__MAIN_TEXT__

Page 1

®

Santa Cruz do Rio Pardo | Ano VII | Edição 196 | 9 de janeiro de 2020 | DISTRIBUIÇÃO GRATUITA

Pág. 03

Produtores rurais fazem manifestação contra tributação Enem deve escancarar desigualdades acentuadas na pandemia Alunos de escolas particulares e públicas se distanciaram com aulas online

Pág. 03

Patês caseiros se tornaram nova fonte de renda de família

Coronavírus não é só “uma gripezinha”

Pág. 10

Pág. 07


2

9 de janeiro de 2021 www.jornalatual.info

PERSONAGEM

FOCO

Eleitos tomaram posse em cerimônia reservada Renan Alves

Evento aconteceu sem público devido à pandemia da Covid-19

O prefeito Diego Henrique Singolani Costa (PSD) e os 13 vereadores tomaram posse no dia 1º de janeiro durante sessão solene. O evento foi restrito devido à pandemia. Os eleitos não puderam levar convidados. Estiveram presentes um padre, um pastor, o promotor Reginaldo Garcia, membros da imprensa e funcionários da Câmara. Diego optou por não discursar na cerimônia, em entrevista explicou que em respeito à 11ª morte por Covid ocorrida naquela semana preferiu deixar a palavra apenas ao ex-prefeito Otacílio Parras Assis (PSB). “Esta solenidade costuma ser festiva, mas o momento de pandemia não é de festa. Por isso,

tudo está sendo feito de forma enxuta, pois estamos preocupados com os 11 mortos em Santa Cruz. Preferi não falar, mas meu compromisso é com a população fazendo um bom trabalho”, disse. Diego lembrou que há previsão de que janeiro e fevereiro serão meses de crescimento dos casos da Covid-19 e, inclusive, de possíveis mortes. Ele afirmou que irá continuar seguindo o Plano São Paulo em relação às restrições, mas em caso de necessidade irá tomar medidas mais drásticas, lembrando que como profissional da área deve se pautar pela saúde. Durante discurso, o ex-prefeito Otacílio elogiou o promotor

jornalismo@jornalatual.info

“Nenhum deputado deu satisfação pra gente” Antônio Consalter, presidente do Sindicato Rural de Santa Cruz

Diego tomou posse juntamente dos 13 vereadores. Foto: Thaís Balielo

Expediente Contatos

* A

EMPRESA

ATUAL COMUNICAÇÃO,

ATRAVÉS DO IMPRESSO JORNAL ATUAL NÃO

(14) 3372-0679 | (14) 99779-1273 Av. Tiradentes, 360 - 3°andar - sl 31

SE RESPONSABILIZA PELO CONTEÚDO DOS

Email jornalatual@jornalatual.info

CADAS, QUE SÃO DE INTEIRA E EXCLUSIVA

ESPAÇOS PUBLICITÁRIOS E COLUNAS PUBLIRESPONSABILIDADE DE SEUS AUTORES.

de Justiça Reginaldo Garcia salientando que deve muito de sua administração aos conselhos, recomendações, orientações e advertências dele. Otacílio também falou sobre a importância do menino office boy da Santa Casa ter chegado ao cargo máximo do executivo santa-cruzense. Durante a posse dos vereadores, Juninho Souza (Republicanos) chamou a atenção quando retirou o paletó e tomou posse com um colete com os dizeres “Fiscal do Povo”, quebrando o protocolo da vestimenta formal. Outro protocolo quebrado por ele foi ter levado sua esposa, mesmo com a recomendação de não terem convidados. Em entrevista após a posse, ele disse que o colete será sua “farda de campo” para ajudar a população. Cristiano Miranda é eleito presidente da Câmara Logo após a sessão solene da posse, teve início a primeira sessão ordinária da nova Câmara para a eleição da mesa diretora. A sessão foi presidida por Milton de Lima, o Mirtão de Caporanga (PL), vereador mais votado nas eleições. A chapa vencedora da eleição foi Cristiano Miranda (PSB) como presidente, Nilton Fernandes (PSD)

Cristiano Miranda afirmou que fará gestão de união. Foto: Thaís Balielo

como vice, primeiro secretário Carlos Eduardo Gonçalves, o professor Duzão (PSB), e como segundo secretário Lourival Heitor (SD). A chapa eleita obteve 12 votos, pois o vereador Juninho Souza lançou sua candidatura para presidência em chapa individual. Apenas ele votou em sua candidatura. Em entrevista ao Atual explicou que foi uma candidatura de protesto pela falta de diálogo. Ele afirmou que não será oposição a ninguém e a nenhum governo, apenas irá governar pelo povo. Tudo o que for bom para o povo irá ajudar a aprovar. Cristiano Miranda agradeceu os votos e lembrou-se

EDITOR CHEFE Renan Alves MTB: 76.398/SP

JORNALISTA Thaís Balielo MTB 46.761/SP

ASSESSORIA JURÍDICA Carlos Henrique R. Nascimento

TRAINEE Marcos Pellegatti

FOTOGRAFIA Pedro Figueira

IMPRESSÃO Grafinorte S/A

OAB/SP 328.529

de mãe falecida que ficaria feliz em ver o sucesso do filho. Ele afirmou que administrar a Câmara é uma grande responsabilidade e deseja fazer uma gestão unindo funcionários e vereadores. Os vereadores Mirtão de Caporanga e Adriano Campanha (PSD) também tomaram posse no dia 1ª, mas já entregaram seus afastamentos para assumirem as secretarias de Agricultura e Esporte respectivamente. Os suplentes Marco Cantor (PL) e João Marcelo Santos (PSD) tomarão posse oficialmente na sessão extraordinária marcada para o dia 11 de janeiro.

Circulação regional Distribuição Gratuita /jornalatual /jornalatual


3

9 de janeiro de 2021 www.jornalatual.info

GERAL

Produtores rurais fazem manifestação contra tributação Thaís Balielo

jornalismo@jornalatual.info

Carreata teve apoio popular por onde passou

Na manhã de quinta-feira, 7, aconteceu uma manifestação organizada pelo Sindicato Rural e Produtores Rurais de Santa Cruz do Rio Pardo. O evento foi organizado contra o aumento nas tributações proposto pelo Governo do Estado de São Paulo. As entidades representativas da categoria alegam que aumento do ICMS proposto pelo Governo sobre insumos e produtos do agro em São Paulo, afetará drasticamente o custo da produção no campo. Isso deve refletir diretamente no preço dos alimentos para a população. Os manifestantes se reuniram no trevo de entrada da cidade próximo da Sefert Máquinas e depois seguiram em carreata juntamente com tratores pelas ruas da cidade.

A manifestação foi pacífica e não impediu o trânsito de veículos. Por onde passavam os populares aplaudiam, demonstrando apoio à causa. Um grupo de professores aposentados também acompanhou a manifestação em apoio às reivindicações e protestando quanto o recente aumento na contribuição previdenciária. Tanto o aumento do ICMS, quanto o aumento para os aposentados teve o voto do deputado Ricardo Madalena na Assembleia Legislativa, o que fez muitos manifestantes lamentarem que o parlamentar santa-cruzense não esteja representando devidamente os interesses dos cidadãos da cidade. A rede social do político recebeu uma enxurrada de comentários, ne-

nhum foi respondido. Na noite anterior à manifestação, o governador João Dória publicou nas redes sociais um recuo nos aumentos, mas os manifestantes não ficaram satisfeitos. O presidente do Sindicato Rural, Antônio Consalter explicou que a ação do governo visou esfriar o movimento. “É como uma roleta Russa, porém com oito balas no tambor. O governador tirou uma bala, mas deixou as outras sete preparadas”, compara. Consalter ressalta que os setores do agronegócio trabalharam em diversas frentes para impedir que a lei tivesse aprovação, mas não adiantou. “Agora seguimos trabalhando para pressionar e tentar reverter.

Tratores percorreram a cidade e receberam apoio da população. | Foto: Pedro Figueira

O vereador Juninho Souza (Republicanos) decidiu cobrar, sem máscara, funcionários da Prefeitura por lâmpadas públicas queimadas, em poucas horas foi multado. Cobrar pode, sem máscara não dá.

As chuvas torrenciais ocorridas nesta semana movimentaram o Corpo de Bombeiros de Santa Cruz em mais de 10 ocorrências entre árvores e postes caídos e enxurradas e alagamentos. Tudo resolvido em poucas horas.

Por onde anda o ex-prefeito Otacílio Assis? Desde o dia 1º de janeiro o político não foi mais visto em repartições públicas. Pelo menos a atual gestão não parece sofrer influências, por enquanto.

Faixa exigia explicação de deputado santa-cruzense. Foto: Reprodução

Nosso foco é mostrar que todos nós somos consumidores e todos serão prejudicados. O apoio popular foi interessante diante disso. Todos os setores foram afetados”, argumenta. Essas mudanças atingem insumos agropecuários, produtos in natura e processados, combustíveis, energia elétrica, embalagens e transportes, de modo que diferentes segmentos das cadeias produtivas do agronegócio paulista serão impactados, acarretando custos de produção crescentes, em alguns casos cumulativamente. “É importante que toda a

população faça pressão nos deputados da sua região, no prefeito, nos vereadores, para que isso chegue ao governador e ele veja que não tem amparo popular nenhum este aumento”, diz. Consalter ressaltou que o setor quer a revogação da lei. “O governador suspendeu o efeito de tributação se alguns setores, mas pode retomar os decretos quando quiser. Queremos a suspenção desta lei que deu poderes ao governador aplicar aumentos por decretos. Isso foi um cheque em branco que os parlamentares deram a ele”, lamenta.

O deputado Ricardo Madalena fingiu durante toda a semana que não recebeu centenas de comentários, questionamentos e criticas em suas redes sociais. Em ano pré-eleitoral, o político está preocupado.

Em sua primeira semana como prefeito, Diego Singolani colocou a secretária de Saúde Anelize Leitão e o médico Jonas Jovanolli para falar que a situação da pandemia em Santa Cruz é desesperadora.

Diego Singolani já anunciou que as aulas em Santa Cruz devem retornar no dia 28 de janeiro, mas uma enquete realizada nas redes sociais monstrou que 606 santa-cruzenses são contra, enquanto apenas 166 são favoráveis.

Enem deve escancarar desigualdades acentuadas na pandemia Thaís Balielo

jornalismo@jornalatual.info

Alunos de escolas particulares e públicas se distanciaram com aulas online

A desigualdade entre alunos de escolas particulares e públicas sempre existiu, mas devem ficar acentuadas após a pandemia e as aulas remotas. Segundo educadores, as consequências vão se estender por muito tempo, mas tendem a ser sentidas neste Enem. As provas impressas serão aplicadas nos dias 17 e

24 de janeiro. Já a versão digital, implantada pela primeira vez este ano, ocorrerá nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. As medidas de segurança adotadas em relação à pandemia do novo coronavírus serão as mesmas tanto no Enem impresso quanto no Enem digital. Haverá um número reduzido de estudantes por sala

Mariana acredita que nota de corte cairá esse ano. Foto: Arquivo pessoal

e os candidatos deverão usar máscaras todo o tempo de realização da prova. A professora de história e história da arte, Mariana Miranda Salles, acredita que as notas dos alunos serão mais baixas que em outros anos, derrubando as notas de corte dos cursos concorridos, desta forma quem teve oportunidade e soube aproveitar terá vantagens. “As escolas particulares não pararam, adaptaram-se ao contexto, e a preparação para o Enem seguiu um ritmo bem próximo do ensino presencial. A diferença está no próprio aluno, na disciplina de estudos, do acompanhamento das aulas, na frequência nas vídeo-aulas. Esse é o diferencial, quem conseguiu disciplinar-se e teve preparo não vai ter maiores problemas”, acredita. Ela aponta que discrepância maior está no ensino público. “Num aspecto geral, a falta de

acesso à internet, periféricos, e até mesmo novas responsabilidades que esses estudantes tiveram, aumentaram a diferença na educação. Muitos alunos tiveram que cuidar de suas famílias, suas casas, tiveram que procurar por bons sinais de internet por suas cidades, e é claro que isso impacta a qualidade da educação”, argumenta. Para a educação pública reverter os impactos da pandemia, Mariana pondera ser muito difícil calcular quando isso ocorrerá. “Só iremos conseguir estabelecer metas quando a imunização estiver finalizada, quando todos estiverem em sala de aula, para aí então criar meios de recuperar conteúdos, decidir quais conteúdos deverão ser recuperados e então criar uma projeção”, diz. O estudante da rede particular Matheus Arcoleze Marelli, 18, se inscreveu para o Enem impresso. Ele pretende

cursar direito e, com uma boa nota do Enem, acredita ser possível ingressar em Universidades Estaduais, como a USP (São Paulo) e a UENP (Jacarezinho). “Eu tive aula em escola particular, tendo aulas síncronas e um grande apoio. Foi uma atenção redobrada para conseguir plena concen-

tração. Mas acho que a prova poderá ter um nível mais fácil, assim dizendo, tendo em vista que muitos não tiveram as oportunidades que tive. Infelizmente muitas escolas públicas não tiveram as aulas síncronas. Então aqueles que tiveram mais oportunidades e buscaram o destaque, tenderão a ser aprovados”, diz.

Matheus aproveitou as aulas remotas e se preparou para a prova. Foto: Arquivo pessoal


4

9 de janeiro de 2021 www.jornalatual.info


5

9 de janeiro de 2021 www.jornalatual.info

CIDADE

JURISTUALIZANDO

Terapia com artesanato mudou vida de artesã

Carlos Henrique Rodrigues Nascimento OAB/SP 328.529 Advogado e consultor jurídico chrn.nascimento@gmail.com Você possui um imóvel não regularizado na Chácara Peixe? Caro leitor, nesta primeira coluna do ano, antes de qualquer coisa, quero lhe desejar um 2021 maravilhoso; que as bençãos de Deus sejam derramadas sobre a sua vida. Para começar o ano bem, neste texto, vamos tratar sobre a possibilidade de regularização de vários imóveis pertencentes ao conhecido bairro denominado Chácara Peixe, de Santa Cruz do Rio Pardo. Como é do conhecimento de todos, diversos imóveis inseridos no citado bairro, até hoje, não puderam ser regularizados, e isso ocorre por diversos motivos. Acontece que, dependendo do caso, existem caminhos administrativos e caminhos judiciais que possibilitam a regularização de alguns destes imóveis. Em outras palavras, a adoção das medidas corretas torna possível que o possuidor do imóvel consiga fazer com que o bem passe a ter uma matrícula no Cartório de Registro de Imóveis, transformando o possuidor em proprietário. Vale lembrar que um imóvel regularizado vale, em média, 30% mais que um imóvel irregular. Isso, por si só, já faz valer a pena o investimento na regularização. Você possui um imóvel irregular na Chácara Peixe? Procure um advogado de sua confiança. Um grande abraço. Deus o abençoe. “Não fareis injustiça no juízo; não aceitarás o pobre, nem respeitarás o grande; com justiça julgarás o teu próximo.” (Levítico 19.15).

Thaís Balielo

jornalismo@jornalatual.info

Indicação médica como terapia ocupacional virou profissão

A artesã Silvia Cristina de Souza Camiloti teve uma reviravolta em sua carreira após uma depressão. Ela era funcionária pública há 10 anos quando buscou ajuda médica por conta de uma depressão. O médico indicou uma terapia ocupacional e ela foi fazer pintura em tecido. Então tudo mudou em sua vida. Além de ajudar na doença, ela descobriu sua paixão que virou sua profissão. Ela conta que já havia trabalhado com artesanato na adolescência, porém era mais um hobby. Quando foi buscar a terapia ocupacional escolheu a pintura, pois sempre teve vontade e gostaria de aperfeiçoar sua técnica. Hoje ela dá cursos de pintura e participa de um programa de TV em um canal católico onde fala sobre artesanato. Após um ano no artesana-

to teve que decidir se iria continuar no trabalho formal ou não. “Através de muita oração, acabei decidindo pedir minha exoneração e assumi o artesanato como profissão”, conta. Nos primeiros cinco anos como artesã sua maior clientela foram as gestantes. Com dois anos na profissão passou a dar cursos presenciais de pintura. Desde 2019 também trabalha com venda de produtos como os stencils para pintura e tecidos. Ela começou a fazer lives para divulgar seus cursos online. Começou um grupo pequeno e com o tempo abriu uma página. “Com as lives recebi muito retorno, tanto profissional, quanto pessoas pedindo conselhos, querendo desabafar, então começou a nova jornada. Abri a primeira turma online no inicio de 2020 e hoje estou com sete turmas. Tanto

as lives, quanto as aulas online ajudaram muito outras artesãs a conseguirem sua fonte de renda. Sempre quis trabalhar em algo que eu pudesse ajudar o próximo e evangelizar. Tenho um projeto de evangeliza-

ção também”, conta. Em 2015 recebeu um convite da rede Século 21 Mulher para fazer uma apresentação dos seus trabalhos. “Com isso passei a ficar conhecida no meio. Vou a cada dois meses

Silvia Camiloti aumentou sua turma online na pandemia. Foto: Arquivo pessoal

no programa. Neste ano de pandemia foram menos vezes, mas em 2021 iremos a cada três meses. A única questão é conseguir patrocínio. Muitas artesãs que vão ao programa têm patrocinadores, eu ainda não tenho ninguém. Gostaria de conseguir patrocínio para bancar as viagens, pois a TV só proporciona o espaço, mas os custos são nossos”, relata. Com seu Ateliê Toque de Anjo, Silvia trabalha com aulas online, venda de projeto, venda de stencils próprios do Ateliê e também de duas empresas, além de panos de copa com acabamento. Ela conta que começou as aulas online com uma turma pequena e hoje já são mais de 60 alunos. Os cursos são: Iniciantes; Pano de Copa; Fraldinhas de bebê; Toalhas; Projetos Santinhos; Projeto Mickey; e Projeto Semaninha Frutinhas.

Mãe de prefeito assume Fundo Social de Solidariedade Thaís Balielo

jornalismo@jornalatual.info

Marilsa Fátima Singolani Costa, 59, é a primeira dama de Santa Cruz do Rio Pardo e assumiu essa semana os trabalhos como Presidente do Fundo Social de Solidariedade. Ela é a mãe do prefeito Diego Henrique Singolani Costa. O cargo costuma ser ocupado

pelas esposas dos prefeitos, mas Diego, que é solteiro, já havia avisado quando foi eleito que a “Primeira-dama” do município seria sua mãe. Nesta primeira semana de trabalho na prefeitura Diego tem postado nas redes sociais sobre visitas que tem recebido e reuniões realizadas. Na quinta-feira, a postagem foi sobre a visita da mãe ao

seu gabinete juntamente de toda equipe de trabalho do Fundo Social. Ele finaliza a postagem com: “Seja muito bem-vinda, nossa ‘Primeira-dama’!”. Marilsa foi sempre comerciante e seu hobby é artesanato. “É um prazer assumir o fundo e farei de tudo para ajudar a cidade. Sou muito simples e sei das necessidades do povo”, disse.

Diego da Saúde com a Primeira-dama, sua mãe, Marilsa. Foto: Secom


6

9 de janeiro de 2021 www.jornalatual.info

LOCAÇÃO - REF:523

LOCAÇÃO - REF:1151

LOCAÇÃO - REF:1203

LOCAÇÃO - REF:1226

LOCAÇÃO - REF:1230

LOCAÇÃO - REF:1231

LOCAÇÃO - REF:1232

VENDA - REF:1165

VENDA - REF: 1227

VENDA - REF: 1229

VENDA - REF: 1233

VENDA - REF:1234

LOCAÇÃO Comerciais Coworking R$ 700,00 - CENTRO Locação de Estação de Trabalho em Coworking, em São Pedro do TurvoSP! Estação de Trabalho CPD (armários para arquivos e pastas suspensas) WC (feminino e masculino) + Lavabo Copa Sala de Reunião com projetor multimídia Sala Privada para atendimento com WC Internet Fibra Óptica de 100Mbps Linha fixa com PABX (código de operadora 21) Coworking, cotrabalho, trabalho colaborativo ou trabalho cooperativo, é um modelo de trabalho que se baseia no compartilhamento de espaço e recursos de escritório, reunindo pessoas que trabalham não necessariamente para a mesma empresa ou na mesma área de atuação, podendo inclusive reunir entre os seus usuários os profissionais liberais, empreendedores e usuários independentes.É uma maneira utilizada por muitos profissionais autônomos para solucionar o problema de isolamento do modelo de trabalho conhecido como teletrabalho. Além disso é um ótima alternativa para aumentar sua produtividade e fazer novos contatos de negócios através do networking. Pessoas e empresas usuárias de coworking também utilizam este modelo de trabalho para estabelecer relacionamentos de negócios onde oferecem e/ou contratam serviços mutuamente. Alguns destes relacionamentos também visam favorecer o surgimento e amadurecimento de ideias e projetos em equipe. Um serviço já ofertado em Escritórios Virtuais e que hoje está mais difundido. As práticas de conduta do coworking fazem com que este modelo se aproxime mais ao modelo das cooperativas, onde o foco não está apenas no lucro, mas também na sociedade. Uma tendência que está modificando a forma com que empresas e empreendedores trabalham, compartilham e relacionam entre si. Em um coworking você encontra estrutura bem planejada e pensada para o trabalho autônomo e coletivo. Tem a oportunidade de manter e aumentar o networking com pessoas de diversas áreas e estilos. Pode aumentar a sua produtividade, já que os ambientes e as trocas feitas no espaço são propícios para isso. E tudo isso de maneira mais sustentável e econômica! -> Contrato de locação descrito todas as cláusulas pertinentes com a divisão quanto às contas de uso compartilhado, sendo que cada empresa será responsável por sua licença de funcionamento Mais informações: (14) 3372-2528 / (14) 3372-1790 / (14) 99613-5228 (locação) e-mail: locacao@imobstatus.com.br - Ref. 1082 Comerciais Galpão R$ 6.500,00 - SÃO JOSÉ Amplo Terreno na Vila São José !! Antiga Garagem Manoel Rodrigues; Terreno de aproximadamente 3.000,00 mil metros quadrados contendo; Barracão com 03 salas de escritório, cozinha, banheiro; 01 Casa com quartos, sala, cozinha, banheiro; Mais Informaçõ es:(14)9.9743-9789/3372-2528/9.9613-5228 - Ref. 1070 R$ 6.000,00 - CENTRO Aluga-se esse excelente galpão comercial (Antigo Supermercado Darroz) na esquina da Avenida Tiradentes, próximo ao Icaiçara Clube, em Santa Cruz do Rio Pardo-SP Contendo amplo espaço salão de vendas (cerca de 400 m²), o imóvel ainda conta com extenso barracão para estoque e garagem. Investimento de primeira para lojas, galerias, fábricas e supermercados! Consulte-nos para maiores informações! - Ref. 523 R$ 5.000,00 - CENTRO Ponto Comercial contendo cerca de 120 m² na principal rua comercial de Santa Cruz do Rio Pardo-SP! Terrenos aos fundos. Aceitamos propostas! Consulte-nos para mais informações: (14) 3372-2528 / (14) 99613-5228 - Ref. 22 R$ 5.000,00 - CENTRO Amplo imóvel comercial para locação na Rua Conselheiro Dantas, em Santa Cruz do Rio Pardo-SP! Referências: Lojas Americanas, Magazine Luiza, Pernambucanas, Lojas Castor Terreno medindo 221,00 m² Área Construída de 240,00 m² Consulte-nos para maiores informações: (14) 3372-2528 / (14) 3372-1790 / (14) 99613-5228 / locacao@imobstatus. com.br - Ref. 1187 R$ 2.800,00 - CENTRO Uma ótima oportunidade para fisioterapeutas em Santa Cruz do Rio Pardo/SP! Venha conhecer essa sala de fisioterapia instalada na Casa Emaús (Casa dos Idosos) São 256,00 m² distribuídos entre: Sala de Fisioterapia, Sala com Piscina, Banheira de Hidromassagem, Banheiro adaptado, Cozinha Ampla e Despensa - Ref. 76 R$ 2.000,00 - CENTRO Imóvel comercial na Euclides da Cunha, no centro de Santa Cruz do Rio Pardo-SP! Cozinha 02 Banheiros Ar-condicionado Referências: Algo Mais e Cia, Armarinhos 3 Patetas Consulte-nos para mais informações: (14) 3372-2528 / (14) 3372-1790 / (14) 99613-5228 (Locação) / locacao@ imobstatus.com.br - Ref. 617 R$ 1.500,00 - CHÁCARA PEIXE Confira esse lote comercial em localização privilegiada da Chácara Peixe, em Santa Cruz do Rio Pardo-SP! Medindo 12 metros de frente por 25 metros de fundos, esse terreno possui excelente topografia, muros laterais e nos fundos, além de um pequeno escritório com recepção banheiro e sala de atendimento Para mais informações, consulte-nos pelos telefones (14) 99743-9789 e (14) 3372-2528 - Ref. 749 R$ 1.200,00 - CENTRO Barracão com 01 banheiro - Ref. 359 R$ 1.100,00 - CENTRO Galpão de fundos 145 m² Estocagem e armazenamento de produtos Localizado no centro da cidade - Ref. 505 R$ 900,00 - ESTAÇÃO Galpão Comercial no Bairro da Estação. Amplo espaço para indústria, comércio e depósito. - Ref. 612 R$ 750,00 - VILA MATHIAS Barracão Antigo na Vila Mathias Aproximadamente 100 m² - Ref. 184 Comerciais Sala Comercial R$ 1.500,00 - CENTRO Sala comercial contendo recepção, 03 salas de atendimento, cozinha e banheiro Mais informações: (14) 3372-2528 / (14) 99613-5228 - Ref. 989 Comerciais Saúde R$ 500,00 - CENTRO Sala comercial no Centro! Ótima localização. - Ref. 634 Residenciais Apartamentos 1 Dormitório R$ 600,00 - VILA NOVA CIDADE UNIVERSITÁRIA Apartamento a 1 Quadra da USP, contendo 01 Dormitório, Banheiro, Sala, Cozinha/Lavanderia e 01 vaga para veículo; Consulte-nos para maiores informações: (14) 3372-2528 / (14) 3372-1790 / (14) 99613-5228 (locação) / (14) 99743-9789 (vendas) - Ref. 769 2 Dormitórios R$ 1.100,00 - CENTRO Excelente apartamento no centro de Santa Cruz, contendo dois quartos, sala, banheiro e cozinha. - Ref. 1226 R$ 1.000,00 - CENTRO Excelente apartamento no centro de Santa Cruz, contendo dois quartos, sala, banheiro e cozinha. - Ref. 1214 Residenciais Casas R$ 800,00 - VILA MATHIAS 02 dorm, sala, cozinha, banheiro, lavanderia e garagem. - Ref. 955 R$ 600,00 - VILA FABIANO 01 dorm, sala, cozinha e banheiro - Ref. 1225 R$ 1.500,00 - MADRE CARMEM Casa na Vila Madre Carmem contendo 02 dormitórios, sala, cozinha, banheiro, lavanderia e garagem coberta, além de um galpão para depósito ou comércio ao lado da casa - Ref. 876 R$ 1.500,00 - SÃO JUDAS TADEU Casa nova contendo dois quartos, sendo um suíte, banheiro, sala, cozinha e área de lazer no fundo. - Ref. 1232 R$ 1.200,00 - MORADA DA PONTE NOVA casa contendo 02 dorm, sendo 01 suíte, sala, cozinha, banheiro, lavanderia e garagem. casa ficará pronta em 30 dias. - Ref. 1003 R$ 1.100,00 - JOAQUIM PAULINO 02 dorm, sala, cozinha, banheiro, lavanderia e garagem. - Ref. 817 R$ 900,00 - JARDIM PLANALTO Casa no Jardim Planalto contendo dois dormitórios, banheiro, sala, cozinha, lavanderia e garagem. - Ref. 1231 R$ 850,00 - RESIDENCIAL PARAÍSO CASA CONTENDO 02 DORM, SALA, COZINHA E BANHEIRO - Ref. 1089 R$ 800,00 - JARDIM PLANALTO 02 dormitórios Sala Cozinha Banheiro Lavanderia Garagem - Ref. 94 R$ 800,00 - JARDIM HORIZONTE II Casa com 02 quartos, cozinha, banheiro, lavanderia e garagem. - Ref. 1230 R$ 750,00 - OSVALDO CORTELA 02 QUARTOS, SALA, COZINHA, BANHEIRO, LAVANDERIA E GARAGEM - Ref. 1198

R$ 750,00 - VILA FABIANO 02 dorm sendo 01 suíte, sala, cozinha, banheiro, lavanderia e garagem. - Ref. 1223 R$ 700,00 - CENTRO 02 dormitórios, sala, cozinha, banheiro, lavanderia e garagem para 01 veículo - Ref. 12 R$ 700,00 - CENTRO 02 QUARTOS, SALA, COZINHA, BANHEIRO, LAVANDERIA E GARAGEM PARA 01 CARRO - Ref. 172 R$ 600,00 - CENTRO 02 Quartos Sala Cozinha Banheiro Lavanderia e Garagem. - Ref. 205 R$ 2.500,00 - CENTRO Imóvel misto no centro de Santa Cruz do Rio Pardo/SP! (antigo Ciretran) 01 Sala Copa Cozinha 03 dormitórios (sendo 01 suíte) Banheiro Despensa Garagem - Ref. 614 R$ 2.500,00 - CHÁCARA PEIXE Excelente sobrado na Chácara Peixe, contendo 03 dormitórios (sendo 01 suíte), sala ampla com pé direito alto, mezanino, lavabo, cozinha planejada, lavanderia coberta, quintal com área de lazer e churrasqueira, garagem para 02 veículos cobertos Consulte-nos para maiores informações: (14) 3372-2528 / (14) 3372-1790 / (14) 99613-5228 / locacao@imobstatus. com.br - Ref. 1203 R$ 1.700,00 - SANTA AURELIANA 03 dorm sendo 01 suíte, sala, cozinha, banheiro, lavanderia e garagem. - Ref. 1101 R$ 1.300,00 - JARDIM SANT’ANNA III Sobrado na Avenida Esther Amaral Sant’Anna, com 3 quartos (sendo 1 suíte), sala ampla com varanda, cozinha ampla, banheiro, lavanderia coberta, churrasqueira, despensa e garagem Mais Informações: (14) 33722528 / (14) 3372-1790 / (14) 99613-5228 (Locação) / locacao@imobstatus. com.br - Ref. 1151 R$ 1.250,00 - SANTA AURELIANA 03 dormitórios, sala, cozinha, banheiro, lavanderia e garagem - Ref. 706 R$ 1.000,00 - JARDIM UNIÃO Casa no Jardim União !! 03 dormitórios; Sala; Cozinha; Banheiro; Lavanderia e garagem; Mais Informações:(14)9.9743-9789/3372-2528 - Ref. 828 R$ 900,00 - JARDIM SANT’ANNA I Casa com excelente localização no Jardim Santana I, com 3 quartos. - Ref. 1179 R$ 800,00 - ETTORE CORTELA 03 DORM, SALA, COZINHA, BANHEIRO, LAVANDERIA E GARAGEM. - Ref. 1221 R$ 750,00 - LUIZ BRONDI Casa pronta para morar ou investir no Conj. Hab. Luiz Brondi, em Santa Cruz do Rio Pardo-SP! 03 dormitórios, sala, cozinha, banheiro, lavanderia fechada, banheiro adaptado, garagem para 02 veículos Mais de 100 metros quadrados de construção Para mais informações, entre em contato conosco: (14) 3372-2528 / (14) 99743-9789 - Ref. 933 R$ 750,00 - CENTRO 03 dorm, sala, copa, cozinha, 01 banheiro interno e 01 externo e lavanderia. - Ref. 509 R$ 3.500,00 - CENTRO Confira esse excelente imóvel de esquina na Avenida Tiradentes, em Santa Cruz do Rio Pardo-SP! Casa contendo 03 dormitórios, sala, cozinha, banheiro, cozinha, fundos com quarto, banheiro, cozinha, lavanderia coberta. Localização privilegiada! Mais Informações: (14) 3372-2528 / (14) 3372-1790 / (14) 99743-99789 (Vendas) / vendas@imobstatus.com. br - Ref. 1065 R$ 3.500,00 - CENTRO Sobrado contendo hall de entrada com lavabo, sala de estar, sala de jantar, sala de TV, 04 dormitórios (sendo 02 suítes com closet), cozinha planejada, área de serviço, garagem ampla (04 veículos) Localização excelente para escritórios, clínicas e lojas diversas! - Ref. 107 R$ 2.800,00 - CENTRO CASA CONTENDO 05 DORM SENDO 01 SUITE, 03 SALA, COPA, COZINHA, BANHEIRO, LAVANDERIA E GARAGEM - Ref. 1008 R$ 2.500,00 - VILA OITENTA Casa na Vila 80 Próximo ao Centro!! 02 Casas; (Frente) com 03 dormitórios sendo 01 suíte; Sala; Cozinha; (Fundos) com 02 dormitórios; Banheiro; Mais Informações:(14)9.9743-9789/9.9613-5228 - Ref. 1064 Residenciais Kitnet R$ 900,00 - CENTRO 01 dorm, sala, cozinha america, banheiro e lavanderia. Energia incluso. - Ref. 1006 R$ 850,00 - VILA SAMARITANA KITNET - Ref. 1222 R$ 800,00 - CHÁCARA PEIXE Venha conhecer essa novíssima kitnet no Chácara Peixe, em Santa Cruz do Rio Pardo-SP! Referência: Salão de Festas “Lazúli Eventos e Convenções”, Posto Beira Rio Dormitório com ventilador, cozinha com gabinete e torneira gourmet, banheiro com box em blindex e gabinete na pia, lavanderia, vaga única para automóvel com portão eletrônico. Água* e Internet** já estão inclusos *Energia não está inclusa; **Internet necessita de roteador Observações: - proprietários não permitem animais domésticos; - aluguel permitido para até 02 (duas) pessoas Mais Informações: (14) 3372-2528 / (14) 3372-1790 / (14) 99613-5228 (Locação) / locacao@ imobstatus.com.br - Ref. 1171 R$ 800,00 - CHÁCARA PEIXE Venha conhecer essa novíssima kitnet no Chácara Peixe, em Santa Cruz do Rio Pardo-SP! Referência: Salão de Festas “Lazúli Eventos e Convenções”, Posto Beira Rio Dormitório com ventilador, cozinha com gabinete e torneira gourmet, banheiro com box em blindex e gabinete na pia, lavanderia, vaga única para automóvel com portão eletrônico. Água* e Internet** já estão inclusos *Energia não está inclusa; **Internet necessita de roteador Observações: - proprietários não permitem animais domésticos; - aluguel permitido para até 02 (duas) pessoas Mais Informações: (14) 3372-2528 / (14) 3372-1790 / (14) 99613-5228 (Locação) / locacao@ imobstatus.com.br - Ref. 1204 R$ 750,00 - CHÁCARA PEIXE Venha conhecer essa novíssima kitnet no Chácara Peixe, em Santa Cruz do Rio Pardo-SP! Referência: Salão de Festas “Lazúli Eventos e Convenções”, Posto Beira Rio Dormitório com ventilador, cozinha com gabinete e torneira gourmet, banheiro com box em blindex e gabinete na pia, lavanderia, vaga única para automóvel com portão eletrônico. Água* e Internet** já estão inclusos *Energia não está inclusa; **Internet necessita de roteador Observações: - proprietários não permitem animais domésticos; - aluguel permitido para até 02 (duas) pessoas Mais Informações: (14) 3372-2528 / (14) 3372-1790 / (14) 99613-5228 (Locação) / locacao@ imobstatus.com.br - Ref. 1170 R$ 750,00 - CHÁCARA PEIXE Venha conhecer essa novíssima kitnet no Chácara Peixe, em Santa Cruz do Rio Pardo-SP! Referência: Salão de Festas “Lazúli Eventos e Convenções”, Posto Beira Rio Dormitório com ventilador, cozinha com gabinete e torneira gourmet, banheiro com box em blindex e gabinete na pia, lavanderia, vaga única para automóvel com portão eletrônico. Água* e Internet** já estão inclusos *Energia não está inclusa; **Internet necessita de roteador Observações: - proprietários não permitem animais domésticos; - aluguel permitido para até 02 (duas) pessoas Mais Informações: (14) 3372-2528 / (14) 3372-1790 / (14) 99613-5228 (Locação) / locacao@ imobstatus.com.br - Ref. 1205 R$ 750,00 - CHÁCARA PEIXE Venha conhecer essa novíssima kitnet no Chácara Peixe, em Santa Cruz do Rio Pardo-SP! Referência: Salão de Festas “Lazúli Eventos e Convenções”, Posto Beira Rio Dormitório com ventilador, cozinha com gabinete e torneira gourmet, banheiro com box em blindex e gabinete na pia, lavanderia, vaga única para automóvel com portão eletrônico. Água* e Internet** já estão inclusos *Energia não está inclusa; **Internet necessita de roteador Observações: - proprietários não permitem animais domésticos; - aluguel permitido para até 02 (duas) pessoas Mais Informações: (14) 3372-2528 / (14) 3372-1790 / (14) 99613-5228 (Locação) / locacao@ imobstatus.com.br - Ref. 1206 R$ 750,00 - CHÁCARA PEIXE Venha conhecer essa novíssima kitnet no Chácara Peixe, em Santa Cruz do Rio Pardo-SP! Referência: Salão de Festas “Lazúli Eventos e Convenções”, Posto Beira Rio Dormitório com ventilador, cozinha com gabinete e torneira gourmet, banheiro com box em blindex e gabinete na pia, lavanderia, vaga única para automóvel com portão eletrônico. Água* e Internet** já estão inclusos *Energia não está inclusa; **Internet necessita de roteador Observações: - proprietários não permitem animais domésticos; - aluguel permitido para até 02 (duas) pessoas Mais Informações: (14) 3372-2528 / (14) 3372-1790 / (14) 99613-5228 (Locação) / locacao@ imobstatus.com.br - Ref. 1207 R$ 750,00 - CHÁCARA PEIXE Venha conhecer essa novíssima kitnet no Chácara Peixe, em Santa Cruz do Rio Pardo-SP! Referência: Salão de Festas “Lazúli Eventos e Convenções”, Posto Beira Rio Dormitório com ventilador, cozinha com

gabinete e torneira gourmet, banheiro com box em blindex e gabinete na pia, lavanderia, vaga única para automóvel com portão eletrônico. Água* e Internet** já estão inclusos *Energia não está inclusa; **Internet necessita de roteador Observações: - proprietários não permitem animais domésticos; - aluguel permitido para até 02 (duas) pessoas Mais Informações: (14) 3372-2528 / (14) 3372-1790 / (14) 99613-5228 (Locação) / locacao@ imobstatus.com.br - Ref. 1208 R$ 750,00 - CHÁCARA PEIXE Venha conhecer essa novíssima kitnet no Chácara Peixe, em Santa Cruz do Rio Pardo-SP! Referência: Salão de Festas “Lazúli Eventos e Convenções”, Posto Beira Rio Dormitório com ventilador, cozinha com gabinete e torneira gourmet, banheiro com box em blindex e gabinete na pia, lavanderia, vaga única para automóvel com portão eletrônico. Água* e Internet** já estão inclusos *Energia não está inclusa; **Internet necessita de roteador Observações: - proprietários não permitem animais domésticos; - aluguel permitido para até 02 (duas) pessoas Mais Informações: (14) 3372-2528 / (14) 3372-1790 / (14) 99613-5228 (Locação) / locacao@ imobstatus.com.br - Ref. 1210 R$ 750,00 - CHÁCARA PEIXE Venha conhecer essa novíssima kitnet no Chácara Peixe, em Santa Cruz do Rio Pardo-SP! Referência: Salão de Festas “Lazúli Eventos e Convenções”, Posto Beira Rio Dormitório com ventilador, cozinha com gabinete e torneira gourmet, banheiro com box em blindex e gabinete na pia, lavanderia, vaga única para automóvel com portão eletrônico. Água* e Internet** já estão inclusos *Energia não está inclusa; **Internet necessita de roteador Observações: - proprietários não permitem animais domésticos; - aluguel permitido para até 02 (duas) pessoas Mais Informações: (14) 3372-2528 / (14) 3372-1790 / (14) 99613-5228 (Locação) / locacao@ imobstatus.com.br - Ref. 1211 R$ 750,00 - CHÁCARA PEIXE Venha conhecer essa novíssima kitnet no Chácara Peixe, em Santa Cruz do Rio Pardo-SP! Referência: Salão de Festas “Lazúli Eventos e Convenções”, Posto Beira Rio Dormitório com ventilador, cozinha com gabinete e torneira gourmet, banheiro com box em blindex e gabinete na pia, lavanderia, vaga única para automóvel com portão eletrônico. Água* e Internet** já estão inclusos *Energia não está inclusa; **Internet necessita de roteador Observações: - proprietários não permitem animais domésticos; - aluguel permitido para até 02 (duas) pessoas Mais Informações: (14) 3372-2528 / (14) 3372-1790 / (14) 99613-5228 (Locação) / locacao@ imobstatus.com.br - Ref. 1212

VENDA Comerciais Galpão R$ 1.750.000,00 - CENTRO - Ref. 497 R$ 1.600.000,00 - SÃO JOSÉ Barracão no São José - Ref. 1070 R$ 1.500.000,00 - CENTRO - Ref. 22 R$ 1.500.000,00 - ITAIPÚ - Ref. 651 R$ 1.100.000,00 - JARDIM VISTA ALEGRE - Ref. 1091 R$ 750.000,00 - RURAL - ÁGUA DOS PIRES - Ref. 982 R$ 600.000,00 - CENTRO - Ref. 70 R$ 600.000,00 - CENTRO - Ref. 375 R$ 500.000,00 - CENTRO - Ref. 204 R$ 350.000,00 - VILA MATHIAS - Ref. 129 R$ 350.000,00 - CENTRO RESTAURANTE (PONTO COMERCIAL) NO CENTRO DE SANTA CRUZ - Ref. 1197 R$ 350.000,00 - CHÁCARA PEIXE - Ref. 749 R$ 320.000,00 - PARQUE RES. ITAIPÚ - Ref. 978 R$ 100.000,00 - VILA FABIANO Vende-se Mercearia na Vila Fabiano - Ref. 815 R$ 580.000,00 - CENTRO - Ref. 101 Hoteis Hotel R$ 320.000,00 - PINHEIROS - Ref. 293 Residenciais Apartamentos 1 Dormitório R$ 140.000,00 - VILA NOVA CIDADE UNIVERSITÁRIA - Ref. 769 2 Dormitórios R$ 400.000,00 - CHÁCARA PRIMAVERA Apartamento em Campinas - Ref. 1159 R$ 280.000,00 - JARDIM INFANTE DOM HENRIQUE - Ref. 54 R$ 230.000,00 - CENTRO - Ref. 949 R$ 230.000,00 - CENTRO - Ref. 966 R$ 220.000,00 - CENTRO - Ref. 1224 R$ 180.000,00 - AVIAÇÃO - Ref. 320 3 Dormitórios R$ 420.000,00 - JARDIM AMERICA Casa a venda em Marília - Ref. 742 R$ 285.000,00 - VILA AEROPORTO BAURU - Ref. 963 4 Dormitórios R$ 38.000.000,00 - JARDIM PANORAMA - Ref. 903 R$ 1.300.000,00 - VILA AVIAÇÃO - Ref. 925 5 Dormitórios R$ 20.000.000,00 - JARDIM PANORAMA - Ref. 904 R$ 1.200.000,00 - RESIDENCIAL ILHA BELA - Ref. 819 7 Dormitórios R$ 70.000.000,00 - JARDIM PANORAMA - Ref. 902 Residenciais Casas R$ 1.300.000,00 - CENTRO - Ref. 792 R$ 900.000,00 - VILA JOAQUIM PAULINO - Ref. 724 R$ 850.000,00 - CENTRO - Ref. 937 R$ 530.000,00 - VILA SIDÉRIA - Ref. 761 R$ 180.000,00 - VILA ASSUNÇÃO - Ref. 392 R$ 145.000,00 - JARDIM MIRIAN CASA NA PLANTA NO JARDIM MIRIAN - Ref. 980 R$ 130.000,00 - ITAIPÚ - Ref. 573 R$ 500.000,00 - CENTRO - Ref. 9 R$ 500.000,00 - VILA SÃO JUDAS TADEU Casa com Piscina na Vila São Judas Tadeu - Ref. 759 R$ 380.000,00 - JARDIM SANT’ANNA I Casa na Avenida do Jardim Santana - Ref. 918 R$ 360.000,00 - MORADA DO SOL Casa na Morada do Sol - Ref. 952 R$ 320.000,00 - VILA SÃO JUDAS TADEU - Ref. 568 R$ 319.000,00 - CENTRO Casa no Centro de Santa Cruz - Ref. 1093 R$ 290.000,00 - RESIDENCIAL PARAÍSO - Ref. 1227 R$ 280.000,00 - JARDIM SÃO JOÃO Casa no Jardim São João - Ref. 1174

R$ 250.000,00 - JARDIM ELEODORO II Casa no Jardim Eleodoro II - Ref. 795 R$ 250.000,00 - SANTA AURELIANA Casa na Vila Santa Aureliana - Ref. 577 R$ 250.000,00 - CENTRO Casa no Centro - Ref. 1157 R$ 250.000,00 - VILA NOVA SIDÉRIA Casa na Vila Sideria - Ref. 189 R$ 250.000,00 - CHÁCARA PEIXE - Ref. 448 R$ 250.000,00 - JARDIM SANT’ANNA II - Ref. 721 R$ 240.000,00 - JARDIM ELEODORO Excelente casa de esquina no Jardim Eleodoro - Ref. 879 R$ 240.000,00 - MORADA DO SOL Casa na Morada do Sol - Ref. 889 R$ 240.000,00 - JARDIM MIRIAN Casa no Jardim Mirian - Ref. 971 R$ 230.000,00 - RESIDENCIAL ELDORADO Casa de esquina no Residencial Eldorado - Ref. 773 R$ 230.000,00 - JARDIM SANT’ANNA III Casa contendo 2 dormitórios, sala ampla, cozinha americana, banheiro, lavanderia e garagem coberta para 02 veículos, com portão basculante automatizado 92,00 metros quadrados de área Estudamos permuta (troca por terreno) Aceita financiamento Excelente localização (Avenida Esther Amaral Sant’Anna) - Ref. 800 R$ 230.000,00 - CHÁCARA PEIXE - Ref. 597 R$ 230.000,00 - JARDIM SANT’ANNA III - Ref. 708 R$ 225.000,00 - PARQUE DAS NAÇÕES Casa no Parque das Nações - Ref. 1095 R$ 220.000,00 - CENTRO Casa no Centro Comercial de Santa Cruz - Ref. 798 R$ 210.000,00 - JARDIM FERNANDA - Ref. 6 R$ 200.000,00 - PARQUE RES. ITAIPÚ Casa no Parque Itaípu - Ref. 973 R$ 190.000,00 - PARQUE RES. ITAIPÚ - Ref. 640 R$ 180.000,00 - JARDIM PLANALTO Casa no Jardim Planalto - Ref. 774 R$ 180.000,00 - JARDIM SANT’ANNA I Edicula no Jardim Santana I - Ref. 894 R$ 180.000,00 - RESIDENCIAL ELDORADO Casa no Residencial Eldorado - Ref. 1173 R$ 170.000,00 - VILA SAUL - Ref. 18 R$ 169.700,00 - JARDIM SÃO JOÃO Casa no Jardim São João - Ref. 912 R$ 165.000,00 - VILA FABIANO - Ref. 385 R$ 160.000,00 - JARDIM SÃO JOÃO Casa no Jardim São João - Ref. 1029 R$ 150.000,00 - JARDIM SÃO JOÃO - Ref. 820 R$ 150.000,00 - JOÃO PICCIN - Ref. 607 R$ 150.000,00 - RESIDENCIAL BRAÚNA - Ref. 643 R$ 100.000,00 - JOÃO PICCIN - Ref. 639 R$ 100.000,00 - JARDIM SÃO JOÃO - Ref. 641 R$ 85.000,00 - PARQUE RES. ITAIPÚ Casa no Itaipu - Ref. 1040 R$ 1.500.000,00 - BOSQUE DOS EUCALIPTOS - Ref. 50 R$ 1.500.000,00 - CENTRO - Ref. 408 R$ 1.200.000,00 - BROOKLIN PAULISTA Casa Nobre em São Paulo - Ref. 1062 R$ 1.200.000,00 - RESIDENCIAL ELDORADO - Ref. 964 R$ 1.000.000,00 - CENTRO 03 dorm sendo 01 suíte com armários embutidos e ar condicionado, toalheiro, sala, copa, cozinha com armários e cozinha externa, fogão embutido e máquina de lavar louça embutido, 03 banheiros, lavanderia, área de serviço, garagem para 02 carros, com portão eletrônico, alarme, cerca elétrica. Na parte superior contém 02 cômodos e 01 cozinha com churrasqueira. Mais informações (14) 3372-2528 / (14) 99743-9789 - Ref. 916 R$ 950.000,00 - CENTRO - Ref. 988 R$ 900.000,00 - CENTRO Casa Terreno Amplo no Centro de Santa Cruz - Ref. 990 R$ 850.000,00 - CENTRO - Ref. 812 R$ 850.000,00 - RESIDENCIAL ELDORADO - Ref. 1077 R$ 850.000,00 - CENTRO - Ref. 588 R$ 850.000,00 - CENTRO - Ref. 875 R$ 800.000,00 - VILA JOAQUIM PAULINO - Ref. 128 R$ 800.000,00 - RESIDENCIAL ELDORADO - Ref. 161 R$ 799.000,00 - CENTRO Casa com Terreno Amplo no Centro - Ref. 900 R$ 750.000,00 - CHÁCARA PEIXE - Ref. 355 R$ 750.000,00 - SANTA AURELIANA Casa próximo ao Centro - Ref. 1188 R$ 750.000,00 - CENTRO - Ref. 968 R$ 750.000,00 - RESIDENCIAL ELDORADO Excelente Casa no Residencial Eldorado - Ref. 1234 R$ 720.000,00 - JARDIM IPÊ - Ref. 692 R$ 700.000,00 - JARDIM IPÊ Casa no Jardim Ipê - Ref. 1220 R$ 700.000,00 - VILA FABIANO Excelemte Casa na Vila fabiano - Ref. 237 R$ 700.000,00 - CHÁCARA PEIXE Casa na Chácara Peixe - Ref. 1011 R$ 690.000,00 - CENTRO Casa Ampla no Centro - Ref. 934 R$ 650.000,00 - VILA SIDÉRIA Casa na Vila Sidéria - Ref. 790 R$ 650.000,00 - RESIDENCIAL ELDORADO Casa no Residencial Eldorado - Ref. 947 R$ 600.000,00 - JARDIM IPÊ - Ref. 929 R$ 600.000,00 - CHÁCARA PEIXE - Ref. 1020 R$ 570.000,00 - CHÁCARA PEIXE - Ref. 255 R$ 550.000,00 - JARDIM IPÊ Casa no Jardim Ipê - Ref. 1026 R$ 550.000,00 - CHÁCARA PEIXE - Ref. 913 R$ 550.000,00 - VILA JOAQUIM PAULINO - Ref. 1185 R$ 550.000,00 - CENTRO - Ref. 701 R$ 530.000,00 - RESIDENCIAL ELDORADO Casa no Residencial Eldorado - Ref. 959 R$ 520.000,00 - JARDIM ELEODORO - Ref. 536 R$ 500.000,00 - MORADA DA PONTE NOVA - Ref. 621 R$ 480.000,00 - CHÁCARA PEIXE - Ref. 508 R$ 470.000,00 - RESIDENCIAL ELDORADO Casa no Residencial Eldorado - Ref. 948 R$ 450.000,00 - JARDIM PAULISTA - Ref. 631 R$ 430.000,00 - CHÁCARA PEIXE - Ref. 133 R$ 425.000,00 - JARDIM SANT’ANNA III Casa no Jardim Santana III - Ref. 1196 R$ 420.000,00 - VILA OITENTA - Ref. 524

R$ 400.000,00 - JARDIM PLANALTO - Ref. 1200 R$ 400.000,00 - RESIDENCIAL PARAÍSO - Ref. 975 R$ 380.000,00 - SÃO JOSÉ - Ref. 390 R$ 350.000,00 - VILA ROCHA - Ref. 132 R$ 350.000,00 - CENTRO Casa no Centro de Santa Cruz !! - Ref. 715 R$ 330.000,00 - CHÁCARA PEIXE Casa na Chácara Peixe - Ref. 1063 R$ 330.000,00 - PARQUE SÃO JORGE Casa no Parque São Jorge - Ref. 1172 R$ 330.000,00 - VILA SIDÉRIA Casa na Vila Sideria - Ref. 1175 R$ 330.000,00 - CENTRO Casa no Centro - Ref. 991 R$ 320.000,00 - JARDIM PLANALTO Casa no Jardim Planalto - Ref. 1060 R$ 280.000,00 - JARDIM BRASILIA Casa no Jardim Brasilia - Ref. 805 R$ 280.000,00 - JARDIM BELA VISTA - Ref. 40 R$ 280.000,00 - JARDIM PLANALTO Casa no Jardim Planalto - Ref. 1233 R$ 260.000,00 - JARDIM UNIÃO Casa no Jardim União - Ref. 789 R$ 260.000,00 - VILA SÃO JUDAS TADEU - Ref. 666 R$ 250.000,00 - JARDIM UNIÃO Casa no Jardim União - Ref. 828 R$ 250.000,00 - CENTRO Casa no Centro - Ref. 1156 R$ 250.000,00 - CENTRO Casa no Centro - Ref. 1015 R$ 220.000,00 - JARDIM ELEODORO - Ref. 335 R$ 180.000,00 - JARDIM SÃO JOÃO - Ref. 638 R$ 175.000,00 - VILA FABIANO Casa Vila Fabiano - Ref. 1012 R$ 150.000,00 - LUIZ BRONDI - Ref. 933 R$ 90.000,00 - JARDIM SÃO JOÃO - Ref. 891 R$ 2.500.000,00 - BOSQUE DOS EUCALIPTOS - Ref. 21 R$ 2.000.000,00 - CENTRO Excelente Casa no Centro - Ref. 940 R$ 1.800.000,00 - CENTRO - Ref. 52 R$ 1.500.000,00 - VILA JOAQUIM PAULINO - Ref. 553 R$ 1.350.000,00 - RESIDENCIAL ELDORADO - Ref. 310 R$ 1.200.000,00 - CENTRO - Ref. 107 R$ 1.200.000,00 - CHÁCARA PEIXE - Ref. 506 R$ 900.000,00 - CENTRO - Ref. 653 R$ 800.000,00 - BOSQUE DOS EUCALIPTOS - Ref. 502 R$ 700.000,00 - CENTRO - Ref. 804 R$ 650.000,00 - CENTRO Casa na Avenida Tiradentes - Ref. 1065 R$ 500.000,00 - VILA GONZAGA - Ref. 304 R$ 500.000,00 - CENTRO - Ref. 1084 R$ 350.000,00 - NAGIB QUEIROZ - Ref. 74 R$ 350.000,00 - JARDIM UNIÃO Sobrado Amplo no Jardim União - Ref. 899 R$ 350.000,00 - CENTRO - Ref. 665 R$ 220.000,00 - ESTAÇÃO - Ref. 100 R$ 6.700.000,00 - BOSQUE DOS EUCALIPTOS - Ref. 995 R$ 500.000,00 - VILA OITENTA Casa ampla no Centro - Ref. 1064 R$ 460.000,00 - JARDIM BEIRA MAR - Ref. 306 R$ 350.000,00 - CENTRO - Ref. 267 Rurais Chácara R$ 3.500.000,00 - ESTAÇÃO Orquidário em Santa Cruz - Ref. 987 R$ 1.450.000,00 - PORTAL ECOLOGICO DO SALTO DO PARANAPANEMA - Ref. 498 R$ 800.000,00 - RURAL - CONDOMÍNIO FLORESTA AZUL Chácara na Floresta Azul - Ref. 1202 R$ 600.000,00 - MANDASSAIA Chácara na Mandassaia - Ref. 1094 R$ 600.000,00 - BARRA NOVA - Ref. 405 R$ 550.000,00 - MANDASSAIA - Ref. 732 R$ 400.000,00 - CENTRO Rancho no Centro de Santa Cruz - Ref. 932 R$ 380.000,00 - RURAL - ÁGUA AZUL Chácara na Aguá Azul - Ref. 1184 R$ 350.000,00 - RURAL - ÁGUA DOS PIRES - Ref. 771 R$ 320.000,00 - PORTAL ECOLOGICO DO SALTO DO PARANAPANEMA Chácara Portal do Paranapanema em Piraju - Ref. 993 R$ 250.000,00 - RURAL - ÁGUA DOS PIRES - Ref. 772 R$ 85.000,00 - RURAL - GRAMINHA - Ref. 299 R$ 550.000,00 - MANDASSAIA - Ref. 1153 R$ 850.000,00 - RURAL - BARREIRO DOS ANDRADES - Ref. 1229 Rurais Sitio R$ 950.000,00 - AREIA BRANCA Sitio em Ubirajara - Ref. 1061 Terrenos Lote R$ 2.000.000,00 - ESTAÇÃO - Ref. 1072 R$ 370.000,00 - VILA ORTEGA - Ref. 768 R$ 350.000,00 - CENTRO Lote no Centro - Ref. 1076 R$ 350.000,00 - CENTRO - Ref. 760 R$ 315.000,00 - JARDIM NOVA BRAÚNA II - Ref. 201 R$ 290.000,00 - RESIDENCIAL NOVA BRAÚNA - Ref. 200 R$ 260.000,00 - RESIDENCIAL BRAÚNA - Ref. 594 R$ 260.000,00 - RESIDENCIAL BRAÚNA Lote no Residencial Braúna - Ref. 747 R$ 255.000,00 - JARDIM NOVA BRAÚNA II - Ref. 199 R$ 250.000,00 - RESIDENCIAL ELDORADO - Ref. 269 R$ 250.000,00 - VILA SAMARITANA - Ref. 606 R$ 250.000,00 - CHÁCARA PEIXE - Ref. 95 R$ 240.000,00 - JARDIM NOVA BRAÚNA II - Ref. 823 R$ 240.000,00 - JARDIM NOVA BRAÚNA II - Ref. 112 R$ 240.000,00 - JARDIM NOVA BRAÚNA II - Ref. 195 R$ 240.000,00 - JARDIM NOVA BRAÚNA II - Ref. 196 R$ 235.000,00 - JARDIM NOVA BRAÚNA II - Ref. 197 R$ 235.000,00 - JARDIM NOVA BRAÚNA II - Ref. 198 R$ 230.000,00 - MADRE CARMEM - Ref. 770 R$ 220.000,00 - CENTRO Terreno no Centro de Santa Cruz - Ref. 901 R$ 200.000,00 - RESIDENCIAL BRAÚNA - Ref. 1165 R$ 195.000,00 - RESIDENCIAL BRAÚNA - Ref. 41 R$ 190.000,00 - JARDIM NOVA BRAÚNA II - Ref. 454 R$ 170.000,00 - RESIDENCIAL NOVA BRAÚNA Lote no Nova Braúna - Ref. 1216 R$ 160.000,00 - CHÁCARA PEIXE - Ref. 1051 R$ 160.000,00 - CHÁCARA PEIXE - Ref. 1052 R$ 160.000,00 - CHÁCARA PEIXE - Ref. 1053 R$ 160.000,00 - RESIDENCIAL NOVA BRAÚNA - Ref. 450 R$ 160.000,00 - RESIDENCIAL NOVA BRAÚNA - Ref. 453

R$ 150.000,00 - RESIDENCIAL ELDORADO Lote no Eldorado - Ref. 1168 R$ 150.000,00 - RESIDENCIAL ELDORADO - Ref. 767 R$ 135.000,00 - JARDIM NOVA BRAÚNA II - Ref. 836 R$ 135.000,00 - JARDIM NOVA BRAÚNA II - Ref. 837 R$ 135.000,00 - JARDIM NOVA BRAÚNA II - Ref. 843 R$ 135.000,00 - JARDIM NOVA BRAÚNA II - Ref. 868 R$ 135.000,00 - CHÁCARA PEIXE 1/2 Lote com construção em Andamento - Ref. 1209 R$ 135.000,00 - JARDIM NOVA BRAÚNA II - Ref. 210 R$ 130.000,00 - JARDIM NOVA BRAÚNA II - Ref. 821 R$ 130.000,00 - JARDIM NOVA BRAÚNA II - Ref. 832 R$ 130.000,00 - JARDIM NOVA BRAÚNA II - Ref. 842 R$ 130.000,00 - JARDIM NOVA BRAÚNA II - Ref. 490 R$ 125.000,00 - JARDIM NOVA BRAÚNA II - Ref. 824 R$ 125.000,00 - JARDIM NOVA BRAÚNA II - Ref. 825 R$ 125.000,00 - JARDIM NOVA BRAÚNA II - Ref. 840 R$ 125.000,00 - JARDIM NOVA BRAÚNA II - Ref. 194 R$ 125.000,00 - JARDIM NOVA BRAÚNA II - Ref. 225 R$ 125.000,00 - BOSQUE LORENZETTI I - Ref. 252 R$ 120.000,00 - JARDIM NOVA BRAÚNA II - Ref. 841 R$ 120.000,00 - JARDIM NOVA BRAÚNA II - Ref. 848 R$ 120.000,00 - RESIDENCIAL ELDORADO - Ref. 96 R$ 120.000,00 - RESIDENCIAL ELDORADO Lote no Jardim Eldorado - Ref. 927 R$ 115.000,00 - JARDIM NOVA BRAÚNA II - Ref. 833 R$ 115.000,00 - JARDIM NOVA BRAÚNA II - Ref. 857 R$ 115.000,00 - JARDIM NOVA BRAÚNA II- Ref. 858 R$ 115.000,00 - JARDIM NOVA BRAÚNA II - Ref. 859 R$ 115.000,00 - JARDIM NOVA BRAÚNA II - Ref. 860 R$ 115.000,00 - JARDIM NOVA BRAÚNA II - Ref. 861 R$ 115.000,00 - JARDIM NOVA BRAÚNA II - Ref. 862 R$ 115.000,00 - JARDIM NOVA BRAÚNA II - Ref. 863 R$ 115.000,00 - JARDIM NOVA BRAÚNA II - Ref. 864 R$ 115.000,00 - JARDIM NOVA BRAÚNA II - Ref. 865 R$ 115.000,00 - JARDIM NOVA BRAÚNA II - Ref. 866 R$ 115.000,00 - JARDIM NOVA BRAÚNA II - Ref. 867 R$ 115.000,00 - JARDIM NOVA BRAÚNA II Lote no Nova Braúna II - Ref. 1161 R$ 115.000,00 - MORADA DA PONTE NOVA Lote Amplo no Ponte Nova - Ref. 1167 R$ 115.000,00 - JARDIM SANT’ANNA I - Ref. 235 R$ 110.000,00 - JARDIM NOVA BRAÚNA II - Ref. 822 R$ 110.000,00 - JARDIM NOVA BRAÚNA II - Ref. 826 R$ 110.000,00 - JARDIM NOVA BRAÚNA II - Ref. 827 R$ 110.000,00 - JARDIM NOVA BRAÚNA II - Ref. 829 R$ 110.000,00 - JARDIM NOVA BRAÚNA II - Ref. 830 R$ 110.000,00 - JARDIM NOVA BRAÚNA II - Ref. 831 R$ 110.000,00 - JARDIM NOVA BRAÚNA II - Ref. 834 R$ 110.000,00 - JARDIM NOVA BRAÚNA II - Ref. 835 R$ 110.000,00 - JARDIM NOVA BRAÚNA II - Ref. 838 R$ 110.000,00 - JARDIM NOVA BRAÚNA II - Ref. 839 R$ 110.000,00 - JARDIM NOVA BRAÚNA II - Ref. 844 R$ 110.000,00 - JARDIM NOVA BRAÚNA II - Ref. 845 R$ 110.000,00 - JARDIM NOVA BRAÚNA II - Ref. 846 R$ 110.000,00 - JARDIM NOVA BRAÚNA II - Ref. 847 R$ 110.000,00 - CENTRO - Ref. 343 R$ 110.000,00 - JARDIM EUROPA - Ref. 397 R$ 110.000,00 - JARDIM SANT’ANNA III - Ref. 162 R$ 105.000,00 - JARDIM NOVA BRAÚNA II - Ref. 849 R$ 105.000,00 - JARDIM NOVA BRAÚNA II - Ref. 850 R$ 105.000,00 - JARDIM NOVA BRAÚNA II - Ref. 851 R$ 105.000,00 - JARDIM NOVA BRAÚNA II - Ref. 852 R$ 105.000,00 - JARDIM NOVA BRAÚNA II - Ref. 853 R$ 105.000,00 - JARDIM NOVA BRAÚNA II - Ref. 854 R$ 105.000,00 - JARDIM NOVA BRAÚNA II - Ref. 855 R$ 105.000,00 - JARDIM NOVA BRAÚNA II - Ref. 856 R$ 105.000,00 - JARDIM NOVA BRAÚNA II - Ref. 958 R$ 100.000,00 - JARDIM MIRIAN - Ref. 258 R$ 100.000,00 - JARDIM MIRIAN - Ref. 259 R$ 100.000,00 - JARDIM MIRIAN - Ref. 261 R$ 100.000,00 - VILA SAUL - Ref. 786 R$ 100.000,00 - VILA SAUL - Ref. 1158 R$ 100.000,00 - JARDIM SANT’ANNA I Lote no Jardim Santana I - Ref. 926 R$ 100.000,00 - JARDIM MIRIAN Lote no Jardim Mirian - Ref. 1192 R$ 100.000,00 - JARDIM EUROPA - Ref. 681 R$ 100.000,00 - JARDIM MIRIAN Lote no Jardim Mirian - Ref. 1193 R$ 100.000,00 - JARDIM EUROPA - Ref. 682 R$ 100.000,00 - MORADA DA PONTE NOVA - Ref. 970 R$ 95.000,00 - JARDIM EUROPA - Ref. 440 R$ 90.000,00 - RESIDENCIAL NOVA BRAÚNA Lote no Residencial Nova Braúna - Ref. 882 R$ 90.000,00 - RESIDENCIAL NOVA BRAÚNA Lote no Residencial Braúna - Ref. 923 R$ 90.000,00 - JARDIM NOVA BRAÚNA II Lote no Nova Braúna II - Ref. 924 R$ 90.000,00 - JARDIM MIRIAN - Ref. 178 R$ 85.000,00 - JARDIM MIRIAN Lote no Jardim Mirian - Ref. 1074 R$ 85.000,00 - MORADA DA PONTE NOVA Lote plaino na Morada da Ponte Nova - Ref. 744 R$ 80.000,00 - CHÁCARA PEIXE Meio lote na Chácara Peixe - Ref. 1083 R$ 80.000,00 - JARDIM EUROPA - Ref. 660 R$ 75.000,00 - JARDIM PAULISTA - Ref. 1085 R$ 75.000,00 - JARDIM PAULISTA - Ref. 1086 R$ 75.000,00 - JARDIM PAULISTA - Ref. 1087 R$ 75.000,00 - JARDIM PAULISTA - Ref. 1088 R$ 75.000,00 - VILA OITENTA - Ref. 368 R$ 75.000,00 - JARDIM PAULISTA - Ref. 683 R$ 75.000,00 - JARDIM PAULISTA Lote No Jardim Paulista excelente Localização - Ref. 712 R$ 75.000,00 - JARDIM PAULISTA Lote No Jardim Paulista - Ref. 713 R$ 75.000,00 - MORADA DA PONTE NOVA Lote Amplo no Residencial Ponte Nova - Ref. 716 R$ 70.000,00 - SANTA BÁRBARA SPA E RESORT - Ref. 403 R$ 70.000,00 - VILA SAMARITANA - Ref. 688 R$ 65.000,00 - JARDIM BRASILIA Lote no Jardim Brasília - Ref. 1035 R$ 65.000,00 - JARDIM UNIÃO Lote Jardim União - Ref. 931 R$ 63.000,00 - JARDIM FERNANDA Terreno no Jardim Fernanda - Ref. 1039 R$ 60.000,00 - PARQUE DAS NAÇÕES Lote no Parquer das Naçõ - Ref. 1037 R$ 48.500,00 - JARDIM MIRIAN Meio Lote no Mirian - Ref. 972 R$ 47.500,00 - SANTA BÁRBARA SPA E RESORT Lote no Thermas Spa Santa Barbara ! - Ref. 703 R$ 45.000,00 - TERRAS DE SANTA CRISTINA V - Ref. 1031 R$ 45.000,00 - VILA SAUL - Ref. 806 R$ 45.000,00 - PARQUE DAS NAÇÕES - Ref. 145 R$ 45.000,00 - PARQUE DAS NAÇÕES Lote no Parque das Nações - Ref. 733 R$ 42.000,00 - BOSQUE LORENZETTI I - Ref. 686 R$ 40.000,00 - BOSQUE LORENZETTI II Terreno no Bosque Lorenzetti II - Ref. 1189 R$ 37.000,00 - BOSQUE LORENZETTI I Terreno no Bosque Lorenzetti - Ref. 816 R$ 35.000,00 - BOSQUE LORENZETTI II - Ref. 962 R$ 33.300,00 - BOSQUE LORENZETTI II Lote de Esquina no Bosque Lorenzetti II - Ref. 994 R$ 33.000,00 - BOSQUE LORENZETTI II Lote no Bosque Lorenzetti II - Ref. 803 R$ 30.000,00 - BOSQUE LORENZETTI II Terreno Bosque Lorenzetti II - Ref. 1190 R$ 30.000,00 - BOSQUE LORENZETTI II Terreno no Bosque Lorenzetti II - Ref. 1191 R$ 28.000,00 - SANTA BÁRBARA SPA E RESORT Lote no Thermas Spa em Santa Barabara!! - Ref. 702 R$ 25.000,00 - BOSQUE LORENZETTI II Lote no Bosque Lorenzetti II - Ref. 1001 R$ 8.000,00 - JARDIM HORIZONTE II Lote no Jardim Horizonte II - Ref. 1002

CONSULTE OS CÓDIGOS PELO SITE: WWW.IMOBSTATUS.COM.BR | TEMOS MAIS OPÇÕES DE CASAS, FAZENDAS E SÍTIOS EM TODA REGIÃO VENHA CONFERIR!!!


7

9 de janeiro de 2021 www.jornalatual.info

PANDEMIA SEU DIREITO DE TRÂNSITO

Coronavírus não é só “uma gripezinha” Thaís Balielo

Mesmo após alta, pacientes seguem em tratamento por meses

Em Santa Cruz do Rio Pardo, até o fechamento desta edição, havia 1194 pacientes positivos da Covid-19 recuperados. No entanto, este número não quer dizer que as pessoas estão 100% recuperadas, apenas deixaram de transmitir a doença e tiveram alta, nos casos dos internados. Muitos pacientes, mesmo meses após a alta ainda sentem sintomas relacionados à doença. O médico Jonas Jovanolli Filho que trabalha na linha de frente da doença relatou que muitos pacientes ainda estão se recuperando das sequelas da doença. “Tenho acompanhado pacientes após a alta. O que mais observo é a recuperação pulmonar e muscular que são as mais difíceis. Observo as sequelas mais variáveis como queda de cabelos nas mulheres, déficits neurológicos por neuropatia nos diabéticos, perda do olfato, dor de cabeça persistente por meses, também tivemos alguns pacientes com déficit cardíacos que regrediram e ainda diminuição da audição e visual”, relata. Jonas explica que a doença tem duas fases distintas. A primeira que é a viral é quando o paciente é infectado pelo vírus e apresenta de 2 a 10 dias o início dos sintomas que pode ser febre, dor de cabeça, dores musculares, diarreia, perda do olfato, tosse inapetências. A segunda fase em média de 5 a 14 dias após a contaminação consiste em uma resposta do organismo do paciente inflamatória autoimune. Ou seja, os próprios anticorpos do paciente, em resposta ao vírus, produzirão inflamação e tromboembolismos agredindo principalmente os pulmões. Evoluindo para síndrome respiratória aguda grave que em uma porcentagem de 5% irá pra entubação e ventilação mecânica. “Com os graus mais variareis de gravidade e comprometimento pulmonar cardíaco renal e até neu-

rológico. Tudo isso leva a graus variáveis de sequelas”, argumenta. O médico se contaminou pela Covid-19 e ficou internado com 60% do pulmão comprometido. Chegou a precisar de oxigênio no primeiro dia, mas teve uma recuperação rápida no hospital, ele acredita que seja devido ao seu bom preparo físico. No segundo dia após a alta ele conta que entrou na piscina para se exercitar e sentiu muito cansaço, mas a disciplina falou mais alto para recuperar a massa muscular e pulmões. Além do cansaço do início, Jonas sentiu uma perda auditiva como sequela da Covid-19. Ele lamenta que ainda há pessoas que não acreditam na doença. “Está fora de controle essa epidemia. Em curva ascendente e cada vez mais aumentam os casos mais graves. Pior ainda são estes milagres terapêuticos fakes que fazem as pessoas acharem que estão se protegendo. Acredito que, até aparecer a vacina, temos que manter educação continuada e enfatizar que Covid é terrível, fatal, e acaba com a gente. Precisamos de isolamento e cuidados”, alerta. O empresário Felisberto Ângelo Ferrari, 54, contou que a Covid foi tsunami em sua vida. Ele ficou 58 dias internado, sendo 48 na UTI. “Esta doença me privou da liberdade, dos afazeres cotidianos, de exercer a minha profissão. Perdi 40

jornalismo@jornalatual.info

JULIANO HENRIQUE PAULINO DO MONTE Advogado Especialista em Direito de Trânsito OAB/SP n° 427.504 julianomonteadv@gmail.com

As alterações do Código de Trânsito Brasileiro, aprovadas por meio da lei 14.071/20, passam a vigorar em 12 de abril desse ano. Nas últimas duas edições do ano de 2020, tratei das mudanças relacionadas ao aumento da pontuação para suspensão do direito de dirigir, da validade do exame médico para renovação da CNH, do exame toxicológico, e dos requisitos para adição da categoria profissional. Hoje trataremos da dispensa do porte obrigatório da Carteira Nacional de Habilitação e dos documentos em formato digital. Assim como o CRLV, cujo o seu porte é dispensado atualmente, quando no momento da fiscalização for possível sua consulta ao sistema informatizado, será também com a CNH. A lei 14.071/20 acrescentou o § 1º A, ao art. 159 do CTB, dispensado também, a partir de 12 de abril de 2021, o porte obrigatório da CNH, que poderá ser consultada diretamente no sistema informatizado no ato da fiscalização. Lembrando também que as versões digitais da CNH-e do CRLV-e, já são aceitas em todo o território nacional, por meio do aplicativo Carteira Digital de Trânsito – CDT. Desde 30 de junho de 2020, o CRLV em papel moeda deixou de ser enviado aos condutores, passando a ser emitido diretamente do portal de serviços do DENATRAN, para aqueles condutores que também queiram portar o documento físico. Outra recente mudança relacionada aos documentos no formato digital, diz respeito ao CRV (Certificado de Registro Veicular), conhecido também como recibo de compra e venda. Por meio da Resolução 809/20, o CRV passa a ser somente digital, recebendo o nome de ATPV-e (Autorização para Transferência de Propriedade do Veículo), valendo para as transferências a partir de 04 de janeiro de 2021.

quilos, saí do hospital só mexendo a cabeça e com escara nas costas devido ao entubamento, além de perda do volume da voz. Recuperação está indo bem, com certa lentidão, e com acompanhamento do SAD da prefeitura, fisioterapia duas vezes ao dia, e fonoaudiólogo duas vezes por semana”, relata. Os movimentos Felisberto está recuperando aos poucos, porém sente perda de força ao levantar a parte da frente do pé, perda do volume da voz, perda do paladar para determinados tipo de alimentação. Ele conta que tudo começou com uma pequena febre, depois uma indisposição e perca do paladar. Foi ao médico e o exame constatou que o pulmão estava

Botelho já retomou suas atividades, mas ainda se cansa. Foto: Arquivo pessoal

pulmão comprometido. Em uma semana dos primeiros sintomas já estava indo para a UTI”, conta. O empresário Lorival Botelho, 61, ficou 12 dias internado, sendo dois na

Renato ainda se cansa fácil, oito meses após Covid. Foto: Arquivo pessoal

35% atingido. “Passei três dias internado, já tomando medicação e bem. Depois fiz nova tomografia e aí já estava com 75% do

Felisberto faz fisioterapia duas vezes ao dia. Foto: Arquivo pessoal

UTI. “Fiquei 12 dias internado, dois dias na UTI. Entrei com 40% de pulmão comprometido em dois dias foi pra 70%. Perdi 5 quilos, ainda fico cansado facilmente, mas estou melhorando dia a dia, também notei que meu cabelo ficou mais grosso. Algumas pessoas conhecidas relataram que caiu bastante cabelo”, diz. Lori já retomou suas atividades normais, mas ainda sente cansaço fácil. A operadora de pedágio Shirley Martins da Silva Nascimento, 35, também pegou Covid juntamente de familiares e relata estão com sequelas. A sogra Jeane é hipertensa e ficou internada. Chegou a ter 56% dos pulmões

comprometidos, mesmo após a alta segue tomando remédio para o pulmão e vitaminas, pois ficou muito debilitada e emagreceu 15 quilos. Seu marido Jean, 36, também hipertenso precisou de internação. Ele teve diarreia e ficou com 36% do pulmão comprometido. Shirley relatou que o marido ficou com uma sequela no sangue. “O sangue dele ficou muito grosso, coagula muito e vai ter q fazer tratamento para voltar ao normal. Não se sabe quanto tempo ainda”, diz. Mais três pessoas da família testaram positivo, mas ficaram assintomáticos. O condutor socorrista do SAMU, Renato de Oliveira, 35, foi o primeiro paciente grave de Covid na cidade. Ele ficou 35 dias no hospital, sendo 21 deles na UTI e 17 entubado. “A recuperação em casa foi lenta. Muita canseira, fraqueza, minha frequência cardíaca era muito alta, e isso causava mal estar. Esses sintomas se estenderam por 30 dias em casa. Ainda hoje, com oito meses que sai do hospital, ainda sinto canseira, se não dormir bem à noite meu dia seguinte é baseado em sono e mal estar. Fiz uma tomografia recentemente para ver a sequela do pulmão, mas ainda não saiu o resultado”, conta. Renato só retornou ao trabalho após 40 dias que saiu do hospital.


8

9 de janeiro de 2021 www.jornalatual.info

INFORMATIVO ACE entrega R$ 20 mil em prêmios aos ganhadores do sorteio de Natal Cibele Martins A ACE de Santa Cruz do Rio Pardo realizou no último dia 30 de dezembro a entrega de prêmios aos ganhadores do sorteio da Promoção Natal ACE 2020 - A Sorte Está com Você. Os participantes puderam acompanhar a transmissão, através da página da ACE no Facebook no dia 29 de dezembro. Ao total foram distribu-

ídos R$ 20 mil distribuídos em vale compras. Os ganhadores da Promoção Natal ACE 2020 - A Sorte Está com Você foram: Matheus Alencar Frasson (Drogaria Nossa Senhora Aparecida)R$ 5 mil; Vitória Natsumi Vechi (Casa Vuolo)- R$ 4 mil; Shirley Regina Felix dos Santos (Grupo João Nantes)- R$ 3 mil; Viviane Fatima de Paula Nogueira (Solução Contabilidade); Seis vales compras de R$ 1

mil (Isabella Crosatti- Dry Clean, Tania Cristina dos Santos Alves- Casa Andrade, Guilherme Torquato Batista- LD Móveis, Diorge Bernardo Palma- Supermercado Alvorada 1, Alessandra Regina Paulo Fernandes – Lojas ÉD+ e Aparecida de Fátima Pinho Pelegatti- Casa de Carnes Boi Bom. O ganhador do maior prêmio se casará em breve e já tem planos para o dinheiro.

“Veio em ótima hora. Estou muito feliz”, disse. A campanha contou com a adesão de 128 empresas. “Agradecemos a todos os empresários e consumidores que mais uma vez acreditaram na nossa campanha. Ficamos muito gratos em poder presentear com vale compras que serão gastos no comércio da nossa cidade”, ressalta o presidente da ACE, Artur Alberto Andrade Araujo.

Ganhadores da promoção de Natal da Associação Comercial. Foto: Ace

Parte da diretoria participou da entrega dos prêmios. Foto: Ace

Matheus foi o sortudo e ganhou o maior prêmio. | Foto: Ace

Vitoria recebe o vale compras de R$ 4 mil. | Foto: Ace

Shirley recebe o vale compras de R$ 3 mil do diretor João Nantes. Foto: Ace

Viviane foi contemplada com o vale compras de R$ 2 mil. Foto: Ace

Isabela foi uma das ganhadoras do vale compras de R$ 1 mil. Foto: Ace

Guilherme foi um dos ganhadores da promoção de Natal da ACE. | Foto: Ace

Representante do ganhador Diorge recebe o prêmio do presidente da ACE. | Foto: Ace

Aparecida feliz após receber o vale compras de R$ 1 mil. Foto: Ace

Entrega dos prêmios aconteceu no salão da ACE. | Foto: Ace

Tania comprou na Casa Andrade é levou um dos vales de R$ 1 mil. | Foto: Ace

Santa Cruz do Rio Pardo fecha o ano com 535 formalizações Microempreendedor Individual Cibele Martins Como em todo o país o número de formalizações MEI (Microempreendedor Individual) em Santa Cruz do Rio Pardo foi expressivo. Tudo indica que essa tendência esteja relacionada a pandemia quando muitos perderam o emprego e optaram por empreender em algum negócio. Ao longo de 2020, de

acordo com dados cedidos pela prefeitura e posto Sebrae Aqui, são 535 formalizações. O setor que mais teve o registro de formalização foi o de prestação de serviços voltado para construção civil, como os profissionais: pedreiro, pintor, Calheiro e eletricista. Outro segmento com destaque foi o vendedor ambulante de produtos alimentícios. Com o aumento de formalizações, os números de

atendimento no Posto Sebrae Aqui, localizado no prédio da ACE, também foram altos. No total de atendimentos entre formalização, baixa, alteração, declaração anual e parcelamento dos débitos foram 742. Apenas em formalizações foram 228. O MEI é um microempreendedor individual que fatura até R$ 81 mil ao ano. Este empreendedor pode contratar até 1 funcionário

que deve receber um salário mínimo ou o valor do piso da categoria. Este modelo de empresa tem como obrigação o pagamento mensal de tributos através do DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) e a realização da Declaração Anual todos os anos. O Microempreendedor Individual tem ainda direito a diversos benefícios previdenciários.

Flavia Serra, agente de desenvolvimento durante atendimento, no Posto Sebrae Aqui. | Foto: Ace


9

9 de janeiro de 2021 www.jornalatual.info

EDUCAÇÃO FINANCEIRA

ESPECIAL

Sou trans e garota de programa, e daí? José Aparecido Sônego Ex-gerente do Banco do Brasil J.A.Sônego Consultoria e Assessoria sonegoja@gmail.com

EDUCAÇÃO FINANCEIRA PLANEJAMENTO PARA O NOVO ANO Olá caro leitor (a), Novo ano e com ele as costumeiras despesas de inicio de ano. Mesmo sabendo que essas despesas sempre oneram o orçamento já no inicio do ano, não nos planejamos para elas. Deixamos para pensar nos pagamentos somente quando eles chegam e consequentemente acabam por impactar sensivelmente o orçamento do mês. Considerando que no final do ano os gastos aumentam, com as festas de natal e virada de ano, presentes e outras despesas, o reflexo acontece no mês de janeiro, justamente o mês que vencem alguns impostos e despesas escolares. A proposta de planejamento para amenizar os impactos no orçamento do mês é “anualizar as despesas”. O que seria então anualizar as despesas? Não se trata de parcelar as despesas, muitas vezes pagando juros, mas sim dividir o custo em parcelas e efetuar um investimento específico para suprir os gastos para o próximo ano. Para melhor entendimento imaginemos que o IPTU do seu imóvel é de R$ 1.200,00, dividimos esse valor em 12 parcelas então devemos reservar em um investimento um valor de R$ 100,00 por mês. Assim também para os demais gastos, com esse valor poderá saldar os compromissos e ainda obter descontos com o pagamento à vista. Para que isso ocorra é preciso planejamento e disciplina. Quando falamos em planejamento financeiro, sugerimos a utilização do método 5030-20, onde 50% das receitas são para os gastos fixos, 30% para os gastos variáveis e os 20% restantes para os investimentos. Sendo assim, podemos considerar os valores que precisamos reservar para as despesas de impostos e demais despesas em nossos custos fixos. Pode parecer difícil, porém tendo disciplina e perseverança é perfeitamente possível planejar seus pagamentos. Quando olhamos os valores pelo seu total, pode parecer complicado e no desespero acabamos por procurar soluções que envolvem empréstimos, cheque especial e cartões de crédito. Porém, quando anualizamos os valores e nos comprometemos com parcelas mensais, o impacto no orçamento é menor e nos disciplinamos, por consequência habituamos em mantermos dentro do nosso orçamento. Sucesso a todos. Até mais.

Thaís Balielo

jornalismo@jornalatual.info Com raras oportunidades de empregos, transexuais acabam tendo que recorrer à prostituição para sobrevier. Uma estimativa feita pela Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), com base em dados colhidos nas diversas regionais da entidade, aponta que 90% das pessoas trans recorrem à prostituição ao menos em algum momento da vida. É a história de Hianka Henderson Silva, 27. Ela estudou até o segundo ano do Ensino Médio e desistiu da escola por sofrer muito preconceito. “Entrei nessa vida de GP por falta de oportunidade. Se tivessem me aceito para trabalhar antes, quando comecei a transição, não teria cogitado trabalhar em uma esquina. Mas acabou que fui e como conseguia ter uma independência financeira, acabei ficando”, diz. Hianka conta que se assumiu trans aos 17 anos e seu refúgio é sua família que sempre aceitou sua condição. “Minhas melhores amigas são minha mãe e minha irmã”, afirma. Foi difícil lidar com as pessoas no início. “Nem eu mesma sabia ao certo o que era ser uma pessoa trans. Mas me dei a chance de tentar e fui me descobrindo, pesquisando muito sobre até me entender”, conta. Recentemente ela publicou um desabafo no grupo Câmara de Santa

Transexuais contam como falta de oportunidade pode levar a prostituição Cruz no Facebook, pedindo respeito e lamentando nem poder andar no comércio com sua mãe sem ser ofendida. “Desde que resolvi me assumir já vinha sofrendo com piadas de mau gosto e chacota. No início eu retrucava e xingava de volta, depois além de ser xingada começaram a não gostar de ser xingados de volta e até ameaçavam a gente. Então resolvi ignorar e fingir que estava tudo bem. Porém, 10 anos ouvindo as mesmas piadas, então sendo humilhada quando estava junto da minha mãe que tem 60 anos, cansei e resolvi publicar aquele desabafo”, diz. Questionada se mexem muito quando está na rua como garota de programa, ela afirma que é todo dia. “Porém, acho que se iguala uma ida ao centro comprar maquiagem ou estar ali na esquina à noite. A falta de respeito é igual. O preconceito é mais por ser trans, pois quando estou no comércio as pessoas não sabem que sou garota de programa”, argumenta. Sobre ter um emprego formal, ela disse que chegou a desistir. “Sempre fui muito estudiosa e comunicativa, porém sinto que o que atrapalhou e ainda atrapalha, é o fato de eu ser trans e o trabalho como garota de programa em uma cidade pequena onde todos se conhecem. Isso gera medo dos empregadores em me

Hianka quer respeito e poder andar na rua sem ser humilhada. Foto: Bruno Henrique

aceitarem na empresa e acabarem me reconhecendo do local onde eu faço programa”, acredita. Hianka pretende fazer uma prova para ter o diploma de conclusão do ensino médio. Já fez cursos de informática e tem o projeto de um dia abrir uma loja de manutenção de celular. “As pessoas precisam se informar mais, não ter vergonha de perguntar ou de pesquisar, precisam aprender a dar chance. Conheço muita gente capacitada que só agregaria a qualquer empresa que contratasse, mas por ser trans ficam de fora. Os dois lados perdem”, afirma. Perigos Sobre o risco de trabalhar na rua ela conta que já roubaram seu dinheiro e a deixaram na pista, o que já ocorreu com outras amigas também. Elas ficam em três no ponto e procuram ficar próximas a uma casa que tem câmera para inibir. Elas anotam as placas dos carros que as pegam também. “Mas o medo é constante. Agora temos ido bem menos para rua, pois tem um site de anúncio de programa aqui na cidade, então posso marcar e atender em casa”, conta. Sobre relacionamento, ela conta que namorou uma vez, mas não procura e nem tem vontade de namorar. “Com o que trabalho não dá para associar. Sem contar que se um já dá trabalho, imagina eu que saio com vários. Chega uma hora que não aguento mais ver homem na minha frente. Estou traumatizada com homens depois de tudo que vivi nesses 10 anos, aprendi que homem não vale a pena para se relacionar, ao menos não no nosso caso”, afirma. Hianka também faz uma revelação de que a cidade está abarrotada de falsos militantes a favor da família tradicional brasileira. Além disso, eles pagam para serem passivos. “Inclusive é o que dá mais dinheiro para gente. Eles saem com a gente por termos

Rayssa sofre mais preconceito quando está no ponto. Foto: Thaís Balielo

o que as meninas não têm, caso contrário sairiam com as mulheres que fazem programa”, argumenta. Transexual, Rayssa dos Santos, 24, também deixou os estudos por medo do preconceito na escola. “Sempre me senti uma criança diferente entre as outras. Aos 15 anos me assumi para minha mãe, somente aos 17 comecei a transição e passei a me vestir e se comportar como mulher trans”, conta. Rayssa teve pânico na escola, pois já sofria preconceito pelo seu jeito diferente e iria começar sua transição quando desistiu dos estudos. “Estava na escola no primeiro dia de aula, quando a professora fechou a porta comecei a suar frio, barriga doer, então pedi para ir ao banheiro, levantei e nunca mais voltei”, relata. Sobre a falta de oportunidade de emprego, Rayssa acredita que realmente seja muito difícil conseguir algo fora das ruas, mas admitiu que nunca chegou a procurar. “Não vou me vitimizar, falar que falta oportunidade, pois nunca busquei trabalho sendo trans. Acabei me acomodando ali. Para mim sempre estava bom, mais hoje depois de sete anos já me preocupo quanto a isso. Estou pensando em terminar os estudos e fazer cursos para poder entrar no mercado

de trabalho futuramente”, diz. Rayssa já trabalhou com faxina e fez curso de cabeleireira. “Faço cabelo quando aparece algum, mais minha vontade nunca foi essa. Na verdade, sempre gostei de matemática que era minha matéria favorita. Tive muito apoio na escola quando menino. Lembro que fui presidente do primeiro grêmio estudantil e fiz uma apresentação nas salas. Mais aí comecei a minha transição e abandonei tudo com medo das piadas”, revela. Ela conta que já foi roubada e ameaçada e que sofre muito preconceito quando está na rua. “É preciso mais empatia e se colocar no lugar do outro para esse preconceito diminuir”, afirma. Ela também revela que de cada 10 que faz programa, 9 são do tipo machões quando estão com os amigos, passam mexendo, humilhando, mas depois voltam querendo programa”, diz. Sobre relacionamento, Rayssa morou junto com um namorado por 10 meses. Ela o conheceu nos programas e começaram a namorar. “Ele foi expulso de casa e acabou indo morar comigo. Ele sofreu muito preconceito por estar comigo. Fiquei este período sem fazer programa e virei dona de casa. Quando nos separamos voltei a fazer programa”, conta.


10

9 de janeiro de 2021 www.jornalatual.info

COLUNA DO PATO

GASTRONOMIA

Patês caseiros se tornaram nova fonte de renda de família Antônio Roberto de Paula

Creia “Nunca teremos todas as respostas, o que temos que ter sempre é Fé.” “Deus conhece meu coração e sabe de todas as coisas. Ele sabe o que eu peço todas as noites antes de dormi, porque é com o coração sincero e aberto que eu falo com Ele dos meus sonhos e planos. E se tem alguém que eu confio é em Deus. As promessas do Senhor são como as estrelas no escuro. Quanto mais escura a noite, mais as promessas brilham. Tem aquelas noites que você não vê as estrelas, mas elas estão lá. Assim são as promessas do Senhor na nossa vida: tem dias que não vemos nenhuma saída, mas temos que continuar firmes, pois assim diz o Senhor: “O Senhor torna firmes os passos do homem e aprova os seus caminhos. E ainda que caia, não ficará prostado, porque o Senhor sustenta pela mão. Coisas que os olhos não viram, nem os ouvidos ouviram, nem o coração humano imaginou, tais são os bens que Deus tem preparado para aqueles que O amam. O Senhor é contigo, por onde quer que andares.” Continuo amando e acreditando em Deus, mesmo quando os “milagres” que imploro não acontecem, pois os milagres que imploro e os pedidos que faço se baseiam em minha vontade e Deus não está aqui para me dar oque eu desejo. Deus está aqui é para me dar que eu preciso!”

Thaís Balielo

jornalismo@jornalatual.info

Produtos já estão sendo vendidos em supermercados da cidade e região

Com o marido trabalhando na venda de frios, Silvana Rosalem Mariani, 53, sempre aproveitou os produtos para fazer patês caseiros e servir amigos e familiares, mas nunca pensou que isso se tornaria um negócio. Os elogios aos seus patês eram constantes, mas trabalhando fora não pensava em vender os produtos, apesar dos conselhos para isso. Após muitos anos trabalhando na cidade de Ourinhos e tendo de viajar todos os dias, cansou dessa rotina e resolveu ficar em casa. Então começou timidamente a fazer alguns patês e antepastos para vender para os amigos, mas logo voltou a trabalhar e deixou o projeto de lado. O filho Pedro sempre aconselhava para investirem no negócio

de patês, mas Silvana protelava. Trabalhando em uma agência de viagens, viu o movimento cair com a pandemia e lembrou-se do conselho do filho. Então, resolveram anunciar nas redes sociais. Na primeira semana venderam 70 patês e mais quase 200 na segunda. “Pessoas encomendavam e vinham buscar no fim de semana. O negócio foi crescendo e agora vendemos no comércio e mercados”, conta. O negócio cresceu rapidamente e a família foi acompanhando a demanda e investindo. No segundo mês de venda criaram as embalagens e rótulos. O nome Vovô Porco, vem do marido Rômulo que é conhecido como Porcão. “É uma empresa bem familiar, trabalhamos na produção eu, minha

mãe, minha funcionaria Érica com a filha dela que nos ajuda, ficamos na produção. O Rômulo ‘Porcão’ fica nas vendas, o Pedro fica na parte burocrática e nas redes sociais e temos também o André Manfrin que faz as entregas. Além da minha sobrinha Luana que ajuda nas entregas em casa e na colagem das

Silvana construiu uma cozinha industrial para a produção. Foto: Thaís Balielo

RECEITA DA SEMANA

Macarrão do Porcão Ingredientes • 500 gramas macarrão cozido al dente; • 5 dentes de alho; • 1 cebola; • 5 colheres de óleo; • 2 potes de patê de presunto.

etiquetas das embalagens”, relata. Após quatro meses do início das vendas construíram uma cozinha industrial para a produção. Possuem também uma câmara fria para o armazenamento dos produtos. Silvana conta que a paixão pela cozinha veio crescendo vendo a mãe cozinhar. “Já fa-

Modo de fazer • Cozinhe o macarrão al dente e reserve; • Em uma panela, coloque o óleo, frite a cebola e o alho ate dourar. Acerte o sal à gosto; • Mexa tudo e acrescente o patê de presunto Vovô Porco; • Sirva quente!

zia o patê de provolone em casa e então os amigos foram dando dicas, para fazermos de alho-poro, azeitonas pretas, e fomos criando novos sabores”, diz. Eles vendem patês de provolone e os de muçarela com alho-poró, azeitona preta, azeitona verde, ou presunto. Já possuem representação em quase todos os mercados de Santa Cruz, além de Manduri, no Posto Brasília, e em Espírito Santo do Turvo. “Temos amigos que vem de outras cidades com encomendas para levar. Tem gente de São Paulo que leva pra vender no condomínio. Acabamos de firmar uma parceria para começar a levar os produtos para toda região. Em breve teremos uma novidade que será o patê de muçarela com palmito”, revela.


11

9 de janeiro de 2021 www.jornalatual.info

SAÚDE

Lidar com a birra dos filhos é desafio para pais Thaís Balielo

jornalismo@jornalatual.info

Primeiro passo é nunca ceder à birra da criança

Quem nunca viu ou teve que lidar com uma criança esperneando no mercado porque quer chocolate ou em uma loja de brinquedos? Lidar com essas situações é um desafio para os pais. A famosa birra é um comportamento comum em uma fase do desenvolvimento das crianças, principalmente quando são muito pequenas e não conseguem argumentar. A psicóloga Geovanna de Lima Maitan, especializada em Análise do Comportamento Aplicada ao Transtorno do Espectro Autista, falou com o Atual sobre o assunto. Atual – Por que a criança faz birra? Geovanna – A “birra” é um comportamento aprendido que pode ser entendido como um conjunto de comportamentos disruptivos ou disfuncionais. Isso quer dizer que são comportamentos inadequados frente as mais diversas situações, como contrariedade, frustração, dor etc. Geralmente ela acontece mediante a situações em que a criança não consegue se comunicar, expressar, quando quer fugir de alguma demanda, quando

deseja chamar a atenção ou mediante a frustrações. Para analisar o comportamento de birra, é preciso compreender a função desse comportamento, ou melhor, qual o objetivo desse comportamento. Vale ressaltar, que a função é variável a cada contexto. Mesmo que a criança se comporte de mesma forma, como por exemplo, chorando, a função desse comportamento de chorar pode ser diferente a depender do que a criança está tentando expressar. Atual – Qual a idade que começa a birra? Geovanna – A birra é um comportamento aprendido. As crianças não nascem sabendo fazer birra, mas aprendem de acordo com as consequências que produzem. Há crianças que começam com birras antes mesmo dos 6 meses, podendo chegar até a crises de perda de fôlego ou indução voluntária do vômito. Atual – Como lidar? Geovanna – Para manejar determinado comportamento, o primeiro passo é entender qual a função dele. Portanto, antes de qualquer coisa precisamos

entender o que essa criança está tentando nos dizer com a birra. Lembrando que cada criança pode reagir de uma maneira, a depender dos estímulos, pessoas e ambiente que está inserida no momento da birra. Ou seja, não existe uma receita de bolo para manejar a birra. Se for uma birra para chamar a atenção, por exemplo, podemos ignorar a criança quando está fazendo a birra para obter atenção e dar a atenção desejada em momentos que a criança se comporta de maneira mais adequada. Desta forma, ela entende que existem outras formas

Geovanna explica que apenas ignorar não resolve. Foto: Arquivo pessoal

de obter a atenção, e que não terá a consequência desejada através da birra. Se a criança faz birra para fazer a lição de casa e os pais a deixam fazer depois, ou a criança simplesmente se livra das lições de casa, a probabilidade de ela fazer birra novamente é muito grande. Nesse caso, uma alternativa que pode ser utilizada é um quadro de rotinas, onde esteja tudo antecipado para a criança. Reforçadores ajudam também, ou seja, se ela fizer a lição poderá ter acesso a 20 minutos na televisão (ou qualquer atividade do interesse da criança). Atual – Apenas ignorar é a solução? Geovanna – De forma alguma, ignorar não é a única solução! Para que a criança não emita comportamentos de birra, ela deve ter como hábito a expressão de comportamentos mais adequados para conseguir o que deseja. Assim, sempre que um comportamento for ignorado, precisamos ensinar um comportamento adequado que o substitua. Não adianta repreender ou ignorar sem ensinar a maneira correta de se portar.

Humano consome um capacete de bombeiro por ano em microplásticos Thaís Balielo

jornalismo@jornalatual.info

Um Estudo da WWF aponta que em uma década o ser humano pode ingerir 2,5 quilos de plástico. Da fossa das Marianas, no oceano Pacífico, aos Alpes, das praias de Fernando de Noronha às grandes metrópoles, os microplásticos estão em toda parte, em geral sem serem vistos. Eles já foram encontrados não apenas no ar que se respira, em ambientes terrestres, marinhos e reservas de água doce, mas também na água de torneira e engarrafada, no sal marinho, no mel, na cerveja, nos frutos do mar e em peixes consumidos pelo homem e, por consequência, nas fezes humanas. Podemos estar ingerindo a cada semana o equivalente a um cartão de crédito, ou um tijolo de Lego ao mês. O estudo calcula ainda que em um ano daria para confeccionar um capacete de bombeiro com

Material está por toda parte e ingerimos todo dia o plástico que consumimos. O médico especialista em doenças do estômago, Paulo Sérgio Marcato alertou que o microplástico tem potencial carcinógeno e pode ser causa de doenças neurológicas, da tireoide, e diabetes. “É mais uma doença relacionada à Revolução Industrial e sua evolução tecnológica onde o plástico, através da

indústria química, passou a ser muito produzido e fazer parte do nosso cotidiano, seja na alimentação, ou vestuário com os tecidos sintéticos”, argumenta. Marcato explica que os microplásticos são ingeridos através da água, alimentos (principalmente marinhos) e respiração de partículas poluentes no ar. Em caso de uma

Paulo Marcato acredita que é preciso mudança de hábitos. Foto: Thaís Balielo

partícula de plástico alojada no estômago é preciso realizar um procedimento endoscópio se a ingestão for detectada precocemente. “Veja que neste caso estou imaginando um pedaço de plástico visível a olho nu. No caso de microplástico há estudos que mostram que podem invadir inclusive a corrente sanguínea”, aponta. O médico argumenta que a questão do microplástico será mais um enfrentamento da saúde pública e que o problema deverá ser enfrentado modificando hábitos. Desde os anos 50, a produção de plástico disparou no mundo todo, com o uso generalizado de produtos baratos e descartáveis. O problema é que o plástico não é biodegradável, ele apenas se fragmenta em pedaços menores. Com isso, ele acaba parando em todo lugar, poluindo praias e sufocando animais marinhos.


12

9 de janeiro de 2021 www.jornalatual.info

EVIDÊNCIA

Bemvindo 2021! Um novo ano que chegou com uma comemoração mais tímida, familiar e reservada, mas que traz grandes promessas para todos nós! Fotos: Arquivos pessoais

Giovana Fanhoni e filha

a

a e famíli andro Cunh

Aless

Flávio Lima e

Cesar e Tuca e Mateus Vieira

Beatriz

Nathalia e Diego Marce

lo

Laura Frederico e amigas

Angela e Pedro Kaiser

Sergio Dourado e família

família

Profile for Jornal Atual

Edição 196  

Jornal Atual

Edição 196  

Jornal Atual

Advertisement