
1 minute read
A questão do sábado
No capítulo 12 de Mateus inicia uma crescente oposição à Jesus. A primeira situação que Jesus enfrentou foi sobre à questão do sábado. Os fariseus, ferrenhos defensores da Lei, entendiam que o sábado era mais importante que o homem. O homem não podia fazer nada no sábado, era contrário à Lei, segundo a interpretação dos Fariseus.
Os discípulos de Jesus estavam com fome e colheram espigas no dia de sábado. Os Fariseus não perdoaram, começaram a criticar à atitude dos discípulos de Jesus e disseram: “Os teus discípulos estão fazendo o que não é permitido no sábado”. Jesus responde dando exemplo do que Davi fez no dia de sábado quando teve fome. O texto de I Samuel 21.1- 6 relata que ele e seus companheiros comeram o pão da proposição (pães consagrados que só os Sacerdotes poderiam comer). Depois, Jesus disse a eles que Ele era maior que o templo e que queria misericórdia e não sacrifício. E enfatizou que o Filho do homem é Senhor do Sábado. Quando Deus criou todos os dias,
Advertisement
Ele viu que tudo era bom. Ao criar o sábado, Ele fez para que o homem pudesse desfrutar de um repouso/descanso.
A atitude dos fariseus era colocar o sábado acima do homem, Jesus coloca o homem acima do sábado.
Quando Jesus cura a mão atrofiada de um homem no dia de sábado, novamente os fariseus criticam essa atitude. Jesus responde da seguinte forma: “Quem de vós é o homem que, se tiver uma só ovelha e num sábado ela cair num buraco, não a pegará e a tirará de lá?” A grande maioria concordava que o animal não poderia ficar no buraco e Jesus, sabendo disto, disse: “Quanto mais vale um homem do que uma ovelha! Portanto, é permitido fazer o bem no sábado”. Os fariseus eram incoerentes, valorizavam mais o animal do que as pessoas e Jesus faz ao contrário, Ele valoriza o ser humano.
Devemos entender que Deus deve ser adorado independente de qual dia da semana for. Ele deve ser adorado todos os dias. Em Salmos 118.24 diz que “Este é o dia que o Senhor fez, devemos nos regozijar e alegrar nele.”
Siga a Cristo e desfruta do verdadeiro descanso que Ele oferece.
Jonathan Salgado pastor da Igreja Batista Memorial de Jacarepaguá - RJ
A primeira carta do apóstolo Paulo aos Coríntios reputo como uma das mais desafiadoras, pois além dele ter que tratar com problemas morais na comunidade, com a tentativa de alguns em diminuir seu apostolado, com a divisão da membresia, ele teve que lidar com uma Igreja que estava encantada com uma retórica pagã e não com a pregação do Evangelho de Jesus Cristo. Para contrapor essa prática, ele chega e escrever: “Eu mesmo, irmãos, quando estive entre vocês, não fui com discurso eloquente nem com muita sabedoria para lhes proclamar o