Page 1

NETO TENTA ABUSAR SEXUALMENTE DA AVÓ. VEJA NA PÁGINA 11

Fundador: Márcio Passos

18 a 24 de Setembro de 2015

Edição 2131: R$1,00

CDL diz que 30 lojas já fecharam em Monlevade Segundo o vice-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Luís Valente, pelo menos 30 lojas já fecharam as portas em Monlevade nos últimos meses devido às baixas vendas e os estabelecimentos foram colocados para locação. De acordo com Valente, a crise “bateu forte” no comércio da cidade. VEJA NA PÁGINA 3

Minha Casa, Minha Vida será entregue dia 16 de outubro As 832 casas do Programa Minha Casa, Minha Vida (Foto), um dos maiores programas habitacionais de Minas Gerais, estão previstas para ser entregues no próximo dia 16 de outubro. A lista com os nomes dos contemplados já foi divulgada e está afixada na porta da Prefeitura Municipal de João Monlevade e na Secretaria de Assistência Social. O sorteio para a indicação dos endereços das famílias será na próxima quarta-feira (23), a partir das 13h, na Escola Municipal Cicinha Moura. Ainda não está confirmada a presença da presidente Dilma na entrega das residências. Mas, caso ela venha, será a terceira vez que um presidente da República visita Monlevade.

Júlia Cunha

COMÉRCIO monlevadense sente os efeitos da crise econômica

Livvia Bicalho na Rede Globo

Acom PMJM

MONGES Consultoria em Gestão Estratégica de Serviços Consultoria e treinamentos em Gestão de Projetos e Gestão / Excelência de Serviços. Cursos com inscrições abertas Consultoria em Gestão Estratégica de Serviços (João Monlevade): - Administração de salão de beleza - Excelência no atendimento (para supermercados) Inscrições pelo site ou na secretaria do ÂNGULO Sistema de Ensino (ao lado da Cacau Show). www.mongesconsultoria.com.br - facebook.com/mongesconsult (31) 3407-0270 (Fixo Vivo)

DOCUMENTOS COMPROVAM QUE CRATERA ESTÁ NA ÁREA DA USINA. VEJA NA PÁGINA 3

Divulgação

A CANTORA fez gravações em programas da emissora

A cantora Livvia Bicalho visitou o Rio de Janeiro, onde fez várias participações em programas, novelas e seriado da Rede Globo. Ela esteve no programa da Fátima Bernardes, fez figuração nas novelas “Malhação” e “I Love Paraisopólis” e no seriado “Tomará que Caia”, além de atuar no novo programa “MR Brow”, que deve ir ao ar nos próximos meses e tem como ator principal Lázaro Ramos.


2 Opinião

18 a 24 de Setembro de 2015

EDITORIAL

COXIA

Sinais de alerta Em tempos de crise econômica, qualquer sinal de alerta deve ser considerado. A afirmação do vice-presidente da CDL de que o comércio monlevadense foi atingido em cheio pela crise acende as luzes vermelhas para a situação. A Prefeitura, ontem, reuniu-se com empresários da cidade em busca de oportunidades para melhorar a economia municipal. Foi discutida a possibilidade de criar emprego e renda para jovens aprendizes e fomentar mais arrecadação para a cidade, através do Fundo Municipal da Infância e Adolescência. Ainda que

“Prefeitáveis” I Apesar de faltar pouco mais de um ano, o clima das eleições de 2016 já paira em João Monlevade. Uma prévia disso aconteceu na reunião da última quarta-feira (16), durante homenagens concedidas pelo Legislativo. No plenário, registravam-se as presenças de vários “prefeitáveis” da cidade, como o presidente do PT, Gentil Bicalho, a ex-vice prefeita e sempre candidata, Conceição Winter (PPS), o ex-prefeito Laércio Ribeiro (PT) e os empresários Delci Couto e Lucien Marques. Plenário de peso ou já estariam acontecendo articulações?

seja pouco, toda ação é bem-vinda em tempos de dificuldades. Apesar do alerta no comércio e da demissão de 80 servidores, Monlevade é uma das poucas cidades que ainda não sofreu profundamente com a crise econômica e deve sobreviver a ela. Em Itabira, cidade com receita bem maior do que a monlevadense, a situação é bem mais complicada. No entanto, não se pode acomodar e fingir que nada está acontecendo ao nosso redor. O momento é de vislumbrar possiblidades e esperar a tempestade passar.

“Prefeitáveis” II Como muitos dizem que em se tratando de política e de políticos, não há “ponto sem nó”, um fato chamou a atenção na noite de quarta-feira na Câmara: a chegada de Gentil Bicalho, acompanhado de Conceição Winter e de seu marido, o médico e exdeputado estadual e ex-prefeito de São Domingos do Prata, Antônio Roberto. Os três chegaram juntos à solenidade e permaneceram juntos durante todo o evento, em clima de harmonia e cumplicidade. Apenas coincidência e fato casual, já que se trata de personalidades educadas e cordiais, ou sinal de uma possível aproximação para dobradinha PT e PPS? É esperar para ver...

CHARGE

“Prefeitáveis III” Fala-se nos bastidores que o PT quer lançar Padre Élson ao cargo de chefe do Executivo. Para tanto, deixaria de lado Belmar Diniz e o presidente da legenda, Gentil Bicalho. Será?

Primavera Cultural I A Fundação Comunitária Educacional e Cultural de João Monlevade (Funcec) promove neste fim de semana, no sábado e no domingo, o evento Primavera Cultural, que levará muita música, dança, arte, teatro e literatura para o Anfiteatro do Centro Educacional, com início às 20h nos dois dias. Além de apresentações musicais, teatro, coral, dança e artes plásticas, o evento terá exposições de livros de autores monlevadenses e brindes culturais serão sorteados aos presentes. Uma bela iniciativa do departamento cultural da Funcec que deve ser prestigiada.

Quebra-molas Utilizando a tribuna da Câmara esta semana, o vereador Pastor Carlinhos (PV) criticou os quebra-molas colocados na BR-381, próximo ao trevo da cidade de Caeté. Segundo o parlamentar, as reclamações em virtude da instalação dos quebra-molas é muita e os usuários da rodovia estão indignados. Segundo o vereador, que citou um pedido de retirada das intervenções feito pelo deputado estadual Tito Torres (PSDB), alguma atitude deveria ser tomada pela Amepi, Câmara Municipal e por mais autoridades. É famosa e temida 381 gerando polêmica.

PONTO E VÍRGULA (*) ERIVELTON BRAZ

Qual é saída para a crise? A crise financeira que assola o país e respinga em João Monlevade provou que pode existir fundo abaixo do fundo do poço. Nas últimas décadas, não se tem notícia de um período tão difícil economicamente. Os últimos acontecimentos nos lembram do crítico fim dos anos de 1980 e início da década de 1990, quando vivíamos com inflação nas alturas. A verdade é que estamos beirando o colapso. Não só financeiro, mas também político e de credibilidade no governo petista da presidente Dilma Roussef. Fantasmas do passado nos assombram, como a volta da CPMF, para pesar ainda mais no nosso bolso. Os números já confirmam a recessão brasileira. A indústria de transformação também caiu para menos de 10% do Produto Interno Bruto (PIB), que por sua vez, deve cair 2%. O ajuste fiscal proposto pela presidente é um dos elementos que agrava ainda mais a recessão. Afinal, vai pesar nas costas do cidadão, o pagamento do rombo orçamentário para o ano que vem. O governo gastou de forma irresponsável e nós, contribuintes, é que teremos que “pagar o pato” para que o país não quebre de vez. Isso, sem falar que Dilma não sinalizou que vai cortar na carne e fazer esforços grandiosos para economizar. O pacote de medidas anunciado, fora a volta de impostos, deveria ter sido aplicado há tempos. Com otimismo, acredito que o momento é também de enxergar possibilidades para sair desta situação. Até porque, não há mal que dure para sempre. Além disso, aqueles que sobreviverem ao vendaval, vão contribuir para a retomada de cresci-

Settran Outro ponto abordado pelo vereador Pastor Carlinhos foi a atuação do Setor de Trânsito e Transporte da Prefeitura (Settran) de João Monlevade. O parlamentar, que é um crítico ferrenho do setor, afirmou não saber quando o Settran vai começar a trabalhar e dar retorno à cidade e que, ainda, seu diretor, Jorge Lial, responde aos questionamentos feitos culpando sempre as licitações que ainda não foram feitas. É o Settran no alvo da metralhadora.

mento. Resta saber quando isso vai acontecer. Na Europa, há um ditado que diz: “O melhor momento de reparar o telhado é quando não está chovendo”. Infelizmente, o governo federal acovardou-se e não jogou limpo com a população, alertando da crise que estava por vir e pegou a todos de surpresa. Através do engodo eleitoral, Dilma e sua trupe maquiaram a situação econômica e impossibilitaram a preparação para os tempos difíceis que enfrentamos hoje. Infelizmente, resta-nos encontrar a melhor maneira de esconder do vendaval e depois, reparar o que restou do telhado. O anúncio de que a crise bateu forte no comércio monlevadense é preocupante, uma vez que, segundo apurado, mais de trinta lojas já fecharam as portas e outras estão na iminência. A hora é da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e da Associação Comercial Industrial e de Serviços (Acimon) darem as mãos e pensarem na melhor saída para os empresários da cidade. Juntas, a entidades têm condições de encontrar o caminho para a superação. O momento, repito, é crítico. Hoje, mais do que nunca, é preciso selar parcerias para que o comércio de João Monlevade, um dos mais expressivos do Médio Piracicaba, não perca sua força e chegue à bancarrota. Neste espaço, não dá para elencar todos os nossos problemas da cidade e do país. Mas é fundamental eliminar as causas que inviabilizam muitas empresas de Monlevade a superar o momento complicado. Mas o diálogo e a participação de todos seria fundamental para encontrar a luz no fim do túnel.

Animais Pastor Carlinhos também demonstrou preocupação com a quantidade de animais soltos pelas ruas de Monlevade. Segundo o vereador, muitas pessoas o têm procurado para reclamar sobre a questão e a situação está ficando insustentável. Carlinhos chamou a atenção para os cavalos, vacas, bois, cachorros e outros animais que tomam conta de algumas vias de Monlevade. Um problema antigo que passou da hora de ser sanado.

Em tempo Em resposta às críticas feitas pelo empresário Antônio Valamiel (Toninho TrêsNós) em relação a atendimentos no Pronto Atendimento (PA), publicadas em matéria na página 8 desta edição, a Prefeitura respondeu que o procedimento solicitado por ele foi sem grau de urgência e que o PA é uma Unidade de Atendimento de Urgência e Emergência, onde, normalmente, são recebidos diversos pacientes em estado grave e que não podem esperar muito tempo. Como a página já havia sido enviada à gráfica, não houve tempo hábil para inserir a resposta na matéria.

Doação

(*) ERIVELTON BRAZ é editor do A Notícia

Vinte turmas do Senai de João Monlevade e duas de Dionísio realizaram uma gincana de arrecadação de alimentos nãopereciveis para a Associação Maria Efigênia (AME) e conseguiram recolher 1.100 quilos. A empresa MetalFund também participou da ação e dou cinco quilos. Uma excelente atitude que irá ajudar várias famílias.

PAPO ABERTO

Arcanjo: assino o seu manifesto Uma frase de uma autora bastante conhecida me faz recordar que uma manifestação solitária pode gerar muitos efeitos. A frase é “Sou apenas uma gota no oceano, mas sem mim o oceano seria menor”. Assim, veio o estímulo para essas linhas, pois o protesto que o solitário motoboy Miguel Arcanjo Fernandes fez dias atrás na Câmara Municipal surtiu muitos efeitos positivos e colaterais também. Como se fosse uma única gota no oceano do mar de lama em que o nosso país está mergulhado, associado a uma tempestade de muitos ventos e trovões e de crise na nossa economia, Miguel Fernandes incomodou muita gente. E não adianta os velhos lobos “jornalistas”, cegos e quase sem pêlos dizerem que tudo isso é culpa de um só governo ou de uma só legenda partidária, porque essa é uma grande mentira. A grande verdade é que esses velhos lobos quase cegos continuam a defender seus próprios interesses, seja macro ou micro econômicos. Todavia, o Arcanjo Miguel (Fernandes) continua em sua trajetória, com se fosse uma pequena partícula capaz de cegar os gigantes do Legislativo e do Executivo desta cidade. Empunhando o seu cartaz, onde estava escrito que é necessária a redução dos salários dos vereadores e do prefeito, o Arcanjo

(*) AMAURÍLIO SODRÉ (interino)

A união faz a força A integração entre os lojistas e a Polícia Militar, através dos grupos de Whatsapp “Lojas Protegidas”, está trazendo resultados positivos à comunidade, tanto no âmbito de segurança pública quanto na assistência a pessoas mais necessitadas. Eles já entregaram agasalhos e um sopão para moradores de rua e arrecadaram alimentos e roupas para uma família em dificuldades. Atualmente, realizam uma campanha de arrecadação de brinquedos novos e usados, que será entregue às crianças da Fundação Crê-Ser no dia 3 de outubro, no Social Clube.

Miguel, solitário e dentro da Casa do Povo, deixou os vereadores de olhos arregalados e alguns com certo ar de deboche. Segundo Miguel Fernandes, o vereador Vanderlei Miranda lhe disse, nas escadas da Câmara, que serão necessárias 5 mil assinaturas para viabilizar o processo de redução dos salários dos vereadores e do prefeito, e que isso não seria uma tarefa muito fácil de ser realizada. Indignado, Miguel inicia a sua luta em busca das 5 mil assinaturas. Temos assistido nos telejornais que em algumas cidades do sul do país a população tem conseguido que os vereadores cortem custos, reduzam seus gastos e até que não aumentem os seus salários e o número de cadeiras na Câmara Municipal. Temos visto aqui em João Monlevade a população interditando a avenida Getúlio Vargas, no bairro Areia Preta, para conseguir solucionar o problema de uma cratera que se arrasta há anos e ainda sem solução visível. Agora, assistimos a um Arcanjo engajado em seu princípio ético e moral de cidadão brasileiro que luta por seu ideal de justiça e de igualdade salarial condizente com seu esforço de fazer o bem para a comunidade. Assim, todos nós deveríamos apoiar e assinar os manifestos pacíficos em prol do bem de nossa Monlevade.

(*) AMAURILHO SOUDRÉ é cirurgião dentista e jornalista Diretora Geral: Maria Cecília A. Passos

www.anoticiaregional.com.br 3851-1791 | anoticia@anoticiaregional.com.br

Registro profissional: MG07860JP

Quem lê sabe o que diz Publicado desde 1984 - Propriedade da empresa A Notícia Regional Ltda.

Editor: Erivelton Braz Subeditor: Luiz Ernesto Guimarães Repórter: Júlia Cunha Diagramação e Arte: Monalisa Soares e Thaís Dias Filiado ao Sindijori e AMI

Comercial: Gabriela Gomes Serviço de Atendimento ao Leitor: Mariana Bessa Gráfica Nina: Guilherme Bessa e Sânzio Miranda Impressão: Editora Gráfica Nina

Circulação: João Monlevade e região

Av. Rodrigues Alves, nº 78, República, João Monlevade/MG


18 a 24 de Setembro de 2015

Geral

3

CDL afirma que crise “bateu forte” no comércio em Monlevade A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), em contato com o A Notícia, informou que a crise financeira atingiu em cheio o comércio monlevadense. Segundo o vice-presidente da entidade, Luís Valente, mais de trinta lojas já fecharam as portas na cidade nos últimos meses. “Precisamos de notícias animadoras, mas está

difícil. A inadimplência na cidade é a mais alta dos últimos 10 anos e as vendas caíram a níveis nunca vistos”, informou Valente. Ainda segundo ele, as consultas ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) caíram mais de 35% neste segundo semestre. “isso significa uma redução significativa nas vendas, o

que tem prejudicado, e muito, os empresários”, afirmou. Luís Valente também informa que muitas lojas que ainda não fecharam as portas estão na iminência de quebrar. Ele disse que há diversos empresários pensando em fechar agora para não aumentar as dívidas. “Tem gente afirmando que vai encerrar as atividades para reabrir

Câmara recebe “prefeitáveis”

daqui a um ano ou dois, quando a situação estiver melhor”. Questionado se há esperanças para melhoras, Luís Valente afirmou que faltam políticos com credibilidade para tirar o país desta situação. “A luz no fim do túnel está apagada.

Precisamos de alguém com credibilidade para ligar essa luz”, afirmou.

POR OUTRO LADO Apesar de muitos estabelecimentos terem fechado as

portas, lojas de outros segmentos estão ocupando o lugar. A reportagem do A Notícia percorreu as avenidas Wilson Alvarenga e Getúlio Vargas e constatou que algumas lojas fechadas já foram alugadas para novos empreendimentos.

Segundo documentos, área da cratera pertence à ArcelorMittal De acordo com uma Escritura de Venda e Compra e de Planta Topográfica e mapa da região, disponibilizados pela Prefeitura Municipal de João Monlevade após solicitação do A Notícia, a área onde se abriu a cratera do bairro Areia Preta pertence à ArcelorMittal Monlevade. A Assessoria de Comunicação do Executivo disponibilizou cópia dos documentos e afirmou que, de acordo com eles, o lote afetado pelo deslizamento de terra e abertura da cratera pertence à Usina de Monlevade. A cratera se estendeu até à via e des-

truiu parte da pista da avenida Getúlio Vargas, fato ocorrido há quase dois anos. Vários protestos já foram realizados no local por moradores do bairro, reivindicando as obras de reparo no local. O governo de Teófilo Torres (PSDB) já propôs à empresa que arque com o reparo da via, orçado em R$3milhões, em troca de parcelamento no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) pagos ao município. A empresa ainda não se manifestou a respeito. Um novo encontro entre a Prefeitura e a diretoria da Usina deve ocorrer na próxima semana.

Iluminação pública é debatida no Legislativo Cíntia Araújo/Acom CMJM

NA SEGUNDA fila, Gentil Bicalho, entre Dr. Antônio Roberto e Conceição Winter no plenário da Câmara

Faltando pouco mais de um ano para as próximas eleições municipais, João Monlevade já começa a viver o clima da disputa eleitoral de 2016. Os nomes de possíveis candidatos ao cargo de prefeito e vereador, as composições e alianças já começam a fazer parte das conversas de bastidores e os rumores tomam conta do cenário político. Dentro deste contexto, uma cena inusitada chamou a

atenção na última quarta-feira (16) no plenário da Câmara Municipal, durante a entrega de homenagens do Legislativo. Após chegaram juntos ao plenário, sentaram-se perfilados os dois últimos candidatos derrotados nas eleições para o cargo de prefeito em 2012, Gentil Bicalho, atual presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) em João Monlevade e a ex-vice prefeita e ex-secretária de As-

sistência Social Conceição Winter (PPS), juntamente com o marido de Winter, o médico, ex-deputado estadual e ex-prefeito de São Domingos do Prata, Dr. Antônio Roberto. Além dos três, outros “prefeitáveis” estavam presentes no plenário, como o empresário e perito contábil Delci Couto, o também empresário e um dos homenageados da noite, Lucien Marques e o ex-prefeito Laércio Ribeiro.

Monlevade e São Gonçalo recebem Prêmio da IstoÉ A Revista IstoÉ e a consultoria Austin Ratings divulgaram ontem à noite (quando esta edição já estava fechada) o ranking das Melhores Cidades do Brasil. Os prefeitos de João Monlevade, Teófilo Torres (PSDB) e de São Gonçalo do Rio Abaixo, Antônio Carlos Noronha Bicalho (PDT) participaram do evento para receber a premiação. As categorias pelas quais as cidades concorreram não foram divulgadas anteriormente. Ao todo, foram entregues 80 prêmios aos municípios mais bem posicionados no levantamento feito com base em cerca de 500 itens e elaborado em todas as 5.565 cidades brasileiras. O evento contou com a presença do ministro das Cidades, Gilberto Kassab (PSD), e centenas de políticos de todas as agremiações partidárias. “Queremos ajudar o Brasil a conhecer as experiências que estão dando certo, para que possam ser replicadas em todo o País”, diz Caco Azulgaray, presidente-executivo da Editora Três, responsável pela publicação da Revista IstoÉ.

Luiz Ernesto

Os serviços de iluminação pública em João Monlevade foram debatidos na reunião ordinária da Câmara Municipal desta quarta-feira (16). O assunto foi levantado pelo vereador Belmar Diniz (PT), que informou, na tribuna do Legislativo, que serviços do projeto Reluz, aprovados pela Câmara, não estavam sendo prestados pela forma determinada no projeto. De acordo com Belmar, a troca de lâmpadas de vapor de mercúrio por lâmpadas de vapor de sódio, que trariam mais eficiência, segurança à população e economia de energia, não está sendo feita. “Em vários pontos da cidade tenho visto que a manutenção tem sido feita, porém, estão colocando as mesmas lâmpadas, de vapor de mercúrio. Temos que fiscalizar e verificar o que está acontecendo, pois agora esse é um trabalho do Consmepi (Consórcio Intermunicipal Multissetorial do Médio Piracicaba). Quem fiscaliza os consórcios somos nós, vereadores. O projeto aprovado nessa Casa envolve mais de R$2,6 milhões”, afirmou. O vereador Guilherme Nasser (PSDB) também se manifestou sobre o assunto e citou itens do referido projeto de iluminação pública. “Somos leigos nesse assunto, por isso temos que correr atrás das informações e verificar o que está ocorrendo. O

BELMAR DINIZ mostrou, na tribuna, fotos de pontos em que as lâmpadas foram trocadas de forma equivocada

projeto foi aprovado nessa Casa e dizia que mais de seis mil pontos de iluminação seriam trocados e que a iniciativa iria aumentar a luminosidade e a economia. Se não estiver sendo cumprido, temos que cobrar e verificar o que está ocorrendo”, defendeu. O vereador Sinval Jacinto Dias (PSDB) elogiou a postura do colega Belmar, em levantar questões importantes na Câmara e afirmou que tudo será verificado, mas também salientou que os serviços estão sendo feitos da forma acordada. Questionada sobre o assunto, a empresa Prohetel, responsável pela manutenção da iluminação pública na cidade, res-

pondeu, através de sua direção, que cumpre o contrato de manutenção dos pontos de iluminação pública e mantém, exatamente, o que já está funcionando, pois não pode alterar o projeto original. “Se no local tiver lâmpada de vapor de sódio, vamos trocar por lâmpada de vapor de sódio, se for de mercúrio, trocaremos pela de mercúrio, mantendo o que está funcionando. O projeto Reluz é anterior ao nosso contrato e não temos vínculo com ele. No entanto, vamos verificar e estamos à disposição para quaisquer esclarecimentos”, afirmou o proprietário da empresa, engenheiro Oscar Morais.


4 Geral

18 a 24 de Setembro de 2015

Nos arredores da educação BAIRRO PALMARES É UM DOS QUE MAIS POSSUI INSTITUIÇÕES DE ENSINO

Fotos: Júlia Cunha

O BAIRRO Palmares fica próximo ao Vera Cruz e ao Cruzeiro Celeste

O bairro Palmares é rodeado de oportunidades educacionais. Nas proximidades, existem a Escola Municipal Israel Pinheiro (Emip), a Esta-

dual Alberto Pereira Lima e o campus da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). Além disso, com os ônibus escolares que circulam pelo lo-

cal, as crianças podem ir a creches e instituições de ensino fundamental I (1º ao 5º ano). Para a moradora Andreza Cristina da Fonseca, mãe de duas crianças que estudam em escolas do bairro Promorar, o grande número de rotas escolares que passam pelo local e a proximidade com outras Instituições dão mais oportunidades das pessoas estudarem. Outro ponto ressaltado por ela é a presença da Ufop, que ajudou o bairro a crescer. “Alguns imóveis estão sendo construídos para serem alugados para esses novos estudantes e

professores. Com a presença dessas escolas, só não estuda quem não quer. As oportunidades estão muito próximas”, destacou Andreza. A moradora comenta também que o Palmares é tranquilo e próximo a supermercados, igrejas católicas e evangélicas. Porém, a única reclamação em relação ao bairro é devido a rua em que reside, a Tereza de Calcutá, que não tem calçamento o que provoca poeira e barro. “Minha sogra tem problemas de locomoção e em dias de chuva não conseguimos sair com ela de casa. Já pedimos para fazer o reparo, mas só prometem e nada é feito”, alegou Andreza. Felisberto Alves Moreira também reclama da falta de calçamento na rua Tereza de Calcutá, que faz esquina com sua casa. “Já falaram por diversas vezes que iam tomar providências para asfaltar a via, mas são somente promessas”, declarou o morador. Ele acrescenta que a limpeza pelas ruas do bairro é demorada, mas a coleta é feita adequadamente. O morador Felisberto apontou também que, com o posto da Polícia Militar, que foi instalado no bairro Loanda, em frente à Emip, a segurança melhorou muito no Palmares. “Temos visto muitas viaturas passando pelo bairro e ficamos mais tranquilos”, afirmou. A Assessoria de Comuni-

cação da Prefeitura Municipal informou que a atual administração já realizou vários investimentos no bairro, onde foi calçada a rua Olavo Bilac e as passarelas José de Alencar e

Álvares de Andrade. Ainda conforme a Assessoria, o projeto de pavimentação já foi elaborado e aguarda oportunidade de convênio ou de recurso próprio para o calçamento da via.

A PREFEITURA informou que a rua Tereza de Calcutá deverá ser calçada em breve


18 a 24 de Setembro de 2015

Geral

5

Zoneamento escolar pode fechar Emip, diz professor O zoneamento escolar, feito pela Secretaria Municipal de Educação de João Monlevade, está promovendo a diminuição do número de alunos que estudam na Escola Municipal Israel Pinheiro (Emip) e, com isso, a instituição pode ser fechada. A afirmação é do professor de Matemática e Informática, Jésus dos Reis. Segundo o docente, em 2013, estudavam no local mais de mil estudantes e, neste ano, há pouco mais de 500 alunos. A situação, conforme o professor, acontece devido a alunos dos bairros Loanda e Laranjeiras, que deveriam estudar na Emip (por ser uma escola próxima de suas residências), estarem sendo matriculados no Centro Educacional de João Monlevade (Cejm). A mudança, segundo o professor, aconteceu devido ao zoneamento definido pela Secretaria de Educação, em conjunto com a Comissão de Cadastro Escolar, formada por representantes de professores,

diretores, Superintendência de Educação e pais. De acordo com o docente, o zoneamento determinou que os estudantes dos bairros Loanda e Laranjeiras fossem matriculados no Cejm. A mudança, segundo o professor, foi aprovada em 2013. Porém, nas diretrizes do Plano Educacional, é informado que os alunos devem ser encaminhados às escolas mais próximas de suas casas e, somente em casos onde não há vagas, esses devem ser encaminhados para outra instituição. Porém, de acordo com Jésus, a Emip não está recebendo os alunos que deveriam ter a escola como prioridade para a realização da matrícula. “Tínhamos notado que havia diminuído o número de alunos, mas achávamos que era algo natural, devido às mudanças das famílias, no que diz respeito ao número de filhos. Outro fator seria em relação a uma Lei Federal, que determina que o Estado deva ser responsável pelo

Moradora reclama de rua do José Elói

Ensino Fundamental e o Municipal, pelo Ensino Infantil. Porém, após uma professora da Emip, que estava fazendo parte da Comissão, quebrar o sigilo que foi pedido pela secretária de Educação, Helena Perdigão, é que ficamos sabendo que esses não eram os fatores para a diminuição da nossa demanda”, explicou Jésus. Atualmente, a Emip tem alunos dos bairros Petrópolis, Promorar, Novo Cruzeiro, Cruzeiro Celeste, Ernestina Graciana, Feixos, Palmares, Vera Cruz e Serra Verde (ABM). “Para que o projeto de escola integral seja efetivado precisamos ter estudantes de bairros próximos, uma vez que queremos promover a integração entre os jovens à comunidade em que estão inseridos e, com os educandos que residem mais distantes, isso se torna inviável”, apontou Reis.

FAL FALTTA DE TRANSP ARÊNCIA TRANSPARÊNCIA Ainda segundo o professor, com o pedido de sigilo e a falta de transparência, algumas pessoas da comunidade afirmam que a Emip pode se tornar um presídio. “Os rumores começaram devido a uma base da Polícia Militar ter sido instalada em frente à escola e por termos um programa de aceleramento, em que há jovens infratores estudando em diversas séries e até fazem parte do projeto Mais Educação, que atende mais de 140 alunos e é um projeto de educação integral em que são promovidas ativi-

Júlia Cunha

A EMIP, nesse ano, tem cerca de 500 alunos a menos que em 2013

dades como teatro, artes e esportes”, apontou Jésus. Segundo o professor, a presença desses estudantes também promove a diminuição do número de alunos, uma vez que os pais temem que algo aconteça a seus filhos. “O programa de aceleração não acrescentou nada à Emip e causa mais evasão. A nossa escola é muito boa, uma das únicas do município em que temos o projeto de atividades em tempo integral e o Acordes, promovido pela ArcelorMittal”, afirmou. Mesmo com os rumores, a se-cretária de Educação foi procurada pelos professores e pelo diretor, mas não foram recebidos ou informados sobre o que deverá acontecer à escola. A direção da

escola esteve presente durante a entrevista, mas não se manifestou a respeito do assunto.

SECRET ARIA DIZ QUE SECRETARIA DIMINUIÇÃO É NA TURAL NATURAL Questionada sobre o assunto, a Secretaria de Educação, através da Assessoria de Comunicação do Executivo afirmou que a queda do número de alunos é uma tendência natural e que já teve início há alguns anos. Entre os motivos, segundo resposta da Assessoria, está a diminuição do número de filhos e que as escolas oferecem oportunidades diversificadas para promover a aprendizagem, evitando “reprovação em massa”. Ainda segundo a Assessoria, de

acordo com Lei Federal, cada ente federado (município, estado e federação) assume, gradativamente, suas responsabilidades. Assim, o município fica responsável pela Educação Infantil e Fundamental I, o Estado, pela Educação Fundamental II e o Ensino Médio e o Governo Federal, responsável pelo Ensino Superior. Ainda de acordo com a secretária de Educação, Helena Perdigão, a tendência natural é que a demanda que vem sendo atendida diminua a cada ano em todas as escolas, sejam elas municipais ou estaduais. Sendo assim, a rede municipal passa a ampliar sua capacidade de atendimento de educação infantil e fundamental I e a rede estadual amplia atendimento do fundamental II.

Greve da Ufop acabou, mas Justiça e INSS continuam paralisados

Divulgação

O AFUNDAMENTO da pista impede que os carros dos moradores possam subir até as casas

Uma moradora da rua I do bairro José Elói procurou o A Notícia para denunciar que há anos vem sofrendo com o descaso da Prefeitura Municipal de João Monlevade, em realizar reparos na via. Ela conta que a rua II também está com problemas estruturais e prejudica quem mora no local. “Tem oito anos que moro nesta rua e, até hoje, não fizeram nada para resolver a situação. Isso é descaso. Outras vias do bairro já foram asfaltadas e consertadas. Outro problema que enfrento é a dificuldade em locomover pelo morro e o meu carro não sobe até a porta da minha casa e quando faço compras, preciso subir a pé com sacolas pesadas. A situação fica ainda pior quando chove”, explicou Magali Werneck. Em resposta, a Assessoria de Comunicação da Prefeitura informou que está ciente do problema e que um projeto de reparo da rua foi elaborado e enviado ao Governo do Estado para liberação de recursos para a obra.

Após dois meses em greve, os professores da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) decidiram, em uma assembleia realizada na segunda-feira (14), encerrar a paralisação. Os técnico-administrativos continuam em greve. A Justiça Eleitoral e os serviços da agência local do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) estão paralisados. Ainda não há previsão para o retorno das aulas na Ufop. Em João Monlevade, cerca de 1.300 alunos que estudam no Instituto de Ciências Exatas Aplicadas da universidade estão sem aulas desde o dia 13 de julho. A principais reivindicações dos servidores são a melhoria nas condições de trabalho, garantia de autonomia, reestruturação da carreira e valorização salarial. Nova assembleia foi marcada para a próxima terça-feira, 22 de setembro, onde serão avaliadas as negociações com o Governo Federal, relativas à cam-

panha salarial de 2015. A Justiça Eleitoral ainda continua em greve, mas os atendimentos como criação de títulos, confecção de 2ª via, protocolação de documentos e outras requisições estão sendo feitos de segunda à sexta, de 12h ás 18h. Já a Justiça do Trabalho encerrou a paralisação no dia 8 de setembro. Informações podem ser adquiridas pelos telefones (31) 3852-5799 e (31) 3851-3483. A agência do INSS de João Monlevade também continua em greve, mas as perícias médicas já agendadas continuam sendo realizadas e a marcação dos procedimentos também estão sendo feitas. O trabalhador que não conseguir o atendimento no dia e horário agendado deve ligar para a Central Telefônica 135 para ter a data remarcada.

Seminário do Circuito Cultural Vieira Servas discute patrimônio Estão abertas as inscrições para o III Seminário do Circuito Cultural Vieira Servas, que será realizado na próxima sexta-feira, 25 de setembro, no Automóvel Clube, em Nova Era. O evento, organizado pela Prefeitura daquela cidade, faz parte da Jornada Mineira do Patrimônio Cultural - Cidades, Regiões e Patrimônio (Edição 2015) e integra o Ano Municipal Vieira Servas, instituído pelo município. Também é uma ação do Programa Circuito Cultural Vieira Servas, iniciativa da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

e da Fundação Rodrigo Melo Franco de Andrade (FRMFA), em parceria com a Secretaria de Educação Superior do Ministério de Educação (MEC/ SESu) com a Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Piracicaba (Amepi). O Programa busca promover o desenvolvimento de estudos sobre o legado artístico-cultural de Francisco Vieira Servas e de ações de extensão de educação patrimonial e de preservação da memória e patrimônio cultural da Região do Médio Piracicaba. O seminário contará com a

presença do doutor em História da Arte pela Universidade do Porto e investigador integrado do ARTIS - Instituto de História da Arte (Faculdade de Letras | Universidade de Lisboa), senhor Eduardo Pires, de pesquisadores e coordenadores de projetos de extensão da UFMG, de secretários de Cultura, de pesquisadores de instituições da região e de parceiros do Circuito Cultural Vieira Servas. Durante o evento, haverá apresentação da Corporação Musical Euterpe Lagoana e serão lançados o livro “As Geraes de Ser-

vas: A ação do Circuito Cultural Vieira Servas no Médio Piracicaba” e a “II Cartilha do Patrimônio Cultural: Matriz São José da Lagoa | Patrimônio em Contínuo Processo de Conservação e Revitalização”. Os interessados poderão baixar a ficha de inscrição no site da Prefeitura de Nova Era (www.novaera.mg.gov.br) e entregar no Departamento Municipal de Cultura e Turismo daquela cidade. Poderão ainda se inscrever pelo telefone (31)3861-4203 ou enviar um e-mail com os dados pessoais para o endereço cultura@novaera.mg.gov.br.


Geral

18 a 24 de Setembro de 2015

6

Prefeito e secretários visitam obras que somam mais de R$1 milhão Nesta semana, o prefeito de João Monlevade, Teófilo Torres (PSDB), visitou diversas obras que estão em andamento na cidade. Na companhia do secretário de Obras Fabrício Lopes e da secretária de Fazenda Laura Carneiro, o chefe do Executivo conferiu os serviços de construção do novo cemitério, no bairro Baú; visitou o posto de saúde do Vila Tanque e também o bairro Sion, que recebe melhorias na infraestrutura. A maioria delas foi feita com recursos próprios da Administração e, juntas, somam mais de R$1 milhão. Segundo Teófilo, as in-

tervenções do novo cemitério já estão em fase final e a previsão é de que a obra seja concluída no próximo mês. O valor total da obra é de R$501.859,90, feitas com recursos próprios. No local, estão sendo realizadas urbanização da área, drenagem, reforma das construções já existentes e construção de jazigos.

são é de que o local seja inaugurado nos próximos dias. De acordo com o prefeito, o posto foi totalmente reformado e a obra, executada pela construtora Hura, está orçada em R$272.634,36. Teófilo lembrou que além do Posto Vila Tanque, também está sendo reformado o Posto de Saúde

Monlevade Centro, com previsão de conclusão em breve. Os postos dos bairros Laranjeiras, Santo Hipólito e Novo Cruzeiro já foram reformados e entregues à comunidade.

SION Na companhia do líder

do Governo na Câmara, vereador Sinval Jacinto Dias (PSDB), o prefeito Teófilo Torres também visitou o bairro Sion, no início desta semana. Teófilo e Sinval percorreram as ruas do bairro, conversaram com os moradores e ouviram reivindicações. No bairro estão sendo

realizadas as obras de infraestrutura na avenida Cabo Frio, em fase final.A avenida recebeu implantação de rede pluvial, construção de passeios públicos e pavimentação asfáltica. O investimento é de R$601.497,23, recursos próprios da Administração Municipal.

VILA TANQUE No início da semana, o prefeito visitou as obras de reforma do posto de saúde do bairro Vila Tanque, que já estão em fase final. A previ-

Mundo Senai abriu as portas da instituição para a comunidade Nos dias 10 e 11 de setembro, o Senai de João Monlevade abriu as portas para oferecer à comunidade, alunos, ex-alunos da instituição, parceiros e empresários, a oportunidade de conhecer o dia a dia das empresas e ampliar suas percepções sobre o mundo da Educação Profissional e da Indústria. O evento “Mundo Senai” teve como intuito mostrar aos participantes os serviços, as profissões industriais, a inovação e os cursos oferecidos pela instituição. As atividades promovidas incluíram a exposição de trabalhos desenvolvidos pelos alunos e pelos instrutores dos cursos de aprendizagem industrial e dos técnicos. De acordo com o gerente do Senai Vinícius Antônio Ângelo, o evento é uma oportunidade de a comunidade ver a importância da instituição para o ingresso no mercado de trabalho. “O Brasil ainda tem carência de profissionais técnicos e tecnólogos com formação em diversas áreas. Os alunos que se formam e se qualificam em nossos cursos estão mais preparados e competitivos para adentrar nas empresas”, explicou. O pedagogo da Instituição, José Afonso Martins, comenta que os cursos estão sendo procurados até por alunos do Ensino Superior. “O estudante que se forma no Senai tem a oportunidade de levar a prática para a sala de aula dos cursos de graduação e quem ainda não tem está nos procurando para aliar a técnica à teoria”, afirma Martins.

Acom/PMJM

TEÓFILO TORRES visita as obras do novo cemitério, acompanhado da secretária de Fazenda Laura Carneiro

MEU NOVO LAR

Programa habitacional já beneficiou mais de 200 famílias

Acom PMSGRA

PREFEITO Antônio Carlos junto à beneficiários do Programa

O programa habitacional “Meu Novo Lar”, de São Gonçalo do Rio Abaixo, já beneficiou mais de 200 famílias com reformas, entrega de novas moradias e subsídios habitacionais. A informação é do prefeito Antônio Carlos Noronha Bicalho (PDT), que entregou, na semana passada, mais 23 casas. Na ocasião, cinco famílias foram contempladas com novas moradias e outras 18 receberam reforma completa das residências. “Trabalhamos para diminuir o déficit habitacional no município e colaborar para a conquista do sonho da aquisi-

ção da casa própria. Até o fim do mandato, várias pessoas ainda serão beneficiadas”, garante o prefeito. A moradora da comunidade de Borges, Maria Matias de Oliveira, 63, foi uma das beneficiadas e teve sua residência reformada. “Antes eu e minha família convivíamos com o medo, pois a nossa casa tinha muitas rachaduras e poderia desabar. Agora, com a reforma, estamos com a vida mais tranquila”, afirmou. Também contemplado, Dílson Rocha Linhares, 54, recebeu nova residência no bairro Patrimônio. Para ele, a casa

nova representa a saída definitiva do aluguel. “Estou muito satisfeito com a construção da minha casa, agora vou sair do aluguel e dar início a uma vida mais confortável. Agradeço ao prefeito Antônio Carlos e a todos que contribuíram com este sonho”, comemora.

O PROGRAMA O “Meu Novo Lar” é um programa elaborado pela Prefeitura Municipal de São Gonçalo do Rio Abaixo que visa o desenvolvimento municipal por meio da ampliação do número de moradias, a diminuição do

déficit habitacional e o incentivo para conquista do primeiro imóvel. A ação também contribui diretamente no fomento à construção civil e geração de empregos. Ele é dividido em quatro linhas de atuação: moradias populares, reformas de casas (ambas para famílias de baixa renda e em situação de vulnerabilidade social), ‘Minha Casa, Minha Vida’, subsídios para funcionários públicos e subsídios para novos moradores. O benefício contribui com cerca de 20 a 25% do valor do imóvel. São Gonçalo é a única cidade no país que oferece esse tipo de benefício.


7 Geral

18 a 24 de Setembro de 2015

Em reunião com secretários, Teófilo pede mais contenção de despesas O prefeito de João Monlevade, Teófilo Torres (PSDB), reuniu-se com todos os secretários, assessores e diretores de autarquias para pedir mais contenção de despesas. O encontro aconteceu na sede da Associação de Municípios da Microrregião do Médio Rio Piracicaba (Amepi) na semana passada. Conforme o A Notícia já informou, o prefeito já tinha determinado redução de despesas na máquina administrativa. Após reduzir cargos comissionados e con-

VÁRIAS medidas foram adotadas pelo prefeito para reduzir o custo da máquina

tratos e diante da contínua queda da receita dos municípios, o prefeito reafirmou a necessidade de mais controle dos gastos públicos. Teófilo oficializou através do Decreto 99/2015, a suspensão de horas extras e pagamento de diárias, exceto em casos necessários à manutenção dos serviços básicos de saúde. No mesmo decreto, o prefeito decidiu, também, reduzir a execução de aulas extras e determinou que as horas extras inevitáveis em outros setores de-

verão ser compensadas. Ainda na reunião com o secretariado, o Prefeito alertou sobre a responsabilidade de cada um deles para o cumprimento das metas definidas. “Reduzir o custo da máquina pública é a primeira e indispensável ação de todo governante para superar os obstáculos advindos da crise que afeta todo o país”, disse o prefeito, reafirmando seu compromisso de continuar tomando medidas para manter em bom termo os serviços básicos que atendem

a população.

MAIS ECONOMIA Também na semana passada, a secretária de Fazenda Laura Carneiro reuniu os funcionários que atuam na sede da Prefeitura para pedir economia. Por causa da crise econômica, Laura apresentou uma série de medidas que deverão ser adotadas para contenção de despesas, como a redução do gasto com combustível, telefone, energia, além de materiais de escritório e de limpeza.

Prefeitura de Itabira decreta calamidade financeira

Arquivo JAN

A Prefeitura de Itabira decretou, na quinta-feira passada (10), estado de calamidade financeira diante da crise econômica que assola o município. A cidade, considerada uma das mais ricas da região, enfrenta dificuldades para manter o equilíbrio entre receita e despesas. Segundo informações da Assessoria de Comunicação do Executivo, vários cortes já adotados foram insuficientes para o equilíbrio financeiro do município, o que levou o prefeito Damon Lázaro de Sena (PV) a assinar o decreto. Segundo informações, a medida será válida por 120 dias, podendo ser prorrogada por igual período, caso a situação mantenha-se inalterada. As normas estabele-cidas no decreto serão aplicadas aos setores da Adminis-

tração Pública Direta, Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e Empresa de Desenvolvimento de Itabira (Itaurb).

GABINETE DE CRISE Outra medida foi a criação do Gabinete de Crise formado por representantes do Gabinete do prefeito, secretarias municipais de governo, Planejamento, Fazenda, Auditoria Interna e Controladoria, Administração e Procuradoria-Geral do Município. O grupo está autorizado a exonerar cargos comissionados, rescindir contratos temporários de prestação de serviços ou de outra natureza, considerando a permanência do mínimo necessário para funcionamento dos serviços públicos. Ainda seguindo o documento, também, neste período, fica proibida a realização de qualquer despesa que dependa de recursos próprios do Poder Executivo sem a expressa autorização do Gabinete de Crise. Os futuros convênios que dependam de contrapartida municipal poderão ser firmados somente com a autorização da comissão. Segundo o documento, também ficam suspensos novos investimentos, exceto nas áreas de saúde, educação e segurança pública. No decreto, consta ainda que poderá haver fusões de secretarias. A Prefeitura enviou à Câmara Municipal um Projeto de Lei propondo a redução de 25% do salário do prefeito, vice-prefeito e secretários municipais; superintendente da FCCDA, diretores-presidentes do Saae, Itaurb e Itabiraprev. O salário base do prefeito é de R$ 24,9 mil. Com a redução, Damon passa a receber R$ 18,7 mil.

MEIO EXPEDIENTE Outra medida determinada pelo prefeito Damon é a mudança da jornada de trabalho de parte dos servidores públicos municipais de algumas secretarias, a partir de segunda-feira (14). Funcionários deverão prestar serviço de 12h às 18h. Ficam ressalvadas dessa medida as secretarias municipais de Saúde e Educação e departamentos específicos de outras secretarias, em razão de suas peculiaridades.

Durante o período matutino, os servidores comissionados lotados nos prédios em que haverá redução do horário, ficarão à disposição de outras secretarias nas quais o atendimento permanecerá inalterado. Atualmente, há setores que funcionam internamente das 7h às 19h. Com o ajuste de 6 horas no funcionamento e a abertura dos prédios abrangidos pelo decreto, somente às 12h, haverá queda de consumo de energia elétrica (lâmpadas, elevador, computadores, impressoras e equipamentos), água, telecomu-

nicações, transporte, café, papel, copos descartáveis, materiais de limpeza e higiene, entre outros. Segundo a planilha elaborada pela equipe econômica, somente na manutenção do Paço Municipal e do prédio da Secretaria Municipal de Ação Social (SMAS) há um gasto mensal de R$ 150.890,00 com pagamentos de contas de água, energia elétrica e telecomunicações. Com a nova medida, estima-se que o valor cairá, promovendo uma economia direta de 33,32% aos cofres municipais.

PREFEITO DAMON Lázaro de Sena cortou o próprio salário em 25%

Arquivo JAN


8 Geral

18 a 24 de Setembro de 2015

Hospital e postos de saúde terão que informar escalas de médicos BELMAR defendeu seu projeto e Sinval não deixou de alfinetar a oposição

A Câmara Municipal de João Monlevade aprovou na última quarta-feira (16) o Projeto de Lei nº 890/2015, de iniciativa do vereador Belmar Diniz (PT), que determina que hospitais e unidades de saúde do município que prestam atendimentos de urgência e emergência tenham que afixar cartaz ou placa infor-

mando a escala diária de médicos plantonistas. Falando sobre o projeto na tribuna, Belmar salientou a importância de informar a população e frisou que os nomes dos médicos não constarão nos cartazes ou placas utilizados. “O projeto determina que os prestadores de serviço de urgência e emergência

do município informem quantas e quais são as especialidades disponíveis naquele dia. Vai ajudar o paciente a tomar a decisão de onde ser atendido e informar a população. Não irá expor os nomes dos médicos”, defendeu. Em sua fala sobre o projeto, o líder do governo no Legislativo, Sinval Jacinto Dias

(PSDB), elogiou a iniciativa, mas não deixou de ironizar a oposição. “Informar a população é sempre bom. Até porque neste governo haverá o que colocar nos cartazes de informação, pois há médicos atendendo. No governo passado, não tinha como informar, pois não tinham médicos”, destacou.

Empresário critica atendimento no PA

Luiz Ernesto

Novos horários para a Coleta Seletiva em Monlevade A Coleta Seletiva em João Monlevade será realizada nos bairros de segunda a sexta-feira, a partir das 8h. Às segundas-feiras, o recolhimento será nos bairros Vila Tanque, Areia Preta, Centro Industrial, Tietê, Amazonas, avenidas Getúlio Vargas e Wilson Alvarenga. Nas escolas dos bairros e no entorno do Hipermercado Comercial o caminhão irá recolher o lixo reciclável. Às terças-feiras, a Coleta Seletiva será no Vale do Sol, Mangabeiras, Rosário e empresas diversas. Às quartas-feiras será realizada no Lucília, Satélite, José de Alencar, Loanda, avenida Armando Fajardo, supermercado Trevo, avenidas Getúlio Vargas e Wilson Alvarenga e escolas dos bairros, além do entorno do Hipermercado. Às quintas-feiras será no Lourdes, Alvorada, Aclimação, Novo Horizonte, República, gráficas e escolas dos bairros. Às sextas-feiras a rota é a mesma das quartas-feiras. A ação é uma parceria entre a Prefeitura de João Monlevade e a Associação dos Trabalhadores da Limpeza e Materiais Recicláveis de João Monlevade (Atlimarjom). Informações pelo telefone (31) 3851-1813.

São Gonçalo recebe empresa de usinagem, tornearia e solda O prefeito de São Gonçalo do Rio Abaixo, Antônio Carlos Noronha Bicalho (PDT), inaugura, hoje (18), às 10h, as instalações da empresa Libertas Soluções Industriais, no Distrito Industrial I. Especializada em usinagem, tornearia e solda, a Libertas tem como sócios José Roberto Moreira, Hudson Oliveira dos Santos, Raul José Marchesini Fonseca, Geraldo Magella Grillo e Hélio Vasconcelos. Os empresários escolheram São Gonçalo do Rio Abaixo pela localização privilegiada e pelos benefícios oferecidos pelo Administração Municipal. O empreendimento vai gerar mais emprego e renda ao município. Esta é a terceira empresa inaugurada na cidade nos últimos meses.

Prefeitura Municipal de João Monlevade. Leilão 01/2015. Objeto: Venda de seus bens inservíveis: veículos e sucatas. Data: 27/10/2015 às 13:00 horas. Local: Secretaria de Obras: Av. Getúlio Vargas, nº 3171, Bairro Belmonte, João Monlevade. Os bens ficarão disponíveis para visitação nos dias 21, 22 e 23/10 de 13 às 16 horas e no dia 27/10/15 de 08 às 11 horas no mesmo local que será realizado o leilão. Realização: Patrícia Graciele de Andrade Sousa. Leiloeira Oficial. Edital e informações: www.patricialeiloeira.com.br. Tel: (31) 3243-1107.

Arquivo Jan

PRONTO Atendimeto foi alvo de críticas nesta semana

O empresário Antônio Marco Valamiel, mais conhecido como “Toninho Três Nós”, publicou uma postagem na última segunda-feira (14) em seu perfil na rede social Facebook em que critica o atendimento feito a ele no Pronto Atendimento (PA), horas antes da publicação. Segundo Toninho, um procedimento simples e que levaria sete minutos para ser feito o fez ficar na unidade por mais de duas horas. Ainda na postagem, o empresário cita uma enfermeira que, ao invés de atendê-lo, alegou precisar fazer serviços administrativos, o que acarretou a demora. A postagem foi feita ás 21h50.“Estive agora no PA. Estava lá desde às 17:20h e era para ser um procedimento de 7 minutos, como foi feito, só que às 19:40h. E executado por um enfermeiro, nem precisava de médico. É que a enfermeira (?) ... me disse que estava muito apertada. Ficou na sala dela de 18:30h às 19:20h ‘mexendo’ com papéis (eu acho) e não deu as caras. Serviço burocrático tem que fazer sim, mas atendimento ao público é prioridade, ou estou errado?”, desabafou em sua mensagem. Toninho ainda cita o prefeito Teófilo Torres (PSDB) em sua postagem, de forma cordial, lhe enviando um recado sobre o ocorrido. “Meu amigo Teófilo Torres, passo isso a você em público, pois

talvez você não saiba que esses fatos aconteçam, e na minha opinião, não podem acontecer”, destacou.

REPERCUSSÃO A publicação repercutiu no perfil do empresário e gerou várias opiniões, a maioria de apoio a sua crítica e de indignação com os serviços prestados pelo PA. Muitas das postagens traziam exemplos parecidos ao de Toninho, vividos por aqueles que opinaram ou por amigos e familiares. “Estamos abandonados. Quem é Teófilo Torres? Sinceramente desconheço, como grande parte da população. Outro dia um conhecido foi

tirar radiografia no PA e a atendente disse que achava que o aparelho não ia funcionar. Como assim? Estava de folga?”, opinou Suely Victória. Já em sua postagem, Iara Silva desabafa sobre um fato acontecido com um familiar. “Meu tio teve um AVC neste fim de semana e uma médica do PA deu dipirona para ele, como ele vomitou, ela deu plasil e o enviou para casa. Conclusão: a doutora não soube diagnosticá-lo. Agora ele está no hospital sem data para sair. O que podemos esperar de um profissional assim? De um Pronto Atendimento assim? O que esperar de uma cidade assim?”, comentou. A postura dos profissio-

nais do lugar também é questionada na postagem de Lídia Ferreira. “É, meu caro. Isso quando você não entra para consultar e o médico fica no ‘whatsapp’, pouca vergonha. Hora de descanso eles têm. Você chega para consultar e eles estão dormindo. Vergonha.”, escreveu. Já Mônica Oliveira deixou claro seu receio com o PA. “Tenho pavor deste lugar. Passo lá e faço o nome do Pai, pedindo piedade para os que lá estão”, desabafa. Questionada sobre o assunto através de sua Assessoria de Comunicação, a Prefeitura, até o fechamento da edição, não havia se pronunciado.

INFORME

Após 9 anos, Funcionária Pública retorna às suas funções É com imensa satisfação e orgulho que compartilho com a Comunidade Monlevadense, o meu retorno, neste ano, à E.E. João XXIII, após decisão favorável da Justiça, em 2ª Instância, proferida pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais, em 28/07/2014. Há 9 anos fui acusada, injustamente, de ter desviado recursos da Caixa Escolar João XXIII.

Perseguida por alguns políticos, autoridades da Secretaria de Estado da Educação e parte da imprensa, me mantive firme e convicta de que a Justiça seria feita, garantindo a continuidade de meus trabalhos como profissional da educação na referida Instituição de Ensino. Provei a minha inocência, colocando por terra toda e qualquer acusação que me foi feita no passado.

SOU BRASILEIRA E NÃO ME CURVO NEM DESISTO NUNCA!!!!!!!!!!!!!!!!!! Jalva de Fátima Ribeiro Santos

EDITAL DE PROCLAMAS Cartório de Registro Civil de João Monlevade - Oficial Titular: Rosa Maria Bedetti Frade Tavares Avenida Getúlio Vargas, 4133, Carneirinhos - 35930002 - João Monlevade - MG

FAZ SABER QUE PRETENDEM SE CASAR:

018093 - JOÃO DOS SANTOS MOREIRA, divorciado, maior, Motorista, residência Rua Sucupira, 309, João Monlevade-MG, filho de JOSÉ APOLONIO MOREIRA e ANA SECUNDINA DE JESUS; e MARIA SIRLEI DA SILVA, solteira, maior, Cozinhiera, residência Rua Sucupira, 309, João Monlevade-MG, filha de JOSÉ TEODORO DA SILVA e MARIA MADALENA MOREIRA SILVA; 018094 - GERALDO DA CRUZ FERREIRA, viúvo, maior, Pedreiro, residência Rua Gata Sul, 637, João Monlevade-MG, filho de JOSÉ DO ROSARIO FERREIRA e TEREZINHA DA CRUZ FERREIRA; e GERALDA DA CONCEIÇÃO CRUZ, solteira, maior, Auxiliar de Serviços Gerais, residência Av. Luzia Brandão Fraga Souza, 11, João Monlevade-MG, filha de JOSÉ DA CRUZ e MARIA JOSÉ DA CRUZ; 018095 - CLÉVERTON DE FREITAS LOPES, divorciado, maior, Mecânico Montador, residência Rua Cruzeiro do Sul, nº 255, João Monlevade-MG, filho de VICENTE DAS GRAÇAS LOPES e DORVALINA MARIA DE FREITAS LOPES; e SUELY DAS GRAÇAS SANTOS, solteira, maior, Auxiliar de Serviços Gerais, residência Rua Berlim, 467, João Monlevade-MG, filha de ANTÔNIO RAIMUNDO DOS SANTOS e RITA DAS GRAÇAS DOS SANTOS; 018096 - RICARDO DE OLIVEIRA SILVA, solteiro, maior, Mecânico, residência Rua Arthur Bernardes, 77, João Monlevade-MG, filho de JOSÉ SEBASTIÃO DA SILVA e NILZA APARECIDA DE OLIVEIRA SILVA; e THAYNARA DE SOUZA BARBOSA, solteira, maior, Auxiliar Administrativo, residência Rua Arthur Bernardes, 77, João Monlevade-MG, filha de SÉRGIO BRAGA BARBOSA e MARILENE DE SOUZA BARBOSA; 018097 - RONALD HEBERT DE SOUZA, solteiro, maior, Motorista, residência Rua Lavras, 33 B, João Monlevade-MG, filho de JOSÉ CARLOS SOUZA e MARIA MÁRCIA SOUZA; e ELISANDRA MARIA DE LIMA, solteira, maior, Agente de Viagem, residência Rua Ipatinga, 228, João Monlevade-MG, filha de SILVÉRIO IGNÁCIO DE LIMA e GERALDA LUCIANA DE LIMA; 018098 - JOSÉ VICENTE ASSUNÇÃO, divorciado, maior, Construtor Civil, residência Rua Ipatinga, 263, João Monlevade-MG, filho de RAIMUNDO MIRANDA ASSUNÇÃO e VICENTINA DE PAULA ASSUNÇÃO; e PRISCILLA CRISTINA DE OLIVEIRA, solteira, maior, Cabeleireira, residência Rua Ipatinga, 263, João Monlevade-MG, filha de e CARLA CRISTINA DE OLIVEIRA; 018099 - RODRIGO ALVES NOMURA, solteiro, maior, Analista de Sistemas, residência Rua Cobre, 48, João Monlevade-MG, filho de PAULO KIOSHI NOMURA e MARIA APARECIDA ALVES NOMURA; e TAMIRES KELES DA FONSECA, solteira, maior, Assistente Administrativo, residência Rua Vereador Nozinho Caldeira, 45, João Monlevade-MG, filha de JOSÉ CÁSSIO DA FONSECA e RAIMUNDA INÊS KELES DA FONSECA; 018100 - MÁRCIO HENRIQUE CABRAL, solteiro, maior, Monrador de Andaime, residência Rua Vinte e Seis, 28, João Monlevade-MG, filho de e REGINA INÁCIA CABRAL; e FRANCISCA ISMÊNIA ARCANJO, solteira, maior, Doméstica, residência Rua Vinte e Seis, 28, João Monlevade-MG, filha de MIGUEL ARCANJO e MARIA IZABEL DE OLIVEIRA ARCANJO; 018101 - FABRICIO FERNANDES ROCHA, solteiro, maior, Eletricista, residência Av. Rui Barbosa, 500, Itabira-MG, filho de JOSÉ VICENTE ROCHA e MARIA LUCIA APARECIDA ROCHA; e LIDIANE DA SILVA SANTOS, solteira, maior, Auxiliar de Saúde Bucal, residência Rua Antonio Dias, 15, João Monlevade-MG, filha de SEBASTIÃO VICENTE DOS SANTOS e MARIA EFIGÊNIA DA SILVA SANTOS;

Os contraentes apresentaram os documentos exigidos pelo art.1525 do Código Civil Brasileiro. Se alguém souber de algum impedimento, que os impeçam de se casar, queo faça na forma da Lei:

João Monlevade, 17 de Setembro de 2015

Cartosoft - Automação de Cartórios do Registro Civil www.cartosoft.com.br

ROSA MARIA BEDETTI FRADE TAVARES Oficial do Registro Civil


Geral

18 a 24 de Setembro de 2015

9

Uemg desenvolve pesquisa para fabricar tijolo ecológico A Faculdade de Engenharia da Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) desen-

volve uma pesquisa para transformar rejeitos de minério de ferro, solo e cimento, em tijolos

ecológicos. O material é ecológico por não usar queima e ser produzido a partir de restos de

tência estão sendo feitos. “O tijolo apresenta alta resistência e possui baixo custo de produção, além de economizar muito na realização da obra”, opinou o professor. O professor Marco Antônio Gomes também afirmou que, em breve, começam os testes para a fabricação de tijolos a partir do lodo produzido pela Estação de Tratamento de Água (ETA). Segundo ele, antes, o rejeito era levado para o aterro sanitário. No entanto, a prática agora é proibida por Lei e é preciso pensar em ações ecológicas para lidar também com esse rejeito. As prensas para a fabricação dos tijolos foram cedidas a

partir de uma parceria com a Secretaria Municipal de Obras. Além da fabricação de tijolos, as prensas também são utilizadas no Projeto “Eco-Tijolo Ecológico” – Construindo cidadania através de empreendimentos solidários. Esse é um projeto de Extensão sob orientação do professor Leonardo Lúcio Gouveia, que vai ensinar pessoas de baixa renda a contruir o tijolo de forma rápida e com um custo mínimo de produção. Segundo o aluno Daniel Abreu, o projeto visa buscar o espirito empreendedor, inovador e sustentável, gerando atitude cooperativista entre os participantes do projeto.

ShineOn concorre a prêmio estadual

O ALUNO Daniel mostra os tijolos que são fabricados no laboratório da Uemg Divulgação /Facebook

Alunos da casa de Cultura fazem recital de violão Foram doze apresentações realizadas no Recital de Violão da Casa de Cultura de João Monlevade, na noite de segunda-feira (14). Dezoito alunos do curso de violão, ministrado pelo professor Guilherme Gomes, tocaram clássicos como “Para Não Dizer que Não Falei das Flores”, “Chalana”, “Samba de Uma Nota Só” e “Wave”, até o rock de “Que País é Esse”, “A sua maneira” e “Pescador de Ilusões”.

materiais industriais. O projeto começou a ser desenvolvido em 2014 pelo professor Dr. Marcos Antônio Gomes que orienta o aluno Daniel de Abreu Milagre, graduando do curso de Engenharia de Minas. O trabalho nasceu com o objetivo de otimizar os rejeitos da mineração. “O rejeito do tratamento do minério, é hoje um dos grandes problemas das mineradoras, o que levou ao desenvolvimento do trabalho para reaproveitamento desses materiais”, afirmou o professor. Ainda segundo o docente, todo o trabalho é desenvolvido no laboratório da FaEnge, em João Monlevade, onde os testes de resis-

O professor Guilherme explica que o curso ofertado na Casa de Cultura já conta com 120 alunos que aprendem diversas técnicas de como tocar o violão em 25 aulas semanais. “No Recital, tivemos apresentações de alunos que estão desde o ano passado, mas também alguns que entraram há alguns meses”, explica Gomes. Durante o evento, as alunas Isabella Oliveira Teixeira, de 8 anos e Jenifer Sabrina de

Paiva, de 10 anos tocaram a música “Asa Branca”, do cantor Luiz Gonzaga. Outro destaque foi a aprendiz Raquel Filgueiras, que faz aulas há dois meses, que cantou e tocou “A Noite”, da cantora Tié. “A aluna não tocava violão anteriormente, mas se mostrou com técnica para se apresentar, além de cantar muito bem”, destacou Guilherme. O Recital de Violão teve como objetivo motivar e capacitar os alunos para futuros projetos e apresentações, além de promover uma experiência a mais com a música e apresentar conceitos e técnicas repassados durante as aulas. Outros números de violão poderão ser prestigiados na Mostra de Talentos da Fundação Casa de Cultura, que ocorrerá em dezembro, no Anfiteatro do Centro Educacional.

A agência de publicidade ShineOn Comunicação, de João Monlevade, irá concorrer ao 4º Prêmio Minas de Comunicação Criativa, na categoria Jornal. A agência monlevadense foi selecionada para a disputa e é uma das finalistas com a peça publicitária “Este também é um sinal de trânsito. Respeite”. A peça é uma campanha de conscientização no trânsito e em apoio ao Serviço Voluntário de Resgate (Sevor). O 4º Prêmio Minas de Comunicação Criativa, edição 2015, é uma iniciativa do Sindicato de Propaganda do Estado de Minas Gerais (SINAPROMG), do Clube de Criação Publicitária de Minas Gerais (CCPMG), da Associação Mineira de Propaganda (AMP), da Associação Brasileira das Agências de Publicidade (ABAPMG), da Associação Brasileira de Design (ABDESIGN) e da Associação Brasileira dos Agentes Digitais de Minas Gerais (ABRADi-MG). Sua realização é anual e objetiva contribuir, estimular a criatividade e preservar a memória da propaganda mineira, seus profissi-

Reprodução

PEÇA publicitária criada pela agência monlevadense

onais e anunciantes. O Prêmio será realizado em versão estadual única, abrangendo todos os municípios do Estado de Minas Gerais, de acordo com os princípios básicos do

regulamento. A organização, coordenação e execução do Prêmio é de responsabilidade do SinaproMG, juntamente com as associações parceiras, através da Comissão Organizadora do festival.


10 Geral

18 a 24 de Setembro de 2015

Diretores da Sotreq e prefeito visitam futuras instalações

Elisângela Bicalho/PMSGRA

PREFEITO Antônio Carlos, secretários municipais e empresários no momento da visita

O prefeito de São Gonçalo do Rio Abaixo, Antônio Carlos Noronha Bicalho (PDT) e diretores da Sotreq visitaram, na quarta-feira (16), as obras de construção da filial da empresa no município. De acordo com o gestor do projeto Sotreq São Gonçalo, Paulo Périssé, a obra está em fase de acabamento. “A alvenaria e a parte elétrica estão prontas. A hidráulica e a sanitária já estão sendo concluídas. A previsão de finalização da obra é final de novembro”,afirmou. O coordenador Administrativo Financeiro da Sotreq - unidade Vespasiano, Francisco Assis Franco dos Santos, e a coordenadora Administrativa da Sotreq - filial Itabira, Jane Gonçalves, são os responsáveis por

acompanhar a fase final dos serviços. Segundo Francisco Santos, assim que a obra for entregue à Sotreq, terá início a estruturação, montagem de equipamentos e compra de mobiliário para, só então, a empresa começar a funcionar. “A data da inauguração ainda será definida. Porque temos prazo para terminar a obra, depois precisaremos de um tempo para estruturar, mobiliar, instalar sistemas de informática e adequar, para podermos realmente começar a rodar”, afirmou. No encontro, o prefeito Antônio Carlos falou dos investimentos da Administração Municipal para diversificar a economia local, a fim de criar novos empregos para o cidadão são-

Empresários discutem contratação de jovens e fundo municipal Empresários, representantes do poder público e de entidades de João Monlevade discutiram, na manhã de ontem (17), ações para a contratação de jovens aprendizes na cidade. Além dessas, também foi debatido o Fundo Municipal para a Infância e Adolescência e os benefícios para as empresas. Ainda no encontro, o prefeito Teófilo Torres (PSDB) falou sobre como as empresas podem ajudar a cidade a atravessar os tempos de crise econômica. “Devemos nos concentrar em encontrar caminhos e novas soluções. As empresas que doarem parte de seus impostos para o Fundo Municipal destinam para o município recursos que iriam para o Governo Federal. É importante mantermos o máximo de recursos dentro de nossa cidade, principalmente, no que se refere ao cuidado com nossas crianças e adolescentes”, explicou o prefeito. Ele também ressaltou que a contratação de jovens aprendizes é um excelente caminho para contribuir para o futuro dos adolescentes através da geração de trabalho e renda.

gonçalense. “Nosso Governo tem trabalhado para promover o desenvolvimento do município e para proporcionar mais qualidade de vida à população. Priorizamos a saúde, a educação, a moradia e a capacitação profissional com foco na geração de

renda. Aproveito a oportunidade para pedir que a Sotreq priorize a contratação de mão de obra local”, enfatizou o prefeito. Participaram da visita o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Breno Fonseca Starling; o assessor Márcio

Diana Fernandes; o gerente administrativo da Sotreq do Rio de Janeiro, Marcelo Men-donça; os representantes da Sotreq, José Cláudio, Francisco Santos, Leonardo Vassalo, Paulo Boaventura; o representante da Serra Engenharia, Eduardo Serra, e o arquiteto

André Bertaz-zo; os empresários da Martins Barros Imóveis e JBC Imóveis, José Maria Martins de Barros, João Braga Couto, Frederico de Barros e o diretor da Admob, Paulo Périssé - empresas responsáveis pela execução das obras.

Amanhã acontece “Virada Educação” A data em que o educador Paulo Freire completaria 94 anos, 19 de setembro, foi escolhida pelo Governo Estadual como o dia da “Virada Educação Minas Gerais”. O evento, em João Monlevade, contará com a participação de 13 escolas estaduais e mais de 500 alunos e professores. Serão realizadas apresentações das atividades desenvolvidas nas escolas e uma passeata até à Câmara Municipal. As ações do dia vão marcar a abertura da agenda da

Virada, que pretende levar os jovens de 15 a 17 anos de volta aos estudos. É o pontapé inicial para fazer da escola um ambiente interessante e confortável para os jovens, através de mobilizações permanentes pelo fortalecimento do Ensino Médio em Minas Gerais. As atividades vão começar no Sindicato dos Trabalhadores, às 7h, na rua Duque de Caxias, no bairro José Elói. A passeata até à Câmara Municipal está marcada para as 10h.

Casa da MÃE JOANA 206 Participe desta coluna mandando sua foto para o e-mail anoticia@anoticiaregional.com.br ou se preferir faça a denúncia através do telefone (31) 3851-1791. WhatsApp: (31) 9954-1111

Luiz Ernesto

PROBLEMAS em locais bem próximos levam prejuízos aos moradores

A Casa da Mãe Joana desta edição traz três situações de descaso e prejuízo aos cidadãos em espaços bem próximos. A cena foi registrada na avenida Rodrigues Alves, no bairro República. São dois buracos (um deles já foi noticiado em edição anterior) sinalizados com galhos de árvores pelos moradores e um trecho de passeios e canteiros centrais repletos de lixos espalhados, atrapalhando a passagem dos pedestres. A Prefeitura informou que os reparos já estão sendo executados.


18 a 24 de Setembro de 2015

Polícia 11

“Lojas Protegidas” promove arrecadação de brinquedos O grupo de Whatsapp “Lojas Protegidas”, que foi criado para integrar comerciantes e a Polícia Militar de João Monlevade, está promovendo a campanha “Faça uma criança feliz”. Os brinquedos arrecadados serão entregues a quase 400 meninos e meninas dos sete núcleos da Fundação Crê-Ser na cidade. As doações já arrecadadas foram feitas por comerciantes

e pela comunidade. Podem ser doados brinquedos novos e usados desde que estejam em bom estado de conservação. Os postos de coleta estão espalhados pela cidade e são mais de 25 locais entre lojas, academias, supermercados, autoescola, entre outros.

FEST FESTAA No dia 3 de outubro, de 12h

às 17h, os brinquedos arrecadados serão entregues para as crianças em uma festa promovida pelo grupo de voluntários no Social Clube. De acordo com a soldado Bruna Chrystian, diversos parceiros estão ajudando, doando alimentos e bebidas, além de diversos brindes. “Conseguimos boas parcerias e as crianças poderão usar a piscina do clube e haverá a presença do grupo Tambores do

Morro, que vai fazer uma roda de capoeira. Os Doutores da Alegria também farão um número. Os participantes poderão comer algodão doce, pipoca e pular na cama elástica”, explicou Bruna. Os interessados em doar alimentos, bebidas e brinquedos para o evento podem procurar a soldado no 1º Pelotão da Polícia Militar, na Praça Sete, ao lado do Settran, no bairro Carneirinhos.

Bate o carro, leva cinco tiros e sobrevive Um homem foi alvejado com cinco tiros após bater o seu carro e sobreviveu. O fato aconteceu na madrugada do último domingo (13). A Polícia Militar foi acionada por funcionários do Hospital Margarida em virtude de um paciente ter dado entrada no local com ferimentos causados por arma de fogo. Na casa de saúde, os militares encontraram um homem de 27 anos com três perfurações na cabeça e duas no peito. Como a vítima não corria risco de morte, os policiais foram autorizados a interrogá-la. O homem relatou que estava em um baile funk no bairro Boa Vista e ao retornar do bairro Estrela Dalva, onde foi levar a sua prima em casa, se envolveu em uma colisão com outro veículo. A batida entre o Gol da vítima e um Astra aconteceu na rua José Faustino Taveira. Com a colisão, um dos ocupantes do segundo carro sacou uma arma de fogo e efetuou os disparos contra o homem, que ainda estava dentro de seu carro, mas logo após fugiu do local, indo em sentido ao bairro Santa Bárbara. Após colherem informações sobre a ocorrência, os militares iniciaram o rastreamento dos autores. No bairro Boa

Vista se depararam com o autor dos disparos ainda no local do acidente e com o irmão da vítima, que confirmou a versão dos fatos. O responsável pelos disparos assumiu que acionou o guincho para a remoção do veículo Gol, placas MMT 8210, de cor azul e, segundo ele, iria levá-lo como garantia de pagamento pelos danos causados ao seu veículo. Os militares queriam que a vítima tentasse reconhecer o autor dos disparos, porém, ela disse que tudo aconteceu muito rápido e que somente recordava do Astra e não havia visto o rosto dos ocupantes. A perícia foi acionada e localizou no veículo Gol um projétil alojado no forro da porta do lado direito, possivelmente um calibre 22, e danos generalizados na dianteira. No Astra nenhum vestígio de arma de fogo foi encontrado. O veículo sofreu amassamento do capô, do pára-choque dianteiro, quebra dos faróis e seta dianteira. Os dois envolvidos, tanto a vítima como o suspeito, não possuem Carteira Nacional de Habilitação. Os dois veículos foram removidos ao pátio credenciado por crime e infração de trânsito. O suspeito foi apresentado à autoridade policial judiciária para demais providências.

Caminhão de abacaxi é incendiado Um caminhão que vende abacaxi há anos na avenida Getúlio Vargas, próximo a antiga garagem da Enscon e a poucos metros do Batalhão da Polícia Militar, foi alvo de um incêndio na madrugada de terça-feira (15). De acordo com o proprietário da mercadoria e do veículo, ele foi avisado por outras pessoas que o crime tinha acontecido e acionou a Polícia Militar. Os militares compareceram ao local, onde foi verificado que a carroceria do veículo, de placas MAS-4283, de Marataízes, Espírito Santo, havia sido incendiada. A lona, parte da madeira e as caixas de plástico com abacaxi foram queimadas. Segundo o Boletim de Ocorrência, havia indícios de que

alguém, não identificado, apagou as chamas, pois havia água no interior da carroceira e no chão do estacionamento. A vítima calcula que teve um prejuízo de cerca de mil reais. O proprietário acredita que o autor queria furtar parte da carga de abacaxis, contudo, como tem uma gaiola de ferro com tela de arame, não conseguiu. Por isso, o veículo foi incendiado. A vítima informou aos policiais que suspeita de dois indivíduos que estavam nas imediações da praça do bairro Belmonte, mas não soube informar a identificação deles. A perícia técnica foi acionada e após os trabalhos de praxe, liberou o local para a vítima recolher o que havia sobrado no veículo.

vítima. O local foi devidamente preservado até a chegada do perito que realizou os trabalhos de praxe no corpo e no veículo, que foi removido ao pátio credenciado. Conforme o Boletim de Ocorrências, populares informaram que quando a vítima trafegava pela via, foi alvejado por disparos efetuados por dois cidadãos em uma moto de cor escura. O passageiro e piloto estavam com arma em punho, atiraram e

Idosa sofre tentativa de estupro pelo neto que é deficiente mental Um jovem de 18 anos e que, segundo o Boletim de Ocorrências, sofre com deficiência mental, teria tentado estuprar a avó, de 69 anos, na tarde de quarta-feira (16), na rua São Paulo, no bairro Bandeirantes, em Bela Vista de Minas. A PM foi acionada por enfermeiras do posto de saúde do local, onde foi informado que a idosa teria sido agredida e foi encaminhada para o Hospital Margarida. Com o apoio dos militares, as enfermeiras e uma psicóloga chegaram até o autor e o levaram para o Sésamo, em João Monlevade, para que ele pudesse ser medicado. No local, ele foi atendido e, após ter sido liberado, tentou agredir a psicóloga com um soco, mas foi contido pelos policiais. Segundo o Boletim de Ocorrências, o jovem dizia a todo o momento que a profissional havia acabado com a vida dele. Diante da tentativa de agressão, o médico que prestou o atendimento tentou a internação do autor em hospitais psiquiátricos de Belo Horizonte. Porém, não havia vagas. O jovem foi imobilizado e encaminhado ao Pronto Atendimento, onde tomou uma medicação e aguardará internação em alguma unidade para deficientes metais. A idosa relatou que o neto tentou agarrá-la duas vezes na quarta-feira para ter relações sexuais. Na primeira vez, ela conseguiu escapar. Porém, na outra tentativa, ele a beijou na boca, mostrou o órgão genital e pediu que ficassem juntos, uma vez que as meninas mais novas e da idade dele não o queriam. Devido ao autor estar imobilizado e sedado não houve a possibilidade de ser apresentado ao delegado de plantão. Segundo informações do Hospital Margarida, a senhora deu entrada na casa de saúde e apresentava confusão mental, devido ao nervosismo. Ela fez exames de raio-x e tomografia e foi liberada. Ainda segundo a Assessoria do Margarida, ela não apresentava ferimentos no corpo.

Mais um ônibus é assaltado em Monlevade Divulgação

O PROPRIETÁRIO acredita que teve um prejuízo de cerca de mil reais

Homem é morto em Itabira Na noite de segunda-feira (14), a Polícia Militar encontrou um homem no interior de seu veículo com uma perfuração no pescoço, provocada por disparo de arma de fogo, na rua Humberto Campos, no Bairro Santa Ruth, em Itabira. O jovem assassinado foi Júlio César Severiano, de 25 anos. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi chamado e constatou o óbito da

Divulgação

JÁ FORAM arrecadados diversos brinquedos, que serão doados para quase 400 crianças da Fundação Crê-Ser

logo após evadiram no sentido centro. Segundo informações dos familiares, a vítima vinha sofrendo ameaças por parte de uma pessoa conhecida, mas não souberam passar mais detalhes. A motocicleta e os ocupantes já teriam sido denunciados a Polícia Militar, na tarde do dia do crime. O denunciante relatou que uma moto de cor azul, com dois ocupantes, sendo que um estaria armado e

usando capacete azul-claro estava circulando pelo bairro Santa Marta. No BO, consta que a vítima possui várias passagens pela polícia, sendo essas por tráfico de drogas, ameaça, furto e infrações de trânsito. Os militares realizaram rastreamentos, mas até o fechamento da edição nenhum dos dois foi localizado. (Com informações Defatoonline.com.br)

Um motorista de ônibus da linha 12, “Boa Vista ao Jacuí”, foi assaltado por dois homens que se passaram por passageiros. O crime aconteceu quando o coletivo saía do ponto final no bairro Boa Vista, por volta de 22h da última terça-feira (15). Os autores ameaçaram a vítima, levaram aproximadamente R$100,00 e fugiram em seguida, tomando rumo ignorado. Foi realizado rastreamento pelo bairro, com apoio das viaturas Tático Móvel e Supervisão. Contudo, os assaltantes não foram localizados.


12 Geral

18 a 24 de Setembro de 2015

Câmara entrega mais títulos de Cidadania Honorária e Honra ao Mérito A noite da última quarta-feira (16) foi marcada por homenagens na Câmara Municipal de João Monlevade. Durante a reunião ordinária foram entregues mais três honrarias pelo Legislativo monlevadense. Foram condecorados com títulos de Cidadania Honorária os empresários Gercy Soares Couto e Lucien Marques e, com o Diploma de Honra ao Mérito, a bancária aposentada e professora Maria Helena da Silva Campos Cruz. Todas as honrarias foram de iniciativa do presidente da Câmara, Djalma Bastos (PSD). Gercy Couto é natural de Alvinópolis e tem atuação destacada como empresário do ramo contábil em várias regiões do Estado, além de colaborar em diversas atividades beneficentes. Lucien Marques é premiado empresário

do ramo farmacêutico e ainda atuou ou atua em diversas entidades, como Sevor, Acimon, Credimep, Associação São Vicente de Paulo, Funcec e outras. É também fundador e membro do Grupo Espírita Luz de Nazaré. Ele é natural de São Domingos do Prata. A terceira homenageada, Maria Helena da Silva, é bancária aposentada, administradora de empresas, pedagoga, escritora e atua no Grupo Convivência Feliz da 3ª Idade e no Lions Clube Monlevade Centro. Para o presidente da Câmara e autor das homenagens, Djalma Bastos, foi uma honra e alegria realizar a entrega das homenagens. “Fico muito feliz em prestar esse reconhecimento a personalidades de nosso município que merecem, e muito, essas honrarias”, destacou.

Cíntia Araújo/Acom CMJM

HOMENAGENS foram entregues na noite da última quarta-feira


RESUMO DE NOVELAS

2

João Monlevade, 18 a 24 de Setembro de 2015 GB Edições

Bento revela o segredo de Vitória para Dorotéia e conta que chegou a capturar Bernardo. Felipe pensa nas insinuações de Melissa sobre Lívia. Vitória tem um pesadelo com Bento. Ariel leva Bernardo até o casarão. Emília fica furiosa com Ariel e o expulsa da casa de Gema. Roberto tenta conquistar a confiança de Massimo. Dorotéia fala para Melissa que Bernardo está vivo. Felipe é frio com Lívia e Anita incentiva a amiga a se manter perto do conde. Ariel chora por suas escolhas erradas. Bento entra na gruta à procura de Bernardo. Ariel leva Lívia e Felipe até Belarrosa.

Dom Pepino e Gabo se unem para destruir Grego e Benjamin. Ximena se aproxima de Alceste para conseguir informações sobre os planos de Dom Pepino. Grego dá um ultimato em Jávai. Dom Pepino pede ajuda a Soraya para ser mentor de Benjamin. Gabo e Sabão comemoram a sabotagem ao Cebola Brava. Cícero descobre que o fiscal que fechou o restaurante é falso e comunica a Mari e Benjamin. Mari e Benjamin conseguem reabrir o Cebola Brava e convidam um crítico para uma degustação.

Atena socorre Romero, contrariando Ascânio. Mesmo passando mal, Romero consegue cumprir a missão dada por Tio e entrega uma bomba artesanal a Salazar na prisão. Nelita se diverte com Orlando, enquanto Nora se desespera com o sumiço da filha.Romero recebe o dinheiro de sua operação com Tio e enterra a quantia em um cemitério. Orlando e Nelita mentem para Nora e Gibson. Janete sofre por Vavá, que se reconcilia com Mel.Adisabeba ordena que Alisson se instale na casa de Ninfa. Dante se incomoda ao ver uma foto de Romero com Juliano no jornal.

Lívia fica intrigada com a distância de Felipe. Severa recebe uma carta e tenta escondê-la de Anita. Walmir sugere que Rita o beije para despertar ciúmes em Pérsio. Felipe ajuda Lívia e Ariel sorri. Emília pede para Anita avisar a Lívia que viajará com Bernardo. Anita tenta esconder seu mal-estar de Gema. Pedro induz Chico a contar o que sabe sobre Raul e Gema. Anita desmaia nos braços de Afonso. Gema fica desolada ao saber a reação de Pedro após falar com Chico. Ariel abriga Lívia e Felipe em uma tapera.

Elias faz uma boa crítica à comida do Cebola Brava. Alceste se consulta com Patrícia, que a aconselha a procurar um psiquiatra. Ximena desconfia de que alguém esteve com Gabo. Alceste tenta convencer Margot de que Benjamin pode negar sua autoria no Projeto Comunidade e incentiva a arquiteta a colocar seu plano em prática. Soraya se irrita por não conseguir fazer uma reserva no Cebola Brava. Alceste procura Benjamin.

Romero comemora o sucesso da operação e a fuga de Salazar da prisão. Tio comenta com Orlando que Romero não deverá ser promovido.Juliano questiona Djanira e Zé Maria sobre a ligação que eles têm com Romero. Tóia e Juliano discutem por causa de Zé Maria e o rapaz pede um tempo à namorada. Romero pede Atena em namoro. Adisabeba afirma a Zé Maria que Romero está armando contra Djanira.Vavá decide levar Mel para sua casa e Feliciano convence Janete a enfrentar o ex-marido. Romero descobre que foi roubado e suspeita de Ascânio.

Zilda não gosta de ver Afonso perto de Anita. Vitória fica impressionada com a semelhança entre Lívia e sua tia ao ver um antigo retrato. Lívia e Felipe se reconciliam. Gema implora que Raul não deixe Campobello. Melissa tem um pesadelo com Berenice. Lívia e Felipe se beijam. Bento invade o quarto de Rosa. Raul recebe uma ordem de prisão e Gema se desespera. Pedro ameaça contar a Felipe a verdade sobre Lívia.

Alceste aconselha Benjamin a deixar que Dom Pepino trabalhe na Pilartex. Alceste arma para que Mari pense que Benjamin a traiu. Grego avisa a Jurandir para afastar Eva e Paulucha de Paraisópolis, a fim de protegê-las. Benjamin confessa a Mari que Alceste tentou beijá-lo. Patrícia aconselha Margot a ficar longe de Alceste. Grego e Alceste ficam juntos. Benjamin demite Alceste. Margot flagra Alceste beijando Grego. Alceste ameaça a filha de Benjamin.

Ascânio revela a identidade verdadeira de Tóia e Romero não acredita. Juliano comenta com Tóia que ouviu Djanira dizer que Romero está doente.Mel joga charme para Feliciano e Breno. Ascânio leva Romero à pensão de Sueli, que consegue expulsá-los de lá. Ascânio comenta com Romero que acredita que Atena esteja apaixonada por ele.Tóia procura Romero na Fundação. Atena chantageia Romero e mostra o vídeo de seu encontro com Tio.

Pedro faz insinuações a respeito de Lívia e Felipe exige que ela se afaste de Vitória. Anita confirma sua gravidez e chora nos braços de Lívia. Rosa conta a Zilda que Bento apareceu em seu quarto. Vitória implora para Lívia continuar a seu lado. Chico vai atrás de Raul e Emília se preocupa. Lívia se desespera ao ver Vitória desmaiada. Raul tenta se explicar para o delegado. Rita beija Pérsio. Vitória mostra a Botelho e Lívia o retrato de sua tia. Pedro faz uma revelação sobre Lívia e Felipe para Melissa.

Benjamin avisa a Alceste que não aceitará ameaças contra sua família. Alceste é retirada da Pilartex pelos seguranças. Jurandir diz a Eva que Grego alertou sobre uma disputa em Paraisópolis. Mari propõe a Danda que as duas comprem uma casa para Eva. Mari comenta com Olga que Grego ordenou o fechamento de todos os estabelecimentos na comunidade. Ximena decide ir para Paraisópolis. Alceste demonstra desequilíbrio.

Atena propõe parceria a Romero. Ascânio conta para Tóia sobre a doença de Romero. Romero passa mal e Tóia o ampara.Sueli afirma a Atena que ela está apaixonada. Rui decide comprar uma casa no Morro da Macaca sem falar com Tina. Alisson e Ninfa se unem contra Merlô. Nelita arma para que Nora acredite que Belisa está fora de si. Djanira visita Romero e o questiona sobre Ascânio. Dante revista a casa de Djanira atrás de Zé Maria e Juliano se desentende com o policial.

Vitória sonda Zilda sobre a viagem de Felipe e Lívia. Gema e Chico conseguem falar com Raul na prisão. Felipe é frio com Lívia e exige que ela se afaste de Vitória assim que a condessa se recuperar. Gema pede para Pedro retirar a queixa contra Raul. Felícia insiste para Rita contar o que houve entre ela e Pérsio. Bernardo questiona Emília sobre o trabalho de Lívia. Zilda não deixa Gema falar com Vitória. Felipe liberta Raul da cadeia. Rita conta para Walmir que beijou Pérsio e ele fica decepcionado. Melissa invade o quarto de Lívia.

Danda conta a Dom Pepino o que aconteceu com Alceste. Soraya convida Jurandir e Eva para dormirem na casa dela. Dom Pepino pede a Danda que acompanhe o tratamento de Alceste. Fradique explica a Rosicler que a Associação não pode arcar com o conserto do bonde. Tomás insiste para que Paulucha lhe conte o que determinou o fim de seu relacionamento. Margot chega em casa com Maria e se assusta ao ver Alceste.

Dante ameaça prender Juliano por desacato e Tóia pede ajuda a Romero. Adisabeba tenta defender Juliano e acaba acusada por Dante. Tóia e Juliano descobrem que Dante é filho de Romero.Romero convence Dante a liberar Juliano e Adisabeba. Ascânio revela a Atena que Romero é filho de Djanira. Juca destrata Domingas e Indira incentiva a amiga a deixar o marido.Merlô seduz Ninfa, que se culpa por causa de Alisson. Gibson e Feliciano se encontram no apartamento de Claudine. Djanira chega com Atena à casa de Romero.

Lívia enfrenta Melissa e a expulsa de seu quarto. Gema elogia Felipe para Emília. Felipe conta a Zilda que demitiu Pedro. Anita revela a Roberto que está grávida e é destratada pelo rapaz. Melissa fica apreensiva com a busca de Felipe pelo diário de Berenice. Alex esconde o diário de sua mãe. Zilda tenta descobrir com Raul o motivo que o afastou do trabalho. Botelho se encanta com Severa ao vê-la tocar piano. Neném se apavora ao ver Bento com José nos braços. Massimo não aceita que Roberto e Bianca se casem logo. Lívia vai ao encontro de Emília.

Patrícia avisa a Benjamin que Alceste está com Maria. Margot pede ajuda a Grego. Sabão vê Alceste com Maria e avisa a Dom Pepino. Soraya desmaia ao saber que Maria está com Alceste. Mari se oferece para convencer Alceste a entregar Maria. Natasha, Lilica e Tadeu encontram Maria. Um corpo aparece no terreno usado como depósito de lixo.

Romero disfarça seu desconforto em relação à Atena na frente de Djanira.Claudine acalma os ânimos de seus amantes, mas se incomoda ao perceber que Feliciano se importa com Nora. Tóia decide aceitar a decisão de Juliano de se afastar de Romero.Rui vende seu apartamento e Tina se desespera ao ver que irá morar no Morro da Macaca. Merlô seduz Alisson quando Ninfa sai de casa. Romero tenta oferecer dinheiro a Ascânio para descobrir informações sobre Atena. Tóia e Juliano rompem sua relação com Romero.


CAPA

3

João Monlevade, 18 a 24 de Setembro de 2015

Preservando uma herança artesanal SÃO GONÇALO INAUGURA CENTRO DE ARTESANATO E VALORIZA A CULTURA LOCAL Valorizar a cultura local através do artesanato, fomentar o turismo e comercializar os produtos artesanais fabricados no município. Com esses objetivos, a Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo demonstrou mais uma vez ter sensibilidade cultural e inaugurou, no último dia 11, o Centro de Artesanato. Instalado na Praça Central, o espaço foi concedido para uso da Associação dos Artesãos de São Gonçalo do Rio Abaixo (AASGRA) e será palco de feiras, exposições e comercializações de produtos artesanais e gastronômicos. A iniciativa também visa fortalecer o artesanato e aumentar a geração de renda dos artesãos são-gonçalenses. Para a presidente da AASGRA, Cleide Aparecida dos Santos Veiga, o Centro de Artesanato vai impulsionar a produção dos artistas da cidade e vem realizar um sonho da Associação, que sempre foi ter uma sede própria. “O novo espaço é muito bem localizado e vai dar mais visibilidade ao artesanato são-gonçalense, o que acaba por incentivar nossos artesãos a produzirem cada vez mais. No local, além de exposições, pretendemos também oferecer cursos”, afirma. O prefeito de São Gonçalo, Antônio Carlos Noronha Bicalho (PDT), enfatiza que o artesanato é uma importante expressão cultural e o artesão leva o nome de São Gonçalo para além do município. “Esse ponto é para mostrar a verdadeira história, a realidade de São Gonçalo. A cidade vive a cultura, vive os artesãos, os cantores, o teatro. É a herança que nós temos, que não podemos perder e temos que estender para os próximos que virão. Esse local vai servir também para aulas de música, para oficinas de teatro e artesanato”, destaca. Antônio Carlos também enfatizou que queria um espaço para prestigiar os artistas locais. “A princípio aqui seria uma lanchonete, mas comecei a pensar que teria que ser algo que não trouxesse problema para o trânsito e nem para a população. Eu não queria que fosse mais um ponto de venda de bebida. Queria que fosse algo que levasse o nome de São Gonçalo para fora. Um lugar que mostrasse a

Fotos: Acom/PMSGRA

PARA a presidente da AASGRA, Cleide dos Santos Veiga, o local irá impulsionar a produção dos artistas locais

verdadeira realidade da cidade, a cultura de São Gonçalo”, afirma.

VISIBILIDADE Um dos fatores apontados pelos artesãos como a grande vantagem do Centro de Artesanato é a visibilidade trazida para os artistas locais. Para a artesã Márcia Felipe, associada ao Aasgra há três anos, o local será muito importante, pela comodidade e acesso. “O espaço veio a calhar. Aqui o trabalho do artesão vai ser mais bem visto. As pessoas vão poder vir aqui e ficar tranquilas, com estacionamento e acesso fácil. Além do nosso trabalho ficar bem exposto”, ressaltou. Já para Vera Lúcia Capucho, artesã e bordadeira também associada à Aasgra, o espaço é bem mais amplo que o utilizado pelos artesãos anteriormente, a Casa do Artesão. “O espaço é bem melhor, mais amplo. Na Casa do Artesão fica tudo mais escondido, pois é muita coisa. Para nós é bom, é mais central, tem mais visibilidade, vai chamar mais a atenção”, frisou.

PREFEITO Antônio Carlos (e), a presidente da Câmara, Luciana Bicalho, Cleide dos Santos e o secretário de Cultura Ulysses Fonseca no momento da inauguração


SOCIAIS

4

João Monlevade, 18 a 24 de Setembro de 2015

Frase da semana

Você pode enviar suas fotos e eventos para a coluna através do e-mail mourahhh@yahoo.com.br. As fotos devem ser em alta resolução.

Paris

“Fechei os olhos e pedi um favor ao vento: Leve tudo o que for desnecessário. Ando cansada de bagagens pesadas... Daqui para frente, levo apenas o que couber no bolso e no coração”. Cora Coralina by Débora Guerra

Uma semana depois de dizerem o “sim” os pombinhos já se encontram em plena lua de mel. E o destino escolhido não poderia ser mais romântico e inspirador: Paris, a cidade luz e dos eternos apaixonados

Parabéns Gilmar Eustáquio Souza completa 50 anos no próximo domingo, dia 20. Parabéns e muitas felicidades!


SOCIAIS

João Monlevade, 18 a 24 de Setembro de 2015

Prata da casa

5

91 FM

Dia desses, para a alegria dos fãs mais antenados da dupla Lú e Tchelo, os cantores estiveram nos estúdios da Rádio Alternativa 1 FM, em uma entrevista descontraída e ainda deram uma canja ao vivo para os ouvintes do programa do Weber Ferreira Mais uma estrela desponta no cenário do futebol, para orgulho de todos nós que já somos fãs de carteirinha deste promissor atleta. Parabéns Bruno Monteiro, pela sua contratação para integrar o elenco do Sub 17 do Clube Atlético Mineiro. Seus pais Sirlene e Odair Monteiro estão orgulhosos por mais essa conquista

Projac

Níver Mateus Júnior Ferreira aniversaria amanhã,19. Ele é filho de Mateus Costa Ferreira (ex prefeito de Bela Vista de Minas) e de Edna Ferreira

A cantora Lívvia Bicalho visitou, recentemente, os estúdios globais do Projac. Lá, ela participou de alguns programas, como o Encontro, da Fátima Bernardes, fez figuração na novelinha Malhação e ainda tirou de letra uma participação no humorístico “Tomara que Caia”. Aqui, posando com a atriz Fabiana Karla (d)


CLASSIFICADOS

1 IMÓVEIS Aluguel APTO cobertura no bairro Carneirinhos, c/ 3 qtos (suíte, sacada, todos c/armários), sala p/2 ambientes, cozinha c/armário e fogão, banheiro, área de serviço, garagem. Cobertura c/qto de despejo, banheiro, área de tanque, churrasqueira. Atrás do Bretas. Tr. 3852-6630 Pj3715 APTO cobertura no bairro Lucília, c/4 qtos (suíte c/varanda), sala c/varanda, cozinha c/armário, banheiro, lavanderia, área externa c/banheiro, garagem. Tr. 38526630 Pj3715 APTO na av Castelo Branco, bairro República, c/3 qtos (suíte c/sacada), sala p/2 ambientes, cozinha americana c/armário, banheiro, área de serviço, 2 vagas de garagem. Tr. 3852-6630 Pj3715 APTO na av Gentil Bicalho, bairro Jk, c/3 qtos (suíte), sala, cozinha, banheiro, área de serviço, garagem. Tr. 3852-6630 Pj3715 APTO na rua Barra Mansa, bairro Vale do Sol, c/2 qtos, sala conj c/copa, cozinha, banheiro, garagem. Tr. 3851-3596 Pj857 APTO na rua Epitácio Pessoa, c/3 qtos (suíte), sala p/2 ambien-

tes, cozinha planejada, banheiro, área de serviço, garagem. Tr. 3852-6630 Pj3715 APTO na rua Industrial, bairro Rosário, c/3 qtos (suíte), sala, cozinha, banheiro, área de tanque, garagem p/2 carros. Tr. Roberto 9138-0876

pos Elíseos, c/3 qtos (suíte), sala, cozinha, banheiro, área de serviço, garagem. Tr. 3851-5121 Pj3637

6

João Monlevade, 18 a 24 de Setembro de 2015 terna. Tr. 3852-5636/ closet), sala, banheiro. 3852-5641 Pj2959 2º andar: c/sala, cozinha, área de serviço, CASA na rua Barra DCE, banheiro, área de Mansa, bairro Rosário, c/ lazer, salão de festas, 3 qtos (suíte), sala, copa, garagem p/3 carros. Tr. cozinha c/armários, ba3851-5121 Pj3637 nheiro, área de serviço, qto de despejo, área GALPÃO no bairro externa c/churrasquei- Loanda, c/aprox 115 m², ra, 2 vagas de garagem. 2 banheiros (masc e fem). Tr. 3851-3596 Pj857 Tr. 3851-5121 Pj3637

APTO no bairro Jk, c/ 3 qtos (suíte c/sacada), sala p/2 ambientes, banheiro, cozinha c/armário, área de serviço, despensa, 2 APTO na rua Joana vagas de garagem. Tr. CASA na rua FrancisD’arc, bairro Carnei3852-6630 Pj3715 co Moreira Machado, rinhos, c/3 qtos (suíte), sala c/sacada, cozinha APTO no bairro José bairro Paineiras, c/2 qtos, c/armários, banheiro, de Alencar, c/3 qtos (to- 2 salas, cozinha, banheilavanderia c/banheiro, dos c/armários) sala ro, área de serviço, gaárea de serviço. Tr. planejada, cozinha pla- ragem, quintal. Tr. 3852nejada, banheiro, área 5636/3852-5641 Pj2959 3852-6630 Pj3715 de serviço, interfone, CASA na rua Juiz de APTO na rua José espaço p/garagem. Tr. Fora, bairro Lourdes, Silvério, bairro Painei3851-5121 Pj3637 c/2 qtos, sala, copa, ras, c/3 qtos (suíte), sala c/sacada, banhei- APTO no bairro cozinha, banheiro, ro, cozinha, área de Lucília, c/2 qtos, sala, área de serviço. Tr. serviço, garagem. Tr. cozinha, banheiro. Tr. 3851-3596 Pj857 3851-3596 Pj857 3851-5121 Pj3637 CASA na rua Santa APTO na rua Nova APTO no bairro Man- Rita, bairro Santa BárLima, bairro Lucília, c/ gabeiras, c/3 qtos bara, c/2 qtos, sala, 3 qtos (suíte), sala, (suíte), cozinha, sala, cozinha, banheiro, copa, cozinha, ba- banheiro, garagem. área de serviço, ganheiro, área de servi- Tr. 3851-5121 Pj3637 ragem. Tr. 3852-5636/ 3852-5641 Pj2959 ço, área externa, gaAPTO no bairro Manragem. Tr. 3852-5636/ gabeiras, c/3 qtos CASA no bairro Car3852-5641 Pj2959 (suíte), sala, banheiro, neirinhos, c/2 qtos, 2 APTO na rua Santa cozinha americana, salas, copa, cozinha, Lúcia, bairro Aclima- área de serviço, 2 va- banheiro, área de serção, c/3 qtos (suíte), gas de garagem. Tr. viço, garagem. Tr. 3851-5121 Pj3637 2 salas, cozinha, ba- 3852-6630 Pj3715 nheiro, dependência APTO no bairro Novo CASA no bairro Carp/empregada, área de Horizonte, c/3 qtos, neirinhos, c/4 qtos, 2 serviço, garagem. Tr. sala, banheiro, cozi- banheiros, sala, copa, 3852-5636/3852nha, área de serviço, cozinha c/armários, área 5641 Pj2959 garagem. Tr. 3851- de serviço, garagem. Tr. 3851-5121 Pj3637 APTO na rua Santa 5121 Pj3637 Mônica, bairro José APTO no bairro Pai- CASA no bairro Elói, c/2 qtos, sala, neiras, c/3 qtos (suíte c/ Loanda, c/2 qtos, sala, cozinha, banheiro, sacada), sala p/2 ambi- cozinha, área de serárea de serviço, vaentes, escritório, cozi- viço, banheiro. Tr. randa. Tr. 9999-4041 nha, banheiro, área de 3851-5121 Pj3637 APTO na rua Santa Rita, serviço, garagem. Tr. CASA no bairro Loanbairro Santa Bárbara, c/ 3852-6630 Pj3715 da, c/3 qtos (suíte), 2 sa2 qtos, banheiro, coziAPTO no bairro Santa las, cozinha, área de nha, área de serviço. Tr. Bárbara, c/3 qtos (su- serviço, banheiro, 2 côStela 8864-5344 íte), banheiro, área de modos externos, garaAPTO na rua Tiraden- serviço, garagem. Tr. gem. Tr. 3851-5121 Pj3637 tes, bairro Carneirinhos, 3851-5121 Pj3637 c/3 qtos (suíte, 2 c/saCASA na rua Arman- CASA no bairro cada e armários), sala do Fajardo, bairro Ro- Mangabeiras, 1º andar: p/2 ambientes c/sacasário, c/5 qtos, 2 ba- c/3 qtos (suíte c/ da, cozinha, área de sernheiros, sala, cozinha, viço, banheiro, garagem. copa, varanda, área Tr. 3852-6630 Pj3715 de serviço, 4 vagas APTO no bairro Cam- de garagem, área ex-

LOJA na av Getúlio Vargas, 4348, loja nova. Ótimo preço. Tr. 3851-5642/9908-8449

APTO cobertura na rua Coelho Neto, bairro Palmares, c/2 qtos, sala, cozinha, banheiro, cobertura c/2 entradas independentes (interna e externa) c/banheiro, area de serviço, garagem. Tr. 3851-3596 Pj 857 APTO em Guarapari (ES), Praia do Morro, 2 quadras da praia, 1º andar, c/varanda, 2 qtos (suíte), 2 banheiros, sala/copa, área de serviço, DCE, 1 vaga de garagem, porteiro 24h. Tr. 38521694/9963-1359

LOJA na av Getúlio Vargas, bairro Belmonte, c/aprox. 58 m² e sobreloja, 2 banheiros. Tr. 3851-3596 Pj857 APTO na rua Industrial, LOJA no bairro bairro Rosário, c/3 qtos Carneirinhos c/qto, (suíte), sala, cozinha, sala, banheiro, cozinha banheiro, área de tanque, conj.c/área de serviço. garagem p/2 carros. Tr. Tr. 3851-5121 Pj3637 Roberto 9138-0876 APTO na rua Vicente Domingues, bairro José de Alencar, c/3 qtos (1 c/armário), sala p/2 ambientes, coziQUITINETE no bairro nha c/armários, baCarneirinhos, c/qto, nheiro, garagem. Tr. sala, banheiro, cozi- 3851-3596 Pj857 nha conj c/área de serviço. Tr. 3851-5121 APTO no bairro Carneirinhos, c/3 qtos (suPj3637 íte), 3 salas, cozinha, área de serviço c/DCE, banheiro, garagem. Tr. 3851-5121 Pj3637 LOJA no bairro Nossa Senhora Aparecida, c/ aprox 80 m², banheiro. Tr. 3851-5121 Pj3637

2 IMÓVEIS

Compra/Venda

APTO no bairro Rosário (atrás do Banco Mercantil), c/3 qtos, sala, cozinha, banheiro, garagem. R$250mil. Tr. Marcos 98934033/8635-8611 APTO no bairro Vale do Sol, c/3 qtos, sala, banheiro, área de serviço, garagem. Reformado. Tr. 8956-7712

zinha, garagem, área ragem. Aceita-se carro de serviço, murada. como parte de pagamenR$170 mil. Tr. 9893- to. Tr. 8956-7712 4033/3852-2730 CASA no bairro Santa CASA na rua Belo Bárbara, c/3 qtos, sala, Horizonte, bairro Baú. cozinha, copa, banheiTr. Daniel 3851-0102 ro. R$160mil. Aceitase veiculo como parte CASA na rua Contado pagamento. Tr. gem, bairro Lourdes, 9893-4033/8635-8611 c/2 pavimentos, c/4 qtos (2 suítes, todos CASA no bairro Santa c/armários), 3 salas, Bárbara, c/6 qtos, sala, cozinha c/armários, 2 copa, cozinha, garabanheiros c/armários gem, murada, lote c/320 e box blindex, área de m². Precisa de reforma. serviço, lavanderia, R$180 mil. Tr. Marcos área de churrasco, 9893-4033/8635-8611 garagem p/3 carros. CASA no bairro Satélite, Tr. 3851-3596 Pj857 c/3 qtos, sala, copa, coCASA na rua Conta- zinha, 2 banheiros, gagem, bairro Lourdes, c/ ragem p/3 carros, área 3 qtos, sala, banheiro, de serviço. Financiável. copa, cozinha, cobertu- Tr. 9950-2835 ra, quintal, 2 vagas de CHÁCARA no bairro garagem. Tr. 9304-8925 Estância Burian, c/ CASA na rua Santa 3592 m². Casa c/2 Rita, bairro Aclimação, qtos, sala, cozinha, c/3 qtos (suíte), 3 sa- banheiro, varanda, las, varanda, banhei- quintal. Tr. 3852-5636/ ro, cozinha planejada, 3852-5641 Pj2959 área de serviço, lavanCHÁCARAS em São deria, DCE, área de Domingos do Prata, churrasco completa, perto da cidade c/ garagem p/3 carros. água e luz. Tr. MauriTr. 3851-3596 Pj857 cio 8881-8894 CASA na rua São IMÓVEL comercial na João, bairro Aclimarua Nova York, bairro ção, c/3 qtos (suíte), Cruzeiro Celeste, pró2 banheiros, 2 coziximo ao Supermercanhas, dispensa, sala. do Fraga. R$230 mil. Tr. 3852-5636/3852Tr. 8886-9688 5641 Pj2959 LOTE na av Castelo CASA na rua Vereador Branco, c/aprox. 372 m². Nozinho Caldeira, c/3 Tr. 3851-5121 Pj3637 qtos (suíte), 2 salas, cozinha, área de servi- LOTE na rua Francisço, quintal, garagem. Tr. co Moreira Machado, 3851-5121 Pj3637 bairro Paineiras, medindo 360 m². Financiável. CASA no bairro CamTr. 3851-3596 Pj857 pos Elíseos, c/3 qtos (suíte), sala, cozinha, LOTE no bairro Caárea de serviço, ba- choeirinha, c/360 m². nheiro, garagem. Tr. R$45 mil. Tr. Marcos 3851-5121 Pj3637 9893-4033/8635-8611

ÁREA no bairro Campos Elíseos, c/aprox. 5mil m². Tr. 3851-5121 CASA no bairro LourPj3637 des, c/3 qtos, copa conj CASA em São Gonça- c/cozinha, cobertura, lo do Rio Abaixo, c/3 quintal, 2 vagas de gaqtos, sala, copa, co-

LOTE no bairro Cidade Nova, c/360 m², prox a fabrica de moveis. R$45 mil. Aceita-se vei-

culo como parte do pagamento. Tr. Marcos 9893-4033/8636-8611 LOTE no bairro Belmonte. Tr. Daniel 3851-0102 LOTE no bairro Jardim Vitória, c/293 m², infraestrutura completa, lote plano. R$40 mil mais prestações restantes. Tr. 9273-2124/8717-5229 LOTES (20) na rua 2, bairro Boa Vista. R$ 220 mil. Aceita-se troca. Tr. Marcos 9893-4033/ 3852-2730 PONTO comercial e residencial, na av Alberto Lima, nº 1977, bairro Nova Esperança, c/porão, área de 714 m². Tr. Iara 8735-0752 PONTO comercial e residencial na rua Bahia, bairro Tanquinho, c/506 m² de área total, 108 m² de área construída. Tr. 3852-5636/3852-5641 Pj2959 SÍTIO em Abre Campo, distrito de São Gonçalo do Rio Abaixo, c/3 qtos (suíte), sala, cozinha, banheiro, área de serviço, área c/fogão a lenha e serpentina, varanda, área c/71200 m². Tr. 3852-5636/ 3852-5641 Pj2959 SÍTIO em Capela Branca, c/nascente. Tr. 9912-0174 SÍTIO em São Gonçalo do Rio Abaixo, c/13 alqueires, casa em alvenaria. Tr. Daniel 3851-0102 TERRENO em Ponte Saraiva, cidade de Rio Piracicaba, c/aprox 7,2 hectares, córrego na divisa, casa c/2 pavimentos c/aprox 300 m², e outra c/142 m², todas c/ estilo colonial, piscina, baia, quintal, pastagem, área gramada. Tr. 38525636/3852-5641 Pj2959


CLASSIFICADOS

3 DIVERSOS

João Monlevade, 18 a 24 de Setembro de 2015

trabalhar em parceria. Bambozzi, máscara de Tr. 9886-9332 escurecimento. R$750. Tr. 3851-0569/8888-5976 SHOWS voz e violão clássico. Tr. 8735-0752 VENDE-SE painéis canaletados, mão franVENDE-SE areia do rio cesa, prateleira e baldoce e das pacas, pecão MDF branco. Tr. dra, brita. Tr. Rogério 8888-5976/3851-5207 3851-7169/8608-0943/ 9594-4860 VENDE-SE salgados diversos. O cento por VENDE-SE bebê conR$ 35 (congelado), R$ forto e carrinho de 37 (frito). Tr. 8717-4593 bebê, em bom estado. Tr. 9950-2835 VENDE-SE tacógrafo, Seva SVT 3000-A, diVENDE-SE bicicleta gital e de bobina. Serve ergométrica e abdomiem qualquer veiculo. R$ nal Caloi Sid. Tr. 38511 mil. Tr. Igor 8977-1487 1904/8863-6409 VENDE-SEbombadetirar leite materno, bem conservada. Tr. 9886-9332

4

ACEITA-SE doação de roupas. Tr. 3851-5190 VENDE-SE calopsitas adestradas. Tr. GeralCOREOGRAFIAp/noivos, do Gandra 3852-2176/ não precisa saber dançar. 8754-1323 Tr. 3851-3164/9253-2593 VENDE-SE carrinho de GUIA de viagens p/ bebê rosa, semi novo. Divinópolis e Colatina, Tr. 9950-2835 lojistas e sacoleiras. Tr. Valéria 3851-4658/ VENDE- SE esterco Tr. 8672-4150/9197-7195 9530-0471/8701-6447/ 3851-2474 MÚSICA p/casamento e recepção; a melhor VENDE-SE máquina de da região. Teclado e fazer fralda descartável, SERVIÇOS voz, demonstração completa. Tr. 3851-1904/ grátis. Tr. Eustáquio 8863-6409 Ambrósio 9963-1585 VENDE-SEmáquinadesolPROCURO dentista p/ da inversora 127v, c/maleta CURSO de cabeleireira, manicure, trança, depilação, montagem. Tr. 3852-3767/9614-4360 CURSO de pesca subaquática. Dias 24 e 25 de outubro. Tr. Zineildo 9199-0067/ 8652-7915 DETETIVE particular, sigilo absoluto e profissionalismo. Tr. 9260-7874 FAÇO arranjos, flores em

7

EVA, biju em geral c/exclusividade.Tr. 3851-3087 FAÇO demolições em geral, arrasamento de estacas. Tr. Adriano 8721-8650 FAÇO fretes e mudanças. Tr. Raimundo 8855-2469 FAÇO fretes c/caminhão caçamba. Tr. Rogério 9594-4860/ 8608-0943 FAÇO formatação de computadores, netbooks, notebooks, garantia de 3 meses. R$35. Tr. Marlon 85392414/9408-7101 FAÇO pequenos fretes ou viagens c/caminhonete strada fiat. Tr. Mário 8676-4067/ 7514-0507 MOTORISTA particular. Tr. 9397-9129/ 8470-1269

5 EMPREGOS SE OFERECEM PARA TRABALHAR BOMBEIRO HIDRÁULICO c/experiência hidráulica em manutenção e construção civil. Tr. 8301-7881/8676-7462 CUIDADORA em domicílios, e/ou hospitais, inclusive feriados e finais de semana. Tr. Karina 9899-7789/9415-6852 ENFERMEIRA, acompanhante de pacientes em leito hospitalar e domiciliar. Serviços de enfermagem em geral, curativos, medicamentos, banho de leito. Tr. Giovana 9884-2461/8923-7167 TÉCNICO EM ENFERMAGEM, cuidador de idosos, acompanhamento em consultas e fisioterapias. Tr. 82014852/9931-4648

ÁRIES: A Lua em Libra recebe um tenso aspecto de Plutão e Urano trazendo pressão ao seu dia, especialmente aos seus relacionamentos. O momento pode envolver a finalização de uma fase difícil, ou mal entendidos e emoções mal resolvidas. Mantenha a calma. TOURO: A Lua em Libra recebe um tenso aspecto de Urano e Plutão indicando um dia mais intenso no trabalho. É possível que uma notícia não muito boa chegue até você. No entanto, todas as dificuldades encontradas no dia de hoje, amanhã estarão solucionadas. GÊMEOS: A Lua em Libra recebe um tenso aspecto de Urano e Plutão indicando algumas dificuldades em um romance. Se você estiver só, é possível que você sinta uma forte necessidade de estar com alguém. O momento envolve revisão da maneira de dar e receber amor. CÂNCER: A Lua em Libra recebe um tenso aspecto de Urano e Plutão trazendo alguma dificuldade relacionada à sua vida familiar ou doméstica. É possível que hoje você se sinta mais angustiado, com as emoções à flor da pele. Procure não se deixar levar, pois essa sensação é passageira. LEÃO: A Lua em Libra recebe um tenso aspecto de Urano e Plutão e você pode sentir certa confusão mental com dificuldades de elaborar suas ideias e pensamentos. Procure refletir antes de tomar qualquer atitude definitiva e adie a assinatura de documentos importantes. VIRGEM: A Lua em Libra recebe um tenso aspecto de Urano e Plutão indicando um dia de dificuldades em solucionar possíveis problemas financeiros. Uma notícia não muito boa, relacionada aos seus investimentos, pode chegar. Procure manter a calma, pois essa energia é passageira. LIBRA: A Lua em Libra recebe um tenso aspecto de Urano e Plutão indicando um dia em que você pode sentir certo aperto no coração. Alguma situação mal resolvida pode ressurgir. O momento envolve finalizações e definições. Procure ser racional na solução de problemas. ESCORPIÃO: A Lua em Libra recebe um tenso aspecto de Urano e Plutão trazendo tensão emocional e necessidade de deixar pessoas e situações indesejadas para trás. O momento envolve opressão e dificuldades emocionais. Mantenha a calma, pois essa energia é passageira. SAGITÁRIO: A Lua em Libra recebe um tenso aspecto de Plutão e Urano movimentando de maneira incerta sua vida social. Evite muitos compromissos e procure estar apenas com os amigos mais próximos. Preserve-se e respeite seu estado de espírito. CAPRICÓRNIO: A Lua em Libra recebe um tenso aspecto de Plutão e Urano indicando preocupações e possíveis dificuldades relacionadas a um projeto profissional. É possível que hoje você fique bastante insatisfeito com sua carreira. Mantenha a calma, pois a energia é passageira. AQUÁRIO: A Lua em Libra recebe um tenso aspecto de Plutão e Urano indicando um dia em que você sente uma forte necessidade de dar andamento a um projeto de médio prazo, que pode envolver viagens e contatos com estrangeiros. Sua fé pode estar um pouco abalada no dia de hoje. PEIXES: A Lua em Libra recebe um tenso aspecto de Plutão e Urano deixando você mais sensível e mais voltado para o seu mundo emocional. Suas emoções estarão à flor da pele e você, decidido a deixar algumas situações e sentimentos para trás. Relaxe e procure meditar.


COMTEXTO

João Monlevade, 18 a 24 de Setembro de 2015

O Perfume Sentiu o perfume dela no meio da rua. Foi numa tarde dessas, ao dobrar a esquina e chegar ao centro da cidade. De repente, não mais que de repente, aquele cheiro adocicado de baunilha e âmbar tomou conta de todos os sentidos dele. Quanto tempo passara depois do adeus entre os dois? Pouco importa. Fato é que aquela doce lembrança invadiu-lhe os pensamentos e o deixou atônito, como se ela tivesse acabado de fechar as portas e saído para sempre, naquela noite de mil novecentos e tal. Mas o perfume, até então esquecido, trouxe outras lembranças naquela tarde despretensiosa de fim de inverno. Lembrou-se também de si, a pouca idade pulsando na aorta. Ele era muito ingênuo e deixou que ela pisasse em seu coração, como quem pisa em confetes no fim do carnaval. No fundo, bem no fundo, ele sabia que não teria feito diferente. A paixão é perturbadora, deixa cegos até os que se julgam mais racionais. Tentando enganar a si mesmo, disse baixinho tudo o que gostaria de dizer-lhe na hora do adeus, naquele ano longínquo. Agora, pouco importava. Os impropérios presos na garganta o corroeram num fogo de ciúme e dor. Tanto doeu, que ele não quis saber de mais ninguém. Naquela tarde, aquela maldita tarde em que saíra para as coisas cotidianas, sentiu de novo todo o amargor do remorso, que já vinha esquecendo. O perfume doce deixouo novamente com a vista turva, o mesmo suor das mãos, o mesmo coração aos pulos. Mesmo depois de tanto tempo, estava diante das notas marcantes do aroma terrivelmente amado. No meio da rua, sentiu-se ainda mais sozinho do que nunca. Teve vontade de chorar, de fugir para casa, de tomar um porre, sei lá. Mas tudo isso por conta de um perfume? Na verdade, a saudade é um trem que rasga a noite e passa por cima de tudo. Estava perdido por causa daquela lembrança que quase o fez chorar. Fim de filme. Triste. A tarde permanecia incrivelmente igual. As pessoas continuavam a seguir pelas ruas, os carros passando e parando no sinal. Só ele não era mais o mesmo. Entrou numa lanchonete, tomou um copo de água. Não havia mais nada a fazer, a não ser seguir o seu caminho.

Erivelton Braz Mestre em Literatura e Editor do A Notícia feliciobraz@yahoo.com.br

Abençoados

8

Fotos: Bruno Guimarães

Casaram-se no último sábado (12), Marilia Silva e Ramon Alkmim. Na foto, os noivos e os pais, Maria Silvia Felix Silva e Miguel Bonifácio da Silva, pais da noiva, e Regina Alkmim e Roger Pimenta Alkmim, pais do noivo. A coluna felicita o casal!

Os monlevadenses Tito Torres, deputado estadual, e a médica Marina Bicalho casaram-se no último dia 5 numa prestigiada cerimônia na Igreja São José Operário. Na foto, os noivos acompanhados do prefeito de Monlevade e irmão de Tito, Teófilo Torres, e sua esposa, Hélen Póvoa Torres

Joined document 20  
Advertisement