Santa Cruz do Rio Pardo fecha
1º semestre com saldo positivo de empregos
Pág. 9
Segundo IBGE, Santa Cruz tem mais de dois mil prédios vagos
Enquanto a população subiu 5,74%, o número de lares teve um crescimento quatro vezes maior Pág. 4
ESPORTE ESPECIAL POLÍTICA EMPREENDEDORISMO
Campeonato de pipa estreita laços entre pai e filho
Através da corrida, atleta representa Santa Cruz em competições
RECONHECIMENTO SAÚDE TERAPIA SOLIDARIEDADE
Paternidade ausente: como ensinar as crianças a lidarem com o assunto?
Campanha Agosto Dourado incentiva amamentação
7
Hospedagem para pets é opção para não deixar o animal sozinho em casa
Pág. 10
Paternidade ausente: 13% dos nascidos em 2023 não tem o nome do pai
Escola Genésio Boamorte realizará festa de 15 anos coletiva para alunos Pág. 9
10
Com 19 netos e 21 bisnetos, idosa completa 100 anos
Pág. 5
X | Edição 263 | 12
Agosto
2023 | DISTRIBUIÇÃO GRATUITA
Santa Cruz do Rio Pardo | Ano
de
de
Pág.
Pág. 7 Pág.
No turismo, Santa Cruz têm 21 obras planejadas para a cidade
Para divulgar seu negócio, cozinheira distribui bilhetes escrito à mão Pág. 4 Pág. 2 Pág. 3 Pág. 5
PERSONAGEM
Campeonato de pipa estreita laços entre pai e filho
Giovana Dal Posso jornalismo@jornalatual.info
Eles competem juntos em campeonatos em diversas cidades
“Estou com o prefeito Diego e vou estar com ele até 2024. Vou disputar as eleições ao lado dele”
Lourival Botelho, presidente da Câmara de Santa Cruz do Rio Pardo durante entrevista à rádio.
Apipa nasceu na China antiga por volta de 1200 a.C., feitas de seda e bambu - já o primeiro relato escrito sobre pipas empinadas é de cerca de 200 a.C. Naquela época, dados escritos relataram sobre pipas tão grandes que eram capazes de transportar um homem no ar. Movimentos e cores das pipas eram mensagens transmitidas à distância entre destacamentos militares. No século XXI, na Europa, as crianças e adultos já brincavam com pipas. Elas também foram usadas em prol da ciência: Benjamin Franklin, cientista norte-americano, usou uma pipa presa com um o metálico para provar que os raios são descargas elétricas, levando à criação do para-raios, em
A brincadeira começou na infância do pai, e passou para o filho.
Foto: Arquivo Pessoal.
meados de 1750.
Milênios se passaram, e por mais que os objetivos mudaram, a tradição ainda continua. Esse é o caso de Pedro Paulo de Lima e seu pai, Pedro Tavares de
Lima, que desde a infância empinam pipa juntos.
“Tudo começou com essa brincadeira de pipa com o meu pai. Desde a infância dele, já gostava. Aí ele veio me ensinando
a soltar pipa, e é uma brincadeira que você se distrai”, conta o lho. Atualmente, os dois competem juntos em campeonatos em diversas cidades. “Nós sempre vamos para festivais em cidades de fora, como Osasco, Bauru, Rio Claro, Jaú. Sempre fazem festivais com acesso liberado pela prefeitura, tudo organizado certinho”.
Ele explica que nessas ocasiões, chega-se a reunir mais de 500 pessoas, com o único propósito de empinar pipas. “É uma brincadeira que não tem o que explicar. Você se distrai, se sente livre, esquece de tudo. A pipa é uma brincadeira que se desenvolve muitos dons de emoção e alegria, você se esquece de todos os problemas, algo muito
divertido e gostoso. Você se sente confortável, livre do estresse”, complementa. “Você só olha pro céu e vê aquele punhado de pipa, aquele punhado de pessoas dando risada, brincando, conversando”. Para ele, é uma atividade que pais podem realizar mais com seus lhos. “É uma coisa que muitos poderiam pegar o lho e levar, isso faz com queque longe do celular, do computador, dessas coisas. Uma brincadeira que pode mudar muito as pessoas, até para quem é depressivo, soltar uma pipa ajuda a se sentir melhor. Eu recomendo para todos, pegar uma pipa, erguer com o lho, com o amigo, com o pessoal que você vai se sentir confortável e livre”, naliza.
12 de Agosto de 2023 www.jornalatual.info 2
sefert.com.br ACESSE
13 DE AGOSTO FELIZ DIA DOS PAIS!
Expediente Circulação regional Distribuição Gratuita * A EMPRESA ATUAL COMUNICAÇÃO ATRAVÉS DO IMPRESSO JORNAL ATUAL NÃO SE RESPONSABILIZA PELO CONTEÚDO DOS ESPAÇOS PUBLICITÁRIOS E COLUNAS PUBLICADAS QUE SÃO DE INTEIRA E EXCLUSIVA RESPONSABILIDADE DE SEUS AUTORES Contatos (14) 3372-0679 | (14) 99779-1273 Av. Tiradentes, 360 - 3°andar - sl 31 Email jornalatual@jornalatual.info EDITOR CHEFE Renan Alves MTB: 76.398/SP FOTOGRAFIA Pedro Figueira MTB 65.709/SP /jornalatual DESIGNER João Marcelino ASSESSORIA JURÍDICA Carlos Henrique R. Nascimento OAB/SP 328.529 IMPRESSÃO GrafiPress ESTAGIÁRIA Giovana Dal Posso ESPECIAL
Que o Poder Público só compartilha informações de seu interesse, todo mundo sabe. Mas recentemente, eles pisaram no calo errado. Ao negar diversas filmagens ao vereador Juninho Souza, o mesmo pediu a convocação da Secretária Suédia Buzolin, responsável pela área, para prestar esclarecimentos sobre o caso.
O deputado Ricardo Madalena lembrou de Santa Cruz do Rio Pardo e voltou a visitar as entidades e exigir que sua assessoria produza conteúdos sobre a cidade. Pelo menos uma coisa boa né?!
Junto do Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar atendeu uma ocorrência de tentativa de suícidio na Ponte Rio Pardo, e a vítima saiu ilesa. Parabéns a Polícia, afinal, policial bom não mata, e sim preserva vidas.
Nos últimos meses, Diego Singolani vem realizando reuniões particulares em sua casa com diversos segmentos da cidade, visando os votos das futuras eleições. A ideia pode ser boa, mas será que bolacha e suco conquistam eleitores?
A publicação de uma matéria no Instagram do Atual sobre a frota de veículos santa-cruzenses deu o que falar nos comentários com duras críticas ao tráfego municipal. Alguém precisa avisar ao departamento de trânsito que não apenas de lombadas se vivem as ruas.
Por ignorância ou maldade, a população santa-cruzense continua não sabendo lidar com o assédio. Na publicação de uma notícia sobre um caso de violência sexual contra um homem, choveram nos comentários piadas de mal tom sobre o assunto.
POLÍTICA
No turismo, Santa Cruz têm 21 obras planejadas para a cidade
Giovana Dal Posso jornalismo@jornalatual.info
Segundo informações disponibilizadas pela Secretaria de Turismo de Santa Cruz do Rio Pardo, atualmente, a cidade conta com 21 obras em andamento, entre as que já estão no processo de construção até as que serão iniciadas e licitadas.
A maioria das obras tem previsão de entrega para o nal de 2023 a começo de 2024, como é o caso do Palácio da Cultura Umberto Magnani Netto, o Ingá Náutico Clube, e o Parque Ecológico da cidade. Segundo a diretora da pasta, Giovana Redondo, enquanto o primeiro deve ser nalizado em novembro, o último passará por mudanças até o ano que vem.
Atualmente, já foram instalados no Parque área para playground, e a lanchonete, que está em construção e deve ser nalizada
Trabalhos vão desde construção de pista de laço a calçadão da Euclides da Cunha
das Mães e Dia dos Pais. Períodos típicos de chuva, como janeiro, também devem ser evitados.
O Ingá Náutico Clube também está com as obras a todo vapor: após a reforma da lanchonete, novos quiosques estão sendo construídos no local.
A diretora conta que além da revitalização do campo de futebol, uma quadra de areia será montada no local e as piscinas serão reativa-
das. Uma das partes mais demoradas foi a realização de limpeza do ambiente. Mesmo sem nenhum registro de inundação do Rio Pardo no local há algum tempo, ela explica que algumas medidas foram tomadas para evitar o alagamento de certas partes do local, como a construção dos locais de descanso em área elevada. Nas margens do rio, elevações também devem ser construídas.
até o nal do ano. Já a iluminação, a tirolesa e o arvorismo, por dependerem de recursos públicos, serão realizados apenas em 2024. Sobre o calçadão da rua Euclides da Cunha, Giovanna disse que a licitação ainda não foi realizada. “Fizemos três licitações, e nas três não apareceram nenhuma empresa interessada. Tem uma parte que
tem obra de drenagem, e é difícil aparecerem empresas que tenham interesse. Como já tivemos todas essas tentativas, a lei permite contratação direta”, explica.
Para ela, outra questão em relação a essa obra são as épocas especí cas que ela pode acontecer: em um momento onde não atrapalhe as grandes datas do comércio, como Natal, Dia
12 de Agosto de 2023 www.jornalatual.info 3
Frente do Palácio da Cultura, praticamente finalizado. | Foto: Giovana Dal Posso
Construção dos novos quiosques do Clube Náutico. | Foto: Giovana Dal Posso
Através da corrida, atleta representa Santa Cruz em competições
Praticar um exercício físico é fundamental para manter corpo e mente saudáveis - há quase 10 anos, a corrida foi escolhida pelo santa-cruzense Eduardo José Fernandes. Na época, começou como um hobby, ele já praticava outros esportes e se juntou ao grupo “Santa Cruz Runners”.
“Eram poucas pessoas que participavam. Na época, a gente se encontrava duas vezes na semana para fazer os treinos. Fui em algumas provas em 2014, 2015 e 2016 e peguei pódios na categoria. Depois parei de correr e comecei a fazer Cross t, e jogava futebol aos nais de semana”, conta. Com a pandemia, e as academias fechadas, ele voltou a correr, treinando todos os dias.
“Fazia treinamentos funcionais com o Coach Basa, os treinos eram bastante intensos, fui vendo que estava evoluindo na corrida. Eu pensava ‘não vejo a hora das provas voltarem para ver como estou’, porque quem treinar quer competir. O bom da corrida são as provas, que sempre você quer superar”. Em outubro
de 2021, após saber de uma prova de 6 km realizada em Ribeirão do Sul, decidiu se inscrever, alcançando o décimo colocado na classicação geral e quarto lugar em sua categoria.
De lá até os dias de hoje ele seguiu competindo, e atualmente uma ou duas vezes por mês. “Com a Graça de Deus, estou conseguindo subir em todas as provas no pódio: ou no geral ou na categoria. Neste nal de semana que passou participei da Tem Running, na cidade de Bauru, umas das melho-
Segundo IBGE, Santa Cruz tem mais de dois mil domicílios vagos
Enquanto a população subiu 5,74%, o número de lares teve um crescimento quatro vezes maior
Em Santa Cruz do Rio Pardo, segundo dados do Censo 2022, dos mais de 20 mil domicílios da cidade, cerca de 2.400 estão vagos. Os dados também revelam que 16 mil estão permanentemente ocupados e mil com uso ocasional.
Com uma população total de 46.442 pessoas, isso quer dizer que no município, há em média 2,30 pessoas para cada lar, e 2,77 para cada um ocupado. A cidade também con-
ta com 21 casas coletivas, sendo 12 vagas e 9 com moradores.
Desde o último Censo, em 2010, o número de domicílios subiu em mais de 22%, já que na época, o total correspondia a cerca de 15.800. Enquanto a população subiu 5,74%, o número de domicílios teve um crescimento quatro vezes maior. O número de vagos dobrou, e a única redução foi dos coletivos.
Brasil
No Brasil, nunca houveram tantos domicílios vagos. Dos 90 milhões de domicílios existentes no país em 2022, ou 11 milhões estavam vagos. O país também segue no ritmo santa-cruzense. Enquanto o número de lares subiu 34%, e da população foi de 6,5% de 2010 a 2022. Para o IBGE, um domicílio é considerado vago quando o recenseador vai até o local e obtém a informação segura de que não existe morador ali.
res provas da região, com atletas de alto nível. Fui o nono colocado no geral, e quei na terceiro colocado na categoria”, completa. Eduardo treina todos os dias às cinco da manhã, e quando não consegue, diz que quase ca louco.
Hoje, o atleta conta com alguns patrocinadores, que auxiliam os custos das competições. “Uma coisa eu tenho certeza: toda corrida é uma nova aventura e uma nova história. Vencer é uma mistura de luta, esforço , otimismo e não desistir nunca”, naliza.
12 de Agosto de 2023 www.jornalatual.info 4
13 de Agosto | Dia dos Pais
Eduardo começou há quase uma década, mas pegou firme no esporte há 2 anos
Giovana Dal Posso jornalismo@jornalatual.info
Giovana Dal Posso jornalismo@jornalatual.info
Próxima corrida será no dia 03 de setembro. | Foto: Arquivo Pessoal
Ao todo, o Censo contabilizou cerca de 20 mil domicílios. | Foto: Pedro Figueira
GERAL
Com 19 netos e 21 bisnetos, idosa completa 100 anos
Dia 06 de junho foi uma data para lá de especial para Antônia Papim e sua família - a idosa completou 100 anos repletos de histórias para contar. Nascida na cidade de Conchas, no estado de São Paulo, ela cou órfã aos nove meses, sendo criada pela avó e tia materna. Antônia se considera “prima-irmã” do conhecido Frei Lourenço Papim tendo crescido e passado boa parte da infância e adolescência com ele.
A senhora chegou ao centenário causa inveja em muitos jovens e adultos pela sua animação e lucidez. O marco foi comemorado em uma grande festa, e celebrado por todos. “A festa foi muito boa. Vieram parentes e amigos comemorar. As 10 horas, tive uma missa que foi celebrada pelo frei Lourenço Papim”, conta Antônia. E não para por aí - nonal do ano passado, ela e a família foram para a capital com o intuito de comemorar o Natal com os lhos
todos reunidos. Se engana quem pensa que a viagem a cansou, pelo contrário: ela passou toda a viagem conversando e observando a paisagem das estradas. Atualmente, ela anda livremente, apenas com o auxílio de uma bengala - mesmo que relutante em usá-la. Antônia já costurou muito, inclusive até há pouco tempo atrás fazendo tapetes de retalho por hobby. Agora, ela leva uma rotina mais tranquila, e assiste elmente as missas e os terços todos os
dias. Ela não abre mão de sua alimentação, e como boa descendente de italianos, domingo não é domingo sem macarronada. Com 9 lhos, 19 netos e 21 bisnetos, ela se alegra com a grande família que conquistou com seu marido, já falecido, mas com quem teve a oportunidade de completar bodas de ouro. Sobre o segredo de chegar aos 100? Ela compartilha. “O segredo é simples, é como toda pessoa vive. A gente não fuma, não bebe, não faz nada de errado”.
Para divulgar seu negócio, cozinheira distribui bilhetes escrito à mão
Giovana Dal Posso jornalismo@jornalatual.info
Já pensou em receber um bilhete, escrito à mão, em sua caixa de correios? Com a internet e a tecnologia, tais acontecimentos estão cada vez mais raros. Em Santa Cruz do Rio Pardo, porém, diversas casas se depararam com essa surpresa nas últimas semanas. Uma cartinha escrita à mão, com o título “Hot Dog da Ellen”, foi entregue em diversas casas, divulgando a venda do lanche que aconteceria no próximo sábado.
O negócio, na verdade, pertence a duas amigas e vizinhas: Ellen de Medeiros e Maria Biancão. Recentemente, Ellen se mudou com o marido para Santa Cruz - confeiteira, ela acabou deixando a maioria dos seus clientes para trás em sua antiga cidade. Veio então a ideia de se juntarem para fabricar os lanches, buscando ganhar uma renda extra.
Os primeiros pedidos saíram para amigos e familiares, mas a receita que
Papéis foram entregues pela filha, durante o percurso para a escola
inclui molho com salsicha, purê com queijo, calabresa, vinagrete e batata palha, foi um sucesso - com 65 lanches vendidos. Para alavancar os negócios, elas também zeram uma promoção de hot-dogs e refrigerante. “Vendemos muito bem, foi algo que compensou muito”, comenta Maria.
Na segunda vez, elas decidiram realizar a divulgação por meio de pan etos, mas como os custos seriam altos, concordaram em escrever a mão. As amigas então escreveram, e a lha de Maria, que queria ajudar, passou no percurso que faz da sua casa até a escola, entregando os papéis nas cai-
xas de correspondência. Maria conta que no começo, muitos clientes hesitaram em comprar pelo valor do lanche, mas que após experimentarem, foi muito aprovado. “Eles pensavam que era apenas pão com salsicha, mas não é. Fazemos tudo bem feito, bem quente e picadinho”. O frete costuma ser cobrado, mas se há muitos pedidos na mesma região ou perto de suas casas, acaba sendo gratuito. Os pedidos costumam ser feitos por encomenda, mas elas explicam que sempre se preparam para uma demanda maior, já que muitos deixam para pedir no dia.
12 de Agosto de 2023 www.jornalatual.info 5
Bilhete entregue nas casas como forma de divulgação.
Foto: Arquivo pessoal
Antônia é ‘prima-irmã’ do Frei Papim, e chegou a data em grande estilo
Giovana Dal Posso jornalismo@jornalatual.info
Antônia chegou em Santa Cruz aos 25 anos. | Foto: Arquivo Pessoal
GERAL
TERAPIA
Paternidade ausente: como ensinar as crianças a lidarem com o assunto?
Giovana Dal Posso jornalismo@jornalatual.info
Em Santa Cruz do Rio Pardo, cada vez mais crianças estão nascendo sem o registro do nome do pai na certidão de nascimento. Esse dado mostra que o abandono de paternidade vem crescendo, mas quais são as consequências emocionais para quem ca? Buscando entender mais sobre esse tópico, o Atual conversou com a terapeuta Maria Clara Machado sobre o assunto. Con ra:
Atual: Dados do Conselho Nacional de Justiça apontam que 5,5 milhões de crianças brasileiras matriculadas em escolas não têm o nome do pai na certidão de nascimento. Sabemos também que o ambiente em que a criança cresce exerce um papel fundamental em seu desenvolvimento. Pensando nisso, como e em quais aspectos o abandono paterno mais in uência na vida da criança?
Maria Clara: Faz-se necessário analisar cada caso individualmente, pois existem diversas razões para isso acontecer. Uma das causas mais comuns é a total indisponibilidade do homem em exercer a função de pai, que por muitas vezes também sofreu e ainda sofre a ausência da gura paterna em sua vida.
Uma grande lacuna emocional se forma na vida de todos os envolvidos, trazendo sentimento de luto,
SAÚDE
Terapeuta fala sobre consequência e tratamentos
portanto a ajuda de um pro ssional de con ança é de extrema importância. Todas as pessoas que estão envolvidas emocionalmente cam limitadas a enxergar e achar uma saída para amenizar a dor, o vazio, a raiva e o sofrimento da criança.
questões
vazio,
Lembrando que essas são algumas das sensações que podem se apresentar na vida de alguém que passou pela experiência do abandono da gura paterna. Todas essas sensações, emoções e sentimentos vão impactar de alguma forma a vida dessa pessoa, que pode se apresentar em diferentes fases da vida.
Quando algo começa a incomodar, tanto no sentido emocional, quanto físico, um sinal de alerta deveria ser acionado, para que assim fosse possível procurar ajuda o quanto antes. Ou seja, isso é algo que todos deveriam aprender desde bem pequenos, para que pudéssemos entender e observar os nossos pensamentos, a
nossa respiração, e assim aprender como sentimos e reagimos diante das adversidades da vida. O grande problema é que não aprendemos dessa forma, e por isso, ca difícil para nós, enquanto adulto, ouvirmos nossas crianças, o que elas pensam, o que elas sentem, e somente quando a criança apresenta um alto grau de desequilíbrio emocional ou físico é que paramos para avaliar o que está realmente acontecendo. Sendo assim, é se estendido muitos anos da vida dessa criança para tratar essa falta.
Atual: Como os responsáveis podem ajudar a criança a passar por esse momento?
Maria Clara: Uma experiência de vida como essa, é extremamente difícil conseguir superar sozinho,
O meu convite de processo terapêutico para os meus clientes, tem como base, olhar para a família em um todo, ajustando e equilibrando a parte emocional. Assim, as mudanças começam a acontecer de dentro para fora, a antiga forma de sentir e agir começam a se transformar e as mudanças vão se apresentando, de acordo com o avanço no tratamento. As dores, raivas e angústias vão se desfazendo, aquele fardo pesado se torna mais leve (esse é o relato que ouço com mais frequência nos meus atendimentos) mostrando que sempre conseguimos viver com mais leveza, e que tudo, é uma questão de ajuste.
Quanto antes essa família começar a ser assistida por um pro ssional, mais leve o processo se torna, pois será bem conduzido e amparado para todas as partes envolvidas. Não existe uma receita ou um passo a passo engessado para alcançar tal objetivo, sempre digo para meus clientes que eles sabem o que devem fazer e como, apenas não descobriram o caminho.
Campanha Agosto Dourado incentiva prática do Aleitamento Materno
Giovana
Omês de Agosto é dedicado ao incentivo do aleitamento materno - a primeira alimentação humana, que se inicia logo após o parto. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), por ano, cerca de seis milhões de
vidas são salvas por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de idade.
A recomendação é de que o aleitamento materno seja realizado exclusivamente até seis meses do bebê, e como forma de complementação até os dois anos de vida ou mais,
segundo a vontade da mãe. Existem diversos benefícios tanto para ambas as partes, como aumentar a proteção contra infecções respiratórias e diarreia; diminuir do risco de alergia, de hipertensão, diabetes, obesidade, hipercolesterolemia; e ajudar no desenvolvimento cognitivo e da saúde bucal
da criança. Para a mãe, ajuda a proteger contra o câncer de mama.
No dia 18 de agosto, a Prefeitura de Santa Cruz do Rio Pardo realizará um mamaço na Praça São Sebastião, às 9h30. O evento contará com rodas de conversa com as mães e um café da manhã.
12 de Agosto de 2023 www.jornalatual.info 7
Em Santa Cruz, doações de leite já atenderam mais de 35 recém nascidos
Dal Posso jornalismo@jornalatual.info
Para Maria, ao perceber sinais, é necessário buscar ajuda o quanto antes. | Foto: Giovana Dal Posso. revolta, sensação de
paralisia e um peso enorme em
cotidianas.
Golpe da falsa taxa associativa é aplicado contra os MEIs
Romano Paschoarelli
Desde 2008, quando foi criado, a gura jurídica do Microempreendedor Individual (MEI) têm proporcionado inúmeros benefícios e diversas possibilidades para os pro ssionais do país – possibilidades que antes não existiam ou eram, no mínimo, muito mais limitadas. Milhões de brasileiros aderiram a essa modalidade, que, além de expandir o universo da prestação de serviços e venda de produtos, também atribui maior grau de formalidade aos trabalhadores autônomos.
Entretanto, conforme a categoria desenvolve-se, cresce também as tentativas de golpe pelos mal-intencionados. Cobranças de taxas falsas têm se torna-
do um problema cada vez mais recorrente, e têm até nome: taxa associativa. Como o golpe funciona
Explorando as aberturas inerentes ao avanço da tecnologia, os criminosos conseguem acesso a uma gama
de informações do MEI, como CNPJ, endereço e nome completo do empreendedor. Com esses dados em mãos, os golpistas compartilham uma suposta noti cação extrajudicial ao e-mail do destinatário. Eles
assumem a postura de uma entidade governamental, que busca esclarecer a falta de pagamento da “taxa anual associativa”.
Através de ameaças, como negativação do título do MEI, caso este não exe-
cute o pagamento, essas associações criminosas têm obtido êxito em boa parte de suas tentativas. Muitas vezes, o trabalhador só procura esclarecimentos após efetuar o depósito. Outro meio utilizado para contatar as vítimas é por ligação telefônica.
É importante destacar que o Microempreendedor Individual possui obrigações tributárias especí cas e não existe uma liação automática a qualquer tipo de associação, como os sindicatos. Para isso, o próprio MEI precisa procurar os canais de forma voluntária e solicitar o serviço. Caso contrário, não estão sujeitos ao pagamento de taxas associativas.
Como se proteger
Acima de qualquer dica, esteja ciente que a única
obrigação scal do MEI é o recolhimento mensal do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS) e nada mais! Porém, existem a lguns indícios que vale a pena observar, caso receba alguma cobrança suspeita ou inesperada. Textos com erros de digitação ou pontuação; e-mail do remetente com caracteres especiais, como travessão ou letras duplicadas; e-mails supostamente governamentais que não incluem o “.com. br” no nal; contatos em momentos estranhos, fora do horário comercial; e mensagens em tom ofensivo ou que coloquem medo, como “urgente”, “atenção” ou “risco de ser processado”.
Antes de qualquer atitude, contate a ACE.
Miss e Mister ACE acontece dia 2 de setembro com novidades
Romano Paschoarelli
A Associação Comercial e Empresarial de Santa Cruz do Rio Pardo inovou na organização do evento Miss e Mister ACE. Nesta edição, os santa-cruzenses irão contemplar não apenas a tradicional disputa pelo título de Miss, como também, pela primeira vez, a eleição do Mister ACE.
Outra novidade é que, desta vez, a organização viabilizou a participação de quem não possui vínculo CLT, como o MEI. No dia 2 de setembro, data do evento, sete jurados avaliarão os 24 candidatos com base em diversos critérios. No entanto, nas redes sociais, a disputa já começou e está a todo vapor! Através do per l o cial da ACE no Facebook, o público
irá eleger os vencedores da primeira categoria: Miss e Mister Internet 2023. A votação só termina no dia do evento.
Vale destacar que apenas o número de curtidas nas fotos do per l da ACE no Facebook serão contabilizados. É importante ressaltar também que muitas pessoas aderiram a uma brincadeira em que simulam integrar o elenco de concorren-
tes. Montagens muito criativas circulam pela cidade, porém, há quem tenha acreditado na brincadeira. Em caso de dúvida, acesse a página da ACE e con ra os candidatos e candidatas do Miss e Mister ACE 2023. Após o anúncio dos vencedores, o público poderá curtir a apresentação da Banda Sobremesa, que promete nalizar a noite em grande estilo!
12 de Agosto de 2023 www.jornalatual.info 8 8 12 de Agosto de 2023 www.jornalatual.info
Candidatas e Candidatos ensaiam para o dia do evento.
Foto: Marcos Pellegatti
Os micro empreendedores recebem por e-mail suposta taxa associativa e outros golpes.
Foto: Reprodução
Santa Cruz do Rio Pardo fecha 1º semestre com saldo positivo de empregos
Segundo dados divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego através do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), Santa Cruz fechou o 1º semestre de 2023 com saldo positivo de 407 novos empregos - ao todo, foram 4.570 admissões contra 4.163 desligamentos. Desde 2020, última data disponível para consultas no Novo Caged, é a primeira vez que o feito acontece.
A Agropecuária foi o setor que mais contratou e demitiu, especi camente na área de cultivo de laranja, com milhares de hectares de
plantação do cítrico na cidade e região, representando 47% dos novos empregos. O setor de Serviços vem logo atrás, seguido do Comércio e Indústria. A área de construção foi a que menos admitiu no município durante 2023. Os homens lideram como os mais contratados
do ano, com 3154 contra 1416 mulheres. O per l dos mais contratados é formado por jovens adultos, dos 18 aos 24 anos, com ensino médio completo. Já a maior parte dos desligamentos foi feita entre adultos de 30 a 39 anos, com o ensino fundamental incompleto.
Já no Brasil, foram criadas mais de 1 milhão de novas vagas de emprego formal durante o primeiro semestre do ano - foram quase 12 milhões admitidos e 11 milhões desligados. O salário médio dos novos contratados em junho foi de R$ 2.015,04, com um aumento de R$ 12,47 em comparação com o valor de maio (R$ 2.002,57).
Paternidade ausente: 13% dos nascidos em 2023 não tem o nome do pai
Número de reconhecimento de paternidade também caiu nos últimos anos
AAssociação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil) disponibiliza mensalmente dados dos números de crianças registradas nos cartórios apenas com o nome da mãe na Certidão de Nascimento, informação denominada de registro dos Pais Ausentes.
No primeiro semestre de 2023 em Santa Cruz do Rio Pardo, do total de 290 nascimentos, 38 crianças não tiveram o nome do pai registrado, o que corresponde a 13,10% dos nascimentos. O número vem crescendo nos últimos anos – no mesmo período em 2022, o número de pais ausentes representava 10,70% do total. Já no total do ano, das 589 certidões de nascimento, 63 não contavam com o nome do pai.
A Arpen também disponibiliza o número de Reconhecimentos de Pa-
ternidades realizados nos Cartórios de Registro Civil. Desde 2012, ele pode ser feito em qualquer cartório, sem a necessidade de decisão judicial quando de comum acordo de ambas as partes. De janeiro a junho de 2023, em Santa Cruz, nove procedimentos foram registrados.
Quando comparado com o mesmo período nos últimos cinco anos, percebe-se que este número vem caindo - de 2022 a 2018 foram, respectivamente: 14, 16, 13,
20 e 39 reconhecimentos. O procedimento pode ser realizado pela mãe da criança, pelo pai que deseja con rmar sua paternidade e ou pelo lho maior de 18 anos. Em casos de discordância por parte do genitor ao pedido de reconhecimento paterno, o cartório encaminha a solicitação para o juiz do local onde o nascimento foi registrado, que dá prosseguimento à ação investigatória, chamada de paternidade o ciosa.
12 de Agosto de 2023 www.jornalatual.info 9
Feito acontece pela primeira vez desde os últimos anos Giovana Dal Posso jornalismo@jornalatual.info
Giovana Dal Posso jornalismo@jornalatual.info
Ano 2021 2023 2020 2022 2019 2018 Pais Ausentes 9 37 20 34 11 19 Nascimentos Primeiro semestre, por ano: Número de pais ausentes 304 290 334 317 349 327 % 2,96% 13,10% 5,98% 10,70% 3,17% 5,81%
Ano 2021 2020 2023 2022 DESLIGAMENTOS 3.425 3.557 4.163 4.756 ADMISSÕES Primeiros semestres dos anos desde 2020 Confira as admissões e desligamentos, mês a mês, no primeiro semestre de 2023 em Santa Cruz: 3.330 2.155 4.570 3.974 SALDO -95 -1.402 407 -782 MÊS Março Maio Abril Junho Janeiro Fevereiro DESLIGAMENTOS 1.448 524 594 460 629 508 ADMISSÕES 458 1.146 494 1.527 447 498 SALDO -990 622 -100 1067 -182 -10 GERAL
Escola Genésio Boamorte realizará festa de 15 anos coletiva para alunos
Giovana Dal Posso jornalismo@jornalatual.info
O evento, marcado para Outubro, busca patrocínios
Hospedagem para pets é opção para não deixar o animal sozinho em casa
Giovana Dal Posso jornalismo@jornalatual.info
Empreendedora santa-cruzense aposta em serviços de hotel, creche e cuidados domiciliares
Desde 2014, a escola Genésio Boamorte, de Santa Cruz do Rio Pardo, realiza para seus alunos do 8º ano uma festa de 15 anos coletiva. Segundo Marlene Miranda, responsável pelo projeto e professora de educação física, o evento começou como uma simples Dança de Salão, que faz parte do currículo escolar. “As primeiras festas foram mais simples, fazíamos na escola mesmo, com apenas os alunos. Depois de um tempo, conseguimos uma parceria com o salão da SABESP, e a comemoração começou a ser realizada lá. Na última edição, além dos jovens debutantes e docentes da escola, estavam presentes pais e alunos de outras sé-
ries da escola”. Com os preparativos se iniciando em março, há uma equipe de diversas pessoas por trás da organização. Apesar disso, Marlene reforça que a participação dos alunos é completamente opcional e não afeta o rendimento escolar. “A nota dos alunos é feita por avaliação, em ambiente escolar. A festa é um encerramento, para que os alunos aproveitem”. Por conta da pandemia, a última festa foi em 2019, e retorna a acontecer este ano, no dia 21 de outubro, também na SABESP.
Agora, o próximo passo é a arrecadação dos patrocínios para ajudar na realização da festa.
“Os pais dos alunos pagam um valor simbólico,
mas a grande maioria das coisas é realizada por forma de apoio de empresas e moradores”, explica.
“Toda a ajuda é bem vinda, pois assim podemos aprimorar e melhor os elementos da festa, como iluminação, decoração, buffet, e afins”.
O envolvimento da comunidade por meio da ajuda e do patrocínio, também é ligado a outra matéria: Protagonismo Juvenil, que propõe atividades de aproximação e participação da comunidade em projetos da escola. Os interessados em ajudar podem entrar em contato com a professora Marlene, através do telefone (14) 99617-1678, ou da coordenadora Elaine, (14) 99602-3706.
Nosdias de hoje, os pets já fazem parte da família, e é possível encontrar cada vez mais no mercado, serviços voltados para eles. Um desses casos é a Divertida Pet – um hotel e creche para cães inaugurado recentemente em Santa Cruz do Rio Pardo, pela veterinária e empresária Melissa Jacob. O evento aconteceu no último dia 5 de agosto, e contou com a presença de diversos clientes e “aumigos” que foram prestigiar essa nova etapa no cuidado aos animais na cidade.
O projeto, que começou a ser elaborado em fevereiro, veio tanto pela falta de opções desse ramo no mercado santa-cruzense, quanto pela vontade de uma mudança na carreira. Apesar de recente na cidade, Melissa conta que a demanda já está alta, atendendo seus primeiros animais antes mesmo da inauguração.
Ao todo, são oferecidos três serviços diferentes: hotel, creche e cat sitter. O primeiro oferece estadia 24 horas para cães quando os donos estiverem fora da cidade e precisarem de um local que cuide de seu bichinho, funcionando da mesma forma que hotel para humanos: horário para alimentação, check in e check out, além
de planos por diárias.
Já o segundo oferece uma rotina planejada para proporcionar diversão, interação, e estímulo aos cães - ajudando a reduzir a ansiedade e a solidão através de brincadeiras e enriquecimento ambiental. A creche pode ser contratada de acordo com a necessidade do tutor e conta com um período experimental de adaptação ao animal.
O último serviço, o cat sitter ou cuidadora de gatos, oferece cuidados aos bichanos no conforto do seu próprio lar, através de atendimento personalizado, que dura cerca de 40 a 45 minutos, conforme a
necessidade do pet, não perturbando-o ou o tirando de sua rotina. Para tranquilizar os tutores, Melissa reforça que em todas as modalidades, haverá um serviço veterinário sempre disponível à disposição dos pets.
SERVIÇO
A Divertida Pet está localizada na rua Adair Dias de Almeida, 461, Jardim Planalto, em Santa Cruz do Rio Pardo. É possível entrar em contato através do telefone (14) 98215-0828, e encontrá-la nas nas redes sociais, através do Instagram @divertida_pet, e do Facebook, Divertida Pet.
12 de Agosto de 2023 www.jornalatual.info 10
dia DOS PAIS! santamassaanuncio_diadospais_15x15cm.indd 1 10/08/23 15:41
Feliz
Alunos durante a última festa realizada, em 2019 | Foto: Arquivo Pessoal.
Objetivo é garantir conforto para os pets e dar segurança aos donos. | Foto: Giovana Dal Posso
12 de Agosto de 2023 www.jornalatual.info 11
Inauguração Óticas Especialista
A Óticas Especialista chegou recentemente em Santa Cruz e é a escolha perfeita para quem busca peças que combinem luxo, conforto e modernidade . Aqui você encontra opções de armações para óculos de grau, solar e de proteção, com diversos tipos de lente que se encaixam de acordo com a sua necessidade. Além disso, a sessão de relojoaria apresenta diversos modelos diferentes, perfeitos para dar aquele presente especial. O espaço está localizado na rua Conselheiro Dantas, 621, Centro - Santa Cruz do Rio Pardo.
12 de Agosto de 2023 www.jornalatual.info 12