Page 1

Quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

TEST DRIVE

O NOVO SUCESSO DA TOYOTA Páginas 2 e 3

CAETANO PRETTO

Estimativa dos organizadores é que 350 Fuscas compareçam ao evento no Parque do Imigrante

ANTIGOMOBILISMO

ENCONTRO ESTADUAL REÚNE APAIXONADOS POR FUSCAS CAETANO PRETTO

EXPOSIÇÃO NO PARQUE DO IMIGRANTE DEVE REUNIR CERCA DE 350 VEÍCULOS

Apaixonado pelo antigo carro, Frederico Josué Müller, 23, deve comparecer ao evento com o seu Fusca ano 1985. “Ele é um xodó, um carro diferente onde os rolês são sempre mais emocionantes”, comenta.

Outras atrações

Além de poder apreciar os icônicos carros, o visitante que for ao parque terá outras atrações para levar a família e se divertir. Haverá praça de alimentação com foodtrucks, mercado de pulgas, ervateira Ximango e brinquedos para as crianças. A entrada para o público é gratuita. Para os apaixonados por antigomobilismo que não possuem um Fusca ou veículo derivado a ar, haverá um espaço para exposição de veículos antigos e quadrados, sem ser necessária a inscrição. Estes carros não receberão kits nem participarão das premiações. Mais informações sobre o evento, locação de espaços de venda e praça de alimentação, entrar em contato com Jones pelo 996663935, ou pela página do Clube do Fusca Lajeado no Facebook.

U

m dos eventos de antigomobilismo mais tradicionais da região chega à sua 20ª edição neste final de semana. O Encontro Estadual de Fuscas e Derivados a Ar de Lajeado, promovido pelo Clube do Fusca Lajeado, deve reunir centenas de veículos no Parque do Imigrande no sábado e domingo. O evento é realizado sempre em janeiro para celebrar o Dia Nacional do Fusca, que é comemorado no dia 20. Para esta edição são esperados veículos de todo o estado e até de fora. Tesoureiro do Clube do Fusca, Jones Heisler estima que cerca de 350 veículos comparecam ao evento. “Além disso esperamos que entre 3 e 4 mil pessoas compareçam ao Parque do Imigrante”, comenta. As inscrições custam R$ 30 por carro mais um quilo de alimento não perecível. Os 150 primeiros inscritos recebem ainda um kit do Clube do Fusca. Os portões do Parque do Imigrante abrem às 8h30min no sábado e no domingo, e o encerramento das inscrições para a exposição encerram às 13h do domingo.

O Clube do Fusca Lajeado

Frederico Müller é dono de um Fusca ano 1985

Com mais de 20 anos de registro, o Clube do Fusca de Lajeado iniciou quando um grupo de amigos que gostava do veículo passou a se reunir na década de 80. A associação foi instituída legalmente em 1997 por Marilda Dolores Oliveira e Antônio Nelson Azevedo de Oliveira. Desde então é realizado o encontro estadual, que ocorre sempre em janeiro, em data que coincide com o aniversário de Lajeado e o dia nacional do Fusca.


2

A HORA | Quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

MUITO PRAZER

O NOVO SUCESSO DA TOYOTA DESIGN ARROJADO, ALTA PERFORMANCE E BAIXO CONSUMO SÃO ALGUS DOS DESTAQUES DO YARIS

D

epois de muita expectativa, a Toyota lançou o Yaris no Brasil no segundo semestre de 2018. O compacto chegou ao país em carrocerias hatch e sedan, com motores 1.3 e 1.5 e em cinco versões. Desde então tem sido um importante produto da marca. Agora na versão 2020, recebe algumas melhorias para se firmar como mais um sucesso da gama da montadora japonesa por aqui. O Toyota Yaris é um dos carros globais da

marca, e tem tido considerável sucesso em vários mercados ao redor do planeta. Apenas em um ano, o compacto chegou a vender mais de 100.000 unidades nos Estados Unidos. Lançado em 1999, no Japão, o Yaris já está em sua terceira geração na maioria dos mercados, o que inclui o Brasil. Gerente da concessionária Motolândia Toyota, Valdir Costantin destaca que o Yaris é um carro feito para atingir diversas faixas etárias, e que cerca de 65% das vendas são feitas para o

público feminino. Como principais destaques do carro, elenco o design arrojado, alta performance no desempenho, baixo consumo de combustível e o baixo nível de poluição. “O baixo custo de manutenção e o alto poder de revenda são outros destaques frente aos concorrentes”, destaca. Ainda segundo o gerente, a procura pelo veículo na concessionária está boa, mesmo com o atual cenário da economia, que desfavorece o mercado automotivo. “Estamos surpresos com a procura deste veículo.”

Design

Suas linhas modernas e grade frontal no tipo colmeia proporcionam ao Toyota Yaris personalidade e esportividade. Os faróis com design marcante possuem projetores integrados com máscara negra em algumas versões. O acabamento preto na terceira coluna define um tom único e sofisticado. Por dentro, o painel possui linhas fluidas e acabamento refinado, enquanto que os bancos podem ter partes com revestimentos de couro a material sintético.

Eficiência A dirigibilidade do Yaris está acima

de sua categoria, apresentando estabilidade, segurança e conforto na direção. Equipado com direção eletroassistida, o veículo traz mais facilidade e suavidade na condução. Os motores Flex Dual VTT-i entregam performance e eficiência, oferecendo um melhor consumo. As versões do Yaris podem ser equipadas com motores flex 1.3L e 1.5L, entregando até 110 cavalos de potência e 14,9 kgfm de torque. A transmissão pode ser manual de seis velocidade ou CVT Multidrive com modo sequencial de sete velocidades.

e-mail para contato: caetano@jornalahora.inf.br

Produção Caetano Pretto

Diagramação Silvia Luisa Vian


3

A HORA | Quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

FICHA TÉCNICA

Toyota Yaris XL Motor: 1.3L Flex Potência máxima: 101 cv/etanol e 94 cv/gasolina Torque máximo: 12,9 kgfm/etanol e 12,5 kgfm/gasolina Transmissão: CVT Multidrive sequencial de sete velocidades Suspensão dianteira: McPherson com barra estabilizadora Suspensão traseira: Eixo de torção com barra estabilizadora Direção: Eletroassistida progressiva Freios dianteiros: Disco ventilado com ABS, BAS e EBD Freios traseiros: Tambor Pneus: 185/60 R15 Rodas: 15 polegadas de liga leve Altura: 1.49m Comprimento: 4.14m Entre-eixos: 2.55m Largura: 1.73m Capacidade: 45l Porta-malas: 310l

Tecnologia

Segurança O carro obteve quatro estrelas em segurança

para ocupantes adultos e crianças no teste Latin NCAP. É equipado em todas as versões com controles de estabilidade e de tração, além de assistente de subida, que traz mais comodidade em saídas de aclive, impedindo que o veículo desça por até três segundos para a troca de pedal. Além disso, o Yaris é equipado com até sete airbags, proporcionando segurança para todos a bordo. Outros itens que deixam o Yaris seguro são a câmera de ré com linhas de distância, a estrutura rígida com barras de proteção na lateral, e o sistema isofix para fixação de cadeirinha infantil.

Conforto O amplo espaço interno garante conforto a

todos a bordo. Os controles de áudio e de computador de bordo no volante facilitam o manuseio durante a condução. O Yaris também é equipado com os sistemas smart entry e star button, que permitem entrada no veículo e partida sem a chave, com acionamento por proximidade. Ainda no conforto, os bancos traseiros possuem descansa-braços com porta-copos para a comodidade dos passageiros.

O Yaris é equipado com o sistema multimídia Toyota Play+ com Android Auto e Apple CarPlay. Além da possibilidade de espelhamento de smartphones, tem rádio AM/FM, MP3, entrada USB e Bluetooth. O painel digital de alta resolução tem até 16 funções. O acendimento automático dos faróis traz comodidade de luz em ambientes de baixa iluminação. O ar-condicionado digital permite manter a temperatura ideal para o conforto tanto do motorista quanto dos passageiros. Outras comodidades são a chave presencial smart entry e o start button, entrada e partida do carro ao simples toque do botão, sem a necessidade de uso da chave. Além disso, o carro tem limpadores de para-brisa com sensor de chuva, espelho retrovisor interno com antiofuscamento eletrocrômico e controles de diversas ações do veículo no volante.


4

A HORA | Quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

DUAS RODAS

HONDA CG 150 É O VEÍCULO MAIS VENDIDO DO PAÍS EM 2019 COM MAIS DE UM MILHÃO DE VENDAS, SEGMENTO DE DUAS RODAS CRESCEU 14,5% NO ANO PASSADO

N

a semana passada a Fenabrave, federação que reúne os distribuidores de veículos no país, divulgou o balanço final das vendas de veículos no mercado brasileiro em 2019. Com 4.036.303 unidades emplacadas no total, o resultado confirmou as projeções. A alta nas vendas de veículos em todos os segmentos foi de 10,48% ante as 3.653.297 unidades comercializadas em 2018. Mais especificamente no segmento de motocicletas, o resultado foi ainda melhor: 1.077.553 veículos de duas rodas vendidos no ano passado, um aumento de 14,59% sobre 2018, quando o volume foi de 940.394 unidades.

Mais vendidas

Já entre os modelos de motocicletas mais vendidos, pouca novidade. A Honda

2 lidera as cinco primeiras posições, encabeçada pela CG 160, a motocicleta é o veículo mais vendido do Brasil em 2019, com 307.973 unidades emplacadas entre janeiro e dezembro do ano passado, superando o Chevrolet Onix, com 241.214 unidades vendidas. Honda e Yamaha dominam o ranking das 10 motos mais vendidas em 2019. A Yamaha aparece apenas na sétima colocação, com a Fazer 250.

1

3

MAIS VENDIDAS EM 2019

1º - HONDA CG 160 – 307.973 unidades 2º - HONDA BIZ – 155.920 3º - HONDA NXR 160 BROS – 122.353 4º - HONDA POP 110I – 102.807 5º - HONDA CB 250F TWISTER – 36.361 6º - HONDA PCX 150 – 35.582 7º - YAMAHA FAZER 250 ABS – 25.328 8º - HONDA XRE 300 – 24.718 9º - YAMAHA XTZ 150 CROSSER – 24.570 10º - YAMAHA FACTOR 150 – 22.499

LEGISLAÇÃO

PAGUEI O DPVAT ANTECIPADO E AGORA? MATHEUS CHAPARINI

A seguradora Líder informou, na sexta-feira, que começará a devolver os valores cobrados a mais de proprietários de veículos que fizeram o pagamento do seguro DPVAT ( Danos Pessoais por Veículos Automotores de Vias Terrestres). O reembolso começará a ser feito hoje, quarta-feira. O pedido de restituição para quem pagou o DPVAT 2020 com valores mais altos será feito pela internet, informou a Seguradora Líder, empresa gestora do seguro obrigatório, nesta sexta-feira, dia 10. De acordo com a Líder, seguradora gestora do Dpvat, o reembolso ocorrerá diretamente na conta-corrente ou na conta-poupança do proprietário do veículo em até dois dias úteis. Para fazer a solicitação, é necessário informar o CPF ou CNPJ, e-mail e telefone do proprietário, Renavam do veículo, data do pagamento, valor pago e dados bancários para reembolso.

O prazo máximo para a quitação do Seguro Obrigatório é o mesmo de vencimento do IPVA ou, quando o veículo é isento do imposto, no vencimento do licenciamento. O calendário de licenciamento de veículos do DetranRS para 2020 começa a vencer no mês de abril e os prazos terminam em julho, conforme o dígito final da placa. VALORES DPVAT VEÍCULO

COMO ERA

COMO FICOU

Carro

R$ 16,21

R$ 5,23

Moto

R$ 84,58

R$ 12,30

Táxi

R$ 16,21

R$ 5,32

Ciclomotores

R$ 19,55

R$ 5,67

Caminhões

R$ 16,77

R$ 5,78

Micro ônibus

R$ 25,08

R$ 8,11

Ônibus

R$ 37,90

R$ 10,57

Valores do DPVAT caíram. Quem pagou com o preço antigo deve entrar no site da Seguradora Líder

Profile for Jornal A Hora

Auto Giro - 15/01/2020  

Auto Giro - 15/01/2020