3 minute read

Cristo é a porta para a vida completa

“Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens” (Jo 10.9).

Porta é o instrumento que providencia a comunicação entre o que está do lado de fora e o que se encontra do lado de dentro. Quando Jesus se apresentou como “a Porta”, Ele excluiu os meios humanos que nós usamos para transcender as limitações espirituais que caracterizam as dimensões humanas: “Eu sou a e gosta tudo para agora, não tendo paciência alguma de esperar. Quando pede algo ao Senhor, em oração, parece até que “manda nele” e exige que sua vontade prevaleça.

Advertisement

Devemos confiar mais em Suas ações. Agradecer mais do que reclamar. Entregar-se mais à Sua soberana vontade. Ele já está realizando grandes porta. Quem entrar por Mim será salvo: poderá entrar e sair e achará comida...” (João 10.9). coisas em nosso viver diário que passam até mesmo despercebidas pela nossa total falta de atenção. Tenha certeza de que essa passagem bíblica escrita por Paulo é uma porção preciosa da Palavra de Deus para a vida diária dos que creem no Senhor. Esteja certo de que tudo que Ele faz é bom e pensando em nosso bem. n

Jesus Cristo não veio ao nosso mundo para fundar uma religião: Seu propósito foi usar Seu poder criador, apresentando-se como a ponte de comunicação entre nossa realidade terrena e o mundo não mensurável do Criador. A grande revelação que Cristo nos faz é: “Eu vim para que as ovelhas tenham vida: a vida completa” (Jo 10:10).

Decisão sábia

Cleverson Pereira do Valle pastor, colaborador de OJB

Toda decisão que tomamos tem consequências. Há decisões sábias e decisões tolas. Quando Ló decidiu ir para as campinas (Região de Sodoma e Gomorra), foi uma decisão tola. Ele ficou encantado com a paisagem da região, enquanto a decisão de Abraão foi sábia. Ele decidiu obedecer às ordens de Deus.

Durante a vida toda temos que tomar decisões, alguns exemplos de decisões que tomamos: escolha do nome do filho (a), onde estudar, o que estudar, onde trabalhar, em que lugar morar, casar-se ou não se casar, enfim, temos que fazer boas escolhas, ou seja, escolhas sábias. Quando nossas escolhas são tolas sofremos muito as consequências de nossa péssima escolha. A Bíblia diz que o rei Davi escolheu ter um relacionamento extraconjugal com Bate Seba. Foi uma decisão tola, o resultado desta decisão foi a morte da criança, a repreensão do profeta Natã e a mancha que ficou em sua vida por não decidir sabiamente.

Precisamos tomar decisões sábias, que glorifiquem a Deus, que Cristo seja honrado. Devemos orar muito antes de tomar qualquer decisão. É necessário pedir a orientação de Deus para decidir entre o que devemos ou não devemos fazer. É preciso estar em sintonia com Deus, fazendo a vontade dEle sempre, pois a Sua vontade é boa, perfeita e agradável. Antes de tomar qualquer decisão, não esqueça destes passos: oração e leitura da Palavra de Deus.

Li na minha adolescência o livro de Jayme Kemp a respeito com quem deveria se casar. Ali, ele trouxe muitos con- selhos sábios para tomada de decisão.

Tomada de Decisão é uma matéria que tenho prazer de lecionar no Instituto Haggai, e é maravilhoso quando temos o feedback dos alunos que entenderam a proposta bíblica a respeito da tomada de decisão.

Que você avalie todas as propostas da vida e em sintonia com Deus tome a decisão sábia; cuidado com decisões tolas, as decisões que trarão prejuízo, trarão dor de cabeça para você.

Que possamos escolher sempre o lado certo, o lado que Deus quer que sigamos. n

Jane Esther Monteiro de Souza de Paula Rosa redatora da revista Educador

A palavra método é simplesmente descritiva de processos e técnicas usadas por um professor para comunicar informações aos alunos. Como as classes diferem em interesses, capacidade mental e capacidade de atenção na Escola Bíblica, o professor deve usar métodos de ensino apropriados para seu grupo. Isso é o que deveria ser feito, mas nem sempre é assim. As crianças têm características de aprendizagem que diferem consideravelmente das dos adultos, portanto, métodos de ensino que podem ser muito eficazes com adultos não necessariamente alcançarão a comunicação com as crianças.

Objetivo da aula

Outro fator importante é o objetivo da aula. Quais objetivos devem ser alcançados no período de sala de aula? Os objetivos escolhidos podem ser alcançados melhor por meio de uma grande participação dos alunos, ou eles exigem a transmissão de uma porção generosa de conteúdo? Além da preocupação crucial com a teologia bíblica, não há nada mais importante na preparação para ensinar do que o esclarecimento dos objetivos.

Uma das maiores dificuldades e é coletiva é a construção desajeitada de objetivos de ensino

Uma das maiores dificuldades e é coletiva é a construção desajeitada de objetivos de ensino. Como Findley Edge bem nos lembrou, em seu livro, “bons objetivos de ensino devem ser breves o suficiente para serem lembrados, claros o suficiente para serem escritos e específicos o suficiente para serem alcançados”. (Teaching for Results, Broadman Press, Nashville, Tennessee).

As ênfases mais recentes concentram-se na necessidade de formular objetivos em termos de comportamento do aluno. Por exemplo, em vez de

This article is from: