Page 1

2018

ALO

BRASÍLIA

9 FEV

JORNAL

ANO 10 - Nº 2380  SEXTA-FEIRA  DISTRIBUIÇÃO GRATUITA Marcelo Camargo/Agência Brasil

EFEITO COLATERAL DA

NEGLIGÊNCIA

Ministério Público do DF e Territórios instaura inquérito civil para apurar atos de improbidade administrativa no desabamento de parte de viaduto no Eixão Sul. O procurador-geral de Justiça Leonardo Bessa declarou que "o MPDFT atuará com firmeza (…) para responsabilizar as instituições que foram omissas na manutenção e na fiscalização (da construção)”. PÁGINA 4 Roberto JaymeAscom/TSE

PARA DAR MAIS CONFIANÇA

Renato Araújo/Agência Brasília

MUDANÇAS NO COTIDIANO

A Justiça Eleitoral deve permitir uma nova auditoria nas urnas eletrônicas, além das que já existem. A ideia é auditar as máquinas antes do início da votação, no mesmo dia do pleito.

Com as celebrações de carnaval, a rotina do brasiliense sofrerá alterações. Shopping funcionarão normalmente e o Metrô terá reforço na quantidade de trens e alterações de horários de início e fim da circulação.

PÁGINA 2

PÁGINA 3


2

S E X TA - F E I R A , 9

DE FEVEREIRO DE

2018

www.alo.com.br

Nelson Jr./ASICS -TSE

Até o dia 5 de março o tribunal vai publicar a resolução para regulamentar a nova auditoria

Mais segurança nas urnas O secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal Superio Eleitoral (TSE), Giuseppe Janino, destacou que a medida vai aumentar a transparência do processo. “Vai ser possível agora, algumas horas antes da eleição, abrir a urna e verificar se os dígitos verificadores estão iguais aos que publicamos na internet. É uma forma de o cidadão normal verificar todos os programas que estão inseridos na urna”, explicou. O presidente do TSE, minis-

tro Luiz Fux, informou, nesta quinta-feira, que até o dia 5 de março o tribunal vai publicar a resolução para regulamentar a nova auditoria. O objetivo é reduzir a resistência de grupos críticos ao sistema de votação brasileiro. Até a última eleição, o TSE realiza uma auditoria paralela, também por amostragem, com simulação do voto para verificar se os candidatos inscritos estão corretos. Nesta auditoria, a urna não é usada para votação e a verificação ocorre fora das seções eleitorais.

“Recibos não são materialmente falsos” O juiz federal Sérgio Moro decidiu nesta quarta-feira (7) por rejeitar a ação protocolada pela força-tarefa de procuradores da Operação Lava Jato para investigar a veracidade dos recibos de

aluguel pago pelo expresidente Luiz Inácio Lula da Silva pelo apartamento vizinho ao dele em São Bernardo do Campo (SP). Na decisão, Moro disse que os recibos “não são materialmente falsos”,

no entanto, podem ser “ideologicamente falsos”. Suspeita-se que os recibos podem sim ter sido assinados pelo empresário Glaucos Costa Marques, mas não houve o pagamento de aluguel.

Gilmar Mendes manda soltar ex-secretário de Saúde do Rio  O ministro Gilmar Mendes do Supremo Tribunal Federal (STF) concedeu liberdade ao ex-secretário de Saúde do Rio de Janeiro Sérgio Côrtes preso desde abril do ano passado na Operação Fratura Exposta, braço da Lava Jato no Rio. O ex-secretário é suspeito de participar de acordos fraudulentos para o fornecimento de próteses para o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia do Estado (Into). De acordo com as investigações, os desvios chegaram a cerca de R$300 milhões. O ministro proibiu Côrtes de manter contato com outros investigados na operação e de deixar o país. Gilmar Mendes também determinou o recolhimento domiciliar à noite e nos fins de semana.

Charge

Safra de 2018 deve ter queda este ano

Michel Temer (PMDB) Presidente da República

Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação  O Diário Oficial da União de ontem (8) publicou decreto que regulamenta o Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação (Lei nº 13.243/2016) e traz a expectativa de desburocratizar as atividades de pesquisa e inovação no país. As novas regras criam mecanismos para integrar instituições científicas e tecnológicas e incentiva investimentos em pesquisa. O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, afirma que “daqui para frente, teremos melhores condições de avançar com nossa pesquisa”. De acordo com a pasta, o novo marco legal deve simplificar a celebração de convênios para a promoção da pesquisa pública; facilitar a internacionalização de instituições científicas e tecnológicas e aumentar a interação elas e as empresas.

Deputado João Rodrigues é preso em aeroporto de São Paulo  A Polícia Federal (PF) prendeu na manhã desta quinta-feira (8) o deputado federal João Rodrigues (PSD) após desembarcar no aeroporto de Guarulhos em São Paulo, quando voltava de uma viagem a Orlando, nos Estados Unidos. Na terça-feira (6) o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou a execução imediata de pena do parlamentar, condenado a cinco anos e três meses de reclusão em regime semiaberto pelo Tribunal Regional Federal (TRF4) de Porto Alegre. Pesam contra o deputado João Fernandes acusações dos crimes de fraude e dispensa de licitação.

 O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta quinta-feira (8) a primeira estimativa para a Safra Nacional de 2018, feita no mês de janeiro, através do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LPSA). O estudo prevê uma queda de 6% em relação ao mês anterior. A produção de cereais, leguminosas e oleaginosas deve totalizar 226,1 milhões de toneladas, uma redução de 14,5 milhões de toneladas em relação aos 240,6 milhões de toneladas de 2017.

JORNAL

ALO

BRASÍLIA

Alô Brasília Comunicação Ltda. CNPJ: 09612937/0001-92 Matriz: Setor de Autarquias Sul (SAUS), Quadra 5, Bloco K, nº 17, Ed. Ok Office Tower, 13º andar. Asa Sul, Brasília, DF - CEP: 70.070-050 Telefone: 3335-9200 comercial@alo.com.br

DIREÇÃO

EDITOR-CHEFE

PRESIDENTE Hélio Queiroz

Hélio Queiroz

COORDENADOR DE REDAÇÃO

DIRETOR EXECUTIVO Guilherme Queiroz

Valter Luís

Mais uma excelente notícia na economia. A inflação atingiu 0,29% em janeiro, menor valor para o mês desde a criação do Plano Real. O resultado ressalta que saímos da maior recessão da história e seguimos avançando na direção certa.”

Desvio de recursos  A Superintendência da Polícia Federal (PF) em Pernambuco deflagrou ontem (8) uma operação para apurar a suspeita de desvio de recursos públicos federais destinados ao socorro de vítimas de desastres naturais no Maranhão e em Pernambuco. Cerca de 80 policiais federais, com o apoio de servidores da Controladoria-Geral da União (CGU), participam da ação. Sete mandados de prisão preventiva foram cumpridos. Também foram executados mandados de busca e apreensão em endereços ligados aos investigados, que terão seus bens sequestrados por determinação judicial a fim de garantir o ressarcimento dos prejuízos aos cofres públicos.

BRASÍLIA

iro G

A Justiça Eleitoral deve permitir uma nova auditoria nas urnas eletrônicas, além das que já existem. A ideia é auditar as máquinas antes do início da votação, no mesmo dia do pleito e o objetivo é aumentar a confiança da sociedade na segurança das urnas eletrônicas. Representantes de partidos políticos e de integrantes da sociedade civil, que questionam a segurança das urnas, vão escolher zonas eleitorais para, no dia da votação, verificar se as urnas estão íntegras e se não foram violadas.

ALO JORNAL

Fernando Lackman

SUBEDITOR Luis Xavier

DIRETOR REGIONAL - RJ / SP

Marianno de Azeredo Santos / marianno@gmx.com.br Lucio Bernardo Junior/Camara dos Deputados


3

S E X TA - F E I R A , 9

DE FEVEREIRO DE

2018

www.alo.com.br

istrito Federal D

O que vai funcionar durante o Carnaval A atividade dos serviços públicos sofrerá alterações no horário durante o Carnaval, que oficialmente cairá na terça-feira (13). A segunda-feira Hemocentro: Funcionará normalmente no sábado (10), na segunda (12) abrirá até às 13h, na terça (13) não haverá expediente e na quarta (14) abre de 14h às 18h. Metrô: O metrô estenderá o funcionamento, no sábado (10), segunda (12) e terça (13), será de 7h à meia-noite. No domingo (11), de11h30 à meia-noite e na quarta de cinzas, terá funcionamento normal, de 6h às 23h30. Na Hora: Abrirá somente na quarta-feira de cinzas, após às 14h. Saúde: Todas as emergências e as unidades de pronto-atendimento (UPA) funcionarão normalmente. Já as unidades básicas

e a quarta-feira são consideradas pontos facultativos para os órgãos da administração direta, autárquica e fundacional do Distrito Federal. de saúde (UBS), funcionarão na quarta-feira (14), após às 14h. O Samu e Bombeiros atenderão 24 horas. Segurança: Na segunda e terça de carnaval, funcionarão em regime de plantão as seguintes delegacias: 1ª DP (Asa Sul); 4ª DP (Guará II); 5ª DP (Plano Piloto); 6ª DP (Paranoá); 12ª DP (Taguatinga Centro); 13ª DP (Sobradinho); 18ª DP (Brazlândia); 20ª DP (Gama Oeste); 21ª DP (Taguatinga Sul); 23ª DP (P Sul - Ceilândia); 24ª DP (Setor O Ceilândia); 26ª DP (Samambaia); 27ª DP (Recanto das Emas); 30ª DP (São Sebastião); 31ª DP (Planaltina); 33ª DP (Santa Maria); Delegacias especiais da Criança e do Adolescente e também a de Atendimento à Mulher.

Usina do Paranoá abre as comportas  Na manhã desta quinta-feira (8), duas das três comportas da Usina Hidrelétrica do Paranoá foram abertas em 10 centímetros. A medida atendeu o previsto na resolução da Adasa nº 27/2017, que define os níveis do Lago Paranoá para 2018. A Companhia Energética de Brasília, por meio da subsidiária CEB Geração, abriu as comportas para que a cota do lago não ultrapasse o limite de 1.000,8 metros em relação ao nível do mar. Na manhã de hoje, a medição registrava 1.000,65 metros. De acordo com a Companhia de Saneamento Ambiental do DF (Caesb), o volume escoado do Lago Paranoá não altera a capacidade de captar 700 litros por segundo da Estação de Tratamento de Água do Lago Norte.

Projeto de recuperação do Rodeador  Com o objetivo de aumentar a eficiência no uso da água, a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) recebeu na última sexta-feira (02) o projeto executivo de revitalização do Canal do Irrigação do Rodeador, situado na Bacia do Descoberto. O projeto refere-se a uma adutora de água bruta e ao sistema de distribuição do canal elaborado pela A1MC Projetos Eirele, vencedora da licitação, e terá impacto direto na segurança hídrica da população do Distrito Federal. Sua recuperação permitirá que os irrigantes continuem a dispor da água para a produção de alimentos inclusive no período de seca e, ao mesmo tempo, aumente a quantidade de água que chega ao Reservatório do Descoberto.

Movimento nos aeroportos

Andre Borges/Agência Brasília

 Os aeroportos da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) devem registrar aumento de 4,7% na movimentação durante o período de carnaval. A estimativa do órgão é que, entre os dias 8 e 19 de fevereiro, 2,6 milhões de passageiros circulem nesses terminais com voos comerciais regulares, entre embarques e desembarques.

Alerta a folião roubado ou descuidado

Mudanças no transporte público durante a folia Como as celebrações de carnaval alteram o fluxo de pessoas pelo Distrito Federal em busca dos blocos e festas, haverá um planejamento diferente para os transportes públicos da cidade. O sistema rodoviário funcionará normalmente, mas 150 ônibus a mais estarão prontos para reforçar a demanda em qualquer linha da cidade. Segundo o secretário-adjunto de Mobilidade, Dênis Soares, a quantidade a mais de veículos será suficiente para suprir as eventuais demandas. METRÔ

Já na Companhia do Metropolitano do DF (Metrô-DF), haverá mudança nos horários de funcionamento. Nos dias de carnaval, de sábado a terça-feira (10 a 13), o transporte vai funcionar até a meia-noite. Na quarta-feira (14), vai até 23h30. Os

horários de início de operação também serão alterados: no sábado, na segunda e na terça, vai começar uma hora mais tarde, às 7 horas. No domingo (11), às 11h30. E, na quarta, às 6 horas. Além disso, foi planejado um reforço do número de carros para atender o fluxo maior de passageiros — pode chegar até 16 em horários de pico. Quando a circulação for menor, o número será determinado com base em avaliação da quantidade de pessoas. VIADUTO DO EIXÃO

O trânsito próximo à Galeria dos Estados, onde parte do viaduto do Eixão Sul desabou, foi desviado. As linhas expressas do BRT, a 2201 (Gama) e a 2301 (Santa Maria), já circulam pelo Eixo L (no sentido Rodoviária) e pelo Eixo W (no sentido Gama ou Santa Maria). A situação permanecerá no carnaval.

 A Câmara de Dirigentes Lojistas do DF, que administra o SPC em Brasília, aproveita o Carnaval para divulgar o serviço gratuito Alerta Cheques e Documentos. Com ele, o folião que perder ou tiver seus documentos roubados poderá proteger seus dados, evitando que outras pessoas realizem compras em seu nome, por exemplo. Basta levar o boletim de ocorrência até o posto de atendimento do SPC, no Setor Comercial Sul (SCS, quadra 05, Bloco B, Sobreloja, Sala 75, Centro Comercial Amazonas ). O número para contato é o 3218-1401, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8 h às 18 h. Na segunda e terça-feira de carnaval, não há atendimento, mas as atividades serão retomadas na Quarta-feira de Cinzas, a partir das 13 h.

CAPS cria bloquinho de carnaval  O Centro de Atenção Psicossocial 2 de Taguatinga desfila com o bloco carnavalesco “Amai-vos uns aos loucos”, que integra pacientes e profissionais de saúde mental de Brasília, na abertura da folia de Momo, em Taguatinga. Esta é a segunda edição do programa, uma iniciativa do Hospital São Vicente de Paulo em parceria com o Caps de Taguatinga e da Samambaia, além do Caps infanto-juvenil e de outras instituições e clínicas particulares.

BRASÍLIA

ALO JORNAL

Taguatinga Shopping

Shoppings centers não fecharão as portas Os centro comerciais de Brasília estão com uma grande novidade no carnaval deste ano. Para atender a uma demanda crescente do consumidor que aproveita esta época para realizar suas compras ou curtir a programação de eventos, os estabelecimentos se adaptaram e abrirão no domingo (11), com lojas e praça de alimentação em funcionamento, de 14h às 20h. De acordo com o Sindicato do Comércio Varejista Sindivarejista - e o Sindicato dos Empregados no Comércio - Sindicom - a determinação veio da Convenção Coletiva de Trabalho. A medida tem por meta criar uma nova cultura de consumo porque será a primeira vez na história da cidade que as lojas de shoppings e as de rua abrirão no domingo de carnaval. Confira alguns shoppings que estarão em funcionamento na data: PARK SHOPPING Com novidades neste ano, o shopping estará com suas lojas abertas das 14h às 20h no domingo de Carnaval. Além de disponibilizar o primeiro trio voltado para crianças, com músicas infantis na Praça Central que fará um circuito pelos corredores do shopping. “O carnaval vêm tomando as ruas de Brasília nos últimos anos com seus blocos, então resolvemos trazer essa alegria que o carnaval proporciona para os nossos clientes e suas famílias com o conforto e a segurança que o shopping proporciona”, afirma Natália Vaz, gerente de marketing do centro de compras. BOULEVARD Na Asa Norte, o Boulevard Shopping, por exemplo, terá horário de funcionamento, inclusive para o Hipermercado Carrefour. De acordo com a gerente de marketing, Luana Peixoto essa medida

visa aproximar-se do consumidor. “O mercado está cada dia mais ouvindo a necessidade do cliente e se adequando para melhor atendê-lo”. ALAMEDA O Alameda Shopping, em Taguatinga, preparou uma programação infantil em parceria com o Sesc-DF. Além da abertura das lojas e serviços, o shopping terá diversas atrações nos dias 10 e 11 de fevereiro, como bailinho, oficina de máscaras, desfile de fantasias. TAGUATINGA SHOPPING O Taguatinga Shopping, em localizado no início do Pistão Sul, oferecerá ao público, nos dias 10 e 11 (sábado e domingo), pintura de rosto e balão, além da performance da Orquestra Popular Marafreboi. Das 14h às 19h. APESAR DISSO... O índice de Confiança do Empresário do Comércio do Distrito Federal (Icec-DF) registrou aumento de um ponto, atingindo 113,8 pontos no primeiro mês de 2018, mantendose acima da zona de indiferença (100 pontos). Em relação ao mesmo período do ano passado o índice apresentou alta de 15,1 pontos. É o que mostra a pesquisa divulgada pela Fecomércio. O estudo mostra ainda que o índice que mede o Investimento do Empresário do Comércio melhorou 3,1 pontos na comparação com o mês anterior, fixando-se em 100,4 pontos. A Situação Atual dos Estoques também cresceu, registrando alta de 4,2 pontos, ficando em 91,4 pontos. O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) detecta as tendências do setor, do ponto de vista do empresário. A amostra é composta por aproximadamente seis mil empresas, e os índices, apurados mensalmente, apresentam dispersões que variam de zero a 200 pontos.


4

S E X TA - F E I R A , 9

DE FEVEREIRO DE

2018

www.alo.com.br

istrito Federal D

BRASÍLIA

ALO JORNAL

Deputados responsabilizam GDF por desabamento

Andre Borges/Agência Brasília

Viaduto no Eixão sob investigação O Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) instaurou inquérito civil para apurar atos de improbidade administrativa no desabamento de parte de viaduto no Eixão Sul na manhã desta terça-feira, 6 de fevereiro. Segundo os promotores de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e Social (Prodep), o fato apresenta evidências de omissão na preservação do local e ineficiência administrativa. O documento é desta quarta-feira, 7 de fevereiro. LISTAGEM DE PROCESSOS Foi expedido ofício ao Tribunal de Contas do DF (TCDF) com requisição de cópia integral do Processo nº 5.687/2011, que trata da destinação de recursos para obras e manutenção de bens públicos, do qual consta tabela sobre o estado de conservação de pontes, passarelas e viadutos em Brasília. A Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos do DF (Sinesp), o Departamento de Estradas de Rodagem do DF (DER/DF) e a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) também devem encaminhar listagem detalhada de todos os processos administrativos de conservação de viadutos no Distrito Federal, instaurados entre 2011 e 2017 e relação nominal dos responsáveis pelas áreas de cada unidade. CONSERVAÇÃO Ao Governo do DF, foi so-

licitada informação quanto à existência de plano de conservação de obras de artes especiais no Distrito Federal, especificamente quanto a viadutos e pontes. O prazo de resposta, para todas as solicitações, é de 10 dias. RESPONSABILIDADES A Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística (Prourb) também apura responsabilidades em sua área de atuação e vai requisitar informações aos órgãos competentes do governo local, tendo como fundamento laudo do TCDF e documentos do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea/ DF). AÇÃO ARTICULADA Na tarde dessa quartafeira, dia 7, o procuradorgeral de Justiça, Leonardo Bessa, convidou promotores das áreas de patrimônio público, ordem urbanística, meio ambiente, além da Procuradoria Distrital dos Direitos do Cidadão (PDDC), para propor uma ação articulada no sentido de apurar os fatos e dar sequência às providências necessárias. Ele também anunciou que pedirá ao Núcleo Técnico de Assessoramento em Orçamento, da PDDC, para acompanhar de perto a aplicação dos recursos destinados à manutenção das estruturas mencionadas nos relatórios do TCDF, DNIT, Crea e do próprio GDF

CONIVENTE “Essa é uma tragédia anunciada, porque os governos sabiam da situação, especialmente, desse viaduto”, afirmou, conclamando seus colegas a cobrarem “que o governo faça sua parte”. Para o deputado, “a Câmara Legislativa precisa agir, senão será conivente”. Ele lembrou a Lei 5.825/2017, de autoria do deputado Cristiano Araújo (PSD), vetada pelo governador, que determinava perícia anual em pontes e viadutos do sistema viário do Distrito Federal.

ENGENHEIRO O deputado Chico Vigilante (PT) observou que os trabalhos de recuperação que vinham sendo realizados no governo Agnelo foram interrompidos com a entrada de Rollemberg: “O governador parou todas as obras que estavam em andamento”. Ele demonstrou preocupação com a barragem do Paranoá e com o viaduto que liga o Hotel Nacional ao Conic: “Não precisa ser engenheiro para ver. Mas, há vários outros por aí que não recebem atenção do GDF”. AVISO O deputado Raimundo Ribeiro (PPS) disse “entender a tragédia como um aviso”. Para ele, o que aconteceu hoje, “poderia ser evitado se houvesse um governante minimamente responsável pela cidade que governa”. O parlamentar esteve no local do desabamento e criticou o governador “pelo que ele deixou de fazer”.

Toninho Tavares/Agência Brasília

SLU vistoria veículos de cooperativas Os servidores do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) vistoriaram os veículos das cooperativas responsáveis pela coleta de resíduos em dez regiões administrativas, na quarta (7). A vistoria tem por objetivo conferir se o veículo está apto e com todas as

IFB inaugura campus no Recanto das Emas

O Instituto Federal de Brasília (IFB) inaugura seu Oportunidade para jovens décimo campus, a unidade desenvolverá cursos e treina Estão abertas até 18 de fevereiro as inscrições para as oficinas do programa mentos na área de audiovisuPicasso Não Pichava, da Secretaria da Segurança Pública e da Paz Social. Até al, em um espaço cedido pelo essa data, interessados precisam levar documentos pessoais aos locais das aulas. GDF, no Recanto das Emas. Podem participar do Picasso Não Pichava jovens de 12 a 21 anos. As aulas ocorrem O edifício conta com 11 salas de segunda a quinta-feira, nos turnos matutino e vespertino. e laboratórios de informáti-

Homenagem a Israel Pinheiro O responsável pela direção da construção de Brasília e primeiro presidente da Companhia Urbanizadora Nova Capital do Brasil (Novacap),

Incentivo à leitura como pena alternativa O projeto Ler é Legal completa, neste mês de fevereiro, um ano.

exigências, como GPS, seguro e IPVA em dia. As regiões administrativas atendidas pelas cooperativas de catadores são: Cruzeiro, Itapoã, Lago Norte, Lago Sul, Paranoá, Riacho Fundo I, Riacho Fundo II, São Sebastião, Sobradinho e Varjão.

ca, vídeo e editoração e capacidade de abrigar mais de 1,2 mil alunos. O local, antes abandonado e frequentado por usuários de drogas, passou por uma reforma e adequação ao custo de R$ 5 milhões, cedidos pelo Ministério da Educação.

Israel Pinheiro, é homenageado em exposição, no espaço Israel Pinheiro (Praça dos Três Poderes). A mostra que conta a vida do engenheiro e homem de confiança do presidente Juscelino Kubitschek, fica aberta ao público até o dia 28 de março. A exposição foi montada com acervo doado pela família do pioneiro.

Criada para incentivar a leitura entre os frequentadores do Fórum Leal Fagundes e servir como instrumento de pena alternativa, a iniciativa já foi premiada nacionalmente. Agora, a equipe prepara novidades para as próximas fases

do projeto. O Ler é Legal recebe doações para compor seu acervo, que atualmente possui 900 livros. Qualquer pessoa pode fazer empréstimos. Os volumes podem ser devolvidos em qualquer unidade do Ministério Público do

Gabriel Jabu/Agência Brasil

Os promotores e procuradores que têm atribuição para atuar nessa área já estão tomando as providências necessárias.

Os parlamentares da Câmara legislativa do Distrito Federal criticaram o governo por não ter dado atenção aos alertas que vinham sendo feitos por órgãos fiscalizadores e especialistas. O deputado Wellington Luiz (PMDB), por exemplo, acusou o governador Rodrigo Rollemberg de “falta de zelo com a coisa pública e com a população”.

Distrito Federal e Territórios (MPDFT). Também é possível participar sugerindo livros pelo site do projeto (http://www.mpdft. mp.br/portal/index.php/ conhecampdft-menu/ programas-e-projetosmenu/ler-e-legal).


5

www.alo.com.br

ALO

BRASÍLIA

JORNAL

S E X TA - F E I R A , 9

DE FEVEREIRO DE

2018

Marlene Galeazzi marlenegaleazzi@gmail.com lash F

NÍVER DO FOTÓGRAFO DA CORTE

Como sempre acontece, o aniversário do fotógrafo Paulinho Lima se transforma em um alegre encontro de amigas que fazem questão de abraçar e acariciar o chamado “ Fotógrafo da Corte”. Este ano, o almoço, realizado na última terça-feira, no restaurante La Tamboille do Park Shopping, reuniu 60 mulheres, todas elas com Paulinho no coração. Foto de Wilson Ribeiro

Paulinho recebendo o carinho das amigas. O aniversariante ladeado por Rita Márcia, Bete Campos e Amador Outerelo.

Gleyds Rimolo, Bia Lobo, Lucinha Batista e Graci Franco.

Aneris Alves e Vera Versiani.

Dani Antony, Cristina Monteiro, Thatny Kefalas e Rosângela Meneghetti.

Renata La Porta e Benigna Venâncio.

Cidália Varela, Vera Lúcia Nogueira e Irene Maia.

Patrícia Calmon e Carmen Minuzzi.


6

S E X TA - F E I R A , 9

DE FEVEREIRO DE

2018

www.alo.com.br

ALO

BRASÍLIA

JORNAL

Deputados investigados

O jornalista Fernando Mitre da TV Bandeirantes perguntou para a précandidata à presidência da República, Marina Silva (REDE), durante entrevista ao programa Canal Livre, se ela fosse eleita, se deixaria de fora da sua base os 200 deputados que estão na lava-jato?

Depende do eleitor Marina Silva respondeu que “espera que os brasileiros deixem eles de fora do Congresso”. A entrevista foi ao ar no último domingo (4/2) e faz parte de uma série de entrevistas com todos os pré-candidatos à Presidência.

Cerco aos pichadores A Lei Distrital nº. 6094, prevê multa de R$ 5 mil reais para quem pichar edificações públicas ou privadas. E não para por aí, se a pichação for em monumento ou bem tombado, a multa pode chegar a até R$ 10 mil. Em caso de reincidência, a penalidade também será aplicada em dobro.

Envie fotos da sua cidade, críticas, sugestões ou denúncias pelo WhatsApp (61) 98406-8683

ntorno E

Centro POP O Centro de Referência Especializado para Pessoas em Situação de Rua, o Centro POP, já está em funcionamento. Segundo a Prefeitura de Valparaíso de Goiás o Centro POP é destinado ao desenvolvimento do convívio em grupo, social e ao desenvolvimento de relações de solidariedade.

Sandro Gianelli sandrogianelli@hotmail.com

Ons & Offs Bloco do Bafafá O Bloco do Bafafá apresentou oficialmente os trios elétricos que vão animar o Carnaval do dia 9 ao dia 13 de fevereiro. O slogan: “Folia sem dinheiro público” agradou a todos. Uma das homenagens do bloco será para os comunicadores do Distrito Federal, que poderão desfilar na “Ala dos Comunicadores”.

Recuperação do viaduto O governador Rodrigo Rollemberg liberou R$ 50 milhões para custear as obras de recuperação do viaduto sobre a Galeria dos Estados. O dinheiro veio da verba de contingência e será usado no financiamento de projetos de intervenção e na contratação emergencial de duas empresas para vistoriar os trabalhos dos engenheiros.

Entrega dos abadás

Troca no comando

O encontro foi no Restaurante Plataforma Flamingo, na Cidade do Automóvel e aconteceu na última quarta-feira (7/2).Durante o evento foi entregue os abadás ao som da Banda do Bafafá. Tudo isso regrado a um almoço reservado para a imprensa, diretores do bloco e amigos.

Ainda não existe um prazo para conclusão e liberação do viaduto. Além da liberação dos recursos houve a troca do comando do Departamento de Estradas de Rodagens (DER-DF). Henrique Luduvice foi substituído pelo engenheiro Márcio Buzar.

Programação extensa

Conectado ao Poder

Na sexta-feira (9) o Bloco do Bafafá estará entre a Rodoviária do Plano Piloto, a Biblioteca Nacional e o Touring Club, a concentração será a partir das15h. Sábado (10) e na segunda (12), a partir das 16h, o encontro será no Estádio Mané Garrincha. No domingo (11) e na terça-feira (12) a festa começará às 14h, na 302 Norte rumo a 506 Sul.

O programa Conectado ao Poder, deste sábado, dia 10/2, abordará o tema da segurança pública. Para debater o assunto contaremos com a presença de quatro candidatos a deputado distrital que ficaram entre os mais votados, do segmento da segurança, nas eleições de 2014.

Sangue novo

Entrevistados

O ex-deputado distrital Dr. Charles pretende pendurar as chuteiras. Dr. Charles foi eleito em 2006 e em 2010 e 2014 ficou na suplência. Para 2018, Charles pretende lançar sua filha, Carol Charles, que sempre esteve trabalhando com o pai, tanto no mandato, quanto nas eleições. Carol tem experiência tanto no legislativo quanto no executivo.

Da polícia civil vem o Delegado Fernando Fernandes, da polícia militar os entrevistados serão o ex-administrador da Candangolândia, Hermeto; o vicepresidente do DEM e jornalista, Tenente Poliglota; e o Sargento da PM, Guarda Janio. O Conectado ao Poder vai ao ar, todo sábado, das 6h às 8h, na rádio 104,1 Metrópoles FM. O programa é um mix de notícias, entrevistas e a participação do ouvinte pelo Whatsapp (61) 98220.1041.

Exigência antiga

Apoio total

O prefeito de Valparaíso, Pábio Mossoró (PSDB), diz que a iniciativa é uma exigência antiga da população. Segundo ele, o espaço deverá atender e socializar as pessoas que atualmente se encontram excluídas da sociedade.A média de atendimento diário de pessoas em situação de rua será de 20 pessoas.

O Centro POP terá os seguintes serviços: alimentação (café da manhã e almoço), banho, lavagem de roupa e sapatos e auxílio na busca de tiragem de documentação pessoal. O espaço oferece atendimento psicossocial, busca resgatar o fortalecimento de vínculos familiares, apoia e encaminha para cursos profissionalizantes e ao mercado de trabalho.


7

S E X TA - F E I R A , 9

DE FEVEREIRO DE

2018

www.alo.com.br

ALO

conomia E

MARCO AURÉLIO GOMES DE SÁ

Inflação oficial é a mais baixa para janeiro

Reprodução

Espaço Aberto

BRASÍLIA

JORNAL

 O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do país, ficou em 0,29% em janeiro deste ano.Em dezembro de 2017, a taxa havia sido de 0,44%. Já em janeiro de 2017, foi de 0,38%. Essa é a inflação mais baixa para os meses de janeiro desde o início do Plano Real, em 1994.

Contador,Diretor Instituciomal do Sescon- DF e Sócio MGS Serviços Contábeis

OKR – Objetivos e Resultados Chave Olá pessoal, tudo bem com todos? Desejo que sim! Algumas vezes nos perguntamos como foi que aquela empresa fez pra ser tão admirada, tão grande, tão isso, tão aquilo. Foram provavelmente pequenas ideias que tornaram-se a grande atitude que resultou no que tanto admiramos hoje. Na década de 70, Andrew Grove, presidente da Intel, empresa de tecnologia americana, desenvolveu com sua equipe de executivos, algumas CHAVES DE CONTROLE do que seriam as vontades e necessidades de melhoria e crescimento da companhia. Criaram então os OKR - Objectivesand Key Results (objetivos e resultados chave). John Doerr, um dos maiores investidores de tecnologia e ex-funcionário da Intel, sugeriu aos líderes do Google que implementassem OKRs na empresa. Inicialmente empregado a 40 pessoas, suportou o crescimento e é a razão de sucesso da multinacional. A metodologia é adotada por companhias de diferentes segmentos e tamanhos. Ou seja, pode ser incorporada por qualquer tipo de organização. OKR não é apenas uma metodologia de gestão de metas; é uma ferramenta de transformação corporativa e de mobilização em rede. O que queremos realizar como companhia? Quais são as ações que não devemos tomar? Nossos times realmente utilizam totalmente seus potenciais? Ficou interessado? Entre em contato pelo email: comercial@grupomgs.com.br com o assunto: OKR.

O conteúdo do artigo é responsabilidade de seu autor e não representa, necessariamente, a opinião deste jornal.

Reprodução

Mercado de lavanderias cresce 15% com a volta às aulas  O mercado de lavanderias aqueceu com a volta às aulas. A Lava e Leva Lavanderias observou um aumento de R$ 15% em suas lojas espalhadas pelo país. “A rede como um todo viu a procura por lavar a roupa fora de casa crescer, principalmente com uniformes escolares. É muito positivo pois, além de receber a roupa prontinha, ainda economiza água e sabão em casa”, conta Fernando Martins, fundador da rede. A Lava e Leva Lavanderias fechou 2017 com saldo positivo. O faturamento anual de toda a rede saltou de R$ 48 milhões em 2016 para R$ 57 milhões no ano que se encerrou. O número de lojas abertas pelo Brasil também aumentou. Foram 90 novas lojas em 2017. “Começamos o ano com 250 unidades e finalizamos com 340. Estamos extremamente felizes com os resultados alcançados”, revela Martins.

Projeto dispensa via judicial para inventário  A Câmara analisa projeto que dispensa a via judicial para realização de inventário, partilha ou concessão de bens quando houver testamento registrado judicialmente (PL 8655/17). A proposta do deputado Ronaldo Fonseca (Pros-DF) permite a dispensa caso todos os beneficiários forem capazes e concordes. Atualmente, o Código de Processo Civil (Lei 13.105/15) determina que, havendo testamento ou interessado incapaz, deve se iniciar o processo de inventário judicial. Para Fonseca, é um equívoco não permitir a via extrajudicial quando não há incapazes e claramente não há conflito de interesses. Segundo o deputado, a alteração na legislação é uma medida de desburocratização e descongestionamento do Judiciário.

Taxa Selic fica abaixo de 7% Pela 11ª vez seguida, o Banco Central (BC) baixou os juros básicos da economia. Por unanimidade, o Comitê de Política Monetária (Copom) reduziu a taxa Selic em 0,25 ponto percentual, de 7% ao ano para 6,75% ao ano. A decisão

era esperada pelos analistas financeiros. Com a redução de hoje, a Selic continua no menor nível desde o início da série histórica do Banco Central, em 1986. De outubro de 2012 a abril de 2013, a taxa foi mantida em 7,25% ao ano e passou a ser rea-

justada gradualmente até alcançar 14,25% ao ano em julho de 2015. Em outubro de 2016, o Copom voltou a reduzir os juros básicos da economia até que a taxa chegasse a 7% ao ano em dezembro do ano passado, o nível mais baixo até então.


Sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018

www.alo.com.br

ida e Lazer V

ALO

Divulgação

Santo Pecado na ponte

BRASÍLIA

JORNAL

Reprodução

8

O Bloco Santo Pecado anima o carnaval, neste sábado (10), com o circuito da Ponte JK, a partir das 15h. O evento é aberto e gratuito. A banda, já conhecida pelos foliões da cidade, promete um som de qualidade. No repertório, claro, os clássicos do carnaval, muito samba-reggae e sucessos do Olodum, Timbalada, Chiclete com Banana entre outros. Acesso livre. Classificação indicativa: livre para todos os públicos. Studio Sartoryi/Divulgação

Baile para os pequenos

Apartamento 403 no CCBB

Divulgação

Um apartamento em obras em uma tarde qualquer. Uma família reunida. Uma bala perdida. Apartamento 403 é uma sátira à violência em nosso cotidiano. A combinação de neurose social, vigilância constante e paranoia parece abrir caminhos para crimes

justificados, certezas inabaláveis e desastres morais ocultos em boas ações. Do diretor Fernando Guimarães, a peça será apresentada no Teatro I do Centro Cultural Banco do Brasil – Brasília (CCBB-Brasília), nos dias 15, 16, 17 de fevereiro, de quinta a sábado, às

20h, e 18 de fevereiro, domingo, às 19h. Os ingressos serão vendidos na Bilheteria do CCBB-Brasília. A entrada para o espetáculo custa R$20,00 (inteira) e R$10,00 (meia-entrada). A Classificação indicativa: recomendado para maiores de 16 anos.

Alegria em tempo de crise Nesse sábado (10) o Tempos de Crise agita o Calçadão Sul com seu primeiro bloco de carnaval: o Bloco em Tempos de Crise edição Fantasias Toscas. O som fica por conta dos residentes Kaka, Babi Bressan e Igor Albuquerque (foto) e dos convidados Guto Fernandez (TSO/Barcelona), Fábio PSK (Traxx) e Nimic (M.A.N.A.S.). O acesso é gratuito, sujeito à lotação. Classificação Indicativa: 18 anos.

 O Clube dos Previdenciários de Brasília promoverá mais uma edição do Bailinho infantil do Previ. A festa para pais e filhos será no domingo (11), a partir das 15h. O salão principal será decorado com pista de dança iluminada e preparado para um baile para os pequenos e os adultos se divertirem com segurança em um local totalmente coberto. Neste ano, a contadora de histórias Juliana Maria, além de uma aula especial de frevo com Ana Arruda (Orquestra Marafreboi). O som ficará por conta do DJ Manu Santos, que dará o tom especial ao bailinho com muita música infantil. A proposta é trazer a nostalgia das marchinhas de carnaval, samba infantil, junto com o som mais moderno do grupo palavra cantada, pequeno cidadão, entre outros artistas. O Clube está localizado na 712/912 sul e conta com estacionamento interno e gratuito. Ingressos: R$ 20 (inteira). Antecipados na secretaria do clube. C.I.: livre.

Conexão com as Árvores Conexão, solidão e sobrevivência. É a partir desse trio de ideias que Nina Teles montou sua exposição “Conexão com as Árvores”, que começou no Pátio Brasil. Misturando técnicas de óleo sobre tela e acrílica com uma leitura profunda sobre como as árvores se comunicam, possuem memória e mecanismos de defesa, a artista quer levar o público a uma reflexão: a importância das árvores nas nossas vidas. Até 3 de março, no Pátio Galeria – 1º piso do Pátio Brasil. De segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 14h às 20h. Acesso livre. Informações: (61) 2107-7400. Classificação indicativa: livre para todos os públicos.

Teatro no Carnaval Após dez anos em cartaz, chega a segunda parte de Os Homens Querem Casar E As Mulheres Querem Sexo. A comédia conta a história de Jonas (Carlos Simões) e sua busca desastrada pela mulher perfeita e nesse processo, encontra Deus (Danielle Niño) e descobre que além de ser mulher, é cearense. Dias 10, 11, 12 E 13 de fevereiro, às 20h, no Teatro da CAESB Águas Claras (Av. Sibipiruna lote 15). Ingressos: inteira R$ 60. C.I.: 14 anos.

Dani Minervino/Divulgação

Sex, 9/02/2018  

Edição de Sexta-feira, 9/02/2018, do Jornal Alô Brasília

Sex, 9/02/2018  

Edição de Sexta-feira, 9/02/2018, do Jornal Alô Brasília