Edição 249

Page 1

Santa Cruz do Rio Pardo | Ano IX | Edição 249 | 28 de Dezembro de 2022 | DISTRIBUIÇÃO GRATUITA Feriados 2023: ano terá cinco datas prolongadas em Santa Cruz Oportunidades de emendas e pontos facultativos também marcam presença Pág. 09 2023: Sem Carnaval, cidade sambou em meio à história CIDADE BEM ESTAR SAÚDE GERAL Barbeira de Santa Cruz se classifica para evento no exterior Psicóloga explica como lidar e gerenciar as expectativas Fisioterapia individualizada pode garantir melhores resultados Personal trainer ensina dicas para implementar atividades físicas no dia a dia Pág. 09 Pág. 06 Pág. 07 Pág. 07 Pág. 12 “O que eu quero para 2023?”: confira os resultados do concurso de desenhos Prosperidade, alegria e romance: veja as previsões para 2023 Pág. 03 Pág. 11 BELEZA EMPREGO ECONOMIA INOVAÇÃO Cuidados com o cabelo no verão devem ser redobrados Mentiras no currículo podem prejudicar candidato no mercado de trabalho Controle Financeiro: saiba como começar a organizar seus gastos Consultora fala sobre tendências de cores e moda para 2023 Pág. 05 Pág. 02 Pág. 02 Pág. 05

ECONOMIA

Mentiras no currículo podem prejudicar candidato no mercado de trabalho

Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), Santa Cruz do Rio Pardo teve durante o ano de 2022 quase 6 mil e 300 admissões. Quem busca pelo tão sonhado ‘sim’ em uma empresa muitas vezes recorre por adicionar algumas competências e experiências a mais no currículo, mesmo que não sejam verdade, para se destacar entre os concorrentes - mas o que não imaginam é que isso na verdade apenas vai prejudicá-lo.

Simone Araújo atua na área de consultoria em recursos humanos há mais de 20 anos, e é uma das fundadoras da Personal Recursos Humanos, que trabalha com recrutamento e seleção de candidatos para vagas de emprego. Segundo ela, mentiras no currículo podem terminar em cadeia. “A pessoa que mente no currículo, se for descoberta, dependendo da gravidade da

mentira, pode até responder criminalmente. Se não for pego no futuro pode ser prejudicado, pois às vezes é colocado algo no currículo que pode ser solicitado e se não tiver essa habilidade, pode causar demissão”, explica.

Em entrevista para o Atual ela conta que quando é realizada a conferência das informações dos currículos, geralmente já se consegue identificar a presença de mentiras. “Também é possível perceber quando aplicamos algum tipo de teste, pela linguagem corporal do candidato durante a entrevista e principalmente quando solicitamos certificados e a Carteira de Trabalho. Outro indício é muito nervosismo, longas pausas durante as respostas, gagueira, e a falta do contato visual, quando a pessoa não olha para o entrevistador”, acrescenta.

Simone relata que algumas das mentiras mais encontradas

são sobre o aumento das habilidades pessoais, escolaridade e cargos ocupados no passado, além do fornecimento de endereços falsos e informações sobre consumo de álcool e tabaco.

“Dependendo da mentira encontrada, damos a oportunidade durante a entrevista da pessoa contar a verdade e se retratar, mas em casos mais graves o candidato é desclassificado do processo seletivo. O candidato que mente muito, demonstra falta de ética e não é bem visto pelos recrutadores, pois a verdade sempre deve ser dita”, completa, “Se algum assunto não for perguntado, não precisa falar, mas nunca faltar com a verdade”.

Para quem está em busca de uma recolocação no mercado de trabalho ou até mesmo do primeiro emprego e não possui muita formação acadêmica ou experiências profissionais, a consultora ressalta que cursos e trabalhos voluntários são uma ótima opção. “Candidatos que não possuem muita formação ou experiência, devem lembrar que estão concorrendo com pessoas que possuem um bom currículo, com experiência e formação. Assim, devem procurar fazer trabalhos voluntários e colocar para enriquecer o currículo, fazer cursos mesmo que online, pois hoje temos vários cursos gratuitos que podem ser realizados pela internet”, finaliza.

Controle Financeiro: saiba como começar a organizar seus gastos

Organizar as finanças pode ser um assunto delicado e complicado para muitas pessoas, afinal, a maioria é muito pouco instruída quando o assunto é educação financeira. Para quem quer começar a controlar a vida financeira, o especialista José Aparecido Sônego diz que o primeiro passo é saber exatamente quais são as suas receitas e despesas. “Não existem segredos, precisamos saber quanto ganhamos e termos parcimônia nos gastos. Para isso é importante iniciar com um orçamento, ou seja, relacionar todas as despesas de forma a enquadrar todos os gastos dentro das receitas”, explica. Para ele, quando os gastos são colocados no papel ou numa planilha é mais fácil visualizá-los. “Quando colocamos no papel ou numa

planilha é mais fácil de visualizar onde estamos gastando, quais os gastos essenciais ou gastos supérfluos, onde posso cortar ou postergar gastos. Assim, gradativamente vamos adquirindo o hábito do controle e equilibramos a vida financeira.”

Um dos métodos para esse controle é chamado de “50-30-20”, que tem como intuito equilibrar a renda com os gastos e com a criação de uma reserva financeira. “O método 50-30-20 consiste em dividir as receitas disponibilizando 50% delas para os gastos fixos, 30% para os gastos variáveis e os 20% restantes para investimentos. O método é uma sugestão, cabe a cada indivíduo adaptá-lo dentro da sua realidade”, aconselha o especialista.

Durante o mês de dezem-

bro, muitas pessoas acabam extrapolando os limites de gastos de diversas maneiras, com presentes, viagens e os demais consumos incentivados pela época do ano, não se leva em conta os gastos de início de ano como IPTU, IPVA, matrículas e materiais escolares e afins. Nesses casos, para reequilibrar as finanças, Sônego esclarece que é preciso primeiramente evitar gastos desnecessários e iniciar o ano fazendo um orçamento colocando no papel as despesas, ter perseverança e foco no controle.

Para ter um novo ano com as finanças organizadas, ele diz que nunca é tarde demais para começar a se planejar. “Relacione suas despesas, busque enquadrá-las dentro das suas receitas. Seja proativo, perseverante e determinado em permanecer dentro do planejamento. Utilize um método, como por exemplo 50-30-20. Os 20% para investimentos usá-lo para formar uma reserva emergencial, planos futuros e quitação de dívidas. Caso tenha dívidas no cheque especial, cartão de crédito e empréstimos, busque alternativas de negociação e quitação delas, sempre dentro das suas possibilidades orçamentárias”, finaliza.

2 28 de Dezembro de 2022 www.jornalatual.info Expediente Circulação regional Distribuição Gratuita * A empresA AtuAl ComuniCAção AtrAvés do impresso JornAl AtuAl não se responsAbilizA pelo Conteúdo dos espAços publiCitários e ColunAs publiCAdAs que são de inteirA e exClusivA responsAbilidAde de seus Autores Contatos (14) 3372-0679 | (14) 99779-1273 Av. Tiradentes, 360 - 3°andar - sl 31 Email jornalatual@jornalatual.info EDITOR CHEFE Renan Alves MTB: 76.398/SP FOTOGRAFIA Pedro Figueira MTB 65.709/SP /jornalatual DESIGNER André Ribeiro ASSESSORIA JURÍDICA Carlos Henrique R. Nascimento OAB/SP 328.529 IMPRESSÃO GrafiPress
ESTAGIÁRIA Giovana Dal Posso
Mentiras mais comuns são sobre escolaridade e habilidades pessoais. Foto: Giovana Dal Posso Mesmo inofensivas, inverdades colocam questões éticas e morais em jogo Giovana Dal Posso jornalismo@jornalatual.info
Sônego indica o método 50-30-20 para o controle financeiro. Foto: Jornal Atual
Especialistas dá
dicas de como equilibrar as contas após o final do ano
Giovana Dal Posso jornalismo@jornalatual.info

“O que eu quero para 2023?”: confira os resultados do concurso de desenhos

No dia 21 de dezembro, quarta-feira, aconteceu a entrega dos prêmios do 1º Concurso de Desenho promovido pelo Grupo Atual Comunicação, para as três ganhadoras: Maria Eduarda Maitan Serra, com o 1º lugar, Isabele da Silva Batistucci, com 2º lugar e Maria Eugênia Ferrari Gazola, no 3º lugar.

A iniciativa, que foi um sucesso, contou com quase 150 participantes de diversas escolas santa-cruzenses. Os inscritos participaram tanto de forma individual quanto de forma coletiva, onde as escolas trabalharam a ideia com os alunos em sala de aula e depois encaminharam os desenhos, como no caso da EMEF “Professor Sebastião Jacyntho da Silva”, EMEIEF

“Professora Maria José Rios”, e a EMEIEF “Vila de Caporanga. Previamente, no dia 19 de dezembro, os jurados Pablo Gonçalves, desenhista, Renata Sartori, secretária de cultura de Santa Cruz, e Alexandre Roberto Paulino, professor de artes, se reuniram para escolher os vencedores.

"Os três desenhos foram definidos como primeiro, segundo e terceiro colocado por pensarem no coletivo, não pensando somente nele, mas por pensar em todos”, esclarecem. Confira a seguir os critérios para cada desenho:

3º Lugar

“Ele tem uma questão de composição, que é o que mais chamou a atenção, consegue retratar bastante tema”, ex -

plica Pablo - a inclusão social presente no desenho e os outros diversos elementos chamaram a atenção dos jurados. “A gente também acredita que ela precisa melhorar o traço e a pintura, e por isso um terceiro lugar é muito bacana para ela”, completa Alexandre. “É uma criança com muita imaginação, e que tem uma ligação muito provável com a arte, porque ela conseguiu transcrever realmente pro papel, ainda que de forma simples”, finaliza Renata.

2º lugar

"Também é um desejo coletivo, e com uma questão tão importante como a do meio ambiente e da poluição”, explica a secretária. “No aspecto técnico ela foi superior ao terceiro lugar, tem uma arte final mais bem trabalhada”, relata Pablo. “Arte final excelente, com uma composição muito equilibrada. Muitos colocam o desenho no meio do papel, ela não, colocou o personagem deslocado do centro”, finaliza Alexandre. As noções de perspectiva e proporção do desenho

foram muito ressaltadas pelos jurados.

1º Lugar

“Esse tem técnica, tem material. Ela usou um material pouco utilizado nos outros desenhos, e provavelmente ela fez alguns esboços para chegar nesse resultado”, começa Alexandre, falando sobre como Maria Eugênia utilizou a aquarela para sua obra. “Ela conseguiu fazer no mesmo desenho uma coisa mais sucinta, conseguiu colocar vários elementos dentro do mesmo trabalho”, continua Pablo. “E tudo está interligado. Esse trabalho realmente ficou muito bonito, chamou muito a atenção”, finaliza Renata. A maneira como os elementos do desenho foram dispostos e as técnicas garantiram o primeiro lugar da obra.

As premiações foram realizadas pela loja MixFree (1º lugar), Armarinhos 3 Patetas (2º lugar) e a loja Chantilly Moda Infantil (3º lugar), que presentearam as pequenas artistas santa-cruzenses, que também receberam um certificado pela participação.

28 de Dezembro de 2022 www.jornalatual.info 3
PROJETO
Pais das crianças e representantes dos patrocinadores estiveram na cerimônia. Foto: Giovana Dal Posso As três ganhadoras fizeram desenhos valorizando o bem estar coletivo Giovana Dal Posso jornalismo@jornalatual.info Maria Eduarda Maitan Serra. | Foto: Giovana Dal Posso Isabele da Silva Batistucci. | Foto: Giovana Dal Posso Maria Eugênia Ferrari Gazola. | Foto: Giovana Dal Posso

A SOLITO DESEJA UM

RECHEADO DE NOVOS SONHOS.

Desejamos que o seu 2023 seja repleto de novos sabores, novas experiências, novos amigos, novas descobertas, enfim, um novo ano cheio de sonhos e realizações. Que em meio a tantas coisas novas, você continue contando com a gente para servir sempre toda a sua família. Que o seu 2023 seja tudo de bom. Feliz ano novo, da família Solito!

4 28 de Dezembro de 2022 www.jornalatual.info

Cuidados com o cabelo no verão devem ser redobrados

O verão é uma das estações mais esperadas do ano – a combinação do clima quente com os recessos e feriados traz a oportunidade perfeita para viagens a praia, dias de piscina e diversos outros tipos de passeio. Quando se fala de preocupações relacionadas ao sol e calor, um dos primeiros pontos a ser levantado são os cuidados necessários com a pele. Mas você já parou para pensar que talvez os cuidados com o cabelo sejam tão necessários quanto?

Nessas épocas, os fios costumam ficar mais expostos a radiação solar, ao cloro e a poluição, degradando sua estrutura, e os deixando quebradiços e sem vida.

Segundo o cabelereiro André Martins, uma expo-

sição constante e intensa ao sol faz com que os fios fiquem desidratados e ressecados, perdendo seu brilho e estrutura. “Nesses casos, é necessário cuidar injetando água nos fios”, explica, “um cabelo hidratado tem mais brilho, mais viço, e é mais sedoso pois você elimina a porosidade dele”.

Entre os cuidados citados por ele, estão o uso de chapéu, a retirada do sal nos fios em duchas de água doce após entrar no mar, e o uso de protetor térmico no cabelo. “A hidratação é uma coisa constante, da mesma forma que hidratamos o rosto, precisamos hidratar o cabelo constantemente”, complemente, “É necessário fazer uma avaliação dos fios para ver o que ele necessita.”

No caso de cabelos descoloridos, André diz que é importante fazer a reposição de lipídios e proteínas: “O processo de descoloração além de água, retira muito a gordura do cabelo, que é formado 99% de proteínas e lipídios, usando cremes específicos para esse tipo de fio”. O cabelereiro também esclarece que nesses casos, o resultado não é imediato, já que todo o processo é uma forma de tratamento.

“É bom sempre preparar o cabelo antes de ir para a praia. Um cabelo que é cuidado e tratado costuma sofrer menos danos, já que ele já está fortalecido, um cabeço saudável resiste mais”, finaliza.

É necessário ressaltar que, apesar do que se acredita de forma errônea, a preocupação com a saúde dos fios não deve ser exclusiva das mulheres. Apesar de ser normalmente manterem o cabelo mais curto, os homens também devem ficar atentos com esses cuidados durante o verão, já que tem uma tendencia maior a oleosidade e a calvície, o que pode aumentar se houver descuidos durante o verão.

Consultora fala sobre tendências de cores e moda para 2023

Um novo ano é sempre uma abertura de novas possibilidades de cores e estilos para aqueles que amam acompanhar e estar por dentro da moda - mas e aí, você sabe quais são as tendências para 2023? Caroline Menoni é consultora de imagem e estilo, e explica que já é possível saber sim quais serão as cores do próximo ano, tendo como destaque o azul, lilás, vermelho, verde e laranja. “Os tons dessas cores já trazem juntos o nome de cada um: Astro Dust, Galactic Cobalt, Apricot Crush, Sage Leaf e Digital Lavender. E não é somente a questão de ter as cores escolhidas, através delas também transmite uma mensagem: Os tons em alta para o ano de 23/24 oferecem, após um período tão desafiador, sentimentos como cura, descoberta, transformação, simplicidade e prazer. Para alguns, a saúde e a cura serão uma prioridade, enquanto para outros, a descoberta e a viagem reacenderam a imaginação.”

Muitas pessoas ficam receosas em incremen-

tar novas cores em suas roupas, e costumam ficar dentro da mesma paleta, geralmente formada por cores mais neutras, como pretos e cinzas. Caroline explica que esse medo na maioria das vezes vem da preocupação de o que pessoas vão pensar quando se usa tons que fogem do comum.

“Sempre digo às minhas clientes que não devemos ficar refém do que os outros vão achar de nos ver vestidas de verde lima, por exemplo, temos que nos dar a liberdade de conhecer o novo, de resgatar a essência e perceber que outras cores podem e devem fazer parte da vida de cada um”, completa, “Além disso, muitas pessoas acabam apostando no famoso ‘pretinho básico', que às vezes traz consigo a mensagem de insegurança, mas, por outro lado, também transmite poder e elegância. E lembrando que, o pretinho básico não combina com todo mundo!”

Se o famoso "pretinho básico” não combina com todas as pessoas, como saber quais usar e quais

valorizam cada um? A consultora explica que a Análise de Coloração Pessoal é a resposta: “Ela traz esse intuito, de entender melhor sobre as cores e o que elas transmitem às pessoas, de acordo com a sua imagem.”

E para quem está procurando um guarda-roupa atemporal com peças chaves, Caroline compartilha itens como uma camisa branca sem detalhes, calça jeans corte reto, pantalonas, blazers, vestidos midi e saias não podem faltar. “E se possível apostar sempre nos tecidos que dão referência a alfaiataria e o linho, que se adaptam a temperatura do corpo”, finaliza.

28 de Dezembro de 2022 www.jornalatual.info 5
BELEZA
Tons oferecem sentimentos como simplicidade e prazer. Foto: Arquivo pessoal Ambientes como os do mar e os das piscinas podem ajudar a danificar os fios Giovana Dal Posso jornalismo@jornalatual.info Chapéus, protetores térmicos e hidratação ajudam na saúde do cabelo. | Foto: Giovana Dal Posso Tons de azul, lilás, vermelho, verde e laranja são destaques Giovana Dal Posso jornalismo@jornalatual.info

Psicóloga explica como lidar e gerenciar as expectativas

Criar expectativas é natural do ser humano, e de certo modo também é inevitável. A época do final do ano é repleta delas - tanto pelo que se planeja para o próximo ano, quanto para se ver o que foi conquistado. Mas nem sempre as expectativas são atingidas, e isso pode gerar frustrações e dores. Como é possível lidar com essas expectativas que não deram certo?

Jaqueline Rubio é psicóloga, e segundo ela, o final do ano traz uma marcação forte de encerramento de atividades e de fechar alguns ciclos. “Por um lado, eventos festivos favorecem e marcam a entrada de algo novo, também de férias, de possibilidades de energias renovadas. As pessoas acabam mesmo sendo levadas a refletir quais foram as conquistas, se as expectativas foram cumpridas ou fracassadas. E realmente, fica difícil a gente se deparar apenas com dados interessantes. Vamos

fracassar em algumas esferas, e faz parte de quem está na caminhada da vida, de quem não está parado.”

Ela conta ao Atual já que não é de hoje que os consultórios psiquiátricos e psicológicos estão sendo bastante frequentados por pessoas que não tem se dado conta de sentir os sentimentos que precisamos aprender a vivenciar. “É importante entender que ao ser frustrado, isto é, ao ter o oposto do que você havia imaginado, é inevitável sentir desconforto. E uma coisa é não gostar de sentir desconforto, ninguém gosta, outra coisa é achar que não pode sentir desconforto. Percebe que são coisas diferentes? Mas ao longo do tempo fomos internalizando essa ideia e não por acaso de que se você está se sentindo mal alguma coisa tem de errado. Ao não abrir espaço para sentir, para fazer a leitura adequada de seu funcionamento não tem como aprender a lidar consigo. Aumentar o nível

de tolerância à frustração, tem muito a ver com isso tudo. Revisitar as crenças, se compreender enquanto ser humano e não como máquina. Também com se expor a sentir e viver coisas diferentes, variar comportamentos. E à medida que isso vai acontecendo, vai aumentando também seu repertório de vida, e consequentemente de enfrentamento diante das adversidades. De lidar com imprevistos e de se frustrar sem se perder”, explica.

Mas então como podemos gerenciar nossas expectativas para que elas não fiquem fora da realidade e acabam gerando esse ciclo de frustrações? Jaqueline diz que é preciso sonhar dentro dos próprios limites. “Para se alinhar nesse sentido, é imprescindível que o autoconhecimento entre em cena. Você só pode conhecer seu funcionamento, isto é, as variáveis que influenciam o seu modo de se guiar no mundo, o que te leva a ter determina-

das ações, se você se compreender melhor. A psicoterapia acaba sendo sua aliada nesse sentido, porque é justamente sobre isso. Outra coisa que não é incomum, de as pessoas também criarem expectativas que fogem ao controle delas, como por exemplo – esse ano vou ter um namorado (a). Percebe que por mais que isso de fato aconteça, que na melhor das hipóteses - a pessoa esteja super engajada nessa busca de parceria amorosa, participando de muitos eventos sociais que a (o) favoreça nesse processo. Ainda assim, é uma expectativa com grandes chances de frustração. Não depende só de você”, esclarece.

Além das nossas próprias expectativas, muitas vezes vivemos com o peso das expectativas criadas pelos outros em cima de nós mesmos. A psicóloga relata que, infelizmente, isso é extremamente comum. “Não por acaso estamos cada vez mais cheios de demandas

na esfera emocional. Veja só, num mundo ideal, todos teríamos oportunidades iguais, estímulos diversos, presença humana de qualidade, acesso a afeto, a interações que propiciam desenvolvimento de responsabilidade. Ainda assim, acho que devemos partir da sabedoria que nos mostra quais caminhos seriam interessantes para ter um modo de viver mais saudável. E sim, saúde mental, pede que a gente se limpe de expectativas alheias, e que tracemos as nos-

sas próprias. Nesse sentido, vou bater na tecla da psicoterapia, do autoconhecimento, de ajudas externas, para ir auxiliando nessa jornada, para ir tentando fazer os ajustes possíveis. Eu não seria quem sou hoje e quem estou tentando me tornar, sem as pessoas que eu tenho ao meu lado me auxiliando em minha caminhada. Então eu certamente, diria, vá buscar pessoas que possam se tornar seus aliados. A gente prospera à medida que tem gente que acredita na gente”.

6 28 de Dezembro de 2022 www.jornalatual.info
Final do ano é marcado por finais de ciclos e reflexões Giovana Dal Posso jornalismo@jornalatual.info Autoconhecimento é uma parte fundamental nessa caminhada. Foto: Arquivo pessoal BEM ESTAR

Personal trainer ensina dicas para implementar atividades físicas no dia a dia

Ano novo, vida nova - com a chegada de 2023, muitas pessoas fazem suas metas para os próximos novos 365 dias. Uma resolução muito comum entre todos é a adoção de hábitos para se ter uma vida mais saudável, como a prática de exercícios físicos. O passo mais difícil, porém, costuma ser o primeiro, e a correria do dia a dia não é uma aliada nessas ocasiões.

Débora Ricci é formada em Educação Física e atua como personal trainer, e para quem quer começar a sair do sedentarismo, sua dica é começar realizando uma caminhada leve, de 20 minutos pelo menos três vezes na semana, durante aproximadamente 15 dias. “Depois você pode iniciar algumas atividades de fortalecimento muscular, em casa ou em uma academia”, complementa.

Também não tem tempo para longos treinos na academia? Tudo bem! A personal explica que é possível encontrar séries de exercícios que duram até meia hora: “O treinamento funcional é um treino muito efetivo, onde você gasta em média uns 40 minutinhos e sua eficácia é gigantesca, pois trabalha o corpo inteiro, com fortalecimento muscular e cardio. Também pode ser feito um treino de musculação, em circuito, onde você treina de dois a três músculos revezando os exercícios, em apenas 30 minutos.”

Algumas vezes, a mensalidade de uma academia pode ser um investimento que não seja viável para muitas pessoas - nesse caso, Débora diz que existe uma alternativa.

“Para quem não consegue frequentar uma academia, existem vários treinos online que ajudam bastante. Mas lembrando que você deve procurar os treinos de professores qualificados. Você também pode fazer alguns exercícios em casa, como agachamentos, flexões de braços, abdominais, pular corda, subir escadas, entre outros”, explica.

Além das atividades físicas, ela ressalta que é extremamente necessário fazer uma alimentação saudável. “Aumente o consumo de proteínas como ovo, peixe, frango, carne, atum, e diminua os carboidratos. É necessário ingerir bastante água e dormir bem. Fazendo isso, você terá uma saúde excelente e longevidade”, finaliza.

Fisioterapia individualizada pode garantir melhores resultados

Cada pessoa é uma pessoa e cada corpo é um corpo - com mais de sete bilhões de habitantes no mundo, ninguém é igual a ninguém. Pensando nisso, a fisioterapeuta Lorrayne Lopes, começou a apostar em atendimentos únicos e individualizados em sua profissão. “Tenho várias formações e uso o conhecimento de praticamente todas elas para ajudar a tratar meus pacientes.”, explica.

Para ela, que mantém um extenso currículo, é necessário olhar para o corpo como um todo, buscando a origem do problema.

Lorrayne é especialista em geriatria, terapias manuais e técnicas osteopáticas, e para ela, todas podem ser combinadas entre si. “A osteopatia é uma filosofia de tratamento que busca orientar o corpo no caminho da cura. Trabalhamos com conhecimento dos ossos, músculos, nervos, órgãos, ambiente em que vivemos para traçar um caminho de lesão e tratar”, explica. Já no caso da geriatria, o trabalho é voltado para o idoso: “Estudamos o processo de envelhecimento, entendemos que os sistemas corporais na velhice não são os mesmos! Olhamos para o que mais acomete o idoso como quedas, instabilidade pos-

tural, desgastes e afins. É um público específico que exige cuidado específico, então exige um estudo específico também.”

Além disso, segundo Lorrayne, as demais terapias manuais são grandes aliadas para diversos tipos de tratamentos, como a ventosaterapia, que mostra-se muito importante para tratamento muscular, reequilíbrio energético e tratamento visceral através de aplicações específicas; a bambuterapia e pedras quentes, que são técnicas de relaxamento corporal e equilíbrio energético, que através do contato com a pele ao mesmo tempo que transmite a energia, retiram as energias ruins do corpo; e a liberação miofascial, que realinham as fibras musculares, inibindo pontos de tensão muscular, liberando as fáscias que envolvem os músculos, assim

dando maior qualidade para que ele possa contrair e relaxar melhor.

“Toda terapia tem o princípio de ajudar o corpo a ser aliviado de suas tensões e também ajudar a mente a liberar suas tensões. Reequilibrando o corpo, as liberações hormonais que ocorrem favorecem também uma liberação da mente, afinal hoje o nosso maior vilão é o stress, que sendo patológico afeta nosso corpo emocional e físico!”, finaliza.

Serviço

Lorrayne é fisioterapeuta há sete anos, e é especialista em terapias manuais, técnicas osteopáticas e especialista em geriatria. Ela atende na Clínica Longevitá, em Santa Cruz do Rio Pardo, na rua Avelino Tavares, 178, Vila Sidéria. O telefone para contato é (14) 99786-3381.

28 de Dezembro de 2022 www.jornalatual.info 7
SAÚDE
Caminhadas curtas são formas de começar a se exercitar. Foto: Arquivo pessoal Muitas pessoas desejam ser mais saudáveis, mas como começar? Giovana Dal Posso Profissional combina o uso de diversas técnicas para tratar seus pacientes
Para
é necessário ver o corpo como um todo. Foto: Arquivo pessoal
Giovana Dal Posso jornalismo@jornalatual.info
Lorrayne,

INFORMATIVO

Shows, pula-pula, algodão doce e papai noel na programação do comércio

Na terça-feira (20 de dezembro) a atração foi o show de Kassio Salles, na quadra da Loja Lorenzetti.

ção foi da fanfarra da Escola Estadual Zilda Comegno Monti, na quadra da Igreja São Benedito.

Ao longo do período de abertura noturna do comércio de Santa Cruz

A primeira atração foi o cantor David que se apresentou, na quadra da

do Rio Pardo, a ACE (Associação Comercial e Empresarial) em parceria com a prefeitura promoveu uma programação cultural na rua Conselheiro Dantas.

Loja Cem, no dia 12 de dezembro.

Na quadra da loja Epdemia, a atração foi o cantor Alessandro Silva, no dia 14 de dezembro. Já no dia 16 de dezembro a apresenta-

Além das atrações musicais, para a criançada foi oferecido pula pula e algo-

dão doce gratuitos e ainda a presença do Papai Noel. Essas atividades, inclusive, seguiram até sexta-feira (23 de dezembro), quando finalizou a abertura do comércio até às 22 horas.

PFOR será aperfeiçoado em 2023 para enfatizar a sustentabilidade das Associações Comerciais

O Plano de Fortalecimento (PFOR) da Rede de Associações Comerciais da Facesp será aperfeiçoado em 2023. O objetivo será adequar o programa para enfatizar o desenvolvimento sustentável das ACs.

O PFOR foi criado em 2020 para oferecer condições econômicas e estruturais para que as Associações Comerciais pudessem crescer e se desenvolver. Se nas duas primeiras fases, o PFOR apoiou as ACs com a oferta de infraestrutura, com o suporte para uma gestão eficiente e na faci-

litação para a implementação de novos produtos e serviços, em 2023, a performance, para o aumento e a diversificação da receita da entidade, será o foco central a ser perseguido por toda a rede.

O aperfeiçoamento do Plano foi definido durante a reunião dos Conselhos Diretor e Gestor da Facesp, realizada de forma on-line, na manhã desta segunda-feira (19/12). Os vice-presidentes, conselheiros e diretoria executiva voltarão a se reunir no começo do próximo ano para discutir e analisar as possíveis adequações.

“Estamos muito satisfeitos com os resultados que o nosso Plano

de Fortalecimento tem alcançado. Nos dois primeiros anos, o PFor foi determinante para o fortalecimento, a fidelização e a união da nossa rede. Agora, com as ACs organizadas, vamos trabalhar, em 2023, para conquistarmos resultados ainda melhores”, afirmou o superintendente-geral da Facesp, Natanael Miranda dos Anjos.

RESULTADOS EXPRESSIVOS

Mais de 300 Associações Comerciais já foram diretamente beneficiadas. Cerca de 90% das ACs em atividade no Estado já tiveram algum benefício originário do PFOR. Todas as Regiões Administrativas (RAs)

da Facesp contam com a atuação de um agente de desenvolvimento.

O PFor também foi diretamente responsável pela implantação de mais de 1.000 novos serviços nas ACs atendidas.

Associações Comerciais que estavam fechadas, foram reativadas ou regularizadas, com o apoio do PFOR.

Além do apoio na gestão e na implementação de novos serviços e produtos, PFor desenvolveu um importante trabalho de busca de potenciais novos associados e na consolidação da parceria com os empreendedores do município.

“O PFOR é um sucesso e tem contribuído de

forma significativa com o crescimento da nossa rede. As adaptações para 2023 passam a ser muito importantes, para prepararmos as nossas ACs

8 28 de Dezembro de 2022 www.jornalatual.info
para um ano que poderá ser muito difícil, mas de grandes oportunidades”, disse o vice-presidente da Facesp, Roberto Matheus Ordine. Cibele Martins Cantor Alessandro Silva fez show no dia 14 de dezembro. Foto: Cibele Martins Papai Noel faz a alegria das crianças que passam pelo comércio. | Foto: Cibele Martins Programação cultural acontece na rua Conselheiro Dantas durante abertura noturna do comércio. | Foto: Cibele Martins Pula pula foi uma das atrações para as crianças. Foto: Cibele Martins Pula pula foi uma das atrações para as crianças. Foto: Cibele Martins Show com Kassio Salles foi no dia 20 de dezembro. Foto: Cibele Martins Cibele Martins

CIDADE

Barbeira se classifica para participar de evento no exterior

Entre 25 de fevereiro a 03 de março de 2023, a barbeira santa-cruzense Fabiana Neves vai marcar presença no curso “Barbeiros de Sucesso”, realizado na Europa, em Portugal. O evento foi idealizado pelo projeto Barbeiros de Sucesso, que realiza cursos, aperfeiçoamentos, feiras e congressos, em parceria com a empresa BEAR, que trabalha com produtos artesanais para barbearia, e a Federação das Escolas Profissionais de Cabeleireiros e Similares de São Paulo (FEPCSSP).

Com quase dez anos de profissão, Fabiana conta que para participar das fases eliminatórias do evento, era necessário seguir uma série de qualificações: “Tinha que ser filiado a Federação, estar com o cadastro ativo, participar ativamente das feiras,

congressos e trabalhar com a linha de produtos artesanais com exclusividade na barbearia”, relata. Ao todo, 40 barbeiros do Brasil inteiro participaram desta eliminatória, cumprindo todas as regras dos patrocinadores do curso.

Ela também conta que está realizando rifas para ajudar a arcar com os custos da viagem, que acabou precisando ser remarcada em cima da hora por conta de problemas técnicos. “Inicialmente esse curso seria no Uruguai, cem por cento gratuito, incluindo transporte, hospedagem e o aperfeiçoamento”, explica. Porém, a barbeira nos conta devido a uma quebra de contrato partindo da empresa no Uruguai, os idealizadores do curso notificaram os participantes que o workshop seria

realizado agora em Portugal:

“Eles iriam arcar com o hotel e o curso, sendo assim, ficaria para nós arcamos com as despesas da viagem e alimentação”, conta, “Como a viagem para Portugal é muito breve decidi, criar uma rifa on-line no valor de um real com prêmio de R$1000 pela loteria federal.”

Fabiana conta que até o momento não teve nenhum tipo de patrocínio por nenhuma empresa. “Aceito qualquer tipo de patrocínio ou até mesmo parceria em troca dos meus serviços caso alguma empresa tenha interesse em colaborar comigo”, explica, “A Tavares Turismo doou uma viagem para o Guarujá para eu poder fazer uma segunda rifa”.

Por último, ela conta que sonha em levar a bandeira santa-cruzense para o exterior como uma forma de homenagem. “O vereador Cristiano Tavares juntamente com presidente da Câmara, Cristiano Neves, já me orientaram e fazer um requerimento para que eu possa levar a bandeira de Santa Cruz do Rio Pardo até Lisboa, para assim eu poder realizar mais um desejo que é representar a minha cidade e homenagear a cidade que me acolheu”, finaliza.

Feriados 2023: ano terá cinco datas prolongadas em Santa Cruz

Oportunidades de emendas e pontos facultativos também marcam presença

Comercial de Santa Cruz do Rio Pardo também no próximo ano, diz que os feriados não vêm para atrapalhar o comércio, pelo contrário.

“Em parceria com a Prefeitura Municipal, estamos transformando a cidade em um ponto de turismo e lazer, onde os santa-cruzenses e até mesmo as pessoas de fora podem aproveitar os feriados aqui através de atividades, gastronomia e passeios.

A dica é que o comerciante se atualize e se prepare para atender essa demanda que busca novidade”, explica.

Isso significaria um fomento no comércio e na economia da cidade.

20/01 (sexta-feira) - Aniversário de Santa Cruz do Rio Pardo

21/02 (terça-feira) - Carnaval 07/04 (sexta-feira) - Paixão de Cristo 09/04 (domingo) - Páscoa 21/04 (sexta-feira)- Tiradentes 01/05 (segunda-feira)Dia do Trabalho

Renan Alves, que assume a presidência da Associação

Confira os feriados e pontos facultativos 2023:

Feriados prolongados são sugestivos para aumentar visitantes na cidade. | Foto: Jornal Atual

13/05 (sábado) - Dia de Nossa Senhora de Fátima 14/05 (domingo) - Dia das Mães 08/06 (quinta-feira)Corpus Christi 09/07 (domingo) - Revolução Constitucionalista de 1932 13/08 (domingo) - Dia dos Pais 07/09 (quinta-feira) - Dia da Independência do Brasil 12/10 (quinta-feira) - Dia de Nossa Senhora Aparecida 15/10 (domingo) - Dia do Professor 28/10 (sábado) - Dia do Servidor Público 02/11 (quinta-feira) - Finados 15/11 (quarta-feira)Proclamação da República 25/12 (segunda-feira) –Natal

28 de Dezembro de 2022 www.jornalatual.info 9
Essa será a primeira experiência de Fabiana no exterior. Foto: Giovana Dal Posso crescer juntos é crescer sempre. grupo ®
ACESSE • FELIZ ANO NOVO •
sefert.com.br Anúncio Ano novo 2023 - Sefert Y An ncio-Ano-no o Sefert ai 1 15/12/2022 15 12 Anuncio-Ano-novo_Sefert.ai 1 15/12/2022 15:12 Se você achou que 2022 foi puxado, fique tranquilo2023 será o ano do descanso! Quem gosta de viajar, já pode começar a fazer os planos, pois no próximo ano a maioria dos feriados será em dias da semana, repleto de prolongados e oportunidades de pontes. Ao todo, a cidade contará com 17 datas, entre nacionais, estaduais e municipais, sendo cinco caindo em segundas-feiras ou sextas-feiras, e cinco em terças-feiras e quintas-feiras, dando a possibilidade da emenda. O número contrasta com o que foi visto em 2022, onde houve apenas três prolongações. Giovana Dal Posso jornalismo@jornalatual.info

(14) 3372-2528

(14) 3372-1790 (14) 9.9613-5228 | (14) 9.9743-9789 Rua Marechal Bitencourt, 435 | Cx. P Centro | Santa Cruz do Rio P contato@imobstatus.com.br

10 28 de Dezembro de 2022 www.jornalatual.info CLASSIFICADOS CRECI/SP 22.984-J (14) 3372-2528 | (14) 3372-1790 (14) 9.9613-5228 | (14) 9.9743-9789 Rua Marechal Bitencourt, 435 | Cx. P Centro | Santa Cruz do Rio P contato@imobstatus.com.br | www.imobstatus.com.br QUER VER MAIS IMÓVEIS PARA ALUGAR? APONTE A CÂMERA DE SEU SMARTPHONE PARA NOSSO QR-CODE E CONFIRA! QUER VER MAIS IMÓVEIS PARA COMPRAR? APONTE A CÂMERA DE SEU SMARTPHONE PARA NOSSO QR-CODE E CONFIRA! CLASSIFICADOS CRECI/SP 22.984-J (14) 3372-2528 | (14) 3372-1790 (14) 9.9613-5228 | (14) 9.9743-9789 Rua Marechal Bitencourt, 435 | Cx. P Centro | Santa Cruz do Rio P contato@imobstatus.com.br | www.imobstatus.com.br QUER VER MAIS IMÓVEIS PARA ALUGAR? APONTE A CÂMERA DE SEU SMARTPHONE PARA NOSSO QR-CODE E CONFIRA! COMPRAR? APONTE A CÂMERA DE SEU SMARTPHONE PARA NOSSO
CRECI/SP 22.984-J
CLASSIFICADOS
| www.imobstatus.com.br QUER VER MAIS IMÓVEIS PARA ALUGAR APONTE A CÂMERA DE SEU SMARTPHONE PARA NOSSO QR-CODE E CONFIRA! QUER VER MAIS IMÓVEIS PARA COMPRAR APONTE A CÂMERA DE SEU SMARTPHONE PARA NOSSO QR-CODE E CONFIRA! CLASSIFICADOS CRECI/SP 22.984-J (14) 3372-2528 | (14) 3372-1790 (14) 9.9613-5228 | (14) 9.9743-9789 Rua Marechal Bitencourt, 112 Centro | Santa Cruz Pardo | SP contato@imobstatus.com.br | www.imobstatus.com.br ALUGA-SE - REF 523 ALUGA-SE - REF 1429 ALUGA-SE REF 1430 ALUGA-SE REF 1432 ALUGA-SE REF 1507 ALUGA-SE REF 1520 VENDE-SE - REF 966 VENDE-SE - REF 1258 VENDE-SE - REF 1393 VENDE-SE - REF 1394 VENDE-SE - REF 1441 VENDE-SE - REF 1489 VENDE-SE - REF 1492 VENDE-SE - REF 1499 VENDE-SE - REF 1539 VENDE-SE - REF 1527 QUER MAIS IMÓVEIS PARA ALUGAR? APONTE A CÂMERA DE SEU SMARTPHONE PARA NOSSO QR-CODE E CONFIRA! QUER VER MAIS IMÓVEIS PARA COMPRAR? APONTE A CÂMERA DE SEU SMARTPHONE PARA NOSSO QR-CODE E CONFIRA! ALUGA-SE REF 1454 VENDE-SE - REF 1404 VENDE-SE - REF 1498 VENDE-SE - REF 1541 ALUGA-SE - REF 12 ALUGA-SE - REF 172 ALUGA-SE - REF 296 ALUGA-SE - REF 511 ALUGA-SE - REF 1371 ALUGA-SE - REF 982 ALUGA-SE - REF 885 ALUGA-SE REF 1524 ALUGA-SE REF 1530 VENDE-SE - REF 1156 VENDE-SE - REF 1157 VENDE-SE - REF 925
|

ANO NOVO

Prosperidade, alegria e romance: veja as previsões para 2023

2023 é um ano que promete mudanças em diversos setores da sociedade, mas o que os astros dizem sobre isso? Em entrevista exclusiva com o Atual, o astrólogo João Bidu fala sobre as previsões que se podem esperar para o próximo ano.

Atual - Existem previsões para Santa Cruz do Rio Pardo?

João Bidu - A cidade é Capricórnio, 20 de janeiro, e por isso pode esperar um ano movimentado, com mudanças importantes. Até o dia 18 de janeiro, com Marte retrógrado na 8ª Casa Astral da cidade, risco de problemas financeiros, principalmente em função de “heranças” de governos passados. Aspectos ligados ao trabalho e à saúde também pode perturbar.

Oposicionistas em geral, estejam ou não ocupando cargos públicos, podem ter destaque especial até 15 de maio, quando Júpiter estará incentivando atitudes ousadas, mas também agressivas. Esse deve ser um período muito favorável para o setor imobiliário.

A partir de 7 de março a entrada de Saturno em Peixes pode trazer um clima de paz, generosidade e muita disposição para ajudar as pessoas doentes ou carentes. Aspectos relacionados à religiosidade e ao misticismo podem ganhar relevância. Essa influência servirá para acalmar os ânimos e promover novidades no mercado de trabalho.

Uma fase de muita prosperidade e alegria deve começar a partir de 16 de maio, quando Júpiter entra no “paraíso astral” da cidade. Fase excelente para quem atua em setores ligados às diversões, alimentos, produtos de beleza e mesmo no mercado financeiro.

Atenção especial para a fase de 23 de março a 11 de junho, quando Plutão, planeta das grandes transformações, fará uma breve visita à Casa Astral dos recursos financeiros, gerando situações inacreditáveis, pois empresas de grande porte podem sofrer, enquanto empresas menores, principalmente ligadas à tecnologia, podem ter cres-

cimento meteórico.

A influência da Lua, regente de 2023, começa a valer a partir de 21 de março e pode trazer boas novidades, principalmente para as mulheres mais envolvidas com questões políticas e projetos sociais.

Atual - O que se pode esperar dos novos governos para o país, tanto em âmbito estadual quanto federal?

João Bidu - São personalidades bem diferentes. O presidente Lula é de Escorpião, um signo misterioso, intuitivo, que gosta de repetir fórmulas que deram certo ou que ele conhece bem. Já Tarcísio de Freitas é de Gêmeos, signo jovial, que adora novidades, tecnologia, mudanças e tem um grande poder de adaptação. Provavelmente, eles farão governos com visão bem diferente e podem entrar em rota de colisão muitas vezes. Boa parte do primeiro semestre será mais favorável para o nosso governador de São Paulo, que pode realizar ou encaminhar algumas das

suas ideias mais ousadas. Lula tende a enfrentar uma oposição ferrenha, principalmente a partir de 16 de maio quando Júpiter entra em sua 7ª Casa Astral. Mas para Santa Cruz é possível que Lula seja mais generoso, pois Escorpião e Capricórnio combinam bem. Já com Tarcísio podem aparecer choques de visões ou interesses, pois Gêmeos é liberal e moderno, enquanto Capricórnio é mais apegado às tradições.

Atual - Quais são os signos que mais estarão com sorte no amor em 2023?

João Bidu - É difícil cravar que estes ou aqueles signos terão mais sorte no amor no ano-novo, pois teremos muitas mudanças de influências astrais. Sagitário pode viver grandes momentos nos primeiros quatro meses, mas depois vai enfrentar obstáculos. Para Capricórnio, o ano começa meio tumultuado, mas depois de 16 de maio deve experimentar grandes emoções no romance. Escorpião pode encontrar

o grande amor da sua vida a partir de 7 de março. Um dos signos com maiores condições de fazer sucesso em 2023 e não apenas na vida amorosa, é Peixes, que pode alcançar grandes vitórias também em outros setores da sua vida.

Atual - Poderia compartilhar uma simpatia para atrair prosperidade financeira para 2023?

João Bidu - Há várias, mas tudo vai depender da fé, da concentração e do merecimento da pessoa. Essa que vou passar é uma

das mais pedidas: Separe sete moedas de 50 centavos e, cinco minutos antes da virada do ano, distribua seis delas entre três pessoas que estiverem ao seu lado. A moeda que sobrou deve ser guardada em sua carteira. Realize a simpatia com devoção, pedindo para o espírito santo derramar graças sobre a sua vida financeira. No primeiro dia do ano, deixe a moeda antiga em uma igreja, aos pés do santo de sua devoção. Se desejar, repita a simpatia no próximo ano.

28 de Dezembro de 2022 www.jornalatual.info 11
Astrólogo João Bidu faz predições para o futuro de Santa Cruz Giovana Dal Posso jornalismo@jornalatual.info Astrólogo João Bidu ensina simpatia para prosperidade financeira. Foto: Arquivo pessoal

RETROSPECTIVA

2023: Sem Carnaval, cidade sambou em meio à polêmicas

As primeiras semanas de janeiro começaram conturbadas quando a empresa Ártico abandonou Santa Cruz do Rio Pardo, não aguentando as pressões da classe operária em meio a greves e paralisações de funcionários por conta de atrasos nos pagamentos daqueles que mantém a cidade em pé. Por falar em dinheiro e atrasos, o Museu da cidade que havia recebido quase 400 mil reais para sua reestruturação com prazo de 12 meses para conclusão, chega a mais o final de um ano incompleto – Santa Cruz, um dos municípios mais antigos da região, deveria saber que nem só de praças se vive a cultura de uma cidade.

Em meio a mais óbitos e casos de Covid-19, os blocos carnavalescos santa-cruzenses cancelaram o próprio carnaval em fevereiro, com a ideia de realizar um desfile “fora de época”, que também não aconteceu. Esperamos, em 2023, ouvir o som da cuíca e retomar com uma das festas mais democráticas do país. A solidariedade também marcou o mês, quando empresários da cidade se uniram para ajudar Minas Gerais, que na

época foi afetada por grandes níveis de chuvas.

Se em março os paulistas se sentiram um pouco da normalidade voltar após voltarem a andar sem máscaras em espaços públicos, o leste europeu esteve o mais longe do normal possível com o estopim da guerra entre a Rússia e a Ucrânia, que já deixou milhares de mortos, feridos e desabrigados – que continua sem previsão para acabar. O santa-cruzense, que acreditou em muita coisa durante 2022, sonhou que ficaria rico com os “valores a receber” que foram divulgados pelo governo, mas a carruagem virou abóbora quando descobriram que não se passava de centavos.

A Festa do Peão aconteceu, em meio a rumores de que o então presidente Jair Bolsonaro viria para a cidade. No final, quem veio mesmo para Santa Cruz em abril foram as Relíquias dos Três Pastorinhos, diretamente de Fátima, em Portugal, para o agora Santuário de Nossa Senhora de Fátima, que cruzaram o oceano com os fiéis que foram buscá-las em maio a comemorações.

Mas nem só de festas vive a

igreja. Em maio, Gustavo Trindade dos Santos, na época pároco da Matriz de São Sebastião, atropelou o ‘Anjinho’ que havia furtado três moletons e uma camisetas da casa paroquial. Divagando dos ensinamentos de Jesus, que perdoou o ladrão da cruz quando ambos eram crucificados lado a lado, o Frei decidir agir pela sua própria justiça, e Ângelo Marcos dos Santos Nogueira morreu pelo valor de uma nota do lobo guará.

Em 2022, não foi apenas a moda que fez uma comeback dos anos 80 – mas a homofobia também. Com o primeiro caso de varíola dos macacos em São Paulo em junho, o estigma com os homossexuais cresceu de forma errônea. Em meio a isso, a cidade do oeste paulista começou a assistir o começo do que seria a briga entre mestre e pupilo, quando Diego Singolani, prefeito de Santa Cruz, exonerou Milton de Lima, secretário da agricultura que havia sido indicado ao cargo para Diego por ninguém menos que seu antecessor, ex-prefeito Otacílio Parras de Assis.

Quanta coisa, não é mesmo? Chegamos ao segundo semestre

no ano, e em julho o Rock Rio Pardo retornou aos palcos pela primeira vez após a pandemia de Covid-19. Com a época das eleições batendo na porta, o evento foi marcado por diversas manifestações políticas.

Agosto foi marcado por um respiro de representatividade em meio a terras tão conservadoras quando Luana Spyller dos Santos participou do concurso Miss Comerciária, sendo a primeira candidata trans em Santa Cruz. Querida, ela foi escolhida como Miss Simpatia, e desejava que sua participação abrisse portas para outras mulheres – se outras vão participar, precisamos esperar os próximos anos para ver, mas sua atitude é com certeza uma marca na luta das pessoas diária das pessoas transsexuais da cidade.

Outro ato inédito aconteceu em setembro, quando a abertura do Plantio de soja aconteceu pela primeira vez no estado de São Paulo, em Santa Cruz do Rio Pardo. O evento que prestigiou a comunidade agropecuária da cidade, contou com a presença de diversas autoridades e pessoas conhecidas. Quem apareceu também foi a negacionista Nise

Yamaguchi, que depôs na CPI da pandemia em 2021, por participar de uma reunião no Planalto para mudar bula da cloroquina por decreto, para que o medicamento passasse a ser indicado contra a Covid-19, mesmo que já comprovado como ineficaz. Para o bem das próximas safras, torços os dedos que tenham deixado ela bem longe dos sacos de agrotóxico e adubo!

Outubro foi definido pelas Eleições Gerais de 2022, e após 20 anos da sua primeira eleição, o ex-metalúrgico Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito novamente como presidente do Brasil, dessa vez para seu terceiro mandato - a vitória em cima do então presidente Jair Bolsonaro, que buscava sua reeleição, veio através da disputa mais acirrada da história. As urnas santa-cruzenses não refletiram o resultado geral, já que no segundo turno Bolsonaro recebeu 73,21% e Lula 27,69%.

Insatisfeitos com o resultado das eleições, bolsonaristas da cidade bloquearam rodovias por alguns dias na cidade, durante o mês de novembro, alguns ainda permaneceram por semanas em frente à Câmara Municipal. Outra eleição também acon-

teceu em Santa Cruz, quando pela primeira vez uma chapa da ‘oposição’ ganhou as eleições da Associação Comercial e Empresarial do Município. “Avança Santa Cruz” toma posse em janeiro de 2023, e comandará a entidade até 2025.

Inspirados no deputado estadual Ricardo Madalena, que dobrou seus patrimônios nos últimos quatro anos, os vereadores de santa-cruzenses buscam realizar o mesmo feito ao aprovarem um reajuste de mais de 60% nos próprios salários, chegando a sete mil reais. Como todo final de ano tem briga em família, aqui não poderia ser diferente! A disputa pela cadeira de prefeito já começou, mesmo a dois anos da próxima eleição, onde Otacílio e Diego seguem trocando farpas entre entrevistas nos veículos de imprensa.

Em 2022, percebeu-se que o povo quando luta pelos seus direitos, acaba sendo ouvido. Que para a riqueza, não há forma mágica ou pote de ouro no final do arco íris. Que a coragem de uma pessoa, pode servir de incentivo e exemplo para diversas outras e que batina não faz um padre.

12 28 de Dezembro de 2022 www.jornalatual.info
Brigas políticas, justiça com as próprias mãos e mais quebra de paradigmas entram para a história Giovana Dal Posso jornalismo@jornalatual.info