Em 10 anos, Santa Cruz teve 7 casórios entre pessoas do mesmo sexo
CIDADE SAÚDE

Yoga: conheça a prática milenar que conquistou o mundo
BEM ESTAR
Além da estética: conheça os outros benefícios da massagem Pág. 05 Pág. 03 Pág. 04
RECUPERAÇÃO SAÚDE MENTAL
Inaugurado, Projeto Casulo oferece apoio à dependentes químicos
Umbanda, transexualidade e prostituição: Perfil.doc lança seus primeiros episódios


PREVENÇÃO



Transtornos Alimentares: distúrbios não devem ser subestimados Pág. 07 Pág. 05 Pág. 07
Alunos de diversas escolas são premiados por propostas de sustentabilidade

A PiTZZA DO UNiVERSO

ESCANEIE O QRCODE E SE LAMBUZEEEEEEE
Santa Cruz realiza campanha de vacinação contra meningite
Sicredi Norte Sul abre suas portas em Manduri/SP

Você já parou para pensar quantas pessoas nascem, se casam e morrem por ano, em Santa Cruz do Rio Pardo? Para conhecer um pouco mais da demografia da cidade, o Atual realizou um levantamento através dos dados do Sistema Estadual de Análise de Dados (SEADE) de São Paulo, que reúne informações desde o ano de 2000 até março de 2023, acerca de todos os municípios do estado, enviadas pelos cartórios de registro civil.
Casamentos
De 2000 a 2023, Santa Cruz do Rio Pardo registrou um total de 5891 casamentos, sendo 2004 o ano com mais uniões realizadas na cidade, somando 378. No Brasil, em 2013, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) a provou a Resolução n° 175/2013, que veda todos os cartórios do País a recusa de habilitar e celebrar casamentos entre duas
pessoas do mesmo sexo - Isso estabeleceu o casamento entre pessoas do mesmo sexo em todo o Brasil.


Nos últimos 10 anos, o município registrou um total de 2260 uniões - deles, porém, 07 são entre pessoas do mesmo sexo, correspondendo 0,26% de todos os casamentos desde 2013.
Em 2022, 274 casamentos foram realizados: 273 matrimônios heterossexuais e 01 homossexual. A maioria dos homens e mulheres têm entre 25 a 29 anos. Abril, maio, julho, outubro e dezembro lideram o ranking dos meses com mais casórios.


Nascimentos
Nos últimos 23 anos, a cidade registrou um total de 14.030 nascimentos, sendo 2001 o ano onde mais crianças vieram ao mundo. Em 2022, foram 590 novos recém nascidos: 308 do sexo masculino e 282 do sexo feminino.
Sicredi Norte Sul abre suas portas em Manduri/SP
A faixa etária das novas mamães também mudaram nas últimas décadas - em 2000, cerca de 20% tinham menos de 20 anos de idade, 52% entre 20 a 29, 26% entre 30 a 39, e 1,3% entre 40 a 49. Já no último ano, esses critérios correspondem, respectivamente, a 11%, 47%, 39% e 3%.

Óbitos
Por conta da pandemia de COVID-19, o ano de 2021 foi, disparadamente, o ano com mais óbitos no município, com 547. O total, desde 2000 até março deste ano, é de 7942.
Em 2022, 466 faleceram: 250 homens e 196 mulheres. As faixas etárias, porém, são preocupantes: enquanto o pico de morte entre as mulheres está a partir dos 75 anos, os homens começam a falecer mais cedo, e em maior incidência, a partir dos 55 a 60 anos.


A Sicredi Norte Sul PR/ SP inaugurou nesta segunda-feira (05/06) sua agência em Manduri/SP. Esta é a 26ª agência da cooperativa que está em expansão em sua área de atuação no sul de São Paulo. Com um prédio amplo, instalações modernas, completas e acolhedoras, a instituição chega ao município buscando desenvolver ainda mais a comunidade.

Localizada na rua Rio de Janeiro, 916 – Parque das Abelhas, a agência possui 362,5 metros quadrados e visa proporcionar experiências cooperativas através da marca Sicredi. Sendo essa proximidade com associados e comunidade um dos grandes diferenciais da instituição.
O Presidente da Sicredi Norte Sul, Paulo José Buso Júnior, comemora esse mar-
co para cooperativa: “Para nós é uma alegria chegar em mais uma comunidade, estar cada vez mais próximos dos nossos associados. É contagiante a alegria da população em estar nos recebendo e isso nos deixa ainda mais cientes de nossa responsabilidade junto da comunidade.” Ele deixa um convite “Nossas portas estão abertas para todos que quiserem vivenciar esse modelo de negócio que é o cooperativismo, venham

conhecer a nova agência e tomar o famoso café do Sicredi!”



A agência contará com uma equipe de negócios para atendimento de pessoas físicas, jurídicas e agronegócio. Oferecerá aos associados as mais de 300 soluções financeiras do portfólio da instituição, entre elas, investimentos, seguros, consórcios e cartões. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira das 09:00 às 15:00.

Em 10 anos, Santa Cruz teve 7 casórios entre pessoas do mesmo sexo
Requerente: Maria Roseli Daparé
2ª Vara Cível EDITAL DE CITAÇÃO – PRAZO DE 30 DIAS, expedido nos autos da Ação de Usucapião, PROCESSO Nº 1002006-34.2019.8.26.0539


O MM. Juiz de Direito da 2ª Vara Cível do Foro de Santa Cruz do Rio Pardo Estado de São Paulo, Dr. ANTÔNIO JOSÉ MAGDALENA na forma da Lei, etc.
FAZ SABER a réus ausentes, incertos, desconhecidos, eventuais interessados, bem como seus cônjuges e/ou sucessores, que JOSÉ DERLY DAPARÉ e MARIA ROSELI DAPARÉ
ajuizaram ação de USUCAPIÃO, visando declaração da propriedade do imóvel seguir
descrito: "Um terreno urbano, plano, construção, constituído pelo lote nº 03 da quadra nº 61, situado no lado par da Avenida Carlos Rios na Chácara Peixe, Município e Comarca de Santa Cruz do Rio Pardo, com os rumos, medidas e confrontações adiante especificados: Distante 30,28 metros da Rua José Zanzarini, inicia-se a descrição no ponto de intersecção entre os lotes 02 e 03 e segue confrontando com a Avenida Carlos Rios em linha reta no azimute 70º15´46''NE, distancia de 12 metros; deflete à direita segue 19°44´14''SE, distancia de 25 metros, confrontando imóvel matriculado sob nº 28.539 (parte do lote nº 04, de propriedade tabular de Salvador Garcia Fernandes, Edir Boamorte Iracy Costa Boamorte, Espólios de Aser Martins de Souza Campos e Aspásia Ada de Souza Campos, Angelo Lorenço e Esmeralda Turchi Lorenço, na posse de Maria Roseli Daparé e seu esposo José Derly Daparé); deflete a direita e segue no rumo 19º44´14''NW, na distância de 25 metros confrontando com o imóvel matriculado sob nº 28.529 (parte do lote nº 02, de propriedade tabular de Salvador Garcia Fernandes, Edir Boamorte e Iracy Costa Boamorte, Espólios de Aser Martins de Souza Campos Aspásia Ada de Souza Campos, Ephrain de Campos, Lygia Lucia de Campos, Dinah Martins de Souza Campos, Angelo Lorenço Esmeralda Turchi Lourenço, posse de Kenji Yamashita e sua esposa Mércia Fudiko Tomyama Yamashita); até o início desta descrição. O imóvel está cadastrado na municipalidade sob o nº 12.027", alegando posse mansa e pacífica no prazo legal. Estando em termos, expede-se o presente edital para citação dos supramencionados para, no prazo de 15 (quinze) dias úteis a fluir após o prazo de 30 dias. Não sendo contestada a ação, o réu será considerado revel, caso em que será nomeado curador especial. Será o presente edital, por extrato, afixado publicado forma da lei. NADA MAIS Dado passado nesta cidade de Santa Cruz do Rio Pardo 18 de novembro de 2019. ANTÔNIO JOSÉ MAGDALENA Juiz de Direito
ASSINADO DIGITALMENTE NOS TERMOS DA LEI 11.419/2006, CONFORME IMPRESSÃO À MARGEM DIREITA

BEM ESTAR
CITAÇÃO – PRAZO DE 30 DIAS, expedido nos autos da Ação de Usucapião, PROCESSO Nº 0004016-44.2014.8.26.0539

O(A) MM. Juiz(a) de Direito da 3ª Vara Cível do Foro de Santa Cruz do Rio Pardo Estado de São Paulo, Dr(a). Marcelo Soares Mendes na forma da Lei, etc.
FAZ SABER ao Espólio de Elias Francisco Vieira, sua esposa Maria José Vieira e herdeiros, Espólio de Oscar Candido de Oliveira, sua esposa Maria Conceição Oliveira e herdeiros, aos réus ausentes, incertos, desconhecidos, eventuais interessados, bem cônjuges e/ou sucessores, FRANCISCO FAUSTINO DE SOUZA esposa MARGARIDA DOS SANTOS SOUZA ajuizou(ram) ação de USUCAPIÃO, visando que seja declarado por sentença domínio sobre o seguinte imóvel "01 (um) imóvel urbano localizado na Rua Cabo João Romeu Teixeira, lado par, na cidade de São Pedro do Turvo – SP, composto de terreno e respectiva construção, com área de 5.612 metros quadrados, inscrito na Prefeitura Municipal de São Pedro do Turvo sob nº 715140307045400, em nome do requerente, sem matrícula e nem transcrição junto ao Cartório de Registro de Imóveis desta comarca, alegando posse mansa e pacífica por mais de 25 anos, que houvesse interrupção oposição. Estando termos, expede-se presente edital para citação dos supramencionados para, prazo de 15 (quinze) dias úteis fluir após prazo de 30 dias. Não sendo contestada a ação, o réu será considerado revel, caso em que será nomeado curador especial. Será o presente edital, por extrato, afixado e publicado na forma da lei.

NADA MAIS Dado e passado nesta cidade de Santa Cruz do Rio Pardo aos 09 de março de 2022 Juiz de Direito: Dr. Marcelo Soares Mendes
DOCUMENTO ASSINADO DIGITALMENTE NOS TERMOS DA LEI 11.419/2006, CONFORME IMPRESSÃO À MARGEM DIREITA
Yoga: conheça a prática milenar que conquistou o mundo
Uma prática milenar, o Yoga surgiu há mais de cinco mil anos na índia, e com o passar dos séculos foi se espalhando para outros países e continentes, atualmente sendo considerada como uma filosofia de vida. Nos últimos anos, principalmente por conta da correria do dia a dia, muitas pessoas começaram a buscar essa atividade como forma de exercitar o corpo, de se alongar e relaxar.
Ingrid Gazola é instrutora de Yoga, e confirma que a maioria acaba buscando seu espaço pelos benefícios em relação à redução da ansiedade e do estresse. “É importante esclarecer que yoga não é exercício físico e nem funciona como trata-
mento, mas sim um complemento. No meu caso, por exemplo, a psicóloga indicou a prática para complementar a terapia”, relata. “Por definição, ele é uma filosofia milenar que tem como objetivo promover bem-estar, estimular o autoconhecimento e proporcionar saúde de maneira completa - mental, espiritual e física - através de técnicas que estabelecem conexão corpo e mente. A prática em si não tem objetivo de curar doença nenhuma e também não substitui terapia, fisioterapia, consulta médica, osteopatia, micro fisioterapia e nenhum tipo de tratamento”.
Ela complementa que por mais que a prática ajuda na redução das dores,
isso é apenas uma consequência, mas não o objetivo principal. Entre outros benefícios citados, estão a melhora da concentração e foco, maior controle das emoções, melhora da postura, e aumento da capacidade respiratória.
Não são todas as pessoas que têm tempo, disponibilidade ou até mesmo dinheiro para praticar Yoga em um espaço especializado. Seria possível então realizá-lo em casas? Ingrid explica que sim. “É totalmente possível fazer em casa. A minha principal dica é: pratique Yoga com o acompanhamento de um professor qualificado, mesmo que seja online. Mas se isso não for possível, existem inúmeras aulas disponíveis

no YouTube totalmente gratuitas. Para praticar yoga você só precisa de um corpo e estar disposto a sair da sua zona de conforto”, finaliza.

Talita Balielo é uma das pessoas que foram conquistadas por essa atividade. Ela começou em janeiro de 2021, e desde então, nunca mais parou. “Comecei porque era pandemia e eu estava sem fazer nada, minha irmã sempre amou yoga e estava querendo fazer também, então começamos com aulas particulares ao ar livre, no quintal de casa”, explica.
Entre as diversas mudanças que a prática proporcionou, uma das maiores é a clareza do momento presente. Ta-
lita conta que consegue focar muito mais no agora, do que no futuro e no passado, o que ajuda a controlar sua ansiedade. “Também tenho mais consciência corporal e de respiração, percebo que em outras atividades físicas tenho mais facilidade para entender o que precisa ser feito, entender o movimento, por conta da consciência corporal que
o yoga traz", complementa.
E para quem quer se aventurar, ela deixa sua dica: yoga é para todos. “Não se assuste com posturas mirabolantes, ninguém começa fazendo invertida. Eu mesmo demorei um ano para conseguir fazer invertidas na parede, e mais um ano para conseguir sair da parede”, finaliza.
INICIATIVA
Alunos são premiados por propostas de sustentabilidade
Apresentação dos trabalhos ocorreu no último dia 02
Na primeira sexta-feira de junho, dia 02, a Special Dog Company realizou mais uma premiação do Projeto Inspirar. O programa é direcionado aos alunos do 9º ano com idades entre 13 e 14 anos de escolas públicas e privadas de Santa Cruz do Rio Pardo, que serão responsáveis por apresentar propostas de sustentabilidade.


Nesta edição de 2023, o tema do projeto é “Comunidades Sustentáveis” e o objetivo dos alunos é desenvolver soluções aos grandes desafios da atualidade e relacioná-los aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU. Mobilidade urbana, arborização, saneamento, disponibilidade hídrica, alimentação saudável e segurança pública são
algumas das várias possibilidades para aprofundar a temática. Ao longo de dois meses de capacitação, os alunos puderam desenvolver hard e soft skills, como habilidades artísticas, oratória, trabalho em grupo, autorresponsabilidade e liderança. Para materializar todo o aprendizado, os 40 alunos apresentarão suas maquetes a uma banca examinadora.

“O Projeto é uma forma de inspirar jovens líderes a práticas mais sustentáveis, que contribuem para a ampliação da consciência, da empatia, do altruísmo e da proatividade. Essa transformação traz benefícios às nossas relações sociais e nas relações com o planeta, promovendo paz e prosperidade. É um or-
Além da estética: conheça os outros benefícios da massagem

gulho fomentar esse tipo de projeto em nossa comunidade”, destaca João Paulo Figueira, Gerente de Desenvolvimento Sustentável da Special Dog Company.
Na sexta-feira, a avaliação ocorreu na Câmara Municipal, onde os grupos se apresentaram para os jurados, formados por políticos e autoridades santa-cruzenses, onde descreveram suas ideias e planejamentos, além de exporem a maquete feita. Pais e representantes das escolas também estiveram presentes na ocasião para prestigiar os jovens.
A premiação incluiu medalhas, troféus, um day use em um hotel fazenda em Brotas, no interior de São Paulo, e brindes da marca.
As escolas participantes foarm EMEF Prof. Arnaldo Moraes Ribeiro, SESI Hercílio Lorenzetti, EE Prof. Zilda Comegno Monti, Colégio Camões e EMEIEF Frei José Maria Lorenzetti. Confira os ganhadores:
1° colocado: Equipe Bosque Chico Mendes
2° colocado: Equipe Mundo Verde
3° colocado: Equipe Bradena Alesan

Atendendo há pouco mais de um ano em Santa Cruz, Leonora Comegno busca trazer aos seus clientes uma nova visão sobre a massagem – a de que seus benefícios vão além da estética. “Nós brasileiros não temos a cultura da prevenção. Constatei isso atendendo muitos clientes estrangeiros na minha clínica em São Paulo e analisando seus costumes com os nossos, e durante uma viagem que fiz para fora do Brasil, observei que a massagem fazia parte da rotina das pessoas daquele lugar”, conta. Ela diz que é comum deixar suas dores físicas e emocionais chegarem ao extremo, afetando a mobilidade e a flexibilidade corporal, levando ao desequilíbrio psíquico e à paralisação do corpo.
Mas como a massagem pode ajudar? Além de uma forma de tratamento, Leonora explica que a prática também pode ser preventiva. “As massagens têm o poder de estimular o corpo a ser fonte de energia renovável, ou seja, o corpo tem estruturas para se manter produtivo e energético, fornecendo disposição, ânimo e vitalidade. Elas também são capazes de reduzir dores e, em certos casos, eliminá-las. Como prevenção, tudo que é feito de bom agora será refletido lá na frente, assim como o contrário também. Por isso quan-
do incluímos as massagens na nossa vida passamos a ter uma relação melhor com o nosso corpo. Desenvolvemos consciência corporal e passamos a entender os ‘recados’ que ele nos dá, então fazemos as pazes com ele se quisermos envelhecer com melhor qualidade de vida”, relata. Em uma cidade cheia de atletas, o desejo da profissional é difundir que a massagem pode também ser uma grande aliada nos esportes. Segundo ela, há a massagem esportiva, criada e desenvolvida para pessoas que praticam esportes de forma recreativa, a modalidade atlética, para quem têm um ritmo intenso de atividade física, como ciclistas, nadadores, adeptos de academias e crossfit diariamente e treinos de fisiculturismo. “Atividades que exigem muito esforço físico, todos os dias, levando, consequentemente, à fadiga muscular, contraturas e lesões nos nervos, músculos, articulações e ligamentos”, complementa.
Há fatores externos que
também influenciam nosso corpo, como o clima e as estações. Com a chegada das baixas temperaturas, Leonora explica que o frio “encolhe” o corpo provocando um enrijecimento da musculatura, dos tendões e dos ligamentos, estimulando mais câimbras e deixando os nervos ficam mais tensionados. “Por isso é muito importante nos mantermos bem aquecidos com roupas que aquecem e retém o calor, e claro, recomendo a não parar com a massagem nesse período porque a massagem estimula o calor interno do corpo e é uma grande aliada da redução de todos os incômodos gerados por essa estação do ano que impactam no nosso corpo”, finaliza. Serviço Leonora atende no estúdio KZABIO, localizado na Avenida Fabiano Pereira da Silva, 180, Vila Fabiano, em Santa Cruz do Rio Pardo. O contato pode ser feito através do WhatsApp, pelo número (14) 99185-1934. Também é possível encontrá-la no Instagram, @kzabio.

CIDADE
