3 minute read

CIL da Asa Sul abre inscrições no curso de inglês para surdos

Temos vaga! O Centro Interescolar de Línguas (CIL) 1 de Brasília está com vagas abertas para a comunidade surda, com idade a partir de 15 anos. São 14 vagas disponíveis no curso iniciante de inglês, destinadas a alunos das redes pública e particular e da comunidade em geral. As inscrições estão sendo feitas presencialmente na escola, nos turnos da manhã, tarde e noite. O início das aulas está previsto para 10 de março. O CIL está localizado nas quadras 907/908 Sul, ao lado do Elefante Branco. O atendimento aos alunos surdos é parte de um projeto voltado para a inclusão social que vem sendo desenvolvido na escola desde 2002. Já são mais de 70 alunos atendidos desde então. A escola é a única do DF a desenvolver a iniciativa. “Estou desde o ano passado au- xiliando os alunos em conjunto com o professor de inglês. Faço a parte da tradução em português e eles escrevem em inglês”, explica a professora e intérprete educacional Rogéria Araújo. A metodologia de ensino em sala de aula é diversificada. “Nas aulas, eles aprendem mais com o visual, por meio de sinais e imagens. Alguns surdos são oralizados, então usamos o uso da repetição das palavras; temos duas surdas que também são cegas que aprendem por meio da libra tátil. São várias formas que estamos desenvolvendo para melhorar a aprendizagem desses alunos”, enumera. Além do curso de libras em inglês para surdos, a comunidade escolar do CIL 1 de Brasília participa da formação em libras. Professores, direção e demais servidores recebem aulas toda semana.

Advertisement

GDF vai restaurar a Casa do Artesão

O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER) iniciou nesta semana a implantação do microrrevestimento asfáltico em um trecho de 5,3 km da antiga pista da DF-250 na região do Itapoã e do Paranoá. A obra vai beneficiar cerca de 30 mil motoristas que trafegam diariamente pelo local. O investimento total nos serviços é de aproximadamente R$ 1 milhão. Esta etapa da melhoria consiste na implantação de uma camada asfáltica que reveste e protege o asfalto já existente no trecho. O trabalho está sendo executado por 15 operários. As fases anteriores compre- enderam a fresagem, que é a retirada dos pontos mais desgastados do trecho, e na sequência, os locais que tiveram o asfalto retirado foram preenchidos com uma nova camada de asfalto. “Essa melhoria viária vai proporcionar mais segurança, conforto e comodidade para quem trafegava pela pista antiga. Não é uma obra da grandeza da duplicação, por exemplo, mas também faz total diferença para a população”, explicou o presidente do DER, Fauzi Nacfur Junior. Morador do Paranoá, o autônomo Hernandes de Sousa, 46 anos, avalia que a melhoria vai deixar o fluxo de veículos mais confor- tável. “Esse novo asfalto vai fazer com que eu fique mais tranquilo quando tiver que passar por esta área com o meu carro. Fico feliz por ver que aqui na região têm sido feitas muitas obras que melhoram a vida das pessoas”. Desde dezembro de 2022, a população usufrui da duplicação de 5,3 km da DF-250, no trecho localizado entre a DF-001/DF-015 e o acesso a Sobradinho dos Melos. A pista ampliada ganhou ciclofaixa, drenagem de águas pluviais e sinalização horizontal e vertical. Uma equipe de 70 operários trabalhou na obra, em que foram investidos aproximadamente R$ 15 milhões.

A Unidade Móvel de Atendimento Itinerante da Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF) atendeu mais de 3 mil cidadãos desde maio do ano passado. Conhecida como Carreta da Defensoria, a Unidade Móvel de Atendimento Itinerante ofereceu serviços em diversas regiões administrativas, como Fercal, Samambaia, Vicente Pires, São Sebastião, Jardim Botânico, Taguatinga, Ceilândia, Estrutural, Recanto das Emas, Planaltina, Samambaia, Estrutural, Gama, Guará, Recanto das Emas, Sol Nascente e Sobradinho.

A Secretaria de Turismo (Setur) promoveu uma consulta pública na Casa da Cultura de Planaltina para ouvir a população sobre o projeto de restauração da Casa do Artesão. À véspera da consulta, o juiz de direito da Vara de Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Fundiário do DF, Carlos Frederico Maroja de Medeiros, proferiu sentença favorável para que o Governo do Distrito Federal (GDF) faça a restauração da Casa do Artesão com um único pavimento. Durante o encontro, o secretário de Turismo, Cristiano Araújo, reafirmou o compromisso de concluir a obra. “Sabemos da importância cultural, econômica e histórica deste local para toda a população, e estamos tomando todas as providências cabíveis para que a restauração ocorra o quanto antes”, afirmou. Além da comunidade e de representantes de associações regionais e organizações não governamentais (ONGs) relacionadas ao artesanato, participaram da consulta o administrador de Planaltina, Wesley Fonseca; o subsecretário de Patrimônio Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec), Aquiles Brayner, e o deputado distrital Pepa.

GDF entrega Escola Classe 26 de Setembro e anuncia 1,8 mil monitores

Estudantes que moram no Assentamento 26 de Setembro e região passam a contar com uma instituição de ensino mais próxima para serem atendidos. Na quarta-feira (1º), a governadora em exercício Celina Leão inaugurou a

Escola Classe 26 de Setembro, localizada às margens da BR-070, em Taguatinga Norte. Dos 600 alunos matriculados na unidade no primeiro e segundo período da educação infantil e do primeiro ao quinto ano do ensino fundamen- tal, boa parte é originária do 26 de Setembro. Para os estudantes do assentamento, distante cerca de 6 km da escola, o transporte escolar está garantido pelo GDF. Com os alunos reunidos em uma mesma escola, o governo evita que eles fa- çam trajetos longos. A comunidade escolar elogia a ação do GDF em concentrar os alunos na mesma escola e depois transferi-los para a 26 de Setembro assim que a região puder ter o equipamento público construído.

This article is from: