Edição 252

Page 1

Santa Cruz fecha 2022 com saldo positivo de empregos

ENTRETENIMENTO CIDADE AUTOESTIMA

Programa Sempre Bella retorna para uma nova temporada

Atleta santa-cruzense é campeão mundial na Itália

ESPORTE

Jovem, ciclista santacruzense já compete na categoria de Elite

Confira a programação de Carnaval de Santa Cruz

Harmonização orofacial pode ajudar a levantar a autoestima

SAÚDE

IST’s: entenda mitos e verdades sobre as infecções

Y soy rebelde: RBD retorna aos palcos com uma legião de fãs

Santa Cruz do Rio Pardo | Ano IX | Edição 252 | 11 de Fevereiro de 2023 | DISTRIBUIÇÃO GRATUITA Pág. 03 Pág. 02 Pág. 02 Pág. 06 Pág. 06 Pág. 04 Pág. 08 Pág. 08

Programa Sempre Bella retorna para uma nova temporada

Nesta última sexta-feira, dia 10, o programa Sempre Bella, apresentado por Lays Santana, estreou sua nova temporada no canal do YouTube do Atual. Ao todo serão 16 episódios, trazendo diversos personagens para entrevistas sobre negócios, finanças, religião, sexualidade e muito mais. Segundo Lays, as expectativas para essa volta são as melhores.

O programa, que geralmente era exibido duas vezes ao ano, teve apenas uma temporada em 2022, o que causou saudade nos espectadores.

“Muitas pessoas me viam na rua, me perguntavam se não íamos continuar gravando, pessoas que perguntavam se podiam

participar das entrevistas. Foi muito legal a expectativa que as pessoas tinham para continuarmos o programa”, relata. “Estamos trazendo assuntos polêmicos em algumas entrevistas, entretenimento, tirando muitas dúvidas que as pessoas tem e estamos ajudando muito quem está nos assistindo.

Acho que o nosso principal objetivo do programa é quem estar em casa se identificar com a nossa entrevista e ajudar pessoas que tem dúvidas naquela área”.

Uma das convidadas do programa será uma missionária, que falará sobre a sua trajetória de vida na igreja. “Muitas vezes as pessoas não entendem o que é isso, então trouxemos ela para

Atleta santa-cruzense é campeão mundial

de Stunt na Itália

o programa. São assuntos muito diversificados, com muitos tipos de pessoas”, explica Lays.

Sobre o formato, ela conta que está extremamente dinâmico, a um ponto onde o telespectador pode se sentir incluído dentro da conversa. “Cada vez mais estamos deixando nossa entrevista bem sucinta e objetiva, então não é algo cansativo que se fica lá durante horas. Somos bem certeiros nessa conversa, onde o telespectador pode assistir em 15 minutos e a pessoa consegue entender e ficar por dentro do assunto”.

No primeiro programa, a entrevistada foi Talita Balielo de Carvalho, bióloga e empreendedora, onde a conversa foi sobre cosméticos naturais e empreendedorismo, e sobre os benefícios de shampoo, condicionador e desodorante em barra, ramo que Talita trabalha.

“Estou muito feliz por esse sucesso do Sempre Bella, não achei que as pessoas iam aderir tanto, mas aderiram muito ao nosso programa”, finaliza.

No dia 29 de janeiro, o santa-cruzense Jefferson Matheus se tornou campeão mundial na categoria de Wheeling Stunt, na Motor Bike Expo 2023 em Verona, na Itália, onde representou o Brasil na competição. O evento é reconhecido como o maior evento de motocicleta do mundo, que reúne centenas de profissionais e entusiastas, e a modalidade que o atleta ganhou envolve a prática de malabarismo com motos, onde são realizadas manobras onde apenas uma roda do veículo se mantém no chão.

Ao todo, o santa-cruzense competiu com ou -

tros 25 competidores, e passou por quatro etapas até se tornar campeão.

Em cada uma delas, os atletas iam sendo eliminados até chegarem os últimos cinco que disputaram a final. Na competição, ele e o catarinense Diego Mafra participaram do evento - e a união entre eles é tanta que, de acordo com Jefferson, os dois criaram a marca Time Brasil Stunt, onde eles produzem itens como moletons para ajudar a arrecadar dinheiro para as próximas competições.

Apesar de ser sua primeira competição fora do país, ele explica que

todo período na Itália foi dedicado ao esporte. "Todo o processo da viagem foi empenhado no campeonato, eu tive que chegar e preparar toda a moto, pois ela estava parada, colocar as peças e treinar. Não tive tempo de realizar um passeio (turístico), mas no geral todo o processo já foi um passeio”.

Quando retornou para Santa Cruz, uma carreata foi organizada em sua homenagem para comemorar o título, reunindo dezenas de carros e motos, saindo do final da Avenida Coronel Clementino Gonçalves e se dirigindo até o Recinto De Exposições José Rosso, onde Jefferson realiza seus treinos.

“Parece que eu ainda não acredito no que está acontecendo, mas estou muito feliz, ainda mais pela recepção que tive quando cheguei de volta no Brasil e na minha cidade, com a homenagem que fizeram para mim”, finaliza.

2 11 de Fevereiro de 2023 www.jornalatual.info Expediente Circulação regional Distribuição Gratuita * A empresA AtuAl ComuniCAção AtrAvés do impresso JornAl AtuAl não se responsAbilizA pelo Conteúdo dos espAços publiCitários e ColunAs publiCAdAs que são de inteirA e exClusivA responsAbilidAde de seus Autores Contatos (14) 3372-0679 | (14) 99779-1273 Av. Tiradentes, 360 - 3°andar - sl 31 Email jornalatual@jornalatual.info EDITOR CHEFE Renan Alves MTB: 76.398/SP FOTOGRAFIA Pedro Figueira MTB 65.709/SP /jornalatual DESIGNER André Ribeiro ASSESSORIA JURÍDICA Carlos Henrique R. Nascimento OAB/SP 328.529 IMPRESSÃO GrafiPress CIDADE ESTAGIÁRIA Giovana Dal Posso
Carreata em sua homenagem percorreu a cidade. | Foto: Pedro Figueira Jefferson venceu o campeonato de Wheeling Stunt, realizado em Verona Giovana Dal Posso jornalismo@jornalatual.info
Lays e a entrevistada, Talita. | Foto: Jornal Atual CONFIRA OS PONTOS DE DESC ARTE: Serv Festa Ultragaz Rádio Difusora Câmara Municipal Posto de Saúde (centro) Almark II Alvorada I e II Avenida Bom Preço I e II São Judas Tadeu São Sebastião Supermercados: S e vo cê p re c i sa d e s c a r t a r e b a te r ias us a d as l eve aos col e to re s q u e a Special Dog espalhou por Santa Cruz do Rio Pardo Está aí uma oportunidade legal de preservar o ambiente e contribuir para um mundo mais sustentável AONDE VOCÊ VAI COM ESTA PILHA TODA? Ao todo, serão 16 episódios sobre os mais variados temas
Posso jornalismo@jornalatual.info

ESPORTE

Jovem, ciclista santa-cruzense já compete na categoria de Elite

Muitas pessoas costumam andar de bicicleta como um hobby – atualmente o ciclismo é uma das atividades físicas mais completas que pode existir, além de um meio de transporte acessível. Nos últimos anos, se tornou cada vez mais comum encontrar pessoas que pratiquem esse esporte no seu tempo livre. O que também não tão raramente acontece, são apaixonados pela prática que decidem subir um degrau e começarem a entrar no mundo do ciclismo profissional.

Uma dessas pessoas é o santa-cruzense Alan dos Santos, que com apenas 20 anos já se tornou um ciclista da categoria elite. Sua história com o pedal começa há quatro anos, em 2019, onde como muitos, ele começou a pedalar como uma forma de lazer, segundo ele para se ocupar e se distrair, já que a prática estava presente em seu dia a dia. “Então pensei ‘porque não me ariscar

Aos 20 anos, Alan pratica o esporte há quatro e já ganhou diversas competições

e ir mais longe?’. Acabei tendo bastante apoio de meu pai nisso tudo, foi aí que tive meu início no ciclismo, e desde então são quatro anos nesse esporte que é literalmente meu dia a dia”, relata.

Alan começou a competir em janeiro de 2020, com ainda muito pouca experiência e alguns problemas técnicos em sua bicicleta. Em sua primeira vitória que para mim, o atleta conseguiu o terceiro lugar no pódio, que para ele valeu tanto quanto um primeiro. “Aí foi meu pontapé inicial nas corridas, a adrenalina, a luta, a vontade de vencer, um mix de emoções durante a prova, isso só alimentou minha paixão pelo Mountain Bike”, conta.

Por conta da pandemia, as competições foram canceladas, retornando apenas em 2021. Com o apoio de uma loja de ciclismo da cidade e de seus amigos, ele começou então a competir em provas na catego-

ria Sub-25. “Nesse período eu ainda não tinha treinador, treinava apenas com meus amigos Thiago Beguetto e Karla Letícia, que sempre me incentivaram e me ajudaram a treinar principalmente nesse meu início. No início de 2022 corri uma maratona de 80 quilômetros onde me destaquei bastante, a partir daí consegui um treinador Rubens Matias da TrainingStrong, que vendo meu potencial acreditou em mim e começou uma parceria comigo me treinando para melhorar meu desempenho no esporte”, explica. “Com isso resolvi dar um salto maior, sair de minha categoria e brigar com os maiores, então sai da categoria Sub-25 e fui para a categoria Elite, sendo o nível mais alto dentro do esporte. Bem novo e com bem pouca experiência fui conquistando meu espaço entre os maiores da região, apenas no ano de 2022 tive 24 vitórias dentro da categoria e participei de gran-

des competições como Brasil Ride - Warm Up em Botucatu e Maratona MTB Sertões em Sertanópolis, prova com grande visibilidade em nossa região e até mesmo no Brasil”.

Para se manter apto para as competições, ele treina a semana toda, sendo cinco dias de treinos específicos na bicicleta e dois dias de musculação: “O ciclismo exige bastante dedicação e disciplina. Normalmente realizo os treinos de madrugada, então a rotina começa bem cedo. Começo as cinco da manhã em rotinas que vão de uma hora e meia até duas horas por dia durante a semana, e nos finais de semana são treino de mais de quatro horas”. Ele também relata que em um de seus treinos, chegou a percorrer 130 quilômetros, sendo o maior até agora de sua carreira.

Buscando se desenvolver, Alan agora está em busca de patrocinadores.

TRIBUNALDEJUSTIÇADOESTADODESÃOPAULO COMARCADESANTACRUZDORIOPARDO FORODESANTACRUZDORIOPARDO 2ªVARACÍVEL Av.Dr.CyrodeMelloCamarinha,Nº606,Centro-CEP18900-073, Fone:(14)2227-1405,SantaCruzdoRioPardo-SP-E-mail: stacruzpardo2cv@tjsp.jus.br HoráriodeAtendimentoaoPúblico:das13h00minàs17h00min pleitear diretamente averbação relativa à existência presente demanda distribuída. 4.- Expeça-se edital para conhecimento geral desteprotesto, prazo de trinta dias, oficie-se Detran/SP, para que proceda à anotação registro de veículos automotores existentes dos réus. Extraia-se certidão, a fim de que as autoras possam, querendo, diligenciar junto ao CRI. 5.- Caso não ingresse recurso, tutela estará estabilizada (art. 304 CPC). 6.- Eventualmente ingressado, passa para autoras, partir de intimação, prazo de quinze dias destinado aditamento da petição inicial (art. 303, § 1º, I, CPC). 7.- Caberá análise quanto à conveniência da audiência de conciliação hipótese de interposição de após aditada peça vestibular. Em seguida à audiência a ser eventualmente designada, e caso não obtido acordo entre as partes, terá início o prazo de contestação ao pedido, para ser oferecida em quinze dias, por intermédio de advogado (art. 303, § 1º, III, art. 335, I, CPC). 8.- Citem-se oportunamente réus, advertências legais, a fim de que possam contestar a demanda a tempo devido, querendo, e articular defesa que lhes pareça cabível, e intimem-se sobre a ordem judicial liminar. Int.". Será o presente edital, por extrato, afixado publicado forma da

“Quero chegar cada vez mais longe, não apenas com as provas regionais, mas também as provas maiores, acho que nunca devemos desistir de nossos sonhos e sempre buscar chegar cada vez mais longe”, conta. Como o custo para essas provas acaba sendo meio alto, o ciclismo acaba sendo um esporte caro, já que a grande maioria das provas é a mais de 100 quilômetros de Santa Cruz e o custo para essas viagens, entre alimentação e combustível, acaba saindo do bolso dos atletas.

“Caso alguém se interesse em me apoiar

no esporte, tenho meu currículo esportivo, que conta com meus dados, um pouco de minha trajetória, e as provas que pretendo participar no ano de 2023. Estou em busca de novos patrocinadores para me ajudar a custear as viagens, assim estampando suas marcas em meu uniforme nas competições”, explica. Em seu Instagram (@alan_s4nt0s), as pessoas podem entrar em contato diretamente com ele, assim como ver diversos registros e filmagens das competições da qual participa.

NOTIFICAÇÃO DE ABANDONO DE EMPREGO

Agroterenas Citrus Ltda, convoca o Sr(a)s. abaixo relacionados a comparecer em sua sede no prazo de 03 (três) dias a contar desta publicação, a fim de retomar sua atividade e/ou apresentar justificativas pelas faltas cometidas, sob pena de configurar abandono de emprego, sujeito as penalidades previstas no art. 482, “i” da CLT.

JOSE DANILO FERREIRA DE SOUSA CTPS 6149 / 036 Não comparece desde 19/12/2022

ALESSANDRO GONCALVES MERICI CTPS 14515 / 354 Não comparece desde 14/12/2022

MARIA EDUARDA CARVALHO MARIANO CTPS 4918573 / 019 Não comparece desde 08/11/2022

PAULO HENRIQUE PEREIRA CTPS 63108 / 050 Não comparece desde 13/12/2022

CLAUDIO ALAN ANDRADE CORREIRA CTPS 4588777 / 040 Não comparece desde 07/12/2022

RANIERY NOGUEIRA VICENTE CTPS 3115 / 160 Não comparece desde 14/12/2022

FABIO SEVERINO DA COSTA CTPS 7362632 / 040 Não comparece desde 01/12/2022

BRUNO GUILHERME DE OLIVEIRA BORGES CTPS 95990 / 354 Não comparece desde 16/12/2022

JOSEVAN NEVES DOS SANTOS CTPS 7773598 / 040 Não comparece desde 27/12/2022

ARTUR LEITE DE LIMA CTPS 1022759 / 1321 Não comparece desde 07/12/2022

LEONARDO DA SILVA OLIVEIRA CTPS 981959 / 6360 Não comparece desde 24/12/2022

JONATAS ELIAS DE OLIVEIRA CTPS 92555 / 429 Não comparece desde 14/12/2022

IRENE PRATES RODRIGUES ALVES CTPS 58868 / 123 Não comparece desde 30/11/2022

ESTELA GABRIELI DE ALMEIDA CTPS 5227617 / 8809 Não comparece desde 26/12/2022

PAMELA BEATRIZ DE PONES LEAO CTPS 15687 / 416 Não comparece desde 11/01/2023

inscrito CPF/MF 337.907.648-17, qual restou decidido que: Vistos. 1.-Recebo emenda à petição inicial (fls. 647/652). Proceda-se às alterações e anotações necessárias. 2.- Indefiroodesfundamentado pedido para tramitação do feito segredodeJustiça,pois não há autos comprovação dos requisitos exigidos pelo art. 189 do Código de Processo Civil, especialmente. Ademais, documentos entendidos pelas demandantes como sendo sigilosos já se encontram assim classificados por elas nos autos. Portanto, retire-se a tarja indicativa de segredo de Justiça, igualmente aquela referente à tramitação prioritária, porque também não é 3.- Cuida-se de demanda por intermédio da qual pretendem autoras protestojudicialcontraalienaçãodebens, medida que, segundo afirmam, visa prevenir responsabilidades, ressalvar direitos. Documentos trazidos petição inicial revelam-se suficientes para instalar, preliminar exame, conclusão de estarem preenchidos requisitos elencados no art. 300 do Código de Processo Civil, necessários à antecipação da pretendida tutela judicial. Com efeito, há indícios de prática ilícita que levam à probabilidade do direito indenização. A par disso existe, diante da hipótese de esvaziamento de patrimônio, risco à eficácia de resultado final de mérito que vier a ser eventualmente favorável às autoras. Vale ressaltar que presente procedimento intenta tão conservação de direitos, daí porque dele não decorre potencialidade litigiosa. Portanto, relevante pretensão autoral de que protesto contra alienação de bens tenha, desde logo, publicidade, dada a perspectiva de insolvência dos réus. Desse modo, defiro caráter liminar tutela antecedente, de cunho cautelar, para publicação de edital anotação registro de veículos automotores registrados dos réus. Perante o Cartório Registro de Imóveis,

MICHEL ALEXANDRINO DE OLIVEIRA DA SILVA CTPS 81989 / 358 Não comparece desde 29/12/2022 DEBORA DA SILVA ZANDONI CTPS 27308 / 433 Não comparece desde 24/12/2022

ALESSANDRO CORDEIRO DA SILVA CTPS 82326 / 453 Não comparece desde 05/12/2022

11 de Fevereiro de 2023 www.jornalatual.info 3
EDNEI CANDIDO CTPS 4152525 / 7897 Não comparece desde 05/12/2022 JULIANA CORREIRA DE ANDRADE CTPS 69384 / 317 Não comparece desde 05/12/2022 JULIA PEREIRA CALDERAN CTPS 28344 / 406 Não comparece desde 16/12/2022 EDNAN HENRIQUE CANDIDO CTPS 58646 / 354 Não comparece desde 16/12/2022 RICARDO RIBEIRO MACHADO CTPS 35207 / 354 Não comparece desde 07/12/2022 SIMONE BENEDITA BARRA CTPS 35261 / 354 Não comparece desde 10/01/2023 GUSTAVO ROQUE SILVA CTPS 5051030 / 8830 Não comparece desde 03/01/2023 ANA APARECIDA DE SOUZA CTPS 4509 / 127 Não comparece desde 28/10/2022 Santa Cruz do Rio Pardo/SP 08 de Janeiro de 2023. AGROTERENAS S/A . - CITRUS TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO COMARCA DE SANTA CRUZ DO RIO PARDO FORO DE SANTA CRUZ DO RIO PARDO 2ª VARA CÍVEL Av. Dr. Cyro de Mello Camarinha, Nº 606, Centro - CEP 18900-073, Fone: (14) 2227-1405, Santa Cruz do Rio Pardo-SP - E-mail: stacruzpardo2cv@tjsp.jus.br Horário de Atendimento Público: das 13h00min às17h00min 502440 - Edital - Notificação e Interpelação - Para Conhecimento - NOVO CPC EDITAL Processo Digital nº: 1003088-95.2022.8.26.0539 Classe: Assunto: Procedimento Comum Cível - DIREITO PROCESSUAL CIVIL E DO TRABALHO Requerente Cidal Indústria Comércio de Insumos Derivados de Arroz Ltda Me outro Requerido: Fernando Teixeira de Menezes e outros EDITAL PARA CONHECIMENTO GERAL DE PROTESTO CONTRA ALIENAÇÃO DE BENS - PRAZO DE 30 DIAS. PROCESSO Nº 1003088-95.2022.8.26.0539 O MM. Juiz de Direito da 2ª Vara Cível do Foro de Santa Cruz do Rio Pardo Estado de São Paulo, Dr. Antônio José Magdalena forma da Lei, etc. FAZ SABER ao público em geral, nos termos do artigo 301 do Código de Processo Civil, que tramita neste Juízo ação de AÇÃO CAUTELAR DE PROTESTO CONTRA ALIENAÇÃO DE BENS, proposta por CIDAL INDÚSTRIA E COMÉRCIO DE INSUMOS DERIVADOS DE ARROZ LTDA ME CNPJ 05.276.312/0001-46 e CORVEL COMÉRCIO DE RESÍDUOS VEGETAIS LTDA, CNPJ 09.095.681/0001-93 contra FERNANDO TEIXEIRA DE MENEZES, brasileiro, casado, empresário, portador do RG M8745675 SSP/MG, inscrito CPF/MF 001.064.236- 65; RAFAELY MEDEIROS MENEZES, brasileira, casada, empresária, portadora do RG 42990694-8 SSP/SP, inscrita CPF/MF 357.414.668-00; ANDERSON TEIXEIRA DE MENEZES, brasileiro, casado, empresário, portador do RG 56.141.725-8 SSP/SP, inscrito CPF/MF 004.245.206-64; ERNANE RODRIGUES MAIA, brasileiro, casado, empresário, portador do RG 42.819.443-6 SSP/SP,
poderá a parte demandante, munida de certidão, Para conferir o original, acesse site https://esaj.tjsp.jus.br/pastadigital/pg/abrirConferenciaDocumento.do, informe o proces so 1003088-95.2022.8.26.0539 e código C5799FA. Este documento cópia do original, assinado digitalmente por ANTONIO JOSE MAGDALENA, liberado nos autos em 17/01/2023 às 17:56 fls. 672
lei (arts. 257 258 do CPC). NADA MAIS Dado e passado nesta cidade de Santa Cruz do Rio Pardo aos 12 de janeiro de 2023 ANTÔNIO JOSÉ MAGDALENA Juiz de Direito DOCUMENTOASSINADODIGITALMENTENOSTERMOSDALEI11.419/2006, CONFORMEIMPRESSÃOÀMARGEMDIREITA CompostoedigitadoporJulianaGarciaDuarte,Escrevente,Matrícula358965 Para conferir original, acesse site https://esaj.tjsp.jus.br/pastadigital/pg/abrirConferenciaDocumento.do, informe proces so 1003088-95.2022.8.26.0539 e código C5799FA. Este documento cópia do original, assinado digitalmente por ANTONIO JOSE MAGDALENA, liberado nos autos em 17/01/2023 às 17:56 fls. 673 Atualmente, Alan procura patrocinadores para apoiá-lo. | Foto: Arquivo Pessoal

ECONOMIA

Santa Cruz fecha 2022 com saldo positivo de empregos

Entre janeiro e dezembro de 2022, Santa Cruz do Rio Pardo apresentou um saldo positivo de 314 vagas formais de trabalho, com 7.220 admissões e 6.906 desligamentos durante o ano. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados no dia 31 de janeiro pelo Ministério do Trabalho e Previdência.

Por mais que os empregos tenham aumentado, quando comparado com o saldo positivo de 2021 é possível ver uma queda de quase 70%, já que o ano fechou com o saldo de 1.043 novos empregados.

Das 7.720 novas contratações, 33.1% foram feitas pelo setor da Agropecuária, 29% em Serviços, 17.1% nas

Crescimento é tímido e representa uma queda de quase 70% comparado a 2021

Indústrias, 16.9% no Comércio e 3.9% em Construções. Confira os números no gráfico

1:1.

Já dos 6.906 desligamentos, a Agropecuária foi responsável por 38.1% do número total, fechando o ano no negativo com menos 373 empregos, assim como o setor de Construção, que apesar de representar apenas 4% dos desligamentos, também fechou o ano com um saldo negativo de menos 11. A área de Serviços, que engloba funções como administração pública, defesa, educação, comunicação, imobiliárias, entre outros, foi responsável por 22.2% dos desligamentos, mas mesmo assim foi a que mais cresceu em

2022. Comércio e Indústrias foram responsáveis, respectivamente, por 21.2% e 14.5% dos desligamentos, mas ambas fecharam com saldo positivo. Confira os números de desligamentos no gráfico 1:2.

Apresentando um pequeno crescimento, a cidade fechou quatro meses com mais demissões do que contratações– janeiro, março, abril e dezembro, ou 25% do ano, que juntos somam um negativo de 1214 empregos. Por comparação, o déficit que foi deixado por esses meses, é o equivalente ao saldo positivo dos meses de fevereiro (110), maio (75), junho (368), julho (455) agosto (148) e setembro (148), que

juntos somam 1304 novas vagas. Confira o gráfico de admissões e desligamentos por mês 1:3.

Em 2022, a economia brasileira gerou 2,037 milhões de empregos com carteira assinada, sendo 22,64 milhões de contratações e 20,61 milhões de demissões, representando uma queda de 26,6% em relação ao ano de 2021. Ainda segundo o Caged, o setor de serviços foi o que mais criou empregos formais, com mais de 1,170 milhões de admissões durante o ano. É importante ressaltar que esses dados consideram apenas trabalhadores com carteira assinada, não incluindo trabalhadores informais.

4 11 de Fevereiro de 2023 www.jornalatual.info
Agropecuária Serviços 1979 Indústria 1167 Comércio 1150 Construção 1:1: Admissões por setor da economia em 2022. Agropecuária 2633 Serviços 1533 1466 Indústria 999 Construção 1:2: Desligamentos por setor da economia em 2022. JaneiroFevereiro Março Abril Maio Junho Julho AgostoSetembroOutubroNovembroDezembro 750 500 Admissões Desligamentos 1:3: Admissões e desligamentos por mês em 2022.
Giovana Dal Posso jornalismo@jornalatual.info

Harmonização orofacial pode ajudar a levantar a autoestima

Quem nunca sentiu que algum traço facial não combinava com o rosto, que havia algo “fora do lugar”? Por essas questões, muitas pessoas buscam procedimentos estéticos que as ajudem a se sentir melhor consigo mesmas –e é aí que entra a harmonização orofacial, uma área da odontologia que busca equilibrar as questões funcionais com a estética da face através de alguns

Técnica aposta em procedimentos que equilibram a estética e funcionalidade do rosto

procedimentos. Para isso, são realizados análises da estrutura da face, sorriso e arcada dentária, junto com as principais queixas do paciente, onde o profissional elabora um plano personalizado para realizar os tratamentos necessários.

Isabela Salandin é dentista e desde que se formou trabalha nessa área, atualmente fazendo uma especialização no Centro de Odontologia e Estética

(COE) na cidade de São José do Rio Preto. Ela explica que começou a se interessar pela harmonização orofacial antes de entrar na graduação, porque via a importância de devolver ao paciente não apenas a saúde, mas também o bem estar e a autoestima.

“Tive um pouco de contato com a área já na faculdade através de grupos de também tinham interesse na área e assim que a primeira liga acadêmica de Harmonização orofacial (HOF) foi criada eu quis fazer parte, e isso fez com que eu tivesse meu primeiro contato com a área mesmo. Mas até então a harmonização não era uma especialidade, ela foi reconhecida como especialidade quando eu já estava avançando na especialização”, explica. “Na graduação eu fui muito incentivada pelo meu professor,

João Lopes Toledo Neto, que me indicou a especialização com o professor Marco Antônio Braite”.

Seus serviços incluem a aplicação de botox, preenchimento labial, rinomodelação, preenchimento de bigode chinês, e vários outros preenchimentos ligados a harmonização facial. Ela também trabalha com a aplicação de fios de PDO, tratamentos de pele como o microagulhamento que ajudam a restabelecer o colágeno do rosto.

“Muitas das vezes, a pessoa sempre teve alguma característica pessoal que a incomodou a vida toda que abala sua autoestima, causando transtornos emocionais e problemas em sua vida pessoal e profissional. A harmonização restabelece essa harmonia da face e devolve funções que foram perdidas”, finaliza.

IST’s: entenda mitos e verdades sobre as infecções

Nos últimos anos, o aumento de infeções sexualmente transmissíveis (IST’s) vem aumentando cada vez mais. O último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, que foi divulgado em outubro do ano passado, o período de 2011 a 2021, foram notificados no país mais de 1,7 milhões de caso apenas de Sífilis, além de mais de dois mil óbitos por sífilis congênita, quando a doença é transmitida de mãe para filho durante a gestação.

Apesar de grandes avanços, ainda há muito tabu

Crescimento de infeções sexualmente transmissíveis deve ser combatido com prevenção

quando se fala sobre as IST’s. Pensando nisso, o Atual trouxe o ginecologista Lucas Tosi para tirar algumas dúvidas quando se fala sobre mitos e verdades dessas infecções:

1. A transmissão de IST’s só acontece se houver penetração íntima Lucas: Mito. As Infecções Sexualmente Transmissíveis são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos. Elas são transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de camisinha

masculina ou feminina, com uma pessoa que esteja infectada. A transmissão de uma IST pode acontecer, ainda, da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação. De maneira menos comum, as IST também podem ser transmitidas por meio não sexual, pelo contato de mucosas ou pele não íntegra com secreções corporais contaminadas.

2. Beijo na boca pode transmitir IST’s Lucas: Verdade. As IST's mais transmitidas pelo beijo são: Herpes labial, HPV, Sífilis, Gonorréia, Candidíase, mononucleose e gengivite.

3. O vaso sanitário pode transmitir IST’s Lucas: Verdade. Mesmo que não existam grandes trabalhos científicos que comprovem as taxas de infecção por IST nessas circunstâncias, o contato da pele ou mucosa não íntegra com uma superfície even-

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DE ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA

EVELYN FERNANDA MELO DE SOUZA, no uso de suas atribuições como diretora-presidente, conforme artigo 19 do estatuto social convoca os 202 cooperados da Cooperativa-escola de alunos da ETEC Orlando Quagliato para participarem da ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA, que será realizada na sede social da Etec Orlando Quagliato, sito à área rural de Santa Cruz do Rio Pardo, sem número, km 33, CEP 18919-899, no dia 22 de março de 2023, às 14 horas, em primeira convocação com 2/3 (dois terços) dos seus cooperados; ou em segunda convocação às 15 horas do mesmo dia, com metade mais um dos seus cooperados, ou em terceira convocação às 16 horas do mesmo dia, com pelo menos 10 cooperados. Para efeito de quórum o número de cooperados aptos a votar é de 202.

Será tratada a seguinte ordem do dia:

Prestação de contas do órgão de administração, compreendendo Balanço Geral do exercício de 2022 das Contas de Sobras e Perdas, Parecer do Conselho Fiscal e do Relatório da Diretoria;

• Destinação das sobras apuradas ou forma de rateio das perdas; Eleição dos membros do Conselho de Administração e do Conselho Fiscal para o ano de 2023;

Santa Cruz do Rio Pardo, 11 de fevereiro de 2023.

Evelyn Fernanda Melo de Souza – diretora-presidente gestão 2022-2023

Edson Suzuki – professor orientador

tualmente contaminada pode ser responsável pela transmissão de algumas IST's, num tipo de transmissão conhecida por fômites. Contudo, obviamente não é uma forma usual de transmissão desse tipo de doença.

4. A camisinha protege contra todas as IST’S Lucas: Mito. A camisinha, tanto a masculina quanto a feminina, é fundamental como parte do arsenal para evitar a transmissão de IST's, isso é fato! Porém, existem doenças que podem estar localizadas em áreas não cobertas pelas camisinhas. Além disso, as secreções que são liberadas durante a relação sexual podem conter os agentes causadores das doenças e, consequentemente, chegarem até o parceiro. Ainda, vale lembrar-se da possibilidade da rotura da camisinha, facilitando a transmissão de diversas IST's caso ocorra.

6 11 de Fevereiro de 2023 www.jornalatual.info
Formada, Isabela busca sua especialização na área.
SAÚDE
Foto: Pedro Figueira Giovana Dal Posso jornalismo@jornalatual.info Cuidados contra as IST’s devem ser tomados durante todas as épocas do ano. | Foto: Pedro Figueira

destaque para o mês de fevereiro na Associação Comercial

A Associação Comercial e Empresarial promove de 27 de fevereiro à 3 de março, o curso “De vendedor de loja à Gestor de Estilo”, que será ministrado por Fernando Demarchi. O curso tem como alvo os pro ssionais e pessoas de diversos setores que desejam atuação de sucesso como gestor de estilo em lojas de roupas, calçados e acessórios.

Fernando Demarchi, possui mais de 21 mil seguidores nas redes sociais, é natural de Santa Cruz do Rio Pardo, mas atualmen-

te mora em Brasília, onde é designer, jornalista de moda e professor universitário da área de moda e estética. Especialista em imagem e estilo aplicados ao olhar da psicologia e semiótica, com formação em diversas áreas da moda, atuando no mercado de moda junto à grandes empresas do segmento.

Demarchi disse em entrevista à Rádio 104 FM que a intenção do curso é levar o conhecimento a todos que desejam saber mais da área, “nossa intenção é levar este conhecimento pro máximo de pessoas possíveis, dentro do varejo de moda, ves-

tuário, calçados assessórios, para consultores de estilo e imagem, pessoas interessadas em compreender melhor este universo e até aplicar no seu dia a dia”, conta.

Fernando explicou que estamos na era da imagem, “Quando nós falamos hoje em vender é muito importante não só ter um preço acessível ou uma roupa legal, é interessante trazer

também a informação, porque hoje a roupa também é textual, estamos na era da imagem, quando abrimos a rede social é a imagem que fala, então gerenciar esse processo visual

através de uma compra assertiva, de um treinamento de um vendedor, que mais do que ofertar uma peça de roupa vai ensinar o cliente a se vestir de uma forma adequada”, explica. Com uma carga horária total de 20 horas, o curso será ministrado das 18h às 22h. As vagas são limitadas e as inscrições tem uma taxa de R$99 para funcionários ou proprietários de empresas associadas. Empresas não associadas ou pessoas físicas sem vínculo devem fazer um investimento de R$199 para cada inscrição que pode ser feita na sede da ACE ou pelo telefone 14 3332-5900.

MEI's representaram 78% do total de empresas em 2022

O MEI (Microempreendedor Individual) é uma gura jurídica que possibilita a inclusão de milhares de brasileiros na economia formal. Criado em 2009 pelo governo federal, o MEI permite que trabalhadores autônomos tenham acesso a direitos trabalhistas e benefícios previdenciários.

Um levantamento feito em janeiro pelo Sebrae, a partir de dados da

Classi cação Nacional de Atividades Econômicas (CNAE), mostra que em 2022, foram 3,6 milhões de novos empreendimentos, a maioria concentrada na categoria do

microempreendedor individual (MEI), que representou 78% do total. Segundo a Agência Brasil, com dados da Secretaria Especial de Produtividade e Compe-

titividade do Ministério da Economia, em 2022 quase 70% das empresas em atividade no Brasil eram formadas por microempreendedores individuais (MEI), representando cerca de 13 milhões. Até o nal do ano passado em Santa Cruz do Rio Pardo haviam mais de 3.600 MEIs ativos no município, segundo dados do Mapa de Empresas. O MEI também possibilita que o empreendedor faça o pagamento

de impostos diretamente pela internet, o que facilita muito a vida dos empreendedores, excluindo a necessidade de um contador. O posto Sebrae Aqui no município, funciona na sede da Associação Comercial e Empresarial e está sempre aberto para esclarecimento de dúvidas, formalização e outros serviços. Os microempreendedores individuais também possuem diretos previdenciários, e por muitas vezes existe dúvidas sobre

esses direitos, no dia 16 de janeiro, a ACE promove uma palestra com a advogada Gilbiclesser Talita Silva Cordeiro, especialista em direito previdenciário. O tema da palestra será “Quais são os direitos previdenciários do MEI no INSS?”, e visa esclarecer os direitos previdenciários aos Micro Empreendedores Individuais. As inscrições não tem custo e podem ser feitas através do telefone 14 3332-5900 ou diretamente na sede da ACE.

11 de Fevereiro de 2023 www.jornalatual.info 7 8 11 de Fevereiro de 2023 www.jornalatual.info
Curso "De vendedor de loja à gestor de estilo" é o grande
Diverssos profissionais podem empreender através do MEI Foto: Freepik.com Santa-cruzense Fernando Demarchi ministrará o curso entre os dias 27 de fevereiro e 3 de março Foto: Arquivo pessoal

Y soy rebelde: RBD retorna aos palcos com uma legião de fãs

Quem viveu nos anos 2000 com certeza acompanhou a vida de Mia, Miguel, Roberta, Diego, Lupita e Giovani no Elite Way School, que apesar de serem completamente diferentes, se unem pelo amor a música, dando origem a banda RBD. Se o enredo te pareceu familiar, então você deve ter sido uma das milhões de pessoas que acompanhavam uma das maiores novelas mexicanas, Rebelde, com seus mais de 400 episódios, que conquistou fãs no mundo inteiro.

Sendo uma das maiores febres latinas da época, um dos pontos fortes de seu sucesso era a forma que se comunicava com o público jovem, falando sobre assuntos considerados tabus na época. Como a internet ainda

A santa-cruzense Camila é fã da banda e aguardava ansiosamente pelo retorno

não estava popularizada como atualmente, muitos adolescentes viam nas telinhas problemas e situações que por muitas vezes também eram presentes em seu dia a dia. A febre foi tanta que a banda da novela acabou indo parar na vida real, com a realização de quatro turnês, se apresentando por diversas vezes no Brasil. Após alguns anos, o grupo decidiu que era hora de se separar e seguirem caminhos diferentes.

Após um reencontro em 2021 que aconteceu por meio de uma live, cada vez mais e mais notícias sobre o possível retorno do grupo começaram a ser veiculadas – e foi quase 15 anos depois, em janeiro deste ano, que um anúncio levou os fãs a loucura: com a turnê “Soy Rebelde”, cinco dos seis integrantes da banda original voltariam aos palcos uma última vez para uma despedida definitiva.

Com shows em mais de 25 cidades na América Latina, a banda fará quatro apresentações no Brasil, sendo uma no Rio de Janeiro e três em São Paulo. Na última cidade, a demanda foi tanta que no plano de originalmente duas apresentações, foi adicionado um terceiro show na capital paulista.

Se haviam dúvidas se o RBD continuava forte nos corações dos fãs, elas foram sanadas quando os ingressos foram abertos para a venda, já que em questões de minutos eles estavam esgotados. Uma das fãs sortudas que conseguiu comprar foi a santa-cruzense Camila Malanche, que assim como muitos outros jovens na época, conheceu a banda em 2005, por conta de sua transmissão no SBT.

O amor era tanto que em 2006 ela até conseguiu ir a um dos shows do grupo no país, e descreve a experiência como uma aventura. “Eu tinha acabado de completar 18 anos e na época foi uma loucura porque meus pais não queriam que eu fosse, mas comprei o ingresso escondido da minha mãe, consegui uma carona até São Paulo e fui com duas amigas. Fomos um dia antes e dormimos na fila. Foi a primeira ‘aventura’ da minha vida, e apesar de ter ficado bem longe do palco foi uma experiência maravilhosa, além de ter sido o primeiro show que fui na vida, foi inesquecível”.

Em novembro desse ano, Camila retornará a São Paulo para rever a banda no dia 18, mas com muito sacrifício

para conseguir comprar o ingresso. “Foi muito difícil comprar, na primeira venda eu não consegui e foi uma decepção, com dez minutos já estavam todos esgotados”, conta. “Mas nessa segunda vez eu estava sentindo que daria certo, comprei o meu e da minha amiga, que também foi comigo no show de 2006. Quando consegui comprar chorei de emoção, gritava, pulava, e fui correndo ligar pra contar, porque ela mora a 1500 km daqui e estava trabalhando. Ficamos as duas chorando no telefone, meu marido filmou minha reação na hora que consegui, postei no Instagram e recebi muitas mensagens de pessoas dizendo que se emocionaram com o vídeo”.

Sobre as expectativas, Camila explica que são as maiores possíveis. “Nós fãs esperamos muito tempo por esse retorno e sabemos que é um momento único. Espero curtir muito, com direito a dormir na fila, ficar horas cantando as músicas com os outros fãs que estarão lá. Tenho certeza que será um dia mágico e mesmo com 34 anos hoje, casada e mãe, sentirei a mesma emoção de 16 anos atrás”, finaliza.

Confira a programação de Carnaval de Santa Cruz do Rio Pardo

Após dois anos, o Carnaval está de volta em Santa Cruz do Rio Pardo. Apesar de muitas pessoas aproveitarem o feriadão para viajar, este ano a cidade terá uma programação especial formada pelas apresentações de grupos, escolas de sambas e muito mais.

A Prefeitura de Santa Cruz do Rio Pardo anunciou na última semana a programação para o feriado, que será realizada na Praça Deputado

Ao todo, serão cinco dias de apresentações com diversas atrações

Leônidas Camarinha. A “Carnafolia Cidade Feliz”, nome dado ao evento, também contará com uma praça de alimentação com a presença de food-trucks.

Confira o cronograma

abaixo:

Dia 11/02, a partir das 20h - “Esquenta Carnafolia Cidade Feliz” com apresentações do Bloco Acogelc e Unidos do Samba da Divinéia e show com a banda Negritude Junior.

Dia 12/02, a partir das 20h - apresentações da Banda Lokobloco e show com a banda Só Pra Contrariar.

Dia 18/02, a partir das 20h – Início da “Carnafolia Cidade Feliz” que contará com desfile da escola Unidos do Samba da Divinéia, com saída em frente ao Banco Itaú, e show com a banda Aramaçã.

Dia 19/02 - matinê a partir das 16h com distribuição de brindes às crianças e show com a banda Borogodó do Samba. Após às 20h, o evento contará com apresentação da escola Acadêmicos da Estação e finalizará com o show do grupo Originais do Samba.

Dia 20/02 a partir das 20h - finalização da programação carnavalesca

contará com o desfile do Bloco Acogelc, com saída em frente ao Banco Itaú, e show do grupo Karametade.

Este ano, a Associação Comercial e Empresarial de Santa Cruz do Rio Pardo também marcará presença no carnaval na cidade, com uma ação surpresa no dia 18 de fevereiro, para comerciantes e clientes do comércio santa-cruzense.

Também na última sexta-feira, o Centro Cultural Special Dog organizou o Grito de Carnaval, com uma matinê e apresentações dos alunos e professores do Centro Cultural, com bloco de percussão, mestre-sala e porta-bandeiras. A entrada é gratuita e a praça de alimentação foi beneficente, em prol do educandário Lar da Criança.

8 11 de Fevereiro de 2023 www.jornalatual.info
CULTURA
Camila e seu ingresso para o show da banda em Novembro. Foto: Arquivo Pessoal
Último carnaval de rua da cidade foi realizado em 2020. Foto: PMSCRP
Giovana Dal Posso jornalismo@jornalatual.info

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.