Edição 244

Page 1

Santa Cruz do Rio Pardo | Ano IX | Edição 244 | 22 de Outubro de 2022 | DISTRIBUIÇÃO GRATUITA Santa Cruz realiza ação do Outubro Rosa na Praça São Sebastião FAMÍLIAJUSTIÇACURIOSIDADES ESPORTE SAÚDE Mitos e verdades sobre o emagrecimento Pensão Alimentícia: Entenda como funciona o cálculo do valor Programa Entrelaços incentiva apadrinhamento afetivo Final do ano tem setor de esportes agitado na cidade Álcool e tabaco trazem danos ao cérebro Pág. 04Pág. 02 Pág. 03 Pág. 06 Pág. 06 Pág. 02 Raul Rock Reunion retorna para sua quarta edição Santa Cruz sedia Encontro Regional de Liderança Feminina Pág. 04Pág. 03

Santa Cruz realiza ação do Outubro Rosa na Praça São Sebastião

Com o objetivo de cons cientizar a população para a prevenção e detecção de cânceres de mama e colo de útero, a Prefeitura de Santa Cruz do Rio Pardo efetuou na última sexta-feira, 21, a ação Circuito Rosa.

Realizado na Praça São Sebastião, das 8 às 11 horas, o evento foi aberto ao públi co que encontrou apresen tações culturais, orientações de saúde, avaliação bucal, orientação nutricional e ati vidades físicas. Além disso, foi montado no local o Es paço Beleza com cabeleirei ra, manicure, designer de sobrancelhas e consultora de moda para atender gratuita mente as pessoas presentes.

Segundo Carla Cristina de Oliveira Andrade, coor denadora de atenção básica na Secretaria de Saúde, foi

necessária a mobilização de muitos funcionários para realizá-lo. “Mais de 50 pro fissionais estão direta ou indiretamente trabalhando para que o evento se realize da melhor maneira possível e que leve a mensagem de prevenção e valorização a to dos,” explica.

Com ações de saúde e be leza, o projeto vai além da prevenção, buscando tam bém valorizar a própria mu lher. “No instante em que a equipe se reuniu para pensar em ações para o Outubro Rosa, vimos a necessidade de algo abrangente e que in tegrasse todos os tipos de cuidados com a mulher, mas principalmente naquelas áre as que mais se aproximam de pacientes acometidas com o câncer de mama e colo de útero. Pensamos tanto na pre

venção através de exercícios físicos, alimentação saudável e também na valorização da mulher, através de dicas de empreendedorismo, cuida dos com a autoestima e saúde em geral”, conta Carla sobre a organização do Circuito.

Para ela, em um cenário ideal de saúde é necessário cuidar da pessoa antes que a doença chegue. “As ações propostas e projetos de pre venção e valorização conse guem disseminar a mensa gem para que as mulheres possam se cuidar tanto do corpo quanto da mente, uma vez que a saúde mental é também responsável por muitos outros problemas fí sicos”, relata.

Aumento de Mortes

Segundo dados da unidade de Informação e Epidemiolo gia da Fundação Oncocentro

de São Paulo (Fosp), o estado de São Paulo teve um aumen to das taxas de mortalidade por câncer de mama e colo de útero a partir de meados da última década. Desde o início do século XXI, é a primeira vez que esses números apre sentam tendência alta.

Ambos tipos de tumores apresentaram queda consis tente até 2008, passando por uma redução menos intensa e estabilização dos casos. Em 2016 as mortes voltaram a subir, e em 2019, último ano analisado, houve 3,2 mortes por câncer cervical e 13,8 por câncer de mama no estado de São Paulo.

No Brasil, segundo o Ins tituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer que mais mata e atinge as mulheres é o de mama. O de colo de útero é o terceiro em incidência e o

quarto em óbitos na popula ção feminina do país.

Prevenção Segundo a enfermeira Bruna Mendes Salaro Silva, as unidades de saúde ofe recem no mês de outubro horários especiais para que a mulher trabalhadora tam bém realize seus exames pre ventivos. A orientação do Ministério da Saúde é a rea lização da mamografia para

mulheres acima dos 40 anos ou com histórico de câncer de mama na família, já o pa panicolau para mulheres de 24 a 64 anos.

“É importante salientar que o nosso corpo é nosso abrigo e, portanto, devemos cuidar dele com muito amor, não permitindo que a cor reria do dia a dia nos faça esquecer de nos colocarmos em primeiro lugar”, finaliza.

Programa Entrelaços incentiva apadrinhamento afetivo

Em Santa Cruz do Rio Par do, cerca de 30 a 40 crianças e adolescentes se encontram acolhidos em instituiçõesonde podem por muitas vezes sentir falta de um sentimen to de afinidade. O programa “Entrelaços" é uma iniciativa da Vara da Infância e Juven tude da cidade, direcionado para os menores que estão acolhidos institucionalmen te no Educandário Lar da Criança e na Casa de Apoio à Criança e ao Adolescente ‘Adelina Aloe’, buscando in centivar o apadrinhamento afetivo mantendo vínculos entre eles e cidadãos e famí lias da comunidade.

Ao todo, existem três

modalidades de apadrinha mento: o afetivo, o material e o de serviços. O afetivo busca garantir às crianças e adolescentes com poucas chances de adoção ou re torno à família de origem, a possibilidade de convivên cia familiar e comunitária onde o padrinho ou madri nha disponibiliza o seu tem po realizando visitas regula res ao seu afilhado, podendo fazer passeios externos à instituição, buscar o afilha do para passar fins de sema na, feriados, férias escolares em sua companhia, e assim possibilitando momentos de convivência familiar e a construção de laços afetivos.

Já o material consiste na oferta material ou financei ra à instituição de acolhi mento para colaboração nas despesas, podendo também propor a arcar diretamente com despesas de atividades extracurriculares. Por fim, o apadrinhamento de serviços permite que profissionais de diferentes áreas possam ofe recer atendimentos às crian ças e adolescentes, prestando serviços na instituição de aco lhimento ou fora dela, a fim de proporcionar benefícios no âmbito da saúde, educa ção, cultura, entre outros.

Tamires Pereira, assis tente social judiciária, expli ca que o programa está pre

visto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e foi implantado no Tribunal de Justiça do estado de São Paulo em 2014. Para partici par com o apadrinhamento no município, as pessoas in teressadas devem apresentar a documentação exigida e passar por avaliação social e psicológica no fórum da cidade. “Só podem partici par residentes na comarca de Santa Cruz do Rio Par do, que abrange também os municípios de São Pedro do Turvo e Espírito Santo do Turvo”, ressalta ela. Além disso, os interessados não devem estar inscritos nos cadastros de adoção.

Em Santa Cruz, o progra ma foi implantado pela pri meira vez em agosto de 2022, e por enquanto não há padri nhos cadastrados. Referente ao apadrinhamento material e de serviços, todas as crian ças e adolescentes que estão

acolhidos podem se benefi ciar. Somente os acolhidos com o perfil e autorizados judicialmente podem parti cipar apadrinhamento afe tivo, sendo aquelas que têm poucas chances de adoção ou retorno à família de origem.

2 22 de Outubro de 2022 www.jornalatual.info
Circuito Rosa tratou sobre o autocuidado da mulher Giovana Dal Posso jornalismo@jornalatual.info
Expediente
Circulação regional Distribuição Gratuita
* A empresA AtuAl ComuniCAção AtrAvés do impresso JornAl AtuAl não se responsAbilizA pelo Conteúdo dos espAços publiCitários e ColunAs publi CAdAs que são de inteirA e exClusivA responsAbilidAde de seus Autores Contatos (14) 3372-0679 | (14) 99779-1273 Av. Tiradentes, 360 - 3°andar - sl 31 Email jornalatual@jornalatual.info EDITOR CHEFE Renan Alves MTB: 76.398/SP FOTOGRAFIA Pedro Figueira MTB 65.709/SP /jornalatual
DESIGNER André Ribeiro
ASSESSORIA JURÍDICA Carlos
Henrique R.
Nascimento OAB/SP 328.529
IMPRESSÃO GrafiPress
CIDADE
Ação Circuito Rosa, na praça São Sebastião. | Foto: Giovana Dal Posso
ESTAGIÁRIA Giovana Dal Posso
Equipe da Vara da Infância e Juventude da cidade. | Foto: Giovana Dal Posso

CIDADE

Final do ano tem setor de esportesagitado com programação na cidade

A partir do dia 22 de ou tubro, Santa Cruz dá início a uma série de atividades no setor de esportes, uma par ceria da Secretaria de Es portes com a Secretaria de Turismo, que vai acontecer até dezembro.

As atividades físicas têm grande importância na qualidade de vida das pessoas - motivo pela qual a Constituição Federal de 1988 trouxe como dever do Estado fomentar práticas esportivas ao definir como direito do cidadão o acesso ao esporte e lazer. Partindo desse princípio, as políticas públicas de esporte e lazer são estratégias para trazer o bem-estar da comunidade.

Adriano Campanha, se cretário de esportes da cida de, conta que a importância do apoio ao esporte em qual quer lugar do mundo é essen cial: “É uma forma simples e eficaz de socialização, e em Santa Cruz não é diferente”. Com o passar do tempo, ele afirma que está tendo uma maior aderência e apoio dos munícipes nos eventos e campeonatos, “A galera com prou a ideia que pensamos para esporte de nossa cidade, que além da importância da prática esportiva para o bem estar e saúde podemos aliar a tudo isso a conquista de no vas amizades”.

O secretário afirma

que atualmente, a cidade é uma referência na região no quesito esporte: “Pode mos citar a realização neste ano da Comboia e Corrida de Boia com aumento sig nificativo de participantes, campeonato de Basquete X3, campeonatos de fu tebol quarentinha, cin quentinha e sessentinha, eventos de Mountain Bike cidade feliz que contou com a presença de vários campeões nacionais, caso da campeã Paulista Lais Souza e do campeão bra sileiro e sul-americano e seleção brasileira Cristian Egídio entre outros”.

Atualmente estão aber tas as inscrições para dois eventos futuros: a 2ª Corri da Noturna da Consciência Negra, com modalidades de corrida de 5 km e 10 km, além da caminhada de 3 km, que irá acontecer no dia 19 de novembro com a largada às 19h00; e o 7º De

safio Giro Loko de Mou ntain Bike com percurso Light, de 12 km, Hard, de 40 km, e Tarja Preta de 60 km, que está marcado para o dia 13 de novembro com a largada a partir das 8h30.

Confira o calendário completo: 22 e 23 de novembro –MotorShow 06 de novembro - 11º Encontro de Carros Anti gos 13 de novembro - 7º De safio Giro Loko 19 de novembro - 2ª Corrida Noturna da Cons ciência Negra 27 de novembro - Final do Santa Cruz Open de fu tebol de campo 03 de dezembro - 1⁰ Campeonato Regional de Tiro no CATE 10 e 11 - Torneio Regio nal de Vôlei de Areia 17 de dezembro - Copa Santa Cruz de Natação Re gional

Santa Cruz sedia Encontro Regional de Liderança Feminina da UMMES

Giovana Dal Posso jornalismo@jornalatual.info

Na sexta-feira, 21, Santa Cruz sediou o segundo en contro do Primeiro Grupo Regional de Liderança Fe minina da Administração Pública, uma parceria entre a União dos municípios da Média Sorocabana (UM MES), Fundação Getúlio Vargas (FGV) e o SEBRAE.

O evento, que aconteceu na Câmara Municipal da cidade, contou com a pre sença de mulheres da região como vereadoras, presiden tes de Câmara, chefes de ga binetes, presidente de Asso ciações Comercias, diretoras e coordenadoras, advogadas e empresárias, servidoras e líderes de projetos sociais, onde foi trabalhado o pro tagonismo da liderança fe minina na gestão de projetos públicos para a comunidade local e regional.

Segundo Luiza Dogna ni, articuladora de Políticas Públicas da FGV responsá vel pela região de Ourinhos e Diretora de Projetos do Consórcio UMMES, um dos intuitos do Encontro é reunir as lideranças femini nas da região e proporcio nar a elas uma metodolo gia capaz de estruturar um projeto comum para todas em escala. “Para isso, esta mos em início desse grupo para trabalho conjunto na região, querendo também gerar bastante networking

Evento reuniu diversas mulheres ligadas à administração pública

entre os projetos de suces so de cada uma, e também uma rede de apoio para eventuais dificuldades que elas enfrentam em comum, para que se apoiem para re solver”, explica.

Luiza conta que para a realização do projeto em es cala regional, foi reunido pela primeira vez uma gama de parceiros muito grandes, for mando uma parceria entre Sebrae, Senac, Senai e CMEC. O evento contou com dois momentos: o primeiro às 10 horas com a apreciação do evento “Circuito Rosa” na Praça São Sebastião, e o segundo às 13 horas na Câ mara, com a apresentação do Coral da Centro de Atendi mento Psicossocial (CAPS) na abertura. Durante a reunião, fo ram apresentados traba lhos de sucesso realizados por Santa Cruz, além da palestra de Sandra Hissae Orihashi Silvestre, psicólo

ga da saúde mental na Pre feitura de Ribeirão do Sul, sobre o tema “Protagonis mo da liderança feminina na administração pública''.

Um segundo propósi to do encontro, segundo a diretora de projetos, é o empoderamento feminino. “Queremos o protagonismo que elas têm na região e en grandecer o trabalho delas que é fenomenal e realçar mais isso. É preciso mos trar que elas são multipli cadoras, que são os pontos focais de desenvolvimento e que são elas que conseguem levar muitas oportunidades para os municípios”, conta. O evento também é uma oportunidade de apresen tar cada vez mais o consór cio da União dos Municí pios da Média Sorocabana na região, sendo um dos trabalhos a estruturação de projetos em escala regional para o desenvolvimento dos municípios.

22 de Outubro de 2022 www.jornalatual.info 3
Ao todo são oito eventos marcados até dezembro Futebol, encontro de
carros, vôlei e outros eventos estão agendados.
Foto: Giovana Dal Posso O protagonismo feminino foi um
dos temas tratados.
Foto: Giovana Dal Posso

GERAL

Pensão Alimentícia: Entenda como funciona o cálculo

Recentemente, o assunto da pensão alimentícia teve destaque nos noticiários quando um jogador de fute bol entrou com uma ação de oferta de pensão para sua fi lha no valor de R$ 6.060, cha mando atenção para o valor que foi oferecido já que ele recebe anualmente aproxi madamente sete milhões de euros jogando por um time europeu. O tema levantou questionamentos sobre o va lor que os pais devem pagar de pensão para os filhos. Para conversar sobre alguns des ses questionamentos, o Atual entrevistou a advogada Ellen Venturini Vicentim, confira:

Atual - Como funciona o cálculo para definir o valor da pensão a ser pago? Existe um valor mínimo?

Ellen - Não existe um va lor mínimo, mas também não existe um valor máximo. A pensão alimentícia é calcula da seguindo alguns critérios que são a necessidade do ali mentando, ou seja, a criança e adolescente que receberá a pensão; a possibilidade do alimentante, que pode ser tanto o pai quanto a mãe que tem o dever de pagar, e a pro porcionalidade entre esses dois critérios anteriores.

Atual - Quais critérios são levados em conta para o valor?

Ellen - Um engano mui

to comum é que a pensão alimentícia é só para pagar a comida. Na realidade, to das as despesas com os filhos devem ser divididas entre os pais: escola, material escolar e uniforme, plano de saú de ou outras despesas com médicos e remédios, rou pas e sapatos, brinquedos, Netflix e até o dinheiro das festinhas, quando elas co meçarem a ser frequentadas.

As despesas com a própria manutenção da casa em que a criança mora também de vem entrar na conta, ou seja, água, energia elétrica, alu guel, empregada doméstica.

Atual - Quem recebe a pensão tem direito a receber o 13º salário?

Ellen - Tem direito sim, e ao terço constitucional de férias também. E, a depender do acordo ou da decisão ju dicial, também tem direito a receber outros valores como gratificações, divisão de lu cros e afins.

Atual - Um dos grandes argumentos quando há re lutância por uma parte em pagar a pensão, é a de que o responsável gastaria o di nheiro bancando seus pró prios luxos ao invés de usar em prol da criança. Existem formas legais para exigir a comprovação dos gastos?

Ellen - Existe a possibilida de de exigir a comprovação da

destinação do dinheiro pago a título de alimentos através de uma ação que chamamos de prestação de contas. Mas eu recomendo um bom exame de consciência antes de tomar essa medida. É bom pensar: o valor que eu pago realmente supre as necessidades do meu filho? Ou, meu filho está com sinais de abandono e maus tratos que indiquem que ele não está recebendo nada do valor pago? Se a resposta for não para essas duas perguntas (ou perguntas semelhantes), não vale a pena movimentar o Poder Judiciário.

Atual - Quais são as pe nas para quem não realiza o pagamento correto da pen são?

Ellen - Importante desta car que a principal recomen dação é que todo acordo so bre pensão alimentícia deve, obrigatoriamente, ser homo logado por um juiz para que possa ser cobrado. O famoso

“acordo de boca”, que muitas mães aceitam para não entrar em conflito com o genitor, não pode ser cobrado judicialmen te sem antes ser homologado, o que acaba fazendo com que o andamento da cobrança se prolongue e sobrecarregue a parte que está arcando sozi nha com as contas.

Mas, uma vez homologa do por um juiz ou fixado em decisão, se o genitor deixar de realizar o pagamento da pensão alimentícia, poderá passar por um processo que chamamos de execução e que pode ter desdobramen tos diversos a depender da situação: pode levar à prisão por até 3 meses, penhora de bens e valores depositados em conta bancária, bloqueio de CNH, cartão de crédito ou passaporte. Existe também a possibilidade de que os avós sejam processados para arcar com o pagamento que o geni tor está deixando de cumprir.

Raul Rock Reunion retorna para sua quarta edição

Nos próximos dias 12 e 13 de novembro, Santa Cruz será o palco da 4ª edição do Raul Rock Reunion, que acontece rá na Expopardo, recinto José Rosso. A última edição acon teceu em novembro de 2019, e por conta da pandemia de Covid-19, o evento ficou três anos sem acontecer, retor nando no próximo mês. Para os organizadores, Francielli de Oliveira e Valmir Henri que Rodrigues, o intuito do evento é “fazer com que todo mundo participe sem restri ção de cor, raça, orientação sexual, religião e principal mente opção política”.

Ao todo, serão 4 bandas por dia, sendo no sábado (22) Coquetel AZT (Santa Cruz), Rancheros (Avaré), Landau 69 (Santa Cruz) e Calibrados Toca Raul (Bauru), com iní cio às 16 horas. No domin go a programação contará com Legião Urbana (Marí lia), High Voltage - AC/DC Tributo (Bauru), The LicksRolling Stones Tributo (Bau ru), e o encerramento será com The Beatles Abbey Road Oficial Brazil, começando às 14 horas. A entrada será gra tuita em ambos os dias e no local será possível encontrar uma praça de alimentação, com lanches, porções e petis cos, e venda de bebidas.

História

Francielli conta que a pri meira edição foi em 2015, começando apenas como um encontro de amigos. Com o tempo, esse encontro foi ga nhando mais e mais turmas de amigos, e em 2018 foi de cidido formalizar o evento. Precisando de um local para a sua realização, foi cedido a praça Carlos Queiroz pela Prefeitura Municipal, e logo o Raul Rock Reunion ganhou patrocínio de diversas em presas. Sobre o nome, a orga nizadora explica que o cantor Raul Seixas sempre foi um ídolo para a turma de amigos e uma fonte de inspiração.

Esse ano, o evento será em homenagem a Marcio Candido de Paula, conhecido também como Pegajoso, que faleceu em março de 2021.

“Ele fez parte dessa história desde o começo, quando o encontro ainda era apenas ideias. Foi numa mesa no quintal de casa que verdadei ramente surgiu o Raul Rock Reunion”, explica Francielli sobre o amigo.

4 22 de Outubro de 2022 www.jornalatual.info
Ellen explica que 13º salário também é direito do beneficiado. Foto: Arquivo pessoal
Os amigos Pegajoso, Fran, Caverna e Gabriel. | Foto: Arquivo pessoal
22 de Outubro de 2022 www.jornalatual.info 5 CLASSIFICADOS CRECI/SP 22.984-J (14) 3372-2528 | (14) 3372-1790 (14) 9.9613-5228 | (14) 9.9743-9789 Rua Marechal Bitencourt, 435 | Cx. P Centro | Santa Cruz do Rio P contato@imobstatus.com.br | www.imobstatus.com.br QUER VER MAIS IMÓVEIS PARA ALUGAR? APONTE A CÂMERA DE SEU SMARTPHONE PARA NOSSO QR-CODE E CONFIRA! QUER VER MAIS IMÓVEIS PARA COMPRAR? APONTE A CÂMERA DE SEU SMARTPHONE PARA NOSSO QR-CODE E CONFIRA! CLASSIFICADOS CRECI/SP 22.984-J (14) 3372-2528 | (14) 3372-1790 (14) 9.9613-5228 | (14) 9.9743-9789 Rua Marechal Bitencourt, 435 | Cx. P. 112 Centro | Santa Cruz do Rio Pardo | SP contato@imobstatus.com.br | www.imobstatus.com.br ALUGA-SE - REF 910 ALUGA-SE REF 83 VENDE-SE - REF 1300 VENDE-SE - REF 1319 VENDE-SE - REF 1495 QUER VER MAIS IMÓVEIS PARA ALUGAR APONTE A CÂMERA DE SEU SMARTPHONE PARA NOSSO QR-CODE E CONFIRA! QUER VER MAIS IMÓVEIS PARA COMPRAR APONTE A CÂMERA DE SEU SMARTPHONE PARA NOSSO QR-CODE E CONFIRA! ALUGA-SE - REF. 953 CLASSIFICADOS CRECI/SP 22.984-J (14) 3372-2528 | (14) 3372-1790 (14) 9.9613-5228 | (14) 9.9743-9789 Rua Marechal Bitencourt, 435 | Cx. P. 112 Centro | Santa Cruz do Rio Pardo | SP contato@imobstatus.com.br | www.imobstatus.com.br ALUGA-SE - REF 523 ALUGA-SE - REF 1429 ALUGA-SE REF 1430 ALUGA-SE REF 1432 ALUGA-SE REF 1507 ALUGA-SE REF 1520 VENDE-SE - REF 966 VENDE-SE - REF 1258 VENDE-SE - REF 1393 VENDE-SE - REF 1394 VENDE-SE - REF 1441 VENDE-SE - REF 1489 VENDE-SE - REF 1492 VENDE-SE - REF 1499 VENDE-SE - REF 1539 VENDE-SE - REF 1527 QUER VER MAIS IMÓVEIS PARA ALUGAR? APONTE A CÂMERA DE SEU SMARTPHONE PARA NOSSO QR-CODE E CONFIRA! QUER VER MAIS IMÓVEIS PARA COMPRAR? APONTE A CÂMERA DE SEU SMARTPHONE PARA NOSSO QR-CODE E CONFIRA! ALUGA-SE REF 1454 VENDE-SE - REF 1404 VENDE-SE - REF 1498 VENDE-SE - REF 1541 ALUGA-SE - REF 12 ALUGA-SE - REF 172 ALUGA-SE - REF 296 ALUGA-SE - REF 511 ALUGA-SE - REF 1371ALUGA-SE - REF 982ALUGA-SE - REF 885 ALUGA-SE REF 1524 ALUGA-SE REF 1530 VENDE-SE - REF 1156 VENDE-SE - REF 1157VENDE-SE - REF 925

Álcool e tabaco trazem danos ao cérebro

Não é segredo para nin guém que o consumo de cigarro e bebidas alcoólicas não fazem bem para a saú de - estudos recentes reve lam que cerca de metade dos cânceres do mundo estão atrelados a fatores de risco, e o tabaco e álcool estão no topo da lista. Pouco se dis cute, porém, que as substân cias trazem efeitos negativos ao cérebro e saúde mental do indivíduo, que pode de senvolver determinadas do enças no cérebro.

Eduardo Ursulino é psi quiatra em Santa Cruz do Rio Pardo. Segundo ele, o uso exagerado de álcool e tabaco são considerados do

Psiquiatra explica possíveis agravamentos

enças cerebrais, caracteriza das pelo comportamento de busca da substância, desejo e consumo intensos destas, apesar das consequências negativas e existem fatores genéticos, fisiológicos, am bientais, e sociais que fa zem com que o uso inicial se transforme em uma doença.

O médico explica que o álcool, quando ingerido em quantidade excessiva pode produzir alterações psíqui cas e físicas que interferem no funcionamento normal. Seus estágios variam de em briaguez leve a anestesia, coma, e depressão respirató ria em casos mais graves. Já na dependência por tabaco,

o fumante estabelece uma rotina, criando hábitos que se tornam gatilhos do desejo de fumar. Nesses momentos, em que usualmente o fuman te consome tabaco, a vontade de fumar, ocorre automati camente pela lembrança do consumo naquela situação.

“O uso de álcool é con siderado um fator de risco para o desenvolvimento de transtornos mentais, prin cipalmente se o indivíduo já tiver uma predisposição. Existe uma forte associação entre o alcoolismo e trans tornos de humor, como de pressão e bipolaridade. O álcool é a substância com maior potencial de risco para suicídio. Já o uso de ta baco pode facilitar o desen volvimento da ansiedade, além dos graves prejuízos clínicos e respiratórios que pode desencadear. A combi nação do uso das duas subs tâncias pode potencializar o risco”, explica o psiquiatra.

Finalizando, Eduardo explica que usuários des sas substâncias devem bus car ajuda profissional, com equipe multidisciplinar, que

através de psicoterapia in dividual ou em grupo, são desenvolvidas estratégias de prevenção à recaída, e mu danças na rotina com hábi tos saudáveis. Medicamentos também podem auxiliar no controle da abstinência e na redução do desejo pela subs tância. O objetivo do trata mento é o indivíduo cessar o consumo da substância, ou reduzir ao máximo os danos acometidos, promovendo uma melhora do desempe nho profissional, convívio social, e qualidade de vida de uma forma geral.

Karla Pinheiro, do grupo da Pastoral da Sobriedade, traba lha com a mobilização e cons cientização quanto ao risco da iniciativa do álcool e cigarro ainda na infância, procurando a prevenção. “Para quem co meça antes dos 21 anos o cé rebro ainda está em formação e terá um nível de dependência muito maior. Infelizmente o jovem não se preocupa com o vício, em geral ele só vai se sen sibilizar para os riscos que álco ol e cigarro provocam na saúde e buscar algum tipo de terapia depois dos 40 anos”, explica.

Mitos e verdades sobre o emagrecimento

Para muitos, a comida é uma grande vilã quando se fala sobre o emagrecimen to. Atualmente, muitas di cas podem ser encontradas nos meios de comunicação e internet sobre práticas que auxiliam ou não na perda de peso. Mas será que todas elas são verdadeiras? Para saber as respostas o Atual con versou com a nutricionista Daiane Pegorer Darros so bre cinco fatos sobre o ema grecimento:

O único fator para a obesidade é o consumo de alimentos em excesso Segundo ela, o consumo de alimentos em excesso não é o único fator para a obesi dade, porém é a principal causa. “Temos várias causas

para a obesidade como pou ca atividade física, histórico familiar, alteração nos níveis dos hormônios que regulam o apetite, e doenças que cau sam obesidade, etc. Outra causa pode ser distúrbios emocionais, a perda de uma pessoa próxima ou de um emprego, uma notícia ruim pode levar a uma tristeza profunda ou até a depressão, o que favorece um mecanis mo de recompensa o que fa vorece a um mecanismo de recompensa, porque comer é prazeroso. Então nesse ciclo do comer emocional, a alimentação fica fora de controle, causando a obesi dade”, explica. Para ela, ema grecer tem mais a ver sobre o quanto e como a pessoa

come, e enquanto o indiví duo não aprender a pensar diferente sobre a comida e se relacionar de forma saudável com os alimentos, o emagre cimento não poderá ser de finitivo.

Alimentos integrais contêm menos calorias do que alimentos normais

Quando pegamos o exemplo do pão integral vs. o pão normal, Daiane expli ca que a diferença entre as calorias dos dois pães não é muito grande. “As pessoas precisam entender que não existem alimentos que en gordam ou que emagrecem por si só. A alimentação deve ser avaliada por um todo, e não por um único alimento”, conta.

Comer carboidratos à noite engorda mais do que comer durante o dia

“Na realidade, deve-se escolher bem os tipos de carboidratos e distribuí -los ao longo do dia, não os deixando apenas para o momento noturno. Embora muitas pessoas tentem evi tar o consumo de alimentos antes de dormir, pois acre ditam que podem evitar as reservas de gorduras levan

do ao aumento de peso, nem sempre é verdade”, relata a nutricionista.

O essencial é saber esco lher o que comer antes de dormir, escolhendo carboi dratos leves e de fácil diges tão, e com propriedades cal mantes, como vitamina de abacate, iogurte com aveia, banana e nozes.

Estresse e ansiedade con tribuem para a obesidade

Eles podem contribuir para a obesidade, mas não é um fator determinante. Existem pessoas que quan do passam por esse período de dificuldade, não comem. “Toda emoção não assumi da ou não controlada, vira comida”, explica. Daiane conta que muitos pacientes chegam ao consultório com compulsão alimentar por conta de sentimentos de es tresse.

Finalizando, Daiane con ta que outras práticas que auxiliam no emagrecimento são a redução de estresse e ansiedade, através da reali zação meditações e práticas de hobbies para auxiliar as pessoas a acalmar a mente, o consumo ideal de água e ter uma boa qualidade de sono.

23/06/2017

código

utos

MENDES,

1001223-81.2015.8.26.0539

ANTONIO

cópia do original, assinado

documento

conferir o original, acesse

6 22 de Outubro de 2022 www.jornalatual.info
SAÚDE
Nutricionista explica fatos sobre a alimentação que auxiliam na perda de peso
Giovana Dal Posso
jornalismo@jornalatual.info Para Karla, usuários devem buscar ajuda profissional. Foto: Arquivo pessoal Daiane explica que não se deve tratar comida como vilã. | Foto: Giovana Dal Posso TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE SÃO PAULO COMARCA DE SANTA CRUZ DO RIO PARDO FORO DE SANTA CRUZ DO RIO PARDO 3ª VARA CÍVEL Av. Dr. Cyro de Mello Camarinha, Nº 606, Centro CEP 18900-000, Fone: (14) 3372-4077, Santa Cruz do Rio Pardo-SP E-mail: stacruzpardo3cv@tjsp.jus.br Horário de Atendimento ao Público: das 12h30min às19h00min EDITAL DE CITAÇÃO Processo Digital nº: 1001223-81.2015.8.26.0539 Classe Assunto: Usucapião Usucapião Extraordinária Autor Reginaldo Ramos outro 3ª Vara Cível3ª Vara Cível EDITAL DE CITAÇÃO PRAZO DE 20 DIAS, expedido nos autos da Ação de Usucapião, PROCESSO Nº 1001223-81.2015.8.26.0539 O MM. Juiz de Direito da 3ª Vara Cível do Foro de Santa Cruz do Rio Pardo Estado de São Paulo, Dr. Marcelo Soares Mendes forma da Lei, etc. FAZ SABER réus ausentes, incertos, desconhecidos, eventuais interessados, bem cônjuges e/ou sucessores, que Reginaldo Ramos outros ajuizaram ação de USUCAPIÃO, alegando posse mansa e pacífica, no prazo legal, do seguinte bem: "Um terreno de formato retangular (com área de 244,54 m², contendo benfeitorias, de tijolos, coberta de telhas 77,26 m² de construção edícula de tijolos, coberto de telhas, 23,52 m² de construção, constituído pelo lote 15 da quadra 07, situado lado par da Romeu José Batista (distante 82,20 da esquina forma da Rua Nicoleto), Jardim Brasília, Município de Comarca de Santa Cruz do Rio Pardo, seguintes medidas e confrontações: Inicia-se a descrição deste perímetro no marco 1, cravado na intersecção da Rua Romeu Jose Batista, imóvel matroculado sob n° 6.874 (lote 16 de propriedade de Osmar Aparecido Costa Ribeiro e sua mulher isabel Aparecida Pivetta Ribeiro), no azimute 49º 19' 46" na distancia de 24,86 metros até 2, deflete à direita segue confrontando imóvel matriculado sob n° 7.063 (lote 32 de propriedade de José Torin, Paulo Torin e sua mulher Iodete de Fátima Costa Ribeiro Torin, Roberto Torin mulher Rosangela Aparecida Pelegatte Torin, Luzia Torim Zanete marido Clóvis Araujo Zanete, Aparecida Torim Andrade e seu marido Levi Pinheiro de Andrade, Pedro Torin e sua mulher Suely Aparecida Vendrame Torin Rosa Torin Pinheiro marido Luiz Manoel Pinheiro), azimute 138° 47' 00" distancia de 9,84 metros até 3, deflete à direita segue confrontando imóvel matriculado sob n° 13.115 (lote 14 de propriedade de Antonio Francisco da SSilva mulher maria Goreti Chagas da Silva, usufruto de Maria Chagas da Silva), azimute 229° 19' 46" distancia de 24,76 metros atpe o marco 04, deflete à direita e segue confrontando com a rua Romeu José Batista, no azimute 318° 47'00" distancia de 9084 metros até 1, ponto inicial da descrição deste perímetro.". Estando em termos, expede-se o presente edital para citação dos supramencionados para, no prazo de 15 (quinze) dias úteis a fluir após o prazo de 20 dias. Não sendo contestada a ação, o réu será considerado revel, caso em que será nomeado curador especial. Será o presente edital, por extrato, afixado e publicado na forma da lei. NADA MAIS Dado e passado nesta cidade de Santa Cruz do Rio Pardo aos 18 de maio de 2017 DOCUMENTO ASSINADO DIGITALMENTE NOS TERMOS DA LEI 11.419/2006, CONFORME IMPRESSÃO À MARGEM DIREITA Para
site https://esaj.tjsp.jus.br/pastadigital/pg/abrirConferenciaDocumento.do, informe proces so
e
202F3FA. Este
digitalmente por
ROBERTO ANASTACIO MARCELO SOARES
liberado nos
em
às 13:45 fls. 169

INFORMATIVO

Inscrições abertas para curso ‘Atendimento ao cliente com foco nos resultados’

Estão abertas as inscri ções para o curso ‘Aten dimento ao cliente com foco nos resultados’, a ser promovido pela ACE (As sociação Comercial e Em presarial) de Santa Cruz do Rio Pardo, nos dias 14 e 16 de novembro.

A iniciativa visa atender as demandas do final do ano, uma das épocas mais quentes para o comércio.

“É uma ótima oportuni

dade para você associado investir na formação da sua equipe”, destaca o pre sidente da ACE, Artur Al berto Andrade Araujo. A duração do curso é de três horas. Entre o conteúdo a ser abordado estão: Postura e ética; O profissional de atendi mento; Proatividade e organização; Inteligência emocional; Qualidade percebida\diferenciação de valor e preço; Atendi mento diferenciado; Ne gociação; Estratégia de fidelização; Atendimen

to online e Relatórios de monitoramento.

“Todos os temas serão apresentados de maneira ativa, desprendendo do foco unicamente teórico, mas buscando contextu alizá-los, inclusive com dinâmicas, a fim de tra balhar o aspecto compor tamental do colaborador”, menciona a professora do curso, Gisuelma Rosseto.

As turmas terão um mínimo de 12 pessoas e máximo de 20. As aulas acontecerão das 14 ho ras às 17 horas, na sala de

treinamento da ACE.

O valor para associa dos será de R$ 25,00. Par te da renda será revertida ao projeto Aja (Ajude um animal de Santa Cruz do Rio Pardo).

Currículo da profes sora:

Áreas de atuação: 12 anos em cargos admi nistrativos (financeiro, vendas, compras, con trole de estoques e de produção) em empresas de Santa Cruz;

12 anos como agente de desenvolvimento do

Posto Sebrae de Santa Cruz do Rio Pardo.

7,5 anos como instru tora de formação profis sional em cursos de gestão

no Senai de Santa Cruz.

Atualmente como Agente de Inovação do Sebrae, na região de Ourinhos.

Curso de panificação segue até 9 de novembro

Está em andamento o curso de panificação. A formação é uma parce ria entre Associação Co mercial e Empresarial de Santa Cruz do Rio Par do, Sebrae, Senai e Paró quia de São Sebastião.

As aulas com a pro fessora Graziella Esther

Lima começaram em 3 de outubro e seguem até 9 de novembro. A parte técnica é realiza da no Salão Paroquial da Igreja Matriz de São Sebastião as segundas, quartas e sextas das 19 horas às 22 horas.

Os participantes tive ram aulas sobre gestão do negócio com o Sebrae e parte teórica e técnica com informações como

higiene e forma segura de produzir alimentos, assim como a matéria prima utilizada na con fecção das receitas.

Entre as receitas de senvolvidas pela turma ao longo do curso (são duas por aula) estão: brioche, croissant e pães de coco, de pizza, sova do, caseiro, entre outros.

“No grupo têm alu nos com diversos ob

Outubro Rosa: ACE promove bate papo sobre como lidar com diagnóstico do câncer

No dia 27 de outubro, uma quinta-feira, a ACE Santa Cruz promove um bate papo em menção ao Outubro Rosa.

A psicóloga Andreia Cristina Pereira falará com as mulheres presentes so bre ‘Como lidar emocio nalmente com o diagnós tico do câncer’. O evento será no salão ACE, a partir das 18h30.

“Será abordado tanto como as pacientes podem receber essa notícia de for ma mais tranquila, como também a família pode au

xiliar neste processo”, diz a gerente administrativa da ACE, Mara Silvia Santana de Araujo.

Serão apresentados du rante o encontro testemu nhos de pacientes. Além disso, haverá sorteios.

jetivos, aqueles que querem aperfeiçoar a técnica para agregar co nhecimento nos seus lo cais de trabalho, como instituições sociais e também membros da própria igreja que dese jam produzir pães para vender e colaborar com a paróquia”, conta a professora Graziella.

As inscrições para a próxima turma do cur

Destaque

No próximo dia 3 de novembro acontece no Salão da ACE (Associação Comercial e Empresarial) a 17ª edição do Destaque Empresarial.

A entrega dos prêmios às empresas vencedoras, na pesquisa, será às 20 ho ras. A animação da noite festiva fica por conta do cantor Eliel Lima. A mesa de frios e quente será do Buffet Wolly Water.

Após dois anos, devido a pandemia, o evento volta a acontecer de forma pre sencial

Neste ano a enquete (realizada virtualmente entre o dia 19 de setembro e 17 de outubro) contou

so que será realizada na sequência já estão abertas. Os interessados

devem entrar em conta to no 3332 5909 ou 14 99852-2165.

com mais de 200 catego rias (ramos de atividades) pesquisadas.

O Prêmio revela quais empresas dos ramos de indústria, comércio e ser viços que mais se desta caram neste ano, sendo as mais lembradas no mo mento da enquete.

“Obrigada a todos aqueles que por mais um ano confiaram no traba lho, agora aguardamos as empresas na noite de pre miação para confraterni zamos”, disse o presidente da ACE, Artur Alberto Andrade Araujo.

A Miss Comerciária 2022, Gabriele Sartori,

participará da entrega dos prêmios às empresas ven cedoras.

O sistema de votação na modalidade de enque te virtual, já utilizado há três anos, traz ainda mais dinamismo, transparência e confiabilidade, afinal, a pesquisa exige um cadas tro individual e dá a liber dade do consumidor esco lher a sua opção predileta.

22 de Outubro de 2022 www.jornalatual.info 7
Cibele Martins Professora Gisuelma será responsável pela aplicação do curso. Foto: Cibele Martins Aulas acontecem no Salão Paroquial da Matriz de São Sebastião. Foto: Cibele Martins Cibele Martins
empresarial premia empresas vencedoras no dia 3 de novembro

EVIDÊNCIA

Inauguração Belagrícola

A Belagrícola, uma das maiores distribuidoras de insumos agrícolas e comercializadoras de grãos do Brasil, chegou oficialmente em nossa região. A empresa inaugurou na última terça-feira, dia 11, mais uma filial no estado de São Paulo. O evento contou com a presença de autoridades locais, produtores e a diretoria da empresa, somando ao todo 200 convidados presentes. O novo prédio da Belagrícola possui 3.600m² e o produtor terá maior facilidade de atendimento e proximidade com os consultores. “A Belagrícola está investindo na cidade e na região porque acredita neste polo produtivo”, destacou a diretoria no evento. Sucesso, à toda equipe!

8 22 de Outubro de 2022 www.jornalatual.info

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.