Psicanalista promove evento de terapia em grupo para superação de traumas
De jingles a comícios: confira a corrida eleitoral em Santa Cruz e região
ECONOMIA
Santa Cruz arrecadou R$ 35 milhões e meio em impostos
Sábado, 7 de setembro de 2024 | Santa Cruz do Rio Pardo | São Paulo
CULTURA p.
Mundo de Monteiro Lobato chega em Bernardino de Campos
2024
Ipaussu: confira principais propostas dos candidatos
Candidatos apostam na modernização do município
Giovana Dal Posso | jornalismo@jornalatual.info
Na tabela a seguir, o Atual apresenta as principais as proposituras em cada tema dos candidatos à prefeitura de Ipaussu, Aninha (REPUBLICANOS) e Luizão (PSD). Aninha realizou sua coligação com os partidos Progressistas ( PP), Partido Socialista Brasileiro e União Brasil (UNIÃO). Já Luizão coligou com o Partido Liberal (PL) Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) e Podemos (PODE). Confira:
Implantação de biblioteca digital; Ampliação do plano piloto de escola em tempo integral; Criação e implantação da Ouvidoria educacional; Implantação do curso de empreendedorismo nas escolas, aos sábados; Projeto “Quem planta esforço colhe sucesso”; Cursos preparatórios para ENEM e pré-vestibular; Programa “Olho Vivo”; Programa “Creche 12 meses”
Separar as etapas do Ensino Fundamental em escolas diferentes; Expandir o horário de funcionamento das creches; Oferecer atendimento oftalmológico nas escolas; Continuar com o programa Pediatra na Creche; Implementar cursinhos pré-vestibulares; Implantação de um centro de atendimento a autistas; Equipar as salas de aula com recursos tecnológicos; Introduzir aulas de programação e robótica; Criar o Cartão Uniforme; Implantar uma Escola Modelo Bilíngue;
Programa “Emprega Ipaussu”; Incentivar a criação das cooperativas de trabalho; Promover o reordenamento das Feiras Livres de Ipaussu. Atrair novas empresas e investimentos; Oferecer incentivos fiscais e benefícios para empresas; Promover feiras de emprego e workshops.
Implantar o Centro de Qualificação Profissional e de inclusão digital; Implantar serviço de proteção social para pessoas com deficiência e idosos.
Programa “Cartão Social”; Implantação de hortas Comunitárias; Instalação de uma piscina aquecida na Creche do Idosos; Construir uma sede para o Conselho Tutelar; Ampliação da Padaria Artesanal; Criação do Projeto da Guarda Mirim; Reforma do Fundo Social.
Meio Ambiente e Agricultura
Implantação de Programa de extensão rural; Programa de conscientização do uso correto de agrotóxicos; Distribuir sementes; Programa “Estrada Boa”; Possibilitar a ida de agricultores a feiras e eventos. Programa “Cidade Sustentável”; Projeto “Nasce uma Criança, Planta-se uma Árvore”; Ecopontos para receber RCC, galhos e outros materiais; Apoiar a cooperativa de reciclagem local Criar o Centro de Zoonoses.
Cultura, Esporte e Turismo
Impulsionar o turismo na represa Xavantes; Programa de turismo rural; Assessoria para a implantação de novos hotéis e pousadas; Incentivar o agroturismo, o turismo rural e o ecoturismo; Implantar novos espaços de esporte, lazer e recreação; Programa “Circuito Turismo Municipal”; Projeto “Capacita Mais”
Festival Cultural Anual; Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural; Centro de Exposições e Lazer (CEL); Modernização das Bibliotecas Municipais; Promover intercâmbios culturais; Realizar a cobertura da área de estacionamento do Ginásio Municipal; Criar e manter roteiros turísticos e circuitos temáticos.
Ampliação no horário de atendimento nos Postos de Saúde; Expansão gradativa das especialidades médicas; Programa “Saúde do Trabalhador”; Programa “Sábado tem Saúde”; novo Centro de Especialidades Odontológicas; Programa de Entrega de Medicamento para Idoso em casa.
Ampliar e reformar as Unidades Básicas de Saúde; Contratar mais médicos, enfermeiros, psicólogos; Fornecer uniformes para os funcionários; Implementar o programa Farmácia em Casa; Implementar um programa de prevenção ao suicídio; Criar um sistema de telemedicina; Inaugurar a Casa da Mulher; Adquirir um ônibus acessível; Adquirir uma ambulância para a Santa Casa; Ampliar o horário de funcionamento da Farmácia Municipal; Criar um Centro de Especialidades Médicas.
Infraestrutura e Segurança
Realização de obras de pavimentação em todos os bairros; Programa “Energia Sustentável”; Sistema de vigilância integrada com a Polícia Militar; Ampliar o sistema de vídeo-monitoramento com câmeras; Implantação do aplicativo “Conserta Aqui”; Disponibilizar 100% dos serviços públicos on-line; Programa “Café com o Prefeito”.
Retorno do Gabinete nos Bairros; Prosseguir com a atividade delegada diariamente; Criar bases comunitárias de segurança; Ampliação do Monitoramento; Incentivar a construção de edificações sustentáveis; Investir na construção e reforma de escolas; Cobrir a quadra da Escola Jayme Ferreira; Implementar automação nos reservatórios; Substituir os painéis elétricos antigos; Implantar reservatórios de 200 mil litros nos Cocajá 1 e 2; Adquirir bombas reservas para os poços.
Saúde
Assistência Social
Comícios eleitorais se iniciam em Santa Cruz
Giovana
QDal Posso | jornalismo@jornalatual.info
uase três semanas após o início da campanha eleitoral, o primeiro comício foi realizado nas ruas de Santa Cruz do Rio Pardo. Na última quarta-feira, dia 4, os candidatos a prefeito e vice-prefeito, Otacílio Assis (PL) e Milton de Lima (UNIÃO), estiveram na Vila Popular para apresentar suas ideias e conversar oficialmente com a população. O evento iniciou-se às 20 horas.
Com a voz rouca e gripado, o candidato falou em seu discurso sobre uma matéria publicada no portal Santa Cruz Notícias, sobre a colocação da cidade do Ranking Nacional de Eficiência dos Municípios. Essa é a primeira vez que os comícios voltam a acontecer desde as Eleições de 2016, visto que em 2020 por conta da pandemia de Covid-19, eles eram transmitidos de forma on-line.
Na quinta e sexta-feira, Otacílio também realizou comícios no bairro São João e Nagib Queiroz. No caso de Diego Singolani (PSD), que busca a reeleição na prefeitura, essa será a primeira vez que o prefeito realizará um “comício presencial” - fato que foi citado por ele mesmo em seu discurso na convenção partidária para o lançamento da sua candidatura, em julho. Diego, porém, ainda não havia divulgado
as datas de seu comício até o fechamento desta edição do Atual O início dos comícios
pode ser considerado o segundo grande acontecimento da corrida eleitoral santa-cruzense neste ano
- o primeiro sendo a carreata realizada por Diego no dia 17 de agosto. Apesar disso, principalmente quando comparado a outros municípios, há um mês das eleições, a campanha em Santa Cruz se encontra “morna”. Anteriormente ao comício, os candidatos apenas realizaram visitas a bairros e empresas, conversando. O desejo da população é, porém, ver os candidatos frente a frente em um debate, discutindo propostas e ideias para a cidade.
É a primeira vez que os comícios acontecem desde 2016. | Foto: Arquivo Pessoal
Eleições 2024
Espírito Santo do Turvo: confira propostas
Eleições acontecem dia 6 de outubro
Giovana Dal Posso | jornalismo@jornalatual.info
Na tabela a seguir, o Atual apresenta as principais as proposituras em cada tema dos candidatos à prefeitura de Espírito Santo do Turvo, Gilbertinho (PSD) e Pacheco (MDB). Gilbertinho realizou sua coligação com os partidos Republicanos e Partido Liberal (PL). Já Pacheco coligou com o Partido Progressista (PP). Veja:
Gilbertinho Pacheco
Educação
Implantação da escola de tempo integral; Oferecer aulas de inglês aos alunos; Ampliar a distribuição gratuita de material escolar; Serviço de vigilância de segurança nas escolas; Efetivação da nova creche escola; Climatizar os ônibus de transporte escolar; Instalação de ar condicionado nas salas da EMEI e Escola Terezinha Mariano Magnani; Construção de uma quadra de esportes na EMEI; Instalação de uma sala de informática na EMEI; Implantar um polo da UNIVESP.
Reabertura da Creche Municipal Maycon Douglas Godoi do Jardim Canaã; Retomar psicólogo nas escolas; Equipar a Biblioteca Municipal; Implantação do Curso de idiomas; Reimplantação do Programa “Infocentro”; Reativação dos Cursos Supletivos; Implementação de Cursos superiores; Garantir o fornecimento de uniformes e materiais escolares; Retomada do Projeto PROERD; Oferecer o ensino de Inglês na Educação Infantil II.
Emprego e Renda
Estruturação dos Distritos Industriais; Oferecer áreas para instalação de empresas; Programa de incentivo fiscal às empresas; Viabilizar a criação de uma associação comercial; Criação de curso de informática.
Ofertar cursos profissionalizantes; Programa “apoio ao empreendedor individual”.
Criação de um Centro de Atendimento a criança; Criação de um Centro de Atendimento à mulher; Implantação do Programa Médico 24h; Implantação de uma unidade do SAMU; Ampliação dos remédios fornecidos a população.
Implantação de atendimentos e sessões de “Hidroterapia”; Implantação da Telemedicina do SUS; Aquisição de novos veículos; Unidade Básica de Saúde até as 22 horas; Implantar academia ao ar livre; Programa “Academia da Saúde”; Programa “Sorria São Paulo”; Programa “Saúde na Escola – PSE”; Implantação de Unidade Odontológica Móvel; Programa “Remédio em Casa”.
Assistência Social
Construção de 200 unidades de moradias populares; Reforma da secretaria de assistência social; Ampliação do horário de atendimento da assistência social; Criação de uma horta comunitária; Kit alimentação para as crianças; Aumentar os itens da cesta básica; Extensão do programa auxílio aluguel; Programa Vida Longa de moradia gratuita.
Implantar o CRAS itinerante; Aquisição de veículo; Projeto Centro Dia do Idoso; Implantar o Programa Praça da Cidadania.
Meio Ambiente e Agricultura
Criar abrigo para acolhimento de cães e gatos; Programa agrônomos e veterinários no campo; Criar cooperativa para pequenos agricultores; Aquisição de implementos agrícolas.
Implementação do Centro de Atendimento Animal; Conceder o uso de máquinas e equipamentos para os pequenos agricultores; Patrulha Agrícola; Novos equipamentos e implementos agrícolas; Projeto “agricultor empreendedor”.
Cultura, Esporte e Turismo
Criação do Programa Academia para Idosos; Criação da biblioteca municipal; Criação do centro histórico cultural do município; Compra de um novo ônibus; Criação do campeonato regional de vôlei de areia; Projeto brincando no bairro; Criação do projeto Esporte Solidário; Criação da carteirinha do atleta.
Instalação de Wifi gratuito; Implantação do Centro Histórico e Cultural do município; Retomar o Programa “Rua de Lazer nos bairros”; Retomar as aulas de judô; Reativação da pista de skate; Implantação do “Projeto de Atletismo”; Criação da “Semana da Juventude”.
Infraestrutura e Segurança
Construção de um Eco Parque; Construção de um novo lago municipal; Ampliação do calçadão de caminhada do lago; Construção de uma praça da Bíblia; Construção de uma passarela e calçada; Construção de um espaço para food trucks; Construção de pontos de ônibus; Construção do portal da entrada da cidade.
Criar novos conjuntos habitacionais de casas populares; Implementação do Distrito Industrial; Reforma da pista de skate; Construção de espaço físico para a “Estratégia Saúde da Família”; Programa “Falando com Prefeito”; Reativação da torre dos canais abertos de televisão; Aquisição de veículo para ronda.
Saúde
Os planos de governo dos candidatos, assim como outras informações, podem ser encontrados na íntegra através da plataforma da Justiça Eleitoral, DivulgaCandContas. | Foto: Arquivo pessoal
Professor Duzão recebe mais de 20 mil do ‘Fundão’
PSOL foi o primeiro partido a divulgar dados
Giovana Dal
O| jornalismo@jornalatual.info
s recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC), também conhecido como Fundo Eleitoral ou Fundão, já começaram a chegar para os candidatos em Santa Cruz do Rio Pardo. Os primeiros a registrarem o recebimento do valor através do DivulgaCandContas foram os nove candidatos a vereador do PSOL, que juntos receberam um total de R$ 67.779,54.
O vereador Professor Duzão, que busca a reeleição, recebeu sozinho 32% do valor, sendo R$20 mil da direção nacional do partido, e o restante da direção estadual/distrital. O vereador foi o único que recebeu verbas a nível nacional.
Após Duzão, Antiella do Social foi a candidata que mais recebeu verbas - R$10.014,80, seguida de Professora Bia Bello (R$ 7.047,00), Jarbinhas da Divinéia (R$ 6.315,63), Itiene Diniz (R$ 5.500,00), Keity Kerley (R$ 5.500,00), Adriano Melo (R$4.250,00), Carlinhos do Mel (R$4.250,00). A candidata Fran Caverna, com R$ 3 mil, foi quem menos recebeu verbas do partido em Santa Cruz, Segundo uma resolução publicada pelo diretório nacional do partido sobre o critério de distribuição e utilização dos recursos do fundo especial, “o PSOL estabeleceu como prioridades a candidatura majoritária de Guilherme Boulos
em São Paulo, a reeleição de Edmilson Rodrigues em Belém, a reeleição de todas e todos nossos vereadores e vereadoras e a ampliação de nossas bancadas, e considerando a necessidade de refletir essas prioridades nacionais na construção da sua política de financiamento eleitoral de campanha, garantidos
recursos compatíveis, limitados ao teto fixado pela Justiça Eleitoral”.
Em Santa Cruz, o limite legal de gastos para campanha dos candidatos a vereadores é de R$ 42.143,52. Além do Fundo Eleitoral, os candidatos podem receber doações de pessoas físicas no limite de até 10% de seus rendimentos brutos.
PL manda 100 mil para Otacílio
Quantia total enviada aos candidatos a vereadores ainda não foi divulgada
O Partido Liberal (PL) também enviou recursos para os candidatos que estão disputando ao cargo de prefeito e vereadores em Santa Cruz do Rio Pardo. Otacílio Assis, que concorre a prefeito, recebeu até agora 100 mil reais do partido. Quanto aos candidatos a vereadores, Adriana da
Circular, recebeu R$ 5 mil reais, e Gean da Atitude, recebeu R$ 3 mil. Os demais não registraram a quantidade recebida pelo partido no DivulgaCandContas até o fechamento desta edição. Os candidatos ao legislativo tem o limite legal de gastos no valor de R$ 42.143,52; e candidatos a prefeito, R$ 236.491,10.
Posso
Giovana Dal Posso | jornalismo@jornalatual.info
Duzão se elegeu pelo PSB em 2020. | Foto: Jornal Atual
Capitão Augusto, Otacilio e Ricardo Madalena, todos do PL. | Foto: Reprodução
Eleições 2024
Jingles de Santa Cruz e Espírito Santo trazem ritmos do nordeste
Músicas são ponto chave das campanhas
Giovana Dal Posso | jornalismo@jornalatual.info
Os jingles são uma parte muito forte em toda campanha eleitoral, inclusive no interior - por isso, o Atual realizou uma análise de cada uma das músicas dos candidatos de Santa Cruz e Espírito Santo do Turvo. Com a facilidade da internet e das redes sociais, além dos jingles próprios há uma vasta gama de opções “genéricas” que podem ser utilizadas nas campanhas. Para esta matéria, porém, o jornal priorizou os jingles que citam o nome dos candidatos.
Santa Cruz do Rio Pardo Diego Singolani (PSD), candidato à reeleição, apostou em um arrocha, com a letra parecida ao seu jingle nas eleições
de 2020. Neste, ele aposta em uma letra chiclete, afirmando diversas vezes o número do candidato e “não andar para trás”. Com uma melodia mais lenta, Diego apostou também em um sertanejo, com uma letra mais trabalhada, que aposta no emocional. Em suas redes sociais, porém, o candidato usou até o momento apenas o jingle “55”. Já Otacílio Assis (PL), apresentou três jingles de forró, cada um abrangendo um tema. As músicas, que não variam no ritmo, tratam por exemplo, sobre as realizações de suas gestões passadas. Neste caso, buscando barrar a reeleição do adversário, se utiliza frases como “não dá pra errar de novo, mas dá pra consertar”. Médico, um de
seus jingles é focado apenas no tema de saúde.
Espiríto Santo do Turvo
O jingle de Gilbertinho (PSD) enfatiza o fato do candidato ser jovem até no ritmo escolhido, forró universitário. Com uma letra simples, ela faz alegoria sobre o fato do mesmo ser apoiado pelo atual prefeito, Afonso, em momentos onde cita: “fazer mais e continuar”.
Com um xote, Pacheco (MDB), que já foi prefeito do município em administrações passadas, segue a mesma linha de Otacílio e usa isso como argumento de autoridade em seu jingle, como por exemplo no trecho “por isso vamos em frente com quem trabalha e conhece”.
Empreendedorismo
Feira de Negócios da FASC retorna após 10 anos
Fenasc está marcada para os dias 30 e 31 de outubro
Após 10 anos, a FASC retorna com a tradicional feira de negócios, realizada pela instituição. O evento está marcado para os dias 30 e 31 de outubro, das 19 às 22 horas, na sede da faculdade. A FENASC (Feira de Negócios da FASC) é um projeto de extensão dos alunos do curso de Administração. Segundo Maurício, coordenador do curso, o objetivo do evento é, além de agregar o conhecimento aos alunos relacionando o teórico visto em sala de aula com o prático, integrar a faculdade na comunidade santa-cruzense, realizando o contato entre alunos e empresas. Com a última edição da feira em 2013, sua volta era planejada desde 2022. A FENASC consiste em transformar o prédio da faculdade em uma feira de produtos e serviços, onde qualquer empresa de qualquer segmento
pode participar. Para a organização, os alunos do curso foram divididos em seis grupos, representando os diversos setores de uma empresa, como a parte de assessoria, marketing, e afins. Maurício cita que os professores estão ali apenas para orientar, mas a ideia é que a organização seja feita com os próprios alunos, que desenvolvem atividade como liderança e comunicação - assuntos importantes para um formando da área. "É um desafio enorme montar a feira. A gente acerta e erra, mas estamos juntos. O resultado final da feira é sempre muito bacana”, comenta Taciana, professora responsável pelo projeto de extensão. Ao todo, serão cerca de 30 espaços disponíveis para que as empresas participem, e será necessário o pagamento de uma taxa simbólica
que, segundo a organização, será revertida para o marketing e divulgação da FENASC. A meta da equipe é que os expositores estejam fechados até o dia 23 de setembro - interessados devem entrar em contato através do telefone (14) 99768-3480.
"Eu acho essa atividade da faculdade muito importante pois é uma maneira de nós alunos sentirmos como é uma empresa e lidar na prática o que vemos na teoria", finalizou Amanda, uma das alunas responsáveis pelo time de marketing.
Giovana Dal Posso | jornalismo@jornalatual.info
Evento é um projeto de extensão do curso de Administração. Foto: Giovana Dal Posso
Crianças atípicas recebem terapia em Bernardino de Campos
Programa atende crianças de três cidades da região
Da Redação | jornalismo@jornalatual.info
Oprograma de Neuro Aprendizado da Insaúde iniciou-se em março de 2024 e atende crianças de Timburí, Óleo e Bernardino de Campos, encaminhadas pela Secretaria de Educação e Secretaria da Saúde, onde passam por uma avaliação multidisciplinar e posteriormente à terapias com a participação de médicos psiquiatras ou neurologistas, além de terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicomotricista, psicólogos, neuropsicopedagoga, acompanhante terapêutico e enfermeiros.
Entre os meses de março a julho de 2024, a equipe de neuro aprendizado do Insaúde realizou 1.728 terapias, com crianças e adolescentes
entre 3 e 18 anos, onde muitas vezes o familiar é envolvido e participa ativamente do processo terapêutico de seus filhos. O serviço tem atingido resultados animadores, como cita Vânia, mãe do pequeno Anthony, que iniciou as terapias junto a equipe multidisciplinar na Santa Casa de Bernardino de Campos. “O Anthony desde que iniciou as terapias com a equipe multidisciplinar, tem mostrado grandes e significativas evoluções. Várias coisas que Anthony não sabia fazer, ele tem aprendido graças aos terapeutas que com paciência e principalmente amor tem ajudado o Anthony desenvolver habilidades”.
A Santa Casa Jesus Maria José – Insaúde tem ampliado seus ser-
viços e proporcionado atendimento de qualidade para a população da região. Além do sucesso com o programa de neuro aprendizado, a Santa Casa está retomando
Psicanalista promove evento de terapia em grupo para superação de traumas
“Vitória” ocorrerá no dia 19 de outubro
Nathália Franqlin | jornalismo@jornalatual.info
Apsicanalista e treinadora comportamental Raquel Fonseca está organizando o evento de terapia em grupo intitulado “Vitória”, voltado para pessoas interessadas em trabalhar traumas acumulados no corpo e desenvolver habilidades como força, coragem, concentração e liderança.
as atividades do centro cirúrgico e ampliando a gama de serviços de imagem ambulatoriais, diminuindo substancialmente as filas dos municípios do entorno.
Raquel já organiza segunda edição do evento.
O evento “Vitória” é direcionado especialmente a indivíduos que enfrentam altos níveis de estresse e pressão em seus ambientes de trabalho, como os bancários. A proposta é ajudar os participantes a reconhecer e transformar suas dores, mudando o foco para uma vida mais ativa e realizada.
Raquel Fonseca, que está em transição de carreira, iniciou sua atu-
Raquel utilizará uma abordagem multidisciplinar que integra psicanálise, terapia gestalt, terapia ocupacional, técnicas de 7 Healing e análise do campo sistêmico dos participantes. Mesmo sendo um evento em grupo, a metodologia garante atenção individualizada para que cada pessoa possa trabalhar suas questões específicas de forma eficaz. O evento anterior voltado para mulheres recebeu feedbacks positivos significativos. As participantes relataram melhorias notáveis, incluindo a capacidade de falar em público e um aumento na autoconfiança. Após a atividade, muitas a procuraram continuar o tratamento com a psicanalista em seu consultório.
| Foto: Maria Luiza de Carvalho ação como terapeuta há três anos em seu próprio consultório. Durante a pandemia, ela aprofundou seus estudos em psicanálise e terapias para aprimorar seu atendimento. Sua dedicação é ainda mais significativa considerando sua experiência pessoal, incluindo a perda de seu filho em um trágico acidente no início deste ano, o que a motivou a ajudar os outros a encontrar cura e propósito.
Além do evento “Vitória”, Raquel participará
do lançamento do livro “Eu Sou a Mudança”, do qual é coautora. O lançamento ocorrerá em São Paulo no dia 22 de setembro e em Santa Cruz do Rio Pardo no dia 03 de outubro.
As inscrições para o evento “Vitória” estão abertas. Interessados devem entrar em contato pelo telefone 14 997513508. Para mais informações e atualizações, é possível seguir Raquel Fonseca no Instagram @ raquelfonseca.psicanalista.
Entre março a julho, equipe de neuro aprendizado realizou 1.728 terapias.| Foto: Reprodução
Rayssa Duarte é a nova Miss ACE
Candidata do Supermercado Almark foi eleita em uma noite de brilho e emoção
Romano Paschoarelli
Na noite do dia 31 de agosto, o salão principal da sede da ACE Santa Cruz foi palco para a 11ª edição do concurso Miss ACE, que reuniu dez candidatas dos mais variados setores do comércio local. O evento, que contou com a presença de cinco jurados de diferentes áreas e um público vibrante, coroou Rayssa Duarte, do Supermercado Almark, como Miss ACE 2024.
O pódio do concurso
A competição reconheceu Heloísa Marquelli, da Fibra Produtos Naturais, com os títulos de Miss Internet e Miss Simpatia. Estephany Garcia, da JXO Selecionadoras Eletrônicas, foi escolhida como a 2ª
Princesa, enquanto Laís Kremer, do SDI - Serviço de Diagnóstico por Imagem, recebeu o título de 1ª Princesa.
O evento teve a participação da Miss ACE 2023, Mariane Rocha, do Supermercado Estação Bom Preço, que passou a coroa para a nova Miss. O Mister ACE, Lucas Diomedese, do Supermercado São Sebastião, e o coreógrafo Robson William, responsável pelos ensaios de dança e desfile das candidatas, também abrilhantaram a noite. A beleza das participantes foi realçada pelo trabalho cuidadoso de vasta uma equipe de profissionais de beleza.
“Jornada inesquecível”
Para o Presidente da ACE Santa Cruz, Francisco Junior Bibiano, a edição deste ano superou as expectativas. “Foi uma noite memorável, que demonstrou a beleza e a diversidade do nosso comércio. As candidatas representaram muito bem suas empresas e trouxeram ao palco a essência do empreendedorismo de Santa Cruz. É gratificante ver o entusiasmo das pessoas em prestigiar um evento tão significativo para a ACE e toda a cidade”, destacou Bibiano.
Rayssa Duarte também expressou sua alegria com a vitória. “Estou muito emocionada e grata por essa conquista. Foi uma experiência incrível participar deste evento,
que celebra o comércio e nosso carisma. Quero agradecer a todos que me apoiaram e às minhas colegas candidatas, que tornaram essa jornada inesquecível”, afirmou.
Agradecimentos
A ACE Santa Cruz agradece a todos os parceiros que contribuíram para o sucesso do Miss ACE 2024: Bellatriz, Calçados São Lucas, Dermo Beauty, Epdemia Store, Bruna Semijoias (by Telma Te-
ACE Santa Cruz realiza nova Assembleia Geral Extraordinária
Romano Paschoarelli
AAssociação Comercial e Empresarial de Santa Cruz do Rio Pardo convoca todos os seus associados em dia com a tesouraria até o mês de agosto de 2024 para participarem da Assembleia Geral Extraordinária, que será realizada no dia 10 de setembro, a
partir das 18h, na sede da ACE Santa Cruz. A Assembleia terá como pauta principal o diálogo com os associados sobre possíveis ações e eventos para o Natal de 2024, buscando ideias e sugestões para tornar a celebração ainda mais especial para a cidade e próspera para
o comércio. Além disso, será apresentada uma proposta de alteração do estatuto da ACE, que contempla a criação do Conselho de Ex-Presidentes, órgão que visa aproveitar a experiência e o conhecimento dos antigos líderes da entidade para fortalecer a atuação da ACE em benefício de to-
dos os associados. A presença dos associados é fundamental para o sucesso desta Assembleia, pois as decisões tomadas influenciarão de maneira direta não somente as ações futuras da organização, como também a principal data do calendário do comércio.
rezan), Carolina Scarpi, Di Fabelli, Flores Santa Cruz, Icaiçara Clube, Majesty, Marlene Moda Praia, Mary Kay, Natural Farma, Pães e Bolos Tia Maria, Óticas Carmo, Pitoltur, Studio Gabriela Batista e Wizard.
De Marchi Produções
SOBE
Eu e minha família estamos sendo bem atendidos”.
vereador Tio Carlinhos, sobre a saúde de Santa Cruz
rista. O importante é salvar esse caderninho e cobrar pelos próximos quatros anos. •A primeira eleição pós-pandemia está fazendo os candidatos lembrarem de verdade como funciona uma campanha eleitoral. Não existe mais essa de ficar em estudiozinho produzindo “comício virtual”, quem quiser se eleger tá botando a botina na terra e o santinho debaixo do braço. Tá até bonito de se ver tanta camisa suada no fim do dia. Aqui, nos solidarizamos com as academias. •Dica de leitura: artigo 5º, inciso IX, da Constituição Federal.
DESCE
•Um levantamento da Folha de S. Paulo sobre os municípios deu o que falar em Santa Cruz. Isso porque no âmbito da saúde, a cidade ficou com uma nota baixíssima. A notícia, que veiculou em um portal santa-cruzense, atiçou o lado da situação, que usou de tudo para contornar o que havia sido publicado. Levantando dúvidas até da credibilidade da Folha, são tempos difíceis para a imprensa.
•Está difícil achar quem esteja satisfeito com os atuais vereadores, e não é para menos. Na sessão da câmara do dia 02, houve briga atrás de briga no legislativo - inclusive com discussão de munícipes, como foi o caso do bate boca entre Juninho Souza e ‘Piu’. A gente sabe que os nervos estão à flor da pele no período eleitoral, mas não precisa baixar tanto o nível. •Quem não está preparado para a vida pública que não se candidate. A onda de ataques à imprensa que começou em 2020 no Brasil se fortaleceu nas Eleições de 2024 e chegou à Santa Cruz. O Atual, único veículo que acompanha em tempo real as eleições da região, vem sofrendo diversos ataques de vários grupos de Santa Cruz e Ipaussu por apenas fazer seu serviço, noticiar as punições da Justiça contra candidatos.
Economia
Santa Cruz arrecadou R$ 35 milhões e meio em impostos
Cada cidadão pagou, em média, 636 reais em tributos
Giovana Dal Posso | jornalismo@jornalatual.info
De janeiro a setembro, os santa-cruzenses já desembolsaram mais de 35 milhões de reais em impostos, totalizando exatamente R$ 35.142.970,53 em tributos municipais. Esses números foram divulgados pelo Impostômetro, um serviço fornecido pela Associação Comercial de São Paulo (ACSP), que monitora em tempo real a arrecadação de taxas. Em cidades, o montante apresentado refere-se exclusivamente à arrecadação de tributos municipais.
Comparando, nesse mesmo período no ano de 2023, o município ha-
via arrecadado um total de R$29.557.721,71, o que significa um aumento de quase R$ 5 milhões - maior do que o aumento dos últimos anos. Segundo o último censo do Instituto Brasileira de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade tem 46.442, ou seja, cada santa-cruzense já pagou cerca de 636 reais em impostos neste ano.
Segundo Marcel Pilati, contador, os municípios têm competência para instituir três impostos: o imposto sobre a propriedade predial territorial urbana – IPTU; o imposto sobre a transmissão in-
ter vivos de bens imóveis – ITBI; e o imposto sobre serviços de qualquer natureza (ISS). Sobre aumento maior do que a média de impostos municipais ar-
recadados em 2024, Marcel comenta: “Santa Cruz tem uma área rural muito grande e são propriedades muito valiosas, ocorrem transações de compra e venda, ou transferindo o imóvel para holding, que acaba tendo mudança na média de arrecadação. Houve também aumento do IPTU por correção e zoneamento, assim aumentando em 2024”.
Já sobre fatores que fazem a arrecadação cair, o contador explica que a influência vem da economia do país e do clima. Por último, Marcel explica: Por que todo ano
a arrecadação de impostos aumenta? “Todo ano aumenta, pois temos no nosso país a inflação, que seria a perda de valor do dinheiro. Os salários e as mercadorias, sobem, imóveis tem correção de valores, e assim acaba tendo um aumento ‘não real’, pois o município também tem aumento dos contratos e salários. Da mesma forma que aumenta a arrecadação, aumenta as despesas. Se não tiver um orçamento prevendo crises no cenário estadual e municipal, pode comprometer a saúde financeira do município”.
Segundo Marcel, os municípios têm competência para instituir três impostos. | Foto: Maria Luiza Carvalho
Força Jovem completa 30 anos de histórias e conquistas
Presidente destaca o título e a vitória mais importante que é o envolvimento da comunidade
Matheus Braga | jornalismo@jornalatual.info
Em 24 de setembro de 1994, no Bairro Estação, em Santa Cruz do Rio Pardo, nasceu a equipe amadora Força Jovem. Fundado por um grupo de amigos que estudavam juntos, o time foi idealizado por Edivaldo, Paulinho, Silvinho, Fabinho e Luiz Carlos Pedro Barbosa, conhecido como Lula, o atual presidente da equipe. Desde então, o Força Jovem tem se consolidado como uma das equipes mais tradicionais do futebol amador da região, disputando campeonatos municipais e re -
gionais cerca de quatro a cinco vezes ao ano. Em conversa com o Atual, Lula relembra com orgulho as conquistas ao longo dessas três décadas. "O título mais marcante foi na cidade de Timburi (SP), em 2008, em que não éramos favoritos e saímos com o título em um jogo muito emocionante", destaca o presidente. Esse campeonato, em especial, é um exemplo da superação que sempre marcou o Força Jovem Além das vitórias, o time se destaca pelo envolvimento da comuni-
dade. "Hoje, dentro do Bairro, o Força é uma equipe que muitos seguem como exemplo. As pessoas torcem, sempre comentam, e até outros times da cidade admiram o trabalho da gente", afirma Lula. Essa relação
próxima com a comunidade é um dos pilares que sustentam a equipe, que, além de competir, também promove o futebol como forma de integração social. Uma das tradições mais importantes do For-
ça Jovem é o jogo festivo realizado todos os anos no aniversário do time. "Em todo aniversário do Força, nós promovemos um jogo festivo, em que todos os ex-jogadores comparecem e fazem uma festa junto com o pessoal do bairro", explica o presidente. Esses encontros reforçam os laços entre antigos e novos jogadores, juntando a comunidade e celebrando a história da equipe.
O Força Jovem é administrado por cinco pessoas, que cuidam de toda a logística e suporte do time. Esse trabalho em equipe garante que o clube continue ativo
e competitivo, mesmo após três décadas de existência.
O presidente do Força destaca como a equipe juntou uma comunidade e atraiu a admiração da cidade inteira, uma ideia que era de um grupo de amigos adolescentes e que agora completa três décadas. "Esses 30 anos da equipe são gratificantes, sempre com muitas conquistas e o envolvimento da comunidade", reflete Lula. Para ele, o sucesso da equipe não se resume apenas às vitórias em campo, mas também ao impacto positivo que o time tem na vida das pessoas do bairro Estação.
Equipe Força Jovem posando para foto do título da Copa São Pedro Master 50tinha conquistado em São Pedro do Turvo. | Foto: Arquivo pessoal
jornal: 19.912.688/0001-04
Mundo de Monteiro Lobato chega em Bernardino
Embarque em uma história espacial na Semana das Crianças de forma imersiva
De 8 a 12 de outubro, na semana das Crianças, a cidade de Bernardino de Campos receberá o Mundo de Monteiro Lobato. Inspirado nas aventuras do Sítio do Pica-Pau Amarelo, o evento é um passeio interativo que promete levar os pequenos a mergulharem no universo mágico dos personagens da obra de Monteiro Lobato, como a Dona Benta, o Visconde de Sabugosa e a irreverente Emília.
A iniciativa partiu das irmãs Gal Corrêa e Fabíola Corrêa como uma forma especial de homenagear sua mãe, uma professora apaixonada pela literatura infantil. Em entrevista para o Atual, a mestra em educação, Gal Corrêa explica o propósito de levar essa vivência para Bernardino pela terceira vez: "O objetivo principal do sítio é proporcionar às crianças de todas as idades, uma experiência rica na cultura
brasileira, que ajuda no desenvolvimento emocional e cognitivo, evidenciando o lúdico de uma criança".
Este ano, o livro escolhido para nortear a experiência é "Viagem ao Céu", uma das obras de Monteiro Lobato que combina o encantamen-
to do mundo infantil com elementos científicos, será o ponto de partida para as atividades interativas. "Esse ano o livro que iremos usar no Sítio será o Viagem ao Céu, que fala muito sobre o meio ambiente e o espaço, tudo que envolve o universo científico", explica Gal.
As crianças terão a oportunidade de aprender sobre a preservação da natureza e os mistérios do cosmos de forma divertida e criativa. O projeto busca não só entreter, mas também incenti-
var o pensamento crítico e a curiosidade científica entre a criançada.
Durante o passeio, as crianças vão interagir diretamente com os personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo, revivendo cenas clássicas e participando de atividades lúdicas que estimulam o desenvolvimento social e cognitivo.
Como participar?
As visitas serão realizadas em dois períodos, manhã e tarde, entre os dias 8 e 12 de outubro. Do dia 8 ao dia 11, as ati-
vidades ocorrerão das 8 às 11h30 e das 14 às 17h30. No dia 12, haverá um grupo especial para famílias, com atividades das 9 às 12h30, seguido de um piquenique, no qual cada família deve levar seu lanche. A participação no evento é exclusiva para grupos que realizarem agendamento prévio. Para mais informações e vendas, os interessados devem entrar em contato com Gal Corrêa pelo número (14) 99799-3743 ou pelo Instagram, @ emiliasitio2022.
Cuidar de quem amamos é ter dedicação constante. É ir além do pensamento. É colocar em prática o amor todos os dias, dando carinho, alimentando e nutrindo bons momentos. Comemoramos nossos 3 anos das marcas pet Nutrive, Unna e Óttima, com muita dedicação para promover saúde e felicidade, fortalecendo laços e tornando cada dia ao lado dos nossos amigos de quatro patas ainda mais gostoso.
Uma história de cuidado e amor.
01/09/2024 - Aniversário da Fábrica Pet Food Solito Alimentos
Evento reúne crianças de toda região. | Foto: Renan Alves
Matheus Braga | jornalismo@jornalatual.info Cultura