Edição 285

Page 1


INOVAÇÃO

Porque mudou?

Entenda o processo por trás da nova identidade do Atual

Rock Rio Pardo: Tradição, música e solidariedade em Santa Cruz

DEMOCRACIA

Eleições 2024: como os cargos votados esse ano impactam sua vida

Reclamações de empréstimos consignados dominam Procon em Santa Cruz do Rio Pardo

Santa Cruz Alimenta reuniu empresas e profissionais do ramo em evento

CMEC Santa Cruz divulga novo encontro de empreendedoras EVENTO

TEATRO

NUSHU será apresentada pela primeira vez no Palácio da Cultura

Eleições 2024: 88% aptos a votar em Espírito Santo; queda de eleitores em Ipaussu

Ao todo, 13.677 moradores dos municípios irão às urnas em outubro para escolher prefeito e vereadores

Restaurantes santa-cruzenses apostam em caldos para o inverno

CULTURA

“A festa continua e quem perde sem a parceria é o povo”, diz Família Marrero

Sábado, 22 de junho de 2024 | Santa Cruz do Rio Pardo | São Paulo | Ano XI | Edição 285

Personagem

Mesmo com tanto buraco, o povo de Caporanga tá feliz”.

Vereador

Cristiano Miranda, durante sessão da Câmara

• Mal começou a campanha eleitoral e os políticos santa-cruzenses lembraram que se importam tão ferrenhamente sobre as mulheres - seja pra defendê-las de ofensas ou opinarem sobre o aborto. De qualquer forma, esperamos que esse apreço ao sexo feminino continue durante a campanha e após as eleições. Ou não. A gente também não sabe o que é pior: quando usam a pauta para ganhar votos ou quando esquecem que elas existem!

• Quatro pré-candidatos à prefeitura de Ipaussu e Espírito Santo do Turvo já foram entrevistados pelo “Quase Lá”, com um resultado surpreendente. E quem achava que cidade pequena não tinha disputa política, se enganou. Com um engajamento muito melhor que muito político de Santa Cruz, os quatro primeiros programas mostraram a falta que um jornalismo bem feito fez nas nossas cidades vizinhas.

• Toda geração tem o seu ídolo: Maradona, Xuxa, Pelé, Madonna, e por aí vai… Para os políticos atuais, porém, a bola da vez é Tarcísio de Freitas, já que nos bastidores da política, é motivo de gabação ter uma foto com o governador. Aos que dormem com uma fotinha dele embaixo do travesseiro, seria um sonho, principalmente em épocas eleitorais, que o homem viesse até Santa Cruz. Não confirmando nada, mas será que finalmente vêm aí?

• Quando quer consumir uma notícia, não adianta ler só a manchete: tem que ler o texto todo. Quem descobriu isso do pior jeito foram alguns membros do Cartório de Registro Civil da cidade, que ligaram esbravejando e demandando saber de onde o Atual havia retirado dados sobre registro de paternidade. Talvez, se o cérebro tivesse feito uma sinapse, eles descobriram, nas primeiras linhas da matéria, a existência de um Portal de Transparência com informações de todos os cartórios do Brasil. De qualquer forma, ficamos felizes em ensiná-lo coisas básicas sobre sua profissão. • Quem nunca levou um bolo na hora de tentar conversar com o prefeito? Mas, na última semana, foi ele que provou do próprio veneno ao tentar contornar a polêmica da saída da diretora da UPA. Com a história de interferência na saúde voltando a acontecer e ganhando espaço na mídia, a prefeitura marcou uma reunião para tentar abafar a situação por trás dos panos com a ex-diretora, mas ela não apareceu. Parece que está todo mundo ficando de saco cheio…

• Até onde você iria pra não perder votos nessas eleições? Alguns vão longe! Um exemplo é a PL de municipalização da Festa do Peão. Acontece que o Fiscal do Povo havia sido instruído a retirar o projeto de pauta antes mesmo da última sessão, só que ao consultar o Presidente da Câmara, foi informado de que ele deveria subir ao plenário e pedir, durante a sessão, sua retirada, uma espécie de ‘cuida que o filho é seu’, sabe? Pra não ficar pra trás, e não se queimar com a população, Juninho voltou atrás novamente e vestiu a camisa. A reunião pública da última sexta é prova disso!

Inovação

Porque mudou? Entenda o processo por trás da nova identidade do Atual

Mudança faz parte da marca de 10 anos do jornal, alcançada em março

Como parte da comemoração dos 10 anos do Atual, lançou uma nova identidade visual, desenvolvida pela Agência Desco. Em entrevista, Bianca Brito e Lucas Mazziero, diretores da agência Desco, que desde o começo de 2024 começaram o processo da criação, explicam as mudanças e expectativas para o rebranding da marca e sua importância nessa nova etapa. “O processo criativo para desenvolver a nova identidade foi muito gratificante. Nossa equipe se empenhou em trazer

uma nova perspectiva, focando no que já era perceptível no dia a dia da marca: o novo e o que é Atual”, comentou Bianca, Diretora de Operações. “Nossa maior preocupação era a recepção do público. Mudanças podem ser vistas como rupturas bruscas, e queríamos evitar isso, especialmente para uma marca com uma década de história”, acrescentou Lucas, Diretor de Criação.

As principais alterações incluíram um visual mais contrastante para mídias impressas e redes sociais, fontes e formas

humanizadas, mantendo elementos marcantes da identidade antiga. "O 'A' icônico foi reinterpretado para guiar a nova comunicação, servindo como um elo entre o passado e o futuro. Criamos também um selo comemorativo de 10 anos para diversas aplicações", destacou Lucas. Sobre o novo logotipo e as cores escolhidas, ele também explica: "A nova identidade representa a atualização, modernização e busca por novas

Rock Rio Pardo: Tradição, música e solidariedade em Santa Cruz

Nathalia Franqlin | jornalismo@jornalatual.info

Durante três dias intensos, a cidade de Santa Cruz do Rio Pardo realizará o evento anual Rock Rio Pardo, que já virou tradição após mais de duas décadas de existência. Nos dias 12, 13 e 14 de julho sete artistas principais se apresentarão para o público. Na semana do Dia Internacional do Rock, os amantes do estilo poderão se reunir para ouvir artistas como Frejat, Paulo Ricardo, Fresno e muito mais. A equipe do evento se compromete com um line-up cuidadosamente selecionado que abrange desde bandas iniciantes até renomados headliners, o festival promove uma experiência musical rica e diversificada.

Nossa equipe conversou com Luciano Pimentel, um dos organizadores do evento, que relata que, neste ano, a expectativa de público é de 40 a 45 mil pessoas. Ele explica que a realização do Rock Rio Pardo é uma parceria público-privada, tendo a Prefeitura Municipal como co-realizadora e responsável por parte do investimento para a contratação de bandas headliners e financiamento da estrutura, e o patrocínio de empresas da própria região.

Para o público, o ingresso é um quilo de alimento não perecível que poderá ser doado na recepção do evento, os alimentos arrecadados serão entregues para o Fundo Social

de Solidariedade do Município e destinados para entidades de caridade e famílias carentes. Luciano conta também que o evento cada vez mais cria pontos de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida, expandindo as áreas para cadeirantes e a área para PCD (Pessoa Com Deficiência) exclusiva, criando muito mais inclusão e garantindo que

todos tenham o direito de participar. Segundo ele, a Prefeitura Municipal auxilia juntamente com a Secretaria da Pessoa com Deficiência.

O Rock Rio Pardo nasceu em 2002, surgindo do “anseio de alguns músicos principiantes e duas bandas de garagem”, em 2007 os “moleques” - como são descritos no próprio site oficial - conseguiram

Quanto à expectativa de impacto, Lucas afirma: "Mais do que uma renovação pelos seus 10 anos, o Atual se transforma em uma plataforma de informação completa para toda a comunidade. Acreditamos que a nova identidade, aliada à qualidade do conteúdo e ao compromisso com a comunidade, fortalecerá a fidelidade dos leitores atuais e atrairá novos públicos, consolidando o Atual como referência em informação".

Público estimado para o evento neste ano é de mais de 45 mil pessoas

firmar uma parceria com a Secretaria de Cultura, inserindo oficialmente o evento no calendário da cidade, aqui nascia também a característica beneficente de arrecadar alimentos todos os anos. Mas, foi em 2013 que os organizadores miraram em sua primeira grande atração: Dr. Sin. Crescendo de forma contínua, eles conseguiram trazer grandes nomes do rock nacional como Velhas Virgens, CPM22, Pitty e Sepultura. Para este ano, as bandas confirmadas são: Fresno, Di Ferrero, Dead Fish, Black Panter, Paulo Ricardo, Blinkers 182, Iron Heads, The Woods, Frejat, entre várias outras. Confira a programação completa com os horários no Instagram oficial do evento, @rockriopardo. formas de comunicação, sempre fiel à missão de informar com qualidade e responsabilidade".

Rock Rio Pardo atrai turistas de toda região. | Foto: Jornal Atual
A Agência buscou trazer mudanças sem apagar a identidade marcante do Atual. | Foto: Agência Desco

Eleições 2024: como os cargos votados esse ano impactam sua vida

Brasil vota para decidir quais candidatos vão representar seu município nos próximos anos

Mariana Chagas | jornalismo@jornalatual.info

Em 2024, as eleições municipais vão decidir quais candidatos assumem os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. Antes de decidir quais pessoas votar, é importante conhecer os planos de governo de cada candidato e como essas posições podem afetar a vida dos moradores de um município - inclusive a sua.

As eleições são essenciais para a manutenção de uma democracia. Assim explica o advogado

João Gabriel Lemos Fer-

reira. “No Brasil, as decisões políticas são tomadas pelos representantes da população. Dessa forma, nas eleições o povo faz suas escolhas relacionadas aos assuntos mais importantes para a comunidade”, aponta o especialista.

Em outubro deste ano, será escolhido o representante da prefeitura de cada município. De acordo com João, o prefeito tem a responsabilidade de administrar a cidade e gerenciar os interesses da população.

“As maiores obrigações do prefeito estão previstas no art. 6º da Constituição Federal que, dentre outras atribuições, exige o dever de prestação de serviços como a educação, a saúde, o lazer, a assistência social e o transporte de uma cidade”, exemplifica.

No caso de Santa Cruz do Rio Pardo, o prefeito também é responsável por administrar mais de mil servidores públicos. Esse cargo inclui exigir eficiência dos servidores para realizarem trabalhos em prol dos interesses dos moradores da cidade.

“As decisões do prefeito têm repercussão direta nas áreas essenciais da vida humana, o que inclui os uniformes escolares, os medicamentos fornecidos, o transporte, a assistência aos desamparados e, inclusive, temas nem sempre percebidos, como o serviço

funerário ou a recolha de lixo”, cita João.

Já um vice-prefeito tem, como principal responsabilidade, substituir o mandato da prefeitura em caso de falecimento ou impedimento do atual prefeito.

Outro cargo que está em competição esse ano é o dos vereadores. Suas principais funções são de fiscalização e produção de leis. “Vereadores são responsáveis pela elaboração e aprovação de leis municipais. Também devem averiguar a execução do plano de governo, ouvir a população e levar as demandas dos munícipes ao prefeito”, complementa o advogado.

A população nem sempre consegue ter acesso ao prefeito e, em muitos casos, os pedidos dos moradores chegam primeiro ao vereador, conforme exemplifica João. “Não

há ambulância no distrito? Faltam medicamentos? Falta uma Unidade Básica de Saúde em uma determinada região? O vereador exige do prefeito tudo isso”, aponta o profissional. Ao escolher os candidatos mais aptos aos interesses da população, é importante conferir seus planos de governo. Todo candidato, ao solicitar o seu registro junto à Justiça Eleitoral, deve enviar um documento. É nesse plano que se encontram todas as propostas que a pessoa pretende pôr em

prática, caso vença as eleições.

Por fim, João explica que nenhum cidadão consegue viver sem a execução de políticas públicas. Por isto, as eleições municipais são importantíssimas para os próximos quatro anos e para as próximas décadas. “Nós não temos o direito de errar no exercício da cidadania e no exercício do direito ao voto. A boa qualidade de vida da população depende das escolhas que faremos em outubro”, finaliza.

Se você precisa descartar pilhas e baterias usadas, leve aos coletores que a Special Dog espalhou por Santa Cruz do Rio Pardo.

Está aí uma oportunidade legal de preservar o ambiente e contribuir para um mundo mais sustentável.

O advogado explica o que levar em consideração na hora da votação.
Foto: Maria Luiza de Carvalho
Em Santa Cruz, Otacílio e Diego já anunciaram disputa ao cargo em 2024. | Foto: Jornal Atual

Eleições 2024: Ipaussu tem queda no número de eleitores

Giovana Dal Posso | jornalismo@jornalatual.info

Em Ipaussu, um município de 13.712 habitantes, segundo o IBGE, possui 10.024 eleitores aptos a votar nas eleições municipais de 2024. Esses dados são do Tribunal Superior Eleitoral, que divulgou o eleitorado mensal do mês de maio - quando foi encerrado o prazo para a retirada do título de eleitor. Comparado a 2020, houve uma pequena redução no número de eleitores, que era de 10.709. A faixa etária de 45 a 59 anos continua concentrando a maior parte dos eleitores em 2024, com 2.661 pessoas. Houve um leve aumento em relação aos 2.638 eleitores dessa faixa em 2020. A menor faixa etária em 2024 é de 18 a 20 anos, totalizando 434 eleitores, enquanto

em 2020, o grupo com menos eleitores também era da faixa dos 18 a 20 anos, com 499 eleitores. Os jovens de 16 e 17 anos, cujo voto é facultativo, aumentaram de 65 em 2020 para 107 em 2024. No Brasil, o alistamento eleitoral e o voto são facultativos para maiores de 16 anos e menores de 18 anos, maiores de 70 anos, e, analfabetos. Em termos de distribuição de gênero, há uma leve mudança, com mulheres representando 51% e homens 49% dos eleitores em 2024. Em 2020, as mulheres constituíam 52% do eleitorado, e os homens, 48%. Quanto ao estado civil, 47% dos eleitores são solteiros e 42% estão casados em 2024. Em 2020, 43% eram solteiros e 45%

eram casados. Sobre o nível de instrução dos eleitores de Ipaussu, também notar variações: o ensino médio completo aumentou de 26,4% em 2020 para 30,09% em 2024; o ensino fundamental incompleto reduziu de 26,85% para 24,29%; o ensino médio incompleto cresceu de

Santo do Turvo está apta para votar

Giovana Dal Posso | jornalismo@jornalatual.info

Segundo dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral, que divulgou o eleitorado mensal do mês de maio, o município de Espírito Santo do Turvo, com 4.157 habitantes segundo o IBGE de 2022, possui 3.653 eleitores aptos a votar nas próximas eleições municipais de 2024 - cerca de 88% da população total. Este número representa um aumento em relação a 2020, quando 3.448 eleitores estavam registrados.

A maior faixa etária apta a votar na cidade é a dos 45 a 59 anos com 848 pessoas. Em 2020, ela também foi a maior parcela dos eleitores. A menor faixa etária em 2024 é de 18 a 20 anos, totalizando 177 eleitores, enquanto em 2020, a faixa etária menos representada era

de 70 a 79 anos, com 198 eleitores. Os jovens de 16 e 17 anos, cujo voto é facultativo, aumentaram signi cativamente, passando de 26 em 2020, para 92 em 2024.

50% do eleitorado são mulheres e 50%, homens. De 2020 até hoje, houve um aumento no percentual de eleitores solteiros, de 47% em 2020 para 52% em 2024, enquanto o percentual de eleitores casados diminuiu de 43% para 38%. Já sobre o nível de instrução dos eleitores de Espírito Santo do Turvo, é possível notar algumas mudanças: o percentual de eleitores com ensino médio completo subiu de 26,1% em 2020 para 28,25% em 2024, enquanto os com ensino fundamental incompleto diminu-

12,7% para 14,73%; o ensino fundamental completo diminuiu de 8,21% para 7,92%; o superior completo subiu de 10,3% para 11%; os que leem e escrevem caíram de 8,08% para 5,51%; os analfabetos reduziram de 3,91% para 3,2%; e o superior incompleto aumentou de 3,56% para 4,44%.

Em quatro anos, a cidade ganhou 205 novos eleitores. |

íram de 29,7% para 27,43%. A parcela com ensino médio incompleto aumentou de 13,6% para 17,22%, e os com ensino fundamental completo caíram de 8,12% para 7,53%. O percentual de eleitores com superior completo teve uma

leve redução de 7,37% para 7,12%, os que leem e escrevem diminuíram de 9,11% para 7,09%, e os analfabetos reduziram de 4,47% para 3,2%. Já os eleitores com superior incompleto aumentaram de 1,54% para 2,16%.

Voto facultativo entre os jovens aumentou 39%. | Foto: Reprodução
Foto: PMEST

NOTIFICAÇÃO DE ABANDONO DE EMPREGO

AGROTERENAS S/A – CITRUS, convoca o Sr(a)s. abaixo relacionados a comparecer em sua sede no prazo máximo de 03 (três) dias a contar desta publicação, a fim de retomar suas atividades e/ ou apresentar justificativas pelas faltas cometidas, sob pena de configurar abandono de emprego, sujeito as penalidades previstas no art. 482, “i” da CLT.

BENEDITA APARECIDA MAIA DA SILVA CAMARGO CTPS nº 57511/0317 Não comparece desde 20/04/2024

DANILO ALESSANDRO TEIXEIRA LEITE CTPS nº 75648/0416 Não comparece desde 20/04/2024

LEANDRO CARLOS ROSA DE ANDRADE CTPS nº 90421/0317 Não comparece desde 11/04/2024

LEANDRO SOARES DOS SANTOS CTPS nº 816994/0567 Não comparece desde 23/04/2024

NATALIA CRISTINA RODRIGUES DA SILVA CTPS nº 4657816/0809 Não comparece desde 23/04/2024

RODRIGO VICENTE DA SILVA CTPS nº 2377867/7829 Não comparece desde 24/04/2024

Santa Cruz do Rio Pardo, 22 de junho de 2024. AGROTERENAS S/A – CITRUS

NUSHU será apresentada pela primeira vez no Palácio da Cultura

Da redação | jornalismo@jornalatual.info Teatro

Comemorando os 10 anos do grupo colombo-brasileiro

Cuerpo Abierto Teatro, sua mais recente criação, NUSHU, será apresentada pela primeira vez no Palácio da Cultura Umberto Magnani Netto. A apresentação acontecerá no dia 29 de junho de 2024. Os ingressos – gratuitospodem ser retirados na bilheteria do teatro.

“Esse espetáculo é resultado de uma pesqui-

sa iniciada em 2019 que visava dar voz e corpo a histórias de mulheres atravessadas por séculos e marcadas pelo patriarcado. O que era inicialmente uma narrativa de histórias alheias foi se tornando um relato marcado por minhas autorreferências – e de minhas ancestrais – partindo do mais particular para buscar lançar luz ao coletivo e a histórias compartilhadas” fala Ca-

mila Scudeler, dramaturga e atriz do espetáculo.

“Assim fomos entretecendo narrativas em busca de histórias soterradas próprias e alheias, revisitando nossas ancestrais, pesquisando e trazendo

memórias que vieram à superfície para, por fim, serem reveladas”, explica César Amézquita, diretor de NUSHU.

A oficina intitulada MEU CORPO (a minha casa), MINHA HISTÓRIA (a

minha cidade) surge como desdobramento do projeto NUSHU - espetáculo de Cuerpo Abierto Teatro dirigido por César Amézquita, atuação e dramaturgia de Camila Scudeler. Resultante de um processo de pesquisa de mais de dois anos, nesse espetáculo solo ficção e realidade se misturam em um espelho de mulheres - e suas histórias -, refletidas e remarcadas por ícones da música brasileira. A ideia é trazer para o palco as histórias pessoais e ficcionais de

atores e / ou atrizes que estarão integrados com suas histórias a partir do feminino; Buscamos, a partir de uma etnografia pessoal, construir uma encenação poetizada que dê conta das alegrias, dores, perdas, fracassos, triunfos e esperanças dessas mulheres; todos eles ligados ao seu corpo como espaço vital, à sua casa como espaço de convívio e à cidade de Santa Cruz de Rio Pardo como lugar de construção de sonhos, desejos, metas e sociedade.

Ancestralidade e luta política se mesclam em NUSHU ao celebrar as vidas e jornadas de mulheres incríveis. | Foto: Divulgação

Santa Cruz Alimenta reuniu empresas e profissionais do ramo em evento

2ª edição do Santa Gastronomia também foi anunciada e deve acontecer em 18 de agosto

Giovana Dal Posso | jornalismo@jornalatual.info

No último dia 18 de junho, aconteceu no município a primeira edição do “Santa Cruz Alimenta” com exposição de produtos, palestras e aulas de gastronomia com pratos produzidos a partir de produtos locais. O evento contou com a participação de diversas empresas santa-cruzenses, além de pro ssionais e entusiastas do ramo da gastronomia e alimentos.

Como parte do encerramento, o chef Jimmy Ogro realizou um cook show com a apresentação de um prato, enquanto conversava com os presentes sobre sustentabilidade na gastronomia. Os

chefs santa-cruzenses Luiz

Henrique Santos Suzuki e Otávio Rosalem também estiveram presentes participando do evento com a preparação de pratos.

Durante o evento, também foi anunciada a data da segunda edição do “Santa Gastronomia”, festival gastronômico de Santa Cruz do Rio Pardo. Previsto para o dia 18 de agosto, domingo, novamente 15 estabelecimentos ou pro ssionais da área gastronômica comercializarão seus pratos inéditos, feitos especialmente para a ocasião. Segundo um breve levantamento realizado pelo Atual, Santa Cruz tem mais de 250 empresas ativas no ramo

alimentício da cidade.

Na manhã do dia do festival, o Santa Cruz Alimenta promoverá um seminário, onde empresas locais falarão sobre aspectos importantes de seus negócios, com ênfa-

Restaurantes santa-cruzenses apostam em caldos para o inverno

Opções que contemplam desde rodízio até sabores variados estão entre as escolhas

Renan Alves e Matheus Braga | jornalatual@jornalatual.info

Oinverno

chegou essa semana e com ele está aberta a temporada de deliciosos caldos, para inovar e muitas vezes, renovar no cardápio, diversos estabelecimentos locais decidiram incrementar esse item indispensável nessa época do ano em que as temperaturas chegam até à 10ºC.

Segundo especialistas, o principal benefício da sopa e do caldo no inverno é a hidratação do corpo. Por mais que o corpo sue menos, o tempo seco do inverno faz com que o organismo precise ser hidratado também na estação fria.

Nossa reportagem foi às ruas conversar com alguns estabelecimentos comerciais que apostaram no produto neste inverno. Para Mauro Lobo, proprietário da Pizzaria

e Restaurante Alcateia, além dos variados sabores de pizza, o estabelecimento é famoso por seu caldo de ossobuco, uma opção reconfortante e saborosa, perfeita para os dias mais frios. Essa especiaria é servida no salão e também disponível para entrega via delivery. Já a padaria Santo Pão, que oferece diversas opções de doces e pães, nessa estação do ano se destaca pelos seus caldos que são um sucesso entre os clientes. Entre as opções estão o caldo de Mandioca com Costela, o caldo de Abóbora Cabotiã com Capeletti de Frango e o caldo de Mandioquinha. Na Choperia Copacabana, além de ser conhecida por sua boa comida, bebida gelada e ambiente descontraído, também oferece opções delicio-

se na sustentabilidade. Haverá também o lançamento do documentário que tem o mesmo nome do evento e de uma revista setorial que conta um pouco da história do alimento na cidade.

sas de caldos, ideais para aquecer nos dias frios. O estabelecimento apresenta o caldo de Feijão Preto, caldo Verde, caldo de Kenga e caldo de Couve-flor. André Luiz Masoller, proprietário do Rancho do Espetinho André Coxo foi mais além quando o assunto são caldos. O estabelecimento criou o dia oficial de rodízio de caldos, todas as quintas-fei-

ras. Além dos espetinhos variados, os caldos são um destaque especial durante o inverno.

Entre os selecionados estão o caldo de Mocotó, caldo de Abóbora com Carne Seca, e o caldo de Galinha Caipira. “É uma experiência diferente para quem quer experimentar vários sabores e esquentar nessas noites frias”, pontua.

Jimmy Ogro, renomado chef, estava presente a convite da Santa Massa. | Foto: Maria Luiza de Carvalho
Para nutricionistas, um caldo equilibrado deve conter carboidratos, proteínas e vegetais. | Foto: Reprodução

ACE Santa Cruz promove novo concurso

2ª edição do “Tal Pai, Tal Filho” tem inscrições abertas a partir do dia 24

Romano Paschoarelli

AACE Santa Cruz anunciou retorno do aguardado concurso “Tal Pai, Tal Filho”, que celebra a conexão especial entre pais e filhos de Santa Cruz do Rio Pardo. Com uma premiação de R$1000 para usar nos estabelecimentos patrocinadores e a oportunidade única de estampar o material de divulgação da campa-

CMEC

nha de Dia dos Pais da ACE, o concurso promete alcançar grande número de participantes.

Como se inscrever

As inscrições para o concurso estarão abertas de 24 de junho a 8 de julho. Para participar, os interessados devem retirar a ficha de inscrição na secretaria da ACE Santa Cruz e anexar uma foto

tirada com um fotógrafo profissional nos últimos 60 dias. A foto deve ser no tamanho 15x21cm, com resolução mínima de 1200x1200 pixels para a versão impressa ou 1920x1080 pixels para envio do arquivo digital, que deve ser feito para o e-mail comunicacao@ acesantacruz.com.br.

Os candidatos serão avaliados por um corpo

de júri especializado, levando em consideração critérios como simpatia, carisma, fotogenia e criatividade. O resultado final será divulgado no dia 17 de julho, em coquetel na sede da ACE. O concurso deste ano conta com apoio das empresas H. Majoni, Mercadão dos Óculos, Casa do Celular, Lella’s e Calçados São Lucas.

Santa Cruz divulga novo encontro de empreendedoras

Evento terá como foco a fidelização de clientes

Romano Paschoarelli

OCMEC Santa Cruz irá promover um evento especial para as empresárias que buscam alcançar o próximo nível para seu negócio.

Intitulado “Mulheres de Negócios - uma nova conexão: como melhorar a experiência do cliente e fidelizá-lo”, o bate-papo ocorrerá no dia 11 de julho, às 19h, na sede da ACE Santa Cruz.

Este evento imperdível é realizado em parceria com a ACE Santa Cruz e o Sebrae, com o apoio essencial da Special Dog Company. O encontro tem como objetivo proporcionar um espaço de aprendizado, troca de experiências e networking entre mulheres empre-

endedoras da região, abordando estratégias eficazes para aprimorar a experiência do cliente e fortalecer a fidelização. A programação do evento inclui palestras com especialistas em atendimento ao cliente e fidelização, além de dinâmicas interativas e painéis de discussão, oferecendo dicas valiosas e práticas inovadoras para aplicação nos negócios. As participantes terão a oportunidade de explorar novas perspectivas e ferramentas para alavancar a satisfação dos clientes e impulsionar o crescimento de suas empresas. As inscrições podem ser realizadas direta-

mente através das redes sociais do CMEC Santa Cruz, porém, conta com vagas limitadas. O evento é gratuito para associadas CMEC e conta com uma taxa de R$50 para não associadas. Para mais informações sobre o evento e inscrições, entre em contato com o CMEC pelas redes sociais ou com a ACE Santa Cruz pelo telefone (14) 3332-5900.

Não perca esta oportunidade única de aprimorar suas habilidades de gestão e fortalecer seu negócio. Participe do “Mulheres de Negócios - uma nova conexão: como melhorar a experiência do cliente e fidelizá-lo” e transforme

a maneira como você interage com seus clientes!

Sobre o CMEC

Santa Cruz

O Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) é um conselho nacional, braço das associações comerciais do país, de-

dicado a promover o desenvolvimento profissional e pessoal das mulheres empreendedoras, incentivando a troca de conhecimentos, experiências e oportunidades de negócios.

Sobre a ACE

Santa Cruz

A Associação Comercial e Empresarial de Santa Cruz do Rio Pardo visa apoiar e fortalecer o comércio da cidade, promovendo o desenvolvimento econômico e sustentável por meio de diversas iniciativas e serviços para os associados.

Dados

Reclamações de empréstimos consignados dominam Procon em Santa Cruz

De 2023 até o primeiro semestre de 2024, mais de 1.634 queixas foram registradas

Santa Cruz do Rio Pardo tem enfrentado um aumento significativo nas queixas dos consumidores no Procon local. De janeiro de 2023 até agora, em 2024, o órgão recebeu 1.634 reclamações e o serviço que mais gera reclamações por parte dos consumidores é o empréstimo consignado.

A maioria alega que não solicitou ou não autorizou o empréstimo e que, mesmo tendo questionado a situação com o banco ou instituição financeira

que concedeu o valor, não conseguiu resolver o problema. Em diversos casos, a questão só é percebida quando as primeiras parcelas começam a ser descontadas da conta. Além disso, outra queixa frequente envolve cartões de crédito emitidos sem autorização e com descontos diretos nos benefícios, produtos com defeitos de fabricação, compras feitas pela internet que não foram entregues e golpes na área financeira. Em entrevista para o

Atual, a coordenadora do Procon Municipal, Alessandra Nicoleto Ferreira de Lima destaca quando o órgão deve ser acionado:

“O cidadão morador de Santa Cruz do Rio Pardo ou que tenha feito a compra no município e que tenha seu direito violado deve procurar o órgão, ou seja, aqueles problemas que se note tanto no consumo de produtos, quanto no consumo de serviços, além de tirar dúvidas.”, destaca Alessandra.

De acordo com ela, através do Procon é dado total auxílio aos consumidores para que sejam efetivadas as regras previstas na legislação e seu devido cumprimento, ou seja, é oferecida orientação per-

manente sobre direitos e garantias; informando, conscientizando e motivando o consumidor.

A coordenadora ainda ressalta a importância do órgão. "O Procon é o órgão que busca harmonizar e equilibrar a relação entre consumidor e fornecedor, promover a execução do Código de Defesa do Consumidor, educação para o consumo, etc. É um órgão extrajudicial considerado como um meio alternativo em impasses que envolvam a relação de consumo. É a efetivação de um direito fundamental constante

na Constituição Federal, dando acesso à justiça.", completa a coordenadora. Para acionar o Procon é preciso agendar no site www.poupatempo.sp.gov. br ou ainda através do aplicativo do Poupatempo no celular. Havendo alguma dificuldade para o agendamento, o munícipe poderá se dirigir até o Poupatempo na Rua Catarina Etsuco Umezu, 404, Centro e fazer seu agendamento no totem com seus documentos pessoais RG e CPF. Para mais dúvidas, ligue no (14) 3332- 2314 e fale com um profissional.

Pessoas no atendimento presencial do Poupatempo. |
Foto: Maria Luiza de Carvalho

Cultura

“A festa vai continuar acontecendo e quem perde sem a parceria é o povo”, diz família Marrero

Após polêmicas, realizadores das Festa do Peão se pronunciaram em entrevista

Da redação | jornalismo@jornalatual.info

Em recente entrevista concedida à Rádio Difusora, Edson Marrero e sua filha, Mariana, comentaram a proposta de lei apresentada pelo vereador Juninho Souza. O projeto sugere a abertura de licitação e concorrência pública para várias fases da tradicional Festa do Peão, incluindo a praça de alimenta-

ção e a contratação de shows. Marrero, responsável e idealizador da festa, expressou sua preocupação com as mudanças sugeridas, já que sem a participação do poder público, não seria possível uma festa de portões abertos. “O que a prefeitura faz é comprar uma bilheteria, ela dá de presente para a ci-

dade a porteira aberta”, afirma. Mariana, por sua vez, destacou o valor comunitário da festa: “A festa vai continuar acontecendo, e quem perde sem a parceria é o povo, e principalmente a população menos abastada”.

A proposta do vereador Souza, embora justificada como uma medida para garantir

transparência e competitividade, gerou diversas reações na comunidade santa-cruzense. Durante a entrevista, diversas mensagens de apoio à família Marrero foram lidas, ressaltando a importância da festa e a dedicação da família na sua realização. "Quando se junta forças, as coisas dão certo. Quando divide, pode

não dar muito certo", declarou Marrero.

A família também destacou durante a entrevista a importância econômica da Festa do Peão para Santa Cruz do Rio Pardo e até mesmo região, já que a mesma gera dezenas de empregos temporários e impulsiona o comércio local durante o evento.

Ao encerrar, Marrero

agradeceu aos apoiadores e patrocinadores, reafirmando seu compromisso em manter a festa do peão viva e fiel às suas raízes. "Eu agradeço a todos os que se manifestaram. Agradeço também aqueles que ouvem e ficaram em silêncio, que como eu, não tenho o hábito de usar rede social, mas que gostam da gente”, finalizou.

Hoje, a festa tem os portões abertos para toda a população. | Foto: Arquivo Pessoal
Em 2025, família realizará a 29ª Festa do Peão. | Foto: Arquivo Pessoal

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.