começou a ouvir depoimentos dos envolvidos no caso. O primeiro deles foi o prefeito Adair Divino da Silva, Bem-te-vi que se mostrou surpreso com a situação e disse não saber das irregularidades. O prefeito admitiu que houve uma tentativa de

É um governo sério, o que ocorreu pode ocorrer em qualquer município.

A vida pública nos traz algumas decepções, mas estamos mostrando as obras que estão sendo feitas na cidade. Vão ter que devolver o dinheiro. O município não vai tomar prejuízo. Porque não vou permitir.

As medidas estão sendo tomadas. As pessoas conhecem minha seriedade como gestor público, jamais iria compactuar com esta situação que me deixou muito triste, pois quando você delega poderes às pessoas, elas devem cumprir com rigor. Em momento algum fico de cabeça baixa, tomei as medidas necessárias e continuarei tomando, doa a quem doer. “A mesma caneta que nomeia, exonera”.

FOTO: www.jrnoticias3m.com.br

Tomara que não esteja mais ninguém envolvido, porque se tiver podem por as barbas de molho.

Milhares de documentos foram apreendidos pelo MPE para investigação

Repercussão na imprensa

Foto: Paulo Emílio/JBT

Servidores do Sinditrema fazem protesto pelas ruas da cidade

Jamais irei abaixar a cabeça. Já vivemos situação pior, quando a Polícia Federal cercou a Prefeitura. Ali, provamos que nossas contas estão certas. Fizeram uma devassa nos documentos e computadores.

A notícia do superfaturamento de salários na prefeitura municipal de Três Marias tem ganhado repercussão em toda a imprensa mineira. Uma emissora afiliada à rede Globo de televisão publicou reportagem sobre o assunto. Os salários superfaturados também foi notícia em jornais de grande circulação no estado como O Tempo e Estado de Minas. O promotor pede calma à população, segundo ele é preciso respeitar o princípio constitucional, o qual ninguém pode ser declarado culpado antes de uma sentença. "Temos que ter cuidado, as pessoas tem que contribuir e agir com cautela. Temos fortes indícios de irregularidades, mas é um longo trabalho, pois vamos periciar toneladas de documentos", declarou. O representante do Ministério Público em Três Marias ressaltou que os servidores

da prefeitura colaboraram com a investigação ao disponibilizar todos os documentos solicitados. Sobre a imagem política do prefeito, o promotor prefere não opinar sobre questões políticas, mas alerta: "A Administração Pública hoje tem que mostrar eficiência e as pessoas tem o direito e o dever de votar bem. Só vamos consertar isso educando nossos filhos, deixando para o mundo, pessoas melhores". Devido a grande quantidade de documentos, a investigação não tem um prazo certo para ser concluída. A CLI (Comissão Legislativa de Inquérito) instaurada pela Câmara Municipal já investiga o caso. Nos próximos dias, o Hospital São Francisco também deve ser alvo de uma ação do Ministério Público Estadual. 22 DE ABRIL /2011 A 22 DE MAIO/2011


4

FOTOS: Paulo Emílio/JBT

IEBG realiza mais uma Festa da Família

O salão do clube da Mineira ficou lotado de pais, alunos e professores que participaram das atividades da festa da família

Crianças se divertem com maquiagem

Piscina do clube também foi atração da festa

Mantendo a tradição, a festa da família foi regada a um saboroso almoço na tarde de domingo 22 DE ABRIL/2011 A 22 DE MAIO/2011

No domingo (17/04) o Instituto Educacional Barreiro Grande – IEBG – realizou mais uma tradicional Festa da Família IEBG Pitágoras. A festa aconteceu no clube da A.A.M.M – na vila da Votorantim Metais. Um momento de integração entre escola, pais, alunos e professores regado a muita diversão e lazer com jogos, competições, piscina, brinquedos e claro, o delicioso almoço. Num domingo ensolarado, as atividades começaram por volta das 11h e se estenderam até às 17h. Como em todos anos, a Festa da Família proporciona instantes de boa conversa, alegria, música, dança e sorteio de prêmios. A participação do público foi intensa, principalmente na hora do bingo, uma divertida brincadeira para todas as idades. Com mais esta atividade, o IEBG reforça a aliança pela educação entre escola e família. O compromisso com a ética e ensino de qualidade faz da escola uma das melhores da região. É o IEBG a serviço da comunidade.

O pula pula animou a criançada


5

LÍNGUA... P ÓS - G R A D U A D O EM L Í N G U A PORTUGUESA PELA FACULDADE DE CIÊNCIAS E LETRAS DE SETE LAGOAS – MG BACHAREL EM D IREITO PELA UNIFEMM DE S ETE LAGOAS - MG

FÁBIO NASCIMENTO J ESUINO fabiojes@yahoo.com.br Blog:

fabiojes-palavrassentimentos.blogspot.com

Olá, querido leitor, novamente nos encontramos neste periódico para continuarmos nossas dicas sempre importantes naquilo que se refere à nossa Língua Pátria. Continuaremos nesta edição a tratar do emprego do hífen após o acordo ortográfico celebrado entre os países de Língua Portuguesa. Retomando nosso diálogo, prezado leitor, dever-se-á empregar o hífen: • Nas formações com os prefixos CIRCUM- e PAN-,quando o segundo elemento começa por vogal, M ou N (além e H) como ilustram os exemplos: circum-escolar, circum-murado, circum-navegação, pan-americano, pan-mágico, pan-negritude. • Também nas formações com os prefixos HIPER-, INTER-, e SUPER, quando associados a palavras iniciadas por R (grifarei essas palavras para uma melhor identificação): hiper-requintado, inter-resistente, inter-residente, super-revista. • O mesmo raciocínio se aplica nas formações com os prefixos EX- (quando possuem sentido de um estado anterior ou que já se tenha cessado, ou seja, não existe mais): ex-almirante, ex-diretor, ex-hospedeira, ex-presidente, ex-rei, ex-primeiro-ministro, ex-vicepresidente, ex-vice-reitor, etc. • Também usaremos o hífen nas formações com os prefixos tônicos acentuados graficamente (são aqueles cujos acentos agudos são colocados sobre a vogal mais forte): PRÓ-, PRÉ, PÓS. Estes serão usados com hífen quando a segunda palavra possui vida própria, ou seja, é uma palavra que tem força de substantivo, ex.: PÓS-GRADUAÇÃO, PÓS-TÔNICO, PRÉ-ESCOLAR, PRÉ-NATAL, PRÓ-EUROPEU.

Escolas revelam talento e criatividade em concurso de poesias No dia 18/04 (segunda feira) aconteceu na Biblioteca Municial Lina Cliford de Carvalho a premiação do primeiro concurso de poesias “Três Marias, cultura e história” em homenagem aos 48 anos do município. O concurso foi realizado pela Secretária Municipal de Educação e Cultura (Semec), por meio da Divisão de Cultura com apoio da editora FTD e do banco Itaú. Durante a premiação foram apresentados os dez semifinalistas do concurso. Alunos de escolas públicas e particulares do município mostraram talento e criatividade em seus escritos. A atuação dos professores também merece destaque pelo incentivo à participação de seus alunos. Durante a solenidade de premiação, houve narração de estórias com a artista Ana Flávia da Divisão de Cultura. Estiveram presentes diretores de várias escolas da cidade que acompanharam com entusiasmo as atividades. Em segundo lugar ficou a poesia “As belezas de Três Marias”, de Robert Vinícius dos Santos, aluno da Escola Municipal Professor Jhonsen. Em primeiro a poesia “Três Marias, a bela cidade” de Lívia Silva Pinheiro Leal, aluna do Instituto Educacional Barreiro Grande (IEBG). A Secretária de Educação e Cultura Cléria Maria de Oliveira Mello

FOTO: Paulo Emílio/JBT

NOSSA V IVA !

elogiou o trabalho feito dentro das escolas. “Revelamos verdadeiros talentos da nossa literatura mirim”, completa. A vereadora e diretora do IEBG, Thaís Kênia Castelo Branco parabenizou a equipe de organização e as escolas. “Precisamos alavancar a educação e cultura, estas iniciativas valorizam a educação cada vez mais”, afirmou. A gerente do banco Itaú, Leoni Alves Leite ficou encantada com a organização e enalteceu o conteúdo das po-

esias e a participação das crianças, para ela foi um orgulho ter apoiado esta iniciativa. Leoni disse ainda que o Itaú está aberto às iniciativas culturais, através de uma fundação cultural. De acordo com a coordenadora do concurso, Bárbara Melgaço foram 13 escolas participantes e 57 poesias inscritas. “Não tivemos receio. Já é um tema que as escolas trabalham. Esperamos que as outras escolas participem das próximas iniciativas”, comentou Bárbara.

NÃO SE EMPREGA O HÍFEN NOS CASOS ABAIXO: • Nas formações em que o prefixo ou falso prefixo termina em vogal e a segunda palavra começa por R ou S, devendo estas consoantes duplicarem-se. Ficam assim: antirreligioso, antissemita,contrarregra, contrassenha, extrregular, infrassom, minissaia, biorritmo, eletrossiderurgia, microssistema, microrradiologia. • Nas formações em que o prefixo ou pseudoprefixo termina em vogal e a segunda palavra começa por vogal diferente: antiaéreo, coeducação, extraescolar, aeroespacial, autoestrada, autoaprendizagem, agroindustrial, hidroelétrico, plurianual. • Nas formações por sufixação apenas se emprega o hífen nos vocábulos terminados por sufixos de origem tupi-guarani que representam formas adjetivas, como açu, guaçu e mirim, quando a primeira palavra acaba em vogal acentuada graficamente ou quando a pronúncia exige a distinção gráfica dos dois elementos: amoré-guaçu, anajá-mirim, andá-açu, Ceará-Mirim. Torcendo para que o hífen nunca possa nos separar, despeço-me desejando-lhe, prezado leitor, muita paz, sabedoria e prosperidade. Grande abraço e até a próxima. 22 DE ABRIL /2011 A 22 DE MAIO/2011


6

CLUBE DA AAMM

FOTOS: Wellisom Lourenço

Projeto voluntário estimula qualidade de vida

Professor William comanda treino de hidroginástica no clube da AAMM

Há sete anos nascia o Projeto Social Escolinhas de Base da Associação Atlética Mineira de Metalurgistas (AAMM) em Três Marias. No início funcionava apenas a escolinha de futebol. Em 2009, o professor William da Silva se juntou ao projeto para trabalhar as modalidades aquáticas. Em pouco mais de dois anos, a piscina da AAMM fica movimentada quase to-

dos os dias. O motivo é a dedicação do professor William aliada ao cunho social do projeto, que hoje atende todas as faixas etárias. São proporcionadas aulas de natação, hidroginástica e pilates. A mensalidade é apenas R$5, uma taxa simbólica para custear despesas básicas do projeto. William da Silva é professor de natação há 18 anos. Ele sente orgu-

Na piscina auxiliando as criança na aula de natação

lho deste trabalho, principalmente quanto à proporção que o projeto tomou. “Hoje temos cerca de 400 alunos, formamos ainda uma boa equipe de natação para disputar competições regionais”, declara. E os resultados tem sido satisfatórios. A equipe da AAMM disputou a Copa Minas Gerais de Natação, conquistou várias medalhas em diversas modalida-

Projeto social do Professor William Silva ganha novos adeptos e garante qualidade de vida

MÃE, MEDIDA EXATA DE AMOR E CALOR. MÃE, PERSONIFICAÇÃO DO ABSTRATO QUE TEMOS DE MELHOR NO CORAÇÃO. MÃE, OBRA PRIMA ACABADA E LAPIDADA DE DEUS. MÃE, MANUAL COMPLETO DE BOAS ORIENTAÇÕES PARA UMA VIDA FELIZ! MÃE, TRATAMENTO EFICAZ NA SOLUÇÃO DOS TRANSTORNOS ROTINEIROS. MÃE, AGENTE PROPULSOR DE ALEGRIA VERDADEIRA. MÃE, RECEITA INFALÍVEL NA DEGUSTAÇÃO DO REAL SABOR DA VIDA. MÃE, GARANTIA DE QUALIDADE COMPROVADA, TESTADA E RECOMENDADA. MÃE, INSUBSTITUÍVEL, INDISPENSÁVEL E NECESSÁRIA... A VOCÊ O NOSSO AMOR, O NOSSO CARINHO, O NOSSO RESPEITO E A NOSSA ADMIRAÇÃO... SEMPRE!

22 DE ABRIL/2011 A 22 DE MAIO/2011

des. O professor também anunciou que Três Marias pode ser sede de uma final da Copa ainda neste ano. Além da equipe de natação, o projeto envolve alunos do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). O coordenador do programa em Três Marias, José Augusto conta que os alunos do Peti participam das aulas com muito entusiasmo. São 110 crianças que vão às aulas de natação toda segunda feira. “Estamos com uma proposta para aumentar os dias, pois é um diferencial para nossas crianças”, comenta José Augusto. Um dos destaques é o aluno Pablissom. Portador de necessidades especiais ele é um exemplo de superação. “No começo eu nem pulava na piscina, então o professor me ensinou e hoje quero continuar nadando”, revela. Outro destaque do projeto é a turma da terceira idade, que também faz aulas de hidroginástica na piscina do clube. “Fico muito feliz, em torno de 30 alunas, elas brincam muito e gostam da aula, os benefícios para a qualidade de vida delas são muitos”, relata o professor William, que ainda quer ver a piscina da AAMM cheia de atletas e adeptos dos esportes aquáticos. O professor também pede maior participação dos apoiadores no projeto. Quem se interessar, o telefone de contato é (38) 3754-9140.


7

Cemig informa população sobre alterações no nível do Rio São Francisco Em março, a Cemig enviou uma série de comunicados para a população localizada na região do Médio São Francisco mineiro, após a barragem da Usina de Três Marias, sobre as oscilações no nível do rio. O objetivo era manter a população informada e possibilitar que, com o apoio da Defesa Civil de Minas Gerais e dos demais órgãos competentes, tomassem as medidas necessárias para evitar acidentes e minimizar os prejuízos. Além de informar a população pelas rádios locais, a Cemig utilizou uma rede de comunicação que envolve ribeirinhos, principalmente pescadores, que permitem o alerta com mais agilidade para moradores das margens do São Francisco e de ilhas locais. Os integrantes dessa rede estão localizados estrategicamente ao longo do Rio São Francisco, nos municípios de Três Marias, Buritizeiro, Pirapora, Várzea da Palma e Ibiaí. Ao receberem a informação dos operadores da Usina, eles informam as comunidades vizinhas e alguns barqueiros alertam moradores de ilhas próximas.

FOTOS: Programa Peixe Vivo/Cemig

ELEVAÇÃO DO NÍVEL DO RIO Entre as 21h do dia 19 de março e as 18h do dia 20, o Rio Abaeté teve uma variação de 1,89 metros, atingindo até 4,85 metros. A Usina de Três Marias também precisou realizar uma manobra operativa, abertura do vertedouro, devido às chuvas ocorridas na Bacia do Rio São Francisco, especialmente a montante da hidrelétrica. Como a usina recebeu um volume de água de aproximadamente 4.500 m³/s e liberou até 2.670 m³/s, Três Marias ajudou a minimizar os efeitos da chuva. Em Pirapora, onde a elevação do São Francisco trouxe mais prejuízos, o rio ultrapassou a área de restrição, que é o porto local. Esse limite é determinado considerando o nível que consegue preservar as instalações e a comunidade localizada fora da calha do rio. Antes da elevação, o rio estava com 3m. Em Pirapora, próximo à ponte Marechal Hermes, o rio teve uma elevação de até 1,56m. Próximo aos municípios de São Romão e Januária, o rio subiu mas não ultrapassou a área de restrição, atingindo apenas instalações localizadas dentro da calha do São Francisco. Em abril, após o período de chuvas, o Lago de Três Marias atingiu quase 100% de sua capacidade.

Programa promove reflorestamento em 46 hectares de áreas degradadas O Programa de Reflorestamento de Áreas Degradadas em Bacias Hidrográficas Formadores de Afluentes do Reservatório da Represa de Três Marias, lançado em dezembro de 2009, já promoveu o plantio de mudas de espécies nativas em uma área de 46 hectares (ha). O Programa é realizado em parceria pela Cemig, a EmaterMG, o IEF-MG, a Prefeitura Municipal de Três Marias e associações de produtores rurais. O objetivo é promover a revitalização de afluentes do reservatório com ações de conservação, preservação e recuperação florestal em áreas de mananciais com nascentes, mata ciliar nos rios e áreas de recarga. A Cemig fornece adubos, formicidas e mudas, o IEF garante mourões de eucalipto e rolos de arame farpado para o cercamento e a Prefeitura Municipal de Três Marias transporta todo esse material. Os proprietários rurais parceiros são responsáveis pela reserva e cessão das áreas escolhidas e pela mão-de-obra. A Emater realiza a assistência técnica e a elaboração do projeto. No primeiro ano de execução, um trabalho piloto na sub-bacia hidrográfica do

Ribeirão Extrema Grande, com ênfase no Córrego Bonfim, viabilizou o plantio de 20 mil mudas em uma área de 19,6 hectares. Mais 8 mil mudas foram plantadas em 5 ha nos municípios de Aimorés e Paineiras. O mesmo aconteceu no 2º ano (2010/2011) com o plantio de 26 mil mudas em 26 ha. Dessa vez, as bacias dos ribeirões Olhos d’água e Vereda Grande receberam 40 mil mudas em 26 ha. O plantio foi realizado em parceria com os produtores rurais. A Associação dos Produtores Rurais do Córrego do Bonfim ASBOM participou do plantio em 17 propriedades em dezembro de 2009 e janeiro de 2010. No ano seguinte, a Associação de Produtores Rurais do Vereda Grande realizou o plantio em 25 propriedades. Nos dois primeiros anos, o programa utilizou um recurso de quase R$ 200 mil. As iniciativas desenvolvidas incluem ainda a construção de pequenas barragens de acumulação de águas pluviais e de terraços em curva de nível, a correção de drenagens de estradas rurais, dentre outras propostas para beneficiar o produtor e as bacias hidrográficas locais.

VIVEIRO O viveiro da Cemig ao lado da Usina de Três Marias vem garantindo fomento a trabalhos de reflorestamentos e sendo ponto de apoio para estudos da flora na região e visitação de estudantes. O viveiro foi montado com capacidade para abrigar 40 mil mudas de espécies nativas. Dentre as espécies cultivadas estão ingá, capinxigui, peito-de-pombo, gonçalo alves, aroeira, sangra d’água, guanandi,

cedro, cagaita, mangaba, pau viola, tamboril e ipês. Tecnicamente, o viveiro é denominado de espera ou terminação, pois recebe as mudas produzidas no viveiro da Usina de Itutinga, no Sul de Minas, ainda jovens, já rustificadas ou climatizadas por um período de 60 a 90 dias. O material genético - frutos e sementes - é coletado na região de Três Marias e processado no Laboratório de Sementes da Cemig, em Belo Horizonte.

22 DE ABRIL /2011 A 22 DE MAIO/2011


8

FALA

SÉRIO! A NTÔNIO J ORGE R ETTENMAIER ajrs010@gmail.com

As folhas de outono

Só gostaria de saber por que muita gente e na maioria delas os poetas, gostam de fazer a comparação das folhas das árvores no outono com o fim da vida, de um amor, de qualquer coisa. É claro que neste exato momento alguém deve estar pensando, "é porque no outono elas morrem rapaz!". É mesmo, é? Pois bem! Então vou tentar convencer você a pensar diferente. Se vou conseguir não sei, mas pelo menos, vou tentar. Se no inverno as árvores gostam de sofrer com o frio e se despem de qualquer vestimenta, umas parecendo anoréxicas de tantos galhos secos, outras obesas mórbidas de tronco e galhos robustos, na primavera começam a soltar novos brotos, novas folhas, tão tênues e de um verde tão inocente, que me fazem lembrar a saída da puberdade com os primeiros e secretos versos de amor. Já no verão o verde se torna mais forte, escuro, consistente, cheio de clorofila e charme, como se chamando ao romance e a paixão. Mas é no outono que demonstram toda sua beleza, suavidade e vida. Jamais vou esquecer, por exemplo, o caquizeiro que havia na entrada da casa de minha mãe, e que todos os anos no outono, se vestia de folhas coloridas, verdes, amarelas, laranjas, vermelhas, marrons... Como se em um autêntico festival de vida! Cômico pensar que passava o ano inteiro pela árvore e não notava sua presença. Só no outono! Quando então até colecionava algumas de suas folhas coloridas! Assim como ele, muitas outras estão por aí iniciando a coloração de suas folhas. Tenho certeza de que se você prestasse um pouco mais de atenção, quem sabe conforme sua idade, até poderia notar algumas folhas coloridas em seus galhos. Eu tenho. Você não? Então espere, que as suas ainda virão, mas, por favor... Não deixe que morram antes de se encherem das cores da vida. ANTONIO JORGE RETTENMAIER, CRONISTA, ESCRITOR E PALESTRANTE, MEMBRO DA AGEI, ASSOCIAÇÃO GAÚCHA DOS ESCRITORES INDEPENDENTES. ESTA COLUNA ESTÁ EM MAIS DE OITENTA JORNAIS IMPRESSOS E ELETRÔNICOS DO BRASIL E EXTERIOR. CONTATOS AJRS010@GMAIL.COM.

22 DE ABRIL/2011 A 22 DE MAIO/2011

Três Marias realiza etapa municipal dos Jogos Escolares de Minas Gerais Nos dias 22 a 25/03, Três Marias foi sede da etapa microrregional dos Jogos Escolares de Minas Gerais – Jemg. De acordo com o coordenador Waldney Magela da Silva, os jogos aconteceram no Ginásio Poliesportivo Manuel Nardi e contou com participação de dez escolas das redes públicas e privadas e aproximadamente 268 alunos-atletas, foram realizados 34 jogos. Participam do JEMG alunos do ensino fundamental e médio das escolas públicas e particulares do Estado. Os Jogos acontecem em 4 etapas (municipal, microrregional, regional e estadual), em dois módulos. Módulo I, com alunos de 12 a 14 anos e Módulo II, de 15 a 17 anos. As modalidades disponíveis no JEMG são: atletismo, atletismo PCD, basquete, futsal, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, peteca, taekwon-do, tênis de mesa, vôlei e xadrez, nos naipes masculino e feminino. A segunda etapa dos Jogos Escolares é a microrregional. São 683 municípios inscritos e mais de 1500 escolas. O Minas Olímpica/Jogos Escolares de Minas Gerais é uma alternativa de inserção social e de expressiva geração de empregos diretos e indiretos. A etapa regional acontece de 27 de junho a 2 de julho em Arcos, Bocaiúva, Cataguases, João Monlevade, Pouso Alegre e Uberaba.

Atletas de Três Marias também participam do Jimi Mais uma vez a etapa microrregional dos Jogos do Interior de Minas – Jimi - aconteceu em Corinto entre os dias 19 a 24/04. Três Marias registrou boa participação nesta etapa, conquistando bons resultados no basquetebol masculino e voleibol feminino. No basquete, a equipe trimariense ficou em segundo lugar, perdeu apenas para Diamantina, o que mostra grande evolução desta modalidade no município. Já no futsal feminino, as jogadoras de Três Marias terminaram na sexta posição, pois enfrentaram fortes adversárias. Nossos atletas do futsal masculino não tiveram bom desempenho desta vez, ficando na quinta colocação. O handebol masculino também não teve muita sorte e acabou em sétimo lugar. As meninas do voleibol garantiram o primeiro lugar e, mais uma vez, confirmaram o favoritismo e no vôlei masculino, Três Marias ficou em terceiro. Segundo a organização, a tabela de jogos da próxima etapa deve ser publicada no dia 17/06.


9

População de Três Marias vai receber mais duas grandes obras: a Praça da Juventude e a Praça Cristo Rei AC ONS TRU ÇÃ OD AS PRA ÇAS D A JU VENTUDE E CRIS TO REI ABREM MAIS DOIS NO VOS EESP SP AÇOS QUE ME SCLAM PRÁ TICA EESPOR SPOR TICONS ONSTRU TRUÇÃ ÇÃO DAS PRAÇAS DA JUVENTUDE CRIST NOV SPA MESCLAM PRÁTICA SPORTIVA , LAZER E C ONVIVÊNCIA AMBÉM FFARÁ ARÁ P AR TE D A RE ALID ADE DE TRÊ ÇAS A O EMPENHO CONVIVÊNCIA ONVIVÊNCIA.. TUDO ISSO ISSO,, EM BREVE, TTAMBÉM PAR ARTE DA REALID ALIDADE TRÊSS MARIAS GRA GRAÇAS AO DA A TU AL ADMINIS TRA ÇÃ O MUNICIP AL ÇÕE ARA O CRE SCIMENT OD A QU ALID ADE DE VID A NA CID ADE. ATU TUAL ADMINISTRA TRAÇÃ ÇÃO MUNICIPAL AL,, QUE INVENTE EM A AÇ ÕESS P PARA CRESCIMENT SCIMENTO DA QUALID ALIDADE VIDA CIDADE. De acordo com o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Esporte e Turismo, Elias de Assis Oliveira, a empresa responsável pela obra é a Potencial Construções e Engenharia Ltda. “Estamos apenas aguardando ordem de serviço da Caixa Econômica Federal para iniciar as obras”, comemora mais essa grande conquista, da atual administração, para o povo de Três Marias. PRAÇA CRISTO REI No dia 18 de abril foi a vez da abertura da licitação, que definiu a empresa que

irá construir a Praça Cristo Rei, no Bairro São Jorge. De acordo com Elias de Assis, o valor licitado foi de R$ 250.248,32 (Duzentos e Cinquenta Mil, Duzentos e Quarenta e Oito Reais e Trinta e Dois Centavos) e a empresa responsável será a MHM. “A Praça Cristo Rei é um sonho da comunidade, que virou compromisso da atual administração e vai, com certeza, embelezar o Bairro São Jorge e, ao mesmo tempo, transformar-se num espaço de convívio entre as pessoas”, esclareceu Elias. O secretário, adiantou ainda, que as obras serão iniciadas em breve.

Prefeito assina documento do contrato da Praça da Juventude com representante da Pottencial Construções e Engenharia Ltda.

No dia 11 de abril foi aberta a licitação, que escolheu a empresa, que será a responsável pela construção da Praça da Juventude, localizada na Avenida Campos Gerais, no Distrito Pequenas Empresas. A Praça, que é uma das ações do Governo Federal que visa democratizar a prática esportiva no País, bem como incentivar e desenvolver a promoção da inclusão social terá a seguinte in-

fraestrutura: campo de futebol society; quadra de vôlei de praia; quadra poliesportiva coberta; pista de caminhada; teatro de arena; pista de skate; centro de convivência com sala de ginástica, espaço para 3ª idade, sala de reunião, administração e vestiário; pista para salto e área para exercícios de musculação, todo o complexo será construído num espaço de 7 mim m².

Bor da deir as de Andr equicé Borda dadeir deira Andrequicé expõem tr abalhos na trabalhos Assembléia de Mina ais Minass Ger Gerais No período de 29 de março a 19 de abril, a Galeria de Artes da Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais abriu espaço para receber O Risco do Bordado em comemoração ao Dia Nacional do Artesão, comemorado em 19 de março. O trabalho desenvolvido pelas Bordadeiras de Andrequicé foi um dos selecionados para a exposição, que apresentou peças produzidas em onze regiões de Minas e contemplou 14 grupos culturais e artistas de diferentes épocas, para ocasiões e ritos variados. De acordo com informações da Assessoria de Comunicação da Assembléia a matéria-prima utilizada na mostra deste ano foi o bordado, em suas diversas formas e nuances, realizados pelos artesãos espalhados por todo o Estado de Minas Gerais. As Bordadeiras de Andrequicé se inscreveram para exporem na Galeria de Artes da ALEMG graças ao incentivo que receberam da Cemig - Peixe Vivo, na ocasião em que integraram a Feira Natalina na sede da empresa, em Belo Horizonte. Para a Secretária Municipal de Educação e Cultura, Cléria Maria de Oliveira Melo, o fato das Bordadeiras participarem de vários eventos pelo Estado e pelo País demonstra a criatividade e riqueza cultural da região.

Para o presidente da ALMG, Deputado Dinis Pinheiro, a arte do bordado constitui uma das mais irrigadas atividades em nossa vida coletiva e gera recursos econômicos, levando aos admiradores autênticas manifestações artísticas mineiras. A Assembléia contou com a parceria da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Copasa, Sebrae-MG - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - e do Centro de Artesanato Mineiro para realização da exposição. Os artesãos que participaram da mostra são artistas da Associação Barralonguense de Bordadeiras e Artesãos, de Barra Longa; Bordadeiras de Andrequicé, Bordados Douro Preto, Glaura, de Ouro Preto; Bordados Matizes Dumont, de Pirapora; Centro de Art-Bordados de Esmeraldas; Cooperativa Dedo de Gente, de Curvelo; Família Siqueira, de Barra Longa; Maria Arte e Ofício, de Belo Horizonte; Maria da Conceição M. Siqueira (Mariinha), de Sabará; Marilene Alair, de Lagoa Dourada; Nayla Starling, de Sabará; Naná Chaves, de Bambuí; Rota do Kilt, de Belo Horizonte; e Terezinha Gazzinelli, de Teófilo Otoni. 22 DE ABRIL /2011 A 22 DE MAIO/2011


10

CARREIRA & N EGÓCIOS CONSULTOR, PROFESSOR E PALESTRANTE EM VENDAS, ATENDIMENTO, LIDERANÇA, MARKETING EMPRESARIAL E DIGITAL, TECNOLOGIA, CARREIRA, DESENVOLVIMENTO PESSOAL E MOTIVAÇÃO.

A NDRÉ V INÍCIUS ENVIE PERGUNTAS, OPINIÃO, CRÍTICAS, DÚVIDAS, SUGESTÕES E SOLICITAÇÕES ATRAVÉS DO E-MAIL: andre@andrevinicius.com

ATENDIMENTO: Simplicidade em primeiro lugar – O bom atendimento é aquele surpreendentemente simples e sem firulas. O arroz com feijão do atendimento consiste em satisfazer o seu cliente. Não é preciso inventar coisas extraordinárias e realizar malabarismos para que o cliente fique encantado. Faça apenas o que é correto. Simplicidade é tudo. M A R K E T I N G : Relação com o e-consumidor – Sua empresa possui uma estratégia de marketing voltada para a web? Como está seu relacionamento com o e-consumidor? Quais ações você tem implementado para agradar ao consumidor que freqüenta redes sociais, escreve em blog e tem participação ativa na Internet? VENDAS: Você é apaixonado por isso? – Qual é a sua ligação com o universo das vendas? Você é apaixonado pelo que faz? Ser vendedor te dá prazer? A paixão pela profissão é o que diferencia o vendedor que bate metas do medíocre. Profissionais apaixonados por vendas fazem do “não” do cliente o desafio para vender mais. FINANÇAS: Controle total – A gestão financeira eficaz é centrada no controle minucioso de tudo que entra e sai. Desde um clip até uma borracha, tudo deve ser lançado. Lembre-se de que um centavo que seja não pode ser desperdiçado ou se perder em itens não lançados. Todo tostão é dinheiro da empresa. LIDERANÇA: Seu estilo – Um dos grandes erros de quem deseja se tornar um líder de sucesso é tentar imitar a personalidade de outros líderes. Um líder deve imprimir o seu próprio estilo e personalidade em suas ações. O seu jeito, a sua forma de liderar é que te fazem ser único e se tornar inesquecível para seus liderados. EMPREENDEDORISMO: Inconformismo – Empreendedores precisam ser inconformados por natureza. As grandes idéias e realizações surgem quando alguém não está satisfeito com alguma coisa e assim buscam uma solução como forma de resolver algum problema. O inconformismo precisa estar presente no empreendedor, pois só assim este será capaz de superar os próprios limites.

R ECURSOS H UMANOS : De olho nos talentos – Ficar “antenado” sobre novos talentos para a empresa é papel do Rh. Observar outras empresas, universidades e cursos é uma boa oportunidade para descobrir bons profissionais que podem fazer a diferença dentro da organização. FRANCHISING: Marca forte não quer dizer sucesso – Se engana quem pensa que basta adquirir uma franquia de marca conceituada no mercado que o sucesso está garantido. O sucesso é o resultado de trabalho duro e profissionalismo. Uma marca forte ajuda mas não dá garantias de que o negócio vai prosperar.

Sinopse Nos dias finais do reinado de Marcus Aurelius (Richard Harris), o imperador desperta a ira de seu filho Commodus (Joaquin Phoenix) ao tornar pública sua predileção em deixar o trono para Maximus (Russell Crowe), o comandante do exército romano. Sedento pelo poder, Commodus mata seu pai, assume a coroa e ordena a morte de Maximus, que consegue fugir antes de ser pego e passa a se esconder sob a identidade de um escravo e gladiador do Império Romano

In õe écnic as Infformaç ormaçõe õess TTécnic écnica TÍTULO NO BRASIL: Gladiador TÍTULO ORIGINAL: Gladiator PAÍS DE ORIGEM: EUA ATORES: Russell Crowe, Joaquin Phoenix, Richard Harris, Djimon Hounson.

TEMPO DE DURAÇÃO: 155 min ANO DE LANÇAMENTO: 2000 GÊNERO: ÉPICO DIREÇÃO: Ridley Scott

ADMINISTRAÇÃO: Taxa de crescimento – Toda empresa tem como princípio gerar lucro e crescer. Você, como administrador, deve ter em mente a taxa de crescimento desejada para os próximos anos. Estipular este objetivo serve como parâmetro de crescimento para comparar suas estratégias com os resultados esperados. CARREIRA: Entre o céu e o inferno – A busca por resultados a qualquer custo transforma a vida do profissional em uma gangorra que flutua entre o céu e o inferno. Saber equilibrar a emoção pra lidar com os extremos é sem dúvida um dos grandes diferenciais de quem está preparado para trilhar o caminho do sucesso. L ITERATURA : A Estratégia do Oceano Azul - Como Criar Novos Mercados e Tornar a Concorrência Irrelevante - O livro apresenta uma nova maneira de pensar sobre estratégia, resultando em uma criação de novos espaços (o oceano azul) e uma separação da concorrência (o oceano vermelho). Os autores estudaram 150 ganhadores e perdedores em 30 indústrias diferentes e viram que explicações tradicionais não explicavam o método dos ganhadores. Autores: W. Chan Kim e Renée Mauborgne. Editora: Campus. DICIONÁRIO: Overhead: Despesas operacionais. FRASE: Lucro - “O lucro é conseqüência do serviço prestado, não do negócio realizado”. (Rolim Amaro)

BLOG DO PROFESSOR: CONTEÚDO - ARTIGOS, PODCASTS, NOTÍCIAS, VÍDEOS, E-ZINES, FRASES, HISTÓRIAS DE SUCESSO, LIVROS E MUITO MAIS INFORMAÇÃO PARA SUA EMPRESA E evinicius.c om .andre vinicius.com om. PARA CONHECER UM POUCO CARREIRA VOCÊ ENCONTRA EM www.andr evinicius.c om .andre vinicius.com om. SIGA-ME NO MAIS SOBRE ANDRÉ VINÍCIUS ACESSE O SITE www.andr TWITTER : @professorandre 22 DE ABRIL/2011 A 22 DE MAIO/2011

BOM FILME

INTERNET BANDA LARGA É AQUI!

TEL:. (38 38 660 38) 3377 54-2 54-2660 WWW .3MARIASNET WWW.3MARIASNET .3MARIASNET.. C OM.BR RUA CEARÁ, 16 - SALA 202 - CENTRO - TRÊS MARIAS-MG


11

ENTRE ELAS S ABRINA B RAGA JORNALISTA

buritientreelas@yahoo.com.br

HOMOFOBIA: um problema social? De um tempo pra cá ouvimos muito a mídia geral tratar do termo homofobia. Mas você sabe o que isso significa e as implicações disso? Aqui no Entre Elas procuro abordar sempre temas atuais e interessantes e esse especificamente vem me chamando a atenção. Antes de tudo a homofobia carateriza-se por certo preconceito contra os homossexuais que alguns indivíduos sentem. Diante dessa repulsa as pessoas consideradas homofóbicas podem ter reações incomuns ou até mesmo violentas contra homossexuais, ou seja, pes-

soas que se relacionam com outras do mesmo sexo. Ano passado, durante a exibição da 10ª edição do Big Brother Brasil, o tema homofobia ganhou certa notoriedade quando Marcelo Dourado, que inclusive ganhou a edição do programa, foi acusado pelo homossexual Dicésar de ser homofóbico por causa de alguns comentários. Para Dicésar o fato de Marcelo afirmar que freqüentava baladas em "dias héteros", ou seja, quando o evento não era LGBTs (lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros) , significava aversão do brother aos gays. O fato ganhou muita repercussão e a comunida-

de de gays e simpatizantes se voltaram contra Dourado. Pronto estava dada a largada para mais um tema que substituiria o bulling nas escolas! Eu sou contra todo e qualquer tipo de preconceito, mas acho estranho e confuso o fato de qualquer expressão de opinião, de repente, tornar-se um crime! Isso seria preconceito? Estão percebendo como isso é complicado? O simples fato de eu afirmar que não podemos, às vezes, expressar opinião pode, ao olhar de muitos, soar preconceituoso. Mas voltando à homofobia o tema me chamou atenção e procurei me informar sobre isso em Três Marias. Não há na cidade relatos recentes de crimes contra homossexuais, mas o preconceito existe e é grande. O Entre Elas conversou com três jovens, que pediram para ter a identidade preservada. Todos afirmaram ser heterossexuais, mas inseridos em grupos de amizades onde existem homossexuais masculinos e femininos. A estudante M.O tem 16 anos, disse que tem um amigo que cresceu junto dela e que é homossexual. "Quando ele assumiu isso meus pais não ficaram criticando, não sei ao certo a opinião deles porque não cheguei a discutir o assunto, mas pelo o que eu conheço deles estão numa boa.Eles já conviveram com ele e sabem que ele é uma pessoa como qualquer outra e que sempre vai estar disposto a ajudar a quem precisa". Mas a aceitação que M.O encontrou em casa em relação ao amigo gay não acontece sempre. Por ela ter amigos gays percebe muita coisa na rua como, por exemplo, olhares tortos e comen-

tários. "A maioria é rejeitado no mercado de trabalho por causa da opção sexual. Isso é um absurdo! Acho que o estilo não muda o caráter, então o que importa é o que a pessoa realmente é por dentro e não se ela gosta de homens ou mulheres". Para o jovem R.A.O de 17 anos o brasileiro deveria deixar de ver o homossexualismo com tanto preconceito. "Em outros países é simplesmente aceitável pela população o fato de uma pessoa ser gay e não existem tantas agressões, seja verbal ou corporal". E é sobre a que R.A.O se refere que se baseia a homofobia: o preconceito traduz-se em agressão verbal ou física. P.C.P tem 16 anos, é uma jovem de muitos amigos que lamenta a visão que a própria família tem a respeito dos homossexuais. "Minha família tem muito preconceito ainda, não souberam lidar com a situação de haver muitos gays hoje em dia. Espero que eles não demorem a enxergar que estamos evoluindo". O que notamos de fato, pelos argumentos dos jovens, é a necessidade de aceitação perante a sociedade. E nós? Como agiremos? O Entre Elas convida você leitor a pensar melhor, a repensar a situação que os homossexuais enfrentam atualmente. Se uma pessoa opta por romper padrões impostos e prefere se relacionar sexualmente com uma pessoa do mesmo sexo significa que ela não seja digna? Vamos dizer não ao preconceito, seja ele qual for. Vamos nos aceitar como somos, com nossas opções e diferenças!

IMC e IAC: a matemática da gordurinha em excesso Talvez um homem não saiba o que significa IMC e nem tenha ouvido falar. Quem dirá IAC, a nova equação para calculo dos excessos de peso. Mas as mulheres, em sua grande maioria, sabem como calcular o IMC (Índice de Massa Corporal) e repetem a continha a torto e a direito, na esperança de que o resultado alcance níveis mais satisfatórios na tabela. Pois bem, o IMC, usado para saber se você está dentro ou fora do peso ideal em relação a sua altura, pode ser substituído pelo IAC (Índice de Adiposidade Corporal). Essa nova forma de cálculo foi desenvolvida por pesquisadores da Universidade do Sul da Ca-

lifórnia, em Los Angeles, e revela a porcentagem de gordura acumulada no corpo. Pelo fato desse método identificar a quantidade de gordura que está sobrando, ele é considerado mais preciso que o IMC pelos próprios pesquisadores. Isso porque o cálculo desconsidera o peso da massa muscular do indivíduo, o que evita que pessoas musculosas sejam consideradas com sobrepeso. O que pega na hora de efetuar os cálculos é sua habilidade em efetuar contas matemáticas uma vez que temos que calcular a raiz quadrada de nossa altura. Mas nada que uma boa calculadora não resolva, ou mesmo

a internet, já que existem sites que fazem o calculo pra você. A FÓRMULA UTILIZADA É A SEGUINTE: IAC= Quadril /(Altura X Raiz da Altura) – 18 TABELA DO IAC HOMENS Entre 8 e 20 = adiposidade normal De 21 a 25 = sobrepeso Acima de 26 = obesidade MULHERES De 21 a 32 = adiposidade normal De 33 a 38 = sobrepeso Acima de 39 = obesidade 22 DE ABRIL /2011 A 22 DE MAIO/2011



JORNAL BURITI EDIÇÃO 044