Page 1

A N O 4 - Nº 959 

QUINTA-FEIRA,

6

DE DEZEMBRO DE

2012 

45.222

EXEMPLARES

- D I S T R I B U I Ç Ã O G R AT U I TA

www.alo.com.br Reprodução

BRASÍLIA

ALO

ADEUS, CRIADOR! 1907

2012


BRASÍLIA

ALO Notícias em tempo real

Acesse nosso portal

www.alo.com.br

2

Q U I N TA - F E I R A , 6

DE DEZEMBRO DE

2012

Imagens: Reprodução

Especial

LUTO

O mundo perde Niemeyer

O

arquiteto Oscar Niemeyer morreu ontem, por volta das 22h, no Rio de Janeiro. Aos 104 anos, o maior arquiteto brasileiro foi também o mais importante desde a década de 60 e um dos nomes mais importantes na história de Brasília. Niemeyer, que faria 105 anos no próximo dia 15 de dezembro, foi um dos mais importantes profissionais da arquitetura do mundo. Ao desenhar os edifícios de Brasília, na década de 50, Oscar ganhou fama internacional e passou a ser conhecido como o arquiteto mais importante da arquitetura moderna, título que mantém até hoje. A Capital Federal foi o projeto mais ousado de Niemeyer, que a convite do então presidente Juscelino Kubitschek desenhou vários prédios que hoje integram a capital do Brasil. O trabalho de Oscar está exposto em cidades do mundo todo. Em Brasília a Esplanada dos Ministérios, a igrejinha da da 307/308 Sul, o Centro Cultura Banco do Brasil são algumas obras do arquiteto. Umas primeiras obras famosas de Niemeyer foi o Conjunto Arquitetônico da Pampulha, em Minas Gerais. O prédio foi desenhado a pedido de Juscelino Kubitschek, na época governador de Belo Horizonte. O brasileiro integrou ainda a equipe que criou o projeto do prédio da Sede das Nações Unidas, nos Estados Unidos. Morte – Niemeyer morreu no Hospital Samaritano, em Botafogo, onde estava internado desde o dia 2 de novembro, vítima de complicações renais e desidratação. O quadro de saúde de Niemeyer piorou nas últimas horas de ontem, e o boletim médico assinado na tarde de ontem pelo médico intensivista Fernando Gjorup indicava piora "no estado clínico do arquiteto". Por causa de uma infecção respiratória, o arquiteto que estava na unidade intermediária do hospital apresentou um quadro de infecção respiratória, ficou sedado e respirando com auxílio de aparelhos. No dia 23 de setembro de 2009, Niemeyer foi internado pela primeira vez e passou por duas cirurgias, para retirada da vesícula e de um tumor do cólon. Em abril de 2010, o Niemeyer foi internado novamente com um quadro de infecção urinaria. Mas pouco tempo depois se recuperou e voltou ao trabalho.

ALO

BRASÍLIA

Alô Brasília Comunicação Ltda. CNPJ: 09612937/0001-92 O Alô Brasília é auditado pela Moore Stephens International PRESIDENTE / Hélio Queiroz DIRETORA EXECUTIVA / Ivanilda Queiroz comercial@alo.com.br PUBLICIDADE / ( 61) 3335 - 9232 e-mail: comercial@alo.com.br

Gênio da arquitetura moderna MARCUS FOGAÇA

A

importância arquitetônica de Oscar Niemeyer para Brasília e os brasileiros é indiscutível. Como o próprio gênio dizia: “Brasília, vocês podem gostar ou não, mas nunca dizer terem visto antes coisa parecida”. Essa premissa fala muito de como o mundo vê as obras do arquiteto, que é um dos nomes mais forte do movimento modernista brasileiro. As obras deles são consideradas por muitos como a concretização da crianção de um novo país. “Niemeyer é um gênio, que conseguiu dar voz ao povo com sua arquitetura. As curvas das obras dele são feitas para o povo brasileiro e fazem parte da identidade cultural da nação”, avalia o coordenador do curso de arquitetura e urbanismo da UCB, Frederico Barboza. “Os monumentos projetados por Niemeyer tem uma beleza que não consegui ver em nenhum canto do mundo. É uma arquitetura revolucionária, forte, sem comparação”, comenta o empresário japonês Kookani, 54 anos, que visita a cidade para um congresso entre empresários. Os brasilienses também nutrem orgulho pelo legado do carioca, que fez de Brasília sua maior obra de arte. “Os traços dos prédios e monumentos de Niemeyer entram em sintonia com o céu e torna um espetáculo incrível”, afirma o servidor público Wellington Bezerra, 36 anos.

REDAÇÃO / Telefone (61) 3335-9200 e-mail - redacao@alo.com.br

EDITOR-CHEFE Lívio di Araújo livio@alo.com.br

SUBEDITOR João Porto joao.porto@alo.com.br

EDITOR DE VIDA & LAZER Fernando Lackman fernando.lackman@alo.com.br EDITOR DE ESPORTES Ádamo Araújo aaraujo@alo.com.br

CIRCULAÇÃO / (61) 3335-9235

GERENTE DE CIRCULAÇÃO / Paulo Sérgio paulo.costa@alo.com.br O Alô circula diariamente em todo o Distrito Federal - As edições impressas estão disponiveis diariamente no portal www.alo.com.br MATRIZ / Setor Comercial Sul (SCS), quadra 05 bloco B, número 73. Edifício Farah Brasília - DF / CEP: 70.305-000 Fone: 3335-9200

IMPRESSÃO GRÁFICA ALÔ BRASÍLIA / Quadra 10 Lote 25 / 26, São Sebastião - DF Fone (61) 3224-6049 / 3335-3600 TIRAGEM AUDITADA POR:

45.222 EXEMPLARES (de segunda à sexta)

10.000 EXEMPLARES (sábado e domingo)


BRASÍLIA

ALO Notícias em tempo real

Acesse nosso portal

www.alo.com.br

3

Q U I N TA - F E I R A , 6

DE DEZEMBRO DE

2012

Especial

Quadro clínico

M

esmo com a idade avançada, o arquiteto Oscar Niemeyer viveu dignamente até dias antes de completar 105 anos. O homem que deu traços a Brasília ficou internado várias vezes ao longo dos últimos anos. A primeira com 98 anos, o arquiteto chegou a ficar 11 dias internado, após sofrer uma queda e passar por uma cirurgia. As complicações de saúde começou há três anos, no dia 23 de setembro de 2009, onde passou por duas cirurgias - uma para retirada de uma vesícula e outra para um tumor no intestino grosso. Foram 24 dias internados. No mesmo ano, o arquiteto já tinha sido internado no hospital Cardiotrauma de Ipanema, na Zona Sul do Rio de Janeiro, queixando-se de dores lombares. Ele passou por exames e recebeu alta médica algumas horas depois. Os exames de sangue e uma tomografia indicaram que Niemeyer estava apenas com uma lombalgia. Depois desse período, o quadro clínico de Niemeyer ficaria instável. Em 2010, foi internado novamente, desta vez com um quadro de infecção urinaria. Em abril do ano seguinte, o arquiteto ficou internado por 12 dias outra vez por causa de uma infecção urinária. Na ocasião, ele também foi submetido a novas cirurgias para a retirada da vesícula e de um tumor no intestino. A última internação foi há mais de um mês - no dia 2 de novembro, quando voltou ao Hospital Samaritano, seis dias após ter recebido alta. Já precisando de atenção especial por causa da idade, Niemeyer foi submetido a tratamento de hemodiálise e fisioterapia respiratória. Em outubro deste ano, o arquiteto foi ao hospital após sentir-se mal. O quadro clínico era de desidratação. Ele ficou internado por duas semanas. Meses antes, tinha apresentado o mesmo diagnóstico de desidratação com pneumonia. Após de 16 dias, com passagem pela UTI, recebeu alta. Mas, de volta ao hospital, morreu de infecção respiratória ao lado da família na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Sete dias de luto A morte de Niemeyer provocou reações nas autoridades brasileiras. O governador Agnelo Queiroz decretou luto oficial de sete dias. A assessoria da Presidência da República informou que o velório do arquiteto acontecerá hoje (6) no Palácio do Planalto e o enterro será no cemitério São João Batista, no Rio de Janeiro. Lá, onde nasceu e vivia Niemeyer, o governador Sérgio Cabral decretou luto oficial de três dias. Agnelo Queiroz divulgou nota sobre a morte do arquiteto. Confira, na íntegra a nota do governador do DF. “Brasília chora por Niemeyer o mesmo choro sentido e saudoso dos órfãos. Pois é assim, filha, que a cidade sempre se sentiu em relação a Oscar. Nosso espírito urbano é tão forte e peculiar quanto as curvas que domam o concreto e se vestem do céu azul do cerrado, moldando a nossa paragem à imagem e semelhança do nosso grande e maior gênio arquitetônico. Muito por mérito dele, nós, brasilienses, temos a graça de habitar uma cidade-monumento patrimônio cultural da humanidade. Hoje é dia de tristeza, mas é também o dia de bradarmos que devemos a este grande brasileiro o legado de preservá-la absolutamente e de não pararmos de admirá-la sempre e todo dia por sua beleza, seu encanto e sua originalidade. Todos nós que amamos Brasília precisamos, neste momento, calar respeitosamente para nos despedirmos: vai com Deus, mestre Oscar”. A presidenta Dilma fala sobre a vida do arquiteto e comenta: “sua história não cabe em pranchetas”. Confira a nota. “A gente tem que sonhar, senão as coisas não acontecem”, dizia Oscar Niemeyer, o grande brasileiro que perdemos hoje. E poucos sonharam tão intensamente e fizeram tantas coisas acontecer como ele. A sua história não cabe nas pranchetas. Niemeyer foi um revolucionário, o mentor de uma nova arquitetura, bonita, lógica e, como ele mesmo definia, inventiva. Da sinuosidade da curva, Niemeyer desenhou casas, palácios e cidades. Das injustiças do mundo, ele sonhou uma sociedade igualitária. “Minha posição diante do mundo é de invariável revolta”, dizia Niemeyer. Uma revolta que inspira a todos que o conheceram. Carioca, Niemeyer foi, com Lúcio Costa, o autor intelectual de Brasília, a capital que mudou o eixo do Brasil para o interior. Nacionalista, tornou-se o mais cosmopolita dos brasileiros, com projetos presentes por todo o país, nos Estados Unidos, França, Alemanha, Argélia, Itália e Israel, entre outros países. Autodeclarado pessimista, era um símbolo da esperança. O Brasil perdeu hoje um dos seus gênios. É dia de chorar sua morte. É dia de saudar sua vida”.


Especial

ALÔ BRASÍLIA

4

Q U I N TA - F E I R A , 6

DE DEZEMBRO DE

Obras conquistaram o mundo ELTON SANTOS

O

legado de Niemeyer é grande e ultrapassa as fronteiras brasileiras. Foram mais de 10 projetos espalhados pelo mundo. A lista de obras é muita ampla. Até o ano passado foram 137 arquiteturas, entre projetados e concluídos. Mas sem dúvida, a obra que vai ficar marcada na memória dos brasileiros e brasilienses foi a construção da capital federal. Brasília, inclusive, é a região com maior número de obras dele. O Alô selecionou os principais monumentos criados pela mente revolucionária de Niemeyer.

Memorial Juscelino Kubitschek – O Memorial Juscelino Kubitschek situa-se no Eixo Monumental Oeste e foi construído em homenagem ao idealizador e fundador de Brasília. Foi inaugurado no ano de 1981, o memorial tem em seu interior, documentos e registros sobre JK. É lá também que fica a Câmara Mortuária do Salão Circular, onde ficam os restos mortais do presidente Juscelino Kubitschek.

Catedral de Brasília – Um dos monumentos arquitetado por Niemeyer mais visitado em Brasília, a Catedral foi inaugurada em 1970. A igreja está em reforma desde 2009 e deve ter sua restauração concluída no final deste mês.

Palácio do Itamaraty – É a sede do Ministério de Relações Exteriores. É embelezado por um espelho d'água ao redor. Além de um “meteoro” de mármore.

Palácio do Planalto – O símbolo máximo do Poder Executivo e local de trabalho da presidente Dilma Rousseff foi inaugurado no ano de 1960. O Palácio é situado na Praça dos Três Poderes. Palácio da Justiça – Ministério da Justiça O Palácio da Justiça, sede do Ministério da Justiça, encontra-se situado na Esplanada dos Ministérios. Pode ser visitado e no seu interior destacam o Salão Negro, a Sala de Retratos, a Biblioteca e o seu belíssimo jardim interior.

mais segurança e tranquilidade para você e sua família. Adquira e concorra a R$ 1.000 toda semana.

(61) 3031.6300 SCS Quadra 01, Ed. Gilberto Salomão, Loja 01 Asa Sul - Brasília

Indicadores MOEDAS Compra

Venda

Dólar comercial R$ 2,09

R$ 2,09

Dólar turismo

R$ 2,02

R$ 2,16

Euro

R$ 2,72

R$ 2,72

Libra

R$ 3,35

R$ 3,36

Pesos arg.

R$ 0,43

R$ 0,43

BOLSAS

Santuário Nossa Senhora de Fátima – Conhecida popularmente como Igrejinha, o Santuário Nossa Senhora de Fátima foi inaugurado em 1958 e foi um dos primeiros templos de Oscar Niemeyer construído no DF.

Palácio da Alvorada – O Palácio da Alvorada é a residência oficial do Presidente da República e situa-se às margens do Lago Paranoá, no 'Setor de Hotéis e Turismo Norte'. Foi uma das primeiras construções erguidas na cidade, projetada por Oscar Niemeyer a meados do século XX. Foi inaugurado no ano de 1958 e se destacam as suas colunas, um dos símbolos de Brasília, refletidos no escudo da cidade.

2012

Congresso Nacional – A maior representação do poder político do Brasil, o Congresso Nacional acomoda o Senado e a Câmara Federal.

Bovespa

0,20%

Nasdaq (EUA)

-0,77%

FTSE 100 (Reino Unido)

0,39%

Nikkei (Japão)

0,39%

IBEX-35 (Espanha)

-0,24%

CAC 40 (França)

0,28%

INFLAÇÃO IPCA IBGE (mês)

0,21%

INPC IBGE (mês)

0,18%

IPC Fipe (mês)

0,15%

IPC-DI FGV (mês)

0,53%

IGP-DI FGV (mês)

0,43%

IGP-M FGV (mês)

0,43%

IPA-DI FGV (ano)

2,09%

ICV Dieese (mês)

0,93%

POUPANÇA CORREÇÃO

Teatro Nacional – O teatro tem uma estrutura com forma de pirâmide irregular. É considerado um das áreas culturais mais importantes da cidade. O teatro abriga as salas Martins Pena. Vila Lobos e Alberto Nepomuceno.

Dia

Indice

02/12

0,5000

03/12

0,5000

04/12

0,5000

05/12

0,5000

06/12

0,5000

07/12

0,5000

08/12

0,5000

09/12

0,5000


Notícias em tempo real Acesse nosso portal

www.alo.com.br

5

Q U I N TA - F E I R A , 6

&

DE DEZEMBRO DE

Brasília

2012

cidades

NOTÍCIAS SOBRE COMPORTAMENTO, SEGURANÇA E SERVIÇOS

CORAL COM 130 CRIANÇAS se apresentaram ontem, na rodoviária de Brasília. A iniciativa tem objetivo de arrecadar brinquedos para doações, diz GDF. Repertório de músicas natalinas deve ser apresentado também em Ceilândia

etc etc... Ciade não responde a todos SEGURANÇA  Central não consegue atender todos os telefonemas e apenas 20% das queixas viram ocorrências

Reprodução

SSP-DF

ELTON SANTOS

L

“A proposta [criação do Conselho de Juventude do DF] vai permitir a participação democrática dos jovens na formulação e acompanhamento das políticas públicas” LILIANE RORIZ DEPUTADA DISTRITAL

 CRUZEIRO

Placa com erro será corrigida UMA PLACA na entrada do Cruzeiro exibe a mensagem: “Seja Bem-Vindos!” Escrita com erro de concordância verbal, está lá, há quase um ano. A administração se comprometeu a corrigir a placa e colocou culpa na gestão passada.

igar para a Polícia Militar e fazer alguma reclamação ou pedir socorro se tornou o primeiro obstáculo para o brasiliense. No mês de novembro, a Central Integrada de Atendimento e Despacho (Ciade) da PM deixou de atender quase 100 mil chamados. A falta de profissionais é a principal justificativa. De acordo com a Ciade, das ligações atendidas, apenas 20% viram ocorrências. Para entender melhor, das 19h da última segunda-feira até às 7 da manhã seguinte, a Ciade recebeu 5.445 ligações. Mais de mil ligações não foram atendidas. Nesta noite haviam 18 servidores trabalhando para um departamento que deveria ter pelo menos 30 atendentes. No início do ano, todas as baias tinham uma

FALTA de profissionais é a principal justificativa para o não atendimento aos chamados

pessoa. Uma fonte que preferiu não se identificar contou que para trabalhar, eles tinham a promessa de que receberiam gratificações, o que não ocorreu. Por isso, os oficiais voltaram para suas respectivas corporações. Os reflexos da falta de atendimento é sentido pela população. Na vizinhança do

publicitário José de Almeida, há um ponto de encontro de usuários de drogas. A PM é acionada, mas não resolve. “A gente fica tonto dentro de casa por causa do cheiro forte de maconha. Nossos vizinhos chamam a polícia, mas eles não aparecem”, reclama o publicitário. Apesar do baixo aten-

POLÍCIA CIVIL

Aumento do quadro da PCDF é aprovado

N

a tarde de ontem, a Comissão Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados aprovou a votação do PL 4.366/12, que trata do aumento do quadro para as carreiras que compõem a Polícia Civil do DF. O projeto relatado pelo deputado federal João Campos (PSDB/GO) agora segue para a Comissão de Finanças e Tributação. Ao todo, deverão ser criados 3029 cargos, entre escrivães, peritos e demais carreiras que compõem a PCDF distribuídos da seguinte forma: 200 cargos de delegado; 199 de perito criminal; 89 de perito médico-legista; 2000 de agente de polícia; 495 de escrivão e 55 cargos de papiloscopista policial. Em seu relatório, o deputado João Campos explicou que o quadro da PCDF permanece inalterado há aproximadamente 20 anos, não acompanhando o crescimento populacional, que praticamente triplicou.

PRA MIM, NÃO É SÓ UMA BRAÇADA DECISIVA NOS ÚLTIMOS INSTANTES QUE MUDA TUDO. O QUE MUDA TUDO É A DETERMINAÇÃO PARA IR MAIS LONGE.

 OBRAS

R$ 9 mi para Centro de Convenções ATÉ A COPA do Mundo de 2014, o Centro de Convenções Ulysses Guimarães terá 39% de sua estrutura ampliada para atender a diversificada agenda de eventos na capital federal. Parte dos recursos destinados à primeira etapa da obra, no total de R$ 9,7 milhões, foi liberada.

A mesma coisa que move os melhores atletas do Brasil também move o SEDEX. Não é à toa que a gente sempre se supera para continuar sendo líder no País inteiro.

 ERRO

PM atira em gari achando ser bandido UMA POLICIAL militar é acusada de balear um gari que trabalhava na coleta de lixo no Riacho Fundo. O barulho do caminhão de lixo teria disparado o alarme de um carro na frente da casa dela, o que teria assustado a PM e a motivado a efetuar os disparos. Um tiro acertou a mão do gari.

dimento às ocorrências, a PM não perde a credibilidade ante a população. É o que defende o especialista em segurança pública da Universidade de Brasília, Antônio Testa. O que pode acontecer, acredita Testa, é a frustração das pessoas que não tiveram os chamados solucionados pela polícia.

Marcello Casal Jr/ABr

BRASÍLIA

ALO

Ana Marcela, bicampeã mundial de Maratonas Aquáticas

SÓ ANA MARCELA É ANA MARCELA. SÓ SEDEX É SEDEX.


&

Brasília

cidades

ALÔ BRASÍLIA

6

Q U I N TA - F E I R A , 6

conceito conceito

DE DEZEMBRO DE

2012

COLABORAÇÃO: SESCON-DF

A Contabilidade Pessoal EM POUCOS dias, 2012 será apenas memória. É chegado o momento das reflexõese do balanço existencial. Estas reflexões alcançam maior sentido na medida em que for acompanhada pela principal proposta do Natal e do Ano Novo: trazer esperança e transformação ao coração humano. Pode ser que seja apenas mais um repensar da vida, como tantas vezes já ocorreu. Um momento de meditação em que tudo se projetou para ser diferente. Porém, a correção

Fez-se Justiça  Negado

Aluno de boxe fica sem indenização DURANTE UM TREINO de boxe, o instrutor acertou em cheio a face de seu aluno que caiu no ringue. Lesionado, ele entrou na Justiça pedindo indenização por danos materiais no valor de R$ 7.589,88, referentes ao custo de uma cirurgia reparadora do seio da face, e mais R$ 15.000,00 por danos morais. No entanto, teve ambos os pedidos negados pelo juiz da 10ª Vara Cível de Brasília. O aluno recorreu para a segunda instância, mas também viu negado o seu recurso pela 6ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios. O argumento para negar o pedido de indenização, em ambos os casos, foi o de que a lesão decorreu da própria atividade desportiva. Por ter sido unânime, não cabe mais recurso de mérito no TJDFT.

dos rumos ficou apenas nos propósitos. A correria foi mais forte e impediu que o ano fosse um constante Natal. Aos poucos, a rotina carregada de obrigações e problemas sufocou qualquer iniciativa de mudança de comportamento. Diante dessa experiência acumulada, a tendência é o enfraquecimento da conversa pessoal, interior e silenciosa, sobre o ano que termina. É mais fácil analisar as finanças, os bens patrimoniais, os ganhos e as perdas materiais. Verificar os projetos

Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr

incompletos, os objetivos frustrados e as aquisições adiadas. Logo se chega ao saldo negativo ou positivo dessas operações. Do ponto de vista econômico, seja qual for o resultado, tudo se ajeita. No entanto, fica aquela sensação de que a contabilidade da vida não fechou por faltar os lançamentos mais importantes. Por isso, os momentos finais do ano convertem-se nessa oportunidade maior de promover encontros consigo mesmo, muito além daqueles festivos com os amigos e familiares.

FRANCISCO CLAUDIO MARTINS JUNIOR, Presidente do SESCON-DF

DROGAS  Caminhão com uma tonelada de maconha é detido pela polícia

TRANSPORTE

Apreensão recorde no DF Glaucya Braga

JÉSSICA NASCIMENTO ESTAGIÁRIA

N

a manhã de ontem (5), a Coordenação de Repressão às Drogas (CORD) da Polícia Civil realizou a maior apreensão de maconha do ano. Mais de uma tonelada da droga foi encontrada em uma chácara no Recanto das Emas, às margens da BR060. Durante a megaoperação, os policiais prenderam três pessoas. Um suspeito ainda está foragido. A droga foi encaminhada para o Departamento de Polícia Especializada com a escolta de agentes da Divisão de Operações Especiais (DOE). Durante a megaoperação houve resistência dos suspeitos e trocas de tiros. Para se ter ideia, a apreensão realizada ontem foi maior do que toda a maconha confiscada pela polícia durante o ano: 620 kg segundo os dados da Delegacia de Polícia Especializada (DPE). O delegado Alexandre Gratão informou que a droga será incinerada. Por ser uma quantidade elevada, a Polícia Civil acredita que a

DFTrans apreende ônibus piratas

E

m operação realizada ontem (5) contra o transporte pirata, auditores fiscais do DFTrans apreenderam oito ônibus. Os veículos foram abordados na região do Colorado e, por não terem autorização para transportar passageiros, receberam multa que varia de R$ 3 mil a R$ 5 mil. Este ano, 841 veículos, entre vans, ônibus e carros de passeio, forma apreendidos por realizar transporte pirata. HABITAÇÃO

Mais 3 mil habilitados para moradias

A MACONHA apreendida daria para abastecer o DF em 2013

maconha encontrada abasteceria o Distrito Federal durante todo o ano de 2013. Segundo o delegado, as investigações duraram cerca de dois meses. “Trabalhamos muito colhendo as informações dessa apreensão. O objetivo da operação foi fazer com que a droga não fosse disseminada”, ressaltou. De acordo com o DPE , a droga seria vendida por R$ 1 mil o quilo. O caminhão com a maconha vinha de Foz do Iguaçu, no Paraná.

etc etc...

“Ela abasteceria outros traficantes de porte médio. Não se produz drogas no Distrito Federal. Porém, há bastante consumo aqui”, explicou Gratão. Segundo ele, a maconha é a droga mais apreendida no DF por ser muito consumida pelos brasilienses. “Falta policiamento de fronteira. A todo momento chegam drogas de outros lugares. Deveria ocorrer mais fiscalizações, principalmente nas fronteiras com o Paraguai”, ressaltou o delegado.

Secretaria de Habitação e a Codhab divulgaram ontem, nova relação com mais 3.010 habilitados a adquirir unidades habitacionais, por meio do programa Minha Casa, Minha Vida. Todas as pessoas estão inscritas na Relação de Inscrições Individuais (RII) do Novo Cadastro da Habitação. Até o momento, 20.351 candidatos comprovaram os dados e foram habilitados para participar do programa habitacional de interesse social promovido pelo Governo do Distrito Federal.

“Fizemos levantamentos e mapeamentos dos chamados pontos quentes. Com o retorno das duplas de policiais fazendo o patrulhamento a pé, teremos como prevenir e reduzir boa parte dessas ocorrências” SANDRO AVELAR SECRETÁRIO DE SEGURANÇA PÚBLICA

 CEILÂNDIA

Preso por disparos em um desafeto EM CEILÂNDIA, um homem morreu baleado na QNN 3. Segundo testemunha, um jovem de 21 anos, que andava de bicicleta, disparou de quatro a seis vezes contra a vítima. À noite, foi encontrado pela polícia durante uma discussão com a esposa e acabou preso.

 TRÁFICO

Jovem guardava drogas com a sogra AINDA EM CEILÂNDIA, um jovem de 18 anos foi preso por esconder vários tipos de drogas, munições de uso restrito e R$ 100 usados para o tráfico de drogas. Ele começou a ser investigado depois de ter sido flagrado lambendo sangue de um amigo assassinado, quando jurou vingança aos autores do crime.

 RECANTO

Agente federal é assaltado NA NOITE DE terça-feira, um policial federal foi assaltado por homens armados no Núcleo Bandeirante, que fugiram com o carro do agente, a arma e os documentos. Os bandidos foram encontrados no Recanto das Emas. A arma e o carro foram recuperados.


&

Brasília

etc etc...

cidades

ALÔ BRASÍLIA

TRÂNSITO  Detran-DF autuou, até junho, 3,8 mil motoristas que dirigiam embriagados Ascom/Detran-DF

Brito/Divulgação

“O nosso grande ideal é reciclar o máximo possível e associar essa iniciativa a outras que estão em curso. Assim, damos o primeiro passo para termos uma cidade ecologicamente correta” ELIAS DIAS CARNEIRO ADMINISTRADOR DO NÚCLEO BANDEIRANTE

 SEMINÁRIO

Design e inovação para artesanato O SEBRAE do Distrito Federal promove o 1º Seminário Brasil Original – Design e Inovação para o Artesanato. O designer Marcelo Rosenbaum é um dos destaques da programação do evento, que ocorre até o dia 7 de dezembro e é gratuito. As inscrições são gratuitas, com vagas limitadas, e podem ser feitas pelo site do Sebrae ou pelo telefone 0800.570.0800.

 ACIDENTE

Colisão deixa motociclista ferido UM ACIDENTE de trânsito envolvendo um carro e uma moto deixou uma pessoa gravemente ferida, na quadra 216 da Asa Sul. Com o impacto da colisão, o motociclista foi arremessado à alguns metros do local. A vítima foi levada para o Hospital de Base.

OPORTUNIDADE PRECISA-SE DE MOTORISTA. Exigência: CNH categoria D Currículos para o e-mail: paulo.costa@alo.com.br

7

Q U I N TA - F E I R A , 6

DE DEZEMBRO DE

2012

CRA-DF

Em busca de incentivo Divulgação

BRUNO CASSIANO

O

Faltam bafômetros em Brasília MARCUS FOGAÇA

S

omente três a cada dez bafômetros no DF estão em condições de uso. O problema é antigo e foi causado por falhas no processo de licitação de manutenção dos aparelhos. Com isso, o serviço ficou comprometido, no entanto, não deixou de ser feito. Até junho o Detran-DF autuou 3,8 mil motoristas que dirigiam sob efeitos do álcool, em operações quase diárias. Esse valor é 33% menor que o número registrado no mesmo período do ano passado. Dos cem bafômetros que o Detran tem a sua disposição, 70 estão sob responsabilidade do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTrans), sendo que são exatamente esses que estão vencidos e fora de uso desde agosto. “O Detran-DF cedeu ao BPTrans quatro bafômetros para suprir a demanda enquanto os demais equipamen-

tos são calibrados. No entanto, isso não atrapalhou nosso trabalho, pois temos feito uso do Auto de Infração, quando o testemunho do policial é levado em consideração para autuar o motorista embriagado”, afirma o subcomandante do BPTrans, Major Wagner. A PM estima que até a próxima semana os 70 equipamentos estejam prontos para serem usados, já que eles foram enviados a empresa contratada, que fará a calibragem. Os agentes do Detran tem a sua disposição 30 bafômetros, que para o órgão é o suficiente para a realização dos trabalhos envolvendo as operações de Lei Seca, informou em nota. Condutores flagrados no bafômetro com teor alcoólico acima de 0,10 miligramas por litro de ar expelido estão passivos de autuações com base no artigo 165 do Código Brasileiro de Trânsito, que prevê apreensão da habilitação, perda de pontos na carteira e multa.

CESTA BÁSICA

Arroz é vilão no DF

O

preço dos alimentos no mês de novembro caiu em 13 das 17 capitais pesquisadas pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). As maiores quedas foram registradas no Rio de Janeiro (-7,88%), em Porto Alegre (-6,18%) e em Goiânia (-5,26%). As únicas altas do mês foram observadas em João Pessoa (1,02%), Belém (0,61%), Vitória (0,5%) e Flo-

rianópolis (0,31%). O preço do arroz subiu em 15 capitais. As maiores altas foram verificadas em Brasília (14,95%), Belém (12,04%) e Aracaju (9,71%). As quedas foram apuradas em Goiânia (-4,31%) e Florianópolis (-0,44%). Pelas estimativas do Dieese, para garantir o sustento básico da família, o valor do salário mínimo pago ao trabalhador deveria ser de R$ 2.514,09.

Conselho Regional de Administração do Distrito Federal (CRA-DF) em parceria com as Instituições de Ensino Superior (IES) reivindica a entrada dos administradores e estudantes de administração no “Programa Ciência Sem Fronteiras”, do Ministério de Ciências e Tecnologia.Os investimentos no programa do Governo Federal irão superar a marca de R$ 3,2 bilhões até 2015. Para tentar conseguir inserir o curso no incentivo federal, o CRA-DF buscou apoio do deputado federal Izalci Lucas (PSDB), membro da Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara Federal.Visando debater o assunto, o parlamentar propôs a realização de audiência pública, ainda este ano, com a participação de outras áreas que também não foram inseridas no programa. “Se de um lado a Ciência da Administração desempenha papel essencial na organização e sistematização de processos de inovação nas empresas, a Ciência Econômica permite estudar forças como a inovação que afetam a produtividade das empresas e sua consequente competitividade internacional”, avalia

PRESIDENTE do CRA defende inserção de administradores

o deputado. Foram apontados diversos motivos para inclusão dos administradores no Programa Ciência sem Fronteiras. A argumentação principal é que a inovação e a competitividade dependem muito das áreas relacionadas a sistemas e gestão em geral, onde a administração tem grande impacto. Para o presidente do CRA-DF, Carlos Alberto, a lista de 18 áreas selecionadas como prioritárias pelo Governo deixa de fora a maior parte das grandes áreas de ciências sociais e humanas. “O CRADF está empenhado na solução, onde beneficiará mais de 300 mil administradores espalhados pelo Brasil e outros milhares de estudantes e professores de graduação, mes-

trado e doutorado”, afirma. “A inserção de administradores e estudantes no programa é de extrema importância para trazer conhecimento para o desenvolvimento deste país”. Para o estudante de engenharia, Guilherme de Oliveira, que foi contemplado pelo programa, a inserção de outras áreas, como de humanas no programa é sempre de grande valor. Ele irá receber um incentivo do Governo Federal de mais de R$ 125 mil para estudar no Reino Unido. O Programa Ciência sem fronteiras foi lançado em 26 de julho de 2011 pelo ministério e disponibilizará 75 mil bolsas até 2014 a estudantes, professores e pesquisadores para estudarem ou se aperfeiçoarem no exterior.


BRASÍLIA

ALO Notícias em tempo real

Acesse nosso portal

www.alo.com.br

8

 Q U I N TA - F E I R A ,

6

DE DEZEMBRO DE

2012

pontode ponto devista

Loterias

DILMA ROUSSEFF disse ontem que o governo federal manterá a diminuição das tarifas de energia elétrica no país. “Reduzir o preço da energia é uma decisão da qual o governo federal não recuará, apesar de lamentar profundamente a imensa falta de sensibilidade daqueles que não percebem a importância disso”, destacou

tuitando @felipeneto

Quina (Concurso 3062)

Gente, pelamordedeus, se vocês produzem conteúdo na internet, deixem um email visível e fácil de achar para contato comercial!

28  30  44  57  70

FELIPE NETO  VLOGGER

Mega-sena (Concurso 1448)

@paulocoelho

01  25  29  36  56  60

Um dia você acorda e descobre que não tem mais tempo de fazer o que sonhava. O momento é agora. Aja. PAULO COELHO  ESCRITOR

Previsão dotempo

@jose_simao Jogadores do Corinthians descem em Dubai pensando que tão no Habibs! JOSÉ SIMÃO  COLUNISTA

Hediondo, odioso, asqueroso

H

ediondo: aquilo que imprime repulsa e horror; horrível; repulsivo; repugnante. Que provoca intensa indignação moral. Aquele crime deve ser severamente punido. Pois assim será tratada a pedofilia no Brasil depois de uma aprovação das mais louváveis feitas ontem pela Câmara dos Deputados. A Casa aprovou lei que altera o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) tornando os crimes relacionados à pedofilia como hediondos. O projeto também amplia a tipificação dos crimes de exploração sexual de criança e adolescente. Com o objetivo de aprimorar o combate à prostituição e à exploração sexual de menores, o projeto retornará ao Senado para nova apreciação dos senadores já que foi modificado pelos deputados. Mas o certo é que nessa luta, a maioria deles, quase todos, estão encapados e essa será uma grande vitória brasileira – de crianças e adultos – com ajuda política. Pelo texto aprovado, quem aliciar, agenciar, atrair ou induzir criança ou adolescente à exploração sexual ou prostituição estará sujeito a pena de reclusão de cinco a 12 anos e multa. Também incorre na mesmas pena quem, de qualquer forma, facilitar a exploração sexual ou prostituição de menores. O mesmo ocorrerá com o proprietário, gerente, ou responsável pelo local onde o crime seja cometido. A pena será aumentada se o crime for com emprego de violência ou grave ameaça. O projeto também estabelece que estará sujeito a pena de três a oito anos de prisão e multa se o fato não constituir crime mais grave quem cometer conjunção carnal ou ato libidinoso com adolescente, em situação de exploração sexual, prostituição ou abandono. Enfim, tratando como criminosos hediondos, odiosos e asquerosos, os que praticam esse tipo de crime. O Congresso Nacional está de parabéns por essa aprovação. Cobraremos, agora, que a Justiça também cumpra seu papel, aplicando as penas previstas na lei para que possamos banir de nossa sociedade criminosos com audácia tamanha.

C a r t a s

E di t o r i a l

ENCOBERTO A NUBLADO COM PANCADAS. MAX.: 25°C MIN.: 18°C

Descaso no HRC provoca revolta

População fica sem opção

Ciclovias sujas falta responsabilidade

Fui ao hospital da Ceilândia acompanhar meu irmão com o tornozelo torcido e tivemos que esperar mais de 4 horas. É desumano ver uma pessoa chorando de dor e não dar nenhum atendimento, nem que seja um paliativo. É esse o País da Copa?

Os produtos piratas colocam a população em dúvida. Os preços dos originais são muito caros e o falsificado dizem que auxilia o crime. A população fica sem opção, o governo deveria abaixar os preços e acabar com a falsificação.

É uma tremenda irresponsabilidade do GDF construir essas ciclovias e deixar os restos e lixos gerados por ela no meio da rua. Fica tudo cheio de lama, a cidade fica suja, os sapatos e os carros também. Eles precisam fazer as coisas bem feitas.

KAUANY LIMA SANTA MARIA

BRENDO BORGES CEILÂNDIA

AMANDA SAMPAIO CEILÂNDIA

Metrô de Brasília tem tarifa absurda

Abusos praticados nos planos de saúde

Pobreza política no mensalão

Brasília tem a tarifa de metrô mais cara do mundo e isso não reflete em melhoria do serviço. Me deparo diariamente com estações cheias, trens sucateados e atrasados. Cadê o governo para justificar essa tarifa absurda?

As operadoras de plano de saúde abusam da população com serviços burocráticos e demorados. Acredito que eles se apegam ao fato de o SUS está pior para poder explorar a população. O pior é que a ANS diz que não pode fazer nada.

O deputado Jilmar Tatto diz ter pena de Genoíno. Alega que o mesmo é pobre e não tem condições de pagar a multa estipulada pelo STF. Ajuda a ele Tatto e aproveita manda uma graninha para o Brunelli lá em São Paulo. Viva os pobres corruptos brasileiros.

MARISA GOMES CEILÂNDIA

MARIA DO SOCORRO SAMAMBAIA

PEDRO GONÇALVES NÓBREGA PLANALTINA DE GOIÁS

Envie sua reclamação ou sugestão com no máximo 5 linhas, incluindo nome e endereço completo, número da identidade e telefone de contato / e-mail: pontodevista@alo.com.br

Quer comprar ou trocar de carro? pesquise no maior classificado da região.

Gol G5 (a partir de R$ 18.000)

Novo Palio (a partir de R$ 29.099)

19.000 Veículos Anunciados 700 Revendas e Concessionárias

Novo UNO (a partir de R$ 21.000)

Novo Celta (a partir R$ 23.900)

www.usadosbr.com m.usadosbr.com


Notícias em tempo real Acesse nosso portal

& 6

DE DEZEMBRO DE

2012

Vida Lazer

A NOITE DO ASSOCIADO traz pocket show com Tulipa Ruiz e Trio Brasileiro, além de um batepapo com Márcio Atalla (Medida Certa), o evento acontece hoje (6), às 19h, na Fnac do ParkShopping. Entrada franca.

CULTURA, FILMES, SHOWS E FESTAS

RESPEITÁVEL PÚBLICO

www.alo.com.br

 Q U I N TA - F E I R A ,

Divulgação

BRASÍLIA

ALO 9

PICADEIRO  Espetáculo Columpio abre o 1º Festival Circo Brasília CIBELE MOREIRA ESTAGIÁRIA

A

Capital Federal se transforma em um picadeiro e recebe o 1º Festival de Circo de Brasília. O evento reúne palhaços, trapezistas acrobatas, malabaristas e equilibristas com espetáculos que prometem arrancar risadas de toda a família. Abrindo a programação, está o espetáculo “Columpio” da Cia. Circo Rebote num show de variedades de comédia, técnicas aéreas e acrobacia. A montagem será apresentada hoje (6) e amanhã (7), às 21h, no Teatro Plínio Marcos. O 1º Festival de Circo de Brasília segue até 16 de dezembro. A Cia. Circo Rebote apresenta um “Columpio”, com muito bom humor dois personagens excêntricos, músicos, acrobatas e muitos palhaços, tomam conta de um show que é pura risada. Através da comicidade aliada à acrobacia e à técnicas aéreas, constroem cenas com muita energia, forte impacto visual e graça, que culminam com o “ponto alto”

do espetáculo: um arriscado número de trapézio em balanço. A música acompanha o ritmo das cenas e a movimentação dos atores, que utilizam o domínio de habilidades circenses para assumir o papel do herói cômico. Reunião circense – O festival contempla dez grupos circenses que irá fazer a alegria dos brasilienses. São eles: Companhia Nós No Bambu; Circo Rebote, Instrumento de Ver, Subsolo 59, DuKontra, Circo Teatro Payassu, CiRcA Brasilina, Celeiro das Antas e Grupo Pirilampo. No comando do cabaré Esbórnia Circense está a Trupe Mirabolantes.O Festival faz parte do projeto “Em Cena no Planalto”, contemplado no Edital de Ocupação do Teatro Plínio Marcos/2012. SERVIÇO – 1º Festival de Circo de Brasília, até 16 dezembro, no Complexo Cultural Funarte. Ingressos: R$ 5 (meia). Informações: 3034-1459. Programação e classificações indicativas: www.festivalcircobrasilia. blogspot.com.br. Classificação indicativa: livre.

NÚMEROS acrobáticos tiram o fôlego da plateia e são os pontos altos do espetáculo “Columpio”


&

Vida Lazer

nemte

ALÔ BRASÍLIA

Conto

10

BEM-VINDA!

Q U I N TA - F E I R A ,

6

DE DEZEMBRO DE

2012

MAIS UMA DE NANA

“Não tenho intenção de ser chique”

Nasce Valentina, filha da modelo Carol Francischini

Nana Gouvêa aproveitou o clima natalino para realizar um novo ensaio nas ruas de Nova York. Ela ganhou um vestido vermelho de presente do marido, não pensou duas vezes e foi para o Central Park para mais uma sessão de fotos. Feliz com o mimo, Nana disse: "Não tenho intenção de ser chique. Minhas fotos somente retratam minha realidade". Informações do jornal "Extra".

Fotos: Divulgação

PUXÃO DE ORELHA

Raffaella Fico dá ultimato a Balotelli

SERÁ?

Revista afirma, mas marido de Juliana Paes diz apenas: “Estamos muito felizes”

O atacante Mario Balotelli levou uma chamada, mas não foi do técnico Roberto Mancini ou do Manchester City. Raffaella Fico, que está grávida de oito meses de um filho do jogador, deu ultimato para o italiano se casar com ela após o nascimento do bebê, previsto para até a primeira quinzena de janeiro.“Se você ama nosso filho, prove: se case comigo” disse em entrevista à revista italiana 'Diva e Donna'.

Carol Francischini é a mais nova mamãe do pedaço. A modelo deu à luz Valentina na tarde do dia 28 de novembro. Por meio de uma cesariana, a menina veio ao mundo com 3,350 kg e medindo 51cm. Segundo o agente da morena, mãe e filha passam bem. "A Carol está bem e está muito feliz. A Valentina é uma gatinha e nasceu com muita saúde", disse Thiago Bunduky que informou também que as duas já estão em casa. Informações do jornal "O Dia".

07 9

Juliana Paes está mesmo grávida do seu segundo filho. A notícia foi confirmada pelo marido da atriz, o empresário Carlos Eduardo Baptista, à "Contigo!". “Estamos muito felizes”, disse Dudu à revista. A publicação traz ainda uma declaração da avó de Juliana, dona Íris, de 88 anos, que afirma que toda a família está radiante: “A gravidez da minha neta foi uma surpresa para todos nós. Ela dizia que queria deixar Pedro crescer mais um pouco. Mas ele também já faz quase tudo sozinho, não tem tanta preocupação. O bom é que a família está aumentando e isso me deixa muito feliz”. Mas tarde, em entrevista ao site "Ego", Carlos Eduardo negou que tenha confirmado a gravidez de Juliana à revista.

DE DEZEMBRO Novembro SEXTA-FEIRA SEXTA-FEIRA

Classificação Livre n Acesso Livre

Acesse

o www.Alo.com.br e concorrA A ingressos pArA os melhores eventos dA cidAde

PATROCÍNIO:

Fotos: Divulgação

Apresenta

ALO CULTURAL LocaL: Setor comerciaL SuL, quadra 5 (na Praça da cuLtura) daS 12h aS 14h informaçõeS: 8400-4719 9252-1770 3335-9200

BANDA SÓ PRA XAMEGAR

facebook: aLocuLturaL

BANDA EME

e-maiL:

RONNY E ROBERTA A DUPLA É DESTAQUE ACORDEON, PAZ E Criada naDO Espanha em 2009,LOURIVAL a banda EME é espeEles são recordistas de público. A banda Só Pra Xamegar tem NEGUINHO DA MÚSICA SERTANEJA ESTILO PRÓPRIO E COMPANHIA EM NOME DA ALEGRIA A BANDA cialista em Pop Nacional e Internacional. O CDVAI do diversos CDS gravados e é destaque por onde passa, MARCANTE, MAGIA E ENCANTO CONTAGIANDO APRESENTAR O MELHOR DO FORRÓ PÉ DE SERRA, grupo teve 150 mil cópias vendidas e dois prêmios arrastando multidões. Nesta sexta, os músicos se apresentam O GRANDE PÚBLICO DESTAQUE NO ESTILO NESTA SEXTA. ESTA SERÁ UMA DAS ATRAÇÕES DO recebidos com um disco de ouro e um de platina SERTANEJO SEXTA PELO CULTURAL PROJETO ALÔ CULTURAL no Projeto Alô Cultural, dePROJETO graça, comALÔ o melhor do forró VALE A PENA CONFERIR

PATROCÍNIO:

APOIO:

IBGS

ALO

Instituto Brasileiro de Gestão Social

BRASÍLIA

REALIZAÇÃO:

aLocuLturaL@aLo.com.br rogerioaLocuLturaL@ gmaiL.com

Produção: rogério aveLLar

ORDEM DOS MÚSICOS DO BRASIL


Flash

cirurgião O Manoel Luiz Neto, da Clínica

Endo, está em Nova York para o “International Consensus Summit for Sleeve Gastrectomy”, evento que acontece até o dia 8e que reune “experts” em Cirurgia Bariátrica de todo o mundo.

Catering A ORDEM dos Advogados do Brasil escalou a banqueteira Renata La Porta para assinar o catering da confraternização anual da entidade, que acontece no Clube de Engenharia, neste sábado (8). O menu natalino contará com pratos tradicionais do período natalino, mas com um “up” da alta gastronomia.

ALÔ BRASÍLIA

11

Q U I N TA - F E I R A ,

6

DE DEZEMBRO DE

2012

Crystiano D’Moura e Paulo Cristino/Divulgação

VITRINES E MÚSICA

&

Vida Lazer

Ivan Valença e Ana Tereza Dimas

Cláudia Mohn e Ivana Valença

A

rquitetos e decoradores da cidade foram convidados por Claudia Mohn para montar vitrines natalinas nas lojas do CasaPark, pelo projeto Natal Decor. Muito luxo, brilho, guloseimas e champanhe e um show com a Big Time Orchestra fizeram da noite, uma das mais animadas para os profissionais do métier.

Gustavo Carvalho, Elda Median e Ricardo Porto

Luana Peixoto e Victor Nicolato

Anna Paula Osório


&

Vida Lazer

ALÔ BRASÍLIA

Roteiro

QUEBRA NOZES

Q U I N TA - F E I R A ,

6

DE DEZEMBRO DE

BALÉ  Clássico se despede hoje com duas sessões

 AMANHECER - PARTE 2 Filme que encerra a “A Saga Crepúsculo”, aqui Bella e Edward pecebem, já durante a lua-de-mel, as consequências devastadoras pela decisão que tomaram em unir-se em matrimônio. Aventura - Classificação:12 anos – Direção: Bill Condon Onde está passando? Cinemark Iguatemi Brasília – Sala 01 13h40 16h20 21h40 Cinemark Pier 21 – Sala 12 12h50 15h30 18h10 20h50  A ORIGEM DOS GUARDIÕES

ao notar que o sobrinho de seu padrinho é o quebra-nozes do sonho. As estrelas da montagem serão a Primeira Bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Cláudia Mota; a Primeira Solista do Theatro Municipal do Rio de janeiro, Karina Dias, entre outros. A regência da orquestra fica a cargo do maestro Cláudio Cohen, que também assina a direção executiva. “Para mim, o O Quebra-Nozes significa o fechamento perfeito para o

ano de 2012, que teve os concertos sinfônicos, o festival de ópera e agora um balé. Essas três manifestações artísticas criam um tripé ideal que compõe a programação de um teatro do porte do Teatro Nacional Claudio Santoro”. SERVIÇO – O Quebra-Nozes está em cartaz hoje (6) às 16h e 20h, na Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional. Ingressos: R$ 10 (meia). Informações: 33256256. Classificação: livre.

2012

CINEMA

Divulgação

A

história de amor entre Clara e seu quebra-nozes encantou várias gerações e para relembrar, a coreógrafa Gisele Santoro traz esse clássico para os palcos de Brasília. Pela primeira vez, a música criada por Tchaikovsky é executada ao vivo por uma orquestra. O espetáculo faz sua última apresentação hoje (6) com sessões às 16h e 20h , na Sala Villa-Lobos do Teatro Nacional. Dividido em dois atos, o balé O Quebra-Nozes conta a história da menina Clara, que se encanta com a figura de um quebra-nozes que parece gente e pede o objeto de presente a seu padrinho. A relação dela com o brinquedo fica tão forte que ela chega a sonhar com seu quebra-nozes. Quando acorda, Clara fica triste ao perceber que tudo não passou de sonho, mas se surpreende

12

escolares. Mas os planos do garoto saem errados e agora seu dilema é: o que fazer durante todo o verão? Animação - Duração:94 min. - Classificação: Livre – Direção: David Bowers Onde está passando? Cinemark Pier 21 – Sala 04 12h20 - 14h20 - 16h30  GONZAGA - DE PAI PRA FILHO A história do relacionamento conflituoso entre Luiz Gonzaga e seu filho Gonzaguinha. Baseado em gravações reais feitas entre os dois músicos, o filme pretende representar uma homenagem a Luiz Gonzaga no centenário de seu nascimento, em 2012. Documentário – Classificação:12 anos Direção:Breno Silveira Onde está passando? Cinemark Iguatemi Brasília – Sala 05 13h30 - 16h30

Quando o espírito maligno Pitch (Jude Law) decide dominar o mundo, os guardiões imortais decidem se reunir para proteger, com seus poderes extraordinários, as crenças das crianças do mundo inteiro. Liderados pelo Papai Noel (Alec Baldwin), o grupo é também formado pela Fada do Dente (Isla Fisher), Jack Frost (Chris Pine), Coelho da Páscoa (Hugh Jackman) e Sandman.

Cinemark Pier 21 – Sala 11 12h40 - 15h40 ///////////////////////////////  O HOMEM DA MÁFIA

Animação - Duração:97 min. - Classificação: livre - Direção: Peter Ramsey Onde está passando? Cinemark Pier 21 – Sala 02 - 3D 13h45 - 16h15 - 18h45 - 21h20 Kinoplex Boulervad – Sala 02 14h10 16h20 18h30 20h50  CURVAS DA VIDA

Um assalto a um jogo de pôquer ilegal, cujos participantes eram integrantes da máfia, abala o submundo do crime. O matador profissional Jackie Coogan (Brad Pitt) logo é contratado para investigar o caso, já que os chefões da máfia desejam que os responsáveis sejam punidos, mas sem estardalhaço. Entretanto, a hesitação de alguns dos participantes coloca a situação ainda mais fora de controle. Suspense – Duração: 97 min. - Classificação:16 anos – Direção: Andrew Dominik Onde está passando?

Gus Lobel é um veterano olheiro de baseball. Restando apenas três meses para o fim de seu contrato, ele começa a ter problemas de visão devido a um glaucoma. Escondendo a doença de todos, Gus é enviado para analisar um promissor rebatedor que pode ser a escolha de sua equipe Entretanto, ao desconfiar que há algo errado com o velho amigo, Pete Klein pede à filha dele, Mickey, que o acompanhe na viagem. Drama - Duração:111 min - Classificação:12 anos – Direção: Robert Lorenz Onde está passando? Cinemark Pier 21 – Sala 07 17h30 - 20h10 Kinoplex Park Shopping – Sala 07 14h20 16h40 21h30  DIÁRIO DE UM BANANA 3 Adaptação de mais um volume da série de livros “Diário de um Banana”, aqui com o personagem principal pronto para curtir as tão esperadas férias

Cinemark Pier 21 – Sala 09 13h40 - 16h10 - 18h40 - 21h10  OS PENETRAS Marco Polo (Marcelo Adnet) é um sujeito bem-humorado, sedutor e manipulador, sempre tentando levar vantagem. Em um de seus golpes, ele cruza com Beto (Eduardo Sterblitch) um homem tímido e inseguro, que acabou de ser rejeitado por sua amada Laura, e tem vários problemas com a família. Vendo a situação financeira privilegiada de Beto, Marco Polo promete conversar com Laura, e tentar convencê-la a voltar para o colega. Mas os planos mudam quando Marco Polo conhece esta mulher, tão sedutora e tão manipuladora quanto ele. Comédia – Classificação: 12 anos – Direção: Andrucha Waddington Onde está passando? Cinemark Iguatemi Brasília – Sala 02 14h20 - 17h10 - 19h50 - 22h00 Cinemark Pier 21 – Sala 08 13h10 - 15h35 - 18h00 - 20h40

CINEMARK PIER 21

CINEMARK TAGUATINGA

CINEMARK IGUATEMI

KINOPLEX PARKSHOPPING

(61) 3352-4708

(61) 3577-5140

(61) 3481-8283

(61) 3223-1617

SEGUNDA, TERÇA E QUINTA (R$ 13 ATÉ AS 17H. APÓS, R$ 15). QUARTA (R$ 12). SEXTA A DOMINGO (R$ 16 ATÉ AS 17H. APÓS, R$ 18).


10

ALÔ BRASÍLIA

13

Q U I N TA - F E I R A ,

6

DE DEZEMBRODE

2012

Abobrinha do dia

minutos

Cruzadas Diretas

- Nos Estados Unidos, estado de Maine, certa vez um homem se separou da esposa porque ela lhe servia apenas sopa de ervilhas. Os índios tupinambás do Rio de Janeiro criavam patos mas não comiam a carne com medo se ficarem lentos com aquelas aves. (Guia dos Curiosos)

Quiz

Lista 10

Qual é, segundo pesquisas, o sorriso típico de quem está apaixonado? ( ) Com o canto da boca ( ) De lábios fechados ( ) De boca aberta

A Organização das Nações Unidas (ONU), divulgou o Relatório Mundial de Drogas 2012. Abaixo você pode conferir o número de mortes causadas pelas drogas ilícitas por país:

OS 10 PAÍSES COM MAIS MORTES POR USO DE DROGAS

1ª - Islândia: 220,7 mortes a cada 1 milhão de pessoas do país 2ª - Estônia: 177,2 3ª - El Salvador: 161,6 4ª - Austrália: 123 5ª - Cazaquistão: 115,8 6ª - Irlanda: 114,7 7ª - Canadá: 104,5 8ª - Finlândia: 91,7 9ª - Rússia: 89,8 10ª - Ilhas Seycheles: 89,1

Resposta: De boca aberta

Luluzinha Teen

Horóscopo

Fatos históricos do dia 1534 - Fundada a cidade de San Francisco de Quito, atual capital do Equador. 1768 - Publicada a primeira edição da Enciclopédia Britânica. 1811 - O mais terrível terremoto na história dos Estados Unidos ocorre no Estado de Missouri. 1815 - Após 106 dias de batalha, os colombianos rendem-se e os espanhóis tomam Cartagena.

1865 - A Trigésima Emenda à Constituição norte-americana encerra formalmente a escravatura no país. 1868 - Ocorre a batalha de Itororó, na guerra do Paraguai, entre cinco mil paraguaios e 20 mil brasileiros comandados pelo então duque de Caxias. 1870 - Nasce William Hart, estrela dos filmes western, na época do cinema mudo.

ÁRIES (20/03 a 20/04) Precisa aprender rapidamente como realizar certas atividades em seu trabalho. Mas não entre em pânico se cobrarem resultados. Ouça o conselho daqueles que sabem mais. No amor, é hora de se abrir e compartilhar os seus sentimentos. Cor: vinho.

LIBRA (23/09 a 22/10) Será melhor manter as tarefas de rotina e poupar suas energias. Não é um bom dia para se lançar em novas experiências. No emprego, você tem tudo para se dar bem. Astral dinâmico e cooperativo em seu lar. A dois, aposte na cumplicidade. Cor: preto.

TOURO (21/04 a 20/05) O seu desafio será ensinar aos demais sobre tarefas que há muito tempo não desenvolve. Em casa, procure dar atenção a todos e aproxime-se mais dos parentes. No campo afetivo, encontrará o apoio de que precisa em sua cara-metade. Cor: preto.

ESCORPIÃO (23/10 a 21/11) Você vai contar com mais objetividade e disciplina neste dia, que será benéfico para concluir tarefas em casa e no serviço. No entanto, dobre a cautela com negociações. Nos assuntos do coração, sua estrela brilhará intensamente. Cor: vermelho.

GÊMEOS (21/05 a 20/06) Aprenda algo novo com as experiências deste dia. Por mais que sinta apreensão ou ansiedade, mantenha a cabeça fria na hora de resolver os problemas. À noite, um ótimo aspecto entre a Lua e Vênus promete momentos especiais no amor. Cor: branco.

SAGITÁRIO (22/11 a 21/12) Alguns desafios podem exigir de você uma postura mais paciente e serena. Use seu jogo de cintura para conciliar interesses. No serviço, mostre seu senso prático e aponte alternativas viáveis. No amor, astral de lealdade e integração. Cor: bege.

CÂNCER (21/06 a 21/07) Há risco de conflitos com colegas ou amigos. Dê sua opinião, mas sem fazer provocações. Poderá aprender ou ensinar nos contatos de trabalho. À noite, Lua e Vênus apontam horas felizes na vida sentimental. Forte sintonia com o par. Cor: azul.

CAPRICÓRNIO (22/12 a 21/01) Terá pulso firme e bom-senso para resolver conflitos, inclusive em casa. Expresse sua opinião com clareza e promova a conciliação à sua volta. No trabalho, vai dar um show de disposição. No amor, Vênus aponta boas surpresas à noite. Cor: preto.

LEÃO (22/07 a 22/08) Desfaça encrencas e trabalhe com determinação. É hora de se apoiar em sua alegria e não se deixar levar pelas tensões. Procure apaziguar conflitos. Já na paixão, tudo azul. Noite perfeita para se acertar com aquele alguém especial. Cor: rosa.

AQUÁRIO (21/01 a 18/02) Evite depender dos outros, pois há risco de enfrentar obstáculos para concluir certas atividades. Com independência e dedicação, você vai se sair melhor. Dia indicado para lidar com tarefas especializadas. Clima intenso na vida amorosa. Cor: bege.

VIRGEM (23/08 a 22/09) Não adie mais a resolução de problemas. Decisões envolvendo seu trabalho vão exigir que se informe bem antes de fazer escolhas. Em casa, pequenos atritos podem gerar grandes polêmicas. Pegue leve! Na paixão, pondere antes de falar. Cor: preto.

PEIXES (19/02 a 19/03) Cultive a calma, sobretudo pela manhã. Há risco de perder a esportiva ou se indispor com quem trabalha e convive. Se agir com jogo de cintura e tolerância, tudo vai melhorar. Astral de grande entusiasmo em casa. Novidades na paixão. Cor: roxo.

Conteúdo gentilmente cedido pelo site www.lista10.org

&

Vida Lazer


BRASÍLIA

ALO 14 Notícias em tempo real Acesse nosso portal

www.alo.com.br

 Q U I N TA - F E I R A , 6 D E D E Z E M B RO D E

2012

Mundoafora

DURANTE UM VOO entre Cairo, capital do Egito, e o Kuwait, um avião com 90 passageiros precisou fazer um pouso de emergência porque uma naja mordeu um passageiro e estava rastejando sob as poltronas enquanto a aeronave estava em pleno ar

NOTÍCIAS SOBRE COMPORTAMENTO, CALAMIDADE E CRIMES

PERFUME  Rede de fast-food no Canadá criou um perfume com a fragrância de uma caixa de pizza sendo aberta Fotos: Reprodução

AMOR

Cheiro de pizza, literalmente

A

rede de fast-food Pizza Hut no Canadá começou uma brincadeira e perguntou aos consumidores em sua página no Facebook qual seria o nome de um perfume que tivesse a “essência de uma caixa de pizza sendo aber-

ta”. Entretanto, a animação dos usuários foi tão grande que a companhia realmente fez um perfume com essa fragrância, e ofereceu aos clientes em uma promoção. Para comemorar que a página da empresa chegou aos 100 mil “curtir”, a rede, postou uma mensagem

informando que as primeiras 100 pessoas que enviassem uma mensagem direta, receberiam em casa o vidro de perfume de pizza. Este mês, a companhia afirmou que as primeiras embalagens já começaram a ser enviadas aos vencedores.

O amor está no ar e a mistura entre raças não tem preconceitos. Em um parque especializado em animais exóticos na cidade de Orlando, no estado americano na Flórida (EUA), um canguru e um cachorro foram flagrados

VACILÃO DO DIA

Mané tenta roubar cabeça de rinoceronte O gênio da vez é o inglês Patrick Kiely. Ele foi sentenciado a 18 meses de prisão ao tentar roubar uma cabeça de rinoceronte do Castle Museum, na cidade de Norwich, na Inglaterra, que estaria avaliada em aproximadamente R$ 1,6 milhão. Ele foi impedido por funcionários e visitantes, depois que ele e mais quatro comparsas quebraram o vidro no qual estava a peça, enquanto outro homem aguardava os ladrões em um

carro roubado. Chifres de rinoceronte tem um alto valor de mercado, e são utilizados na medicina asiática. “Ao tentarem escapar com a cabeça, funcionários e visitantes impediram a fuga, fazendo com que a peça caísse no chão e ficasse parcialmente danificada”, contou o promotor Peter Gair. A cabeça data na era Vitoriana, e o museu decidiu substituir o chifre danificado por uma réplica. A utilização de chifres na

Sexo ruim dá cadeia

medicina asiática está relacionada à cura do câncer, o que aumentou a procura por esse tipo de peça. No

mercado paralelo, o quilo chega e ser negociado a R$ 130 mil, mais caro do que ouro, platina ou cocaína.

VIAGEM

Chuva de ursinhos no gelo

Burrinhos pegam trem

conhecida como “Teddy Bear Toss”. O público é autorizado a jogar os ursinhos assim que o time da casa marca o primeiro gol.

trocando beijos enquanto descansavam no gramado. O cão, fruto de um cruzamento com beagle e labrador, parece à vontade quando o outro animal praticamente segura seu rosto e começa a fazer carícias.

PRISÃO

HÓQUEI

Durante um jogo do time canadense milhares de torcedores começaram a arremessar ursinhos de pelúcia na arena, em uma tradição

Cachorro e canguru trocam beijos

Usuários da estação de trem na Alemanha, ficaram surpresos ao ver dois burros vagando pela plataforma. Os animais chamados “Benny” e “Ma-

rie” tinham fugido de uma propriedade nos arredores da cidade. Após vagar pelo centro, a dupla passou pelas portas automáticas da estação de trem.

Uma mentira acabou resultando na prisão de Lynette Lee, 27 anos, em Clarksville, no Tennessee (EUA). Ela denunciou que havia sido estuprada, pois “não tinha gostado” de ter relações sexuais com um parceiro. A polícia abriu uma investigação depois que ela disse que tinha sido

estuprada durante um encontro sexual com um homem que ela conheceu em um site de namoro. Após divergência nos dois depoimentos, policiais interrogaram novamente a mulher e ela acabou admitindo que mentiu. Ela alegou que fez a falsa denúncia porque não gostou da relação sexual. “O sexo foi ruim”.


Notícias em tempo real Acesse nosso portal

www.alo.com.br

Jogo rápido

Q U I N TA - F E I R A , 6

DE DEZEMBRO DE

2012

O BARCELONA APARECEU em estudo como o time mais valioso do mundo. Segundo a empresa de consultoria responsável pela pesquisa, o time espanhol vale R$ 1,8 bilhão, seguido por Real Madrid (R$ 1,6 bilhão), Manchester City (R$ 1,3 bilhão) e Manchester United (R$ 1,2 bilhão). O brasileiro mais bem cotado é o Santos, na 35º colocação ‘custando’ R$ 334 milhões

Esportes

MERCADO DA BOLA  Vagner Love recebe propostas de times russos e pode deixar Flamengo até o início do ano Bernardo Monteiro/VIPCOMM

“Se eu for embora, não será para tirar um ano de férias (como faz Pep Guardiola), vou trabalhar. Se não for aqui, será em outro lugar” JOSÉ MOURINHO TÉCNICO DO REAL MADRID PROVOCA EX-TREINADOR DO BARCELONA

 Rússia

Hulk ameaça deixar o Zenit após briga O ATACANTE Hulk pode deixar o Zenit, da Rússia, depois de uma discussão com o técnico da equipe, Luciano Spalletti, durante a vitória por 1 x 0 sobre o Milan, na última terça-feira, pela Liga dos Campeões da Europa. Hulk se recusou a cumprimentar o treinador na saída de campo.

 Negociações

Galaxy convida pai de Kaká para ir aos EUA COMO O INGLÊS David Beckham disse na sua despedida do futebol norteamericano, o Los Angeles Galaxy fará tudo para ter Kaká em sua equipe. Pai e agente do brasiliense, Bosco Leite recebeu convite do Galaxy para conhecer a estrutura do time na Califórnia.

 Punição

Time suspenso por insultos homofóbicos O SÖRSKOGENS, clube da Suécia, resolveu suspender todo o elenco de seu time de futebol após os jogadores usarem ofensas homofóbicas em uma partida da sétima divisão nacional. Os jogadores criticaram a equipe do Stockholm Snipers, clube que encoraja a contratação de jogadores gays.

CANDANGÃO

Federação confirma Bolamense na elite

A

pós quase uma semana mantendo a tabela do oficial em seu site, sem o substituto da equipe do Botafogo-DF, que está impedido de participar de qualquer evento realizado pela Federação Brasiliense de Futebol, a entidade maior do futebol brasiliense confirmou em seu site na manhã de ontem a entrada do Bolamense no lugar da

Reprodução

Reprodução

BRASÍLIA

ALO 15

equipe da estrela solitária, de acordo com informações do portal Clubedoesportedf.com.br, especializado no esporte da capital. O Bolamense ficou em terceiro lugar na Segundona desse ano. A equipe é presidida por Antonio Teixeira, que foi relator da comissão eleitoral da FBF, em eleição que elegeu o atual presidente Jozafá Dantas.

MUNDIAL DE CLUBES

ATACANTE despertou o interesse de seu ex-clube, o CSKA, e do rival Rubin Kasan

Amor perto do fim

A

queda de Patrícia Amorim da presidência do Flamengo pode ser determinante para a saída de vários funcionários do clube. No futebol não será diferente. E a primeira mudança pode acontecer logo com o principal jogador do time, o atacante Vagner Love. Vagner Love tem propostas de dois clubes da Rússia, onde jogou por muito tempo e ainda é ídolo. Mesmo com três anos de contrato a cumprir com o clube rubro-negro, as propostas são muito boas, segundo seu empresário Evandro Ferreira. “Dois clubes russos querem o Vagner Love. Além do CSKA, que tem um carinho muito grande por ele e pela sauda-

de da torcida, o Rubin Kazan também enviou uma proposta”, informou Ferreira. Com as propostas em mãos, o empresário fez questão de ressaltar que a vontade do jogador será respeitada neste momento, e nem mesmo os atrasos de salário serão problema para ele. “Ele está muito feliz no Flamengo e quer permanecer. Aqui ele está perto da família, dos amigos e do seu clube do coração”, garantiu o agente. Um dos principais partidários de Patrícia Amorim, Vagner Love não vê problemas na derrota da presidente nas urnas do clube. De acordo com o seu empresário, o centroavante está tranquilo quanto aos novos gestores do clube.

Atlético-MG quer ídolo argentino Com a segunda colocação no Campeonato Brasileiro 2012, o Atlético-MG garantiu uma vaga direta para a Copa Libertadores da América e vai voltar a disputar o torneio sul-americano após 12 anos. Como a competição continental ocorre ao mesmo tempo do Campeonato Mineiro e do Campeonato Brasileiro, o time corre atrás de reforços e dois nomes passaram a ser especulados: os argentinos Riquelme e Lorenzetti. Tricampeão da Libertadores com o Boca Juniors, Riquelme, 34 anos, foi sondado por vários clubes brasileiros no meio da temporada, quando deixou o Boca. O Santos também tem interesse em contratar o argentino, que esteve em São Paulo como convidado em uma premiação.

Botafogo confirma Loco Abreu

Após terminar a temporada sem obter os resultados desejados, o Botafogo já planeja 2013. O presidente Maurício Assumpção está de frente com as negociações ao lado do vice de futebol, Chico Fonseca, e confirmou a volta de Loco Abreu ao clube na reapresentação em janeiro. Além disso, o mandatário máximo prometeu a chegada de reforços de impacto em 2013. Assumpção demonstrou certa impaciência ao comentar sobre Loco Abreu. O presidente lembrou que o uruguaio tem contrato com o Alvinegro até agosto de 2014 e terá que voltar ao clube em janeiro, na reapresentação do elenco. Entretanto, Maurício não definiu qual será o futuro do camisa 13 e agendará uma reunião com o jogador para definir o assunto e pôr um fim às especulações.

Guerrero faz treino leve e segue como dúvida

O

elenco do Corinthians realizou o primeiro treino fora do país para a disputa do Mundial de Clubes, que começa para o time no dia 12. Os atletas participaram de atividade ontem no CT do Al Nassr, em Dubai, com a presença de cerca de 50 torcedores. O atacante Guerrero treinou separadamente dos demais jogadores. O peruano se recupera de estiramento no ligamento do joelho direito e tem feito

apenas atividades leves. Enquanto os atletas participaram de treino com bola em campo reduzido, Guerrero deu voltas no campo. O departamento médico corintiano acredita na possibilidade de Guerrero defender o time na estreia no Mundial de Clubes, dia 12, em Toyota, Japão. Guerrero sofreu estiramento considerado leve, de 3 mm. Na viagem de São Paulo a Dubai, na terça, o atleta foi submetido a infiltração no joelho. Reprodução

PERUANO se machucou nas últimas rodadas do Brasileiro

Editais COOPERATIVA DOS COLETORES DE RESIDUOS SOLIDOS RECICLAVES FUNDAMENTAL AVISO DE RECEBIMENTO DE AUTORIZAÇÃO AMBIENTAL Torna público que recebeu do Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos Brasília Ambiental-IBRAM, a Autorização Ambiental nº 011/2012 para atividade de Instalação de Centro de Triagem de Resíduos Seco, no (a) Área Especial “A”, Quadra 18-Setor Residencial Leste – RA VI – Planaltina – DF, processo nº 190.000.348/2006, Fernando Silva da costa Presidente


O BMG bateu forte nas taxas de juros.

Vitor Belfort Atleta patrocinado pelo Banco BMG

Servidor público, aposentado ou pensionista, aproveite e solicite aqui seu Crédito Consignado. Banco BMG. Quem precisa tem. Quando o assunto é oferecer o que você precisa, o Banco BMG é imbatível. Ele acaba de reduzir as taxas de juros para o Crédito Consignado. E está sempre pronto para atender você do jeito que você merece: com agilidade e sem complicação. Em todo o Brasil. Coisas que só quem é o líder nacional em Crédito Consignado pode oferecer.

t4FNCVSPDSBDJB t4FNDPOTVMUBBP41$4FSBTB t/ÍPQSFDJTBUFSDPOUBFNCBODP t.FMIPSFTUBYBT NFMIPSFTQSB[PT Condições válidas para aposentados e pensionistas do INSS e servidores públicos efetivos, conforme convênios irmados junto aos respectivos entes públicos. Aprovação do crédito sujeita à margem consignável e às especiicações contratuais e critérios da administração pública. Os empréstimos e inanciamentos aqui descritos são produtos do Banco BMG S.A., oferecidos através de seus correspondentes autorizados. Para aposentados e pensionistas: prazo de 9 a 58 meses, juros de 1,60% a.m. a 2,14% a.m. e 20,98% a.a. a 28,93% a.a., CET máx. 2,14% a.m. e 28,93% a.a. Para servidores públicos: juros de 1,73% a.m. a 3,50% a.m. e 22,85% a.a. a 51,11% a.a., CET máx. 3,99% a.m. e 59,92% a.a. Consulte outras taxas, prazos e demais condições para concessão do empréstimo ou inanciamento em um Correspondente Autorizado BMG. Sobre as operações descritas, incidirá IOF, conforme previsto na legislação vigente. Condições sujeitas a alteração sem aviso prévio. SAC: 0800 979 7050. SAC Deicientes Auditivos: 0800 979 7333. BACEN: 0800 979 2345. Ouvidoria: 0800 723 2044. Utilize seu crédito de forma consciente e somente em caso de necessidade. Data da publicação: 14/5/2012. As taxas de juros aqui divulgadas aplicam-se apenas às novas operações de empréstimos consignados contratadas a partir de 23/5/2012.


Qui, 06/12/2012  

Edição de Quinta-feira, 06/12 do Jornal Alô Brasília

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you