1 minute read

Saúde amplia público-alvo da vacina contra meningite

Nesta semana, a Escola de Governo do Distrito Federal (Egov) deu início às atividades das primeiras turmas presenciais deste ano letivo.

Servidores de diversos órgãos retornaram às salas de aula em busca de treinamentos para o melhor desempenho de seus trabalhos dentro da administração pública.

Advertisement

Com aproximadamente 250 cursistas que se dividiram em nove turmas, era visível a motivação dos servidores. É o caso de Rosana Cornélio, servidora da Secretaria de Projetos Especiais (Sepe), que se matriculou no curso Lei de Licitações e Contratos –Lei nº 14.133/2021, para ficar por dentro da nova legislação. “Os cursos oferecidos pela Egov são muito bons, pois nos capacitam e nos preparam para as ta- refas do dia a dia”, disse a aluna. “Eu decidi fazer este curso para me atualizar com a nova lei, que entrará em vigor em abril. Minha expectativa é sair do curso habilitada para realizar qualquer contrato, de acordo com a nova norma.”

O instrutor do curso, Oswaldo Junqueira Vaz Júnior, corrobora a expectativa de Rosana: “A nossa perspectiva é que os alunos tenham uma boa formação e saiam daqui com uma boa compreensão do que é necessário para realizar as atividades de contratação em seus órgãos” Para a diretora-executiva da Egov, Juliana Tolentino, as perspectivas são animadoras. “Este ano as nossas expectativas são de crescimento constante nos números de certificações dos cursos presenciais e de EaD [Ensino a Distância]”, afirmou.

Meninos e meninas entre 11 e 14 anos já podem se vacinar contra a meningite. Conforme o calendário de vacinação, o imunizante é ofertado apenas às crianças de 11 e 12 anos, porém, até junho, a aplicação será estendida para o público de até 14 anos, 11 meses e 29 dias. “A ampliação é temporária e já foi feita no ano passado”, explica a enfermeira Fernanda Ledes, da área técnica de vacinação da Secretaria de Saúde (SES).

Ela reforça a segurança do imunizante e o fato de que, no DF, menos da metade dos meninos e meninas entre 11 e 14 anos recebeu a meningocócica ACWY. A médica neurologista Adriana Ferreira Barros Areal, referência técnica distrital (RTD) em neurologia da SES, alerta sobre a importância de manter a vacinação em dia: “Cada vez que há uma redução na cobertura vacinal, aumenta a quantidade de pessoas suscetíveis, o que facilita o surgimento de

This article is from: