Issuu on Google+

FELIZ 2010 A equipe de A Semana deseja à todos boas festas e um ano novo cheio de alegria, saúde e paz, muita paz.

PF indicia deputado Daltinho por defender trabalhadores

Ano I - Nº 37 - Barra do Garças - MT, 12 a 19 de Dezembro de 2009 - asemana@araguaia.net - www.asemananoaraguaia.com

O deputado estadual Adalto de Freitas (PMDB), o Daltinho, foi indiciado pela Polícia Federal por supostamente ter incitado aproximadamente 1,2 mil famílias de sem-terra a invadir a Fazenda Bordolândia, em Bom Jesus do Araguaia. Ele alega apenas ter defendido os interesses do grupo diante da truculência e agressões de policiais militares que teriam sido contratados pelos proprietários da fazenda.

Pág. 3

Foto: Mayke Toscano/A Semana

"Quanta Lameira" na Final do Jeep Cross em Barra do Garças

Muita adrenalina rolou na final do 4º Circuito Mato-grossense de Jeep Cross, quando cerca de 60 pilotos das categorias Força Livre e Jeep 4X4 deram um show de arrancada e muita lama. Em 2008, o evento não pode ser realizado devido a falta de incentivos, porém, neste ano de 2009 o campeonato contou com o apoio do deputado Adalto de Freitas (PMDB), que por meio de emenda parlamentar destinou R$ 50 mil para a realização das 4 etapas do Jeep Cross. A secretaria de Estado de Esporte e Lazer, por meio do secretário Baiano Filho que também viabilizou recursos para o evento. Pág. 5

Governo do Estado assina convênio para construção de mais 2.677 casas

Polícia deflagra Operação Sinos de Belém em todo estado de Mato Grosso

Governo do Estado assina convênio com a CEF para o programa Habitacional "Tô Feliz" Mato Grosso deve chegar ao final de 2010 com a meta de construção de uma casa por hora durante os oito anos da atual gestão, ultrapassada em aproximadamente 10 mil unidades habitacionais.

A Polícia Militar realizou no último dia (16) no auditório da Câmara Municipal de Barra do Garças, a abertura da operação “Sinos de Belém” que foi lançada em todo o Estado de Mato Grosso com o objetivo de garantir a segurança da sociedade no período de fim de ano.

Pág. 3

Foto: Mayke Toscano/A Semana

Liberada ponte sobre o Rio Caiapó Pág. 6

Vereador sensibiliza e ilumina praça, com recursos próprios

O vereador Sávio Carvalho, de Barra do Garças teve a iniciativa em fazer um Natal diferente, decidiu por conta própria ajudar na iluminação natalina e adotou uma praça no Dermat, a 1ª a receber esse tipo de ação, os moradores do bairro gostaram. Pág. 4

Deputado Federal Wellington Fagundes, Vice-governador de Goiás Ademir Menezes, Superintendente Regional do Dnit em Goiás Alfredo Soubihe Neto e o Deputado Federal Sandro Mabel atentos ao discurso do Prefeito Marcão.

Com um investimento na ordem de R$ 17,5 milhões o DNIT fez recuperação da ponte que foi liberada no último dia 15 (terça-feira). Já a BR-070, teve sua data de entrega marcada para fevereiro de 2010. Segundo o deputado federal Sandro Mabel, o presidente Lula ou a Ministra Dilma Rousseff, poderá estar em Aragarças para fazer a inauguração da rodovia. Abaixo situação de como estava a ponte antes da sua interdição.

Pág. 7


2

Opinião

Ano I - nº 37 Barra do Garças - MT 12 a 19 de Dezembro de 2009

Controle social

Adeus ano velho

C

hegamos ao final de mais um ano. 2009 pode ser considerado para A Semana, um ano vitorioso, pois, marcou o seu surgimento. Temos muitos a comemorar. Conquistamos espaço e leitores e, e trilhamos o caminho que almejávamos que é o da informação imparcial e precisa. 2009 pode ser considerado também um ano profícuo para Barra do Garças. A posse do prefeito Wanderlei Farias marcou o início de uma nova era para o município. A era da retomada do desenvolvimento depois de quatro anos de retrocesso. O prefeito já deu mostras do que pretende. Afinal, experiência como gestor público ele tem. Aragarças e Pontal do Araguaia também têm o que comemorar neste ano que finda. As cidades continuam recebendo obras estruturais e com promessas de mais investimentos em 2010.

O consumo, eis a questão! Há três meses palavras e pela arte". assisti à palestra Surgem duas "Sustentabilidade propostas curiosas, e o consumo consem tempos de conciente", do Institusumo exagerado: to Akatu, num "altos níveis de conevento sobre ressumo não necessaponsabilidade soriamente produzem cial, em Cuiabá. A altos níveis de bemOnofre Ribeiro síntese foi "consestar social, e que é cientizar e mobilizar o cida- possível alcançar altos níveis dão brasileiro para o seu pa- de bem-estar sem consumo pel de agente transformador, excessivo". Não se pode falar enquanto consumidor, na em consumo sem falar em construção da sustentabili- população mundial. Em 1804 dade da vida no planeta". era de 1 bilhão de pessoas, 2 A palestra mostra o so- bilhões em 1927 (123 anos nho comum em 1959: "o so- depois), 3 bilhões em 1960 nho que podemos comprar?". (33 anos depois), 4 bilhões Em 1990: "o marketing e o em 1974 (14 anos depois), 5 crédito concretizam o so- bilhões em 1987 (13 anos denho", e se pergunta agora: pois), 6 bilhões em 1999 (12 "qual o sonho do século?". A anos depois) e previsão de resposta anda próxima de 7,7 bilhões em 2020 (12 anos um sonho que o dinheiro depois) e de mais 1 bilhão a não possa comprar, resumi- cada 12 anos no futuro. da em um termo muito subEm números do consujetivo, a felicidade, mais ou mo mundial versus populamenos definido como "a feli- ção, tem-se que o consumo é cidade na expressão do hu- o dobro. Isso significa dizer mano: afetos, emoções, ami- que hoje, em média, o munzades e amores - expressão do já consome 30% a mais do de emoções complexas pelas que a Terra consegue reno-

A chegada de um novo ano é cheia, como sempre, de esperança, de dias melhores e promessas renovadas. 2010 será um ano totalmente atípico. Dois eventos marcarão a vida dos brasileiros neste ano: a Copa do Mundo da África do Sul e as eleições presidenciais. São eventos que vão parar o país do futebol e das eleições. Desejamos que 2010 seja o seu ano. Que você, meu amigo leitor, possa realizar e concretizar todos os seus sonhos. A luta será árdua. Será preciso reunir forças e lutar sempre. Afinal, ninguém chega ao absoluto sem passar pelo insignificante. Não se vence uma batalha sem enfrentar uma “guerra”, no bom sentido, claro. Que 2010 seja repleto de realizações para todos os barra-garcenses, pontalenses e aragarcenses. Esse é o desejo da equipe A Semana. Boas festas!

A proposição que se var, e apenas 25% da humanidade consome acima de apresenta neste momento suas necessidades. Traduzin- em a Cop15 digladia o que do isso numa relação de con- vamos fazer no futuro para sumo versus recursos natu- resolver toda essa equação é sério e complerais, o xo, por causa resultado é sédos profundos rio: atualmeninteresses e ente se consome 1,3 planeta A resposta anda próxima v o l v i m e n t o s econômicos. O para manter de um sonho que o mundo vive de os níveis de dinheiro não possa economia e a produção para comprar, resumida em ela não olha o consumo. Se para o planeta todos consuum termo muito missem como subjetivo, a felicidade, e nem para outros parâmeos habitantes mais ou menos definido tros que não mais ricos do sejam os essenmundo, quacomo "a felicidade na tro planetas expressão do humano: c i a l m e n t e pragmáticos Terra não separa sua sobreriam suficienvivência. tes para atenContudo, o der. A definição apresentada que parece inevitável, sob pelo Instituto Akatu é que pena daquele 1,3 planeta "sustentabilidade é a capaci- não resistir e entrar em cridade de suprir as necessida- se, seria: mudar a sociedade des da geração presente sem de consumo antes que seja afetar a habilidade das gera- tarde demais. ções futuras de suprir as suas. A sustentabilidade existe quando não se consoONOFRE RIBEIRO, jornalista, é secretário-adjunto de Comunicação me mais do que se tem, seja Social do Governo de Mato Grosso. em recursos individuais, do onofreribeiro@terra.com.br planeta ou da sociedade.

Enquete da Semana O Jornal A Semana no Araguaia saiu às ruas e fez a seguinte pergunta: 2009 FOI UM ANO DE MUITOS ACONTECIMENTOS NEGATIVOS NA POLÍTICA. QUAL É A RECEITA PARA QUE MUDE ESSES FATOS EM 2010?

Osmar Irgang 54 anos, comerciante

Núbia Fernandes 40 anos, vendedora

André Luiz P. Bittencourt 23 anos, designer gráfico

Walmir P. de Souza 45 anos, comerciante

"Misture tudo (partidos), coloque todos em um liquidificador, e bata por algum tempo, em seguida experimente, advinha o sabor, pizza. Mudar a política no Brasil é muito complicado”

“Olha nem sei mais como será os próximos anos. Todo dia é um escândalo novo, e o de ontem nós esquecemos, acho que quem precisa mudar somos nós, quem escolhemos esses caras de paus”

"Fraldas e políticos devem ser trocados frequentemente pelos mesmos motivos. Não quero dizer mais nada”

“Gostaria que simplesmente colocasse todos em uma máquina de lavar, e pronto. É muita sujeira, muita coisa errada, e quem paga por todos esses erros é o povo”

O controle soa edição de leis que cial sobre os servidisciplinem o ços públicos é tema tema; da terceira aula do c) Acesso a inModulo I do curso formação – Reprede Gestão Publica senta, sob várias Municipal promoformas, oferta de vido pela Fundação informação para Ulisses Guimarães, Jovelino Dallabrida população, além de coordenado em educação, para que Barra do Garças pelo Diretó- tenha consciência dos seus rio Municipal do PMDB. O direitos e deveres, assim processo de controle social como o formato por meio do sobre os serviços públicos foi qual poderá contribuir para revitalizado com a concreti- a gestão da coisa pública; zação da gestão administrad) Comprometimento sotiva participativa, que tam- cial – Significa que a sociedabém se insere na Reforma de, organizada ou não, de Gerencial do Estado e tem forma lícita, deve estar empor fundamento o fato de penhada na implementação que o poder estatal pertence dessa forma de gestão. Deve ao povo, e por isso, deverá haver, portanto, o compronão só dizer a forma como metimento efetivo, concreto, ele será exercido, mas tam- para que a gestão adminisbém participar do seu de- trativa participativa tenha sempenho. Visa, portanto, resultado. conferir legitimidade às Uma vez concretizadas ações estatais, vez que a po- essas condicionantes, a gespulação deixa de ser alvo de- tão administrativa participalas e, com a implementação tiva poderá funcionar de fordessa forma de gestão públi- ma eficaz, permitindo, por ca, passa a ser também agen- exemplo, a realização de aute participante. diência pública, Daí, que a gesa qual viabiliza tão administraque a Administiva participatitração Pública, O controle social va representa a através de meios representa um conjunto forma de gerir a de comunicação de mecanismos e coisa pública disponíveis, procedimentos que mediante a impossa recolher garantem à sociedade as diversas tenplementação de instrumentos tanto informação como dências ou preparticipação nos participativos, ferências no seio pela Adminis- processos de formulação da sociedade tração Pública, para legitimar a de políticas, de que nortearão sua ação estatal. planejamento e de as suas ações, avaliação relacionados Justamente especialmente com os serviços públicos. por causa disso, na elaboração, o art. 11, inc. III, na implementada Lei n.º ção e na fiscali11.445/07, Lei de zação de polítiSaneamento Bácas públicas. Com isso, sico, prevê que o Município confere mais legitimidade e deve realizar consulta públicredibilidade às ações esta- ca sobre o edital de licitação tais e, mais que isso, permite e o contrato de concessão, aso fortalecimento da consci- sim como o contrato de proência política da população, grama dos serviços de saneaque passará a deter uma vi- mento básico, a fim de colher são efetiva de que é a real de- a opinião da população em tentora do poder estatal. É prol da modelagem desses certo, porém, que a forma de instrumentos. gestão só se consolidará se O controle social repreforem observadas condicio- senta um conjunto de mecanantes essenciais para tanto, nismos e procedimentos que que são, dentre outras: garantem à sociedade tanto a) Consolidação do Esta- informação como participado democrático de direito – ção nos processos de formuSignifica que a gestão admi- lação de políticas, de planenistrativa participativa será jamento e de avaliação implementada e desenvolvi- relacionados com os serviços da num ambiente de Estado públicos. Democrático de Direito, isto Vale lembrar que os mué, um Estado que, além de nícipes, muito mais do que estar submetido aos ditames eleger seus representantes, das leis tal qual a população, tem o direito e dever de é formado pelo povo e com acompanhar as ações do gesseus representantes eleitos tor público, em especial, na de forma democrática, em aplicação correta dos recurque se assegure o pluralismo sos públicos, pois é o contride ideais e pensamentos; buinte a fonte de receita e b) abertura a participação cabe a ele exigir o retorno efipopular - É indispensável caz em serviços públicos. que a Administração Pública Jovelino Dallabrida é Mediador crie, consolide e mantenha de uma turma do curso para Gestores Públicos Municipais formas variadas de particijdallabrida@uol.com.br pação popular, inclusive com E X P E D I E N T E:

A Semana no Araguaia é uma publicação de Edição Publicidade. Rua Presidente Vargas, nº 1014 - 1º Andar - Centro - Barra do Garças - Mato Grosso - CEP: 78.600-000 - Fone: (66) 3407-2976 - CNPJ. 10.828.250/0001-78 - Email: asemana@araguaia.net - www.asemananoaraguaia.com Diretor Geral Ronan de Sá - 9213-4370 Redatora Lairce Campos - DRT/MT 797 Diagramação e Arte Ronan de Sá Reginaldo Baracho Fotos Mayke Toscano Revisão Polyana Nascimento

Departamento Comercial Jerusa Helena - 9202-5327 (Barra do Garças) Rodrigo Spyer - 9212-4007 (Nova Xavantina) Circulação: Barra do Garças e Vale do Araguaia Tiragem desta edição: 3.000 exemplares Gráfica Multicor: Impressão e Acabamento: Os artigos assinados não representam necessariamente a opinião deste Jornal. Os originais recebidos, tenham ou não sido publicados, não serão devolvidos.


Política

Ano I - nº 37 Barra do Garças - MT

12 a 19 de Dezembro de 2009

3

HABITAÇÃO

Governo do Estado assina convênio para construção de mais 2.677 casas Governo do Estado assina convênio com a CEF para o programa Habitacional "Tô Feliz" Mato Grosso deve chegar ao final de 2010 com a meta de construção de uma casa por hora durante os oito anos da atual gestão, ultrapassada em aproximadamente 10 mil unidades habitacionais. A notícia foi dada na terça-feira (15), pelo governador em exercício Silval Barbosa, durante assinatura de um convênio entre Governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura, Caixa Econômica Federal e Prefeituras de 18 municípios para construção de 2.677 mil casas do Programa Meu Lar, a serem construídas na modalidade Meu Teto/Tô Feliz, cujas unidades habitacionais são destinadas a famílias com renda inferior a um salário mínimo. "Nossa meta agora é chegarmos a 70 mil casas até o fim de 2010, ultrapassando assim, a meta inicial de entregarmos uma casa por hora, que havia sido estipulada pelo governador Blairo Maggi, e que previa a construção de 61.421. Não há felicidade maior para um ges-

Mato Grosso, Ivo Carlos Zechin, o Estado tem se destacado no cenário nacional da habitação popular, justamente por essa ‘disponibilidade’ em oferecer contrapartida financeira nos programas federais existentes. “Esta parceria e a disponibilidade que o governo do Estado tem tido junto ao governo federal são o segredo para o sucesso de tantas moradias construídas”, disse Ivo ao detalhar

Marcos Vergueiro/Secom-MT

Da Assessoria

que as casas construídas na modalidade Meu Teto, ou Tô Feliz, possuem um quarto, e medem 24 metros quadrados. Ao final da solenidade os prefeitos dos municípios que receberam as casas, aplaudiram em pé o governador Silval Barbosa, como uma forma de agradecimento a todo o governo pelo empenho em assegurar essas moradias aos municípios mais necessitados.

Municípios beneficiados pelo convênio assinado e quantidade de casas que cada um receberá:

Água Boa...............................................................150 Araguaiana............................................................200 Campo Novo dos Parecis.......................................43 General Carneiro..................................................100 Guarantã do Norte...............................................200 Guiratinga...............................................................99 Juína........................................................................50 Matupá..................................................................100 Nobres...................................................................150 Nova Mutum.........................................................100 Paranatinga...........................................................150 Pedra Preta.............................................................99 Porto Esperidião.....................................................99 Primavera do Leste..............................................101 Ribeirãozinho.........................................................50 Rondonópolis.......................................................836 Salto do Céu............................................................50 São José dos Quatro Marcos...............................100

Estado assina convênio com a CEF para o programa Habitacional "Tô Feliz"

tor público do que poder devolver a dignidade à população, por meio de um teto. É muito gratificante", afirmou Silval. De acordo com o secretário de Estado de Infraestrutura, Vilceu Marcheti, Mato Grosso chega ao final deste ano com aproximadamente 61 mil casas já conveniadas (61.727). “Na próxima semana esse número deve subir pois há previsão de mais

uma assinatura de convênio para a construção de casas na modalidade ‘Minha Cada, Minha vida’ que abrange um público totalmente diferente do contemplado com esse convênio assinado aqui no Palácio, estamos aguardando uma posição da Caixa para podermos divulgar a quantidade exata de unidades habitacionais a serem construídas”, disse Vilceu. O valor do investimento

do convênio assinado na manhã de terça-feira (15.12) é de R$ 33,2 milhões. Desse total R$ 23 milhões são oriundos do governo Federal, por meio da Caixa Econômica e R$ 9,7 milhões de contrapartida do Governo do Estado, provenientes do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab), gerenciado pela Sinfra. De acordo com o superintendente da Caixa em

BORDOLÂNDIA

Do RD News

O deputado estadual Adalto de Freitas (PMDB), o Daltinho, foi indiciado pela Polícia Federal por supostamente ter incitado aproximadamente 1,2 mil famílias de sem-terra a invadir a Fazenda Bordolândia, em Bom Jesus do Araguaia. O peemedebista prestou depoimento na última semana, em Barra do Garças, ao delegado federal Bruno Rodrigues dos Santos. Ele alega apenas ter defendido os interesses do grupo diante da truculência e agressões de policiais militares que teriam sido contratados pelos proprietários da fazenda. Daltinho foi incluído nas investigações devido ao depoimento de um gerente da

Fazenda Bordolândia a delegados federais de Barra do Garças. O deputado foi apontado como um dos responsáveis por motivar as famílias a ocupar a fazenda. Ele se defende e diz que o gerente resolveu se vingar após a denúncia, em 2007, de tortura e agressões praticadas por policiais militares contra os sem-terra. “Eu fui na fazenda e disse ao gerente que eles não poderiam contratar policiais militares para fazer a segurança privada. Na época, o governador (Blairo Maggi) resolveu até demitir o comandante geral da PM (coronel Adaildon Evaristo de Moraes Costa)”. Na versão contada por Daltinho, em depoimento na Polícia Federal, o gerente disse que havia um deputa-

do instigando o povo a invadir a fazenda. “Por causa disso acabei indiciado. Só tentei ajudar. O poder público não tem sensibilidade alguma para entender o que se passa na região”, reclama o peemedebista. Especula-se que o deputado tenha interesses comerciais na região, mas ele nega. “Na vida pública, quanto menos se faz, melhor. Fui tentar defender os interesses dos sem-terra e acabei indiciado”. A luta pela posse da Fazenda Bordolândia começou há 20 anos. Em junho deste ano, os sem-terra bloquearam a BR-158, em Bom Jesus do Araguaia, principal rodovia da região, o que gerou a revolta dos caminhoneiros. Dois trabalhadores rurais morreram no conflito,

enquanto outros dois caminhoneiros acabaram feridos. Posteriormente, no início se setembro, durante a visita do presidente Lula a Alta Floresta, o deputado Daltinho expôs o problema ao petista que, por sua vez, cobrou providências do Incra em Brasília. “O órgão resolveu fazer nova perícia na área e, desta fez, fizeram uma proposta um pouco melhor. Os donos finalmente aceitaram. Antes eles não concordavam em desapropriar a área, pois o Incra não pagava. Aliás, o Incra é o maior caloteiro deste país”. Por determinação da Justiça Federal o título de propriedade da área de 56 mil hectares foi transferido para o Incra, que deve efetuar a posse dos assentados.

Assessoria

PF indicia Daltinho por ter "incitado" invasão de fazenda

Daltinho com o presidente Lula, em Alta Floresta, quando pediu à ele uma solução imediata para a questão da Bordolândia

PL 603/09

Widson Maradona

Com aval do Governo, AL propõe doação de máquinas da Metamat a prefeituras

Presidente da Assembleia Legislativa, José Geraldo Riva (PP) Da Assessoria

As prefeituras municipais poderão contar com mais uma ajuda a partir do

ano que vem. É que está em tramitação na Assembleia Legislativa, o projeto de lei 603/09, das lideranças partidárias, que autoriza o Gover-

no do Estado a doar máquinas, de propriedade da Companhia Mato-grossense de Mineração (Metamat), para as prefeituras municipais. A proposta foi amplamente defendida pelo presidente da AL, deputado José Riva (PP), e tem a garantia do governador Blairo Maggi. O projeto foi lido em Plenário no dia 08. A iniciativa oficializa as prefeituras como proprietárias das máquinas, que foram liberadas em regime de comodato, pela Metamat há alguns anos. Algumas prefeituras utilizam essas ma-

quinas há mais de 10 anos. “Com a doação, os prefeitos poderão dar continuidade aos trabalhos sem ter que preocupar com a devolução ou pagamento pelo uso das máquinas”, defende Riva. As lideranças justificam que a crise econômica que afeta as prefeituras, as impossibilita de adquirir as máquinas. A ideia surgiu porque o governo havia levantado a hipótese de pagar a dívida da Metamat com a venda desses maquinários. Portanto, se sancionada, a lei vai representar um alívio às prefeituras. É o caso

da Prefeitura de Juara que para continuar com a patrol e manter os serviços de conservação das estradas vicinais precisou negociar com o Governo a continuidade da cessão. De acordo com o prefeito, Alcir Paulino, a prefeitura terá que pagar R$ 35 mil pela aquisição definitiva da máquina. “Mas, se esse projeto for aprovado, poderemos investir esses recursos em outro setor. Será uma economia significativa”, comemora. Com o pagamento de aproximadamente R$ 100 mil, a Prefeitura de São José

do Rio Claro conseguiu quitar as máquinas cedidas há mais de 15 anos. No entanto, o prefeito Massao Paulo Watanabe reconheceu a proposta como positiva. “Adquirimos uma pá carregadeira e um patrol com muita dificuldade, assim como sabemos que há muitas prefeituras que não dispõem de recursos para fazer o mesmo. Por isso, fico contente com a iniciativa da Assembleia Legislativa, já que toda ajuda é bem vinda aos municípios”, avaliou Watanabe.


Política RECURSOS FEDERAIS

REGULAMENTAÇÃO

Assessoria

Da Assessoria

Deputado federal Sandro Mabel, prefeito Marcão e o secretário de Saúde Vladimir Marcelo. Da Assessoria

Acompanhado do gerente de convênios Márcio Roberto, e do secretário de saúde Vladimir Marcelo, o prefeito Marcão esteve em Brasília nos dias 10 e 11 de dezembro onde visitou diversos gabinetes, entre os quais, o da Casa Civil, da ministra Dilma Rousseff, sendo recebido pelo Dr. Olavo Noleto. Marcão visitou ainda alguns deputados federais, entre os quais o deputado Sandro Mabel que atendeu solicitação do prefeito de Aragarças e garantiu através de emenda parlamentar 200 mil reais para investimento em infraestrutura. “O prefeito Marcão é dos poucos prefeitos que não perde tempo, vem à Brasília e daqui não sai sem levar algum recurso para Aragarças. Esse deve ser mesmo o papel do prefeito, vir à capital federal, pois é

aqui que estão os ministérios, os deputados e senadores que podem alocar recursos para o município, a exemplo desses 200 mil reais que coloquei como emenda parlamentar que serão aplicados em infraestrutura urbanística, preparando Aragarças cada vez mais para sua vocação que é o turismo”, disse o deputado Sandro Mabel. Na Secretaria Nacional de Esporte Educacional o prefeito Marcão assinou convênio para a implementação do Programa Segundo Tempo, em Aragarças, que formará cinco núcleos de atividades esportivas para crianças de 7 a 17 anos. No gabinete da Casa Civil, Marcão se reuniu com o secretário executivo Olavo Noleto e discutiram sobre a liberação de verbas para recapeamento de algumas ruas e construção de calçadas, com recurso extra, do Ministério das Cidades.

GARANTIA

Aprovada proibição de demissão arbitrária durante férias Da Agência Câmara

A Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público aprovou nesta quartafeira (9) o Projeto de Lei 2476/07, do deputado Edmilson Valentim (PCdoB-RJ), que proíbe a dispensa arbitrária ou sem justa causa do empregado durante as férias e até 60 dias depois do retorno ao trabalho, ressalvado o direito ao aviso prévio. Nos casos em que houver concessão das férias em mais de um período, a garantia de 60 dias no emprego será aplicável após o primeiro período. A proposta altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT - Decreto-Lei 5.452/43).

Atualmente, não há norma expressa sobre a demissão sem justa causa em período de férias. A relatora, deputada Thelma de Oliveira (PSDBMT), afirma que a proposta contribuirá para reduzir o receio dos trabalhadores de usufruirem do direito legal às férias e serem demitidos no retorno. Ele lembra que, aliadas à crescente competição profissional no mercado de trabalho, as férias deixaram de ser um benefício para se tornar um problema. O objetivo do projeto, segundo ela, é justamente estabelecer mecanismos legais para evitar esse fenômeno.

ELEIÇÃO/2010

Juízes são escolhidos para analisar propaganda irregular Do RD News

Os juízes do Tribunal Regional Eleitoral Yale Sabo Mendes, Vandymara Paiva Zanolo e Samir Hammoud foram escolhidos por unanimidade pelo Pleno para exercerem a função de juízes auxiliares de propaganda eleitoral, conforme determina a Resolução 23.089/2009 do calendário eleitoral do TSE. Assim, todas as ações questionando propaganda eleitoral irregular no pleito de 2010 no Estado passarão pelo crivo dos três magistrados. Nas próximas eleições serão escolhidos presidente da República, governadores, senadores, deputados federais e estaduais.

A novidade para o embate do ano que vem é a liberação do uso da internet, na utilização de blogs, mensagens instantâneas e sites de redes sociais. A livre manifestação na web durante as campanhas eleitorais é permitida desde que o autor seja identificado e o direito de resposta, garantido. Conforme o calendário eleitoral do TSE, a propaganda será permitida a partir de 6 de julho, depois que todos os candidatos já estiverem registrados. No rádio e na TV, o horário eleitoral gratuito do primeiro turno terá início no dia 17 de agosto e terminará em 30 de setembro.

Vai à sanção do prefeito Wanderlei Farias o projeto de Lei 087/2009, de autoria da presidente da Câmara, vereadora Antônia Jacob Barbosa (PR), que disciplina as atividades de lan houses, cybercafés e cyber offices em Barra do Garças. A partir de agora, esses estabelecimentos serão obrigados a criar e manter um cadastro atualizado dos usuários para eventual fiscalização. De acordo com a autora da matéria, as empresas terão que ter um cadastro constante com o nome completo, data de nascimento, endereço completo, telefone e número de documento de identidade. O responsável pelo estabelecimento terá

que exigir a exibição de documento de identidade no ato do cadastramento e uso do terminal de computação. “O objetivo é preservar nossas crianças e jovens, disciplinando o seu acesso a esses estabelecimentos, colocando limites para que as famílias tenham a tranquilidade ao permitir que seus filhos visitem essas casas de diversão, além de evitar o uso de bebidas alcoólicas, consumo de fumo e outras substâncias. Queremos o melhor para a nossa juventude”, disse Antônia Jacob. Hoje em Barra do Garças as lan houses funcionam sem qualquer espécie de fiscalização, com acesso ilimitado de crianças e adolescentes sem qualquer identificação.

Mayke Toscano / Asemana

Lei vai disciplinar atividades em lan houses

Prefeito Marcão e assessores buscam recursos em Brasília

Antônia Jacob autora do projeto de Lei que regulamenta o serviço

INTERNET

Jajá quer programa de internet gratuito à população Mayke Toscano / Asemana

4

Ano I - nº 37 Barra do Garças - MT 12 a 19 de Dezembro de 2009

Vereador João Carlos Abreu (Jajá) quer internet gratuíta em Barra

Da Assessoria

Se depender do vereador João Carlos de Abreu, o Jajá, Barra do Garças terá um Programa de Internet Banda Larga Gratuito à população. Projeto de sua autoria foi aprovado pela Câmara autorizando o prefeito Wanderlei Farias a criar o programa e fornecer o sinal Wi-Fi. Jajá justifica a matéria ao mundo moderno de hoje, com informação atualizada e um instrumento fundamental para a asenção social e integração da sociedade.

“Não é justo que a internet seja restrita apenas a uma parcela da população. Portanto, se faz necessário a universalização e gratuidade do acesso a Rede Mundial de Computadores a todos os cidadãos de Barra do Garças”, ressalta. Aprovada por oito votos, o projeto agora vai à sanção do prefeito Wanderlei Farias para entrar em vigor. “Esperamos agora pela concretização desse programa para que centenas de barra-garcenses tenham acesso à internet gratuitamente”, disse o vereador.

REFORMA

Sávio Carvalho quer ampliação da Associação dos Cegos Da Assessoria

O vereador Sávio Carvalho (PDT) apresentou indicação na Câmara ao presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado José Geraldo Riva reivindicando a liberação de R$ 150 mil reais para a reforma, ampliação e adequação das instalações da Associação Barragarcense dos Cegos. A propositura atende uma reivindicação dos membros da entidade que almejam ampliá-la para melhorar o atendimento aos associados. “A associação não possui recursos para reformar, ampliar e fazer algumas

adequações importantes. Diante desse fato e percebendo as dificuldades que ela enfrenta, resolvemos pleitear esses recursos junto ao deputado”, justifica Sávio. Iluminação – A Praça Joana Cristino Côrtes, popularmente conhecida como rotatória do Dermat, recebeu uma bonita iluminação patrocinada pelo vereador Sávio Carvalho. Um engenheiro especializado na área veio de Alto Araguaia (MT) para elaborar o projeto e executá-lo com a colaboração da Secretaria de Assistência Social de Barra do Garças. “O objetivo é dar um

colorido especial neste final de ano e embelezar uma das praças mais bonitas que temos na cidade.

Hoje os moradores do Dermat podem se orgulhar desse local de lazer”, destacou o vereador.

COMBATE

Vereadora Mirian Lacerda entra na luta contra a dengue Da Assessoria

A existência de prédios desocupados sob a responsabilidade das imobiliárias em Barra do Garças chamou à atenção da vereadora Mirian Lacerda (PTB) nesta época de combate ao mosquito transmissor da dengue. Ela resolveu pedir o apoio da Vigilância Epidemiológica para fazer uma “varredura” nesses locais. Mirian apresentou indicação solicitando o deslocamento de agentes de saúde para inspecionar os prédios e combater possíveis focos do mosquito que possam existir. “A dengue

tem feito muitas vítimas em nossa cidade, inclusive, com óbitos. Essa é uma questão séria e que precisa ser encarada com responsabilidade. Como esses locais são propícios ao desenvolvimento do vetor da doença, necessário que faça essa inspeção”, disse. A vereadora lembrou que na maioria desses prédios existe água acumulada, pneus, garrafas e até piscinas que se transformam em verdadeiros viveiros de larvas do mosquito aedes aegypti e uma ação eficaz da Vigilância Epidemiológica pode resultar no combate a novos focos.


Cidade

Ano I - nº 37 Barra do Garças - MT

12 a 19 de Dezembro de 2009

5

ESPORTE RADICAL

Final do Jeep Cross agitou Barra do Garças Da Assessoria c/ Redação

Muita adrenalina rolou na final do 4º Circuito Mato-grossense de Jeep Cross, quando cerca de 60 pilotos das categorias Força Livre e Jeep 4X4 deram um show de arrancada e muita lama. Em 2008, o evento não pôde ser realizado devido a falta de incentivos, porém, neste ano de 2009 o campeonato contou com o apoio do deputado Adalto de Freitas (PMDB), que por meio de emenda parlamentar destinou R$ 50 mil para a realização das 4 etapas do Jeep Cross. A secretaria de Estado de Esporte e Lazer, por meio do secretário Baiano Filho também viabilizou recursos para o evento. O campeonato teve início no mês de setembro em Cocalinho, com etapas também em Ca-

narana, Primavera do Leste e a grande final em Barra do Garças. Para o presidente do Jeep Clube de Primavera, Petrucio Bombarda, o evento superou todas as expectativas de disputa como também de participação por parte da população nos municípios. Segundo o Daltinho, incentivar eventos como o Jeep Cross é fundamental para incrementar e movimentar os municípios. "Barra do Garças está de parabéns por realizar a final do circuito que reuniu participantes de todo Estado e apreciadores dessa modalidade esportiva”. "Sempre imaginei assistir uma disputa desse esporte, não pensei que fosse tão emocionante, barro e lama por toda parte, muito legal", disse o fotográfo e espectador Mayke Toscano.

Os obstáculos colocaram mais emoção na prova

Com as fortes chuvas que caíram nos últimos dias a disputa da etapa do Jeep Cross levou o público ao delírio

Deputado Daltinho, secretário Baiano Filho e prefeito Luiz Henrique

A cada largada o público aguardava ansiosa para ver o vencedor


6

Geral

Ano I - nº 37 Barra do Garças - MT 12 a 19 de Dezembro de 2009

FIM DE ANO

Da Redação

A Polícia Militar realizou no último dia (16) no auditório da Câmara Municipal de Barra do Garças, a abertura da operação “Sinos de Belém” que foi lançada em todo o Estado de Mato Grosso com o objetivo de garantir a segurança da sociedade no período de fim de ano, o qual tem um grande aumento no fluxo de veículos e pessoas na área comercial. Estiveram presentes na solenidade de abertura diversas autoridades representando a Polícia Rodoviária Federal, Polícia Federal, Polícia Civil, Aeronáutica, Exército Brasi-

leiro e a presidente da Câmara Municipal, além dos Comandantes Regional V, Cel PM Barbosa e do 2º Batalhão de Polícia Militar, Ten Cel PM Paulo Costa e vários policiais militares do 2º BPM. O comandante do 2º BPM explicou que, para que haja a operação em Barra do Garças a escala dos PM’s será mudada para 24h por 24h, ou seja, os policiais trabalharão 24h e terão uma folga de 24h com o objetivo de proporcionar policiamento ostensivo à pé na área central, onde há maior número de comércios e fluxo de capital nesta época, além de manter o policiamento de rotina com

viaturas e blitz. Já o comandante Regional V, Cel PM Barbosa, reforçou a participação e o apoio da polícia militar na frente de combate à dengue junto ao Ministério Público e à Secretaria Municipal de Saúde, além de ressaltar a importância dos comerciantes barragarcenses se prevenirem contra assaltos através da tomada de medidas de segurança como a instalação de câmeras e contratação de empresas especializadas no transporte de valores. Ainda foram distribuídos a todos os presentes folders preparados pela PM, um sobre dicas de segurança e outro sobre o desarmamento.

Mayke Toscano / Asemana

Deflagrada Operação Sinos de Belém em MT

Comandante da Regional V, Cel Barbosa "Vamos aumentar o policiamento nas cidades para garantir a segurança"

PREVENÇÃO

Assessoria

Programa contra as drogas forma mais crianças em Barra do Garças

Diversos alunos participaram da formatura do PROED em Barra

Segundo ele, esse apoio tem sido importante para dar continuidade ao programa e aumentar cada vez mais o número de alunos participantes. “O programa tem como base a integração social, contando com muita dinâmica de grupo e envolve não só a escola, como também os pais e a comunidade”, ressaltou. Cada aluno que se formou recebeu uma camiseta do PROERD e diploma como sinal de seu compromisso em ficar longe das drogas e da violência.

vens e crianças. Na formatura do último dia 12, participaram da cerimônia o Centro Educacional Presbiteriano e as escolas Dom José Selva, Francisco Dourado, Irmã Diva Pimentel, Jardim Araguaia, José Ângelo dos Santos, Maria Lourdes Hora Moraes, Maria Nazareth Miranda Noleto, Norberto Schwantes, Nossa Senhora da Guia, São João Batista e Filinto Müller O coronel PM Paulo Costa, comandante do 2º BPM, destacou a participação efetiva das escolas no PROERD.

dutores locais, “estamos fazendo parcerias através da CONAB, favorecendo as comunidades locais que fornecem o alimento e mantém a renda dentro do município”, explica Terezinha. A boa administração dos recursos da educação eliminou os gastos com carros alugados e permitiu a aquisição, à vista, de dois veículos que servem exclusivamente a secretaria, alem da compra de um ônibus executivo equipado com geladeira, TV, DVD e ar condicionado, tudo para dar conforto nas viagens realizadas por alunos e atletas do município. Terezinha orgulha-se do investimento disponibilizado aos profissionais da educação através da formação profissional dedicada a eles. “O resultado tem sido maravilhoso”, comemora. Outro destaque de Confresa tem sido o esporte, que é um departamento da secretaria. As seleções do município tiveram resultados excelentes tanto nos Jogos Estudantis quanto nos Jogos Regionais que este ano foram sediados por Confresa. A seleção municipal de futebol de campo inscrita no Amadorzão MT está disputando a final do campeonato neste final de semana contra a seleção de Primavera do Leste. Motivo de grande orgulho para toda população.

Brasil é o primeiro país do mundo a realizar Conferência de Saúde Ambiental Da Redação

O Brasil realizou no período de 12 a 14/12/09 a “1ª conferência Nacional de Saúde Ambiental”, com o tema principal: “Vamos cuidar da gente!”, sob promoção do “Ministério de Meio Ambiente/MMA, Ministérios da Saúde”, “Ministério das Cidades”, seus respectivos colegiados: CONAMA, CONCIDADES e CONSES, bem como dos governos estaduais e seus respectivos colegiados, objetivando subsidiar políticas públicas para os setores do meio ambiente, saúde e cidades brasileiras. O evento contou com a participação de delegações de todos os estados do Brasil. Mato Grosso foi representado pelas seguintes cidades e regiões: Araguaia - BARRA DO GARÇAS: - Setor da Sociedade Civil Organizada/ONG: o ambientalista Ciro Gomes de Freitas Conselheiro de Estado das cidades, do meio ambiente e dos recursos hídricos; CONFRESA: Edevaldo Soares Silva - Poder Público; da região Sul de Mato-grosso: RONDONÓPOLIS: a) - Setor da Sociedade Civil Organizada/ONG: Edinusa Francisca Rodrigues; b) - Sindicato dos Bancários Almir Araújo; c) Aldeia Indígena Tadarimana: Cícero Tarzan; d) - Movimento Social - Pastoral Social: Maria Cristina Avilla; e) - Sindicado dos Terapeutas: Enzy

Assessoria

Confresa tem avanços contínuos na Educação Da Assessoria

Uma solenidade que contou com a participação de centenas de alunos das escolas da rede pública de Barra do Garças marcou a formatura de mais uma turma do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência Polícia Militar de Mato Grosso (PROERD). A cerimônia aconteceu no ginásio de esportes Arnaldo Martins, no bairro São Benedito e contou com a presença de doze estabelecimentos de ensino.

Lançado com o objetivo de prevenir contra as ameaças das drogas e à violência urbana, o PROERD já formou centenas de jovens e crianças da rede municipal e estadual de educação em Barra do Garças e Pontal do Araguaia. “Essa é a finalidade. Orientar e evitar que nossas crianças sejam vítimas do submundo da droga e da violência”, disse o soldado PM Fernandes, um dos instrutores do programa em Barra do Garças. Além dele, o também soldado PM João Luiz atua na instrução de jo-

DISCUSSÃO

INVESTIMENTOS

As secretarias municipais de educação são consideradas uma das mais complexas a serem administradas, mesmo assim, em Confresa o ano foi de muitas conquistas para o município, segundo a Profa. Terezinha de Jesus Ayres Duarte que é a secretaria da pasta. No início do ano foram necessários investimentos emergências desde utensílios de cozinha até maquinários para manutenção das estradas. “Confresa conta hoje com 42 linhas de ônibus que trafegam por todo o município. No começo do ano não havia estradas para eles circularem, as aulas começara muito tarde por causa disso”, disse a secretária afirmando que em 2010 as aulas devem começar na data correta. Um destaque no trabalho da Secretaria Municipal de Educação foi a conquista da estadualização de 3 escolas de Confresa, sendo 1 na zona urbana e 2 na zona rural. Desta maneira o município vai desonerar a educação municipal de gastos devem ser assumidos pelo estado, conforme afirmou o Secretário de Educação de Mato Grosso, Ságuas Moraes, que em junho esteve pessoalmente no município para negociar a estadualização. A merenda já recebe alimentos dos pequenos pro-

Da Redação

Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc com o ambientalista Ciro Gomes

Riad Danif; f) - Associação dos Pequenos Produtores Rurais: Ronan José Vieira; ALTA FLORESTA: Poder Público Municipal de Saúde: Zélia Carneiro de Vasconcelos; Departamento de Ciências Biológicas/UNEMAT: Marla Weihs; CARLINDA: Região norte e médio norte - Gestor Público Municipal: Doracy Cândido de Souza; MIRASSOL D´OESTE: Grande Cáceres, Região Oeste de Mato Grosso, movimento social, pastoral familiar. O ambientalista e Conselheiro Estadual das Cidades de Mato Grosso, do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos Ciro Gomes de Freitas disse que - Os avanços no campo da saúde-ambiental que foram aprovados na eta-

pa nacional são exemplos de que nos próximos anos teremos conquistas significativas na política brasileira de saúde e ambiente, alicerçadas nesta Conferência”. - Ciro Gomes complementa dizendo que - “O espírito de fraternidade que instalou-se no final das plenárias da Conferência também foi exemplo pró-ativo da força de coesão do povo brasileiro representado por seus delegados em Brasília, defendendo os anseios de seus estados quanto à saúde e ao ambiente do Brasil e do mundo.” – Finaliza.” O ministro do meio Carlos Minc disse que - “O ato de congregar os ministérios do Meio Ambiente, das Cidades e da Saúde para debater te-

mas de vital importância para as populações das cidades, dos campos, das florestas, dos pantanais e outros biomas brasileiros, por si só já é um ato de cidadania sócioambiental.” – e complementando lembra que – “É papel do governo, nas três instâncias, bem como da sociedade, defender e preservar o meio ambiente para as presentes e futuras gerações e nesse ato, assegurar sustentabilidade social e saúde-ambiental. É isto que o governo do Brasil e a sociedade brasileira estão fazendo, com ampla participação popular e democrática, desde as instâncias municipais, regionais e estaduais, agregando representantes de todos os segmentos, representatividade de todos os estados do Brasil.” Márcio Fontes, Ministro das Cidades afirma que – “Amplos avanços o Brasil conquistou no cenário nacional e internacional com a nossa “1ª Conferência Nacional de Saúde Ambiental”. Somos os primeiros no mundo a instalar amplos debates sobre o tema saúde-ambiental.” - E continuando disse que - “Esta Conferência assegurou avanços importantíssimos para a construção de políticas públicas para as populações das cidades e de todos os espaços territoriais brasileiros. Com certeza seremos, no setor da saúdeambiental, exemplo positivo para o mundo.”


Geral

Ano I - nº 37 Barra do Garças - MT

12 a 19 de Dezembro de 2009

7

INFRAESTRUTURA

Ponte sobre o Rio Caiapó está liberada Da Assessoria c/ Redação

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) liberou na última terça-feira (15), o tráfego de veículos sobre a ponte do rio Caiapó, na BR070, no distrito de Ponte Alta, em Montes Claros de Goiás. A restauração da ponte garante a retomada da trafegabilidade para veículos de cargas, interrompido desde julho deste ano. O Governo Federal, através do DNIT, investiu R$ 17,5 milhões nas obras de reestruturação. A retomada do tráfego foi comemorada com festa por autoridades de Goiás e Mato Grosso. Um ato público que contou com a presença do vice-governador de Goiás, Ademir Menezes, dos deputados federais Sandro Mabel e Wellington Fagundes, prefeito de Aragarças, Marcão e superintendente regional do Dnit em Goiás, Alfredo Soubihe Neto, marcou a conclusão das obras. Interditada para o tráfego de veículos de cargas desde o início do segundo semestre, a ponte sobre o rio Caiapó passou por uma completa restauração, semelhante à realizada nas pontes dos rios Garças e Araguaia, em 2007. Toda a estrutura foi reforçada para suportar o trânsito intenso de carretas que trafegam diariamente pela BR-070. Durante o período de obras, apenas carros de passeio es-

Mayke Toscano / Asemana

Já a BR-070, teve sua data de entrega marcada para fevereiro de 2010. Segundo o deputado federal Sandro Mabel, o presidente Lula ou a Ministra Chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, poderá estar em Aragarças para fazer a inauguração da rodovia.

Deputado federal, Sandro Mabel observa atentamente o discurso do prefeito de Aragarças, Marcão, na solenidade de entrega da ponte sobre o Rio Caiapó

tavam autorizados a trafegar pela rodovia. Segundo o deputado Sandro Mabel (PR), a restauração da ponte vem junto com a pavimentação do trecho de quase 100 quilômetros entre Montes Claros e Aragarças que permitirá o encurtamento da distância entre esta região e Goiânia criando um novo corredor para o escoamento de grãos. “Esse foi um trabalho de união entre a bancada de

Goiás e Mato Grosso. Agora vamos concluir a BR e atender um antigo sonho desta região”, destacou. Mabel juntamente com o superintendente do DNIT, Alfredo e o Paulo Gomes, da Later Engenharia, garantiram que em fevereiro de 2010, a BR-070 estará sendo entregue, possívelmente pelo presidente Lula ou pela Ministra Dilma Rouseff. Para o prefeito de Ara-

garças, Marcão, a pavimentação da BR-070 é um sonho que a região de Aragarças alimentava há mais de 30 anos. “Foi um esforço dos prefeitos, vereadores, dos deputados Rubens Otoni, Sandro Mabel, Pedro Wilson e Wellington Fagundes. Hoje o asfalto é uma realidade e vem complementar com a restauração da ponte do rio Caiapó”. O vice-governador Ademir Menezes fez questão de

FISCALIZAÇÃO

Sema volta a apreender material predatório no período da Piracema no Vale do Araguaia Da Redação

Uma denúncia anônima levou a Unidade Desconcentrada da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) em Barra do Garças a apreender mais uma grande quantidade de material predatório e pescado neste período da piracema na região do Vale do Araguaia. A apreensão aconteceu em Nova Xavantina durante uma operação conjunta com a Polícia Civil e Juizado Volante Ambiental (Juvam). Na operação, técnicos da Sema, oito policiais civis e um oficial de justiça do Juvam apreenderam 214 quilos de pescado das espécies filhote, caranha, jaú e pirarucu; 28 galões com anzóis, 19 redes, duas tarrafas, 89 pindas e dois freezers. O pescado e os materiais de pesca estavam numa casa no centro de Nova Xavantina e numa fazenda localizada às margens do rio das Mortes, no município. Segundo o diretor regional da Sema em Barra do Garças, Cleber Fabiano, com essa apreensão são mais de 400 quilos de pescado e uma grande quanti-

dade de apetrechos ilegais apreendidos na região no período da piracema. “A maioria do pescado apreendido é da espécie filhote, que está em extinção diante da ação do homem. O filhote busca nesta época do ano, as águas cheias para reproduzir, mas, nem o período de defeso está sendo respeitado”, ressaltou. O período da piracema (época de reprodução dos peixes) começou no dia 05 de novembro e se estende até 28 de fevereiro de 2010. Nesse período, é proibida a pesca, inclusive na modalidade pesque e solte e também o transporte e a comercialização do pescado proveniente de pesca de subsistência. Nos últimos 15 dias, a Regional da Sema em Barra do Garças percorreu mais de 700 quilômetros nos rios Araguaia, Garças e Mortes para combater a pesca predatória. A fiscalização em todo o Estado está ocorrendo com a participação de policiais e bombeiros militares que garantem a segurança das barreiras nas estradas e rodovias bem como nos rios. Estas ações ocorrem através da Coordenadoria de Fiscalização de Pesca, Unidades

acompanhar o ato público de entrega da restauração da ponte e bueiros construídos ao longo da BR-070. Segundo ele, graças aos esforços do Governo Federal com o apoio do Governo de Goiás, DNIT e da bancada federal de Goiás, a região de Montes Claros e Aragarças recebem esse grande benefício. O vice-governador citou a parceria Goiás e Mato Grosso na empreitada. “Essa união de Goiás e

Mato Grosso por meio do deputado Wellington Fagundes garante essa grande obra para essa região”, destacou. O superintendente regional do Dnit em Goiás, Alfredo Soubihe Neto, fez uma previsão positiva para a complementação total da pavimentação asfáltica a BR-070. Segundo ele, as chuvas que estão caindo na região nos últimos dias têm inviabilizado a obra, porém, caso ocorra uma estiagem até o final do mês de janeiro, as cabeceiras das pontes e bueiros serão pavimentadas para que até o mês de fevereiro a rodovia seja inaugurada completamente, incluindo, inclusive, a sinalização. O deputado federal Wellington Fagundes lembrou ainda a importância do Anel Viário para as três cidades "Barra do Garças, Pontal do Araguaia e Aragarças, e que segundo o comércio náo irá perder nada com isso pelo contrário, irá ganhar. Fagundes lembrou que o anel viário está orçado em R$ 70.000.000,00, com previsão para inícios das obras já em 2010, O Republicano disse que nunca essa região foi previlegiada pelo DNIT como está sendo agora, na direção Luiz Antônio Pagot, que o governo Lula por meio do Ministério dos Transportes está investindo cerca de R$ 1.220.000,00 em infraestrura no Brasil, valor nunca praticado em gestões anteriores.

Rápidas Prefeitos querem emendas

Mais de mil prefeitos se reuniram na quarta-feira (9) no Salão Verde da Câmara dos Deputados em Brasília para solicitar aos parlamentares que votem com urgência o Projeto de Lei 306/2008, que regulamenta a PEC 29, também chamada de Emenda da Saúde. Os gestores reivindicaram que a proposta entre na pauta de votação na Câmara, onde está parada há mais de um ano, antes do recesso parlamentar. A mobilização foi organizada pela Confederação Nacional dos Municípios. Os valores atuais dos repasses dos Estados e municípios para a Saúde são de 12% e 15%, respectivamente, e estão mantidos pela proposta.

PIVETTA NÃO SERÁ CANDIDATO

Regionais da Sema, Juizado Volante Ambiental (Juvam), Polícia Civil/Delega-

cia Especializada do Meio Ambiente (Dema) e Polícia Militar.

O presidente estadual do PDT e deputado estadual Otaviano Pivetta confirmou que não será candidato a reeleição nem mesmo pretende concorrer à Câmara dos Deputados em 2010. “Não é meu perfil. Eu me identifico com o executivo, com o envolvimento com a sociedade. São coisas que aprendi e sei fazer na minha vida”, descreveu o parlamentar, que foi prefeito de Lucas do Rio Verde por dois mandatos. Entretanto, Pivetta afirma que estará participando do processo eleitoral em 2010 “não descartando a possibilidade de ser candidato a alguma coisa”, afirmou. “Achamos que as propostas colocadas, tanto pelo governo quanto pela oposição, não estão produzindo um debate no nível que Mato Grosso merece. Então, estamos nos reunindo com o PSB, PPS, PV, PC do B, enfim, são nove partidos pequenos e já fizemos uma série de reuniões importantes com o objetivo de construir uma via alternativa”, disse. Otaviano destacou também que, semana passada, em ato público realizado na capital, apresentou-se como muito provável a indicação da candidatura de Mauro Mendes ao governo.


8

Geral

Ano I - nยบ 37 Barra do Garรงas - MT 12 a 19 de Dezembro de 2009


Agronegócio

Ano I - nº 37 Barra do Garças - MT

12 a 19 de Dezembro de 2009

TURISMO RURAL

9

INVESTIMENTO

Conselho do FCO aprova orçamento de R$ 3,5 bilhões para o fundo em 2010

Assessoria

Agricultura aprova projeto do deputado Homero Pereira

Da Assessoria

O orçamento do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) em 2010 será de R$ 3.496.156.362,00 (três bilhões, quatrocentos e noventa e seis milhões, cento e cinqüenta e seis mil e trezentos e sessenta e dois reais), conforme proposta aprovada pelo Conselho Deliberativo do fundo (Condel/FCO) durante a 52ª Reunião Ordinária realizada na sexta-feira (11), no SESC Pantanal, em Poconé, no Estado de Mato Grosso. Deste montante, que é 20% superior ao orçamento

de 2009, serão destinados 10% ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf/ Reforma Agrária) e o restante distribuído entre os estados da Região na seguinte proporção: 26,1% para Goiás (R$ 912,4 milhões); 26,1% para Mato Grosso (R$ 912,4 milhões); 20,7% para o Mato Grosso do Sul (R$ 723,7 milhões); e 17,1% para o Distrito Federal (R$ 597,8 milhões). O colegiado aprovou ainda o relatório de gestão do FCO em 2009, apresentado pelo Banco do Brasil (agente financeiro); a autorização para o fundo finan-

ciar investimentos para adequação de postos de combustíveis às normas do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama); e as datas para a realização das reuniões ordinárias do Conselho em 2010 (04/03, 06/05, 01/07, 02/09, 22/10, 14/12). Coordenaram a reunião o diretor do Departamento de Promoção de Investimentos da Secretaria de Desenvolvimento do CentroOeste, do Ministério da Integração Nacional, Frederico Valente (foto) e o coordenador-geral do FCO, Sérgio Chaves Lima. O Conselho Deliberativo do FCO é responsável

pelo acompanhamento dos programas de financiamento do fundo, pela avaliação de resultados obtidos e por compatibilizar as aplicações com as ações dos órgãos de desenvolvimento nacional, regionais, estaduais e municipais. Ele é presidido pelo Ministro da Integração Nacional e composto por conselheiros representantes dos governos de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal, ministérios da área econômica, Banco do Brasil (agente financeiro) e entidades representativas de empresários e trabalhadores da região.

BIOENERGIA

Deputado federal, Homero Pereira (PR) teve projeto aprovado Da Assessoria

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural aprovou na quartafeira (9) o Projeto de Lei 5774/09, do deputado Homero Pereira (PR-MT), que institui a Política Nacional de Fomento ao Turismo Rural. Um dos objetivos do projeto é definir a atividade da maneira mais ampla. Homero Pereira lembra que atualmente muitos funcionários do setor de turismo rural acumulam funções, como a de vaqueiro e garçom, por exemplo. A proposta foi aprovada com uma emenda apresentada pelo relator, deputado Fábio Souto (DEM-BA). A emenda suprime o item do projeto que dá preferência às associações no desenvolvimento do turismo rural.

Na opinião de Souto, esse item restringe a aplicação da proposta. Atividades tradicionais: Por outro lado, Fábio Souto acredita que a instituição de uma política nacional para o turismo rural contribuirá para garantir a manutenção das atividades agrícolas tradicionais, com a consequente fixação da família rural no campo, entre outras medidas. "O turismo rural propicia o contato direto do consumidor com o produtor, que pode vender produtos beneficiados (queijos, doces e artesanato), além dos serviços de hospedagem, alimentação, diversão e produtos in natura (frutos, ovos, verduras, legumes). O consumidor é favorecido pelo menor preço e melhor qualidade dos produtos e o produtor, com a obtenção de maior renda", disse Fábio Souto.

Foto: Gui Pimenta

Investidores visitam plantação de cana

Da Redação

Empresários da Cluster estiveram em Barra do Garças, para conhecer o plantio da cana-de-açucar na Fazenda São Carlos Da Assessoria

O empresário João Carlos Meirelles, diretorpresidente do Grupo Cluster de Bionergia, acompanhado por acionistas, retornou à Barra do Garças nesta semana para acompanhar o plantio e o desenvolvimento da cana de açúcar em propriedades rurais do município. Na comitiva de Meirelles estava o engenheiro Kazumi Miura, ex-funcionário da Petrobras e responsável pela descoberta do maior poço de petróleo do Iraque. Na oportunidade, João Carlos Meirelles, Kazumi Miura e o empresário José Eduardo Jardim, da Intech Engenharia Ltda, apontado como um dos maiores investidores da Cluster, inspecionaram o plantio de 172 hectares de cana de açúcar nas propriedades dos empresários Mario Buri e Eduardo Moura. Hoje, a Cluster mantém campos experimentais com 60 hectares na Fazenda São Carlos e 112 na área do empresário

Eduardo Moura. A previsão para os próximos três anos é estender as áreas para 1,4 mil em 2010; 1,5 mil em 2011 e 3,7 mil até o final de 2013, quando a primeira usina do Grupo Cluster estará em operação. A empresa trabalha com a estimativa de produzir a matéria prima num raio de 30 quilômetros em Barra do Garças. A Cluster aguarda para janeiro a expedição da licença ambiental pela Secretaria de Estão do Meio Ambiente e Ibama para iniciar o empreendimento. Nesta visita à Barra do Garças, o empresário João Carlos Meirelles fez questão de trazer à cidade o engenheiro Kazumi Miura. Ele foi diretor da Petrobras e considerado um dos maiores especialistas do ramo de petróleo do mundo. Kazumi foi o descobridor do maior poço do Iraque, um dos maiores produtores de petróleo do mundo. O engenheiro conheceu a região e aprovou o investimento da Cluster.


10

Classificados

Ano I - nº 37 Barra do Garças - MT 12 a 19 de Dezembro de 2009

B A LC Ã O D E E M P R E G O S CARROS Corsa Sedan, 2002/2002, cor Branco. Tratar Beira Rio Veículos. Fone: 3401-7519 Pampa, 92/92, cor Branco, Tratar Beira Rio Veículos. Fone: 3401-7519 Celta, 01/02, cor prata. Tratar Beira Rio Veículos. Fone: 3401-7519 D-20, 98/98, cor branco. Tratar Beira Rio Veículos. Fone: 3401-7519 F-4000, 81/81, cor amarela. Tratar Beira Rio Veículos. Fone: 3401-7519 Gol 94/95, cor prata. Tratar Beira Rio Veículos. Fone: 3401-7519 Tempra SX 97/97, cor branco. Tratar Beira Rio Veículos. Fone: 3401-7519 UNO MILLE FIRE, cor branco. Tratar Beira Rio Veículos. Fone: 3401-7519 UNO MILLE EP, 96/96, 4.p, cor branco. Tratar Beira Rio Veículos. Fone: 3401-7519 UNO MILLE, 95/96, cor verde. Tratar Beira Rio Veículos. Fone: 3401-7519 UNO MILLE FIRE, 03/04, cor branca. Tratar Beira Rio Veículos. Fone: 3401-7519 GOL, 94, 18, cor prata, quadrado. R$ 6.990,00. Tratar Nova Veículos, fone: 3401-9437 Kadet, 97, ar, cor branco R$ 9.800,00. Tratar Nova Veículos, fone: 3401-9437 GOL, 07/08, ar, trava e vidro. cor prata, R$ 24.800,00. Tratar

Nova Veículos, fone: 34019437 L200 - HPE, automática, cor azul. R$ 44.800,00. Tratar Nova Veículos, fone: 3401-9437 MOTOS TITAN, 2005/05, partida. R$ 3.800,00. Tratar Nova Veículos, fone: 3401-9437 BIZ 2003/2003 partida, cor azul. Tratar Beira Rio Veículos. Fone: 3401-7519 CG Fan 2008/2008. Tratar Beira Rio Veículos. Fone: 3401-7519 XR Tornado 2004/2005, vermelha.Tratar Beira Rio Veículos. Fone: 3401-7519 MOTO WEB/100 - SUNDOWN 2007/2007- cor prata, partida elétrica com 12.000 km rodados. Telefone: 3401-5454 / 9206-8139. DIVERSOS VENDE-SE Móveis completo para salão de cabeleireiro, Todos semi-novos. Tratar com Wagner, no fone: 3401-9879 VENDE-SE UMA CASA no Jardim Ouro Fino, em frente ao clube da PRF, casa de esquina. Tratar no Fone: 9281-0144. VENDE-SE UM TERRENO no Jardim Universitário, falar com Núbia no Fone: (66) 92813509. SERVIÇO DE BUFFET: DM Eventos: casamentos, formaturas, eventos em geral. Falar com Damares pelo Fone: (66) 9906-6314.

SEXO FEMININO: 01 VAGA P/ VENDEDOR INTERNO 01 VAGA P/ EMPACOTADOR 06 VAGAS P/ EMPREGADA DOMESTICA 01 VAGA P/ SERVIÇOS GERAIS - TER DISPONIBILIDADE PARA MORAR FORA. SEXO FEMININO OU MASCULINO: 01 VAGA P/ REPRESENTANTE COMERCIAL SEXO MASCULINO: 01 VAGA P/ ATENDENTE DE LANCHONETE 01 VAGA P/ PARA AÇOGUEIRO 01 VAGA P/ SERVIÇOS GERAIS - TER DISPONIBILIDADE PARA MORAR FORA. 15 VAGAS P/ AUXILIAR DE LINHA DE PRODUÇÃO Comunicado

Comunicamos às pessoas que concluíram os cursos de Assentador de Cerâmica, Pintor de Obras, Empregada Doméstica e Garçom que os Certificados já se encontram no SINE, que os mesmo deverão comparecer com a Carteira de Trabalho e documentos pessoais para fazer a retirada do certificado. SINE - RUA VOLUNTÁRIOS DA PÁTRIA, 29 - CENTRO - PRÓXIMO À PREFEITURA - OS INTERESSADOS DEVERÃO COMPARECER NO SINE, MUNIDOS DE CARTEIRA DE TRABALHO E DOCUMENTOS PESSOAIS, PARA QUEM JÁ É CADASTRADO APENAS A CARTEIRA DE TRABALHO. TELEFONE: 66 3401-1351.

18 DEZEMBRO - 1° MOTO AVENTURA Local: Avenida Beira Rio Cidade: Aragarças - GO Informações: Shows com Bandas e DJs Área de wheeling - Área de Zerinho - Gincanas 18 DEZEMBRO - ABSOLUT VODKA Local: Submarino Cidade: Barra do Garças - MT Informações: Os 100 Primeiros Ingressos a 10,00 R$ Dose de Absolut R$ 5,00 a noite toda. 19 DEZEMBRO - PANETRONIC Local: Submarino Cidade: Barra do Garças - MT Informações: Open Bar Ingressos Antecipados: 25,00 Masculino - 20,00 Feminino Bebidas na Faixa : Vodka c/ Suco, Skol, Brahma, Refri, Água, Panetone 31 DEZEMBRO - REVEILLON COUNTRY FOLIA Local: Tattersal Cidade: Barra do Garças - MT Informações: Open Bar: Cerveja, água, Refri, Vodka c/ Suco Champagne, Vinho, Coquetel de Salgados, Café da Manhã Mesa de Frutas Ingressos 1° Lote : R$ 50,00 2 Ambientes Tenda Eletrônica

A sociedade simples e o falecimento, retirada ou exclusão de sócio A Sociedade é redo, tal operação se gida pelas regras de dará conforme o disum Contrato Plurilaposto no art. 1.031 do teral. Logo, todas as CC. Essa liquidação regras de elaboração se realizará com apue formação do Conração de seus havetrato Social seguem res, na data da abersuas leis e normas tura da sucessão, específicas. mediante balanço leAndréia Lyra O capital social se vantado especialmenconstitui como nas demais te para a hipótese. sociedades de pessoas, apeContudo, em não estannas é dividido em quotas. do encerrada a partilha das O Contrato Social pode quotas sócias, os haveres deser formalizado por escritura vem permanecer em nome particular ou escritura públi- da sociedade à disposição ca, e a contribuição dos só- dos herdeiros, haja vista que cios tanto admite ser em di- ainda no correr do inventánheiro como em bens. rio não se conhece quem deO caput do art. 1.028 do tém o poder de receber tais CC, preleciona que, “No caso valores, segundo o caput do de morte de sócio, liquidar- art. 1.032 do CC que prevê: se-á sua quota, exceto se: I - o “a retirada, exclusão ou morcontrato dispuser diferente- te do sócio, não o exime, ou a mente; II - se os sócios rema- seus herdeiros, das responnescentes optarem pela dis- sabilidades pelas obrigações solução da sociedade; III - se, sociais anteriores (...)”. por acordo com os herdeiros, A proteção dos credores regular-se a substituição do é uma das principais preocusócio falecido.”. pações do ordenamento juríNesse sentido, leciona a dico quando a discussão diz Professora Mônica Gusmão respeito à responsabilidade que: do sócio que deixa a socieda“Não havendo previsão de por simples retirada, excontratual expressa, opção clusão ou morte. Diante disdos demais sócios pela ter- so, preconiza a lei que a minação da sociedade ou, responsabilidade do sócio por acordo de herdeiros, pelas obrigações sociais ansubstituição do morto, resol- teriores ao rompimento do ve-se a sociedade em relação liame com a pessoa jurídica ao sócio falecido e liquida-se persiste ainda por 02 (dois) a sua quota”. anos, contados da averbação Observa-se que os sócios, da resolução da sociedade. não possuem considerável Nesse entendimento, o sócio liberdade em estabelecer responde em conformidade suas próprias regras, haja com o contrato social duranvista que não é possível se te os 02 (dois) anos subsedesvencilhar das demais re- qüentes á referida averbação, gras sobre a sucessão refe- independentemente da narentes às quotas sociais, con- tureza das obrigações pensideradas como sendo bens dentes quando ainda intemóveis incorpóreos, confor- grava o quadro societário. me o art. 83, II do CC, comOs seus herdeiros suporponente do espólio deixado tarão igual situação na hipópelo sócio falecido, já que o tese de rompimento na socaput do art. 1.028 do CC, ciedade, no caso de morte do impõe a liquidação da quo- sócio, ou no caso de averbata. da a retirada ou a exclusão, A morte do sócio não é ocorrer o falecimento do causa de extinção da socie- mesmo dentro do período de dade, exceto, quando esta for responsabilidade. Todavia, à vontade dos demais inte- os encargos atribuídos aos grantes da pessoa jurídica. herdeiros, não poderá ultraEssa vontade é soberana nos passar as forças que os mestemas em que a lei não dis- mos detêm financeiramente. puser de maneira coercitiva No caso de retirada ou a respeito dos destinos da exclusão, também pelas divipessoa jurídica. Se o contrato das posteriores o sócio ou os social dispuser que a morte seus herdeiros responderão, do sócio não ocasiona a liqui- mas apenas enquanto não dação de sua quota, à vonta- for requerida a averbação da de formalmente deduzida resolução operada. Isto porterá de ser respeitada. que faltará publicidade ao A previsão contratual so- ato, que, como conseqüência, brepõe-se inclusive aos direi- não será oponível a terceiros. tos dos sucessores do sócio Basta o requerimento da falecido, bastando para tanto averbação para que os obrique o contrato não deixe gados se eximam do dever margem para a integração previsto no art. 1.032 do CC. da quota ao acervo hereditáMesmo que não seja posrio partilhável. tulada a averbação, a responCaso os sócios remanes- sabilidade do sócio ou de centes (sobreviventes) deci- seus herdeiros apenas alcandam pela dissolução da so- çará as divídas posteriores ciedade, a quota do membro que tiverem sido constituífalecido será incluída no pro- das até dois anos a partir da cedimento, cabendo aos her- resolução, ficando as demais deiros o recebimento do va- a cargo exclusivo dos sócios lor que de direito competiria remanescente. ao de cujus se vivo fosse. Ultrapassado o prazo de Ocorre, porém, que não dois anos estabelecido para haverá liquidação da quota as duas situações previstas do sócio falecido se através no art. 1,032 do CC, o sócio e de acordo celebrado entre os os respectivos herdeiros não herdeiros dele e os sócios re- mais responderão pelas obrimanescentes, ficar regulada gações sociais, contudo, a a sua substituição por outra própria sociedade e os sócios pessoa, que assumirá os di- remanescentes, na forma do reitos e as obrigações que contrato e das normas aplioriginalmente recaíam sobre cáveis, continuarão respono substituído. dendo por elas perante os Outrora, no caso de ha- credores. Andréia Lyra Heredia, Bacharel ver necessidade de liquidaem Direito.Pós-Graduando Direito ção da quota do sócio falecie Processo Trabalho


Social

Ano I - nº 37 Barra do Garças - MT

12 a 19 de Dezembro de 2009

11

Rodrigo Spyer, cantor e compositor, se apresenta na noite araguaiana (Barra do Garças, Nova Xavantina, Canarana e Água Boa), esse jovem da voz firme e marcante está agitando os bares e botequins na região. Na foto se apresentando no baile do 13º Prêmio Agvppel em Barra do Garças. Sucesso garoto!!!

De pegada em pegada o professor Sivirino Santos vai construindo a sua história, levando consigo meninos e meninas a visualizar dias melhores com a prática do atletismo. O professor e alunos estiveram na Câmara de Vereadores, onde receberam Moção de Aplauso, pelos resultados alcançados. Parabéns pelo belo trabalho. VOCÊS MERECEM!!! Primeira-dama e secretária de Ação Social, Laura Beatriz, na comemoração com os formandos dos cursos de ........ do CRAS. Uma festa grandiosa onde a satisfação e orgulho de estar ajudando pessoas à construir novos ideais de vida falou mais alto. Parabéns à todos!!!

Agora é pra valer, a cana já está sendo plantada, os empresário estão constante aqui em nossa cidade, para quem não acreditava, só conferir em nossas edições. Na foto o presidente da Cluster de Bioenergia, João Carlos Meirelles, José Eduardo Jardim, Mário Buri. As perspectivas são as melhores, sejam sempre bem vindos à nossa querida Barra do Garças.

Sivirino Santo recebendo homenagem mais do que justa

Derirrane Lopes recebe Moção de Aplauso do Vereador Jajá

Weliton da Silva (professor da Escola Delice Farias.) e Milena Schneider, farmacêutica da Drogaria Farma Vida. Estarão contrindo matrimônio no próximo dia 26 na Igreja Matriz Santo Antônio. Felicidades!!!

Wesley Robson (Agvppel) e sua mulher Mirian Lopes (professora escola Dona Delice Farias) comemoram neste dia 16/12/2009 o aniversario de 3 anos de casamento

Josenilton Cunha, recebe Moção de Aplauso do Vereador Paulo Sérgio

ÁRIES Muita harmonia familiar, conjugal e na vida sentimental e amorosa está prevista para você neste período. Muito favorável também, aos negócios, as especulações e as novas empresas. Viagens e contatos pessoais bem sucedidos. TOURO Sua probabilidade de êxito material serão aumentados nesta fase. Por outro lado, deverá prosperar no campo profissional e social e poderá conseguir o que pretende na vida artística. Bom para as viagens. GÊMEOS Problemas envolvendo finanças. Seja cauteloso em especial, se forem conta conjuntas. Evite decisões importantes. Sensualismo exagerado. Cuidado com o nervosismo. Você poderá estar passando por um período de muita euforia com novos projetos de vida. CÂNCER Pessoas amigas estão propensas a colaborar com seus projetos e melhorar suas intenções e idéias. Receberá informações úteis e promissoras. Momento feliz para a vida amorosa. O momento é bom para expor seus projetos.

LEÃO Neste período, altamente positivo astrologicamente, você encontrará em uma pessoa da sua família todo o apoio necessário para concluir seus mais audaciosos planos de vida. Prepare-se, tudo leva a crer que será seduzido inesperadamente por uma pessoa do seu círculo de amizades. VIRGEM Você corre perigo de romper com alguma pessoa de sua amizade. Evite a pressa, ao realizar negócios, e não se precipite, em seu campo profissional. Êxito amoroso e sentimental. LIBRA Alguma coisa, por mais insignificante que possa parecer, não irá corresponder a sua expectativa. Mas você corresponderá ao seu dever com naturalidade e positivismo; firmeza e perseverança. Assim, este período será rico de criatividade. ESCORPIÃO Seu poder de concentração e discernimento estará ainda muito favorecido. Mas, provavelmente, problemas ligados a sua saúde poderão interferir, atrapalhando a realização de um ousado projeto pessoal.

SAGITÁRIO Momento excepcional. Benéfico para amizades e amor. Poderá ainda, ser premiado através do esporte, jogos, sorteios, loterias. Boas chances para competições, recebimento de presentes ou qualquer coisa que lhe traga alegria. CAPRICÓRNIO Se tiver algum negócio programado, faça o possível para iniciá-lo sempre na parte da manhã. Bom período para o amor e as relações familiares. Êxito sentimental, amoroso e profissional. Elevação material a vista. AQUÁRIO Tome cuidado com a precipitação. Evite o nervosismo, ansiedade e a desconfiança em si mesmo. É hora de você buscar um ponto de equilíbrio entre sua vida profissional e pessoal. As influências não são propícias. PEIXES Você poderá elevar-se no plano social, quer pelo que fizer, quer pela colaboração que poderá receber de pessoas amigas e compreensivas. Novos conhecimentos e alegrias estão em perspectiva.

Para você distrair

O Gaúcho: Estavam reunidos um gaúcho, um goiano, um paulista e um carioca.Depois de varias piadas sobre gaúcho, o goiano pergunta qual motivo da tristeza do gaúcho, pois, ele não riu das piadas.Então o gaúcho contou sua triste historia: - Eu morava em Passo Fundo tche, e fui corneado por minha mulher, aquela china. Assustados os três perguntam o que o gaúcho fez, e este por sua vez responde: - Peguei um avião com destino ao Rio de Janeiro e lá deixei minha mulher, porque lá e lugar de pu*a. A criança deixei em São Paulo, lugar de filha da pu*a, e fui para Goiás, lugar de corno.

Fonte: Diretas Coquetel - Grande Midas - nº 115

O Bêbado e o Fusca: Um bêbado chegou em um bar e pediu uma dose de pinga e assim foi até completar 5 doses. Saindo do bar tinha uma avenida enorme e passou um fusca buzinando , Bibi , e o bêbado olha pro carro e grita : Eu também Bibi, companheiro!


12

Geral

Ano I - nยบ 37 Barra do Garรงas - MT 12 a 19 de Dezembro de 2009


A Semana 37